BR9812771B1 - processo e arranjo para a transmissão de dados por meio de uma interface de rádio em um sistema de comunicação por rádio. - Google Patents

processo e arranjo para a transmissão de dados por meio de uma interface de rádio em um sistema de comunicação por rádio. Download PDF

Info

Publication number
BR9812771B1
BR9812771B1 BRPI9812771-3A BR9812771A BR9812771B1 BR 9812771 B1 BR9812771 B1 BR 9812771B1 BR 9812771 A BR9812771 A BR 9812771A BR 9812771 B1 BR9812771 B1 BR 9812771B1
Authority
BR
Brazil
Prior art keywords
radio
data
tseq
time
station
Prior art date
Application number
BRPI9812771-3A
Other languages
English (en)
Other versions
BR9812771A (pt
Inventor
Gerhard Ritter
Priority date (The priority date is an assumption and is not a legal conclusion. Google has not performed a legal analysis and makes no representation as to the accuracy of the date listed.)
Filing date
Publication date
Application filed filed Critical
Publication of BR9812771A publication Critical patent/BR9812771A/pt
Publication of BR9812771B1 publication Critical patent/BR9812771B1/pt

Links

Classifications

    • HELECTRICITY
    • H04ELECTRIC COMMUNICATION TECHNIQUE
    • H04LTRANSMISSION OF DIGITAL INFORMATION, e.g. TELEGRAPHIC COMMUNICATION
    • H04L25/00Baseband systems
    • H04L25/02Details ; arrangements for supplying electrical power along data transmission lines
    • H04L25/0202Channel estimation
    • H04L25/0224Channel estimation using sounding signals
    • H04L25/0226Channel estimation using sounding signals sounding signals per se
    • HELECTRICITY
    • H04ELECTRIC COMMUNICATION TECHNIQUE
    • H04LTRANSMISSION OF DIGITAL INFORMATION, e.g. TELEGRAPHIC COMMUNICATION
    • H04L1/00Arrangements for detecting or preventing errors in the information received
    • H04L1/0078Avoidance of errors by organising the transmitted data in a format specifically designed to deal with errors, e.g. location
    • HELECTRICITY
    • H04ELECTRIC COMMUNICATION TECHNIQUE
    • H04LTRANSMISSION OF DIGITAL INFORMATION, e.g. TELEGRAPHIC COMMUNICATION
    • H04L7/00Arrangements for synchronising receiver with transmitter
    • H04L7/04Speed or phase control by synchronisation signals
    • H04L7/041Speed or phase control by synchronisation signals using special codes as synchronising signal

Landscapes

  • Engineering & Computer Science (AREA)
  • Computer Networks & Wireless Communication (AREA)
  • Signal Processing (AREA)
  • Power Engineering (AREA)
  • Mobile Radio Communication Systems (AREA)
  • Time-Division Multiplex Systems (AREA)
  • Cable Transmission Systems, Equalization Of Radio And Reduction Of Echo (AREA)
  • Synchronisation In Digital Transmission Systems (AREA)

Description

Relatório Descritivo da Patente de Invenção para "PROCESSO E ARRANJO PARA A TRANSMISSÃO DE DADOS POR MEIO DE UMA INTERFACE DE RÁDIO EM UM SISTEMA DE COMUNICAÇÃO POR RÁ- DIO".
A presente invenção refere-se a um processo e um dispositivo para a transmissão de dados via uma interface de rádio em um sistema de comunicações de rádio, especialmente em um sistema de rádio móvel.
Em sistemas de comunicações de rádio, as mensagens (por e- xemplo, voz, imagens ou outros dados) são transmitidas com a ajuda de on- das eletromagnéticas. A emissão das ondas eletromagnéticas, no caso, é feito por freqüências portadoras que se encontram na faixa de freqüência prevista para o respectivo sistema. No caso do GSM (Global System for Mo- bile Communication) as freqüências portadoras encontram-se na faixa de900 MHz. Para futuros sistemas de comunicações de rádio, por exemplo, o UMTS (Universal Mobile Telecommunication System) ou outros sistemas da terceira geração são previstas freqüências na faixa de freqüência de apro- ximadamente 2000 MHz.
As ondas eletromagnéticas emitidas são amortecidas em virtude de perdas por reflexão, refração e irradiação devido à curvatura de terra e semelhante. Por conseguinte, a potência de recepção que está disponível na estação receptora diminui. Esta atenuação depende da localização e, no caso de estações de rádio, também depende do tempo.
Entre uma estação de rádio que transmite e que recebe existe uma interface de rádio, através da qual ocorre uma transmissão de dados com a ajuda das ondas eletromagnéticas. Uma separação dos assinantes ocorre no caso do sistema de rádio móvel GSM segundo um processo múl- tiplo de tempo, o assim chamado processo TDMA (Time Division Multiple Access) que é usado em uma combinação com um processo múltiplo de freqüência FDMA (Frequency Division Multiple Access). No sistema móvel de rádio GSM um quadro TDMA é dividido em oito intervalos de tempo (ti- meslots). Dados relativos aos enlaces de comunicações ou informações de sinalização são transmitidos nos intervalos de tempo como blocos de dados, assim chamados bursts, sendo que dentro de um bloco de dados são transmitidos "mittambeln" com símbolos conhecidos. Estas seqüências de treinamento (mittambeln) podem ser usadas no sentido de seqüências de treinamento para a sintonização no lado do receptor da estação de rádio. A estação de rádio receptora realiza com a ajuda as seqüências de treinamen- to (mittamblen) uma avaliação das respostas de impulsos do canal para dife- rentes canais de transmissão. Uma vez que as características de transmis- são do canal de rádio móvel dependem da localização e de freqüência, a estação de rádio receptora pode acompanhar, por meio desta sequencia de treinamento, uma equalização do sinal de rádio.
Com a velocidade crescente de uma estação de rádio móvel, também as características de transmissão na interface de rádio mudam mais rapidamente, de modo que a equalização precisa ser feita mais rapi- damente. O sistema de separação dos assinantes TDMA usado no sistema de rádio móvel GSM somente é dimensionado para uma velocidade limitada da estação de rádio móvel. Acima do limite de velocidade as características de transmissão podem mudar tão rapidamente que a respectiva equalização já não é mais possível, causando um grande aumento dos erros de trans- missão. No caso do sistema GSM que trabalha com cerca de 900 MHz, este limite superior fica a mais ou menos 250 km/h. O sistema GSM1800, somen- te modificado na freqüência operacional, a cerca de 1,8 GHz em contrapar- tida já tem um limite de velocidade a mais ou menos 125 km/h.
Para os sistemas de rádio móvel da terceira geração é prevista uma faixa de freqüência entre mais ou menos 2 e 2,5 GHz, o que com a uti- lização a técnica descrita levaria a uma maior redução da velocidade máxi- ma.
Para abrir para os sistemas de rádio móvel da segunda e da ter- ceira geração novos campos de uso, onde as estações móveis se movem com velocidades muito altas, como por exemplo, trens de alta velocidade ou satélites com órbita baixa, precisa-se de um acompanhamento mais rápido da equalização no lado receptor das estações de rádio.
Da EP-A-O 535 403 é conhecido um processo para a recepção de sinais de dados digitais transmitidos em intervalos de tempo segundo um processo TDMA. Os sinais de dados digitais contêm cada vez um número de símbolos com uma seqüência de treinamento de símbolos. Depois do armazenamento dos sinais de dados digitais são obtidos de uma parte dos sinais de dados digitais de um primeiro intervalo de tempo e de uma parte dos sinais de dados digitais de um segundo intervalo de tempo, informações de canal, e depois, combinados para formar um valor de informação do ca- nal avaliado. Em seguida, os símbolos do sinal de dados digital do primeiro intervalo de tempo são equalizados e desmodulados com o valor de infor- mação de canal avaliado.
Da EP-A-O 767 557 é conhecido um processo, no qual são usa- dos por uma estação móvel pelo menos duas seqüências de treinamento de blocos de dados recebidos por meio de um processo de transmissão TDMA para a determinação do posicionamento de tempo do sinal de recepção. O posicionamento no tempo averiguado depois é usado para a localização da estação móvel. A estação móvel utiliza no caso seqüências de treinamento em blocos de dados da própria ligação de comunicação ou da própria ou de uma ou várias seqüências de treinamento de outras ligações de comunica- ção, conhecidas na estação móvel.
Da WO-A-9611533 é conhecido um processo para a detecção de sinais em um processo TDMA. No caso deste processo são averiguadas avaliações de canal de caminho múltiplo de um primeiro sinal e de pelo me- nos um outro sinal interferindo por meio de seqüências de treinamento rece- bidas. Em seguida, o primeiro sinal é detectado sob utilização tanto da ava- liação de canal do primeiro sinal como também da avaliação de canal do ou- tro sinal.
Da US-5 185 764 é conhecido um receptor para receber sinais de dados distorcidos pela variação de tempo. O receptor possui, entre ou- tros, um avaliador de canal que gera um sinal de informação de canal por meio de um sinal de sintonização transmitido junto com os sinais de dados e por meio de uma imagem do sinal de sintonização armazenado no receptor.
A presente invenção tem, portanto a tarefa de indicar um pro- cesso para a transmissão de dados com base no processo de divisão de tempo e tal dispositivo que possibilita um acompanhamento das característi- cas de transmissão também com velocidades altas das estações de rádio.
No caso do processo segundo a presente invenção para a transmissão de dados por meio de uma interface de rádio em um sistema de comunicações de rádio, pelo menos duas estações de rádio transmitem e recebem cada vez dados relativos aos enlaces de comunicações na forma de símbolos de dados, sendo que uma estação de rádio é uma estação de rádio móvel. A interface de rádio entre as estações de rádio é organizada, segundo um processo de separação de assinantes TDMA, em intervalos de tempo com blocos de dados finitos. As estações de rádio transmitem dentro de um intervalo de tempo pelo menos duas seqüências de treinamento que são do conhecimento da respectiva estação de rádio receptora. Por meio destas seqüências de treinamento, as estações de rádio realizam avaliações de canal, sendo que, no caso, as seqüências de treinamento são posiciona- das de tal modo no intervalo de tempo, que a maior distância de um símbolo de dados da sequencia de treinamento mais próxima é diminuída.
Este processo possui a vantagem de que as modificações das características de transmissão do percurso de rádio podem ser determina- das pelo menos duas vezes pelas estações de rádio dentro de um intervalo de tempo, em virtude do que se torna possível uma transmissão de dados com uma velocidade máxima maior de estação de rádio móvel. Para este fim, as seqüências de treinamento segundo o tipo descrito são posicionadas de tal modo dentro de um intervalo de tempo, que a distância maior de um símbolo de dados de sequencia de treinamento mais próxima é mantido o menor possível uma vez que este influencia diretamente o limite superior da velocidade máxima.
Em uma primeira execução da presente invenção, as estações de rádio executam uma interpolação e/ou uma extrapolação das avaliações de canal das seqüências de treinamento em um intervalo de tempo. A inter- polação e/ou extrapolação no caso é realizada aqui para todos os compo- nentes da propagação multi-percurso ocorrida durante a transmissão sobre a interface rádio que pode ser resolvida cronologicamente. Esta execução tem a vantagem de que a variação de tempo das características de trans- missão pode ser realizada para todo o bloco de dados no intervalo de tem- po, sendo que pela extrapolação também podem ser feitas previsões Iimita- das sobre características de transmissão futuras. No caso de duas ou mais seqüências de treinamento é possível uma interpolação e/ou extrapolação linear, porém, no caso de três seqüências de treinamento por intervalo de tempo é possível uma interpolação e/ou extrapolação quadrada.
Dependendo do número das seqüências de treinamento em um intervalo de tempo, em uma segunda execução a duração dos intervalos de tempo em comparação com as estruturas de blocos de dados conhecidos no sistema GSM de rádio móvel é variada, de modo que a taxa de dados do bloco de dados pode ser mantida constante, independente do número das seqüências de treinamento. Uma duplicação a título de exemplo da duração do intervalo de tempo em duas seqüências de treinamento resulta em uma relação semelhante do número de símbolos de dados ao tempo total do in- tervalo de tempo como no caso de uma duração normal de um intervalo de tempo e apenas uma sequencia de treinamento, com a vantagem de que este intervalo de tempo prolongado pode ser integrado sem problemas em uma quadro de tempo TDMA.
Para manter ou para aumentar a taxa de dados em um bloco de dados, segundo outra execução, a duração das seqüências de treinamento pode ser encurtada, sendo que a duração dos intervalos de tempo é manti- da constante. Um encurtamento da duração das seqüências de treinamento é possível e útil, sobretudo em usos como trens de alta velocidade ou satéli- tes, uma vez que devido a uma estrada de ferro ou órbita retilínea e devido a um percurso de rádio com poucos ou nenhum obstáculo, a propagação mul- ti-percurso (atraso por espalhamento), por ex., o máximo atraso de tempo possível com que um símbolo de dados possa ser recebido inequivocamen- te pela estação rádio quando há propagação multi-percurso, é significante- mente reduzido.
Em outra execução da presente invenção, blocos de dados de uma ou vários enlaces de comunicação são unidos para fornecer um inter- valo de tempo expandido. No caso são usados tempos de proteção entre os intervalos de tempo adicionalmente para a transmissão de símbolos de da- dos ou para a proteção dos dados. Esta execução, por sua vez, pode ser usada com vantagem, por exemplo, em trens de alta velocidade e também na comunicação por satélite. Uma vez que via de regra devem ser transmiti- das ao mesmo tempo não apenas uma e sim várias ligações de comunica- ção entre a estação de rádio base e o trem de alta velocidade, os símbolos de dados de várias ligações de comunicação ativas são unidos para forma- rem um bloco múltiplo de dados, e transmitidos em conjunto no intervalo de tempo expandido. Devido a um número maior de sequencias de treinamento é obtida um acompanhamento mais rápido da equalização do lado do recep- tor, e capacidades de transmissão adicionais são obtidas em virtude da utili- zação dos tempos de proteção. Por meio de uma seleção hábil da duração o intervalo de tempo expandido, este pode ser integrado sem problemas em um quadro de tempo TDMA conhecido.
No processo segundo a presente invenção para a transmissão de dados por meio de uma interface de rádio em um sistema de comunica- ções de rádio, pelo menos duas estações de rádio transmitem e recebem cada vez dados relativos aos enlaces de comunicações em forma de símbo- los de dados, sendo que uma estação de rádio é uma estação de rádio mó- vel. A interface de rádio entre as estações de rádio é organizada segundo um processo de separação de assinantes TDMA em intervalos de tempo com bloco de dados finitos. As estações de rádio transmitem dentro de um intervalo de tempo conjugados uma ligação de comunicação pelo menos uma das seqüências de treinamento conhecidas da respectiva estação de rádio receptora. Por meio desta sequencia de treinamento no intervalo de tempo e pelo menos de outra sequencia de treinamento conhecida que é transmitida em pelo menos outro intervalo de tempo conjugado a pelo me- nos uma outra ligação de comunicação, a estação de rádio móvel realiza as avaliações de canal.
A estação rádio pode vantajosamente tratar mais rapidamente o ajuste das propriedades de transmissão porque a estimação de canal para o bloco rádio transmitido em um respectivo intervalo de tempo são baseados pelo menos em duas seqüências de treinamento.
Em uma primeira execução da presente invenção, a estação de rádio móvel e/ou as estações de rádio móveis realizam uma interpolação e/ou extrapolação das avaliações de canal. Esta execução tem a vantagem de que a variação de tempo das características de transmissão pode ser re- alizada para todo o bloco de dados no intervalo de tempo, sendo que pela extrapolação também podem ser feitas previsões limitadas sobre caracterís- ticas de transmissão futuras. No caso de duas ou mais seqüências de trei- namento é possível uma interpolação e/ou extrapolação linear, enquanto no caso de três seqüências de treinamento por cada intervalo de tempo é pos- sível uma interpolação e/ou extrapolação quadrada.
Em um segundo refinamento da presente invenção, a sequencia de treinamento é transmitida na estação rádio transmissora terminal com uma potência de transmissão constante maior que a média da potência de transmissão para símbolos de dados. Devido a esta execução a estação de rádio móvel pode acompanhar avaliações de canal sobre as características de transmissão independente da localização e do controle de potência para outras estações de rádio móveis, cujas seqüências de treinamento são usa- das nos outros intervalos de tempo para as avaliações de canal. Além disso, a maior potência de transmissão permite que a média da relação sinal pelo ruído seja melhorada quando as seqüências de treinamento estão sendo recebidas.
Como uma alternativa para este refinamento, é possível, con- forme refinamentos adicionais da intervenção, para a potência de transmis- são de seqüências de treinamento, corresponder a potência da transmissão para os símbolos de dados, sendo que a estação de rádio móvel realiza uma correção da potência de transmissão para seqüências de treinamento nos outros intervalos de tempo, por meio de um fator de correção transmiti- do pela estação de rádio, e depois, avaliações de canal. Devido a esta exe- cução, a estação de rádio móvel pode, conforme anteriormente descrito, a- companhar avaliações de canal exatas sobre as características de transmis- são, independente da localização e da regulação de potência para a trans- missão de símbolos de dados para as outras estações de rádio móveis.
Em outra execução da presente invenção, os blocos de dados de uma ou várias ligações de comunicações são unidos para formarem um bloco múltiplo de dados em um intervalo de tempo expandido, sendo que a estação de rádio móvel realiza avaliações de canal no bloco múltiplo de da- dos ou no bloco múltiplo de dados e de pelo menos outro intervalo de tem- po, por meio das seqüências de treinamento. Com vantagem esta execução possibilita uma avaliação de canal muito exata, uma vez que as seqüências de treinamento no bloco múltiplo de dados são transmitidas pela estação de rádio com o mesmo rendimento de transmissão.
Exemplos de execução da presente invenção são explicados com detalhes com a ajuda dos desenhos anexos.
Eles mostram:
Figura 1 - um diagrama em bloco de um sistema de comunica- ções de rádio, especialmente de um sistema de rádio móvel;
Figura 2 - um diagrama em bloco de uma estação de rádio com componentes nela realizados para o caminho de recepção;
Figura 3 - uma apresentação esquematizada de uma estrutura de quadro em um processo de separação de assinantes TDMA;
Figura 4 - uma apresentação esquematizada de um intervalo de tempo com uma sequencia de treinamento;
Figura 5 - uma apresentação esquematizada de um intervalo de tempo com duas seqüências de treinamento;
Figura 6 - um diagrama em bloco de um sistema de comunica- ções de rádio para a utilização em trens de alta velocidade;
Figura 7 - uma apresentação esquematizada de um bloco múlti- plo de dados, e
Figura 8 - uma apresentação esquematizada de vários intervalos de tempo subsequentes.
O sistema de comunicações de rádio mostrado na Figura 1 cor- responde na sua estrutura a uma rede de rádio móvel conhecida GSM, que consiste de um grande número de pontos de intermediação móveis MSC que são interligados ou que estabelecem o acesso a uma rede fixa PSTN. Além disso, estes pontos de intermediação móveis MSC são ligados cada vez a pelo menos um controlador de estação rádio base BSC. Cada contro- lador de estação rádio base BSC possibilita por sua vez uma ligação com pelo menos uma estação rádio base BS. Esta estação rádio base é uma es- tação de rádio que pode estabelecer ligações de comunicações com esta- ções de rádio MS através de uma interface de rádio.
Na Figura 1 é mostrado, a título de exemplo, um enlace rádio- comunicação V para a transmissão de dados úteis de informações de sinali- zação entre uma estação de rádio móvel MS e a estação rádio base BS. A funcionalidade desta estrutura é utilizada pelo sistema de comunicações de rádio segundo a presente invenção.
A estação rádio base BS é ligada a um dispositivo de antena, que consiste, por exemplo, de três irradiadores individuais. Cada um destes radiadores individuais irradia de modo direcionado em um setor da célula de rádio coberta pela estação rádio base BS. Porém, também podem ser usa- dos, como alternativa, um número maior de radiadores individuais (segundo antenas adaptivas), de modo que pode ser usado o processo de separação de assinantes por espaço tipo SDMA (Space Division Multiple Access).
A construção servindo de exemplo de uma estação rádio base BS ou de uma estação de rádio MS é mostrada na Figura 2, sendo que a- penas são mostrados os componentes relevantes para o caminho de recep- ção. Usualmente, porém, existe uma relação de trafego bilateral, isto é, a estação rádio base BS ou a estação de rádio MS possui também uma facili- dade de transmissão.
Através de uma instalação de antenas AE são recebidos sinais de recepção rx, prejudicados pela propagação multi-percursos, interferência e temporização, e conduzidos a um dispositivo receptor EE. Dos sinais de recepção rx são gerados sinais digitais no dispositivo receptor EE, por e- xemplo, por uma transmissão para a banda de base e uma subsequente conversão análogo/digital, que são conduzidos dentro do dispositivo recep- tor EE a um avaliador de canal KS. O avaliador de canal KS é ligado a um detector DT e traz para ele dados de antena ζ deduzidos dos sinais de re- cepção digitais rx e coeficientes de canal h determinados no avaliador de canal KS. O detector DT1 que por exemplo é executado como um detector Viterbi realiza uma equalização de detecção de dados dos dados de antena ζ com a ajuda dos coeficientes de canal h e gera símbolos s, que são con- duzidos a outras instalações do dispositivo receptor EE (não-mostrada). Nestas outras instalações é realizada então uma outra descodificação e, dado o caso, outros passos de processamento. Os símbolos s representam os sinais reconstruídos do lado de transmissão.
Uma instalação de comando SE é ligada com o avaliador de ca- nal KS e avalia os valores de correlação k gerados na avaliação de canal, que é a base para a determinação dos coeficientes de canal h. Dependendo desta avaliação, a avaliação de canal é comandado de modo que os valores averiguados pelo detector DT são incluídos seletivamente na avaliação de canal por meio de uma unidade de acompanhamento.
A estrutura de quadro da interface de rádio é mostrada na Figu- ra 3. Segundo um componente TDMA é prevista uma divisão de cada faixa de freqüência em vários intervalos de tempo ts, por exemplo, 8 intervalos de tempo ts1 até ts8. Cada intervalo de tempo ts dentro do faixa de freqüência B forma um canal de freqüência. Dentro dos canais de freqüência, que são previstos para a transmissão de dados, são transmitidos as informações de várias ligações em blocos de dados. Segundo um componente FDMA (Fre- quency Division Multiple Access), várias faixas de freqüência B são conju- gadas ao sistema de comunicações de rádio.
Dentro de uma faixa de freqüência B os intervalos de tempo ts seguintes são agrupados segundo uma estrutura de quadro. Deste modo, oito intervalos de tempo ts são unidos para formarem uma quadro, sendo que um determinado intervalo de tempo ts da quadro representa um canal de freqüência para a transmissão de dados, sendo usado, de modo repeti- do, por um grupo de ligações de comunicação. Outros canais de freqüência, por exemplo, para a sincronização de freqüência ou de tempo das estações de rádio móveis MS, não são introduzidos em cada quadro, porém, em de- terminados momentos de tempo, dentro de uma multiquadro. As distâncias entre estes canais de freqüência determinam a capacidade que o sistema de comunicações de rádio põe à disposição para este fim.
Segundo a Figura 4, os blocos de dados para a transmissão de dados consistem de partes de dados dt com vários símbolos de dados d, nas quais são via de regra simetricamente inseridos segmentos com "mit- tambeln" conhecidos do sistema de rádio móvel GSM, e nas quais também são transmitidas as seqüências de treinamento tseq. Além disso, dentro do intervalo de tempo ts é previsto um tempo de proteção guard para compen- sar tempos de duração de sinal diferentes das ligações de comunicações de intervalos de tempos ts subsequentes.
Na Figura 5 é mostrado, a título de exemplo, um intervalo de tempo ts com duas seqüências de treinamento tseq inseridas nos mesmos. As seqüências de treinamento tseq, no caso, são dispostas de tal modo que a maior distância dos símbolos de dados d de uma sequencia de treinamen- to tseq é minimizada. No caso de, por exemplo, 16 símbolos de dados para cada intervalo de tempo ts, uma sequencia de treinamento tseq é disposta cada vez depois de quatro ou doze símbolos de dados, de modo que a mai- or distância de um símbolo de dados d para a próxima sequencia de treina- mento tseq é de no máximo 3 símbolos de dados d. Em virtude do fato de que em um intervalo de tempo ts são dispostas duas ou mais seqüências de treinamento tseq, a taxa de dados para a transmissão de símbolos de dados pode ser restringida. Esta restrição, porém, pode ser compensada, por e- xemplo, por uma expansão proporcional de tempo do intervalo de tempo ts ou pelo uso de seqüências de treinamento tseq de tempo mais curto.
A Figura 6 mostra uma utilização exemplar da presente invenção para trens de alta velocidade. Nesta aplicação as seqüências de treinamen- to tseq em uma determinada parte podem ser encurtadas em tempo, uma vez que o percurso de rádio entre a estação rádio base BS mais exposta ou disposta perto dos trilhos e o trem somente é prejudicado por poucos obstá- culos ou obstáculos geográficos, e portanto, o delay spread é relativamente pequeno. O mesmo se aplica para a utilização da presente invenção para a comunicação por satélite.
Levando em consideração o grande número de passageiros em um trem de alta velocidade é muito provável a ocorrência simultânea de vá- rias ligações de comunicação V1, V2, V3 de ou para várias estações móveis MS1, MS2, MS3 dentro do trem. Esta ocorrência concentrada de blocos de dados transmitidos e recebidos pode ser utilizado de modo vantajoso com o fim de que dentro do trem em uma estação rádio base móvel MBS os blocos de dados das ligações de comunicação V1, V2, V3 são unidos na sua totali- dade ou parcialmente para formarem um bloco múltiplo de dados Vm. Tal bloco múltiplo de dados é mostrado na Figura 7, a título de exemplo.
No bloco múltiplo de dados os símbolos de dados d das duas ligações de comunicação V1 e V2 de/para as estações móveis MS1 e MS2 são juntados e transmitidos em um intervalo de tempo ts expandido. O tem- po de proteção guard, normalmente previsto entre os intervalos de tempo ts, pode adicionalmente ser usado para a transmissão de símbolos de dados de uma ou das duas ligações ou para uma proteção aumentada dos dados.
Tal intervalo de tempo ts expandido pode ser inserido sem difi- culdade dentro de um quadro de tempo de um método multiplex por divisão de tempo. A estação rádio base BS receptora ou estação rádio base móvel MBS usa para as avaliações de canal as seqüências de treinamento tseq transmitidas no bloco múltiplo de dados Vm, sendo que a cada ligação de comunicação é conjugada pelo menos uma seqüência de assinante tseq. Partindo destas seqüências de treinamento no intervalo de tempo ts, a esta- ção rádio base BS ou a estação móvel MBS, como também ocorre no caso apresentado na Figura 5 com pelo menos duas seqüências de treinamento tseq dentro de um intervalo de tempo normal ts, acompanhar as avaliações de canal através das seqüências de treinamento tseq e acompanhar a equa- lização do sinal de recepção de acordo com as características de transmis- são no percurso de rádio.
A Figura 8 refere-se ao processo segundo a presente invenção e as execuções vantajosas baseadas neste. No caso, dados são transmiti- dos na interface de rádio segundo um processo convencional de separação de assinantes TDMA. Nos intervalos de tempo ts1, ts2 e ts3 é cada vez em- butida uma sequencia de treinamento tseq. Os intervalos de tempo ts1, ts2 e ts3 podem estar cada vez mais conjugados a uma ou várias ligações de co- municação. No exemplo apresentado são transmitidos blocos de dados no percurso para baixo de cada vez uma ligação de comunicação V1, V2, V3 de ou para estações móveis diferentes MS1, MS2, MS3 em cada vez um in- tervalo de tempo ts1, ts2, ts3.
Para acompanhamento de avaliações de canal, por exemplo, a estação móvel MS2 não usa somente a sequencia de treinamento tseq que é transmitida no intervalo de tempo (timeslot) ts2 atribuído a ela, mas tam- bém a sequencia de treinamento tseq já conhecida, do respectivo intervalo de tempo precedido ts1 e posterior ts3, nos quais os blocos de rádiosão transmitidos para as estações móveis MS1 e MS2. Devido a uma interpola- ção e/ou extrapolação adicional, a estação móvel MS2 pode executar um acompanhamento da equalização dos sinais de recepção de acordo com as mudanças das condições de transmissão no percurso de rádio.
Uma vez que na maioria dos casos os blocos rádio de informa- ção são transmitidos da estação base BS para as estações móveis MS1, MS2 e MS3 com uma diferente potência de transmissão em cada caso, de- vido a diferente localização das estações móveis. As estações móveis MS1, MS2, MS3 mudam toda hora sua localização, de modo que da estação rádio base BS é transmitido cada vez um fator de correção kf, por exemplo, junto com a sequencia de treinamento tseq. Quando a potência de transmissão é regulada em intervalos discretos, o fator de correção kf deve ser um fator de multiplicação definido que indica o quanto a potência de transmissão incre- menta o bloco rádio do respectivo intervalo de tempo ts da estação base BS para a estação móvel MS. A estação móvel pode, levando em consideração o fator de correção kf, averiguar o rendimento de transmissão exato das se- qüências de treinamento tseq nos outros intervalos de tempo ts conjugados a outras estações móveis MS, e incluir o resultado nas avaliações de canal, para obter um resultado mais exato.
Porém, este problema também pode ser solucionado de modo que a estação rádio base BS transmite as seqüências de treinamento tseq de modo constante com uma potência de transmissão maior do que a po- tência de transmissão média para os símbolos de dados. Deste modo, a transmissão do fator de correção é dispensável e com vantagem a relação sinal - interferência nas entradas de receptor das estações móveis MS au- menta.

Claims (7)

1. Processo para a transmissão de dados por meio de uma interface de rádio em um sistema de comunicações de rádio, com pelo menos duas estações de rádio (BS, MS, MBS) que, cada uma, transmi- tem e recebem Dados relativos aos enlaces de comunicação em forma de símbolos de dados (d), sendo que uma estação de rádio (MS) é confi- gurada como uma estação de rádio móvel, e onde a interface de rádio é organizada em intervalos de tempo (ts) conforme um processo de sepa- ração de assinantes TDMA (Time Division Multiple Access - acesso múl- tiplo por divisão de tempo), caracterizado pelo fato de que as estações de rádio (BS, MS, MBS) transmitem dentro de um intervalo de tempo (ts) dentro de blocos de dados finitos pelo menos duas das seqüências de treinamento (tseq) conhecidas da respectiva estação de rádio receptora (BS, MS, MBS), com as quais as estações de rádio receptoras (BS, MS, MBS) realizam uma avaliação de canal, sendo que por meio de um posi- cionamento das seqüências de treinamento (tseq) no intervalo de tempo (ts) a maior distância de um símbolo de dados (d) da sequencia de trei- namento (tseq) mais próxima é minimizada.
2. Processo de acordo com a reivindicação 1, caracterizado pelo fato de que as estações de rádio receptoras (BS, MS) executam uma inter- polação e/ou uma extrapolação das avaliações de canal das seqüências de treinamento (tseq) dentro do intervalo de tempo (ts).
3. Processo de acordo com a reivindicação 1 ou 2, caracterizado pelo fato de que a duração dos intervalos de tempo (ts) é variada depen- dendo do número das seqüências de treinamento (tseq).
4. Processo de acordo com qualquer uma das reivindicações 1 a 3, caracterizado pelo fato de que blocos de dados de uma ou mais ligações de comunicação são unidos para formarem um bloco de rádio múltiplo em um intervalo de tempo (ts) expandido, sendo que adicional- mente são usados tempos de proteção (guard) entre os intervalos de tempo (ts) para a transmissão de símbolos de dados (d) ou para a prote- ção de dados.
5. Arranjo para a transmissão de dados por meio de uma inter- face de rádio, que é organizada em intervalos de tempo (ts) conforme um processo de separação de assinantes TDMA (Time Division Multiple Access - acesso múltiplo por divisão de tempo), em um sistema de comunicações de rádio, com pelo menos duas estações de rádio (BS, MS, MBS) que, cada uma, transmitem e recebem Dados relativos aos enlaces de comunicação em forma de símbolos de dados (d), sendo que uma estação de rádio (MS, MBS) é configurada como uma estação de rádio móvel, que apresenta cada uma unidade de antena (AE) para a recepção de sinais de recepção (rx) e um dispositivo de recepção (EE) com pelo menos - um avaliador de canal (KS) para a determinação de coeficien- tes de canal (h) e para deduzir dados de antena (z), - um dispositivo detector (DT) para equalizar os dados de antena (z) por meio dos coeficientes de canal (h), - um dispositivo de acompanhamento (NE), que põe à disposi- ção do avaliador canais (KS) os valores averiguados pelo dispositivo detec- tor (DT), e - um dispositivo de comando (SE) para comandar tanto o avalia- dor de canal (KS) como o dispositivo de acompanhamento (NE), caracterizado pelo fato de que, as estações de rádio (BS, MS, MBS) são configuradas para, - transmitir dentro de um intervalo de tempo (ts) dentro de blocos de dados finitos pelo menos duas das seqüências de treinamento (tseq) co- nhecidas da respectiva estação de rádio receptora (BS, MS, MBS), para rea- lização de uma avaliação de canal por meio das seqüências de treinamento e - o posicionamento das seqüências de treinamento (tseq) no in- tervalo de tempo (ts) para a minimização da maior distância de um símbolo de dados (d) para a sequencia de treinamento (tseq) mais próxima.
6. Arranjo de acordo com a reivindicação 5, caracterizado pelo fato de que é configurado como um sistema de comunicações de rádio mó- vel, sendo que a estação de rádio móvel é executada como uma estação rádio base móvel (MBS).
7. Arranjo de acordo com a reivindicação 5, caracterizado pelo fato de que é configurado como um sistema de comunicações de rádio mó- vel, sendo que a estação de rádio móvel é executada como uma estação móvel (MS).
BRPI9812771-3A 1997-10-27 1998-10-19 processo e arranjo para a transmissão de dados por meio de uma interface de rádio em um sistema de comunicação por rádio. BR9812771B1 (pt)

Applications Claiming Priority (3)

Application Number Priority Date Filing Date Title
DE19747457A DE19747457C2 (de) 1997-10-27 1997-10-27 Verfahren und Anordnung zur Übertragung von Daten über eine Funkschnittstelle in einem Funk-Kommunikationssystem
DE19747457.8 1997-10-27
PCT/DE1998/003061 WO1999022483A1 (de) 1997-10-27 1998-10-19 Verfahren und anordnung zur übertragung von daten über eine funkschnittstelle in einem funk-kommunikationssystem

Publications (2)

Publication Number Publication Date
BR9812771A BR9812771A (pt) 2000-10-10
BR9812771B1 true BR9812771B1 (pt) 2012-10-16

Family

ID=7846796

Family Applications (1)

Application Number Title Priority Date Filing Date
BRPI9812771-3A BR9812771B1 (pt) 1997-10-27 1998-10-19 processo e arranjo para a transmissão de dados por meio de uma interface de rádio em um sistema de comunicação por rádio.

Country Status (8)

Country Link
US (1) US6865175B1 (pt)
EP (1) EP1027783B1 (pt)
JP (1) JP3889926B2 (pt)
CN (1) CN1126321C (pt)
AU (1) AU1555199A (pt)
BR (1) BR9812771B1 (pt)
DE (2) DE19747457C2 (pt)
WO (1) WO1999022483A1 (pt)

Families Citing this family (19)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
DE19935480A1 (de) * 1999-07-28 2001-02-22 Infineon Technologies Ag Verfahren zur Schätzung der Kanalimpulsantworten eines Mobilfunkkanals
DE10025286B4 (de) * 1999-10-12 2004-12-23 Siemens Ag Verfahren zur Signalisierung in einem Funk-Kommunikationssystem und Basisstation in einem Funkkommunikationssystem
DE10006520A1 (de) 2000-02-15 2001-09-06 Infineon Technologies Ag Verfahren zur Schätzung von Kanalparametern von Funkkanälen eines W-CDMA-Mobilfunksystems
DE10009401C2 (de) * 2000-02-28 2003-07-24 Siemens Ag Verfahren, Mobilfunksystem und Station zur Ermittlung einer Vorhaltezeit für eine Verbindung zwischen zwei Stationen
JP5085833B2 (ja) 2000-10-13 2012-11-28 アイピーコム ゲゼルシャフト ミット ベシュレンクテル ハフツング ウント コンパニー コマンディートゲゼルシャフト データ伝送方法
DE10103927A1 (de) 2001-01-30 2002-08-14 Infineon Technologies Ag Datenübertragungssystem
US7606192B2 (en) * 2002-09-30 2009-10-20 Intel Corporation Transmitting signals on a channel used for traffic and access in a communications system
US7729316B2 (en) 2002-09-30 2010-06-01 Intel Corporation Receiving signals on a channel used for traffic and access in a communications system
US7492743B2 (en) * 2002-09-30 2009-02-17 Intel Corporation Assigning training sequences based on spatial channels in a wireless communications system
US7447236B2 (en) * 2002-11-14 2008-11-04 Siemens Aktiengesellschaft Method and apparatus for determining an arrival time associated with a synchronization burst
US8064528B2 (en) 2003-05-21 2011-11-22 Regents Of The University Of Minnesota Estimating frequency-offsets and multi-antenna channels in MIMO OFDM systems
US7590188B2 (en) * 2003-05-21 2009-09-15 Regents Of The University Of Minnesota Channel estimation for block transmissions over time- and frequency-selective wireless fading channels
DE10328340B4 (de) * 2003-06-24 2005-05-04 Infineon Technologies Ag Verfahren und Vorrichtung zur Berechnung von Pfadgewichten in einem Rake-Empfänger
CN1917487B (zh) * 2005-08-19 2012-04-25 上海原动力通信科技有限公司 一种用于分时隙系统的训练序列的分配方法
WO2008010284A1 (fr) 2006-07-20 2008-01-24 Fujitsu Limited Démodulateur mimo et procédé
US9173197B2 (en) * 2008-09-12 2015-10-27 Qualcomm Incorporated Method and apparatus for signaling to a mobile device which set of training sequence codes to use for a communication link
US8781037B2 (en) * 2012-06-27 2014-07-15 Intel Mobile Communications GmbH Method and a processing unit for processing a data signal
CN105227500B (zh) * 2014-06-12 2019-10-18 中兴通讯股份有限公司 一种相位偏差的补偿方法及装置
FR3059183B1 (fr) * 2016-11-24 2019-02-01 Continental Automotive France Demodulation optimisee des signaux rds en radio numerique

Family Cites Families (21)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
DE3926277A1 (de) * 1989-08-09 1991-02-14 Philips Patentverwaltung Empfaenger fuer zeitvariant verzerrte datensignale
DE4001592A1 (de) * 1989-10-25 1991-05-02 Philips Patentverwaltung Empfaenger fuer digitales uebertragungssystem
JP2569957B2 (ja) * 1990-12-05 1997-01-08 ティアック株式会社 ヘッドキャリッジ駆動装置
US5263026A (en) * 1991-06-27 1993-11-16 Hughes Aircraft Company Maximum likelihood sequence estimation based equalization within a mobile digital cellular receiver
JP2748743B2 (ja) * 1991-10-01 1998-05-13 日本電気株式会社 データ受信方式
DE4136147A1 (de) * 1991-11-02 1993-05-06 Robert Bosch Gmbh, 7000 Stuttgart, De Synchronisationsverfahren fuer ein mobilfunktelefon
US5263053A (en) * 1992-03-24 1993-11-16 Novatel Communications Ltd. Fractionally spaced maximum likelihood sequence estimation receiver
FR2700086B1 (fr) * 1992-12-30 1995-04-28 Alcatel Radiotelephone Procédé de transmission d'informations à débit élevé par allocation multiple de blocs, procédé de réception associé et dispositif de réception pour sa mise en Óoeuvre.
FR2706100B1 (fr) * 1993-03-03 1995-07-21 Alcatel Mobile Comm France Procédé pour égaliser un bloc de données en réception dans un système de communications à accès multiple à répartition dans le temps et récepteur mettant en Óoeuvre ce procédé.
FI108975B (fi) * 1993-03-09 2002-04-30 Nokia Corp Opetusjakso digitaalisessa solukkopuhelinjärjestelmässä
FR2708162B1 (fr) * 1993-07-20 1995-09-01 Alcatel Mobile Comm France Procédé pour déterminer la longueur optimale d'un bloc de données dans un système de communication à accès multiple à répartition dans le temps (AMRT).
CN1082292C (zh) * 1994-02-16 2002-04-03 东芝株式会社 采样相位同步装置及所用的双向最大似然序列估计方式
US5621737A (en) * 1994-07-18 1997-04-15 Motorola, Inc. Communication system with link margin control and method
FI102797B (fi) * 1994-10-07 1999-02-15 Nokia Mobile Phones Ltd Signaalin ilmaisumenetelmä TDMA-matkaviestinjärjestelmän vastaanottime ssa sekä menetelmän toteuttava vastaanotin
SE503648C2 (sv) * 1995-06-12 1996-07-22 Ericsson Telefon Ab L M Anordning och förfarande för mottagning och demodulering av olika signaltyper i en basstation
FI101256B1 (fi) * 1995-10-03 1998-05-15 Nokia Mobile Phones Ltd Menetelmä vastaanotetun signaalin ajoituksen mittaamiseksi tiedonsiirtojärjestelmässä ja menetelmän toteuttava matkaviestin
US5805638A (en) * 1995-12-04 1998-09-08 Lucent Technologies Inc. Systems and methods of digital wireless communication using equalization
US6002719A (en) * 1995-12-22 1999-12-14 Sony Corporation Two way messaging system with non-real time voice compression and decompression
DE19724027C2 (de) * 1997-06-06 1999-09-30 Siemens Ag Verfahren und Anordnung zum Empfang von Daten
ES2170510T3 (es) * 1997-06-09 2002-08-01 Siemens Ag Procedimiento y dispositivo de recepcion para la transmision de datos.
DE19747367C2 (de) * 1997-10-27 2003-06-26 Siemens Ag Verfahren und Anordnung zur Übertragung von Daten über eine Funkschnittstelle in einem Funk-Kommunikationssystem

Also Published As

Publication number Publication date
WO1999022483A1 (de) 1999-05-06
EP1027783A1 (de) 2000-08-16
CN1283346A (zh) 2001-02-07
DE19747457C2 (de) 2000-04-06
DE19747457A1 (de) 1999-04-29
US6865175B1 (en) 2005-03-08
CN1126321C (zh) 2003-10-29
AU1555199A (en) 1999-05-17
EP1027783B1 (de) 2003-02-05
BR9812771A (pt) 2000-10-10
JP2001522166A (ja) 2001-11-13
DE59807137D1 (de) 2003-03-13
JP3889926B2 (ja) 2007-03-07

Similar Documents

Publication Publication Date Title
BR9812771B1 (pt) processo e arranjo para a transmissão de dados por meio de uma interface de rádio em um sistema de comunicação por rádio.
US10743321B2 (en) Default beam for uplink transmission after beam failure recovery
KR20220082867A (ko) 전송 방법, 장치, 제1 통신 노드, 제2 통신 노드, 및 매체
CN110166085B (zh) 一种下行数据传输方法及设备
US7319888B2 (en) Method of mobile communication system with smart antenna
US20170033854A1 (en) Method and apparatus for tracking uplink beam in beamforming-based cellular system
US20030114193A1 (en) System and method for improving performance of an adaptive antenna array in a vehicular environment
US20040248519A1 (en) Data transmission method, system and network element
US20070135172A1 (en) Point to multipoint device for communication with a plurality of telecommunications units
PT2249521E (pt) Método e aparelho para adaptação rápida de débito em circuito fechado numa transmissão de dados em pacotes com velocidade elevada
US7330700B2 (en) Radio apparatus and method for determining the communication timing of a channel quality indicator (CQI) based on CQI update and CQI repetition count information
US5754538A (en) System for transmitting learning information via a time-varying transmission channel and corresponding transmission and receiving equipment
JP2014532320A (ja) 無線通信システムにおける同期及びシステム情報獲得のための装置及びその方法
PT1192749E (pt) Método e equipamento para determinar uma velocidade de transmissão de dados de ligação ascendente num sistema de comunicação sem fios
JP2000515347A (ja) 周波数変換型中継器を使用する時分割セルラーシステムのセル拡張
KR20110127233A (ko) 시분할 듀플렉스 시스템에 대한 범위 확장 방법
JP4454849B2 (ja) 無線通信システムにて無線インターフェースを介してデータを伝送する方法及び装置
KR100614777B1 (ko) 패킷 교환망과 씨디엠에이 매크로다이버시티망 간을인터페이싱하는 기지국에서 패킷데이터 손실 조정
CN111385812B (zh) 一种波束管理方法及装置
WO2001018991A1 (en) Link selection in a communication system
KR101181577B1 (ko) 중앙 제어식 mac 기반의 무선통신 시스템에서 릴레이 디바이스를 이용한 데이터 송수신 장치 및 방법
WO2009041881A2 (en) Transmission of reference signal between uplink and downlink timeslots
ES2385974T3 (es) Procedimiento para la estimación de canal y sistema de comunicaciones por radio correspondiente
JP3981475B2 (ja) 通信端末装置、基地局通信装置及び無線通信システム
EP1355433A1 (en) Radio station and radio network controller

Legal Events

Date Code Title Description
B08F Application dismissed because of non-payment of annual fees [chapter 8.6 patent gazette]
B08H Application fees: decision cancelled [chapter 8.8 patent gazette]

Free format text: REFERENTE AO DESPACHO PUBLICADO NA RPI 1769 DE 20041130 POR TER SIDO APRESENTADA PAPELETA DE ESCLARECIMENTO.

B06A Patent application procedure suspended [chapter 6.1 patent gazette]
B09A Decision: intention to grant [chapter 9.1 patent gazette]
B16A Patent or certificate of addition of invention granted [chapter 16.1 patent gazette]

Free format text: PRAZO DE VALIDADE: 10 (DEZ) ANOS CONTADOS A PARTIR DE 16/10/2012, OBSERVADAS AS CONDICOES LEGAIS.

B21A Patent or certificate of addition expired [chapter 21.1 patent gazette]

Free format text: PATENTE EXTINTA EM 16/10/2022