BR202016003645U2 - Connector to close pressure catheter - Google Patents

Connector to close pressure catheter Download PDF

Info

Publication number
BR202016003645U2
BR202016003645U2 BR202016003645U2 BR 202016003645 U2 BR202016003645 U2 BR 202016003645U2 BR 202016003645 U2 BR202016003645 U2 BR 202016003645U2
Authority
BR
Brazil
Prior art keywords
catheter
pressure
connector
zero
button
Prior art date
Application number
Other languages
English (en)
Publication date

Links

Description

“CONECTOR PARA ZERAR CATETER DE PRESSÃO” CAMPO DA INVENÇÃO
[0001] Trata a presente solicitação de Patente de Modelo de Utilidade de um produto voltado ao segmento da saúde.
[0002] Mais particularmente, o invento consiste de um conector para zerar cateter de pressão, compreendendo um conector equipado com um botão tipo “pushbutton” e um led indicador, que integram um cateter de pressão. Assim, ao ser pressionado o mencionado botão, o led acende e, simultaneamente, um sinal de pressão zero é enviado a um monitor multiparamétrico de dados vitais ao qual o cateter de pressão está ligado ou conectado; ao ser liberado o botão da pressão manual, o monitor volta a receber o sinal de pressão do transdutor inserido no cateter.
[0003] Com esta tecnologia simples porém eficiente, onde o botão de zero passa a fazer parte do cateter de pressão, se consegue simplificar de forma significativa o procedimento de calibração do zero do cateter.
ESTADO DA TÉCNICA
[0004] São conhecidos do estado da técnica os chamados sensores de pressão em cateteres. Estes necessitam se adequarem ao meio ambiente ao qual estão instalados, sendo esse processo feito atualmente por um sistema externo, geralmente uma caixa eletrônica, a qual é ajustada pelo usuário - médico ou enfermeiro -, para memorizar o zero da pressão ambiente.
[0005] No estado da técnica, a mencionada caixa eletrônica se apresenta própria a cada modelo de monitor multiparamétrico disponível no mercado, sendo o processo de zerar o cateter chamado de “calibração do cateter de pressão”.
[0006] Por outro lado, é fato que as medidas de pressão têm um extensivo e importante papel nos processos de diagnóstico fisiológico, sendo que a confiabilidade destas medições está associada às questões de comércio, qualidade, saúde, segurança e outras.
[0007] Tecnicamente, pressão é uma grandeza derivada do sistema internacional de grandezas. De forma geral, a pressão é resultante do efeito da força do impacto das moléculas de um fluido - líquido ou gasoso -, nas paredes de um recipiente no qual o mencionado fluído está contido. O valor da pressão pode ser calculado na sua forma fundamental pelas equações (a) e (b): Onde: ‘P’ é a pressão; ‘m’ é a massa; ‘g’ é a aceleração da gravidade local; ‘a’ é a área; 'p'ê a massa específica do fluído; ‘h’ é a altura manométrica do fluído.
[0008] A medição da pressão é sempre realizada a partir de um valor referencial. No caso dos transdutores de pressão aplicados na área de neurocirurgia (em geral na área da saúde, para monitoração de pacientes), necessitam ser calibrados com esta referência que, no caso, é o ambiente onde ele se encontra.
[0009] Tecnicamente, a pressão se altera com a aceleração da gravidade local e a altura; com isso, um transdutor de pressão fabricado no interior de São Paulo, por exemplo, tem seu ZERO correspondente àquela localidade (aceleração da gravidade local). Quando este mesmo transdutor de pressão se encontra em um hospital localizado, por exemplo, no litoral, o seu ZERO será diferente, haja vista ter sido alterado o ambiente onde ele se encontra. Em função disso, há sempre a necessidade de fazer a calibração do ZERO do transdutor, para que o mesmo faça leituras corretas da pressão durante a utilização.
[0010] Diante disso, os fabricantes dos sensores/transdutores de pressão adotam um artifício para fazer a calibração do ZERO, antes de instalá-los nos pacientes. Este artifício geralmente é uma interface eletrônica que fica entre o transdutor e o monitor de pressão.
[0011] Uma forma de realização segundo o estado da técnica, adotada pelo fabricante “Camino”, compreende um conector - conector transdutor - que possui um parafuso de ajuste do ZERO, o qual necessita de uma ferramenta de ajuste zero para fazer a calibração.
[0012] Outro fabricante conhecido do mercado é a “Raumedic”, que utiliza um simulador de zero para poder fazer a calibração do ZERO do transdutor.
[0013] Ainda dentro da linha de produtos de mercado, a fabricante ΉΡΒΙΟ” utiliza elementos acopláveis entre si, onde um elemento intermediário é um módulo interface para zeragem do cateter, semelhante àquele empregado pela fabricante “Raumedic”.
[0014] Todos os métodos e construções citadas acima requerem habilidades específicas do usuário do produto, bem como o uso de várias conexões que podem levar a erros no momento da leitura de pressão.
[0015] É conhecido do estado da técnica o documento PI0515945-8, depositado em 09/09/2005, sob o título de SISTEMA DE CABO DE INTERFACE DE CATETER DE PRESSÃO INTRA-UTERINA, que descreve um sistema de cabo de interface para fornecer interconexão elétrica entre um sistema de cateter de pressão intra-uterina e um sistema de monitoramento e provido. O sistema de cabo de interface inclui um primeiro conector configurado para prover interconexão elétrica entre o sistema de cabo de interface e o sistema de cateter de pressão intra-uterina e um segundo conector configurado para prover interconexão elétrica entre o sistema de interface de cabo e o sistema de monitoramento. O sistema de interface de cabo ainda inclui uma pluralidade de condutores se estendendo entre o primeiro conector e o segundo conector e um elemento de chave para configurar o sistema de interface de cabo para prover durante a operação do elemento de chave, um período de tempo em que a operação de zerar o sistema de cateter de pressão intra-uterino pode ser realizado. O sistema de cabo de interface também inclui um indicador para indicar que o elemento de chave foi operado, portanto, declarando que a operação de zerar pode ser realizada durante aquele período.
[0016] Portanto, atualmente, para zerar um cateter de pressão, os fabricantes se utilizam de um recurso eletrônico a ser ajustado pelo usuário, que deve ser um profissional médico ou enfermeiro. Nestes sistemas convencionais é requerido do profissional conhecimento do procedimento para a marca de produto em uso. Assim, considerando que cada marca possui sua técnica específica, muitas vezes este procedimento acaba por levar a erros de leitura de pressão. Um fator que corrobora com os possíveis erros é a complexidade e a necessidade de conhecimento específico, promovendo a zeragem inadequada do sistema.
A INVENÇÃO E O ESTADO DA TÉCNICA
[0017] A presente solicitação de patente de modelo de utilidade traz como fator preponderante a facilitação operacional do sistema e maior confiabilidade, haja vista que não depende de habilidades pessoais e conhecimento do complicado sistema convencional. Segundo a presente invenção, a operação se resume ao simples ato de pressionar um botão, previsto no próprio conector do cateter, além de ser compatível com a maioria das marcas de monitores multiparamétricos ou monitores de pressão disponíveis no mercado.
OBJETIVOS DA INVENÇÃO
[0018] São objetivos da presente solicitação de patente: - facilitar a calibração do zero do cateter de pressão mediante simples ação de aperto de um botão integrado ao cateter, com as seguintes vantagens adicionais: - facilidade de zeragem do cateter de pressão; - melhoria da usabilidade do cateter; - maior rapidez no procedimento; - não utiliza interfaces como caixas de zeragem, chaves de ajustes, cabos; - facilita a montagem do kit de cirurgia, pois o sistema de zeragem já estará no cateter, reduzindo erros na preparação do material cirúrgico e, desta forma, evitar eventuais atrasos e retardos no procedimento; - produto pode ser fornecido de maneira estéril, diferentemente da caixa de zeragem, que não pode ser esterilizada, sob o risco de danificar componentes eletrônicos; - redução do tempo de treinamento dos usuários, haja vista que a invenção possui modelo empírico de utilização; - produto descartável.
DESCRIÇÃO GERAL DA INVENÇÃO
[0019] A presente solicitação de Patente compreende um conector para zerar cateter de pressão, sendo este conector confeccionado em plástico e equipado com um botão tipo “push Button” e um LED indicador, que integram um cateter de pressão. Uma vez pressionado o referido botão, o LED se acende e um sinal de pressão ZERO é enviado ao monitor multiparamétrico de dados vitais, ou monitor de pressão no qual o cateter de pressão está ligado ou conectado. Ao ser solto o mencionado botão, o monitor volta a receber o sinal de pressão do transdutor inserido no cateter. Com estas características, ou seja, o conector com o botão de ZERO conjugado, fazendo parte do cateter, elimina a necessidade de interfaces e procedimentos complicados de calibração.
DESCRIÇÃO DOS DESENHOS
[0020] A presente solicitação de patente será, a seguir, explicada em uma forma de realização, sendo que, para melhor entendimento, referências serão feitas aos desenhos anexos, nos quais estão representadas: FIGURA 1: Vista em perspectiva do conector segundo a invenção, conjugado ao cateter; FIGURA 2: Vista superior do conector da figura anterior, segundo a invenção. FIGURA 3: Detalhe em perspectiva do conector,segundo a invenção. FIGURA 4: Detalhe em perspectiva da ponta do cateter/cabo,segundo a invenção.
DESCRIÇÃO DETALHADA DA INVENÇÃO
[0021] O CONECTOR PARA ZERAR CATETER DE PRESSÃO, objeto desta solicitação de Patente de Modelo de Utilidade, compreende um conector (1) que contempla um conector propriamente dito (2), uma capa do conector (3) onde estão inseridos o LED indicador de ZERO (4) e o botão de ZERO (5) que é comunicante com o cateter/cabo (6), cujo acoplamento passa por um atenuador de estresse do cateter/cabo (7), sendo que o referido cateter/cabo (6) incorpora na extremidade distai a ponta do cateter (8) e o sensor de pressão (9).
[0022] De acordo com as figuras anexas, no conector para zerar cateter de pressão (1), objeto da invenção, o conector propriamente dito (2) se destina à conexão elétrica com o cabo do monitor de pressão, fazendo uso de um polarizador do conector (10), que promove o encaixe seguro e polarizado com o conector do monitor, ao passo que a capa do conector (3) atua como sede para o dito LED indicador de ZERO (4) e para o botão de ZERO (5), sendo que, quando pressionado este mencionado botão de ZERO (5), o LED indicador de ZERO (4) se acende.
[0023] O botão de ZERO (5) é um botão do tipo “push-button", o qual ao ser pressionado envia um sinal de ZERO para o monitor de pressão. Enquanto mantido o botão de ZERO (5) pressionado, o LED indicador de ZERO (4) se acende, indicando ao usuário que o botão de ZERO (5) foi pressionado corretamente. Nesse momento, estando o botão se ZERO (5) pressionado e o LED indicador de ZERO (4) aceso, o usuário poderá proceder rapidamente com a calibração do monitor de pressão.
[0024] Assim, quando o botão de ZERO (5) for liberado, o LED indicador (4) se apaga e o monitor passa a medir o sinal de pressão proveniente do sensor de pressão (9).
[0025] Portanto, de acordo com a presente solicitação de patente, se consegue simplificar e agilizar a operação de zerar um cateter de pressão, notadamente pela inserção do botão de ZERO (5) e do LED indicador de ZERO (4) ao corpo do conector propriamente dito, de modo que este seja acoplado ao cateter/cabo (7), cuja ponta (8) contém o sensor de pressão (9). Com esta construção, o conector (1) é acoplado, pelo acoplador propriamente dito (2) com o polarizador do conector (10), ao conector do monitor de pressão ou multiparamétrico, tornando a operação simples, rápida e eficiente, sem os procedimentos complexos e demorados pertinentes ao estado da técnica.
REIVINDICAÇÃO

Claims (1)

1) CONECTOR PARA ZERAR CATETER DE PRESSÃO, compreendendo um conector (1) que contempla um conector propriamente dito (2), uma capa do conector (3), caracterizado por receber o LED indicador de ZERO (4) e o botão de ZERO (5) que é comunicante com o cateter/cabo (6), cujo acoplamento passa por um atenuador de estresse do cateter/cabo (7), sendo que o referido cateter/cabo (6) incorpora na extremidade distai a ponta do cateter (8) e o sensor de pressão (9); o conjunto revela um polarizador do conector (10), ao passo que o botão de ZERO (5) é um botão do tipo “push-button", o qual ao ser pressionado envia um sinal de ZERO para o monitor de pressão e acende o LED indicador de ZERO (4).

Family

ID=

Similar Documents

Publication Publication Date Title
US7946997B2 (en) Measurement system to measure a physiological condition in a body
ES2350756T3 (es) Captador de presión autocalibrador.
US8413502B2 (en) Device for measuring infant feeding performance
CN104853672B (zh) 换能器接口系统和方法
ES2448366T3 (es) Sistema de calibración para un cateter sensible a la presión
TWI589270B (zh) Oral pressure measurement device and pressure measurement probe
JP5851188B2 (ja) 力検出用カテーテルのための較正システム
ES2850902T3 (es) Sistema de medición de recipientes de líquido que emplea elemento de conexión de célula de carga
US20070270720A1 (en) Noninvasive physiologic pressure measurement
Urquhart et al. Ear probe pulse oximeters and neonates
AU2009256038A1 (en) Adaptive temperature sensor for breath monitoring device
US20160374576A1 (en) Low drift implantable pressure sensors
JPH11160180A (ja) カテーテル圧センサの生体内零点合わせ
US20200054224A1 (en) Pressure sensor calibration systems and methods
CA2908845C (en) Ear clip for medical monitoring device
US20240099596A1 (en) Patient monitoring system with gatekeeper signal
JP5682207B2 (ja) 口腔関連圧力測定装置及び圧力測定プローブ
JP2013528413A (ja) 加速度計に基づくレーザーレベリング装置
KR101993511B1 (ko) 건강 진단을 위한 흡입력 및 악력 측정 장치 및 이의 제조 방법
BR202016003645U2 (pt) Connector to close pressure catheter
JP4963067B2 (ja) 圧縮力計測装置
WO2007029769A1 (ja) 口唇力測定装置
CN203016931U (zh) 一种食管静脉血压测量仪
WO2019222818A1 (pt) Torquímetro eletrônico digital odontológico
BRPI1102343A2 (pt) torquimetro odontolàgico digital