BR112020002399A2 - sistema de cobertura de campo esportivo - Google Patents

sistema de cobertura de campo esportivo Download PDF

Info

Publication number
BR112020002399A2
BR112020002399A2 BR112020002399-0A BR112020002399A BR112020002399A2 BR 112020002399 A2 BR112020002399 A2 BR 112020002399A2 BR 112020002399 A BR112020002399 A BR 112020002399A BR 112020002399 A2 BR112020002399 A2 BR 112020002399A2
Authority
BR
Brazil
Prior art keywords
elongated support
support members
cover
field
sports field
Prior art date
Application number
BR112020002399-0A
Other languages
English (en)
Inventor
Marcus DOIG
David Neil Lovegrove
Oliver Jackson-Hill
Darryl Best
Original Assignee
All Weather Sportscover Limited
Marcus Doig
Priority date (The priority date is an assumption and is not a legal conclusion. Google has not performed a legal analysis and makes no representation as to the accuracy of the date listed.)
Filing date
Publication date
Application filed by All Weather Sportscover Limited, Marcus Doig filed Critical All Weather Sportscover Limited
Publication of BR112020002399A2 publication Critical patent/BR112020002399A2/pt

Links

Classifications

    • AHUMAN NECESSITIES
    • A63SPORTS; GAMES; AMUSEMENTS
    • A63CSKATES; SKIS; ROLLER SKATES; DESIGN OR LAYOUT OF COURTS, RINKS OR THE LIKE
    • A63C19/00Design or layout of playing courts, rinks, bowling greens or areas for water-skiing; Covers therefor
    • A63C19/12Removable protective covers for courts, rinks, or game pitches or the like
    • AHUMAN NECESSITIES
    • A63SPORTS; GAMES; AMUSEMENTS
    • A63CSKATES; SKIS; ROLLER SKATES; DESIGN OR LAYOUT OF COURTS, RINKS OR THE LIKE
    • A63C2203/00Special features of skates, skis, roller-skates, snowboards and courts
    • A63C2203/12Electrically powered or heated

Landscapes

  • Engineering & Computer Science (AREA)
  • Architecture (AREA)
  • Civil Engineering (AREA)
  • Structural Engineering (AREA)
  • Road Paving Structures (AREA)
  • Sealing Devices (AREA)

Abstract

Um sistema de cobertura de campo para cobrir e descobrir seletivamente um campo esportivo ou similar é descrito. O sistema de cobertura de campo compreendendo um material plano flexível resiliente para estender e cobrir o campo esportivo e para retrair e descobrir o campo esportivo, uma pluralidade de membros de suporte alongados, móveis para se estender entre uma posição retraída e uma posição estendida e um ou mais membros de tração configurados para, em uso, suportar e/ou prender à cobertura e prender à pluralidade de membros de suporte alongados. Na posição retraída, a pluralidade de membros de suporte alongados está localizada substancialmente abaixo de um nível de superfície do campo esportivo, e na posição estendida e com os membros de tração presos ou suportando a cobertura, os membros de suporte alongados elevam o material plano flexível resiliente acima do campo esportivo.

Description

SISTEMA DE COBERTURA DE CAMPO ESPORTIVO CAMPO TÉCNICO DA INVENÇÃO
[0001]A presente invenção refere-se à proteção de coberturas para solos esportivos ou similares. Em particular, mas não exclusivamente, a presente invenção é direcionada a coberturas de campo que podem ser usadas para proteger a grama, ou outra superfície, de campos esportivos ou grandes áreas no solo que requerem uma cobertura. Mais particularmente, a invenção refere-se a um método de implantação e retenção semiautomatizado para uma cobertura de campo para campos esportivos de estádios e similares. A presente invenção também pode ser aplicada em outras profissões e superfícies onde são necessárias coberturas.
FUNDAMENTOS DA INVENÇÃO
[0002]Há muito é apreciado que é desejável dispor de meios pelos quais motivos, por exemplo, campos desportivos, em particular campos desportivos, mas não exclusivamente, possam ser protegidos dos elementos, tais como efeitos prejudiciais da precipitação excessiva, que podem causar danos para limitar os períodos durante os quais a superfície da grama está em uma condição que impede seu uso.
[0003] Também é desejável, pela consistência do jogo e da segurança do jogador, que um campo tenha pouca ou nenhuma água parada.
[0004]Uma solução da técnica anterior é envolver todo o estádio, com um teto fixo ou retrátil. No entanto, o custo para implementar esse teto é dispendioso e requer manutenção regular difícil.
[0005]Outra solução é cobrir a superfície esportiva com uma cobertura convencional ou lona que é arrastada para o campo, por exemplo, usada para cobrir um postigo de críquete. Isso cobre apenas uma área pequena e é lento e complicado de implantar e guardar. Proteger um campo inteiro, por exemplo, um campo de rúgbi não é eficiente ou viável.
[0006]Sabe-se que esses meios de proteção são dispendiosos e difíceis de manobrar na posição devido ao seu grande tamanho e peso. Como um resultado, a manutenção e o uso dos meios de proteção tendem a ser dispendiosos, demorados e exigem muitos operadores. Portanto, é vantajoso que qualquer meio de proteção, tal como uma cobertura, seja colocado sobre a superfície que requer proteção e remoção posteriormente, de maneira rápida, eficiente e com limitação de danos, com um número limitado de operadores e seja facilmente armazenado de maneira compacta quando não estiver em uso.
[0007]Além disso, sabe-se que as coberturas de proteção convencionais protegem a superfície da grama de perto (isto é, assentam-se na superfície da grama), impedindo a circulação de ar e, portanto, proveem apenas uma solução a curto prazo. Esse sistema é provido pela Applied Technical Products Limited (Reino Unido) sob a marca Matchsaver”"".
Uma cobertura de longo prazo, por exemplo, quando houver um longo período de clima indesejável, pode matar a grama ou causar a deterioração de uma superfície esportiva.
Portanto, é vantajoso que a cobertura protetora permita a circulação de ar para evitar "sudorese" e/ou geada da grama, embora ainda não seja suscetível a forças externas, tal como o vento. Um sistema que compreende uma cobertura elevada é provido pela Sports and Stadia Limited (UK). O sistema Sports and Stadia utiliza um tubo ou cilindro central inflável para segurar a cobertura acima do campo esportivo. No entanto, esse sistema pode levar muito tempo para se implantar e recuperar, em torno de 2 horas, devido ao tempo necessário para inflar e desinflar o cilindro, e requer muito pessoal.
[0008]Além disso, esse curto alcance, ou em coberturas de superfície, não permite o trabalho ou a manutenção do solo. Por exemplo, um trabalhador ou equipamento não pode se mover sob essa cobertura e exige que a exposição do solo seja trabalhada e uma cobertura adicional com o espaço do trabalhador.
[0009]Além disso, após a realização de tal trabalho, uma cobertura próxima não permitirá a regeneração da superfície esportiva, por exemplo, a grama semeada novamente para germinar e crescer.
OBJETOS DA INVENÇÃO
[0010]É um objetivo da invenção prover um sistema de cobertura de campo e/ou equipamento do mesmo, ou um método para cobrir um campo esportivo, que pelo menos avance para superar as desvantagens acima ou que ao menos ofereça ao público uma escolha útil.
[0011]Outros objetos da invenção serão evidentes a partir da descrição a seguir.
BREVE DESCRIÇÃO DA INVENÇÃO
[0012]De acordo com um primeiro aspecto da presente invenção, é provido um sistema de cobertura de campo para cobrir e descobrir seletivamente um campo esportivo ou similar, o sistema de cobertura de campo compreendendo: um material plano flexível resiliente para estender e cobrir o campo esportivo e retrair e descobrir o campo esportivo; uma pluralidade de membros de suporte alongados, móveis para se estender entre uma posição retraída e uma posição estendida, na posição estendida a pluralidade de membros de suporte alongados que se estendem acima do campo esportivo; e um ou mais membros de tração configurados para, em uso, suportar ou prender à cobertura e prender à pluralidade de membros de suporte alongados, e em que na posição retraída a pluralidade de membros de suporte alongados estão localizados substancialmente abaixo de um nível de superfície do campo esportivo, e na posição estendida e com os membros de tração presos ou suportando a cobertura, os membros de suporte alongados elevam o material plano flexível resiliente acima do campo esportivo.
[0013]EmM algumas modalidades, o sistema compreende uma pluralidade de aríetes hidráulicos, cada aríete compreendendo um pistão, uma haste de pistão se estendendo do pistão e um cilindro, e em que cada membro de suporte alongado é uma dita haste de pistão, e em que cada cilindro está localizado substancialmente abaixo do nível de superfície do campo esportivo com uma cabeça de cilindro no ou adjacente ao nível de superfície do campo esportivo.
[0014]EmM algumas modalidades, o sistema compreende uma pluralidade de câmaras localizadas substancialmente abaixo do nível de superfície do campo esportivo, a pluralidade de membros de suporte alongados recebidos na pluralidade de câmaras quando na posição retraída e os membros de suporte alongados que se estendem a partir das câmaras para acima do nível de superfície do campo esportivo na posição estendida.
[0015]Em algumas modalidades, o sistema compreende uma pluralidade de acionadores para acionar o membro de suporte alongado entre as posições retraída e estendida.
[0016]Em algumas modalidades, o sistema compreende uma pluralidade de conjuntos de membros de suporte alongados, cada conjunto compreendendo uma câmara localizada substancialmente abaixo do nível de superfície do campo esportivo, um dito membro de suporte alongado recebido de modo deslizante na câmara e um acionador para mover o membro de suporte alongado entre a posição retraída recebida na câmara substancialmente abaixo do nível do solo e a posição estendida para se estender da câmara para acima do nível de superfície do campo esportivo.
[0017]Em algumas modalidades, o membro de suporte alongado é telescópica dentro da câmara para se mover da posição estendida para a posição retraída.
[0018]EmM algumas modalidades, cada conjunto de membro de suporte alongado compreende uma vedação entre a câmara e o membro de suporte alongado para evitar ou minimizar os detritos que passam para a câmara.
[0019]Em algumas modalidades, o acionador é um aríete.
[0020]Em algumas modalidades, o aríete compreende um pistão e um cilindro e em que o pistão é provido a uma extremidade inferior do elemento de suporte alongado.
[0021]Em algumas modalidades, o aríete é um aríete hidráulico.
[0022]Em algumas modalidades, o aríete é preso a um fundo da câmara ou em que uma cabeça de cilindro do aríete é presa ao fundo da câmara ou forma o fundo da câmara.
[0023]EmM algumas modalidades, cada conjunto de membro de suporte alongado compreende uma conexão de energia na ou em direção a ou adjacente a uma extremidade superior do conjunto de membro de suporte alongado e uma ou mais linhas de serviço da conexão ao acionador.
[0024]Em algumas modalidades, o sistema compreende uma pluralidade de tampas para cobrir a pluralidade de membros de suporte alongados quando na posição retraída com a pluralidade de capas niveladas substancialmente com a superfície do campo esportivo.
[0025]EmM algumas modalidades, a pluralidade de membros de suporte alongados é inclinada para fora em relação a uma linha central do campo de suportes, de modo que o dito membro de tração e/ou a cobertura presa entre um par de ditos membros de suporte alongados seja tensionado como o par de suporte alongado os membros passam da posição retraída para a posição estendida para apoiar a cobertura acima do campo esportivo.
[0026]Em algumas modalidades, a pluralidade de membros de suporte alongados é disposta em pares, os membros de suporte alongados de cada par dispostos em lados opostos do campo esportivo.
[0027]Em algumas modalidades, na posição estendida, um par central de membros de suporte alongados se estende mais alto do que outros pares de membros de suporte alongados.
[0028]Em algumas modalidades, o par central de membros de suporte alongados é maior que um ou mais outros pares de membros de suporte alongados.
[0029]Em algumas modalidades, os membros de tração são linhas horizontais ou similares.
[0030]Em algumas modalidades, o material plano flexível se co-estende pelo menos em parte a uma periferia do campo esportivo.
[0031]Em algumas modalidades, os membros de suporte alongados estão em ou perto da periferia do campo esportivo.
[0032]Em algumas modalidades, o material plano flexível pelo menos parcialmente elevado tem um arranjo convexo de cima ao longo de um primeiro eixo.
[0033]Em algumas modalidades, o material plano flexível pelo menos parcialmente elevado tem uma disposição côncava de cima ao longo de um segundo eixo.
[0034]Em algumas modalidades, o primeiro eixo está em ângulo com o segundo eixo, por exemplo, o primeiro eixo é perpendicular ao segundo eixo.
[0035]Em algumas modalidades, a pluralidade de membros de suporte, quando não está em uso, retrai-se para uma pluralidade de câmaras ou alojamentos no campo esportivo.
[0036]Em algumas modalidades, a pluralidade de membros de suporte se estende e retrai usando um mecanismo hidráulico.
[0037]Em algumas modalidades, a pluralidade de membros de suporte é telescópica na pluralidade de câmaras ou alojamentos.
[0038]Em algumas modalidades, a extensão e retração da pluralidade de membros de suporte é controlada remotamente, de maneira manual ou automática.
[0039]Em algumas modalidades, há pelo menos um membro de tração flexível para conectar a cada um da pluralidade de membros de suporte.
[0040]EmM algumas modalidades, cada um da pluralidade de membros de tração é armazenado dentro de uma câmara ou gabinete de armazenamento subterrâneo que inclui uma cobertura que pode ser aberta no nível do solo ou próximo a ele.
[0041]Em algumas modalidades, cada um da pluralidade de membros de tração é provido em um carretel.
[0042]Em algumas modalidades, o carretel é alimentado para tensionar o membro de tração ou a cobertura ou ambos.
[0043]Em algumas modalidades, a pluralidade de membros de suporte compreende pelo menos um ponto de conexão para receber e ser preso a pelo menos um membro de tração.
[0044]Em algumas modalidades, a pluralidade de membros de suporte ou membros de tração compreende ainda um sistema de detecção inteligente.
[0045]Em algumas modalidades, o sistema de detecção inteligente provê a capacidade de ajustar automaticamente a pluralidade de membros de suporte de acordo com diferentes parâmetros de altura e carga.
[0046]Em algumas modalidades, o material plano flexível resistente é feito de um material plástico reforçado.
[0047]Em algumas modalidades, o sistema de cobertura compreende ainda um ou mais meios de fixação, configurados para prender os membros planos flexíveis ao campo esportivo.
[0048]Em algumas modalidades, os meios de fixação estão em um ou mais pontos de canto e/ou uma ou mais bordas da periferia do campo esportivo.
[0049]Em algumas modalidades, a extensão dos membros de suporte tensiona os membros de tração e/ou cobre e levanta o membro de tração flexível da maioria do campo esportivo.
[0050]Em algumas modalidades, é provido um gabinete de armazenamento para o material plano flexível resiliente quando não estiver em uso.
[0051]Em algumas modalidades, o gabinete de armazenamento está abaixo do nível de superfície do campo esportivo.
[0052]Em algumas modalidades, o gabinete de armazenamento inclui uma cobertura móvel para cobrir e expor seletivamente o gabinete de armazenamento para permitir a extensão e retração da cobertura.
[0053]Em algumas modalidades, o gabinete de armazenamento inclui um elevador para levantar a cobertura do gabinete quando necessário para cobrir o campo e abaixar a cobertura no gabinete ao descobrir o campo.
[0054]Em algumas modalidades, o material plano flexível resiliente é armazenado em forma de rolo, quando não está em uso.
[0055]Em algumas modalidades, há um núcleo ou rolo que suporta o material quando armazenado na forma de rolo.
[0056]Em algumas modalidades, o núcleo viaja através do campo esportivo para desenrolar o material armazenado.
[0057]EM algumas modalidades, o núcleo é suportado em um carrinho em cada extremidade do mesmo.
[0058]Em algumas modalidades, é provida uma ou mais estruturas de suporte configuradas para serem colocadas sob o material plano flexível resiliente.
[0059]Em algumas modalidades, as uma ou mais estruturas de suporte compreendem pelo menos um braço de suporte ajustável.
[0060]Em algumas modalidades, o pelo menos um braço de suporte ajustável compreende uma superfície superior configurada para encostar em uma superfície interna do material plano.
[0061]Em algumas modalidades, a uma ou mais estruturas de suporte são tripés portáteis.
[0062]Em algumas modalidades, as uma ou mais estruturas de suporte têm um componente de espalhamento de carga onde entram em contato com o membro de suporte flexível.
[0063]De acordo com um segundo aspecto da presente invenção, é provido um método para cobrir um campo esportivo, compreendendo: implantar um material de cobertura de um rolo sobre um campo esportivo, ancorar o material de cobertura ao campo esportivo, pelo menos em dois ou mais cantos ou extremidades opostas do material de cobertura, conectar membros de tração que prendem ou suportam o material de cobertura a uma pluralidade de membros de suporte alongados na ou em direção a uma periferia do material de cobertura ou campo esportivo, com os membros de suporte alongados em uma posição retraída substancialmente abaixo de um nível de superfície do campo esportivo, estender a pluralidade de membros de suporte alongados para cima a partir da posição retraída substancialmente abaixo do nível do campo esportivo para uma posição estendida acima do campo esportivo, para tensionar os membros de tração e/ou o material de cobertura e levantar o material de cobertura acima do campo esportivo.
[0064]Em algumas modalidades, o método compreende: assentar os membros de tração no campo e prender cada membro de tração entre um par dos ditos membros de suporte alongados, implantar o material de cobertura do rolo sobre o campo esportivo e sobre os membros de tração, com os membros de suporte alongados na posição retraída substancialmente abaixo de um nível de superfície do campo esportivo.
[0065]Em algumas modalidades, o método compreende: prender a cobertura aos membros de suporte alongados com os membros de suporte alongados na posição retraída substancialmente abaixo de um nível de superfície do campo esportivo.
[0066]Em algumas modalidades, o método compreende: prover a pluralidade de membros de suporte alongados angulados para fora em relação a uma linha central do campo de suportes, e estender a pluralidade de membros de suporte alongados, de modo que os ditos membros de tração e/ou a cobertura sejam tensionados à medida que os membros de suporte alongados se movem da posição retraída para a posição estendida.
[0067]Em algumas modalidades, o método compreende a extensão de um par central de membros de suporte alongados mais alto do que outros pares de membros de suporte alongados.
[0068]Pode-se também dizer que a presente invenção consiste amplamente nas partes, elementos e recursos ditos ou indicados na especificação do pedido, individual ou coletivamente, e em qualquer ou todas as combinações de quaisquer duas ou mais das ditas partes, elementos e recursos, e onde são mencionados números inteiros específicos que possuem equivalentes conhecidos na técnica a que esta invenção se refere, tais equivalentes conhecidos são considerados aqui incorporados como se fossem apresentados individualmente.
[0069]Outros aspectos da invenção podem tornar-se evidentes a partir da descrição a seguir, que é dada apenas a título de exemplo e com referência aos desenhos anexos.
BREVE DESCRIÇÃO DOS DESENHOS
[0070]Uma série de modalidades da presente invenção será agora descrita com referência aos desenhos anexos nos quais:
— A Figura 1 mostra um campo esportivo típico, para o qual a proteção pode ser usada;
— A Figura 2 é uma vista esquemática de uma cobertura de campo semiautomatizado,
construída e operacional de acordo com uma modalidade da presente invenção;
— A Figura 3 é uma vista lateral de uma modalidade da cobertura de campo semiautomática da figura 2, mostrando o seu formato convexo;
— A Figura 4 é uma vista frontal / traseira da cobertura de campo semiautomática das figuras 2 a 3 mostrando o seu formato forma côncavo;
— A Figura 5 é uma vista lateral de uma cobertura de campo semiautomática, construída e operacional de acordo com uma modalidade da presente invenção, mostrando as estruturas de suporte;
— A Figura 6 é uma vista esquemática de uma cobertura de campo semiautomática,
construída e operacional de acordo com uma modalidade da presente invenção;
— A Figura 7 é uma vista em corte de uma modalidade do núcleo que contém o material enrolado em uma modalidade da estiva;
— A Figura 8 é uma vista em corte do rolo da figura 7 sendo liberado;
— A Figura 9 é uma vista em perspectiva lateral do rolo das figuras 7 a 8 sendo liberado;
— A Figura 10 é uma vista lateral do rolo das figuras 7 a 9 sendo liberado;
— A Figura 11 é uma vista lateral da liberação de uma modalidade do rolo em uma modalidade da estiva onde existe um carrinho de suporte em cada extremidade;
— A Figura 12 é uma vista lateral do rolo da figura 11 sendo liberado e o carrinho saindo;
— A Figura 13 mostra um carrinho preso a uma extremidade do rolo;
— A Figura 14 é uma vista lateral do rolo que implanta a cobertura de campo;
— A Figura 15 é uma vista elevada do rolo que implanta a cobertura de campo;
— A Figura 16 é uma vista lateral de uma cobertura de campo implantada;
— A Figura 17A mostra uma modalidade de um ou mais meios de fixação;
— A Figura 17B mostra a estrutura do perímetro dos polos ponderados para manter um perímetro da cobertura para baixo;
— A Figura 18 é uma vista em corte vertical de uma modalidade do elemento de suporte angular em uma posição parcialmente estendida; — A Figura 19 é uma vista em corte vertical do membro de suporte angular da figura 18 em uma posição estendida e conectado a um membro de tração como uma linha horizontal da cobertura de campo; — A Figura 20 mostra uma modalidade do membro de suporte angular retraído, bem como um carretel para tensionar ainda mais o membro de tração, o carretel aqui liberado de sua arrumação, construído e operacional de acordo com uma modalidade da presente invenção; — A Figura 21 é uma vista superior do membro de suporte angular da Figura 20, em um primeiro arranjo não funcional com membros de tração destacados de sua conexão superior; — A Figura 22 é uma vista superior do elemento de suporte angular das figuras 20 a 21 em um segundo arranjo funcional com os membros de tração presos a uma cobertura de campo e a um carretel; — A Figura 23 mostra o membro de suporte angular das figuras 20 a 22 em uma posição estendida elevando o material plano como uma cobertura; — A Figura 24 mostra o membro de suporte angular das figuras 20 a 23 em uma posição estendida com uma aproximação dos membros de tração presos; — As Figuras 25A e 25B são vistas esquemáticas de um aríete hidráulico, em que uma haste de pistão do aríete provê um membro de suporte alongado. A Figura 25A mostra a haste do pistão retraída e a Figura 25B mostra a haste do pistão estendida; — As Figuras 26A e 26B são vistas esquemáticas de um conjunto de membro de suporte alongado. A Figura 26A mostra um membro de suporte alongado do conjunto em uma posição retraída e a Figura 26B mostra o membro de suporte alongado em uma posição estendida.
DESCRIÇÃO DETALHADA DA INVENÇÃO
[0071]As modalidades preferidas serão agora descritas com referência às figuras 1 a 32.
[0072]Na descrição seguinte, são apresentados numerosos detalhes específicos, a fim de prover uma compreensão completa dos vários princípios da presente invenção. No entanto, os versados na técnica compreenderão que nem todos esses detalhes são necessariamente sempre necessários para a prática da presente invenção. A descrição anterior da invenção inclui formas preferidas da mesma. Podem ser feitas modificações nas mesmas sem se afastar do escopo da invenção.
[0073]A figura. 1 mostra um campo esportivo típico 100 com um comprimento 101 e largura 102, para o qual uma cobertura de campo protetora pode ser usada para proteger o campo no caso de condições inadequadas, tais como chuvas excessivas, calor, frio, vento ou similares. Enquanto o campo esportivo ilustrado 100 é de uma disposição retangular, os versados na técnica apreciarão que outros arranjos de campo com tamanhos e dimensões variados também são possíveis de 3 a muitos lados que se aproximam de um círculo, simétricos ou não. Em algumas modalidades, o campo esportivo compreende um comprimento de 100m e uma largura de 70m, tal como um campo típico de futebol, críquete ou rugby.
[0074]As figuras 2 a 6 mostram uma modalidade do sistema de cobertura de campo semiautomatizado 200 compreendendo uma cobertura de campo 201 que pode ser usada para proteger um campo esportivo 100. Em algumas modalidades, a cobertura de campo 201 pode ser composta de material plano flexível resiliente. Por exemplo, o material de cobertura pode ser um material de folha de polímero / plástico ou material de folha de plástico reforçado, ou outro material adequado para proteger ou cobrir o campo. De preferência, o material de cobertura é impermeável à água. Em algumas modalidades, pode haver uma cobertura de campo semielevada 201 que é convexa (ou seja, abaulada) de comprimento 202 (como mostrado na figura 3) e ao longo de um primeiro eixo e côncava (ou seja, flácida) na largura 203 (como mostrado na figura 4) e ao longo de um segundo eixo, quando visto de cima. Em algumas modalidades, o primeiro eixo está em um ângulo com o segundo eixo. Alternativamente, a cobertura de campo semielevada 201 pode compreender uma seção transversal triangular, ou seja, a cobertura montada / elevada pode ter uma linha de cume, como mostrado na Figura 6. Um objetivo de tais arranjos é evitar o acúmulo de água da chuva nas cobertura de campo 201 e prover meios de drenagem eficientes, a fim de evitar danos resultantes de altas cargas concentradas na cobertura de campo 201. O sistema semiautomatizado de cobertura de campo 200 pode compreender um ou mais drenos em uma ou mais posições nos lados 101, 102 do campo esportivo 100, para o qual a água da chuva será direcionada pela cobertura de campo 201. Os versados na técnica apreciariam que outras disposições adequadas da cobertura de campo 201 e do (s) dreno (s) são possíveis.
[0075]Em algumas modalidades, as dimensões da cobertura de campo 201 são semelhantes ou idênticas ao campo esportivo 100, permitindo que a cobertura de campo 201 cubra completamente o campo 100. No entanto, é possível usar a cobertura de campo 201 para cobrir apenas partes do campo 100, se desejado. A cobertura de campo 201 pode compreender um ou mais cantos de ancoragem 204 que podem ser fixados no solo ou próximos ao solo para prender a posição da cobertura de campo 201. Possíveis modalidades e métodos para prender os cantos de ancoragem 204 da cobertura de campo 201 são descritos em mais detalhes abaixo.
[0076]Na modalidade demonstrada das figuras 2 a 6, o sistema de cobertura de campo semiautomatizado 200 compreende uma pluralidade de membros de suporte alongados 300 providos na ou perto da periferia e em lados opostos (em pares) do campo esportivo 100. O (s) par (es) de membros de suporte 300 pode (m) ser conectado (s) em conjunto através de um membro de tração, tal como uma linha horizontal 301, que pode ser usada para prover e sustentar um arranjo estrutural desejado da cobertura de campo 201, tal como descrito acima e ilustrado nas figuras. Na modalidade ilustrada, os membros de suporte são angulados para fora do campo esportivo, isto é, para fora em relação a um centro ou linha central do campo. Por exemplo, os membros de suporte podem ser angulados para fora em um ângulo de 10 graus a 45 graus.
[0077]Os membros de tração podem suportar a cobertura por baixo e podem ser separados da cobertura ou podem ser presos à cobertura. Por exemplo, as linhas horizontais podem ser embutidas na capa ou podem se estender a partir de uma borda da capa. As linhas horizontais são preferencialmente paralelas ao eixo do rolo.
[0078]Um par de membros de suporte alongados 300 localizados na linha central ou mais próxima do campo esportivo pode se estender mais alto do que os membros de suporte localizados mais longe da linha central do campo esportivo, como mostrado nas Figuras 2 e
3. Isso apresenta um formato convexo para uma superfície superior da cobertura 201 quando vista de um lado, isto é, em um comprimento ou primeiro eixo ou direção, como descrito acima e mostrado na Figura 3. Devido a uma queda em cada membro de tração que se estende entre um par de membros de suporte 300 através do campo, a superfície superior da cobertura apresenta um formato côncavo quando vista de um lado ou extremidade do campo, ou seja, em uma largura ou segundo eixo ou direção perpendicular ao primeiro eixo ou direção.
[0079]Um par central de membros de suporte alongados pode ser maior que um ou mais outros pares ou pode ser controlado para uma extensão mais alta que outros pares.
[0080]Como mostrado nas figuras 5 e 6, o sistema de cobertura semiautomatizado 200 pode compreender uma cobertura de campo semielevada 201 e uma modalidade de uma ou mais estruturas de suporte portáteis 700 que podem ser colocadas sob a cobertura de campo 201 para prover suporte para manter a estrutura do campo 201 e evitar a flacidez e/ou colapso da cobertura de campo semielevada 201. As estruturas de suporte portáteis podem ser tripés móveis, por exemplo, tripés de andaimes móveis. As estruturas 700 podem ser implantadas antes ou depois da cobertura ser implantada para cobrir o campo. As estruturas de suporte portáteis podem ser distribuídas de maneira uniforme ou desigual por baixo da cobertura de campo semielevada 201 para evitar a flacidez da cobertura de campo
201. Os versados na técnica apreciariam que outras modalidades das uma ou mais estruturas de suporte portáteis sejam possíveis. [0081 ]Possíveis modalidades e métodos para instalar o sistema de cobertura de campo semiautomatizado 200 são agora descritos em detalhes abaixo.
[0082]Agora é feita referência às figuras 7 a 12, que mostram modalidades de um gabinete 400, que na forma preferida é pelo menos em parte, ou totalmente subterrâneo, dentro do qual um núcleo ou membro tubular agindo como um rolo 401 que está configurado para transportar e implantar a cobertura de campo 201 é estivado. O rolo pode ter um diâmetro de cerca de 400 mm. A cobertura é enrolada ou envolvida no rolo para estiva e é desenrolada do rolo a ser implantado. O diâmetro do rolo mais a cobertura envolvida no rolo pode ser da ordem de 550 a 650 mm. Em algumas modalidades, antes da retirada do rolo 401 do gabinete subterrâneo 400, pode ser necessário que as linhas horizontais 301 sejam alimentadas e/ou colocadas em uma posição através ou sobre o campo esportivo enquanto o rolo 401 estiver em estiva ou sendo retirado (ou seja, estado levantado). Como um resultado, uma vez que a cobertura de campo 201 tenha sido implantada pelo rolo através do campo, as linhas de cara 301 serão posicionadas sob a cobertura de campo 201.
[0083]Em uma modalidade alternativa, as linhas de cobertura 301 podem ser fixadas à cobertura de campo 201, de modo que quando a cobertura de campo 301 for implantada pelo rolo 401, as linhas horizontais 301 são colocadas sob a cobertura de campo 201 ou se estendem a partir das bordas da cobertura. As linhas horizontais podem ser presas à cobertura após a sua implantação. Por exemplo, uma linha horizontal pode ser fixada entre uma borda lateral da cobertura e um membro de suporte alongado 300. Além disso, para iniciar a implantação do rolo 401 e, portanto, a cobertura de campo 201, pode ser necessário que objetos tais como bandeiras e traves sejam removidas do campo esportivo 100, para garantir que a implantação desobstruída seja realizada.
[0084]Em algumas modalidades, um gabinete subterrâneo 400 pode ser provido em uma extremidade ou em ambas as extremidades do campo esportivo 100 para acomodar o rolo 401 que suporta a cobertura de campo 201 em uma extremidade e o rolo sem a cobertura de campo na outra extremidade após a implantação da cobertura. O gabinete subterrâneo 400 pode compreender meios de retenção 406 para segurar o rolo 401 e uma cobertura 405 que é preferencialmente nivelada com a superfície (grama) do campo quando fechada. A cobertura pode compreender uma superfície igual ou semelhante à superfície do campo de jogo. Por exemplo, a cobertura pode compreender uma superfície composta de astro- relva. Em tal arranjo, é necessário que a cobertura 405 seja aberta, manual ou automaticamente, e o rolo 401 seja retirado da cavidade do gabinete, levantando / elevando os meios de retenção 406 para fora da cavidade do gabinete subterrâneo 400.
[0085]Como mostrado na modalidade das figuras 7 a 10, o gabinete subterrâneo 400 pode compreender um primeiro motor ou acionador primário 402, por exemplo, um aríete ou cilindro hidráulico, pneumático ou acionado por rosca, direta ou indiretamente, que está configurado para, quando ativado, abrir a cobertura 405 aplicando um força para cima. Além disso, o gabinete subterrâneo 400 pode compreender um segundo acionador ou acionador primário 403, por exemplo, um aríete acionado por rosca, hidráulico acionado por rosca direto ou indiretamente, configurado para elevar os meios de retenção 406, ou seja, girar em torno de um pivô ou dobradiça, e, portanto, o rolo 401 para fora da cavidade do gabinete subterrâneo 400. O meio ou membro de retenção 406 forma ou provê preferencialmente um berço para o rolo que transporta a cobertura, isto é, com a coberutra enrolada no rolo.
Em algumas modalidades, o berço 406 é contínuo ao longo de substancialmente todo o comprimento do rolo.
[0086]Em uma modalidade alternativa, como as mostradas nas figuras 11 a 12, o acionador para elevar os meios de retenção 406 pode compreender pelo menos um dispositivo de elevação mecânico (por exemplo, uma elevação do tipo tesoura) que está configurado para elevar na direção vertical e, como resultado, levante o rolo 401 para fora da cavidade do gabinete subterrâneo 400. Em algumas modalidades, o pelo menos um elevador é eletricamente conectado a um circuito elétrico ou pode ser acionado hidraulicamente e pode ser operado de maneira automática e/ou remota. Como alternativa, pelo menos um elevador pode ser operado manualmente por um ou mais operadores. Em algumas modalidades, o sistema pode compreender uma pluralidade de elevadores (por exemplo, sete) que são uniformemente ou não uniformemente espaçados um do outro para levantar os meios de retenção / berço 406. Em algumas modalidades, a pluralidade de elevadores pode ser uniformemente espaçada de cada outro por 10 metros.
[0087]Em algumas modalidades, os meios de retenção 406 ou o elevador ou o motor primário pode compreender um membro ou armação 409 para engatar a cobertura da cavidade 405 para abrir a cobertura quando os meios de retenção forem elevados em uma direção vertical para cima e fechar a cobertura 405 quando levantar é abaixado na direção vertical descendente. Em algumas modalidades, os rolos de borracha 410 podem ser providos ao membro ou armação 409 para entrar em contato com uma superfície interna da cobertura 405 e aplicar uma força a ela, para abrir a cobertura. Em tais arranjos, o primeiro motor primário 402 pode não ser necessário e/ou usado.
[0088]Os versados na técnica apreciariam que modalidades adequadas alternativas do gabinete 400, acima, abaixo e parcialmente abaixo do solo são possíveis. Após a retirada do rolo 401 do gabinete subterrâneo 400, o processo de implantação pode começar. Quando o gabinete 400 é montado parcial ou totalmente acima do solo, a cobertura do gabinete 405 pode estar de lado para permitir o acesso, extensão e retração do rolo com a cobertura 201 do gabinete.
[0089]Em algumas modalidades, o rolo 401 pode operar de maneira automatizada e pode compreender ou ser provido com pelo menos um motor e/ou uma caixa de engrenagens para impulsionar o rolo ao longo do campo. À medida que o rolo é impulsionado pelo campo, ele desenrola a cobertura do rolo para distribuí-la pelo campo.
[0090]Em algumas modalidades, um ou mais do rolo 401 (por exemplo, sua velocidade e direção), o primeiro motor primário 402 e o segundo motor primário 403 podem ser controlados remotamente, provendo a possibilidade de um sistema de controle e monitoramento sem fio. Isso melhora vantajosamente a eficiência e a manutenção do processo de implantação da cobertura de campo 201 e reduz o número de tarefas que devem ser realizadas manualmente. Além disso, no caso de alta carga de vento em condições ambientais severas, o sistema de controle e monitoramento sem fio provê uma solução conveniente para controlar um colapso ou derrubar a cobertura de campo 201 remotamente, a fim de proteger a cobertura de campo 201 e o campo esportivo 100 de danos dispendiosos. Em modalidades alternativas, o rolo 401 pode ser usado manualmente por um ou mais operadores.
[0091]Além disso, em algumas modalidades, o gabinete subterrâneo 400 pode ainda compreender um sistema de drenagem 404 em direção ao qual, como mencionado acima, a água da chuva coletada da cobertura de campo 201 será direcionada. Em algumas modalidades, a cobertura 405 pode ser perfurada, a fim de permitir que a água da chuva se desloque através da cobertura 405 e em direção ao sistema de drenagem 404. Em uma modalidade alternativa, a cobertura 405 pode simplesmente ser deixada aberta.
[0092]As figuras 14 a 17B mostram o processo de implantação da cobertura de campo 201 usando o rolo 401 depois que o rolo foi levantado para fora do gabinete. Depois de retirar o rolo 401 e a cobertura de campo 201 do gabinete 400, neste caso de um gabinete subterrâneo, e colocar as linhas horizontais 301 através do campo, como descrito acima, o rolo 401 pode ser controlado para manobrar e implantar a cobertura de campo 201 através de uma área desejada do campo esportivo 100.
[0093]Em algumas modalidades, o rolo 401 pode compreender uma pluralidade de rodas 407, a fim de melhorar a estabilidade e a precisão do movimento do rolo 401. As rodas 407 podem ser fixadas separadamente ao rolo 401, uma vez retirado do gabinete subterrâneo
400. Um bogie motorizado ou carrinho / trundler 408 pode ser provido a cada extremidade do rolo 401, como mostrado na figura 13. Um trundler pode ser anexado a cada extremidade do rolo depois de ter sido levantado para fora do gabinete embutido.
[0094]O trundler 408 carrega o rolo sobre as rodas 407 ao longo do campo esportivo. O trundler tem um motor 409, para girar o rolo. O motor está preso a um eixo 410 do rolo que corre ao longo de um centro do rolo. Uma fonte de alimentação, tal como uma bateria para um motor elétrico ou uma unidade de energia hidráulica para um motor hidráulico, pode ser transportada no carrinho. Uma fonte de alimentação pode ser provida em um carrinho para alimentar o motor em cada extremidade do rolo. À medida que o rolo se move pelo campo, ele gira, para desenrolar a cobertura do rolo no campo. A rotação do rolo 401 pode impulsionar o rolo ao longo do campo transportado nas rodas do trundler. Alternativamente, as rodas 407 do trundler podem ser acionadas. A velocidade de rotação do motor 409 ou das rodas 407 em cada extremidade do rolo pode ser controlada para dar ao operador a capacidade de dirigir o rolo, acelerando um motor ou trundler para cima ou diminuindo a velocidade de um motor ou trundler para baixo.
[0095]Como mostrado nas figuras 16 e 17A e B, uma vez concluída a implantação da cobertura de campo 201 no campo, a cobertura de campo 201 pode ser totalmente destacada do rolo 401. Em algumas modalidades, o rolo 401 pode ser armazenado no mesmo ou em um gabinete subterrâneo diferente 400.
[0096]Como mencionado acima, em algumas modalidades a cobertura de campo 201 pode compreender um ou mais cantos de ancoragem 204 que podem ser fixados ao solo para garantir a posição da cobertura de campo 201. A fim de alcançar um arranjo elevado ou semielevado desejado da cobertura de campo 201 (como mostrado nas figuras 2 a 6), pode ser necessário prender os um ou mais cantos de ancoragem 204 e/ou bordas da cobertura de campo 201, antes de elevar a cobertura de campo 201 acima da superfície do campo esportivo, usando os meios de fixação 600 (como mostrado na figura 17A). Em algumas modalidades, os cantos de ancoragem 204 e/ou bordas podem ser fixados ao chão usando cargas colocadas manualmente, tais como sacos de areia e similares. Em algumas modalidades, podem ser providos meios de fixação mecânicos 600 que podem ser usados manual ou automaticamente para garantir a posição dos cantos de ancoragem 204 e/ou bordas da cobertura de campo 201. Em algumas modalidades, membros longitudinais ou uma estrutura podem ser colocados ao longo das porções da borda da cobertura para segurar a cobertura embaixo. Como mostrado na Figura 17B, uma estrutura de perímetro de polos de peso pode ser colocada ao redor do perímetro da cobertura. Polos ponderados podem ser conectados nas extremidades por meio de juntas que formam cantos da estrutura. Os versados na técnica compreenderão que são possíveis outros arranjos para fixar a cobertura de campo 201 no solo.
[0097]De acordo com a presente invenção, após a implantação da cobertura do campo através do campo, a pluralidade de membros de suporte 300 é ativada (manual ou automaticamente) para se estender de uma posição retraída para uma posição estendida. Os membros de suporte podem ser acionados substancialmente simultaneamente ou de forma faseada ou sequencial. Possíveis modalidades e funcionalidades dos membros de suporte 300 e das linhas de tensão tensionadas 301 são descritas em mais detalhes abaixo.
[0098]Agora é feita referência às figuras 18 a 24, que mostram modalidades do membro de suporte 300. Em algumas modalidades, o membro de suporte 300 pode compreender pelo menos um ilhós / ponto de conexão 302 ao qual uma linha horizontal 301 pode ser presa. O ponto de fixação pode compreender um gancho ou poste ou outros meios para prender a linha horizontal na cabeça ou no topo dos meios de suporte alongados. Cada linha horizontal é presa entre um par de membros de suporte 300. Em uma primeira posição não utilizada (não mostrada), o suporte 300 é retraído e armazenado dentro de um orifício / cavidade 500 no chão e pode ser coberto por uma tampa removível 502. Em algumas modalidades, a superfície da tampa removível 502 pode ser feita de astro-relva e a tampa 502 pode ser configurada para encaixar confortavelmente dentro de uma borda 501 do orifício 500 enquanto estiver nivelada com a superfície da grama. Em algumas modalidades, a tampa removível 502 pode ser rígida o suficiente para suportar objetos pesados, tais como veículos de manutenção e similares. A tampa pode ser presa a uma extremidade do membro de suporte.
[0099]Em algumas modalidades, como mostrado nas figuras 20 a 24, cada membro de tração 301, 304 pode ser provido em um carretel 303. O membro de tração pode ser um cabo, tal como uma corda de aço ou uma corda Dyneema?&. O membro de tração é desenrolado do rolo para ser implantado no campo esportivo. Cada extremidade do membro de tração é conectada a um membro de suporte alongado em cada lado do campo. O membro de tração é preso entre um par de membros de suporte alongados, cada membro localizado em lados opostos do campo. Em algumas modalidades, o membro de tração 301, 304 e/ou o carretel 303 podem ser armazenados em um armazenamento subterrâneo 306 compreendendo uma cobertura ou tampo 307. Em algumas modalidades, a cobertura 307 e o levantamento do cabo ou corda 304 e/ou carretel 303 pode ser ativado por uma alavanca de maneira automática e/ou manual. Um carretel pode ser provido em um lado do campo esportivo para cada par de membros de suporte alongados. Por exemplo, no sistema ilustrado da Figura 2, compreendendo pares de membros de suporte alongados, podem ser providos três rolos, um para cada par. Cada rolo pode estar localizado em um gabinete abaixo do solo.
[0100]Em algumas modalidades, uma escora 304 pode ser provida a cada membro de suporte alongado. A escora é anexada a um ponto de ancoragem em um nível baixo ou no nível do solo. A escora neutraliza uma força provida ao membro de suporte pelo elemento de tração 301. A escora pode prover tensão ao elemento de suporte alongado ou ao elemento de tração 301 para tensionar ainda mais a cobertura. A escora pode ser puxada com força à medida que o membro de suporte alongado se move da posição retraída para a posição estendida. As escoras podem ser providas em um carretel. O carretel pode ser armazenado abaixo do solo em um gabinete, como descrito acima. A escora pode permanecer no carretel quando anexada ao membro de suporte alongado, com o carretel provendo tensão à escora. O carretel pode prover um ponto de ancoragem para a escora. O carretel pode ser acionado para prover tensão ao membro de suporte alongado.
[0101]Em algumas modalidades, o membro de tração 301 pode formar tanto a escora quanto o membro de tração que se estende entre os membros de suporte alongados. Por exemplo, o membro de tração pode ser implantado a partir de um primeiro ponto de ancoragem no nível do solo, através de um ilhós do membro de suporte alongado, através do campo esportivo e através do ilhósfur de outro membro de suporte alongado em um lado oposto do campo, e preso a um segundo ponto de ancoragem ao nível do solo, no lado oposto do campo. À medida que os membros de suporte alongados se movem para a posição estendida, o membro de tração é tensionado entre o primeiro e o segundo pontos de ancoragem e entre os membros de suporte alongados.
[0102]Uma vez que a cobertura de campo 201 foi implantada através do campo, a cobertura é levantada ou elevada acima do campo esportivo para prover um espaço para a cabeça necessário 205 sob a cobertura e para permitir a circulação de ar abaixo da cobertura. Para elevar ou levantar a cobertura, o (s) membro (s) de suporte 300 são levantados ou estendidos da primeira posição ou retraída para uma segunda posição ou estendida, conforme indicado pela seta na Figura 18. Na posição estendida, o membro de suporte pode estar inclinado para fora do campo esportivo, para ajudar a tensionar os membros de tração 301 conforme os membros de suporte são movidos para a posição estendida. À medida que os membros de suporte 300 são angulados para fora, a distância entre o topo de um par de membros de suporte aumenta à medida que se movem para a posição estendida, para tensionar (isto é, endireitar) o membro de tração que se estende entre o par de membros de suporte. O ilhós de fixação 302 pode apenas ser visível e acessível quando o elemento de suporte angular 300 se projetar para fora do orifício 500. Como resultado, o elemento de suporte 300 deve se projetar para fora do orifício / cavidade 500 com o ilhós 302 sendo configurado para receber e ser preso a uma linha horizontal 301 e/ou escora 304. Em algumas modalidades, o suporte 300 pode se estender e se projetar para fora do orifício 500 usando um mecanismo telescópico, como mostrado nas figuras 18 e 19. Outros arranjos e mecanismo para saltar o membro de suporte 300 para fora do orifício 500 são possíveis, tal como um membro de suporte 300 que pode ser levantado de maneira pivotante para fora do orifício 500 e para a posição angular desejada ilustrada. Em algumas modalidades, pode ser provido um sistema de extensão hidráulico, pneumático, de parafuso ou similar que provê a capacidade de controlar e monitorar remotamente (manualmente ou automaticamente) os membros de suporte 300. Outras modalidades do membro de suporte 300, tal como um membro com mola, é possível.
[0103]Antes de mover os membros de suporte da posição retraída para a posição estendida, as extremidades dos membros de tração 301 são presas aos membros de suporte. Os membros de tração 301 podem ser presos aos membros de suporte antes ou depois da cobertura ter sido implantada do rolo através do campo. Com os membros de tração 301 se estendendo abaixo da cobertura e/ou presos à cobertura e presos entre pares de membros de suporte, os membros de suporte são movidos da posição retraída para a posição estendida para elevar ou levantar a cobertura acima do campo esportivo.
[0104]Com referência às Figuras 25A e 25B, em algumas modalidades, cada dito membro de suporte 300 é uma haste de pistão 320 de um aríete hidráulico 310 (às vezes conhecido como um cilindro hidráulico). O aríete hidráulico 310 compreende um cilindro 311 e um pistão 309 que traçam ao longo do cilindro 310 e uma haste de pistão 320 que se estende a partir do pistão. A haste do pistão se estende através da cabeça do cilindro 312 do cilindro. A haste do pistão 320 forma o elemento de suporte alongado 300. O cilindro está localizado abaixo da superfície do campo esportivo 100. O cilindro 311 pode ser localizado ou instalado em uma cavidade ou orifício formado no campo esportivo, com a cabeça 312 do cilindro no ou um pouco abaixo do nível do solo. Nesta modalidade, o cilindro pode ser considerado uma câmara que aloja o membro de suporte da haste do pistão 300 na posição retraída. Uma tampa (por exemplo, 500 na Figura 18) pode ser provida para cobrir o aríete quando na posição retraída, com a haste do pistão 300, 320 retraída no cilindro 310, como mostrado na Figura 25A. O pistão e a haste do pistão são acionados por pressão hidráulica no cilindro para mover-se para a posição estendida com a haste do pistão estendendo-se do cilindro acima do solo, conforme mostrado na Figura 25B. Como descrito anteriormente, um membro de tração 301 é anexado a um ilhós 302 ou outro detalhe, tal como um gancho na parte superior da haste do pistão quando a haste do pistão está na posição retraída. A haste do pistão é então acionada para a posição estendida, para elevar o membro de tração e cobrir 201 para uma posição elevada.
[0105]Um benefício de um sistema com cada dito membro de suporte 300 sendo uma haste de pistão de um aríete hidráulico é que o orifício ou cavidade no solo tem uma profundidade igual a aproximadamente o comprimento do aríete na posição retraída. Não é necessário ter um orifício ou cavidade mais profunda para alojar o equipamento abaixo do aríete.
[0106]A modalidade mostrada nas Figuras 25A e 25B pode ser adequada para sistemas de cobertura menores. Para sistemas de cobertura maiores, prover um aríete com o pistão de aríete como membro de suporte pode não ser econômico.
[0107]Com referência às Figuras 26A e 26B, em algumas modalidades, cada membro de suporte alongado 300 é um polo ou poste recebido em uma câmara ou alojamento 321 quando em uma posição retraída. O membro de suporte alongado pode ser um membro tubular e pode ser um tubo de fibra de carbono. Um tubo de fibra de carbono é rígido, provendo rigidez suficiente para resistir à flexão causada pelo elemento de tração 301 presa ou adjacente a uma extremidade superior do elemento de suporte alongado. O tubo de fibra de carbono pode ter um diâmetro de cerca de 280 mm.
[0108]O0 membro de suporte alongado 300 pode deslizar dentro da câmara / alojamento para mover-se entre a posição retraída, como mostrado na Figura 26A, e uma posição estendida, como mostrado na figura 26B. O membro de suporte alongado entra e sai da câmara. Um meio de acionamento ou acionador, tal como um pistão hidráulico 310, é provido a uma extremidade inferior do membro de suporte para acionar o membro de suporte entre as posições retraída e estendida. Os meios de acionamento podem ser presos a um fundo da câmara. Por exemplo, na modalidade ilustrada, o meio de acionamento é um aríete hidráulico fixado a um fundo da câmara e fica fora da câmara. Uma haste de pistão 320 do aríete 310 se estende para dentro da câmara 321, para acionar o elemento de suporte 300. Uma cabeça de cilindro 312 do aríete pode ser presa a um fundo da câmara ou pode formar um fundo da câmara.
[0109]Uma unidade de energia hidráulica é provida (não mostrada) para prover fluido hidráulico para e do cilindro para acionar o pistão entre as posições retraída e estendida, para elevar e abaixar a cobertura. A unidade de energia hidráulica pode compreender um reservatório de fluido hidráulico, bomba, filtro e quaisquer outros componentes conhecidos necessários, tais como válvulas e linhas hidráulicas, como conhecido na técnica. Um aríete hidráulico de ação simples é ilustrado nas Figuras 25A a 26B, no entanto, isso não pretende ser limitativo. O aríete pode ser um aríete de ação dupla ou telescópico.
[0110]Outros acionadores são possíveis, tal como um rack e um pinhão, em que o rack é provido ao elemento de suporte alongado 300 e o pinhão engata no rack. Um motor como um motor elétrico pode ser energizado para acionar a rotação do pinhão para mover o membro de suporte de ou para a câmara. O pino é preferencialmente provido a uma extremidade superior do alojamento ou câmara 321, juntamente com um motor para acionar a rotação do pino, de modo que não seja necessário prover energia ao motor para uma extremidade inferior da câmara. Uma conexão de energia ou entrada de um motor para o pinhão é preferencialmente em ou na direção ou adjacente a uma extremidade superior da câmara ou do alojamento.
[0111]De preferência, o elemento de suporte alongado 300, a câmara 321 e os meios de acionamento 310 são providos juntos em uma única unidade 330 que está localizada ou instalada em uma cavidade ou orifício formado no campo esportivo, com uma extremidade superior da unidade em ou ligeiramente abaixo do nível do solo. A unidade pode ser provida como um conjunto de membro de suporte alongado 330 tendo um membro de suporte alongado móvel 300 para se mover entre as posições retraída e estendida. O conjunto é instalado no solo com uma extremidade superior do conjunto em ou adjacente à superfície do campo esportivo.
[0112]De preferência, uma conexão de energia ou entrada 322 para prover energia, tal como energia hidráulica e/ou elétrica, aos meios de acionamento é provida em ou na direção Ou adjacente a uma extremidade superior da unidade 330, como mostrado nas Figuras 26A e B, de modo que uma vala profunda não seja necessária para prover serviços aos meios de acionamento 310. A unidade pode compreender uma ou mais linhas de energia 323, tal como um ou mais cabos / fios elétricos ou galerias hidráulicas a partir da conexão na parte superior ou adjacente à parte superior da unidade para o meio de acionamento na parte inferior da unidade. Galerias hidráulicas e/ou linhas de energia elétrica podem ser providas em uma parede da câmara e/ou cilindro.
[0113]A energia, seja hidráulica ou elétrica, pode ser provida aos acionadores 310 acionando os membros de suporte alongados 300 em paralelo, de modo que os membros de suporte alongados se estendam substancialmente simultaneamente. Alternativamente, um ou mais membros alongados podem ser controlados individualmente entre as posições retraída e estendida.
[0114]Uma vedação tal como uma vedação do limpador pode ser provida entre a câmara / alojamento e o membro de suporte alongado, para evitar que detritos tais como sujeira entrem no alojamento / câmara. O alojamento / câmara e/ou o membro de suporte alongado podem ser providos com rolamentos, tais como anéis de rolamento, para que o membro de suporte alongado deslize no alojamento / câmara.
[0115]Em algumas modalidades, cada um dos membros de suporte 300 pode ser saliente a uma altura específica, a fim de obter um arranjo desejável da cobertura de campo semielevada 201. Em algumas modalidades, os membros de suporte 300 podem ser providos com um sistema de detecção inteligente que provê a capacidade de ajustar automaticamente os membros de suporte 300 de acordo com diferentes parâmetros de altura e carga. Por exemplo, a tensão nos membros de tração pode ser monitorada ou, alternativamente, a flexão dos membros alongados de suporte pode ser monitorada (por exemplo, por extensômetros), e a altura dos polos pode ser determinada pela tensão ou flexão medida. Os polos 300 podem ser estendidos até que uma tensão limiar no (s) membro (s) de tração ou flexão dos polos seja atingida.
[0116]As modalidades descritas acima eliminam a necessidade de sistemas volumosos e inconvenientes convencionais, tais como sistemas de tensionamento de guincho. Como um resultado, o sistema requer menos manutenção e estará menos propenso a erros. Além disso, será disponibilizado mais espaço no perímetro do campo esportivo 100, o que, como entendido pelos versados na técnica, é uma grande vantagem.
[0117]Como explicado acima, em algumas modalidades, como mostrado nas figuras 3 a 6, a cobertura de campo semielevada 201 pode ser convexa (isto é, abaulada) de comprimento 202 (como mostrado na figura 3) e ao longo de um primeiro eixo, e côncava (isto é, flácida) na largura 203 (como mostrado na figura 4) e ao longo de um segundo eixo, ou pode ter uma crista. Em algumas modalidades, a cobertura pode inclinar-se de um lado para o outro, por exemplo, o sistema pode compreender um ou mais membros de suporte 300 em um lado apenas do campo esportivo, ou os membros de suporte em um lado do campo podem ser movidos para a posição estendida enquanto os membros de suporte no lado oposto do campo podem permanecer na posição retraída, dependendo da direção do vento. Em algumas modalidades, podem ser providos meios de ar condicionado e/ou de aquecimento configurados para circular e/ou prover calor dentro do espaço superior 205 abaixo da cobertura para manter a qualidade do campo esportivo 100, impedindo o acúmulo de umidade, suor, geadas, secura e similares.
[0118]Embora a presente invenção tenha sido descrita com referência a um sistema de cobertura de campo semiautomatizado, deve ser entendido por um versado na técnica que a cobertura de campo é aplicável a uma variedade de aplicações em que a cobertura e proteção de campo semiautomatizadas são uma vantagem. Por exemplo, o sistema pode ser aplicado a qualquer aplicação em que sistemas precisos, confiáveis e automatizados sejam vantajosos. Aumentar a precisão e a eficiência da implantação da cobertura do campo evitará danos ao campo esportivo que podem ter sido experimentados anteriormente devido a processos de implantações convencionais imprecisos, lentos e inconvenientes. A presente invenção provê um sistema de cobertura que obtém uma série de benefícios, incluindo, entre outros: + implantação e recuperação eficiente / rápida da cobertura, uma vez que os polos que se estendem levantam a cobertura automaticamente assim que o movimento do polo é iniciado pelo homem do solo; e requer um baixo nível de mão-de-obra, por exemplo, pode ser implantado e recuperado por 2 a 3 pessoas; * a implantação e recuperação são muito rápidas em comparação com os sistemas da técnica anterior. Isso significa que uma cobertura pode ser implantada a qualquer momento.
Por exemplo, a cobertura pode ser posicionada rapidamente durante uma partida de críquete quando a chuva parar de jogar. Depois que a chuva passa, a cobertura pode ser recuperada rapidamente para permitir que o jogo continue. A cobertura pode ser implantada todas as noites e recuperada todas as manhãs, para manter a temperatura da grama e evitar geadas. A implantação, incluindo elevar a cobertura acima do solo, deverá ser concluída em cerca de 30 minutos para um campo de futebol e 15 minutos para um campo de críquete; e ter os postes / membros de suporte alongados abaixo do solo, quando não estiverem em uso, evita problemas de saúde e segurança relacionados ao armazenamento e movimentação / transporte de equipamentos pesados; * levantando a cobertura, a água pode escorrer da cobertura elevada para as regiões limítrofes do campo esportivo, onde estão localizados os drenos; * a água não repousa na superfície da capa, o que torna a recuperação da capa muito mais rápida em comparação com as coberturas que ficam no chão; + suor e mofo que podem ser gerados sob as coberturas que repousam planas no chão são evitados; * pode ser elevado a uma altura para permitir a marcação, rolamento e corte e outras manutenções no solo enquanto a cobertura estiver instalada; + suportes angulares tensionam a cobertura ou linhas horizontais conforme os polos se estendem.
[0119]Pelo exposto acima, será visto que é provido um sistema de cobertura de campo semiautomatizado que aprimora os requisitos de qualidade e eficiência a serem atendidos.
[0120]A menos que o contexto exija claramente de outra maneira, em toda a descrição, as palavras "compreendem", "compreendendo" e similares devem ser interpretadas em um sentido inclusivo, em oposição a um sentido exclusivo ou exaustivo, ou seja, no sentido de "incluindo, mas não limitado a".
[0121]Embora esta invenção tenha sido descrita a título de exemplo e com referência a possíveis modalidades da mesma, deve ser entendido que modificações ou melhorias podem ser feitas nela sem se afastar do escopo da invenção. A invenção também pode ser dita de maneira ampla como consistindo nas partes, elementos e características ditas ou indicadas na especificação do pedido, individual ou coletivamente, em qualquer ou todas as combinações de duas ou mais das ditas partes, elementos ou características. Além disso, quando é feita referência a componentes ou números específicos da invenção que possuem equivalentes conhecidos, então esses equivalentes são aqui incorporados como se fossem apresentados individualmente.

Claims (22)

Reivindicações
1. Sistema de cobertura de campo para cobrir e descobrir seletivamente um campo esportivo ou similar, o sistema de cobertura de campo caracterizado por compreender: um material plano flexível resiliente para estender e cobrir o campo esportivo e retrair e descobrir o campo esportivo; uma pluralidade de membros de suporte alongados, móveis para se estender entre uma posição retraída e uma posição estendida, na posição estendida a pluralidade de membros de suporte alongados se estendem acima do campo esportivo; e um ou mais membros de tração configurados para, em uso, suportar e/ou prender à cobertura e prender à pluralidade de membros de suporte alongados, e em que na posição retraída a pluralidade de membros de suporte alongados está localizada substancialmente abaixo de um nível de superfície do campo esportivo, e na posição estendida e com os membros de tração presos ou suportando a cobertura, os membros de suporte alongados elevam o material plano flexível resiliente acima do campo esportivo.
2. Sistema, de acordo com a reivindicação 1, caracterizado por o sistema compreender uma pluralidade de aríetes hidráulicos, cada aríete compreendendo um pistão, uma haste de pistão se estendendo a partir do pistão e um cilindro, e em que cada membro de suporte alongado é uma dita haste de pistão, e em que cada cilindro está localizado substancialmente abaixo do nível de superfície do campo esportivo com uma cabeça de cilindro em ou adjacente ao nível de superfície do campo esportivo.
3. Sistema, de acordo com a reivindicação 1, caracterizado por o sistema compreender uma pluralidade de câmaras localizadas substancialmente abaixo do nível de superfície do campo esportivo, a pluralidade de membros de suporte alongados recebidos na pluralidade de câmaras quando na posição retraída e os membros de suporte alongados se estendem a partir das câmaras até acima do nível de superfície do campo esportivo na posição estendida.
4. Sistema, de acordo com a reivindicação 1, caracterizado por o sistema compreender uma pluralidade de acionadores para acionar o membro de suporte alongado entre as posições retraída e estendida.
5. Sistema, de acordo com a reivindicação 1, caracterizado por o sistema compreender uma pluralidade de conjuntos de membros de suporte alongados, cada conjunto compreendendo uma câmara ou alojamento localizado substancialmente abaixo do nível de superfície do campo esportivo, um dito membro de suporte alongado recebido de maneira deslizante na câmara ou no alojamento e um acionador para mover o membro de suporte alongado entre a posição retraída recebida na câmara ou no alojamento substancialmente abaixo do nível do solo e a posição estendida para se estender a partir da câmara ou do alojamento até acima do nível de superfície do campo esportivo.
6. Sistema, de acordo com a reivindicação 5, caracterizado por o membro de suporte alongado ser telescópico na câmara ou no alojamento para se mover a partir da posição estendida para a posição retraída.
7. Sistema, de acordo com a reivindicação 5, caracterizado por cada conjunto de membro de suporte alongado compreender uma vedação entre a câmara ou o alojamento e o membro de suporte alongado para evitar ou minimizar os detritos que passam para à câmara ou o alojamento.
8. Sistema, de acordo com a reivindicação 5, caracterizado por o acionador ser um aríete.
9. Sistema, de acordo com a reivindicação 8, caracterizado por o aríete compreender um pistão e um cilindro e em que o pistão é provido a uma extremidade inferior do elemento de suporte alongado.
10. Sistema, de acordo com a reivindicação 8 ou 9, caracterizado por o aríete ser um aríete hidráulico.
11. Sistema, de acordo com a reivindicação 9 ou 10, caracterizado por o aríete estar preso a um fundo da câmara ou em que uma cabeça de cilindro do aríete estar presa ao fundo da câmara ou formar o fundo da câmara.
12. Sistema, de acordo com qualquer uma das reivindicações 5 a 11, caracterizado por cada conjunto de membro de suporte alongado compreender uma conexão ou entrada de energia em ou na direção ou adjacente a uma extremidade superior da câmara ou do alojamento.
13. Sistema, de acordo com a reivindicação 1, caracterizado por o sistema compreender uma pluralidade de tampas para cobrir a pluralidade de membros de suporte alongados quando na posição retraída com a pluralidade de coberturas niveladas substancialmente com a superfície do campo esportivo.
14. Sistema, de acordo com a reivindicação 1, caracterizado por à pluralidade de membros de suporte alongados ser inclinada para fora em relação a uma linha central do campo de suporte, de modo que um dito membro de tração e/ou a cobertura presa entre um par dos ditos membros de suporte alongados seja tensionado quando o par de membros de suporte alongados se mover da posição retraída para a posição estendida para suportar a cobertura acima do campo esportivo.
15. Sistema, de acordo com a reivindicação 1, caracterizado por à pluralidade de membros de suporte alongados estar disposta em pares, os membros de suporte alongados de cada par dispostos em lados opostos do campo esportivo.
16. Sistema, de acordo com a reivindicação 15, caracterizado por na posição estendida, um par central de membros de suporte alongados se estender mais alto do que outros pares de membros de suporte alongados.
17. Sistema, de acordo com a reivindicação 16, caracterizado por o par central de membros de suporte alongados ser maior que um ou mais outros pares de membros de suporte alongados.
18. Método para cobrir um campo esportivo, caracterizado por compreender: implantar um material de cobertura de um rolo sobre um campo esportivo, ancorar o material de cobertura ao campo esportivo, pelo menos em dois ou mais cantos ou extremidades opostas do material de cobertura, conectar membros de tração que prendem ou suportam o material de cobertura a uma pluralidade de membros de suporte alongados na ou em direção a uma periferia do material de cobertura ou campo esportivo, com os membros de suporte alongados em uma posição retraída substancialmente abaixo de um nível de superfície do campo esportivo, estender a pluralidade de membros de suporte alongados para cima a partir da posição retraída substancialmente abaixo do nível do campo esportivo para uma posição estendida acima do campo esportivo, para tensionar os membros de tração e/ou o material de cobertura e levantar o material de cobertura acima do campo esportivo.
19. Método, de acordo com a reivindicação 18, caracterizado por o método compreender: assentar os membros de tração no campo e prender cada membro de tração entre um par dos ditos membros de suporte alongados, implantar o material de cobertura do rolo sobre o campo esportivo e sobre os membros de tração, com os membros de suporte alongados na posição retraída substancialmente abaixo de um nível de superfície do campo esportivo.
20. Método, de acordo com a reivindicação 18, caracterizado por o método compreender: prender a cobertura aos membros de suporte alongados com os membros de suporte alongados na posição retraída substancialmente abaixo de um nível de superfície do campo esportivo.
21. Método, de acordo com a reivindicação 18, caracterizado por o método compreender: prover a pluralidade de membros de suporte alongados angulados para fora em relação a uma linha central do campo de suportes, e estender a pluralidade de membros de suporte alongados, de modo que os ditos membros de tração e/ou a cobertura sejam tensionados à medida que os membros de suporte alongados se movem da posição retraída para a posição estendida.
22. Método, de acordo com a reivindicação 18, caracterizado por o método compreender estender um par central de membros de suporte alongados mais alto do que outros pares de membros de suporte alongados.
R EE Figura 2 Po O Í RO 4 8 k A — Ê TO e ] ? E o Figura 3 J Figura 4 R Ss: NS “AS SO Gê SS" FLA SS e : : JAN A > À O A :
FAN O Í Petição 8702
FS ! 8 e ce de Figura 5 O Figura 6
E % i Petição 8702 ..
= s - | 8 ! = NA Figura 10 vt O e, Figura9 ÀS SE Ao DS TE “Ne geo SS e O o DD” “NNW | NO eat . S | o NO o s SSD o o Ê = = q = ks pe O o Figura 8
Y S ( E
S Sã Ss | bx
E Ss ss = Ts ç Sw s WE Figura 7 * NS O SS
E SB O “o | e RS e essas SS [
E Petição 87(
FR O É e 406 e SS SO S SS E Figura 11 405 * ao o A A 407 Figura 12 Petição 870200016879, de (
e SS e E 410 = 409 PA o A . . 407 aos AO Sã 297 => E sos AE— 407 Figura 13
SS ERR Figura 14
SOS Figura 15 Petição 870200
Figura 16 600 É Pa / Figura 17A Figura 17B Petição 8702000 t
À
À NE A—— 307
SN soe E 305 . 502 SU NV Fada NC ess, E | e SS ASS SS II II |V WW | WI ||Ô]WW |] | ANS Figura 18 A 302 201 do BO ss SS Ss SS 500 SS S SS SNS
O O Figura 19 Petição 870200016879, de 0: o
307 NO
SNS CSS ENS o A
SS NS NS SNS SN SS 306 Figura 20 ES SN SA 304
SS SNS SS NES SS 300 — SO A NE 300
SS SS SS SS SNS SS SS SS
SS SS SA SS 301 301 Figura 21 Figura 22 Petição 870200 o
Figura 23 De a 300 301 Figura 24 e fis 302 PC | = 300,320 SETH un MO | | se — | | | ESSA 309 Figura 25A Figura 25B 2 gm — à ess O Tás Lan TTo PA Palo rien 221 321 me S | 3 je S E.
Í 330 > IMP SR = SR L ii = 309 MO ns | me E €— 310 Figura 26A Figura 26B
BR112020002399-0A 2017-08-04 2018-07-31 sistema de cobertura de campo esportivo BR112020002399A2 (pt)

Applications Claiming Priority (5)

Application Number Priority Date Filing Date Title
NZ734346 2017-08-04
NZ73434617 2017-08-04
NZ738357 2017-12-14
NZ73835717 2017-12-14
PCT/NZ2018/050106 WO2019027333A1 (en) 2017-08-04 2018-07-31 SPORT FIELD COVERAGE SYSTEM

Publications (1)

Publication Number Publication Date
BR112020002399A2 true BR112020002399A2 (pt) 2020-07-28

Family

ID=65232955

Family Applications (1)

Application Number Title Priority Date Filing Date
BR112020002399-0A BR112020002399A2 (pt) 2017-08-04 2018-07-31 sistema de cobertura de campo esportivo

Country Status (8)

Country Link
US (1) US11253773B2 (pt)
EP (1) EP3661614A4 (pt)
JP (1) JP7120580B2 (pt)
AU (1) AU2018311261B2 (pt)
BR (1) BR112020002399A2 (pt)
MX (1) MX2020001374A (pt)
WO (1) WO2019027333A1 (pt)
ZA (1) ZA202001182B (pt)

Families Citing this family (1)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
US11253773B2 (en) * 2017-08-04 2022-02-22 All Weather Sportscover Limited Sports field cover system

Family Cites Families (13)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
US3005461A (en) * 1958-10-30 1961-10-24 Arganbright Ray Apparatus for covering a playing field
US3108804A (en) * 1961-05-05 1963-10-29 Arthur W Wagner Apparatus for covering outdoor athletic fields
DE7313037U (de) 1973-04-06 1973-08-30 Hartmann & Co Kg Haltesäule für ballspiele über schnur und netz in turn- und sporthallen
DE3130858A1 (de) * 1981-08-04 1983-05-26 Uwe 4950 Minden Müller Abdeckung fuer einen tennisplatz
CH661088A5 (en) * 1983-03-07 1987-06-30 Werner Koenig Dipl Ing Arrangement for protecting a ground surface from weathering influences
RU2016605C1 (ru) 1991-02-11 1994-07-30 Дмитрий Васильевич Белик Устройство для укрытия футбольного поля
FR2700184B1 (fr) 1993-01-07 1995-03-24 Yn Dispositif de support d'un plancher amovible au-dessus d'un sol gazonné.
FR2699829B1 (fr) * 1993-04-30 1995-03-24 Y N Stade équipé d'un dispositif de protection du terrain.
FR2742348A1 (fr) 1995-12-13 1997-06-20 Daurys Francois Dispositif de bachage gonflable des surfaces sensibles
US7195572B1 (en) * 2005-05-18 2007-03-27 Traci Swain Tennis court protection system
TR201103845A2 (tr) * 2011-04-20 2012-09-21 Süleymanoğlu Ali̇ Açık alanları kapatan ve tekrar eski haline getirebilen bir sistem.
KR101332636B1 (ko) * 2013-06-28 2013-11-25 코오롱글로텍주식회사 용지 커버장치
US11253773B2 (en) * 2017-08-04 2022-02-22 All Weather Sportscover Limited Sports field cover system

Also Published As

Publication number Publication date
MX2020001374A (es) 2020-08-06
US20200164265A1 (en) 2020-05-28
AU2018311261B2 (en) 2023-04-13
JP7120580B2 (ja) 2022-08-17
EP3661614A4 (en) 2021-04-28
EP3661614A1 (en) 2020-06-10
WO2019027333A1 (en) 2019-02-07
US11253773B2 (en) 2022-02-22
AU2018311261A1 (en) 2020-03-12
JP2020529301A (ja) 2020-10-08
ZA202001182B (en) 2021-02-24

Similar Documents

Publication Publication Date Title
US3140563A (en) Protective cover for plants
BR112020002399A2 (pt) sistema de cobertura de campo esportivo
KR20150097865A (ko) 적설 방지용 스마트 비닐하우스
DE102017102373A1 (de) System zum Schutz gegen Hochwasser
KR100969563B1 (ko) 농업용 가림막의 설치 높이 조정장치
CN110199768B (zh) 一种活动式葡萄篱架体系
US1711843A (en) Tree-covering tent
JP2020133103A (ja) 建造物
KR101132128B1 (ko) 천변 체육시설용 휀스
KR101126781B1 (ko) 건축용 전천후 커버링 시스템
ES2236307T3 (es) Sistema para cubrir un vertedero.
US20150240508A1 (en) Device to deploy rapidly and cover stadium and open space to collect rainfall
CN113661873A (zh) 一种茶叶种植用早春防冻防护设备
JP3741397B2 (ja) 茶園用の昇降型低所防霜ファン装置
WO2010131065A1 (es) Estructura vertical de gran altura extensible y retraíble
CN213639087U (zh) 一种树木遮阳网装置
CN219781373U (zh) 一种用于防鸟网的架设撑杆
EP4322738A1 (en) Movable lighting rig
RU2306164C2 (ru) Устройство механизированного сооружения для применения с целью круглогодичной защиты почвы спортивных полей и сельскохозяйственных угодий от климатической агрессии
CN110753656B (zh) 植树造林流水线
CN209376310U (zh) 一种用于大棚的打桩插管一体化装置
CN220528771U (zh) 一种连栋温室立面外保温被卷放系统
CN212054745U (zh) 一种用于煤矿采掘巷道的护帮板
CN110240094B (zh) 一种篱架起落装置
CN107616042B (zh) 一种自动覆盖地膜的覆盖方法

Legal Events

Date Code Title Description
B350 Update of information on the portal [chapter 15.35 patent gazette]
B06W Patent application suspended after preliminary examination (for patents with searches from other patent authorities) chapter 6.23 patent gazette]
B11B Dismissal acc. art. 36, par 1 of ipl - no reply within 90 days to fullfil the necessary requirements