BRMU8701657U2 - disposição construtiva em sistema de escoramento - Google Patents

disposição construtiva em sistema de escoramento Download PDF

Info

Publication number
BRMU8701657U2
BRMU8701657U2 BRMU8701657U BRMU8701657U2 BR MU8701657 U2 BRMU8701657 U2 BR MU8701657U2 BR MU8701657 U BRMU8701657 U BR MU8701657U BR MU8701657 U2 BRMU8701657 U2 BR MU8701657U2
Authority
BR
Brazil
Prior art keywords
inner tube
nut
tube
outer tube
sleeve
Prior art date
Application number
Other languages
English (en)
Inventor
Nobuyoshi Assahi Paulo
Original Assignee
Nobuyoshi Assahi Paulo
Priority date (The priority date is an assumption and is not a legal conclusion. Google has not performed a legal analysis and makes no representation as to the accuracy of the date listed.)
Filing date
Publication date
Application filed by Nobuyoshi Assahi Paulo filed Critical Nobuyoshi Assahi Paulo
Priority to BRMU8701657 priority Critical patent/BRMU8701657U2/pt
Publication of BRMU8701657U2 publication Critical patent/BRMU8701657U2/pt

Links

Landscapes

  • Forms Removed On Construction Sites Or Auxiliary Members Thereof (AREA)

Abstract

DISPOSIçãO CONSTRUTIVA EM SISTEMA DE ESCORAMENTO. Descreve-se um sistema de escoramento (1), construído em material metálico, composto por tubo externo (2), tubo interno (3), luva rosqueada móvel (4), porca (5), suporte guia (6), pino (7) e barra de travamento (8); o tubo externo (2) apresenta uma sapata (21) de formato quadrado num extremo e no outro há um mecanismo de junção (22), o qual possibilita fixação entre o tubo externo (2) e o tubo interno (3); ao longo do tubo externo (2) estão dispostas ao menos duas presilhas de travamento (23) as quais proporcionam união entre o tubo externo (2) e as barras de travamento (8); o tubo interno (3) apresenta uma multiplicidade de furos (31) os quais são destinados ao encaixe dos pinos (7); numa das extremidades do tubo interno (3) há um suporte (32) de formato quadrado, o qual tem por função servir de apoio aos elementos em construção; a luva (4) possui formato tubular com diâmetro interno maior que o diâmetro externo do tubo interno (3); a porção central externa da luva (4) é roscada com furos (41) nas extremidades, os quais alojam os pinos (7); acoplada à luva (4) existe uma porca (5) que pode se deslocar ao longo da luva (4); a porca (5) possui dois ou mais manípulos (51) dispostos perpendicularmente, os quais servem de apoio para as mãos do operário; acima da porca (5) e envolvente à luva (4) e ao tubo interno (3) é disposto um suporte guia (6) em forma de "T", o qual serve de apoio aos elementos em construção.

Description

DISPOSIÇÃO CONSTRUTIVA EM SISTEMA DE ESCORAMENTO"
O presente pedido refere-se a uma disposição construtiva de um sistema de escoramento para uso na construção civil, o qual possibilita simplificar e melhorar das condições técnicas de escoramento de lajes e assemelhadas. 0 sistema é composto, basicamente, por suportes e elementos de regulagem que, em conjunto, possibilitam adaptação rápida, simples e segura às necessidades da construção em geral, alem de proporcionar redução de custos da obra. Descrição do estado da técnica
Tradicionalmente, a construção civil tem se utilizado, durante a moldagem e cura do concreto de vigas e lajes, de escoramento composto por pontaletes de madeira. Tal técnica implica no corte e emenda da madeira, sendo a emenda feita por meio de pregos e emprego de ferramentas manuais.
Este processo construtivo possui uma série de inconvenientes, não só pelo alto custo da madeira, que tem se tornado cada vez mais escassa, como pelo fato de que as peças de madeira além de pouca durabilidade demandam grande mão de obra, bem como tais peças de madeira, uma vez usada num determinado vão ou altura, somente serão empregadas em vão e alturas maiores com a realização de emendas, o qual consiste num trabalho arcaico, moroso e impreciso, o que acaba encarecendo sobremaneira a execução da obra, além de gerar perdas da madeira empregada.
Nos últimos anos, foram feitas várias tentativas de substituição da madeira por elementos metálicos, como pode ser observado no pedido de patente PI9701504, o qual exibe escoramento composto por vigas metálicas, as quais podem ser interligadasentre si, com um sistema de regulagem de altura com suportes para madeiramento auxiliar. Apesar de o invento substituir os pontaletes de madeira, ainda faz uso da madeira na forma de placas de compensado e nota-se a falta de fixação efetiva à outros elementos utilizados na construção civil.
Outro documento que revela o estado da técnica é o pedido de patente PI8505189, o qual mostra um sistema de escoramento e formas reguláveis, que compreende essencialmente uma disposição feita com chapas metálicas dobradas em forma de "U" e também secção quadrada. Porém, o sistema de regulagem de altura é limitado a uma multiplicidade de encaixes pré-determinados, o que o torna pouco prático e de uso restrito.
Ainda, o documento MU6502067 ilustra um conjunto de formas retangulares ou quadradas, compostas por placas de madeira e reforçadas por estrutura metálica e um sistema de escoramento metálico dedicado, sendo o conjunto empregado na construção de paredes monolíticas. O escoramento, propriamente dito, apresenta regulagem para adaptação e fixação das formas, no entanto, é disposto formando ângulo agudo em relação às formas. Mais uma vez, pode-se observar o esforço na substituição da madeira por elementos metálicos mais duráveis e práticos, porém, constitui aplicação limitada a um tipo especifico de método construtivo.
Sendo assim, é notória a falta de praticidade e alcance de aplicações dos dispositivos ora conhecidos, o que justifica e incentiva o desenvolvimento de novos inventos que solucionem os inconvenientes das técnicas anteriores.Objetivo da invenção
O objetivo do presente invento é apresentar uma nova disposição construtiva num sistema de escoramento utilizado durante a moldagem e cura do concreto de vigas e lajes, o qual substitui com vantagens, de ordem prática e econômica, os sistemas de escoramento tradicionais. Tal objetivo é alcançado por meio de um dispositivo composto, basicamente, por luvas rosqueadas e acessórios de estabilização e travamento, com os quais é possível realizar o escoramento simultâneo de múltiplos elementos e em alturas distintas.
Descrição resumida dos desenhos
O presente invento será, a seguir, sucintamente descrito com base em um exemplo de execução representado nos desenhos. As figuras exibem:
Figura 1 - uma vista frontal do sistema de escoramento, conforme o invento;
Figura 2 - vista em perspectiva explodida do conjunto da escora metálica sistema de escoramento;
Figura 3 - vista frontal da parte inferior da escora metálica do sistema de escoramento (tubo externo);
Figura 4 - vista em perspectiva dos componentes da parte superior da escora metálica do presente invento;
Figura 5 - uma ilustração do deslocamento descendente do sistema de escoramento;
Figura 6 - uma ilustração do deslocamento ascendente do sistema de escoramento;
Figura 7 - vista frontal da barra de travamento do sistema de escoramento;Figura 8 - uma perspectiva de uma extremidade da barra de travamento;
Figura 9 - uma vista de um exemplo de aplicação do sistema de escoramento em pavimentos sucessivos;
Figura 10 - uma vista de um exemplo de aplicação do sistema de escoramento sem utilização do mecanismo "multi";
Figura 11 - uma perspectiva de uma montagem com o sistema de escoramento, com detalhe de vigas metálicas sendo sustentadas;
Figura 12 - uma perspectiva de uma montagem com o sistema de escoramento, com vigas metálicas e placas sendo simultaneamente sustentadas;
Figura 13 - uma perspectiva de uma montagem com o sistema de escoramento, com vigas metálicas e placas, em niveis diferentes, sendo simultaneamente sustentadas;
Figura 14 - uma perspectiva de uma montagem com duplo escoramento;
Figura 15 - uma perspectiva de uma montagem com duplo escoramento parcialmente coberto por placas;
Figura 16 - uma perspectiva de uma montagem com duplo escoramento completamente coberto por placas;
Descrição detalhada das figuras e do invento
Conforme a figura 1, o presente invento constitui um sistema de escoramento 1, todo construído em material metálico, composto por tubo externo 2, tubo interno 3, luva rosqueada móvel 4, porca 5, suporte guia 6, pino 7 e barra de travamento 8.
A figura 2 exibe os componentes do sistema de escoramento 1 numa perspectiva explodida. O tubo externo 2apresenta numa de suas extremidades uma sapata 21 de formato quadrado, sendo esta posicionada perpendicularmente ao eixo longitudinal do tubo externo 2. Na extremidade oposta da sapata 21 há um mecanismo de junção 22 o qual possibilita fixação entre o tubo externo 2 e o tubo interno 3, além de permitir regular o comprimento total da escora metálica de maneira continua. Ao longo do tubo externo 2 e solidamente unidas e este, são dispostas ao menos duas presilhas de travamento 23 as quais constituem peças cujo núcleo é circular, envolto por elementos laminares que formam pétalas 24 de formato trapezoidais, melhor visualizadas na figura 3. As presilhas de travamento 23 proporcionam união entre o tubo externo 2 e as barras de travamento 8.
0 tubo interno 3 apresenta uma multiplicidade de furos 31 dispostos longitudinalmente, os quais são destinados ao encaixe dos pinos 7. Numa das extremidade do tubo 3 interno há um suporte 32 de formato quadrado, o qual tem por função servir de apoio aos elementos em construção.
Ainda na figura 2, mostra-se a luva 4 sendo esta de formato tubular com diâmetro interno maior que o diâmetro externo do tubo 3. A porção central externa da luva 4 é roscada, sendo que nas extremidades existem furos 41 dispostos de forma perpendicular ao eixo longitudinal da luva 4 e sua finalidade é alojar os pinos 7.
Acoplada à luva 4 existe uma porca 5 que pode se deslocar ao longo da luva 4. A porca 5 possui dois ou mais manipulos 51 dispostos perpendicularmente ao seu eixo longitudinal, os quais servem de apoio para as mãos do operário ao girá-la.Acima da porca 5 e envolvente a luva 4 e ao tubo 3 é disposto um suporte guia 6 em forma de "T", o qual é composto, basicamente, por uma base 61 retangular com duas abas laterais 62 voltadas para cima, que serve de apoio às vigas e barrotes.
A figura 4 exibe a luva 4 sendo que esta pode apresentar comprimentos variados sendo este, em suma, um múltiplo do espaçamento existente entre os furos 31 do tubo externo 3. Ainda pode-se observar a montagem dos pinos 7 na luva 4 e tubo externo 3.
A forma de funcionamento do presente invento pode ser visualizado nas figuras 5 e 6, onde uma vez posicionados os pinos 7 entre a luva 4 e o tubo 3, a porca 5 pode ser rotacionada, no sentido horário ou anti-horário, a qual desloca o suporte guia 6 no sentido ascendente ou descendente.
0 tubo externo 3 pode ainda apresentar um ou mais subconjuntos formados pelo pino 7, suporte guia 6, porca 5 e luva 4, sendo esta uma característica que permite apoiar as vigas e barrotes de forma alinhada. Tal disposição é denominada mecanismo "drop-head" o qual em lajes consecutivas possibilita minimizar os esforços nas lajes em sua idade prematura. Ainda mais, a existência do suporte 32 e suporte guia 6 constitui um mecanismo denominado "multi", onde algumas escora podem servir para suportar tanto a laje quanto a viga, contribuindo assim para a redução do número de elementos de escoramento. Como conseqüência, a construção terá menor custo e maior produtividade.
A barra de travamento 8 é detalhada nas figuras 7 e 8, tal componente é formado por um viga 81 de formato retangular, em cujas extremidades há um prolongamento 82 compostopor duas lâminas paralelas entre si e ligeiramente afastadas, formando uma abertura 83. Na terminação do prolongamento 82 é fixada, de forma perpendicular, uma barra 84 ligeiramente cônica e com a forma de um "V" invertido. Na abertura 83 é alojado uma cunha 85 de secção retangular e conicidade e formato de "V", similar a barra 84, porém com o vértice voltado para baixo. As barras de travamento 8 podem ser fabricadas em tamanhos diversos, para que atendam as distâncias de montagem entre múltiplos sistemas de escoramento 1.
A forma de união entre tubos externos 2 e as barras de travamento 8 consiste em se alojar as hastes 84 no interior das pétalas 24 das presilhas de travamento 23 e adicionalmente pressionar as cunhas 85 na mesma lacuna.
Da figura 9 até a figura 16 são apresentados exemplos de montagem e uso dos mecanismos "drop-head" e "multi" do sistema de escoramente 1, de forma a consolidar os benefícios técnicos expostos pelo presente invento.
Tendo sido descrito um exemplo de concretização preferida, deve ser entendido que o escopo do presente invento abrange outras possíveis variações, sendo limitada tão somente pelo teor das reivindicações apensas, ai incluídos os possíveis equivalentes.

Claims (5)

1.
"SISTEMA DE ESCORAMENTO", caracterizado pelo fato de compreender um sistema de escoramento (1), construido em material metálico, composto por tubo externo (2) , tubo interno (3) , luva rosqueada móvel (4), porca (5), suporte guia (6), pino (7) e barra de travamento (8); o tubo externo (2) apresenta uma sapata (21) de formato quadrado num extremo e no outro há um mecanismo de junção (22), o qual possibilita fixação entre o tubo externo (2) e o tubo interno (3); ao longo do tubo externo (2) estão dispostas ao menos duas presilhas de travamento (23) as quais constituem peças cujo núcleo é circular, envolto por elementos laminares que formam pétalas (24) de formato trapezoidais; o tubo interno (3) apresenta uma multiplicidade de furos (31) os quais são destinados ao encaixe dos pinos (7); numa das extremidades do tubo interno (3) há um suporte (32) de formato quadrado; a luva (4) possui formato tubular com diâmetro interno maior que o diâmetro externo do tubo interno (3) e apresenta comprimentos variados, como múltiplo do espaçamento existente entre os furos (31) do tubo interno (3); a porção central externa da luva (4) é roscada com furos (41) nas extremidades, que alojam os pinos (7); acoplada à luva (4) existe uma porca (5) que pode se deslocar ao longo da luva (4) ; a porca (5) possui dois ou mais manipulos (51) dispostos perpendicularmente; acima da porca (5) e envolvente à luva (4) e ao tubo interno (3) é disposto um suporte guia (6) em forma de "T", o qual é composto por uma base (61) retangular, com abas (62) laterais voltadas para cima; a barra de travamento (8) é formada por um viga (81) de formato retangular e comprimentos diversos; nas
extremidades
da
barra de travamento (8) há um prolongamento(82) composto por duas lâminas paralelas entre si e ligeiramente afastadas, formando uma abertura (83); na terminação do prolongamento (82) é fixada, de forma perpendicular, uma barra (84) ligeiramente cônica, com formato de "V" invertido, a abertura (83) aloja também uma cunha (85) de secção retangular e formato de "V" similar a da haste (84) , porém com o vértice voltado para baixo.
BRMU8701657 2007-08-29 2007-08-29 disposição construtiva em sistema de escoramento BRMU8701657U2 (pt)

Priority Applications (1)

Application Number Priority Date Filing Date Title
BRMU8701657 BRMU8701657U2 (pt) 2007-08-29 2007-08-29 disposição construtiva em sistema de escoramento

Applications Claiming Priority (1)

Application Number Priority Date Filing Date Title
BRMU8701657 BRMU8701657U2 (pt) 2007-08-29 2007-08-29 disposição construtiva em sistema de escoramento

Publications (1)

Publication Number Publication Date
BRMU8701657U2 true BRMU8701657U2 (pt) 2009-10-20

Family

ID=41180900

Family Applications (1)

Application Number Title Priority Date Filing Date
BRMU8701657 BRMU8701657U2 (pt) 2007-08-29 2007-08-29 disposição construtiva em sistema de escoramento

Country Status (1)

Country Link
BR (1) BRMU8701657U2 (pt)

Cited By (1)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
GB2578952A (en) * 2018-09-04 2020-06-03 Han Charlene Chong Sien Height-adjustable jack and vertical modular component support using the same

Cited By (2)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
GB2578952A (en) * 2018-09-04 2020-06-03 Han Charlene Chong Sien Height-adjustable jack and vertical modular component support using the same
GB2578952B (en) * 2018-09-04 2021-06-09 Han Charlene Chong Sien Height-adjustable jack and vertical modular component support using the same

Similar Documents

Publication Publication Date Title
US4655023A (en) Spacer for construction use
US5350162A (en) Apparatus for assembling reinforcing bar pier cages
US11913239B1 (en) Rebar cage fabrication system and related methods
PL77087B1 (pt)
SE538828C2 (sv) Betongform för bildande av en vägg eller liknande samt ett förfarande för att bilda en sagda vägg eller liknande samt ett stöd
US7959125B1 (en) Method of assembling a concrete wall and footing form with cleat for supporting rebar and concrete form
DE202019100759U1 (de) Balkenverbinder für Sparren-Pfetten-Verbindung
US20070011985A1 (en) Non metallic rebar support
BRMU8701657U2 (pt) disposição construtiva em sistema de escoramento
KR20080074387A (ko) 지붕슬래브 형성을 위한 거푸집 받침 장치
AU2013273824A1 (en) A reinforcement retainer
US1678971A (en) Portable metal structure
DE2733361B2 (de) Einbauelement für Flüssigkeits-Flächenheizungen
CN212583304U (zh) 一种筏板钢筋支架结构
CN207499434U (zh) 楼梯踏步的卡口式支模装置
CN105298118A (zh) 一种现浇混凝土楼梯踏步的模板
DE19515389C2 (de) Teleskopartig längenverstellbarer Montagestempel
JP3244173U (ja) 建築工事用手摺
CN211421608U (zh) 柱内水平钢筋分布装置及包含该装置的预制柱和梁柱结构
KR200408920Y1 (ko) 교량 건설용 일체식 동바리
CN212352411U (zh) 一种钢筋绑扎平台
DE7723097U1 (de) Einbauelement für Flüssigkeits-Flächenheixungen
ITSA20070004A1 (it) "sistema per ottenere a calco, una serie di guide parallele fra di loro, per la stesura dell'intonaco in edilizia su qualunque superficie orizzontale o verticale".
DE19638345A1 (de) Bewehrungseinheit zur Armierung von Betonwerken oder dergleichen
KR200223744Y1 (ko) 건설용 철근의 이격구

Legal Events

Date Code Title Description
B06G Technical and formal requirements: other requirements [chapter 6.7 patent gazette]

Free format text: SOLICITA-SE A REGULARIZACAO DA PROCURACAO, UMA VEZ QUE BASEADO NO ARTIGO 216 1O DA LPI, O DOCUMENTO DE PROCURACAO DEVE SER APRESENTADO EM SUA FORMA AUTENTICADA; OU SEGUNDO O PARECER DA PROCURADORIA NO 074/93, DEVE CONSTAR UMA DECLARACAO DE VERACIDADE, A QUAL DEVE SER ASSINADA POR UMA PESSOA DEVIDAMENTE AUTORIZADA A REPRESENTAR O INTERESSADO, DEVENDO A MESMA CONSTAR NO INSTRUMENTO DE PROCURACAO, OU NO SEU SUBSTABELECIMENTO

B03A Publication of a patent application or of a certificate of addition of invention [chapter 3.1 patent gazette]
B08F Application dismissed because of non-payment of annual fees [chapter 8.6 patent gazette]

Free format text: REFERENTE A 7A ANUIDADE.

B08K Patent lapsed as no evidence of payment of the annual fee has been furnished to inpi [chapter 8.11 patent gazette]

Free format text: REFERENTE AO DESPACHO 8.6 PUBLICADO NA RPI 2269 DE 01/07/2014.