BR122014006071B1 - método para preparar uma bebida consumível com uma camada de espuma de bolha fina - Google Patents

método para preparar uma bebida consumível com uma camada de espuma de bolha fina Download PDF

Info

Publication number
BR122014006071B1
BR122014006071B1 BR122014006071-8A BR122014006071A BR122014006071B1 BR 122014006071 B1 BR122014006071 B1 BR 122014006071B1 BR 122014006071 A BR122014006071 A BR 122014006071A BR 122014006071 B1 BR122014006071 B1 BR 122014006071B1
Authority
BR
Brazil
Prior art keywords
jet
chamber
drink
impact element
fact
Prior art date
Application number
BR122014006071-8A
Other languages
English (en)
Inventor
Gustaaf Frans Brouwer
Antonius Cornelis Hubertus Van Der Pluijm
Original Assignee
Koninklijke Douwe Egberts B.V
Priority date (The priority date is an assumption and is not a legal conclusion. Google has not performed a legal analysis and makes no representation as to the accuracy of the date listed.)
Filing date
Publication date
Priority claimed from NL1020833A external-priority patent/NL1020833C2/nl
Application filed by Koninklijke Douwe Egberts B.V filed Critical Koninklijke Douwe Egberts B.V
Publication of BR122014006071B1 publication Critical patent/BR122014006071B1/pt

Links

Images

Landscapes

  • Apparatus For Making Beverages (AREA)

Abstract

"MÉTODO PARA PREPARAR UMA BEBIDA CONSUMÍVEL COM UMA CAMADA DE ESPUMA DE BOLHA FINA" A invenção relaciona-se a um aparelho (1) para preparar uma bebida consumível com uma camada de espuma de bolha fina. A invenção inclui uma unidade de bebida (2) para dispensar a bebida sob pressão e pelo menos um bico (4) que está em comunicação fluida com a unidade de bebida para suprir a bebida ao bico para gerar um jato da bebida por meio do bico. O aparelho ademais inclui uma unidade de coleta (14) na qual o jato (1) jorra para obter a bebida com a camada de espuma de bolha fina. A unidade de coleta inclui uma câmara (16) com pelo menos uma abertura de fluxo de saída (18) para dispensar a bebida com a camada de espuma de bolha fina e um elemento de impacto de jato (20) incluído na câmara com um topo que está livre de uma parede interna da câmara. O bico e o elemento de impacto de jato são orientados relativos entre si tal que o jato jorre contra uma parte do topo (22) do elemento de impacto de jato, de forma que o jato, depois de impacto no elemento de impacto de jato, forme uma (...).

Description

[0001] A invenção relaciona-se a um aparelho para preparar uma bebida consumível com uma camada de espuma de bolha fina, tal como café ou leite com uma camada de espuma de bolha fina, incluindo uma unidade de bebida para dispensar a bebida sob pressão e pelo menos um bico que está em comunicação fluida com a unidade de bebida para suprir a bebida ao bico para gerar um jato da bebida por meio do bico e uma unidade de coleta na qual o jato jorra para obter a bebida com a camada de espuma de bolha fina.
[0002] A invenção também relaciona-se a um método para preparar uma bebida consumível com uma camada de espuma de bolha fina, tal como café ou leite, por meio de que um jato de líquido que inclui a bebida é gerado e por meio de que o jato de líquido é suprido a uma unidade de coleta, de forma que o jato jorre na unidade de coleta para obter a bebida com a camada de espuma de bolha fina.
[0003] A invenção ademais relaciona-se a uma unidade incluindo uma tal unidade de coleta e um recipiente para receber um bloco, que inclui um envelope de papel de filtro e que é enchido com um produto a ser extraído, tal como café moído.
[0004] A invenção também relaciona-se a uma tal unidade e um tal bloco que é recebido no recipiente da unidade.
[0005] Tal aparelho e método são conhecidos de uma possível concretização de um aparelho do Pedido de Patente Europeu EP 0 878 158.
[0006] No aparelho conhecido, o meio de coleta inclui um reservatório compensador que, no exemplo, inclui um fundo com paredes laterais verticais. Em uso, o jato jorra no reservatório compensador, que é assim enchido com a bebida a ser processada. Assim, é formada uma superfície de líquido no reservatório compensador. O jato de líquido por este meio jorra na superfície de líquido, por meio de que ar é batido na bebida de forma que uma camada de espuma de bolha fina seja formada. O reservatório compensador ademais inclui um caminho de saída para descarregar do reservatório compensador a bebida com a camada de espuma de bolha fina. Depois de algum tempo, o jorro da bebida no reservatório compensador pára. O reservatório compensador, neste exemplo, então esvaziará. O reservatório compensador pode, para este fim, ser suprido com uma abertura de fluxo de saída especificamente arranjada no fundo do reservatório compensador.
[0007] Embora no sistema conhecido uma qualidade desejada de bebida com uma camada de espuma de bolha fina seja formada, é uma desvantagem que leva algum tempo antes que o reservatório compensador tenha se esvaziado completamente. Particularmente, o gotejamento associado depois pode levar um tempo relativamente longo. Quando, por exemplo com o aparelho conhecido e de acordo com o método conhecido, uma xícara de café é preparada, o esvaziamento do reservatório compensador e o gotejamento depois pode levar meio minuto. O gotejamento depois de si mesmo pode levar 20 segundos. Além disso, o sistema conhecido tem dimensões consideráveis.
[0008] A invenção contempla suprir um aparelho e um método com os quais o problema sinalizado pode ser satisfeito, se assim desejado.
[0009] O aparelho de acordo com a invenção é por conseguinte caracterizado pelo fato de que a unidade de coleta inclui uma câmara com pelo menos uma abertura de fluxo de saída para dispensar a bebida com a camada de espuma de bolha fina e um elemento de impacto de jato incluído na câmara com um topo que é livre de uma parede interna da câmara, por meio de que o bico e o elemento de impacto de jato são orientados relativos entre si tal que o jato jorre contra pelo menos uma parte do topo do elemento de impacto de jato, por meio de que a bebida, depois de impacto no elemento de impacto de jato, deixa a câmara por pelo menos uma abertura de fluxo de saída como a bebida com a camada de espuma de bolha fina. Surpreendentemente, é achado que na câmara o ar é batido na bebida.
[00010] Porque no aparelho de acordo com a invenção nenhum nível de líquido precisa ser desenvolvido na câmara, esta câmara pode, depois que o jorro do jato na câmara parou, esvaziar relativamente rapidamente, se assim desejado, por meio de que o gotejamento depois será relativamente curto. Para o gotejamento relativamente curto depois é só necessário que a pelo menos uma abertura de fluxo de saída da câmara seja suficientemente grande. Como esta abertura de fluxo de saída não tem nenhum significado funcional, esta abertura pode ser suficientemente grande, se assim desejado, para encurtar o gotejamento depois. Também, tal aparelho pode ser feito relativamente pequeno.
[00011] Em particular, segue que a câmara é ademais suprida com pelo menos uma abertura de suprimento de ar, assim para ser capaz de suprir eficientemente ar à câmara. Preferivelmente, segue que o topo do elemento de impacto de jato esteja posicionado entre a abertura de suprimento de ar e a pelo menos uma abertura de fluxo de saída. Particularmente ademais segue que o topo é dirigido pelo menos praticamente para o bico. O impacto do jato contra o topo pode assim ser relativamente forte, de forma que a bebida, depois do impacto, seja pulverizada muito finamente. Em particular, segue que a câmara é ademais suprida com uma abertura de suprimento de produto para suprir o jato à câmara. Nesta conexão, preferivelmente segue que o topo do elemento de impacto de jato está posicionado entre a abertura de suprimento de produto e a abertura de fluxo de saída. Preferivelmente, ademais segue que o topo é dirigido pelo menos praticamente para a abertura de suprimento de produto. Em particular, ademais segue que a abertura de suprimento de ar e a abertura de suprimento de produto coincidem. A provisão de ar assim impede as partículas de névoa de serem capazes de se mover tão perto do bico que estas partículas perturbem o jato.
[00012] Em particular, segue que uma superfície do topo é feita convexa ou plana. É achado que se a superfície do topo for convexa, uma névoa de gotículas é obtida que, como respeito ao seu diâmetro, é muito homogêneo. E achado que isto é conducente para obter uma camada de espuma de bolha fina homogênea.
[00013] Preferivelmente, segue que uma normal da superfície do topo e a posição onde o jato incide no topo é dirigida pelo menos praticamente paralela ao jato. O jato assim incidirá na superfície perpendicularmente de forma que a interação entre o jato e superfície seja mais alta. Em outras palavras, o componente de velocidade do jato na direção da normal é igual à velocidade do próprio jato e conseqüentemente máximo.
[00014] O método de acordo com a invenção é caracterizado pelo fato de que a unidade de coleta inclui uma câmara com pelo menos uma abertura de fluxo de saída para dispensar a bebida com a camada de espuma de bolha fina e um elemento de impacto de jato incluído na câmara com um topo que é livre de uma parede interna da câmara, por meio de que o jato é dirigido, tal que o jato jorre contra uma parte do topo do elemento de impacto de jato, por meio de que a bebida, depois de impacto no elemento de impacto de jato, então deixe a câmara por pelo menos uma abertura de fluxo de saída como a bebida com a camada de espuma de bolha fina.
[00015] A unidade de acordo com a invenção inclui uma tal unidade de coleta, um bico e um recipiente para receber um bloco, que inclui um envelope de papel de filtro e que é enchido com um produto a ser extraído, tal como café moído, por meio de que o recipiente e a unidade de coleta são conectados mecanicamente entre si e por meio de que o recipiente inclui pelo menos uma saída que está em comunicação fluida com uma entrada do bico.
[00016] O conjunto de acordo com a invenção inclui uma tal unidade e um bloco que inclui um envelope de papel de filtro e que é enchido com um produto a ser extraído, tal como café moído, por meio de que o bloco é recebido no recipiente e se estende sobre um fundo do recipiente a paredes laterais verticais do recipiente.
[00017] A invenção será explicada agora em maior detalhe com referência aos desenhos.
[00018] Nestes desenhos:
[00019] Figura 1 mostra uma primeira concretização de um aparelho de acordo com a invenção para preparar uma bebida consumível com uma camada de espuma de bolha fina;
[00020] Figura 2 mostra uma segunda concretização de um aparelho de acordo com a invenção para preparar uma bebida consumível com uma camada de espuma de bolha fina;
[00021] Figura 3a mostra uma terceira concretização de um aparelho de acordo com a invenção, uma unidade de acordo com a invenção que inclui um recipiente, um bico e uma unidade de coleta, como também um conjunto de acordo com a invenção, que inclui uma unidade, por meio de que um bloco é recebido no recipiente da unidade;
[00022] Figura 3b mostra uma vista de fundo do aparelho da Figura 3a; Figura 4a mostra uma quarta concretização de um aparelho de acordo com a invenção, uma unidade de acordo com a invenção e um conjunto de acordo com a invenção;
[00023] Figura 4b mostra uma vista de fundo de um lado de fundo do aparelho da Figura 4a;
[00024] Figura 5 mostra uma primeira concretização alternativa de um elemento de impacto de jato que pode ser usado nos aparelhos das Figuras 1, 2e7;
[00025] Figura 6 mostra uma segunda concretização alternativa de um elemento de impacto de jato que pode ser usado nos aparelhos das Figuras 1, 2e7;
[00026] Figura 7 mostra uma terceira concretização de um aparelho de acordo com a invenção para preparar uma bebida consumível com uma camada de espuma de bolha fina;
[00027] Figura 8a mostra uma vista de topo de uma possível concretização de um bico; e
[00028] Figura 8b mostra uma seção transversal do bico da Figura 8a.
[00029] Na Figura 1, numeral de referência 1 denota um aparelho para preparar uma bebida consumível com uma camada de espuma de bolha fina, tal como café ou leite com uma camada de espuma de bolha fina. O aparelho 1 inclui uma unidade de bebida 2 para dispensar uma bebida consumível sob pressão, neste exemplo café. O aparelho 1 é ademais suprido com um bico 4. Uma saída 6 da unidade de bebida 2 está conectada por meio de uma mangueira 8 com uma entrada 10 do bico 4. O bico 4 está assim em comunicação fluida com a unidade de bebida 2 para suprir a bebida ao bico 4. Assim é gerado por meio do bico 4 um jato 12 da bebida. O aparelho 1 ademais inclui uma unidade de coleta 14, na qual o jato 12 jorra para obter a bebida com uma camada de espuma de bolha fina. A unidade de coleta 14 inclui uma câmara 16, que é suprida com pelo menos uma abertura de fluxo de saída 18 para dispensar a bebida com a camada de espuma de bolha fina. A unidade de coleta 14 ademais inclui um elemento de impacto de jato 20 incluído na câmara 16. O elemento de impacto de jato 20 é suprido com um topo 22, que é livre de uma parede interna 24 da câmara. O bico 4 e o elemento de impacto de jato 20 são orientados relativos entre si tal que o jato 12 jorre contra pelo menos uma parte do topo 22 do elemento de impacto de jato 20, por meio de que a bebida, depois de impacto no elemento de impacto de jato, deixa a câmara por pelo menos uma abertura de fluxo de saída como a bebida com a camada de espuma de bolha fina. Surpreendentemente, na câmara 16, ar foi batido na bebida e isto de tal maneira que uma bebida com uma camada de espuma de bolha fina seja obtida.
[00030] Neste exemplo, no impacto contra o topo 22 do elemento de impacto de jato 20, o jato 12 formará uma névoa e/ou turbulência de bebida que flui contra e/ou ao longo da parede interna 24 da câmara 16 e então deixa a câmara pela abertura de fluxo de saída 18 como a bebida com a camada de espuma de bolha fina. No impacto contra o topo 22, o jato forma uma névoa e/ou turbulência de bebida que flui contra e/ou ao longo da parede interna 24 da câmara 16 foi obtida ajustando a intensidade do jato e o tamanho da câmara entre si. O jato deveria ser suficientemente forte e/ou a câmara deveria ser suficientemente pequena.
[00031] Assim que a unidade de bebida 2 pára de dispensar a bebida ao bico 4 sob pressão, a formação de uma névoa de bebida na câmara 16 é parada. A câmara 16 então será capaz de se esvaziar rapidamente pela abertura de fluxo de saída 18. Neste exemplo, a abertura de fluxo de saída 18 tem um diâmetro de 5 mm, como resultado de que a câmara 16 está vazia dentro de alguns segundos. Esvaziamento prolongado (por décimos de segundo) da câmara 16 incluindo gotejamento depois está fora de questão aqui.
[00032] Neste exemplo, a unidade de coleta 14 inclui um canal 28 com uma abertura de entrada 30 e uma abertura de fluxo de saída 32. A abertura de saída 32 forma, neste exemplo, uma abertura de suprimento de produto da câmara 16 para suprir o jato 12 à câmara 16. O bico está posicionado, neste exemplo, a alguma distância da abertura de entrada 30 do canal 28. Como resultado, o ar 34 é, em uso, também sugado pelo jato 12 na câmara 16 pela abertura de entrada 30 do canal 28. A abertura de suprimento de produto 32 da câmara 16 por este meio também funciona como uma abertura de suprimento de ar 32'.
[00033] Porque uma combinação do jato de bebida e ar é suprida à câmara 16, ar, em combinação com o fluxo gerado de partículas de névoa, pode ser batido na bebida, por meio de que, surpreendentemente, uma bebida com uma camada de espuma de bolha fina é obtida. Pelo fluxo de ar da abertura de entrada 30 na câmara 16 é assegurado que as partículas de névoa não possam deixar a câmara 16 pela abertura de entrada 30. O fluxo de ar provê, como se fosse uma vedação da abertura de entrada 30 de partículas de névoa na câmara 16. As partículas de névoa são portanto impedidas de se moverem ao bico 4 e perturbarem o jato. Em uso, as partículas de névoa são formadas por impacto do jato 12 contra uma parte do topo 22. Primeiro, estas partículas de névoa se moverão para cima e lateralmente diretamente depois de impacto contra o topo 22. Assim, é formado um fluxo laminar e/ou turbulento de partículas de névoa na câmara, quais partículas de névoa podem ademais fluir contra e/ou ao longo da parede interna 24. Como resultado de gravidade, as partículas de névoa então fluirão novamente abaixo. Subseqüentemente, as partículas de névoa formam uma bebida líquida novamente, por meio de que ar é batido na bebida tal que uma camada de espuma de bolha fina seja formada, qual bebida pode então deixar a câmara 16 pela abertura de fluxo de saída 18. A bebida está então pronta para consumo.
[00034] Este exemplo segue que o topo 22 do elemento de impacto de jato 20 está posicionado entre a abertura de suprimento de ar 32' e a abertura de fluxo de saída 18. Ademais segue que o topo 22 é dirigido para o bico 4. Neste exemplo, também segue que o topo 22 está posicionado entre a abertura de suprimento de produto 32 e a abertura de fluxo de saída 18. Em particular, por este meio segue que o topo 22 é dirigido para a abertura de suprimento de produto 32. Neste exemplo, segue que uma superfície do topo 22 é feita convexa. E achado que nesse caso, no primeiro exemplo, as partículas de névoa formadas depois de impacto se movem para cima enquanto espalhadas sobre um ângulo espacial Ω.
[00035] Neste exemplo, segue que uma normal 38 da superfície 36 do topo 22 a uma posição onde o jato 12 incide no topo 22 é dirigida pelo menos praticamente paralela ao jato 12. Ademais segue que uma normal 38 ao meio da superfície 36 do topo 22 é dirigida pelo menos praticamente ao bico 4. Além disso, segue que uma normal 38 da superfície 36 do topo 22 na posição onde o jato 12 incide é dirigida à abertura de suprimento de produto 32. Ademais segue que o topo 22 está posicionado em um meio da câmara 16. Neste exemplo, a parede interna 24 da câmara 16 é feita pelo menos praticamente simétrica em rotação sobre um eixo simétrico de rotação 40. O meio mencionado é, neste exemplo, um ponto deste eixo simétrico de rotação 40. Neste exemplo, o elemento de impacto de jato 20 está posicionado em uma parte inferior da câmara 16. O elemento de impacto de jato 20 é, neste exemplo, feito em forma de poste. Uma direção axial do elemento em forma de poste se estende em uma direção longitudinal da câmara 16. O eixo simétrico de rotação 40 acima mencionado se estende pelo topo 22. Neste exemplo, sobre o eixo simétrico de rotação 40 é assim obtida uma unidade de coleta simétrica em rotação 14.
[00036] Neste exemplo, a distância Hl da abertura de suprimento de produto 32 ao topo 22 é maior do que a distância H2 do topo 22 à abertura de fluxo de saída 18 da câmara 16. Neste exemplo, também segue que H2 é maior do que zero. Porque o fluxo de névoa é formado particularmente na câmara 16 entre o topo 22 e a abertura de suprimento de produto 32, uma grande parte da câmara 16 assim pode ser utilizada para os fluxos da névoa de laminação e/ou turbulentos mencionados.
[00037] Na Figura 1, segue que uma seção transversal da câmara 16 é feita substancialmente em forma de coração, mas isto não é essencial. Isto está, por exemplo, visível na Figura 2.
[00038] Na Figura 2, partes correspondendo à Figura 1 são supridas com os mesmos numerais de referência. Na Figura 2, segue que agora uma parede interna 24 da câmara 16 é feita pelo menos substancialmente cilíndrica. Ademais segue que, neste exemplo, a superfície 36 do topo 22 é plana.
[00039] Na Figura 3 é mostrada uma concretização alternativa de um aparelho de acordo com a invenção. O aparelho inclui uma unidade 42, que é suprida com uma unidade de coleta 14. As partes da unidade de coleta 14 correspondendo às Figuras 1 e 2 são supridas com os mesmos numerais de referência como nas Figuras 1 e 2. A unidade 42 ademais inclui o bico 4. Além disso, a unidade 42 inclui um recipiente 44 para receber um bloco 46, que é enchido com um produto a ser extraído, tal como café moído. O recipiente 44 e o bloco 46 podem ser de um tipo como descrito na Patente Européia 0 904 717. O recipiente 44 é suprido com um fundo em forma de taça 48 que é limitado por uma parede lateral vertical 50. A parede lateral vertical se estende ao redor do fundo. O fundo e a parede lateral vertical assim limitam um espaço interno em forma de taça do recipiente no qual, em uso, o bloco é recebido. O bloco 46 se estende sobre o fundo 48 à parede lateral vertical 50. No fundo 48 é suprido uma abertura de fluxo de saída que, neste exemplo, é formada pelo bico 4. Esta abertura de fluxo de saída forma uma saída do recipiente. Neste exemplo, a entrada 10 do bico também está em comunicação fluida com a saída do recipiente, porque a entrada 10 e uma saída 11 do bico formam a saída do recipiente. Também, sulcos são supridos no fundo do recipiente. O aparelho 1 ademais inclui uma cobertura 52, com a qual o recipiente pode ser fechado. O aparelho 1 ademais inclui uma unidade de água quente 54 para suprir água quente sob pressão a um espaço interno da cobertura 52. A cobertura 52 é suprida em seu lado de fundo com várias aberturas de fluxo de saída 56. Em uso, água quente é assim suprida pelas aberturas de fluxo de saída 56 a um lado de topo do recipiente 44. O recipiente 44 e a unidade de água quente 54 formam, em combinação, a unidade de bebida 2 das Figuras 1 e 2. Neste exemplo, ademais segue que a unidade de coleta 14 e o recipiente 44 estão conectados mecanicamente entre si. Neste exemplo, ademais segue que o bico 4 está conectado mecanicamente com o recipiente 44. O bico 4, o recipiente 44 e a unidade de coleta 14 assim formam uma unidade mecânica. Neste exemplo, segue que no canal 28 uma abertura de influxo de ar 58 é suprida. A abertura de influxo de ar 58 está posicionado entre o bico 4 e o topo 22 do elemento de impacto de jato 20. O ar flui novamente pela abertura de suprimento de produto 32 na câmara 16. A abertura de suprimento de produto portanto também funciona como uma abertura de suprimento de ar 32' da câmara 16. O elemento de impacto de jato 20 está, neste exemplo, conectado com a câmara 16 por meio de três braços cruzados 60.
[00040] O bloco 46 se estende sobre o fundo 48 do recipiente 44 às paredes laterais verticais 50 do recipiente. O conjunto de bloco 46 e unidade 42 também formam uma parte da invenção.
[00041] O aparelho da Figura 3 opera como segue. Por meio da unidade de água quente 54, água quente é suprida sob pressão ao espaço interno da cobertura 52. Esta água quente deixa a cobertura 52 sob pressão pelas aberturas de fluxo de saída 56 da cobertura 52. A água quente é assim suprida ao lado de topo do recipiente 44. Esta água é comprimida pelo bloco 46 que, neste exemplo, é enchido com café moído. Assim é formado um extrato de café que deixa o recipiente 44 pelo bico 4. Porque o extrato de café é suprido ao bico 4 sob pressão, um jato da bebida é assim formado. Este jato 12 incide em cima do topo 22 do elemento de impacto de jato 20, como discutido em relação às Figuras 1 e 2. A bebida com a camada de espuma de bolha fina, neste exemplo o extrato de café com a camada de espuma de bolha fina, deixa a câmara 16 pela abertura de fluxo de saída 18. Neste exemplo, a abertura de fluxo de saída 18 é formada pelas aberturas que são formadas entre os braços cruzados 60. Finalmente, Figura 4 mostra um conjunto de acordo com a invenção, que inclui uma unidade 42 de acordo com a invenção e um bloco 46. A unidade 42 de acordo com a invenção é suprida novamente com um recipiente 44, como discutido em relação à Figura 3. Uma diferença com a Figura 3 é que o aparelho 1 é suprido agora com duas aberturas de suprimento de ar 58.1 e 58.2, que também descarregam no canal 28.
[00042] A invenção não está por nenhum meio limitada às concretizações exemplares acima descritas. Assim, as aberturas de influxo de ar podem descarregar não só no canal, mas também na própria câmara 16. Isto pode, por exemplo, ocorrer perto de um lado de topo da câmara 16. Porém, outros lugares dentro da câmara 16 também são concebíveis.
[00043] Também é concebível que em vez de um jato, uma multiplicidade de jatos incida no elemento de impacto de jato 20. Nesta conexão, uma multiplicidade de bicos 4 pode ser usada, em que cada uma dirige um jato ao elemento de impacto de jato 20. Além disso, é possível que o bico 4 seja suprido com uma multiplicidade de saídas para gerar uma multiplicidade de jatos. A multiplicidade de jatos também pode incidir em uma multiplicidade de elementos de jato que estão incluídos na câmara 16. Também é concebível que a câmara seja suprida com uma multiplicidade de elementos de impacto de jato 20, em que cada um é incidido por pelo menos um jato se originando de, por exemplo, uma multiplicidade de bicos. No aparelho das Figuras 3 e 4, também é possível que entre a saída do recipiente e a entrada do bico uma conexão fluida esteja presente na forma de, por exemplo, uma mangueira. O elemento de impacto de jato pode, como declarado, ter a forma de uma placa plana. Também, o topo 22 pode ser feito convexo, como mostrado na Figura 1, por meio de que perto de uma borda 23 furos se estendendo de acima para baixo do topo 22 são supridos. O topo 22 também pode ser feito côncavo (veja Figura 5). Além disso, o topo 22 pode ser feito côncavo sobre a circunferência exterior com um ponto no meio (veja Figura 6). A unidade de coleta 14 também pode ser feita como mostrado na Figura 7. Além disso, por exemplo no aparelho das Figuras 1, 4, 7, o elemento de impacto de jato pode ser substituído por um cilindro ou tubo que, no desenho, se estende na direção horizontal entre as paredes 24 da câmara. A parte de um lado exterior do cilindro ou tubo no qual o jato pode incidir então forma o topo do elemento de impacto de jato que está livre das paredes 24. O diâmetro do cilindro ou tubo pode, por exemplo, ser igual ao diâmetro do topo nas Figuras 1-7.
[00044] O bico pode, por exemplo, também ser formado por um bico como descrito em EP 1 092 377. Além disso, o bico pode ser formado por uma placa 100 com uma abertura 102 como mostrado nas Figuras 8a e 8b. A espessura b da placa é, por exemplo, 0,1-0,5 mm, preferivelmente 0,2-0,4 mm.
[00045] Na Figura 7 segue, por exemplo, que dl < d3.
[00046] Além disso, para cada concretização segue que d3 < d2 (veja, por exemplo, Figuras 2 e 7). Em geral, o seguinte ademais sucede.
[00047] O diâmetro do jato quando deixando o bico pode, por exemplo, variar de 0,2-1,6 mm, mais em particular de 0,4-1,4 mm, preferivelmente de 0,6-1 mm, e mais preferivelmente 0,7-0,9 mm. Neste exemplo, este diâmetro é aproximadamente 0,8 mm.
[00048] O diâmetro do topo (por exemplo d3 na Figura 7) pode, por exemplo, variar de 1,4-10 mm, mais em particular de 1,5-8 mm, preferivelmente de 1,75-5 mm e mais preferivelmente de 1,75-3,0 mm. Neste exemplo, este diâmetro é 2 mm.
[00049] O diâmetro da câmara no topo (veja, por exemplo, d2 nas Figuras 2 e 7) dividido pelo diâmetro do topo (veja, por exemplo, d3 nas Figuras 2 e 7) é, por exemplo, maior que 1,1, preferivelmente maior que 1,2 e mais preferivelmente maior que 2,0. A relação mencionada é preferivelmente aproximadamente igual a 2,5.
[00050] Ademais segue, por exemplo para esta relação, que esta é, por exemplo, menor que 5. Também segue, por exemplo para esta relação, que esta pode variar de 1,1-5, preferivelmente de 1,5-4 e mais preferivelmente de 1,75-3. O topo do elemento de impacto pode, por exemplo, ser fabricado de POM, PP, ABS ou metal.
[00051] O diâmetro d4 da abertura (entrada) 10 do bico pode, por exemplo, variar de 0,3-1,5 mm, mais preferivelmente 0,6-1,0 mm e até mais preferivelmente 0,7-0,9 mm.
[00052] Um diâmetro maior d5 da câmara pode, por exemplo, ser 1 a 4 vezes e preferivelmente 1 a 3 vezes maior que o diâmetro d2 da câmara no topo (veja, por exemplo, Figura 1). Um diâmetro da abertura de fluxo de saída 18 da câmara pode, por exemplo, variar de 3 a 15 mm, mais preferivelmente de 2,5 a 8 mm e até mais preferivelmente de 4 a 6 mm.
[00053] A orientação do aparelho das Figuras 1-8 não é relevante. Assim, o aparelho da Figura 3 também pode ser inclinado e até mesmo ser colocado de cabeça para baixo. A bebida suprida ao bico também pode ser entendido significar um concentrado que, depois de ser dispensado pelo aparelho, ainda é para ser diluída com água. A bebida consumível é então um concentrado ainda a ser diluído.
[00054] Tais variantes são cada uma considerada cair dentro da extensão da invenção.

Claims (23)

1. Método para preparar uma bebida consumível com uma camada de espuma de bolha fina, tal como café ou leite, caracterizadopelo fato de que compreende as etapas de: i) gerar um jato de líquido que inclui a bebida, ii) suprir o jato de líquido a uma unidade de coleta (14), em que a unidade de coleta (14) inclui uma câmara (16) com pelo menos uma abertura de fluxo de saída (18) e um elemento de impacto de jato (20) incluído na câmara (16) com um topo (22) que está isento de uma parede interna (24) da câmara, e iii) direcionar o jato contra uma parte do topo do elemento de impacto de jato (20), em que a bebida com a camada de espuma de bolha fina deixa a câmara (16) depois de impacto no elemento de impacto de jato (20) por pelo menos uma abertura de fluxo de saída (18).
2. Método de acordo com a reivindicação 1, caracterizadopelo fato de que ar é suprido para a câmara (16).
3. Método de acordo com a reivindicação 2, caracterizadopelo fato de que a unidade de coleta (14) compreende pelo menos uma abertura de suprimento de ar (32) para suprir ar para a câmara (16).
4. Método de acordo com a reivindicação 1 ou 2, caracterizado pelo fato de que a câmara (16) adicionalmente compreende uma abertura de suprimento de produto pela qual o jato é suprido à câmara (16).
5. Método de acordo com as reivindicações 1 e 3, caracterizadopelo fato de que a abertura de suprimento de produto e a abertura de suprimento de ar (32) coincidem.
6. Método de acordo com a reivindicação 5, caracterizadopelo fato de que o topo (22) do elemento de impacto de jato (20) é posicionado entre a abertura de suprimento de produto (32) e a abertura de fluxo de saída (18).
7. Método de acordo com qualquer uma das reivindicações 1 a 6, caracterizadopelo fato de que o jato é dirigido para cima do topo (22).
8. Método de acordo com qualquer uma das reivindicações 1 a 7, caracterizadopelo fato de que o jato é direcionado tal que uma normal da superfície do topo (22) a uma posição onde o jato incide no topo (22) seja pelo menos praticamente paralela à direção do jato no topo (22).
9. Método de acordo com a reivindicação 5 ou 6, caracterizado pelo fato de que o jato é dirigido tal que uma normal da superfície do topo, em uma posição onde o jato incide no topo (22), seja dirigida pelo menos praticamente à abertura de suprimento de produto.
10. Método de acordo com qualquer uma das reivindicações 1 a 9, caracterizadopelo fato de que uma superfície (36) do topo é tornada convexa ou plana.
11. Método de acordo com as reivindicações 5 e 10, caracterizadopelo fato de que uma normal ao meio da superfície (36) do topo (22) é direcionada pelo menos praticamente à abertura de suprimento de produto.
12. Método de acordo com a reivindicação 9, caracterizado pelo fato de que uma normal ao meio da superfície (36) do topo é direcionada pelo menos praticamente em uma direção longitudinal da câmara (16).
13. Método de acordo com a reivindicação 10, caracterizado pelo fato de que uma normal ao meio da superfície (36) do topo é direcionada pelo menos praticamente paralela ao jato.
14. Método de acordo com qualquer uma das reivindicações 1 a 13, caracterizadopelo fato de que o topo (22) é posicionado em um meio da câmara (16).
15. Método de acordo com qualquer uma das reivindicações 1 a 14, caracterizadopelo fato de que uma direção axial do elemento de impacto de jato (20) se estende em uma direção longitudinal da câmara (16).
16. Método de acordo com a reivindicação 15, caracterizado pelo fato de que o elemento de impacto de jato (20) é conectado com a câmara (16) por meio de pelo menos um braço cruzado.
17. Método de acordo com qualquer uma das reivindicações 1 a 16, caracterizado pelo fato de que a parede interna (24) da câmara é tornada pelo menos substancialmente simétrica em rotação.
18. Método de acordo com a reivindicação 17, caracterizado pelo fato de que a parede interna da câmara (16) é tornada pelo menos substancialmente simétrica em rotação ao redor de um eixo de rotação que se estende na direção longitudinal da câmara (16).
19. Método de acordo com a reivindicação 18, caracterizado pelo fato de que o eixo de rotação se estende pelo topo (22).
20. Método de acordo com qualquer uma das reivindicações 17 a 19, caracterizado pelo fato de que a parede interna (24) da câmara é tornada pelo menos parcialmente cilíndrica.
21. Método de acordo com qualquer uma das reivindicações 1 a 20, caracterizado pelo fato de que o jato de bebida é gerado pelo suprimento da bebida sob pressão a um bico (4).
22. Método de acordo com as reivindicações 3 e 21, caracterizado pelo fato de que a abertura de suprimento de ar (32) é posicionada entre o bico (4) e o topo do elemento de impacto de jato (20).
23. Método de acordo com qualquer uma das reivindicações 1 a 22, caracterizado pelo fato de que o jato, depois de impacto no elemento de impacto, forma uma névoa da bebida que flui contra e/ou ao longo da parede interna (24) e deixa a câmara (16) por pelo menos uma abertura de fluxo de saída como a bebida com a camada de espuma de bolha fina.
BR122014006071-8A 2002-06-12 2003-06-12 método para preparar uma bebida consumível com uma camada de espuma de bolha fina BR122014006071B1 (pt)

Applications Claiming Priority (4)

Application Number Priority Date Filing Date Title
NL1020833 2002-06-12
NL1020833A NL1020833C2 (nl) 2002-06-12 2002-06-12 Inrichting voor het bereiden van een voor consumptie geschikte drank met een fijnbellige schuimlaag.
BRPI0311744 2003-06-12
PCT/NL2003/000427 WO2003105642A1 (en) 2002-06-12 2003-06-12 Apparatus for preparing a consumable beverage with a fine-bubbled foam layer

Publications (1)

Publication Number Publication Date
BR122014006071B1 true BR122014006071B1 (pt) 2020-11-10

Family

ID=73197071

Family Applications (1)

Application Number Title Priority Date Filing Date
BR122014006071-8A BR122014006071B1 (pt) 2002-06-12 2003-06-12 método para preparar uma bebida consumível com uma camada de espuma de bolha fina

Country Status (1)

Country Link
BR (1) BR122014006071B1 (pt)

Similar Documents

Publication Publication Date Title
BRPI0311744B1 (pt) aparelho para preparar uma bebida consumível com uma camada de espuma de bolha fina
US7779749B2 (en) Device for preparing a beverage suitable for human consumption with a fine-bubble foam layer
ES2259390T3 (es) Dispositivo para bebidas para preparar una bebida con una capa de espuma en la superficie.
JP4549850B2 (ja) 細かい気泡の泡層を備えている、消費に適した飲料を作成する装置および方法
JP2007513674A5 (pt)
JP4137884B2 (ja) 細かい気泡の泡層を有するコーヒー、特にカプチーノを作成する装置および方法
PT1435813E (pt) Preparação de &#39;&#39;cappuccino&#39;&#39;
BR122014006071B1 (pt) método para preparar uma bebida consumível com uma camada de espuma de bolha fina
WO2007043861A1 (en) Device for producing a foam layer of fine bubbles on a beverage which is suitable for human consumption
BRPI0613449B1 (pt) Sistema e método para preparar uma bebida apropriada para consumo

Legal Events

Date Code Title Description
B07A Technical examination (opinion): publication of technical examination (opinion)
B09B Decision: refusal

Free format text: INDEFIRO O PEDIDO DE ACORDO COM O(S) ARTIGO(S) 6O E 25 DA LPI.

B12B Appeal: appeal against refusal
B16A Patent or certificate of addition of invention granted

Free format text: PRAZO DE VALIDADE: 10 (DEZ) ANOS CONTADOS A PARTIR DE 10/11/2020, OBSERVADAS AS CONDICOES LEGAIS.