BR112021007432A2 - sistema e ferramenta de mecanismo de travamento - Google Patents

sistema e ferramenta de mecanismo de travamento Download PDF

Info

Publication number
BR112021007432A2
BR112021007432A2 BR112021007432-5A BR112021007432A BR112021007432A2 BR 112021007432 A2 BR112021007432 A2 BR 112021007432A2 BR 112021007432 A BR112021007432 A BR 112021007432A BR 112021007432 A2 BR112021007432 A2 BR 112021007432A2
Authority
BR
Brazil
Prior art keywords
piston
locking
main
tool
drive shaft
Prior art date
Application number
BR112021007432-5A
Other languages
English (en)
Inventor
Odd Marius Rosvold
Dario Marchetti
Philip Tarr
Staale Svindland
Leonardo Lani
Erik Raad
Original Assignee
Vetco Gray Scandinavia As
Priority date (The priority date is an assumption and is not a legal conclusion. Google has not performed a legal analysis and makes no representation as to the accuracy of the date listed.)
Filing date
Publication date
Application filed by Vetco Gray Scandinavia As filed Critical Vetco Gray Scandinavia As
Publication of BR112021007432A2 publication Critical patent/BR112021007432A2/pt

Links

Classifications

    • EFIXED CONSTRUCTIONS
    • E21EARTH OR ROCK DRILLING; MINING
    • E21BEARTH OR ROCK DRILLING; OBTAINING OIL, GAS, WATER, SOLUBLE OR MELTABLE MATERIALS OR A SLURRY OF MINERALS FROM WELLS
    • E21B41/00Equipment or details not covered by groups E21B15/00 - E21B40/00
    • E21B41/04Manipulators for underwater operations, e.g. temporarily connected to well heads
    • FMECHANICAL ENGINEERING; LIGHTING; HEATING; WEAPONS; BLASTING
    • F15FLUID-PRESSURE ACTUATORS; HYDRAULICS OR PNEUMATICS IN GENERAL
    • F15BSYSTEMS ACTING BY MEANS OF FLUIDS IN GENERAL; FLUID-PRESSURE ACTUATORS, e.g. SERVOMOTORS; DETAILS OF FLUID-PRESSURE SYSTEMS, NOT OTHERWISE PROVIDED FOR
    • F15B15/00Fluid-actuated devices for displacing a member from one position to another; Gearing associated therewith
    • F15B15/20Other details, e.g. assembly with regulating devices
    • F15B15/26Locking mechanisms
    • F15B15/261Locking mechanisms using positive interengagement, e.g. balls and grooves, for locking in the end positions
    • HELECTRICITY
    • H02GENERATION; CONVERSION OR DISTRIBUTION OF ELECTRIC POWER
    • H02GINSTALLATION OF ELECTRIC CABLES OR LINES, OR OF COMBINED OPTICAL AND ELECTRIC CABLES OR LINES
    • H02G1/00Methods or apparatus specially adapted for installing, maintaining, repairing or dismantling electric cables or lines
    • H02G1/06Methods or apparatus specially adapted for installing, maintaining, repairing or dismantling electric cables or lines for laying cables, e.g. laying apparatus on vehicle
    • H02G1/10Methods or apparatus specially adapted for installing, maintaining, repairing or dismantling electric cables or lines for laying cables, e.g. laying apparatus on vehicle in or under water

Landscapes

  • Engineering & Computer Science (AREA)
  • Life Sciences & Earth Sciences (AREA)
  • Geology (AREA)
  • Mining & Mineral Resources (AREA)
  • Fluid Mechanics (AREA)
  • Physics & Mathematics (AREA)
  • General Life Sciences & Earth Sciences (AREA)
  • Geochemistry & Mineralogy (AREA)
  • Environmental & Geological Engineering (AREA)
  • General Engineering & Computer Science (AREA)
  • Mechanical Engineering (AREA)
  • Earth Drilling (AREA)
  • Adornments (AREA)
  • Forklifts And Lifting Vehicles (AREA)
  • Gripping Jigs, Holding Jigs, And Positioning Jigs (AREA)
  • Quick-Acting Or Multi-Walled Pipe Joints (AREA)
  • Shovels (AREA)

Abstract

SISTEMA E FERRAMENTA DE MECANISMO DE TRAVAMENTO. A presente invenção se refere a um mecanismo ou ferramenta de travamento (10) com adaptação para conexão a um veículo operado remotamente (20) e adaptado para ao menos um do grupo que consiste em conexão e desconexão de duas placas (40, 50). A presente invenção também se refere a um sistema (100) adaptado para ao menos um dentre o grupo que consiste em conexão e desconexão de duas placas, sendo que o sistema compreende o dito mecanismo ou ferramenta de travamento (10).

Description

"SISTEMA E FERRAMENTA DE MECANISMO DE TRAVAMENTO"
[0001] A presente invenção se refere a um mecanismo ou ferramenta de travamento e a um sistema adaptado para ao menos um dentre: conexão e/ou desconexão de dois multiconectores rápidos para aplicações submarinas.
[0002] São conhecidos alguns mecanismos de travamento do tipo mecânico para uso sub-aquático, sendo que o acoplamento é realizado mediante o uso de barra(s) de haste rosqueada e/ou ferramenta(s) de torque. Isso torna o(s) processo(s) ou fase(s) de instalação bastante demorado.
[0003] Portanto, é um objetivo da invenção fornecer um mecanismo ou ferramenta de travamento e um sistema de me para aplicações submarinas que possibilitem uma rápida temporização para acoplamento e travamento de diferentes pares submarinas.
[0004] Um outro objetivo da invenção é fornecer uma conexão aprimorada e uma ferramenta ou mecanismo de travamento e um sistema para conexão de uma extremidade externa a uma instalação submarina permanente ou estrutura hospedeira fixa.
[0005] Um outro objetivo da invenção é fornecer uma ferramenta ou mecanismo de travamento isento de falha e tal sistema.
[0006] Ainda outro objetivo da invenção é fornecer processo(s) ou fase(s) de operação ou instalação de baixo custo.
[0007] Ainda outro objetivo da invenção é fornecer um mecanismo ou ferramenta de travamento e um sistema de mecanismo de travamento para aplicações submarinas que se conformem às exigências submarinas definidas por um operador e/ou autoridade.
[0008] De acordo com um primeiro aspecto da invenção, isto é conseguido com uma ferramenta ou mecanismo para utilização submarina com adaptação para conexão e desconexão de uma placa flutuante e uma placa fixa.
[0009] De acordo com um segundo aspecto da invenção, isso é obtido com um sistema que usa tal ferramenta ou mecanismo.
[0010] As características principais desta invenção são apresentadas nas reivindicações independentes. Recursos adicionais da presente invenção são apresentados nas reivindicações dependentes.
[0011] A invenção ensina uma ferramenta adaptada para ao menos um dentre: conexão e/ou desconexão de um conjunto de placa flutuante e placa fixa. À ferramenta compreende uma bucha deslizante e um compartimento frontal. O compartimento frontal é montado na bucha deslizante e cobre parcialmente a bucha deslizante. Um eixo de acionamento principal é disposto de maneira móvel no interior da bucha deslizante. A haste impulsora tem um cone em uma extremidade da mesma. A haste impulsora é disposta axialmente de forma móvel no interior do eixo de acionamento principal a fim de operar em direção radial a um ou mais ferrolhos. À ferramenta compreende adicionalmente um ou mais êmbolos na bucha de deslizamento. Cada êmbolo é disposto para ser radialmente móvel dentro da bucha de deslizamento de modo que cada êmbolo seja adaptado para ser estendido para fora e radialmente ao ser submetido a uma força. A bucha de deslizamento compreende adicionalmente um ou mais orifícios radiais na mesma. Cada orifício radial é conectado, em um lado, a um canal de fonte hidráulica [consulte página 7] no compartimento frontal e, em seu outro lado, a um respectivo canal axial. Cada canal é disposto na bucha deslizante e dedicado a conexão adicional a seu respectivo êmbolo. O dito um ou mais êmbolo(s) é(são) adaptado(s) para serem operados hidraulicamente por um fluido hidráulico fornecido por uma fonte de fluido hidráulico.
[0012] Em seu lado externo, cada êmbolo tem um formato semi- esférico.
[0013] Cada ferrolho tem um formato externo toroidal, sendo que vários ferrolhos dispostos ao redor do cone formarão um formato de anel segmentado.
[0014] Cada êmbolo compreende um colar de êmbolo em sua seção de extremidade interna. Cada êmbolo é disposto em um orifício de êâmbolo na bucha de deslizamento. Um retentor de êmbolo é disposto no orifício de modo a estar em contiguidade ao colar de êmbolo. Uma mola de êmbolo é disposta entre o retentor de êmbolo e o colar de êmbolo.
[0015] Uma seção de extremidade traseira do eixo de acionamento principal é dotada de uma câmara, sendo que é disposto um pistão do tucho (push rod piston). Uma mola de retração é forçada entre o pistão do tucho e a superfície interna da câmara.
[0016] Um pistão principal da ferramenta é fixado a e circunda seu eixo de acionamento principal. Um cilindro principal é conectado de maneira deslizante a e circunda o pistão principal. O cilindro principal tem uma extremidade traseira e uma extremidade traseira, sendo que um primeiro tampão de cilindro principal é disposto na extremidade traseira do cilindro principal, e um segundo tampão do cilindro principal é disposto na extremidade frontal do cilindro principal. Os tampões são conectados de modo deslizante ao eixo de acionamento principal e fixados às seções de extremidade do cilindro principal. Uma primeira câmara de fluido é formada entre o eixo de acionamento principal, o cilindro principal, o primeiro tampão de cilindro principal e o pistão principal. Uma segunda câmara de fluido é formada entre o eixo de acionamento principal, o cilindro principal, o pistão principal e o segundo tampão de cilindro principal. As câmaras de fluido estão em comunicação fluida com uma fonte de fluido hidráulico de modo que fluido hidráulico possa ser inserido ou deixado fora do câmaras de fluido a fim de mover o pistão principal e, com isso, o eixo de acionamento principal.
[0017] A invenção ensina também um sistema adaptado para ao menos um dentre: conexão e/ou desconexão de um conjunto de placa flutuante e uma placa fixa. O conjunto da placa flutuante e placa fixa compreende múltiplos conectores. O sistema compreende a ferramenta acima mencionada, um veículo operado remotamente (ROV - remotely operated vehicle), a placa externa/flutuante disposta em uma extremidade de um feixe, a placa interna/fixa montada em uma estrutura hospedeira ou instalação submarina. A ferramenta de travamento é adaptada para ser conectada ao ROV. A ferramenta é adicionalmente adaptada para ao menos um dentre: conexão e/ou desconexão das placas. [ver página 4]
[0018] A estrutura hospedeira pode ser ao menos uma dentre: árvore de natal, tubulação, unidade de distribuição submarina (SDU - subsea distribution unit), conjunto de terminação umbilical (UTA - umbilical termination assembly).
[0019] As placas podem ser placas perfuradas multivmúltipla conexão rápida/conectora (MQC).
[0020] As placas podem compreender adicionalmente meios/mecanismos de orientação grosseiros e finos.
[0021] O feixe é adaptado para conexão de duas estruturas hospedeiras.
[0022] Esses e outros aspectos da invenção são evidentes e serão elucidados adicionalmente, a título de exemplo, com referência aos desenhos, nos quais:
[0023] A Figura 1 mostra um sistema para aplicações submarinas, de acordo com a presente invenção.
[0024] A Figura 2 mostra um sistema, de acordo com a invenção, com uma placa interna/fixa, uma placa externa/flutuante e uma ferramenta ROV que devem ser acoplados e/ou conectados juntos.
[0025] A Figura 3 ilustra uma seção transversal da placa flutuante e da ferramenta, de acordo com a invenção.
[0026] As Figuras 4a a 4c ilustram a ferramenta e a placa flutuante conectadas, de acordo com a invenção.
[0027] As Figuras 5a a 5c mostram em detalhes o acoplamento entre a ferramenta e a placa fixa na Figura 4a.
[0028] As Figuras 6a a 6b mostram em detalhes outros elementos do mecanismo ou ferramenta de travamento que são usados caso a energia hidráulica seja removida e/ou perdida.
[0029] As Figuras 7a a 7d ilusttam em detalhes elementos adicionais do mecanismo ou ferramenta de travamento, como um êmbolo de travamento (Figuras 7a a 7c) e elementos de empurrar e puxar do eixo de acionamento principal (Figura 7d) da ferramenta.
[0030] A presente invenção se refere a uma ferramenta 10 com mecanismos de travamento destinados a aplicações submarinas. A ferramenta 10 é adaptada para ser usada em um sistema de mecanismo de travamento 100, conforme ilustrado na Figura 1. A ferramenta 10 é adaptada para ser afixada a, mantida e operada por um veículo operado remotamente (ROV) 20. A ferramenta 10 pode ser usada para conectar uma conexão rápida múltipla flutuante, MQC, a uma placa fixa em uma estrutura submarina. A ferramenta 10 é totalmente operada hidraulicamente. A ferramenta 10 é adaptada para fornecer um travamento robusto entre uma placa externa/flutuante 50 com acopladores, sendo que a placa flutuante 50 é disposta em cada extremidade de um feixe 55, e uma placa interna/fixa 40 com acopladores, sendo que a placa fixa 40 é disposta em uma estrutura hospedeira ou uma instalação submarina 30 ou 31. A ferramenta 10 é adaptada para ser capaz de engatar a placa flutuante 50 e, então, a placa fixa 40 a fim de acoplar e conectar juntas a placa flutuante 50 e a placa fixa 40, incluindo todas as suas múltiplas linhas dedicadas como, mas não se limitando a, por exemplo, fluida, hidráulica, química, elétrica, etc., A desconexão das placas é habilitada por meio da ferramenta 10. O feixe 55 pode ser usado para conectar duas instalações submarinas 30, 31.
[0031] A ferramenta 10 guia a placa flutuante 50 para a placa fixa 40 e conecta os dois elementos entre si. A ferramenta 10 é então retirada das placas 40, 50 e pode ser usada em outra conexão.
[0032] As estruturas hospedeiras/instalações submarinas 30, 31 podem ser, mas não se limitam a, por exemplo, árvores de natal, tubulações, unidades de distribuição submarina (SDUs), conjuntos de terminação umbilical (UTA), etc.
[0033] As placas 40, 50 podem ser, mas não se limitam a, por exemplo, placas perfuradas multi/múltipla conexão rápida/conectora (MQC). A placa fixa 40 e a placa flutuante 50 compreendem meios de orientação grossos e finos.
[0034] A Figura 2 mostra a ferramenta 10 juntamente com a placa fixa 40 e a placa flutuante 50, a serem acopladas ou conectadas uma à outra. Alternativamente, quando desejado ou necessário, as duas placas 40, 50 podem ser destravadas e/ou desconectadas por meio da ferramenta 10. O ROV 20 é acoplado à ferramenta 10 durante as operações mencionadas acima.
[0035] Com referência à Figura 3, para a operação de acoplamento, a ferramenta ou mecanismo 10 é levado até a placa flutuante 50 por meio de um ROV 20 e engata e/ou inicia o ancoramento com a placa 50. A bucha de deslizamento 121 com dentes 11 (veja, por exemplo, a Figura 3) na ferramenta 10 engata totalmente com um colar de fecho 51 na placa flutuante 50 em alinhamento com uma luva 53 da placa flutuante
50. Um ou mais êmbolos 12 na ferramenta 10 se estende(m) para fora e radialmente para um sulco circunferencial externo 52 disposto no lado interno da luva 53 da placa flutuante 50, de modo que a ferramenta 10 engate a placa flutuante 50. Dessa forma, a ferramenta 10 trava-se à placa flutuante 50.
[0036] Com referência às Figuras 4a a 4c, o ROV 20 permite que a ferramenta seja travada à placa flutuante 50, a qual, então, é levada até a placa fixa 40 da instalação ou conjunto 30. Então o colar de fecho 51 da placa flutuante 50 é engatado com um espigão central fixo 41 da placa fixa 40. Na posição atual, o colar de fecho 51 não pode girar à medida que é engatado com o espigão central fixo
41. Enquanto engatado no espigão central fixo 41, o colar de fecho 51 pode deslizar ao redor da circunferência do espigão fixo 41.
[0037] Faz-se agora referência às Figuras 5a a 5c. Uma vez que a placa flutuante 50 é puxada para a posição, o colar de fecho 51 gira e, então, os ferrolhos do colar de fecho 54 são colocados atrás dos ferrolhos do espigão 44, travando assim a placa flutuante 50 à placa fixa 40. Um ou mais ferrolhos de travamento 17 é (são) disposto(s) em um cone 18 em uma extremidade de um eixo de acionamento principal 15 da ferramenta 10. Cada ferrolho de travamento 17 é disposto de maneira móvel em um respectivo orifício de ferrolho do cone 18. Os ferrolhos de travamento 17 têm um formato externo toroidal, sendo que diversos ferrolhos dispostos ao redor do cone 18 formarão um formato de anel segmentado, conforme visto na Figura 5c. Cada ferrolho de travamento 17 compreende botões para manter o ferrolho de travamento 17 dentro do cone 18.
7IM
[0038] Os ferrolhos de travamento 17 engatam um sulco interno 42 do espigão fixo 41 mediante a extensão de uma haste de acionamento 16 e cone 18 dentro do eixo de acionamento principal 15 da ferramenta 10. Na posição atual, o colar de fecho 51 não pode girar à medida que é engatado com o espigão fixo 41. Assim, a ferramenta 10 é travada na placa fixa 40.
[0039] O eixo de acionamento principal 15 da ferramenta 10 é então retraído a fim de puxar a placa flutuante 50 a placa fixa 40, de modo que cada linha, dentre as múltiplas linhas de um respectivo acoplador de placa fixa, seja conectada ou acoplada de modo vedante à outra respectiva linha dentre as múltiplas linhas do outro respectivo acoplador de placa flutuante. Os êmbolos 12 da ferramenta 10 são retraídos, o que permitirá então a rotação da bucha de deslizamento 121 da ferramenta 10 e os dentes 11 da bucha de deslizamento 121. Na posição atual da placa, a bucha de deslizamento 121 gira por meio de uma disposição de cremalheira 71 e pinhão 72 mostrada na Figura 3, e o colar de fecho 51 irá girar para a posição travada e travará a placa flutuante 50 à placa fixa 40. A disposição de cremalheira 71 e pinhão 72 é conectada à bucha de deslizamento 121 por meio de ao menos uma braçadeira de conexão 75 mostrada na Figura 3. A disposição de cremalheira 71 e pinhão 72 pode ser acionada por um motor hidráulico 70 mostrado na Figura 3. O motor hidráulico 70 pode ser acionado pela fonte de fluido hidráulico 25. A fonte de fluido hidráulico 25 pode ser disposta, de uma maneira conhecida, no ROV 20 (veja a Figura 1), e conectada, de uma maneira conhecida, à ferramenta 10. Após a placa flutuante 50 ser fixada ou travada à placa fixa 40, a ferramenta 10 é destravada da placa fixa 40. Os ferrolhos de travamento 17 desengatam do sulco interno 42 do espigão fixo 41 mediante a retração da haste de acionamento 16 e do cone 18. Os êmbolos 12 são desengatados, e a ferramenta é destravada do espigão fixo 41 da placa fixa 40, isto é, a partir da placa fixa
40. A ferramenta 10 é destravada da placa flutuante 50 e o ROV 20 se movimenta em sentido inverso, retirando assim a ferramenta 10 da placa flutuante 50.
[0040] Em outras modalidades, diferentes formas do sulco, como por exemplo trapezóide, e/ou um número diferente de sulcos, podem ser possíveis. No entanto, estas modalidades devem ter a mesma funcionalidade especificada acima. O sulco, ou sulcos, deve resistir mecanicamente a ferrolhos de travamento 17 puxados axialmente para fora. O sulco, ou sulcos, deve também empurrar os ferrolhos de travamento 17 radialmente para dentro quando da retração da ferramenta 10. Por exemplo, um sulco quadrado pode não satisfazer ao último requisito.
[0041] Caso se deseje destravar a placa flutuante 50 da placa fixa 40 a fim de separá-las uma da outra, a bucha de deslizamento 121 gira de uma maneira descrita anteriormente, e o colar de fecho 51 gira para a posição destravada, destravando assim a placa flutuante 50 da placa fixa 40. Os êmbolos 12 são, então, estendidos a fim de travar a ferramenta 10 na placa flutuante 50. Os ferrolhos de travamento 17 são desengatados com o eixo de acionamento principal 15 totalmente estendido. Então a ferramenta 10 e a placa flutuante 50 podem ser retiradas da placa fixa 40.
[0042] Conforme visto na Figura 3 é, a ferramenta de travamento 10 compreende uma bucha de deslizamento oca 121 e um compartimento frontal oco 101 montado na bucha de deslizamento 121. O eixo de acionamento principal 15 é axialmente móvel dentro da bucha de deslizamento 121. O eixo de acionamento principal 15 pode ser acionado hidraulicamente. A haste impulsora 16 é axialmente móvel no interior do eixo de acionamento principal 15. A haste impulsora 16 é hidraulicamente acionada a fim de operar o cone 18 e, assim, os ferrolhos de travamento 17.
[0043] Com referência às figuras 6a a 6b, a seção de extremidade traseira 26 do eixo de acionamento principal 15 é dotada de uma câmara 29, sendo que um pistão do tucho 28 está disposto a fim de acionar hidraulicamente o tucho 16. A mola de retração 27 é forçada entre o pistão do tucho 28 e uma superfície interna 33 da câmara 29 disposta no eixo de acionamento principal 15. O tampão da haste impulsora veda a câmara 29 e fornece um batente de extremidade traseira para o pistão da haste impulsora 28.
[0044] Com a extremidade traseira do eixo de acionamento principal 15 e a extremidade traseira da ferramenta 10, pretende-se dizer aqui que a extremidade da ferramenta 10 estará voltada para o ROV 20 que segura a ferramenta 10. À extremidade dianteira do eixo de acionamento principal 15 ou da ferramenta 10,éa seção de extremidade que estará voltada para os elementos de placa flutuante e placa fixa quando a ferramenta 10 for conectada a tais elementos. Os termos "traseiro" e "dianteiro" definem assim uma direção apontando desde a extremidade que está mais próxima ao ROV 20 quando a ferramenta 10 está funcionamento, na direção da extremidade que está mais próxima aos elementos que estão sendo conectados ou desconectados.
[0045] Uma vez que a energia hidráulica é removida, a haste impulsora 16 será retraída pela mola de retração 27, dessa forma o cone 18 permitirá que os ferrolhos de travamento 17 sejam retraídos quando a ferramenta estiver sendo puxada para fora, já que os ferrolhos de travamento 17 não estarão mais em uma posição engatada ou travada, veja as Figuras 5a a 5b. Isso irá assegurar que o vaso de superfície não seja ancorado a uma extremidade próxima ao centro da estrutura hospedeira.
[0046] Faz-se referência às Figuras 7a a 7c. Os êmbolos 12 na ferramenta 10 também são hidraulicamente acionados. O sulco circunferencial externo 52 está disposto no lado interno da luva 53 da placa flutuante 50 e é adaptado para receber os êmbolos 12. Conforme visto na Figura 3, um canal de fonte hidráulica 9 é fornecido no envoltório externo/compartimento frontal 101 da ferramenta 10. Um sulco circunferencial 21 é disposto no lado externo da bucha de deslizamento 121 em conexão fluida com o canal hidráulico 9. Dois elementos vedantes circulares do compartimento central 101 são dispostos em cada lado do sulco 21 a fim de que se obtenha uma conexão vedada com o compartimento frontal 101 (isto é, uma conexão vedada entre a bucha de deslizamento 121 e o compartimento frontal 101). O fluido hidráulico para os êmbolos 12 é distribuído a partir do canal hidráulico 9 para o sulco circunferencial 21, o qual distribui o fluido para um ou mais orifícios radiais 19 na bucha de deslizamento 121, que, por sua vez, distribui o fluido para um ou mais canais/canaletas axiais 191 na bucha de deslizamento 121, levando a um ou mais orifícios de êmbolo 13, cada um acomodando o respectivo êmbolo 12.
[0047] Uma mola do êmbolo 22 é disposta ao redor de cada êmbolo 12, fornecendo tensão quando os êmbolos 12 são acionados hidraulicamente. Quando a energia hidráulica é removida, os êmbolos 12 são empurrados para dentro por meio das molas de êmbolo 22.
[0048] Além disso, em seu lado externo, o êmbolo 12 tem um formato ou forma semiesférica. O sulco circunferencial interno 52 da placa flutuante 50 terá também um formato ou forma semi-esférico respectivamente correspondente para acoplar ao formato ou forma esférica do êmbolo 12. Isto é feito para auxiliar a retração dos êmbolos 12, no caso de as molas de êmbolo 22 não estarem fornecendo força suficiente para pressionar os êmbolos para fora do sulco 52. Obtém-se fácil retração devido à forma ou formato correspondente específico do êmbolo 12 e do sulco 52, e às forças aplicadas nos êmbolos 12 provenientes dos movimentos da placa flutuante 50 e/ou da ferramenta 10.
[0049] Cada êmbolo 12 compreende um colar de êmbolo 24 ao redor de sua circunferência interna. Cada êmbolo 12 está disposto no orifício do êmbolo 13 na bucha de deslizamento 121. Um retentor de êmbolo 23 é disposto no orifício 13 para estar em posição limítrofe contra o colar do êmbolo 24. Isto é feito a fim de manter os êmbolos 12 dentro da bucha de deslizamento 121.
[0050] A Figura 7d mostra um desenho do detalhe dos elementos que estão empurrando e puxando o eixo de acionamento principal 15 durante a operação. Um pistão principal 60 é fixado ao eixo de acionamento principal 15 ao redor da circunferência do eixo de acionamento principal 15. Na circunferência externa, o pistão principal 60 é conectado de modo móvel a um cilindro principal 61. Na primeira e na segunda extremidade do cilindro principal 61, há um primeiro e segundo tampões de cilindro principal 62, 63, respectivamente. O primeiro tampão de extremidade 62 é disposto na seção de extremidade mais traseira 61, enquanto a segunda tampa de extremidade 63 é disposto na seção de extremidade dianteira do cilindro 61. Os tampões de extremidade 62 e 63 funcionam como vedações e batentes de extremidade para o pistão principal 60.
[0051] Uma primeira câmara de fluido 64 é formada entre o primeiro tampão do cilindro principal 62, o pistão principal 60, o eixo de acionamento principal 15 e o cilindro principal 61. O cilindro principal 61 estará formando a superfície externa da primeira câmara de fluido 64 e o eixo de acionamento principal 15 estará formando a superfície interna da câmara 64. De modo correspondente, uma segunda câmara de fluido 65 é formada entre o pistão principal 60, o segundo tampão de cilindro principal 63, o eixo de acionamento principal 15 e o cilindro principal 61. A primeira câmara de fluido 64 estará no lado posterior do pistão principal 60, enquanto a segunda câmara de fluido 65 estará no lado dianteiro do pistão principal 60.
[0052] Para empurrar o eixo de acionamento principal 15 na direção da placa flutuante 50 e/ou da placa fixa 40, a primeira câmara de fluido 64 é preenchida com fluido hidráulico, enquanto o fluido na segunda câmara de fluido 65 é canalizado para fora dessa câmara. Quando o eixo de acionamento principal 15 é empurrado para a frente, os êmbolos 12 serão empurrados para fora do sulco circunferencial 52 da placa flutuante 50, conforme descrito acima.
[0053] Para puxar o eixo de acionamento principal 15 na direção oposta à placa fixa 40, a segunda câmara de fluido 65 é preenchida com fluido hidráulico, enquanto o fluido na primeira câmara de fluido 64 é canalizada para fora dessa câmara. Quando o eixo de acionamento principal 15 é puxado para trás, os êmbolos 12 serão puxados na direção do eixo principal 15. Os canais de fluido que fornecem fluido hidráulico à primeira 64 e à segunda 65 câmaras de fluido não são mostrados no desenho, mas ficará evidente para o versado na técnica dispor canais de fluido em conexão com cada câmara de fluido 64, 65.
[0054] Modificações, alterações e adaptações adicionais da presente invenção ocorrerão naturalmente aos versados na técnica sem que se afaste do escopo da invenção, conforme expresso e declarado nas reivindicações de patente a seguir.

Claims (10)

REIVINDICAÇÕES
1. Ferramenta de travamento e destravamento (10) para ao menos um dentre: conexão e/ou desconexão de um conjunto de uma placa flutuante (50) e uma placa fixa (40), a ferramenta de travamento e destravamento (10) sendo caracterizada por compreender uma bucha de deslizamento (121) e um compartimento frontal (101) montado na bucha de deslizamento (121) e cobrindo parcialmente a bucha de deslizamento (121), sendo que um eixo de acionamento principal (15) é axialmente móvel dentro da bucha de deslizamento (121), sendo que um tucho (push rod) (16), tendo um cone (18) em uma extremidade do mesmo, é axialmente móvel dentro do eixo de acionamento principal (15) a fim de operar na direção radial um ou mais ferrolhos de travamento (17), sendo que a ferramenta de travamento e destravamento (10) compreende adicionalmente um ou mais êmbolos (12) na bucha de deslizamento (121), sendo que cada êmbolo (12) se estende para fora e radialmente ao ser submetido a uma força, sendo que a bucha de deslizamento (121) compreende adicionalmente um ou mais orifícios radiais (19), sendo que cada orifício radial (19) é conectado, em um lado, a um canal de fonte hidráulica (9) no compartimento frontal (101) e, em seu outro lado, a um respectivo canal axial (191), sendo que cada canal axial (191) é disposto na bucha de deslizamento (121) e dedicado para conexão adicional a seu respectivo êmbolo (12), o dito um ou mais êmbolos (12) sendo operados hidraulicamente por um fluido hidráulico fornecido por uma fonte de fluido hidráulico (25). [ver página 7]
2. Ferramenta de travamento e destravamento (10), de acordo com a reivindicação 1, caracterizada por, em seu lado externo, cada êmbolo (12) ter um formato semi-esférico.
3. Ferramenta de travamento e destravamento (10), de acordo com a reivindicação 1 ou reivindicação 2, caracterizada por cada ferrolho de travamento (17) ter um formato toroidal externo, sendo que diversos ferrolhos de travamento (17) dispostos ao redor do cone (18) formarão um formato de anel segmentado.
4. Ferramenta de travamento e destravamento (10), de acordo com qualquer uma das reivindicações 1 a 3, caracterizada por cada êmbolo (12) compreender um colar de êmbolo (24) em sua seção de extremidade interna, sendo que cada êmbolo (12) é disposto em um orifício de êmbolo (13) na bucha de deslizamento (121), sendo que um retentor de êmbolo (23) é disposto no orifício (13) de modo a ficar em posição limítrofe contra o colar do êmbolo (24), e uma mola de êmbolo (22) é disposta entre o retentor do êmbolo (23) e o colar do êmbolo (24).
5. Ferramenta de travamento e destravamento (10), de acordo com qualquer uma das reivindicações anteriores, caracterizada por uma seção de extremidade traseira (26) do eixo de acionamento principal (15) ser dotada de uma câmara (29), sendo que um pistão do tucho (28) é disposto, uma mola de retração (27) é forçada entre o pistão do tucho (28) e a superfície interna (33) da câmara (29).
6. Ferramenta de travamento e destravamento (10), de acordo com qualquer uma das reivindicações anteriores, caracterizada por: - um pistão principal (60) ser fixado a e circundar o eixo de acionamento principal (15), - um cilindro principal (61) ser conectado de maneira deslizante a e circundar o pistão principal (60), - o cilindro principal (61) ter uma extremidade traseira e uma extremidade dianteira, um primeiro tampão de cilindro principal (62) disposto na extremidade traseira do cilindro principal e um segundo tampão de cilindro principal (63) disposto na extremidade dianteira do cilindro principal (61), - os tampões (62, 63) serem conectados de modo deslizante ao eixo de acionamento principal (15) e fixados às seções de extremidade do cilindro principal.
7. Ferramenta de travamento e destravamento (10), de acordo com a reivindicação 6, caracterizada por uma primeira câmara de fluido (64) ser formada entre o eixo de acionamento principal (15), o cilindro principal (61), o primeiro tampão de cilindro principal (62) e o pistão principal (60), e uma segunda câmara de fluido (65) ser formada entre o eixo de acionamento principal (15), o cilindro principal (61) o pistão principal (60) e o segundo tampão de cilindro principal (63), sendo que as câmaras de fluido (64, 65) estão em comunicação fluida com a fonte de fluido hidráulico (25), pelo que o fluido hidráulico pode ser inserido ou deixado fora das câmaras de fluido (64, 65) para mover o pistão principal (60) e, assim, o eixo de acionamento principal (15).
8. Sistema (100), caracterizado por ser adaptado para ao menos um dentre: conexão e/ou desconexão de um conjunto de uma placa flutuante (50) e uma placa fixa (40), o conjunto de placa flutuante (50) e placa fixa (40) compreendendo múltiplos conectores, o sistema compreendendo uma ferramenta de travamento e destravamento (10), conforme definido em qualquer uma das reivindicações 1 a 7, um veículo operado remotamente (20), a placa flutuante (50) sendo disposta em um extremidade de um feixe (55), e a placa fixa (40) montada em uma estrutura hospedeira ou instalação submarina (30, 31), sendo que a ferramenta de travamento e destravamento (10) é conectável ao ROV (20) e é adicionalmente adaptada para ao menos um dentre: conexão e/ou desconexão das placas (40, 50). [ver página 4]
9. Sistema (100), de acordo com a reivindicação 8, caracterizado por a estrutura hospedeira (30, 31) ser ao menos uma dentre: árvore de natal, tubulação, unidade de distribuição submarina (SDU - subsea distribution unit), conjunto de terminação umbilical (UTA - umbilical termination assembly).
10. Sistema (100), de acordo com qualquer uma das reivindicações 8 a 9, caracterizado por as placas (40, 50) compreenderem meios de orientação grosseiros (81, 82) e finos (83, 84).
BR112021007432-5A 2018-11-21 2019-11-20 sistema e ferramenta de mecanismo de travamento BR112021007432A2 (pt)

Applications Claiming Priority (3)

Application Number Priority Date Filing Date Title
NO20181486A NO345254B1 (en) 2018-11-21 2018-11-21 Locking Mechanism Tool and System
NO20181486 2018-11-21
PCT/EP2019/025405 WO2020104060A1 (en) 2018-11-21 2019-11-20 Locking mechanism tool and system

Publications (1)

Publication Number Publication Date
BR112021007432A2 true BR112021007432A2 (pt) 2021-08-03

Family

ID=68835137

Family Applications (1)

Application Number Title Priority Date Filing Date
BR112021007432-5A BR112021007432A2 (pt) 2018-11-21 2019-11-20 sistema e ferramenta de mecanismo de travamento

Country Status (6)

Country Link
US (1) US11686181B2 (pt)
AU (1) AU2019383426B2 (pt)
BR (1) BR112021007432A2 (pt)
GB (1) GB2594387B (pt)
NO (1) NO345254B1 (pt)
WO (1) WO2020104060A1 (pt)

Families Citing this family (1)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
IT202200006731A1 (it) * 2022-04-05 2023-10-05 Baker Hughes Energy Tech Uk Ltd Struttura per utilizzo sottomarino.

Family Cites Families (40)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
US3312283A (en) * 1964-06-30 1967-04-04 Shell Oil Co System for installing and retrieving well tools in well strings
USRE27294E (en) * 1970-02-18 1972-02-22 Operator devices
US4031969A (en) * 1974-03-07 1977-06-28 Roy H. Cullen Method and apparatus for earth boring
US4807700A (en) * 1987-09-18 1989-02-28 Cameron Iron Works Usa, Inc. Wireline downhole annulus valve
US5056418A (en) * 1990-10-18 1991-10-15 Granger Stanley W Self-adjusting automatic locking piston for RAM blowout preventers
US5794701A (en) * 1996-06-12 1998-08-18 Oceaneering International, Inc. Subsea connection
US5857715A (en) * 1997-09-04 1999-01-12 J. Ray Mcdermott, S.A. Pipeline branch arrangement
US6186237B1 (en) * 1997-10-02 2001-02-13 Abb Vetco Gray Inc. Annulus check valve with tubing plug back-up
US6006647A (en) * 1998-05-08 1999-12-28 Tuboscope I/P Inc. Actuator with free-floating piston for a blowout preventer and the like
CA2277628A1 (en) * 1999-07-19 2001-01-19 Timothy Miles Lower Subsea electronic valve tagging and status logging systems
US6644410B1 (en) * 2000-07-27 2003-11-11 Christopher John Lindsey-Curran Modular subsea control system
GB0112049D0 (en) * 2001-05-17 2001-07-11 Subsea Offshore Ltd Connector
US7156169B2 (en) * 2003-12-17 2007-01-02 Fmc Technologies, Inc. Electrically operated actuation tool for subsea completion system components
GB0409189D0 (en) * 2004-04-24 2004-05-26 Expro North Sea Ltd Plug setting and retrieving apparatus
US8006763B2 (en) * 2004-08-20 2011-08-30 Saipem America Inc. Method and system for installing subsea insulation
US7243729B2 (en) * 2004-10-19 2007-07-17 Oceaneering International, Inc. Subsea junction plate assembly running tool and method of installation
NO323929B1 (no) * 2005-01-20 2007-07-23 Vetco Gray Scandinavia As Tetningselement og koplingsanordning forsynt med samme
US7311035B2 (en) * 2005-02-11 2007-12-25 Oceaneering International, Inc. Subsea hydraulic junction plate actuator with R.O.V. mechanical override
NO325935B1 (no) * 2006-11-22 2008-08-18 Aker Subsea As Koblingsanordning.
GB2453910B (en) * 2007-02-24 2011-05-18 M S C M Ltd Securing devices and subsea assemblies including them
WO2009114704A2 (en) * 2008-03-12 2009-09-17 Oceaneering International, Inc Subsea tool changer
GB0901098D0 (en) * 2009-01-23 2009-03-11 Viper Subsea Ltd Connection device
US8181700B2 (en) * 2009-06-22 2012-05-22 Vetco Gray Inc. System and method of displacing fluids in an annulus
GB2473444B (en) * 2009-09-09 2013-12-04 Vetco Gray Controls Ltd Stabplate connections
NO333113B1 (no) * 2009-10-07 2013-03-04 Aker Subsea As Horisontal koblingsanordning
GB2487195B (en) * 2011-01-11 2017-04-05 Viper Subsea Tech Ltd Separation device
EP2637274B1 (en) * 2012-03-05 2022-05-04 Vetco Gray Scandinavia AS Power cable termination arrangement
NO339184B1 (no) * 2012-11-21 2016-11-14 Aker Subsea As Ventiltre med pluggverktøy
US9068433B2 (en) * 2013-03-15 2015-06-30 Cameron International Corporation Diverter stabbing dog
US9732595B2 (en) * 2013-11-19 2017-08-15 Wright's Well Control Services, Llc Fluid connector assembly with automatic flow shut-off and method usable for establishing a fluid connection
US9309739B2 (en) * 2013-11-19 2016-04-12 David Wright Stab connector assembly and methods usable for establishing a fluid connection
US9874068B2 (en) * 2014-08-08 2018-01-23 Wright's Well Control Services, Llc Apparatus and method usable for open-water rigless and riserless plug and abandonment (P and A) work
BR102014023895A2 (pt) * 2014-09-25 2016-05-17 Fmc Technologies Do Brasil Ltda manifold com arquitetura em bloco
NO343252B1 (en) * 2015-04-30 2018-12-27 Vetco Gray Scandinavia As Horizontal connection arrangement
WO2016198557A1 (en) * 2015-06-09 2016-12-15 Aker Solutions As A well tube and a well bore component
WO2017150982A1 (en) * 2016-03-04 2017-09-08 Aker Solutions As Subsea well equipment landing indicator and locking indicator
NO341771B1 (en) * 2016-04-21 2018-01-15 Vetco Gray Scandinavia As Horizontal connection system and method for subsea connection of two hubs to each other by means of such a connection system
US10107061B2 (en) * 2016-06-21 2018-10-23 Onesubsea Ip Uk Limited Systems and methods for monitoring a running tool
GB2560034A (en) * 2017-02-28 2018-08-29 Ge Oil & Gas Uk Ltd Power screw mechanism with rotation clutch
US11286739B2 (en) * 2017-05-05 2022-03-29 Onesubsea Ip Uk Limited Tubing hanger orientation system and techniques

Also Published As

Publication number Publication date
AU2019383426A1 (en) 2021-06-10
WO2020104060A1 (en) 2020-05-28
US20210396099A1 (en) 2021-12-23
AU2019383426B2 (en) 2022-05-19
GB202108124D0 (en) 2021-07-21
GB2594387A (en) 2021-10-27
NO345254B1 (en) 2020-11-23
US11686181B2 (en) 2023-06-27
NO20181486A1 (en) 2020-05-22
GB2594387B (en) 2022-10-26

Similar Documents

Publication Publication Date Title
BRPI0901458A2 (pt) atuador elétrico removìvel
BR102012004559B1 (pt) Sistema para conectar um conjunto de riser marinho inferior a um riser marinho
BR102013026642B1 (pt) Instrumento de conexão para conectar uma seção de extremidade de um primeiro conduto a uma seção de extremidade de um segundo conduto, e disposição de conexão para conexão submarina de uma seção de extremidade de um primeiro conduto a uma seção de extremidade de um segundo conduto
BR112013026471B1 (pt) Conector elétrico submarino para conectar infraestrutura de sistemas de controle ou alimentação
US20110088909A1 (en) Stabplate connections
CN104712868B (zh) 一种水下多路液压快速连接装置
BR102012000605A2 (pt) Dispositivo de separação submarino
BR102014023561B1 (pt) Unidade de conector, método para estabelecer uma conexão entre uma parte macho e uma parte fêmea de uma unidade de conector e método para liberar uma conexão entre uma parte macho e uma parte fêmea de uma unidade de conector
BRPI0618458B1 (pt) Cover for an underwater tree and underwater tree
BR102013026641A2 (pt) disposição submarina
BR102014031834B1 (pt) sistema de conexão para conexão submarina
BR112021007432A2 (pt) sistema e ferramenta de mecanismo de travamento
BR102013006918A2 (pt) Conector submarino e método
BR112015032165B1 (pt) Conexão submarina e método para conectar um umbilical a uma estrutura submarina utilizando uma conexão submarina
BR112020006420A2 (pt) múltiplos acopladores combinados com método de travamento de giro para acionamento superior
AU2010226562B2 (en) Locking penetrator
CN110242296A (zh) 采煤机离合机构锁定装置
CN208294900U (zh) 一种基于螺旋导槽的快速可拆装连接装置
RU2707313C1 (ru) Электрогидравлический пенетратор
US10125825B2 (en) Hydraulic tool
RU2731433C1 (ru) Пенетратор комбинированного управления
RU2731481C1 (ru) Пенетратор гидравлического управления
CN103711439B (zh) 一种防脱开的快速接头
BR112019012471A2 (pt) ferramenta de ancoragem superior autoenergizante recuperável.
NO346300B1 (en) Single line quick connector, a fluid line insert and an associated method of engaging the single line quick connector

Legal Events

Date Code Title Description
B06W Patent application suspended after preliminary examination (for patents with searches from other patent authorities) chapter 6.23 patent gazette]
B09A Decision: intention to grant [chapter 9.1 patent gazette]
B09W Correction of the decision to grant [chapter 9.1.4 patent gazette]

Free format text: RETIFICACAO DO DESPACHO 9.1 PUBLICADO NA RPI 2779, DE 09/04/2024.