BR112020014455A2 - máquina para preparo de bebidas com interface de usuário aprimorada - Google Patents

máquina para preparo de bebidas com interface de usuário aprimorada Download PDF

Info

Publication number
BR112020014455A2
BR112020014455A2 BR112020014455-0A BR112020014455A BR112020014455A2 BR 112020014455 A2 BR112020014455 A2 BR 112020014455A2 BR 112020014455 A BR112020014455 A BR 112020014455A BR 112020014455 A2 BR112020014455 A2 BR 112020014455A2
Authority
BR
Brazil
Prior art keywords
input device
drink
beverage
value
range
Prior art date
Application number
BR112020014455-0A
Other languages
English (en)
Inventor
Grégory SAVIOZ
Youcef Ait Bouziad
Fabien Ludovic Agon
Original Assignee
Société des Produits Nestlé S.A.
Priority date (The priority date is an assumption and is not a legal conclusion. Google has not performed a legal analysis and makes no representation as to the accuracy of the date listed.)
Filing date
Publication date
Application filed by Société des Produits Nestlé S.A. filed Critical Société des Produits Nestlé S.A.
Publication of BR112020014455A2 publication Critical patent/BR112020014455A2/pt

Links

Classifications

    • AHUMAN NECESSITIES
    • A47FURNITURE; DOMESTIC ARTICLES OR APPLIANCES; COFFEE MILLS; SPICE MILLS; SUCTION CLEANERS IN GENERAL
    • A47JKITCHEN EQUIPMENT; COFFEE MILLS; SPICE MILLS; APPARATUS FOR MAKING BEVERAGES
    • A47J31/00Apparatus for making beverages
    • A47J31/44Parts or details or accessories of beverage-making apparatus
    • A47J31/4403Constructional details
    • A47J31/4407Lids, covers or knobs
    • GPHYSICS
    • G06COMPUTING; CALCULATING OR COUNTING
    • G06FELECTRIC DIGITAL DATA PROCESSING
    • G06F3/00Input arrangements for transferring data to be processed into a form capable of being handled by the computer; Output arrangements for transferring data from processing unit to output unit, e.g. interface arrangements
    • G06F3/01Input arrangements or combined input and output arrangements for interaction between user and computer
    • G06F3/016Input arrangements with force or tactile feedback as computer generated output to the user
    • GPHYSICS
    • G06COMPUTING; CALCULATING OR COUNTING
    • G06FELECTRIC DIGITAL DATA PROCESSING
    • G06F3/00Input arrangements for transferring data to be processed into a form capable of being handled by the computer; Output arrangements for transferring data from processing unit to output unit, e.g. interface arrangements
    • G06F3/01Input arrangements or combined input and output arrangements for interaction between user and computer
    • G06F3/03Arrangements for converting the position or the displacement of a member into a coded form
    • G06F3/033Pointing devices displaced or positioned by the user, e.g. mice, trackballs, pens or joysticks; Accessories therefor
    • G06F3/0362Pointing devices displaced or positioned by the user, e.g. mice, trackballs, pens or joysticks; Accessories therefor with detection of 1D translations or rotations of an operating part of the device, e.g. scroll wheels, sliders, knobs, rollers or belts

Abstract

A presente invenção refere-se a uma máquina para o preparo de bebidas que compreende uma interface de usuário para permitir a um usuário interagir com a máquina, sendo que a interface de usuário compreende um dispositivo de entrada (1, 1', 1") para selecionar um valor de um parâmetro de bebida dentro de uma faixa de valores, em que o dispositivo de entrada (1, 1?, 1") é um elemento físico, como um botão ou um elemento deslizante, móvel dentro de uma faixa de movimento preferencialmente finita, e em que a posição do dispositivo de entrada (1, 1', 1") dentro da faixa de movimento corresponde a um valor selecionado da faixa de valores; uma disposição para preparo de bebidas configurada para preparação de uma bebida a partir de um ou mais ingredientes, levando-se em consideração o valor selecionado; um controlador para controlar a interface de usuário e a disposição para preparo; em que a interface de usuário compreende adicionalmente um acionador (2) conectado ao dispositivo de entrada (1, 1', 1") para fornecer retroinformação tátil a um usuário movendo o dispositivo de entrada (1, 1?, 1"). É descrito também um método para a preparação de uma bebida com tal máquina para o preparo de bebidas.

Description

Relatório Descritivo da Patente de Invenção para "MÁQUINA PARA PREPARO DE BEBIDAS COM INTERFACE DE USUÁRIO APRIMORADA".
CAMPO DA INVENÇÃO
[001] A presente invenção refere-se a uma máquina para o preparo de bebidas com uma interface de usuário aprimorada. A presente invenção se refere em particular a uma máquina para o preparo de bebidas com uma interface de usuário que orienta os usuários na configuração de parâmetros de bebidas e/ou evita a seleção de parâmetros inadequados.
ANTECEDENTES DA INVENÇÃO
[002] Para o propósito da presente descrição, uma "bebida" se destina a incluir qualquer substância líquida consumível por humanos, como café, chá, chocolate quente ou frio, leite, sopa, alimento para bebês ou similares.
[003] Máquinas para o preparo de bebidas geralmente misturam, em uma disposição para preparo de bebidas, um ou mais ingredientes, como, por exemplo, mas não exclusivamente: café moído, folhas de chá, chocolate em pó, leite liofilizado, sopa liofilizada, alimento para bebês liofilizado, etc.; com um líquido carreador, por exemplo água, e dispensam a bebida resultante em um receptáculo adequado. Algumas máquinas para o preparo de bebidas utilizam, por exemplo, ingredientes fornecidos em cápsulas, sendo que o conteúdo de uma cápsula corresponde tipicamente à quantidade necessária para o preparo de uma porção de bebida.
[004] Para o propósito da presente descrição, uma "cápsula" se destina a incluir qualquer ingrediente de bebida pré-dividido em porções ou uma combinação de ingredientes (doravante chamado de "ingrediente") dentro de uma embalagem vedada de qualquer material adequado, como plástico, alumínio, um material reciclável e/ou biodegradável e combinações dos mesmos, incluindo um saquinho macio ou um cartucho rígido que contém o ingrediente.
[005] Máquinas para o preparo de bebidas frequentemente permitem que os usuários personalizem sua bebida, tipicamente através do ajuste de um ou mais parâmetros de bebidas, como por exemplo, mas não exclusivamente: o volume de bebida, a temperatura de bebida, a presença de ingredientes adicionais como: leite, açúcar, sal, etc.; a proporção de ingredientes de bebidas diferentes, como por exemplo leite e café, etc. Portanto, quando confrontado com tal máquina para o preparo de bebidas, o usuário tem de fazer escolhas como, por exemplo, selecionar o comprimento de seu copo e/ou outros parâmetros. Isso pode se tornar difícil, por exemplo, quando se trata de múltiplos ingredientes de bebidas e o usuário tem de evitar um copo transbordar e permanecer dentro de proporções e volumes razoáveis, em comparação com o conteúdo de uma cápsula por exemplo. Pode ser ainda mais difícil quando ambos os produtos saem de uma mesma cápsula que tem dois compartimentos separados.
[006] Em algumas máquinas para o preparo de bebidas, o usuário é guiado para os melhores resultados na xícara com o uso de pictogramas que mostram um valor de parâmetro preferencial de um ingrediente ou cápsula específico. Algumas máquinas para o preparo de bebidas também usam algumas cápsulas e/ou sistemas de reconhecimento de ingrediente para pré-configurar alguns parâmetros de bebida como comprimento do copo, temperatura, etc.
[007] Ainda há, no entanto, uma necessidade por uma máquina para o preparo de bebidas com uma interface de usuário aprimorada que fornece uma interface interativa para se comunicar eficientemente com o usuário e guiar o mesmo em direção a melhores resultados na xícara.
SUMÁRIO DA INVENÇÃO
[008] Esses objetivos e outras vantagens são obtidos por uma máquina para o preparo de bebidas que compreende uma interface de usuário que permite ao usuário interagir com a máquina, sendo que a interface de usuário compreende um dispositivo de entrada para selecionar um valor de um parâmetro de bebida dentro de uma faixa de valores, sendo que o dispositivo de entrada é um elemento físico, como um botão ou elemento deslizante, móvel dentro de uma faixa de movimento preferencialmente finita, e sendo que a posição do dispositivo de entrada dentro da faixa de movimento corresponde a um valor selecionado da faixa de valores; uma disposição para preparo de bebidas configurada para preparação de uma bebida a partir de um ou mais ingredientes, levando-se em consideração o valor selecionado; um controlador para controlar a interface de usuário e a disposição para preparo; sendo que a interface de usuário compreende adicionalmente um acionador conectado ao dispositivo de entrada para fornecer retroinformação tátil a um usuário movendo o dispositivo de entrada.
[009] O acionador é de preferência configurável pelo controlador para ajustar a retroinformação háptica para uma natureza do parâmetro de bebida e/ou para uma bebida selecionada a ser preparada pela máquina para o preparo de bebidas. O acionador é, por exemplo, configurável pelo controlador para definir um número finito de posições estáveis distintas do dispositivo de entrada dentro da faixa de movimento, sendo que cada posição distinta corresponde a um valor distinto diferente do parâmetro de bebida e/ou para limitar os movimentos do dispositivo de entrada dentro de uma faixa menor do que a faixa de movimento. De preferência, o acionador é adicionalmente configurado para ser capaz de mover automaticamente o dispositivo de entrada.
[0010] Em modalidades, a interface de usuário compreende um primeiro dispositivo de entrada para selecionar um valor de um primeiro parâmetro de bebida dentro de uma primeira faixa de valores, sendo que o primeiro dispositivo de entrada é um elemento físico, como um botão ou um elemento deslizante, móvel dentro de uma primeira faixa de movimento preferencialmente finita, e sendo que a posição do primeiro dispositivo de entrada dentro da primeira faixa de movimento corresponde a um valor selecionado da primeira faixa de valores; um primeiro acionador conectado ao primeiro dispositivo de entrada para fornecer retroinformação tátil a um usuário movendo o primeiro dispositivo de entrada e/ou para mover o primeiro dispositivo de entrada; um segundo dispositivo de entrada para selecionar um valor de um segundo parâmetro de bebida dentro de uma segunda faixa de valores, sendo que o segundo dispositivo de entrada é um elemento físico, como um botão ou um elemento deslizante, móvel dentro de uma segunda faixa de movimento preferencialmente finita, e sendo que a posição do segundo dispositivo de entrada dentro da segunda faixa de valores corresponde a um valor selecionado da segunda faixa de valores; um segundo acionador conectado ao segundo dispositivo de entrada para fornecer retroinformação tátil a um usuário movendo o segundo dispositivo de entrada e/ou para mover o segundo dispositivo de entrada; sendo que a disposição para preparo de bebidas é usada para preparar uma bebida a partir de um ou mais ingredientes levando-se em consideração o valor selecionado do primeiro parâmetro de bebida e o valor selecionado do segundo parâmetro de bebida.
[0011] De preferência, o controlador é configurado para verificar se o valor selecionado do primeiro parâmetro de bebida e o valor selecionado do segundo parâmetro de bebida atendem uma condição de bebida predefinida e automaticamente modificar ao menos um dentre o valor selecionado do primeiro parâmetro de bebida e o valor selecionado do segundo parâmetro de bebida se a condição de bebida predefinida não for atendida. De preferência, o controlador é adicionalmente configurado para mover automaticamente o primeiro dispositivo de entrada para uma posição que corresponde a um valor modificado automaticamente do primeiro parâmetro de bebida e para mover automaticamente o segundo dispositivo de entrada para uma posição que corresponde a um valor modificado automaticamente do segundo parâmetro de bebida.
[0012] Esses objetivos e outras vantagens são também alcançados por um método para preparação de uma bebida com tal máquina para o preparo de bebidas, sendo que o método compreende as etapas de selecionar uma bebida a ser preparada pela máquina para preparo; ajustar uma retroinformação tátil do dispositivo de entrada à bebida selecionada.
[0013] Ajustar a retroinformação tátil compreende, por exemplo, configurar uma retroinformação de força para definir um número finito de posições estáveis distintas do dispositivo de entrada e/ou configurar uma retroinformação de força para limitar os movimentos do dispositivo de entrada para uma faixa menor do que a faixa de movimento.
[0014] Em modalidades, o método compreende adicionalmente as etapas de verificar se o valor selecionado é compatível com a bebida selecionada e/ou com valores de outros parâmetros de bebidas da bebida selecionada; corrigir o valor selecionado e/ou um valor dos outros parâmetros de bebidas se o resultado da etapa de verificação anterior for negativo; mover automaticamente um dispositivo de entrada da interface de usuário se um valor de um parâmetro de bebida selecionável através do dispositivo de entrada é corrigido na etapa de correção anterior.
BREVE DESCRIÇÃO DAS FIGURAS
[0015] A presente invenção será melhor compreendida através da seguinte descrição detalhada das modalidades da invenção com referência aos desenhos em anexo, nos quais:
[0016] - A Figura 1 mostra uma modalidade de um dispositivo de entrada de uma interface de usuário de uma máquina para o preparo de bebidas de acordo com a invenção;
[0017] - A Figura 2 mostra outra modalidade de um dispositivo de entrada de uma interface de usuário de uma máquina para o preparo de bebidas de acordo com a invenção;
[0018] - A Figura 3 é uma ilustração esquemática de um perfil de retroinformação de força ajustável para um dispositivo de entrada de uma interface de usuário de uma máquina para o preparo de bebidas de acordo com a invenção;
[0019] - A Figura 4 ilustra outro exemplo de um perfil de retroinformação de força ajustável para um dispositivo de entrada de uma interface de usuário de uma máquina para o preparo de bebidas de acordo com a invenção;
[0020] - As Figuras 5A e 5B mostram uma parte de uma interface de usuário de uma máquina para o preparo de bebidas de acordo com uma modalidade da invenção, que compreende dois dispositivos de entrada;
[0021] - A Figura 6 é um diagrama de blocos do método de selecionar e personalizar uma bebida de acordo com uma modalidade da invenção;
[0022] - As Figuras 7A a 7F ilustram ao menos parte de uma interface de usuário de uma máquina para o preparo de bebidas de acordo com uma modalidade da invenção em momentos diferentes durante a seleção e/ou personalização de uma bebida;
[0023] - As Figuras 8A a 8F ilustram ao menos parte de uma interface de usuário de uma máquina para o preparo de bebidas de acordo com outra modalidade da invenção em momentos diferentes durante a seleção e/ou personalização de uma bebida.
DESCRIÇÃO DETALHADA DA INVENÇÃO
[0024] A máquina para o preparo de bebidas da invenção compreende uma interface de usuário que tem ao menos um dispositivo de entrada para definir o valor de ao menos um parâmetro de bebida. O parâmetro de bebida é, por exemplo, um volume, uma temperatura, uma consistência, uma concentração, um sabor ou qualquer outro parâmetro adequado de ao menos um componente da bebida. O valor de parâmetro configurado com o dispositivo de entrada será então lido por um controlador da máquina para o preparo de bebidas e utilizado pela disposição para preparo de bebidas da máquina para preparo, tipicamente para preparar a próxima bebida. O controlador da máquina para o preparo de bebidas compreende tipicamente um ou mais dispositivo de computação eletrônicos como microcontroladores, microprocessadores, etc., capazes de executar ao menos partes de um programa de computador e executar operações usando dados de entrada como, por exemplo, mas não exclusivamente, sinais de entrada de sensores e/ou ações de usuário a partir de uma interface de usuário da máquina, a fim de gerar, por exemplo, sinais de comando para controlar os vários elementos da máquina para o preparo de bebidas, como, por exemplo, mas não exclusivamente, a interface de usuário, a disposição para preparo de bebidas, uma tela, etc.
[0025] De acordo com a invenção, o dispositivo de entrada é um dispositivo físico, por exemplo um elemento deslizante e/ou um botão, cuja posição, por exemplo sua posição linear e/ou angular, determina o valor de um respectivo parâmetro. De preferência, o dispositivo de entrada é móvel dentro de uma faixa de movimento limitada, por exemplo uma faixa linear limitada ou uma faixa angular limitada. O dispositivo de entrada é adicionalmente conectado a um acionador para fornecer retroinformação tátil, por exemplo retroinformação de força, a um usuário movendo o dispositivo de entrada.
[0026] A Figura 1 mostra um exemplo de um dispositivo de entrada
1 de acordo com modalidades da invenção, sob a forma de um elemento deslizante.
A posição linear do elemento deslizante dentro de sua faixa de deslocamento finita limitada é tipicamente usada para ajustar o valor de um respectivo parâmetro de bebida.
Em modalidades, a posição do elemento deslizante é determinada por um controlador da máquina para o preparo de bebidas a partir de um sinal elétrico emitido pelo elemento deslizante.
Alternativamente ou em combinação dos mesmos, o dispositivo de entrada compreende adicionalmente um sensor de posição para determinar a posição do elemento deslizante, por exemplo um potenciômetro linear ou um codificador linear acoplado ao elemento deslizante, cuja saída é representativa da posição do elemento deslizante e transmitida para um controlador da máquina para o preparo de bebidas.
A posição determinada é preferencialmente traduzida então para um valor, usando-se, por exemplo, uma tabela de correspondência e/ou uma fórmula de correspondência, que é, por exemplo, armazenada em uma memória da máquina para o preparo de bebidas.
No exemplo ilustrado na Figura 1, o acionador 2 do dispositivo de entrada 1 compreende um motor elétrico 20 e uma correia 21 que conecta o motor 20 ao elemento deslizante, de modo que, quando o elemento deslizante é movido, ele move a correia 21 e gira consequentemente o eixo do motor 23. A correia 21 é, por exemplo, acionada por polias fixas e/ou outros elementos guia em um circuito que se estende pelo menos parcialmente ao longo da trajetória do dispositivo de entrada.
A correia 21 é preferencialmente fixada ao dispositivo de entrada 1 e acionada em torno de ao menos parte da periferia de um disco 22 fixado no eixo geométrico do motor 23. A retroinformação tátil é tipicamente gerada pela aplicação de forças no elemento deslizante 1 a partir do motor 20 através da correia 21. Conforme explicado adicionalmente abaixo, o motor 20 é tipicamente controlado por um controlador da máquina para o preparo de bebidas, e a natureza, a intensidade e/ou a direção da força aplicada dependem preferencialmente da posição determinada do elemento deslizante 1.
[0027] A Figura 2 mostra outro exemplo de um dispositivo de entrada 1 de acordo com modalidades da invenção, sob a forma de um botão. A posição angular do botão dentro de uma faixa angular preferencialmente limitada é tipicamente usada para ajustar o valor de um respectivo parâmetro de bebida. Em modalidades, a posição angular do botão é determinada por um controlador da máquina para o preparo de bebidas a partir de um sinal elétrico emitido pelo botão. Alternativamente ou em combinação dos mesmos, o dispositivo de entrada compreende adicionalmente um sensor de posição para determinar a posição angular do botão, por exemplo um potenciômetro rotacional ou um codificador rotacional acoplado ao botão, a saída do mesmo sendo representativa da posição angular do botão e transmitida para um controlador da máquina para o preparo de bebidas. A posição determinada é preferencialmente traduzida então para um valor, usando-se, por exemplo, uma tabela de correspondência e/ou uma fórmula de correspondência, que é, por exemplo, armazenada em uma memória da máquina para o preparo de bebidas. No exemplo ilustrado na Figura 2, o acionador 2 do dispositivo de entrada 1 compreende um motor elétrico 20 cujo eixo geométrico 23 está diretamente conectado ao botão 1, de modo que, quando o botão 1 é girado, ele gira o eixo geométrico 23. A retroinformação tátil é tipicamente gerada pela aplicação de forças no botão 1 a partir do motor 20 através do eixo geométrico 23. Conforme explicado adicionalmente abaixo, o motor 20 é tipicamente controlado por um controlador da máquina para o preparo de bebidas, e a natureza, a intensidade e/ou a direção da força aplicada dependem preferencialmente da posição angular determinada do botão
1.
[0028] Outros dispositivos de entrada são possíveis dentro da estrutura da invenção, como, por exemplo, mas não exclusivamente, botões de pressão, controles deslizantes com trajetórias não lineares, etc. Uma máquina para o preparo de bebidas que tem uma interface de usuário que compreende uma combinação de dispositivos de entrada de diferentes tipos é adicionalmente possível dentro da estrutura da invenção.
[0029] Conforme será explicado adicionalmente abaixo, em modalidades o acionador 2 é adicionalmente configurado para ser capaz de mover o dispositivo de entrada 1 a fim de se ajustar automaticamente o valor do respectivo parâmetro se necessário ou desejado para uma bebida específica.
[0030] O acionador 2 é preferencialmente controlado e/ou configurado por um controlador da máquina para o preparo de bebidas, que controla preferencialmente também a disposição para preparo de bebidas da máquina para o preparo de bebidas. A disposição para preparo de bebidas compreende, por exemplo, uma unidade de extração de café, uma unidade de infusão de chá, uma unidade de formação de espuma de leite, uma unidade de misturação, etc. e/ou qualquer combinação das mesmas.
[0031] O acionador 2 é preferencialmente configurável para fornecer uma retroinformação tátil ajustável a um usuário movendo o dispositivo de entrada 1, por exemplo dependendo da natureza do respectivo parâmetro de bebida e/ou da bebida selecionada. O tipo e/ou a intensidade da retroinformação tátil aplicada ao dispositivo de entrada 1 varia, por exemplo, com a posição do dispositivo de entrada 1, portanto tipicamente com a posição do acionador 2, por exemplo com a posição angular do eixo do motor 23.
[0032] Com referência à Figura 3, o acionador é configurável, por exemplo, para fornecer uma retroinformação de força ajustável para fornecer a sensação a um usuário movendo o dispositivo de entrada 1,
por exemplo um elemento deslizante, de que a faixa de movimento do dispositivo de entrada é dividida em um número finito de posições estáveis. Uma posição estável irá, por exemplo, ser percebida pelo usuário em uma posição do dispositivo de entrada 1 em que a retroinformação de força está próxima de zero. Cada posição corresponde, por exemplo, a um valor distinto adequado do respectivo parâmetro de bebida. O gráfico da Figura 3 ilustra esquematicamente exemplos de diferentes esquemas programáveis de retroinformação de força para o dispositivo de entrada 1, cada um fornecendo uma sensação diferente a um usuário movendo o dispositivo de entrada 1. Por exemplo, as duas curvas superiores 24 e 25 correspondem, cada uma, a uma configuração do acionador que fornece a um usuário a sensação de que a faixa linear do elemento deslizante compreende cinco posições distintas, enquanto a forma de onda inferior 26 corresponde a uma configuração que fornece a um usuário a sensação de que a faixa compreende dez posições distintas. Consequentemente, o dispositivo de entrada 1 pode ser configurado para guiar o usuário a escolher um entre cinco ou dez, respectivamente, valores de parâmetro de bebida distintos preferencialmente predefinidos. Além disso, a curva superior 24 corresponde a uma configuração que oferece uma resistência maior a um usuário movendo o dispositivo de entrada 1 de uma posição distinta para a próxima em comparação com as configurações que correspondem às duas curvas inferiores 25 e 26. O número de posições distintas e/ou a amplitude de força são preferencialmente configuráveis conforme for adequado, dependendo tipicamente das necessidades, por exemplo de um número predefinido de valores de parâmetro e/ou de uma sensação tátil desejada da interface de usuário.
[0033] Outros tipos de retroinformação tátil são adicionalmente possíveis dentro da estrutura da invenção, como uma alternativa ou em combinação com a retroinformação de força descrita acima. O acionador pode, por exemplo, ser configurado para vibrar o dispositivo de entrada quando o dispositivo de entrada estiver entre duas posições estáveis predefinidas. Alternativamente ou em combinação dos mesmos, o acionador pode simular o comportamento de uma lâmina flexível resistindo a um deslocamento do dispositivo de entrada em uma dada direção com uma força crescente, até que uma posição estável predefinida seja alcançada e a força caia drasticamente.
[0034] O ajuste da retroinformação tátil do dispositivo de entrada 1 ilustrado na Figura 3 é aplicado a um elemento deslizante. O indivíduo versado na técnica irá entender entretanto que ajustes de retroinformação tátil configuráveis similares são aplicáveis a quaisquer dispositivos de entrada de acordo com a invenção, por exemplo a um botão, um botão de pressão, etc.
[0035] Preferencialmente, a interface de usuário compreende adicionalmente uma tela para fornecer informações adicionais ao usuário. A tela fornece, por exemplo, uma ilustração gráfica dos valores de parâmetro de bebida selecionáveis e/ou selecionados, que correspondem, por exemplo, a posições distintas do dispositivo de entrada sentidas pelo usuário. Qualquer tipo de tela é possível dentro da estrutura da invenção. De preferência, entretanto, a tela é dinamicamente configurável e se adapta à configuração do dispositivo de entrada obtida pelo ajuste da retroinformação tátil. A tela é, por exemplo, configurável para fornecer uma ilustração dos valores de parâmetro selecionáveis através do dispositivo de entrada, que tipicamente correspondem a posições estáveis determinadas por uma configuração correspondente do acionador, e/ou para destacar o valor selecionado. A tela é, por exemplo, uma tela de LCD ou qualquer outra tela configurável adequada.
[0036] Em modalidades, o acionador é configurado para fornecer retroinformação tátil, em particular retroinformação de força, que limita a faixa de movimento útil do dispositivo de entrada, por exemplo ao aumentar a retroinformação de força após uma posição correspondente a um valor de parâmetro de bebida limite e/ou ao retornar automaticamente o dispositivo de entrada à dita posição se ele foi movido além da mesma. Isto é, por exemplo, ilustrado esquematicamente na Figura 4, sendo que a curva 27 ilustra uma configuração do acionador que resulta na retroinformação de força sendo ajustada para fornecer a um usuário movendo o dispositivo de entrada 1 a sensação de que três posições distintas são definidas em uma parte central da faixa de movimento do dispositivo de entrada 1. Essa configuração é, por exemplo, preferencial para algumas bebidas específicas a fim de evitar a seleção de um valor de parâmetro inadequado e/ou quando o número de valores possíveis para o respectivo parâmetro é limitado. A configuração exemplificadora ilustrada na Figura 4 poderia, por exemplo, ser implementada se o dispositivo de entrada 1 fosse ser usado para a personalização de um café expresso, para o qual apenas três volumes de bebida são selecionáveis por um usuário.
[0037] Em modalidades, a interface de usuário da máquina para o preparo de bebidas da invenção compreende dois ou mais dispositivos de entrada conforme descrito acima, a fim de, por exemplo, permitir a personalização simultânea de dois ou mais parâmetros de bebida. Um primeiro dispositivo de entrada permite, por exemplo, configurar um valor de um parâmetro de um primeiro componente de uma bebida selecionada enquanto um segundo dispositivo de entrada permite configurar um valor de um parâmetro de um segundo componente da bebida selecionada, por exemplo, mas não exclusivamente, o volume de um primeiro componente e o volume de um segundo componente da bebida, uma consistência de um primeiro componente e um sabor de um segundo componente da bebida, etc. Alternativamente, um primeiro e um segundo dispositivos de entrada permitem a configuração de cada valor de outro parâmetro do mesmo componente de bebida, por exemplo, mas não exclusivamente, uma temperatura e um volume de um componente de bebida, uma temperatura e uma consistência de um componente de bebida, etc.
[0038] A Figura 5A, por exemplo, ilustra ao menos parte de uma interface de usuário da máquina que compreende dois dispositivos de entrada 1', 1". A bebida selecionada para ser preparada pela máquina para o preparo de bebidas é, por exemplo, uma bebida que compreende dois componentes como uma bebida de leite e café, por exemplo um cappuccino, um café com leite, um café macchiato, etc. O primeiro dispositivo de entrada 1', por exemplo, permite configurar um volume de um primeiro componente, por exemplo café, da bebida resultante, enquanto um segundo dispositivo de entrada 1" permite configurar um volume de um segundo componente, por exemplo leite, como leite frio, quente e/ou espumado, da bebida resultante. De preferência, a interface de usuário compreende uma tela 3, por exemplo uma tela de LCD, na qual a bebida selecionada é pelo menos esquematicamente ilustrada, mostrando, por exemplo, os respectivos volumes dos componentes de bebida.
[0039] De preferência, uma vez que uma bebida é selecionada por um usuário, por exemplo introduzindo uma ou mais cápsulas de ingredientes correspondentes na máquina para o preparo de bebidas e/ou escolhendo uma bebida através da interface de usuário da máquina, a máquina para o preparo de bebidas determina e/ou recupera um ou mais valores de parâmetro de bebida padrão, que correspondem, por exemplo, a uma receita ideal e/ou preferencial da bebida selecionada. De preferência, os acionadores do um ou mais dispositivos de entrada da interface de usuário são configurados para serem capazes de mover seu respectivo dispositivo de entrada, e uma vez que os valores de parâmetro padrão são determinados e/ou recuperados pela máquina para o preparo de bebidas, o um ou mais dispositivos de entrada da interface de usuário da máquina são, por exemplo, automaticamente movidos por seus acionadores para uma posição correspondente ao valor padrão do respectivo parâmetro, informando, assim, o usuário das configurações padrão. De preferência, a tela 3 é adicionalmente configurada adequadamente para exibir informações de bebida correspondentes. Antes de a máquina para o preparo de bebidas iniciar o preparo da bebida selecionada, o usuário tem preferencialmente a oportunidade de personalizar a bebida mediante a modificação do valor de pelo menos alguns dos parâmetros da bebida com o uso do um ou mais dispositivos de entrada da interface de usuário da máquina.
[0040] Conforme ilustrado na Figura 5B mostrando a parte da interface de usuário da Figura 5A sendo manipulada por um usuário, o usuário decide, por exemplo, aumentar o volume de leite por uma unidade de volume pelo movimento do segundo dispositivo de entrada 1" (seta pontilhada). De preferência, o controlador da máquina é configurado para verificar se a seleção do usuário é permitida e/ou compatível com os outros valores de parâmetro de bebida. No presente exemplo, a seleção do usuário de aumentar o volume de leite por uma unidade de volume resultaria no volume da bebida como um todo excedendo, por exemplo, um receptáculo de capacidade padrão de, por exemplo, sete unidades de volume e a bebida preparada potencialmente transbordando o copo do usuário. Dessa forma, a máquina para o preparo de bebidas corrige preferencial e automaticamente o volume de café, por exemplo mediante a redução do volume de café por uma unidade de volume, de modo a manter o volume total da bebida dentro de um limite permitido. Conforme ilustrado no exemplo da Figura 5B pela seta sólida, o primeiro dispositivo de entrada 1' que permite configurar o volume de café é automaticamente movido para a posição correspondente ao valor corrigido. De preferência, a bebida esquematicamente ilustrada na tela 3 também é modificada para refletir as novas proporções de componente de bebida. O usuário é, portanto, preferencialmente informado de que sua ação para aumentar o volume de leite induziu uma reação automática da máquina para o preparo de bebidas reduzindo pela mesma quantidade o volume de café a fim de manter o volume de bebida geral dentro de um limite configurado, correspondente, por exemplo, ao volume máximo de um receptáculo típico para a bebida selecionada. Na Figura 5B, a seta pontilhada ilustra o movimento do dispositivo de entrada iniciado pelo usuário, e a seta sólida ilustra o movimento automático do dispositivo de entrada 1' devido à reação da máquina à ação do usuário.
[0041] Uma vez que o usuário está satisfeito com os parâmetros selecionados, o preparo da bebida de acordo com os ditos parâmetros é, por exemplo, iniciado pelo usuário através do acionamento de um elemento de entrada correspondente da interface de usuário, por exemplo empurrando-se um botão de início físico ou virtual, por exemplo um botão de início virtual 10 exibido em uma porção específica de uma tela sensível ao toque da tela da máquina 3, identificada, por exemplo, por um ícone ou imagem específico. Alternativamente ou em combinação dos mesmos, o preparo de bebida é iniciado automaticamente após um atraso definido ter decorrido desde a última modificação dos parâmetros.
[0042] Um exemplo de um método de preparação de uma bebida com uma máquina para o preparo de bebidas de acordo com as modalidades da invenção é ilustrado esquematicamente na Figura 6. As etapas do método ilustradas por retângulos em linha pontilhada são etapas do método iniciadas pelo usuário, enquanto que as etapas do método ilustradas por retângulos em linha sólida são etapas do método iniciadas pela máquina.
[0043] Em uma primeira etapa 40, uma bebida é selecionada. A etapa de seleção de bebida 40 compreende, por exemplo, uma etapa de seleção de bebida automática 401, uma etapa de seleção de bebida manual 402, ou uma combinação das mesmas.
[0044] A etapa de seleção de bebida automática 401 compreende, por exemplo, um reconhecimento automático pela máquina para o preparo de bebidas de um ou mais ingredientes, por exemplo introduzidos na máquina por um usuário, e uma seleção pelo controlador da máquina de uma bebida padrão a ser preparada com o um ou mais ingredientes reconhecidos. O um ou mais ingredientes são, por exemplo, condicionados em uma ou mais cápsulas, sendo que cada cápsula compreende preferencialmente um identificador e/ou parâmetros para preparo de bebida que podem ser lidos pela máquina, por exemplo através de um módulo de reconhecimento da disposição para preparo de bebida da máquina. Alternativamente, ou em combinação dos mesmos, a etapa de seleção de bebida automática 401 compreende selecionar uma bebida com base em uma identificação de um usuário da máquina, sendo que uma ou mais bebidas preferenciais do usuário são, por exemplo, recuperadas a partir de um armazenamento de memória local ou remoto, direta ou indiretamente acessível pelo controlador da máquina. Alternativamente ou em combinação com o supracitado, a etapa de seleção de bebida automática 401 compreende selecionar uma bebida com base em vários parâmetros como, por exemplo, a hora do dia, o dia da semana, a estação, a temperatura exterior, o tipo de máquina para o preparo de bebidas, os ingredientes disponíveis na máquina para o preparo de bebidas, etc.
[0045] A etapa de seleção de bebida manual 402 tipicamente compreende a seleção de uma bebida por um usuário da máquina, por exemplo acionando um elemento correspondente da interface de usuário da máquina, por exemplo um botão de pressão, uma zona específica de uma tela sensível ao toque, uma interface remota em um dispositivo móvel do usuário, etc.
[0046] Em modalidades, a etapa de seleção de bebida 40 pode combinar uma etapa de seleção automática 401 e uma etapa de seleção manual 402, por exemplo em que uma ou mais bebidas são automaticamente selecionadas pela máquina e sugeridas ao usuário, por exemplo através da interface de usuário da máquina. O usuário seleciona então uma bebida dentre as sugeridas, ou seleciona outra bebida que não foi sugerida pela máquina. Outras combinações de uma etapa de seleção automática 401 e uma etapa de seleção manual 402 são naturalmente possíveis dentro da estrutura da invenção.
[0047] Em uma etapa de determinação de valores padrão 41, o controlador da máquina para o preparo de bebidas determina e/ou recupera automaticamente um ou mais valores padrão predefinidos para parâmetros da bebida selecionada. Os parâmetros de bebida incluem, por exemplo, um volume, uma temperatura, uma consistência, um sabor, ou qualquer outra propriedade adequada, de um ou mais componentes da bebida selecionada. Os valores de parâmetro de bebida padrão podem corresponder, por exemplo, a uma receita preferencial e/ou ideal da bebida selecionada, por exemplo a fim de se alcançar melhores resultados na xícara conforme anteriormente determinado por exemplo por um fabricante, por um administrador e/ou um usuário da máquina. Os valores de parâmetro de bebida padrão são, por exemplo, armazenados em uma memória da máquina para o preparo de bebidas acessível ao controlador e/ou em uma memória de um dispositivo externo direta ou indiretamente acessível pelo controlador através de um canal de comunicação com fio e/ou sem fio e/ou em uma ou mais cápsulas de ingredientes introduzidas na máquina para o preparo de bebidas.
[0048] Em uma etapa de pré-ajuste da máquina opcional 42, os parâmetros de preparação são preferencialmente pré-ajustados para valores determinados com base nos valores de parâmetro de bebida padrão anteriormente determinados para que a disposição para preparo de bebidas prepare a bebida selecionada de acordo com a receita padrão. Os parâmetros para preparo incluem tipicamente parâmetros da disposição para preparo de bebidas como, por exemplo, um volume e/ou uma temperatura de um líquido carreador, tipicamente água, um tempo de processamento e/ou tipo de ingrediente, uma seleção de ingrediente, ou qualquer outro parâmetro de preparação adequado da receita de bebida selecionada. Durante a etapa de pré-ajuste da máquina 42, o controlador configura preferencial e adicionalmente os acionadores de um ou mais dispositivos de entrada da interface de usuário da máquina de modo a ajustar sua retroinformação tátil como para otimizar a seleção do valor de um ou mais respectivos parâmetros da bebida selecionada. O um ou mais acionadores são, por exemplo, configurados para fornecer ao usuário uma retroinformação de força que fornece a sensação de um número adequado de posições de seleção distintas, por exemplo ao limitar a faixa útil do dispositivo de entrada e/ou ao ajustar o número de posições virtuais distintas definidas ao longo da faixa de movimento do dispositivo de entrada, conforme explicado acima. O controlador controla preferencial e adicionalmente os acionadores do um ou mais dispositivos de entrada para mover automaticamente o respectivo dispositivo de entrada em uma posição correspondente ao valor padrão determinado do respectivo parâmetro de bebida.
[0049] Em uma etapa de personalização 43, o usuário pode modificar então o valor de um ou mais parâmetros de bebida ao mover um ou mais dispositivos de entrada da interface de usuário da máquina. O usuário pode selecionar, por exemplo, um volume, um sabor, uma temperatura, uma consistência do um ou mais componentes de bebida, diferentes dos valores padrão anteriormente configurados.
[0050] Em uma etapa de verificação de personalização 44, o controlador verifica se a bebida foi personalizada durante a etapa de personalização 43, isto é se um valor de parâmetro de bebida diferente do valor anteriormente configurado, por exemplo diferente do valor padrão correspondente, foi selecionado por um usuário.
[0051] Se o resultado da etapa de verificação de personalização 44 é positivo, isto é se um parâmetro de bebida foi personalizado pelo usuário, o controlador prossegue com uma etapa de verificação de conformidade 45 para verificar se o novo valor de parâmetro de bebida selecionado é compatível com a bebida selecionada e/ou com outros valores de parâmetro de bebida padrão e/ou modificados. Durante a etapa de verificação de conformidade 45, o controlador verifica, por exemplo, se o valor de parâmetro de bebida selecionado pelo usuário durante a etapa de personalização 43, sozinho ou em combinação com outros valores de parâmetros atuais da bebida selecionada, satisfaz uma condição predeterminada adequada para a bebida selecionada. Se o valor de parâmetro de bebida selecionado é um volume específico de um componente da bebida selecionada, o controlador verifica, por exemplo, se o volume selecionado e/ou o volume de bebida geral está dentro de uma faixa adequada, a faixa de volume de bebida sendo, por exemplo, determinada pelo tipo de bebida selecionada e/ou pelo tamanho de um receptáculo típico para a bebida selecionada. Se o valor de parâmetro selecionado é uma temperatura de um componente de bebida, o controlador verifica, por exemplo, se a temperatura selecionada é compatível com o componente específico e/ou com a temperatura atualmente definida de outros componentes da bebida selecionada, etc.
[0052] Se o resultado da etapa de verificação de conformidade 45 é positivo, isto é se o valor de parâmetro de bebida selecionado pelo usuário durante a última etapa de personalização 43 é compatível com a bebida selecionada e/ou com os outros valores de parâmetro de bebida atuais, então a máquina para o preparo de bebidas é, por exemplo, trazida de volta para a etapa de personalização 43 a fim de permitir que o usuário modifique sua seleção e/ou personalize outro parâmetro de bebida, conforme ilustrado na Figura 6. Alternativamente, a máquina pode ser levada diretamente para a etapa de iniciação para preparo de bebidas 47, na qual a máquina preferencialmente configura ou adapta os parâmetros para preparo com base nos valores de parâmetro da bebida atualmente selecionada e, por exemplo, aguarda uma confirmação do usuário para iniciar o processo de preparação de bebida com base nas configurações atuais.
[0053] Se o resultado da etapa de verificação de conformidade 45 é negativo, isto é se o valor de parâmetro de bebida selecionado pelo usuário durante a última etapa de personalização 43 não é compatível com a bebida selecionada e/ou com os outros valores de parâmetro de bebida padrão e/ou modificados, então ao menos um dos valores de parâmetro de bebida é automaticamente corrigido pelo controlador em uma etapa de correção 46. Durante a etapa de correção 46, o controlador ajusta, por exemplo, o valor do parâmetro de bebida personalizado pelo usuário para um valor admissível e/ou ajusta o valor do um ou mais outros parâmetros de bebida para um valor compatível com o valor de parâmetro selecionado pelo usuário durante a última etapa de personalização 43. Por exemplo, se o valor selecionado é um volume de um componente de bebida e o volume resultante da bebida de múltiplos componentes está fora de uma faixa de volume predefinida para a bebida selecionada, então o controlador ajusta, por exemplo, o valor do volume de outro componente da bebida para um valor mais baixo, de modo que o volume geral resultante da bebida selecionada está novamente dentro da faixa permitida. Em outro exemplo, se o valor selecionado é uma temperatura de um componente de bebida incompatível com a, por exemplo muito diferente da, temperatura de outro componente de bebida, então o controlador ajusta, por exemplo, o valor da temperatura do outro componente de bebida para um valor mais próximo da temperatura selecionada. Outras correções são possíveis dentro da estrutura da invenção, dependendo, por exemplo, da natureza do parâmetro de bebida personalizado e/ou da condição (ou condições) de conformidade. De preferência, no entanto, se a condição é uma relação entre os valores de dois ou mais parâmetros de bebida, o controlador modificará o valor de um parâmetro de bebida diferente do parâmetro de bebida que foi personalizado por último pelo usuário.
[0054] De preferência, durante a etapa de correção 46, os dispositivos de entrada que correspondem aos parâmetros de bebida corrigidos, se houverem, são movidos para uma posição correspondente ao valor corrigido do parâmetro de bebida respectivo. Assim o usuário é informado da correção automática efetuada pela máquina para o preparo de bebidas.
[0055] Uma vez que a etapa de correção 46 é executada, a máquina é, por exemplo, trazida de volta para a etapa de personalização 43 a fim de permitir ao usuário modificar ainda mais sua seleção e/ou personalizar outro parâmetro de bebida, conforme ilustrado na Figura 6. Alternativamente, a máquina pode ser levada diretamente para a etapa de iniciação para preparo de bebidas 47, na qual a máquina preferencialmente configura ou adapta os parâmetros para preparo com base nos valores de parâmetro da bebida atualmente selecionada e, por exemplo, aguarda uma confirmação do usuário para iniciar o processo de preparação de bebida com base nas configurações atuais.
[0056] Se o resultado da etapa de verificação de personalização 44 é negativo, isto é se nenhuma personalização foi executada durante a etapa de personalização 43, por exemplo após um atraso predefinido, e/ou se a última personalização foi verificada para conformidade e as correções necessárias foram tomadas, então a máquina é trazida para a etapa de início para preparo de bebida 47, na qual a máquina preferencialmente configura ou adapta os parâmetros para preparo com base nos valores de parâmetro de bebida selecionados atualmente e, por exemplo, aguarda uma confirmação a partir do usuário para iniciar o processo de preparação de bebida com base nas configurações atuais.
[0057] Durante a etapa de início de preparo 47, a máquina preferencialmente informa visual e/ou acusticamente ao usuário através de sua interface de usuário que a máquina está pronta para preparar a bebida, convidando, assim, o usuário a iniciar o preparo da bebida acionando um elemento correspondente da interface de usuário, por exemplo ao empurrar um botão de início físico ou virtual, como, por exemplo, um botão físico da interface de usuário da máquina ou um botão de início virtual exibido em uma porção específica de uma tela sensível ao toque da tela da máquina 3, identificado, por exemplo, por um ícone ou imagem específica. Alternativamente ou em combinação dos mesmos, o preparo de bebida é iniciado automaticamente após um atraso definido ter decorrido desde a última modificação dos parâmetros.
[0058] Uma vez que o preparo da bebida é iniciado, o controlador da máquina controla automaticamente a disposição para preparo da bebida para preparar e dispensar a bebida de acordo com os parâmetros selecionados anteriormente em uma etapa de dispensação
48. Simultaneamente à etapa de dispensação 48, o controlador opcionalmente adapta automaticamente a tela e/ou o um ou mais dispositivos de entrada da máquina para o preparo de bebidas para ilustrar o preparo e a dispensação da bebida. A tela é, por exemplo, gradualmente modificada e/ou o um ou mais dispositivos de entrada são automaticamente deslocados, a fim de refletir o volume atualmente dispensado do um ou mais ingredientes de bebida.
[0059] As Figuras 7A a 7F ilustram um exemplo de uma interação do usuário com a interface de usuário de uma máquina para o preparo de bebidas de acordo com uma modalidade da invenção, sendo que a interface de usuário da máquina para o preparo de bebidas compreende, por exemplo, dois dispositivos de entrada 1' e 1" de acordo com a invenção. Nas figuras de 7A a 7F, setas pontilhadas ilustram os movimentos do dispositivo de entrada 1' ou 1" correspondente iniciados pelo usuário, enquanto setas sólidas ilustram os movimentos do dispositivo de entrada 1' ou 1" correspondente iniciados automaticamente pela máquina para o preparo de bebidas, tipicamente pelo controlador da máquina que controla o respectivo acionador para mover o dispositivo de entrada 1' ou 1” respectivo, por exemplo em resposta a uma ação do usuário e/ou a uma seleção de bebida.
[0060] Em um primeiro estágio opcional ilustrado na Figura 7A, por exemplo ao se ligar a máquina e/ou após um processo para preparo de bebida ser concluído, os dispositivos de entrada 1', 1" da interface de usuário são movidos para uma posição de espera ou neutra. Conforme mostrado na Figura 7B, depois que uma bebida é manual e/ou automaticamente selecionada, conforme explicado acima, os dispositivos de entrada 1', 1" são, cada um, preferencialmente movidos automaticamente para uma posição correspondente ao valor padrão do respectivo parâmetro de bebida da bebida selecionada, conforme determinado pela máquina para o preparo de bebidas. No exemplo ilustrado, a bebida selecionada é, por exemplo, um cappuccino e os valores de parâmetro de bebida padrão são três unidades de volume de café e três unidades de volume de leite, por exemplo leite espumado. De preferência, a interface de usuário da máquina compreende uma tela 3 que exibe uma ilustração esquemática da bebida selecionada ilustrando os valores de parâmetro de bebida atualmente selecionados.
[0061] Com referência à Figura 7C, o usuário decide então, por exemplo, em uma etapa de personalização modificar a receita da bebida selecionada personalizando, por exemplo, um parâmetro de bebida. O usuário por exemplo, move o primeiro dispositivo de entrada 1' em uma posição a fim de aumentar o volume de café em uma unidade de volume. A máquina para o preparo de bebidas verifica preferencialmente se o valor de parâmetro de bebida selecionado pelo usuário é aceitável, e uma vez que, por exemplo, o volume total da bebida resultante permanece dentro de um limite predeterminado, por exemplo um total de sete unidades de volume, a máquina para o preparo de bebidas não executa qualquer correção automática. De preferência, a ilustração esquemática opcional da bebida resultante exibida na tela 3 é automaticamente atualizada adequadamente pela máquina para o preparo de bebidas.
[0062] Conforme ilustrado na Figura 7D, o usuário decide em uma etapa de personalização adicional aumentar o volume de leite em uma unidade movendo o segundo dispositivo de entrada 1" em uma posição. A máquina para o preparo de bebidas verifica então se essa última personalização é compatível com a bebida selecionada e com o outro valor de parâmetro selecionado. No presente caso, o aumento de volume de leite selecionado pelo usuário resultaria em um volume de bebida geral maior que o volume máximo admissível para a bebida selecionada. Dessa forma, a máquina para o preparo de bebidas corrige automaticamente pelo menos um outro parâmetro de bebida, tipicamente o volume de café, de modo que o volume de bebida total retorna para dentro das condições admissíveis. Conforme ilustrado na figura, o respectivo dispositivo de entrada 1' é preferencialmente movido automaticamente para uma posição que corresponde ao valor de parâmetro de bebida corrigido, por exemplo para o volume de café corrigido. De preferência, a tela 3 é modificada adequadamente para refletir os novos valores de parâmetro da bebida.
[0063] Em uma próxima etapa de personalização, conforme ilustrado na Figura 7E, o usuário reduz, por exemplo, o volume de leite para zero ao mover o segundo dispositivo de entrada 1" até a posição mais baixa. Uma vez que o volume total da bebida resultante está abaixo do limite predeterminado, nenhuma correção do volume do outro componente de bebida é iniciada pela máquina para o preparo de bebidas.
[0064] Entretanto, opcionalmente, por exemplo se um cappuccino foi automaticamente selecionado pela máquina para o preparo de bebidas após a introdução na máquina de uma cápsula de leite e uma cápsula de café, ou de uma cápsula combinada de leite e café, a máquina para o preparo de bebidas pode considerar em uma etapa de verificação de conformidade que esta última seleção do usuário é incompatível com a bebida selecionada. Em uma etapa de correção, a máquina para o preparo de bebidas pode, dessa forma, por exemplo, aumentar automaticamente o volume do componente de leite de volta para um mínimo predefinido e/ou sugerir ao usuário a seleção de outra bebida, como um café por exemplo, e, por exemplo, remover pelo menos parte dos ingredientes anteriormente introduzidos, se aplicável. Alternativamente ou em combinação dos mesmos, a posição mais baixa de um dispositivo de entrada pode ser ajustada pelo controlador da máquina de bebida para corresponder a um volume mínimo do componente de bebida correspondente diferente de zero se a bebida selecionada compreende tipicamente tal componente, como, por exemplo, leite e/ou café se a bebida selecionada é um cappuccino.
[0065] Com referência à Figura 7F, no exemplo ilustrado o usuário pode aumentar então o volume de café até o valor máximo em uma próxima etapa de personalização, por exemplo até sete unidades de volume, ao mover o dispositivo de entrada esquerdo 1' para a posição correspondente. Novamente, essa modificação não implica qualquer correção de volume automática a partir da máquina, uma vez que a condição da bebida ter um volume total máximo de sete unidades de volume é atendida.
[0066] Uma vez que o usuário está satisfeito com os parâmetros configurados e/ou selecionados, a bebida é, por exemplo, iniciada pelo usuário acionando um elemento de entrada correspondente da interface de usuário, por exemplo empurrando-se um botão de início físico ou virtual, por exemplo um botão de início virtual 10 exibido em uma porção específica de uma tela sensível ao toque da tela da máquina 3, identificada, por exemplo, por um ícone ou imagem específico.
[0067] As Figuras 8A a 8F ilustram a mesma interação de usuário conforme ilustrado pelas Figuras 7A a 7F, mas com a interface de usuário de uma máquina para o preparo de bebidas de acordo com outra modalidade da invenção, em que o primeiro e o segundo dispositivos de entrada 1' e 1" da interface de usuário da máquina são botões giratórios em vez de elementos deslizantes. As ações do usuário e as reações da máquina ilustradas nessas figuras são, no entanto, iguais àquelas descritas acima em relação às Figuras 7A a 7F.

Claims (12)

REIVINDICAÇÕES
1. Máquina para o preparo de bebidas, caracterizada por compreender: - uma interface de usuário para permitir a um usuário interagir com a máquina, sendo que a interface de usuário compreende um dispositivo de entrada (1, 1', 1") para selecionar um valor de um parâmetro de bebida dentro de uma faixa de valores, em que o dito dispositivo de entrada (1, 1’, 1") é um elemento físico, como um botão ou um elemento deslizante, móvel dentro de uma faixa de movimento preferencialmente finita, e em que a posição do dito dispositivo de entrada (1, 1', 1") dentro da dita faixa de movimento corresponde a um valor selecionado da dita faixa de valores; - uma disposição para preparo de bebidas configurada para preparação de uma bebida a partir de um ou mais ingredientes, levando- se em consideração o dito valor selecionado; - um controlador para controlar a dita interface de usuário e a dita disposição para preparo; em que a dita interface de usuário compreende adicionalmente um acionador (2) conectado ao dito dispositivo de entrada (1, 1', 1") para fornecer retroinformação tátil a um usuário movendo o dito dispositivo de entrada (1, 1’, 1").
2. Máquina para o preparo de bebidas, de acordo com a reivindicação 1, caracterizada por o dito acionador (2) ser configurável pelo dito controlador para ajustar a dita retroinformação tátil a uma natureza do dito parâmetro de bebida e/ou a uma bebida selecionada a ser preparada pela dita máquina para o preparo de bebidas.
3. Máquina para o preparo de bebidas, de acordo com a reivindicação 2, caracterizada por o dito acionador (2) ser configurável pelo dito controlador para definir um número finito de posições estáveis distintas do dito dispositivo de entrada (1, 1', 1") dentro da dita faixa de movimento, sendo que cada posição distinta corresponde a um valor distinto diferente do dito parâmetro de bebida.
4. Máquina para o preparo de bebidas, de acordo com a reivindicação 2 ou 3, caracterizada por o dito acionador (2) ser configurável pelo dito controlador para limitar os movimentos do dito dispositivo de entrada (1, 1', 1") dentro de uma faixa menor que a dita faixa de movimento.
5. Máquina para o preparo de bebidas, de acordo com qualquer uma das reivindicações anteriores, caracterizada por o dito acionador (2) ser configurado para ser capaz de mover automaticamente o dito dispositivo de entrada (1, 1', 1").
6. Máquina para o preparo de bebidas, de acordo com qualquer uma das reivindicações anteriores, caracterizada por a dita interface de usuário compreender: - um primeiro dispositivo de entrada (1’) para selecionar um valor de um primeiro parâmetro de bebida dentro de uma primeira faixa de valores, em que o dito primeiro dispositivo de entrada (1’) é um elemento físico, como um botão ou um elemento deslizante, móvel dentro de uma primeira faixa de movimento preferencialmente finita, e em que a posição do dito primeiro dispositivo de entrada (1’) dentro da dita primeira faixa de movimento corresponde a um valor selecionado da dita primeira faixa de valores; - um primeiro acionador conectado ao primeiro dispositivo de entrada (1’) para fornecer retroinformação tátil a um usuário movendo o dito primeiro dispositivo de entrada (1’) e/ou para mover o dito primeiro dispositivo de entrada (1’); - um segundo dispositivo de entrada (1”) para selecionar um valor de um segundo parâmetro de bebida dentro de uma segunda faixa de valores, em que o dito segundo dispositivo de entrada (1”) é um elemento físico, como um botão ou um elemento deslizante, móvel dentro de uma segunda faixa de movimento preferencialmente finita, e em que a posição do dito segundo dispositivo de entrada (1”) dentro da dita segunda faixa de movimento corresponde a um valor selecionado da dita segunda faixa de valores; - um segundo acionador conectado ao dito segundo dispositivo de entrada (1”) para fornecer retroinformação tátil a um usuário movendo o dito segundo dispositivo de entrada (1”) e/ou para mover o dito segundo dispositivo de entrada (1”); sendo que a dita disposição para preparo de bebidas é usada para preparar uma bebida a partir de um ou mais ingredientes levando-se em consideração o dito valor selecionado do dito primeiro parâmetro de bebida e o dito valor selecionado do dito segundo parâmetro de bebida.
7. Máquina para o preparo de bebidas, de acordo com qualquer uma das reivindicações anteriores, caracterizada por o dito controlador ser configurado para verificar se o dito valor selecionado do dito primeiro parâmetro de bebida e o dito valor selecionado do dito segundo parâmetro de bebida atendem uma condição de bebida predefinida, e para modificar automaticamente ao menos um dentre o dito valor selecionado do dito primeiro parâmetro de bebida e o dito valor selecionado do dito segundo parâmetro de bebida se a dita condição de bebida predefinida não for atendida.
8. Máquina para o preparo de bebidas, de acordo com a reivindicação anterior, caracterizada por o dito controlador ser configurado para mover automaticamente o dito primeiro dispositivo de entrada (1') para uma posição que corresponde a um valor automaticamente modificado do dito primeiro parâmetro de bebida e para mover automaticamente o dito segundo dispositivo de entrada (1’’) para uma posição que corresponde a um valor automaticamente modificado do dito segundo parâmetro de bebida.
9. Método para preparação de uma bebida com uma máquina para o preparo de bebidas, como definida em qualquer uma das reivindicações anteriores, caracterizado por compreender as etapas de: - selecionar uma bebida a ser preparada pela dita máquina para preparo; - ajustar uma retroinformação tátil do dito dispositivo de entrada (1, 1', 1") à dita bebida selecionada.
10. Método, de acordo com a reivindicação 9, caracterizado por o ajuste da dita retroinformação tátil compreender configurar uma retroinformação de força para definir um número finito de posições estáveis distintas do dito dispositivo de entrada (1, 1', 1").
11. Método, de acordo com a reivindicação 9 ou 10, caracterizado por o ajuste da dita retroinformação tátil compreender configurar uma retroinformação de força para limitar os movimentos do dito dispositivo de entrada (1, 1', 1") a uma faixa menor que a dita faixa de movimento.
12. Método, de acordo com qualquer uma das reivindicações 9 a 11, caracterizado por compreender adicionalmente as etapas de: - verificar se o dito valor selecionado é compatível com a dita bebida selecionada e/ou com valores de outros parâmetros de bebida da dita bebida selecionada; - corrigir o dito valor selecionado e/ou um valor dos ditos outros parâmetros de bebida se o resultado da etapa de verificação anterior for negativo; - mover automaticamente um dispositivo de entrada (1, 1', 1") da dita interface de usuário se um valor de um parâmetro de bebida selecionável através do dito dispositivo de entrada (1, 1', 1") for corrigido na dita etapa de correção anterior.
BR112020014455-0A 2018-03-02 2019-02-27 máquina para preparo de bebidas com interface de usuário aprimorada BR112020014455A2 (pt)

Applications Claiming Priority (3)

Application Number Priority Date Filing Date Title
EP18159612.3 2018-03-02
EP18159612 2018-03-02
PCT/EP2019/054815 WO2019166470A1 (en) 2018-03-02 2019-02-27 Beverage preparation machine with an improved user interface

Publications (1)

Publication Number Publication Date
BR112020014455A2 true BR112020014455A2 (pt) 2020-12-01

Family

ID=61557141

Family Applications (1)

Application Number Title Priority Date Filing Date
BR112020014455-0A BR112020014455A2 (pt) 2018-03-02 2019-02-27 máquina para preparo de bebidas com interface de usuário aprimorada

Country Status (9)

Country Link
US (1) US20210000290A1 (pt)
EP (1) EP3759574A1 (pt)
JP (1) JP2021514737A (pt)
CN (1) CN111712782A (pt)
AU (1) AU2019228328A1 (pt)
BR (1) BR112020014455A2 (pt)
CA (1) CA3092231A1 (pt)
RU (1) RU2020128965A (pt)
WO (1) WO2019166470A1 (pt)

Families Citing this family (4)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
FR3072849A1 (fr) * 2017-10-24 2019-04-26 Orange Dispositif de protection pour un equipement electronique
DE102019123007A1 (de) * 2019-08-28 2021-03-04 Miele & Cie. Kg Getränke-Parametereinstellung an einem Getränkebereiter
WO2021061558A1 (en) * 2019-09-24 2021-04-01 Keurig Green Mountain, Inc. Beverage machine user interface
US11691865B2 (en) * 2021-09-15 2023-07-04 Chad W. Levin Liquid dispensing system

Family Cites Families (4)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
WO2006051581A1 (ja) * 2004-11-09 2006-05-18 Takahiko Suzuki 触覚フィードバックコントローラ及びその制御方法並びに触覚フィードバックコントローラを用いたメッセージ伝達方法
US8174512B2 (en) * 2006-06-02 2012-05-08 Immersion Corporation Hybrid haptic device utilizing mechanical and programmable haptic effects
BR112015017831A2 (pt) * 2013-02-08 2017-07-11 Nestec Sa painel de controle simplificado para uma máquina de preparação de alimento
CN110476149A (zh) * 2016-06-10 2019-11-19 可口可乐公司 分配器控制用户界面

Also Published As

Publication number Publication date
US20210000290A1 (en) 2021-01-07
AU2019228328A1 (en) 2020-08-06
JP2021514737A (ja) 2021-06-17
EP3759574A1 (en) 2021-01-06
CN111712782A (zh) 2020-09-25
CA3092231A1 (en) 2019-09-06
WO2019166470A1 (en) 2019-09-06
RU2020128965A (ru) 2022-03-01

Similar Documents

Publication Publication Date Title
BR112020014455A2 (pt) máquina para preparo de bebidas com interface de usuário aprimorada
EP3027097B1 (en) Beverage preparation device and method for preparing a beverage
US10398251B2 (en) Beverage preparation system and method for preparing a beverage
CN107405017B (zh) 食物和饮料制备序列记录和回放
JP5897015B2 (ja) 選択可能な飲料官能パラメータを用いる飲料ディスペンサ
US9542151B2 (en) Method for interactive programming of a beverage brewing apparatus
EP3275345A1 (en) Machine and electronic device for personalized beverage preparation
JP6054953B2 (ja) 飲料調製システム
RU2734381C1 (ru) Машина по приготовлению напитков
JP2013532000A (ja) 人間工学的なディスペンサインターフェース
WO2019011234A1 (zh) 3轴双平面作动的仿手冲咖啡机结构
NZ717163B2 (en) Beverage preparation system and method for preparing a beverage

Legal Events

Date Code Title Description
B350 Update of information on the portal [chapter 15.35 patent gazette]
B11A Dismissal acc. art.33 of ipl - examination not requested within 36 months of filing
B11Y Definitive dismissal - extension of time limit for request of examination expired [chapter 11.1.1 patent gazette]