BR202021006429U2 - Disposição construtiva aplicada a suporte extensivo para travamento e empilhamento de cargas e similares - Google Patents

Disposição construtiva aplicada a suporte extensivo para travamento e empilhamento de cargas e similares Download PDF

Info

Publication number
BR202021006429U2
BR202021006429U2 BR202021006429-9U BR202021006429U BR202021006429U2 BR 202021006429 U2 BR202021006429 U2 BR 202021006429U2 BR 202021006429 U BR202021006429 U BR 202021006429U BR 202021006429 U2 BR202021006429 U2 BR 202021006429U2
Authority
BR
Brazil
Prior art keywords
support
load
extender
holes
extensive support
Prior art date
Application number
BR202021006429-9U
Other languages
English (en)
Inventor
Geraldo Magela De Oliveira
Original Assignee
Gera Inovação Em Plásticos E Metais Eireli
Priority date (The priority date is an assumption and is not a legal conclusion. Google has not performed a legal analysis and makes no representation as to the accuracy of the date listed.)
Filing date
Publication date
Application filed by Gera Inovação Em Plásticos E Metais Eireli filed Critical Gera Inovação Em Plásticos E Metais Eireli
Priority to BR202021006429-9U priority Critical patent/BR202021006429U2/pt
Publication of BR202021006429U2 publication Critical patent/BR202021006429U2/pt

Links

Images

Classifications

    • BPERFORMING OPERATIONS; TRANSPORTING
    • B65CONVEYING; PACKING; STORING; HANDLING THIN OR FILAMENTARY MATERIAL
    • B65DCONTAINERS FOR STORAGE OR TRANSPORT OF ARTICLES OR MATERIALS, e.g. BAGS, BARRELS, BOTTLES, BOXES, CANS, CARTONS, CRATES, DRUMS, JARS, TANKS, HOPPERS, FORWARDING CONTAINERS; ACCESSORIES, CLOSURES, OR FITTINGS THEREFOR; PACKAGING ELEMENTS; PACKAGES
    • B65D19/00Pallets or like platforms, with or without side walls, for supporting loads to be lifted or lowered

Landscapes

  • Pallets (AREA)

Abstract

O pedido de patente de modelo de utilidade diz respeito a um suporte extensivo podendo ser aplicados em diversos seguimentos de carga e logística, ajudando a organização e empilhamento, solucionando problemas de estabilidade de carga e empilhamento, bem como permitindo o uso de um extensor para aplicação em cargas de maior tamanho, cujo suporte extensivo é composto de um elemento alinhador (1) fabricado em polímeros em formato de “T”, o qual possui furos (2) passantes dispostos em suas faces, nos quais é afixado um elemento de reforço (3), reduzindo espaço físico de armazenamento. O referido elemento de reforço (3) é compreendido assim por uma placa ou painel que é afixado por parafusos, rebites ou qualquer outro meio de fixação nos citados furos (2) do elemento alinhador (1). Este elemento de reforço (3) corrobora com a estabilidade da carga suportada dando sustentação e firmeza. O sistema possui ainda um extensor (8) que pode ser afixado como uma continuidade do elemento alinhador (1) e cumpre o propósito de aumentar a capacidade de carga do sistema e o tamanho do produto que pode ser suportado.

Description

DISPOSIÇÃO CONSTRUTIVA APLICADA A SUPORTE EXTENSIVO PARA TRAVAMENTO E EMPILHAMENTO DE CARGAS E SIMILARES Campo da invenção
[001] O presente pedido de patente de modelo de utilidade diz respeito a uma “DISPOSIÇÃO CONSTRUTIVA APLICADA A SUPORTE EXTENSIVO PARA TRAVAMENTO E EMPILHAMENTO DE CARGAS E SIMILARES” que pode ser usada na indústria para paletização de placas, caixas, pisos e revestimentos entre outros produtos, facilitando o transporte, armazenagem e movimentação de cargas, cujo suporte garante a estabilidade dos produtos, impedindo a movimentação relativa entre os referidos produtos e o palete, principalmente durante o transporte destes em máquinas empilhadeiras, além de possibilitar mais segurança durante o içamento e movimentação. O campo de aplicação desse suporte compreende qualquer setor industrial que faça uso do transporte, movimentação e armazenamento de cargas empilhadas como, por exemplo, empresas de transportes e logísticas.
Fundamentos da invenção
[002] Atualmente a solução mais difundida nas indústrias para transporte, movimentação e armazenamento de cargas diz respeito à utilização de paletes, que são basicamente estrados de madeira, metal ou plástico produzidos especificamente para essa finalidade e que, pela sua configuração construtiva, se adequam perfeitamente a esse tipo de aplicação.
[003] No entanto, os referidos paletes apresentam como problema técnico a falta de características referentes às limitações laterais, para garantir a estabilidade da carga, comprometendo a segurança da referida carga e também de pessoas, uma vez que a falta de estabilidade gera risco de escorregamento e queda da carga durante o seu transporte, movimentação, içamento e armazenamento, o que pode ainda ocasionar prejuízos com tempo e perda de produtos, bem como graves acidentes de trabalho.
[004] Visando solucionar tal problema a indústria de transportes, armazenamento e movimentação de carga, vem trabalhando ao longo do tempo no desenvolvimento de soluções que adotam como característica principal o bloqueio da movimentação lateral da carga quando empilhada em paletes com a finalidade principal de tentar impedir o desmonte desse empilhamento.
[005] Os documentos de patentes descritos abaixo apresentam ensinamentos sobre algumas dessas soluções atualmente em uso na indústria e que compreendem, portanto, o estado da técnica referente aos dispositivos de fixação para transporte em paletes.
[006] O documento de patente BR 20 2016 027416-3 diz respeito a um conjunto de dispositivos para travamento de pilhas de caixas, o qual compreende dois componentes a serem usados em conjunto, sendo que um deles é constituído por uma base em formato triangular que possui uma estrutura em formato de um “T” invertido em uma de suas faces e o outro é constituído por uma placa retangular sobre a qual é alocada uma peça no formato de um “V” invertido. O primeiro componente é disposto nas laterais dos paletes e a estrutura em “T”, que acompanha a base triangular, é inserida entre os vãos de um conjunto de caixas fazendo com que a estrutura de base triangular funcione como uma barreira lateral para a carga que será transportada, impedindo dessa forma sua queda. Por sua vez, o segundo componente é alocado no centro do conjunto de caixas, tendo o peso das caixas apoiado sobre ele. Ainda, como pode ser observado na descrição detalhada do referido documento e nos desenhos anexos, a base triangular do dispositivo em questão é maciça, não apresentando quaisquer vãos, reduções de material ou funções complementares que não sejam exclusivamente para a retenção de carga.
[007] O documento patente BR 20 2012 030188-7 U2 diz respeito a uma “Capa Reutilizável para Amarração e Proteção de Cargas Paletizadas”, a qual pode ser fabricada em diversos materiais e faz uso de, no mínimo, uma cinta de regulagem, na qual de um lado fica a fivela e do outro um ponto de fixação da cinta. Com a capa sobre a carga, puxa-se a cinta até que a amarração seja ajustada e a carga fique presa e firme no lugar desejado.
[008] O documento patente BR 20 2016 012005-0 U2 diz respeito a uma estrutura que conforma uma gaiola, desmontável e transportável, para retenção e proteção de cargas. A estrutura compreende módulos estáticos e pivotantes que envolvem perimetralmente a estrutura do palete, travando os quatro lados da carga e impedindo seu desmonte.
[009] Ainda, o documento patente MU 8401035-5 diz respeito a uma estrutura de base composta por longarinas e travessas unidas por solda com reforços tubulares às bases de apoio do palete no piso, que possui um número mínimo de quatro dispositivos para uso e é utilizado para armazenamento de chapas e similares, além de permitir o içamento do palete.
[010] Já, o documento patente BR 11 2019 005512-6 A2 diz respeito a outro tipo de dispositivo que compreende uma base e um elemento de descanso que se eleva perpendicularmente a partir da base. O referido dispositivo é então adaptado ao palete e funciona como um suporte para posicionamento vertical de objetos em formato de placa.
[011] Nota-se então, a partir dos documentos de patentes apresentados, que os dispositivos conhecidos do estado da técnica que tem a finalidade de suporte para fazer a retenção de carga têm difícil instalação, peso elevado, sendo limitado seu uso a determinado volume de carga e alguns deles ainda dependem de mais peças além das que efetivamente farão o suporte da carga e/ou não são adaptáveis aos paletes já em uso na indústria, o que forçaria uma renovação ou adaptação do estoque de paletes antes de sua utilização. Tudo isso acaba gerando inconvenientes a um setor que busca agilidade e adaptabilidade para economia de tempo e recursos.
[012] É válido destacar ainda que a expressão “objetos em formato de placa” mencionada neste relatório descritivo de patente refere-se a chapas de aço ou quaisquer outros objetos que sejam similares às respectivas chapas de aço considerando a proporção de suas dimensões externas e formato, ou seja, que apresentam pequena espessura em relação à sua largura e altura e um formato que possibilite o transporte do referido objeto de maneira que o mesmo fique inclinado.
[013] Por fim, cabe informar que o próprio inventor do pedido de patente em questão, na tentativa de solucionar o problema com a falta de estabilidade mencionados e comprovados pelos documentos e patentes acima, requereu por meio do pedido de patente BR 20 2019 022266 8, um suporte robusto, eficaz e seguro, com finalidade de sanar o referido problema. No entanto, em meio a questão da falta de estabilidade, surgiu a necessidade de desenvolver um tipo de suporte que seja facilmente adaptável a cargas de maior tamanho, proporcionando mais firmeza, e que ainda mantenha a estabilidade da carga. Neste sentido, foi criado o produto objeto do pedido de patente em questão que será melhor compreendido no decorrer do presente relatório descritivo.
[014] Diante de todo o exposto, o problema técnico apresentado pelo estado da arte consiste na falta de estabilidade dos suportes das caixas de revestimentos e demais produtos em cima dos paletes de madeira, bem como na limitação de adaptabilidade do suporte em cargas de maior tamanho ou volume, para uso juntamente com o armazenamento na fábrica e o transporte até seu destino final fazendo que as caixas tombem causando avarias no produto.
[015] A solução técnica trazida pelo pedido de patente em questão consiste em apresentar um suporte extensivo que funciona como organizador travante que deixa as caixas de produtos retas e regulares para remontar (palete em cima de palete), assim dando estabilidade no armazenamento para transporte da fábrica até seu destino final, bem como revelar um extensor para o suporte a fim de garantir o seu uso em cargas de maiores tamanhos ou volumes.
Breve descrição dos desenhos
[016] Para o melhor entendimento do pedido de patente ora pleiteado, seguem anexas figuras ilustrativas para apresentação das partes constituintes do suporte extensivo ora pleiteado:
A Figura 1 ilustra o suporte extensivo em vista perspectiva superior, sendo possível visualizar o elemento alinhador, seus furos, sua base, sua superfície vertical, extremidade superior e o encaixe.
A Figura 2 ilustra o extensor em vista perspectiva frontal sendo possível visualizar os seus furos e o encaixe em sua extremidade superior.
A Figura 3 ilustra o suporte extensivo em vista perspectiva superior, sendo possível visualizar o elemento alinhador, seus furos, sua base, sua superfície vertical, extremidade superior e o encaixe, bem como é possível visualizar o elemento de reforço atrás do elemento alinhador e duas vistas aproximadas do referido elemento alinhador enfocando detalhes destes.
A Figura 4 ilustra o suporte extensivo em vista perspectiva superior, sendo possível visualizar o elemento alinhador conectado ao extensor, seus furos, sua base, sua superfície vertical, além da extremidade superior e encaixe do extensor, bem como é possível visualizar exemplos de placas que podem ser suportadas pelo sistema demonstrando a forma como seriam apoiadas neste.
A Figura 5 ilustra o suporte extensivo disposto em par com outro suporte igual em vista perspectiva superior, sendo possível visualizar os elementos de reforço, a extremidade das bases, a extremidade superior de um dos elementos alinhadores, bem como exemplos de placas que podem ser suportadas pelo sistema demonstrando a forma como seriam apoiadas neste.
A Figura 6 ilustra o suporte extensivo disposto em par com outro suporte igual em vista perspectiva superior, sendo possível visualizar os elementos alinhadores conectados aos extensores, seus furos, suas bases, suas superfícies verticais, além da extremidade superior e encaixe dos extensores, bem como é possível visualizar exemplos de placas que podem ser suportadas pelo sistema demonstrando a forma como seriam apoiadas neste em apenas um dos lados.
A Figura 7 ilustra o suporte extensivo disposto em par com outro suporte igual em vista perspectiva superior, sendo possível visualizar os elementos alinhadores conectados aos extensores, seus furos, suas bases, suas superfícies verticais, além da extremidade superior e encaixe dos extensores, bem como é possível visualizar exemplos de placas que podem ser suportadas pelo sistema demonstrando a forma como seriam apoiadas neste em ambos os lados.
Descrição da invenção
[017] O denominado suporte extensivo é composto de um elemento alinhador (1), que é fabricado em material polimérico e possui formato geral de “T”, sendo composto ainda por furos (2) passantes dispostos em suas faces, por intermédio dos quais pode ser afixado um elemento de reforço (3). O referido suporte extensivo pode ainda ser aplicado em diversos seguimentos da indústria de carga e logística, ajudando na organização e empilhamento (palete sobre palete) de carga, reduzindo assim espaço físico de armazenamento.
[018] O suporte extensivo apresenta uma base (4) na qual são apoiados os produtos suportados, os quais também tangenciarão toda a área da superfície vertical (5) do referido suporte extensivo, sendo que a citada superfície vertical (5) possui ainda área de seção transversal com formato de “T” e que, por sua vez, é rodeada por furos (2) passantes para recepcionar os meios de fixação, tipo parafusos, rebites, entre outros.
[019] Na extremidade superior (6) da referida superfície vertical (5) do suporte extensivo é apresentado um encaixe (7) preferencialmente retangular para receber uma peça que serve de alongamento do sistema base, chamada de extensor (8), que aumenta assim a capacidade de carga do citado sistema, bem como o tamanho do produto que pode ser suportado por este.
[020] Ainda, o referido elemento de reforço (3), é compreendido por uma placa ou painel, preferencialmente plano e de madeira, que é afixado por parafusos, rebites ou qualquer outro meio de fixação nos furos (2) do elemento alinhador (1) do suporte. Este elemento de reforço (3) corrobora com a estabilidade da carga dando sustentação e firmeza.
[021] O extensor (8) é uma continuidade do elemento alinhador (1) e possui o mesmo formato de área de seção transversal em “T”, sendo também, da mesma forma, rodeado de furos (2) passantes que são dispostos em sua face, por meio dos quais é afixado no elemento de reforço (3). A carga que será transportada ficará assim disposta tangenciando a superfície do extensor (8). Na extremidade inferior (9) do extensor é apresentado ainda um encaixe (7) para que este seja conectado ao elemento alinhador (1) e, em sua extremidade superior, é disposto um segundo encaixe (7) para acoplar um segundo extensor (8) igual a este de forma que o sistema possa ser estendido com quantos extensores (8) forem necessários para atingir a dimensão da carga que será suportada.
[022] É importante destacar que o elemento alinhador (1) pode ser fabricado em vários tamanhos de acordo com o volume ou tamanho da carga/produto a ser suportada pelo sistema.
[023] Por fim, destaca-se que a principal vantagem está em revelar um suporte que seja extensivo, o qual é aplicado para suportar diversos formatos de caixas e placas, otimizando o processo de produção, com uma quantidade extremamente baixa de material usado em sua fabricação quando comparado com outros métodos conhecidos do estado da técnica e funcionando como organizador travante que deixa as caixas de produtos retas e regulares para a montagem (palete em cima de palete), dando assim muita estabilidade no armazenamento para transporte da fábrica até seu destino final.
Exemplos de concretizações da invenção
[024] Nesta seção é descrito agora um exemplo de concretização do invento ao qual este documento de patente se refere em sua modalidade preferida, destacando-se algumas dimensões, formas e cálculos baseados em um dos muitos campos em que o invento pode ser aplicado. No entanto, essa é apenas a maneira mais indicada para compor este dispositivo e representa um exemplo de concretização de forma que, de maneira nenhuma, a mesma deve ser interpretada como limitativa da invenção, sendo que o escopo do invento abrange também as dimensões e formas mais gerais, conforme já citado em outras seções deste documento.
[025] Assim sendo, em sua modalidade preferida, o sistema aqui descrito é fabricado em material polimérico e possui elemento de reforço (3) em madeira fixado junto a ele, sendo que o sistema pode, contudo, ser feito em qualquer material, bem como seu elemento de reforço (3) também pode ser fabricado em qualquer material, ou ainda, o sistema pode ser fabricado sem este reforço estrutural. A fixação do sistema no elemento de reforço (3) é feita preferencialmente com o uso de parufusos ou rebites mas pode, contudo, ser feita utilizando qualquer outro método de fixação, tais como colas, adesivos, entre outros.

Claims (1)

  1. DISPOSIÇÃO CONSTRUTIVA APLICADA A SUPORTE EXTENSIVO PARA TRAVAMENTO E EMPILHAMENTO DE CARGAS E SIMILARES, fabricado em material polimérico e possuindo um formato de “T”, sendo caracterizado por compreender um elemento alinhador (1), dotado de faces com furos (2) passantes nos quais é fixado um elemento de reforço (3), ainda o elemento alinhador (1) compreendendo uma base (4) e possuindo em sua extremidade superior (6) um encaixe (7) para um extensor (8) de tamanho que também possui formato em “T” e é da mesma maneira rodeado de furos (2) passantes dispostos em suas faces, sendo também fixado no elemento de reforço (3) e possuindo em sua extremidade inferior (9) um alongamento para encaixe (7) no referido elemento alinhador (1) e, em sua extremidade superior (6), um encaixe (7) para possibilitar o acoplamento de um segundo extensor (8) similar a este.
BR202021006429-9U 2021-04-02 2021-04-02 Disposição construtiva aplicada a suporte extensivo para travamento e empilhamento de cargas e similares BR202021006429U2 (pt)

Priority Applications (1)

Application Number Priority Date Filing Date Title
BR202021006429-9U BR202021006429U2 (pt) 2021-04-02 2021-04-02 Disposição construtiva aplicada a suporte extensivo para travamento e empilhamento de cargas e similares

Applications Claiming Priority (1)

Application Number Priority Date Filing Date Title
BR202021006429-9U BR202021006429U2 (pt) 2021-04-02 2021-04-02 Disposição construtiva aplicada a suporte extensivo para travamento e empilhamento de cargas e similares

Publications (1)

Publication Number Publication Date
BR202021006429U2 true BR202021006429U2 (pt) 2022-10-04

Family

ID=83509112

Family Applications (1)

Application Number Title Priority Date Filing Date
BR202021006429-9U BR202021006429U2 (pt) 2021-04-02 2021-04-02 Disposição construtiva aplicada a suporte extensivo para travamento e empilhamento de cargas e similares

Country Status (1)

Country Link
BR (1) BR202021006429U2 (pt)

Similar Documents

Publication Publication Date Title
US8505469B2 (en) All in one multifunction pallet
WO2018089005A1 (en) Stackable storage rack
EP2307279B1 (en) Collapsible container and method of transporting collapsed containers
BR112013002964B1 (pt) sistema de armazenagem e transporte para pás de turbina eólica
RU2648569C2 (ru) Разборная самосборная конструкция
BR202021006429U2 (pt) Disposição construtiva aplicada a suporte extensivo para travamento e empilhamento de cargas e similares
US4323016A (en) Warehouse pallet
TWI586904B (zh) 接合構件
US11267611B2 (en) Pallet for carrying a load
WO2022009183A1 (en) Modular goods-carrying system
BR202019022266U2 (pt) Disposição construtiva aplicada em suporte para travamento e empilhamento de carga
JPS60148451A (ja) パレツト
CN220350277U (zh) 一种用于运输异形板材的保护托架
CN214650470U (zh) 用于纸张生产的收集装置
KR200494750Y1 (ko) 필름 롤 적재물  미끄럼 이탈방지 판
CA2918556A1 (en) Loading pallet for transporting long object
KR102161919B1 (ko) 조립식 철재 파렛트
JP3245359U (ja) パレット吊具
BR202019010443U2 (pt) Aperfeiçoamento introduzido em dispositivos para travamento de pilhas de caixas sobre paletes
KR20170134926A (ko) 삽입형 파레트
CN213057924U (zh) 一种包装装置
US3249071A (en) Pallet support
US20170121100A1 (en) Adjustable suspended roll packaging system
CN219298796U (zh) 堆料架及墙体施工结构
CN214190568U (zh) 卡合式栈板

Legal Events

Date Code Title Description
B25D Requested change of name of applicant approved

Owner name: GERA INOVACAO EM PLASTICOS E METAIS EIRELI (BR/SP)

B03A Publication of a patent application or of a certificate of addition of invention [chapter 3.1 patent gazette]
B25D Requested change of name of applicant approved

Owner name: GERA INOVACAO EM PLASTICOS E METAIS LTDA (BR/SP)

B25G Requested change of headquarter approved

Owner name: GERA INOVACAO EM PLASTICOS E METAIS LTDA (BR/SP)

B25A Requested transfer of rights approved

Owner name: GERALDO MAGELA DE OLIVEIRA (BR/SP)