BR9902257B1 - dispositivo para sustentar e espaçar cabos aéreos e espaçador para cabo aéreo. - Google Patents

dispositivo para sustentar e espaçar cabos aéreos e espaçador para cabo aéreo. Download PDF

Info

Publication number
BR9902257B1
BR9902257B1 BRPI9902257-5A BR9902257A BR9902257B1 BR 9902257 B1 BR9902257 B1 BR 9902257B1 BR 9902257 A BR9902257 A BR 9902257A BR 9902257 B1 BR9902257 B1 BR 9902257B1
Authority
BR
Brazil
Prior art keywords
cable
arcuate
tongue
teeth
arm
Prior art date
Application number
BRPI9902257-5A
Other languages
English (en)
Other versions
BR9902257A (pt
Inventor
Salvatore Bello
Priority date (The priority date is an assumption and is not a legal conclusion. Google has not performed a legal analysis and makes no representation as to the accuracy of the date listed.)
Filing date
Publication date
Application filed filed Critical
Publication of BR9902257A publication Critical patent/BR9902257A/pt
Publication of BR9902257B1 publication Critical patent/BR9902257B1/pt

Links

Classifications

    • HELECTRICITY
    • H02GENERATION; CONVERSION OR DISTRIBUTION OF ELECTRIC POWER
    • H02GINSTALLATION OF ELECTRIC CABLES OR LINES, OR OF COMBINED OPTICAL AND ELECTRIC CABLES OR LINES
    • H02G7/00Overhead installations of electric lines or cables
    • H02G7/12Devices for maintaining distance between parallel conductors, e.g. spacer

Landscapes

  • Suspension Of Electric Lines Or Cables (AREA)
  • Insulating Bodies (AREA)

Description

Relatório Descritivo da Patente de Invenção para "DISPOSITI- VO PARA SUSTENTAR E ESPAÇAR CABOS AÉREOS E ESPAÇADOR PARA CABO AÉREO".
Campo da Invenção
A invenção refere-se a espaçadores para cabos aéreos para
manter um ou mais cabos acima do terreno, e mais particularmente a um assento de cabo anti-desalojamento para espaçadores para cabo aéreo. Histórico da Invenção
Cabos condutores elevados são comumente suspensos de um cabo mensageiro tipicamente feito de ligas de alta resistência. O cabo men- sageiro é sustentado nos pólos ou torres com os espaçadores para o cabo condutor dispostos em intervalos espaçados ao longo do cabo mensageiro para suspender um ou mais cabos condutores. Uma vez que muitos circui- tos de energia requerem energia elétrica com três fases, é freqüentemente conveniente suspender os cabos condutores em grupos de três. Um espa- çador suporta todos os três cabos condutores e simultaneamente mantém os condutores em relação espaçada.
Se as vantagens em suspender os condutores nessa maneira são para ser completamente aproveitadas, é essencial que o espaçador seja facilmente preso no cabo mensageiro e nos cabos condutores. Para propor- cionar facilidade de fixação do espaçador aos cabos e para reduzir o núme- ro de partes requeridas, o meio para reter os cabos nos seus assentos res- pectivos do espaçador deve acomodar cabos de diâmetros transversais va- riados sem requerer buchas, luvas, anéis isolantes ou semelhantes. A construção do espaçador deve ser tal que todas as suas par-
tes tenham alta resistência mecânica e elétrica e sejam duráveis no uso. Além disso, todas as partes do espaçador devem ser econômicas para fa- bricar e montar.
A Patente U.S. N0 4.020.277, emitida em 26 de Abril de 1977 para Hendrix Wire & Cable Corporation, o predecessor para o procurador atual, descreve um espaçador para cabos aéreos. O espaçador inclui um membro de corpo tendo pelo menos um meio de retenção de cabo geral- mente arqueado adaptado para engatar uma superfície do cabo condutor e reter o cabo em um assento côncavo do espaçador. Uma extremidade do meio de retenção de cabo é articuladamente sustentada no membro de cor- po. Meios de dente da catraca geralmente arqueados são fornecidos adja- centes à outra extremidade do meio de retenção de cabo. Os meios de den- te da catraca geralmente arqueados são também fornecidos no membro de corpo para fora do assento côncavo. Os dentes do meio de dente da catraca do retentor são engatáveis com os dentes do meio de dente da catraca do membro de corpo quando o meio de retenção é girado ao redor de seu su- porte pivô, para dessa forma firmemente reter o cabo condutor no assento côncavo.
No entanto, foi verificado que o retentor do cabo pode ser desa- lojado pelo contato com os ramos ou como o resultado da força imposta so- bre o retentor devido a um curto circuito em um dos cabos. Embora não relacionadas com espaçadores para cabo aéreo,
existem patentes que referem-se a técnica mais geral de grampos para ca- bos. A Patente U.S. N0 4.669.688 descreve um grampo para cabo que, quando em uma posição travada, produz uma protuberância com um mem- bro semelhante a dente que é mantido entre um membro de retenção e um membro de engate. As Patentes U.S. Nos 3.516.631, 4.128.918 e 4.609.171 descrevem outros grampos para cabo similares.
As estruturas mostradas nos grampos para cabo acima não são adaptáveis a espaçadores para cabos aéreos. Por exemplo, uma diferença comum dos espaçadores para cabo aéreo tal como mostrado na Patente U.S. 4.020.277, é que os grampos para cabo geral são limitados a prender cabos de um ou de um tamanho limitado no diâmetro. O espaçador para cabo aéreo da Patente U.S. N0 4.020.277 é adaptado para acomodar uma maior faixa de tamanhos de cabo, com a facilidade de substituir os cabos e sem reduzir a eficácia da capacidade de aperto por grampo do retentor do cabo. Além disso, os grampos acima de cabo geral têm componentes intrin- cados que não são duráveis para aplicações de espaçador para cabo aéreo. Sumário da Invenção É um objetivo da presente invenção proporcionar um espaçador para cabo aéreo que supera os problemas observados acima da técnica an- terior.
É um objetivo adicional da presente invenção proporcionar um espaçador para cabo aéreo tendo um retentor de cabo que resiste a ser i- nadvertidamente desalojado.
É ainda um objetivo adicional da presente invenção proporcionar um espaçador para cabo aéreo tendo um retentor de cabo que não é facil- mente desalojado e que acomoda cabos de uma ampla faixa de tamanhos.
É ainda um objetivo adicional da presente invenção proporcionar um espaçador para cabo aéreo tendo um retentor de cabo que não é facil- mente desalojado e que pode ser usado repetidamente sem perder sua efi- cácia em reter o cabo.
Ainda um objetivo adicional da presente invenção é proporcionar um espaçador para cabo aéreo tendo um retentor de cabo que não é facil- mente desalojado e que é efetivo do ponto de vista do custo para fabricar.
Ainda um objetivo adicional da presente invenção é proporcionar um espaçador para cabo aéreo tendo um retentor de cabo que não é facil- mente desalojado e que é durável.
Ainda um objetivo adicional da presente invenção é proporcionar um espaçador para cabo feito do mesmo material que o cabo, dessa forma produzindo compatibilidade dielétrica.
A presente invenção, portanto, proporciona um dispositivo para sustentar e espaçar cabos aéreos, o dispositivo compreendendo uma por- ção de corpo principal, a porção de corpo principal tendo um assento de ca- bo, um primeiro lado adjacente ao assento de cabo, um segundo lado adja- cente ao assento de cabo e oposto ao primeiro lado, uma protuberância em formato arqueado estendendo-se ao longo do primeiro lado, uma pluralidade de dentes dispostos em uma forma arqueada ao longo do primeiro lado; e um braço de retenção de cabo tendo uma primeira extremidade articulada- mente acoplada no segundo lado da porção de corpo principal, uma segun- da extremidade tendo uma lingüeta que pivota ao redor de uma primeira tra- jetória arqueada, a primeira trajetória arqueada substancialmente alinhada com a pluralidade de dentes dispostos em uma forma arqueada, e uma su- perfície limite que se articula ao redor de uma segunda trajetória arqueada, a segunda trajetória arqueada substancialmente alinhada com a protuberân- cia em formato arqueado, a superfície limite engatável de forma deslizável com a protuberância em formato arqueado, por meio disso o braço de reten- ção do cabo é adaptado para engatar uma superfície e a protuberância em formato arqueado de um cabo, a lingüeta é travada em uma posição ao lon- go da pluralidade de dentes e a superfície limite de engate evita que a Iin- güeta seja inadvertidamente liberada da pluralidade de dentes. Breve Descrição dos Desenhos
A figura 1 é uma vista em projeção frontal de um espaçador pa- ra cabo aéreo, tendo uma pluralidade de retentores de cabo, de acordo com a presente invenção; A figura 2 é uma vista em projeção frontal com linhas fantasmas
de um retentor de cabo da figura 1 de acordo com uma primeira modalidade da presente invenção;
A figura 3 é uma vista do retentor de cabo tomada ao longo da linha 3-3 da figura 2;
A figura 4 é uma vista em projeção frontal de um assento de ca-
bo do membro de corpo mostrado na figura 2;
A figura 5 é uma vista do retentor tomada ao longo da linha 5-5
da figura 2;
A figura 6 é uma vista transversal do retentor tomada ao longo da linha 6-6 da figura 5;
A figura 7 é uma vista em projeção frontal com linhas fantasmas de um retentor de cabo da figura 1 de acordo com uma segunda modalidade da presente invenção;
A figura 8 é uma vista do retentor de cabo tomada ao longo da linha 8-8 da figura 7;
A figura 9 é uma vista do retentor tomada ao longo da linha 9-9 da figura 7; e A figura 10 é uma vista transversal do retentor tomada ao longo da linha 10-10 da figura 9. Descrição Detalhada da Modalidade Preferida
Em uma primeira modalidade, o espaçador mostrado na figura 1 inclui o membro de corpo 10 e quatro meios de retenção 12, 14, 16 e 18 ge- ralmente arqueados. Os meios de retenção 12, 14 e 16 são idênticos. O meio de retenção 18 é o mesmo que os outros meios de retenção, exceto que ele é mais estreito, mais curto e tem menos dentes de catraca.
Ambos o membro de corpo 10 e os meios de retenção 12, 14, .16, 18 são feitos de um material termoplástico, a modalidade preferida sen- do um polímero que tem uma constante dielétrica menor e tem ambas quali- dades de resistência ao tempo e de trilha.
O membro de corpo 10 é produzido com três assentos para ca- bo condutor 20, 22 e 24 geralmente côncavos e um assento para cabo men- sageiro 26 geralmente côncavo. Como pode ser visto a partir das figuras 1 e .4, uma protuberância em formato arqueado 28, 30, 32 e 34 fica localizada em um lado de cada um dos assentos côncavos 20, 22, 24 e 26. Cada pro- tuberância em formato arqueado 28, 30, 32 e 34 tem um lado distante 36, .38, 40 e 42 faceando para longe do assento côncavo respectivo e um lado próximo 44, 46, 48 e 50 faceando em direção ao assento côncavo respecti- vo. A figura 3 mostra uma vista da protuberância em formato arqueado 30 ao longo da linha 3-3 da figura 2.
O membro de corpo 10 é fornecido com quatro meios de dente da catraca geralmente arqueados 52, 54, 56 e 58 localizados ao longo do lado distante 36, 38, 40 e 42 da protuberância respectiva em formato arque- ado 28, 30, 32 e 34. Cada meio de dente da catraca 52, 54, 56 e 58 inclui uma pluralidade de dentes como mostrado, por exemplo, na figura 4.
O corpo também compreende encaixes semicilíndricos 60, 62, .64 e 66 (figuras 1 e 2). Os encaixes ficam localizados adjacentes aos lados dos assentos 20, 22, 24 e 26 respectivamente. Os encaixes ficam localiza- dos opostos ao meio de dentes da catraca do corpo respectivo 52, 54, 56 e .58. Os encaixes são fornecidos com fendas 68, 70, 72 e 74 que são forma- das em parte pelos flanges 76 que formam reforços para os encaixes (ver figura 4).
Cada meio de retenção 12, 14, 16, 18 compreende um par de braços espaçados geralmente arqueados 80 (figuras 5 e 6), conectados jun- tos em uma extremidade por um membro geralmente cilíndrico 82 e na outra extremidade por um membro transversal 84. O membro transversal 84 é for- necido com um furo ou perfuração 86. Os membros transversais 84 do meio de retenção são também fornecidos com meio de dente geralmente da ca- traca 88 (ver figuras 5 e 6). O meio de dente da catraca 88 inclui uma lingüe- ta como melhor visto na figura 6. Cada um dos braços 80 inclui uma superfí- cie limite ou entalhe 90, como visto na figura 5.
Para montar as partes do espaçador, é somente necessário en- caixar cada um dos membros geralmente cilíndricos 82 através das fendas68, 70, 72 e 74 e dentro do encaixe respectivo58,60, 62 e 64. Para instalar o espaçador, os meios de retenção são girados
para as posições abertas nas quais eles são temporariamente retidos por causa do ajuste perfeito entre os membros geralmente cilíndricos 82 e o en- caixe respectivo 58, 60, 62 e 64. O assento para o cabo mensageiro 26 é então colocado sobre o cabo mensageiro 48 e o meio de retenção adjacente a ele é parcialmente fechado para manter o cabo mensageiro no seu assen- to. Então, os cabos condutores 36, 38 e 40 são posicionados nos assentos20, 22 e 24. Os cabos condutores 36, 38 e 40 são fornecidos com revesti- mentos isolantes 42, 44 e 46. Os meios de retenção são cada um girado para as posições fechadas, de forma que a lingüeta engata o meio de dente da catraca do membro de corpo respectivo, as superfícies limites ou enta- lhes engatam as porções respectivas das protuberâncias em formato arque- ado (ver figuras 2 e 3), e as porções centrais curvadas dos braços geralmen- te arqueados 80 firmemente contatam os cabos condutores. Assim, os ca- bos condutores são firmemente mantidos nos seus assentos respectivos. O meio de retenção para o cabo mensageiro é girado para uma posição com- pletamente fechada, de forma que a porção central de seu braço geralmente arqueado 80 firmemente contata o cabo mensageiro, para dessa forma fir- memente mantê-lo no seu assento 26.
Os furos ou perfurações 56 podem ser usados para fechar e abrir o meio de retenção inserindo uma chave de parafuso ou outra ferramenta alongada e, usando a ferramenta como uma alavanca, tanto para apertar o meio de re- tenção com relação ao cabo quanto para forçá-lo aberto, de forma que ele possa ser girado para uma posição aberta no caso em que torne-se neces- sário consertar ou substituir os cabos.
Como será verificado, a superfície limite de engate 90 e a protu- berância em formato arqueado 28, 30, 32, 34 evitam que o meio de reten- ção do cabo 12, 14, 16, 18 seja inadvertidamente desalojado.
As figuras 7-10 descrevem um retentor de cabo de acordo com uma segunda modalidade da presente invenção. O retentor de cabo da se- gunda modalidade é idêntico ao retentor de cabo da primeira modalidade com as seguintes exceções. Como visto a partir das figuras 9 e 10, a superfície limite é for-
necida na forma de um par de travos 92. O par de travos 92 engata a protu- berância em formato arqueado 28, 30, 32, 34 como visto nas figuras 7 e 8.
Será evidente para as pessoas versadas na técnica que um es- paçador configurando essa invenção é novo, econômico para fabricar e montar e durável no uso. Ele também é livre de buchas, luvas e anéis iso- Iantes circundando os cabos mensageiro e condutores e o espaçador pode acomodar uma ampla faixa de tamanhos de cabo. Além disso, ele consiste de somente três partes, o corpo 10, três meios de retenção idênticos 12, 14 e 16 e um meio de retenção ligeiramente menor 18 e todas essas três par- tes são feitas do mesmo material polimérico, ao mesmo tempo usando um único corte de molde. O corpo e o meio de retenção são resistentes ao tem- po e à trilha. Além disso, o novo meio de retenção de cabo resiste a forças que tendem a puxar os cabos para fora de seus assentos.
Embora uma primeira e segunda modalidade de um espaçador para cabos aéreos configurando a invenção tenham sido mostradas nos de- senhos, é para ser entendido que essa descrição está com o propósito de ilustração somente, e que várias mudanças na forma, proporção e disposi- ção das partes, bem como a substituição de elementos equivalentes para esses mostrados e descritos aqui podem ser feitas sem se afastar do espíri- to e escopo da invenção como demonstrado nas reivindicações anexas.

Claims (14)

1. Dispositivo para sustentar e espaçar cabos aéreos compre- endendo: a) uma porção de corpo principal (10), a porção de corpo princi- pai (10) tendo: um assento de cabo (20, 22, 24, 26), um primeiro lado adjacente ao assento de cabo (20, 22, 24, 26), um segundo lado adjacente ao assento de cabo (20, 22, 24, 26), e oposto ao primeiro lado, uma protuberância em formato arqueado (28, 30, 32, 34) tendo um ponto central radial e estendendo-se ao longo do primeiro lado, uma pluralidade de dentes (52, 54, 56, 58) dispostos ao longo da protuberância em formato arqueado (28, 30, 32, 34); e b) um braço de retenção de cabo (12, 14, 16, 18) tendo: uma primeira extremidade articuladamente acoplada ao segun- do lado da porção de corpo principal (10), uma segunda extremidade, a segunda extremidade tendo uma lingüeta (88) que pivota ao redor de uma primeira trajetória arqueada, a pri- meira trajetória arqueada substancialmente alinhada com a pluralidade de dentes (52, 54, 56, 58) dispostos ao longo da protuberância em formato ar- queado (28, 30, 32, 34), uma porção cuspidal localizada entre a primeira extremidade e a segunda extremidade para retenção de um cabo em cooperação com o as- sento de cabo (20, 22, 24, 26), e compreendendo um par de braços (80) espaçados geralmente arqueados, caracterizado por, cada um dos braços (80) inclui uma superfície limite ou entalhe (90), sendo que a superfície limite (90) e a protuberância em formato arque- ado (28, 30, 32, 34) evitam que o braço de retenção de cabo (12, 14, 16, 18) seja inadvertidamente desalojado.
2. Dispositivo, de acordo com a reivindicação 1, caracterizado por a superfície limite (90) incluir um travo (92) estendendo-se a partir do braço de retenção de cabo (12, 14, 16, 18).
3. Dispositivo, de acordo com a reivindicação 2, caracterizado por o travo (92) ser separado da lingüeta (88) em uma direção para a pri- meira extremidade articuladamente acoplada do braço de retenção do cabo (12, 14, 16, 18).
4. Dispositivo, de acordo com a reivindicação 2, caracterizado por a protuberância em formato arqueado (28, 30, 32, 34), incluir um lado distante faceando para longe da primeira extremidade articuladamente aco- piada do braço de retenção de cabo (12, 14, 16, 18) e um lado próximo fa- ceando a primeira extremidade articuladamente acoplada do braço de re- tenção do cabo, e o travo (92) sendo engatável de forma deslizável com o lado próximo da protuberância em formato arqueado (28, 30, 32, 34), por meio do que o (92) travo de engate (92) e a protuberância em formato ar- queado (28, 30, 32, 34) impedem que a lingüeta (88) desengate inadverti- damente da pluralidade de dentes (52, 54, 56, 58).
5. Dispositivo, de acordo com a reivindicação 4, caracterizado por a pluralidade de dentes (52, 54, 56, 58) ser disposta ao longo do lado distante da protuberância em formato arqueado (28, 30, 32, 34), por meio do que a rotação do braço de retenção do cabo faz com que o travo (92) e a lingüeta (88) engatem a protuberância em formato arqueado (28, 30, 32, 34) em lados opostos de modo que a protuberância em formato arqueado (28,30, 32, 34) e o travo de engate (92) impeçam que a lingüeta (88) inadverti- damente desengate da pluralidade de dentes (52, 54, 56, 58).
6. Dispositivo, de acordo com a reivindicação 5, caracterizado por o braço de retenção do cabo (12, 14, 16, 18) ser geralmente em formato arqueado.
7. Dispositivo, de acordo com a reivindicação 1, caracterizado por a superfície limite (90) incluir um entalhe no braço de retenção do cabo (12, 14, 16, 18), o entalhe pivota ao redor da segunda trajetória arqueada, o entalhe alinhado e adaptado para receber a protuberância em formato ar- queado (28, 30, 32, 34), por meio do que o braço de retenção do cabo é gi- rado com o entalhe recebendo a superfície limite (90), a lingüeta (88) é tra- vada em uma posição ao longo da pluralidade de dentes (52, 54, 56, 58) e o entalhe de engate e a protuberância em formato arqueado (28, 30, 32, 34) impedem o movimento lateral inadvertido da lingüeta (88) em relação à plu- ralidade de dentes (52, 54, 56, 58).
8. Espaçador para cabo aéreo compreendendo: a) uma porção de corpo principal (10) tendo um assento de cabo mensageiro (26) e pelo menos um assento de cabo condutor (20,22,24), cada um dos assentos de cabo e mensageiro tendo: uma porção de gancho estendendo-se em um plano e tendo uma porção de pescoço estendendo-se da porção de corpo principal (10), uma porção de cabeça estendendo-se da porção de pescoço, a porção de cabeça formando um assento para cabo côncavo, uma porção de extremi- dade estendendo-se a partir da porção de cabeça, b) uma protuberância em formato arqueado (28, 30, 32, 34) pre- so na porção de gancho, a protuberância em formato arqueado (28, 30, 32,34) tendo um ponto central radial e se estendendo em um plano paralelo ao plano da porção de gancho, a protuberância em formato arqueado (28, 30,32, 34) proporciona um lado convexo distante, e uma pluralidade de dentes (52, 54, 56, 58) estendendo-se do lado convexo distante, c) um braço de retenção de cabo (12, 14, 16, 18) tendo: primeiro e segundo braços paralelos (80), cada braço (80) tendo uma primeira extremidade articuladamente acoplada no gancho adjacente ao assento do cabo côncavo (20, 22, 24, 26) e oposta à porção de extremi- dade e uma segunda extremidade, um membro transversal (84) tendo uma primeira extremidade e uma segunda extremidade, cada extremidade do membro transversal (84) conectada em uma segunda extremidade respectiva dos primeiro e segundo braços paralelos (80), uma lingüeta (88) estendendo-se do membro transversal (84), a lingüeta (88) oscila ao redor de uma primeira trajetória arqueada, a primeira trajetória arqueada é substancialmente alinhada com a pluralidade de den- tes (52, 54, 56, 58), a lingüeta (88) é engatável com a pluralidade de dentes (52, 54, 56, 58), e caracterizado por o braço de retenção de cabo (12, 14, 16, 18) compreender uma superfície limite (90) que oscila ao redor de uma segunda trajetória arqueada tendo o mesmo ponto central radial que a protuberância em formato arqueado (28, 30, 32, 34), a segunda trajetória arqueada subs- tancialmente alinhada e adjacente com a protuberância em formato arquea- do (28, 30, 32, 34), a superfície limite (90) engatável e em contato com a protuberância em formato arqueado (28, 30, 32, 34), a superfície limite de engate (90) e a protuberância em formato arqueado (28, 30, 32, 34) sendo configurados para impedir que a lingüeta (88) seja inadvertidamente liberada dos dentes (52, 54, 56, 58).
9. Espaçador para cabo aéreo, de acordo com a reivindicação 8, caracterizado por a superfície limite (90) incluir um travo (92) estendendo- se do braço de retenção de cabo (12, 14, 16, 18).
10. Espaçador para cabo aéreo, de acordo com a reivindicação .9, caracterizado por o travo (92) ser separado da lingüeta (88) em uma di- reção para as primeiras extremidades articuladamente acopladas do braço de retenção de cabo (12, 14, 16, 18).
11. Espaçador para cabo aéreo, de acordo com a reivindicação .9, caracterizado por a protuberância em formato arqueado (28, 30, 32, 34) incluir um lado próximo côncavo (44, 46, 48, 50), o lado distante convexo (36, 38, 40, 42) faceia substancialmente longe das primeiras extremidades articuladamente acopladas do braço de retenção de cabo (12, 14, 16, 18) e o lado próximo côncavo (44, 46, 48, 50) faceia a primeira extremidade arti- culadamente acoplada do braço de retenção de cabo (12, 14, 16, 18), e o travo (92) é engatável de forma deslizável com o lado próximo côncavo (44, .46, 48, 50), de modo que o travo de engate (92) e o lado côncavo impeçam que a lingüeta (88) inadvertidamente desengate da pluralidade de dentes (52, 54, 56, 58).
12. Espaçador para cabo aéreo, de acordo com a reivindicação .11, caracterizado por o braço de retenção de cabo (12, 14, 16, 18) ser ge- ralmente em formato arqueado.
13. Espaçador para cabo aéreo de acordo com a reivindicação .8, caracterizado por a superfície limite (90) incluir um entalhe no braço de retenção de cabo (12, 14, 16, 18), o entalhe pivota ao redor de uma segun- da trajetória arqueada, o entalhe alinhado e adaptado para receber a protu- berância em formato arqueado (28, 30, 32, 34), por meio disso o braço de retenção de cabo (12, 14, 16, 18) é girado com o entalhe recebendo a pro- tuberância em formato arqueado (28, 30, 32, 34), a lingüeta (88) é travada em uma posição ao longo da pluralidade de dentes (52, 54, 56, 58) e o enta- lhe de engate e a protuberância em formato arqueado (28, 30, 32, 34) impe- dem o movimento lateral inadvertido da lingüeta (88) em relação à pluralida- de de dentes (52, 54, 56, 58).
14. Espaçador para cabo aéreo, de acordo com a reivindicação .13, caracterizado por o braço de retenção de cabo (12, 14, 16, 18) ser ge- ralmente em formato arqueado.
BRPI9902257-5A 1998-07-29 1999-06-14 dispositivo para sustentar e espaçar cabos aéreos e espaçador para cabo aéreo. BR9902257B1 (pt)

Applications Claiming Priority (1)

Application Number Priority Date Filing Date Title
US09/124,421 US6303856B1 (en) 1998-07-29 1998-07-29 Aerial cable spacer with anti-dislodging cable retainer

Publications (2)

Publication Number Publication Date
BR9902257A BR9902257A (pt) 2002-04-23
BR9902257B1 true BR9902257B1 (pt) 2012-10-30

Family

ID=22414789

Family Applications (1)

Application Number Title Priority Date Filing Date
BRPI9902257-5A BR9902257B1 (pt) 1998-07-29 1999-06-14 dispositivo para sustentar e espaçar cabos aéreos e espaçador para cabo aéreo.

Country Status (2)

Country Link
US (1) US6303856B1 (pt)
BR (1) BR9902257B1 (pt)

Families Citing this family (12)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
US7323636B1 (en) * 2006-06-09 2008-01-29 Preformed Line Products Company Aerial cable spacer with cable retaining arm having non-rectangular plus-shaped cross section and angled pawl locking member
US10063043B2 (en) * 2010-01-19 2018-08-28 Ar Patents, Llc Spacer device
US8981227B2 (en) 2010-01-19 2015-03-17 Albert S. Richardson, Jr. Spacer device
US10014677B2 (en) 2010-01-19 2018-07-03 Elaine M. Richardson Spacer device
CN102868130A (zh) * 2012-10-08 2013-01-09 江苏天南电力器材有限公司 一种间隔棒线夹快速锁紧结构
US9022357B2 (en) 2012-11-20 2015-05-05 Marmon Utility, Llc Aerial roller spacer apparatus and associated methods thereof
US9444240B2 (en) 2012-11-20 2016-09-13 Marmon Utility, Llc Aerial cable spacer apparatus with rollers and associated methods thereof
US9980755B2 (en) * 2016-03-29 2018-05-29 Globus Medical, Inc. Revision connectors, systems, and methods thereof
US10134509B1 (en) 2017-07-31 2018-11-20 Aluma-Form, Inc. Electrical power line clamping insulator
US10557568B2 (en) * 2017-09-15 2020-02-11 Hubbell Incorporated Multi-sided cable clamps
WO2021174160A1 (en) 2020-02-28 2021-09-02 Preformed Line Products Co. Cable spacer comprising a ratchet spacer clamp
CO2022002621A1 (es) * 2022-03-04 2022-04-08 Atp Trading S A S Dispositivo espaciador de cables eléctricos aéreos

Family Cites Families (14)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
US2831915A (en) 1955-11-28 1958-04-22 Fred E Prowant Lock-in insulator
US3021382A (en) 1960-03-07 1962-02-13 Plm Products Inc Apparatus for supporting and spacing aerial cables
US3456066A (en) 1965-10-23 1969-07-15 Delaware Research & Dev Corp Cable spacer
US3516631A (en) 1969-07-28 1970-06-23 Kenneth E Santucci Cable clamp
US4020277A (en) 1976-02-26 1977-04-26 Hendrix Wire & Cable Corporation Spacer for aerial cables
US4047353A (en) * 1976-05-14 1977-09-13 Monier Colourtile Pty. Ltd. Ridge cap holding clips
IT1086606B (it) 1976-11-29 1985-05-28 Althouse Victor E Elemento di chiusura in gomma siliconica e procedimento per applicarlo
US4082917A (en) 1977-07-27 1978-04-04 Hendrix Wire & Cable Corporation Spacer for aerial cables
JPS5766697A (en) 1980-10-09 1982-04-22 Kitagawa Ind Co Ltd Wire bundle clamp
US4609171A (en) 1983-09-05 1986-09-02 Kitagawa Industries Co., Ltd. Electric wire bundle clamp
DE3445935C3 (de) 1984-12-17 1996-04-11 Itw Ateco Gmbh Einteiliger schellenförmiger Halter für längliche Gegenstände
JPH054297Y2 (pt) 1985-02-07 1993-02-02
GB2200398B (en) 1987-01-30 1990-10-03 United Carr Ltd Trw Band clips
US5021612A (en) 1990-08-16 1991-06-04 Joffe Edward J Cable spacer

Also Published As

Publication number Publication date
BR9902257A (pt) 2002-04-23
US6303856B1 (en) 2001-10-16

Similar Documents

Publication Publication Date Title
BR9902257B1 (pt) dispositivo para sustentar e espaçar cabos aéreos e espaçador para cabo aéreo.
US5820048A (en) Side latching hinge mechanism
ES2205475T3 (es) Dispositivo de soporte.
US4688961A (en) Combination clip
US3894706A (en) Tubing clamp assembly for maintaining tubes in locked parallel relationship to surface
US5021612A (en) Cable spacer
CA2089703C (en) Swivel snap hook connector assembly having increased holding power when under load
US7323636B1 (en) Aerial cable spacer with cable retaining arm having non-rectangular plus-shaped cross section and angled pawl locking member
JP2004044698A (ja) 長尺物のクランプ
BRPI0710590A2 (pt) dispositivo de retenção de cabos de fribra ótica
GB2142376A (en) Retaining clip
US4020277A (en) Spacer for aerial cables
PT8361U (pt) Suporte para a marcacao de cabos e fios electricos com uma manga fechada com recortes parciais
BRPI0209202B1 (pt) Insulating assembly for a polymeric fuse key assembly and polymeric fuse key assembly
KR960011231A (ko) 발판 부재와 수납 걸이를 구비한 관 및 케이블 걸쇠
BR9903027B1 (pt) dispositivo para sustentar e espaçar cabos aéreos e espaçador para cabo aéreo.
KR101794255B1 (ko) 배전선로 전선분기 접속체결구
US3084409A (en) Support for wires and the like
US3084892A (en) Cable hanger and spacer
KR100700045B1 (ko) 와이어링 하네스 고정용 클립 구조
US6170783B1 (en) Aerial cable retainer with resilient pad
JPH11287360A (ja) クランプ
US4658100A (en) Trolley wire hanger
US3614292A (en) Strut insulator connector
CN112096968A (zh) 一种连接稳定的石油管道固定装置

Legal Events

Date Code Title Description
B07A Application suspended after technical examination (opinion) [chapter 7.1 patent gazette]
B06A Patent application procedure suspended [chapter 6.1 patent gazette]
B09A Decision: intention to grant [chapter 9.1 patent gazette]
B09X Republication of the decision to grant [chapter 9.1.3 patent gazette]

Free format text: REPUBLICACAO REFERENTE AO DEFERIMENTO (9.1) CONSTANTE NA RPI NO 2136 DE 13-12-2011

B16A Patent or certificate of addition of invention granted [chapter 16.1 patent gazette]

Free format text: PRAZO DE VALIDADE: 10 (DEZ) ANOS CONTADOS A PARTIR DE 30/10/2012, OBSERVADAS AS CONDICOES LEGAIS.

B25I Requirement for requested change of headquarter

Free format text: A FIM DE ATENDER AS ALTERACOES DE NOME E ENDERECO REQUERIDAS ATRAVES DA PETICAO NO 20130003372/RJ DE 14/01/2013, E NECESSARIO APRESENTAR GUIA RELATIVA AO SEGUNDO SERVICO SOLICITADO, ALEM DA GUIA DE CUMPRIMENTO DE EXIGENCIA.

B25H Request for change of headquarter rejected

Free format text: INDEFERIDO O PEDIDO DE ALTERACAO DE SEDE CONTIDO NA PETICAO 20130003372/RJ DE 14/01/2013, POR AUSENCIA DE CUMPRIMENTO DA EXIGENCIA PUBLICADA NA RPI NO 2221, DE 30/07/2013.

B21F Lapse acc. art. 78, item iv - on non-payment of the annual fees in time

Free format text: REFERENTE A 17A ANUIDADE.

B24J Lapse because of non-payment of annual fees (definitively: art 78 iv lpi, resolution 113/2013 art. 12)

Free format text: EM VIRTUDE DA EXTINCAO PUBLICADA NA RPI 2385 DE 20-09-2016 E CONSIDERANDO AUSENCIA DE MANIFESTACAO DENTRO DOS PRAZOS LEGAIS, INFORMO QUE CABE SER MANTIDA A EXTINCAO DA PATENTE E SEUS CERTIFICADOS, CONFORME O DISPOSTO NO ARTIGO 12, DA RESOLUCAO 113/2013.