BR112020002660A2 - lâmina de faca para uma lâmina de corte de uma colheitadeira agrícola - Google Patents

lâmina de faca para uma lâmina de corte de uma colheitadeira agrícola Download PDF

Info

Publication number
BR112020002660A2
BR112020002660A2 BR112020002660-3A BR112020002660A BR112020002660A2 BR 112020002660 A2 BR112020002660 A2 BR 112020002660A2 BR 112020002660 A BR112020002660 A BR 112020002660A BR 112020002660 A2 BR112020002660 A2 BR 112020002660A2
Authority
BR
Brazil
Prior art keywords
blade
knife
knife blade
plane
fact
Prior art date
Application number
BR112020002660-3A
Other languages
English (en)
Other versions
BR112020002660B1 (pt
Inventor
Sascha Otto
Ralf Schmidt
Original Assignee
Smf-Holding Gmbh
Priority date (The priority date is an assumption and is not a legal conclusion. Google has not performed a legal analysis and makes no representation as to the accuracy of the date listed.)
Filing date
Publication date
Application filed by Smf-Holding Gmbh filed Critical Smf-Holding Gmbh
Publication of BR112020002660A2 publication Critical patent/BR112020002660A2/pt
Publication of BR112020002660B1 publication Critical patent/BR112020002660B1/pt

Links

Classifications

    • AHUMAN NECESSITIES
    • A01AGRICULTURE; FORESTRY; ANIMAL HUSBANDRY; HUNTING; TRAPPING; FISHING
    • A01DHARVESTING; MOWING
    • A01D34/00Mowers; Mowing apparatus of harvesters
    • A01D34/01Mowers; Mowing apparatus of harvesters characterised by features relating to the type of cutting apparatus
    • A01D34/02Mowers; Mowing apparatus of harvesters characterised by features relating to the type of cutting apparatus having reciprocating cutters
    • A01D34/13Cutting apparatus
    • AHUMAN NECESSITIES
    • A01AGRICULTURE; FORESTRY; ANIMAL HUSBANDRY; HUNTING; TRAPPING; FISHING
    • A01DHARVESTING; MOWING
    • A01D34/00Mowers; Mowing apparatus of harvesters
    • A01D34/01Mowers; Mowing apparatus of harvesters characterised by features relating to the type of cutting apparatus
    • A01D34/02Mowers; Mowing apparatus of harvesters characterised by features relating to the type of cutting apparatus having reciprocating cutters
    • A01D34/13Cutting apparatus
    • A01D34/14Knife-bars

Landscapes

  • Life Sciences & Earth Sciences (AREA)
  • Environmental Sciences (AREA)
  • Harvester Elements (AREA)
  • Knives (AREA)
  • Milling Processes (AREA)

Abstract

A presente invenção refere-se a uma lâmina de faca para uma faca de corte de uma colheitadeira agrícola, com um lado superior e um lado inferior da lâmina, em que uma superfície do lado inferior da lâmina é composta por uma superfície plana disposta em um plano e uma área de rebaixo que passa acima do plano. Uma altura da lâmina da faca corresponde a uma distância máxima entre o lado superior da lâmina e a superfície plana em uma direção da normal ao plano., em que uma espessura do material da lâmina da faca corresponde a uma distância entre o lado superior da lâmina e o lado inferior da lâmina e métodos para produzir uma lâmina de faca.

Description

Relatório Descritivo da Patente de Invenção para "LÂMINA
DE FACA PARA UMA LÂMINA DE CORTE DE UMA COLHEITADEIRA AGRÍCOLA". Descrição
[0001] A presente invenção refere-se a uma lâmina de faca para uma lâmina de corte de uma colheitadeira agrícola, com um lado supe- rior da lâmina e um lado inferior da lâmina, em que uma superfície do lado inferior da lâmina é composta por uma superfície plana disposta em um plano e uma área de rebaixo que passa acima do plano. Uma altura da lâmina da faca corresponde a uma distância máxima entre o lado superior da lâmina e a superfície plana em uma direção da normal em relação ao plano, em que a espessura do material da lâmina da faca corresponde a uma distância entre o lado superior da lâmina e o lado inferior da lâmina, assim como a um método para produção de uma là- mina de faca.
[0002] Uma lâmina de faca é conhecida, por exemplo, a partir do documento DE 32 08 270 C2. A lâmina de faca mostrada é projetada no formato triangular e apresenta duas áreas de corte que estão em ângulo agudo entre si. As duas áreas de corte apresentam respectivamente dentes chanfrados de um lado, que apresentam entalhes, de modo que dentes de corte e espaços interdentais sejam formados. Os dentes de corte possuem um traçado pontiagudo respectivamente, formando uma ponta de dente.
[0003] Lâminas de facas desse tipo são comumente usadas em cei- feiras de colheitadeiras agrícolas. Uma pluralidade de lâminas de facas são dispostas, neste caso, lado a lado parafusadas ou rebitadas em um trilho de facas, em que as pontas das facas, que são formadas pelas áreas de corte cônicas, apontam na direção de trabalho. As facas assim formadas são conduzidas para frente e para trás em uma barra de faca transversalmente à direção de trabalho. Os dentes de corte das lâminas da faca cooperam com os dedos de corte presos à barra de faca, em que os dedos de corte formam contra-arestas de corte na forma de uma fenda de lâmina. As áreas de dedos de corte da lâmina de faca são alinhadas em um ângulo com a direção de trabalho e as contra-arestas de corte são aproximadamente paralelas à direção de trabalho, de modo que o material de colheita possa mergulhar na área de arestas de corte entre as lâminas da faca e os dedos de corte e ser cortado pelo movi- mento alternativo da lâmina de corte. Uma opção alternativa é usá-lo como uma faca dupla com duas lâminas de corte em rotação contrária ou como uma lâmina de corte fixa e móvel sem dedos de corte. Uma espessura da lâmina da faca é ajustada à medida interna da fenda da lâmina, de modo que exista uma certa distância entre a lâmina da faca e a respectiva contra-aresta de corte, uma vez que a dimensão da fenda da lâmina está sujeita a uma tolerância e a lâmina da faca é dobrada durante a operação pelas forças que atuam no material de colheita. Por outro lado, a distância entre a lâmina da faca e a respectiva contra- aresta de corte não deve ser muito grande, pois o material de colheita pode ser puxado para a fenda de lâmina e não ser cortado. O uso de material para fabricar lâminas de facas de espessura apropriada é com- parativamente alto. Consequentemente, as lâminas da faca podem ser usadas para mover massas consideráveis para frente e para trás atra- vés do acionamento da faca.
[0004] Um objetivo da presente invenção é fornecer uma lâmina de faca com massa reduzida, na qual a estabilidade necessária seja, no entanto, garantida.
[0005] A tarefa é resolvida pelos objetos das reivindicações depen- dentes. Modalidades vantajosas e desenvolvimentos adicionais preferi- dos são especificados nas reivindicações dependentes.
[0006] A lâmina de faca de acordo com a invenção para uma faca de corte de uma colheitadeira agrícola tem um lado superior e um lado inferior da lâmina, em que uma superfície do lado inferior da lâmina é composta por uma superfície plana disposta em um plano e uma área de rebaixo que corre acima do plano. Uma altura da lâmina da faca cor- responde a uma distância máxima entre o lado superior da lâmina e a superfície plana em uma direção normal em relação ao plano, em que uma espessura do material da lâmina da faca corresponde a uma dis- tância entre o lado superior da lâmina e o lado inferior da lâmina. A es- pessura do material da lâmina da faca é, de acordo com a invenção, pelo menos em algumas áreas menor do que a altura da lâmina da faca.
[0007] Uma área na qual a espessura do material é menor do que a altura compreende, preferencialmente, pelo menos metade da super- fície do lado inferior da lâmina, particularmente preferencialmente 90% da superfície do lado inferior da lâmina. A espessura do material em cada área da lâmina da faca é particularmente preferencialmente menor do que a altura.
[0008] Uma aresta de corte é preferencialmente formada em pelo menos uma região de borda da lâmina de faca, em que a superfície do lado inferior da lâmina apresenta uma superfície parcial da superfície plana pelo menos na região de borda. De acordo com uma modalidade preferida, pelo menos uma marcação de desgaste para determinar o desgaste na aresta de corte é disposta na superfície do lado inferior da lâmina, fora da área parcial, em que a marcação de desgaste marca uma altura situada na direção da normal entre a superfície plana e a área de rebaixo. A marcação de desgaste indica quando o desgaste na aresta de corte é tão grande que não fica mais na superfície plana, mas entre a superfície plana e a área do rebaixo. A marcação de desgaste é preferencialmente disposta entre a superfície plana e a área do rebaixo e pode ser projetada, por exemplo, na forma de uma gravação. Como alternativa, a marcação de desgaste também pode ser formada pela própria área de rebaixo, ou seja, o desgaste pode ser reconhecido pelo fato de que a aresta de corte está dentro da área de rebaixo.
[0009] Outra superfície parcial da superfície plana da superfície do lado inferior da lâmina é preferencialmente disposta em torno do re- baixo. Uma pluralidade de outras áreas parciais da superfície plana é preferencialmente disposta em uma aresta traseira da lâmina de faca na superfície do lado inferior da lâmina. As áreas parciais na aresta tra- seira são separadas uma da outra, em particular pela área do rebaixo.
[0010] Pelo menos, um rebaixo de fixação é preferencialmente pre- visto, em que uma superfície parcial adicional da superfície plana é dis- posta em torno do rebaixo de fixação na superfície do lado inferior da lâmina. O lado superior da lâmina possui, preferencialmente, um recorte em torno do rebaixo de fixação, sendo que a gravação é formada de acordo com um meio de fixação.
[0011] No caso da lâmina de faca de acordo com a invenção, trata- se preferencialmente a assim chamada lâmina triangular, que é usada, por exemplo, em ceifeiras de ceifeiras debulhadoras. Da mesma forma, preferencialmente, a lâmina de faca de acordo com a invenção é proje- tada alternativamente como uma lâmina de rotor ou uma lâmina de pi- cador, que têm uma forma básica retangular.
[0012] Todas as características descritas abaixo com referência a outros objetos ou modalidades, de acordo com a invenção, que resol- vem os problemas, podem ser combinadas conforme desejado com as características essenciais da invenção descritas e preferidas.
[0013] Uma modalidade de acordo com a invenção de lâmina de faca para uma faca de corte de uma colheitadeira agrícola, com um lado superior da lâmina e um inferior da lâmina, em que uma superfície do lado inferior da lâmina é composto por uma superfície plana disposta em um plano e uma área de rebaixo que corre acima do plano, em que a altura da lâmina da faca é uma distância máxima entre o lado superior da lâmina e a superfície plana em uma direção normal ao plano, em que uma espessura do material da lâmina da faca corresponde a uma dis- tância entre o lado superior da lâmina e o lado inferior da lâmina, em que a espessura do material da lâmina da faca é pelo menos em algu- mas áreas inferior à altura da lâmina da faca que resolve a tarefa, é caracterizada pelo fato de que a lâmina de faca apresenta pelo menos um rebaixo, em que uma superfície parcial da superfície plana da su- perfície do lado inferior da lâmina fica disposta em torno de pelo menos um rebaixo.
[0014] Um ou vários recessos na lâmina da faca são vantajosos para reduzir o peso. Para evitar desvantagens em relação à estabilidade em uma área do rebaixo, é vantajosa uma superfície parcial da superfí- cie plana que circunda o rebaixo. Essas áreas parciais ao redor do re- baixo ou rebaixos da lâmina da faca, juntamente com as outras áreas parciais, formam a superfície plana no lado inferior da lâmina. Além da posição dessas áreas parciais ao redor do rebaixo ou rebaixos da là- mina da faca, elas não diferem de outras áreas parciais da superfície plana no lado inferior da lâmina. Para distinguir as áreas parciais, as áreas parciais da superfície plana ao redor do rebaixo ou rebaixos da lâmina da faca também são chamadas de áreas parciais do rebaixo da superfície plana na superfície do lado inferior da lâmina.
[0015] O rebaixo é, preferencialmente, projetado como um rebaixo central. Alternativamente, é preferida uma lâmina de faca com dois ou mais rebaixos, em que a superfície parcial da superfície plana da super- fície do lado inferior da lâmina fica disposta em torno dos rebaixos.
[0016] Outra modalidade da lâmina de faca, de acordo com a inven- ção, para uma faca de corte de uma colheitadeira agrícola, com um lado superior da lâmina e um lado inferior da lâmina, em que uma superfície do lado inferior da lâmina é composta por uma superfície plana disposta em um plano e uma área de rebaixo que corre acima do plano, em que uma altura da lâmina da faca corresponde a uma distância máxima entre o lado superior da lâmina e a superfície plana ao plano em uma direção da normal, em relação ao plano, em que uma espessura do material da lâmina da faca corresponde a uma distância entre o lado superior da lâmina e o lado inferior da lâmina, em que a espessura do material da lâmina da faca é pelo menos em algumas áreas menor do que a altura da lâmina da faca que resolve a tarefa, é caracterizada pelo fato de que uma superfície do lado superior da lâmina é composta por uma superfí- cie plana superior disposta em um plano superior e uma região do lado superior que corre fora do plano superior.
[0017] A superfície plana superior tem a vantagem de que a lâmina da faca também pode ser usada disposta com o lado superior da lâmina voltado para baixo, apesar da redução de peso. É necessária uma su- perfície plana correspondente para fixar a lâmina da faca a uma barra de faca. No estado conectado, essa superfície plana fica contra uma superfície plana correspondente da barra de faca. Existe uma distância definida entre a superfície plana, que no sentido da invenção também é referida como superfície plana inferior e superfície plana superior, em que a espessura do material para reduzir o peso da lâmina da faca é menor do que essa distância de acordo com a invenção.
[0018] Várias áreas parciais da superfície plana são preferencial- mente dispostas em uma aresta traseira da lâmina de faca na superfície do lado inferior da lâmina. Essas áreas parciais na aresta traseira da lâmina da faca, juntamente com as outras áreas parciais, formam a su- perfície plana no lado inferior da lâmina. Além da posição dessas áreas parciais na aresta traseira, elas não diferem de outras áreas parciais da área plana no lado inferior da lâmina. Para diferenciar as áreas parciais, as áreas parciais da superfície plana na aresta traseira da lâmina da faca também são chamadas de áreas parciais traseiras da superfície plana na superfície do lado inferior da lâmina. As áreas parciais na aresta traseira são separadas uma da outra, em particular pela área do rebaixo.
[0019] Na aresta traseira da lâmina de faca na superfície do lado superior da lâmina, várias áreas parciais superiores da superfície plana superior são, além disso, dispostas de preferência. As áreas parciais superiores formam uma superfície plana superior na superfície do lado superior da lâmina e diferem nesse aspecto das áreas parciais da su- perfície plana no lado inferior da lâmina.
[0020] As áreas parciais superiores no lado superior são dispostas de preferência particularmente opostas à área do rebaixo no lado infe- rior, pelo menos na região da aresta traseira da lâmina da faca. Como resultado, as áreas parciais superiores ao longo da aresta traseira tam- bém são em particular preferencialmente dispostas alternadamente com as áreas parciais, ou seja, áreas parciais traseiras, no lado inferior.
[0021] Desse modo, surge uma espécie de forma de onda da aresta traseira da lâmina da faca, com cristas e vales de onda achatadas na forma das áreas parciais superiores no lado superior e nas áreas parci- ais traseiras o lado inferior. Isso permite que a lâmina da faca seja mon- tada com o lado superior da lâmina voltado para baixo, tal como com o lado inferior da lâmina voltado para baixo, de uma maneira particular- mente vantajosa.
[0022] Os termos acima e abaixo, bem como o lado superior e infe- rior da lâmina, se referem a uma posição geral de instalação da lâmina da faca em uma colheitadeira, não tem efeito restritivo neste aspecto, mas servem para uma diferenciação conceitual de ambos os lados da lâmina da faca. Em particular, a lâmina de faca de acordo com a inven- ção também pode ser montada com o lado superior da lâmina voltado para baixo em relação à colheitadeira. É particularmente vantajoso mon- tar as lâminas da faca alternadamente ao longo da barra da faca, uma com o lado inferior da lâmina para baixo e outra com o lado superior da lâmina para baixo.
[0023] Uma aresta de corte é formada preferencialmente em pelo menos uma região de borda da lâmina da faca em que a superfície do lado inferior da lâmina apresenta uma superfície parcial ou várias áreas parciais separadas da superfície plana, pelo menos na região da borda. Essas áreas parciais na área de borda da lâmina da faca, juntamente com as outras áreas parciais, formam a superfície plana no lado inferior da lâmina. Além da posição dessas áreas parciais na área de borda, elas não diferem de outras áreas parciais da superfície plana no lado inferior da lâmina. Para diferenciar as áreas parciais, as áreas parciais na região de borda da lâmina da faca também são chamadas de áreas parciais de borda da superfície plana na superfície do lado inferior da lâmina.
[0024] Um ou mais rebaixos de fixação são preferencialmente pre- vistos, em que outras áreas parciais da superfície plana são dispostas em torno dos rebaixos de fixação na superfície do lado inferior da là- mina. Essas áreas parciais ao redor dos rebaixos de fixação da lâmina da faca, juntamente com as outras áreas parciais, formam a superfície plana no lado inferior da lâmina. Além da posição dessas áreas parciais ao redor dos rebaixos de fixação, elas não diferem de outras áreas par- ciais da superfície plana no lado inferior da lâmina. Para diferenciar as áreas parciais, as áreas parciais ao redor dos rebaixos de fixação da lâmina da faca também são chamadas de áreas parciais de fixação da superfície plana na superfície do lado inferior da lâmina.
[0025] Outro objetivo da invenção refere-se a um método para pro- duzir a lâmina de faca de acordo com a invenção descrita, em que pelo menos uma etapa de conformação é prevista, na qual a lâmina de faca é conformada de tal maneira que a espessura do material da lâmina de faca é pelo menos em algumas áreas menor do que a altura da lâmina. Um método de moldagem primária ou de remoldagem é preferencial- mente usado na etapa de conformação. Além disso, pelo menos uma etapa de processamento adicional é preferencialmente prevista, na qual a superfície plana é usinada na superfície do lado inferior da lâmina por meio de pelo menos um processo de usinagem.
[0026] A invenção é explicada em mais detalhes abaixo com base em um exemplo de concretização preferido com referência aos dese- nhos anexos. As explicações referem-se à lâmina de faca de acordo com a invenção, bem como ao método de fabricação de acordo com a invenção para produzir a lâmina de faca. As concretizações são apenas exemplos e não limitam a ideia geral da invenção, onde:
[0027] As figuras 1 a 5 mostram um primeiro exemplo de concreti- zação de uma lâmina de faca de acordo com a invenção em diferentes vistas;
[0028] as figuras 6 a 10 mostram um segundo exemplo de concre- tização de uma lâmina de faca de acordo com a invenção em diferentes vistas;
[0029] as figuras 11 a 15, mostram um terceiro exemplo de concre- tização de uma lâmina de faca de acordo com a invenção em diferentes vistas; e
[0030] as figuras 16 a 25 mostram um quarto exemplo de concreti- zação de uma lâmina de faca de acordo com a invenção em diferentes vistas.
[0031] Na figura 1, a lâmina de faca de acordo com a invenção é mostrada em uma vista no topo de uma lâmina 1 de acordo com um primeiro exemplo de concretização. A lâmina da faca apresenta duas áreas de corte 3, nas quais a borda da lâmina de faca é fornecida com um dente de corte para o corte do material da colheita. Em uma área frontal da lâmina da faca, que é referida a seguir como a ponta da faca 11, independentemente de estar realmente em forma pontiaguda ou, como no exemplo de concretização, de forma um tanto cega, as áreas de corte 3 convergem aproximadamente e formam a configuração apro- ximadamente triangular da parte da frente da lâmina da faca. Esta parte da lâmina da faca também apresenta um rebaixo aproximadamente tri- angular 5 com uma região periférica 7. A lâmina da faca mostrada tam- bém é chamada de lâmina triangular. No entanto, uma lâmina de rotor ou lâmina de picador também pode ser projetada de acordo com a in- venção, que apresenta uma forma básica bastante retangular. Na dire- ção de marcha e de trabalho de uma colheitadeira agrícola com uma faca de corte, que inclui a lâmina da faca mostrada, a ponta da faca seria 11 estaria na frente e uma aresta traseira 8 da lâmina estaria atrás. Na medida em que os termos frente e atrás forem usados abaixo, eles se referem à direção de trabalho da colheitadeira. A direção do movi- mento da faca de corte com a lâmina de faca para cortar o material de colheita em relação à colheitadeira é inclinada horizontalmente ou ligei- ramente em ângulo reto com a direção de trabalho, em particular apro- ximadamente em ângulo reto com ela, na posição de montagem, o que corresponde ao plano do desenho na figura 1. Na parte frontal da lâmina da faca, que é aproximadamente triangular em vista, é unida por uma região de fixação 9, que é aproximadamente retangular em vista, que termina com a aresta traseira 8. A área de fixação apresenta meios de fixação 10 para fixar a lâmina da faca, que geralmente é fixada a uma barra de faca (não mostrada) para formar a faca de corte com um grande número de lâminas de faca adicionais. No exemplo de concretização, os orifícios 10 são previstos como meios de fixação, que podem ser usados, por exemplo, para produzir conexões roscadas.
[0032] Na figura 2, a lâmina de faca da figura 1 é mostrada em uma vista girada em 90 graus lateralmente, na qual a posição da ponta da faca 11 na frente e a aresta traseira 8 atrás e a forma plana geral da lâmina de faca podem ser vistas com o lado superior 1 e um lado inferior
2.
[0033] A figura 3 mostra um corte ao longo da linha A-A da figura 1 em uma ampliação em duas vezes. A figura 4 mostra uma vista do lado inferior 2 da lâmina da faca e a figura 5, por sua vez, mostra uma vista ampliada da aresta traseira 8 em comparação com a figura 1 da aresta traseira 8.
[0034] A seguir, é feita referência às figuras 1 a 5 conjuntamente. À modalidade da lâmina de faca de acordo com a invenção para uma faca de corte de uma colheitadeira agrícola apresenta uma superfície do lado inferior da lâmina 2, que é composta por uma superfície plana 4 disposta no plano E (ver figura 5) e uma área de rebaixo 6, que passa acima do plano, conforme se observa nas figuras 3 e 4. Uma altura Z da lâmina da faca corresponde a uma distância máxima entre o lado superior 1 da lâmina e a superfície plana 4 na direção do normal N em relação ao plano E, como mostrado na figura 5. Uma espessura de material M da lâmina da faca, por sua vez, corresponde a uma distância entre o lado superior 1 da lâmina e o lado inferior 2 da lâmina, que também é sensi- velmente medido na direção da normal N. A espessura do material M da lâmina da faca é, de acordo com a invenção, pelo menos em algumas áreas menor do que a altura Z da lâmina da faca, como mostrado a título de exemplo, usando um ponto de medição na figura 5. Em princípio, a espessura do material da lâmina de faca também pode ser maior em determinadas áreas, ou seja, até um máximo da altura Z da lâmina de faca. Essa área pode ser vista na figura 3, próxima da ponta da faca 11, por exemplo. No entanto, também seria concebível que a espessura do material M em cada área da lâmina da faca seja menor do que sua altura Z. Preferencialmente, uma área, na qual a espessura do material M seja menor do que a altura Z, compreende pelo menos metade da superfície do lado inferior da lâmina 2.
[0035] A superfície plana 4 é preferencialmente uma superfície, cuja planaridade, também denominada planicidade, é maior do que na área de rebaixo 6. Quaisquer pontos na superfície de plano 4 são, portanto, dispostos espacialmente no plano E. A área do rebaixo 6 também forma uma superfície que, no entanto, pode ser irregular, isto é, curva ou abo- badada, de modo que os pontos na superfície da região do rebaixo 6 sejam dispostos espacialmente em planos diferentes. Uma certa quali- dade da superfície também é chamada de planaridade, que se refere a uma rugosidade da superfície. No entanto, o termo superfície plana não deve ser entendido como enfatizando uma certa qualidade da superfí- cie. Obviamente, a superfície plana 4 pode ser usinada por meio de pelo menos um processo de produção de usinagem, a fim de obter uma certa rugosidade da superfície. No entanto, o versado na técnica reconhece que a superfície plana 4 no sentido da invenção também pode ser pro- duzida sem usinagem da superfície, já por meio de um processo de mol- dagem primária, tal como fundição ou sinterização. O versado na téc- nica reconhece que a superfície do lado superior 1 da lâmina também será plana, uma vez que a altura Z da lâmina da faca deve ser adaptada a uma fenda da lâmina com a qual a lâmina da faca interage. Os termos lado superior da lâmina 1 e lado inferior da lâmina 2 são escolhidos ar- bitrariamente e correspondem à posição de instalação mais comum da lâmina da faca. A lâmina de faca de acordo com a invenção também pode ser instalada em uma posição de montagem com o lado inferior da lâmina voltado para cima, dependendo de como o mecanismo de corte da colheitadeira é construído.
[0036] A superfície plana 4 compreende uma pluralidade de áreas parciais. Nas áreas de corte 3 da lâmina de faca, a superfície do lado inferior da lâmina 2 apresenta uma superfície parcial 4A da superfície plana 4. Para distinguir as áreas parciais 4A, as áreas parciais 4A na região de borda da lâmina da faca também são chamadas de áreas par- ciais de aresta 4A da superfície plana 4 na superfície do lado inferior da lâmina 2. Na superfície do lado inferior da lâmina 2, preferencialmente estão dispostas marcações de desgaste 12 diretamente na superfície parcial 4A disposta nas áreas de corte 3 para determinar o desgaste na aresta de corte.
[0037] As marcações de desgaste 12 são dispostas na área de re- baixo 6 diretamente no limite em relação à superfície plana 4, em que as marcações de desgaste 12 marcam uma altura na direção da normal N entre a superfície plana 4 e a área de rebaixo circundante 6. Assim que o desgaste atingir uma das marcações de desgaste 12, a faca pode ser trocada, por exemplo. As marcações de desgaste 12 podem ser fei- tas, por exemplo, na forma de uma gravação ou chanfro. Em uma mo- dalidade alternativa modificada, a marcação de desgaste 12 também pode ser formada pela área de rebaixo 6. Nesse caso, não é necessário estampar ou chanfrar.
[0038] Outra superfície parcial 4B da superfície plana 4 da superfí- cie do lado inferior da lâmina 2 está disposta em torno do rebaixo 5, na região de borda 7 do rebaixo 5. Para distinguir as áreas parciais 4B, as áreas parciais da superfície plana em torno do rebaixo 5 ou possíveis vários rebaixos 5 da lâmina da faca também são chamados de áreas parciais do rebaixo 4B da superfície plana 4 na superfície do lado inferior da lâmina 2. Uma pluralidade de áreas parciais 4C da superfície plana 4 estão dispostas na aresta traseira 8 da lâmina de faca na superfície do lado inferior da lâmina 2. Para distinguir as áreas parciais 4C, as áreas parciais da superfície plana na aresta traseira 8 da lâmina da faca também são chamadas de áreas parciais traseiras 4C da superfície plana na superfície do lado inferior da lâmina 2. Finalmente, uma super- fície parcial 4D da superfície plana 4 é disposta na área de fixação 9. Para distinguir as áreas parciais 4D, as áreas parciais ao redor dos re- baixos de fixação 10 da lâmina da faca também são chamadas de áreas parciais de fixação 4D da superfície plana na superfície do lado inferior da lâmina 2. As áreas parciais 4A, 4C, 4D da superfície plana nas regi- ões de corte 3, na região de fixação 9 e na aresta traseira 8 da lâmina de faca ficam contíguas no exemplo de concretização, enquanto a su- perfície parcial 4B da superfície plana 4 na região de borda 7 do rebaixo é separada através da região de rebaixo 6, das outras áreas parciais 4A, 4C, 4D. As áreas parciais individuais 4C na aresta traseira 8 são igualmente separadas uma da outra pela região de rebaixo 6 e são co- nectadas apenas através da superfície parcial 4D da superfície plana 4 na região de fixação 9. A superfície parcial 4D da superfície plana 4 na área de fixação 9 é disposta em torno dos orifícios de fixação 10.
[0039] As figuras 6 a 10 mostram um segundo exemplo de concre- tização da lâmina de faca de acordo com a invenção em diferentes vis- tas e são descritas juntas abaixo. As características essenciais corres- pondem à modalidade de acordo com as figuras 1 a 5, razão pela qual os mesmos números de referência designam as mesmas partes e, para maior clareza, as peças foram omitidas e não são descritas novamente em detalhes para evitar repetições.
[0040] A modalidade da lâmina da faca de acordo com a invenção, de acordo com as figuras 6 a 10, difere essencialmente através da con- figuração da aresta traseira 8 e da área de fixação 9 da lâmina da faca. Como pode ser visto em particular na figura 8, apenas duas áreas par- ciais 4C da superfície plana 4 são formadas na aresta traseira 8, que são separadas por um segmento mais longo da área de rebaixo 6. À superfície parcial 4D da superfície plana 4 na área de fixação 9 não é contígua no exemplo de concretização, mas consiste em três áreas par- ciais individuais 4D, as quais estão dispostas em torno dos furos de fi- xação 10. No lado superior 1 da lâmina existem depressões retangula- res 14 correspondentes à superfície parcial 4D da superfície plana 4 na área de fixação 9, que também estão dispostas em torno dos orifícios de fixação 10. Estes preferencialmente facilitam a fixação da lâmina da faca com pinos de parafuso, uma vez que uma cabeça de parafuso po- ligonal no rebaixo 14 é impedida de girar. Na presente modalidade, a marcação de desgaste 12 é disposta dentro da área de rebaixo 6 ou formada por ela.
[0041] As figuras 11 a 15 mostram um terceiro exemplo de concre- tização da lâmina de faca de acordo com a invenção em diferentes vis- tas e são descritas juntas abaixo. As características essenciais corres- pondem à modalidade de acordo com as figuras 1 a 5, razão pela qual os mesmos números de referência designam as mesmas partes e, para maior clareza, foram parcialmente omitidos e não são descritos nova- mente em detalhes para evitar repetições. A modalidade da lâmina de faca de acordo com a invenção de acordo com as figuras 11 a 15 cor- responde na configuração da aresta traseira 8, ao segundo exemplo de concretização, de modo que não será mais abordada aqui.
[0042] As três áreas parciais 4D da superfície plana 4 na área de fixação 9, que também são isoladas aqui, estão, como sempre, dispos- tas em torno dos orifícios de fixação 10. No lado superior 1 da lâmina, correspondendo à superfície parcial 4D da superfície plana 4 na área de fixação 9, se encontram as depressões 14, também dispostas em torno dos orifícios de fixação 10. No exemplo de concretização, as depres- sões 14 são moldadas em formato hexagonal, correspondendo a uma cabeça de parafuso poligonal comum. Quando a lâmina da faca é presa com pinos de parafuso com uma cabeça de parafuso hexagonal, esta não pode girar no rebaixo 14.
[0043] As Figuras 16 a 20 mostram um quarto exemplo de concre- tização da lâmina de faca de acordo com a invenção em diferentes vis- tas. As características essenciais correspondem à modalidade de acordo com as figuras 1 a 5, razão pela qual os mesmos números de referência designam as mesmas partes e, para maior clareza, foram parcialmente omitidos e não são descritos novamente em detalhes para evitar repetições. A modalidade da lâmina de faca de acordo com a in- venção de acordo com as figuras 16 a 20 aproxima-se do primeiro exemplo de concretização, mas, por outro lado, possui outras caracte- rísticas que se relacionam com o lado superior 1 da lâmina.
[0044] A figura 16 mostra a lâmina de faca de acordo com a inven- ção, de acordo com a quarta modalidade, em uma vista do lado superior 1 da lâmina. Na figura 17, a lâmina da faca da figura 16 é mostrada em uma vista girada em 90 graus lateralmente, na qual pode-se observar a posição da ponta da faca 11 na frente e a aresta traseira 8 atrás , bem como a forma plana geral da lâmina da faca com o lado superior 1 e um lado inferior 2. A figura 18 mostra um corte ao longo da linha A-A da figura 16 em uma ampliação em duas vezes. A figura 19 mostra uma vista do lado inferior 2 da lâmina da faca e a figura 20, por sua vez, mostra uma vista ampliada da aresta traseira 8 em comparação com a figura 16 da aresta traseira 8.
[0045] A seguir, é feita referência às figuras 16 a 20 juntas. A mo- dalidade da lâmina de faca de acordo com a invenção para uma faca de corte de uma colheitadeira agrícola apresenta uma superfície do lado inferior da lâmina 2, que é composta pela superfície plana 4 disposta no plano E (ver figura 20) e pela área de rebaixo 6 que corre acima do plano E, como se observa nas figuras 18 e 19. A altura Z da lâmina da faca corresponde à distância máxima entre o lado superior 1 da lâmina e a superfície plana 4 em uma direção da normal N ao plano E, como mos- trado na figura 20. Uma superfície do lado superior 1 da lâmina é por sua vez composta por uma superfície plana 15 disposta em um plano superior OE (figura 20) e uma região lateral superior 16 que se estende para fora do plano superior OE.
[0046] A espessura do material M da lâmina da faca corresponde à distância entre o lado superior 1 da lâmina e o lado inferior 2 da lâmina, medido na direção da normal N. A espessura do material M da lâmina da faca é, de acordo com a invenção, pelo menos em algumas áreas menor do que a altura Z da lâmina da faca, como mostrado a título de exemplo, usando um ponto de medição na figura 5. O plano inferior E e o plano superior OE são preferencialmente alinhados paralelamente um em relação ao outro e espaçados pela altura Z da lâmina da faca.
[0047] Na aresta traseira 8 da lâmina de faca na superfície do lado superior 1 da lâmina, várias áreas parciais superiores 15C da superfície plana superior 15 são preferencialmente dispostas, em que as áreas parciais superiores 15C são respectivamente dispostas opostas à área de rebaixo 6 na aresta traseira 8 no lado inferior da lâmina 2. As áreas parciais superiores 15C são, respectivamente, interrompidas ao longo da aresta traseira 8, pela área do lado superior 16, em que as áreas parciais 4C no lado inferior da lâmina 2 cada uma oposta à área do lado superior 16, de modo que as áreas parciais superiores 15C ao longo da aresta traseira 8 estejam dispostas alternadamente com as áreas parci- ais 4C no lado inferior da lâmina 2. Como resultado, a lâmina da faca de acordo com a invenção pode ser montada com o lado inferior da lâmina 2 para baixo e com o lado superior da lâmina 1 para baixo. A área redu- zida na aresta traseira 8, que resulta da forma de onda reconhecível na figura 20, também reduz vantajosamente o atrito em relação aos ele- mentos-guia (não mostrados) que sustentam a lâmina da faca para trás. Lista de Sinais de Referência 1 lado superior da lâmina 2 lado inferior da lâmina 3 área de arestas de corte 4 superfície plana 4A áreas parciais da superfície plana em uma área de arestas de corte, áreas parciais de borda 4B Áreas parciais da superfície plana em uma região de borda do re- baixo,
Áreas parciais de rebaixo 4C áreas parciais da superfície plana em uma aresta traseira da lâmina da faca, áreas parciais traseiras 4D Áreas parciais da superfície plana em uma área de fixação, Áreas parciais de fixação rebaixos 6 área de rebaixo 7 área de borda do rebaixo 8 aresta traseira da lâmina de faca 9 área de fixação rebaixo de fixação, orifício 11 ponta de faca 12 marcações de desgaste 14 Depressão áreas planas superior 15C Áreas parciais superiores da superfície plana superior na aresta traseira 16 área lateral superior OE Plano superior E Plano N Direção da normal Z Altura da lâmina de faca

Claims (23)

REIVINDICAÇÕES
1. Lâmina de faca para uma faca de corte de uma colheita- deira agrícola, com um lado superior da lâmina (1) e um lado inferior da lâmina (2), em que uma superfície do lado inferior da lâmina é composta por uma superfície plana (4) disposta em um plano (E) e uma área de recesso (6) que passa acima do plano, em que uma altura da lâmina da faca corresponde a uma distância máxima (Z) entre o lado superior da lâmina e a superfície plana em uma direção da normal (N) em relação ao plano em que a espessura do material da lâmina da faca corres- ponde a uma distância entre o lado superior da lâmina e o lado inferior da lâmina, e em que a espessura do material da lâmina da faca é pelo menos em algumas áreas inferior à altura da lâmina da faca, caracterizada pelo fato de que, a lâmina da faca apresenta pelo menos um rebaixo (5), em que uma superfície parcial (4B) da superfície plana (4) da superfície do lado inferior da lâmina (2) fica disposta em torno do pelo menos um re- baixo.
2. Lâmina de faca para uma faca de corte de uma colheita- deira agrícola, com um lado superior da lâmina (1) e um lado inferior da lâmina (2), em que uma superfície do lado inferior da lâmina é composta por uma superfície plana (4) disposta em um plano (E) e uma área de recesso (6) que passa acima do plano, em que uma altura da lâmina da faca corresponde a uma distância máxima (Z) entre o lado superior da lâmina e a superfície plana em uma direção da normal (N) em relação ao plano em que a espessura do material da lâmina da faca corres- ponde a uma distância entre o lado superior da lâmina e o lado inferior da lâmina, e em que a espessura do material da lâmina da faca é pelo menos em algumas áreas inferior à altura da lâmina da faca, caracteri- zada pelo fato de que, uma superfície do lado superior da lâmina (1) é composta por uma superfície plana superior (15) disposta em um plano superior (OE) e uma região lateral superior (16) que se estende para fora do plano superior.
3. Lâmina de faca de acordo com a reivindicação 2, carac- terizada pelo fato de que a lâmina de faca apresenta pelo menos um rebaixo (5), em que uma superfície parcial (4B) da superfície plana (4) da superfície do lado inferior da lâmina (2) é disposta em torno do re- baixo.
4. Lâmina de faca de acordo com a reivindicação 1 ou 3, ca- racterizada pelo fato de que a lâmina de faca apresenta um rebaixo central (5), em que a superfície parcial (4B) da superfície plana (4) da superfície do lado inferior da lâmina (2) é disposta em torno do rebaixo.
5. Lâmina de faca de acordo com qualquer uma das reivindi- cações 1, 3 ou 4, caracterizada pelo fato de que a lâmina da faca apre- senta dois ou mais rebaixos (5), em que a superfície parcial (4B) da superfície plana (4) da superfície do lado inferior da lâmina (2) é disposta em torno dos rebaixos.
6. Lâmina de faca de acordo com qualquer uma das reivindi- cações precedentes, caracterizada pelo fato de que várias superfícies parciais (4C) da superfície plana (4) estão dispostas em uma aresta tra- seira (8) da lâmina de faca na superfície do lado inferior da lâmina (2).
7. Lâmina de faca de acordo com a reivindicação 6, carac- terizada pelo fato de que as superfícies parciais (4C) na aresta traseira
(8) são separadas uma da outra pela área de rebaixo (6).
8. Lâmina de faca de acordo com qualquer uma das reivindi- cações 1 ou 3 a 5, caracterizada pelo fato de que uma superfície do lado superior da lâmina (1) é composta por uma superfície plana supe- rior (15) disposta em um plano superior (OE) e uma área lateral superior (16) que se estende para fora do plano superior.
9. Lâmina de faca de acordo com a reivindicação 2 ou 8, ca- racterizada pelo fato de que várias superfícies parciais superiores (15C) da superfície plana superior (15) estão dispostas em uma aresta traseira (8) da lâmina de faca na superfície do lado superior da lâmina (1).
10. Lâmina de faca de acordo com a reivindicação 9, carac- terizada pelo fato de que as superfícies parciais superiores (15C) no lado superior da lâmina (1) estão dispostas em frente à área de rebaixo (6) no lado inferior da lâmina (2).
11. Lâmina de faca de acordo com a reivindicação 9 ou 10, com referência à reivindicação 6 ou 7, caracterizada pelo fato de que as superfícies parciais superiores (15C) ao longo da aresta traseira (8) estão dispostas alternadamente com as superfícies parciais (4C) no lado inferior da lâmina (2).
12. Lâmina de faca de acordo com qualquer uma das reivin- dicações precedentes, caracterizada pelo fato de que uma área, na qual a espessura do material é menor do que a altura, compreende pelo menos metade da superfície do lado inferior da lâmina (2).
13. Lâmina de faca de acordo com uma das reivindicações anteriores, caracterizada pelo fato de que a espessura do material em cada área da lâmina de faca é menor do que a altura.
14. Lâmina de faca de acordo com qualquer uma das reivin- dicações precedentes, caracterizada pelo fato de que a altura da là- mina de faca está adaptada a uma medida interna de uma fenda de faca que interage com a faca de corte.
15. Lâmina de faca, de acordo com qualquer uma das reivin- dicações precedentes, caracterizada pelo fato de que uma aresta de corte é formada em pelo menos uma região de borda da lâmina de faca, em que a superfície do lado inferior da lâmina, pelo menos na região de borda apresenta uma superfície parcial (4A) da superfície plana (4).
16. Lâmina de faca de acordo com a reivindicação 15, ca- racterizada pelo fato de que pelo menos uma marcação de desgaste (12) para determinação de um desgaste, na aresta de corte, é disposta na superfície do lado inferior da lâmina fora da superfície parcial (4A), em que a marcação de desgaste marca uma altura que fica na direção da normal (N) entre a superfície plana (4) e a área de rebaixo (6).
17. Lâmina de faca de acordo com qualquer uma das reivin- dicações precedentes, caracterizada pelo fato de que pelo menos um rebaixo de fixação (10) é previsto, em que uma superfície parcial (4D) da superfície plana (4) é disposta em torno do rebaixo de fixação, na superfície do lado inferior da lâmina.
18. Lâmina de faca de acordo com a reivindicação 17, ca- racterizada pelo fato de que o lado superior da lâmina (1) apresenta uma gravação que abrange o rebaixo de fixação (10), em que a grava- ção é formada de acordo com um meio de fixação.
19. Lâmina de faca de acordo com qualquer uma das reivin- dicações precedentes, caracterizada pelo fato de que a lâmina de faca é feita de um material plano, em que o material plano apresenta uma espessura menor em relação à altura antes de uma usinagem.
20. Método para produção de uma lâmina de faca, como de- finida em qualquer uma das reivindicações precedentes, caracterizado pelo fato de que, pelo menos uma etapa de conformação é prevista, na qual a lâmina da faca é conformada de modo que a espessura do material da lâmina da faca seja pelo menos em algumas áreas menor do que a al- tura da lâmina da faca.
21. Método, de acordo com a reivindicação 20, caracteri- zado pelo fato de que um método de moldagem primária ou de remol- dagem é usado na etapa de conformação.
22. Método de acordo com a reivindicação 20 ou 21, carac- terizado pelo fato de que pelo menos uma etapa de processamento posterior é prevista, em que a superfície plana (4) é usinada na superfí- cie do lado inferior da lâmina por meio de pelo menos um método de produção de usinagem.
23. Lâmina de faca para uma faca de corte de uma colheita- deira agrícola, com um lado superior da lâmina (1) e um lado inferior da lâmina (2), caracterizada pelo fato de que uma superfície do lado infe- rior da lâmina é composta por uma superfície plana (4) disposta em um plano (E) e uma área de recesso (6) que passa acima do plano, em que uma altura da lâmina da faca corresponde a uma distância máxima (Z) entre o lado superior da lâmina e a superfície plana em uma direção da normal (N) em relação ao plano, em que uma espessura do material da lâmina da faca cor- responde a uma distância entre o lado superior da lâmina e o lado infe- rior da lâmina, e em que a espessura do material da lâmina da faca é pelo menos em algumas áreas inferior à altura da lâmina da faca.
BR112020002660-3A 2017-08-11 2018-08-09 Lâmina de faca para uma faca de corte de uma colheitadeira agrícola e método para produção de uma lâmina de faca BR112020002660B1 (pt)

Applications Claiming Priority (3)

Application Number Priority Date Filing Date Title
EP17185901.0A EP3440914A1 (de) 2017-08-11 2017-08-11 Messerklinge für ein mähmesser einer landwirtschaftlichen erntemaschine
EP17185901.0 2017-08-11
PCT/EP2018/071674 WO2019030341A1 (de) 2017-08-11 2018-08-09 Messerklinge für ein mähmesser einer landwirtschaftlichen erntemaschine

Publications (2)

Publication Number Publication Date
BR112020002660A2 true BR112020002660A2 (pt) 2020-08-18
BR112020002660B1 BR112020002660B1 (pt) 2023-07-25

Family

ID=

Also Published As

Publication number Publication date
CA3071062A1 (en) 2019-02-14
WO2019030341A8 (de) 2019-04-25
US11277965B2 (en) 2022-03-22
HUE055839T2 (hu) 2021-12-28
EP3664593B1 (de) 2021-06-02
EP3440914A1 (de) 2019-02-13
CA3071062C (en) 2022-07-05
WO2019030341A1 (de) 2019-02-14
EA202090267A1 (ru) 2020-07-14
EA039046B1 (ru) 2021-11-25
US20200187412A1 (en) 2020-06-18
AR112938A1 (es) 2020-01-08
AU2018314863B2 (en) 2021-07-08
DK3664593T3 (da) 2021-08-30
CN111182783A (zh) 2020-05-19
EP3664593A1 (de) 2020-06-17
ES2884165T3 (es) 2021-12-10
AU2021245182A1 (en) 2021-11-04
CN111182783B (zh) 2023-04-07
AU2021245182B2 (en) 2024-02-01
PL3664593T3 (pl) 2021-12-13
AU2018314863A1 (en) 2020-02-27

Similar Documents

Publication Publication Date Title
US9683826B2 (en) Measurement device with multiple fixed distances
BRPI0721970A2 (pt) Inserção de corte
BR112015029525B1 (pt) lâmina de corte estacionária para um dispositivo de aparagem de pelos; conjunto de corte; dispositivo de aparagem de pelos; processo para fabricar uma lâmina de corte estacionária para um dispositivo de aparagem de pelos
JP2012166335A5 (pt)
BRPI0807311B1 (pt) Lâmina de corte e método de serrar
AU2021245182B2 (en) Knife blade for a cutting knife of an agricultural harvesting machine
CN108723487B (zh) 锯链的切割环节、带有切割环节的锯链和锉磨锯链的切割齿用的锉刀
RU2014149678A (ru) Режущий зуб для пильной цепи
RU2013143313A (ru) Режущая вставка и индексируемый вращающийся режущий инструмент
JP7069488B2 (ja) 切削インサート
ES2666586T3 (es) Diente de labranza
BR112020002660B1 (pt) Lâmina de faca para uma faca de corte de uma colheitadeira agrícola e método para produção de uma lâmina de faca
BRPI0910169B1 (pt) lâmina de serra, sistema e método
US20170175449A1 (en) Ice auger and adjustment part for an ice auger
CN205286451U (zh) 一种牙支持式的颏成型截骨导板
JP2019516573A (ja) フライス工具およびフライス工具用の切削インサート
ES2973745T3 (es) Elemento de desgaste para un utensilio de trabajo
JP2008254127A (ja) 切削インサート
CN108161041B (zh) 一种用于切削加工工程橡胶材料的可转位切削刀片
CN204748738U (zh) 橡胶胶皮切刀驱动装置
RU2561750C1 (ru) Режущий нож для ледобура
CN221416843U (zh) 鞋垫冲裁刀具
CN217645292U (zh) 用于下颌角的截骨定位工具
RU31900U1 (ru) Нож культиватора
CN105922299A (zh) 一种裁剪装置及其刻度盘

Legal Events

Date Code Title Description
B350 Update of information on the portal [chapter 15.35 patent gazette]
B06W Patent application suspended after preliminary examination (for patents with searches from other patent authorities) chapter 6.23 patent gazette]
B09A Decision: intention to grant [chapter 9.1 patent gazette]
B16A Patent or certificate of addition of invention granted [chapter 16.1 patent gazette]

Free format text: PRAZO DE VALIDADE: 20 (VINTE) ANOS CONTADOS A PARTIR DE 09/08/2018, OBSERVADAS AS CONDICOES LEGAIS