BR8201796Y1 - disposição construtiva introduzida em alavanca de mecanismo de segurança de fechadura de porta traseira de veículos automotores - Google Patents

disposição construtiva introduzida em alavanca de mecanismo de segurança de fechadura de porta traseira de veículos automotores Download PDF

Info

Publication number
BR8201796Y1
BR8201796Y1 BRMU8201796U BR8201796U BR8201796Y1 BR 8201796 Y1 BR8201796 Y1 BR 8201796Y1 BR MU8201796 U BRMU8201796 U BR MU8201796U BR 8201796 U BR8201796 U BR 8201796U BR 8201796 Y1 BR8201796 Y1 BR 8201796Y1
Authority
BR
Brazil
Prior art keywords
lever
rear door
lock
projection
safety mechanism
Prior art date
Application number
BRMU8201796U
Other languages
English (en)
Other versions
BR8201796U (pt
Inventor
Marco Aurélio Takematsu
Original Assignee
Cam Brazil Fabricação De Sist S Automotivos Ltda
Shin Do Brasil Sist S Automotivos Ltda U
Valeo Sistemas Automotivos
Priority date (The priority date is an assumption and is not a legal conclusion. Google has not performed a legal analysis and makes no representation as to the accuracy of the date listed.)
Filing date
Publication date
Application filed by Cam Brazil Fabricação De Sist S Automotivos Ltda, Shin Do Brasil Sist S Automotivos Ltda U, Valeo Sistemas Automotivos filed Critical Cam Brazil Fabricação De Sist S Automotivos Ltda
Priority to BRMU8201796U priority Critical patent/BR8201796Y1/pt
Priority to EP03102309A priority patent/EP1387028A3/en
Publication of BR8201796U publication Critical patent/BR8201796U/pt
Publication of BR8201796Y1 publication Critical patent/BR8201796Y1/pt

Links

Classifications

    • EFIXED CONSTRUCTIONS
    • E05LOCKS; KEYS; WINDOW OR DOOR FITTINGS; SAFES
    • E05BLOCKS; ACCESSORIES THEREFOR; HANDCUFFS
    • E05B77/00Vehicle locks characterised by special functions or purposes
    • E05B77/22Functions related to actuation of locks from the passenger compartment of the vehicle
    • E05B77/24Functions related to actuation of locks from the passenger compartment of the vehicle preventing use of an inner door handle, sill button, lock knob or the like
    • E05B77/26Functions related to actuation of locks from the passenger compartment of the vehicle preventing use of an inner door handle, sill button, lock knob or the like specially adapted for child safety
    • E05B77/265Functions related to actuation of locks from the passenger compartment of the vehicle preventing use of an inner door handle, sill button, lock knob or the like specially adapted for child safety hand actuated, e.g. by a lever at the edge of the door

Landscapes

  • Health & Medical Sciences (AREA)
  • Child & Adolescent Psychology (AREA)
  • Lock And Its Accessories (AREA)

Abstract

"disposição construtiva introduzida em alavanca de mecanismo de segurança de fechadura de porta traseira de veículos automotores". segundo o reivindicado em 1, caracterizada pelo fato de que a peça monobloco (2) incorpora ainda uma projeção (12) que é configurada para apresentar um extremo (13) que serve de local, a partir do qual, a alavanca (1) é manuseada pelo operador, sendo que o extremo (13) apresenta um desenho ergonômico.

Description

"DISPOSIÇÃO CONSTRUTIVA INTRODUZIDA EM ALAVANCA DE MECANISMO DE SEGURANÇA DE FECHADURA DE PORTA TRASEIRA DE VEÍCULOS AUTOMOTORES".
Refere-se o presente relatório a uma patente de Modelo de Utilidade que trata de uma disposição construtiva introduzida em alavanca que integra o mecanismo de segurança da fechadura utilizada na porta traseira de um veículo automotor, sendo que a referida alavanca diferencia-se dos componentes congêneres pertencentes ao estado da técnica pelo fato de apresentar uma construtividade mais eficiente, bem como exigir uma forma de montagem mais simplificada.
Como é do conhecimento geral, os veículos automotores com quatro portas, príncipalmente os que são destinados ao eventual transporte de crianças, contam com um dispositivo de segurança, que integrado aos respectivos mecanismos das fechaduras das duas portas traseiras, impede que as mesmas sejam abertas a partir do interior do veiculo, a partir do acionamento das maçanetas internas, impossibilitando, assim, que acidentalmente as referidas portas possam ser abertas acidentalmente.
Este tipo de mecanismo de segurança é normalmente operado por uma alavanca que fica posicionada na face do painel interno do perímetro traseiro de cada uma das portas, podendo ser facilmente operada entre duas posições básicas que determinam que as respectivas fechaduras das portas traseiras possam ou não ser abertas a partir do interior do veículo. A alavanca convencional é uma peça metálica estampada que é fixada de forma pivotante, por um pino metálico rebitado, contra uma placa estrutural integrante do mecanismo da fechadura, sendo prevista ainda uma mola bi-estável que ligada entre a alavanca e a citada placa permite determinar exatamente os dois estágios de posicionamento que a alavanca pode assumir.
As alavancas de trava convencionais apresentam ainda uma cobertura plástica que é inserida no ponto que efetivamente terá que ser manuseado pelo usuário, tendo por finalidade permitir um manuseio mais confortável, bem como melhorar a estética do referido componente.
Pela sua construtividade convencional, as alavancas de trava pertencentes ao estado da técnica, apresentam alguns inconvenientes, entre os quais está o ruído produzido, o qual é decorrência da ressonância gerada pela amplitude de vibrações que o veículo como um todo está exposto ao longo do seu uso normal.
Somando-se ao efeito causado pela ressonância, está ainda a questão do contato metal contra metal, ou seja, do metal da alavanca de trava contra o metal da estrutural na qual a mesma é pivotada, aspecto negativo este que é agravado quando a montagem entre os mencionados componentes é feita de tal forma que sejam geradas folgas entre os mesmos.
Outro inconveniente verificado na construtividade convencionai está relacionado à excessiva complexidade que caracteriza o processo de montagem da alavanca de trava pertencente ao estado da técnica, visto que para a execução de tal processo de montagem são obrigatoriamente utilizados equipamentos tais como rebitadeiras do tipo radial ou orbital, especificamente para a fixação do pino metálico à placa estrutural. A complexidade do processo de montagem convencional traz ainda inconvenientes relacionados ao tempo demandado para a montagem dos componentes, bem como o relativo elevado número de componentes que devem ser montados, ou seja, a própria alavanca, o pino metálico e a mola bi-estável. 0 número de componentes envolvidos no sistema convencional mostra-se problemáticos ainda quando se considera o fator do nível de massas concentrados no centro de gravidade da geometria, especificamente na alavanca de trava, gerando assim um momento inercial não adequado ao sistema, devido à movimentação espontânea do componente, fator este agravado quando são utilizados materiais de maior peso especifico.
Como parte relevante do estado da técnica, os documentos EP0775793, US6364379 e EP1111173 descrevem técnicas similares às da presente invenção, não invalidando, no entanto, os aspectos de novidade e atividade inventiva, proporcionados pela presente invenção, face aos documentos aqui citados.
Em face do acima exposto caracteriza-se como um dos objetivos desta patente de modelo de utilidade prover uma nova construtividade para o tipo de alavanca de trava em questão, a qual é preferencialmente fabricada em plástico injetado.
Outro objetivo desta patente de modelo de utilidade reside em prover uma alavanca de trava que apresente um sistema de fixação por clipagem, dispensando assim o ernprego de pino metálico para montagem. É ainda um outro objetivo desta patente de modelo de utilidade prover urna nova construt ividade para uma alavanca de trava, que seja diferente das convencionais pertencentes ao estado da técnica, pelo fato de incorporar, em sua estrutura, um sistema de mola bi-estável integrada que faz uso da flexibilidade do material empregado na sua fabricação.
Finalmente, caracteriza-se como um dos objetivos desta patente de modelo de utilidade, prover uma alavanca de trava que incorpore uma projeção para manipulação que substitua a cobertura normalmente utilizada nos componentes convencionais.
Em face dos inconvenientes verificados no estado da técnica e com vistas aos objetivos propostos foi desenvolvida a construtividade objeto desta patente de modelo de utilidade, a qual propõe uma alavanca de trava que pode ser observada a partir dos desenhos abaixo relacionados, nos quais: A figura 1 ilustra uma vista esquemática de um mecanismo de fechadura onde a alavanca de trava ora tratada é montada, sendo que a referida alavanca encontra-se na sua posição de não operação; A figura 2 ilustra uma vista de um mecanismo de fechadura similar à apresentada na figura 1, onde a alavanca de trava ora tratada é mostrada na sua posição de operação;
As figuras 3 e 4 ilustram vistas em perspectiva isolada da alavanca ora tratada; A figura 5 ilustra uma vista frontal da alavanca proposta, tal como o indicado pela seta A da figura 3; A figura 6 ilustra uma vista da alavanca em questão, tal como o indicado pela seta B da figura 4; e A figura 7 ilustra uma vista em corte da alavanca em questão, tal como o indicado pela linha de corte A-A da figura 6.
De conformidade com o quanto ilustram as figuras acima relacionadas, a alavanca de trava objeto desta patente de modero de utilidade, que é indicada pela referência numérica 1, compreende uma estrutura básica formada por uma peça monobloco 7, preferencialmente fabricada em plástico injetado. A alavanca de trava 1 ora tratada pode apresentar contornos ou configurações físicas que podem variar em - função das particularidades construtivas do mecanismo de fechadura ao qual seja destinada, motivo pelo qual a configuração da mesma que é retratada nas figuras que ilustram esta patente de modelo de utilidade deve ser considerada de uma forma não limitativa.
Independente da configuração física que a alavanca de trava 1 possa vir a apresentar existe uma construtividade básica que é o ponto fundamental da presente patente, construtividade esta que prevê que a citada alavanca de trava 1, no que tange à sua peça monobloco 2, conte com uma projeção de clipagem 3, a qual é incorporada em uma das suas faces 4, dita projeção de clipagem 3 apresenta um núcleo 5 que estabelece uma condição de montagem rotativa com relação ao orifício de montagem previsto na placa específica 6 do mecanismo da fechadura. A projeção de clipagem 3 incorpora ainda abas de retenção resilientes 7 que promovem a fixação da alavanca de trava 1 ao seu orifício de montagem na placa especifica 6. A projeção de clipagem, 3 pela sua construtividade, permite que a alavanca de trava 1 seja montada na placa especifica 6 sem que seja necessária a utilização de qualquer ferramenta para tal operação. A peça monobloco 2 apresenta ainda pelo menos um braço angular 8 dotado com um orificio 9 que é mecanicamente conectado ao (s) dispositivo(s) do mecanismo da fechadura que deve(m) ser acionado(s). A peça monobloco 2 apresenta ainda uma projeção em forma de haste resiliente 10, que conta com um terminal 10' que entra em contato com uma janela de referência 11 provida na placa específica 6. A haste resiliente 10 atua como uma mola bi-estável que integra a peça monobloco 2, sendo, portanto fabricada em conjunto com a mesma. A peça monobloco 2 incorpora ainda uma projeção 12 que é configurada para apresentar um extremo 13 que serve de local, a partir do qual, a alavanca 1 é manuseada pelo operador. 0 extremo 13 acima citado apresenta por esse motivo, um desenho ergonômico que toma o manuseio da alavanca 1 uma tarefa mais confortável. A ccnstrutividade geral da alavanca 1 elimina todos os inconvenientes verificados no estado da técnica, ou seja, a) não necessita de ferramentas para sua montagem na placa específica 6; b) dispensa o uso de pino metálico para tal montagem; c) dispensa o uso de mola bí-estável como componente em separado; d) elimina os inconvenientes referentes ao contato de metal contra metal; e) apresenta peso específico reduzido; e f) incorpora um ponto de manuseio ergonomicamente projetado, sem necessidade de emprego de peças em separado.
REIVINDICAÇÕES

Claims (3)

1. DISPOSIÇÃO CONSTRUTIVA INTRODUZIDA EM ALAVANCA DE MECANISMO DE SEGURANÇA DE FECHADURA DE PORTA TRASEIRA DE VEÍCULOS AUTOMOTORES, sendo que a alavanca de trava (1) ora tratada compreende uma estrutura básica tormada por uma peça monobloco (2), preferencialmente fabricada em plástico injetado; a alavanca de trava (1) apresenta uma construtividade básica que prevê, no que tange à sua peça monobloco (2), que a estrutura da mesma conte com uma projeção de clipagem (3), a qual é incorporada em uma das suas faces (4), dita projeção de clipagem (3) apresenta um núcleo (5) que estabelece uma condição de montagem rotativa com relação ao orifício de montagem previsto na placa específica (6) do mecanismo da fechadura, CARACTERIZADA pelo fato de que a projeção de clipagem (3) incorpora ainda abas de retenção resilientes (7) que promovem a fixação da alavanca de trava (1) ao seu orifício de montagem na placa especifica (6); a peça monobloco (2) apresenta pelo menos um braço angular (8) dotado com um orifício (9) que é mecanicamente conectado ao(s) dispositivo(s) do mecanismo da fechadura que deve(m) ser acionado(s).
2. DISPOSIÇÃO CONSTRUTIVA INTRODUZIDA EM ALAVANCA DE MECANISMO DE SEGURANÇA DE FECHADURA DE PORTA TRASEIRA DE VEÍCULOS AUTOMOTORES, de acordo com a reivindicação 1, sendo a alavanca de trava proposta é caracterizada pelo fato de que a peça monobloco (2) apresenta ainda uma projeção em forma de haste resiliente (9), que conta com um terminal (10) que entra em contato com uma janela de referência (11) provida na placa específica (6); a haste resiliente (9) atua como uma mola bi-estável que integra a peça monobloco (2).
3. DISPOSIÇÃO CONSTRUTIVA INTRODUZIDA EM ALAVANCA DE MECANISMO DE SEGURANÇA DE FECHADURA DE PORTA TRASEIRA DE VEÍCULOS AUTOMOTORES, de acordo com a reivindicação 1, caracterizada pelo fato de que a peça monobloco (2) incorpora ainda uma projeção (12) que é configurada para apresentar um extremo (13) que serve de local, a partir do qual, a alavanca (1) é manuseada pelo operador, sendo que o extremo (13) apresenta um desenho ergonômico.
BRMU8201796U 2002-07-31 2002-07-31 disposição construtiva introduzida em alavanca de mecanismo de segurança de fechadura de porta traseira de veículos automotores BR8201796Y1 (pt)

Priority Applications (2)

Application Number Priority Date Filing Date Title
BRMU8201796U BR8201796Y1 (pt) 2002-07-31 2002-07-31 disposição construtiva introduzida em alavanca de mecanismo de segurança de fechadura de porta traseira de veículos automotores
EP03102309A EP1387028A3 (en) 2002-07-31 2003-07-28 Lever arrangement for the safety mechanism of the rear door lock of automobile vehicles

Applications Claiming Priority (1)

Application Number Priority Date Filing Date Title
BRMU8201796U BR8201796Y1 (pt) 2002-07-31 2002-07-31 disposição construtiva introduzida em alavanca de mecanismo de segurança de fechadura de porta traseira de veículos automotores

Publications (2)

Publication Number Publication Date
BR8201796U BR8201796U (pt) 2004-10-05
BR8201796Y1 true BR8201796Y1 (pt) 2016-07-26

Family

ID=39048930

Family Applications (1)

Application Number Title Priority Date Filing Date
BRMU8201796U BR8201796Y1 (pt) 2002-07-31 2002-07-31 disposição construtiva introduzida em alavanca de mecanismo de segurança de fechadura de porta traseira de veículos automotores

Country Status (2)

Country Link
EP (1) EP1387028A3 (pt)
BR (1) BR8201796Y1 (pt)

Families Citing this family (2)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
JP4342502B2 (ja) * 2004-11-17 2009-10-14 アイシン精機株式会社 ドアロックチャイルドプロテクタ装置
DE102014114347A1 (de) 2014-10-02 2016-04-07 Kiekert Ag Kraftfahrzeugtürverschluss

Family Cites Families (5)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
US2924474A (en) * 1957-11-21 1960-02-09 Soundscriber Corp Safety cover latch for dictating machine
FR2711714B1 (fr) * 1993-10-25 1996-01-05 Peugeot Dispositif de condamnation de la serrure d'une porte de véhicule automobile.
JP3098943B2 (ja) 1995-10-09 2000-10-16 三井金属鉱業株式会社 車両用チャイルドロック装置
US6168215B1 (en) * 1997-12-24 2001-01-02 Kabushiki Kaisha Honda Lock Door lock device for vehicle
JP3586159B2 (ja) * 1999-12-22 2004-11-10 アイシン精機株式会社 車両用ドア開閉装置

Also Published As

Publication number Publication date
EP1387028A2 (en) 2004-02-04
EP1387028A3 (en) 2008-03-19
BR8201796U (pt) 2004-10-05

Similar Documents

Publication Publication Date Title
US4186952A (en) Turn button latch
US5484178A (en) Side pull latch mechanism
US7431357B2 (en) Exterior door handle with minimum surface intrusion
JPH0270877A (ja) 掛金機構及びその構成部品及び構成部品の製造方法
US2733089A (en) grevengoed
JPH07247753A (ja) 車両閉鎖部材ラッチ
US20140265373A1 (en) Wobble free exterior handle design
US6929292B1 (en) Lever lock system
US4995652A (en) Door latch
US6976717B2 (en) Vehicle door handle assembly
US3281176A (en) Door lock
US2497624A (en) Flush handle door latch
EP3575521A1 (en) Vehicle door latch device
BR8201796Y1 (pt) disposição construtiva introduzida em alavanca de mecanismo de segurança de fechadura de porta traseira de veículos automotores
US2860905A (en) Door lock striker and bumper
US6454325B1 (en) Closure hand lever that can be used in confined environments
JP7082839B1 (ja) ラッチ一体化ドア
US3452564A (en) Garage door locks
KR101941662B1 (ko) 도어록용 각축 조립체
JPH102140A (ja) スライド扉のロック装置
US2692788A (en) Vehicle door lock
JPS6212757Y2 (pt)
KR970002195Y1 (ko) 자동차 도어잠금용 걸림구
JPH10102873A (ja) ロック装置
JPS6349477Y2 (pt)

Legal Events

Date Code Title Description
B06G Technical and formal requirements: other requirements [chapter 6.7 patent gazette]

Free format text: BASEADO NO ART. 216 1 DA LPI, APRESENTE COPIA AUTENTICADA DA PROCURACAO PARA QUE ESTA SEJA ACEITA.

B07A Application suspended after technical examination (opinion) [chapter 7.1 patent gazette]
B06A Patent application procedure suspended [chapter 6.1 patent gazette]
B25C Requirement related to requested transfer of rights

Owner name: VALEO SISTEMAS AUTOMOTIVOS LTDA (BR/SP)

Free format text: A FIM DE ATENDER A TRANSFERENCIA REQUERIDA ATRAVES DA PETICAO NO 20130064498, DE 23/07/2013, E NECESSARIO REAPRESENTAR O DOCUMENTO DE CESSAO COM AS FIRMAS RECONHECIDAS DOS REPRESENTANTES DA CEDENTE E DA CESSIONARIA, ALEM DE PROCURACAO EM NOME DA CESSIONARIA.

B25C Requirement related to requested transfer of rights

Owner name: VALEO SISTEMAS AUTOMOTIVOS LTDA (BR/SP)

Free format text: TENDO EM VISTA QUE A PETICAO NO 20140028476, DE 11/09/2014, NAO CUMPRE TODAS AS EXIGENCIAS PUBLICADAS NA RPI NO 2271, DE 15/07/2014, E NECESSARIO APRESENTAR PROCURACAO OUTORGADA PELO CESSIONARIO A FIM DE QUE SEJA DEFERIDA A TRANSFERENCIA REQUERIDA ATRAVES DA PETICAO NO 20130064498, DE 23/07/2013.

B25C Requirement related to requested transfer of rights

Owner name: VALEO SISTEMAS AUTOMOTIVOS LTDA (BR/SP)

Free format text: TENDO EM VISTA QUE A PETICAO NO 870150006601, DE 10/12/2015, APRESENTA NOVIDADE, QUAL SEJA, UMA ALTERACAO DA DENOMINACAO SOCIAL, E NECESSARIO RECOLHER A GUIA DE ALTERACAO DE NOME, BEM COMO A GUIA RELATIVA A ESTA EXIGENCIA PARA QUE SEJA ATENDIDO O SOLICITADO NESTA PETICAO E NA PETICAO NO 20130064498, DE 23/07/2013.

B25A Requested transfer of rights approved

Owner name: CAM BRAZIL FABRICACAO DE SISTEMAS AUTOMOTIVOS LTDA

B25D Requested change of name of applicant approved

Owner name: U-SHIN DO BRASIL SISTEMAS AUTOMOTIVOS LTDA (BR/SP)

B09A Decision: intention to grant [chapter 9.1 patent gazette]
B15K Others concerning applications: alteration of classification

Free format text: A CLASSIFICACAO ANTERIOR ERA: E05B 65/12

Ipc: E05B 77/26 (2014.01)

B16A Patent or certificate of addition of invention granted [chapter 16.1 patent gazette]

Free format text: PRAZO DE VALIDADE: 7 (SETE) ANOS CONTADOS A PARTIR DE 26/07/2016, OBSERVADAS AS CONDICOES LEGAIS.

B21F Lapse acc. art. 78, item iv - on non-payment of the annual fees in time

Free format text: REFERENTE A 16A ANUIDADE.

B24J Lapse because of non-payment of annual fees (definitively: art 78 iv lpi, resolution 113/2013 art. 12)

Free format text: EM VIRTUDE DA EXTINCAO PUBLICADA NA RPI 2473 DE 29-05-2018 E CONSIDERANDO AUSENCIA DE MANIFESTACAO DENTRO DOS PRAZOS LEGAIS, INFORMO QUE CABE SER MANTIDA A EXTINCAO DA PATENTE E SEUS CERTIFICADOS, CONFORME O DISPOSTO NO ARTIGO 12, DA RESOLUCAO 113/2013.