BR112021010210A2 - aparelho e método para processamento de minério de ferro - Google Patents

aparelho e método para processamento de minério de ferro Download PDF

Info

Publication number
BR112021010210A2
BR112021010210A2 BR112021010210-8A BR112021010210A BR112021010210A2 BR 112021010210 A2 BR112021010210 A2 BR 112021010210A2 BR 112021010210 A BR112021010210 A BR 112021010210A BR 112021010210 A2 BR112021010210 A2 BR 112021010210A2
Authority
BR
Brazil
Prior art keywords
crusher
iron ore
primary
tertiary
stage
Prior art date
Application number
BR112021010210-8A
Other languages
English (en)
Inventor
Warren Harris
Daniel Jolley
Original Assignee
Fortescue Metals Group Ltd
Priority date (The priority date is an assumption and is not a legal conclusion. Google has not performed a legal analysis and makes no representation as to the accuracy of the date listed.)
Filing date
Publication date
Priority claimed from AU2018904512A external-priority patent/AU2018904512A0/en
Application filed by Fortescue Metals Group Ltd filed Critical Fortescue Metals Group Ltd
Publication of BR112021010210A2 publication Critical patent/BR112021010210A2/pt

Links

Classifications

    • BPERFORMING OPERATIONS; TRANSPORTING
    • B02CRUSHING, PULVERISING, OR DISINTEGRATING; PREPARATORY TREATMENT OF GRAIN FOR MILLING
    • B02CCRUSHING, PULVERISING, OR DISINTEGRATING IN GENERAL; MILLING GRAIN
    • B02C4/00Crushing or disintegrating by roller mills
    • B02C4/02Crushing or disintegrating by roller mills with two or more rollers
    • B02C4/08Crushing or disintegrating by roller mills with two or more rollers with co-operating corrugated or toothed crushing-rollers
    • BPERFORMING OPERATIONS; TRANSPORTING
    • B02CRUSHING, PULVERISING, OR DISINTEGRATING; PREPARATORY TREATMENT OF GRAIN FOR MILLING
    • B02CCRUSHING, PULVERISING, OR DISINTEGRATING IN GENERAL; MILLING GRAIN
    • B02C2/00Crushing or disintegrating by gyratory or cone crushers
    • BPERFORMING OPERATIONS; TRANSPORTING
    • B02CRUSHING, PULVERISING, OR DISINTEGRATING; PREPARATORY TREATMENT OF GRAIN FOR MILLING
    • B02CCRUSHING, PULVERISING, OR DISINTEGRATING IN GENERAL; MILLING GRAIN
    • B02C21/00Disintegrating plant with or without drying of the material
    • BPERFORMING OPERATIONS; TRANSPORTING
    • B02CRUSHING, PULVERISING, OR DISINTEGRATING; PREPARATORY TREATMENT OF GRAIN FOR MILLING
    • B02CCRUSHING, PULVERISING, OR DISINTEGRATING IN GENERAL; MILLING GRAIN
    • B02C23/00Auxiliary methods or auxiliary devices or accessories specially adapted for crushing or disintegrating not provided for in preceding groups or not specially adapted to apparatus covered by a single preceding group
    • B02C23/08Separating or sorting of material, associated with crushing or disintegrating

Landscapes

  • Engineering & Computer Science (AREA)
  • Food Science & Technology (AREA)
  • Mechanical Engineering (AREA)
  • Manufacture And Refinement Of Metals (AREA)
  • Crushing And Grinding (AREA)

Abstract

APARELHO E MÉTODO PARA PROCESSAMENTO DE MINÉRIO DE FERRO. Um aparelho para processamento de minério de ferro, incluindo um sizer como um britador secundário para britar o minério de ferro. Um aparelho para processamento de minério de ferro, incluindo um britador primário, um britador secundário e um britador terciário, em que o aparelho inclui um par de transportadores operáveis independentemente do britador primário para o britador secundário, do britador secundário para o britador terciário, e/ou do britador terciário para uma peneira que realimenta para o britador terciário.

Description

“APARELHO E MÉTODO PARA PROCESSAMENTO DE MINÉRIO DE FERRO”
[001] Todo o conteúdo do relatório descritivo de patente (incluindo os desenhos) do documento PCT/AU2019/051301, tal como originalmente depositado, é incorporado aqui por referência.
Campo da invenção
[002] A presente invenção se refere, em geral, a um aparelho e método para processamento de minério de ferro e, mais especificamente, mas não exclusivamente, a um aparelho e método para processamento de minério de ferro com menor custo e menor necessidade de mão-de-obra durante a parada de manutenção.
Histórico da invenção
[003] A presente invenção permite um sistema de processamento de minério, que é modular na medida em que replica subpartes do sistema em vez de tornar cada subparte maior. Esta mudança na ideologia estabelecida permite a remoção de silos de armazenamento e capacidade de reserva, bem como construções mais baixas na planta, resultando em custos mais baixos da planta, além de redundância no sistema, de modo que a planta possa ser parcialmente desativada para manutenção enquanto ainda opera em capacidade reduzida.
Sumário da invenção
[004] De acordo com um aspecto da presente invenção, um aparelho para processamento de minério de ferro tendo um sizer como britador/triturador secundário para britar/triturar o minério de ferro é proporcionado.
[005] De acordo com outro aspecto da presente invenção, proporciona-se um aparelho para processamento de minério de ferro, incluindo um quebrador de minerais (mineral breaker) como um britador secundário para britar o minério de ferro, em que o quebrador de minerais inclui um tambor quebrador montado em um compartimento para quebrar minerais em pedaços menores.
[006] Os técnicos no assunto compreenderão que quebradores minerais adequados podem ser referidos como um "sizer", um "britador de rolo" ou um "britador do tipo scroll". Embora o exemplo representado nos desenhos use um britador de rolo duplo/gêmeo, outros exemplos podem usar mais rolos, por exemplo, quatro ou seis rolos.
[007] Preferencialmente, o quebrador de minerais tem um par de tambores quebradores lado a lado montados rotativamente em um compartimento. Mais preferencialmente, o par de tambores quebradores giram em direções opostas para facilitar a britagem dos minerais entre os tambores quebradores. Ainda mais preferencialmente, cada tambor quebrador é dotado de grupos de dentes quebradores que se estendem circunferencialmente, os grupos estando distanciados axialmente ao longo do tambor quebrador, o espaçamento axial dos grupos em um tambor sendo escalonado de acordo com o outro tambor de modo que os dentes em um grupo em um tambor passem entre um par adjacente de grupos no outro tambor. O requerente determinou que é particularmente vantajoso ter o quebrador de minerais usado na britagem de estágio secundário.
[008] Preferencialmente, o aparelho inclui um britador giratório como britador primário. Mais preferencialmente, o aparelho inclui um britador de cone como um britador terciário. Preferencialmente, o sizer é alimentado diretamente de uma peneira. Em particular, o sizer pode ser alimentado diretamente de uma ou mais peneiras de estágio de escalpe, em oposição a uma peneira grizzly que normalmente seria vista em uma aplicação de britagem primária. Em um exemplo prático, os sizers secundários serão alimentados cada um a partir de uma única peneira.
[009] De acordo com outro aspecto da presente invenção, um aparelho para processamento de minério de ferro, o qual inclui um britador primário, um britador secundário e um britador terciário, em que o aparelho inclui um par de transportadores operáveis independentemente do britador primário para o britador secundário (circuito aberto), do britador secundário para o britador terciário (circuito aberto), e/ou do britador terciário para uma peneira que realimenta para o britador terciário (circuito fechado).
[0010] De acordo com outro aspecto da presente invenção, um aparelho para processamento de minério de ferro é proporcionado, o qual inclui um britador primário, um britador secundário e um britador terciário, em que o aparelho inclui um par de transportadores operáveis independentemente do britador primário para o britador secundário (circuito aberto), um par de transportadores operáveis independentemente do britador secundário para o britador terciário (circuito aberto) e de três transportadores operáveis independentemente do britador terciário para uma peneira que realimenta para o britador terciário (circuito fechado).
[0011] Preferencialmente, em um exemplo, o aparelho tem um único britador primário, múltiplos britadores secundários e múltiplos britadores terciários. Mais preferencialmente, em um exemplo, o aparelho tem um único britador primário, dois britadores secundários e três britadores terciários. O requerente identificou que há um plano de ampliação para expandir rapidamente o projeto para 2x Primário, 3x Secundário e 4x Terciário. O exemplo mostrado nos desenhos é para uma configuração de planta para cerca de 30MTPA, no entanto, compreende-se que a planta pode ser expandida além disso com a adição de circuitos de britagem. Em virtude do processamento paralelo, a expansão da configuração da planta é facilitada.
[0012] De acordo com outro aspecto da presente invenção, um aparelho para processamento de minério de ferro é proporcionado, o qual inclui um britador primário e um britador secundário, em que o britador secundário é disposto de forma que seja alimentado a partir do britador primário.
[0013] Preferencialmente, o britador secundário é disposto de forma que seja alimentado diretamente a partir do britador primário. Mais preferencialmente, o britador secundário é alimentado diretamente a partir do britador primário pelo fato de não haver silo para acumular o material a ser alimentado/fornecido ao britador secundário. O ajuste da taxa de alimentação de acordo com cada estágio de britagem e peneiração pode ser alcançado com acionamento de velocidade variável nos transportadores, alimentadores e/ou britadores.
[0014] De forma alternativa, o britador secundário é disposto de forma que seja alimentado diretamente a partir de uma peneira usada para filtrar o material proveniente do britador primário de acordo com o tamanho do material.
[0015] De acordo com outro aspecto da presente invenção, um aparelho para processamento de minério de ferro é proporcionado, o qual inclui pelo menos um transportador, em que cada transportador do aparelho tem um único ponto de descarga fixo.
[0016] De acordo com outro aspecto da presente invenção, um aparelho para processamento de minério de ferro é proporcionado, o qual inclui uma correia de pátio única (single yard belt) localizada abaixo de uma empilhadeira/recuperadora reversível, de modo que a correia de pátio única seja configurada para proporcionar a funcionalidade de transferência/carregamento para carregar o minério de ferro em um trem, a funcionalidade de empilhamento para empilhar o minério de ferro em uma pilha de estocagem e a funcionalidade de recuperação para recuperar/retomar o minério de ferro a partir da pilha para o trem.
[0017] De acordo com outro aspecto da invenção, um aparelho para processamento de minério de ferro é proporcionado, o qual inclui uma única correia disposta para transportar o material de minério de ferro de um britador terciário, em que a única correia está localizada abaixo de uma empilhadeira/recuperadora reversível de modo que a correia única seja configurada para proporcionar a funcionalidade de carregamento para carregar diretamente o material de minério de ferro em um transporte, a funcionalidade de empilhamento para empilhar o material de minério de ferro em uma pilha de estocagem e a funcionalidade de recuperação para recuperar o material de minério de ferro a partir da pilha de estocagem para o trem. A correia pode ser alimentada por um britador primário, secundário ou terciário.
[0018] A correia e a empilhadeira/recuperadora podem operar em uníssono, onde a correia pode carregar ao mesmo tempo que recebe o minério da empilhadeira/recuperadora.
Breve descrição dos desenhos
[0019] A invenção é descrita, a título de exemplo não limitativo apenas, com referência aos desenhos anexos, nos quais:
[0020] A Figura 1 (A e B) mostra, em um fluxograma de processo, um exemplo de um aparelho para processamento de minério de ferro de acordo com um exemplo da presente invenção;
[0021] A Figura 2 é uma ampliação da metade esquerda da Figura 1;
[0022] A Figura 3 é uma ampliação da metade direita da Figura 1;
[0023] A Figura 4 é uma vista em perspectiva superior que mostra um britador primário do aparelho;
[0024] A Figura 5 é uma vista em perspectiva superior que mostra um britador secundário do aparelho;
[0025] A Figura 6 é uma vista em perspectiva superior que mostra um britador terciário do aparelho;
[0026] A Figura 7 é uma vista em perspectiva superior de uma correia de pátio e uma estação de carregamento de trem do aparelho;
[0027] A Figura 8 mostra detalhes da estação de carregamento de trem;
[0028] A Figura 9 mostra uma visão geral em perspectiva superior distante dos britadores primários, secundários e terciários, bem como transportadores entre essas estações;
[0029] A Figura 10 mostra uma vista em perspectiva superior distante do britador secundário, do britador terciário e de um transportador terrestre;
[0030] A Figura 11 mostra uma vista em perspectiva superior distante do britador secundário, do britador terciário, de um transportador de finos naturais totais e de um transportador de finos gerados totais; e
[0031] A Figura 12 mostra uma vista plana do britador primário, do britador secundário, do britador terciário, do transportador de finos naturais totais, do transportador de finos gerados totais e parte do transportador terrestre.
Descrição detalhada
[0032] Com referência às Figuras 1 a 12, é mostrado um aparelho 10 para processar minério de ferro 12 tendo um sizer 14 como um britador secundário para britar o minério de ferro 12. De um modo vantajoso, o requerente determinou que o uso de um sizer 14 como um britador secundário permite que grandes silos de alimentação (do tipo necessário para um britador de cone) sejam evitados, visto que o sizer 14 não requer uma taxa constante de alimentação de material de minério de ferro como um britador de cone exige. Por sua vez, como os silos são evitados e são tipicamente silos grandes muito altos, isso permite que o aparelho seja construído com uma altura de construção baixa, o que reduz custos e facilita a confiabilidade e a manutenção.
[0033] O sizer 14 pode ter a forma de um sizer mineral de eixo duplo, sendo um quebrador de minerais 16 incluindo um tambor quebrador 18 montado em um compartimento 20 para quebrar minerais em pedaços menores. Mais especificamente, o quebrador de minerais 16 pode ter um par de tambores quebradores lado a lado 18 montados rotativamente no compartimento 20. Em tal arranjo, o par de tambores quebradores 18 giram em direções opostas para facilitar a britagem dos minerais entre os tambores quebradores 18. Cada tambor quebrador 18 pode ser dotado de grupos de dentes quebradores que se estendem circunferencialmente, os grupos estando distanciados axialmente ao longo do tambor quebrador 18, o espaçamento axial dos grupos em um tambor 18 sendo escalonado de acordo com o outro tambor 18 de modo que os dentes em um grupo em um tambor 18 passem entre um par adjacente de grupos no outro tambor 18. O compartimento 20 pode ser fabricado a partir de painéis de chapa de aço que são aparafusados e soldados uns aos outros.
[0034] Os tambores quebradores 18 podem ser engrenados em uma extremidade, um tambor 18 engrenado em relação ao outro, de modo que sejam acionados por um comando comum para girar em direções opostas. Os tambores 18 podem ser girados de modo a direcionar o material entre eles. Uma conexão de engrenagem entre os tambores pode servir para definir as posições rotativas dos tambores 18 em relação um ao outro. Os dentes nos tambores 18 podem ser dispostos para definir uma série de formações helicoidais discretas que são espaçadas circunferencialmente em torno de cada tambor 18. As formações helicoidais estendem-se ao longo do eixo de cada tambor em um sentido diferente, isto é, para um tambor esquerdo, as formações helicoidais podem se estender para longe da parede final mais próxima no sentido anti- horário, e para um tambor direito, as formações helicoidais podem se estender no sentido horário. Cada formação helicoidal ao se estender ao longo de seu respectivo tambor pode passar por um arco de cerca de 90°.
[0035] O formato dos dentes e suas posições e tamanho relativos podem ser configurados de tal forma que, durante o uso, dois tipos de ações de quebra estejam presentes – uma ação de quebra primária em pedaços maiores de mineral, em que o mineral é agarrado entre as faces dianteiras opostas dos dentes em tambores opostos e uma ação de quebra secundária, em que o material mineral é preso entre as bordas traseiras dos dentes e a face dianteira de outro dente. O arco pela qual a extremidade da formação helicoidal passa é tal que garante que uma ação de quebra secundária ocorra.
[0036] O espaçamento entre os tambores 18 pode ser escolhido de modo que, quando as pontas dos dentes em um tambor 18 passam pela calha definida entre os grupos de dentes no outro tambor 18, haja folga suficiente para que a compactação do material seja evitada. Como tal, com uma escolha adequada de espaçamento, é possível que o material fino passe rapidamente através do sizer sem compactação, deixando assim o sizer quebrar pedaços maiores de material pela ação de quebra primária e/ou secundária.
[0037] Voltando à Figura 1, o aparelho 10 pode incluir um britador giratório 22 como um britador primário. O aparelho 10 pode incluir um britador de cone 24 como um britador terciário. O sizer 14 pode ser alimentado diretamente a partir de uma peneira 26. De um modo vantajoso, nenhum silo é necessário para alimentar o sizer 14, visto que o sizer não requer uma taxa constante de alimentação de material de minério de ferro a ser britado. A peneira 26 peneira o material de minério de ferro de acordo com o tamanho de partícula, permitindo que o material de menor tamanho de partícula desvie/contorne o sizer 14 como finos naturais 28, enquanto o restante é então classificado de acordo com os farelos (midds) da peneira de escalpe 30 e alimentação do sizer 32.
[0038] Com referência à Figura 4, a estação de britagem primária pode ser cortada em rocha em vez de ter uma parede de retenção, e o britador giratório 22 pode ser montado em uma combinação de aço e concreto, disposta para britar o material de minério de ferro 12 em um silo grande ou silo 70. O silo grande pode ter uma cintura e um par de funis do tipo trouser leg, de modo a dividir o minério britado entre os dois funis do tipo trouser leg a partir dos quais o minério britado é fornecido para dois transportadores de alimentação da peneira de escalpe 34 separados, como mostrado na Figura 1.
[0039] Com referência à Figura 5, a alimentação da peneira de escalpe 34 compreende um par de transportadores que transporta o material de minério de ferro 12 do britador giratório 22 para as peneiras de escalpe 26. De um modo vantajoso, por ter dois transportadores, duas peneiras de escalpe 26 e dois sizers 14, um dos transportadores pode ser desligado para manutenção enquanto o outro transportador opera de modo que todo o aparelho 10 seja capaz de funcionar para manutenção online. Isso é expressivo, pois significa que o aparelho não requer um grande número de pessoas para realizar a manutenção, o que significa que é possível otimizar as habilidades da força de manutenção e evitar erros que podem ocorrer devido à falta de habilidade (para conseguir uma grande força de trabalho) e/ou à rapidez para concluir a manutenção enquanto o aparelho está offline. O requerente prevê que, em virtude da presente invenção, a equipe de desligamento será reduzida de 700 para 200 pessoas para um determinado tamanho de planta. No exemplo mostrado nas Figuras 1 a 12, a planta é uma planta de 10 a 30 milhões de toneladas por ano.
[0040] Com referência às Figuras 1 a 3 e observando o aparelho 10 na metade superior do fluxograma de processo, o aparelho 10 inclui um britador primário 22, um britador secundário 14 e um britador terciário 24, o aparelho 10 incluindo um par de transportadores operáveis independentemente do britador primário 22 para o britador secundário 14, do britador secundário 14 para o britador terciário 24 e três transportadores do britador terciário 24 para a peneira 40 que realimenta para o britador terciário 24. No exemplo real da invenção ilustrada, o aparelho 10 inclui dois transportadores do britador primário 22 para o britador secundário 14, dois transportadores do britador secundário 14 para o britador terciário 24 e três transportadores do britador terciário 24 para a peneira 40 que realimenta para o britador terciário 24. Além disso, o aparelho 10 tem um único britador primário na forma do único britador giratório 22, múltiplos britadores secundários na forma dos dois sizers 14 e múltiplos britadores terciários na forma dos três britadores de cone 24. Consequentemente, no exemplo preferencial da invenção mostrado, o aparelho 10 tem um único britador primário, dois britadores secundários e três britadores terciários.
[0041] Como um técnico no assunto compreenderá, o britador secundário 14 é disposto de forma que seja alimentado a partir do britador primário 22 e, mais particularmente, o britador secundário 14 é disposto de forma que seja alimentado diretamente do britador primário no sentido de que não há silo para acumulação/regulação de material de minério de ferro entre o britador primário 22 e o britador secundário 14. Como mencionado acima, isso é conseguido em virtude de o requerente identificar que o sizer 14 não requer uma taxa constante de alimentação de material de minério de ferro de modo que seja capaz de acomodar um suprimento potencialmente esporádico de material de minério de ferro proveniente do britador primário 22. Por sua vez, isso tem a vantagem de não serem necessários grandes silos de acumulação e, como esses silos são geralmente grandes, isso resulta em uma redução significativa na altura da construção. Embora os silos sejam usados na forma de silos de britagem terciária 36 para alimentar os britadores de cone 24 da estação de britagem terciária, os silos de britagem terciária 36 são replicados como três silos em paralelo (vide Figura 1), de modo que os silos sejam menores e a construção seja também correspondentemente menor, como mostrado na Figura 6. Por replicar e duplicar os componentes em vez de fazer com que os componentes individuais sejam maiores, o requerente alcançou um projeto modular eficiente, resultando em uma redução no inventário.
[0042] De um modo vantajoso, o aparelho 10 inclui pelo menos um transportador, em que cada transportador do aparelho 10 tem um único ponto de descarga fixo. Isso contrasta com os transportadores típicos que possuem peças transportadoras móveis, peças móveis e/ou lançadeiras móveis. O requerente determinou que a eliminação dos silos na estação de britagem secundária e a redução do tamanho dos silos na estação de britagem terciária promovem recursos de alimentação direta, em que os transportadores não são obrigados a se mover para fornecer o material em uma série de locais. Um par de transportadores termina em locais correspondentes aos lados adjacentes dos silos de britagem terciária 36 adjacentes, de modo que o material de minério de ferro caia sobre as bordas superiores dos lados adjacentes e seja distribuído entre os três silos correspondentemente. Desta forma, a alimentação de dois transportadores separados é separada em três alimentações diferentes sem o uso de transportadores móveis. Cada um dos três silos de britagem terciária 36 é fornecido para um britador de cone 24 separado e cada britador de cone 24 fornece para um diferente dos três transportadores de alimentação de produto
38.
[0043] Como mostrado no detalhe da Figura 2, o britador secundário 14 está disposto de forma que seja alimentado diretamente a partir da peneira 26 usada para filtrar o material de minério de ferro 12 proveniente do britador primário 22 de acordo com o tamanho do material.
[0044] Os transportadores de alimentação de produto 38 alimentam o material de minério de ferro 12 para três peneiras separadas 40 que determinam se o material de minério de ferro 12 deve ser direcionado para o transportador de finos gerados totais 42 ou devolvido por realimentação ao longo dos transportadores de alimentação do britador terciário 44 para posterior britagem terciária.
[0045] O material de minério de ferro em um transportador de finos naturais totais 46 e um transportador de finos gerados totais 42 são então fornecidos para um transportador terrestre 50 que, por sua vez, fornece para um transportador de pátio de estocagem 52. Como pode ser observado na Figura 12, o transportador de finos naturais totais 46 e o transportador de finos gerados totais 42 correm perpendicularmente aos transportadores entre as estações de britagem primária, secundária e terciária. Além disso, o transportador de finos naturais total 46 e o transportador de finos gerados totais 42 correm perpendicularmente ao transportador terrestre 50. A Figura 12 também mostra que os três transportadores que alimentam dos britadores terciários para as peneiras 40 correm entre e alternadamente para os dois transportadores de alimentação do britador terciário que alimentam dos britadores secundários 14 para os britadores terciários 24. Desta forma, a direção de alimentação é realimentada 180 graus na estação de britagem terciária de modo a realimentar a si mesma e minimizar a pegada e o tamanho da planta.
[0046] O transportador de pátio de estocagem 52 está na forma de uma correia de pátio única localizada abaixo de uma empilhadeira/recuperadora reversível 54 de modo que a correia de pátio única seja configurada para proporcionar a funcionalidade de carregamento para carregar o minério de ferro em um trem 58, a funcionalidade de empilhamento para empilhar o minério de ferro em uma pilha de estocagem (stacking stockpile) 56 (possivelmente por meio de um transportador de pilhas de estoque adicional para uma pilha de estocagem adicional 56 como mostrado na Figura 1 e Figura 3), e a funcionalidade de recuperação para recuperar o minério de ferro a partir da pilha de estocagem 56 para o trem 58. O transportador de pátio de estocagem 52 inclui uma calha de desvio 60 para contornar a empilhadeira/recuperadora 54 e é capaz de alimentar seletivamente o material de minério de ferro para um transportador de empilhamento 62 ou para a calha de desvio 60 no caso de o material de minério de ferro ser fornecido diretamente para o trem 58. O transportador de empilhamento 62 alimenta o material de minério de ferro para um transportador reversível 64 que, quando conduzido para frente, alimenta o material de minério de ferro para um transportador de pilhas de estoque e, assim, para a pilha de estocagem 56. A empilhadeira/recuperadora pode ser conduzida para tirar o material de minério de ferro a partir da pilha de estocagem 56 e alimentá-lo através do transportador reversível 64 (acionado em sentido inverso) para a calha de recuperação 66 através da qual o material é fornecido para a correia de pátio única que, por sua vez, alimenta/fornece para a estação de carregamento de trem (TLO) 68.
[0047] Estágio de britagem refere-se à redução do tamanho do material ou mineral em um único processo completado por uma ou mais unidades de equipamentos.
[0048] O estágio primário pode ser: 1x Britador Giratório 1x Britador de Mandíbula 2x Sizers (primário e secundário para produzir um minério de britador primário típico)
[0049] O estágio secundário pode ser por fluxo de processo: 1x Britador de Cone 1x Sizer 1x Britador de Rolo Duplo
[0050] O estágio terciário pode ser por fluxo de processo: 1x Britador de Cone
1x HPGR 1x Moinho
[0051] Distribuição do tamanho de partícula (PSD): Britagem de estágio primário: Alimentação - 1.500 mm, Produto - 270 mm Britagem de estágio secundário: Alimentação - 270 mm, Produto - 100 mm Britagem de estágio terciário: Alimentação - 100 mm, Produto - 8 mm
[0052] Embora as várias concretizações da presente invenção tenham sido descritas acima, deve ser entendido que elas foram apresentadas a título de exemplo apenas, e não a título de limitação. Será evidente para um técnico no assunto relevante que várias mudanças na forma e nos detalhes podem ser realizadas sem se afastar do espírito e do escopo da invenção. Assim, a presente invenção não deve ser limitada por qualquer um dos exemplos de concretizações descritos acima.
[0053] A referência neste relatório descritivo a qualquer publicação anterior (ou informações derivadas desta), ou a qualquer matéria que seja conhecida, não é, e não deve ser considerada como um reconhecimento ou admissão ou qualquer forma de sugestão de que essa publicação anterior (ou informação derivado desta) ou matéria conhecida faça parte do conhecimento geral comum no campo de atuação ao qual este relatório descritivo se refere.
[0054] Ao longo deste relatório descritivo e das reivindicações que se seguem, a menos que o contexto exija o contrário, a palavra "compreende", e variações como "compreender" e "compreendendo", serão entendidas como implicando a inclusão de um número inteiro ou etapa declarada ou grupo de números inteiros ou etapas, mas não a exclusão de qualquer outro número inteiro ou etapa ou grupo de números inteiros ou etapas.
Lista de recursos Aparelho para processamento de minério de ferro 10 Minério de ferro 12 Sizer 14
Quebrador de minerais 16 Tambores quebradores 18 Compartimento 20 Britador giratório 22 Britador de cone 24 Peneira 26 Finos naturais 28 Farelos da peneira de escalpe 30 Alimentação do sizer 32 Alimentação da peneira de escalpe 34 Silos de britagem terciária 36 Transportadores de alimentação de produto 38 Peneiras 40 Transportador de finos gerados totais 42 Transportadores de alimentação do britador terciário 44 Transportador de finos naturais totais 46 Transportador terrestre 50 Transportador de pátio de estocagem 52 Empilhadeira/Recuperadora 54 Pilha de estocagem 56 Trem 58 Calha de desvio 60 Transportador de empilhamento 62 Transportador reversível 64 Calha de recuperação 66 Estação de carregamento de trem (TLO) 68 Grande silo 70 Finos gerados 72 Material de tamanho maior da peneira 74 Transportador de pilhas de estoque 76
Carregamento do trem (TLO) 78 Carregamento de trem (TLO) direto 80 Recuperação 82 Ponta dupla 84 Portão 86 Caçamba (Clamshell) 88 Porta 90 Reversível 92 150m3 94 Volta do trilho 96

Claims (21)

Reivindicações
1. APARELHO PARA PROCESSAMENTO DE MINÉRIO DE FERRO caracterizado por compreender um quebrador de minerais como um britador secundário para britar o minério de ferro, em que o quebrador de minerais inclui um tambor quebrador montado em um compartimento para quebrar minerais em pedaços menores.
2. APARELHO PARA PROCESSAMENTO DE MINÉRIO DE FERRO, de acordo com a reivindicação 1, caracterizado pelo quebrador de minerais ter um par de tambores quebradores lado a lado montados rotativamente em um compartimento.
3. APARELHO PARA PROCESSAMENTO DE MINÉRIO DE FERRO, de acordo com a reivindicação 2, caracterizado pelo par de tambores quebradores girar em direções opostas para facilitar a britagem dos minerais entre os tambores quebradores.
4. APARELHO PARA PROCESSAMENTO DE MINÉRIO DE FERRO, de acordo com a reivindicação 3, caracterizado por cada tambor quebrador ser dotado de grupos de dentes quebradores que se estendem circunferencialmente, os grupos estando distanciados axialmente ao longo do tambor quebrador, o espaçamento axial dos grupos em um tambor sendo escalonado de acordo com o outro tambor de modo que os dentes em um grupo em um tambor passem entre um par adjacente de grupos no outro tambor.
5. APARELHO PARA PROCESSAMENTO DE MINÉRIO DE FERRO, de acordo com a reivindicação 1, caracterizado por compreender um britador giratório como um britador de estágio primário.
6. APARELHO PARA PROCESSAMENTO DE MINÉRIO DE FERRO, de acordo com a reivindicação 1 ou reivindicação 2, caracterizado por compreender um britador de cone como um britador de estágio terciário.
7. APARELHO PARA PROCESSAMENTO DE MINÉRIO DE FERRO, de acordo com a reivindicação 1, caracterizado pelo sizer ser alimentado diretamente de uma peneira com o mineral britado do estágio primário.
8. APARELHO PARA PROCESSAMENTO DE MINÉRIO DE FERRO caracterizado por compreender um britador primário, um britador secundário e um britador terciário, em que o aparelho inclui um par de transportadores operáveis independentemente do britador primário para o britador secundário, do britador secundário para o britador terciário, e/ou do britador terciário para uma peneira que realimenta para o britador terciário.
9. APARELHO PARA PROCESSAMENTO DE MINÉRIO DE FERRO, de acordo com a reivindicação 5, caracterizado pelo aparelho ter um único britador de estágio primário, múltiplos britadores de estágio secundário e múltiplos britadores de estágio terciário.
10. APARELHO PARA PROCESSAMENTO DE MINÉRIO DE FERRO, de acordo com a reivindicação 6, caracterizado pelo aparelho ter um único britador de estágio primário, dois britadores de estágio secundário e três britadores de estágio terciário.
11. APARELHO PARA PROCESSAMENTO DE MINÉRIO DE FERRO caracterizado por compreender pelo menos um transportador, em que cada um dos transportadores do aparelho tem um único ponto de descarga fixo.
12. APARELHO PARA PROCESSAMENTO DE MINÉRIO DE FERRO caracterizado por compreender um britador primário e um britador secundário, em que o britador secundário é disposto de forma que seja alimentado a partir do britador primário.
13. APARELHO, de acordo com a reivindicação 12, caracterizado pelo britador secundário ser disposto de forma que seja alimentado diretamente a partir do britador primário.
14. APARELHO, de acordo com a reivindicação 13, caracterizado pelo britador secundário ser alimentado diretamente a partir do britador primário pelo fato de não haver silo para acumular material a ser alimentado ao britador secundário.
15. APARELHO, de acordo com a reivindicação 12, caracterizado pelo britador secundário ser disposto de forma que seja alimentado diretamente a partir de uma peneira usada para filtrar o material do britador primário de acordo com o tamanho do material.
16. APARELHO PARA PROCESSAMENTO DE MINÉRIO DE FERRO caracterizado por compreender uma correia de pátio única localizada abaixo de uma empilhadeira/recuperadora reversível de modo que a correia de pátio única seja configurada para proporcionar a funcionalidade de carregamento para carregar diretamente o minério de ferro em um trem, a funcionalidade de empilhamento para empilhar o minério de ferro em uma pilha de estocagem e a funcionalidade de recuperação para recuperar o minério de ferro a partir da pilha de estocagem para o trem.
17. APARELHO PARA PROCESSAMENTO DE MINÉRIO DE FERRO caracterizado por compreender uma única correia disposta para transportar o material de minério de ferro de um britador terciário, em que a única correia está localizada abaixo de uma empilhadeira/recuperadora reversível de modo que a única correia seja configurada para proporcionar a funcionalidade de carregamento para carregar diretamente o material de minério de ferro em um transporte, a funcionalidade de empilhamento para empilhar o material de minério de ferro em uma pilha de estocagem e a funcionalidade de recuperação para recuperar o material de minério de ferro a partir da pilha de estocagem para o trem.
18. APARELHO PARA PROCESSAMENTO DE MINÉRIO DE FERRO caracterizado por compreender um quebrador de minerais como um britador de estágio secundário para britar o minério de ferro, em que o quebrador de minerais inclui um tambor quebrador montado em um compartimento para quebrar minerais grosseiros de estágio primário em pedaços menores adequados para britagem de estágio terciário.
19. APARELHO PARA PROCESSAMENTO DE MINÉRIO DE FERRO caracterizado por compreender um britador de estágio primário, um britador de estágio secundário e um britador de estágio terciário, em que o aparelho inclui múltiplos circuitos de peneiramento, britagem e transporte secundários operáveis independentemente do britador de estágio primário para o britador de estágio terciário e múltiplos circuitos de peneiramento, britagem e transporte terciários operáveis independentemente do estágio secundário para o estágio de produto, através do qual o aparelho também permite que cada circuito faça alimentação cruzada entre circuitos paralelos.
20. APARELHO PARA PROCESSAMENTO DE MINÉRIO DE FERRO caracterizado por compreender pelo menos um transportador, em que todos os transportadores do aparelho têm um único ponto de descarga fixo.
21. APARELHO PARA PROCESSAMENTO DE MINÉRIO DE FERRO caracterizado por compreender um britador primário e um britador secundário, em que o britador secundário é disposto de forma que seja alimentado a partir do britador primário sem armazenamento de material entre os britadores.
BR112021010210-8A 2018-11-27 2019-11-27 aparelho e método para processamento de minério de ferro BR112021010210A2 (pt)

Applications Claiming Priority (3)

Application Number Priority Date Filing Date Title
AU2018904512A AU2018904512A0 (en) 2018-11-27 Apparatus and method for processing iron ore
AU2018904512 2018-11-27
PCT/AU2019/051301 WO2020107070A1 (en) 2018-11-27 2019-11-27 Apparatus and method for processing iron ore

Publications (1)

Publication Number Publication Date
BR112021010210A2 true BR112021010210A2 (pt) 2021-08-17

Family

ID=70854741

Family Applications (1)

Application Number Title Priority Date Filing Date
BR112021010210-8A BR112021010210A2 (pt) 2018-11-27 2019-11-27 aparelho e método para processamento de minério de ferro

Country Status (4)

Country Link
CN (2) CN113286658A (pt)
AU (5) AU2019387713A1 (pt)
BR (1) BR112021010210A2 (pt)
WO (1) WO2020107070A1 (pt)

Families Citing this family (2)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
CN111992319A (zh) * 2020-08-07 2020-11-27 陕西冶金设计研究院有限公司 一种玄武岩综合利用系统及工艺
BR102022002312B1 (pt) * 2022-02-07 2023-02-07 David Christopher Michael Madderson Processo de planejamento integrado de mina e processamento, coleta de dados em tempo real, pré-concentração via classificação de minério com sensores (a seco), juntamente com um fluxograma da cominuição a seco combinado com um fluxograma de concentração final úmido

Family Cites Families (27)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
US2223468A (en) * 1937-12-13 1940-12-03 Kenneth A Spencer Process and apparatus for treating pyrite-containing materials
JPS54128402A (en) * 1978-03-29 1979-10-05 Sumitomo Metal Ind Ltd Crushing method for ore
FI810784L (fi) * 1981-03-13 1982-09-14 Kone Oy Anordning foer att krossa mjukaktigt material saosom kol
FR2610540B1 (fr) * 1987-02-10 1990-08-10 Cle Procede de broyage de matieres minerales quelconques et installation pour la mise en oeuvre de ce procede
US5379948A (en) * 1994-01-06 1995-01-10 American Colloid Company Method for milling clay without substantial generation of powder
DE19512509B4 (de) * 1995-04-04 2009-07-30 Polysius Ag Verfahren zur Zerkleinerung von Erzmaterial
US5678775A (en) * 1996-01-04 1997-10-21 Resource Concepts, Inc. Apparatus and systems that separate and isolate precious and semi-precious metals from electronic circuit boards
JP3582011B2 (ja) * 2002-01-25 2004-10-27 川崎重工業株式会社 粗鉱の処理方法及びその処理プラント
CA2440312A1 (en) * 2003-09-04 2005-03-04 S. Ramsis Shehata Single pass crushing flowsheet
JP4747546B2 (ja) * 2004-09-30 2011-08-17 Jfeスチール株式会社 ダブルロール式破砕機を用いた焼結鉱の整粒方法
JP4795484B2 (ja) * 2009-03-31 2011-10-19 新日本製鐵株式会社 鉄鉱石原料の粉砕方法
CN103212476A (zh) * 2013-05-09 2013-07-24 徐州众工精密模锻有限公司 一种一体化的铁矿石生产装置
CN203459131U (zh) * 2013-08-22 2014-03-05 金堆城钼业股份有限公司 一种降低碎矿产品粒度的生产线
CN104815739B (zh) * 2015-05-11 2017-04-26 成都建筑材料工业设计研究院有限公司 一种磁铁矿干磨干选方法和装置
CN105032581A (zh) * 2015-07-09 2015-11-11 金堆城钼业股份有限公司 一种辉钼矿的碎磨分级工艺
EP3362163A4 (en) * 2015-10-16 2019-07-24 CiDRA Corporate Services, Inc. ENRICHMENT OF MINERALS USING MODIFIED MATERIALS FOR MINERAL SEPARATION AND RECOVERY OF LARGE PARTICLES
CN105214831A (zh) * 2015-11-12 2016-01-06 福州大学 一种基于高压辊粉碎的低品位金矿石堆浸工艺
CN205435960U (zh) * 2016-02-19 2016-08-10 中建材(合肥)粉体科技装备有限公司 一种磁铁矿用高压辊磨机粉碎系统
CN205700947U (zh) * 2016-03-07 2016-11-23 中信重工机械股份有限公司 一种低能耗矿石碎磨系统
CN105903535A (zh) * 2016-05-31 2016-08-31 中信重工机械股份有限公司 一种高效率、低能耗的矿物粉碎工艺及系统
CN206676427U (zh) * 2017-01-01 2017-11-28 陈幼兰 一种铁矿石粉碎输送机
US11446678B2 (en) * 2017-03-01 2022-09-20 Cidra Corporate Services Llc Mineral processing plant
CN206746660U (zh) * 2017-03-15 2017-12-15 天津市兰依科技股份有限公司 一种新型钾肥破碎装置
CN107185686A (zh) * 2017-04-27 2017-09-22 酒泉钢铁(集团)有限责任公司 一种氧化铁矿石联合选矿工艺
CN106902920A (zh) * 2017-05-11 2017-06-30 安徽科信矿山机械制造有限公司 一种矿山采矿用多级高压辊磨机
CN207507620U (zh) * 2017-11-17 2018-06-19 绵阳市建诚电子有限公司 一种玻璃生产原料破碎除杂装置
CN207576517U (zh) * 2017-11-27 2018-07-06 麻城市中优顺建材科技有限公司 一种破碎机

Also Published As

Publication number Publication date
CN113286658A (zh) 2021-08-20
AU2019387713A1 (en) 2020-09-17
AU2024100020A4 (en) 2024-06-13
AU2021221848B2 (en) 2023-06-08
AU2021261897B2 (en) 2023-12-07
AU2021221848A1 (en) 2021-09-23
WO2020107070A1 (en) 2020-06-04
AU2021261897A1 (en) 2021-12-02
CN117839793A (zh) 2024-04-09
AU2023285957A1 (en) 2024-01-25

Similar Documents

Publication Publication Date Title
AU2024100020A4 (en) Apparatus and method for processing iron ore
US2381351A (en) Method and means of feeding material to grinding mills
US2005758A (en) Crusher
US20180371559A1 (en) Blast furnace stockhouse arrangement
BR122023022290A2 (pt) Aparelho e método para processamento de minério de ferro
CN102989657B (zh) 筛分机过滤筛轴
RU2805553C2 (ru) Устройство и способ обработки железной руды
US5683043A (en) Pusher grate cooler
US3927839A (en) Crushing apparatus
CN111520735A (zh) 逐级减量制煤系统
JP2004174393A (ja) ロール回転式篩装置
JP6655276B2 (ja) 石炭焚きボイラで生じる石炭灰の搬送システム、石炭焚きボイラで生じる石炭灰の搬送方法
CN108001959A (zh) 一种皮带式输送机的防掉落装置
CA2955337C (en) Hot-briquetting installation
CN206083136U (zh) 插管次品筛选装置
CN104226451A (zh) 大规模选矿厂破碎站给排料系统
CN209777711U (zh) 一种斗轮堆取料机的分料装置
CN108059005A (zh) 阶梯式料仓给矿系统及给矿方法
CN110793024A (zh) 适用于料仓皮带层狭小空间的筛分破碎装置
JP3596754B2 (ja) 3軸ロールクラッシャとその運転方法
KR101300504B1 (ko) 버켓 휠 및 이를 포함하는 리클레이머
US909275A (en) Pulverizing-machine.
US2013502A (en) Material handling and preparation
US12032363B2 (en) Method and apparatus for reconfiguring a material processing plant
CN205361609U (zh) 一种建筑废弃物进料仓

Legal Events

Date Code Title Description
B06W Patent application suspended after preliminary examination (for patents with searches from other patent authorities) chapter 6.23 patent gazette]
B154 Notification of filing of divisional application [chapter 15.50 patent gazette]

Free format text: O PEDIDO FOI DIVIDIDO NO BR122023022290-3 PROTOCOLO 870230094662 EM 25/10/2023 16:53.