BRMU8502833Y1 - Disposição em ferramenta regulável para roscar - Google Patents

Disposição em ferramenta regulável para roscar Download PDF

Info

Publication number
BRMU8502833Y1
BRMU8502833Y1 BRMU8502833U BRMU8502833Y1 BR MU8502833 Y1 BRMU8502833 Y1 BR MU8502833Y1 BR MU8502833 U BRMU8502833 U BR MU8502833U BR MU8502833 Y1 BRMU8502833 Y1 BR MU8502833Y1
Authority
BR
Brazil
Prior art keywords
bar
nuts
pins
tool
adjustable
Prior art date
Application number
Other languages
English (en)
Inventor
Pedro Thadeu Pereira Militao
Original Assignee
Pedro Thadeu Pereira Militao
Priority date (The priority date is an assumption and is not a legal conclusion. Google has not performed a legal analysis and makes no representation as to the accuracy of the date listed.)
Filing date
Publication date
Application filed by Pedro Thadeu Pereira Militao filed Critical Pedro Thadeu Pereira Militao
Priority to BRMU8502833 priority Critical patent/BRMU8502833Y1/pt
Publication of BRMU8502833U publication Critical patent/BRMU8502833U/pt
Publication of BRMU8502833Y1 publication Critical patent/BRMU8502833Y1/pt

Links

Landscapes

  • Food-Manufacturing Devices (AREA)
  • Cutting Tools, Boring Holders, And Turrets (AREA)

Description

“DISPOSIÇÃO EM FERRAMENTA REGULÁVEL PARA ROSCAR”. O presente modelo de utilidade refere-se uma inovadora disposição construtiva introduzida em ferramenta manual para abrir roscas internas que é dotada de meios de regulagem que permitem a execução de roscas de quaisquer diâmetros. São conhecidas ferramentas manuais para executar roscas internas em peças de trabalho, vulgarmente conhecidas de machos, que podem ser empregadas no campo. Essas ferramentas possuem a limitação de só executarem a rosca de um único diâmetro, sendo que para vários diâmetros é necessário um jogo de machos. Considerando que existem diversos tipos de roscas (métrica, polegada, gás, bsp, etc.) e vários passos, são exigidos diversos jogos de machos, alcançando-se um grande número de ferramentas.
Um exemplo de ferramental para abrir rosca interna é mostrado na patente PI 8202065 que compreende uma barra cilíndrica dotada de uma câmara interna usinada na sua extremidade anterior, onde é posicionada uma lâmina radial e excêntrica com diversos dentes de altura progressiva, denominada de pente de dentes, que corta o perfil dos filetes de rosca em um furo prévio de uma peça de trabalho. Uma segunda lâmina com um único dente é montada radial e em seqüência a primeira lâmina, destinada ao corte final do filete da rosca.
Esse ferramental apresenta as seguintes limitações: - o pente de dentes é montado radial e excentricamente no interior da câmara frontal da barra cilíndrica, exigindo grande precisão na sua fixação; - uma lâmina com um único dente, que define a altura final do filete de rosca, é também fixada no interior da câmara e após o pente de dentes, exigindo um preciso alinhamento; - considerando que existe apenas um pente de dentes, esse ferramental necessita de uma máquina rotativa e um fixador da peça de trabalho, a fim de garantir o posicionamento e giro centrado do ferramental no interior do furo; - o ferramental não é adequado para uso em campo.
Um exemplo de ferramenta manual e regulável para abrir rosca interna no campo é descrita na patente MU 7500252. Essa ferramenta compreende uma haste cilíndrica de fixação, castanhas de corte com assentamento arqueado, calços separadores também arqueados e parafusos de fixação. As castanhas de corte são fixadas na periferia da haste por meio de parafusos, cujas cabeças ficam embutidas. Os calços separadores são posicionados na periferia da haste e sob as castanhas e apresentam espessuras variadas a fim de definir o diâmetro da rosca a ser usinada.
Essa ferramenta também apresenta alguns inconvenientes, principalmente se for considerado que o seu principal uso é no campo, onde os recursos são escassos, não se dispõem de bancadas, dispositivos especiais e, as vezes, nem mesmo ferramentas adequadas: - o posicionamento correto de cada calço deve coincidir com a castanha, para que o parafuso possa encaixar precisamente e assim ser enroscado no furo da haste, sendo que em caso contrário provoca o desgaste dos furos da castanha ou da rosca da haste; - há uma tendência de não se obter um posicionamento preciso das castanhas, podendo ocorrer deformação dos filetes de rosca; - por ser a haste cilíndrica, pode haver um deslizamento do calço ou da castanha, dado as elevadas cargas aplicadas, também resultando em roscas deformadas; - ainda devido as elevadas cargas e a possibilidade de deslizamento do calço ou da castanha, pode ocorrer o cisalhamento do parafuso, prlncipalmente, se for considerado que o mesmo não possui grandes dimensões, pois fica embutido no interior da castanha; - para a obtenção de um diâmetro de rosca maior é exigido um aumento na espessura do calço, o que gera um maior raio de curvatura da sua superfície externa, não proporcionando um assentamento adequado da base da castanha. É, portanto, objeto do presente modelo de utilidade uma nova disposição construtiva introduzida em ferramenta manual e regulável para abrir rosca de diâmetros variados e no campo que supera as referidas limitações do estado da técnica. Isto é conseguido através de uma ferramenta que compreende uma barra de perfil prismático, em cujas faces planas são fixadas as castanhas de corte com assentamento plano. Os calços separadores passam a ser placas de espessuras variadas. Nas faces da barra prismática são dispostos pinos que guiam e garantem um posicionamento preciso das castanhas.
Preferencialmente, as barras prismáticas podem apresentar seção transversal hexagonal ou octogonal, sem prejuízo de outras seções, tais como, triangular, quadrada e pentagonal. A nova disposição construtiva introduzida em ferramenta manual e regulável para abrir rosca de diâmetros variados no campo resulta nas seguintes vantagens dobre as demais ferramentas do estado da técnica: - as castanhas são facilmente montadas na barra, devido a existência de pinos guias; - a montagem das castanhas é precisa por força dos pinos guias; - os pinos guias não apresentam limitações de diâmetro, como os parafusos, oferecendo uma maior resistência na montagem das castanhas sobre a barra; - pode ser usado apenas um parafuso para fixação de cada castanha na barra, que não possui função de ancorar, a qual é realizada pelos pinos guias; - não ocorre deslizamento das castanhas sobre a barra prismática, pois a superfície de assentamento é plana. A nova disposição construtiva introduzida em ferramenta manual e regulável, proposta pelo presente modelo de utilidade, pode ser melhor compreendida através da seguinte descrição detalhada, que é realizada com base nos desenhos em anexo, abaixo listados: Figura 1 - vista frontal da ferramenta montada;
Figura 2 - vista superior da ferramenta montada;
Figura 3 - vista frontal da barra prismática de assentamento das castanhas;
Figura 4 - vista superior da barra prismática;
Figura 5 - vista frontal de uma castanha isolada;
Figura 6 - vista lateral em corte de uma castanha isolada;
Figura 7 - vista superior de uma castanha isolada;
Figura 8 - vista frontal de uma placa de calço;
Figura 9 - vista superior de uma placa de reduzida espessura;
Figura 10 - vista superior de uma placa de média espessura;
Figura 11 - vista superior de uma placa de espessura grossa.
As figuras 1 e 2 ilustram a nova disposição em ferramenta regulável para roscar que compreende uma barra de perfil prismático (1), em cujas faces planas são montadas as castanhas de corte (2), sendo posicionadas entre as faces da barra (1) e a base das castanhas (2) placas espaçadoras (3). Para a fixação das castanhas (2) nas faces da barra prismática (1) é empregado um parafuso (4), cuja cabeça fica embutida na respectiva castanha (2).
As figuras 3 e 4 detalham a barra prismática (1) que em cada face (11) possui, pelo menos, dois pinos (12) e um orifício com rosca (13) para rosqueamento dos parafusos (4) de fixação das castanhas (2).
Preferencialmente, as barras prismáticas (1) podem apresentar seção transversal hexagonal ou octogonal, sem prejuízo de outras seções, tais como, triangular, quadrada e pentagonal.
As figuras 5 a 7 detalham uma castanha (2) isolada que possui uma superfície externa arqueada e de diâmetro crescente com o perfil dos filetes de rosca (21) a ser usinado na peça de trabalho. No centro da superfície externa há um furo escalonado (22) para a passagem e o embutimento da cabeça do parafuso (4). A base (23) de assentamento da castanha (2) é plana e possui dois orifícios não passantes (24) para o encaixe dos pinos da barra (12), As figuras 8 a 11 exemplificam placas espaçadoras (3) com três espessuras diferentes, que permitem a montagem da ferramenta para a execução de três diâmetros diferentes de roscas. As placas (3) apresentam rasgos (31) que facilitam o seu encaixe nos pinos da barra (12).
REIVINDICAÇÃO

Claims (1)

1 - “DISPOSIÇÃO EM FERRAMENTA REGULÁVEL PARA ROSCAR” compreendendo uma barra onde são montados os espaçadores e as castanhas de corte, sendo o conjunto fixado através de parafusos, cujas cabeça ficam embutidas nas respectivas castanhas, caracterizada por possuir a barra (1) um perfil prismático, cujas faces planas (11) apresentam pinos (12) e um orifício com rosca (13) para rosqueamento dos parafusos (4) de fixação das castanhas (2), sendo que as castanhas (2) possuem uma base plana de assentamento (23) e dois orifícios não passantes (24) de encaixe dos pinos (12) da barra (1) e possuindo os espaçadores aforma de placas (3) com rasgos (31) de encaixe nos pinos da barra (12).
BRMU8502833 2005-12-08 2005-12-08 Disposição em ferramenta regulável para roscar BRMU8502833Y1 (pt)

Priority Applications (1)

Application Number Priority Date Filing Date Title
BRMU8502833 BRMU8502833Y1 (pt) 2005-12-08 2005-12-08 Disposição em ferramenta regulável para roscar

Applications Claiming Priority (1)

Application Number Priority Date Filing Date Title
BRMU8502833 BRMU8502833Y1 (pt) 2005-12-08 2005-12-08 Disposição em ferramenta regulável para roscar

Publications (2)

Publication Number Publication Date
BRMU8502833U BRMU8502833U (pt) 2006-06-06
BRMU8502833Y1 true BRMU8502833Y1 (pt) 2014-10-07

Family

ID=36570273

Family Applications (1)

Application Number Title Priority Date Filing Date
BRMU8502833 BRMU8502833Y1 (pt) 2005-12-08 2005-12-08 Disposição em ferramenta regulável para roscar

Country Status (1)

Country Link
BR (1) BRMU8502833Y1 (pt)

Also Published As

Publication number Publication date
BRMU8502833U (pt) 2006-06-06

Similar Documents

Publication Publication Date Title
US8998545B2 (en) Retention knob for tool holder
KR20040070185A (ko) 회전 절삭 공구
CN103386513A (zh) 铣削刀具
JP2011516288A (ja) スロットカッター用のカートリッジの調整工具
US2438989A (en) Clamping holder for screws, bolts, and the like
KR101542273B1 (ko) 절삭 공구 및 절삭 공구용 인서트
BR102013022501A2 (pt) ferramenta de fresagem
US5193792A (en) Soft jaw attachment system for a vise
US3966350A (en) Spade drill
US8047923B2 (en) Split rethreading die
BRMU8502833Y1 (pt) Disposição em ferramenta regulável para roscar
US5163775A (en) Anchor bolt repair coupling
US8690491B2 (en) Rotary cutting tool
US4715250A (en) Rotary cutting cylinder and method of making same
EP3403758A1 (de) Einstellbarer aufsatzadapter
DE202004010630U1 (de) Fräswerkzeug
CN206882939U (zh) 一种多功能复合铰杠
CN102773526B (zh) 一种可调节切削回转半径的刀具组件
US11298757B2 (en) Firmly assembled cutter holding assembly
PT101095A (pt) Sistema e elementos, em especial sistemas para a fixacao de materiais ou pecas a ser trabalhadas
US9079262B2 (en) Thread repair system
BRPI0605490B1 (pt) Macho expansivo para usinar roscas com variados diâmetros
BRPI0409780B1 (pt) Método de fixar mandíbulas de retenção em uma máquina para a fabricação de cabeças sobre corpos alongados, máquina para fabricação de cabeças sobre corpos alongados, anel- ferramenta para fixar corpos preferivelmente alongados e mandíbula de retenção para a fabricação de cabeças sobre corpos alongados
JPH1119808A (ja) 切削用チップおよびこれを用いた切削工具
CN211248465U (zh) T型护栏连接件钻孔定位夹具

Legal Events

Date Code Title Description
B65X Notification of requirement for priority examination of patent application
B65Y Grant of priority examination of the patent application (request complies with dec. 132/06 of 20061117)
B09A Decision: intention to grant [chapter 9.1 patent gazette]
B16A Patent or certificate of addition of invention granted [chapter 16.1 patent gazette]

Free format text: PRAZO DE VALIDADE: 7 (SETE) ANOS CONTADOS A PARTIR DE 07/10/2014, OBSERVADAS AS CONDICOES LEGAIS.

B21A Patent or certificate of addition expired [chapter 21.1 patent gazette]

Free format text: PATENTE EXTINTA EM 07.10.2021