BRMU8500874Y1 - Conjunto de fechamento, para vedação e dosagem de líquidos em frascos diversos - Google Patents

Conjunto de fechamento, para vedação e dosagem de líquidos em frascos diversos Download PDF

Info

Publication number
BRMU8500874Y1
BRMU8500874Y1 BRMU8500874U BRMU8500874Y1 BR MU8500874 Y1 BRMU8500874 Y1 BR MU8500874Y1 BR MU8500874 U BRMU8500874 U BR MU8500874U BR MU8500874 Y1 BRMU8500874 Y1 BR MU8500874Y1
Authority
BR
Brazil
Prior art keywords
nozzle
lid
wall
overcap
external
Prior art date
Application number
Other languages
English (en)
Inventor
Joaquim Alfredo Gomes Da Costa
Original Assignee
Joaquim Alfredo Gomes Da Costa
Priority date (The priority date is an assumption and is not a legal conclusion. Google has not performed a legal analysis and makes no representation as to the accuracy of the date listed.)
Filing date
Publication date
Application filed by Joaquim Alfredo Gomes Da Costa filed Critical Joaquim Alfredo Gomes Da Costa
Priority to BRMU8500874 priority Critical patent/BRMU8500874Y1/pt
Publication of BRMU8500874U publication Critical patent/BRMU8500874U/pt
Publication of BRMU8500874Y1 publication Critical patent/BRMU8500874Y1/pt

Links

Landscapes

  • Closures For Containers (AREA)

Description

“CONJUNTO DE FECHAMENTO, PARA VEDAçãO E DOSAGEM DE LÍQUIDOS EM FRASCOS DIVERSOS” Refere-se o presente relatório descritivo, a um pedido de patente de modelo de utilidade para um conjunto de peças, composto por tampa e sobretampa que, através de um projeto simplificado, porém de funcionamento extremamente eficiente, forma, após o encaixe no sentido axial e clipagem entre a sobretampa e a tampa, um fechamento para o posterior rosqueamento ao bocal do frasco, obtendo-se eficiente vedação e sistema de dosagem sem atritos, para a dispensa de líquidos. A vedação dá-se pelo faceamento entre o diâmetro externo da parede do bico da tampa e o diâmetro interno da parede do corpo da sobretampa, sendo esta última dotada de aberturas em sua parede de topo, as quais projetam-se em forma de rebaixos longitudinais pelo batoque, formando neste, uma borda inferior externa com pontos que, por sua semicircularidade, acoplam-se perfeitamente à cavas coincidentes praticadas na parede interna da tampa.
Assim, após etapa de clipagem, o conjunto é rosqueado ao bocal do frasco, vedando-o totalmente, sendo que, com o simples giro, em V4 de volta da sobretampa, os pontos da borda inferior externa do batoque são deslocados das cavas internas da parede do bico da tampa, formando-se então um canal em “S”, por onde será dispensado o líquido contido no frasco.
ESTADO DA TÉCNICA São conhecidos inúmeros fechamentos, especialmente fechamentos que permitem a dosagem do líquido contido nos frascos, usados para uma infinidade de bebidas, os quais apresentam, geralmente, tampa receptora de sobretampa, esta última sendo, também convencionalmente, girada ou deslocada de alguma forma a partir da tampa, para a liberação ou bloqueio dos líquidos contidos nos frascos.
Ocorre que esses fechamentos, para que tenham maior eficiência, tanto no travamento entre si e ao bocal do frasco, bem como para o sistema de dosagem, exigem, muitas vezes, construções complexas como linhas de roscas excessivas, combinadas com rampas e frisos, de modo a provocar o deslocamento da sobretampa, revelando aberturas que permitam a dispensa gradual do líquido, como por exemplo em sistemas “push pull” e outros similares. É sabido, portanto, que tais construções exigem maior emprego de material e elementos incorporados junto aos batoques e saias, cuja complexidade no projeto e na fabricação de moldes, muitas vezes dificulta etapas de extração do material, além de provocar maior peso ao conjunto, quando acabado.
Dependendo da complexidade da construção do conjunto, o próprio uso continuado pode ser comprometido, por conta de atritos.
OBJETIVO DA PATENTE O conjunto em questão vem propor uma construção extremamente simplificada, livre de linhas de linhas de rosca e conformações complexas, cujo projeto traz grande facilidade na confecção e extração do molde, além de permitir total garantia na vedação e evitar desgastes no uso continuado, para a liberação dosada do líquido contido no frasco.
Isso ocorre pelo fato de que a vedação dá-se pelo próprio faceamento entre o diâmetro interno da parede da sobretampa e o diâmetro externo do bico da tampa, após o travamento em clipagem obtido por meio de frisos e ressaltos coincidentes, incorporados por meio do projeto.
Assim travado, o conjunto é rosqueado ao bocal do frasco e, para a dispensa do líquido, basta efetuar-se um giro parcial da sobretampa, de modo a deslocar-se pontos externos inferiores de seu batoque, de cavas internas praticadas na parede do bico da tampa.
Dessa forma, são desbloqueadas aberturas na parede de topo da sobretampa, permitindo a passagem do líquido e sua conseqüente dispensa do frasco.
Explicado superficialmente, passa o conjunto a ser melhor detalhado, através dos desenhos anexos, onde se vêem: Figura 1 - Vista em perspectiva superior da tampa, com a sobretampa destacada. Nessa vista são indicados os cortes A-A e B- B;
Figura 2 - Corte A-A, em perspectiva, a partir de uma das aberturas da parede de topo da sobretampa, mostrando os pontos inferiores externos, obtidos pelos canais longitudinais formados a partir das aberturas da sobretampa, os quais, após o travamento e clipagem do conjunto, acoplam-se às cavas internas correspondentes, praticadas na parede do bico da tampa, provocando assim, a vedação;
Figura 3 - Corte B-B, também em perspectiva, porém mais acentuado, a partir de uma das aberturas da parede de topo da sobretampa;
Figura 4 - Vista em perspectiva do conjunto tampa e sobretampa, travado. Nessa vista são indicados os cortes C-C e D-D;
Figura 5 - Corte C-C em perspectiva, mostrando o conjunto na condição de vedação, com o líquido sendo impedido de dispensa do frasco, pelo acoplamento entre os pontos da borda inferior externa do batoque, às cavas internas praticadas na parede do bico da tampa;
Figura 6 - Vista em planta superior, segundo figura anterior;
Figura 7 - Corte D-D em perspectiva, mostrando o conjunto na condição de liberação do líquido, o qual passará por um canal interno, formado após o giro parcial da sobretampa, quando os pontos externos da borda inferior o batoque desacoplam-se das cavas internas praticadas na parede do bico da tampa;
Figura 8 - Vista em planta superior, segundo figura anterior;
Figura 9 - Vista em perspectiva inferior da tampa, com a sobretampa destacada.
Em conformidade com os desenhos anexos, o “CONJUNTO DE
FECHAMENTO, PARA VEDAçãO E DOSAGEM DE LÍQUIDOS EM FRASCOS DIVERSOS”, objeto desse presente pedido de patente de modelo de utilidade, constitui-se de uma tampa (1) dotada de saia (2) com rosca interna de rosqueamento ao bocal do frasco (não mostrado), seguida de batoque (3), o qual é rebatido por uma parede superior (4) externa, rebaixada, da qual projeta-se o bico (5). O bico (5) é cilíndrico na base e possui ressaltos radiais externos (6), seguidos de um friso anelar (7), também externo, após o qual, toma conformação intermediária levemente cônica (8), findando-se em um trecho superior (9) cilíndrico, formador do bocal. O bico (5) possui, em pontos diametralmente opostos de sua parede interna, duas cavas (10) semicirculares, as quais iniciam-se pouco abaixo do bocal, junto ao trecho superior (9) e projetam-se inferiormente pelo trecho intermediário cônico (8), findando-se próximos ao trecho correspondente ao friso anelar (7), junto à base do referido bico (5).
Assim formada, completando o conjunto de fechamento, a tampa (1) recebe a sobretampa (11), dotada de uma base em forma de aba anelar (12) com ressaltos internos (13) correspondentes aos ressaltos radiais externos (6) do bico (5) da tampa (1). A sobretampa (11) projeta então, a partir da aba anelar (12), o corpo (14), de idêntica conformação ao bico (5) da tampa (1), sendo dotado, na base, de friso anelar interno (15), seguindo-se a um trecho intermediário levemente cônico (16), a partir do qual forma-se a parte superior cilíndrica (17), fechada pela parede de topo (18). A parede de topo (18) possui, em pontos diametralmente opostos, duas aberturas semicirculares (19), as quais projetam-se inferiormente, pelo batoque (20), formando neste, rebaixos longitudinais (21) em sua parede externa, os quais findam-se pouco antes da borda inferior, formando assim, pontos semicirculares externos (22), coincidentes às cavas (10) da parede interna do bico (5) da tampa (1).
Assim formado o conjunto, para a etapa de clipagem, o travamento dá-se pelos ressaltos internos (13) pressionados contra os ressaltos (6), quando do assentamento da aba anelar (12) à parede rebaixada (4), respectivamente da sobretampa (11) e tampa (1), dito travamento completado pelo acoplamento entre o friso anelar interno (15) e o friso anelar externo (7) também, respectivamente, da sobretampa (11) e tampa (1).
Assim travado, o conjunto pode ser rosqueado ao bocal do frasco, proporcionando, ao mesmo, total vedação.
Isso ocorre pelo perfeito faceamento entre o diâmetro interno da parede do corpo (14) da sobretampa (11), cujos trechos superior (17) e intermediário (16), acoplam-se “justo” ao diâmetro externo do bico (5) da tampa (1), ao longo dos trechos correspondentes superior (9) e intermediário (8).
Nessa condição, os pontos externos (22) inferiores da borda do batoque (20) da sobretampa (11) acoplam-se perfeitamente às cavas (10) internas correspondentes praticadas na parede do bico (5) da tampa (1), estando impedida, assim, a dispensa do líquido, como mostra a figura 5.
Com apenas um Va de giro, os pontos externos inferiores (22) do batoque (20) desacoplam-se das cavas (10), originando uma “folga” entre o diâmetro externo dos rebaixos longitudinais (21) e o diâmetro interno da parede do bico (5) da tampa (1), formando assim um canal aproximadamente em “S” no fechamento, por onde será escoado o líquido contido no frasco, o qual será dispensado pelas aberturas (19) da parede de topo (18) da sobretampa (11).
Dessa forma, com uma construção simplificada, a vedação para o frasco é provocada pelo faceamento entre as partes (17), (16) e (9), (8) e o acoplamento entre os pontos (22) e (10), sendo a dosagem permitida com o simples giro da sobretampa (11), sem atritos, a partir do desacoplamento dos referidos pontos (22) e (10).
REIVINDICAçãO

Claims (1)

1) “CONJUNTO DE FECHAMENTO, PARA VEDAçãO E DOSAGEM DE LÍQUIDOS EM FRASCOS DIVERSOS”, constituído a partir de uma tampa (1) dotada de saia (2) com rosca interna, seguida de batoque (3), rebatido por uma parede superior (4) externa, rebaixada, da qual projeta-se o bico (5), cilíndrico na base e possuindo ressaltos radiais externos (6) seguidos de um friso anelar (7) também externo, após o qual, o referido bico (5) toma conformação intermediária levemente cônica (8), findando-se em um trecho superior (9) cilíndrico, formador do bocal, caracterizado pelo bico (5) receber, em pontos diametralmente opostos de sua parede, internamente, duas cavas (10) semicirculares, as quais iniciam-se pouco abaixo do bocal, junto ao trecho superior (9), projetando-se inferiormente pelo trecho intermediário cônico (8) e findando-se próximos ao trecho correspondente ao friso anelar externo (7), junto à base do referido bico (5); dita tampa (1) recebendo uma sobretampa (11) dotada de base em forma de aba anelar (12) com frisos internos (13) correspondentes aos ressaltos radiais externos (6) do bico (5) da tampa (1), projetando-se, da aba anelar (12), o corpo (14) da sobretampa (11), de idêntica conformação ao bico (5) da tampa (1), dotado, na base, de friso anelar interno (15), seguido de um trecho intermediário levemente cônico (16), a partir do qual forma-se o trecho superior cilíndrico (17), fechado por parede de topo (18), a qual possui, em pontos diametralmente opostos, duas aberturas semicirculares (19), projetadas inferiormente, pelo batoque (20), formando neste, rebaixos longitudinais (21) em sua parede externa, os quais findam-se pouco antes da borda inferior, formando pontos semicirculares externos (22) coincidentes às cavas (10) da paredeinterna do bico (5) da tampa (1).
BRMU8500874 2005-05-11 2005-05-11 Conjunto de fechamento, para vedação e dosagem de líquidos em frascos diversos BRMU8500874Y1 (pt)

Priority Applications (1)

Application Number Priority Date Filing Date Title
BRMU8500874 BRMU8500874Y1 (pt) 2005-05-11 2005-05-11 Conjunto de fechamento, para vedação e dosagem de líquidos em frascos diversos

Applications Claiming Priority (1)

Application Number Priority Date Filing Date Title
BRMU8500874 BRMU8500874Y1 (pt) 2005-05-11 2005-05-11 Conjunto de fechamento, para vedação e dosagem de líquidos em frascos diversos

Publications (2)

Publication Number Publication Date
BRMU8500874U BRMU8500874U (pt) 2007-01-02
BRMU8500874Y1 true BRMU8500874Y1 (pt) 2014-08-12

Family

ID=37561493

Family Applications (1)

Application Number Title Priority Date Filing Date
BRMU8500874 BRMU8500874Y1 (pt) 2005-05-11 2005-05-11 Conjunto de fechamento, para vedação e dosagem de líquidos em frascos diversos

Country Status (1)

Country Link
BR (1) BRMU8500874Y1 (pt)

Also Published As

Publication number Publication date
BRMU8500874U (pt) 2007-01-02

Similar Documents

Publication Publication Date Title
US4418843A (en) Single-mouth squeeze-bottle dispensing container
US6062441A (en) Two-piece dispensing closure
US5020692A (en) Container including unitary blow molded bottle having drain-back dispensing spout and plastic insert
BR122020006663B1 (pt) Método de fabricação de um fecho identificador de violação
PT8690U (pt) Tampa e bico de dosagem, anti-gotejamento, de contorno suave, destinado a recipientes para liquidos
BR112018076963B1 (pt) Fecho compreendendo uma banda de violação evidente e conjunto
BRMU8801489U2 (pt) tampa simplificada para garrafas de azeite
US20190315526A1 (en) Cap
US3407976A (en) Container with plural pour spouts and frangible closure
EA006731B1 (ru) Укупорочное устройство для бутылки с выдвижным патрубком (варианты)
BRMU8500874Y1 (pt) Conjunto de fechamento, para vedação e dosagem de líquidos em frascos diversos
BRPI0910624B1 (pt) Tampa de fechamento inviolável compacta
JP3241861B2 (ja) 容器又は注出キャップ
BR0113869B1 (pt) vertedor com travamento melhorado e cápsula munida com o dito vertedor.
JP3837590B2 (ja) 注出容器
JP3753230B2 (ja) 計量栓付き容器
JPH0232601Y2 (pt)
CN213922250U (zh) 一种防止倾倒流出的防盗瓶盖
JPS6226368Y2 (pt)
JPS6219563Y2 (pt)
CN204957283U (zh) 瓶盖防盗锁
US2156654A (en) Bottle closure
JP3587698B2 (ja) 液体容器用キャップユニット
JP3649826B2 (ja) 内容液注出容器
KR950003327B1 (ko) 액체용기 및 마개

Legal Events

Date Code Title Description
B15G Others concerning applications: unknown petition

Free format text: NAO CONHECIDA A PETICAO NO 018070010421/SP DE 23/02/2007 POR MOTIVO DE HAVER PETICAO DE EXAME DO PEDIDO ANTERIOR VALIDA, EM VIRTUDE DO DISPOSTO NO ART. 219 INCISO II DA LPI.

B09A Decision: intention to grant
B16A Patent or certificate of addition of invention granted

Free format text: PRAZO DE VALIDADE: 7 (SETE) ANOS CONTADOS A PARTIR DE 12/08/2014, OBSERVADAS AS CONDICOES LEGAIS.

B21F Lapse acc. art. 78, item iv - on non-payment of the annual fees in time
B24J Lapse because of non-payment of annual fees (definitively: art 78 iv lpi, resolution 113/2013 art. 12)