BR202019010328Y1 - Disposição introduzida em dispositivo de contenção de queda de painéis de vidro para envidraçamento de sacadas ou similares - Google Patents

Disposição introduzida em dispositivo de contenção de queda de painéis de vidro para envidraçamento de sacadas ou similares Download PDF

Info

Publication number
BR202019010328Y1
BR202019010328Y1 BR202019010328-6U BR202019010328U BR202019010328Y1 BR 202019010328 Y1 BR202019010328 Y1 BR 202019010328Y1 BR 202019010328 U BR202019010328 U BR 202019010328U BR 202019010328 Y1 BR202019010328 Y1 BR 202019010328Y1
Authority
BR
Brazil
Prior art keywords
glazing
balconies
glass panels
sideboard
similar
Prior art date
Application number
BR202019010328-6U
Other languages
English (en)
Other versions
BR202019010328U2 (pt
Inventor
Marcia Aparecida Nunes Gonçalves Braga
Original Assignee
Tec Vidro Indústria Comércio E Serviços Técnicos Ltda.
Priority date (The priority date is an assumption and is not a legal conclusion. Google has not performed a legal analysis and makes no representation as to the accuracy of the date listed.)
Filing date
Publication date
Application filed by Tec Vidro Indústria Comércio E Serviços Técnicos Ltda. filed Critical Tec Vidro Indústria Comércio E Serviços Técnicos Ltda.
Priority to BR202019010328-6U priority Critical patent/BR202019010328Y1/pt
Publication of BR202019010328U2 publication Critical patent/BR202019010328U2/pt
Publication of BR202019010328Y1 publication Critical patent/BR202019010328Y1/pt

Links

Images

Classifications

    • EFIXED CONSTRUCTIONS
    • E06DOORS, WINDOWS, SHUTTERS, OR ROLLER BLINDS IN GENERAL; LADDERS
    • E06BFIXED OR MOVABLE CLOSURES FOR OPENINGS IN BUILDINGS, VEHICLES, FENCES OR LIKE ENCLOSURES IN GENERAL, e.g. DOORS, WINDOWS, BLINDS, GATES
    • E06B3/00Window sashes, door leaves, or like elements for closing wall or like openings; Layout of fixed or moving closures, e.g. windows in wall or like openings; Features of rigidly-mounted outer frames relating to the mounting of wing frames
    • E06B3/32Arrangements of wings characterised by the manner of movement; Arrangements of movable wings in openings; Features of wings or frames relating solely to the manner of movement of the wing
    • E06B3/50Arrangements of wings characterised by the manner of movement; Arrangements of movable wings in openings; Features of wings or frames relating solely to the manner of movement of the wing with more than one kind of movement
    • E06B3/5054Arrangements of wings characterised by the manner of movement; Arrangements of movable wings in openings; Features of wings or frames relating solely to the manner of movement of the wing with more than one kind of movement where the sliding and rotating movements are independent of each other
    • E06B3/5072Arrangements of wings characterised by the manner of movement; Arrangements of movable wings in openings; Features of wings or frames relating solely to the manner of movement of the wing with more than one kind of movement where the sliding and rotating movements are independent of each other the horizontal sliding wings having the possibility of an additional rotational movement

Landscapes

  • Engineering & Computer Science (AREA)
  • Civil Engineering (AREA)
  • Structural Engineering (AREA)
  • Devices For Indicating Variable Information By Combining Individual Elements (AREA)
  • Securing Of Glass Panes Or The Like (AREA)

Abstract

“disposição introduzida em dispositivo de contenção de queda de painéis de vidro para envidraçamento de sacadas ou similares”. trata?se de dispositivo de contenção (10) para contenção de queda de painéis de vidro (pd) para envidraçamento de sacadas ou similares; dito dispositivo de contenção (10) é compreendido por aparador (11) e capa (12), sendo que o aparador (11) prevê rebaixo longitudinal (11c) para montagem da capa (12) e prevê na face externa da base plana (11a) do aparador (11) ressaltos equidistantes (13) de pouca espessura (e1) com formato trapezoidal, bordas laterais (13a) ligeiramente arqueadas e extremidade afunilada (13b), compondo canais condutores(cd) de roldanas(r1) instaladas na porção superior dos perfis estruturais (pf1) de cada painel de vidro (pd) quando da articulação e abertura do vão.

Description

CAMPO TÉCNICO
[1] Trata o presente modelo de utilidade de uma nova disposição introduzida em dispositivo de contenção de queda de painéis de vidro para envidraçamento de sacadas ou similares onde, notadamente, dito dispositivo de contenção apresenta características construtivas inovadas e simplificadas, especialmente, canais condutores que viabilizam a montagem onidirecional do dispositivo de contenção no perfil estrutural de montagem do painel de vidro proporcionando ao usuário versatilidade quando na instalação.
HISTÓRICO DA TÉCNICA
[2] É sabido que, o envidraçamento de sacadas, varandas e similares de áreas residências e comerciais tanto para o isolamento, amplitude da área útil dos ambientes e melhoria da estética utiliza a técnica baseada no sistema europeu, no qual dispõe de múltiplas unidades de painéis de vidro providos de roldanas que deslizam em trilhos superiores e inferiores, os quais, por sua vez, possuem rasgos onde são instaladas caixas de saída que permitem a liberação de uma roldana superior e inferior e, consequentemente, a articulação em 90° dos painéis de vidro para a abertura do vão.
[3] Alguns modelos de caixas de saída previstas no mercado contemplam uma peça auxiliar denominada como ‘peça guia’ que direciona roldanas superiores dos painéis quando da articulação e descarrilhamento dos rodízios pelas caixas de saída previstas nos trilhos evitando, assim, a sensação de tombamento dos painéis de vidro quando da articulação para a abertura do vão.
[4] A título de exemplo, dita peça guia pode ser vislumbrada no documento de n°. BR10.2013.019127-2 e compreende perfil ligeiramente arqueado de cuja face superior se desenvolve prolongamento ortogonal provido de orifício para a montagem de parafuso e fixação no perfil estrutural de montagem dos painéis de vidro, sendo que a peça guia é instalada de forma transversal junto a face externa do trilho superior.
[5] É evidente que, tal disposição da peça guia junto ao trilho superior acarreta ao usuário a dificuldade de instalação de cortinas e persianas, uma vez que, uma porção do perfil guia fica exposta impossibilitando que a cortina ou persiana fique coplanar estrutura de envidraçamento, tornando-se não usual ao cliente.
[6] O documento de n°. BR10.2014.009751-1 apresenta peça com sistema de montagem e fixação na borda do trilho superior de janela de correr, para direcionamento de placas de vidro, onde uma peça plástica rígida recebe base, plana, dotada de ressalto e reentrância de engate macho e fêmea em suas bordas, além de par de canais em curvatura predefinida, paralelos. A peça pode ser montada em várias unidades entre si. Após aparafusada junto ao extremo de estacionamento do trilho superior de janela de correr, a peça tem seus canais alinhados aos correspondentes pinos de direcionamento do leito superior das placas de vidro. Tanto os pinos quanto as roldanas-guias são posicionados no leito superior das placas de vidro em pontos devidamente distanciados, compatíveis em relação ao eixo de articulação, para que se mantenham perfeitamente alinhados, respectivamente, aos seus canais curvos e ao recorte do trilho superior. Os canais possibilitam o faceamento sem “fugas” do pino, mesmo que este esteja próximo ao eixo de articulação da placa de vidro, guiando assim, sempre a roldana-guia para a ultrapassagem pelo recorte.
[7] Apesar da peça direcionadora prevista na patente supracitada proporcionar a articulação segura e estável dos painéis de vidro aliada a particularidade da facilidade de instalação de tecidos de decoração como cortinas e persianas, o inconveniente da peça direcionadora reside no fato dos canais curvos para o direcionamento dos painéis de vidro são idealizados para articulação em sentido único, impossibilitando a movimentação do painel no sentido contrário.
[8] Outro inconveniente refere-se ao fato da parede de encosto da peça direcionadora ortogonal a base compor o único elemento de fixação para a instalação no perfil que compõe o trilho superior tornando frágil o uso repetitivo da articulação dos painéis, podendo causar a quebra e, consequentemente, a necessidade de substituição da peça.
[9] Outro inconveniente reside no fato da fixação da peça direcionadora no perfil do trilho superior ser realizada pela montagem de parafusos em orifícios praticados na peça direcionadora e após a instalação os mesmos permanecem expostos, prejudicando a composição estética da estrutura de envidraçamento.
MELHORIA FUNCIONAL
[10] A principal melhoria funcional do presente modelo de dispositivo de contenção de queda de painéis de vidro consiste no fato da construtividade dos canais condutores permitirem a instalação onidirecional no perfil do trilho superior tornando prática o uso do dispositivo.
VANTAGENS OBTIDAS
[11] Uma das vantagens do presente modelo de dispositivo de contenção reside no fato da seção transversal ser em ‘L’ compor uma parede de encosto reforçada pela base, de forma a, tornar o dispositivo de contenção resistente a repetitivas articulações dos painéis de vidro.
[12] Outra vantagem do direcionador reside no fato dos orifícios para a montagem dos parafusos serem praticados num rebaixo longitudinal previsto na face externa da parede de encosto, sendo que dito rebaixo é passível de receber uma capa protetora que oculta as cabeças dos parafusos tornando a estética agradável para o envidraçamento de sacadas e similares.
DESCRIÇÃO DAS FIGURAS
[13] A complementar a presente descrição de modo a obter uma melhor compreensão das características do modelo de utilidade e de acordo com uma preferencial realização prática do mesmo, acompanha a descrição, em anexo, um conjunto de desenhos, onde, de maneira exemplificada, embora não limitativa, se representou o seguinte: as figuras 1 e 1A representam vistas em perspectiva superior e inferior do dispositivo de contenção em questão ilustrando a capa protetora em posição explodida; as figuras 2 e 2A revelam vistas em perspectiva superior e inferior do dispositivo de contenção ilustrando a capa em posição montada; a figura 2B revela uma vista inferior do dispositivo ilustrando a construtividade dos canais condutores; a figura 3 mostra uma vista em perspectiva explodida do dispositivo de contenção em relação ao perfil que compõe o trilho superior da estrutura do sistema de envidraçamento; a figura 3A revela uma vista inferior do trilho ilustrando o dispositivo de contenção e painel de vidro em posição de repouso; a figura 3B mostra uma vista inferior do trilho ilustrando o dispositivo de contenção e painel de vidro em posição articulada com respectivo detalhe ampliado; as figuras 3C e 3D representam vistas inferior do trilho mostrando o dispositivo de contenção e painel de vidro em posição de repouso e articulado, ilustrando a alteração de posicionamento do dispositivo; as figuras 4 e 4A mostram vistas em perspectiva inferior do dispositivo de contenção instalado no trilho superior, ilustrando a instalação bilateral; e a figura 5 mostra uma vista em corte transversal A.A indicado na figura 3A.
DESCRIÇÃO DETALHADA DO OBJETO
[14] Com referências aos desenhos ilustrados, o presente modelo de utilidade se refere a uma “DISPOSIÇÃO INTRODUZIDA EM DISPOSITIVO DE CONTENÇÃO DE QUEDA DE PAINÉIS DE VIDRO PARA ENVIDRAÇAMENTO DE SACADAS OU SIMILARES”, mais precisamente trata-se de dispositivo de contenção (10) para contenção de queda de painéis de vidro (PD) para envidraçamento de sacadas ou similares.
[15] Segundo o presente modelo de utilidade, o dispositivo de contenção (10) é compreendido por aparador (11) e capa (12), ambos, confeccionados por processo de injeção de poliuretano ou outro material adequado, sendo que o aparador (11) é configurado em peça única de seção em ‘L’ conformando uma base plana (11a) de onde se desenvolve ortogonalmente uma parede de encosto (11b), a qual, por sua vez, prevê na face externa um rebaixo longitudinal (11c) onde são praticados orifícios cônicos (11d) para a montagem de parafusos (p1).
[16] Dito rebaixo longitudinal (11c) recebe uma capa (12) formada por placa retangular (12a) com largura (l1) e comprimento (c1) correspondentes ao rebaixo (11c), sendo que próxima das bordas extremas da placa (12a) se desenvolvem paredes ortogonais (12b) com bordas ligeiramente arredondadas para acoplamento em rebaixos extremos (11e) praticados nas bordas laterais da parede de encosto (11b).
[17] Ainda na placa (12a) e face interna é previsto um par de ressaltos transversais (12c) que se acoplam em rebaixos (11f) praticados nas arestas do rebaixo longitudinal (11c) de forma a estabilizar a capa (12) quando da montagem no aparador (11).
[18] A face externa da base plana (11a) do aparador (11) prevê ressaltos equidistantes (13) de pouca espessura (e1), sendo que cada ressalto (13) apresenta formato trapezoidal com bordas laterais (13a) ligeiramente arqueadas e extremidade afunilada (13b), compondo canais condutores (CD) de roldanas (R1) instaladas na porção superior dos perfis estruturais (PF1) de cada painel de vidro (PD) quando da articulação e abertura do vão.
[19] A composição dos canais condutores (CD) pelas previsões dos ressaltos equidistantes (13) permite a montagem onidirecional do dispositivo de contenção (10) no perfil (PF2) que compõe o trilho superior (TS) da estrutura para envidraçamento de sacadas e similares.
[20] O dispositivo de contenção para painéis de vidro de perfis de fechamento de sacada traz significativas vantagens em relação aos documentos do estado da técnica, enquadrando-se perfeitamente nos critérios que definem o modelo de utilidade, ou seja, realiza a combinação e modificação de elementos já conhecidos trazendo nova forma ou disposição, resultando em melhoria funcional no seu uso ou em sua fabricação.
[21] Foi descrita a realização preferida do presente modelo de utilidade, sendo que quaisquer modificações e/ou alterações devem ser compreendidas como dentro do escopo do modelo de utilidade apresentado.

Claims (2)

1) “DISPOSIÇÃO INTRODUZIDA EM DISPOSITIVO DE CONTENÇÃO DE QUEDA DE PAINÉIS DE VIDRO PARA ENVIDRAÇAMENTO DE SACADAS OU SIMILARES”, mais precisamente trata-se de dispositivo de contenção (10) para contenção de queda de painéis de vidro (PD) para envidraçamento de sacadas ou similares, onde o aparador (11) é configurado em peça única de seção em ‘L’ conformando uma base plana (11a) de onde se desenvolve ortogonalmente uma parede de encosto (11b), a qual, por sua vez, prevê na face externa um rebaixo longitudinal (11c) onde são praticados orifícios cônicos (11d) para a montagem de parafusos (p1); caracterizado por o aparador (11) prever rebaixo longitudinal (11c) recebedor da capa (12) formada por placa retangular (12a) com largura (l1) e comprimento (c1) correspondentes ao rebaixo (11c), sendo que próximo das bordas extremas da placa (12a) se desenvolvem paredes ortogonais (12b) com bordas ligeiramente arredondadas para acoplamento em rebaixos extremos (11e) praticados nas bordas laterais da parede de encosto (11b); ainda na placa (12a) e face \interna é previsto um par de ressaltos transversais (12c) que se acoplam em rebaixos (11f) praticados nas arestas do rebaixo longitudinal (11c) de forma a estabilizar a capa (12) quando da montagem no aparador (11); a face externa da base plana (11a) do aparador (11) prevê ressaltos equidistantes (13) de pouca espessura (e1), sendo que cada ressalto (13) apresenta formato trapezoidal com bordas laterais (13a) ligeiramente arqueadas e extremidade afunilada (13b), compondo canais condutores (CD) de roldanas (R1) instaladas na porção superior dos perfis estruturais (PF1) de cada painel de vidro (PD).
2) “DISPOSIÇÃO INTRODUZIDA EM DISPOSITIVO DE CONTENÇÃO DE QUEDA DE PAINÉIS DE VIDRO PARA ENVIDRAÇAMENTO DE SACADAS OU SIMILARES”, de acordo com a reivindicação anterior, caracterizado por onidirecionamento do dispositivo de contenção (10) no perfil (PF2) ser configurado pelos canais condutores (CD) e ressaltos equidistantes (13).
BR202019010328-6U 2019-05-21 2019-05-21 Disposição introduzida em dispositivo de contenção de queda de painéis de vidro para envidraçamento de sacadas ou similares BR202019010328Y1 (pt)

Priority Applications (1)

Application Number Priority Date Filing Date Title
BR202019010328-6U BR202019010328Y1 (pt) 2019-05-21 2019-05-21 Disposição introduzida em dispositivo de contenção de queda de painéis de vidro para envidraçamento de sacadas ou similares

Applications Claiming Priority (1)

Application Number Priority Date Filing Date Title
BR202019010328-6U BR202019010328Y1 (pt) 2019-05-21 2019-05-21 Disposição introduzida em dispositivo de contenção de queda de painéis de vidro para envidraçamento de sacadas ou similares

Publications (2)

Publication Number Publication Date
BR202019010328U2 BR202019010328U2 (pt) 2020-12-01
BR202019010328Y1 true BR202019010328Y1 (pt) 2021-11-30

Family

ID=73690635

Family Applications (1)

Application Number Title Priority Date Filing Date
BR202019010328-6U BR202019010328Y1 (pt) 2019-05-21 2019-05-21 Disposição introduzida em dispositivo de contenção de queda de painéis de vidro para envidraçamento de sacadas ou similares

Country Status (1)

Country Link
BR (1) BR202019010328Y1 (pt)

Also Published As

Publication number Publication date
BR202019010328U2 (pt) 2020-12-01

Similar Documents

Publication Publication Date Title
US3799237A (en) Folding door construction
US20160053527A1 (en) Entry door clearance sidelight
US3566539A (en) Prehung door structure
US20160024826A1 (en) A Carriage
US3430385A (en) Unitary prehung door and frame
US10253555B2 (en) Shutters with rails off-set from stiles
JPS5914151B2 (ja) スライデイングドア式戸棚
BR202019010328Y1 (pt) Disposição introduzida em dispositivo de contenção de queda de painéis de vidro para envidraçamento de sacadas ou similares
US3976344A (en) Assembly system for furniture panels
KR101460599B1 (ko) 플로어 힌지의 상부피벗이 적용된 창호용 단열프레임
ITMI20000711A1 (it) Rotaia di guida per un sistema di porta scorrevole di vetro
CN205778189U (zh) 窗户框型材
EP4158142B1 (en) Door with integrated grip or integrated fixation element for removable fixation of a grip
BR102019020179B1 (pt) Aperfeiçoamentos em conjunto direcionador para acomodação perpendicular de painéis deslizantes
JP7373251B1 (ja) 遮蔽部材支持装置
JP3021299B2 (ja) 3枚引き戸の連係構造
BR202020011510Y1 (pt) Disposição introduzida em perfil auxiliar anti-tombamento de painéis para envidraçamento de vãos
PL233482B1 (pl) Drzwi wewnątrzlokalowe
BR102022020443A2 (pt) Sistema de abertura de fachadas
BR202020008089U2 (pt) disposição introduzida em perfil para montagem de caixilhos de portas e janelas
BR102019013998B1 (pt) Aperfeiçoamentos em meio de engate entre perfil estrutural e tampa de acabamento lateral
BR102022016478A2 (pt) Conjunto para instalação de porta de embutir
BR102020017101B1 (pt) Conjunto de perfis para montagem e fixação de vitral e congêneres
BR102019010300A2 (pt) Aperfeiçoamento sistemas de esquadrias, vedação e de movimentação de janelas multiplas deslizante
JPH0246632Y2 (pt)

Legal Events

Date Code Title Description
B03A Publication of a patent application or of a certificate of addition of invention [chapter 3.1 patent gazette]
B06A Patent application procedure suspended [chapter 6.1 patent gazette]
B25A Requested transfer of rights approved

Owner name: TEC VIDRO INDUSTRIA COMERCIO E SERVICOS TECNICOS LTDA. (BR/SP)

B09A Decision: intention to grant [chapter 9.1 patent gazette]
B16A Patent or certificate of addition of invention granted [chapter 16.1 patent gazette]

Free format text: PRAZO DE VALIDADE: 15 (QUINZE) ANOS CONTADOS A PARTIR DE 21/05/2019, OBSERVADAS AS CONDICOES LEGAIS.

B21F Lapse acc. art. 78, item iv - on non-payment of the annual fees in time

Free format text: REFERENTE A 4A ANUIDADE.

B24D Patent annual fee: restoration after fee payment