BR202012015926U2 - disposição aplicada em endoscópio rígido para limpeza da lente objetiva durante o procedimento vídeo-cirúrgico - Google Patents

disposição aplicada em endoscópio rígido para limpeza da lente objetiva durante o procedimento vídeo-cirúrgico Download PDF

Info

Publication number
BR202012015926U2
BR202012015926U2 BR202012015926U BR202012015926U BR202012015926U2 BR 202012015926 U2 BR202012015926 U2 BR 202012015926U2 BR 202012015926 U BR202012015926 U BR 202012015926U BR 202012015926 U BR202012015926 U BR 202012015926U BR 202012015926 U2 BR202012015926 U2 BR 202012015926U2
Authority
BR
Brazil
Prior art keywords
objective lens
video
endoscope
catheter
cleaning
Prior art date
Application number
BR202012015926U
Other languages
English (en)
Inventor
Fernando Conrado Abrão
Igor Renato Louro Bruno De Abreu
Karina Moreira Silva De Abreu
Maria Fernanda Cesarino Junqueira Abrão
Original Assignee
Fernando Conrado Abrão
Igor Renato Louro Bruno De Abreu
Karina Moreira Silva De Abreu
Maria Fernanda Cesarino Junqueira Abrão
Priority date (The priority date is an assumption and is not a legal conclusion. Google has not performed a legal analysis and makes no representation as to the accuracy of the date listed.)
Filing date
Publication date
Application filed by Fernando Conrado Abrão, Igor Renato Louro Bruno De Abreu, Karina Moreira Silva De Abreu, Maria Fernanda Cesarino Junqueira Abrão filed Critical Fernando Conrado Abrão
Priority to BR202012015926U priority Critical patent/BR202012015926U2/pt
Publication of BR202012015926U2 publication Critical patent/BR202012015926U2/pt

Links

Landscapes

  • Endoscopes (AREA)
  • Instruments For Viewing The Inside Of Hollow Bodies (AREA)

Abstract

disposição aplicada em endoscópio rfgido para limpeza da lente objetiva durante o procedimento vídeo-cirúrciico. o presente modelo de utilidade trata de uma nova disposição aplicada a endosdópios rígidos, compreendendo um cateter descartável (1) afixado longitudinalmente no eixo rígido (21) de qualquer endoscópio (2) convencional, recebendo em sua extremidade anterior um equipo (15) capaz de liberar, de forma controlada, uma quantidade de solução cristalc5ide (4) com vazâo direcionada por gravidade, através do canal do cateter (1) para a extremidade distal (11), realizando a limpeza da lente objetiva (22) do endoscópio (2) durante o procedimento de vídeo-cirurgia

Description

"DISPOSIÇÃO APLICADA EM ENDOSCÕPIO RÍGIDO PARA LIMPEZA DA LENTE OBJETIVA DURANTE O PROCEDIMENTO VÍDEO-CIRÚRGICO" CAMPO TÉCNICO O presente modelo de utilidade está relacionado ao campo médico e mais especificamente a uma nova disposição aplicada a endoscópios rígidos. Tal disposição compreende um cateter descartável o qual é afixado longitudinalmente no eixo rígido do endoscópio, recebendo em sua extremidade anterior um equipo capaz de liberar de forma controlada uma quantidade de solução cristalóide que ê direcionada por gravidade, através do canal do cateter, para a extremidade distai, realizando a limpeza da lente objetiva do endoscópio durante o procedimento de vldeo- cirurgia.
FUNDAMENTOS DA TÉCNICA
Hoje em dia, com os avanços tecnológicos em todas as áreas do conhecimento humano e com a aplicação destes conhecimentos nas áreas da saúde, tornou-se possível o desenvolvimento de técnicas de tratamento cirúrgico minimamente invasivas. Sem dúvida um ponto crucial nesta conquista foi o advento das cirurgias por vídeo e as cirurgias robóticas. Não há dúvidas de que para efetuar um procedimento cirúrgico, o cirurgião deve ter uma boa visão daquilo que está acontecendo, isto é obtido através de uma boa óptica cirúrgica.
Existem diversos tamanhos de endoscópios com ópticas em diversas angulações de lentes objetivas.
Contudo, durante a realização de um procedimento cirúrgico por vídeo é muito freqüente que a lente objetiva do endoscópio se suje com sangue ou secreções corporais do paciente atrapalhando a visão do cirurgião. Quando isso . acontece é necessário retirar o endoscópio de dentro do paciente para que seja limpo, mas esta manobra paralisa o ato cirúrgico cerca de 20 segundos. ê de se considerar que em alguns procedimentos cirúrgicos o cirurgião não pode, em hipótese alguma, perder a visão do que acontece no interior do paciente em momento algum.
Em algumas cirurgias, contudo, grandes quantidades de secreções e sangue são manipuladas fazendo com que as ópticas se sujem inúmeras vezes causando prejuízo no tempo cirúrgico.
ESTADO DA TÉCNICA O documento do estado da técnica PI9201776-2, depositado em 05/05/1992, revela um dispositivo para limpeza de lentes distais de instrumentos ópticos, tais como os endoscópios rígidos, que carregam em si, interna ou externamente, um canal em forma de micro-tubo pelo qual é possível injetar soro fisiológico através de uma seringa ou bomba de pressurização, na forma de jatos intermitentes direcionados contra a lente objetiva. Contudo, esta disposição torna a esterilização do equipamento mais complexa e difícil, além do fato de que, para efetuar o procedimento de limpeza da lente durante a cirurgia, nesta condição, é necessária a paralisação da cirurgia para a aplicação do soro, pelo médico, com ajuda de um auxiliar ou por um instrumentador.
Assim, o principal inconveniente é o fato de que tais equipamentos cirúrgicos para vídeo-cirurgia são facilmente contaminados com fungos e micro-bactérias podendo gerar complicações infecciosas graves nos pacientes quando deixam de ser totalmente esterilizados.
PROPOSTA E OBJETIVO DO MODELO
Pensando em solucionar este problema foi desenvolvido o dispositivo de limpeza descartável que, quando acoplado à ótica, permite que o cirurgião limpe a lente objetiva sem retirar o instrumento do paciente e desta forma a operação em curso não precisa ser paralisada. 0 cirurgião pode manter a torneira do equipo um pouco aberta, de maneira contínua e controlada, a fim de gerar um fluxo constante de solução em contato com a lente. Isso acarreta no surgimento de uma película de cristalóide à frente da óptica limpando automaticamente qualquer tipo de secreção que aí possa chegar.
Ademais, quando a cirurgia é concluída, basta o médico descartar o cateter retirando-o do eixo do endoscópio para que o mesmo possa ser esterilizado sem complicações.
Esta nova disposição, objeto de proteção do presente pedido, poder ser acoplada em qualquer endoscópio cirúrgico convencional, possuindo um conector que permite o acoplamento a um equipo de soro, disposto afixado externamente ao eixo do endoscópio através da aplicação de fita adesiva estéril.
DESCRIÇÃO DAS FIGURAS A mencionada disposição para limpeza do endoscópio durante vídeo-cirurgia, objeto de proteção do presente pedido, será explicado em detalhes com o auxílio das figuras anexas, nas quais: A figura 1 mostra uma vista lateral da aplicação do dispositivo de limpeaa da lente objetiva em um endoscópio rígido; A figura 2 mostra um detalhe ampliado e em perspectiva da extremidade distai do endoscópio contendo a disposição de fixação do cateter para limpeza; A figura 3 mostra uma vista representativa do procedimento cirúrgico de perfuração para introdução dos "toracoports" no tórax de um paciente, criando os portais para introdução dos endoSCÓpios e de outros instrumentos para vídeo-cirurgia; A figura 4 mostra uma vista em seção ampliada de um "toracoports" aplicado ao tórax de um paciente; A figura 5 mostra uma vista em seção ampliada, em continuação à figura anterior, do pino do "toracoports" sendo retirado para formação do portal de entrada do endoscópio; A figura 6 mostra uma vista lateral do endoscópio contendo o dispositivo de limpeza sendo introduzido em um paciente via o portal do "toracoports"; e A figura 7 mostra um detalhe ampliado e em perspectiva da extremidade distai do endoscópio sendo limpa durante o procedimento de vídeo-cirurgia. nPÇrPTfÃn ηΤΡΦΆ T Τ4Ά ΤΊΆ ΓΊΓ) JVtDtl&t.fl Conforme mostra a figura 1, a nova disposição aplicada em endoscópio rígido para limpeza da lente objetiva, consiste em um cateter descartável (1) elaborado em polímero flexível inerte. Este cateter (1) ê afixado ao longo do eixo longitudinal (21) do endoscópio (2) , de maneira que a extremidade distai (11) do cateter (1) mantenha contato com a lente ©bjetiva (22). A fixação do tíateter (1) no eixo longitudinal (21) do endoscópio (2) ê realizada por fitas de adesivo estéril (3). A extremidade anterior do cateter (1) possui uma conexão de equipo (12) na qual é acoplada a mangueira (13) de um equipo de soro (15) contendo a torneira (14) para liberação controlada de uma solução cristalóide (soro fisiológico) por gravidade.
Conforme mostra as figuras 3, 4 e 5, para que os endoscópios (2) sejam introduzidos nos pacientes (5) são utilizados equipamentos chamados "trocateres" (cirurgias abdominais) ou "toracoporte" (6) (cirurgias torãcicas), servindo como guia para introdução dos endoscópios (2) no interior dos pacientes (5) .
Os "toracoports" (6) são basicamente formados por um pino livre (61) contido no interior de uma bucha oca com rosca externa e também conhecido como "portal" (62). O portal (62) a ser utilizado nessa circunstância deve possuir diâmetro interno com uma folga compatível para o acoplamento do eixo (21) do endoscõpio (2) juntamente com a fixação do catéter (1).
Assim, quando a lente objetiva (22) estiver suja com sangue ou secreções, O cirurgião deverá abrir a torneira (14) do equipo (15), permitindo que a dose controlada de soro (4) seja liberada pela extremidade distai (11) do cateter (1), limpando a lente objetiva (22) sem que seja necessário retirar o endoscópio (2) do paciente (5) . Alternativamente, o cirurgião poderá abrir a torneira (14) do equipo (15) antes de iniciar o Prooedimento oi a "«ao ldeal d “"«SWindo. desta eal do Soro r°rrna' contro; C3da Ciru-9ia. θ aC°rd0 Com a neceSsidade REIVINDICAÇÃO

Claims (1)

1) "DISPOSIÇÃO APLICADA EM ENDOSCÓPIO RÍGIDO PARA LIMPEZA DA LENTE OBJETIVA DURANTE 0 PROCEDIMENTO VÍDEO-CIRÚRGICO" , destinada a realizar a limpeza da lente objetiva de endoscópios rígidos durante o procedimento de vídeo- cirurgia sendo posteriormente descartada, tal disposição é caracterizada por compreender um cateter descartável (1) elaborado em polímero flexível inerte, afixado ao longo do eixo longitudinal (21) de endoscópios (2) por meio de fitas de adesivo estéril (3); a extremidade distai (11) do cateter (1) ê posicionado em contato com a lente objetiva (22) e a extremidade anterior do cateter (1) possui uma conexão de equipo (12) na qual é acoplada a mangueira (13) de um equipo de soro (15) com torneira (14) de liberação de fluxo controlado de uma solução cristalõide (4) (soro fisiológico).
BR202012015926U 2012-06-27 2012-06-27 disposição aplicada em endoscópio rígido para limpeza da lente objetiva durante o procedimento vídeo-cirúrgico BR202012015926U2 (pt)

Priority Applications (1)

Application Number Priority Date Filing Date Title
BR202012015926U BR202012015926U2 (pt) 2012-06-27 2012-06-27 disposição aplicada em endoscópio rígido para limpeza da lente objetiva durante o procedimento vídeo-cirúrgico

Applications Claiming Priority (1)

Application Number Priority Date Filing Date Title
BR202012015926U BR202012015926U2 (pt) 2012-06-27 2012-06-27 disposição aplicada em endoscópio rígido para limpeza da lente objetiva durante o procedimento vídeo-cirúrgico

Publications (1)

Publication Number Publication Date
BR202012015926U2 true BR202012015926U2 (pt) 2015-10-20

Family

ID=54541422

Family Applications (1)

Application Number Title Priority Date Filing Date
BR202012015926U BR202012015926U2 (pt) 2012-06-27 2012-06-27 disposição aplicada em endoscópio rígido para limpeza da lente objetiva durante o procedimento vídeo-cirúrgico

Country Status (1)

Country Link
BR (1) BR202012015926U2 (pt)

Cited By (1)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
WO2021151175A1 (pt) * 2020-01-30 2021-08-05 De Abreu Igor Renato Disposição construtiva aplicada em endoscópio rígido para limpeza da lente objetiva durante o procedimento vídeo-cirúrgico

Cited By (1)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
WO2021151175A1 (pt) * 2020-01-30 2021-08-05 De Abreu Igor Renato Disposição construtiva aplicada em endoscópio rígido para limpeza da lente objetiva durante o procedimento vídeo-cirúrgico

Similar Documents

Publication Publication Date Title
US10448811B2 (en) Medical device introduction and imaging system, and associated method
US20200178767A1 (en) Endoscope accessory and medical device kit
JP6514640B2 (ja) 副鼻腔アクセスシステム
US20180071481A1 (en) Method of making a sealed lumen and associated computing module
EP2902066B1 (en) Airway cleaning and visualization
US9408756B2 (en) Nasal fluid management device
JP2014176713A (ja) 医用器具シース
US20140276654A1 (en) Nasal Suction Device
US11013396B2 (en) Portable endoscope with disposable steerable cannula
US20150080764A1 (en) Disposable instrument including working channels for endoscopy
AU2013343041A1 (en) Paranasal sinus access system
JP2010523219A (ja) 外部レールを有する内視鏡装置
JP7298927B2 (ja) 消化管処置における内視鏡の位置決めおよび固定を補助する装置
BR202012015926U2 (pt) disposição aplicada em endoscópio rígido para limpeza da lente objetiva durante o procedimento vídeo-cirúrgico
WO2021151175A1 (pt) Disposição construtiva aplicada em endoscópio rígido para limpeza da lente objetiva durante o procedimento vídeo-cirúrgico
US10537361B2 (en) Access device having a fluid pathway and methods of using the same
WO2022174693A1 (zh) 一种可视化导管及带有该可视化导管的切开刀
KR102280296B1 (ko) 내시경 유도를 통한 흉관 삽관술 장치
EP2640253A1 (en) Medical device for using an endoscopic instrument for diagnostic or operating purposes, particularly in urology and gynecology
CN213129412U (zh) 一种内窥镜装置
KR102280294B1 (ko) 실시간 내시경 유도를 통한 흉관 삽관술 장치
ES2964417T3 (es) Drenaje mediante esponja de vacío
CN211658096U (zh) 内窥镜下可视球囊扩张导管系统
Chawla et al. Chest Tube Placement
CN206565973U (zh) 一种胃肠镜活检孔道用孔塞

Legal Events

Date Code Title Description
B03A Publication of an application: publication of a patent application or of a certificate of addition of invention
B07A Technical examination (opinion): publication of technical examination (opinion)
B09B Decision: refusal
B09B Decision: refusal

Free format text: MANTIDO O INDEFERIMENTO UMA VEZ QUE NAO FOI APRESENTADO RECURSO DENTRO DO PRAZO LEGAL