BR202020015398U2 - Disposição introduzida em embalagem multicompartimentada para alimentos em conserva - Google Patents

Disposição introduzida em embalagem multicompartimentada para alimentos em conserva Download PDF

Info

Publication number
BR202020015398U2
BR202020015398U2 BR202020015398-1U BR202020015398U BR202020015398U2 BR 202020015398 U2 BR202020015398 U2 BR 202020015398U2 BR 202020015398 U BR202020015398 U BR 202020015398U BR 202020015398 U2 BR202020015398 U2 BR 202020015398U2
Authority
BR
Brazil
Prior art keywords
compartments
posterior
packaging
recessed
compartment
Prior art date
Application number
BR202020015398-1U
Other languages
English (en)
Inventor
Rodrigo Weiss Da Silva
Nathalya Kosinski Lima
Original Assignee
Nr Mais Sabor Comercio Atacadista E Varejista De Produtos Alimenticios
Priority date (The priority date is an assumption and is not a legal conclusion. Google has not performed a legal analysis and makes no representation as to the accuracy of the date listed.)
Filing date
Publication date
Application filed by Nr Mais Sabor Comercio Atacadista E Varejista De Produtos Alimenticios filed Critical Nr Mais Sabor Comercio Atacadista E Varejista De Produtos Alimenticios
Priority to BR202020015398-1U priority Critical patent/BR202020015398U2/pt
Publication of BR202020015398U2 publication Critical patent/BR202020015398U2/pt

Links

Images

Classifications

    • BPERFORMING OPERATIONS; TRANSPORTING
    • B65CONVEYING; PACKING; STORING; HANDLING THIN OR FILAMENTARY MATERIAL
    • B65DCONTAINERS FOR STORAGE OR TRANSPORT OF ARTICLES OR MATERIALS, e.g. BAGS, BARRELS, BOTTLES, BOXES, CANS, CARTONS, CRATES, DRUMS, JARS, TANKS, HOPPERS, FORWARDING CONTAINERS; ACCESSORIES, CLOSURES, OR FITTINGS THEREFOR; PACKAGING ELEMENTS; PACKAGES
    • B65D1/00Containers having bodies formed in one piece, e.g. by casting metallic material, by moulding plastics, by blowing vitreous material, by throwing ceramic material, by moulding pulped fibrous material, by deep-drawing operations performed on sheet material
    • B65D1/34Trays or like shallow containers
    • B65D1/36Trays or like shallow containers with moulded compartments or partitions

Landscapes

  • Engineering & Computer Science (AREA)
  • Ceramic Engineering (AREA)
  • Mechanical Engineering (AREA)
  • Packages (AREA)

Abstract

disposição introduzida em embalagem multicompartimentada para alimentos em conserva. o presente pedido de patente idealiza uma embalagem multicompartimentada para alimentos em conserva, pertencente ao campo dos recipientes para armazenamento ou transporte de artigos ou materiais e fechamentos ou guarnições para os mesmos; o objeto do presente pedido de patente compreende uma estrutura rígida constituída em corpo único dotado de três compartimentos frontais (2) de formatos trapezoidais irregulares posicionados lado a lado, seguidos em suas porções posteriores por dois compartimentos posteriores (3) rebaixados de formatos trapezoidais irregulares assimétricos posicionados lado a lado; ressalta-se que todos os compartimentos rebaixados são separados por intervalos regulares, e o rebordo da face superior é constituído por uma aba planificada (4); sendo que cada compartimento frontal (2) possui três canaletas (5) inclinadas na sua face anterior, as quais são conformadas por rebaixos lineares de perfis côncavos que cortam transversalmente as arestas anteriores superiores (6) interligando a porção frontal da superfície da aba (4) com a porção interna dos respectivos compartimentos rebaixados frontais (2).

Description

DISPOSIÇÃO INTRODUZIDA EM EMBALAGEM MULTICOMPARTIMENTADA PARA ALIMENTOS EM CONSERVA Campo da aplicação
[001] A presente patente de modelo de utilidade tem por objeto um prático e inovador modelo de embalagem multicompartimentada para alimentos em conserva, pertencente ao campo dos recipientes para armazenamento ou transporte de artigos ou materiais e fechamentos ou guarnições para os mesmos, mais precisamente se trata de uma embalagem para acondicionamento de conservas porcionadas, e ao qual foi dado original disposição construtiva, com vistas a melhorar a sua utilização e desempenho em relação aos outros modelos usualmente encontrados no mercado.
[002] Mais especificamente o objeto do presente pedido de patente, compreende uma embalagem polimérica multicompartimentada, obtida pela conformação em "vacuum forming" ou injeção com "hot fill" de polipropileno (PP), cuja novidade é a incorporação de um dreno para cada compartimento alimentício e a introdução de compartimentos para acondicionamentos de talheres do tipo garfinho, que serão fornecidos juntamente com os alimentos contidos.
[003] Os compartimentos alimentícios possibilitam os acondicionamentos dos alimentos juntamente com os respectivos líquidos conservantes, uma vez que a embalagem é hermeticamente fechada por selagem de um filme polimérico.
[004] Tem-se, portanto, no pedido de patente em questão, um utensílio especialmente projetado e desenvolvido para obter enorme praticidade e que traz grandes vantagens, tanto em sua utilização como em sua fabricação.
[005] É ainda, objetivo do presente pedido, apresentar um modelo de embalagem multicompartimentada para alimentos em conserva com baixos custos para sua exequibilidade industrial, porém aliado aos requisitos de robustez, segurança e praticidade utilitária, oferecendo assim ao público consumidor, uma opção adicional no mercado de congêneres, que ao contrário dos modelos usuais, oferece inúmeras possibilidades e benefícios a seus usuários, tornando-se um modelo de grande aceitação no mercado consumidor.
Estado da técnica
[006] Como é de conhecimento popular, a maioria dos alimentos em conservas é comercializada em recipientes vítreos ou recipientes poliméricos saciformes contendo um único produto e em quantidade substancial.
[007] São conhecidos também os recipientes rígidos com múltiplos compartimentos, para o acondicionamento de diferentes alimentos, dotados de tampas rígidas.
[008] Mais recentemente alguns estabelecimentos alimentícios passaram a comercializar conservas porcionadas em pratos poliméricos com tampa.
[009] Entre os diversos alimentos embalados nesses contentores podem ser citados os palmitos, picles, azeitonas, etc..
[010] No sentido de precisar o estado da técnica, podem ser citados alguns documentos de patente que versam sobre embalagens alimentícias, porém sem alcançar o mérito inventivo e os diferenciais ora revelados, conforme segue abaixo.
[011] O documento de patente US6422455B intitulado de "RECIPIENTE COMPOSTO PARA EMBALAGEM A VÁCUO DE PRODUTOS ALIMENTÍCIOS, COMO MASSA E MÉTODOS ASSOCIADOS" revela um recipiente tubular para produtos alimentícios expansíveis, o qual inclui um revestimento flexível que tem partes de extremidade opostas presas às respectivas extremidades de uma parede de corpo tubular. A parede de corpo tubular tem extremidades opostas e superfícies externa e interna e compreende uma tira enrolada de material tendo extremidades laterais opostas. Um fecho de extremidade é fixado a cada extremidade da parede de corpo tubular e pode vedar hermeticamente o recipiente. Um orifício de ventilação pode ser formado através da parede do corpo e do rótulo por meio de laser para permitir a passagem de ar através do mesmo. O revestimento flexível é fixado às respectivas extremidades da parede do corpo tubular por meio de uma faixa adesiva entre o revestimento e a superfície interna da parede do corpo tubular. O revestimento flexível tem uma parte livre do meio entre as partes de extremidade que se movem para dentro contra o produto alimentício expansível quando um vácuo é aplicado durante o empacotamento e que também se move para fora contra a superfície interna da parede do corpo tubular à medida que o produto se expande. O revestimento compreende, preferivelmente, um revestimento flexível e alongável formado de pelo menos uma camada polimérica sem as camadas de papel alumínio e papel.
[012] O documento de patente MU 90019032 U2 intitulado de "DISPOSIÇÃO APLICADA EM RECIPIENTE COMPARTILHADO PARA ALIMENTO E BEBIDA" antecipa um recipiente constituído de material plástico injetado, que tem o formato cilíndrico e composto por dois elementos cônicos em forma de copo, encaixados um dentro do outro, contendo um canudo que perpassa a lateral dos dois elementos, interligando a parte interna com a parte externa do utensílio.
[013] O documento de patente W01999039988A1 intitulado de "MATERIAL DE EMBALAGEM LAMINADO COM CAMADA ONDULADA" revela um material de embalagem laminado para fabricação em um recipiente para um produto alimentício escoável. O material de embalagem laminado tem um meio canelado entre uma primeira camada e a segunda camada. O meio canelado pode ter uma densidade de canal de 200 a 450 canais por pé linear. O meio canelado também pode ter um perfil de altura da canela de 8 mils a 50 mils. O material de embalagem laminado pode ser fabricado em uma caixa pequena ou em um recipiente paralelepipédico. O material de embalagem laminado pode ter uma camada de barreira, como alumínio ou outra composição impermeável a gases. O material de embalagem laminado proporciona economia substancial de material devido ao meio canelado.
Pontos deficientes do estado da técnica
[014] O grande inconveniente dos alimentos em conservas comercializadas em recipientes vítreos ou recipientes poliméricos saciformes contendo um único produto reside no fato de necessitarem ser servidos com outros utensílios, além da aquisição de várias embalagens com grandes volumes para dispor de uma profusão de conservas.
[015] Por outro lado os recipientes rígidos com múltiplos compartimentos, encontrados no mercado até o momento, permitem o acondicionamento de diferentes alimentos em quantidades reduzidas, porém não preveem a adição dos líquidos conservante e nem o fechamento hermético, o que reduz substancialmente os prazos de validades dos alimentos contidos.
[016] Tem se observado que as conservas comercializadas, por alguns estabelecimentos alimentícios, em pratos poliméricos com tampas, apresentam elevados custos de aquisição, além de possuírem prazos de validades reduzidos e, sobretudo apresentam um aspecto de improvisação.
Solução proposta
[017] Foi pensando nesses inconvenientes que, após inúmeras pesquisas e estudos, o inventor, pessoa ligada ao ramo, criou e desenvolveu o objeto da presente patente, idealizando uma embalagem multicompartimentada para alimentos em conserva em que nem só as qualidades mecânicas e funcionais foram consideradas no projeto de sua fabricação, mas também a forma, a disposição e a localização de suas partes e componentes que, corretamente posicionadas, trouxeram um aumento de eficiência sem acarretar ônus algum.
[018] Assim, a presente patente foi projetada visando obter um utensílio com menor número de peças possível, convenientemente configuradas e arranjadas para permitir que a embalagem multicompartimentada para alimentos em conserva desempenhe suas funções com eficiência e versatilidade inigualáveis, sem os inconvenientes já mencionados.
[019] Apresenta-se no presente pedido de patente, um prático e inovador modelo de embalagem multicompartimentada para alimentos em conserva com todas as qualidades estéticas e funcionais, projetado e desenvolvido segundo as mais modernas técnicas, possibilitando dessa maneira a sua utilização no acondicionamento de uma pluralidade de alimentos em conservas, juntamente com os respectivos líquidos conservantes, do tipo salmoura ou similares.
[020] A configuração do utensílio, objeto da presente patente, em sua nova forma construtiva, compreende uma embalagem de conservas porcionadas, a qual é constituída em corpo único, obtido pelo processo de "vacuum forming" ou injeção com "hot fill" de polipropileno (PP) com filme alta barreira que suporta até 150°C e consequentemente o líquido conservante pode ser acondicionado em uma temperatura elevada, antes da sua oclusão hermética por técnica de selagem de um filme polimérico.
[021] A embalagem, em apresentação, possui cinco compartimentos no formato de copos trapezoidais irregulares de cantos arredondados, sendo os três deles frontais, mais fundos, lado a lado, para acondicionar três tipos diferentes de conservas em pequena quantidade, da ordem 100g cada, com líquido conservante ou salmoura específica para cada alimento, sendo que esses compartimentos possuem um dreno especial. Os outros dois compartimentos posteriores existentes na embalagem são menores e mais rasos e servem para comportar garfinhos de aperitivo padrão de mercado.
[022] A embalagem não é meramente para conservação e transporte, mas é também uma petisqueira que compõe um kit variado de aperitivos de conservas porcionadas, cujos líquidos conservantes podem ser esgotados rapidamente por um dreno especial e ainda contém garfos para que o usuário possa consumir e servir imediatamente, sem a necessidade de outros utensílios.
[023] Pelo fato da salmoura ser envasado a quente e também por ser hermeticamente fechada, a embalagem em apresentação estende a validade dos kits alimentícios prontos encontrados no mercado, além de ser provido de garfinhos e proporcionar maior praticidade no consumo de aperitivos.
[024] É de se compreender assim que o utensílio em questão é extremamente simples em sua construtividade, sendo, portanto, de fácil exequibilidade, porém, são obtidos excelentes resultados práticos e funcionais, oferecendo uma construtividade inovadora sobre os modelos conhecidos.
[025] Idealizado com desenho inovador, resulta em um conjunto harmônico, de aspecto bastante peculiar e, sobretudo característico, sendo que, além do aspecto construtivo, o modelo destaca-se pela sua versatilidade e comodidade de utilização.
Breve descrição dos desenhos da disposição
[026] A complementar a presente descrição de modo a obter uma melhor compreensão das características do presente modelo de utilidade e de acordo com uma preferencial realização prática do mesmo, acompanha a descrição, em anexo, um conjunto de desenhos, onde, de maneira exemplificada, embora não limitativa, se representou o seguinte:
A FIG. 1 - Mostra uma vista em perspectiva superior da embalagem multicompartimentada para alimentos em conserva.
A FIG. 2 - Mostra uma vista em perspectiva súpero-posterior da embalagem multicompartimentada para alimentos em conserva.
A FIG. 3 - Mostra uma vista em perspectiva inferior da embalagem multicompartimentada para alimentos em conserva.
A FIG. 4 - Mostra uma vista em perspectiva ínfero-frontal da embalagem multicompartimentada para alimentos em conserva.
A FIG. 5 - Mostra uma vista superior da embalagem multicompartimentada para alimentos em conserva, contendo os alimentos.
A FIG. 6 - Mostra uma vista em perspectiva da embalagem multicompartimentada para alimentos em conserva parcialmente aberta e os líquidos conservantes sendo drenados.
Descrição detalhada da disposição
[027] De conformidade com o quanto ilustram as figuras acima relacionadas, a "DISPOSIÇÃO INTRODUZIDA EM EMBALAGEM MULTICOMPARTIMENTADA PARA ALIMENTOS EM CONSERVA", objeto da presente patente, notabiliza-se essencialmente por ser constituída em corpo único obtido pelo processo de "vacuum forming" ou injeção com "hot fill" de polipropileno (PP), constituída por uma estrutura rígida hexagonal (1), de sorte que a face frontal de menor dimensão é paralela a posterior de maior dimensão, sendo que as laterais divergem a partir da face frontal para a posterior até 2/3, da medida total e a partir daí convergem até interceptarem a lateral posterior.
[028] A estrutura rígida hexagonal (1) possui três compartimentos (2) rebaixados de formatos trapezoidais irregulares posicionados lado a lado, cujos vértices e as arestas inferiores são arredondados, sendo que as suas faces laterais possuem maiores dimensões que as frontais e posteriores e suas faces frontais apresentam menores dimensões que as posteriores.
[029] Ditos compartimentos trapezoidais (2) frontais são seguidos em suas porções posteriores por dois compartimentos posteriores (3) rebaixados de formatos trapezoidais irregulares assimétricos posicionados lado a lado, cujos vértices e as arestas inferiores são arredondados, sendo que as suas faces laterais são menores que as faces frontais e posteriores e por fim são mais rasos que os compartimentos frontais (2).
[030] Todos os compartimentos rebaixados são separados por intervalos regulares, e todo o rebordo da estrutura rígida hexagonal (1) é constituído por uma aba planificada (4).
[031] Cada compartimento frontal (2) possui três canaletas (5) inclinadas na sua face frontal. Ditas canaletas (5) são conformadas por rebaixos lineares de perfis côncavos que cortam transversalmente a aresta anterior superior (6) unindo a porção frontal da superfície da aba (4) com a porção interna dos respectivos compartimentos rebaixados frontais (2).
[032] Ao contrário das embalagens particionadas encontradas no mercado até o momento a embalagem, objeto do presente pedido de patente, após receber os alimentos com o respectivo líquido conservante quente é fechada hermeticamente com um filme polimérico, que recobre todo o plano superior. Dito filme polimérico é aderido por termo fusão na superfície superior da região da aba (4) do rebordo e nos intervalos entre os compartimentos.
[033] À vista disso cada compartimento frontal (2) pode receber um alimento distinto juntamente com o respectivo líquido conservante e os compartimentos posteriores recebem talhes descartáveis (9) padronizados, do tipo garfinho.
[034] O filme polimérico efetua a selagem individual de todos os compartimentos, de sorte que os líquidos conservantes não transvazam dos respectivos compartimentos e tão pouco se misturam.
[035] Observa-se que o material da embalagem suporta uma temperatura de até 75°C e isso permite a inserção do líquido conservante a uma temperatura elevada, no processo de envase, antes da sua selagem pelo filme polimérico.
[036] As canaletas inclinadas (5) previstas nas arestas anteriores superiores (6) dos compartimentos frontais (2) conformam drenos, que possibilitam as retiradas apenas dos líquidos conservantes (7) dos respectivos compartimentos (2) com substancial simplicidade, praticidade e rapidez. Para tanto basta abrir parcialmente a embalagem destacando e levantando o filme polimérico (8) a partir da extremidade frontal até as canaletas (5) e entornar a embalagem para que os líquidos conservantes (7) sejam esgotados. Para facilitar a abertura da embalagem, pelo usuário, em um dos cantos frontais o filme polimérico possui uma pequena região solta, conformando uma pequena aba de pega (10), por onde o usuário inicia a abertura da embalagem.
[037] Ditos drenos aliados à abertura parcial do filme flexível permitem a drenagem rápida e eficiente do conteúdo líquido sem que nenhum conteúdo sólido escape da embalagem.
[038] Após a drenagem basta retirar o restante do filme polimérico e servir os conteúdos diretamente na mesma, utilizando-a como uma petisqueira, sem a necessidade de outros utensílios.
[039] É certo que quando o presente modelo de utilidade for colocado em prática, poderão ser introduzidas modificações no que se refere a certos detalhes de construção e forma, sem que isso implique afastar-se dos princípios fundamentais que estão claramente substanciados no quadro reivindicatório, ficando assim entendido que a terminologia empregada teve a finalidade de descrição e não de limitação.

Claims (1)

  1. "DISPOSIÇÃO INTRODUZIDA EM EMBALAGEM MULTICOMPARTIMENTADA PARA ALIMENTOS EM CONSERVA" compreende uma estrutura rígida constituída em corpo único obtido pelo processo de "vacuum forming" ou injeção com "hot fill" de polipropileno (PP), cuja morfologia é caracterizada por ser constituída a partir de uma estrutura rígida hexagonal (1), de sorte que a face frontal de menor dimensão é paralela a posterior de maior dimensão, sendo que as laterais divergem a partir da face frontal para a posterior até 2/3, da medida total e a partir daí convergem até interceptarem a lateral posterior; a estrutura rígida hexagonal (1) possui três compartimentos frontais (2) rebaixados de formatos trapezoidais irregulares, em continuidade material, posicionados lado a lado, cujos vértices e as arestas inferiores são arredondados, sendo que as suas faces laterais possuem maiores dimensões que as anteriores e posteriores e suas faces frontais apresentam menores dimensões que as posteriores; ditos compartimentos trapezoidais (2) frontais são seguidos em suas porções posteriores por dois compartimentos posteriores (3) rebaixados de formatos trapezoidais irregulares assimétricos, em continuidade material, posicionados lado a lado, cujos vértices e as arestas inferiores são arredondados, sendo que as suas faces laterais são menores que as faces frontais e posteriores e por fim são mais rasos que os compartimentos frontais (2); ressalta-se que todos os compartimentos rebaixados são separados por intervalos regulares, e o rebordo da face superior da estrutura rígida hexagonal (1) é margeado por uma aba planificada (4) ; sendo que cada compartimento frontal (2) possui três canaletas (5) inclinadas na sua face frontal, as quais são conformadas por rebaixos lineares de perfis côncavos que cortam transversalmente as arestas anteriores superiores (6) conectando a porção frontal da superfície da aba (4) com a porção interna dos respectivos compartimentos frontais (2).
BR202020015398-1U 2020-07-28 2020-07-28 Disposição introduzida em embalagem multicompartimentada para alimentos em conserva BR202020015398U2 (pt)

Priority Applications (1)

Application Number Priority Date Filing Date Title
BR202020015398-1U BR202020015398U2 (pt) 2020-07-28 2020-07-28 Disposição introduzida em embalagem multicompartimentada para alimentos em conserva

Applications Claiming Priority (1)

Application Number Priority Date Filing Date Title
BR202020015398-1U BR202020015398U2 (pt) 2020-07-28 2020-07-28 Disposição introduzida em embalagem multicompartimentada para alimentos em conserva

Publications (1)

Publication Number Publication Date
BR202020015398U2 true BR202020015398U2 (pt) 2022-02-08

Family

ID=80628320

Family Applications (1)

Application Number Title Priority Date Filing Date
BR202020015398-1U BR202020015398U2 (pt) 2020-07-28 2020-07-28 Disposição introduzida em embalagem multicompartimentada para alimentos em conserva

Country Status (1)

Country Link
BR (1) BR202020015398U2 (pt)

Cited By (1)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
WO2024102713A1 (en) * 2022-11-07 2024-05-16 Altria Client Services Llc Insert with base and upper brim

Cited By (1)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
WO2024102713A1 (en) * 2022-11-07 2024-05-16 Altria Client Services Llc Insert with base and upper brim

Similar Documents

Publication Publication Date Title
US6743451B2 (en) Resealable bag with arcuate rupturable seal
ES2555506T3 (es) Envase de material flexible para productos alimenticios a consumir después de calentamiento en horno
US20090142454A1 (en) Reclosable container for sliced food products
US6840395B2 (en) Package with integrated utensil
EP0063579B1 (en) Container for freezing and storage of foodstuffs
US20150253056A1 (en) Food Container
BR112016001894B1 (pt) recipientes plásticos de dois compartimentos e embalagem de produto alimentar que compreende tais recipientes
BR202020015398U2 (pt) Disposição introduzida em embalagem multicompartimentada para alimentos em conserva
JP2008174278A (ja) 加工食品用容器
JP2012106782A (ja) 食品包装用蓋材および食品包装容器
KR20130077154A (ko) 리필용 팩
ITMI990207A1 (it) Sistema di contenitori modulari uguali ed impilabili fra loro inparticolare per alimenti.
JP2006036316A (ja) 包装容器及び包装食品
JP3094458U (ja) 加熱機構付き携帯食品
CN213893665U (zh) 一种包装结构
CN216103636U (zh) 一种冷冻食品用包装袋
CN207985619U (zh) 多功能食品包装袋
CN210762199U (zh) 一种保鲜蛋糕盒
CN215189772U (zh) 一种双层式外卖餐盒
CN214650275U (zh) 一种菜料包
US20190248534A1 (en) Standing packages and related methods of use
BR202021022241U2 (pt) Grade interna para recipientes armazenadores
ES2283167B1 (es) Envase para productos.
JP3076143U (ja) 弁当容器
KR20150001954U (ko) 식품 포장용 파우치

Legal Events

Date Code Title Description
B03A Publication of a patent application or of a certificate of addition of invention [chapter 3.1 patent gazette]
B10A Cessation: cessation confirmed