BR8300690Y1 - Disposição construtiva introduzida em caixa de derivação - Google Patents

Disposição construtiva introduzida em caixa de derivação Download PDF

Info

Publication number
BR8300690Y1
BR8300690Y1 BR8300690U BR8300690U BR8300690Y1 BR 8300690 Y1 BR8300690 Y1 BR 8300690Y1 BR 8300690 U BR8300690 U BR 8300690U BR 8300690 U BR8300690 U BR 8300690U BR 8300690 Y1 BR8300690 Y1 BR 8300690Y1
Authority
BR
Brazil
Prior art keywords
main body
box
socket
coupling parts
openings
Prior art date
Application number
BR8300690U
Other languages
English (en)
Other versions
BR8300690U (pt
Inventor
Gabriel Gananian
Original Assignee
Steck Ind Eletrica Ltda
Priority date (The priority date is an assumption and is not a legal conclusion. Google has not performed a legal analysis and makes no representation as to the accuracy of the date listed.)
Filing date
Publication date
Application filed by Steck Ind Eletrica Ltda filed Critical Steck Ind Eletrica Ltda
Priority to BR8300690U priority Critical patent/BR8300690Y1/pt
Publication of BR8300690U publication Critical patent/BR8300690U/pt
Publication of BR8300690Y1 publication Critical patent/BR8300690Y1/pt

Links

Landscapes

  • Connection Or Junction Boxes (AREA)

Description

"DISPOSIçãO CONSTRUTIVA INTRO- DUZIDA EM CAIXA DE DERIVAçãO" O presente relatório se refere a uma patente de Modelo de Utilidade que trata de uma disposição construtiva introduzida em caixa de derivação, do tipo que é empregada como componente em instalações elétricas no ramo da construção civil.
Como é do conhecimento geral, as caixas de derivação são componentes empregados em instalações elétricas servindo como local para a montagem de tomadas elétricas, interruptores, etc, além de servirem como ponto de partida e ou chegada para eletrodutos integrantes de ramais de uma instalação elétrica típica.
Em linhas gerais, as caixas de derivação compreendem um corpo principal com formato essencial- mente paralelepipédico, o qual é devidamente fechado por uma tampa fixada por parafusos sendo que tal tampa pode apresentar diversos padrões de abertura compatíveis com a montagem de to- madas elétricas, interruptores, etc.
As caixas de derivação convencio- nais apresentam ainda, nas suas paredes laterais, superior e inferior, pontos para a conexão dos eletrodutos através dos quais as diversas linhas de fornecimento de energia chegam até a caixa.
Mais recentemente, surgiu no mer- cado um tipo diferenciado de caixa de derivação, tipo esse que apesenta como ponto inovador o fato de prever janelas de mon- tagem destinadas a receber peças de acoplamento que atuam como componentes que recebem a montagem dos eletrodutos.
Tal conceito construtivo prevê ainda que as citadas janelas de montagem sejam padronizadas, sendo padronizados também os meios de encaixe com os quais as peças de acoplamento estabelecem a ligação com a estrutura da caixa.
Esse mesmo conceito construtivo prevê também que as peças de acoplamento, embora sejam padro- nizadas quanto aos meios de encaixe para com a estrutura da caixa, apresentem terminais de conexão com diversas medidas de diâmetro, permitindo assim que a caixa possa ser configurada para receber, em última análise, eletrodutos com diversas bi- tolas.
Apesar de representar uma relati- va inovação com respeito ao estado da técnica atual, as caixas de derivação do tipo acima descrito apresentam alguns inconve- nientes, um dos quais reside no fato de que as peças de aço- plamento são montadas nas suas respectivas janelas a partir de um sentido de movimento frontal com cada uma das paredes da referida caixa.
Esse fato acaba por dificultar efetivamente o acoplamento do eletroduto à caixa, principalmente no caso de eletrodutos do tipo rígido.
Outro inconveniente das caixas de derivação convencionais reside no fato de que sua tampa é nor- malmente montada através de emprego de parafusos, fato esse que exige o emprego de ferramentas tanto para a sua montagem como também para a sua desmontagem com relação ao corpo da caixa de derivação propriamente dito.
Em face do contexto acima descri- to, caracteriza-se como um dos objetivos da presente patente de Modelo de Utilidade prover uma disposição construtiva in- troduzida em caixa de derivação, sendo que tal disposição construtiva prevê que tanto o corpo principal da caixa, como também suas peças de acoplamento apresentem uma configuração que simplifique e facilite o efetivo acoplamento dos eletrodu- tos, mesmo que esses eletrodutos sejam do tipo rígido.
Caracteriza-se também como sendo um outro objetivo desta patente de Modelo de Utilidade prover uma disposição construtiva introduzida em caixas de derivação, onde a caixa de derivação propriamente dita apresenta um sis- tema de montagem que elimina a necessidade de utilização de parafusos para garantir a fixação da tampa de fechamento com relação ao corpo principal da caixa propriamente dita.
Finalmente, caracteriza-se como sendo um dos objetivos desta patente de Modelo de Utilidade prover uma disposição construtiva introduzida em caixa de de- rivação, sendo que tal disposição construtiva permite a obten- ção de uma caixa de derivação com um desenho mais simplificado e eficiente.
Em face dos inconvenientes veri- ficados no estado da técnica e com vistas aos objetivos pro- postos foi desenvolvida a caixa de derivação objeto desta Pa- tente de Modelo de Utilidade, a qual será pormenorizadamente descrita com referência aos desenhos abaixo relacionados, nos quais: A figura 1 ilustra uma vista em perspectiva da caixa de derivação em questão, estando a mesma totalmente montada; A figura 2 ilustra uma vista da referida caixa de derivação, onde a mesma é retratada de uma forma explodida, permitindo assim a visualização dos seus diversos componentes tomados em separado; A figura 3 ilustra uma vista em corte longitudinal tomado segundo a linha de corte A-A da figura 1; e A figura 4 ilustra uma vista que demonstra esquematicamente o momento da montagem e união de um eletroduto junto ao corpo da caixa de derivação ora tratada.
De conformidade com o quanto ilustram as figuras acima relacionadas, a caixa de derivação objeto desta patente de Modelo de Utilidade compreende um cor- po principal 1 que é fechado por uma tampa 2, contando ainda com uma pluralidade de peças de acoplamento 3, que podem ser montadas nas paredes do corpo principal 1, sendo a presente inovação caracterizada, entretanto, e em um dos seus aspec- tos, pelo fato de que o referido corpo principal 1 , conta com aberturas de encaixe 4 produzidas em suas diversas paredes 5, sendo que cada abertura de encaixe 4 parte da borda extrema 6 do corpo principal 1 da caixa e se estende até as proximidades da parede de fundo 7, tal como pode ser melhor entendido atra- vés da observação da figura 2.
Todas as aberturas de encaixe 4 apresentam um perfil de contorno padronizado, o qual é desti- nado a permitir a montagem, por deslizamento, das respectivas peças de acoplamento 3, as quais apresentam trechos de parede 8 com perfil compatível com a configuração das aberturas de encaixe 4. 0 trecho de parede 8 de cada peça de acoplamento 3 conta com uma ranhura de encaixe 9 que apre- senta um dimensionamento tal que permite a montagem de forma justa com relação ao contorno de qualquer das aberturas de en- caixe 4 . A configuração introduzida espe- cificamente nas peças de acoplamento 3 difere totalmente do estado da técnica pois permite que, em conjunto com a provisão das aberturas de encaixe 4, a montagem do eletroduto E seja feita mediante um movimento tal como o retratado na figura 4, onde esse movimento é indicado pela seta A. 0 referido movimento de encaixe permite que o extremo do eletroduto E, após ser devidamente introduzido no terminal 10 da respectiva peça de acoplamento 3, seja unido ao corpo principal 1 da caixa ora proposta atra- vés do encaixe natural entre a ranhura de encaixe 9 da citada peça de acoplamento 3 e a correspondente abertura de encaixe 4 prevista nas paredes 5 do corpo principal 1. O sentido de flexão a ser imposto ao eletroduto E, antes da sua união à caixa de derivação ora tratada, tal como também indicado pela seta A da figura 4, é substancialmente mais favorável que o sentido de flexão que normalmente deve ser imposto a esse componente para viabilizar a montagem do mesmo nas caixas de derivação pertencentes ao estado da técnica. A patente de Modelo de Utilidade ora tratada inova também no fato de que a tampa 2, ao contra- rio do verificado nas caixas de derivação convencionais, não é montada junto ao corpo principal 1 da caixa propriamente dita através de emprego de parafusos. A tampa 2 é fixada, no presente caso, através de meios de retenção 11 configurados como garras resilientes 12 incorporadas integralmente na estrutura da tam- pa 2.
As garras 12 partem da face pos- terior 13 da tampa 2 e são produzidas de modo a apresentarem alinhamento com ressaltos de retenção 14 incorporados na face interna 15 das paredes menores 5 do corpo principal 1.
Os ressaltos de retenção 14 são incorporados ainda na face interna 16 da borda extrema 17 de pelo menos dois dos trechos de parede 8 de duas das peças de acoplamento 3, tal como pode ser observado na figura 2.
Os ressaltos de retenção 14 da face interna 15 das paredes menores 5 assumem um perfeito ali- nhamento com os ressaltos de retenção 14 das peças de acopla- mento 3 quando da montagem das referidas peças de acoplamento 3 nas correspondentes aberturas de encaixe 4.
Assim sendo, as garras de reten- ção 12 da tampa 2 estabelecem, no momento da montagem da refe- rida tampa 2 contra o corpo principal 1 da caixa em questão, uma relação de travamento simultâneo com os dois tipos de res- saltos de retenção 14, condição essa que é esquematicamente ilustrada na figura 3.
Em função dessa construtividade, a tampa 2 pode ser montada e desmontada sem a necessidade de chaves de fenda ou ferramentas similares.
Ainda com respeito às peças de acoplamento 3, pode ser notado que a borda extrema 17 de cada um dos trechos de parede 8 de pelo menos duas das citadas pe- ças 3 conta ainda com um vão 18 que serve como local para aço- modação do respectivo extremo de uma das abas de encaixe TI de uma estrutura T2, que pode ser, tal como o retratado nas figu- ras 1, 2, 3 e 4, de uma tomada T.
No caso da tomada T, e tal como pode ser especialmente notado através da figura 3, são em- pregados parafuso 19 somente para unir o corpo da tomada à face interna da tampa 2, sendo que esta última conta com ori- fícios 20 alinhados com os orifícios receptores incorporados nas abas de encaixe TI da citada tomada T. O vão 18 provido nas peças de acoplamento 3 permite ainda que um objeto laminar qualquer possa ser utilizado para prover a desmontagem da tampa 2, per- mitindo assim o acesso ao interior da caixa de derivação ora tratada, sem a necessidade de emprego de ferramentas específi- cas .
Tal como deve ter ficado eviden- ciado, a inovação ora tratada apresenta uma série de aspectos positivos quando comparada ao estado da técnica atual.
REIVINDICAçãO

Claims (2)

1.
"DISPOSIçãO CONSTRUTIVA INTRO- DUZIDA EM CAIXA DE DERIVAçãO", do tipo que compreende um corpo principal (1) que é fechado por uma tampa (2), contando ainda com uma pluralidade de peças de acoplamento (3), que podem ser montadas nas paredes (5) do corpo principal (1), sendo a pré- sente inovação caracterizada, por o referido corpo principal (1), contar com aberturas de encaixe (4) produzidas em suas diversas paredes (5), sendo que cada abertura de encaixe (4) parte da borda extrema (6) do corpo principal (1) da caixa e se estende até as proximidades da parede de fundo (7); todas as aberturas de encaixe (4) apresentam um perfil de contorno padronizado, o qual é destinado a permitir a montagem, por deslizamento, das respectivas peças de acoplamento (3), as quais apresentam trechos de parede (8) com perfil compatível com a configuração das aberturas de encaixe (4); o trecho de parede (8) de cada peça de acoplamento (3) conta com uma ranhura de encaixe (9) que apresenta um dimensionamento tal que permite a montagem de forma justa com relação ao contorno de qualquer das aberturas de encaixe (4); cada peça de acoplamento (3) incorpora um ter-minal (10) que recebe o encaixe do extremo de um eletroduto (E).
BR8300690U 2003-05-08 2003-05-08 Disposição construtiva introduzida em caixa de derivação BR8300690Y1 (pt)

Priority Applications (1)

Application Number Priority Date Filing Date Title
BR8300690U BR8300690Y1 (pt) 2003-05-08 2003-05-08 Disposição construtiva introduzida em caixa de derivação

Applications Claiming Priority (1)

Application Number Priority Date Filing Date Title
BR8300690U BR8300690Y1 (pt) 2003-05-08 2003-05-08 Disposição construtiva introduzida em caixa de derivação

Publications (2)

Publication Number Publication Date
BR8300690U BR8300690U (pt) 2003-12-23
BR8300690Y1 true BR8300690Y1 (pt) 2014-09-30

Family

ID=31193559

Family Applications (1)

Application Number Title Priority Date Filing Date
BR8300690U BR8300690Y1 (pt) 2003-05-08 2003-05-08 Disposição construtiva introduzida em caixa de derivação

Country Status (1)

Country Link
BR (1) BR8300690Y1 (pt)

Also Published As

Publication number Publication date
BR8300690U (pt) 2003-12-23

Similar Documents

Publication Publication Date Title
ES2846799T3 (es) Conector rectangular producido a partir de un sistema de unidades normalizadas y utilización del mismo
KR101148123B1 (ko) 베이스 플레이트 및 고정부재로 구성된 조립체 유닛을구비한 버스 바 시스템
BRPI0501098B1 (pt) Fixing device for electrical connectors and their application
US3070689A (en) Lighting fixture
IT201800003702A1 (it) Connettore elettrico
US6410851B1 (en) Mounting system for electrical wiring boxes
ITGE20000033U1 (it) Cassetta di derivazione e/o portafrutti per impianti elettrici.
US20030174498A1 (en) Fluorescent light tube adaptor
ITTO940190A1 (it) Apparecchio elettrico, in particolare blocco di giunzione, con terminali di connessione con vite a serraggio rapido
ES2718224T3 (es) Caja eléctrica estanca para encastrar en una pared
ES2307853T3 (es) Conectores de una instalacion.
BR8300690Y1 (pt) Disposição construtiva introduzida em caixa de derivação
BR222013026479Y1 (pt) disposição construtiva introduzida em caixa de derivação
KR200398726Y1 (ko) 조명등 프레임 장착구조
BR222013026480Y1 (pt) Disposiqao construtiva introduzida em caixa de derivaqao
RU2422961C2 (ru) Герметичное соединительное приспособление с гибкой диафрагмой между электромонтажным коробом и приборной коробкой
JP3118854U (ja) ダクトレール用の電気プラグ
ES2205995B1 (es) Conjunto para mecanismos electricos.
KR19980067484A (ko) 형광 램프
KR200362020Y1 (ko) 매립형 형광등의 스크류 커버 구조
JP2010160902A (ja) コンセントボックス
ES2660017T3 (es) Accesorio de acoplamiento para bandejas portadoras de conductores eléctricos
KR200261304Y1 (ko) 형광램프
PL4011S2 (pl) Listwa przypodlogowa
KR200282574Y1 (ko) 형광등기구의 소켓커버 조립구조

Legal Events

Date Code Title Description
B25D Requested change of name of applicant approved
B25A Requested transfer of rights approved

Free format text: STECK INDUSTRIA ELETRICA LTDA (BR/SP)

B07A Application suspended after technical examination (opinion) [chapter 7.1 patent gazette]
B09A Decision: intention to grant [chapter 9.1 patent gazette]
B16A Patent or certificate of addition of invention granted [chapter 16.1 patent gazette]

Free format text: PRAZO DE VALIDADE: 7 (SETE) ANOS CONTADOS A PARTIR DE 30/09/2014, OBSERVADAS AS CONDICOES LEGAIS.

B25G Requested change of headquarter approved
B21A Patent or certificate of addition expired [chapter 21.1 patent gazette]

Free format text: PATENTE EXTINTA EM 30.09.2021