BR202012024973U2 - Sistema de quilha de encaixe com fixação em parafuso para prancha de surf - Google Patents
Sistema de quilha de encaixe com fixação em parafuso para prancha de surf Download PDFInfo
- Publication number
- BR202012024973U2 BR202012024973U2 BR202012024973-7U BR202012024973U BR202012024973U2 BR 202012024973 U2 BR202012024973 U2 BR 202012024973U2 BR 202012024973 U BR202012024973 U BR 202012024973U BR 202012024973 U2 BR202012024973 U2 BR 202012024973U2
- Authority
- BR
- Brazil
- Prior art keywords
- keel
- parallelogram
- cup
- board
- tooth
- Prior art date
Links
Landscapes
- Earth Drilling (AREA)
Abstract
SISTEMA DE QUILHA DE ENCAIXE COM FIXAÇÃO SEM PARAFUSO PARA PRANCHA DE SURF - Refere-se a presente Patente de Utilidade a sistema de quilha de encaixe para prancha de surf compreendido por quilha 1 e copinho 2 com alojamento 3 no qual penetra o dente paralelogramo 4, aba de fixação 8, parede de fechamentos 5, batente paralelogramo 6, sulcos 9, fenda paralelogramo 7, entalhe de fixação 10, parede retentora 11. No presente modelo de utilidade, o encaixe angular perfeito dos batentes paralelogramos 6 às fendas paralelogramos 7, bem como, do dente paralelogramo 4 no alojamento 3 conferem a segurança necessária aso sistema, estabilizando a quilha 1 em qualquer condição de mar, e, ao mesmo tempo, caracteriza-se pela praticidade, facilidade e rapidez na colocação/retirada da quilha. A fixação da quilha ocorre mediante encaixe, deslocando-a no sentido bico-rabeta, num ângulo agudo em relação à prancha.
Description
“SISTEMA DE QUILHA DE ENCAIXE COM FIXAÇÃO SEM PARAFUSO PARA PRANCHA DE SURF”
Trata-se de patente de modelo de utilidade que consiste num inédito sistema de quilha de encaixe em copinho com fixação sem parafuso para prancha de surf, ressaltado pela originalidade, praticidade, durabilidade e simplicidade de instalação.
Desde o reconhecimento mundial do surf, a partir do havaiano Duke Kahanamoku, no início do século XX, que o esporte vem se desenvolvendo, agregando valores oriundos da evolução tecnológica e da criatividade, técnica e habilidade dos shapers do mundo inteiro.
No Brasil, as “tábuas havaianas”, como eram chamadas, já sofreram diversas modificações. Tornaram-se mais leves possibilitando um maior controle e uma maior manobrabilidade.
Com efeito, o avanço tecnológico, a evolução do esporte e, consequentemente, o maior aperfeiçoamento dos atletas culminaram numa maior exigência pela qualidade, praticidade e durabilidade da prancha e dos elementos que a compõe, dentre os quais a quilha.
Pode-se afirmar que a quilha é o coração da prancha de surf, pois é ela que permite a prática do esporte, possibilita a realização de manobras, realiza a habilidade dos atletas e reflete a personalidade de cada surfista.
O método tradicional de fixação das quilhas não permite a sua remoção, o que
acaba por limitar sobremaneira a utilização da prancha e, de conseguinte, compromete o desempenho do surfista, pois, sabe-se que o tipo da quilha pode definir o comportamento da prancha em determinada condição do mar, do tamanho das ondas, de modo que a utilização adequada em dada situação de surf maximizará o uso da prancha, fazendo com que os 25 praticantes do esporte obtenham um maior proveito, seja do marouço, seja da marola que encontrar.
Visando eliminar a limitação conferida pelas quilhas de fixação permanente, foram criadas as quilhas removíveis, fixadas através de sistema de caixa.
Entretanto, os modelos até então existentes possuem complicado procedimento de encaixe, o que acaba, muitas vezes, por desestimular o seu uso, em razão do tempo despendido para retirada/colocação da quilha, demandando, ainda, a utilização de ferramentas e ferragens (chaves e parafusos, respectivamente).
Ainda o sistema menos complexo disponível faz uso de parafusos para fixação da quilha no copinho (plug ou cavilha).
Ressalte-se que alguns poucos modelos que se propuseram a fixar a quilha no copinho por meio de pressão ou atrito apresentaram desgaste precoce do sistema, inviabilizando o seu uso.
Já o sistema que faz uso de parafuso apresenta alguns inconvenientes. Primeiro, há uma perda de tempo considerável para a colocação ou remoção das quilhas. A necessidade do uso de ferramentas é outro fator complicador, pois, num eventual 1° esquecimento ou perda destas a retirada das quilhas não é possível. Outro ponto negativo desse sistema consiste no inevitável desgaste das ferragens. A fenda do parafuso utilizado para a fixação da quilha no copinho tende a desgastar-se com a utilização, dificultando o seu rosqueamento. Outrossim, observa-se um desgaste do ponto de fixação do parafuso, isto é, do orifício do copinho no qual o parafuso é inserido, em razão do atrito gerado com a colocação 15 e retirada da quilha, o que pode acarretar a inutilização do copinho, exigindo a sua substituição, o que só é possível mediante reparo no bloco (prancha).
É com o intuito de solucionar esses problemas que se apresenta o “Sistema de Quilha de Encaixe com Fixação sem Parafuso para Prancha de Surf’ objeto da presente patente.
O sistema faz uso do copinho (plug ou cavilha), que é fixado permanentemente
na prancha em sede com dimensões ligeiramente superiores a do copinho, utilizando-se de substância de adesão apropriada.
O copinho com design específico e exclusivo para o sistema ora apresentado possui alojamento com largura e profundidade ligeiramente superiores a do dente da quilha a ser encaixada. O alojamento possui desenho paralelogramo com inclinação aguda disposta no sentido rabeta-bico, isto é, de forma que o encaixe ocorra mediante pressão do dente da quilha no sentido bico-rabeta, utilizando-se o corpo da quilha como apoio.
O desenho hidrodinâmico do sistema impede que o fluxo de água desloque ou desestabilize a quilha, ao contrário, o volume de água que atrita com o sistema reforça a sustentação da quilha, conferindo mais segurança ao sistema.
O modelo apresentado dispensa o uso de ferragens (parafusos) para a colocação/retirada da quilha, valendo-se de prático, funcional e hermético encaixe obtido a partir do desenho exclusivo e inovador.
A dispensa do uso de travas elimina o risco de quebra/trinca destas, assim como, impede a adesão da lingueta à parede do copinho.
O ângulo agudo formado na base do alojamento do copinho, sentido rabeta
bico, confere a resistência necessária ao sistema, reduzindo sobremaneira a chance de trinca do dente da quilha em razão da dissipação das forças físicas atuantes no sistema oriundas do deslocamento da prancha na água e das manobras realizadas.
A quilha, por sua vez, possui em sua base dente paralelogramo compatível com o alojamento do copinho que apresenta um batente equidistante das laterais da lingueta, estando presente nas duas faces desta.
O sistema foi confeccionado com o uso da ferramenta CAD e, especialmente, a partir de um criterioso processo de observação e análise de um profissional inteiramente dedicado ao esporte, com vasta experiência na fabricação de pranchas de vários modelos e para os mais diversos perfis de atletas.
A facilidade, simplicidade e rapidez na colocação e retirada das quilhas (sem o comprometimento da segurança), o menor desgaste do sistema, a dispensa do uso de ferramentas e ferragens para fixação das quilhas são atributos que tomam o sistema ora apresentado único.
Em suma, o “ Sistema de Quilha de Encaixe com Fixação sem Parafuso para
Prancha de Surf’ objetiva dar maior segurança e ao mesmo tempo conferir maior praticidade em relação aos sistemas até então existentes.
O inovador sistema ora descrito pode ser melhor compreendido mediante a observação dos desenhos ilustrativos em anexo, respeitando-se as seguintes legendas:
Figura I: Vista superior do copinho.
Figura 2: Vista frontal do copinho.
Figura 3: Vista lateral do copinho.
Figura 4: Vista em perspectiva do copinho.
Figura 5: Quilha em perspectiva com prioridade para a face interna.
Figura 6: Quilha em perspectiva com prioridade para a face extema.
Figura 7: Representa vista em corte da prancha com os copinhos instalados, antes do excesso de material adesivo, batentes e parede retentora serem intencionalmente retirados durante o acabamento.
Figura 8: Representa vista em corte da prancha de surf com os
copinhos instalados, após a retirada dos excessos.
Figura 9: Vista em corte da prancha com o ângulo de encaixe da
quilha no copinho.
Figura 10: Corresponde a vista em corte da prancha de surf, com a quilha já instalada nos copinhos.
Figura 11: Vista em perspectiva da quilha e do copinho.
Figura 12: Movimento de encaixe da quilhas nos seus respectivos copinhos e dos copinhos na prancha.
Figura 13: Mostra vista em perspectiva de uma prancha de surf, na qual está sendo colocado um conjunto de quilhas.
Figura 14: Mostra vista em plano de uma prancha de surf, com o conjunto de quilhas já instalado.
Observando as figuras ilustrativas que seguem, tem-se que o “Sistema de Quilha de encaixe com Fixação sem Parafuso para Prancha de Surf’ que ora se 20 apresenta, consiste em quilha 1, com copinho 2, reunindo as seguintes características: alojamento 3, no qual penetra o dente paralelogramo 4, aba de fixação 8, parede de fechamento 5, batente paralelogramo 6, sulcos 9, fenda paralelogramo 7, entalhe de fixação 10, parede retentora 11. No presente modelo de utilidade, o encaixe angular perfeito dos batentes paralelogramos 6 às fendas paralelogramos 7, bem como, do dente paralelogramo 4 25 no alojamento 3 conferem a segurança necessária ao sistema, estabilizando a quilha 1 em qualquer condição de mar, e, ao mesmo tempo, caracteriza-se pela praticidade, facilidade e rapidez na colocação/retirada da quilha, numa proposta diferenciada em relação aos modelos existentes.
Claims (1)
1.“SISTEMA DE QUILHA DE ENCAIXE COM FIXAÇÃO SEM PARAFUSO PARA PRANCHA DE SURF”, sistema esse compreendido por quilha 1 e copinho 2, reunindo as seguintes características: alojamento 3, no qual penetra o dente paralelogramo 4, aba de fixação 8, parede de fechamento 5, batente paralelogramo 6, sulcos 9, fenda paralelogramo 7, entalhe de fixação 10, parede retentora 11. No presente modelo de utilidade, o encaixe angular perfeito dos batentes paralelogramos 6 às fendas paralelogramos 7, bem como, do dente paralelogramo 4 no alojamento 3 conferem a segurança necessária ao sistema, estabilizando a quilha 1 em qualquer condição de mar. A fixação da quilha ocorre mediante encaixe, deslocando-a no sentido bico-rabeta, num ângulo agudo em relação à prancha.
Priority Applications (1)
Application Number | Priority Date | Filing Date | Title |
---|---|---|---|
BR202012024973-7U BR202012024973U2 (pt) | 2012-09-17 | 2012-09-17 | Sistema de quilha de encaixe com fixação em parafuso para prancha de surf |
Applications Claiming Priority (1)
Application Number | Priority Date | Filing Date | Title |
---|---|---|---|
BR202012024973-7U BR202012024973U2 (pt) | 2012-09-17 | 2012-09-17 | Sistema de quilha de encaixe com fixação em parafuso para prancha de surf |
Publications (1)
Publication Number | Publication Date |
---|---|
BR202012024973U2 true BR202012024973U2 (pt) | 2014-09-30 |
Family
ID=51610563
Family Applications (1)
Application Number | Title | Priority Date | Filing Date |
---|---|---|---|
BR202012024973-7U BR202012024973U2 (pt) | 2012-09-17 | 2012-09-17 | Sistema de quilha de encaixe com fixação em parafuso para prancha de surf |
Country Status (1)
Country | Link |
---|---|
BR (1) | BR202012024973U2 (pt) |
-
2012
- 2012-09-17 BR BR202012024973-7U patent/BR202012024973U2/pt not_active IP Right Cessation
Similar Documents
Publication | Publication Date | Title |
---|---|---|
USD897341S1 (en) | Cartridge for an electronic pen | |
JP6694960B2 (ja) | 調整可能なフィン及び調整可能なフィンを装着する方法 | |
WO2009023933A3 (en) | Fin retention system | |
AU2016206226B2 (en) | Adjustable fin system | |
US20150239532A1 (en) | Surfboard fin and fin box adapter | |
USD760866S1 (en) | Fishing lure blade attachment clip | |
PT1156858E (pt) | Tábua de skate | |
IT201900015848A1 (it) | Dispositivo per livellare piastrelle | |
JP2017515750A5 (pt) | ||
RU2018106836A (ru) | Фиксирующий выступ для коронки орудия для земляных работ | |
BR202012024973U2 (pt) | Sistema de quilha de encaixe com fixação em parafuso para prancha de surf | |
USD826375S1 (en) | Water purifier cartridge | |
BRPI0621527A2 (pt) | elemento de intercambiamento de rabeta de prancha de surf e método para a instalação de elemento de intercambiamento de rabeta de prancha de surf | |
US20210114691A1 (en) | Hydrofoil to board attachment device | |
JP6619712B2 (ja) | 前後両方向に進むことができるフィンを装着するボード | |
WO2008032121A3 (en) | Marine propulsion and constructional details thereof | |
CN105150092B (zh) | 适用于砂光机的底板 | |
US20150031254A1 (en) | Quick detachable fin hold system | |
CN205437855U (zh) | 一种旋转定位钻孔夹具 | |
CN206501614U (zh) | 一种多功能数学绘图工具 | |
JP2005074026A (ja) | サーフボード等のフィンの着脱方法 | |
CN209254110U (zh) | 一种陀尖及陀螺 | |
Menshikov | A Principle of Maximal Stability at the Solution of Inverse Problems | |
CN207191336U (zh) | 鱼鳍转换器 | |
SU1008080A1 (ru) | Виндсерфер |
Legal Events
Date | Code | Title | Description |
---|---|---|---|
B03A | Publication of a patent application or of a certificate of addition of invention [chapter 3.1 patent gazette] | ||
B08F | Application dismissed because of non-payment of annual fees [chapter 8.6 patent gazette] |
Free format text: REFERENTE A 3A ANUIDADE. |
|
B08K | Patent lapsed as no evidence of payment of the annual fee has been furnished to inpi [chapter 8.11 patent gazette] |
Free format text: EM VIRTUDE DO ARQUIVAMENTO PUBLICADO NA RPI 2343 DE 01-12-2015 E CONSIDERANDO AUSENCIA DE MANIFESTACAO DENTRO DOS PRAZOS LEGAIS, INFORMO QUE CABE SER MANTIDO O ARQUIVAMENTO DO PEDIDO DE PATENTE, CONFORME O DISPOSTO NO ARTIGO 12, DA RESOLUCAO 113/2013. |