BRPI0613449B1 - Sistema e método para preparar uma bebida apropriada para consumo - Google Patents

Sistema e método para preparar uma bebida apropriada para consumo Download PDF

Info

Publication number
BRPI0613449B1
BRPI0613449B1 BRPI0613449-1A BRPI0613449A BRPI0613449B1 BR PI0613449 B1 BRPI0613449 B1 BR PI0613449B1 BR PI0613449 A BRPI0613449 A BR PI0613449A BR PI0613449 B1 BRPI0613449 B1 BR PI0613449B1
Authority
BR
Brazil
Prior art keywords
beverage
nozzle
receiving chamber
drink
foaming
Prior art date
Application number
BRPI0613449-1A
Other languages
English (en)
Inventor
Gerbrand Kristiaan Graaff
Hendrik Cornelis Koeling
Philippe Jacques Van Camp
Gustaaf Frans Brouwer
Original Assignee
Koninklijke Douwe Egberts B.V.
Priority date (The priority date is an assumption and is not a legal conclusion. Google has not performed a legal analysis and makes no representation as to the accuracy of the date listed.)
Filing date
Publication date
Priority claimed from NL1029503A external-priority patent/NL1029503C2/nl
Application filed by Koninklijke Douwe Egberts B.V. filed Critical Koninklijke Douwe Egberts B.V.
Publication of BRPI0613449A2 publication Critical patent/BRPI0613449A2/pt
Publication of BRPI0613449B1 publication Critical patent/BRPI0613449B1/pt

Links

Abstract

SISTEMA PARA PREPARAR UMA BEBIDA APROPRIADA PARA CONSUMO, CONJUNTO, SUPORTE DE UM SISTEMA, DE UMA CÂMARA RECEPTORA, DE UM CONJUNTO, E/OU DE UM CORPO RECEPTOR, E, MÉTODO ÁRA PREPARAR UMA BEBIDA APROPRIADA PARA CONSUMO. Um sistema para preparar uma bebida apropriada para consumo, por exemplo, café e/ou chá, provido de um aparelho (1) para dispensar bebida sob pressão para um bocal (2) do sistema, e, pelo menos, uma câmara receptora (3) que pode ser colocada, ou está colocada, a jusante do bocal (2), o arranjo sendo tal que, durante os uso o bocal (2) despeja um jato (S) da mencionada bebida com velocidade relativamente alta para, e/ou, na câmara receptora (3), enquanto a câmara receptora (3) é provida de pelo menos uma abertura de sáida (4) para dispensar a bebida recebdia nesta câmara (3), onde o sistema é, pelo menos, configurado para substancialmente neutralziar ou impedir a formação de espuma desta bebida, em particular, quando a bebida é despejada em, ou, na câmara receptora (3). A invenção refere-se, além disto, a um conjunto provido pelo menos de um suporte, um corpo receptor, ao uso do mencionado sistema e a um método para preparar uma bebida apropriada para consumo.

Description

[1] A invenção refere-se a um sistema para preparar uma bebida apropriada para o consumo.
[2] Sistema similar é conhecido pela patente holandesa NL1006039. Esta patente descreve um aparelho para preparar extrato de café com uma camada de espuma com pequenas bolhas, provido com, pelo menos, uma entrada para o extrato de café e uma abertura de saída para descarregar o extrato de café com uma pequena camada de espuma com pequenas bolhas. A entrada é provida com, pelo menos, uma abertura de bico para gerar um jato de extrato de café quando este é alimentado à entrada. O aparelho conhecido é provido com um amortecedor de reservatório, que é posicionado de maneira tal que, durante o uso, o jato de extrato de café é despejado em uma superfície líquida de extrato de café já recebida no amortecedor de reservatório. Uma vantagem do aparelho conhecido é que ele pode preparar um extrato de café com uma camada de espuma com pequenas bolhas também sob pressão baixa.
[3] O objetivo da presente invenção é um sistema completamente novo para preparar uma bebida apropriada para consumo, por exemplo, café, chá e/ou outra bebida.
[4] De acordo com um aspecto da invenção, o sistema é provido com um aparelho para dispensar bebida sob pressão para um bocal do sistema e, pelo menos, uma câmara receptora que pode ser colocada, ou que está colocada a jusante em relação a este bocal, o arranjo sendo tal que, durante o uso, o bocal despeja um jato desta bebida com uma velocidade relativamente alta na, e/ou, para dentro da câmara receptora, esta sendo provida de pelo menos uma abertura de saída para dispensar a bebida recebida nesta câmara, onde o sistema é, pelo menos, configurado para neutralizar ou impedir a formação de espuma desta bebida, em particular, quando a bebida é despejada na, e/ou, dentro da câmara receptora.
[5] Durante o uso, o sistema pode, por exemplo, preparar uma bebida, com um jato de bebida gerado sob pressão superatmosférica relativamente baixa, enquanto a formação de espuma pode ser neutralizada ou substancialmente impedida. O sistema pode, por exemplo, ser apropriado para preparar chá substancialmente sem espuma, café e/ou outras bebidas sem espuma próprias para o consumo.
[6] De acordo com uma elaboração adicional da invenção, o sistema é projetado para substancialmente desacelerar, gradualmente, o jato de bebida e espalhá-lo sobre, por exemplo, uma superfície específica e/ou guiá-lo ao longo de um caminho de desaceleração, para, então, dispensar a bebida desacelerada via uma abertura de saída mencionada. Opcionalmente, a bebida desacelerada pode, primeiro, ser recebida ou coletada em, por exemplo, um canal coletor e deste dispensada para a abertura de saída.
[7] O sistema pode, adicionalmente, ser configurado para, primeiro, converter, quando em uso, o jato de bebida em pelo menos um fluxo de bebida substancialmente contínuo, e, então, dispensá-lo via abertura de saída. Este fluxo de bebida contínuo também pode, por exemplo, primeiro, ser recebido ou coletado, por exemplo, em uma área onde a bebida tenha uma vazão relativamente baixa, por exemplo, em um canal coletor para, então, ser dispensada para a abertura de saída.
[8] Desta maneira, a formação de espuma pode ser satisfatoriamente impedida. O fluxo de bebida deve ter, por exemplo, uma espessura de camada, ou película, substancialmente constante, especialmente durante a desaceleração consideravelmente gradual da bebida. O fluxo de bebida é contínuo, por exemplo, de um modo que acumulação de bebida na câmara receptora, em particular lá, onde a bebida tem uma vazão relativamente alta, pode ser impedida. Ficará claro para alguém experiente na técnica que a formação do fluxo contínuo da bebida deve depender, INTER ALIA, da vazão da bebida, da velocidade do fluxo do jato, da composição da bebida e/ou de outros fatores. Ficará claro que estes fatores são interligados um ao outro, de maneira simples, por meio de métodos de tentativa e erro, de modo que este fluxo de bebida possa ser obtido durante o uso. Além disto, ficará claro que estes fatores também podem ser ajustados por modelos costumeiros de cálculo ou simulações de computador. Em particular, com a desaceleração gradual da bebida a jusante em relação ao bocal, bons resultados podem ser obtidos.
[9] De acordo com um aspecto da invenção, o sistema é provido com uma superfície de prevenção de formação de espuma que recebe o jato de bebida durante o uso do bocal. Esta superfície deve ser projetada de modo que o jato de bebida possa se espalhar e/ou escorrer para fora ao longo dela, em particular, como uma camada ou película de bebida fluindo de maneira consideravelmente laminar, substancialmente sem formar espuma. Esta superfície pode ser projetada de várias maneiras; a seguir, serão descritos alguns poucos exemplos não limitativos. A superfície de prevenção de formação de espuma pode, por exemplo, ser uma superfície de desaceleração do jato de bebida. De preferência, a superfície de prevenção de formação de espuma é uma superfície substancialmente lisa, de modo que a bebida possa fluir ao longo dela substancialmente sem turbulência e possa, em particular, aderir nela. Desta maneira, por exemplo, agitação do ar, e, por conseguinte, formação de espuma podem ser impedidos surpreendentemente bem. Sem querermos nos ater a qualquer teoria, uma explicação possível é que, por exemplo, a velocidade (energia, respectivamente) da bebida ao se espalhar sobre a superfície, vista na direção do fluxo, pode diminuir gradualmente, em particular, durante o uso, a espessura da camada da película de bebida permanecendo, assim, substancialmente constante. Esta diminuição da velocidade (diminuição da energia, respectivamente) pode ser tal que a bebida não tenha energia suficiente para, ainda, agitar o ar. Após a velocidade de bebida ter diminuído, este pode ser dispensado via abertura de saída sem formação de espuma.
[10] De acordo com um aspecto da invenção, o sistema é provido com um corpo receptor do jato da bebida que pode ser colocado ou está colocado a jusante em relação ao bocal, corpo este projetado para substancialmente neutralizar ou impedir a formação de espuma da bebida, em particular, quando a bebida é despejada sobre ou dentro dele.
[11] O corpo receptor do jato de bebida pode, por exemplo, ser colocado, ou estar colocado na câmara receptora. Ele pode, adicionalmente, ser provido com a superfície de prevenção de formação de espuma supra mencionada.
[12] Em uma elaboração da invenção, o corpo receptor pode ser trazido de, pelo menos, uma posição de prevenção de espuma, a jusante em relação ao bocal, para outra posição. Nesta outra posição, o corpo receptor pode, por exemplo, não ser usado para neutralizar ou impedir a formação de espuma. Esta outra posição pode compreender várias posições, por exemplo, uma posição de armazenagem, uma posição removida da câmara receptora, uma posição na qual a câmara receptora possa, na verdade, afetar a formação de espuma, e/ou etc.
[13] Em um modo de realização da invenção, o corpo receptor tem, substancialmente, um formato em forma de cogumelo. Ele pode, por exemplo, ser provido com uma parte superior em forma de prato com o lado do topo convexo e, adicionalmente com, por exemplo, uma haste se estendendo sob esta parte superior. O corpo receptor pode, além disto, por exemplo, ter formato, pelo menos, parcialmente esférico, e/ou plano, e/ou compreender uma superfície enrolada e/ou projetada de outra forma.
[14] De acordo com um aspecto da invenção, o sistema é projetado de modo que, durante o uso, ele impeça, substancialmente, turbulência da bebida quando esta é despejada na, e/ou, para dentro da câmara receptora. O sistema pode, além disto, ser projetado de modo que, durante o uso, impeça, substancialmente, que a bebida despejada na e/ou para dentro da câmara receptora, tenha contato com o ar.
[15] De acordo com um aspecto da invenção, o sistema pode, por exemplo, ser levado de uma primeira configuração para uma segunda e, VICE VERSA, enquanto que, na primeira, ele é configurado para substancialmente neutralizar ou impedir a formação da espuma da bebida, em particular quando ela é despejada no, e/ou, para dentro da câmara receptora, na segunda, ele é configurado para aumentar a formação de espuma da bebida. Desta maneira, o sistema pode ser usado para preparar ambas as bebidas, sem espuma e com espuma, dependendo de sua configuração. Por exemplo, uma ou mais partes do sistema pode ser removível para trazer o sistema da primeira para a segunda configuração e/ou VICE VERSA. Estas partes removíveis e/ou trocáveis/intercambiáveis podem, por exemplo, compreender um bocal e/ou podem compreender outras partes.
[16] De acordo com um aspecto da invenção, o sistema é provido com um suporte para sustentar uma cobertura (cobertura filtrante) carregada, ou a ser carregada com o produto a ser extraído, devendo o suporte ser provido integralmente, ou não, com o mencionado bocal, para despejar bebida dentro da câmara receptora. O suporte pode ser colocado, adicionalmente, por exemplo, na câmara receptora. Esta cobertura pode compreender uma bolsa, almofada ou similar. A cobertura pode compreender, por exemplo, material filtrante, no qual o produto a ser extraído é provido ou pode ser incluído. O sistema pode, adicionalmente, ser provido com, por exemplo, uma parte de alojamento colocada, durante o uso, entre o suporte e a câmara receptora.
[17] Em um aspecto da invenção, pelo menos, uma câmara receptora é configurada para, substancialmente, neutralizar ou impedir formação de espuma da bebida. Esta câmara pode ser projetada de várias maneiras conforme será esclarecido abaixo. Um aspecto da invenção refere- se, além disto, a uma câmara receptora de um sistema de acordo com a invenção
[18] Outro aspecto da invenção provê um conjunto provido, pelo menos com o suporte acima mencionado, onde o conjunto é projetado para substancialmente neutralizar ou impedir formação de espuma da bebida, enquanto isto, o conjunto é provido, adicionalmente, com, por exemplo, um bocal e/ou uma câmara receptora para despejar e receber, respectivamente, a bebida. Um outro aspecto da invenção refere-se a um suporte de um conjunto da invenção.
[19] De acordo com um aspecto da invenção, um método para preparar uma bebida apropriada para consumo, por exemplo, café e/ou chá, usando, em particular, um sistema de acordo com a invenção, é caracterizado por compreender: - dispensar bebida, sob pressão, para um bocal; - despejar a bebida dispensada dentro de uma câmara receptora, enquanto formação de espuma desta bebida é, substancialmente, neutralizada ou impedida; e - dispensar a bebida recebida na câmara receptora.
[20] Este método pode oferecer as vantagens supracitadas. De acordo com uma elaboração adicional, um fluxo de bebida substancialmente contínuo, de preferência laminar, é formado a partir do jato de bebida. Este fluxo pode ser coletado e/ou alimentado a, pelo menos, uma abertura de saída. A bebida pode, além disto, por exemplo, ser despejada com velocidade relativamente alta, dentro da câmara receptora, enquanto, em seguida, é guiada ao longo de um caminho de desaceleração específico para relativamente ser desacelerada gradualmente, podendo, em seguida, a bebida desacelerada ser alimentada a, pelo menos, uma abertura de saída.
[21] Outros modos de realização vantajosos da invenção são descritos nas reivindicações abaixo. Presentemente, a invenção será esclarecida na base de numerosos exemplos de modos de realização não limitativos e desenhos.
[22] Nos desenhos: Fig. 1 ostra uma seção transversal de um exemplo de modo de realização de um sistema para preparar uma bebida apropriada para consumo; Fig. 2 mostra um detalhe de um sistema de acordo com um aspecto da invenção; Fig. 3 mostra uma vista em perspectiva de plano de topo de uma parte de um segundo exemplo de modo de realização, na condição desmontada; Fig. 4 mostra uma vista em perspectiva de fundo da parte do segundo exemplo de modo de realização representado na Fig. 3, na condição desmontada; Fig. 5 mostra uma vista em perspectiva de plano de topo de uma parte da câmara receptora do segundo modo de realização; Fig. 6 mostra uma vista de topo da câmara receptora representada na Fig. 5; Fig. 7 mostra uma seção transversal ao longo da linha VII-VII da Fig. 6; Fig. 8 mostra um detalhe semelhante ao da Fig. 2 de um terceiro exemplo de modo de realização da invenção; Fig. 9 mostra um detalhe semelhante ao da Fig. 2 de um quarto exemplo de modo de realização da invenção; e Fig. 10 mostra um detalhe semelhante ao da Fig. 2 de um quinto exemplo de modo de realização da invenção.
[23] No presente pedido, características idênticas ou correspondentes são indicadas por marcas de referência idênticas ou correspondentes.
[24] A Fig. 1 mostra um sistema conhecido do estado da técnica, para preparar uma bebida apropriada para consumo, por exemplo, café, provido com um dispositivo 1 para dispensar bebida sob pressão a um bocal 2 do sistema, e, pelo menos, uma câmara receptora 3 que pode ser colocada, ou está colocada a jusante em relação ao bocal 2, o arranjo sendo tal que, durante o uso, o bocal 2 despeja um jato S (não representado na Fig. 1) da bebida com velocidade relativamente alta na, e/ou, para dentro da câmara receptora 3. Esta compreende um fundo 5 e, por exemplo, uma parede lateral frustocônica ou substancialmente cilíndrica 8 projetando-se para cima a partir do fundo. A câmara receptora 3 é provida de pelo menos uma abertura de saída 4 para dispensar a bebida recebida nesta câmara. A câmara receptora, ou parte dela, pode ser conectada, de modo a poder ser destacada, em um alojamento 30 do aparelho.
[25] O sistema representado na Fig. 1 é, adicionalmente, provido com um suporte em forma de bacia 20 para sustentar uma cobertura (não representada) que está ou pode ser carregada com o produto a ser extraído, o suporte 20 provido, em particular, com o mencionado bocal 2 para despejar bebida na câmara receptora 3. O suporte 20 pode ser colocado na câmara receptora 3, como representado na Fig. 1. Ele, adicionalmente, pode ser conectado, de modo a poder ser destacado, no alojamento 30 do aparelho. A cobertura que está, ou pode ser carregada com o produto a ser extraído, deve compreender uma bolsa ou similar, fabricada de material filtrante e carregada com o produto a ser extraído, tal como café moído.
[26] O sistema representado na Fig. 1 é, além disto, provido com um reservatório receptor em forma de bacia 128, colocado na câmara receptora. Durante o uso deste sistema conhecido, água quente pode ser alimentada de um elemento de preparação de água quente 42 a um lado superior de uma cobertura colocada no suporte 20 e carregada com o produto o ser extraído para obter-se um extrato. O extrato é despejado dentro do reservatório receptor 128 pelo bocal 2, de modo que o reservatório receptor 128 é carregado com extrato. Aqui, com o sistema conhecido, o extrato é despejado dentro da superfície líquida do reservatório receptor 128, de modo que o sistema possa preparar uma camada de espuma com pequenas bolhas.
[27] A Fig. 2 mostra, esquematicamente, uma parte de um primeiro exemplo de modo de realização da invenção. Este compreende um sistema para preparar uma bebida apropriada para consumo, por exemplo, café e/ou chá. O sistema é provido com um aparelho 1 para dispensar bebida sob pressão ao bocal 2 do sistema, e uma câmara receptora 3 que pode ser colocada ou está colocada a jusante em relação ao bocal 2, o arranjo sendo tal que, durante o uso, o bocal 2 despeje um jato S da bebida, com velocidade relativamente alta na, e/ou, dentro da câmara receptora 3. Esta é provida com, pelo menos, uma abertura de saída 4 para dispensar a bebida nela recebida. O sistema é, além disto, provido com um suporte 20 que pode ser colocado na câmara receptora 3 para sustentar uma cobertura 40 que está, ou pode ser carregada com o produto a ser extraído. Até aqui, o projeto do sistema representado na Fig. 2 corresponde, por exemplo, às características correspondentes representadas na Fig. 1.
[28] O sistema representado na Fig. 2 difere do representado na Fig. 1, pelo menos, pelo fato de ser configurado para substancialmente neutralizar ou impedir a formação de espuma da bebida, em particular, quando ela é despejada na, e/ou, dentro da câmara receptora 3. O sistema pode, adicionalmente, ser projetado de modo que, durante o uso, possa impedir, substancialmente, que a bebida despejada na, e/ou, dentro da câmara receptora 3 entre em contato com o ar.
[29] Para esta finalidade o sistema representado na Fig. 2 é provido, em particular, com uma superfície de prevenção de formação de espuma tridimensional A que recebe o jato de bebida S durante o uso do bocal 2. A superfície A é projetada, de preferência, para assegurar, durante o uso, em um espaço relativamente pequeno (como o espaço interno da câmara receptora 3), uma desaceleração do fluxo da bebida gradual, mas rápida. No exemplo de modo de realização, a superfície de prevenção de formação de espuma A é projetada de modo que, durante o uso, o jato de bebida S possa se espalhar e/ou fluir para fora substancialmente e continuamente ao longo desta superfície A, em particular, quando a camada de bebida fluir consideravelmente de modo laminar, sem substancialmente formar espuma. O fluxo de bebida da bebida que se espalha ao longo da superfície é indicado, na Fig. 2, pelas linhas F.
[30] Como mostrado na Fig. 2, a superfície de prevenção de formação de espuma A é, em particular, um lado externo de uma parte superior em forma de prato 11A de um corpo receptor 11 colocado na câmara receptora 3 a jusante, em relação ao bocal 2. Como mostrado na Fig. 2, a superfície de prevenção de formação de espuma A pode ser provida por um lado de topo assim como um lado de fundo, localizado a jusante desta parte superior 11A, uma vez que, durante o uso, a bebida deve fluir deste lado de topo para o de fundo. O corpo receptor 11 é projetado para substancialmente neutralizar ou impedir formação de espuma da bebida, em particular, quando a bebida é despejada sobre este corpo 11. Para esta finalidade o corpo receptor 11, do primeiro exemplo de modo de realização, é, substancialmente, projetado em forma de cogumelo e é provido com a parte superior em forma de prato 11A com um lado superior convexo, em particular, curvo, por exemplo, um lado superior de certa maneira saliente, e uma haste 11B se estendendo, centralmente, dele para baixo. Uma parte esférica da superfície de prevenção de formação de espuma, por exemplo, um lado do topo esférico, do corpo receptor 11, pode ser vantajoso, em particular para uso em um espaço interno, relativamente pequeno, do sistema. A haste 11B pode ser conectada a uma placa receptora 5’ da câmara receptora 4, se estendendo sob o corpo receptor 11, a placa receptora 5’ estando conectada a uma parede superior 6 desta câmara 3 por uma parte de conexão 7. Este corpo receptor 11 pode, por exemplo, se estender substancialmente por uma distância a partir do fundo da câmara receptora 3, ou, inversamente, ser provido sobre ou neste fundo. Durante o uso, o corpo receptor 11 pode ser arranjado, por exemplo, substancialmente centralmente na câmara receptora, ou em outra posição. Naturalmente, o corpo receptor 11 também pode ser conectado diferentemente, por exemplo, em uma parte de parede diferente da, por exemplo, câmara receptora, ou no mencionado suporte 20. Parece que este corpo receptor 11 pode impedir a formação de espuma surpreendentemente bem, dependendo do, por exemplo, INTER ALIA, tipo de bebida a ser preparada e a vazão da bebida.
[31] Em particular, o sistema representado na Fig. 2 pode ser projetado para, primeiro, durante o uso, converter o jato de bebida S em pelo menos, um fluxo de bebida substancialmente contínuo F, cuja velocidade seja, de preferência, gradualmente desacelerada e, após isso, dispensar o fluxo substancialmente contínuo da bebida F via abertura de saída 4. Além disto, é vantajoso quando superfície de prevenção de formação de espuma A é uma superfície de fluidez substancialmente lisa, tendo, em particular, uma aspereza superficial Ra que é menor do que, aproximadamente, 50µm e que, mais particularmente, é menor do que 25µm, ou uma superfície com aspereza diferente. Deve-se notar que, nesta apresentação, o termo “lisa” deve ser entendido de maneira relativamente ampla. Por exemplo, a superfície de prevenção de formação de espuma A lisa pode, por exemplo, ser provida com transições suaves, por exemplo, curvaturas de escoamento (tal como, por exemplo, a superfície de uma bola de golfe, ou similar) como será esclarecido abaixo, com o exemplo do segundo modo de realização.
[32] Adicionalmente, o corpo receptor 11 e a superfície de prevenção de formação de espuma A, do primeiro exemplo de modo de realização, giram, cada um, substancialmente simetricamente em relação a um eixo central virtual M. No exemplo de modo de realização, este eixo central M se estende através, por exemplo, de uma parte central ou mediana da superfície de prevenção de formação de espuma, por exemplo, substancialmente em ângulos retos através desta parte central ou mediana. O bocal 2 é projetado para direcionar o jato de bebida S para a, ou para perto de, uma parte central ou mediana da superfície de prevenção de formação de espuma A, como representado na Fig. 2. Uma normal da superfície de prevenção de formação de espuma A, que repousa no eixo central M, é, por exemplo, substancialmente direcionada para o bocal 2. Em uma posição na qual o jato de bebida S impacta a superfície de prevenção de formação de espuma A, a normal pode ser virtualmente paralela a este jato, pelo menos, durante o uso. Além disto, por exemplo, uma parte da superfície de prevenção de formação de espuma A pode compreender uma parte superficial plana, por exemplo, uma parte superficial central se estendendo oposta ao bocal 2. Desta maneira, o jato S pode se espalhar, proporcionalmente, por exemplo, em todas as direções radiais, sobre a superfície de prevenção de formação de espuma A do corpo receptor 11.
[33] Este corpo receptor pode ter várias dimensões dependendo do, por exemplo, tipo de bebida e uma vazão do qual, durante o uso, se quer impedir a formação de espuma. Por exemplo, um contorno desta superfície de prevenção de formação de espuma A, em particular, o contorno da parte superior em forma de prato 11A do corpo receptor 11, pode ter um diâmetro D que é maior do que, aproximadamente, metade de um diâmetro desta câmara receptora 3. O diâmetro D também pode ter um valor diferente, ver, por exemplo, os exemplos de modos de realização apresentados nas Figs. 8 e 9 (que são mais bem esclarecidos abaixo). Estes diâmetros são medidos, por exemplo, em uma direção transversal ao eixo central M. A superfície de prevenção de formação de espuma A pode, além disto, se estender por uma distância específica do bocal 2, uma distância de, por exemplo, mais do que aproximadamente 1mm, mais particularmente, mais do que aproximadamente 2mm, em, por exemplo, uma faixa de aproximadamente 1mm - 2cm, ou uma distância diferente. É preferido que esta distância seja tal que a bebida que se espalha durante o uso sobre o corpo receptor 11, substancialmente não contate mais o bocal 2, ou quaisquer gotas que possam pender ao redor do bocal 2. Em um aspecto da invenção, a superfície de prevenção de formação de espuma A é integrada sobre, ou na, câmara receptora 3. Por outro lado, esta superfície de prevenção de formação de espuma, ou uma parte provida com esta superfície, na Fig. 2, o corpo receptor 11, deve ser passível de remoção desta câmara receptora 3. O corpo receptor 11 pode, pelo menos, ser trazido da, por exemplo, posição de prevenção de espuma, a jusante em relação ao bocal 2, para outra posição na qual ele não seja usado para neutralizar ou impedir a formação de espuma.
[34] De acordo com um aspecto da invenção, é vantajoso quando o sistema pode, pelo menos, ser levado de uma primeira configuração para uma segunda, ou VICE VERSA. A Fig. 2 mostra, por exemplo, uma primeira configuração na qual o sistema está configurado para substancialmente neutralizar ou impedir formação de espuma da bebida, em particular, quando a bebida é despejada para, e/ou, na câmara receptora 3. Em uma segunda configuração (não mostrada) o sistema pode ser configurado para aumentar a formação de espuma da bebida. Para esta finalidade, o corpo receptor em forma de cogumelo 11 pode ser removido da câmara receptora 3, ou pode se trocado por um reservatório receptor de formação de espuma 128 representado na Fig. 1, ou uma construção realçadora de espuma diferente.
[35] Adicionalmente, com o sistema apresentado na Fig. 1, ou um similar, um corpo de prevenção de espuma 11 pode ser colocado no reservatório receptor 128, ou um reservatório similar, para mudar a configuração do sistema. Um corpo receptor 11 apropriado para a prevenção de formação de espuma pode, por exemplo, ser colocado no reservatório receptor 128 de modo a poder ser removido, ser fixado e/ou algo como isto, em relação ao reservatório receptor em uma posição de prevenção de espuma apropriada, por meio de conectores destacáveis, ou não-destacáveis. Estas últimas conexões podem compreender quaisquer meios, por exemplo, conexões de estalo, conexões de fixação, conexões por cola e/ou outras conexões apropriadas.
[36] A invenção também pode, por exemplo, ser realizado em um conjunto provido, pelo menos, com um suporte 20, onde o conjunto é projetado para substancialmente neutralizar ou impedir formação de espuma da bebida, quando o conjunto é, em particular, provido com um bocal 2 e/ou uma câmara receptora 3 para despejar e receber a bebida, respectivamente. Projetando-se partes apropriadas deste conjunto para serem trocadas e/ou removidas do sistema, este pode ser trazido de uma primeira para uma segunda configuração, ou VICE VERSA, de maneira relativamente simples para, por exemplo, primeiro preparar uma bebida sem espuma e, então, uma bebida com espuma. Um suporte 4 e/ou câmara receptora 3 projetada especialmente para impedir que espuma possa ser suprida separadamente a partir do sistema, por exemplo, trocando-se um suporte de formação de espuma e/ou câmara receptora de formação de espuma do sistema de preparação da bebida.
[37] O sistema representado na Fig. 2 é projetado para, por exemplo, durante o uso, dispensar bebida sob pressão para o bocal, pressão esta, superatmosférica e, por exemplo, na faixa de 0,08 - 0,25MPa, de preferência 0,1 - 0,08MPa. O primeiro exemplo de modo de realização é projetado para, além disto, durante o uso, dispensar uma vazão da bebida para o bocal 2, a vazão devendo estar na faixa de aproximadamente 2 - 8ml/s, de preferência 5 - 7 ml/s. Além disto, um diâmetro médio do jato de bebida durante o uso pelo bocal 2 deve estar na faixa de aproximadamente 0,5 - 1,2mm, de preferência, aproximadamente 0,85 - 0,95mm. O sistema também pode, por exemplo, utilizar outros valores dos parâmetros de pressão acima mencionados, vazão e diâmetro do jato de bebida acima mencionados.
[38] Durante o uso do sistema representado na Fig. 2, por exemplo, pode ser preparado chá, substancialmente sem espuma, colocando-se o suporte 20 carregado com chá, na cobertura 40. Um extrato de chá é então obtido, extrato este que pode ser dispensado sob pressão ao bocal 2 de modo que a bebida seja despejada, em particular, com uma velocidade relativamente alta, como um jato S, no lado de topo do corpo receptor 11. Como mencionado acima, a bebida pode ser dispensada para o bocal sob pressão, pressão esta que deve estar na faixa de 0,08 - 0,25MPa, de preferência, 0,1 - 0,18MPa. Além disto, a vazão de bebida dispensado para o bocal deve estar na faixa de, aproximadamente, 2 - 8 ml/s, de preferência, 5 - 7 ml/s.
[39] Por causa disto, o corpo receptor 11 pode espalhar a bebida sobre a superfície de prevenção de formação de espuma A, enquanto, INTER ALIA, a vazão e a superfície A são preferencialmente tais que, ao longo desta superfície A, a bebida alcance, substancialmente, uma espessura de camada, ou película que deve estar na faixa de aproximadamente 0,01 - 1mm, ou em uma faixa diferente. Esta espessura de camada já pode ser alcançada a uma distância relativamente curta entre uma área de impacto do jato de bebida S na superfície A. A superfície de prevenção de formação de espuma A provê, por exemplo, um caminho de desaceleração específico, ao longo do qual a bebida é guiada e pode ser desacelerada relativamente, de forma gradual. Esta desaceleração gradual pode compreender, por exemplo, uma desaceleração substancialmente constante, vista em uma direção do fluxo da bebida, e/ou desaceleração não-linear, desaceleração substancialmente quadrática, e/ou outra desaceleração. De preferência, a desaceleração da bebida, pelo menos ao longo desta superfície de prevenção de formação de espuma A, não é abrupta. O caminho de desaceleração pode, por exemplo, compreender um caminho tridimensional (ver, por exemplo, o primeiro, segundo e quinto modos de realização nas Figs. 2, 7, 10), ou um caminho substancialmente bidimensional (ver, por exemplo, o terceiro e quarto modos de realização nas Figs. 8 e 9), ou, por exemplo, um caminho unidirecional (não representado).
[40] Durante o uso, o jato de bebida pode, por exemplo, ser espalhado de maneira substancialmente contínua em, pelo menos, uma camada relativamente fina sobre a superfície de prevenção de formação de espuma A, e ser descarregado para, pelo menos, uma abertura de saída. Como mostrado na Fig. 2, a bebida pode se espalhar por sobre ambos os lados, de topo e de fundo, da parte superior 11a do corpo receptor 11, sob a influência de, por exemplo, adesão. Espalhar via lado de fundo pode prover uma boa desaceleração da bebida, em particular, quando este lado de fundo é provido com, por exemplo, uma parte côncava (ver Fig. 2). Desta maneira, um fluxo de bebida substancialmente contínuo F, de preferência laminar, pode ser formado a partir do jato de bebida S. A jusante em relação à superfície de prevenção de formação de espuma A, o fluxo de bebida F, pelo menos bebida desacelerada, pode, por exemplo, ser novamente coletado e alimentado a abertura de saída 4.
[41] Figs. 3 - 7 mostram uma parte de um segundo exemplo de modo de realização da invenção. O segundo exemplo de modo de realização difere do primeiro, representado na Fig. 2, pelo fato de que, um fundo 5, da câmara receptora 3 se estendendo oposto ao bocal 2, compreender a superfície de prevenção de formação de espuma A. Esta é provida com, por exemplo, perfilamento crescente de superfície, em particular, uma superfície, ou parte da superfície substancialmente ondulada, vista em seção transversal (ver Fig. 7). A superfície de prevenção de formação de espuma A, do segundo exemplo de modo de realização, é provido com uma, ou mais, ripas substancialmente circulares, no entanto, deve ficar claro que a superfície de prevenção de formação de espuma A também pode ser ondulada de maneira diferente.
[42] Como ainda mostrado nas Figs. 3 e 4, o segundo exemplo de modo de realização é provido com um suporte 20, com uma parte 23 que pode nele ser colocada, provida, centralmente, em um lado inferior de um bocal 2 (não visível nas Figs. 3 - 4).
[43] O segundo exemplo de modo de realização é provido, adicionalmente, com, por exemplo, uma parte de alojamento substancialmente cilíndrica 21, que, durante o uso, pode ser colocada entre, por exemplo, o suporte 20 e a câmara receptora 4. Esta parte de alojamento 21 pode, por exemplo, formar um espaçador entre o suporte 20 e a câmara receptora 3, ou seu fundo 5. Esta parte de alojamento 21 pode ser provida com uma passagem 22, no exemplo do modo de realização uma passagem central, para permitir a passagem do jato de bebida S vindo do bocal 2. Esta parte de alojamento 21 pode ser acoplada, por exemplo, a ou sobre uma parede lateral 8 da câmara receptora 3, ou a uma parte diferente do sistema, por exemplo, por conexão de fixação apropriada, conexão por estalo, conexão de baioneta 23a, 24b ou outro conector.
[44] No segundo exemplo de modo de realização, esta superfície de prevenção de formação de espuma A é provida com uma parte superficial central A1, substancialmente plana, que se estende substancialmente transversal a uma direção de despejo do bocal 2. A superfície de prevenção de formação de espuma é, além disto, provida com uma parte superficial A2, contornando a parte superficial A, e rebaixada em relação a ela, rebaixada, pelo menos, em uma direção afastada do bocal 2. Esta parte superficial rebaixada A2 é, substancialmente, contornada por uma parte superficial elevada A3 da superfície de prevenção de formação de espuma A. Esta parte superficial elevada A3 pode se estender até, aproximadamente, a mesma altura que a parte superficial A1. Em volta da superfície de prevenção de formação de espuma A, em particular, em volta da parte superficial A3, um canal de recepção concêntrico 9A pode ser provido, o qual pode ser contornado por uma parede lateral 8 da câmara receptora 3. O canal de recepção 9A provê uma área de coleta da bebida para coletar a bebida desacelerada que flui radialmente, e para descarregá-la em uma abertura de saída 4. A superfície de prevenção de formação de espuma A pode, adicionalmente, ser provida com uma parte de descarga rebaixada 9B, por exemplo, um canal de descarga 9B se estendendo em direção radial, para descarga da bebida, em particular, para a abertura de saída 4. Como mostrado nas Figuras, a parte de descarga rebaixada 9B se estende, por exemplo, através da parte superficial elevada A3. É preferido que as diferentes partes da superfície de prevenção de formação de espuma A se combinem suavemente, vistas em direções radiais a partir da parte central A1. Além disto, altos e baixos vizinhos das ondulações da superfície de prevenção de formação de espuma A devem ser localizados a várias distâncias X um do outro (ver Fig. 7). Como mostrado na Fig. 7, quaisquer ondulações senoidais ou diferentes, curvaturas relativamente graduais, podem ser providas na superfície de prevenção de formação de espuma A.
[45] Em um aspecto da invenção, a superfície de prevenção de formação de espuma A se estende, pelo menos, de um primeiro nível L1 para um segundo, inferior, L2 (ver Fig. 7), enquanto à distância Y entre o primeiro e o segundo nível pode compreender várias distâncias.
[46] O uso do segundo exemplo de modo de realização ocorre de maneira análoga ao uso do primeiro modo de realização descrito acima, onde um jato de bebida é despejado em uma parte central A1 da superfície de prevenção de formação de espuma A. Com o segundo exemplo de modo de realização, a bebida pode, então, se espalhar uniformemente sobre as ondulações ou ripas desta superfície A, sobre a parte central A1, a parte rebaixada A2, a parte elevada A3, em direções radiais, afastando-se do eixo central M. Aqui, é preferido que a bebida forme uma película de fluxo relativamente fina, com espessura relativamente constante. Esta película de fluxo, a qual - vista em direções radiais - pode ser consideravelmente desacelerada ao se espalhar sobre a superfície A, deve ser recebida pelo canal de recepção concêntrico 9A. Este canal de recepção 9A pode, então, ser carregado com a bebida até uma altura específica (mais alta do que a espessura da película). O canal de descarga radial 9B pode, por exemplo, assegurar, também, que o nível da bebida na parte rebaixada A2 permaneça relativamente baixo durante o uso, mas isto não é necessário.
[47] A superfície de prevenção de formação de espuma A do segundo exemplo de modo de realização é uma superfície relativamente grande, de preferência, lisa. As várias inclinações concêntricas, ou ondulações desta superfície podem contribuir de maneira efetiva para a desaceleração gradual da bebida, em um espaço relativamente pequeno, de modo que formação de espuma pode ser satisfatoriamente impedida.
[48] A Fig. 8 mostra uma parte de um terceiro exemplo de modo de realização que difere do apresentado na Fig. 2 pelo fato da superfície de prevenção de formação de espuma A ser, substancialmente, uma superfície bidimensional, substancialmente plana. No terceiro exemplo de modo de realização, a superfície de prevenção de formação de espuma A, plana, forma, em particular, o exterior de um corpo receptor 11’ colocado em uma câmara receptora 3, a jusante em relação ao bocal 2. Em particular, o corpo receptor 11’ é um disco relativamente grande ou similar, colocado oposto ao bocal 2. Na configuração representada, a superfície de prevenção de formação de espuma A do terceiro exemplo de modo de realização se estende substancialmente transversal a um jato de bebida (não representado) despejado, durante o uso, pelo bocal 2 na superfície A. A operação do terceiro exemplo de modo de realização corresponde, substancialmente, à do exemplo de modo de realização representado na Fig. 2, uma vez que a bebida deve ser espalhada ao longo da superfície de prevenção de formação de espuma A em direções radiais, por exemplo, radial em relação ao eixo central M, e pode ser desacelerada.
[49] A Fig. 9 mostra uma parte de um quarto exemplo de modo de realização, que difere do apresentado na Fig. 8 pelo fato da superfície de prevenção de formação de espuma compreender uma superfície A relativamente pequena, que é colocada adjacente ao bocal 2. Em particular, o corpo receptor 11” do terceiro exemplo de modo de realização é um disco relativamente pequeno, com superfície de prevenção de formação de espuma A substancialmente plana.
[50] A Fig. 10 mostra uma parte de um quinto exemplo de modo de realização, que difere do representado na Fig. 2 pelo fato da superfície de prevenção de formação de espuma compreender uma superfície A relativamente longa de um corpo receptor de forma enrolada 11” colocado oposto ao bocal 2. Neste caso, a superfície de prevenção de formação de espuma A é, por exemplo, uma superfície enrolada nela mesmo ou girada sobre ela mesmo sobre uma distância específica, ou uma superfície enrolada do corpo 11”, de modo tal que o fluxo da bebida S possa, por exemplo, ser recebido sobre ou no corpo 11”, entre voltas ou uma ondulação desta superfície A, e possa ser desacelerado. Um eixo central virtual Z da ondulação do corpo receptor 11” pode se estender substancialmente transversalmente para a direção de despejo do bocal 2, ou em uma direção diferente. Com um corpo receptor 11” ou superfície de prevenção de formação de espuma A deste tipo, respectivamente, a bebida pode ser satisfatoriamente desacelerada, em um espaço relativamente compacto.
[51] Está evidente, por ela mesmo, que a invenção não está limitada aos exemplos de modos de realização descritos. Várias modificações são possíveis dentro de seu arcabouço conforme apresentado nas reivindicações seguintes. Por exemplo, características dos exemplos de modos de realização descritos acima podem ser combinadas de várias maneiras. Por exemplo, um corpo receptor pode ser provido com uma superfície de prevenção de formação de espuma A, ondulada, ou similar.

Claims (38)

1. Sistema para preparar uma bebida apropriada para consumo provido com um aparelho (1) para dispensar a bebida sob pressão para um bocal (2) do sistema, e, pelo menos, uma câmara receptora (3) que está colocada a jusante em relação a dito bocal (2), o arranjo sendo tal que, quando em uso, o bocal (2) despeja um jato (S) da mencionada bebida com uma velocidade alta dentro da câmara receptora (3), a câmara receptora (3) sendo provida com, pelo menos, uma abertura de saída (4) para dispensar a bebida recebida em dita câmara (3), caracterizado pelo fato de dita câmara receptora (3) ser provida com uma superfície de prevenção de formação de espuma (A) que recebe dito jato de bebida (S) durante uso de dito bocal (2), a superfície de prevenção de formação de espuma (A) compreendendo pelo menos uma dentre uma superfície uma superfície curva ou uma parte superficial curva, de modo que o jato de bebida (S) possa se espalhar ao longo desta superfície (A) e possa fluir para fora ao longo dela, como uma camada de bebida fluindo de maneira laminar, sem formação de espuma, e em que a superfície de prevenção de formação de espuma (A) é pelo menos provida com uma parte da superfície ondulada, a superfície (A) sendo provida com uma ou mais ripas circulares.
2. Sistema de acordo com a reivindicação 1, caracterizado pelo fato de ser projetado ou provido com meios (11, A) para desacelerar gradualmente a mencionada bebida (S) a jusante em relação ao bocal (2) e a montante em relação à abertura de saída (4) mediante pelo menos um dentre espalhar a bebida do jato de bebida (S) sobre uma superfície específica (A) e guiar o jato de bebida ao longo de um caminho de desaceleração.
3. Sistema de acordo com a reivindicação 1, caracterizado pelo fato de um fundo (5) da câmara receptora (3) se estendendo oposta ao bocal (2) compreender a mencionada superfície de prevenção de formação de espuma (A).
4. Sistema de acordo com a reivindicação 1 ou 3, caracterizado pelo fato da superfície de prevenção de formação de espuma (A) ser uma superfície lisa, e ter uma aspereza superficial Ra que é menor do que 25µm.
5. Sistema de acordo com qualquer uma das reivindicações 1 a 4, caracterizado pelo fato da superfície de prevenção de formação de espuma (A) ser girada simetricamente em relação a um eixo central virtual.
6. Sistema de acordo com qualquer uma das reivindicações 1 a 5, caracterizado pelo fato do mencionado bocal (2) ser projetado para direcionar o mencionado jato de bebida para ou próximo de uma parte central ou mediana da superfície de prevenção de formação de espuma (A), enquanto o eixo central virtual mencionado na reivindicação 5 se estende através da mencionada parte central ou mediana da superfície de prevenção de formação de espuma.
7. Sistema de acordo com qualquer uma das reivindicações 1 a 6, caracterizado pelo fato de uma normal à mencionada superfície de prevenção de formação de espuma (A) ser direcionada para o mencionado bocal (2).
8. Sistema de acordo com qualquer uma das reivindicações 1 a 7, caracterizado pelo fato de, em uma posição onde o mencionado jato de bebida (S) impacta em dita superfície (A), uma normal à superfície de prevenção de formação de espuma (A) ser direcionada, pelo menos, paralela a dito jato, durante o uso.
9. Sistema de acordo com qualquer uma das reivindicações 1 a 8, caracterizado pelo fato da mencionada superfície de prevenção de formação de espuma (A) ser pelo menos provida com uma parte superficial (A1) plana.
10. Sistema de acordo com a reivindicação 9, caracterizado pelo fato da mencionada parte superficial (A1) se estender transversalmente para uma direção de despejo do mencionado bocal (2).
11. Sistema de acordo com as reivindicações 9 ou 10, caracterizado pelo fato da mencionada superfície de prevenção de formação de espuma ser provida com, pelo menos, uma parte superficial (A2) contornando a parte superficial plana (A1) e rebaixada em relação à parte superficial plana (A1).
12. Sistema de acordo com a reivindicação 11, caracterizado pelo fato da mencionada parte superficial rebaixada (A2) ser contornada por uma parte superficial elevada (A3) da superfície de prevenção de formação de espuma (A).
13. Sistema de acordo com a reivindicação 12, caracterizado pelo fato da mencionada parte superficial elevada (A3) se estender até a mesma altura da menciona parte superficial plana (A1).
14. Sistema de acordo com qualquer uma das reivindicações 1 a 13, caracterizado pelo fato de ser provido com um canal receptor (9A) estendendo-se em volta da mencionada superfície de prevenção de formação de espuma (A), para coletar um fluxo de bebida de dita superfície (A).
15. Sistema de acordo com qualquer uma das reivindicações 1 a 14, caracterizado pelo fato de um contorno da mencionada superfície de prevenção de formação de espuma (A) ter um diâmetro que é maior do que metade do diâmetro da mencionada câmara receptora (3).
16. Sistema de acordo com qualquer uma das reivindicações 1 a 15, caracterizado pelo fato da mencionada superfície de prevenção de formação de espuma (A) compreender uma superfície que é enrolada, rolada ou girada sobre ela mesmo sobre uma distância específica.
17. Sistema de acordo com qualquer uma das reivindicações 1 a 16, caracterizado pelo fato da mencionada superfície de prevenção de formação de espuma, ou uma parte provida com esta superfície, ser removível da mencionada câmara receptora (3) ou outra parte do sistema.
18. Sistema de acordo com qualquer uma das reivindicações 1 a 17, caracterizado pelo fato da mencionada superfície de prevenção de formação de espuma se estender a uma distância do mencionado bocal em uma faixa de 1mm - 2 mm.
19. Sistema de acordo com qualquer uma das reivindicações 1 a 18, caracterizado pelo fato da mencionada superfície de prevenção de formação de espuma (A) ser integrada sobre ou na câmara receptora (3).
20. Sistema de acordo com qualquer uma das reivindicações anteriores, caracterizado pelo fato de dita superfície de prevenção de espuma (A) se estender a uma distância de um fundo da câmara receptora.
21. Sistema de acordo com qualquer uma das reivindicações anteriores, caracterizado pelo fato do mencionado corpo receptor ser de formato em forma de cogumelo, e ser provido com uma parte superior em forma de disco com um lado superior convexo.
22. Sistema de acordo com qualquer uma das reivindicações precedentes, caracterizado pelo fato do sistema poder, pelo menos, ser trazido de uma primeira configuração para uma segunda configuração e, VICE VERSA, enquanto na primeira configuração, o sistema está configurado para neutralizar ou impedir a formação de espuma da bebida, enquanto na segunda configuração, o sistema está configurado para aumentar a formação de espuma da bebida.
23. Sistema de acordo com a reivindicação 22, caracterizado pelo fato de uma ou mais partes do sistema ser removível para trazer o sistema da primeira para a segunda configuração, ou, VICE VERSA.
24. Sistema de acordo com as reivindicações 22 ou 23, caracterizado pelo fato de uma ou mais partes do sistema poder ser trocada por partes correspondentes, para trazer o sistema da primeira para a segunda configuração e/ou, vice versa.
25. Sistema de acordo com qualquer uma das reivindicações precedentes, caracterizado pelo fato do sistema ser projetado para, durante o uso, dispensar bebida sob pressão para o bocal, pressão esta na faixa de 0,1 - 0,18 MPa.
26. Sistema de acordo com qualquer uma das reivindicações precedentes, caracterizado pelo fato do sistema ser projetado para, durante o uso, dispensar uma vazão de bebida para o bocal, esta vazão na faixa de 5 - 7ml/s.
27. Sistema de acordo com qualquer uma das reivindicações precedentes, caracterizado pelo fato de um diâmetro médio de um jato de bebida dispensado durante o uso pelo bocal estar na faixa de, 0,85 - 0,95mm.
28. Sistema de acordo com qualquer uma das reivindicações precedentes, caracterizado pelo fato de ser provido com um suporte (20) para sustentar uma cobertura que está ou pode ser carregada com um produto a ser extraído, o suporte (20) provido com o mencionado bocal (2) para despejar bebida na mencionada câmara receptora (3) e, mais particularmente, podendo ser colocado na mencionada câmara receptora (3).
29. Sistema de acordo com a reivindicação 28, caracterizado pelo fato do sistema ser provido com uma parte de alojamento (21) que é colocada, durante o uso, entre o mencionado suporte (20) e a câmara receptora.
30. Sistema de acordo com qualquer uma das reivindicações precedentes, caracterizado pelo fato de ser configurado para, durante o uso, converter o mencionado jato de bebida primeiro em, pelo menos, um fluxo de bebida contínuo, e, então, dispensar o fluxo de bebida contínuo via abertura de saída (4).
31. Método para preparar uma bebida apropriada para consumo utilizando o sistema como definido em qualquer uma das reivindicações 1 a 30, dito método compreendendo: - dispensar bebida sob pressão para um bocal (2); - despejar a bebida dispensada em uma câmara receptora (3); e - dispensar a bebida recebida na câmara receptora (3), via pelo menos uma abertura de saída (4), caracterizado por neutralizar ou impedir a formação de espuma da mencionada bebida enquanto despeja a bebida dispensada na câmara receptora (3).
32. Método de acordo com a reivindicação 31, caracterizado pelo fato da bebida ser dispensada para o bocal sob uma pressão, pressão esta na faixa de 0,1 - 0,18MPa.
33. Método de acordo com a reivindicação 31 ou 32, caracterizado pelo fato de uma vazão da bebida ser dispensada para o bocal, vazão esta na faixa de 5 - 7 ml/s.
34. Método de acordo com qualquer uma das reivindicações 31 a 33, caracterizado pelo fato do mencionado jato de bebida se espalhar continuamente em, pelo menos, uma camada fina e ser descarregado para, pelo menos, uma abertura de saída.
35. Método de acordo com qualquer uma das reivindicações 31 a 34, caracterizado pelo fato de um fluxo de bebida contínuo laminar ser formado do mencionado jato de bebida.
36. Método de acordo com qualquer uma das reivindicações 31 a 35, caracterizado pelo fato da mencionada bebida ser despejada com velocidade alta na câmara receptora, enquanto, por causa disto, a bebida é guiada ao longo de um caminho de desaceleração específico para ser desacelerada gradualmente onde após isto, a bebida desacelerada é alimentada a pelo menos uma abertura de saída.
37. Método de acordo com qualquer uma das reivindicações 31 a 36, caracterizado pelo fato da mencionada bebida ser coletada em uma área de coleta (9A) da câmara receptora (3) e, daí, alimentada à mencionada abertura de saída (4).
38. Método de acordo com qualquer uma das reivindicações 31 a 37, caracterizado pelo fato da mencionada bebida ser, pelo menos, gradualmente desacelerada em uma área situada a jusante em relação ao mencionado bocal (2) e a montante em relação à mencionada abertura de saída (4).
BRPI0613449-1A 2005-07-12 2006-07-12 Sistema e método para preparar uma bebida apropriada para consumo BRPI0613449B1 (pt)

Applications Claiming Priority (3)

Application Number Priority Date Filing Date Title
NL1029503 2005-07-12
NL1029503A NL1029503C2 (nl) 2005-07-12 2005-07-12 Systeem en werkwijze voor het bereiden van een voor consumptie geschikte drank, alsmede een gebruik van een dergelijk systeem, een opvangkamer en een houder.
PCT/NL2006/000356 WO2007008067A1 (en) 2005-07-12 2006-07-12 System and method for preparing a beverage suitable for consumption, and a use of such a system, a receiving chamber and a holder

Publications (2)

Publication Number Publication Date
BRPI0613449A2 BRPI0613449A2 (pt) 2012-11-06
BRPI0613449B1 true BRPI0613449B1 (pt) 2023-07-11

Family

ID=

Similar Documents

Publication Publication Date Title
ES2388995T3 (es) Sistema y método para la preparación de una bebida adecuada para el consumo, y utilización de dicho sistema
EP1398279B1 (en) Form-retaining pad for preparing a beverage suitable for consumption
US7748311B2 (en) Apparatus for preparing a consumable beverage with a fine-bubbled foam layer
US9862537B2 (en) Form-retaining pad for preparing a beverage suitable for consumption
JP5450670B2 (ja) 衝撃粗面を用いた、微細な気泡の泡層を有するコーヒー抽出液を製造する装置
EP1435813B1 (en) Cappuccino preparation
AU2002328466A1 (en) Cappuccino preparation
AU2002211054A1 (en) Apparatus for preparing a coffee extract with a fine-bubble froth layer using a rough impact surface
ES2246801T3 (es) Aparato para preparar un extracto de cafe con una capa de espuma de burbujas finas.
CN101321484A (zh) 具有改进的液体收集室的泡茶设备
BRPI0613449B1 (pt) Sistema e método para preparar uma bebida apropriada para consumo
AU2012238206C1 (en) System and method for preparing a beverage suitable for consumption, and a use of such a system, a receiving chamber and a holder
JP7377799B2 (ja) 飲料流体注出ヘッド及びシステム
BR122014006071B1 (pt) método para preparar uma bebida consumível com uma camada de espuma de bolha fina
BR202018014485U2 (pt) disposição construtiva introduzida em dispositivo dispensador de granulados sólidos para máquina de bebidas