BR9813395B1 - Sistema de comunicações móvel provendo serviços de comunicações móveis a assinantes móveis, e, processos para prover serviços a assinantes móveis em uma rede de comunicações móvel - Google Patents
Sistema de comunicações móvel provendo serviços de comunicações móveis a assinantes móveis, e, processos para prover serviços a assinantes móveis em uma rede de comunicações móvel Download PDFInfo
- Publication number
- BR9813395B1 BR9813395B1 BRPI9813395-0A BR9813395A BR9813395B1 BR 9813395 B1 BR9813395 B1 BR 9813395B1 BR 9813395 A BR9813395 A BR 9813395A BR 9813395 B1 BR9813395 B1 BR 9813395B1
- Authority
- BR
- Brazil
- Prior art keywords
- mobile
- service
- network
- mobile communications
- subscriber
- Prior art date
Links
Classifications
-
- H—ELECTRICITY
- H04—ELECTRIC COMMUNICATION TECHNIQUE
- H04W—WIRELESS COMMUNICATION NETWORKS
- H04W4/00—Services specially adapted for wireless communication networks; Facilities therefor
- H04W4/16—Communication-related supplementary services, e.g. call-transfer or call-hold
-
- H—ELECTRICITY
- H04—ELECTRIC COMMUNICATION TECHNIQUE
- H04M—TELEPHONIC COMMUNICATION
- H04M3/00—Automatic or semi-automatic exchanges
- H04M3/42—Systems providing special services or facilities to subscribers
- H04M3/42136—Administration or customisation of services
- H04M3/4217—Managing service interactions
-
- H—ELECTRICITY
- H04—ELECTRIC COMMUNICATION TECHNIQUE
- H04Q—SELECTING
- H04Q3/00—Selecting arrangements
- H04Q3/0016—Arrangements providing connection between exchanges
- H04Q3/0029—Provisions for intelligent networking
- H04Q3/0045—Provisions for intelligent networking involving hybrid, i.e. a mixture of public and private, or multi-vendor systems
-
- H—ELECTRICITY
- H04—ELECTRIC COMMUNICATION TECHNIQUE
- H04Q—SELECTING
- H04Q3/00—Selecting arrangements
- H04Q3/0016—Arrangements providing connection between exchanges
- H04Q3/0029—Provisions for intelligent networking
- H04Q3/005—Personal communication services, e.g. provisions for portability of subscriber numbers
Landscapes
- Engineering & Computer Science (AREA)
- Computer Networks & Wireless Communication (AREA)
- Signal Processing (AREA)
- Mobile Radio Communication Systems (AREA)
- Telephonic Communication Services (AREA)
Description
"SISTEMA DE COMUNICAÇÕES MÓVEL PROVENDO SERVIÇOS DE
COMUNICAÇÕES MÓVEIS A ASSINANTES MÓVEIS, E, PROCESSO
PARA PROVER SERVIÇOS A ASSINANTES MÓVEIS EM UMA REDE DE COMUNICAÇÕES MÓVEL" Pedidos Correlatos O presente pedido está relacionado com os seguintes pedidos (todos aqui incorporados a título de referência. Pedido Norte-Americano (N/Ref. 2372-4) intitulado “Transfer of Calling Party Identification in a Mobile Communication System”, depositado em 1 de agosto de 1997; pedido Norte-americano (N/Ref. 2372-8) intitulado “Method and Apparatus for Providing Network-Specific Mobile Services”, depositado em 1997; e pedido Norte-americano (N/Ref. 2372-10) intitulado “Providing Notification of Location Dependent Services to Mobile Stations”, depositado em 1997.
Campo da Invenção A presente invenção refere-se à provisão de comunicações móveis, e mais especificamente, a coordenar a provisão de serviços suplementares a assinantes móveis providos por uma rede de comunicações móvel e por uma rede inteligente.
Fundamentos e Sumário da Invenção Nas redes de radio comunicação móvel, tais como sistemas de telefonia celular, as células de radio vizinhas proporcionam a cobertura de uma área geográfica a ser atendida. Cada célula inclui uma estação de radio base (BS) operando sobre um conjunto de canais de radio. Através dos ditos canais de radio, comunicações são proporcionadas para e dos assinantes móveis. Um centro de comutação móvel (MSC) controla as chamadas entre um grupo de estações base e a Rede Telefônica Comutada Pública (PSTN), a Rede Digital de Serviços Integrados (ISDN), e uma ou mais Redes de Radio Móvel Terrestre Pública (PLMN).
Todas as redes de comunicação móveis prestam serviços de chamada básica requeridos para estabelecer e receber chamadas na sede e nas redes de comunicações móveis visitada. Na verdade, os sistemas celulares conhecidos como o Sistema Telefônico Móvel Nórdico (NMT), o Sistema de Comunicação de Acesso Total (TACS), o sistema Celular Digital Americano (ADC, o Sistema Global para Comunicação Móvel (GSM) e o sistema Celular Digital do Pacífico (PDC) adotaram técnicas padrão para prover os ditos serviços básicos. Além de conectarem chamadas de/para assinantes móveis individuais, os serviços básicos podem também incluir serviços disponíveis para todos os assinantes móveis sem exigir uma assinatura de serviço individual.
As redes de comunicação móvel também oferecem aos assinantes móveis a oportunidade para subscrever serviços suplementares.
Estes serviços suplementares geralmente requerem uma assinatura individual.
Além da comutação de chamada, encaminhamento, e funções de tarifação, o MSC também pode ser encarregado do desempenho destes serviços suplementares que podem incluir chamada a espera, transmissão de chamada, e bloqueio de chamada. As informações de assinatura por serviços suplementares para assinantes móveis são usualmente armazenadas em registros de base de dados correspondentes em uma base de dados central dentro da rede de comunicações móveis. Além disso, a operadora da rede de comunicações móvel também pode armazenar em um registro de base de dados de assinante móvel informações pertinentes a serviços determinados pela operadora ou iniciados pela operadora tais como Bloqueio de chamada Determinado pela Operadora (ODB).Para os fins da presente descrição, os serviços suplementares para os quais são armazenadas informações em um registro de base de dados de assinante móveis são coletivamente designados de serviços suplementares de Rede de Comunicações Móvel (MCN).
Recentemente, ainda outra categoria de serviços pode ser provida a assinantes móveis utilizando Redes Inteligentes (IN). Utilizando blocos lógicos de serviço padrão, serviços baseados em Rede Inteligente permitem criação relativamente rápida e flexível e a implementação de novos serviços suplementares para assinantes. Uma base de dados IN armazena assinaturas para assinaturas individuais. Para distinguir de serviços suplementares MCN, o termo serviços baseado em IN é usado na seguinte descrição.
Com uma variedade tão ampla de serviços suplementares oferecidos por diferentes fontes, estes serviços podem não ser consistentes e coordenados entre si. Isto leva à possibilidade de que uma chamada seja tratada de maneira imprópria. Um dos obstáculos para alcançar a dita consistência e coordenação é que o Ponto de Controle de Serviço (SCP) na rede inteligente, (o SCP inclui a lógica empregada no prover serviços suplementares baseados em IN), não está a par das informações de assinante MCN armazenadas na base de dados central na MCN. Na realidade esta falta de coordenação/comunicação pode mesmo permitir que os assinantes móveis a (voluntariamente o involuntária) a evadir restrições ou outras limitações estabelecidas por um serviço suplementar utilizando o outro serviço suplementar. O seguinte exemplo ilustra este problema.
Neste exemplo, a base de dados central MCN armazena em um registro de base de dados de assinante móvel específico uma categoria designada de Bloqueio de chamada Determinado pela Operadora (ODB) que proíbe aquele assinante móvel de fazer chamadas internacionais ou encaminhar chamadas que entram para destinos internacionais. Um Ponto de Controle de Serviço (SCP) na Rede Inteligente oferece um serviço de encaminhamento de chamada para o mesmo assinante móvel independente dos serviços baseados em MCN. Não é possível para o SCP na rede IN testar o estado de qualquer serviço de bloqueio de chamada determinado pela operadora para aquele assinante móvel específico na base de dados central MCN. Como um par do serviço de encaminhamento de chamada baseado na rede IN, o assinante móvel indica um número de encaminhamento de chamada desejado. Presuma-se que o assinante móvel registre um número internacional como o número para encaminhamento da chamada. Então o encaminhamento de chamada baseado na rede IN armazena um número de encaminhamento de chamada sem o número registrado se testado contra o serviço ODB. Consequentemente, o serviço baseado em IN, não estando a par de que chamadas internacionais não estão autorizadas para o serviço ODB, estabelece uma chamada internacional para o número internacional de encaminhamento da chamada.
Uma maneira de impedir este tipo de problema é o teste manual por operadores humanos. Todavia, o teste manual requer que os dados na base de dados MCN sejam comparados com os dados na base de dados baseada em IN, para cada assinante móvel. Isto tanto é consumidor de tempo como dispendioso. Esta desvantagem é adicionalmente exacerbada pelo fato de muitos serviços baseados em IN permitirem aos assinantes a troca de seus parâmetros de assinatura à vontade. No serviço de encaminhamento de chamadas baseado em IN, o assinante móvel pode trocar o número de encaminhamento de chamada tão freqüentemente quanto o assinante móvel o deseja simplesmente discando para uma interface de serviço IN automatizado e trocar o número de encaminhamento de chamada.
Freqüentes mudanças de dados de assinante tomam o teste manual ineficaz uma vez que testes manuais não podem ser realisticamente efetuados numa base contínua. A faculdade de detectar limitações de serviço ultrapassadas ou serviços inconsistentes é também agravada por outro fator. As entidades comerciais ou empresariais que possuem vários nós de rede também podem ser diferentes. 0 coordenar um teste manual entre diferentes entidades pode ser difícil.
Faz-se necessário um mecanismo pelo qual serviços suplementares providos a assinantes móveis por diferentes provedores de serviço possam ser coordenados. Além disso, haveria conveniência em dispor da dita coordenação de serviços para impedir a provisão inconsistente ou de outro modo incorreta de serviços suplementares.
Constitui um objetivo da presente invenção coordenar a provisão de serviços suplementares a assinantes móveis oferecida por múltiplos provedores de serviço suplementares.
Constitui um objetivo adicional da presente invenção coordenar o fornecimento e provisão de serviços suplementares baseados em MCN e baseados em IN a assinantes móveis.
Ainda outro objetivo da presente invenção é impedir a provisão inconsistente ou incorreta de serviços suplementares a assinantes móveis.
Um sistema de comunicações móveis presta serviços de comunicação móvel de diferentes provedores de serviços suplementares a assinantes móveis. Uma primeira base de dados armazena primeiras informações de assinante a assinantes móveis. Uma primeira base de dados armazenar primeiras informações de assinante pertinentes a assinantes móveis. Um primeiro provedor de serviços presta um primeiro serviço suplementar a um dos assinantes móveis utilizando as primeiras informações de assinante armazenadas na primeira base de dados para o assinante móvel.
Uma segunda base de dados armazena segundas informações de assinante pertinentes a assinantes. Um segundo provedor de serviços presta um segundo serviço suplementar ao assinante móvel utilizando as segundas informações de assinante armazenadas na segunda base de dados para aquele assinante móvel. 0 segundo provedor de serviços coordena a provisão do segundo serviço suplementar ao assinante móvel utilizando algumas das primeiras informações de assinante obtidas da primeira base de dados.
As primeiras informações de assinante podem incluir identificação da estação móvel, localização do móvel, estado do móvel, dados da operadora da rede móvel, e informações de assinatura suplementar. As primeiras informações de assinante podem indicar, por exemplo, algum tipo de limitação de chamada, e as segundas informações de assinante podem dizer respeito ao encaminhamento de chamadas. Naquela situação, o segundo provedor de serviços utiliza algumas das primeiras informações de assinante relativas a restrições de chamada obtidas da primeira base de dados para detectar possível uso irregular do segundo serviço de encaminhamento de chamada suplementar. O provedor de serviços pode então modificar o segundo serviço suplementar ou não prover de todo o segundo serviço suplementar.
Em uma concretização preferencial típica da presente invenção no contexto de uma rede móvel do tipo GSM, a primeira base de dados pode ser uma base de dados de rede de comunicações móvel (MCN), e o primeiro provedor de serviços pode ser um centro de comutação móvel MCN (MSC). O segundo provedor de serviços pode ser um nó de controle de serviço de Rede Inteligente (IN) que inclui lógica de serviço para prover um serviço suplementar baseado em Rede Inteligente. Mais especificamente, a base de dados MCN pode corresponder a um Registro de localização doméstico (HLR) e o nó de controle de serviço de IN pode corresponder a um Ponto de Controle de Serviço (SCP) que também inclui uma base de dados IN armazenando informações de assinatura IN. As comunicações entre o HLR e SCP podem ser formatadas de acordo com o protocolo de comunicações de Parte de Aplicações Móvel (MAP).
Um processo de prover serviços a assinantes móveis de acordo com a invenção vantajosamente coordena a provisão de um serviço baseado em IN a um assinante móvel utilizando informações de assinante MCN obtidas do HLR associado com o assinante móvel. Mais especificamente, uma chamada envolvendo um dos assinantes móveis é analisada para detectar um gatilho do serviço baseado em IN. 0 gatilho detectado resulta no serviço baseado em IN ser invocado no Ponto de Controle de Serviço (SCP). O SCP
solicita do HLR um ou mais parâmetros das informações de assinante MCN pertinentes ao assinante móvel. O SCP analisa o parâmetro (ou parâmetros) retomado pelo HLR em resposta à solicitação. Em particular, o SCP determina os serviços baseados em IN consistentemente com o parâmetro ou parâmetros retomados pelo HLR. Se o serviço baseado em IN é inconsistente com o parâmetro retomado pelo HLR, o SCP modifica ou não presta o serviço baseado em IN. Por conseguinte, se o serviço suplementar baseado em IN é encaminhamento de chamada e as informações de assinante MCN correspondente aquele um assinante móvel afetam o encaminhamento de chamada, por exemplo bloqueio de chamada, o serviço de encaminhamento de chamada baseado em Rede Inteligente é provido utilizando as informações de assinante MCN de modo a não ultrapassar o serviço de bloqueio de chamada determinado pela operadora.
Descrição Sucinta dos Desenhos Estes e outros aspectos característicos e vantagens da presente invenção são descritos em conjunção com os desenhos dos quais: A fig. 1 é um diagrama em blocos funcional de um sistema de comunicações móvel típico no qual a presente invenção pode ser empregada; A fig. 2 é um diagrama em blocos funcional ilustrando procedimentos típicos de acordo com a presente invenção; A fig. 3 é um fluxograma ilustrando procedimentos de interação de serviços; A fig. 4 mostra uma estrutura de dados típica da base de dados HLR e uma interface de comunicações típica entre o HLR e a função de controle de serviço de rede inteligente (SCF); A fíg. 5 é um fluxo de sinais mostrando uma operação de registro de serviço de encaminhamento de chamadas típico de acordo com a presente invenção; A fig. 6 é um fluxo de sinais mostrando um serviço de encaminhamento de chamadas típico de acordo com a presente invenção;
As fígs. 7 e 8 ilustram como uma mensagem de Interrogação a Qualquer Tempo (ATI) MAP existente pode ser empregada para implementar as comunicações entre o SCF e o HLR nos exemplos ilustrados nas figs. 5 e 6, respectivamente; e A fig. 9 é um fluxograma ilustrando uma aplicação típica da presente invenção para monitorar e controlar o evadir fraudulento possível de um serviço suplementar MCN de Bloqueio de Chamada Determinado pela Operadora (ODB).
Descrição Detalhada dos Desenhos Na descrição que se segue, para fins de explanação e não de limitação, detalhes específicos são expostos, tais como concretizações típicas, fluxos de dados, implementações de sinalização, interfaces, técnicas, etc. de maneira a proporcionar uma completa compreensão da presente invenção.
Todavia, será evidente aqueles versados na técnica que a presente invenção pode ser praticada em outras concretizações que se afastam destes detalhes específicos. Por exemplo, enquanto a presente invenção é às vezes descrita no contexto de uma rede de telefonia celular ilustrativa utilizando terminologia GSM, aqueles versados na técnica apreciarão que a presente invenção pode ser implementada em qualquer serviço de telefonia celular utilizando uma variedade de métodos para implementar serviços móveis suplementares. Em outras instâncias, descrições detalhadas de processos bem conhecidos, interfaces, dispositivos, e técnicas de sinalização são omitidos de modo a não obscurecer a descrição da presente invenção com detalhes desnecessários. A figura 1 ilustra um serviço de comunicações móveis típico 10 no qual a presente invenção pode ser implementada. Um gateway (interface de acesso) do centro de comutação dos serviços móveis (GMSC) 12 ou um centro de comutação móvel (MSC) 14 interconecta-se com outras redes de telecomunicação tal como a rede de telefonia comutada pública (PSTN), rede digital de serviços integrados (ISDN), ou uma rede celular, etc. O GMSC 12, conectado com um ou mais outros MSCs 14, é o ponto onde as chamadas para os assinantes móveis ingressa no centro de comunicações móveis 10. Cada chamada terminando em móvel tem por conseguinte de ser encaminhada via o GMSC 12. O GMSC 12 contém funções de sinalização para recuperar um registro de localização doméstico (HLR) 16 as informações necessárias para o estabelecimento de chamada móvel. Baseado sobre os resultados da interrogação, o GMSC 12 identifica um MSC atualmente servindo a estação móvel chamada e encaminha a chamada para o MSC servidor. Embora o GMSC 12 seja mostrado como um nó separado para clareza de ilustração, ele pode co-localizar com um nó MSC.
Cada MSC 14 desempenha funções de comutação de telefonia associadas com chamadas envolvendo pelo menos uma unidade de comunicações móvel ou portátil indicada como estação móvel 24 inclusive interconectando com outras redes de telecomunicação e encaminhando chamadas originadas por móveis. Cada estação móvel inclui um alto-falante, um vídeo, um miniteclado, e um microfone assim circuitos de processamento de dados e radiocomunicação. Associado com cada centro de comutação móvel 14 existe um registro de localização de visitante (VLR) 18 que inclui uma base de dados contendo informações de assinante e identificação temporária acerca de todas as estações móveis atualmente localizadas na área de localização do MSC. Quando a estação móvel ingressa em uma nova área de localização e registra-se com MSC associado com aquela área, o VLR associado com aquele MSC solicita dados acerca da estação móvel daquele HLR de móvel 16 e a armazena. Subseqüentemente, se a estação móvel faz uma chamada, o VLR 18 já tem as informações necessárias para estabelecimento de chamada. Embora o VLR 18 possa ser um nó autônomo, de preferência é integrado com o MSC 14 para eliminar sinalização de rede entre os dois nós. O HLR 16 é nó base de dados que armazena e gerencia assinaturas. Para cada assinante móvel de domicílio, o HLR 16 armazena dados de assinante permanentes tais como um número ISDN de estação móvel (MSISDN) que identifica singularmente a assinatura de telefone móvel no plano de numeração PSTN e uma identidade de assinante móvel internacional (IMSI) que é uma identidade única alocada a cada assinante e usado para sinalizar na rede de comunicações móvel. O HLR 16 também contém uma lista de serviços que um assinante móvel está autorizado a usar juntamente com um número de localização de assinante atual correspondente a um endereço VLR.
Uma chamada proposta para uma das estações móveis 24 é encaminhada para o MSC/VLR servidor que então encaminha a chamada para uma estação base 22 associada com a célula na qual a estação móvel chamada 24 está atualmente localizada. Utilizando protocolos e procedimentos estabelecidos, bem conhecidos, a chamada é encaminhada através da interface de radio por aquela estação base 22 para a estação móvel chamada 24. GMSC 12, HLR 16, MSC 14, VLR 18, BS 22, e MSs 24 são alguns dos elementos básicos em uma Rede de Comunicações Móveis do tipo GSM (MCN). Aqueles versados na técnica naturalmente reconhecerão que a presente invenção é aplicável a qualquer rede de comunicações móvel. Além disso, a fig. 1 mostra entidades que pertencem, pelo menos conceitualmente, a uma rede inteligente que é distinta da rede de comunicações móvel. A rede inteligente inclui ponto de controle de serviço (SCP) 26 que inclui uma função de controle de serviço (SCF) 28 abrangendo lógica de serviço IN 30 e uma base de dados IN 32. Os MSCs 14 e GMSC 12 incluem uma função de comutação de serviço IN (SSF) 20 que interconecta os MSCs 14 e o GMSC 12 com o ponto de controle de serviço 26. A funções de comutação de serviço desempenha funções de disparo IN, bem conhecidas, em vários pontos de processamento de chamada designados de pontos de gatilho ou pontos de detecção. A Rede Inteligente é apenas um exemplo de um provedor de serviços móvel suplementar além da MCN. A função SCF 28 inclui uma interface com a HLR 16. Na GSM, esta interface pode ser usada para recuperar a localização e estado (livre, ocupada ou fora de área) de um assinante do HLR 16 (e MSC 14 via o HLR 16). Ver por exemplo a funcionalidade GSM fase 2+ CAMEL (Customized Applications for Mobile network Enhanced Logic), 03.78, versão 5.1.0.
Utilizando as definições expostas na seção de fundamentos acima, a presente invenção coordena entre serviços suplementares baseados em MCN e serviços suplementares baseados em Rede Inteligente (IN) para assinantes móveis. Esta coordenação (1) facilita a eficiente e efetiva provisão de serviços suplementares e (2) previne a provisão de serviços inconsistente ou incorreta. Embora a presente invenção se aplique a quaisquer dois (ou mais) provedores de serviços móveis suplementares, meramente para fins de descrição, os MSCs 14 prestam serviços suplementares baseados em MCN utilizando informações armazenadas no HLR 16 e VLR 18, e o SCP 26 presta serviços suplementares baseados em IN utilizando a lógica de serviço IN 30, informações de assinante na base de dados IN 32, e informações de assinante armazenados no HLR 16. Naturalmente, o MSC também pode prover serviços suplementares baseados em MSC utilizando serviços de assinante usando informações de assinante no BLR e n base de dados de IN 32. A coordenação de serviços móveis suplementares é descrita em conjunção com o diagrama em blocos funcional simplificado mostrado na fig. 2. Uma chamada iniciada pelo assinante A dirigida para a estação móvel (MS) identificada como assinante B é indicada pelo numeral de referência 1.
Existe um registro de base de dados correspondente ao assinante B em ambos no HLR 16 e na base de dados IN 32. A chamada é encaminhada no GMSC com a detecção de um ponto de detecção/gatilho IN apropriado para a função comutadora de serviço (SSC) (mostrada na fig. 2 como nó em separado para fins de ilustração) conforme indicado pelo numeral de referência 2. A função comutadora de serviço pode ser associada com uma função de recurso de serviço (SRF). Em resposta à detecção de um ponto de detecção/gatilho IN, a SSF emite uma mensagem para o SCF, como indicado pelo numeral de referência 3, para invocar o serviço IN. A SCF emprega a lógica de serviço IN apropriada 30 e informação de assinante da base de dados IN 32 para prover o serviço baseado em IN correspondente.
Como parte da invocação de serviço, o SCF emite uma mensagem para o HLR, indicado pelo numeral de referência 4, solicitando um ou mais parâmetros de assinante MCN armazenados no registro de base de dados de assinante A. O HLR retoma os um ou mais parâmetros de assinante MCN solicitados como indicado pelo numeral de referência 35. O SCP então analisa os parâmetros de assinante MCN retomados para determinar se existe qualquer inconsistência ou impropriedade no prover o serviço IN baseado disparado em vista dos parâmetros de assinante MCN analisados.
Se o SCF determina que o serviço base em IN solicitado é consistente com os parâmetros de assinante MCN retomados, o serviço é provido conforme indicado pelo numeral de referência 7. Utilizando o exemplo anterior, o SCF pode instruir a SSF a encaminhar uma chamada do assinante A para um número internacional de encaminhamento de chamada correspondente ao assinante C localizado em outro país. Por outro lado, se um parâmetro de assinante MCN retomado indica que chamadas internacionais feitas pelo assinante B devem ser bloqueadas, a ação SCF indicada pelo numeral de referência 7 seria bloquear o encaminhamento da chamada para o assinante C. Uma terceira ação que pode ser tomada pela SCF é modificar o serviço baseado em IN, baseado sobre os parâmetros de assinante MCN retomados, e então prover o mesmo na forma modificada. A fig. 3 mostra um fluxograma delineando etapas para implementar uma rotina de interação de serviço (bloco 50) de acordo com uma concretização típica da presente invenção. A função de comutação de serviço detecta quando uma chamada é associada com um serviço baseado em IN subscrito pelo assinante A (bloco 52). A função comutadora de assinante invoca o serviço baseado em IN correspondente na SCF (bloco 54). A SCF então interroga o HLR para informações de assinante MCN que possam ser relevantes ao serviço baseado em IN solicitado (bloco 56). Uma decisão é tomada baseada sobre uma análise das informações de assinante MCN retomadas se o serviço IN baseado deve ser provido (bloco 58). Na negativa, o SCF não presta o serviço baseado em IN (bloco 60),e um reporte alertando a operadora MCN deste fato é feito (bloco 62). A operadora de rede pode então investigar adicionalmente e de outro modo corrigir a situação. Por outro lado, se a decisão é que o serviço baseado em IN deve ser provido, a SCF coordena o serviço baseado em IN com as informações de assinante MCN (bloco 64). O serviço baseado em IN pode ser provido como está sem modificação ou em algum forma modificada para que seja consistente com qualquer serviço suplementar MCN correspondente ou restrição de serviço suplementar em efeito dentro do MCN. A fig. 4 ilustra um registro de assinante típico no HLR e uma interface de protocolo para comunicações entre o HLR e a SCF. Cada registro de assinante inclui parâmetros de assinante MCN tais como dados identificadores de móvel como os numerais MSISDN e IMSI, informação de localização de assinante móvel, estado de assinante móvel, uma lista de tele- serviços, lista de serviço de portador, dados de bloqueio determinados pela operadora (ODB), dados de serviço suplementares, etc. A informação de localização identifica o MSC/VLR atual no qual a estação móvel está atualmente registrada. O estado indica se a estação móvel está operacional (isto é, está ligada) ou não operacional (isto é, está desligada). A lista de tele- serviços define determinados tipos de assinaturas para o assinante móvel tal como serviço somente de voz, serviço de voz e fac-símile, serviço de mensagens curtas (SMS), etc. A lista de serviços de portadora define parâmetros de assinante relativos a serviços de dados tal como a taxa à qual dados devem ser transferidos, por exemplo, 9,6 kbps, 2,4 kbps, 1,4 kbps, etc. A lista de tele-serviços e a lista de serviços de portadora tipicamente referem- se a serviços do tipo ISDN. Os dados de bloqueio determinados pela operadora (ODB) constituem um exemplo de uma restrição iniciada pela operadora aplicável a um assinante específico. Os serviços iniciados pela operadora também podem ser incluídos. Os dados de serviço iniciados pela operadora também podem ser incluídos. Os dados de serviço suplementares definem serviços suplementares sob o controle do assinante tal como encaminhamento de chamada, chamada a espera, bloqueio de chamada, etc.
Nestes serviços controlados pelo assinante, o assinante determina se os serviços são ativos/inativos e proporciona entradas de controle tais como números para os quais as chamadas são encaminhadas, números que estão bloqueados, etc.
No exemplo na fig. 4, a interrogação SCF transmitida para o HLR inclui um identificador de estação móvel tal como MSISDN ou o IMSI e de preferência um ou mais parâmetros que podem identificar parâmetros de assinante específicos de interesse para a SCF, por exemplo uma solicitação por dados ODB quando o serviço IN é de encaminhamento de chamada. Em resposta à interrogação, o HLR retorna um resultado com um ou mais parâmetros de registro de assinante MCN. Neste exemplo, a interrogação e o resultado são transferidos entre a SCF e HLR utilizando a mensagem Interrogação a Qualquer Tempo (ATI) de Protocolo de Aplicação móvel (MAP) quer utilizando um mecanismo de extensão do protocolo MAP que permite a adição de campos de informação específicos quer otimizando a mensagem padrão ATI para suportar a transferência de parâmetros de informação específicos. Naturalmente, qualquer protocolo de transferência de comunicações apropriado pode ser empregado.
As figs. 5 e 6 mostram aplicações típicas da presente invenção a um serviço de encaminhamento de chamadas baseado em IN. A fig. 5 mostra um fluxo de sinais para um registro de serviço de encaminhamento de chamadas. As linhas verticais representam os blocos mostrados na fig. 2. No registro de encaminhamento de chamadas, o assinante móvel disca um serviço IN geral e alcança um serviço de diálogo de usuário implementado utilizando a função de recurso especializada (SRF). A SRF pode ser co- localizada com a SSF ou implementada como uma rede de rede autônoma Tal como um Periférico Inteligente (IP). Uma Mensagem de Endereço Inicial (IAM) é transmitida de acordo com a Parte de Usuário ISDN (ISUP). Em resposta à mensagem IAM, a SSF emite uma mensagem de ponto de disparo ou detecção inicial para a SCF utilizando a bem conhecida Parte de Aplicação de Rede Inteligente (INAP). A lógica de serviço na SCF implementa procedimentos de interação de usuário para registrar um número de encaminhamento. Em particular, a lógica de serviço solicita a SSF a conectar o assinante móvel chamador com a SRF, e a SRF orienta o assinante móvel quanto à dar entrada a informações. A interação entre o assinante móvel e a SRF pode ser baseada sobre Tom Multifrequencial Dual (DTMF) transmitido por um telefone ou um diálogo de voz no qual a SRF tem a faculdade de identificar voz.. Outras possibilidades para comunicar esta informação, sem estabelecer uma chamada como no presente exemplo, inclui utilizar o serviço de mensagens curtas (SMS) ou Dados de Serviço Suplementares Não Estruturados (USSD) disponíveis na GSM. A lógica de serviço na SCF recebe o novo número de encaminhamento e determina de acordo com a presente invenção que deve solicitar dados de bloqueio de chamada do HLR. Esta solicitação é feita utilizando a operação de interrogação a qualquer tempo (ATI) que na presente invenção proporciona uma interface de dados estendida. Se um serviço de Bloqueio de chamada Determinado pela Operadora (ODB) está ativo no HLR, o HLR retoma esta informação de ODB à lógica de serviço no SCF. Baseado sobre o resultado de ATI, a lógica de serviço no SCF determina se o número para encaminhamento é permitido. Desta maneira, uma fraude potencial, isto é, um assinante que tenta registrar um número de encaminhamento restrito, é impedida. A lógica de serviço então informa o assinante móvel de uma maneira apropriada o resultado no registro solicitado.
Na fig. 6, um serviço de bloqueio de chamada BCN foi ativado após um assinante móvel ter registrado um número para encaminhamento de chamada com o serviço de encaminhamento de chamada baseado em IN. Nesta situação, o assinante móvel recebe uma chamada que entra, a SSF tenta estabelecer a chamada, e um disparo é detectado na SSF resultando em uma mensagem de ponto de detecção inicial ser transmitida para a SCF. A lógica de serviço SCF testa o estado de quaisquer serviços de bloqueio de chamada ativa no HLR utilizando a interrogação a qualquer tempo MAP como mostrado. A lógica de serviço SCF testa o número de encaminhamento armazenado na base de dados IN para aquele assinante contra a informação de bloqueio de chamada recebida do HLR e determina se o encaminhamento de chamada deve ser permitido. No caso afirmativo, um sinal de conectar é transmitido da SCF para o SSF. Desta maneira, a invenção proporciona uma interação segura entre o encaminhamento de chamada baseado em IN e os serviços de bloqueio de chamada baseados em MCN quando os serviço de bloqueio de chamada é ativado após o assinante ter registrado o número de encaminhamento de chamada para o serviço de encaminhamento de chamada baseado em IN.
As figs. 7 e 8 ilustram um exemplo de como a mensagem de Interrogação A Qualquer Tempo MAP padrão (ATI), prevista na especificação GSM MAP 09.02, versão 5.5.0) , pode ser empregada para implementar a invenção no contexto de solicitação (pela SCP) e transferência de informações ODB (do HLR). A mensagem de solicitação MAP ATI mostrada na fig. 7 inclui um campo de identidade de assinante que contém o número IMSI ou MSISDN de assinante, um campo de informação solicitada inclusive informações de localização, estado de assinante, e subcampos de recipiente de extensão, e um campo de recipiente de extensão. A mensagem resultado de MAP ATI como mostrada na fig. 8 inclui um campo de informações de assinante que contém informações de localização, estado de assinante, subcampos de recipiente de extensão e um campo de recipiente de extensão. No exemplo de encaminhamento de chamada - bloqueio de chamada, o subcampo de recipiente de extensão é usado para armazenar a solicitação de parâmetro ODB e informações de resultado. Naturalmente, outras informações de serviço de assinante podem ser solicitadas e retomadas utilizando o mecanismo de recipiente de extensão.. O subcampo de recipiente de extensão, se não entendido ou identificado pelo equipamento de recepção de ATI, pode ser simplesmente ignorado. Altemativamente, o formato da mensagem ATI pode ser modificado para que as ditas solicitações de parâmetro e resultados sejam padrão. A fig. 9 ilustra uma aplicação típica específica da presente invenção para detectar e impedir ultrapassagem imprópria de um serviço de bloqueio de chamada determinado pela operadora de acordo com a rotina de controle de fraude ODB (bloco 70). Uma chamada que entra é recebida que invoca um serviço de encaminhamento de chamada baseado em IN no SCF (bloco 72). O SCF determina o número de encaminhamento de chamada para um estabelecimento de chamada e testa o formato do número de encaminhamento (bloco 74). Uma decisão é tomada (bloco 76) pela lógica de serviço SCF se o número de encaminhamento tem um formato internacional.
Caso contrário, o SCF estabelece a chamada encaminhada via a SSF (bloco 78). Se o número de encaminhamento tem um formato internacional, o SCF
emite uma solicitação de interrogação para o OLR por dados do tipo ODB
utilizando o MSISDN (ou IMSI) do assinante móvel chamador (bloco 80). O HLR busca os dados ODB solicitados para o assinante móvel específico utilizando o MSISDN para identificar o registro de base de dados de assinante móvel (bloco 82). O HLR transmite aqueles dados ODB para o SCF, e uma decisão é tomada (bloco 84) se os dados ODB indicam que a chamada internacional que sai deve ser bloqueada. Caso contrário, uma decisão é tomada de que não ocorreu nenhuma fraude (bloco 86), e a chamada encaminhada é estabelecida (bloco 78). Caso contrário, é determinado que ocorreu uma fraude, o estabelecimento de chamada é bloqueado, e o operador de serviço é notificado (bloco 88). A presente invenção proporciona resolução automática de interações de serviço entre serviços suplementares baseados em MCN e serviços suplementares baseados em IN. As desvantagens com teste manual de interações entre os serviços suplementares baseados em MCN e serviços suplementares baseados em IN são superadas. No exemplo ATI acima, um mecanismo padrão existente em uma rede móvel GSM, isto é, a interface MAP ATI, é estendida de uma maneira direta e eficaz em termos de custo para realizar a dita resolução de serviço automática.
Embora a invenção tenha sido descrita em conjunção com concretizações práticas e preferenciais, deve ser entendido que a invenção não está limitada às concretizações apresentadas, porém pelo contrário, é proposta para abranger várias modificações e arranjos equivalentes incluídos dentro do espírito e âmbito das reivindicações apensas. Por exemplo e como mencionado acima, a presente invenção não está limitada a GSM ou sistemas baseados em IN.
Claims (19)
1. Sistema de comunicações móvel provendo serviços de comunicações móveis a assinantes móveis, compreendendo: uma base de dados de rede de comunicações móvel (16) disposta para armazenar identificação de móvel e informação de assinante de rede de comunicações móvel pertinente aos assinantes móveis; um centro de comutação móvel de rede de comunicações móvel (14) conectado com a base de dados de rede de comunicações móvel (16) disposto para prover serviços baseados em rede de comunicações móvel a um dos assinantes móveis utilizando a informação de assinante de rede de comunicações móvel armazenada na base de dados (16) para aquele assinante móvel; e um nó de controle de serviço de Rede Inteligente (26) incluindo lógica de serviço (30) provendo um serviço baseado em Rede Inteligente; caracterizado pelo fato de que o nó de controle de serviço de Rede Inteligente (26) compreende: meios para solicitar da base de dados (16) um parâmetro da informação de assinante de rede de comunicações móvel pertencente àquele assinante móvel; meios para analisar o parâmetro retomado da base de dados de rede de comunicações móvel (16); meios para determinar se o serviço baseado em Rede Inteligente é consistente com o parâmetro retomado pela base de dados de rede de comunicações móvel, em que o nó de controle de serviço (26) é disposto para modificar ou bloquear o serviço baseado em Rede Inteligente, se o serviço baseado em Rede Inteligente é inconsistente com o parâmetro retomado pela base de dados de rede de comunicações móvel (16).
2. Sistema de comunicações móvel, de acordo com a reivindicação 1, caracterizado pelo fato do nó de controle de serviço de Rede Inteligente e a base de dados de rede de comunicações móvel serem nós separados e o nó de controle de serviço de Rede Inteligente ser disposto para interrogar o nó de base de dados de rede de comunicações móvel com relação às partes selecionadas da informação de assinante de rede de comunicações móvel armazenada para o assinante móvel pertinente a um serviço baseado em rede de comunicações móvel relacionado com o serviço baseado em Rede Inteligente.
3. Sistema de comunicações móvel, de acordo com a reivindicação 1, caracterizado pelo fato da informação de assinatura de rede de comunicações móvel incluir dados de operadora de rede móvel e informação de serviço suplementar.
4. Sistema de comunicação móvel, de acordo com a reivindicação 1, caracterizado pelo fato da informação de assinante de rede de comunicações móvel pertencer à chamadas restringentes.
5. Sistema de comunicação móvel, de acordo com a reivindicação 1, caracterizado pelo fato da base de dados de rede de comunicações móvel ser um nó de registro de localização doméstico que armazena informação de assinatura associada juntamente com identificação de assinante, estado, e informações de localização, e o nó de controle de serviço de Rede Inteligente ser um Ponto de Controle de Serviço que inclui uma base de dados de Rede Inteligente armazenando informações de assinatura de Rede Inteligente.
6. Sistema de comunicações móvel, de acordo com a reivindicação 5, caracterizado pelo fato das comunicações entre o registro de localização doméstico e o Ponto de Controle de Serviço serem definidas por um protocolo de Parte de Aplicações Móveis.
7. Sistema de comunicações móvel, de acordo com a reivindicação 6, caracterizado pelo fato de uma mensagem de Interrogação A Qualquer Tempo de Parte de Aplicações Móvel ser estendida para acessar informação de assinante de rede de comunicações móvel a partir da base de dados de rede de comunicações móvel para aquele assinante móvel.
8. Sistema de comunicações móvel, de acordo com a reivindicação 5, caracterizado pelo fato da informação de assinante de rede de comunicações móvel acessada pelo registro de localização doméstico incluir uma ou mais das seguintes: uma lista de tele-serviço, uma lista de serviço de apoio, dados de bloqueio de chamada determinados pela operadora, e dados de serviços suplementares.
9. Sistema de comunicações móvel, de acordo com a reivindicação 1, caracterizado pelo fato do nó de controle de serviço ser disposto para utilizar algumas das informações de assinante de rede de comunicações móvel obtidas da base de dados de rede de comunicações móvel para aquele assinante móvel para detectar possível uso incorreto do serviço baseado em Rede Inteligente.
10. Sistema de comunicações móvel, de acordo com a reivindicação 1, caracterizado pelo fato do nó de controle de serviço ser disposto para encaminhar um identificador correspondente àquele assinante móvel para a base de dados de rede de comunicações móvel e a base de dados de rede de comunicações móvel retomar uma indicação ao nó de controle de serviço para o assinante se houver uma restrição pertinente ao serviço baseado em Rede Inteligente.
11. Processo para prover serviços a assinantes móveis em uma rede de comunicações móvel incluindo uma base de dados de rede de comunicações móvel (16) armazenando informação de assinante pertinente aos assinantes móveis, e um nó de controle de serviço (26) associado com uma Rede Inteligente incluindo lógica de serviço (30) para seletivamente prover serviços baseados em Rede Inteligente, compreendendo coordenar a provisão do serviço baseado em Rede Inteligente a um dos assinantes móveis utilizando informação de assinante de rede de comunicações móvel obtida da base de dados de rede de comunicações móvel (16) pertinente àquele assinante móvel, o método caracterizado pelas etapas de: solicitar da base de dados (!6) um parâmetro da informação de assinante de rede de comunicações móvel pertinente àquele assinante móvel; analisar o parâmetro retomado da base de dados de rede de comunicações móvel (16); e determinar se o serviço baseado em Rede Inteligente é consistente com o parâmetro retornado pela base de dados de rede de comunicações móvel (16). em que se o serviço baseado em Rede Inteligente for inconsistente com o parâmetro retomado pela base de dados de rede de comunicações móvel (16), o nó de controle de serviço (26) modifica ou bloqueia o serviço baseado em Rede Inteligente.
12. Processo, de acordo com a reivindicação 11, caracterizado pelo fato de se o serviço baseado em Rede Inteligente for consistente com o parâmetro retomado pela base de dados de rede de comunicações móvel, o nó de controle de serviço provê serviço baseado em Rede Inteligente.
13. Processo, de acordo com a reivindicação 11 ou 12, caracterizado pelo fato da etapa de determinar incluir: detectar se uma fraude ocorreu com base na etapa de analisar.
14. Processo, de acordo com a reivindicação 11 ou 12, caracterizado pelo fato da informação de assinante de rede de comunicações móvel correspondente àquele assinante móvel incluir um serviço suplementar de rede de comunicações móvel e um serviço iniciado pela operadora de rede de comunicações móvel.
15. Processo, de acordo com a reivindicação 11 ou 12, caracterizado pelo fato do serviço baseado em Rede Inteligente ser um serviço de encaminhamento de chamada e a informação de assinante de rede de comunicações móvel correspondente àquele assinante móvel afetar o encaminhamento de chamada, o serviço de encaminhamento de chamada sendo provido com base na informação de assinante de rede de comunicações móvel.
16. Processo, de acordo com a reivindicação 15, caracterizado pelo fato de adicionalmente compreender: o nó de controle de serviço determinar se um número de encaminhamento de chamada associado com o serviço de encaminhamento de chamada baseado em Rede Inteligente conflita com a informação de assinante de rede de comunicações móvel.
17. Processo, de acordo com a reivindicação 15, caracterizado pelo fato da informação de assinante de rede de comunicações móvel incluir um serviço de Bloqueio de Chamada Determinado pela Operadora de rede de comunicações móvel.
18. Processo, de acordo com a reivindicação 17, caracterizado adicionalmente pelo fato de compreender: o nó de controle de serviço determinando se um número de encaminhamento de chamada associado com o serviço de encaminhamento de chamada baseado em Rede Inteligente é proibido pelo serviço de Bloqueio de Chamada Determinado pela Operadora de rede de comunicações móvel.
19. Processo, de acordo com a reivindicação 11 ou 12, caracterizado adicionalmente pelo fato de compreender: definir uma interface de comunicações entre o nó de controle de serviço e a base de dados de rede de comunicações móvel de acordo com um protocolo de Parte de Aplicações Móvel, e estender uma mensagem de Interrogação A Qualquer Tempo de Parte de Aplicações Móvel para acessar as informações de assinante de rede de comunicações móvel da base de dados MCN da base de dados de rede de comunicações móvel para aquele assinante móvel.
Applications Claiming Priority (3)
Application Number | Priority Date | Filing Date | Title |
---|---|---|---|
US08/986387 | 1997-12-08 | ||
US08/986,387 US6128503A (en) | 1997-12-08 | 1997-12-08 | Method and apparatus for coordinating mobile communications network services with intelligent network services |
PCT/SE1998/002133 WO1999030512A1 (en) | 1997-12-08 | 1998-11-24 | Method and apparatus for coordinating mobile communications network services with intelligent network services |
Publications (2)
Publication Number | Publication Date |
---|---|
BR9813395A BR9813395A (pt) | 2000-10-10 |
BR9813395B1 true BR9813395B1 (pt) | 2014-01-21 |
Family
ID=25532364
Family Applications (1)
Application Number | Title | Priority Date | Filing Date |
---|---|---|---|
BRPI9813395-0A BR9813395B1 (pt) | 1997-12-08 | 1998-11-24 | Sistema de comunicações móvel provendo serviços de comunicações móveis a assinantes móveis, e, processos para prover serviços a assinantes móveis em uma rede de comunicações móvel |
Country Status (8)
Country | Link |
---|---|
US (1) | US6128503A (pt) |
EP (1) | EP1040674B1 (pt) |
CN (1) | CN1133336C (pt) |
AU (1) | AU752655B2 (pt) |
BR (1) | BR9813395B1 (pt) |
CA (1) | CA2313208C (pt) |
DE (1) | DE69834575T2 (pt) |
WO (1) | WO1999030512A1 (pt) |
Families Citing this family (37)
Publication number | Priority date | Publication date | Assignee | Title |
---|---|---|---|---|
FI103847B (fi) * | 1996-10-10 | 1999-09-30 | Nokia Telecommunications Oy | Kutsunsiirtopalvelun väärinkäytön estäminen |
FI974590A0 (fi) * | 1997-12-22 | 1997-12-22 | Finland Telecom Oy | Viabestaemningsfoerfarande och- system |
US6055304A (en) * | 1998-02-05 | 2000-04-25 | Ameritech Corporation | Method and system for selectively performing call information query |
FI114069B (fi) * | 1998-06-24 | 2004-07-30 | Elisa Oyj | Teleliikenteessä tapahtuvan siirron ohjausmenetelmä |
US6353621B1 (en) * | 1998-09-15 | 2002-03-05 | Lucent Technologies, Inc. | Method to allow seamless service to mobile subscribers across various mobile switching centers supporting multiple intersystem standards |
FI108195B (fi) * | 1998-10-19 | 2001-11-30 | Nokia Networks Oy | Mekanismi verkon aloittamaa informaation siirtoa varten |
US6353607B1 (en) * | 1998-11-20 | 2002-03-05 | Ericsson Inc. | IP base GSM inter-MSC handover |
KR100281088B1 (ko) * | 1998-12-12 | 2001-02-01 | 서평원 | 이동통신지능망의서비스수행방법 |
US6940847B1 (en) * | 1999-01-15 | 2005-09-06 | Telefonaktiebolaget Lm Ericsson (Publ) | System and method for providing access to service nodes from entities disposed in an integrated telecommunications network |
WO2000065854A1 (en) * | 1999-04-27 | 2000-11-02 | Nokia Networks Oy | Method and system for distributing intelligent network services in a mobile system |
US6584321B1 (en) * | 1999-05-07 | 2003-06-24 | At&T Wireless Services, Inc. | Method and apparatus for wireless data services over a selected bearer service |
US6460081B1 (en) * | 1999-05-19 | 2002-10-01 | Qwest Communications International Inc. | System and method for controlling data access |
EP1076463A3 (en) * | 1999-08-11 | 2002-01-02 | Lucent Technologies Inc. | Supporting network in telecommunications systems |
DE19948826A1 (de) * | 1999-10-06 | 2001-04-19 | Lesswire Ag | Kommunikationssystem zum Senden und Empfangen von nutzerbezogenen Informationen |
WO2001041472A1 (en) * | 1999-12-02 | 2001-06-07 | Nokia Corporation | Data transmission method and apparatus |
US6707901B1 (en) * | 1999-12-27 | 2004-03-16 | Nortel Networks Limited | Subscriber profile extension (SPEX) |
DE10023432A1 (de) * | 2000-05-12 | 2001-11-15 | Alcatel Sa | Verfahren zur Lenkung von Diensteaufrufen in einem Telekommunikationsnetz, sowie Telekommunikationsnetz, Vermittlungsstelle und Programmmodul dafür |
EP1168856A1 (en) * | 2000-06-27 | 2002-01-02 | TELEFONAKTIEBOLAGET L M ERICSSON (publ) | Call handling in an intelligent network |
US6731927B1 (en) | 2000-07-14 | 2004-05-04 | Context Connect, Inc. | System and method for context association |
US7899173B2 (en) * | 2000-07-14 | 2011-03-01 | Context Connect, Llc | Communication connectivity via context association, advertising sponsorship, and multiple contact databases |
US7340048B2 (en) * | 2000-07-14 | 2008-03-04 | Context Connect Llc | System and method for directory services and e-commerce across multi-provider networks |
US20020110133A1 (en) * | 2000-12-15 | 2002-08-15 | Tomas Bern | Front-end service for selecting intelligent network services |
US8849276B2 (en) * | 2000-12-29 | 2014-09-30 | At&T Mobility Ii Llc | Intelligent network selection based on quality of service and applications over different wireless networks |
US7433929B2 (en) * | 2000-12-29 | 2008-10-07 | At&T Mobility Ii Llc | Intelligent network selection based on quality of service and applications over different wireless networks |
US7647021B2 (en) * | 2001-08-06 | 2010-01-12 | International Business Machines Corporation | Multitier ASP services delivery for wireless devices |
US7185087B2 (en) * | 2001-10-26 | 2007-02-27 | Telefonaktiebolaget Lm Ericsson (Publ) | Maintenance of third party service's subscription information |
US7272122B2 (en) * | 2002-04-26 | 2007-09-18 | Nokia Corporation | Relocation of application-specific functionality during seamless network layer-level handoffs |
DE10254887A1 (de) * | 2002-11-21 | 2004-06-03 | Siemens Ag | Verfahren zum Ausführen eines Rückrufs in einem Telekommunikationsnetz |
JP4874799B2 (ja) * | 2003-05-15 | 2012-02-15 | 華為技術有限公司 | 通信網においてrbt(呼出音)を提供するシステムおよび方法 |
US20060003766A1 (en) * | 2004-06-30 | 2006-01-05 | Sriram Parameswar | Providing temporal information for roaming mobiles |
US8406421B2 (en) * | 2005-10-13 | 2013-03-26 | Passban, Inc. | Method and system for multi-level secure personal profile management and access control to the enterprise multi-modal communication environment in heterogeneous convergent communication networks |
US20070197212A1 (en) * | 2005-12-23 | 2007-08-23 | Tekelec | System and method for mobile terminated call blocking |
DE102006028091A1 (de) * | 2006-06-19 | 2007-12-27 | Nokia Siemens Networks Gmbh & Co.Kg | Verfahren zur lokalen Weiterleitung von Anrufen in einem Mobilfunknetz mit intelligenter Dienstumgebung |
US8391873B2 (en) | 2006-07-21 | 2013-03-05 | Qualcomm Incorporated | Systems and methods for coordinating supplementary services for voice telephone calls in a centralized fashion |
DE102008044929A1 (de) * | 2008-06-19 | 2009-12-24 | Deutsche Telekom Ag | Sondermobilfunkversorgung mit eigenem Accessmanagement und Sperrfunktion |
CN105682063B (zh) * | 2014-11-19 | 2020-04-21 | 中兴通讯股份有限公司 | 呼叫前转控制方法及装置 |
KR20200034020A (ko) | 2018-09-12 | 2020-03-31 | 삼성전자주식회사 | 전자 장치 및 그의 제어 방법 |
Family Cites Families (17)
Publication number | Priority date | Publication date | Assignee | Title |
---|---|---|---|---|
US5353331A (en) * | 1992-03-05 | 1994-10-04 | Bell Atlantic Network Services, Inc. | Personal communications service using wireline/wireless integration |
CA2104188A1 (en) * | 1992-10-30 | 1994-05-01 | Murthy Kolipakam | Wireless personalized communications system |
US5841854A (en) * | 1994-02-16 | 1998-11-24 | Priority Call Management, Inc. | Wireless telephone integration system and method for call centers and workgroups |
SE517548C2 (sv) * | 1994-03-22 | 2002-06-18 | Ericsson Telefon Ab L M | Intelligent mobil telekommunikationsnät-anordning |
US5793762A (en) * | 1994-04-12 | 1998-08-11 | U S West Technologies, Inc. | System and method for providing packet data and voice services to mobile subscribers |
US5457736A (en) * | 1994-04-12 | 1995-10-10 | U S West Technologies, Inc. | System and method for providing microcellular personal communications services (PCS) utilizing embedded switches |
FI98971C (fi) * | 1994-11-01 | 1997-09-10 | Nokia Telecommunications Oy | Menetelmä älyverkkopalvelujen käynnistämiseksi matkaviestinjärjestelmässä sekä matkaviestinjärjestelmä |
SE516502C2 (sv) * | 1995-04-11 | 2002-01-22 | Telia Ab | Förfarande och anordning för att ge varje abonnent ett personligt nummer |
US5862490A (en) * | 1995-09-28 | 1999-01-19 | Motorola, Inc. | Communication services needs of a communication unit supplied through simultaneous affiliation with multiple service providers in a communication system |
US5566235A (en) * | 1995-10-05 | 1996-10-15 | Bell Atlantic Network Services, Inc. | Customer controlled service mediation management |
US5835583A (en) * | 1995-10-05 | 1998-11-10 | Bell Atlantic Network Services, Inc. | Mediated AIN control of short code access to information service providers |
US5920820A (en) * | 1996-01-25 | 1999-07-06 | Telefonaktiebolaget Lm Ericsson (Publ) | Combined home location register and service control point for a cellular telecommunications network |
KR19990087061A (ko) * | 1996-02-23 | 1999-12-15 | 엔, 마이클 그로브 | 개인 통신 서비스를 위한 분산 서비스 관리 시스템 및 방식 |
US5905958A (en) * | 1996-03-18 | 1999-05-18 | Telefonaktiebolaget Lm Ericsson | Intelligent mobile station for a cellular telecommunications network |
US5903639A (en) * | 1996-11-21 | 1999-05-11 | Bellatlantic Services, Inc. | Custom routing for multiple carrier interconnection |
US5901359A (en) * | 1997-01-03 | 1999-05-04 | U S West, Inc. | System and method for a wireline-wireless network interface |
US5901352A (en) * | 1997-02-20 | 1999-05-04 | St-Pierre; Sylvain | System for controlling multiple networks and associated services |
-
1997
- 1997-12-08 US US08/986,387 patent/US6128503A/en not_active Expired - Lifetime
-
1998
- 1998-11-24 CN CN988135272A patent/CN1133336C/zh not_active Expired - Lifetime
- 1998-11-24 DE DE69834575T patent/DE69834575T2/de not_active Expired - Lifetime
- 1998-11-24 BR BRPI9813395-0A patent/BR9813395B1/pt active IP Right Grant
- 1998-11-24 EP EP98958425A patent/EP1040674B1/en not_active Expired - Lifetime
- 1998-11-24 CA CA002313208A patent/CA2313208C/en not_active Expired - Lifetime
- 1998-11-24 AU AU14481/99A patent/AU752655B2/en not_active Expired
- 1998-11-24 WO PCT/SE1998/002133 patent/WO1999030512A1/en active IP Right Grant
Also Published As
Publication number | Publication date |
---|---|
BR9813395A (pt) | 2000-10-10 |
CA2313208C (en) | 2008-05-20 |
EP1040674A1 (en) | 2000-10-04 |
CN1284240A (zh) | 2001-02-14 |
WO1999030512A1 (en) | 1999-06-17 |
DE69834575D1 (de) | 2006-06-22 |
AU1448199A (en) | 1999-06-28 |
AU752655B2 (en) | 2002-09-26 |
CN1133336C (zh) | 2003-12-31 |
DE69834575T2 (de) | 2007-05-03 |
US6128503A (en) | 2000-10-03 |
CA2313208A1 (en) | 1999-06-17 |
EP1040674B1 (en) | 2006-05-17 |
Similar Documents
Publication | Publication Date | Title |
---|---|---|
BR9813395B1 (pt) | Sistema de comunicações móvel provendo serviços de comunicações móveis a assinantes móveis, e, processos para prover serviços a assinantes móveis em uma rede de comunicações móvel | |
US8126460B2 (en) | Intelligent network services | |
US6122510A (en) | Method and apparatus for providing network-specific mobile services | |
AU748880B2 (en) | Service to mobile stations | |
AU742084B2 (en) | Transfer of calling party identification in a mobile communication system | |
AU742123B2 (en) | Method and apparatus for defining and updating mobile services based on subscriber groups | |
US7349693B2 (en) | Method for implementing a call connection between a non-local calling subscriber and a local called subscriber who is an intelligent network subscriber | |
FI108604B (fi) | Menetelmä matkaviestimen toiminteiden hallitsemiseksi | |
WO2006094024A2 (en) | Inbound roamer call control system | |
US6353740B1 (en) | Method and arrangement in a mobile communications system | |
Meskauskas | Customised Applications for Mobile Enhanced Logic (CAMEL) | |
CN101835291B (zh) | 智能网服务 | |
Deploying | D. Haran | |
MXPA00001476A (en) | Transfer of calling party identification in a mobile communication system |
Legal Events
Date | Code | Title | Description |
---|---|---|---|
B15K | Others concerning applications: alteration of classification |
Free format text: ALTERADA A CLASSIFICACAO H04Q 3/00; H04Q 7/22 PARA INT. CL. 2011.01 H04Q 3/00; H04W 92/04. Ipc: H04Q 3/00 (2006.01), H04W 92/04 (2009.01) |
|
B06A | Notification to applicant to reply to the report for non-patentability or inadequacy of the application [chapter 6.1 patent gazette] | ||
B09A | Decision: intention to grant [chapter 9.1 patent gazette] | ||
B16A | Patent or certificate of addition of invention granted |
Free format text: PRAZO DE VALIDADE: 10 (DEZ) ANOS CONTADOS A PARTIR DE 21/01/2014, OBSERVADAS AS CONDICOES LEGAIS. |