BR112020005396B1 - Método e aparelho para produzir campos de cerdas para escovas - Google Patents

Método e aparelho para produzir campos de cerdas para escovas Download PDF

Info

Publication number
BR112020005396B1
BR112020005396B1 BR112020005396-1A BR112020005396A BR112020005396B1 BR 112020005396 B1 BR112020005396 B1 BR 112020005396B1 BR 112020005396 A BR112020005396 A BR 112020005396A BR 112020005396 B1 BR112020005396 B1 BR 112020005396B1
Authority
BR
Brazil
Prior art keywords
supply line
gas
inlet valve
volume
outlet valve
Prior art date
Application number
BR112020005396-1A
Other languages
English (en)
Other versions
BR112020005396A2 (pt
Inventor
Manuel MROSECK
Guglielmo DIMUCCIO
Hartwig ULLRICH
Original Assignee
Braun Gmbh
Priority date (The priority date is an assumption and is not a legal conclusion. Google has not performed a legal analysis and makes no representation as to the accuracy of the date listed.)
Filing date
Publication date
Priority claimed from EP17192357.6A external-priority patent/EP3459389B1/en
Application filed by Braun Gmbh filed Critical Braun Gmbh
Publication of BR112020005396A2 publication Critical patent/BR112020005396A2/pt
Publication of BR112020005396B1 publication Critical patent/BR112020005396B1/pt

Links

Abstract

A presente invenção se refere a um método e um aparelho para produzir campos de cerdas para escovas, sendo que as cerdas são encaixadas em pelo menos um furo de um corpo do molde (14) por meio de uma linha de alimentação (2) contendo uma extremidade a montante (8) com uma válvula de entrada (7) e uma extremidade a jusante (10) com uma válvula de saída (9) no corpo do molde (14). O método compreende as etapas de: formar pelo menos um feixe de cerdas (4); aplicar uma pressão predefinida de gás acima da pressão atmosférica na linha de alimentação (2) entre a válvula de entrada (7) e a válvula de saída (9); inserir o feixe de cerdas (4) na linha de alimentação (2) em uma estação de inserção (1) entre a válvula de entrada (7) e a válvula de saída (9) e manter a pressão predefinida entre a válvula de entrada (7) e a válvula de saída (9); drenar um primeiro volume de gás da linha de alimentação (2) através da válvula de saída (9) introduzindo, ao mesmo tempo, um segundo volume de gás na linha de alimentação (2) através da válvula de entrada (7), movendo assim o feixe de cerdas (4) na linha de alimentação (2) em direção ao corpo do molde (14), sendo que a pressão na linha de alimentação (2) a montante (...).

Description

CAMPO DA INVENÇÃO
[0001] A presente invenção se refere a um método para a produção de campos de cerdas para escovas, sendo que as cerdas são encaixadas em pelo menos um furo de um corpo de molde por meio de uma linha de alimentação. A linha de alimentação pode ter uma extremidade a montante com uma válvula de entrada e uma extremidade a jusante com uma válvula de saída no corpo de molde. Adicionalmente, a presente invenção se refere a um aparelho para produzir campos de cerdas para escovas.
ANTECEDENTES DA INVENÇÃO
[0002] O documento EP 2 196 107 B1 apresenta um método para a fabricação de campos de cerdas para escovas, sendo que os agrupamentos de cerdas são encaixados em perfurações de moldes. Neste método as cerdas são alimentadas no molde em agrupamentos por meio de um fluxo de alimentação de gás ou de um fluxo de alimentação de ar através de linhas individuais de alimentação. O fluxo de alimentação de gás ou o fluxo de alimentação de ar é gerado por meio de pressão negativa, sendo que, durante a aplicação do mesmo, os agrupamentos de cerdas são ao menos temporariamente adicionalmente impactados com um gás comprimido, ou com ar comprimido, atuando na direção da aplicação. Métodos similares que aplicam uma pressão negativa para gerar o fluxo de alimentação de gás ou o fluxo de alimentação de ar em uma linha de alimentação para transportar cerdas são conhecidos através dos documentos EP 0 405 204 A1 e DE 10 2009 013 723 A1.
[0003] Uma desvantagem comum desses métodos conhecidos é que é difícil manter as cerdas individuais em um agrupamento de cerdas durante o transporte na linha de alimentação. Em uma explicação mais detalhada, a aplicação de uma pressão negativa na linha de alimentação frequentemente resulta na separação do agrupamento de cerdas em cerdas individuais as quais perdem a orientação definida na linha de alimentação de modo que não é possível inserir as cerdas como um agrupamento em perfurações de moldes. Uma alternativa conhecida para evitar este inconveniente compreende a etapa adicional de fundir uma extremidade do agrupamento de cerdas, fixando deste modo as cerdas no aglomerado. No entanto, esta alternativa consome tempo e energia de modo que a etapa adicional de fundir as cerdas para formar um grupo fixo é indesejada.
[0004] Um objetivo da presente invenção é fornecer um método ou um aparelho melhorado para produzir campos de cerdas para escovas, nos quais as cerdas possam ser alimentadas sem a fusão das cerdas em um feixe ou um agrupamento através de uma linha de alimentação.
SUMÁRIO DA INVENÇÃO
[0005] De acordo com um aspecto da presente revelação, um método para a produção de campos de cerdas para escovas pode compreender o encaixe de cerdas em pelo menos um furo de um corpo de molde por meio de uma linha de alimentação que possui uma extremidade a montante com uma válvula de entrada e uma extremidade a jusante com uma válvula de saída no corpo de molde, sendo que o encaixe de cerdas em pelo menos um furo de um molde compreende as etapas de formar ao menos um feixe de cerdas soltas, não fundidas; aplicar uma pressão de gás predefinida maior que a pressão atmosférica na linha de alimentação entre a válvula de entrada e a válvula de saída; depois disso, inserir o feixe de cerdas na linha de alimentação em uma área de inserção entre a válvula de entrada e a válvula de saída mantendo, ao mesmo tempo, ao menos substancialmente a pressão predefinida entre a válvula de entrada e a válvula de saída; em seguida, drenar um primeiro volume de gás da linha de alimentação através da válvula de saída e ao mesmo tempo introduzir um segundo volume de gás na linha de alimentação através da válvula de entrada, movendo assim o feixe de cerdas na linha de alimentação em direção ao corpo do molde, sendo que a pressão na linha de alimentação a montante e a jusante do feixe de cerdas é mantida acima da pressão atmosférica. Em outras palavras, um colchão de gás contendo uma pressão acima da pressão atmosférica é fornecido em qualquer lado do feixe de cerdas mantendo assim as cerdas juntas no feixe durante o transporte através da linha de alimentação. Ao contrário dos métodos conhecidos que aplicam uma pressão negativa para transportar o feixe de cerdas através da linha de alimentação, o colchão de gás impede a separação do feixe em cerdas individuais sem exigir a fusão das cerdas para formar um feixe fixo.
[0006] Um aparelho de acordo com a presente revelação pode compreender um corpo de molde com ao menos um furo para receber um feixe de cerdas, uma linha de alimentação, um suprimento de gás para um gás de alimentação a uma pressão predefinida acima da pressão atmosférica na linha de alimentação, uma estação de inserção fornecida em uma linha de alimentação, pelo menos uma válvula de entrada conectada ao suprimento de gás e fornecida em uma extremidade a montante da linha de alimentação e pelo menos uma válvula de saída fornecida em uma extremidade a jusante da linha de alimentação. O aparelho pode compreender adicionalmente uma unidade de controle conectada à válvula de entrada e à válvula de saída e programada de modo que, para mover o feixe de cerdas na linha de alimentação na direção do corpo do molde, a válvula de saída é aberta para drenar um primeiro volume de gás da linha de alimentação e a válvula de entrada é aberta para alimentar um segundo volume de gás na linha de alimentação, sendo que a pressão na linha de alimentação a montante e a jusante do feixe de cerdas é mantida acima da pressão atmosférica.
[0007] Outros detalhes e características da invenção podem ser obtidos a partir da descrição a seguir de modalidades em conjunto com os desenhos.
BREVE DESCRIÇÃO DOS DESENHOS
[0008] A Figura 1 mostra uma vista lateral esquemática de um aparelho de acordo com uma primeira modalidade da invenção, e
[0009] A Figura 2 mostra uma vista em perspectiva esquemática de um aparelho de acordo com uma segunda modalidade da invenção.
DESCRIÇÃO DETALHADA DA INVENÇÃO
[0010] De acordo com a presente revelação, o método pode compreender a etapa de inicialmente formar os feixes ou agrupamentos soltos de cerdas individuais nos quais cerdas múltiplas são separadas de um suprimento para formar ou agrupamentos ou feixes de cerdas soltas.
[0011] No método descrito o movimento do feixe de cerdas na linha de alimentação em direção ao corpo do molde pode ser efetuado por meio da drenagem do primeiro volume de gás da linha de alimentação através da válvula de saída enquanto é feita a alimentação do segundo volume de gás para a linha de alimentação através da válvula de entrada, sendo que o primeiro volume é substancialmente igual ao segundo volume. Em outras palavras, a quantidade de gás drenado na extremidade a jusante da linha de alimentação é mais ou menos idêntica à quantidade de gás introduzida na extremidade a montante da linha de alimentação, mantendo assim um colchão de ar ou gás com a pressão acima da pressão atmosférica em qualquer lado do feixe.
[0012] Para mover o feixe de cerdas na linha de alimentação em direção ao corpo do molde, a válvula de saída pode ficar constantemente aberta para drenar o primeiro volume de gás da linha de alimentação. Como alternativa, a válvula de saída pode ser aberta de modo pulsante para drenar o primeiro volume de gás da linha de alimentação. Além disso, a válvula de entrada pode ficar constantemente aberta para alimentar o segundo volume de gás na linha de alimentação ou pode ser aberta de modo pulsante para alimentar o segundo volume de gás na linha de alimentação. Por exemplo, uma unidade de controle pode ser usada para abrir e fechar as respectivas válvulas de modo que o colchão de gás com a pressão acima da pressão atmosférica é mantido em qualquer lado do feixe durante o movimento das cerdas através da linha de alimentação.
[0013] O movimento do feixe de cerdas pode ser realizado pela introdução e drenagem de um gás, por exemplo ar, com uma pressão predefinida do gás sendo de preferência uma sobrepressão de mais de 5 mbar. Em outras palavras, mesmo uma pequena sobrepressão entre 5 mbar e 30 mbar pode ser suficiente para manter as cerdas juntas num feixe durante o movimento através da linha de alimentação. Por razões de confiabilidade de processo, a pressão predefinida de gás pode ser acima de 1000 mbar, especialmente entre 2500 mbar e 4500 mbar, para evitar que alterações na pressão ambiente influenciem o movimento das cerdas na linha de alimentação.
[0014] De acordo com um aspecto da presente revelação o feixe de cerdas pode ser parado na extremidade a jusante da linha de alimentação por uma placa defletora. A placa defletora pode ser fornecida a jusante do furo no corpo do molde de modo que o feixe de cerdas seja parado quando introduzido no furo no corpo do molde. Alternativamente, a placa defletora pode ser posicionada a montante do furo no corpo do molde exigindo o transporte do feixe da placa defletora para o furo do corpo do molde. O fornecimento da placa defletora tem o benefício de alinhar axialmente as cerdas do feixe na extremidade a jusante da linha de alimentação.
[0015] Após atingir a extremidade a jusante da linha de alimentação, o feixe de cerdas pode ser puxado em direção à extremidade de entrada da linha de alimentação pela drenagem de um volume de gás da linha de alimentação através da válvula de entrada ou de uma válvula adicional, com um volume de gás sendo ao mesmo tempo alimentado na linha de alimentação através da válvula de saída ou de uma válvula adicional, sendo que a pressão na linha de alimentação a montante e a jusante do feixe de cerdas é mantida acima da pressão atmosférica, ou seja, fornecendo um colchão de gás em qualquer lado do feixe. Esse movimento do feixe de cerdas na direção oposta pode melhorar o alinhamento axial das cerdas do feixe. Após o feixe ser puxado na linha de alimentação, um volume de gás pode ser drenado da linha de alimentação através da válvula de saída enquanto um volume de gás é alimentado na linha de alimentação através da válvula de entrada, movendo assim o feixe de cerdas na linha de alimentação em direção ao corpo do molde, sendo que a pressão na linha de alimentação a montante e a jusante do feixe de cerdas é mantida acima da pressão atmosférica. Em outras palavras, o feixe de cerdas pode ser movido para a frente e para trás na linha de alimentação com base no mesmo princípio de fornecer um colchão de gás no lado a montante e no lado a jusante do feixe. Tal movimento do feixe para trás e para a frente na linha de alimentação pode ser usado em combinação com uma placa defletora para interromper o movimento do feixe em uma direção para melhorar o alinhamento axial das cerdas no feixe.
[0016] No aparelho de acordo com a presente revelação, a estação de inserção pode ser posicionada na linha de alimentação entre a válvula de entrada e a válvula de saída. Em uma explicação mais detalhada, a estação de inserção pode compreender um bloco alimentador que contém ao menos um furo passante e que é móvel em relação à linha de alimentação entre uma primeira posição na qual a linha de alimentação é bloqueada pelo bloco alimentador entre a válvula de entrada e a válvula de saída e uma segunda posição na qual o furo passante forma parte da linha de alimentação entre a válvula de entrada e a válvula de saída. Em outras palavras, o feixe de cerdas pode ser introduzido na linha de alimentação de modo substancialmente perpendicular à direção de transporte na linha de alimentação. O fornecimento do bloco alimentador permite introduzir o feixe de cerdas sem afetar a pressão, isto é o fornecimento de colchões de gás, em qualquer lado da estação de inserção na linha de alimentação.
[0017] De preferência, a unidade de controle é conectada à estação de inserção. Dessa forma, a atuação da estação de inserção pode ser efetivada pela mesma unidade de controle que aciona as válvulas para mover o feixe de cerdas através da linha de alimentação. A estação de inserção pode ser atuada pneumaticamente por meio de uma ou mais válvulas que deslocam o bloco alimentador em relação ao restante da linha de alimentação por pressão de gás. Nesse aspecto, a estação de inserção pode ser conectada ao suprimento de gás para fornecer gás através da válvula de entrada para a linha de alimentação.
[0018] A linha de alimentação pode compreender pelo menos uma placa defletora disposta na ou próxima da sua extremidade a jusante, por exemplo de modo que o movimento das cerdas possa ser interrompido pela placa defletora.
[0019] O aparelho de acordo com a presente revelação pode compreender adicionalmente pelo menos um regulador fornecido entre a válvula de entrada e a estação de inserção e/ou a jusante da válvula de saída. Em combinação com a respectiva válvula, o regulador pode ser usado para manter e/ou estabelecer a pressão predefinida na linha de alimentação ou em porções da linha de alimentação. O regulador pode ser um componente separado para ajustar a resistência ao fluxo do gás que está sendo drenado da linha de alimentação ou introduzido na linha de alimentação. O regulador pode ser um regulador ajustável, por exemplo conectado à unidade de controle para ajustar seletivamente a resistência ao fluxo. Alternativamente, pelo menos uma das válvulas pode ser projetada para ter uma função de regulador, isto é, permitindo a abertura da válvula apenas parcialmente.
[0020] Na modalidade representada na Figura 1 é parcialmente mostrado um aparelho para a produção de campos de cerdas para escovas. O aparelho compreende uma estação de inserção 1 e três linhas de alimentação 2 para o transporte de cerdas a partir da estação de inserção 1 até um molde não mostrado.
[0021] A estação de inserção 1 compreende o magazine 3 com um estoque de cerdas individuais. A estação de inserção 1 compreende um mecanismo para formar feixes (4) ou agrupamentos de cerdas em um tamanho predefinido e para introduzir os ditos feixes nas linhas de alimentação 2. Não é necessário prender as cerdas em um feixe por fusão, soldagem ou colagem. Em vez disso, as cerdas podem formar um feixe solto que, se não for mantido junto por um componente da estação inserção 1, pode se desfazer em cerdas individuais.
[0022] Em uma explicação mais detalhada, um bloco alimentador 5 é fornecido com três orifícios passantes 6 para receberem, cada um, um feixe de cerdas 4. O bloco alimentador 5 é móvel em relação ao magazine 3 e em relação às linhas de alimentação 2 para inserir os feixes de cerdas 4 nas respectivas linhas de alimentação 2. Em outras palavras, o bloco alimentador 5 é móvel a partir da posição mostrada na Figura 1 até uma posição na qual os furos passantes 6 são alinhados com as linhas de alimentação 2. As linhas de alimentação 2 podem ser fechadas pelo bloco alimentador 5 contanto que os furos passantes 6 não estejam alinhados com as linhas de alimentação 2. Como alternativa, o bloco alimentador 5 pode ser dotado de uma ou mais passagens que permitem a comunicação fluida entre as porções das linhas de alimentação 2 em qualquer lado do bloco alimentador 5.
[0023] O aparelho compreende adicionalmente um bloco de válvulas de entrada 7 situado em ou próximo de uma extremidade a montante 8 das linhas de alimentação 2 e um bloco de válvulas de saída 9 na ou próximo da extremidade a jusante 10 das linhas de alimentação 2. As válvulas de entrada 7 são conectadas ao suprimento de gás 11 indicado por cubos conectados à válvulas 7. Uma unidade de controle não mostrada é adaptada para abrir e fechar as válvulas 7 e 9 de modo controlado e pode ainda servir para acionar o bloco alimentador 5 da estação de inserção 1, por exemplo pneumaticamente. As válvulas 7 e 9 podem ter função de regulador para ajustar seletivamente a resistência ao fluxo.
[0024] Na modalidade de exemplo mostrada na Figura 1 o fornecimento de três linhas de alimentação 2 permite o transporte de três feixes de cerdas 4 simultaneamente ou individualmente. O número de linhas de alimentação 2 pode ser adaptado de acordo com os requisitos para os campos de cerdas da escova.
[0025] Embora as linhas de alimentação 2 sejam mostradas com um contorno interno cilíndrico idêntico na modalidade da Figura 1, as linhas de alimentação individuais ou todas as linhas de alimentação 2 podem ter um contorno interno diferente dependendo dos requisitos dos campos de cerdas da escova. O número de cerdas em cada feixe de cerdas 4 é adaptado ao contorno interno das linhas de alimentação de modo que os feixes sejam móveis nas linhas de alimentação com uma pequena folga.
[0026] Com referência à modalidade da Figura 2, uma única linha de alimentação 2 de um aparelho de acordo com a presente revelação é mostrada juntamente com um bloco alimentador 5 da estação de inserção 1 que possui quatro furos passantes 6, uma válvula de entrada 7, uma válvula de saída 9, um primeiro regulador 12 localizado entre a válvula de entrada 7 e a estação de inserção 1 e um segundo regulador 13 localizado a jusante da válvula de saída 9. Na ou próximo da extremidade a jusante 10 da linha de alimentação 2, é fornecido um corpo do molde 14 contendo uma abertura (não mostrada) projetada para receber o feixe de cerdas 4. A válvula de saída 9 é disposta de modo que o feixe de cerdas 4 pode ser movido na linha de alimentação 2 até o feixe 4 ser ao menos parcialmente recebido na abertura do corpo do molde 14. Na modalidade representada na Figura 2 isto pode ser efetivado por um ou mais dutos de gás dispostos radialmente conectando o corpo do molde 14 com a válvula de saída 9.
[0027] Uma placa defletora (não mostrada) pode ser disposta na linha de alimentação 2 ou próximo ao corpo do molde 14 de modo que o movimento do feixe de cerdas 4 possa ser interrompido quando as cerdas encostam na placa defletora. Isso pode contribuir para alinhar axialmente as cerdas do feixe 4.
[0028] O aparelho das Figuras 1 ou 2 pode transportar um feixe de cerdas 4 formado na estação de inserção 1 em uma linha de alimentação 2 em uma direção a partir da extremidade a montante 8 para a extremidade a jusante 10. Para esse propósito um gás, por exemplo ar, é introduzido na respectiva linha de alimentação 2 a partir do suprimento de gás 11 através da válvula de entrada 7, até que uma pressão predefinida seja aplicada na linha de alimentação 2. A pressão predefinida é maior que a pressão atmosférica, por exemplo uma pressão entre 2500 mbar e 4500 mbar. A válvula de saída 9 é fechada. O feixe de cerdas 4 é então inserido na respectiva linha de alimentação 2 pela atuação do bloco alimentador 5 até que um furo passante 6 seja alinhado com uma linha de alimentação 2. A válvula de entrada 7 pode ser fechada durante a inserção do feixe de cerdas 4. Dessa forma, a pressão na linha de alimentação 2 é mantida no valor predefinido em qualquer lado do feixe de cerdas 4. Em outras palavras, é fornecido um colchão de gás com a pressão acima da pressão atmosférica em qualquer lado do feixe de cerdas 4 no lado a montante e lado a jusante dentro da linha de alimentação 2.
[0029] O movimento do feixe de cerdas 4 na linha de alimentação 2 é então efetuado através da drenagem de gás da linha de alimentação através da válvula de saída 9 ao mesmo tempo que ocorre a introdução de gás na linha de alimentação a partir do suprimento de gás através da válvula de entrada 7. Desta forma, o feixe de cerdas 4 é deslocado na linha de alimentação 2 interposta entre os colchões de gás no lado a montante e no lado a jusante.
[0030] O volume de gás drenado da válvula de saída 9 é idêntico, ou pelo menos substancialmente igual, ao volume de gás introduzido através da válvula de entrada 7. Isso resulta na manutenção do colchão de gás em qualquer lado do feixe de cerdas 4, evitando assim que cerdas individuais sejam separadas do feixe 4. A drenagem e a introdução de gás podem ser controladas de modo que a pressão predefinida nos colchões de gás seja mantida no lado a montante e no lado a jusante do feixe de cerdas 4. A válvula de saída 9 e/ou a válvula de entrada 7 podem ficar abertas constantemente ou de maneira pulsante durante o transporte do feixe de cerdas 4 através da linha de alimentação 2. A resistência ao fluxo pode ser adaptada por meio de reguladores 12 e 13 e/ou pela quantidade de abertura/fechamento das válvulas 7 e 9.
[0031] Embora seja preferencial manter a pressão predefinida em um valor idêntico ou substancialmente idêntico em qualquer dos lados do feixe de cerdas 4, um pequeno gradiente de pressão entre o lado a montante e o lado a jusante do feixe de cerdas 4 pode ser aceitável.
[0032] Em algumas aplicações pode ser suficiente mover um feixe de cerdas 4 em uma direção através da linha de alimentação 2 a partir da extremidade a montante 8 em direção à extremidade a jusante 10 e/ou do corpo do molde 14. Entretanto, também é possível mover um feixe de cerdas 4 na linha de alimentação 2 na direção oposta, isto é, a partir da extremidade a jusante 10 em direção à extremidade a montante 8. Isso pode contribuir para o alinhamento axial das cerdas de um feixe 4.
[0033] Para tal movimento na direção oposta do feixe 4 recebido na linha de alimentação 2, a válvula de saída 9, o segundo regulador 13 ou uma válvula ou um regulador adicional (não mostrado) é conectado ao suprimento de gás ou a um suprimento de gás adicional para a introdução de um volume de gás na linha de alimentação 2 a partir da extremidade a jusante 10. Simultaneamente, a válvula de entrada 7 ou uma válvula adicional posicionada na extremidade a montante 8 fica aberta constantemente ou de maneira pulsante para a drenagem do gás da extremidade a montante 8 da linha de alimentação 2. Novamente, colchões de gás com uma pressão acima da pressão atmosférica podem ser mantidos pelo ajuste do volume de gás drenado a partir da extremidade a montante 8 e o volume de gás introduzido na extremidade a jusante 10, evitando assim que cerdas individuais sejam separados do feixe 4 durante o movimento através da linha de alimentação 2.
[0034] As dimensões e os valores aqui revelados não devem ser entendidos como estando estritamente limitados aos valores numéricos exatos mencionados. Em vez disso, exceto onde especificado em contrário, cada uma dessas dimensões se destina a significar tanto o valor mencionado como uma faixa de valores funcionalmente equivalentes em torno daquele valor. Por exemplo, uma dimensão revelada como "40 mm" se destina a significar "cerca de 40 mm". Números de referência 1 estação de inserção 2 linha de alimentação 3 magazine 4 feixe de cerdas 5 bloco alimentador 6 furo passante 7 válvula de entrada 8 extremidade a montante 9 válvula de saída 10 extremidade a jusante 11 suprimento de gás 12 regulador 13 regulador 14 corpo do molde

Claims (15)

1. Método para produzir campos de cerdas para escovas, caracterizado por as cerdas serem encaixadas em pelo menos um furo de um corpo do molde (14) por meio de uma linha de alimentação (2) que tem uma extremidade a montante (8) com uma válvula de entrada (7) e uma extremidade a jusante (10) com uma válvula de saída (9) no corpo do molde (14), sendo que o método compreende as etapas de: • formar pelo menos um feixe de cerdas (4), • aplicar uma de pressão de gás predefinida maior que a pressão atmosférica na linha de alimentação (2) entre a válvula de entrada (7) e a válvula de saída (9), • inserir o feixe de cerdas (4) na linha de alimentação (2) em uma estação de inserção (1) entre a válvula de entrada (7) e a válvula de saída (9) e manter a pressão predefinida entre a válvula de entrada (7) e a válvula de saída (9), • drenar um primeiro volume de gás da linha de alimentação (2) através da válvula de saída (9) introduzindo, ao mesmo tempo, um segundo volume de gás na linha de alimentação (2) através da válvula de entrada (7), movendo assim o feixe de cerdas (4) na linha de alimentação (2) em direção ao corpo do molde (14), em que a pressão na linha de alimentação (2) a montante e a jusante do feixe de cerdas (4) é mantida acima da pressão atmosférica.
2. Método, de acordo com a reivindicação 1, caracterizado por o primeiro volume ser igual ao segundo volume.
3. Método, de acordo com qualquer uma das reivindicações anteriores, caracterizado por a válvula de saída (9) ficar constantemente aberta para drenar o primeiro volume de gás da linha de alimentação (2).
4. Método, de acordo com a reivindicação 1 ou 2, caracterizado por a válvula de saída (9) ser aberta de forma pulsante para drenar o primeiro volume de gás da linha de alimentação (2).
5. Método, de acordo com qualquer uma das reivindicações anteriores, caracterizado por a válvula de entrada (7) ficar constantemente aberta para a introdução do segundo volume de gás na linha de alimentação (2).
6. Método, de acordo com qualquer uma das reivindicações 1 a 4, caracterizado por a válvula de entrada (7) ser aberta de forma pulsante para a introdução do segundo volume de gás na linha de alimentação (2).
7. Método, de acordo com qualquer uma das reivindicações anteriores, caracterizado por a pressão predefinida do gás ser uma sobrepressão de pelo menos 5 mbar acima da pressão atmosférica, especialmente entre 2500 mbar e 4500 mbar.
8. Método, de acordo com qualquer uma das reivindicações anteriores, caracterizado por, após atingir a extremidade a jusante (10) da linha de alimentação (2), o feixe de cerdas (4) ser puxado em direção à extremidade de entrada (8) da linha de alimentação (2) por meio da drenagem de um volume de gás da linha de alimentação (2) através da válvula de entrada (7) enquanto um volume de gás é alimentado na linha de alimentação (2) através da válvula de saída (9), em que a pressão na linha de alimentação (2) a montante e a jusante do feixe de cerdas (4) é mantida acima da pressão atmosférica e, em seguida, um volume de gás é drenado da linha de alimentação (2) através da válvula de saída (9) enquanto um volume de gás é alimentado na linha de alimentação (2) através da válvula de entrada (7), movendo assim o feixe de cerdas (4) na linha de alimentação (2) em direção ao corpo do molde (14), em que a pressão na linha de alimentação (2) a montante e a jusante do feixe de cerdas (4) é mantida acima da pressão atmosférica.
9. Método, de acordo com qualquer uma das reivindicações anteriores, caracterizado por o feixe de cerdas (4) bater contra um defletor quando atinge a extremidade a jusante (10) da linha de alimentação (2).
10. Aparelho para produzir campos de cerdas para escovas, compreendendo um corpo do molde (14) com pelo menos um furo para receber um feixe de cerdas (4), uma linha de alimentação (2), um suprimento de gás (11) para alimentar gás a uma pressão predefinida acima da pressão atmosférica na linha de alimentação (2), uma estação de inserção (1) fornecida na linha de alimentação (2), pelo menos uma válvula de entrada (2) conectada ao suprimento de gás (11) e fornecida em uma extremidade a montante (8) da linha de alimentação (2) e pelo menos uma válvula de saída (9) fornecida em uma extremidade a jusante (10) da linha de alimentação (2), caracterizado pelo fato de que o aparelho compreende adicionalmente uma unidade de controle conectada à válvula de entrada (7) e à válvula de saída (9) e programada para mover o feixe de cerdas (4) na linha de alimentação (2) em direção ao corpo do molde (14), a válvula de saída (9) é aberta para drenar um primeiro volume de gás da linha de alimentação (2) e a válvula de entrada (7) é aberta para alimentar um segundo volume de gás na linha de alimentação (2), em que a pressão na linha de alimentação (2) a montante e a jusante do feixe de cerdas (4) é mantida acima da pressão atmosférica.
11. Aparelho, de acordo com a reivindicação 10, caracterizado por a estação de inserção (1) ser fornecida na linha de alimentação (2) entre a válvula de entrada (7) e a válvula de saída (9).
12. Aparelho, de acordo com a reivindicação 10 ou 11, caracterizado por a estação de inserção (1) compreender um bloco alimentador (5) que possui pelo menos um furo passante (6) e que é móvel em relação à linha de alimentação (2) entre uma primeira posição na qual a linha de alimentação (2) é bloqueada pelo bloco alimentador (5) entre a válvula de entrada (7) e a válvula de saída (9) e uma segunda posição na qual o furo passante (6) forma parte da linha de alimentação (2) entre a válvula de entrada (7) e a válvula de saída (9).
13. Aparelho, de acordo com qualquer uma das reivindicações 10 a 12, caracterizado por a unidade de controle estar conectada à estação de inserção (1).
14. Aparelho, de acordo com qualquer uma das reivindicações 10 a 13, caracterizado por a linha de alimentação (2) compreender uma placa defletora disposta em sua extremidade a jusante (10).
15. Aparelho, de acordo com qualquer uma das reivindicações 10 a 14, caracterizado por pelo menos um regulador (12, 13) ser fornecido entre a válvula de entrada (7) e a estação de inserção (1) e/ou a jusante da válvula de saída (9).
BR112020005396-1A 2017-09-21 2018-09-18 Método e aparelho para produzir campos de cerdas para escovas BR112020005396B1 (pt)

Applications Claiming Priority (3)

Application Number Priority Date Filing Date Title
EP17192357.6 2017-09-21
EP17192357.6A EP3459389B1 (en) 2017-09-21 2017-09-21 Method and apparatus for producing bristle fields for brushes
PCT/IB2018/057155 WO2019058254A1 (en) 2017-09-21 2018-09-18 METHOD AND APPARATUS FOR PRODUCING HAIR ZONES FOR BRUSHES

Publications (2)

Publication Number Publication Date
BR112020005396A2 BR112020005396A2 (pt) 2020-09-29
BR112020005396B1 true BR112020005396B1 (pt) 2023-08-15

Family

ID=

Similar Documents

Publication Publication Date Title
ITMI20070609A1 (it) Sistema di raffreddamento dui stampo per una macchina is
US2292003A (en) Valve
US6099286A (en) Universal mold carrier with improved air flow compensation
JPH01101133A (ja) 射出成形装置用の自動調整湯口弁組立体
BRPI0808156A2 (pt) Projeto de molde de sopro
ITMO940105A1 (it) Impianto per la formatura di contenitori ed il riempimento di essi par ticolarmente in ambiente sterile
CN208090024U (zh) 用于流体控制阀的阀体和流体流动控制阀
BR112020005396B1 (pt) Método e aparelho para produzir campos de cerdas para escovas
US10722024B2 (en) Method and apparatus for producing bristle fields for brushes
BRPI0607471A2 (pt) bocal de enchimento
AU2013240102A9 (en) Flow straightening seat ring and control valve having flow straightening seat ring
EP0576745A1 (en) Apparatus and method for cooling a mould
US20040217312A1 (en) Regulation valve
US20060174656A1 (en) Glassware forming machine with bladder-operated cooling wind valve
CA2454526C (en) Air flow compensation for mold carrier
EP1707780B1 (en) Shutter-type regulation device, multi-way part comprising such devices and production process
US20140103578A1 (en) Valve pin bushing for the hot runner of an injection mold
EP3478475A1 (de) Dornenkette mit magnethalterung
PT612699E (pt) Aparelho de arrefecimento de moldes para uma maquina de formacao de artigos de vidro
BRPI0714434A2 (pt) bocal e aparelho para moldagem por injeÇço
CZ298351B6 (cs) Ventilový blok
WO2019117731A1 (en) A valve gate for a single valve gate injection moulding system
CZ25976U1 (cs) Spojovací díl ke spojení dvou otopných desek radiátoru
CN211771741U (zh) 一种细纱机的吸棉支管
BR112013017592B1 (pt) projeto de molde por sopro