BR112020007990A2 - dispositivo e método para amortecimento de semitom - Google Patents

dispositivo e método para amortecimento de semitom Download PDF

Info

Publication number
BR112020007990A2
BR112020007990A2 BR112020007990-1A BR112020007990A BR112020007990A2 BR 112020007990 A2 BR112020007990 A2 BR 112020007990A2 BR 112020007990 A BR112020007990 A BR 112020007990A BR 112020007990 A2 BR112020007990 A2 BR 112020007990A2
Authority
BR
Brazil
Prior art keywords
pressing
strings
fact
rope
semitone
Prior art date
Application number
BR112020007990-1A
Other languages
English (en)
Other versions
BR112020007990B1 (pt
Inventor
Antun Merkoci
Ales Bracic
Original Assignee
Antun Merkoci
Ales Bracic
Priority date (The priority date is an assumption and is not a legal conclusion. Google has not performed a legal analysis and makes no representation as to the accuracy of the date listed.)
Filing date
Publication date
Application filed by Antun Merkoci, Ales Bracic filed Critical Antun Merkoci
Publication of BR112020007990A2 publication Critical patent/BR112020007990A2/pt
Publication of BR112020007990B1 publication Critical patent/BR112020007990B1/pt

Links

Classifications

    • GPHYSICS
    • G10MUSICAL INSTRUMENTS; ACOUSTICS
    • G10CPIANOS, HARPSICHORDS, SPINETS OR SIMILAR STRINGED MUSICAL INSTRUMENTS WITH ONE OR MORE KEYBOARDS
    • G10C3/00Details or accessories
    • G10C3/16Actions
    • G10C3/166Actions for damping the strings
    • GPHYSICS
    • G10MUSICAL INSTRUMENTS; ACOUSTICS
    • G10CPIANOS, HARPSICHORDS, SPINETS OR SIMILAR STRINGED MUSICAL INSTRUMENTS WITH ONE OR MORE KEYBOARDS
    • G10C3/00Details or accessories
    • G10C3/16Actions
    • G10C3/20Actions involving the use of hydraulic, pneumatic or electromagnetic means

Landscapes

  • Physics & Mathematics (AREA)
  • Engineering & Computer Science (AREA)
  • Acoustics & Sound (AREA)
  • Multimedia (AREA)
  • Electromagnetism (AREA)
  • Vibration Prevention Devices (AREA)
  • Auxiliary Devices For Music (AREA)
  • Electrophonic Musical Instruments (AREA)
  • Stringed Musical Instruments (AREA)
  • Road Paving Machines (AREA)
  • Gripping Jigs, Holding Jigs, And Positioning Jigs (AREA)
  • Mechanical Control Devices (AREA)
  • Placing Or Removing Of Piles Or Sheet Piles, Or Accessories Thereof (AREA)
  • Crushing And Grinding (AREA)
  • Toys (AREA)

Abstract

A presente invenção refere-se a um dispositivo e um método para amortecer os semitons, que resolvem o problema técnico do amortecimento de semitons em instrumentos que possuem um grande número de cordas (6) montadas entre dois pontos de fixação (7) da corda, em que um músico não toca as cordas (6) com os dedos ou com um acessório portátil. Tais instrumentos são, por exemplo, o piano e o piano vertical. A presente invenção é tecnicamente configurada em um modo no qual a corda (6) proximal a um ou a ambos os pontos de fixação (7) da corda, por meio do acionador (4), é pressionada com o material de prensagem (2) que é preferivelmente um material elástico, em que a prensagem do material de prensagem (2) causa o amortecimento do semitom. O dispositivo (1) para o amortecimento de semitom compreende pelo menos o material de prensagem (2), com o qual a pressão contra as cordas (6) é realizada por meio do elemento de prensagem (8), o elemento móvel (3) que ocasiona uma força de prensagem, e o acionador (4) ligado à ligação (5), com o qual a pressão contra as cordas (6) é acionada, assim amortecendo o semitom.

Description

Relatório Descritivo da Patente de Invenção para “DISPOSI- TIVO E MÉTODO PARA AMORTECIMENTO DE SEMITOM”.
DESCRIÇÃO DA INVENÇÃO Campo da invenção
[001] Semitom; amortecimento de semitom; instrumentos de corda; piano; piano vertical. Problema Técnico
[002] Instrumentos de corda são instrumentos proporcionados com diversas cordas, cada uma das quais é montada entre dois pontos de fixação rígidos. Um dos pontos de fixação rígidos permite o aperto de uma corda, que permite a afinação de cada corda individual. O nú- mero de vários tons de um instrumento depende do número de cordas.
[003] Cada corda tem seu tom fundamental e semitom. Os semi- tons têm vários nomes, como tons consoantes, acessórios, tons parci- ais, sobretons. Os semitons são tons consoantes pouco ouvidos, produ- zidos com o tom fundamental de uma corda individual. O tom fundamen- tal e os semitons juntos formam o som de uma corda ou a consoante de tons, que é crucial para o timbre do tom fundamental.
[004] O som de cada corda consiste em um tom fundamental e em semitom. O dispositivo de amortecimento de semitons altera o timbre do tom fundamental, proporcionando assim um novo registro sonoro em relação às variantes conhecidas de pianos e pianos verticais até agora conhecidos. Técnica anterior
[005] Os pianos e pianos verticais disponíveis no comércio têm um certo número de cordas, em que cada corda produz seu tom fundamen- tal e semitons. O tom fundamental e os semitons produzem o som de uma corda, que é crucial para o timbre do tom fundamental.
[006] Um dispositivo que irá amortecer o semitom em pianos e pi- anos verticais ainda não foi encontrado seja no mercado ou na literatura.
Descrição da nova solução
[007] O objetivo da presente invenção é um dispositivo e um mé- todo para o amortecimento de semitom em instrumentos que têm um grande número de cordas montadas entre dois pontos de fixação, e nos quais um músico não toca as cordas com seus dedos ou com um aces- sório portátil, preferivelmente para o amortecimento de semitom no pi- ano ou o piano vertical.
[008] Um som no piano ou piano vertical é produzido pressionando uma tecla que aciona um mecanismo de alavanca com um martelo que toca uma corda e a vibra.
[009] O tom ou o som de uma corda é determinado pelo tom fun- damental e pelos semitons, em que os semitons são tons consoantes fracamente ouvidos produzidos com o tom fundamental de uma corda individual. A consonância do tom fundamental e dos semitons é crucial para o timbre do tom fundamental.
[010] Alguns instrumentos, como o piano ou o piano vertical, têm meios integrados para um amortecimento completo dos tons das cordas (amortecedores), com os quais as cordas são completamente amorteci- das / tornadas imóveis e o tom ou o som de uma corda não pode mais ser ouvido. No piano ou piano vertical, os meios para um amortecimento completo das cordas (amortecedor) são desativados ao pressionar uma tecla, enquanto o amortecedor é reativado (amortece a corda) quando a tecla é solta.
[011] O dispositivo da presente invenção não amortece completa- mente o tom mas amortece apenas o semitom, assim mudando o timbre do tom fundamental e proporcionando um novo registro de som.
[012] De acordo com a invenção, a pressão é aplicada na parte inicial ou final da parte ativa de uma corda com um material de prensa- gem, por um acionador, em que a pressão do material de prensagem causa uma alteração na vibração da corda e, consequentemente, amor- tece os semitons.
[013] O material de prensagem é preferencialmente um material elástico selecionado a partir dos materiais que ficam ligeiramente defor- mados quando carregados, isto é, quando pressionado contra as cor- das, e parte do material elástico que está em contato com a corda é adaptado em sua forma à forma da corda, com a qual a superfície de contato entre a corda e o material elástico é aumentada. Uma vez libe- rado o material elástico, ele assume sua forma inicial, a deformação não está mais presente. Em uma modalidade preferida, o material de pren- sagem é feito de borracha de silicone.
[014] O dispositivo para o amortecimento de semitom compreende pelo menos um material de prensagem, com o qual a pressão é aplicada nas cordas, pelo menos um elemento móvel que causa uma força de impulso ao ser movido, de modo que o material de prensagem pressiona contra as cordas e o elemento móvel aciona pelo menos um elemento de retorno com seu movimento, e um acionador, com o qual o elemento móvel é acionado em que o elemento móvel pressiona o material pres- sionado contra as cordas, amortecendo assim os semitons.
[015] A pressão contra a corda pode ser exercida na parte inicial ou final da parte ativa de a corda, em que o termo parte ativa de uma corda se refere a parte de a corda que é montada entre dois pontos de fixação rígidos.
[016] O acionador aciona (engatilha) o elemento móvel através de uma ligação adequada e o elemento móvel também aciona o elemento de retorno com seu movimento. A função do elemento de retorno é re- tornar o elemento móvel à sua posição inicial assim que o acionamento terminar, assim movendo o material de pressão em afastamento a partir das cordas. Em uma modalidade preferida, o elemento de retorno é con-
figurado como uma mola. O material de prensagem pode ser fixado di- retamente ao elemento móvel, na modalidade preferida, no entanto, o elemento móvel quando acionado ou movido pressiona contra o ele- mento de prensagem, no qual o material de prensagem é fixado, de modo que o elemento de prensagem com o material de prensagem pressiona contra as cordas. O elemento de prensagem é guiado por guias, é por isso que o movimento do elemento de prensagem é limitado a uma direção em direção às cordas. Uma vez que o acionador e a liga- ção não estão mais ativos, o elemento móvel deixa de exercer pressão sobre o elemento de prensagem e o elemento de retorno retorna o ele- mento móvel e, simultaneamente, o elemento de prensagem com o ma- terial de prensagem para sua posição inicial.
[017] O acionador aciona pelo menos um ou vários elementos mó- veis, em que os elementos móveis são engatilhados / acionados através de uma ligação de maneiras conhecidas: por exemplo, através de uma ligação mecânica, como um cabo, uma corda, um cabo de aço, uma barra de aço ou qualquer outra ligação mecânica; através de uma liga- ção elétrica, como um condutor elétrico; através de uma ligação hidráu- lica, como um condutor hidráulico; através de uma ligação pneumática, como condutores pneumáticos; ou através de uma ligação sem fio, em que o acionador transmite um sinal sem fio que aciona os elementos móveis. Os elementos móveis podem ser incorporados de qualquer ma- neira; sua tarefa é causar pressão contra as cordas quando acionadas / movidas, em que a pressão contra as cordas é realizada através do material de prensagem. Entre o material de prensagem e os elementos móveis, pode haver um elemento de prensagem no qual o material de prensagem é fixado ou o material de prensagem é fixado nos elementos móveis.
[018] O elemento de prensagem permite pressionar simultanea-
mente uma ou várias sequências de cordas ao mesmo tempo. O ele- mento de prensagem é montado em guias, é por isso que o movimento do elemento de prensagem é limitado a uma direção em direção às cor- das.
[019] A pressão do elemento de prensagem contra a corda é rea- lizada por um movimento do elemento móvel, em que o elemento móvel é movido por uma ligação, que pode ser mecânica, hidráulica, pneumá- tica, elétrica, em suma, de uma maneira mecânica, hidráulica, pneumá- tica, elétrica ou de qualquer outra forma, o que não limita a essência da presente invenção.
[020] A pressão contra as cordas pode ser acionada de qualquer modo, o acionador é preferivelmente formado como um pedal de pé, o que não limita a essência da presente invenção.
[021] O elemento móvel pode ser de qualquer configuração, o mesmo é preferivelmente formado como: - um elemento mecânico de um formato não circular, preferi- velmente de um formato elipsoidal, e o acionamento / desvio é realizada por girar o elemento mecânico em torno do seu eixo em que em virtude do formato não circular do elemento mecânico o ponto de prensagem do elemento mecânico muda, mais precisamente o raio é mudado o que define a distância a partir de o ponto de viragem do elemento mecânico para o ponto de prensagem do elemento mecânico, - o elemento móvel pode ser formado como um cilindro hidráu- lico, - o elemento móvel pode ser formado como um eletromag- neto, - o elemento móvel pode ser formado como um cilindro pneu- mático ...
[022] O acionamento passo a passo do acionador pode amortecer vários grupos de cordas de maneira gradual, ligando gradualmente o dispositivo para amortecer os semitons por grupos individuais de cor- das. Se for usado um acionador na forma de um pedal, o acionamento gradual do pedal amortece diferentemente vários grupos de cordas, li- gando gradualmente o dispositivo para amortecer os semitons por gru- pos individuais de cordas, em uma primeira etapa, por exemplo, pelo dispositivo para amortecer semitons de apenas cordas de alta frequên- cia é ativado (acionado); em uma segunda etapa, o dispositivo para amortecer semitons de apenas cordas de tom alto é ativado (acionado) e, em um terceira etapa, o dispositivo para amortecimento de semitons de todas as cordas é ativado (acionado).
[023] A presente invenção será explicada em mais detalhes aqui abaixo por meio de modalidades e desenhos em anexo:
[024] A Figura 1 representa uma vista esquemática do dispositivo para o amortecimento de semitom em uma primeira variante, em que a Figura mostra um dispositivo 1, um material de prensagem 2, um ele- mento móvel 3, um acionador 4, uma ligação 5, uma corda 6, um ponto de fixação de corda 7, um elemento de prensagem 8, um guia 9, um elemento de retorno 10.
[025] A Figura 2 representa uma vista esquemática do dispositivo para o amortecimento de semitom em uma segunda variante, em que a Figura mostra um dispositivo 1, um material de prensagem 2, um ele- mento móvel 3, um acionador 4, uma ligação 5, uma corda 6, um ponto de fixação de corda 7, um elemento de prensagem 8, um guia 9, um elemento de retorno 10.
[026] A primeira modalidade é representada de modo esquemático na Figura 1.
[027] O instrumento da modalidade é o piano ou o piano vertical com meios integrados para o amortecimento completo de tons de corda (amortecedores de corda), com os quais as cordas são completamente amortecidas/tornadas imóveis. O amortecedor é desativado por pressi- onar uma tecla, embora o mesmo seja reativado (amortece a corda) quando a tecla é liberada.
[028] O dispositivo 1 para amortecimento de semitons é tecnica- mente configurado de uma maneira que a pressão é aplicada sobre uma corda / cordas 6 na parte inicial ou final da parte ativa da corda 6, isto é, no ponto de fixação inicial 7 da coluna 6 ou opcionalmente no ponto de fixação final 7 da coluna 6 por meio do acionador 4, que é um pedal nesta modalidade. Pressionando o acionador 4, o elemento móvel 3 é acionado pela ligação 5, em que o elemento móvel 3 pressiona contra o elemento de pressão 8 tendo o material de pressão 2 fixado no mesmo, sendo o referido material de pressão formado a partir de uma borracha de silicone nesta modalidade, e pressiona ou move o elemento de pres- são 8 em direção às cordas 6, em que o material de pressão 2 pressiona contra a corda 6 e amortece os semitons. O elemento de pressão 8 é guiado pelas guias 9. À medida que o elemento de pressão 8 é movido, o elemento móvel 3 aciona o elemento de retorno 10, sendo uma mola nesta modalidade, mais precisamente que o estica. Uma vez que o aci- onador 4 e, portanto, a articulação 5 não estão mais ativos, a mola re- torna à sua forma original, ela comprime, retornando / movendo o ele- mento móvel 3 para sua posição inicial, em que o elemento de pressão 8 e o material de pressão 2 se afastam das cordas 6.
[029] Quando o acionador 4 é acionado, o elemento móvel 3 pres- siona o elemento de prensagem 8 tendo o material de prensagem 2 fi- xado no mesmo contra as cordas 6. A prensagem nas cordas 6 é reali- zada na parte inicial ou final da parte ativa de a corda 6, isto é, no ponto de fixação inicial ou final 7 da corda 6.
[030] O acionador 4 causa, por meio da ligação 5, que é um cabo de aço nesta modalidade, a rotação do elemento móvel 3, que é um elemento elipsoidal mecânico nesta modalidade, o movimento do refe- rido elemento móvel pressionando / movendo o elemento de prensagem 8 tendo o material de prensagem 2 fixado no mesmo em direção às cor- das 6. O elemento de prensagem 8 é guiado pelas guias 9. Uma vez que o acionador 4 não está mais ativo, o elemento de retorno 10, que é uma mola nesta modalidade, retorna o elemento móvel 3 e, portanto, o elemento de pressão 8 para sua posição inicial, liberando assim a pres- são do elemento de pressão 2 contra as cordas 6.
[031] Como mostrado na Figura 1, os dois elementos móveis 3, que são elementos mecânicos de forma elipsoidal, são presos aos pon- tos de rotação e presos no raio externo à articulação 5, isto é, um cabo de aço. Quando o acionador 4, isto é, um pedal é pressionado, o cabo de aço é puxado, em que os elementos mecânicos giram em torno do centro de rotação. Devido à distância entre o centro de rotação do ele- mento mecânico e o ponto de pressão no elemento de prensagem 8, tendo o material de prensagem 2 fixado no mesmo, aumentando, o ele- mento de prensagem 8 se move em direção às cordas 6 e o material de prensagem 2 pressiona contra as cordas 6. A pressão do material de prensagem 2 contra as cordas 6 amortece os semitons.
[032] A segunda modalidade é representada de modo esquemá- tico na Figura 2.
[033] O instrumento na modalidade é o piano ou o piano vertical. O dispositivo 1 para o amortecimento de semitom é configurado em um modo que as cordas 6 na parte inicial ou final da parte ativa das cordas, ou nos pontos de fixação inicial ou final 7 das cordas 6, por meio do acionador 4, que é um pedal de pé nessa modalidade, se torna pressi- onado através do elemento de prensagem 8 tendo o material de pren- sagem 2 fixado no mesmo, que é produzido a partir de borracha de sili- cone nessa modalidade, em que a prensagem do material de prensa- gem 2 ocasiona o amortecimento do semitom.
[034] O dispositivo 1 para o amortecimento de semitom compre- ende o material de prensagem 2, com o qual a pressão contra as cordas 6 é realizada, o elemento móvel 3 que ocasiona uma força de prensa- gem, e o acionador 4, com o qual a pressão contra as cordas 6 é acio- nado, de modo que o elemento de prensagem 8 tendo o material de prensagem 2 fixado no mesmo pressiona contra as cordas 6, assim amortece o semitom.
[035] Quando o acionador 4 é acionado, o elemento móvel 3 pres- siona o elemento de prensagem 8 tendo o material de prensagem 2 fi- xado no mesmo contra as cordas 6 no início ou no final da parte ativa de as cordas ou no ponto de fixação inicial ou final 7 das cordas 6.
[036] O acionador 4 por meio da ligação 5, que é uma ligação hi- dráulica nessa modalidade, causa o movimento do elemento móvel 3 que é um cilindro hidráulico nessa modalidade, de modo que pressão é produzida no cilindro hidráulico e o pistão se estende, com o que a pres- são é exercida no elemento de prensagem 8 tendo o material de pren- sagem 2 fixado no mesmo, assim ocasionando o movimento do ele- mento de prensagem 8 em direção das cordas 6, em que o material de prensagem 2 pressiona contra a corda 6 e amortece o semitom. O ele- mento de prensagem 8 é guiado pelas guias 9. Na medida em que o elemento de prensagem 8 é movido, o elemento móvel 3 aciona o ele- mento de retorno 10, sendo uma mola nessa modalidade, mais precisa- mente estira o mesmo. Uma vez que o acionador 4 e, portanto, a ligação não estão mais ativos, a mola retorna à sua forma original, ela com- prime, retornando / movendo o elemento móvel 3 para sua posição ini- cial, em que o elemento de pressão 8 e, consequentemente, o material de pressão 2 se movem longe das cordas 6.
[037] Como mostrado na Figura 2, os elementos móveis 3 na mo- dalidade são cilindros hidráulicos. Golpear o acionador 4 aumenta a pressão dentro da ligação hidráulica, isso aciona o funcionamento dos cilindros hidráulicos que pressionam contra o elemento de prensagem 8, tendo o material de prensagem 2 preso ao mesmo. Na medida em que o elemento de prensagem 8 e, consequentemente, o material de prensagem 2 pressionam contra a corda 6, amortece os semitons.
[038] Deve ser entendido que a solução descrita pode ser execu- tada em uma variante diferente que não altera a essência da invenção.

Claims (14)

REIVINDICAÇÕES
1. Dispositivo (1) para amortecimento de semitom em instru- mentos tendo um grande número de cordas (6) montadas entre dois pontos de fixação (7) de uma corda (6), caracterizado pelo fato de que inclui um material de prensagem (2), pelo menos um elemento móvel (3), pelo menos um elemento de retorno (10), uma ligação (5), e um acionador (4), em que o acionador (4) aciona o elemento móvel (3) por meio da ligação (5), em que o movimento do referido elemento móvel causa a pressão do material de prensagem (2) contra a corda/cordas (6), assim amortecendo o semitom das cordas (6), e o elemento móvel (3) aciona um elemento de retorno (10) com seu movimento, em que, uma vez que o acionamento estiver terminado, o elemento de retorno (10) retorna o elemento móvel (3) e assim o elemento de prensagem (2) para a sua posição inicial.
2. Dispositivo, de acordo com a reivindicação 1, caracteri- zado pelo fato de que ainda inclui um elemento de prensagem (8) tendo o material de prensagem (2) fixado no mesmo, em que o elemento mó- vel (3), quando acionado, move o elemento de prensagem (8) guiado por guias (9) em direção das cordas (6), de modo que o material de prensagem (2) pressiona contra as cordas (6).
3. Dispositivo, de acordo com a reivindicação 1 ou 2, carac- terizado pelo fato de que o material de prensagem (2) é um material elástico selecionado entre os materiais que se deformam ligeiramente quando pressionados contra as cordas (6), e parte do material elástico que está em contato com a corda é adaptado em sua forma à forma da coluna (6), com a qual a superfície de contato entre a coluna (6) e o material elástico é aumentado e retorna à sua posição inicial assim que o material elástico é liberado.
4. Dispositivo, de acordo com qualquer uma das reivindica- ções 1 a 3, caracterizado pelo fato de que a pressão contra as cordas
(6) é exercida no início ou no final da parte ativa das cordas (6), no ponto de fixação inicial ou final (7).
5. Dispositivo, de acordo com qualquer uma das reivindica- ções 1 a 4, caracterizado pelo fato de que a ligação (5) é uma mecânica e é formada como uma corda, um cabo, um cabo de aço, uma barra de aço ou qualquer outra ligação mecânica.
6. Dispositivo, de acordo com qualquer uma das reivindica- ções 1 a 5, caracterizado pelo fato de que a ligação (5) é formada como um condutor hidráulico ou um condutor pneumático ou um condutor elé- trico.
7. Dispositivo, de acordo com qualquer uma das reivindica- ções 1 a 6, caracterizado pelo fato de que a ligação (5) é uma sem fio, em que o acionador (4) transmite um sinal sem fio que engatilha os ele- mentos móveis (3).
8. Dispositivo, de acordo com qualquer uma das reivindica- ções 1 a 7, caracterizado pelo fato de que o elemento móvel (3) é for- mado como um elemento mecânico de um formato não circular, preferi- velmente de um formato elipsoidal, e o acionamento / desvio é realizado por girar o elemento mecânico em torno do seu eixo em que em virtude do formato não circular do elemento mecânico o ponto de prensagem do elemento mecânico muda, mais precisamente o raio é mudado o que define a distância a partir do ponto de viragem do elemento mecânico para o ponto de prensagem do elemento mecânico.
9. Dispositivo, de acordo com qualquer uma das reivindica- ções 1 a 8, caracterizado pelo fato de que o elemento móvel (3) é for- mado como um cilindro hidráulico ou um cilindro pneumático ou um ele- tromagneto.
10. Dispositivo, de acordo com qualquer uma das reivindica- ções 1 a 9, caracterizado pelo fato de que o elemento de retorno (10) é uma mola.
11. Dispositivo, de acordo com qualquer uma das reivindica- ções 1 a 10, caracterizado pelo fato de que o instrumento é o piano ou o piano vertical.
12. Método para amortecer semitons em instrumentos que possuem um grande número de cordas montadas entre dois pontos de fixação, em que o método é realizado no dispositivo como definido em qualquer uma das reivindicações 1 a 11, caracterizado pelo fato de que o acionador (4) aciona o elemento móvel (3) através da articulação (5), em que o elemento móvel (3) enquanto se move pressiona contra o ele- mento de prensagem (8) tendo o material de prensagem (2) preso ao mesmo, causando assim o movimento do elemento de prensagem (8) em direção às cordas (6), de modo que o material de prensagem (2) pressione as cordas (6) e amortece os semitons das cordas (6) e o ele- mento móvel (3) em movimento, acionando o elemento de retorno (10), em que, uma vez terminado o acionamento, o elemento de retorno (10) retorna o elemento móvel (3) para sua posição inicial e o elemento de pressão (8) e, portanto, o material de pressão (2) se afasta das cordas (6).
13. Método, de acordo com a reivindicação 12, caracterizado pelo fato de que a pressão contra a corda (6) é realizada na parte inicial ou final da parte ativa da corda (6) proximal ao ponto de fixação inicial ou final (7) da corda (6).
14. Método, de acordo com as reivindicações 12 e 13, carac- terizado pelo fato de que nas etapas de acionamento do acionador (4) amortece vários grupos de cordas (6) por gradualmente ligar o disposi- tivo (1) para o amortecimento de semitom por grupos de cordas indivi- duais (6).
BR112020007990-1A 2017-10-24 2018-10-18 Dispositivo e método para amortecimento de tons parciais BR112020007990B1 (pt)

Applications Claiming Priority (3)

Application Number Priority Date Filing Date Title
SI201700286A SI25534A (sl) 2017-10-24 2017-10-24 Naprava in postopek za pridušitev alikvotnih tonov
SIP-201700286 2017-10-24
PCT/SI2018/050033 WO2019083462A1 (en) 2017-10-24 2018-10-18 DEVICE AND METHOD FOR DAMPING ALIQUOT TONES

Publications (2)

Publication Number Publication Date
BR112020007990A2 true BR112020007990A2 (pt) 2020-10-20
BR112020007990B1 BR112020007990B1 (pt) 2024-06-25

Family

ID=

Also Published As

Publication number Publication date
CA3079534C (en) 2024-03-05
RS65636B1 (sr) 2024-07-31
WO2019083462A1 (en) 2019-05-02
US20200349908A1 (en) 2020-11-05
EP3701517A1 (en) 2020-09-02
KR102596030B1 (ko) 2023-10-30
AU2018355020B2 (en) 2022-11-10
US10971117B2 (en) 2021-04-06
EP3701517B1 (en) 2024-03-06
JP7374912B2 (ja) 2023-11-07
CN111316349A (zh) 2020-06-19
MX2020004177A (es) 2022-01-06
EP3701517C0 (en) 2024-03-06
AU2018355020A1 (en) 2020-05-14
KR20200076708A (ko) 2020-06-29
CA3079534A1 (en) 2019-05-02
HRP20240639T1 (hr) 2024-08-02
EA202090973A1 (ru) 2020-07-28
JP2021500637A (ja) 2021-01-07
SI25534A (sl) 2019-04-30
EA038710B1 (ru) 2021-10-08
MA50840A (fr) 2020-09-02
CN111316349B (zh) 2023-11-28
MA50840B1 (fr) 2024-05-31

Similar Documents

Publication Publication Date Title
JP5369946B2 (ja) 電子楽器の鍵盤装置
JP7374912B2 (ja) アリコートトーンを減衰させるための装置および方法
JP6901409B2 (ja) 楽器用ペダル装置
KR19980701794A (ko) 피아노와 같은 악기의 음악적 작동 방법 및 이를 실행시키는 기구
BR112020007990B1 (pt) Dispositivo e método para amortecimento de tons parciais
US5539142A (en) Combined acoustic and electronic piano in which the acoustic action is disabled when played in the electronic mode
CN107430843B (zh) 支撑组件和键盘设备
US8203065B2 (en) Percussion instrument
CN108335685B (zh) 迷你踩镲踏板系统
JP6187520B2 (ja) サポートアセンブリおよび鍵盤装置
WO2017126336A1 (ja) 楽器用ペダル装置
JP6597786B2 (ja) 鍵盤装置
JPH11212572A (ja) 鍵盤装置の駆動部構造
RU2813957C1 (ru) Клавиатура для музыкального инструмента
JPS648351B2 (pt)
US7687692B2 (en) Hammer shank and shank butt for piano
JPH11143458A (ja) 倍速演奏用ハイハットシンバルアタッチメント
JP2012073340A (ja) ピアノ用響板の音響特性可変装置
WO2017065200A1 (ja) サポートアセンブリ
JP6834755B2 (ja) 鍵盤楽器
US1571315A (en) Musical instrument
US20060174751A1 (en) Pivotal mechanism of a swinging structure of a cymbal pedal
ITTO950005U1 (it) Strumento musicale a tastiera provvisto di un dispositivo elettronico di rilevamento della modalita' di percussione di elementi generatori
JPS62235986A (ja) 鍵盤装置
JPH01239591A (ja) ピアノのアクション機構

Legal Events

Date Code Title Description
B350 Update of information on the portal [chapter 15.35 patent gazette]
B06W Patent application suspended after preliminary examination (for patents with searches from other patent authorities) chapter 6.23 patent gazette]
B09A Decision: intention to grant [chapter 9.1 patent gazette]
B16A Patent or certificate of addition of invention granted [chapter 16.1 patent gazette]

Free format text: PRAZO DE VALIDADE: 20 (VINTE) ANOS CONTADOS A PARTIR DE 18/10/2018, OBSERVADAS AS CONDICOES LEGAIS