BR132014018991E2 - artigo e método para manter o fluido menstrual e exsudatos vaginais no interior da vagina - Google Patents

artigo e método para manter o fluido menstrual e exsudatos vaginais no interior da vagina Download PDF

Info

Publication number
BR132014018991E2
BR132014018991E2 BR132014018991A BR132014018991A BR132014018991E2 BR 132014018991 E2 BR132014018991 E2 BR 132014018991E2 BR 132014018991 A BR132014018991 A BR 132014018991A BR 132014018991 A BR132014018991 A BR 132014018991A BR 132014018991 E2 BR132014018991 E2 BR 132014018991E2
Authority
BR
Brazil
Prior art keywords
article
adhesive
substrate
facing surface
vagina
Prior art date
Application number
BR132014018991A
Other languages
English (en)
Inventor
H Michael Moscherosch
Jennifer L Sturgeon
Mari Hou
Original Assignee
Mcneil Ppc Inc
Priority date (The priority date is an assumption and is not a legal conclusion. Google has not performed a legal analysis and makes no representation as to the accuracy of the date listed.)
Filing date
Publication date
Application filed by Mcneil Ppc Inc filed Critical Mcneil Ppc Inc
Priority to BR132014018991A priority Critical patent/BR132014018991E2/pt
Publication of BR132014018991E2 publication Critical patent/BR132014018991E2/pt

Links

Landscapes

  • Absorbent Articles And Supports Therefor (AREA)

Abstract

abstract the present invention relates to sanitary protection article that is structured and arranged to maintain menstrual fluid within the vagina and thereby prevent the menstrual fluid from escaping the body. the present invention also relates to a method of selectively maintaining menstrual fluid within the vagina by means of using such article. _______________________ tradução do resumo resumo patente de invenção: "artigo e método para manter o fluido menstrual e exsudatos vaginais no interior da vagina". a presente invenção refere-se a um artigo para a proteção sanitária que é estruturado e disposto para manter o fluido menstrual no interior da vagina e, dessa forma, evitar que o mesmo escape do corpo. a presente invenção também se refere a um método para man-ter seletivamente o fluido menstrual no interior da vagina através da utilização de tal artigo.

Description

Relatório Descritivo do Certificado de Adição de Invenção para "ARTIGO E MÉTODO PARA MANUTENÇÃO DE FLUIDO MENSTRUAL NO INTERIOR DA VAGINA".
[001] Certificado de Adição de Invenção do BR102014002668-1, depositado em 04.02.2014.
CAMPO DA INVENÇÃO
[002] O presente certificado de adição da invenção refere-se a um artigo de proteção sanitária que é estruturado e disposto para manter fluido menstruai no interior da vagina, e, desse modo, impedir o fluido menstruai de escapar do corpo. O presente certificado de adição da invenção também se refere a um método de manter seletivamente fluido menstruai no interior da vagina por meio do uso de tal artigo. ANTECEDENTES DA INVENÇÃO
[003] Uma variedade de artigos absorventes sanitários de uso externamente são conhecidos na técnica, tais como, por exemplo, fraldas e artigos sanitários. Tais artigos incluem tipicamente uma camada de cobertura permeável à líquido, uma camada de barreira impermeável à líquido, e um núcleo absorvente disposto entre a camada de cobertura e a camada de barreira. O modo de operação destes artigos primários é absorver o fluido menstruai após tal fluido escapar do corpo.
[004] Os artigos absorventes sanitários fixáveis ao corpo são também conhecidos, tais como, por exemplo, fraldas sanitárias fixáveis ao corpo. Estes artigos são estruturados em muito, do mesmo modo como fraldas sanitárias convencionais, mas adicionalmente incluem um adesivo disposto na superfície virada para o corpo do artigo que permite que o artigo seja seletivamente fixado ao corpo. Embora estes artigos fixáveis ao corpo sejam colocados em proximidade à abertura vaginal, seu modo principal de operação é o mesmo como uma fralda convencional, isto é, eles absorvem fluido menstruai à medida que ele escapa da abertura vaginal.
[005] Outros artigos absorventes sanitários são adaptados para serem dispostos, ou parcialmente no interior da vagina (por exemplo, certos artigos Inter labiais), ou completamente no interior da vagina (por exemplo, tampões). Embora estes dispositivos sejam adaptados para serem inseridos no interior da vagina, seu modo básico de operação é o mesmo conforme a fralda. Isto é, o artigo é adaptado para absorver fluido menstruai.
[006] Um problema com todos dos artigos descritos acima é que a eficiência do artigo é limitada pelas capacidades de manuseio do fluido do artigo. Para proporcionar proteção adequada, a absorvência dos artigos deve ser suficiente de modo a impedir o fluido de vazar. Os produtos com tal absorvência, contudo, tendem a serem maiores, volumosos ou, de outro modo, desconfortáveis. E, sendo absorventes, tais produtos, sob certas condições, por exemplo, um fluxo menstruai particularmente pesado, são submetidos a vazamento e falha.
[007] Outro problema associado com artigos femininos tipo absorvente se relaciona a seu uso durante atividades que requerem contato corpóreo com água (tal como natação). Em tais casos, fluidos extras (por exemplo, água) são absorvidos pelo artigo absorvente em adição a quaisquer fluidos vaginais, aumentando, desse modo, o desconforto de tais artigos absorventes ao usuário.
[008] Em vista do acima, é um aspecto do presente certificado de adição da invenção proporcionar um artigo que supere as deficiências dos artigos da técnica anterior descritos acima. Em adição, é um aspecto do presente certificado de adição da invenção proporcionar um artigo que tem um modo principal de operação que difere dos artigos descritos acima. Especificamente, o artigo, de acordo com o presente certificado de adição da invenção, conforme descrito em maiores detalhes abaixo, funciona, não por absorção do fluido menstruai, mas, pre- ferivelmente, pela manutenção do fluido menstruai no interior da vagi-na, impedindo, desse modo, o mesmo de escapar do corpo. Outro aspecto do presente certificado de adição da invenção é proporcionar um artigo não absorvente, ou substancialmente não absorvente, que é dimensionado de modo a ser compacto e imperceptível, ou substancialmente imperceptível por um usuário durante uso. Um aspecto adicional do presente certificado de adição da invenção é proporcionar um artigo que aumenta a confiança do usuário que não existirá vazamento de fluido vaginal ou exsudado após aplicação do artigo durante atividades atléticas ou, de outro modo, atividades árduas.
SUMÁRIO DA INVENÇÃO
[009] Em vista dos precedentes, o presente certificado de adição da invenção proporciona, de acordo com um primeiro aspecto da invenção, um artigo para manutenção do fluido menstruai no interior da vagina, o artigo incluindo um substrato flexível tendo uma superfície virada para o corpo e uma superfície virada para a vestimenta oposta, adesivo aplicado à superfície virada para o corpo do substrato para aderir seletivamente o artigo ao corpo, no qual o substrato é estruturado e disposto para cobrir a abertura vaginal e, desse modo, manter o fluido menstruai no interior da vagina.
[0010] O presente certificado de adição da invenção proporciona, de acordo com um segundo aspecto da invenção, um método de manutenção do fluido menstruai no corpo humano incluindo as etapas de aplicar um artigo ao corpo, tal que a artigo se prolonga sobre a abertura vaginal, no qual o artigo inclui um substrato flexível tendo a superfície virada para o corpo e uma superfície virada para a vestimenta o-posta, adesivo aplicado à superfície virada para o corpo do substrato para aderir seletivamente o artigo ao corpo, no qual o substrato é estruturado e disposto para cobrir a abertura vaginal e, desse modo, manter o fluido menstruai no interior da vagina.
[0011] Em certas concretizações, o presente certificado de adição da invenção refere-se a um artigo para manutenção do fluido menstruai no interior da vagina, compreendendo: um substrato flexível tendo uma superfície virada para o corpo e uma superfície virada para a vestimenta oposta; um adesivo selecionado a partir do grupo consistindo em substância adesiva sensível à não pressão, muco- ou bioadesivo, ou misturas dos mesmos, no qual o adesivo aplicado à superfície virada para o corpo do substrato para aderir seletivamente o artigo ao corpo; e no qual o artigo é dimensionado, estruturado e disposto para assentar na região no lado interno dos lábios, mas externo à vagina, para cobrir diretamente o introito e, desse modo, manter o fluido menstruai no interior da vagina.
BREVE DESCRIÇÃO DOS DESENHOS
[0012] Exemplos de concretizações do presente certificado de adição da invenção serão descritos com referência aos desenhos, em que: [0013] A Fig. 1 é uma vista em perspectiva do artigo de acordo com o presente certificado de adição da invenção;
[0014] A Fig. 2 é uma vista em perspectiva parcialmente explodida do artigo mostrado na Fig. 1;
[0015] As Figs. 3 e 4 são vistas esquemáticas representando a maneira na qual o artigo é aplicado à pele de um corpo da usuária, o artigo prolongando-se pelo menos de um pequeno lábio h do grande lábio L-ι para um pequeno lábio oposto l2 do grande lábio L2;
[0016] A Fig. 5 é uma vista em corte esquemática do corpo que representa a maneira na qual o artigo mantém fluido menstruai no interior da vagina;
[0017] A Fig. 6 é uma vista esquemática que representa a maneira na qual o artigo é aplicado a uma região mucosal labial interna da u-suária; e [0018] As Figs. 7 e 7a são vistas transversais esquemáticas do corpo que representam a maneira na qual o artigo é posicionado em/na região mucosal labial interna para cobertura do introito para reter fluido menstruai no interior da vagina.
DESCRIÇÃO DETALHADA DA INVENÇÃO
[0019] O presente certificado de adição da invenção refere-se a um artigo substancialmente não absorvente que é adaptado para manter seletivamente fluido menstruai no interior da vagina. Conforme será descrito em maiores detalhes abaixo, o artigo, de acordo com o presente certificado de adição da invenção, é pretendido para ser aplicado ao corpo durante menstruação, tal que o artigo se prolonga sobre a abertura vaginal. Em uma concretização, o artigo é uma porção adesiva labial 12 designada ou adaptada para contatar, fixar ou aderir à pele da usuária, e funciona para manter fluido menstruai no interior da vagina. Em uma concretização da invenção, o artigo é estruturado e disposto para se prolongar de pelo menos um pequeno lábio a um pequeno lábio oposto para manter os pequenos lábios em uma configuração fechada para, desse modo, manter o fluido menstruai no interior da vagina. Em outra concretização da invenção, o artigo é uma porção labial interna 30 estruturada, dimensionada e disposta para assentar na região no lado interno dos lábios, mas externo à vagina, para cobrir diretamente o introito e, desse modo, manter o fluido menstruai no interior da vagina (conforme ilustrado nas Figs. 7 e 7a; esta região, daqui por diante referida como a "região mucosal labial interna"). Quando uma usuária deseja liberar o fluido menstruai, o artigo é simplesmente removido a partir do corpo, e o fluido menstruai é liberado. Em seguida, a usuária pode aplicar um novo artigo limpo.
[0020] Em certas concretizações, o artigo, de acordo com o pre- sente certificado de adição da invenção, é "não absorvente" ou "substancialmente não absorvente". "Substancialmente não absorvente", conforme aqui usado, significa que o artigo tem uma capacidade absorvente total de menos do que cerca de 0,3 g, mais preferivelmente menos do que cerca de 0,1 g, mais preferivelmente menos do que cerca de 0,05 g, conforme medido usando o Procedimento para Medição da Capacidade Absorvente descrita abaixo.
[0021] Em certas concretizações, os artigos do presente certificado de adição da invenção têm um Tempo de Penetração de Fluido (FPT), quando medido pelo Procedimento para Medição de Tempo de Penetração de Fluido (FPT), conforme descrito abaixo, de mais do que 500 segundos, opcionalmente, 600 segundos, ou, opcionalmente, 700 segundos.
[0022] Desde que o artigo, de acordo com o presente certificado de adição da invenção, não funciona por meio de absorção (conforme exibido pela baixa capacidade absorvente e/ou alto Tempo de Penetração de Fluido (FPT) dos artigos do presente certificado de adição da invenção [de acordo com os métodos de teste descritos abaixo]), mas, preferivelmente, funciona por meio de manutenção do fluido menstruai no interior do corpo, os problemas dos artigos da técnica anterior, tais como absorventes higiênicos, forros, tampões, e similares, podem ser evitados.
[0023] Referência é feita às Figs. 1 e 2 que representam um artigo 10, de acordo com uma concretização do presente certificado de adição da invenção. O artigo 10 inclui uma linha central que se prolonga longitudinalmente 11, e uma linha central que se prolonga transversalmente 13. Na concretização particular da invenção mostrada nas Figs. 1 e 2, o artigo 10 geralmente compreende uma porção adesiva labial 12 que é formada de um substrato de material flexível 14. O material de substrato 14 inclui uma superfície virada para o corpo 16, e uma superfície virada para a vestimenta oposta 18. A superfície virada para o corpo 16 do material de substrato 14 é proporcionada com um adesivo 20 que é adaptada para capacitar uma usuária a aplicar seletivamente e remover a porção adesiva labial 12 ao corpo em uma maneira livre de prejuízo. O adesivo 20, de preferência, se prolonga sobre cerca de 5% a cerca de 100% da área superficial da superfície virada para o corpo 16.
[0024] Em certas concretizações, o artigo 10, de acordo com o presente certificado de adição da invenção, pode ser na forma de uma porção adesiva labial 12 (isto é, para aplicação à pele da região vagi-nal), ou uma porção labial interna 30 (isto é, para aplicação na região mucosal labial interna cobrir diretamente o introito), e, de preferência, tem uma espessura (não incluindo qualquer papel de liberação) na faixa de cerca de 0,01 mm a cerca de 5,0 mm, opcionalmente cerca de 0,5 mm a cerca de 1 mm, ou, opcionalmente, cerca de 0,3 a cerca de 0,9, quando medida usando um Micrômetro Ames (B.C. Ames Inc., Waltman, Mass., Modelo ADP 1132, 175 g no 1 1/8" = 0,384 psi). Para proposta de determinar a espessura, as medições da espessura são tomadas sobre a porção (ou área) do artigo 10 a ser posicionada sobre o introito.
[0025] Em certas concretizações, artigo 10 pode ter um peso base de pelo menos 2 g/m2, opcionalmente, peso base entre cerca de 5 g/m2e cerca de 150 g/m2. O artigo 10, de acordo com a concretização mostrada na Fig. 1, geralmente tem uma forma substancialmente retangular, embora outras formas sejam possíveis, tais como, por exemplo, um quadrado, um círculo, uma forma oval, ou forma elíptica. Outras formas mais ornamentais (tal como uma forma de borboleta), podem também serem usadas. Em adição, embora uma configuração simétrica do artigo seja representada nos desenhos, outras formas assimétricas são possíveis.
[0026] De preferência, o artigo 10 tem um comprimento conforme medido ao longo da linha de centro que se prolonga longitudinalmente 11 na faixa de cerca de 20 mm a cerca de 150 mm. De preferência, o artigo 10 tem uma largura conforme medida ao longo da linha central que se prolonga transversalmente 13 na faixa de cerca de 20 mm a cerca de 100 mm. O artigo 10, de preferência, tem uma área de superfície total na faixa de a partir de cerca de 400 mm2 a cerca de 15000 mm2. O artigo 10 é representado nas figuras como tendo dimensão que é maior na direção que se prolonga longitudinalmente do que na direção que se prolonga transversalmente, isto é, ele é mais comprido do que largo. Contudo, configurações específicas no qual o artigo é mais largo do que comprido são também possíveis.
[0027] Conforme mostrado na Fig. 2, o artigo 10 pode ser, opcionalmente, proporcionado com um forro de liberação removível 22 que é adaptado para cobrir e proteger o adesivo 20 antes do uso. O forro de liberação pode ser construído de papel, película, não tecidos, e outros materiais adequados conhecidos àqueles técnicos no assunto. O forro de liberação 22 pode ser proporcionado com um revestimento antiaderente para impedir o papel de liberação 22 de aderir ao adesivo 20. O revestimento antiaderente pode ser um material baseado em químicos de polidimetilsiloxano, genericamente referidos como "silicones". O revestimento antiaderente pode também ser um material baseado em outros químicos de não silicone, tais como, fluropolímeros, alquídicos, carbamatos, uretanos, complexos de cromo, acrílicos, poli vinil álcoois, ou olefinas. Em certas concretizações, a adesividade do papel de liberação 22 ao adesivo 20 é reduzida ou impedida por escolha dos materiais de forro de liberação que varia a topografia da superfície de forro de liberação 22, de modo a reduzir a área superficial de forro de liberação 22 que contata o adesivo 20.
[0028] Embora não representado nos desenhos, uma configuração de artigo empilhada é possível. Em certas concretizações para proposta de embalagem, uma pluralidade de artigos 10 pode ser disposta em configuração empilhada um na parte superior do outro. Em tal configuração empilhada, somente o artigo mais do fundo requerería um forro de liberação. Em outras concretizações, uma pluralidade de artigos 10 compreendendo não mais do que 10, opcionalmente, não mais do que 5, opcionalmente, não mais do que 3 artigos, podem ser dispostos em configuração empilhada um na parte superior do outro, permitindo que a usuária tenha acesso imediato a um artigo limpo 10 quando um artigo subjacente está sujo. Em tal configuração empilhada, somente o lado virado para o corpo (isto é, o lado fixado à usuária) do artigo mais do fundo requerería um forro de liberação. Uma vez que o forro de liberação é removido, o lado virado para o corpo da pluralidade empilhada de artigos é fixado à usuária. Após sujidade do artigo mais do fundo da pluralidade empilhada de artigos, a pluralidade empilhada de artigos é removida a partir da usuária, e o artigo mais do fundo sujo da pluralidade empilhada de artigos é removido para expor o lado virado para o corpo de um artigo mais do fundo limpo 10. O lado virado para o corpo do artigo mais do fundo limpo 10 da pluralidade empilhada de artigos é, em seguida, refixado à usuária.
[0029] Referência é feita às Figs. 3-5 que representam a maneira na qual o artigo 10 é usado. Primeiro, a usuária remove o papel de liberação 22 a partir do material de substrato 14 para, desse modo, expor o adesivo 20.
[0030] Em seguida, conforme mostrado na Fig. 3, o artigo 10 é disposto sobre a abertura vaginal "O", tal que o material de substrato 14 cobre a abertura vaginal e, desse modo, funciona para manter o fluido menstruai no interior da vagina. Em uma concretização preferida representada nas figuras, o substrato 14 se prolonga pelo menos a partir do lado externo de um pequeno lábio h do grande lábio L-ι para o lado externo de um pequeno lábio oposto l2 do grande lábio L2. De preferência, o artigo 10 é disposto tal que a interseção da linha central que se prolonga longitudinalmente 11 e a linha central que se prolonga transversalmente 13 é substancialmente centrada sobre a abertura vaginal "O". Em certas concretizações, a usuária pode esticar o artigo de uma posição não esticada para uma posição esticada através do pequeno lábio \^ e pequeno lábio l2 usando uma força de estiramento tal que, após adesão do artigo aos lábios em tal posição esticada, a liberação da força de estiramento resulta no artigo aderido retornando para sua posição não esticada e, desse modo, fazendo com que pequeno lábio h e pequeno lábio l2 sejam apertados juntos. Após a usuária colocar o artigo 10 na localização correta, a usuária aplica leve pressão à superfície virada para a vestimenta 18 do artigo 10 em direção ao corpo para, desse modo, aderir o artigo 10 ao corpo. Conforme mostrado na Fig. 5, o artigo 10 funciona para manter qualquer fluido menstruai descarregado "F" no interior da vagina "V" e, impedir o fluido de escapar do corpo.
[0031] Quando a usuária deseja liberar o fluido menstruai "F", a usuária pode simplesmente remover o artigo 10 a partir do corpo, e permitir a liberação natural do fluido menstruai "F". Em seguida, a usuária pode aplicar um novo artigo limpo 10 ao corpo na mesma maneira conforme descrito acima. Além disso, a usuária pode aplicar pelo menos um artigo 10 ao corpo, por dia, para cada dia do período menstruai da usuária. Dessa maneira, o artigo 10 pode ser empregado como um artigo de proteção sanitária efetivo.
Substratos de material flexível [0032] O substrato de material flexível 14 é, de preferência, formado de um material impermeável à líquido, substancialmente não absorvente, flexível, elástico. Tal material funciona para manter o fluido menstruai no interior do corpo durante uso do artigo 10, e devido a sua natureza impermeável à líquido, não absorvente, funciona para impedir o fluido de passar através do substrato. Em adição, visto que o material que forma o material de substrato 14 é elástico, o material de substrato 14 é livre de se mover com o corpo durante uso, se deforma elas-ticamente conforme necessário durante movimento do corpo (incluindo movimentos de valsalva, tais como causados por tosse, espirro, e similares), e recupera sua fase original. Os materiais particularmente adequados para uso como o material de substrato 14 incluem materiais de película de polímero elástico, impermeável à líquido, substancialmente não absorvente, do tipo comercialmente disponível de Tredegar Film Products, Lake Zurich, IL. O substrato de material flexível 14 pode também ser formado de espumas não permeáveis, tais como espuma de poliuretano, espuma de polietileno, e similares, em cada caso, com ou sem quaisquer camadas de barreira adicionais. Materiais hidroco-lóides não permeáveis, não absorventes, substanciais, podem também serem empregados. É possível que materiais de mudança de fase possam também serem empregados como o material de substrato 14. Por exemplo, um material que responde à temperatura pode ser empregado, que capacitaria o material de substrato 14 a se conformar ao corpo durante uso. Outros materiais de conformação ao corpo podem também serem empregados.
[0033] A flexibilidade dos artigos do presente certificado de adição da invenção é determinada usando o método de Gurley, TAPPI T543 om-94. Quanto mais baixo o valor de dureza de Gurley, mais flexível o artigo. Em certas concretizações, o artigo 10 tem uma dureza de Gurley de a partir de cerca de 300 mg (opcionalmente, cerca de 200 mg, opcionalmente, cerca de 100 mg, opcionalmente, cerca de 50 mg, ou, opcionalmente, cerca de 10 mg, ou, opcionalmente, 5 mg) a cerca de 2 mg (opcionalmente, cerca de 1 mg, ou, opcionalmente, cerca de 0,5 mg), usando o método de Gurley acima. Em certas concretizações, a dureza de Gurley dos artigos do presente certificado de adição da invenção é de 2 mg a 5 mg, usando o método de Gurley acima. O método de Gurley é realizado no artigo no estado (ou condição) em que ele é usado pela usuária (isto é, sem um forro de liberação, ou qualquer outro auxiliador estrutural). Também, a superfície do adesivo deve ser removida de autocolante por um leve revestimento de pó de talco ou material similar (tal como amido de milho).
[0034] Para algumas usuárias, um artigo capaz de esticar e se recuperar com baixa força aplicada pode ser desejável de modo que durante uso, o produto esticará facilmente com o movimento do corpo, e a usuária não experimentará sensações de puxamento desconfortáveis. A facilidade com a qual um artigo pode ser esticado é o alongamento de tensão do artigo. O alongamento de tensão de um artigo é determinado usando o Procedimento para Medição do Alongamento de Tensão, conforme descrito abaixo. Em certas concretizações, os artigos do presente certificado de adição da invenção têm um alongamento de tensão de a partir de cerca de 30 a cerca de 150 N/metro de força aplicada para esticar a uma extensão de 20%. Outras usuárias podem preferir um artigo que seja menos estirável, de modo que o artigo será capaz de manter mais seguramente os lábios em uma posição fechada. Consequentemente, em outras concretizações, os artigos do presente certificado de adição da invenção têm um alongamento de tensão de mais do que cerca de 150 a cerca de 5000 N/metro de força aplicada para esticar a uma extensão de 20%.
[0035] Pelo emprego de um substrato de material flexível 14 do tipo descrito acima, o artigo 10 tem a capacidade de se alongar em ambas as direções transversal e longitudinal do artigo por pelo menos 35% quando submetido aos tipos de cargas que esperaria o artigo a ser submetido durante uso normal do produto. Em adição, o artigo de preferência se recupera de tal deformação por pelo menos 90% quan- do a carga é removida, mais de preferência por pelo menos 95%, e, mais de preferência, por pelo menos 98%. As propriedades de deformação e de recuperação do artigo 10 permitem que o artigo 10 se mova com o corpo e ainda, ao mesmo tempo, recupere sua forma original após a força que causa a deformação ser removida.
[0036] Em certas concretizações, o material de substrato 14 compreende uma ou mais camadas de um material transpirável. Conforme aqui usado, o termo "transpirabilidade" se refere a taxa de transmissão de vapor de água (WVTR) de uma área de tecido que é medida em gramas de água por metro quadrado por dia (g/m 2/24 horas). A WVTR de uma camada de material, em um aspecto, dá uma indicação de quão confortável o material seria quando aplicado à pele da usuária, ou à região mucosal. A WVTR pode ser medida conforme indicado a-baixo. Em certas concretizações, o material de substrato 14 tem uma WVTR maior do que 500 g/m2/dia, e, mais desejável mente no qual o material de substrato 14 tem uma WVTR em excesso de cerca de 1000 g/m 2/dia, e ainda mais desejavelmente no qual o material de substrato 14 tem uma WVTR em excesso de cerca de 3500 g/m 2/dia. O material transpirável pode ser formado por qualquer um de vários métodos conhecidos na técnica.
[0037] Em certas concretizações, o material de substrato 14 compreende uma ou mais camadas de barreira de líquido tendo um hydro-head de pelo menos cerca de 50 mbar e, opcionalmente, a barreira de líquido tem um valor de hydrohead maior do que cerca de 80 mbar e, opcionalmente, maior do que cerca de 150 mbar.
[0038] Em certas concretizações, pelo menos uma camada de material transpirável compreende uma película enchida esticada que inclui um polímero termoplástico, e carga. Estes (e outro) componentes podem ser misturados juntos, aquecidos, e, em seguida, extrudados em uma película de monocamada ou multicamada. A película enchida pode ser produzida por qualquer uma de uma variedade de processos de formação de película conhecidos na técnica, tais como, por exemplo, pelo uso, de equipamento de película fundida ou soprada. Em certas concretizações, duas ou mais camadas de artigo 10 são simultaneamente produzidas tal como, por exemplo, por co-extrusão. Como um exemplo, os métodos de formação de películas de multicamada são revelados na Patente dos Estados Unidos No. 4.522. 203; Patentes dos Estados Unidos No. 4.734.324, e pedido de patente dos Estados Unidos da mesma cessionária Ser. No. 08/724.435 para McCor-mack et al., e pedido de patente dos Estados Unidos Ser. No. 08/929.562 para Haffner et al.; cada um de cujos documentos de patente sendo aqui incorporado por referência.
[0039] Uma película enchida estirada exemplar compreende uma película enchida micro porosa estirada. Tais películas são tipicamente enchidas com artigos ou outra matéria e, em seguida, trituradas ou es-tiradas para formar uma rede de poro fino através de toda a película. A rede de poro fino permite que gás e vapor de água passem através da película, enquanto que age como uma barreira a líquidos e matéria particulada. A quantidade de carga no interior da película, e o grau de estiramento, são controlados de modo a criar uma rede de micro poros de um tamanho e frequência para conceder o nível desejado de trans-pirabilidade ao tecido. Por meio de exemplo somente, películas micro porosas exemplares são descritas na Patente dos Estados Unidos No. 5.855.999, para McCormack et al.; Patente dos Estados Unidos No. 5.695.868, para McCormack; Patente dos Estados Unidos No. 5.800.758, para Topolkaraev et al.; pedido de patente dos Estados U-nidos Ser. No. 08/724.435, para McCormack et al.; pedido de patente dos Estados Unidos Ser. No. 09/122. 326, para Shawver et al.; patente dos Estados Unidos No. 4.777.073, para Sheth; e Patente dos Estados Unidos No. 4.867.881, para Kinzer; cada de cujos documentos de pa- tente sendo aqui incorporado por referência.
[0040] Polímeros termoplásticos adequados para uso na fabricação de películas enchidas micro porosas estiradas do presente certificado de adição da invenção incluem, mas não são limitados a, poliole-finas incluindo homopolímeros, copolímeros, terpolímeros, e misturas destes. Com relação a isto, poliolefina amorfa e/ou películas "à base de poliolefina" são também acreditadas adequadas para uso no presente certificado de adição da invenção. Para proposta do presente certificado de adição da invenção, um polímero é considerado para ser "à base de poliolefina" se os polímeros de olefina compreendem mais do que 50 por cento por peso da porção polimérica da película, exclusivo de quaisquer materiais de carga. Os polímeros de formação de película adicionais que podem ser adequados para uso com o presente certificado de adição da invenção, sozinhos ou em combinação com outros polímeros, incluem, etileno vinil acetato (EVA), etileno etil acrila-to (EEA), etileno ácido acrílico (EAA), etileno metil acrilato (EMA), etileno normal butil acrilato (EnBA), poliéster, polietileno tereftalato (PET), náilon, etileno vinil álcool (EVOH), poliestireno (PS), poliuretano (PU), polibutileno (PB), e polibutileno tereftalato (PBT), celofane, poli-lactide (PLA), e polihidroxibutirato (PHB). Contudo, polímeros de poliolefina são preferidos, tais como, por exemplo, polímeros de etileno e de propileno, bem como copolímeros, terpolímeros, e misturas destes; exemplos incluem, mas não são limitados a, polietileno de baixa densidade linear (LLDPE), e misturas de copolímero de etileno-propileno.
[0041] Conforme indicado acima, películas enchidas estiradas transpiráveis podem incluir carga para conceder micro porosidade à película após estiramento. Conforme aqui usado, uma "carga" é significativa para incluir formas particuladas e/ou outras formas de materiais que podem ser adicionados à mistura de extrusão de polímero de película que não interferirá quimicamente com, ou afetar adversamen- te a película extrudada e, adicionalmente, que pode ser substancialmente uniformemente dispersa através de toda a película. Geralmente, as cargas estarão em forma particulada com tamanhos de partícula médios na faixa de cerca de 0,1 a cerca de 10 mícrons, e, desejavel-mente, de cerca de 0,1 a cerca de 4 mícrons. Conforme aqui usado, o termo "tamanho de partícula" descreve a dimensão maior, ou comprimento da carga. Ambas as cargas orgânicas e inorgânicas são contempladas para uso com o presente certificado de adição da invenção, provido que elas não interferem com o processo de formação de película e subsequentes processos de estampagem ou laminação. Exemplos de cargas incluem, mas não são limitados a, carbonato de cálcio (CaC03), várias argilas, sílica (Si02), alumina, sulfato de bário, talco, bicarbonato de sódio, sulfato de magnésio, zeólitos, sulfato de alumínio, pós tipo celulose, terra diatomácea, gipsita, sulfato de magnésio, carbonato de magnésio, polifosfato, carbonato de bário, caulim, mica, carbono, óxido de magnésio, hidróxido de alumínio, pó de polpa, serragem, derivados de celulose, partículas poliméricas, quitina e derivados de quitina, e similares. As partículas de carga podem, opcionalmente, serem revestidas com um ácido graxo, tais como ácido esteári-co ou ácido behênico, e/ou outro material, de modo a facilitar o fluxo livre das partículas (em massa) e sua facilidade de dispersão no polímero. As películas enchidas micro porosas desejável mente compreendem de cerca de 20% a cerca de 40% de carga por volume e, mais desejavelmente, compreendem entre cerca de 30% e cerca de 40% de carga por volume. Como um exemplo particular, uma película enchida usando partículas de carbonato de cálcio, ou uma carga com uma densidade similar àquela de carbonato de cálcio, desejavelmente contém pelo menos cerca de 35% por peso de carga (baseada no peso total da película enchida), e, mais desejavelmente, de cerca de 45% a cerca de 70% por peso de carga.
[0042] As películas enchidas estiradas que foram estiradas para criar uma rede de micro poros, tornando a película transpirável, são tipicamente estiradas ao ponto de "tensão de branqueamento". Desse modo, desde que a rede de micro poros criada pela separação da matriz polimérica a partir das partículas de carga, cria uma película opaca branca, o uso de tais cargas sozinhas pode conceder uma aparência branca à película. Opcionalmente, agentes de coloração, tais como corantes e/ou pigmentos, podem ser usados em adição à carga, para criar películas micro porosas transpiráveis tendo uma variedade de cores. Agentes de coloração adequados incluem ambos pigmentos orgânicos e/ou inorgânicos, e corantes. Em certas concretizações, os agentes de coloração são usados em quantidade menor do que cerca de 2,0% por peso (baseado na porção polimérica da película), opcionalmente entre cerca de 0,01% e cerca de 0,5% por peso (baseado na porção polimérica da película). Os pigmentos e/ou corantes podem ser adicionados à película por meios conhecidos na técnica. Com relação a isto, os pigmentos são, opcionalmente, adicionados por pré-composição do pigmento com a resina desejada para formar um concentrado de resina com uma percentagem relativamente alta de pigmento e, em seguida, misturando uma quantidade selecionada do concentrado de resina com resina não pigmentada durante processamento para formar uma matriz tendo os níveis de pigmentação desejados. Agentes de opacificação, um exemplo sendo dióxido de titânio, podem, opcionalmente, serem usados na primeira camada em adição à carga. Em certas concretizações, os agentes de opacificação estão presentes em uma quantidade de cerca de 0% até cerca de 10% por peso (baseado no peso total da película enchida).
[0043] Em outra concretização, o material de substrato acima descrito 14 de artigo 10 pode, opcionalmente, ser laminado a uma camada ou folha adicional. Em certas concretizações, pode ser desejável lami- nar o material flexível 14 a um material em folha, pelo que o laminado leva a vantagem da resistência e integridade do material em folha, bem como as propriedades acima descritas do material de substrato 14. Se incorporada, a camada ou folha adicional está, opcionalmente, na superfície virada para a vestimenta 18 de material de substrato 14. Em certas concretizações, o material em folha pode compreender uma trama de não tecidos, uma espuma, uma tela, um tecido ou tricô, e laminados de multicamada dos mesmos. Em certas outras concretizações, a folha pode compreender um falso tecido de peso base baixo tendo numerosas aberturas ou vazios prolongando-se através da espessura do tecido. Como um exemplo, o falso tecido pode compreender uma trama de não tecidos de fibras obtidas por fiação direta tendo um peso base entre cerca de 8 g/m2e cerca de 50 g/m2, opcionalmente, uma trama de fibra obtida por fiação direta tendo um peso base entre cerca de 12 g/m2 e cerca de 34 g/m2. Os tecidos de fibra obtida por fiação direta e métodos para produção dos mesmos são conhecidos na técnica e, como exemplos, tecidos de fibra obtida por fiação direta e processos de produção dos mesmos são descritos na Patente dos Estados Unidos No. 4.692.618, para Dorschner et al., Patente dos Estados Unidos No. 4.340.563, para Appel et al., e Patente dos Estados Unidos No. 3.802.817, para Matsuki et al.; e Patente dos Estados Unidos No. 5.382.400, para Pike et al., e Publicação de PCT No. WO98/23804; cada um de cujos documentos de patente são aqui incorporados por referência. Geralmente, métodos para produção de trama de não tecidos de fibra obtida por fiação direta incluem extrusão de polímero termoplástico fundido através de fieiras, e retirada do polímero extrudado em fibras, reduzindo o diâmetro da fibra, e formando uma trama de fibras aleatoriamente arranjadas em uma superfície de coleta. As tramas de fibra obtida por fiação direta podem ser produzidas de vários polímeros e, em uma concretização preferida, as fibras obtidas por fiação direta compreendem, desejavelmente, uma poliole-fina e, ainda mais desejavelmente, compreendem um polímero de pro-pileno. Em certas concretizações, materiais de não tecidos pigmenta-dos, aplicados com corante, ou, de outro modo, materiais de não tecidos coloridos, são usados.
[0044] Dependendo do material selecionado para o material de substrato 14, o material de substrato 14 pode se fixar ativamente ao corpo da usuária usando meios eletrostáticos; meios de sucção, ou um adesivo de fixação ao corpo pode ser colocado na superfície virada para o corpo 16 de material de substrato 14 para fixar o artigo ao corpo de uma usuária. Meios eletrostáticos podem ser usados por proporcionar ou formar o material de substrato 14, tal que porções da superfície virada para o corpo 16 de material de substrato 14 compreendem um material que tem uma afinidade ao corpo de uma usuária, fazendo com que o material de substrato 14 se "agarre" ao corpo da usuária. Exemplos de tais materiais incluem etileno vinil acetato, polietileno de baixa densidade, e outros materiais similares conhecidos àqueles técnicos no assunto. Alternativamente, meios eletrostáticos podem ser alcançados por materiais tendo uma multiplicidade de saliências miniaturas tipo haste, um adesivo seco, forte, reversível, de autolimpeza, que foi referido como materiais de "gecko feet". Os pés de um Tokay gecko (Gekko gecko) contêm aproximadamente um bilhão de espátulas que parecem proporcionar uma área superficial suficientemente em contato íntimo com o substrato para a adesão ser o resultado de forças de van der Waals. Os materiais "Gecko feet" são conforme descritos na Patente dos Estados Unidos No. US 7.811.272, para Lindsey et al., depositado em 29 de dezembro de 2003, a revelação específica de cujos materiais é encontrado na col. 3, linha 44 a col. 5, linha 34, e é aqui incorporada por referência. Meios de sucção podem ser alcançados por moldagem da superfície virada para o corpo 16 do material de substrato 14 para se conformar ao corpo da usuária, muito similar a uma lente de contato ajustada ao olho. Geralmente, os meios de sucção podem ser alcançados por formação da superfície virada para o corpo 16 de material de substrato 14 em uma forma tridimensional. O modo mais fácil para alcançar fixação do corpo é colocar um adesivo de fixação do corpo ou adesivo de fixação mucosal na superfície virada para o corpo 16 de material de substrato 14.
Adesivos de Fixação do Corpo [0045] O adesivo 20 empregado para fixação da porção adesiva labial 12 é adaptado para fixar seguramente o artigo ao corpo, mas, ao mesmo tempo, capacita a usuária a remover manualmente o artigo em um modo livre de dano. Em adição, é crítico que uma força de cisa-Ihamento requerida para separar o adesivo 20 da pele seja maior do que a força requerida para deformar o material de substrato 14. Esta propriedade pode ser representada conforme segue: Dnde Fs = Força de Cisalhamento Requerida para Separar o A-desivo da Pele a 0o Fm = Força Requerida para Deformar o Material de Substrato Fp = Força de destacamento do Adesivo a 30° [0046] Assegurando-se que o adesivo 20 possui a propriedade adesiva acima descrita, o artigo 10 permanecerá seguramente no lugar durante uso, enquanto que, ao mesmo tempo, capacita o substrato 14 a se mover com o corpo. O adesivo 20 também, de preferência, possui a capacidade de se aderir à pele, mucosa e, de preferência, reter suas propriedades adesivas em condições úmidas. Em adição, o adesivo, de preferência, proporciona as propriedades acima descritas, enquanto que, ao mesmo tempo, permite que o artigo seja seletivamente removido a partir do corpo em uma maneira sem danos.
[0047] O adesivo 20 pode ser de qualquer tipo, por exemplo, um adesivo acrílico, um adesivo de hidrogel, ou um adesivo de hodroco-lóide, provido que o adesivo funciona na maneira descrita acima. O adesivo 20 pode compreender homo-, co- ou copolímeros de bloco sintéticos, poliacrilato e copolimerisatos do mesmo, poliuretano, silicone, poliisobutileno, polivinil éter, e resinas naturais ou sintéticas, ou misturas dos mesmos. O adesivo pode adequadamente ser do tipo revelado nas Patentes dos Estados Unidos Nos. 4.231.369, 4.367.732, 4.867.748, e 5.714.225, aqui incorporados por referência.
[0048] Em uma concretização específica da invenção, o adesivo 20 pode ser qualquer adesivo sensível à pressão, e, de preferência, um adesivo fundido a quente, que possui as propriedades reológicas específicas colocadas em detalhe adicional abaixo. A análise reológi-ca de um adesivo é um método de determinação das propriedades viscoelásticas do adesivo. Os dispositivos de reômetro para determinação das propriedades reológicas dos adesivos são bem conhecidos àqueles técnicos no assunto. Por exemplo, um Analisador Rheome-trics Solids II manufaturado por Rheometrics Inc., de Piscataway N.J., é um dispositivo comercialmente disponível adequado.
[0049] Em uma concretização específica da invenção, o adesivo 20, de preferência, tem as seguintes propriedades: (i) uma razão do Módulo de Armazenagem de Cisalhamento Dinâmico (G’) medida a 37Ό e 100 radianos/s para Módulo de Armazenagem de Cisalhamento Dinâmico (G’) a 37Ό e 0,1 radianos/segundo, que é maior do que ou igual a 4,5; e (ii) uma temperatura de transição do vidro entre -20Ό e 15*C.
[0050] As propriedades acima descritas podem ser representadas pelas seguintes fórmulas: G’ [100 rad/seg @ 37C] / G’ [0,1 rad/seg @ 370] - 4,5; e [0051] Em uma concretização específica da invenção, o adesivo 20, de preferência, tem um valor Tg de entre -20Ό e 15Ό, mais de preferência, entre -20Ό e 0o, e, mais de preferênc ia, entre -20Ό e -10Ό.
[0052] Em uma concretização específica da invenção, o adesivo 20, de preferência, tem um valor G’[100 rad/seg @ 37-c] / valor G’ [0,i rad/seg @ 3/<c] de maios do que ou igual a 4,5, mais de preferência, entre 4,5 e 7, e, mais de preferência, entre 4,8 e 6.
[0053] Em certas concretizações, o adesivo de fixação ao corpo 20 tem uma Força de destacamento, quando medida pelo Teste de Des-cascamento conforme descrito abaixo no Procedimento para Medição da Força de destacamento, de a partir de cerca de 100 a cerca de 700 N/m, opcionalmente de cerca de 100 a cerca de 300 N/m.
[0054] Em uma concretização específica da invenção, o adesivo 20, de preferência, tem mais do que cerca de 50% por peso de um plastificante líquido, de preferência, mais do que cerca de 65% por peso de um plastificante líquido, e, mais de preferência, mais do que cerca de 80% por peso de um plastificante líquido. Plastificantes líquidos adequados podem incluir óleos brancos, óleos minerais, óleos de processo parafínico, polietileno glicol, glicerina, polipropileno glicol, óleos naftênicos, e politerpenos líquidos. O plastificante líquido, de preferência, tem um peso molecular de menos do que 1000 g/mole, mais preferivelmente menos do que 750 g/mole e, mais de preferência, menos do que 500 g/mole.
[0055] Em uma concretização específica da invenção, o adesivo 20 é baseado em copolímeros de bloco, de preferência, aqueles que podem incluir estruturas de copolímero lineares ou radiais tendo a fórmula (Α-Β)χ, no qual o bloco A é um bloco de polivinilareno, o bloco B é um bloco de poli(monoalquenil), x denota o número de braços poli-méricos, e no qual x é um inteiro maior do que ou igual a um. Os blo- cos A de polivinilarenos adequados incluem, mas não são limitados a, Poliestireno, Polialfa-metilestireno, Poliviniltolueno, e combinações destes. Os blocos de bloco B de poli(monoalquenil) adequados incluem, mas não são limitados a, elastômeros de dieno conjugado, tais como, por exemplo, polibutadieno ou poli-isopreno, ou, mais de preferência, elastômeros hidrogenados, tais como etileno-butileno, ou etile-no-propileno, ou poliisobutileno, ou combinações destes, especificamente adesivos consistindo em copolímero de bloco de estireno-etileno-butileno-estireno (SEBS), e óleos minerais, óleos de processo parafínico ou naftênico, e, opcionalmente, resinas taquificantes adequadas incluem resinas naturais e modificadas; glicerol e pentaeritritol ésteres de resinas naturais e modificadas; resinas de politerpeno; co-polímeros e terpolímeros de terpenos naturais; resinas de terpeno modificadas fenólicas, e os derivados hidrogenados destes; resinas de petróleo alifáticas e os derivados hidrogenados destas; resina de petróleo aromática e os derivados hidrogenados destas; e resinas de petróleo alifáticas/aromáticas e os derivados hidrogenados destas, e combinações destes.
[0056] Os adesivos do tipo acima descritos são comercialmente disponíveis de National Starch and Chemical, Bridgewater, NJ. Exemplos específicos de adesivos particularmente úteis para o presente certificado de adição da invenção incluem adesivos identificados pelos códigos de produto 95-2(34-548B) e 85-2 (34-547B) comercialmente disponíveis de National Starch and Chemical, Bridgewater, NJ.
[0057] Em certas concretizações, o adesivo de fixação ao corpo é em adesivo de polissiloxano, conforme descrito em US 5, 618, 281, para Betrabet et al., cuja patente é aqui incorporada por referência.
[0058] O adesivo 20 pode estar posicionado na superfície virada para o corpo 16 de material de substrato 14 em um padrão aberto, ou em um padrão fechado. Um exemplo de um padrão "aberto" do adesi- vo seria ter gotas individuais de adesivo aplicadas em um modo descontínuo. O padrão "fechado" significa que o adesivo 20 cobre, ou substancialmente cobre, a superfície virada para o corpo 16. Em certas concretizações, o adesivo 20 se prolonga sobre uma área superficial que é cerca de 5% a cerca de 80% da área superficial da superfície virada para o corpo 16. No presente certificado de adição da invenção, o padrão fechado pode ser vantajoso, visto que o adesivo 20 pode formar uma vedação com o corpo da usuária para impedir vazamentos a partir do artigo 10. O adesivo forma uma barragem que impede vazamentos a partir do perímetro completo do artigo 10.
[0059] Em uma concretização do presente certificado de adição da invenção, o adesivo 20 pode ser colocado na superfície virada para o corpo 16 total de material de substrato 14. Em outra concretização alternativa do presente certificado de adição da invenção, o adesivo 20 pode ser colocado ao longo das porções externas da superfície virada para o corpo 16, próximas à periferia de material de substrato 14, tal que nenhum adesivo esteja próximo, ou na porção central de material de substrato 14.
[0060] O adesivo 20 pode ser aplicado em um padrão de pontos discretos pequenos de modo a deixar numerosas áreas de superfície virada para o corpo 16, livres de adesivo. Alternativamente, o adesivo pode ser aplicado como uma gota contínua, ou pode ser aplicado como uma série de gotas semi-contínuas. Outros padrões de adesivo adequados podem ser selecionados para aplicação do adesivo 20 à superfície virada para o corpo 16 do artigo 10. Por exemplo, padrões de adesivo podem ser oval, em redemoinho, vários arranjos lineares ou não lineares de tramas de adesivo longitudinalmente, e/ou transversalmente orientadas e reticuladas, tendo interstícios desobstruídos entre as fibras de adesivo, ou combinações destes. Alternativamente, o adesivo 20 pode ser aplicado na forma de outros padrões adequa- dos como padrões de repetição ou de não repetição. Em certas concretizações, os padrões acima descritos podem ser aplicados à superfície do artigo 10 (por exemplo, na superfície virada para o corpo 16), ou entre camadas de artigo 10. Conforme citado acima, os padrões de adesivo podem ser abertos ou fechados. Os pesos de adesivos são limitados a menos do que cerca de 800 g/m2, e, geralmente, menos do que cerca de 400 g/m2. Geralmente, o peso do adesivo é, pelo menos, 20 g/m2. Tipicamente, o adesivo é aplicado em uma quantidade de cerca de 100 a cerca de 400 g/m2. As limitações no peso base do adesivo são importantes para proporcionar as características corretas do adesivo para aplicação diretamente à região da vulva da usuária, e, opcionalmente, às regiões púbica e do períneo do corpo da usuária. Se o peso base é muito alto, o artigo terá uma sensação aderente ou, de outro modo, sensação desconfortável. Se o peso base do adesivo é muito baixo, pode existir adesão insuficiente ao corpo da usuária.
[0061] Geralmente, o adesivo 20 é aplicado em uma maneira que é simétrica sobre a linha de centro que se prolonga longitudinal 11 que corta o artigo 10 e divide o artigo 10 em porções substancialmente i-guais. Este padrão simétrico proporciona à usuária uma sensação e-quilibrada quando se usa o artigo 10. O padrão simétrico também reduz a percepção de qualquer desconforto associado quando o artigo 10 é removido a partir do corpo.
Fixação do Adesivo Mucosal [0062] Em certas concretizações, o adesivo 20 é um adesivo de fixação da mucosa empregado para fixação da porção labial interna 30 (conforme mostrado nas figs 6, 7 e 7a) que é adaptado para fixar seguramente a porção labial interna 30 na região mucosal labial interna sobre (isto é, cobrir) o introito, mas, ao mesmo tempo, capacitar a u-suária a remover manualmente o artigo em um modo livre de dano. Os adesivos adequados para fixação da mucosa (ou aderência) da porção labial interna 30 à região mucosal labial interna, incluem substâncias adesivas sensíveis à não pressão, materiais de muco- ou bioadesivo, ou misturas dos mesmos. Em certas concretizações, a substância a-desiva sensível à não pressão é uma substância que não tem pegajo-sidade inicial no momento de aplicação, de modo que ela não aderirá às porções fracas do corpo da usuária quando o dispositivo é colocado entre os lábios onde se desenvolve a aderência. Opcionalmente, a substância adesiva sensível à não pressão inclui substâncias ativadas por umidade que se tornam viscosas, e desenvolvem uma pegajosida-de quando contatada por quantidades relativamente pequenas de u-midade.
[0063] Substâncias adesivas sensíveis à não pressão adequadas incluem (ou são selecionadas a partir do grupo consistindo em) ceras (tais como ceras micro cristalinas, ceras parafínicas, ceras de silicone, ceras de polietileno), álcoois graxos, álcoois de alto peso molecular, ácidos graxos, vaselina, pomadas de vedação, tensoativos não iôni-cos, tais como álcoois etoxilatados, álcoois de cadeia longa etoxilata-dos, e ácidos graxos etoxilatados, amida alcoxilatada, aminas alcoxila-tadas, alquil amido alquil aminas, alquil amino ácidos substituídos, sa-carose ésteres de ácido graxo, e misturas dos mesmos. Um exemplo de sacarose ésteres de ácido graxo é OLEAN® (olestra), manufaturado pela Procter & Gamble Company de Cincinnati, Ohio, sob a Patente dos Estados Unidos No. 5.085.884, publicada em 4 de fevereiro de 1992, e Patente dos Estados Unidos No. 5.422.131, publicada em 6 de junho de 1995, ambas para Young, et al., e Patente dos Estados Unidos No. 5.422.131, publicada para Elsen, et al., cada uma de cujas patentes sendo aqui incorporadas por referência. Sem desejar estar ligado por qualquer teoria particular, foi teorizado que tais materiais podem manter um objeto no lugar devido à alta viscosidade ou tensão de superfície.
[0064] Materiais muco- ou bioadesivos adequados incluem qualquer polímero hidrofílico com forte ligação de hidrogênio. Para muitas aplicações comerciais, ele é misturas de polímeros com caráter hidrofí-lico/hidrofóbico para assegurar dissolução suave e propriedades de liberação. Em certas concretizações, os materiais muco- ou bioadesivos são selecionados a partir do grupo consistindo em polímeros naturais, sintéticos ou biológicos, lipídeos, fosfolipídeos, e similares, e misturas dos mesmos. Exemplos de polímeros naturais e/ou sintéticos incluem (ou são selecionados a partir do grupo consistindo em) derivados celulósicos (tais como metilcelulose, carboximetil celulose, hidro-xietil celulose, hidroxietilmetil celulose, hidroxipropil celulose [HPC -Methocel] etc.), gomas naturais (tais como goma de guar, goma xan-tano, farinha de sementes de alfarroba, goma karaya, veegum, etc), poliacrilatos (tais como polímero de carboxivinil [Carbopol], policarbo-fil, etc), cianoacrilatos, alginatos, polioxietilenos, polietileno glicóis (PEG) de todos pesos moleculares (de preferência, um peso molecular médio de peso de entre 1000 e 40.000 Da, de qualquer química, linear ou ramificado), dextrans de todos os pesos moleculares (de preferência, um peso molecular médio de peso de entre 1000 e 40.000 Da de qualquer fonte), copolímeros de bloco, tais como aqueles preparados por combinações de ácido láctico e glicólico (PLA, PGA, PLGA de várias viscosidades, pesos moleculares e razões de ácido láctico para glicólico), copolímeros de bloco de polietileno glicol-polipropileno glicol de qualquer número, e combinação de unidades de repetição (tais como copolímeros de bloco Pluronics, Tektronix, ou Genapol), combinação dos copolímeros acima, ou unidades fisicamente ou quimicamente ligadas (por exemplo, copolímeros de PEG-PLA ou PEG-PLGA), e misturas dos mesmos. Opcionalmente, o excipiente de bioadesivo é selecionado a partir do grupo consistindo em polietileno glicóis, polioxietilenos, polímeros de ácido poliacrílico, tais como Carbopols (tais como Carbopol 71G, 934P, 971P 974P), e policarbofils (tais como No-veon AA-1, Noveon CA-1, Noveon CA-2), celulose e seus derivados e, mais de preferência, é polietileno glicol, carbopol, e/ou um derivado celulósico, ou uma misturas dos mesmos. Outros bioadesivos adequados podem ser encontrados na Patente dos Estados Unidos. No. 6.585.997, para Moro et al., a revelação específica da qual é encontrada na col. 8, linha 47, a col. 9, linha 38, e é aqui incorporada por referência; em adição ao precedente, o restante da Patente dos Estados Unidos. No. 6.585.997 é também aqui incorporado por referência.
[0065] Em certas concretizações, o material muco-ou bioadesivo usado como adesivo 20 é uma composição muco-ou bioadesiva. Em uma concretização, a composição muco- ou bioadesiva é uma composição compreendendo: de cerca de 85% a 95% (opcionalmente, cerca de 92,5%) de amido de milho ceroso seco de tambor (DDWM), por e-xemplo, amido pré-gelatinizado 12410, Cerestar; de cerca de 4% a cerca de 10% (opcionalmente, 6,2%) de Carbopol 974P, BF Goodrich; e de cerca de 0,5% a 2% (opcionalmente 1,3%) de Sódio estearil fu-murato, Ludeco. Em outra concretização, a composição muco- ou bioadesiva é uma composição compreendendo: de cerca de 40% a cerca de 50% (opcionalmente, 47%) de polivinilpirrolidona (PVP) K 90, ISP Technologies; de cerca de 10% a cerca de 20% (opcionalmente, 16%) de hidroxipropil celulose, Klucel HK Pharm; e de cerca de 30% a cerca de 40% (opcionalmente, 37%) de Propileno glicol.
[0066] Em certas concretizações, o material muco- ou bioadesivo é um adesivo de gel de silicone. Adesivos de gel de silicone são conhecidos na técnica. Conforme detalhado em WO 2008/057155, eles são polímeros de silicone levemente reticulados que têm uma consistência viscoelástica, similar a geleia. Eles são tipicamente formados usando uma reação de hidrosilação entre um siloxano de polidimetil alfa-ômega vinil terminado, e um siloxano contendo Si-H catalisado por um catalisador de platina. Detalhes adicionais em sua formulação e propriedades são revelados, por exemplo, nas Patentes dos Estados Unidos Nos. 4.991.574 e 5.145.933, e Publicação de Patente dos Estados Unidos US20070202245, cada um de cujos documentos de patente sendo aqui incorporados por referência.
[0067] Em certas concretizações, o adesivo de gel de silicone é incorporado como precursores de gel adesivo de silicone. Precursores de gel adesivo de silicone adequados são comercialmente disponíveis. Vários fabricantes vendem versões destes materiais baseadas em químicos de cura de adição de dois componentes catalisados por platina. Tais materiais (não curados) têm tipicamente viscosidades de cerca de 200 mPas a cerca de 6000 mPa-s, conforme medidas por ASTM D1084B. Exemplos de precursores de gel adesivo de silicone comercialmente adequados disponíveis úteis em certas concretizações do presente certificado de adição da invenção incluem Blue Star Silicones Silbione™ RT Gel 4317, Dow Corning’s MG 7-9800 Soft Skin Adesive (SSA) (viscosidade de cada de parte A e parte B de 400 mPas, conforme medida por ASTM D1084B), e MG 7-9850 Soft Skin Adesive (SSA) (viscosidade de cada de parte A e parte B de 2900 mPas, conforme medida por ASTM D1084B), e Wacker SilGel™ 612, todos dos quais são materiais de cura de adição catalisados por 100% de sólidos de platina de dois componentes. Em uma concretização do presente certificado de adição da invenção, os precursores de gel a-desivo de silicone usados têm (em seu estado não curado), uma viscosidade para cada de parte A e parte B de a partir de cerca de 200 mPas a cerca de 600 mPas, ou, opcionalmente, de cerca de 300 mPa-s a cerca de 500 mPas, conforme medida por ASTM D1084B. Em outra concretização, os precursores de gel adesivo de silicone u-sados têm (em seu estado não curado) uma viscosidade para cada de parte A e parte B de a partir de cerca de 1500 mPas a cerca de 6000 mPas ou, opcionalmente, de cerca de 2500 mPas a cerca de 4000 mPas, conforme medida por ASTM D1084B.
[0068] Em certas concretizações, o peso de revestimento do adesivo de gel de silicone tipicamente varia de cerca de 20 g/m2 a cerca de 150 g/m2 (de preferência, de cerca de 40 g/m2 a cerca de 120 g/m2). O revestimento de adesivo de gel de silicone é tipicamente de cerca de 0,8 a cerca de 6 mils de espessura. Pesos de revestimento inferiores não podem proporcionar propriedades adequadas de adesão à mucosa.
[0069] Em certas concretizações, o adesivo de gel de silicone na forma dos precursores de gel adesivo de silicone, conforme descrito acima, é usado como o adesivo de fixação ao corpo da porção adesiva labial 12.
[0070] Em certas concretizações, o adesivo, se adesivo de fixação ao corpo, ou um adesivo de fixação da mucosa, é uma mistura de a-desivo (isto é, fixação ao corpo ou fixação à mucosa), e partículas de material absorvente. Exemplos de materiais absorventes adequados incluem, mas não são limitados a, celulose, felpa de polpa de madeira, rayon, algodão, e polímeros soprados fundidos, tais como poliéster, polipropileno, ou co-forma. Co-forma é uma combinação de polímeros formados por ar soprados fundidos de polímeros soprados fundidos, tais como polipropileno, e fibras absorventes, tais como celulose. A mistura de adesivo e partículas de material absorvente deve ser formada e/ou incorporada em, ou porção adesiva labial 12, ou porção labial interna 30, tal que as porções 12 e 30 permanecem substancialmente não absorventes. MÉTODOS DE TESTE: [0071] A menos que de outro modo especificado, todas as medições são conduzidas a uma temperatura de 22°C - 25°C e uma umidade relativa de 50 ± 5%. Os métodos são realizados no artigo no es- tado (ou condição) em que ele é usado pela usuária (isto é, sem um forro de liberação, ou qualquer outro auxiliador estrutural.
Procedimento para Medição de Forca de destacamento: [0072] A Força de destacamento do adesivo de fixação ao corpo é medida pelo seguinte Teste de Destacamento.
[0073] A força de destacamento do adesivo de fixação ao corpo é medida usando o procedimento de Teste de Destacamento ASTM D6862 conforme modificado abaixo. O produto de teste é aderido a uma placa produzida de náilon 6,6 para teste. O material da placa é disponível de Mcmaster Carr inc, parte #8733K41. Antes do teste, a superfície de teste da placa é concedida com uma textura áspera em uma máquina de moagem por usinagem a 400 rpm e taxa de alimentação de 40 polegada/minuto com um moinho de invólucro SandvikRA-390-076R25-11m e insertos de carbeto corokeyR390-11-08M-PM 1030. Um álcool isopropil 50% e mistura de limpeza de água com um pano sem linho é usado para limpar a superfície da placa antes do teste.
[0074] Tiras do artigo de até 1 polegada de largura e pelo menos 1 polegada de comprimento são proporcionadas como o(s) produto(s) de teste. As superfícies do adesivo do produto de teste são posicionadas para contatar a superfície de náilon enrugada da placa, de modo que o comprimento do produto de teste é perpendicular à borda longitudinal da placa, e pelo menos 1/2 polegada de produto de teste se prolonga fora da placa para iniciar o teste de destacamento. Um cilindro de borracha de 2 Ib é enrolado sobre as superfícies para assegurar adesão consistente.
[0075] A placa de náilon é fixada a um carrinho de teste que é montado na mandíbula inferior de uma máquina Instron (Modelo # 1122). O carrinho de teste é designado para manter a placa de náilon a um ângulo constante de 30 graus relativo à direção de destacamento durante destacamento. A máquina Instron é ajustada de modo que a extremidade não fixada do produto de teste (isto é, a extremidade o-posta à extremidade do produto de teste que contata a placa de náilon), é mantida na mandíbula superior da máquina Instron.
[0076] As mandíbulas superior e inferior da máquina Instron são separadas a uma taxa de 1 polegada/minuto, que força o produto de teste a se destacar a partir da placa de náilon. Uma força de destacamento aproximadamente constante é registrada pelo Instron como um gráfico de força de destacamento como uma função de distância de destacamento. A força de destacamento para o produto de teste é uma força média sobre a seção horizontal das curvas plotadas que começam no ponto no gráfico onde destacamento estável ocorre para o ponto onde o produto de teste está próximo de completar destacamento a partir da placa (e a força começa a cair rapidamente). A força de destacamento média é dividida pela largura dos produtos de teste, e reportada em unidades de Newtons por metro como a força de destacamento do produto de teste.
[0077] O procedimento acima é repetido pelo menos duas vezes para um total de pelo menos 3 produtos de teste testados. A força de destacamento média dos pelo menos 3 produtos de teste testados é calculada e reportada.
Procedimento para Medição de Alongamento de Tensão [0078] O alongamento de tensão dos artigos do presente certificado de adição da invenção é medido pelo seguinte procedimento. Antes de realizar o teste de alongamento de tensão, a superfície do adesivo deve ser removida de autocolante por um leve revestimento de pó de talco ou material similar (tal como amido de milho).
[0079] O alongamento de tensão é medido por método de teste ASTM D882 conforme modificado abaixo: [0080] Uma tira do artigo usada como o produto de teste é cortada a uma largura entre 0,25 a 1,0 polegadas, e um comprimento de 2,5 polegadas. O produto de teste é colocado entre as mandíbulas de uma máquina Instron (modelo # 1122) de modo que não exista relaxamento, e as mandíbulas são separadas por 2,0 polegadas. A separação da mandíbula inicial é referida como o comprimento medido, e pode ser ajustado para acomodar tamanhos de amostra diferentes. As mandíbulas são separadas a uma taxa de 10 vezes o comprimento medido por minuto. Por exemplo, um comprimento medido de 2 polegadas requer uma taxa de 20 polegadas por minuto, ou um comprimento medido de 1 polegada requer uma taxa de 10 polegadas por minuto. A força aplicada para estirar o produto de teste a 120% do comprimento medido é medida e registrada. Esta medição é a força aplicada para uma extensão de 20%.
[0081] A força aplicada para uma extensão de 20% é dividida pela largura do produto de teste, para dar alongamento em termos de New-tons por metro.
[0082] O procedimento acima é repetido pelo menos duas vezes por um total de pelo menos 3 produtos de teste testados. A força média aplicada para uma extensão de 20% (em Newton por metro) dos pelo menos 3 produtos de teste testados é calculada e reportada. Procedimento para Medição de Capacidade Absorvente [0083] Conforme notado acima, os artigos do presente certificado de adição da invenção são "não absorventes", ou "substancialmente não absorventes". "Substancialmente não absorventes", conforme aqui usado, significa que o artigo tem uma capacidade absorvente total de menos do que cerca de 0,3 g, mais preferivelmente, menos do que cerca de 0,1 g, e, mais preferivelmente, menos do que cerca de 0,05 g. Um procedimento é proporcionado abaixo para medição da capacidade absorvente total média dos artigos do presente certificado de a-dição da invenção.
[0084] Pelo menos três novas amostras de artigo são requeridas como espécime de teste para conduzir o teste de capacidade absorvente média descrito abaixo. O teste de capacidade absorvente média é conduzido em espécime de teste de 20,0 mm X 20,0 mm quadrados cortado a partir da porção do artigo adaptada para ser colocada sobre a abertura vaginal. Antes de se fazer o teste, uma pilha de papéis de filtro secos, limpos, é preparada para todo espécime de teste. O papel de filtro é Whatman No. 4 Qualitative Circles (150 mm de diâmetro), ou equivalente. Cinco círculos de papel de filtro são empilhados habilmente juntos e colocados próximos à área onde o espécime de teste será submergido.
[0085] O peso de cada um dos três espécimes de teste secos de 20,0 mm X 20,0 mm é medido antes do começo do teste. Um espécime de teste de 20,0 mm X 20,0 mm é submerso em uma solução de salina (0,9%) por 15 minutos. Após remoção a partir da solução de salina, o espécime de teste é assentado na pilha de papel de filtro Whatman seco para produzir contato total entre a superfície do espécime e a superfície do papel de filtro. Uma vez que o contato total o-corra, o espécime de teste é imediatamente elevado e virado 180 graus, de modo que o lado virado para fora do papel de filtro agora entra em contato completo com uma área limpa do papel de filtro. Uma vez que o contato completo ocorra, o espécime de teste é imediatamente elevado. Após ambos os lados do espécime terem feito contato com as áreas secas do papel de filtro, ele é, em seguida, pendurado, de modo que a salina pode gotejar livremente por 12 minutos. O peso seco de espécime de teste é, em seguida, medido ao mais próximo de um centésimo de um grama. O peso seco do espécime de teste é, em seguida, subtraído, para determinar a capacidade absorvente do espécime de teste. Isto é repetido por três espécimes de teste de 20,0 mm X 20,0 mm, e a média da capacidade absorvente é tomada para proporcionar a capacidade absorvente total média do artigo.
[0086] Conforme descrito acima, o artigo, de acordo com o presente certificado de adição da invenção, é estruturado e disposto para cobrir a abertura vaginal durante uso. Diferente dos dispositivos da técnica anterior que funcionam por meio de absorção de fluido, o artigo, de acordo com o presente certificado de adição da invenção, é "substancialmente não absorvente". Desde que o artigo, de acordo com o presente certificado de adição da invenção, não funciona por meio de absorção, mas, preferivelmente, funciona por meio de manter o fluido menstruai dentro do corpo, os problemas dos artigos da técnica anterior, tais como absorventes higiênicos, forros, tampões, e similares, são evitados.
[0087] Embora o artigo 10, de acordo com o presente certificado de adição da invenção, descrito acima, tenha sido descrito no contexto de manter o fluido menstruai no interior da vagina, o artigo 10 pode ser empregado para manter qualquer exsudado vaginal no interior do corpo. O "exsudado vaginal", conforme aqui usado, significa qualquer fluido corpóreo, tecido, ou outra substância que pode ser liberada, via a vagina, incluindo, mas não limitado a, fluido menstruai, descarga vaginal (incluindo muco cervical, células epiteliais), tratamentos e medicações vaginais, e sêmen.
Procedimento para Medição do Tempo de Penetração de Fluido.
[0088] O método para determinação do Tempo de Penetração de Fluido (FPT) para artigos do presente certificado de adição da invenção é proporcionado abaixo. Três novas amostras de artigo são requeridas para conduzir o teste de Tempo de Penetração de Fluido (FPT) descrito abaixo.
[0089] O Tempo de Penetração de Fluido é medido pela colocação de uma amostra de artigo a ser testada sob uma placa de orifício de Teste de Penetração de Fluido. A placa de orifício consiste de uma placa de 7,6 cm χ 25,4 cm de policarbonato de 1,3 cm de espessura com um orifício elíptico em seu centro. O orifício elíptico mede 3,8 cm ao longo de seu eixo maior, e 1,9 cm ao longo de seu eixo menor. A placa de orifício é disposta na amostra de artigo a ser testada em uma localização correspondente na amostra de artigo. O eixo longitudinal do orifício elíptico é disposto paralelo ao eixo longitudinal da amostra de artigo a ser testada.
[0090] O fluido de teste é produzido da seguinte mistura para simular fluidos corpóreos: 49,5% de 0,9% de solução de cloreto de sódio (catálogo VWR # VW 3257-7), 49,05% de Glicerina (Emery 917), 1% de Fenoxietanol (Clariant Corporation Phenoxetol™) e 0,45% de Cloreto de Sódio (Baker cristal de cloreto de sódio # 9624-05).
[0091] Uma seringa graduada de 10 cc contendo 1 ml de fluido de teste é mantida sobre a placa de orifício, tal que a saída da seringa está aproximadamente 3 polegadas acima do orifício. A seringa é mantida horizontalmente, paralela à superfície da placa de teste. O fluido é, em seguida, expelido a partir da seringa a uma taxa que permite que o fluido escoe em uma corrente vertical para a placa de teste no orifício, e um cronômetro é iniciado quando o fluido primeiro toca a amostra a ser testada. O cronômetro é parado quando uma porção da superfície da amostra primeiro torna-se visível acima do fluido remanescente dentro do orifício. O tempo decorrido no cronômetro é o Tempo de Penetração de Fluido. O Tempo de Penetração de Fluido (FPT) médio é calculado da tomada da média das três amostras de artigo.
Componentes Opcionais [0092] Os artigos, de acordo com o presente certificado de adição da invenção, podem, adicionalmente, incluir qualquer número de características comumente encontradas em artigo de proteção sanitárias convencionais. Em certas concretizações, os componentes opcionais são aplicados em, ou em um lado, ou em ambos os lados do artigo 10. Por exemplo (e sem estar limitado aos exemplos enunciados específicos), os artigos, de acordo com o presente certificado de adição da invenção, podem incluir, aditivos de controle de odor, sugestões de cor, fragrâncias, composição de cuidado da pele, tais como hidratan-tes, lubrificantes, agentes de mudança de temperatura, agentes anti-bacteriais e antifungais, aditivos de controle de pH, prebióti-cos/probióticos, e outros ativos, tais como estrogênio e/ou progestina, camadas coloridas e/ou impressas, uma ou mais camadas em relevo, outros aditivos suavizantes da pele, intensificadores de embalagem (por exemplo, embalagem ou dispensadores tipo três dobras), intensificadores de elevação do dedo para o papel de liberação, indicadores de colocação, e qualquer número de outras características conhecidas àqueles técnicos no assunto de proteção sanitária.
[0093] Em certas concretizações, os componentes opcionais (tais como os aditivos de controle de odor, sugestões de cor, fragrâncias, composição de cuidado da pele, tais como hidratantes, lubrificantes, agentes de mudança de temperatura, agentes antibacteriais e antifungais, aditivos de controle de pH, prebióticos/probióticos, e outros ativos, tais como estrogênio e/ou progestina), são adequadamente en-capsulados, e podem, em algumas concretizações, serem micro en-capsulados, para inibir ativação (ou liberação) de tais componentes até que a colocação do artigo 10 na usuária seja suportada. Por exemplo, o agente de mudança de temperatura (descrito em mais detalhe abaixo) pode ser encapsulado e localizado adjacente a um agente de ativação, tal como água, em alguns exemplos, tal que após ruptura da cápsula (ou microcápsula), tal como mordedura ou aperto do artigo 10 na localização dos agentes de mudança de temperatura encapsulados em ou no artigo 10, o agente de ativação combina com o agente de mudança de temperatura para induzir uma sensação de mudança de temperatura.
Agentes de Controle de Odor [0094] Concernente ao controle de odor, perfumes e/ou aditivos de controle de odor são, opcionalmente, adicionados. Aditivos de controle de odor adequados são todos substâncias de redução de odores cor-póreos humanos (ou mamíferos), ou odores associados ou humanos (ou fluidos corpóreos de mamífero), conforme conhecidos na técnica. Desse modo, aditivos de controle de odor adequados são materiais inorgânicos, tais como zeólitos, carbono ativado, bentonita, sílica, ae-rosile, kieselguhr, argila; quelantes, tais como etileno diamina ácido tetra acético (EDTA), ciclo dextrinas, ácidos aminopolicarbônicos, etileno diamina tetra metileno ácido fosfônico, amino fosfato, aromatos poli funcionais, ácido Ν,Ν-disuccínico, poli fosfatos. Misturas de qualquer dos acima podem também serem usadas.
[0095] Aditivos de controle de odor adequados incluem, adicionalmente, agentes antimicrobiais e antifungais. Exemplos não limitativos de ativos antimicrobiais e antifungais incluem fármacos de b-lactam, fármacos de quinolona, ciprofloxacina, norfloxacina, tetraciclina, eri-tromicina, amikacin, 2,4,4'-tricloro-2'-hidróxi difenil éter, 3,4,4'-triclorobanilida, fenoxietanol, fenóxi propanol, fenoxiisopropanol, doxi-ciclina, capreomicina, clorhexidina, clortetraciclina, oxitetraciclina, clin-damicina, etambutol, hexamidina isetionato, metronidazole, pentarnidi-na, gentamicina, kanamicina, lineomicina, metaciclina, metenamina, minociclina, neomicina, netilmicina, paromomicina, estreptomicina, to-bramicina, miconazole, e tetraciclina hidrocloreto, eritromicina, zinco eritromicina, eritromicina estolato, eritromicina estearato, amikacina sulfato, doxiciclina hidrocloreto, capreomicina sulfato, cloreto de ben-zalcônio; cloreto de benzetônio; ácido benzóico e seus sais; cloreto de cetilpiridinium; triclosan; triclocarban; bem como tensoativos tendo um valor HLB de menos do que 12. Misturas de qualquer dos acima po- dem também serem usadas.
[0096] Aditivos de controle de odor adequados são, adicionalmente, compostos com grupos anidridos, tais como ácido maleico, ácido itacônico, ácido polimaleico ou ácido poliitacônico anidrido, copolíme-ros de ácido maleico com C2-C8 olefinas ou estireno, anidrido polimaleico ou copolímeros de anidrido maleico com isobuteno, compostos de di-isobuteno ou estireno, compostos de grupos ácidos, tais como ácido ascórbico, ácido benzóico, ácido cítrico, ácido salicílico, ou ácido sór-bico, e polímeros solúveis em fluido de monômeros com grupos ácidos, homo- ou copolímeros de ácidos carboxílicos C3-C5 monoínsatu-rados. Misturas de qualquer dos acima podem também serem usadas.
[0097] Aditivos de controle de odor adequados são, adicionalmente, perfumes, tais como alil caproato, alil ciclohexano-acetato, alil ci-clohexanepropionato, alil heptanoato, amil acetato, amil propionato, anetol, aldeído aníxico, anisole, benzaldeído, benzil acetato, benzil a-cetona, benzil alcoole, benzil butirato, benzil formato, canfenbo, goma de cânfora, laevo-carveol, cinamil formato, cis-jasmona, citral, citrone-lol e seus derivados, álcool cumínico, e seus derivados, ciclal C, dime-til benzil carbinol e seus derivados, dimetil octanol e seus derivados, eucalipto!, derivados de geranil, lavandulil aceteto, ligustral, d-limoneno, linalool, derivados de linalil, mentona e seus derivados, mir-ceno e seus derivados, neral, nerol, p-cresol, p-cimeno, terpenos laranja, aifa-poneno, 4-terpineol, timol, etc. Misturas de qualquer dos a-cima podem também serem usadas.
[0098] Em certas concretizações, agentes de mascaramento são também usados como aditivos de controle de odor. Agentes de mascaramento estão em perfumes encapsulados de material de parede sólida. Opcionalmente, o material de parede compreende uma matriz celular solúvel em fluido que é usada para liberação de retardo de tempo do ingrediente de perfume.
[0099] Em certas concretizações, os aditivos de controle de odor adequados são metais de transição, tais como Cu, Ag, e Zn, enzimas, tais como inibidores de urease, amido, material de tamponamento de pH, quitina, extratos de planta de chá verde, resina de troca de íon, carbonato, bicarbonato, fosfato, sulfato, ou misturas dos mesmos.
[00100] Em certas concretizações, os aditivos de controle de odor são extratos de planta, tais como extratos de planta de chá verde, síli-ca, zeólito, carbono, amido, agente quelante, material de tamponamento de pH, quitina, kieselguhr, argila, resina de troca de íon, carbonato, bicarbonato, fosfato, sulfato, agente de mascaramento, ou misturas dos mesmos. Concentrações adequadas de aditivos de controle de odor são de 0,5 a 300 gsm.
Composições de Cuidado da Pele [00101] Concernente a composições de cuidado da pele, os artigos do presente certificado de adição da invenção, opcionalmente, contêm uma composição que proporciona, ou uma função protetora, não oclu-siva (por exemplo, uma barreira relativamente impermeável à líquido, mas permeável à vapor) para evitar hiper-hidratação da pele, e exposição da pele a materiais contidos nos exsudados do corpo, ou que distribuem, ou diretamente ou indiretamente, benefícios de cuidado da pele. A composição pode ser em uma variedade de formas, incluindo, mas não limitadas a, emulsões, loções, cremes, pomadas, unguentos, pós, suspensões, encapsulamentos, géis, e similares.
[00102] Conforme aqui usado, o termo "quantidade efetiva de uma composição de cuidado da pele" se refere a uma quantidade de uma composição particular que, quando aplicada ou migrada para uma ou mais das porções da superfície virada para o corpo 16 de material de substrato 14 do artigo 10, será efetiva em proporcionar uma barreira protetora e/ou distribuição de um benefício de cuidado da pele quando distribuído, via artigo 10 após aplicação, ou por um período de tempo.
Naturalmente, a quantidade efetiva de composição aplicada ao artigo dependerá, a uma grande extensão, da composição particular usada. Não obstante, a quantidade da composição em pelo menos uma porção da superfície virada para o corpo 16 do material de substrato 14 variará de cerca de 0,05 mg/m2 (0,0078 mg/cm2) a cerca de 80 mg/m2 (12 mg/cm2), opcionalmente, de cerca de 1 mg/m2 (0,16 mg/cm2) a cerca de 40 mg/m2 (6 mg/cm2), ou, opcionalmente, de cerca de 4 mg/m2 (0,6 mg/cm2) a cerca de 26 mg/m2 (4 mg/cm2). Estas faixas são, por meio de ilustração somente, e o técnico no assunto reconhecerá que a natureza da composição representará o nível que deve ser aplicado para alcançar os benefícios desejados da pele, e que tais níveis são alcançáveis por experimentação de rotina à luz da presente revelação.
[00103] Será reconhecido que dos numerosos materiais úteis nas composições de cuidado da pele distribuídos à pele, de acordo com os artigos do presente certificado de adição da invenção, aqueles que foram considerados agentes de cuidado da pele seguros e efetivos são materiais lógicos para uso aqui. Tais materiais incluem ativos de Categoria I, conforme definidos pelo U.S. Federal Food and Drug Adminis-tration's (FDA) Tentative Final Monograph on Skin Protectant Drug Products for Over-the-Counter Human Use (21 C.F.R. §347), que atualmente incluem: alantoína, gel de hidróxido de alumínio, calamina, manteiga de cacau, dimeticona, óleo de fígado de bacalhau (em combinação), glicerina, caulim, petrolato, lanolina, óleo mineral, óleo de fígado de tubarão, petrolato branco, talco, amido tópico, acetato de zinco, carbonato de zinco, óxido de zinco, e similares. Outros materiais potencialmente úteis são ativos de Categoria III, conforme definidos pelo U.S. Federal Food and Drug Administration's Tentative Final Monograph on Skin Protectant Drug Products for Over-the-Counter Human Use (21 C.F.R. §347), que atualmente incluem: derivados de cé- lula de levedura viva, aldioxa, acetato de alumínio, celulose microporo-sa, colecalciferol, aveia coloidal, hidrocloreto de cisteína, dexpantanol, óleo de bálsamo de Peruvean, hidrolisatos de proteína, metionina ra-cêmica, bicarbonato de sódio, Vitamina A, e similares.
[00104] Muitos dos ingredientes de cuidado da pele monografados pela FDA são atualmente utilizados nos produtos de cuidado da pele comercialmente disponíveis, tais como Pomada A e D®, Vaseline® Vaselina, pomada Desitin® Diaper Rash Ointment e Daily Care®, Gold Bond® Medicated Baby Powder, Aquaphor ® Healing Ointment, Baby Magic® Baby Lotion, Johnson's Ultra Sensitive® Baby Cream. Estes produtos comerciais podem ser aplicados ao artigo 10 para criar artigos tratados do presente certificado de adição da invenção.
[00105] Conforme será discutido daqui por diante, as composições de cuidado da pele úteis nos métodos do presente certificado de adição da invenção, de preferência, embora não necessariamente, têm um perfil de fusão tal que elas são relativamente imóveis e localizadas na superfície virada para o corpo 16 de material de substrato 14 do artigo 10 à temperatura ambiente, são prontamente transferíveis à u-suária a temperatura do corpo, e ainda não são completamente líquidas sob condições extremas de armazenagem. Em certas concretizações, as composições são facilmente transferíveis à pele por meio de contato normal, movimento da usuária, e/ou calor do corpo.
[00106] Em certas concretizações, as composições de cuidado da pele úteis aqui são sólidas, ou mais frequentemente semissólidas, a 20Ό, isto é, à temperaturas ambientes. Por "semissólidas" é significativo que a composição tem uma reologia típica de líquidos pseudoplás-ticos ou plásticos. Quando nenhum cisalhamento é aplicado, as composições podem ter a aparência de um semissólido, mas podem ser feitas escoar a medida que a taxa de cisalhamento é aumentada. Isto é devido ao fato que, enquanto que a composição contém principal- mente componentes sólidos, ela também inclui alguns componentes líquidos menores. Por serem sólidas ou semissólidas à temperaturas ambientes, as composições preferidas não têm uma tendência a escoar e migrar a um grau significante para localizações indesejadas do artigo as quais elas são aplicadas. Isto significa que menos composição de cuidado da pele é requerida para conceder benefícios desejáveis terapêuticos, protetores e/ou de condicionamento.
[00107] Para intensificar a imobilidade das composições de cuidado da pele, a viscosidade das composições formuladas deve ser a mais alta possível para impedir fluxo dentro do artigo em localização indese-jada. Infelizmente, em alguns exemplos, viscosidades mais altas podem exibir transferência de composição à pele da usuária. Portanto, um equilíbrio deve ser alcançado de modo que as viscosidades sejam altas o bastante para manter as composições localizadas na superfície do artigo, mas não assim tão altas para impedir transferência à pele da usuária. As viscosidades adequadas para as composições variarão tipicamente de cerca de 5 a cerca de 500 centipoise, de preferência, de cerca de 5 a cerca de 300 centipoise, mais de preferência, de cerca de 5 a cerca de 100 centipoise, medidas a 60° C usa ndo-se um viscô-metro rotacional (um viscômetro adequado é disponível de Lab Line Instruments, Inc. de Melrose Park, III. como Modelo 4537). O viscômetro é operado a 60 rpm usando um número de eixo 2.
[00108] Para composições designadas para proporcionar um benefício terapêutico e/ou protetor da pele, um ingrediente ativo útil nestas composições é um ou mais protetores de pele ou emolientes. Conforme aqui usado, o termo "emoliente" é um material que protege contra umidade ou irritação, amaciamento, suavizamento, flexibilidade, revestimentos, lubrificação, hidratações, proteção e/ou limpezas da pele. (Será reconhecido que vários dos ativos monografados listados acima são "emolientes", visto que este termo é aqui usado). Em certas con- cretizações, estes emolientes terão, ou uma consistência plástica, ou consistência líquida à temperaturas ambientes, isto é, 20Ό. Emolientes representativos úteis no presente certificado de adição da invenção incluem, mas não são limitados a, emolientes que são à base de petróleo; sacarose éster ácidos graxos; polietileno glicol, e derivados destes; umectantes; tipo ácido graxo éster; tipo alquil etoxilato; ácido gra-xo éster etoxilatos; tipo álcool graxo; tipo polissiloxano; propileno glicol e derivados destes; glicerina e derivados destes, incluindo glicerídeo, aceto glicerídeos, e glicerídeos etoxilatados de C12-C28 ácidos graxos; trietileno glicol e derivados destes; espermacete, ou outras ceras; ácidos graxos; álcool graxo éteres, particularmente aqueles tendo de 12 a 28 átomos de carbono em sua cadeia graxa, tal como ácido esteárico; álcoois graxos propoxilatados; outros ésteres graxos de álcoois polihi-droxi; lanolina, e seus derivados; caulim e seus derivados; qualquer dos agentes de cuidado da pele monografados listados acima; ou misturas destes emolientes. Emolientes adequados à base de petróleo incluem aqueles hidrocarbonetos, ou misturas de hidrocarbonetos, tendo comprimentos de cadeia de 16 a 32 átomos de carbono. Os hidrocarbonetos à base de petróleo tendo estes comprimentos de cadeia incluem óleo mineral (também conhecidos como "petrolato líquido") e petrolato (também conhecidos como "cera mineral", "vaselina" e "ge-leia mineral"). O óleo mineral usualmente se refere a misturas menos viscosas de hidrocarbonetos tendo de 16 a 20 átomos de carbono. O petrolato usualmente se refere a misturas mais viscosas de hidrocarbonetos tendo de 16 a 32 átomos de carbono. O petrolato e óleo mineral são particularmente emolientes preferidos para composições do presente certificado de adição da invenção.
[00109] Os emolientes adequados tipo ácido graxo éster incluem aqueles derivados de C12-C28 ácidos graxos, de preferência, C16-C22 ácidos graxos saturados, e álcoois monohídricos de cadeia curta (Cr C8, de preferência, 0ί-03). Exemplos representativos de tais ésteres incluem metil palmitato, metil estearato, isopropil laurato, isopropil mi-ristato, isopropil palmitato, etilhexil palmitato, e misturas dos mesmos. Emolientes adequados de ácido graxo éster podem também serem derivados de ésteres de álcoois graxos de cadeia mais longa (C12-C28, de preferência, C12-C16) e ácidos graxos de cadeia mais curta, por e-xemplo, ácido láctico, tais como lauril lactato e cetil lactato.
[00110] Os emolientes adequados tipo alquil etoxilato incluem C12-C22 álcool graxo etoxilatos tendo um grau médio de etoxilação de a partir de cerca de 2 a cerca de 30. Em certas concretizações, o emoli-ente de álcool graxo etoxilato é selecionado a partir do grupo consistindo em lauril, cetil, e estearil etoxilatos, e misturas dos mesmos, tendo um grau médio de etoxilação variando de cerca de 2 a cerca de 23. Exemplos representativos de tais alquil etoxilatos incluem laureth-3 (um lauril etoxilato tendo um grau médio de etoxilação de 3), laureth-23 (um lauril etoxilato tendo um grau médio de etoxilação de 23), cete-th-10 (um cetil álcool etoxilato tendo um grau médio de etoxilação de 10), e steareth-10 (um estearil álcool etoxilato tendo um grau médio de etoxilação de 10). Quando empregados, estes emolientes de alquil e-toxilato são tipicamente usados em combinação com os emolientes à base de petróleo, tal como petrolato, a uma razão de peso de emolien-te de alquil etoxilato para emoliente à base de petróleo de a partir de cerca de 1:1 a cerca de 1:5, de preferência, de cerca de 1:2 a cerca de 1:4.
[00111] Os emolientes adequados tipo álcool graxo incluem Ci2-C22 álcoois graxos, de preferência, Ci6-Ci8 álcoois graxos. Exemplos representativos incluem cetil álcool e estearil álcool, e misturas dos mesmos. Quando empregados, estes emolientes de álcool graxo são tipicamente usados em combinação com os emolientes à base de petróleo, tal como petrolato, a uma razão de peso de emoliente de álcool graxo para emoliente à base de petróleo de a partir de cerca de 1:1 a cerca de 1:5, de preferência de cerca de 1:1 a cerca de 1:2.
[00112] Outros tipos adequados de emolientes para uso aqui incluem compostos de polissiloxano. Em geral, materiais de polissiloxano adequados para uso no presente certificado de adição da invenção incluem aqueles tendo unidades monoméricas de siloxano da seguinte estrutura: [00113] no qual, R1 e R2, para cada unidade monomérica de siloxano independente, pode cada, independentemente, ser hidrogênio ou qualquer radical alquil, aril, alquenil, alcaril, araquil, cicloalquil, hidro-carboneto halogenado, ou outro radical. Qualquer de tais radicais podem ser substituídos ou não substituídos. Os radicais R1 e R2de qualquer unidade monomérica particular podem diferir de funcionalidades correspondentes da próxima unidade monomérica de união. Adicionalmente, o polissiloxano pode ser, ou de cadeia reta, de cadeia ramificada, ou ter uma estrutura cíclica. Os radicais R1 e R2 podem, adicionalmente independentemente, ser outras funcionalidades siliciosas, tais como, mas não limitados a, siloxanos, polissiloxanos, silanos, e polissilanos. Os radicais R1 e R2 podem conter qualquer de uma variedade de funcionalidades orgânicas incluindo, por exemplo, funcionalidades de álcool, ácido carboxílico, fenil, e amina.
[00114] Os radicais alquil exemplares são metil, etil, propil, butil, pentil, hexil, octil, decil, octadecil, e similares. Radicais aquenil exemplares são vinil, alil, e similares. Os radicais aril exemplares são fenil, difenil, naftil, e similares. Os radicais alcaril exemplares são toil, xilil, etilfenil, e similares. Os radicais aralquil exemplares são benzil, alfa-feniletil, beta-feniletil, alfa-fenilbutil, e similares. Os radicais cicloalquil exemplares são ciciobutil, ciclopentil, ciclohexil, e similares. Os radicais de hidrocarboneto halogenado exemplares são clorometil, bromo-etil, tetrafluoretil, fluoretil, trifluoretil, trifluorotloil, hexafluoroxilil, e similares.
[00115] A viscosidade de polissiloxanos úteis pode variar tão amplamente quanto a viscosidade de polissiloxanos em geral varia, considerando-se que o polissiloxano é escoável, ou pode ser feita para ser escoável para aplicação ao artigo 10. Isto inclui, mas não é limitado a, viscosidade tão baixa quanto 5 centistokes (a 37Ό conforme medida por um viscômetro de vidro) a cerca de 20.000.000 centistokes. Em certas concretizações, os polissiloxanos têm uma viscosidade a 37Ό variando de cerca de 5 a cerca de 5.000 centistokes, mais de preferência de cerca de 5 a cerca de 2.000 centistokes, mais de preferência de cerca de 100 a cerca de 1000 centistokes. Os polissiloxanos de alta viscosidade que por si são resistentes a escoamento, podem ser efetivamente depositados no artigo 10 por métodos tais como, por exemplo, emulsifícação do polissiloxano em tensoativo, ou proporcionando o polissiloxano em solução com o auxílio de um solvente, tal como he-xano, listado para proposta somente exemplar.
[00116] Os compostos de polissiloxano adequados para uso no presente certificado de adição da invenção são revelados na Patente dos Estados Unidos No. 5.059.282 (Ampulski et al), publicada em 22 de outubro de 1991, cuja patente é aqui incorporada por referência. Os compostos de polissiloxano adequados para uso como emolientes nas composições do presente certificado de adição da invenção incluem compostos de polimetilsiloxano funcional de fenil (por exemplo, Dow Corning 556 Cosmetic-Grade Fluid: polyfenilmetilsiloxano) e dimetico-nas cetil ou estearil funcionalizadas, tais como líquidos de polissiloxano Dow 2502 e Dow 2503, respectiva mente. Em adição a tal substituição com grupos alquil funcionais de fenil, substituição efetiva pode ser feita com grupos amino, carboxil, hidroxil, éter, poliéter, aldeído, ceto-na, amida, éster, e tioi. Em certas concretizações, os grupos substitu-intes são selecionados a partir da família de grupos compreendendo grupos fenil, amino, alquil, carboxil, e hidroxil. Em outras concretizações, o grupo substituinte é um grupo funcional de fenil.
[00117] Os umectantes adequados incluem glicerina, propileno gli-col, sorbitol, tri-hidróxi estearina, e similares.
[00118] Quando presente, a quantidade de emoliente que pode ser incluída na composição de cuidado da pele dependerá de uma variedade de fatores, incluindo o emoliente particular envolvido, os benefícios da pele desejados, os outros componentes na composição, e fatores similares. A composição compreenderá de 0 a cerca de 100%, por peso total, do emoliente. Em certas concretizações, a composição compreenderá de cerca de 10 a cerca de 95%, opcionalmente, de cerca de 20 a cerca de 80%, ou, opcionalmente, de cerca de 40 a cerca de 75%, por peso, do emoliente.
[00119] Outro componente opcional das composições terapêuticas da pele/protetora da pele dos artigos do presente certificado de adição da invenção é um agente capaz de imobilizar a composição (incluindo, por exemplo, o emoliente e/ou outros agentes de condição/proteção da pele) na localização desejada em ou no artigo tratado.
[00120] Outros agentes de imobilização úteis aqui podem ser selecionados de qualquer de um número de agentes, considerando-se que as propriedades da composição de cuidado da pele proporcionam os benefícios da pele aqui descritos. Em certas concretizações, os agentes de imobilização compreenderão um membro selecionado a partir do grupo consistindo em C14-C22 álcoois graxos, C12-C22 ácidos graxos, e C-12-C22 álcool graxo etoxilatos tendo um grau médio de etoxilação variando de 2 a cerca de 30, e misturas dos mesmos. Os agentes de mobilização adequados incluem C16-C18 álcoois graxos, mais de prefe- rência, materiais de alta fusão cristalinos selecionados a partir do grupo consistindo em cetil álcool, estearil álcool, behenil álcool, e misturas dos mesmos (A estrutura linear destes materiais pode acelerar a solidificação no artigo tratado 10). Misturas de cetil álcool e estearil álcool são particularmente preferidas. Outros agentes de imobilização preferidos incluem C16-C18 ácidos graxos, mais de preferência selecionados a partir do grupo consistindo em ácido palmítico, ácido esteárico, e misturas dos mesmos. As misturas de ácido palmítico e ácido esteárico são particularmente preferidas. Ainda outros agentes de imobilização adequados incluem C16-C18 álcool graxo etoxilatos tendo um grau médio de etoxilação variando de cerca de 5 a cerca de 20. De preferência, os álcoois graxos, ácidos graxos e álcoois graxos, são lineares.
[00121] Outros tipos de agentes de imobilização que podem ser a-qui usados incluem polihidróxi ésteres de ácido graxo, polihidróxi ácido graxo amidas, e misturas dos mesmos. Em certas concretizações, os ésteres e amidas terão três ou mais grupos hidróxi livres na fração de polihidróxi, e são tipicamente não iônicos em carácter. Devido à possível sensibilidade da pele daquelas usando os artigos compreendendo a composição de cuidado da pele, estes ésteres e amidas devem ser relativamente brandos e não irritantes à pele de tais usuárias.
[00122] Polihidróxi ésteres de ácido graxo adequados para uso em ou no presente certificado de adição da invenção terão a fórmula: [00123] no qual R é um grupo C5-C31 hidrocarbil, opcionalmente, um C7-C19 alquil ou alquenil de cadeia reta, opcionalmente, um C9-C17 al-quil ou alquenil de cadeia reta, ou, opcionalmente, um Cn-Ci7 alquil ou alquenil de cadeia reta, ou mistura destes; Y é uma fração de polihi-droxihidrocarbil tendo uma cadeia hidrocarbil com pelo menos 2 hidro- xis livres diretamente ligados à cadeia; e n é pelo menos 1. Os grupos Y adequados podem ser derivados de polióis, tais como glicerol, pen-taeritritol; açúcares, tais como rafinose, maltodextrose, galactose, sa-carose, glicose, xilose, frutose, maltose, lactose, manose e eritrose; álcoois de açúcar, tais como eritritol, xilitol, malitol, manitol e sorbitol; e anidridos de álcoois de açúcar, tal como sorbitan.
[00124] Uma classe de polihidróxi ésteres de ácido graxo adequados para uso em ou no presente certificado de adição da invenção, compreende certos sorbitan ésteres, opcionalmente, os sorbitan ésteres de C16-C22 ácidos graxos saturados. Devido à maneira em que eles são tipicamente manufaturados, estes sorbitan ésteres usualmente compreendem misturas de mono-, di-, tri-, etc. ésteres. Exemplos representativos de sorbitan ésteres adequados incluem sorbitan palmita-tos (por exemplo, SPAN 40), sorbitan estearatos (por exemplo, SPAN 60), e sorbitan behenatos, que compreendem uma ou mais das versões mono-, di- e tri-éster daqueles sorbitan ésteres, por exemplo, sorbitan mono-, di- e tri-palmitato, sorbitan mono-, di- e tri-estearato, sorbitan mono-, di e tri-behenato, bem como ácido graxo sorbitan mono-, di- e tri-ésteres de sebo misturados. As misturas de sorbitan ésteres diferentes podem também serem usadas, tais como sorbitan palmi-tatos com sorbitan estearatos. Em certas concretizações, os sorbitan ésteres são os sorbitan estearatos, tipicamente como uma mistura de mono-, di- e tri-ésteres (mais algum tetra éster), tais como SPAN 60, e sorbitan estearatos vendidos sob o nome comercial GLYCOMUL-S por Lonza, Inc. Embora estes sorbitan ésteres tipicamente contêm misturas de mono-, di- e tri-ésteres, mais algum tetra éster, os mono- e di-ésteres são usualmente espécie predominante nestas misturas.
[00125] Outra classe de polihidróxi ésteres de ácido graxo adequados para uso em, ou no presente certificado de adição da invenção, compreende certos gliceril monoésteres, opcionalmente, gliceril mono- ésteres de C16-C22 ácidos graxos saturados, tais como gliceril monoes-tearato, gliceril monopalmitato, e gliceril monobehenato. Novamente, similares a sorbitan ésteres, misturas de gliceril monoéster conterão tipicamente algum di- e tri éster. Contudo, tais misturas devem conter predominantemente a espécie de gliceril monoéster a ser útil no presente certificado de adição da invenção.
[00126] Outra classe de polihidróxi ésteres de ácido graxo adequados para uso em, ou no presente certificado de adição da invenção, compreende certos ésteres de ácido graxo de sacarose, de preferência, o C-12-C22 ésteres de ácido graxo saturados de sacarose. Em certas concretizações, os ésteres de ácido graxo de sacarose são sacarose monoésteres e diésteres, e incluem sacarose mono-e di-estearato e sacarose mono- e di-laurato.
[00127] Polihidróxi ácido graxo amidas adequadas para uso no presente certificado de adição da invenção terão a fórmula: [00128] no qual R1 é H, C1-C4 hidrocarbil, 2-hidroxietil, 2-hidroxipropil, metoxietil, metoxipropil, ou uma mistura destes, de preferência, CrC4alquil, metoxietil ou metoxipropil, mais de preferência, C1 ou C2aiquil ou metoxipropil, mais de preferência, C1 alquil (isto é, metil) ou metoxipropil; e R2é um grupo C5-C31 hi drocarbil, de preferência, C7-C19 alquil ou alquenil de cadeia reta, mais de preferência, C9-C17 alquil ou alquenil de cadeia reta, mais de preferência, C11-C17 alquil ou alquenil de cadeia reta, ou mistura destes; e Z é uma fração de polihi-droxihidrocarbil tendo um hidrocarbil de cadeia linear com pelo menos 3 hidroxis diretamente ligados à cadeia. Ver Patente dos Estados Unidos No. 5.174.927 (Honsa), publicada em 29 de dezembro de 1992 (aqui incorporada por referência) que revela estas polihidróxi ácido graxo amidas, bem como sua preparação.
[00129] Em certas concretizações, a fração Z será derivada de um açúcar de redução em uma reação de aminação redutiva; opcionalmente, glicitil. Açúcares de redução adequados incluem glicose, fruto-se, maltose, lactose, galactose, manose, e xilose. Xarope de milho de alta dextrose, xarope de milho de alta frutose, e xarope de milho de alta maltose, podem ser utilizados, bem como os açúcares individuais listados acima. Estes xaropes de milho podem produzir misturas de componentes de açúcar para a fração Z.
[00130] Em certas concretizações, a fração Z é selecionada a partir do grupo consistindo em —CH2—(CHOH)n—CH2OH, —CH(CH2OH)— [(CHOH)^]—CH2OH, — CH2OH—CH2—(CHOH)2(CHOR3 )(CHOH)— CH2OH, onde n é um inteiro de 3 a 5, e R3 é H ou um monossacarídeo cíclico ou alifático. Em certas concretizações, a fração Z são as glicitis onde n é 4, particularmente, —CH2—(CHOH)4—CH2OH.
[00131] Na fórmula acima, R1 pode ser, por exemplo, N-metil, N-etil, N-propil, N-isopropil, N-butil, N2-hidroxietil, N-metoxipropil ou N2-hidroxipropil. R2pode ser selecionado para proporcionar, por exemplo, cocamidas, estearamidas, oleamidas, lauramidas, miristamidas, capri-camidas, palmitamidas, tallowamidas, etc. A fração Z pode ser 1-deoxiglucitil, 2-deoxifructitil, 1-deoximaititil, 1-deoxilactitil, 1-deoxigalactitil, 1-deoximannitil, 1-deoximaltotriotitil, etc.
[00132] Em certas concretizações, polihidróxi ácido graxo amidas têm a fórmula geral: [00133] no qual R1 é metil ou metoxipropil; R2 é um grupo C11-C17 alquil ou alquenil de cadeia reta. Estes incluem N-lauril-N-metil gluca-mida, N-lauril-N-metoxipropil glucamida, N-cocoil-N-metil glucamida, N-cocoil-N-metoxipropil glucamida, N-palmitil-N-metoxipropil glucamida, N-tallowil-N-metil glucamida, ou N-tallowyl-N-metoxipropil glucamida.
[00134] Em certas concretizações, um emulsificante pode ser útil na solubilização do(s) agente(s) de imobilização no emoliente. Este pode ser o caso para certas das glucamidas, tais como as N-alquil-N-metoxipropil glucamidas tendo valores HLB de pelo menos cerca de 7. Emulsificantes adequados incluirão tipicamente aqueles tendo valores HLB abaixo de cerca de 7. Com relação a isto, os sorbitan ésteres previamente descritos, tais como os sorbitan estearatos, tendo valores HLB de cerca de 4,9 ou menos, foram verificados úteis na solubilização destes agentes de imobilização de glucamida em petrolato. Outros emulsificantes adequados incluem steareth-2 (polietileno glicol éteres de estearil álcool que se conformam à fórmula CH3(CH2)i7(OCH2CH2)n OH, onde n tem um valor médio de 2), sorbitan tri estearato, isosorbide laurato, e gliceril monoestearato. O emulsificante pode ser incluído em uma quantidade suficiente para solubilizar o agente de imobilização no emoliente, tal que uma mistura substancialmente homogênea, é obtida. Por exemplo, uma mistura de aproximadamente 1:1 de N-cocoil-N-metil glucamida, e petrolato, que normalmente não se fundirá em uma mistura de fase única, se fundirá em uma mistura de fase única após a adição de 20% de uma mistura 1:1 de Steareth-2 e sorbitan tri estearato como o emulsificante.
[00135] Outros tipos de ingredientes que podem ser usados como agentes de imobilização, ou sozinhos, ou em combinação com os a-gentes de imobilização acima mencionados, incluem ceras, tais como carnaúba, ozocerite, cera de abelha, candelilha, parafina, ceresina, esparto, ouricuri, cera rezo, isoparafina, e outras ceras extraídas e minerais conhecidas. O alto ponto de fusão destes materiais pode ajudar a imobilizar a composição na superfície desejada, ou localização no artigo. As ceras micro cristalinas adicionalmente são agentes de imobilização efetivos. As ceras micro cristalinas podem auxiliar no "trava-mento" dos hidrocarbonetos de baixo peso molecular no interior da composição de cuidado da pele. Em certas concretizações, a cera é uma cera de parafina. Em certas concretizações, um agente de imobi-lização alternado é uma cera de parafina, tal como Parrafin S.P. 434 de Strahl and Pitsch Inc. P.O. Box 1098 West Babylon, N.Y. 11704.
[00136] A quantidade do agente de imobilização opcional que pode ser incluída na composição dependerá de uma variedade de fatores, incluindo os ativos (por exemplo, emolientes) envolvidos, o agente de imobilização particular envolvido, se houver, os outros componentes na composição, se um emulsificante é requerido para solubilizar o a-gente de imobilização nos outros componentes, e fatores similares. Quando presente, a composição tipicamente compreenderá de cerca de 5 a cerca de 90% do agente de imobilização. Opcionalmente, a composição compreenderá de cerca de 5 a cerca de 50%, opcionalmente, de cerca de 10 a cerca de 40%, do agente de imobilização. Prebióticos/Probióticos [00137] Em certas concretizações, os artigos do presente certificado de adição da invenção compreendem adicionalmente prebióticos e/ou probióticos. Probióticos, conforme aqui usado, significam aqueles micro-organismos vivos, que quando administrados em quantidades adequadas, podem conferir um benefício saudável em um hospedeiro. Ácido láctico bactéria (lactobacillus) e bifidobacteria são os tipos mais comuns de micróbios usados como probióticos; mas certas leveduras e bacilos podem também conferir um benefício saudável.
[00138] As bactérias do gênero Lactobacillus são caracterizadas como bactérias de formação de não esporo gram-positiva em forma de haste. Da família Lactobacillaceae, os Lactobacillus inabitam os tratos urogenitais de animais e humanos, e são membros importantes de grupo de produção de ácido láctico de bactéria. As espécies lactobacillus adequadas para uso no presente certificado de adição da invenção são aquelas que 1.) aderem prontamente às células epiteliais de, ou os tratos urogenitais, ou tratos gastrointestinais de mamíferos; 2.) produzem peróxido de hidrogênio; 3.) promovem baixo pH; e produzem bactefiocinas. Por "bactefiocinas", conforme aqui usado, significa substâncias proteináceas, bactefiocidal, sintetizadas por bactéria, que usualmente têm um espectro estreito de atividade, cepas de inibição da mesma, ou espécie proximamente relacionada. As bacteriocinas parecem serem capazes de deslocar ou suprimir o crescimento de outras bactérias, e, como tal, podem proporcionar uma vantagem aos microorganismos na fermentação do ecossistema do trato genital fêmea. Em certas concretizações, as espécies de Lactobacillus incluem L. a-cidophilus, L. catenaforme, L. brevis, L. bulgaricus, L. lactis, L. reuterii, L. gasseri, L. helveticus, L. casei, L. plantarum, L. delbrueckii, L. ther-mophilis, L. jensenii, L crispatus, L. rogosae, L. fermentum, ou misturas dos mesmos. Opcionalmente, as espécies de Lactobacillus aplicadas aos artigos do presente certificado de adição da invenção incluem L. acidophilus, L. casei, L. crispatus, L. fermentum, L. plantarum, ou misturas dos mesmos. Opcionalmente, as espécies de Lactobacillus aplicadas aos artigos do presente certificado de adição da invenção são de produção de peróxido de hidrogênio, tais como L. acidophilus, L. catenaforme, L. casei, L. crispatus, L. delbrueckii, L. jensenii, L rogosae, L. fermentum, L. gasseri, L. plantarum, misturas dos mesmos, que também exibem propriedades adesivas.
[00139] Também inabitando os tratos urogenitais de mamíferos e utilmente aplicadas aos artigos do presente certificado de adição da invenção são espécies do gênero Bifidobacterium (família Actinomyee-taceae). As espécies bifidobacterium são hastes gram negativa rápidas ácidas não móveis. As bifidobactérias de produção de ácido lácti-co e ácido acético são também consideradas importantes reguladores da flora urogenital de mamíferos. Em certas concretizações, as Bifidobacterium usuárias aqui incluem, mas não são limitadas a, B. longum, B. breve, Lactobacillus Bifidus, Lactobacillus bifidus subsp. Pennsylva-nicus, e misturas dos mesmos. Opcionalmente, as espécies Bifidobac-terium aplicadas aos artigos do presente certificado de adição da invenção incluem Lactobacillus Bifidus, Lactobacillus bifidus subsp. Pennsylvanicus, e misturas dos mesmos. Misturas das espécies de Lactobacillus e/ou Bifidobacterium podem também serem usadas. Opcionalmente, os probióticos listados acima são aplicados como organismos secados por congelamento ou organismos liofilizados. Misturas de qualquer dos probióticos acima podem também serem usadas.
[00140] Também utilmente aplicados aos artigos do presente certificado de adição da invenção são prebióticos. Prebióticos, conforme aqui usados, significam ingredientes não digeríveis que afetam beneficamente o hospedeiro por estimulação seletivamente do crescimento e/ou atividade de uma, ou um número limitado de bactérias geralmente benéficas. O prebiótico estabelece e mantém o crescimento de bactérias de ácido láctico, tais como Lactobacillus e/ou Bifidobacterium, sem facilitação do crescimento extremo de bactérias patogênicas. Exemplos de prebióticos adequados incluem, mas não são limitados a, extratos de levedura; gangliosídeos; salicina; açúcares de mono-, di- po-lissacarídeos, tais como glicogênio, glicose, frutose, ramnose, lactulo-se, metil-a-D-manosídeo, p-nitrofenol-a-D-manosídeo, maltose, malto-dextrin, dextrin, dextran, levan, ácido siálico e acetilglucosamina, bem como oligossacarídeos, tais como, mas não limitados a, frutooligossa-carídeos, galactooligossacarídeos, e oligossacarídeos de soja. Fibra ou substratos fermentáveis, tal como psílio, podem ser aplicados aos artigos das presentes composições, como podem goma de guar e goma xanthum. Similarmente, materiais proteináceos, tais como, pepto-na, queratina; vegetal; soja e ácidos graxos insaturados, tais como á-cido láurico e ácidos teicóicos, tais como ácido lipoteicóico e ésteres, tais como glicerofosfatos ou β-glicerofosfatos, são também úteis como prebióticos. Opcionalmente, o prebiótico inclui lactose, lactulose, ram-nose, oligossacarídeos, glicogênio, e misturas dos mesmos.
[00141] Em certas concretizações, o prebiótico é um oligossacarí-deo, tais como, mas não limitados a, galactooligossacarídeos, oligossacarídeos de soja, e frutooligossacarídeos. Os oligossacarídeos possuem propriedades bioadesivas que ajudam a fixar a localização destes fatores de crescimento para acesso mais fácil por bactérias de ácido láctico. Em certas concretizações, o prebiótico é um frutooligossa-catídeo. Os frutooligossacarídeos adequados para uso aqui podem ou não podem ter unidades de não fructosil no lugar de unidades terminais de fructosil. O mesmo é verdadeiro para outros oligossacarídeos com relação a suas unidades terminais de osil. As unidades de não fructosil podem incluir, mas não são limitadas a, polialcoóis, tais como xilitol, manitol, e sorbitol. Em certas concretizações, o frutooligossaca-rídeo aqui usado inclui inulina, oligofructose, ou misturas dos mesmos. Misturas de qualquer dos prebióticos usados podem também serem usadas.
Estampaqem [00142] Em certas concretizações, os artigos do presente certificado de adição da invenção compreendem, adicionalmente, regiões em alto relevo. As regiões em alto relevo podem ser concedidas por um ou mais métodos adequados para estampar permanentemente películas delgadas, ou material similar a película. Por meio de exemplo somente, as regiões comprimidas podem ser formadas usando calor e/ou pressão, bem como outros métodos, tais como energia ultrassônica, e assim por diante. Como um exemplo particular, compressão de regiões selecionadas de material de substrato 14 de artigo 10 podem ser alcançada, via o uso de montagens de cilindro padronizadas, tais como são comumente usadas em processos de ligação de ponto. A ligação de ponto geralmente se refere ao processo de comprimir mecani- camente uma ou mais camadas em numerosos pontos discretos pequenos. Em certas concretizações, a superfície do material de substrato 14 do artigo 10 é estampada por ligação de ponto térmica que geralmente envolve a passagem do material (ou camada de material) a ser ligada entre cilindros aquecidos, tais como, por exemplo, um cilindro gravado ou cilindro padronizado, e um segundo cilindro. O cilindro gravado é padronizado em algum modo de modo que o material (ou camada de material) não é ligado sobre sua superfície total, e o segundo cilindro pode, ou ser plano, ou padronizado. Vários padrões para cilindros gravados ou padronizados foram desenvolvidos por razões funcionais, bem como razões estéticas e, por meio de exemplo somente, vários padrões de ligação são descritos na Patente dos Estados Unidos No. 3.855.046, para Hansen et al.; Patente dos Estados Unidos No. 4. 374.888, para Bomslaeger; Patente dos Estados Unidos No. 5.635.134, para Bourne et al.; Patente dos Estados Unidos No. 5.620.779, para Levy et al.; Patente dos Estados Unidos No. 5.714.107, para Levy et al.; Patente de Desenho dos Estados Unidos No. 390.798, para Brown; Patente dos Estados Unidos No. 5.858.519, para Stokes et al.; e Patente de Desenho dos Estados Unidos No. 369.907, para Sayovitz et al., cada uma de cujas patentes são aqui incorporadas por referência. Adicionalmente, a película de polímero pode ser micro estampada, ter um desenho impresso, ter uma mensagem impressa ao consumidor, e/ou pode ser pelo menos parcialmente colorida.
Sugestões de cor [00143] Concernente às sugestões de cor, linhas ou regiões coloridas são opcionalmente adicionadas aos artigos do presente certificado de adição da invenção. Em certas concretizações, os artigos do presente certificado de adição da invenção podem conter canais (por e-xemplo, estampagens), e/ou regiões específicas com cor, para propor- cionar uma sugestão de cor que é visível a uma usuária quando visualizando uma superfície especificada do artigo 10. As "regiões" coloridas podem corresponder em tamanho, forma e localização, para proporcionar "canais". Em certas concretizações, as regiões de cor são multicoloridas, ou na forma contínua de um cor única (tal como, por exemplo, uma continuidade de vários tons de azul). Em certas concretizações, as regiões coloridas podem proporcionar a usuária com uma sugestão de cor para a presença de, e/ou função dos canais. Qualquer meio conhecido àqueles técnicos no assunto pode ser utilizado para proporcionar as regiões coloridas, tal como impressão, utilizando fibras coloridas, ou qualquer outros meios adequados. Uma discussão mais ilustrativa é proporcionada na Publicação de Patente dos Estados Unidos US 20120004633 A1, para Marcelo et al., aqui incorporada por referência.
Agentes de Mudança de Temperatura [00144] Concernente a agentes de mudança de temperatura, o artigo 10 do presente certificado de adição da invenção, opcionalmente, compreende um agente de mudança de temperatura que proporciona uma percepção de mudança de temperatura à pele da usuária, ou região da mucosa da região de colocação alvo. Por exemplo, em uma concretização, o agente de mudança de temperatura pode compreender um agente ativo, tal como um agente neurossensorial (isto é, a-gentes que induzem uma percepção de mudança de temperatura sem envolver uma mudança real na temperatura, tal como, por exemplo, óleo de hortelã pimenta, eucaliptol, óleo de eucalipto, metil salicilato, cânfora, óleo de árvore de chá, cetais, carboxamidas, derivados de ciclohexanol, derivados de ciclohexil, e misturas dos mesmos).
[00145] Em outra concretização adequada, o agente de mudança de temperatura compreende um agente de resfriamento. Os agentes de resfriamento adequados são compostos químicos que têm um calor negativo de solução; isto é, os agentes de resfriamento adequados são compostos químicos que, quando dissolvidos em água, se resfri-am devido a uma reação química endotérmica. Alguns agentes de resfriamento adequados incluem, por exemplo, nitrato de amônia, cloreto de sódio, cloreto de potássio, xilitol, hidróxido de bário (Ba(0H)2.8H20), óxido de bário (Ba0.9H20), magnésio sulfato de potássio (MgS04.K2S04.6H20), potássio sulfato de alumínio (KAI(S04)2.12H20), borato de sódio (tetra) (Na2B4O7.10H2O), fosfato de sódio (Na2HP04.12H20), e misturas dos mesmos.
[00146] Em outras concretizações adequadas, o agente de mudança de temperatura compreende um agente de aquecimento, que inclui compostos com um calor exotérmico de hidratação, e compostos com um calor exotérmico de solução. Os compostos adequados para uso como agentes de aquecimento incluem, por exemplo, cloreto de cálcio, cloreto de magnésio, zeólitos, cloreto de alumínio, sulfato de cálcio, sulfato de magnésio, carbonato de sódio, sulfato de sódio, acetato de sódio, metais, cal apagada, cal viva, glicóis, e combinações destes. Em certas concretizações, os agentes de aquecimento podem ser nas formas, ou hidratadas, ou anidras, embora formas anidras são geralmente preferidas. Em certas outras concretizações, os compostos incluem cloreto de magnésio, e cloreto de cálcio.
[00147] Em outras concretizações, o agente de mudança de temperatura pode ser capaz de ativação após exposição ao ar, de modo que nenhum agente de ativação necessita ser encapsulado com o agente de mudança de temperatura. Preferivelmente, após ruptura da cápsula (ou microcápsula), o agente de mudança de temperatura é exposto ao ar para induzir uma sensação de mudança de temperatura.
[00148] Opcionalmente ou adicionalmente, o agente de mudança de temperatura pode funcionar como um auxiliar de colocação para proporcionar uma sugestão sensorial à usuária, tal como uma mudan- ça de temperatura real ou percebida. A usuária pode, em seguida, determinar, baseado na sugestão sensorial, se o artigo 10 está corretamente posicionado relativo á usuária. Se necessário, a usuária ajusta a orientação e/ou posição do artigo 10 relativa a usuária até que a sugestão sensorial proporcionada pelo auxiliar de colocação indica que o artigo está na posição correta. O restante do artigo é, em seguida, impelido contra a usuária de modo que o adesivo na superfície virada para o corpo 16 de material de substrato 14 adere à usuária com o artigo 10 alinhado com a região vaginal da usuária para segurar o artigo 10 na posição correta na usuária.
[00149] Em certas concretizações, o agente de mudança de temperatura funciona como um indicador para alertar a usuária da necessidade de substituir o artigo 10 com um novo artigo 10.
Auxiliadores de Aplicacão/Remocão [00150] O artigo 10 pode também ser proporcionado com um auxili-ador de remoção ou de aplicação que proporciona a usuária com um modo fácil de agarrar e aplicar o artigo, ou remover o artigo uma vez aplicado ao corpo. Em certas concretizações, o auxiliador de remoção pode ser uma aba ou uma asa posicionada em ou, ou ambos de, a frente, traseira, ou as laterais do artigo, para auxiliar na aplicação e/ou remoção do artigo. Em uma concretização, o auxiliador de aplica-ção/auxiliador de remoção é uma aba ou asa localizada em pelo menos uma extremidade do artigo 10 que não é aderida ao corpo, ou é destituída de adesivo ou outro meio de fixação. Alternativamente, outros auxiliadores de aplicação/auxiliadores de remoção, tais como tendo uma área ou porção de superfície virada para o corpo 16 do material de substrato 14, pelo menos uma extremidade do artigo 10 sendo destituída do adesivo 20. Outros tipos de auxiliadores de aplicação/auxiliadores de remoção que podem estar presentes incluem lo-ops, e hastes de puxar. Em certas concretizações, o artigo 10 tem uma superfície tridimensional (ou não plana) que permite aplicação mais fácil e/ou melhor ajuste. Em certas outras concretizações, o artigo tem áreas na superfície que são táteis (ou que têm características táteis) para auxiliar na colocação do artigo. Em uma concretização, o artigo tem bolsas indicadoras (por exemplo, bolsos dispostos de modo a receber um dedo da usuária) para auxiliar na aplicação e/ou remoção do artigo. Opcionalmente, quando da remoção do artigo, o auxiliador de remoção permite que a usuária comece efetivamente o processo de remover suavemente o artigo a partir do corpo da usuária, sem a necessidade de ter que achar uma porção do artigo que pode não ser completamente fixada. Exemplos de sistemas de distribuição de aplicação de "aba" podem ser encontrados na Patente dos Estados Unidos. No. 5.088.483, para Heinecke, depositada em 20 de março de 1991, a revelação específica de cujos materiais é encontrada nas Figs. 1-5 e na col. 3, linha 41, a col. 4, linha 55, e é aqui incorporada por referência; em adição aos precedentes, o restante da Patente dos Estados Unidos. No. 5.088.483 é também aqui incorporado por referência. Exemplos de sistemas de distribuição de aplicação alternativos podem ser encontrados nas Figs. 1-8 e col. 1, linha 50 a col. 2, linha 45 da Patente dos Estados Unidos. No. 4.372.303, para Grossmann et al., depositada em 11 de setembro de 1980; Figs. 1-11 e col. 2, linha 46 a col. 5, linha 25 da Patente dos Estados Unidos. No. 4.513.739, para Johns, depositada em 15 de fevereiro de 1983; Figs. 1-5 e col. 2, linha 22 a col 5, linha 38 da Patente dos Estados Unidos. No. 4.485.809, para Dellas, depositada em 11 de dezembro de 1981, as porções indicadas de cujas patentes são aqui incorporadas por referência; em adição aos precedentes, a porção remanescente de cada uma das Patente dos Estados Unidos. No. 4.372.303; Patente dos Estados Unidos. No. 4.13.739, e Patente dos Estados Unidos. No. 4.485.809, é também aqui incorporada por referência. Também úteis como um auxiliador de aplicação/auxiliador de remoção são a "seção de agarramento" e "sistema transportador" da Patente dos Estados Unidos. No. 7.880.051, para Madsen et al., a revelação específica de cujos materiais é encontrada nas Figs. 1-42; na col. 5, linha 38 a col. 7, linha 21; e na col. 11, linha 45 a col. 18, linha 58, cuja revelação é aqui incorporada por referência; em adição aos precedentes, o restante da Patente dos Estados Unidos. No. 7.880.051 é também aqui incorporada por referência. Método de Operação [00151] Em certas concretizações, os artigos do presente certificado de adição da invenção são aplicados conforme segue: [00152] Antes do começo do processo de aplicação, a usuária deve estar relaxada e calma, e as mãos da usuária devem estar limpas. Para começar o processo de aplicação, é recomendado que a usuária sente em um toalete com os joelhos afastados. A área na usuária para aplicação do artigo deve estar seca. O artigo do presente certificado de adição da invenção deve ser removido de sua embalagem e quaisquer forros de liberação removível, ou parte traseira removida. A área dos lábios deve ser manipulada pela usuária tal que os lábios menores estejam em uma configuração fechada. Enquanto que mantendo a configuração fechada dos lábios menores, a superfície virada para o corpo com meio de fixação (por exemplo, adesivo) é posicionada para cobrir a região dos lábios, e manter os lábios menores em uma configuração fechada. O artigo é manipulado para segurar e vedar a fixação pelo meio de fixação ao corpo da usuária.
[00153] Em certas concretizações, o artigo é removido conforme segue: [00154] Antes do começo do processo de remoção, a usuária deve estar relaxada e calma, e as mãos da usuária devem estar limpas. Para começar o processo de remoção, a usuária sentará no toalete com os joelhos afastados. O artigo aplicado é limpo com um substrato (por exemplo, tecido ou pano do toalete). O artigo é removido por contato e puxamento do auxiliador de remoção de modo a iniciar a remoção do artigo e, em seguida, puxar o artigo para fora. O excesso de exsudado vaginal no corpo, ou existente no corpo, é removido usando um artigo absorvente (por exemplo, toalha de rosto ou toalha de papel absorvente). O artigo absorvente também seca a área na usuária para aplicação de um novo (ou recente) artigo do presente certificado de adição da invenção. O novo artigo do presente certificado de adição da invenção é aplicado conforme descrito acima. A frequência de aplicação dos artigos do presente certificado de adição da invenção, opcionalmente, varia de duas vezes diariamente (ou, opcionalmente, três vezes diariamente), a 20 vezes diariamente (ou, opcionalmente, de 10 vezes diariamente).
EXEMPLOS
[00155] Os artigos do presente certificado de adição da invenção, conforme descritos nos seguintes exemplos, ilustram concretizações específicas de artigos do presente certificado de adição da invenção, mas não são pretendidos para serem limitantes destes. Enquanto que concretizações particulares do presente certificado de adição da invenção foram ilustradas e descritas, seria óbvio àqueles técnicos no assunto que várias outras mudanças e modificações podem ser feitas sem fugir do espírito e escopo da invenção. É, portanto, pretendido cobrir, nas reivindicações em anexo, todas tais mudanças e modificações que estão dentro do escopo da invenção.
Exemplo I - Uma Porção Adesiva Labial [00156] Uma porção adesiva labial é produzida por revestimento de 100 mm de comprimento por 100 mm de largura, de película de polieti-leno micro porosa de película transpirável branca [grau 19 gsm BR-134U, de Clopay, Mason, Ohio, com 30 mg/quadrado polegada de a-desivo de duas partes de Kit Adesivo MG 7-9800 Soft Skin (A & B) de Dow Corning®, Midland, Ml. A porção adesiva labial é laminada para liberar papel de marca revestido POLY SLIK®, disponível de Loparex Inc., Willowbrook, III. A porção adesiva labial é individualmente embalada. A consumidora abre a embalagem, remove o produto, retira o papel de liberação, e aplica o artigo (lado do adesivo em direção ao corpo) ao corpo, tal que o centro do artigo é alinhado com a abertura vaginal da usuária, e o lábio menor é mantido em uma configuração fechada. O produto retém o fluido menstruai no interior da vagina. Exemplo II - Uma Porção Labial Interna [00157] Uma porção labial interna é preparada por revestimento de 20 mm de comprimento e 20 mm de largura, 0,2 mm de espessura de película de poliuretano Tipo 625, de J.P. Stevens, com 30 mg/quadrado polegada de adesivo de duas partes de Kit Adesivo MG 7-9800 Soft Skin (A & B) de Dow Corning®, Midland, Ml. A porção é laminada a um papel de marca revestido de liberação POLY SLIK®, disponível de Loparex Inc., Willowbrook, III, e individualmente embalado. A consumidora abre a embalagem, remove o produto, retira o papel de liberação, e aplica o produto (lado do adesivo em direção ao corpo) interno aos lábios, mas externo à vagina, de modo que a porção labial interna é aplicada diretamente sobre o introito. O produto retém o fluido menstruai no interior da vagina.

Claims (34)

1. Artigo para manutenção do fluido menstruai no interior da vagina, caracterizado pelo fato de compreender: um substrato flexível tendo uma superfície virada para o corpo e uma superfície virada para a vestimenta oposta; um adesivo aplicado à superfície virada para o corpo do substrato para aderir seletivamente o artigo ao corpo; e em que o substrato é estruturado e disposto para cobrir a abertura vaginal e, desse modo, manter o fluido menstruai no interior da vagina.
2. Artigo, de acordo com a reivindicação 1, caracterizado pelo fato de que o substrato é estruturado e disposto para se prolongar pelo menos de um pequeno lábio a um pequeno lábio oposto.
3. Artigo, de acordo com a reivindicação 1, caracterizado pelo fato de que o artigo tem uma capacidade de fluido total de menos do que 0,3 g.
4. Artigo, de acordo com a reivindicação 2, caracterizado pelo fato de que o artigo tem uma capacidade de fluido total de menos do que 0,1 g.
5. Artigo, de acordo com a reivindicação 1, caracterizado pelo fato de que o artigo tem uma espessura na faixa de cerca de 0,1 mm a cerca de 5 mm.
6. Artigo, de acordo com a reivindicação 1, caracterizado pelo fato de que o artigo tem um comprimento conforme medido ao longo de uma linha central que se prolonga longitudinalmente de cerca de 20 mm a cerca de 150 mm.
7. Artigo, de acordo com a reivindicação 6, caracterizado pelo fato de que o artigo tem uma largura conforme medida ao longo de uma linha central que se prolonga transversalmente de cerca de 20 mm a cerca de 100 mm.
8. Artigo, de acordo com a reivindicação 7, caracterizado pelo fato de que o artigo tem uma área de superfície total na faixa de cerca de 400 mm2 a cerca de 15000 mm2.
9. Artigo, de acordo com a reivindicação 1, caracterizado pelo fato de que o adesivo tem as seguintes propriedades:
10. Artigo, de acordo com a reivindicação 1, caracterizado pelo fato de que uma força de cisalhamento requerida para remover o adesivo da pele é maior do que uma força requerida para deformar o substrato.
11. Artigo, de acordo com a reivindicação 1, caracterizado pelo fato de que o adesivo tem uma força de destacamento de a partir de cerca de 100 a cerca de 700 N/m.
12. Artigo, de acordo com a reivindicação 1, caracterizado pelo fato de que o artigo tem um Tempo de Penetração de Fluido (FPT) de mais do que 500 segundos.
13. Artigo para manutenção de exsudado vaginal no interior da vagina, caracterizado pelo fato de compreender: um substrato flexível tendo uma superfície virada para o corpo e uma superfície virada para a vestimenta oposta; o adesivo aplicado à superfície virada para o corpo do substrato para aderir seletivamente o artigo ao corpo; e em que o substrato é estruturado e disposto para cobrir a abertura vaginal e, desse modo, manter o exsudado vaginal no interior da vagina.
14. Método de manutenção de exsudado vaginal no corpo humano, caracterizado pelo fato de compreender as etapas de: aplicar um artigo ao corpo, tal que o artigo se prolonga sobre a abertura vaginal; em que o artigo compreende um substrato flexível tendo uma superfície virada para o corpo e uma superfície virada para a vestimenta oposta, adesivo aplicado à superfície virada para o corpo do substrato para aderir seletivamente o artigo ao corpo, e em que o substrato é estruturado e disposto para cobrir a abertura vaginal e, desse modo, manter fluido menstruai no interior da vagina.
15. Método, de acordo com a reivindicação 14, caracterizado pelo fato de que o substrato é estruturado e disposto para se prolongar pelo menos de um pequeno lábio para um pequeno lábio oposto.
16. Método, de acordo com a reivindicação 14, caracterizado pelo fato de que o artigo tem uma capacidade de fluido total de menos do que 0,3 g.
17. Método, de acordo com a reivindicação 16, caracterizado pelo fato de que o artigo tem uma capacidade de fluido total de menos do que 0,1 g.
18. Método, de acordo com a reivindicação 14, caracterizado pelo fato de que o artigo tem uma espessura na faixa de cerca de 0,1 mm a cerca de 5 mm.
19. Método, de acordo com a reivindicação 14, caracterizado pelo fato de que o artigo tem um comprimento conforme medido ao longo de uma linha central que se prolonga longitudinalmente de cerca de 20 mm a cerca de 150 mm.
20. Método, de acordo com a reivindicação 19, caracterizado pelo fato de que o artigo tem uma largura conforme medida ao longo de uma linha central que se prolonga transversalmente de cerca de 20 mm a cerca de 100 mm.
21. Artigo, de acordo com a reivindicação 20, caracterizado pelo fato de que o artigo tem uma área de superfície total na faixa de cerca de 400 mm2 a cerca de 15000 mm2.
22. Método, de acordo com a reivindicação 14, caracterizado pelo fato de que o adesivo tem as seguintes propriedades: G’ [100 rad/seg @ 37^] / G’ [o, 1 rad/seg @ 37^:] - 4,5; e
23. Método, de acordo com a reivindicação 14, caracterizado pelo fato de compreender adicionalmente a etapa de: aplicar pelo menos um de referido artigo ao corpo, por dia, para cada dia do período menstruai da usuária.
24. Método, de acordo com a reivindicação 14, caracterizado pelo fato de compreender adicionalmente a etapa de: remover o artigo a partir do corpo da usuária, e aplicar um segundo de referido artigo ao corpo da usuária.
25. Método, de acordo com a reivindicação 14, caracterizado pelo fato de compreender adicionalmente: remover o artigo a partir do corpo, e aplicar sequencialmente e remover pelo menos um de referido artigo ao corpo, por dia, para cada dia do período menstruai da usuária.
26. Método, de acordo com a reivindicação 14, caracterizado pelo fato de que uma força de cisalhamento e Força de destacamento são requeridas para remover o adesivo da pele, tal que a força de cisalhamento é maior do que a força requerida para deformar o substrato, e a força requerida para deformar o substrato é maior do que a Força de destacamento requerida para remover o adesivo a partir da pele.
27. Método de manutenção do fluido menstruai no corpo humano, caracterizado pelo fato de compreender as seguintes etapas: aplicar um artigo ao corpo, tal que o artigo se prolonga sobre a abertura vaginal; em que o artigo compreende um substrato flexível tendo uma superfície virada para o corpo e uma superfície virada para a ves- timenta oposta, adesivo aplicado à superfície virada para o corpo do substrato para aderir seletivamente o artigo ao corpo, e em que o substrato é estruturado e disposto para cobrir a abertura vaginal e, desse modo, manter o exsudado vaginal no interior da vagina.
28. Artigo para manutenção do fluido menstruai no interior da vagina, caracterizado pelo fato de compreender: um substrato flexível tendo uma superfície virada para o corpo e uma superfície virada para a vestimenta oposta; um adesivo selecionado a partir do grupo consistindo em substância adesiva sensível à não pressão, muco- ou bioadesivo, ou misturas destes, em que o adesivo aplicado à superfície virada para o corpo do substrato para aderir seletivamente o artigo ao corpo; e em que o artigo é dimensionado, estruturado e disposto para assentar na região no lado interno dos lábios, mas externo à vagina, para cobrir diretamente o introito e, desse modo, manter o fluido menstruai no interior da vagina.
29. Artigo, de acordo com a reivindicação 28, caracterizado pelo fato de que o adesivo é uma substância adesiva sensível à não pressão.
30. Artigo, de acordo com a reivindicação 29, caracterizado pelo fato de que a substância adesiva sensível à não pressão é selecionada a partir do grupo consistindo em ceras, álcoois graxos, álcoois de alto peso molecular, ácidos graxos, vaselina, pomadas de vedação, tensoativos não iônicos, amida alcoxilatada, aminas alcoxilatadas, al-quil amido alquil aminas, alquil amino ácidos substituídos, sacarose ésteres de ácido graxo, e misturas dos mesmos.
31. Artigo, de acordo com a reivindicação 28, caracterizado pelo fato de que o adesivo é um muco- ou bioadesivo.
32. Artigo, de acordo com a reivindicação 31, caracterizado pelo fato de que o muco- ou bioadesivo é selecionado a partir do grupo consistindo em polímeros naturais, sintéticos ou biológicos, lipídeos, fosfolipídeos, géis adesivos de silicone, e misturas dos mesmos.
33. Artigo, de acordo com a reivindicação 32, caracterizado pelo fato de que o muco- ou bioadesivo é um polímero natural e/ou sintético selecionado a partir do grupo consistindo em derivados celu-lósicos, gomas naturais, poliacrilatos, alginatos, polioxietilenos, polieti-leno glicóis (PEG), dextrans, copolímeros de bloco, e misturas dos mesmos.
34. Artigo, de acordo com a reivindicação 32, caracterizado pelo fato de que o muco- ou bioadesivo é um gel adesivo de silicone na forma de precursores de gel adesivo de silicone.
BR132014018991A 2014-07-31 2014-07-31 artigo e método para manter o fluido menstrual e exsudatos vaginais no interior da vagina BR132014018991E2 (pt)

Priority Applications (1)

Application Number Priority Date Filing Date Title
BR132014018991A BR132014018991E2 (pt) 2014-07-31 2014-07-31 artigo e método para manter o fluido menstrual e exsudatos vaginais no interior da vagina

Applications Claiming Priority (1)

Application Number Priority Date Filing Date Title
BR132014018991A BR132014018991E2 (pt) 2014-07-31 2014-07-31 artigo e método para manter o fluido menstrual e exsudatos vaginais no interior da vagina

Publications (1)

Publication Number Publication Date
BR132014018991E2 true BR132014018991E2 (pt) 2016-08-30

Family

ID=56802149

Family Applications (1)

Application Number Title Priority Date Filing Date
BR132014018991A BR132014018991E2 (pt) 2014-07-31 2014-07-31 artigo e método para manter o fluido menstrual e exsudatos vaginais no interior da vagina

Country Status (1)

Country Link
BR (1) BR132014018991E2 (pt)

Similar Documents

Publication Publication Date Title
US20200261253A1 (en) Article and method for maintaining menstrual fluid within the vagina
AU2008337182B2 (en) Formulation and products for promoting skin cleanliness and health
US20100262097A1 (en) Delivery Device
KR100402571B1 (ko) 피부에 확고히 국소 부착되고 편안하게 떼어지는 접착제
US20020120241A1 (en) Absorbent articles with hydrophilic compositions containing anionic polymers
JP2000505702A (ja) 皮膚に対する安全な局所付着および容易に取外しできるための親油性接着剤
MXPA01010569A (es) Composiciones hidrofilicas para usarse sobre articulos absorbentes para mejorar la barrera de la piel.
BR0214794B1 (pt) sistema para melhorar a saúde da pele de usuários de artigo absorvente.
US20100136210A1 (en) Sanitary article comprising lactobacilli in a hydrophilic carrier
JP2000505708A (ja) 着用者の皮膚へサイドカフスを確実に局所的に取り付けるための粘着剤を備えたサイドカフスを有する使い捨て吸収性用品
KR20070058550A (ko) 로션 및 접착제 이동 방지 영역이 있는 라이너를 갖는 흡수물품
JP2000505709A (ja) 装着者の皮膚への確実な局所接着剤接着のための使い捨て吸収体
KR20000069661A (ko) 착용자의 피부에 국소 접착제를 확고히 부착하는 신장성 및/또는 가요성 일회용 흡수제품
WO2010074614A1 (en) Sanitary article comprising an improved delivery device
EP1962756B1 (en) Water-vapour impermeable carrier member for use in an absorbent article
BR132014018991E2 (pt) artigo e método para manter o fluido menstrual e exsudatos vaginais no interior da vagina
KR20000069674A (ko) 착용자의 피부에 국소 접착제로 부착되는 일회용 흡수 제품
MX2008006751A (es) Articulo absorbente

Legal Events

Date Code Title Description
B03A Publication of a patent application or of a certificate of addition of invention [chapter 3.1 patent gazette]
B08E Application fees: payment of additional fee required [chapter 8.5 patent gazette]
B08G Application fees: restoration [chapter 8.7 patent gazette]
B06F Objections, documents and/or translations needed after an examination request according [chapter 6.6 patent gazette]
B07A Application suspended after technical examination (opinion) [chapter 7.1 patent gazette]
B09B Patent application refused [chapter 9.2 patent gazette]
B25D Requested change of name of applicant approved

Owner name: JOHNSON AND JOHNSON CONSUMER INC. (US)

B09B Patent application refused [chapter 9.2 patent gazette]

Free format text: MANTIDO O INDEFERIMENTO UMA VEZ QUE NAO FOI APRESENTADO RECURSO DENTRO DO PRAZO LEGAL