BR112019027862B1 - Recipiente dispensador - Google Patents

Recipiente dispensador Download PDF

Info

Publication number
BR112019027862B1
BR112019027862B1 BR112019027862-1A BR112019027862A BR112019027862B1 BR 112019027862 B1 BR112019027862 B1 BR 112019027862B1 BR 112019027862 A BR112019027862 A BR 112019027862A BR 112019027862 B1 BR112019027862 B1 BR 112019027862B1
Authority
BR
Brazil
Prior art keywords
threaded rod
cream pot
dispensing
pot
indexing
Prior art date
Application number
BR112019027862-1A
Other languages
English (en)
Other versions
BR112019027862A2 (pt
Inventor
Gerhard Brugger
Victor Esteve
Original Assignee
Emphasys Importadora Exportadora E Distribuidora Ltda.
Gerhard Brugger
Filing date
Publication date
Application filed by Emphasys Importadora Exportadora E Distribuidora Ltda., Gerhard Brugger filed Critical Emphasys Importadora Exportadora E Distribuidora Ltda.
Priority claimed from PCT/EP2017/065791 external-priority patent/WO2019001687A1/en
Publication of BR112019027862A2 publication Critical patent/BR112019027862A2/pt
Publication of BR112019027862B1 publication Critical patent/BR112019027862B1/pt

Links

Abstract

Um recipiente dispensador para produtos viscosos que compreende: um pote de creme que tem um cilindro interno que define um volume de armazenamento configurado para armazenar um produto viscoso; uma tampa configurada para fechar o pote de creme e que tem uma saída de dispensação; uma haste rosqueada conectada de modo giratório ao pote de creme; um pistão que tem uma rosca interna e que é acoplado à haste rosqueada de tal modo que a rotação da haste rosqueada leve ao movimento do pistão no cilindro interno ao longo de um eixo geométrico longitudinal da haste rosqueada para reduzir o volume de armazenamento do cilindro interno e para dispensar o produto através da saída de dispensação; em que um mecanismo de indexação é fornecido, o qual é configurado para travar a haste rosqueada em uma pluralidade de posições giratórias em relação ao pote de creme, em que o mecanismo de indexação compreende elementos de mola de indexação localizados na haste rosqueada e seções de indexação localizadas em um fundo do pote de creme, em que os elementos de mola de indexação da haste rosqueada são configurados para interagir com as seções de indexação do pote de creme a fim de (...).

Description

Relatório Descritivo
[0001] A invenção se refere a um recipiente dispensador para produtos viscosos, como creme, em particular creme medicinal ou cosmético, o qual compreende: um pote de creme que tem um cilindro interno que define um volume de armazenamento configurado para armazenar um produto viscoso; uma tampa configurada para fechar o pote de creme e que tem uma saída de dispensação; uma haste rosqueada conectada de modo giratório ao pote de creme; um pistão que tem uma rosca interna e que é acoplado à haste rosqueada de tal modo que a rotação da haste rosqueada leve ao movimento do pistão no cilindro interno ao longo de um eixo geométrico longitudinal da haste rosqueada para reduzir o volume de armazenamento do cilindro interno e para dispensar o produto através da saída de dispensação.
[0002] Tais recipientes de dispensação são conhecidos na técnica anterior e, por exemplo, descritos nos documentos WO 2010/081205 A2 e EP 2 123 188 A1. A rotação da haste rosqueada em relação ao pote de creme leva a um movimento do pistão em relação ao pote de creme já que o pistão está acoplado à haste rosqueada por meio da rosca interna para formar um acionamento rosqueado. Devido ao movimento axial do pistão, o volume de armazenamento do cilindro interno do pote de creme é reduzido, sendo que a pressão no volume de armazenamento é aumentada. O produto viscoso é, desse modo, pressionado através da saída de dispensação na tampa do recipiente dispensador e pode ser retirado de uma superfície externa da tampa por um usuário para aplicação à pele do usuário.
[0003] O documento 2016/0174687 A1 revela um produto para cuidados do consumidor que inclui uma embalagem dispensadora. A embalagem dispensadora inclui uma câmara de produto e uma camisa externa que circunda a câmara de produto. A câmara de produto inclui uma plataforma elevatória móvel operativamente associada a um fuso de uma montagem rosqueada. A câmara de produto da camisa externa inclui uma cremalheira associada de modo não removível à camisa externa ou à câmara de produto.
[0004] O documento JP 2011 050412 A revela um recipiente de alimentos dotado de uma placa interna que é suspendida/rebaixada por rotação relativa de um corpo giratório em relação a um corpo de revestimento.
[0005] Não obstante, aqueles recipientes de dispensação da técnica anterior têm várias desvantagens. Mediante a ação de dispensação de um produto viscoso, os recipientes de dispensação da técnica anterior frequentemente variam a dosagem do produto viscoso, em particular na dosagem de creme, como creme medicinal ou creme cosmético. Em particular na área de cremes medicinais, uma dosagem variável é indesejável. Além disso, os recipientes de dispensação da técnica anterior têm um problema de vazamento após a ação de dispensação. Quando a haste rosqueada é girada em relação ao pote de creme e o pistão é, desse modo, axialmente movido para reduzir o volume de armazenamento e para aumentar a pressão no volume de armazenamento, o produto viscoso pode vazar da saída de dispensação, muito embora nenhuma ação de dispensação adicional tenha sido aplicada no recipiente dispensador pelo usuário.
[0006] Ademais, pressões externas variáveis que podem ocorrer durante um deslocamento, por exemplo, em um avião, podem levar ao vazamento do produto viscoso da saída de dispensação. Devido ao vazamento, os recipientes de dispensação da técnica anterior têm o problema de perda de produto viscoso, o que representa um grande problema quando produtos viscosos dispendiosos, como cremes medicinais, são armazenados no volume de armazenamento do recipiente dispensador. Além disso, o vazamento do produto viscoso na saída de dispensação leva à contaminação da superfície externa da tampa do recipiente dispensador, o que também pode levar à contaminação do produto viscoso que ainda está armazenado no volume de armazenamento.
[0007] Consequentemente, é um objetivo da invenção em questão fornecer um recipiente dispensador que impede as desvantagens e inconvenientes mencionadas acima. Em particular, é um objetivo da invenção em questão fornecer um recipiente dispensador que permite uma dosagem predefinida do produto viscoso armazenado no volume de armazenamento. Além disso, é um objetivo da invenção em questão fornecer um recipiente dispensador com vazamento reduzido. Também é um objetivo da invenção em questão fornecer um recipiente dispensador que impede o desperdício e fornece uma aparência externa atraente.
[0008] Esse objetivo é solucionado por um recipiente dispensador de acordo com os recursos da reivindicação 1. Tal recipiente dispensador é caracterizado pelo fato de que um mecanismo de indexação é fornecido, o qual é configurado para travar a haste rosqueada em uma pluralidade de posições giratórias em relação ao pote de creme, em que o mecanismo de indexação compreende elementos de mola de indexação localizados na haste rosqueada e seções de indexação localizadas em um fundo do pote de creme, em que os elementos de mola de indexação da haste rosqueada são configurados para interagir com as seções de indexação do pote de creme a fim de travar a haste rosqueada em relação ao pote de creme. Vantajosamente, os elementos de mola de indexação se estender em uma direção radial, isto é, perpendicular ao eixo geométrico longitudinal da haste rosqueada, e são dispostos em um colar em uma seção de fundo da haste rosqueada. É particularmente preferencial se o pote de creme compreender uma reentrância em que o colar e os elementos de mola de indexação estão localizados, sendo que as seções de indexação do pote de creme estão localizadas em uma área de superfície periférica da reentrância. Vantajosamente, os elementos de mola de indexação são dedos em formato de L que se estendem a partir do colar, em que as seções de indexação são seções de um cilindro circular que se projeta da área de superfície periférica da reentrância para a reentrância. Os dedos em formato de L podem ter seções de travamento em sua extremidade livre, em que as seções de travamento são pré- estressadas em uma área entre as seções de indexação do pote de creme pela força de mola dos elementos de mola de indexação. É particularmente preferencial se 5 elementos de mola de indexação forem fornecidos, os quais são uniformemente distribuídos ao redor do colar, em que 10 seções de indexação são fornecidas, as quais também são uniformemente fornecidas ao redor da superfície periférica da reentrância. Ao fornecer 10 seções de indexação, uma resolução de indexação de 36° pode ser alcançada. Ao fornecer o mecanismo de indexação, um recipiente dispensador pode ser fornecido, o qual permite uma dosagem predefinida de um produto viscoso armazenado no volume de armazenamento. Preferencialmente, o recipiente dispensador de acordo com a invenção é configurado como um frasco de creme. No entanto, também é possível que o recipiente dispensador tenha uma estrutura similar a caneta e seja configurado como uma denominada caneta-clique.
[0009] De acordo com uma primeira modalidade preferencial do recipiente dispensador, o recipiente compreende um mecanismo de suspensão, em particular um mecanismo de suspensão intermitente, que é configurado para suspender a haste rosqueada do fundo do pote de creme entre uma posição de não dispensação e uma posição de dispensação mediante a rotação da haste rosqueada em relação ao pote de creme. Na posição de não dispensação, uma distância de uma extremidade livre da haste rosqueada é vantajosamente maior que uma distância da extremidade livre da haste rosqueada na posição de dispensação. Consequentemente, o pistão está localizado mais próximo da saída de dispensação na posição de dispensação da haste rosqueada. Portanto, uma pressão que é acumulada para dispensação do produto viscoso pode ser pelo menos parcialmente reduzida ou descomprimida quando a haste rosqueada e o pistão são movidos de volta para a posição de não dispensação em que o pistão está localizado mais distante da saída de dispensação.
[0010] É particularmente preferencial, se o mecanismo de suspensão compreende superfícies deslizantes onduladas ou escalonadas dispostas na haste rosqueada e superfícies de deflexão dispostas no fundo do pote de creme, sendo que a rotação da haste rosqueada em relação ao pote de creme leva a um movimento deslizante das superfícies deslizantes nas superfícies de deflexão de tal modo que a haste rosqueada seja movida entre a posição de não dispensação e a posição de dispensação. Ao fornecer superfícies deslizantes onduladas ou escalonadas, um movimento ascendente e descendente intermitente da haste rosqueada pode ser realizado, em que a haste rosqueada e o pistão são movidos para cima no início da ação de atuação e em que a haste rosqueada e o pistão são movidos para baixo no final da ação de atuação.
[0011] Vantajosamente, o mecanismo de indexação é sincronizado ao mecanismo de suspensão de tal modo que a haste rosqueada esteja na posição de não dispensação quando a rotação da haste rosqueada está travada em relação ao pote de creme. Isso leva à vantagem de que a pressão no volume de armazenamento pode ser ligeiramente reduzida após a ação de dispensação quando o mecanismo de indexação trava o movimento giratório da haste rosqueada em relação ao pote de creme.
[0012] De acordo com outra modalidade preferencial do recipiente dispensador, um membro de base de carcaça decorativo externo é fornecido, o qual é configurado para alojar o pote de creme, em que uma porção de fundo do membro de base de carcaça decorativo externo compreende uma seção de atuação que é configurada para atuar o movimento giratório da haste rosqueada em relação ao pote de creme em uma direção de atuação. Ao fornecer a seção de atuação, a haste rosqueada e o membro de base de carcaça decorativo externo são acoplados de modo giratório e uma rotação do membro de base de carcaça decorativo externo em relação ao pote de creme leva a uma rotação da haste rosqueada em relação ao pote de creme. Vantajosamente, o pote de creme, a tampa e a válvula são configurados como uma unidade autocontida e vedada e pode ser fornecida como uma parte de troca que é alojada de modo alternado na carcaça decorativa externa.
[0013] É particularmente preferencial se o pote de creme compreende uma abertura que está disposta concentricamente no pote de creme e que permite a atuação da haste rosqueada a partir de uma porção de fundo externa do pote de creme. É possível que a seção de atuação tenha um padrão de acionamento localizado em uma protrusão da seção de atuação que corresponde a um padrão de acionamento de uma reentrância da haste rosqueada de tal modo que o torque possa ser transmitido do membro de carcaça decorativo externo para a haste rosqueada por meio da seção de atuação a fim de atuar o movimento giratório da haste rosqueada. Vantajosamente, o membro de base de carcaça decorativo externo pode ser feito em um design atraente com uma aparência externa atraente. É possível, ainda, que um membro de cobertura de carcaça decorativo externo seja fornecido, o qual pode ser conectado ao membro de base decorativo externo, por exemplo, montando o membro de cobertura de carcaça decorativo externo ao membro de base de carcaça decorativo externo por meio de uma rosca.
[0014] A fim de evitar danos ao mecanismo de indexação, uma porção de fundo externa do pote de creme compreende um dispositivo antirrotação, em que a porção de fundo do membro de base de carcaça decorativo externo compreende recursos de travamento, em que o dispositivo antirrotação é configurado para interagir com os recursos de travamento de modo a permitir a atuação da haste rosqueada na direção de atuação e impedir a atuação da haste rosqueada em uma direção de travamento que é oposta à direção de atuação. Consequentemente, a haste rosqueada que é atuada pelo membro de base de carcaça decorativo externo apenas pode ser movida em relação ao pote de creme quando o membro de base de carcaça decorativo externo é girado em relação ao pote de creme na direção de atuação.
[0015] De acordo com outra modalidade preferencial do recipiente dispensador, uma porção de fundo externa do pote de creme compreende um anel de montagem que tem um corte inferior anular, em que o membro de base de carcaça decorativo externo compreende recursos de montagem que têm cortes inferiores, em que o corte inferior do anel de montagem interage com os cortes inferiores dos recursos de montagem para prender o pote de creme no membro de base de carcaça decorativo externo. Também é possível que a porção de fundo externa do pote de creme compreenda os recursos de montagem, em que o anel de montagem é fornecido no membro de base de carcaça decorativo externo, em que o corte inferior do anel de montagem interage com os cortes inferiores dos recursos de montagem como mencionado acima.
[0016] Vantajosamente, o membro de base de carcaça decorativo externo compreende uma parte de base feita de vidro ou metal e uma parte de função feita de plástico conectada à parte de base, em que a parte de função compreende a seção de atuação, os recursos de travamento e os recursos de montagem. Portanto, é possível fabricar a seção de atuação, os recursos de travamento e os recursos de montagem de uma maneira fácil e com boa relação custo- benefício a partir de um plástico, por exemplo, por moldagem por injeção, em que um design atraente com uma aparência externa atraente pode ser alcançado pelo uso de materiais de qualidade superior, como vidro ou metal. No entanto, também é possível que a parte de base seja feita de plástico ou outros materiais.
[0017] A fim de impedir o vazamento do produto viscoso da saída de dispensação, uma válvula é fornecida, a qual é configurada para fechar a saída de dispensação.
[0018] É particularmente preferencial se a válvula compreender um membro de válvula, em que um mecanismo de abertura de válvula é fornecido, o qual é configurado para mover o membro de válvula ao longo do eixo geométrico longitudinal da haste rosqueada entre uma posição fechada em que a saída de dispensação está fechada pelo membro de válvula e uma posição aberta em que a saída de dispensação está aberta, sendo que a haste rosqueada compreende recursos de atuação de válvula que são configurados para girar o membro de válvula ao redor do eixo geométrico longitudinal da haste rosqueada em relação à tampa, atuando, desse modo, o mecanismo de abertura de válvula. Consequentemente, é possível abrir a válvula para dispensação do produto viscoso, em que o membro de válvula fecha a saída de dispensação após a ação de dispensação, impedindo, desse modo, o vazamento a partir da saída de dispensação.
[0019] De acordo com outra modalidade preferencial do recipiente dispensador, o mecanismo de abertura de válvula compreende recursos de abertura de válvula dispostos na tampa e recursos de suspensão de válvula ondulados ou escalonados dispostos no membro de válvula, em que os recursos de abertura de válvula e os recursos de suspensão de válvula são configurados para mover o membro de válvula entre a posição fechada e a posição aberta mediante rotação do membro de válvula ao redor do eixo geométrico longitudinal da haste rosqueada em relação à tampa. Preferencialmente, os recursos de suspensão de válvula ondulados ou escalonados deslizam sobre os recursos de abertura de válvula da tampa, em que o movimento giratório leva a um deslocamento axial do membro de válvula ao longo do eixo geométrico longitudinal da haste rosqueada. Consequentemente, a válvula pode ser aberta e fechada girando-se a haste rosqueada em relação ao pote de creme e à tampa, movendo, desse modo, o membro de válvula entre a posição fechada e a posição aberta e de volta.
[0020] Preferencialmente, um membro de mola é fornecido, o qual é conectado à tampa e configurado para pré-carregar o membro de válvula para a posição fechada. Vantajosamente, o membro de mola compreende um anel de montagem anular que é conectado à tampa. Para conexão do membro de mola à tampa, a tampa compreende uma protrusão em formato de anel com um corte inferior, em que o anel de montagem é conectado à protrusão de uma maneira encaixada. Preferencialmente, o membro de mola compreende uma pluralidade de braços de mola, em particular 3 braços de mola que são configurados para pré-estressar o membro de válvula para a posição fechada.
[0021] Vantajosamente, o pote de creme compreende uma pluralidade de seções de guia, que estão dispostas em uma circunferência externa do pote de creme, em que a tampa compreende uma pluralidade de pontes de guia, em que as seções de guia são configuradas para guiar as pontes de guia para uma posição predeterminada quando a tampa é montada ao pote de creme. Preferencialmente, as seções de guia têm formato triangular e são espaçadas em uma distância que é ligeiramente maior que uma largura das pontes de guia. Consequentemente, é possível que as pontes de guia deslizem para os espaços entre as seções de guia a fim de montar a tampa ao pote de creme em uma posição predeterminada. Preferencialmente, as pontes de guia são alinhadas aos recursos de abertura de válvula da tampa de tal modo que os recursos de abertura de válvula possam ser posicionados em uma posição predeterminada quando a tampa é montada no pote de creme. Consequentemente, o movimento ascendente e descendente do membro de válvula pode ser ajustado montando a tampa em uma posição predeterminada.
[0022] Além disso, é particularmente preferencial se o mecanismo de suspensão e o mecanismo de abertura de válvula estiverem sincronizados de tal modo que a válvula esteja na posição fechada quando a haste rosqueada está posição de não dispensação e que a válvula esteja na posição aberta quando a haste rosqueada está na posição de dispensação. Desse modo, o vazamento do produto viscoso da saída de dispensação pode ser evitado de modo seguro já que a válvula só está na posição aberta quando a haste rosqueada está na posição de dispensação.
[0023] De acordo com outra modalidade preferencial do recipiente dispensador, uma área de cobertura da tampa é curvada axialmente para dentro em direção ao cilindro interno do pote de creme, em que uma superfície interna da tampa na área de cobertura corresponde a uma superfície superior do pistão. Preferencialmente, a área de cobertura é curvada axialmente para dentro na direção da saída de dispensação. Ao prover uma curvatura a uma área de cobertura da tampa, a superfície superior do pistão quase fica totalmente contíguo à superfície interna da tampa na área de cobertura quando o pistão está em seu ponto morto superior. Consequentemente, o volume de armazenamento do recipiente dispensador pode ser quase totalmente esvaziado. Curvando a área de cobertura em direção à saída de dispensação, o produto viscoso será preferencialmente guiado em direção à saída de dispensação quando o pistão é movido para cima em direção à tampa.
[0024] Vantajosamente, uma gaxeta é fornecida, a qual está disposta entre a haste rosqueada e o pote de creme, em que a gaxeta está configurada para impedir o vazamento entre a haste rosqueada e o pote de creme. Fornecer tal gaxeta é particularmente preferencial já que o contato do produto viscoso com o ar, o que pode levar à decomposição do produto viscoso, pode ser minimizado. Preferencialmente, a gaxeta tem formato de anel. É particularmente preferencial se a gaxeta for permeável ao ar quando a haste rosqueada é movida para a posição de dispensação. Isso pode ser alcançado fornecendo uma seção de contato de gaxeta na haste rosqueada que fica contígua à gaxeta quando a haste rosqueada está na posição de não dispensação e que é suspendida da gaxeta quando a haste rosqueada é movido para a posição de dispensação. Consequentemente, o ar pode fluir para o volume de armazenamento mediante a atuação da haste rosqueada para compensar o produto viscoso dispensado a fim de impedir a geração de vácuo no volume de armazenamento.
[0025] Além disso, é particularmente preferencial se a haste rosqueada compreender um tirante que tem uma seção não rosqueada, em que o pistão tem uma seção não rosqueada interna, sendo que um diâmetro externo da seção não rosqueada do tirante é maior que um diâmetro interno da seção não rosqueada interna, de tal modo que uma vedação de rolamento seja formada entre a seção não rosqueada do tirante e a seção não rosqueada interna do pistão. Preferencialmente, a seção não rosqueada do tirante está disposta em uma porção inferior da haste rosqueada entre a seção rosqueada do tirante e os elementos de mola de indexação. O vazamento de produto viscoso na rosca entre o pistão e a haste rosqueada é possível. Consequentemente, uma pré-vedação pode ser fornecida quando o recipiente dispensador está sem uso no estado de entrega, impedindo, desse modo, o vazamento do produto viscoso na rosca entre o pistão e a haste rosqueada quando o recipiente dispensador está à venda em uma farmácia ou drogaria.
[0026] De acordo com outra modalidade preferencial do recipiente dispensador, o pote de creme compreende uma parede de vedação anular que está disposta de modo concêntrico e radial para fora do cilindro interno, em que a tampa compreende um rebordo de vedação anular em uma área interior da tampa, que é configurada para estar contígua de modo vedante à parede de vedação quando a tampa é montada no pote de creme. Por um lado, uma vedação segura pode ser fornecida entre a tampa e o pote de creme. Por outro lado, o pistão pode ser movido para seu ponto morto superior no cilindro interno, sendo que a restrição do movimento pelos rebordos de vedação da tampa pode ser impedida.
[0027] Outros detalhes e vantagens da invenção podem ser obtidos a partir da seguinte descrição, com base na qual a modalidade da invenção, que é representada nas figuras, é descrita e explicada em mais detalhes.
[0028] As respectivas figuras estão mostrando: Figura 1 uma vista em perspectiva superior explodida do recipiente dispensador de acordo com a invenção; Figura 2 uma vista em seção do recipiente dispensador da Figura 1; Figura 3 a vista em seção do recipiente dispensador da Figura 2 sem carcaça decorativa externa; Figura 4 uma vista em perspectiva superior de um pote de creme do recipiente dispensador da Figura 1; Figura 5 uma vista em perspectiva inferior de um pote de creme do recipiente dispensador da Figura 1; Figura 6 uma vista em seção do pote de creme das Figuras 4 e 5; Figura 7 uma vista em perspectiva frontal de uma haste rosqueada do recipiente dispensador da Figura 1; Figura 8 uma vista em perspectiva posterior da haste rosqueada da Figura 7; Figura 9 uma vista em perspectiva superior de um pistão do recipiente dispensador da Figura 1; Figura 10 uma vista em perspectiva inferior do pistão da Figura 9; Figura 11 uma vista em seção do pistão das Figuras 9 e 10; Figura 12 uma vista em seção de um membro de válvula do recipiente dispensador da Figura 1; Figura 13 uma vista em perspectiva inferior do membro de válvula da Figura 12; Figura 14 uma vista em perspectiva superior de um membro de mola do recipiente dispensador da Figura 1; Figura 15 uma vista em perspectiva inferior do membro de mola da Figura 14; Figura 16 uma vista em perspectiva inferior de uma tampa do recipiente dispensador da Figura 1; Figura 17 uma vista em seção da tampa da Figura 16; Figura 18 uma vista em perspectiva superior de um membro de base de carcaça decorativo externo do recipiente dispensador da Figura 1; Figura 19 uma vista em seção do membro de base de carcaça decorativo externo da Figura 18; e Figura 20 uma vista em perspectiva inferior de um membro de cobertura de carcaça decorativo externo do recipiente dispensador da reivindicação 1.
[0029] Nas Figuras 1 a 20, um recipiente dispensador 10 é mostrado. A Figura 1 mostra uma vista em perspectiva superior explodida do recipiente dispensador 10. O recipiente dispensador 10 é configurado para dispensar produtos viscosos, como creme, em particular creme medicinal ou cosmético.
[0030] Como mostrado na Figura 1, o recipiente dispensador 10 compreende um pote de creme 12 que tem um cilindro interno 14 que define um volume de armazenamento configurado para armazenar o produto viscoso. O recipiente dispensador 10 compreende uma tampa 16 que é configurado para fechar o pote de creme 12 e que tem uma saída de dispensação 18. A tampa 16 e o pote de creme 12 são feitos de Polipropileno (PP). Além disso, o recipiente dispensador 10 compreende uma haste rosqueada 20 e um pistão 22. A haste rosqueada 20 é conectada de modo giratório ao pote de creme 12.
[0031] A haste rosqueada 20 é feita de Polipropileno (PP) ou Polioximetileno (POM) e o pistão 22 é feito de Polietileno (PE).
[0032] Como mostrado, por exemplo, nas Figuras 2 e 3, o pistão 22 tem uma rosca interna 24 e é acoplado à haste rosqueada 20 de tal modo que a rotação da haste rosqueada 20 leve ao movimento do pistão 22 no cilindro interno 14 ao longo de um eixo geométrico longitudinal 26 da haste rosqueada 20 para reduzir o volume de armazenamento do cilindro interno 14 e para dispensar o produto através da saída de dispensação 18.
[0033] Como mostrado em particular nas Figuras 2 a 4 e 6 a 8, o recipiente dispensador 10 compreende um mecanismo de indexação 28 que é configurado para travar a haste rosqueada 20 em uma pluralidade de posições giratórias em relação ao pote de creme 12. Esse mecanismo de indexação 28 compreende elementos de mola de indexação 30 localizados na haste rosqueada 20 e seções de indexação 32 localizadas em um fundo do pote de creme 12.
[0034] Os elementos de mola de indexação 30 se estendem em uma direção radial, isto é, perpendicular ao eixo geométrico longitudinal 26 da haste rosqueada e estão dispostos em um colar 34 em uma seção de fundo 36 da haste rosqueada 20. Os elementos de mola de indexação 30 são dedos em formato de L que se estendem a partir do colar 34 e que têm seções de travamento 38 em sua extremidade livre 40.
[0035] As seções de indexação 32 são seções de um cilindro circular que se projeta de uma área de superfície periférica 42 de uma reentrância 44 no pote de creme 12 até a reentrância 44. O colar 34 e os elementos de mola de indexação 30 estão localizados na reentrância 44.
[0036] As seções de travamento 38 dos elementos de mola de indexação 30 são pré-estressadas em uma área entre as seções de indexação 32 do pote de creme 12 pela força de mola dos elementos de mola de indexação 30. Consequentemente, os elementos de mola de indexação 30 da haste rosqueada 20 são configurados para interagir com as seções de indexação 32 do pote de creme 12 a fim de travar a haste rosqueada 20 em relação ao pote de creme 12.
[0037] Como mostrado nas Figuras 7 e 8, 5 elementos de mola de indexação 30 são fornecidos, os quais são uniformemente distribuídos ao redor do colar 34. Além disso, 10 seções de indexação 32 são fornecidas, as quais também são uniformemente fornecidas ao redor da superfície periférica 42 da reentrância 44. Ao fornecer 10 seções de indexação, uma resolução de indexação de 36° pode ser alcançada. Com o uso do mecanismo de indexação 28, um recipiente dispensador 10 pode ser fornecido, o qual permite uma dosagem predefinida de um produto viscoso armazenado no volume de armazenamento do cilindro interno 14.
[0038] Como mostrado em uma combinação das Figuras 4, 6 e 8, o recipiente dispensador 10 compreende um mecanismo de suspensão 46 que é configurado para suspender a haste rosqueada 20 de um fundo 48 do pote de creme 12 entre uma posição de não dispensação e uma posição de dispensação mediante a rotação da haste rosqueada 20 em relação ao pote de creme 12. O mecanismo de suspensão 46 compreende superfícies deslizantes onduladas ou escalonadas 50 (Figura 8) dispostas na haste rosqueada 20 e superfícies de deflexão 52 dispostas no fundo 48 do pote de creme 12 (consultar Figura 4 e 6). A rotação da haste rosqueada 20 em relação ao pote de creme 12 leva a um movimento deslizante das superfícies deslizantes 50 nas superfícies de deflexão 52 de tal modo que a haste rosqueada 20 seja movida entre a posição de não dispensação e a posição de dispensação. Na posição de não dispensação, uma distância de uma extremidade livre 54 da haste rosqueada 20 até a tampa 16 é maior que uma distância da extremidade livre 54 da haste rosqueada 20 até a tampa 16 na posição de dispensação. Consequentemente, o pistão 22 está localizado mais próximo da saída de dispensação 18 na posição de dispensação da haste rosqueada 20.
[0039] Ao fornecer as superfícies deslizantes onduladas ou escalonadas 50, um movimento ascendente e descendente da haste rosqueada 20 pode ser realizado, em que a haste rosqueada 20 e o pistão 22 são movidos para cima no início da ação de atuação e em que a haste rosqueada 20 e o pistão 22 são movido para baixo no final da ação de atuação. Portanto, uma pressão que é acumulada para dispensação do produto viscoso pode ser pelo menos parcialmente reduzida quando a haste rosqueada 20 e o pistão 22 são movidos de volta para a posição de não dispensação em que o pistão 22 está localizado mais distante da saída de dispensação 18.
[0040] Como mostrado nas Figuras 4 e 6 a 8, os elementos de mola de indexação 30 da haste rosqueada 20 e as superfícies deslizantes onduladas ou escalonadas 50 estão dispostos em uma posição predeterminada uns em relação aos outros. Além disso, as superfícies de deflexão 52 e as seções de indexação 30 do pote de creme 12 estão dispostas em uma posição predeterminada umas em relação às outras. 10 superfícies deslizantes onduladas ou escalonadas 50 e também 10 superfícies de deflexão 52 são fornecidas, de tal modo que o mecanismo de indexação 28 seja sincronizado ao mecanismo de suspensão 46 de tal modo que a haste rosqueada 20 esteja na posição de não dispensação quando a rotação da haste rosqueada 20 é travada em relação ao pote de creme 12. Isso leva à vantagem de que a pressão no volume de armazenamento do cilindro interno 14 pode ser ligeiramente reduzida após a ação de dispensação quando o mecanismo de indexação 28 trava o movimento giratório da haste rosqueada 20 em relação ao pote de creme 12.
[0041] Retornando às Figuras 1 e 2, o recipiente dispensador 10 compreende um membro de base de carcaça decorativo externo 56 que é fornecido, o qual é configurado para alojar o pote de creme 12. O recipiente dispensador 10 compreende adicionalmente um membro de cobertura de carcaça decorativo externo 58 que pode ser conectado ao membro de base decorativo externo 56 montando-se o membro de cobertura de carcaça decorativo externo 58 ao membro de base de carcaça decorativo externo 58 por meio de uma rosca externa 60 do membro de base de carcaça decorativo externo 56 e por meio de uma rosca interna 62 do membro de cobertura de carcaça decorativo externo 58.
[0042] Uma porção de fundo 64 do membro de base de carcaça decorativo externo 56 compreende uma seção de atuação 66 que é configurada para atuar o movimento giratório da haste rosqueada 20 em relação ao pote de creme 12 em uma direção de atuação. O pote de creme 12 tem uma abertura 68 que está disposta concentricamente ao pote de creme 12 e que permite a atuação da haste rosqueada 20 a partir de uma porção de fundo externa 70 do pote de creme 12.
[0043] A fim de atuar o movimento giratório da haste rosqueada 20 em relação ao pote de creme 12, a seção de atuação 66 tem um padrão de acionamento 72 localizado em uma protrusão 74 da seção de atuação 66 que corresponde a um padrão de acionamento 76 de uma reentrância 78 da haste rosqueada 20 (consultar Figura 8) de tal modo que o torque possa ser transmitido do membro de carcaça decorativo externo 56 para a haste rosqueada 20 por meio da seção de atuação 66 para atuar o movimento giratório da haste rosqueada 20. A protrusão 74 está localizada na abertura 68 do pote de creme 12.
[0044] Ao fornecer a seção de atuação 66, a haste rosqueada 20 e o membro de base de carcaça decorativo externo 56 são acoplados de modo giratório e uma rotação do membro de base de carcaça decorativo externo 56 em relação ao pote de creme 12 leva a uma rotação da haste rosqueada 20 em relação ao pote de creme 12.
[0045] Para evitar um erro operacional, a porção de fundo externa 70 do pote de creme 12 compreende um dispositivo antirrotação 80 com um perfil serrilhado. A porção de fundo 64 do membro de base de carcaça decorativo externo 64 compreende recursos de travamento 82. O dispositivo antirrotação 80 é configurado para interagir com os recursos de travamento 82 para permitir a atuação da haste rosqueada 20 na direção de atuação e impedir a atuação da haste rosqueada 20 em uma direção de travamento que é oposta à direção de atuação. O dispositivo antirrotação 80 compreende 10 dentes de serra que estão dispostos de modo a sincronizar o dispositivo antirrotação 80 ao mecanismo de indexação 28 e ao mecanismo de indexação 46.
[0046] O membro de base de carcaça decorativo externo 56 apenas pode ser movido em relação ao pote de creme 12 quando o membro de base de carcaça decorativo externo 56 é girado em relação ao pote de creme 12 na direção de atuação. Consequentemente, a haste rosqueada 20 apenas pode ser movida em relação ao pote de creme 12 quando o membro de base de carcaça decorativo externo 56 é girado em relação ao pote de creme 12 na direção de atuação.
[0047] Para montar o pote de creme 12 ao membro de base de carcaça decorativo externo 56, a porção de fundo externa 70 do pote de creme 12 compreende um anel de montagem 84 que tem um corte inferior anular 86. O membro de base de carcaça decorativo externo 56 compreende recursos de montagem 88 que têm cortes inferiores 90. O corte inferior 86 do anel de montagem 84 interage com os cortes inferiores 90 dos recursos de montagem 88 para prender o pote de creme 12 no membro de base de carcaça decorativo externo 56.
[0048] O membro de base de carcaça decorativo externo 56 pode ter um design atraente com uma aparência externa atraente.
[0049] Isso pode ser alcançado com o uso de materiais de maior qualidade, como vidro ou metal. Consequentemente, o membro de base de carcaça decorativo externo 56 pode compreender uma parte de base 92 feita de vidro ou metal e uma parte de função 94 feita de plástico conectada à parte de base 92, em que a parte de função 94 compreende a seção de atuação 66, os recursos de travamento 82 e os recursos de montagem 88. Consequentemente, é possível fabricar a seção de atuação 66, os recursos de travamento 82 e os recursos de montagem 88 de uma maneira fácil e com boa relação custo- benefício a partir de plástico, por exemplo, por moldagem por injeção.
[0050] Retornando às Figuras 2 e 3, uma válvula 96 é fornecida, a qual é configurada para fechar a saída de dispensação 18 para impedir o vazamento do produto viscoso da saída de dispensação 18.
[0051] A válvula 96 compreende um membro de válvula 97 com uma cabeça hemisférica que é mostrada nas Figuras 12 e 13 e um membro de mola 98 que é mostrado nas Figuras 14 e 15. Para abrir e fechar a válvula 96, um mecanismo de abertura de válvula 100 é fornecido, o qual é configurado para mover o membro de válvula 97 ao longo do eixo geométrico longitudinal 26 da haste rosqueada 20 entre uma posição fechada em que a saída de dispensação 18 está fechada pelo membro de válvula 97 e uma posição aberta em que a saída de dispensação 18 está aberta.
[0052] Para atuar o mecanismo de abertura de válvula 100, a haste rosqueada 20 compreende recursos de atuação de válvula 102 dispostos na extremidade livre 54 da haste rosqueada, os quais são configurados para girar o membro de válvula 97 ao redor do eixo geométrico longitudinal 26 da haste rosqueada 20 em relação à tampa 16, atuando, desse modo, o mecanismo de abertura de válvula 10. Os recursos de atuação de válvula 102 têm um padrão de acionamento 103 que corresponde a um padrão de acionamento 105 de uma reentrância 107 no membro de válvula 97.
[0053] O mecanismo de abertura de válvula 100 compreende recursos de abertura de válvula 104 dispostos na tampa 16 (consultar as Figuras 16 e 17) e recursos de suspensão de válvula ondulados ou escalonados 106 dispostos no membro de válvula 97. Os recursos de abertura de válvula 104 e os recursos de suspensão de válvula 106 são configurados para mover o membro de válvula 97 entre a posição fechada e a posição aberta mediante a rotação do membro de válvula 97 ao redor do eixo geométrico longitudinal 26 da haste rosqueada 20 em relação à tampa 16
[0054] Os recursos de suspensão de válvula ondulados ou escalonados 106 deslizam sobre os recursos de abertura de válvula 104 da tampa 20, sendo que o movimento giratório leva a um deslocamento axial do membro de válvula 97 ao longo do eixo geométrico longitudinal 26 da haste rosqueada 20. Consequentemente, a válvula 96 pode ser aberta e fechada girando-se a haste rosqueada 20 em relação ao pote de creme 12 e à tampa 16, movendo, desse modo, o membro de válvula 97 entre a posição fechada e a posição aberta e de volta.
[0055] O membro de mola 98 é configurado para pré-carregar o membro de válvula 97 para a posição fechada. O membro de mola 98 compreende um anel de montagem anular 108 que é conectado à tampa 16. Para conexão do membro de mola 98 à tampa 16, a tampa 16 compreende uma protrusão em formato de anel 110 com um corte inferior, em que o anel de montagem 108 é conectado à protrusão 110 de uma maneira encaixada. O membro de mola 98 compreende braços de mola 112 que são configurados para pré-estressar o membro de válvula 97 para a posição fechada.
[0056] Os braços de mola 112 estão dispostos ao redor de uma abertura 114 do membro de mola 98 através do qual o membro de válvula 97 é guiado.
[0057] O mecanismo de suspensão 46 e o mecanismo de abertura de válvula 100 são sincronizados de tal modo que a válvula 96 esteja na posição fechada quando a haste rosqueada 20 está na posição de não dispensação e de tal modo que a válvula 96 esteja na posição aberta quando a haste rosqueada 20 está na posição de dispensação. Desse modo, o vazamento do produto viscoso da saída de dispensação 18 pode ser evitado de modo seguro já que a válvula 96 só está na posição aberta quando a haste rosqueada 20 está na posição de dispensação.
[0058] A fim de garantir a sincronização do mecanismo de suspensão 46 e do mecanismo de abertura de válvula 100, a tampa 16 tem que ser montada no pote de creme 12 em uma posição predefinida.
[0059] Consequentemente, o pote de creme 12 compreende uma pluralidade de seções de guia 116, as quais estão dispostas em uma circunferência externa 118 do pote de creme 12 (consultar as Figuras 1, 4 e 5). A tampa 16 compreende uma pluralidade de pontes de guia 120 que são dispostas em paralelo ao eixo geométrico longitudinal 26 (consultar as Figuras 16 e 17). As seções de guia 116 são configuradas para guiar as pontes de guia 120 para a posição predeterminada quando a tampa 16 está montada no pote de creme 12. Portanto, as seções de guia 116 têm um formato triangular e são espaçadas em uma distância que é ligeiramente maior que uma largura das pontes de guia 120. Consequentemente, é possível que as pontes de guia 120 deslizem para os espaços entre as seções de guia 116 a fim de montar a tampa 16 ao pote de creme 12 na posição predeterminada
[0060] A fim de sincronizar o mecanismo de suspensão 46 e o mecanismo de abertura de válvula 100, as pontes de guia 120 são alinhadas aos recursos de abertura de válvula 104 da tampa 16 de tal modo que os recursos de abertura de válvula 104 possam ser posicionados na posição predeterminada quando a tampa 16 é montada ao pote de creme 12. Consequentemente, o movimento ascendente e descendente sincronizado do membro de válvula 96 pode ser ajustado montando-se a tampa 16 na posição predeterminada.
[0061] O recipiente dispensador 10 compreende recursos de vedação adicionais para impedir o vazamento do produto viscoso do recipiente dispensador e para impedir o envelhecimento do produto viscoso devido ao contato com o ar e/ou oxigênio.
[0062] O pistão 22 que é mostrado nas Figuras 9 a 11 tem rebordos de vedação 122 que ficam contíguos ao cilindro interno 14 do pote de creme 12 a fim de impedir que o produto viscoso vaze entre o cilindro interno 14 e o pistão 22 quando o volume de armazenamento é reduzido e a pressão é aumentada movendo o pistão 22 para cima em direção à saída de dispensação 18. O pistão 22 que é feito de Polietileno (PE) compreende uma pluralidade de nervuras de rigidez 124 em seu lado de fundo 126 e uma reentrância central 128 que está disposta no lado superior 130 do pistão 22 e é configurada para alojar a válvula 96 quando o pistão 22 está em seu ponto morto superior.
[0063] As Figuras 2 e 3 mostram o pistão 22 nas duas posições extremas, a saber no ponto morto inferior e no ponto morto superior, respectivamente.
[0064] Já que o material de Polietileno (PE) do pistão 22 é permeável ao ar e/ou oxigênio, uma gaxeta em formato de anel 132 é fornecida (consultar a Figura 1), a qual está disposta entre a haste rosqueada 20 e o pote de creme 12.
[0065] Uma seção de contato de gaxeta 134 é fornecida no pote de creme 12 e/ou na haste rosqueada 20 que está contígua à gaxeta 132 quando a haste rosqueada 20 está na posição de não dispensação e que é suspendida da gaxeta 132 quando a haste rosqueada 20 é movida para a posição de dispensação. Consequentemente, a gaxeta 132 é permeável ao ar quando a haste rosqueada 20 é movida para a posição de dispensação, em que a gaxeta 132 é configurada para impedir o vazamento entre a haste rosqueada 20 e o pote de creme quando a haste rosqueada 20 está na posição de não dispensação. O ar só pode fluir para o volume de armazenamento mediante a atuação da haste rosqueada 20 para compensar o produto viscoso dispensado a fim de impedir a geração de vácuo no volume de armazenamento.
[0066] Ao fornecer a gaxeta 132, a decomposição do produto viscoso devido ao contato com o ar e/ou oxigênio pode ser minimizada.
[0067] Par impedir o vazamento do produto viscoso entre o pistão 22 e a haste rosqueada 20 na rosca interna 24 do pistão, em particular quando o recipiente dispensador 10 está sem uso no estado de entrega e à venda em uma farmácia ou drogaria, a haste rosqueada 20 compreende um tirante 136 que tem uma seção não rosqueada 138 (consultar a Figura 7) disposta em uma porção inferior da haste rosqueada 22 entre a seção rosqueada 139 do tirante 136 e os elementos de mola de indexação 30. O pistão 22 tem uma seção não rosqueada interna 140 (consultar Figura 11). Um diâmetro externo da seção não rosqueada 138 do tirante 136 é maior que um diâmetro interno da seção não rosqueada interna 140 do pistão 22 de tal modo que uma vedação de rolamento seja formada entre a seção não rosqueada 138 do tirante 136 e a seção não rosqueada interna 140 do pistão 22.
[0068] Ao fornecer a vedação de rolamento entre as seções não rosqueadas 138, 140, pode ser fornecida pré-vedação quando o recipiente dispensador 10 está sem uso no estado de entrega, impedindo, desse modo, o vazamento do produto viscoso.
[0069] Para vedar a tampa 16 ao pote de creme 12 para evitar o vazamento do produto viscoso em uma área de interface do pote de creme 12 e a tampa 16, o pote de creme 12 compreende uma parede de vedação anular 142 que está disposta de modo concêntrico e radial para fora do cilindro interno 14, sendo que a tampa 16 compreende um rebordo de vedação anular 144 em uma área interior da tampa 16, a qual é configurada para estar contígua de modo vedante à parede de vedação 142 quando a tampa 16 é montada no pote de creme 12. Por um lado, uma vedação segura pode ser fornecida entre a tampa 16 e o pote de creme 12. Por outro lado, o pistão 22 pode ser movido para seu ponto morto superior no cilindro interno 14, sendo que a restrição do movimento pelos rebordos de vedação 144 da tampa 16 pode ser impedida.
[0070] Para esvaziar totalmente o recipiente dispensador 10, uma área de cobertura 146 da tampa 16 é curvada axialmente para dentro em direção ao cilindro interno 14 do pote de creme 12 e uma superfície interna 148 da tampa 16 na área de cobertura 146 corresponde a uma superfície superior 150 do pistão 22. Preferencialmente, a área de cobertura 146 é curvada axialmente para dentro em direção à saída de dispensação 18. Ao prover uma curvatura a uma área de cobertura 146 da tampa 16, a superfície superior 150 do pistão 22 quase fica totalmente contíguo à superfície interna 148 da tampa 16 na área de cobertura 146 quando o pistão 22 está em seu ponto morto superior. Consequentemente, o volume de armazenamento do recipiente dispensador 10 pode ser quase totalmente esvaziado.
[0071] Como definido acima, um recipiente dispensador 10 é fornecido, o qual permite uma dosagem predefinida do produto viscoso armazenado no volume de armazenamento e apresenta um vazamento reduzido do produto viscoso.
[0072] Na modalidade mostrada nas Figuras 1 a 20, o recipiente dispensador 10 foi mostrado como um frasco de creme. No entanto, também é possível que o recipiente dispensador tenha uma estrutura similar a caneta e seja configurado como uma denominada caneta-clique.

Claims (16)

1. Recipiente dispensador (10) para produtos viscosos caracterizado por compreender: um pote de creme (12) que tem um cilindro interno (14) que define um volume de armazenamento configurado para armazenar um produto viscoso; uma tampa (16) configurada para fechar o pote de creme (12) e que tem uma saída de dispensação (18); uma haste rosqueada (20) conectada de modo giratório ao pote de creme (12); um pistão (22) que tem uma rosca interna (24) e que é acoplado à haste rosqueada (20) de tal modo que a rotação da haste rosqueada (20) leve ao movimento do pistão (22) no cilindro interno ao longo de um eixo geométrico longitudinal (26) da haste rosqueada (20) para reduzir o volume de armazenamento do cilindro interno (14) e dispensar o produto através da saída de dispensação (18); um mecanismo de indexação (28) é fornecido, o qual é configurado para travar a haste rosqueada (20) em uma pluralidade de posições giratórias em relação ao pote de creme (12), em que o mecanismo de indexação (28) compreende elementos de mola de indexação (30) localizados na haste rosqueada (30) e seções de indexação (32) localizadas em um fundo (48) do pote de creme (12), em que os elementos de mola de indexação (30) da haste rosqueada (20) são configurados para interagir com as seções de indexação (32) do pote de creme (12) a fim de travar a haste rosqueada (20) em relação ao pote de creme (12); e um membro de base de carcaça decorativo externo (56), em que o membro de base de carcaça decorativo externo (56) é configurado para alojar o pote de creme (12), em que uma porção de fundo (64) do membro de base de carcaça decorativo externo (56) compreende uma seção de atuação (66) que é configurada para atuar o movimento giratório da haste rosqueada (20) em relação ao pote de creme (12) em uma direção de atuação.
2. Recipiente dispensador (10), de acordo com a reivindicação 1, sendo o recipiente (10) caracterizado por compreender um mecanismo de suspensão (46) que é configurado para suspender a haste rosqueada (20) do fundo (48) do pote de creme (12) entre uma posição de não dispensação e uma posição de dispensação mediante a rotação da haste rosqueada (20) em relação ao pote de creme (12).
3. Recipiente dispensador (10), de acordo com a reivindicação 2, caracterizado pelo fato de que o mecanismo de suspensão (46) compreende superfícies deslizantes onduladas ou escalonadas (50) dispostas na haste rosqueada (20) e superfícies de deflexão (52) dispostas no fundo (48) do pote de creme (12), em que a rotação da haste rosqueada (20) em relação ao pote de creme (12) leva a um movimento de deslizamento das superfícies deslizantes (50) nas superfícies de deflexão (52) de tal modo que a haste rosqueada (20) seja movida entre a posição de não dispensação e a posição de dispensação.
4. Recipiente dispensador (10), de acordo com as reivindicações 1 e 2 ou reivindicações 1 e 3, caracterizado pelo fato de que o mecanismo de indexação (28) é sincronizado com o mecanismo de suspensão (46) de tal modo que a haste rosqueada (20) esteja na posição de não dispensação quando a rotação da haste rosqueada (20) está travada em relação ao pote de creme (12).
5. Recipiente dispensador (10), de acordo com a reivindicação 1, caracterizado pelo fato de que uma porção de fundo externa (70) do pote de creme (12) compreende um dispositivo antirrotação (80), em que a porção de fundo (64) do membro de base de carcaça decorativo externo (56) compreende recursos de travamento (82), em que o dispositivo antirrotação (80) é configurado para interagir com os recursos de travamento (82) de modo a permitir a atuação da haste rosqueada (20) na direção de atuação e para impedir a atuação da haste rosqueada (20) em uma direção de travamento que é oposta à direção de atuação.
6. Recipiente dispensador (10), de acordo com a reivindicação 1 ou 5, caracterizado pelo fato de que uma porção de fundo externa (70) do pote de creme (12) compreende um anel de montagem (84) que tem um corte inferior anular (86), em que o membro de base de carcaça decorativo externo (56) compreende recursos de montagem (88) que têm cortes inferiores (90), em que o corte inferior (86) do anel de montagem (84) interage com os cortes inferiores (90) dos recursos de montagem (88) para prender o pote de creme (12) no membro de base de carcaça decorativo externo (56).
7. Recipiente dispensador (10), de acordo com uma das reivindicações 1, 5 a 6, caracterizado pelo fato de que o membro de base de carcaça decorativo externo (56) compreende uma parte de base (92) feita de vidro ou metal e uma parte de função (94) feita de plástico conectada à parte de base (92), em que a parte de função (94) compreende a seção de atuação (66), os recursos de travamento (82) e os recursos de montagem (88).
8. Recipiente dispensador (10), de acordo com qualquer uma das reivindicações anteriores, caracterizado pelo fato de que o pote de creme (12) compreende uma pluralidade de seções de guia (116), as quais estão dispostas em uma circunferência externa (118) do pote de creme (12), em que a tampa (16) compreende uma pluralidade de pontes de guia (120), em que as seções de guia (116) são configuradas para guiar as pontes de guia (120) para uma posição predeterminada quando a tampa (16) está montada no pote de creme (12).
9. Recipiente dispensador, de acordo com a reivindicação 2, 3 ou 4, em combinação com qualquer uma das reivindicações 1, 8 a 10, caracterizado pelo fato de que o mecanismo de suspensão (46) e o mecanismo de abertura de válvula (100) são sincronizados de tal modo que a válvula (96) esteja na posição fechada quando a haste rosqueada (20) está na posição de não dispensação e que a válvula (96) esteja na posição aberta quando a haste rosqueada (20) está na posição de dispensação.
10. Recipiente dispensador (10), de acordo com qualquer uma das reivindicações anteriores, caracterizado pelo fato de que uma área de cobertura (146) da tampa (16) é curvada axialmente para dentro em direção ao cilindro interno (14) do pote de creme (12), em que uma superfície interna (148) da tampa (16) na área de cobertura (146) corresponde a uma superfície superior (150) do pistão (22).
11. Recipiente dispensador (10), de acordo com qualquer uma das reivindicações anteriores, caracterizado pelo fato de que uma gaxeta (132) é fornecida, a qual está disposta entre a haste rosqueada (20) e o pote de creme (12), em que a gaxeta (132) é configurada para impedir o vazamento entre a haste rosqueada (20) e o pote de creme (12).
12. Recipiente dispensador (10), de acordo com qualquer uma das reivindicações anteriores, caracterizado pelo fato de que a haste rosqueada (20) compreende um tirante (136) que tem uma seção não rosqueada (138), em que o pistão (22) tem uma seção não rosqueada interna (140), em que um diâmetro externo da seção não rosqueada (138) do tirante (136) é maior que um diâmetro interno da seção não rosqueada interna (140), de tal modo que uma vedação de rolamento seja formada entre a seção não rosqueada (138) do tirante (136) e a seção não rosqueada interna (140) do pistão (22).
13. Recipiente dispensador (10), de acordo com qualquer uma das reivindicações anteriores, caracterizado pelo fato de que o pote de creme (12) compreende uma parede de vedação anular (142) que está disposta de modo concêntrico e radial para fora do cilindro interno (14), em que a tampa (16) compreende um rebordo de vedação anular (144) em uma área interior da tampa (16), a qual é configurada para estar contígua de modo vedante à parede de vedação (142) quando a tampa (16) está montada no pote de creme (12).
14. Recipiente dispensador (10) para produtos viscosos caracterizado por compreender: um pote de creme (12) que tem um cilindro interno (14) que define um volume de armazenamento configurado para armazenar um produto viscoso; uma tampa (16) configurada para fechar o pote de creme (12) e que tem uma saída de dispensação (18); uma haste rosqueada (20) conectada de modo giratório ao pote de creme (12); um pistão (22) que tem uma rosca interna (24) e que é acoplado à haste rosqueada (20) de tal modo que a rotação da haste rosqueada (20) leve ao movimento do pistão (22) no cilindro interno ao longo de um eixo geométrico longitudinal (26) da haste rosqueada (20) para reduzir o volume de armazenamento do cilindro interno (14) e dispensar o produto através da saída de dispensação (18); um mecanismo de indexação (28) é fornecido, o qual é configurado para travar a haste rosqueada (20) em uma pluralidade de posições giratórias em relação ao pote de creme (12), em que o mecanismo de indexação (28) compreende elementos de mola de indexação (30) localizados na haste rosqueada (30) e seções de indexação (32) localizadas em um fundo (48) do pote de creme (12), em que os elementos de mola de indexação (30) da haste rosqueada (20) são configurados para interagir com as seções de indexação (32) do pote de creme (12) a fim de travar a haste rosqueada (20) em relação ao pote de creme (12); e uma válvula (96) é fornecida, a qual é configurada para fechar a saída de dispensação (18), em que a válvula (96) compreende um membro de válvula (97), em que um mecanismo de abertura de válvula (100) é fornecido, o qual é configurado para mover o membro de válvula (97) ao longo do eixo geométrico longitudinal (26) da haste rosqueada (20) entre uma posição fechada em que a saída de dispensação (18) está fechada pelo membro de válvula (97) e uma posição aberta em que a saída de dispensação (18) está aberta, em que a haste rosqueada (20) compreende recursos de atuação de válvula (102), os quais são configurados para girar o membro de válvula (97) ao redor do eixo geométrico longitudinal (26) da haste rosqueada (20) em relação à tampa (16), atuando, desse modo, o mecanismo de abertura de válvula (100).
15. Recipiente dispensador (10), de acordo com a reivindicação 14, caracterizado pelo fato de que o mecanismo de abertura de válvula (100) compreende recursos de abertura de válvula (104) dispostos na tampa (16) e recursos de suspensão de válvula ondulados ou escalonados (106) dispostos no membro de válvula (97), em que os recursos de abertura de válvula (104) e os recursos de suspensão de válvula (106) são configurados para mover o membro de válvula (97) entre a posição fechada e a posição aberta mediante a rotação do membro de válvula (97) ao redor do eixo geométrico longitudinal (26) da haste rosqueada (20) em relação à tampa (16).
16. Recipiente dispensador (10), de acordo com a reivindicação 14 ou 15, caracterizado pelo fato de que um membro de mola (98) é fornecido, o qual é conectado à tampa (16) e é configurado para pré-carregar o membro de válvula (97) para a posição fechada.
BR112019027862-1A 2017-06-27 Recipiente dispensador BR112019027862B1 (pt)

Applications Claiming Priority (1)

Application Number Priority Date Filing Date Title
PCT/EP2017/065791 WO2019001687A1 (en) 2017-06-27 2017-06-27 DISTRIBUTION CONTAINER

Publications (2)

Publication Number Publication Date
BR112019027862A2 BR112019027862A2 (pt) 2020-09-24
BR112019027862B1 true BR112019027862B1 (pt) 2023-05-30

Family

ID=

Similar Documents

Publication Publication Date Title
EP3763242B1 (en) Dispensing container
US6923335B2 (en) Case
EP1115647B1 (en) Container and closure with dispensing valve and separate releasable internal shipping seal
RU2224702C2 (ru) Контейнер для жидкости
EP1168942A1 (en) Rotary dispenser
US4232977A (en) Package for antiperspirant/deodorant
US6152328A (en) Dispensing bottle having two openings
ES2894266T3 (es) Cierre de dispensación
BR102017002015B1 (pt) Dispositivo de purga de ar para um dispensador de produto, cabeçote de dispensação para um dispensador de produto, dispensador de produto líquido desprovido de ar e dispositivo de conexão para um dispensador de produto líquido desprovido de ar
JP3771102B2 (ja) ディスペンサーヘッドと該ヘッドを備えた装置
BR112019027862B1 (pt) Recipiente dispensador
EP3808681B1 (en) Multilayered container and inner container
US20240033762A1 (en) Dosing device with dosing cap
JP4372323B2 (ja) 二重容器
WO2018087046A1 (en) Dispensing head with integrated reservoir for storage container
KR102462543B1 (ko) 에어리스 구조를 갖는 튜브 용기용 기능성 커버 캡
JP7370665B2 (ja) 注出器
EP3766801B1 (en) Dispensing device
JP7072987B2 (ja) 吐出容器
US7185793B2 (en) Closing device for recipients
FR2801872A1 (fr) Distributeur de produit fluide
KR20240042941A (ko) 내용물 용기
JP2023173770A (ja) 繰り出し容器
JP2023126038A (ja) 混合吐出容器
JPH0646845Y2 (ja) 注出容器