BR112019006204B1 - Método produzir uma composição adoçante de luo han guo, e, método para produzir um extrato seco por pulverização - Google Patents

Método produzir uma composição adoçante de luo han guo, e, método para produzir um extrato seco por pulverização Download PDF

Info

Publication number
BR112019006204B1
BR112019006204B1 BR112019006204-1A BR112019006204A BR112019006204B1 BR 112019006204 B1 BR112019006204 B1 BR 112019006204B1 BR 112019006204 A BR112019006204 A BR 112019006204A BR 112019006204 B1 BR112019006204 B1 BR 112019006204B1
Authority
BR
Brazil
Prior art keywords
retentate
mogroside
juice
extract
water
Prior art date
Application number
BR112019006204-1A
Other languages
English (en)
Other versions
BR112019006204A2 (pt
Inventor
Fusheng Lan
Jian Li
Fengrui WEI
Original Assignee
Guilin Gfs Monk Fruit Corporation
Priority date (The priority date is an assumption and is not a legal conclusion. Google has not performed a legal analysis and makes no representation as to the accuracy of the date listed.)
Filing date
Publication date
Application filed by Guilin Gfs Monk Fruit Corporation filed Critical Guilin Gfs Monk Fruit Corporation
Priority claimed from PCT/CN2017/107363 external-priority patent/WO2018077140A1/en
Publication of BR112019006204A2 publication Critical patent/BR112019006204A2/pt
Publication of BR112019006204B1 publication Critical patent/BR112019006204B1/pt

Links

Abstract

A presente descrição se refere a extratos e composições adoçantes que podem ser totalmente derivados de frutas da família das Cucurbitaceae contendo o mogrosídeo V e outros glicosídeos de terpeno. Os extratos têm um baixo teor de mogrosídeo V. Os extratos também têm um baixo teor de monossacarídeo, e podem ser secos por pulverização para formar um produto seco por pulverização. Os extratos podem ser adequados para o uso como um agente de volume, e podem ser combinados com um pó de glicosídeo de terpeno. Os extratos e composições adoçantes podem ser usados em um alimento, bebida, e produtos de suplemento dietético. Também são fornecidos métodos para preparar tais extratos e composições adoçantes.

Description

[001] A presente descrição, em geral, está relacionada aos extratos de frutas contendo terpeno-glicosídeo da família das Cucurbitaceae, e mais especificamente, a presente descrição se refere aos extratos derivados de luo han guo (Fruta do Monge) que podem ser adequados para uso como agentes de volume e aos métodos de prepará-los e ao uso destes.
FUNDAMENTOS
[002] Vários métodos são conhecidos na técnica para produzir composições adoçantes a partir de luo han guo. Não obstante, tais composições adoçantes tipicamente usam maltodextrina como um agente de volume no produto comercial. Deste modo, há uma necessidade na técnica de produzir agentes de volume a partir de luo han guo, de modo a produzir uma composição adoçante totalmente natural derivada de frutas.
BREVE SUMÁRIO
[003] Em alguns aspectos, é provido um extrato de luo han guo, compreendendo: mogrosídeo V, monossacarídeos, dissacarídeos, e proteínas, em que o extrato tem menos do que cerca de 1% de mogrosídeo V em uma base em peso seco e menos do que cerca de 20% de monossacarídeos em uma base em peso seco, e em que o mogrosídeo V, monossacarídeos, dissacarídeos, e proteínas são todos de ocorrência natural em luo han guo.
[004] Em outros aspectos, é provido um método de produzir um extrato seco por pulverização, que compreende: a) filtrar um suco de luo han guo exaurido de mogrosídeo usando uma membrana de nanofiltração para produzir um retido, em que a membrana de nanofiltração tem um corte de peso molecular entre 200 Daltons e 2.500 Daltons; b) monitorar a concentração de sólidos solúveis do retido da etapa (a); c) diluir o retido da etapa (a) com água, quando a concentração de sólidos solúveis do retido da etapa (a) for cerca de 5 g/100 g, para produzir um retido diluído; d) filtrar o retido diluído usando a membrana de nanofiltração para produzir um outro retido; e) monitorar a concentração de sólidos solúveis do retido da etapa (d); f) diluir o retido da etapa (d) com água para produzir um outro retido diluído; g) repetir as etapas de (d) a (f) até a concentração de monossacarídeo no retido da etapa (d) ser menor do que cerca de 20% em uma base em peso seco; h) após a etapa (g), concentrar o retido para produzir um retido concentrado tendo uma concentração de sólidos solúveis de cerca de 20 g/100 g; e i) secar por pulverização o retido concentrado para produzir o extrato seco por pulverização.
[005] Em uma variação, é provido um método para produzir uma composição adoçante de luo han guo, que compreende: a) aquecer o luo han guo fresco em água para se obter um suco extraído em água, em que o suco extraído em água compreende o mogrosídeo V e outros glicosídeos de terpeno; b) purificar o suco extraído em água, em que o suco clarificado compreende o mogrosídeo V e outros glicosídeos de terpeno; c) colocar em contato o suco clarificado com uma resina absorvente, em que pelo menos uma porção do mogrosídeo V e outros glicosídeos de terpeno nos sucos clarificados aglutinam à resina adsorvente para produzir um suco exaurido em mogrosídeo; d) após a etapa c), eluir o mogrosídeo V e outros glicosídeos de terpeno da resina adsorvente para se obter uma solução de glicosídeo de terpeno; e) secar a solução de glicosídeo de terpeno para produzir um pó de glicosídeo de terpeno; f) filtrar o suco exaurido em mogrosídeo usando uma membrana de nanofiltração para produzir um retido, em que a membrana de nanofiltração tem um corte de peso molecular entre 200 e 2.500 Daltons; g) monitorar a concentração de sólidos solúveis do retido da etapa (f); h) diluir o retido da etapa (f) com água, quando a concentração de sólidos solúveis do retido da etapa (f) for cerca de 5 g/100 g, para produzir um retido diluído; i) filtrar o retido diluído usando a membrana de nanofiltração para produzir um outro retido; j) monitorar a concentração de sólidos solúveis do retido da etapa (i); k) diluir o retido da etapa (i) com água para produzir um outro retido diluído; l) repetir as etapas de (f) a (k) até a concentração de monossacarídeos do retido da etapa (i) ser de cerca de 20% em uma base em peso seco; m) após a etapa (l), concentrar o retido para produzir um retido concentrado tendo uma concentração de sólidos solúveis de cerca de 20 g/100 g; n) secar por pulverização o retido concentrado para produzir o extrato seco por pulverização; e o) combinar o pó de glicosídeo de terpeno e o extrato seco por pulverização para produzir a composição adoçante, em que a composição adoçante está na forma sólida.
[006] Em uma outra variação, é provido um método para produzir uma composição adoçante de luo han guo, que compreende: a) aquecer o luo han guo fresco em água para se obter um suco extraído em água, em que o suco extraído em água compreende o mogrosídeo V e outros glicosídeos de terpeno; b) purificar o suco extraído em água, em que o suco clarificado compreende o mogrosídeo V e outros glicosídeos de terpeno; c) colocar em contato o suco clarificado com uma resina absorvente, em que pelo menos uma porção do mogrosídeo V e outros glicosídeos de terpeno nos sucos clarificados aglutinam à resina adsorvente para produzir um suco exaurido em mogrosídeo; d) após a etapa c), eluir o mogrosídeo V e outros glicosídeos de terpeno da resina adsorvente para se obter uma solução de glicosídeo de terpeno; e) secar a solução de glicosídeo de terpeno para produzir um pó de glicosídeo de terpeno; f) filtrar o suco exaurido em mogrosídeo usando uma membrana de nanofiltração para produzir um retido, em que a membrana de nanofiltração tem um corte de peso molecular entre 200 e 2.500 Daltons; g) monitorar a concentração de sólidos solúveis do retido da etapa (f); h) diluir o retido da etapa (f) com água, quando a concentração de sólidos solúveis do retido da etapa (f) for cerca de 5 g/100 g, para produzir um retido diluído; i) filtrar o retido diluído usando a membrana de nanofiltração para produzir um outro retido; j) monitorar a concentração de sólidos solúveis do retido da etapa (i); k) diluir o retido da etapa (i) com água para produzir um outro retido diluído; l) repetir as etapas de (f) a (k) até uma concentração de monossacarídeos do retido da etapa (i) ser de cerca de 20% em uma base em peso seco; m) depois da etapa (l), concentrar o retido para produzir um retido concentrado tendo uma concentração de sólidos solúveis de cerca de 20 g/100 g; n) combinar o retido concentrado da etapa (m) com o pó de glicosídeo de terpeno da etapa (e); e o) secar por pulverização o retido concentrado e o pó de glicosídeo de terpeno combinados para produzir a composição adoçante de luo han guo.
[007] Em alguns aspectos, também são aqui fornecidos composições adoçantes de luo han guo produzidas de acordo com qualquer um dos métodos aqui descritos. Em outros aspectos, é provido um alimento, bebida, ou produto de suplemento dietético que compreende qualquer um dos extratos ou das composições adoçantes aqui descritas.
DESCRIÇÃO DAS FIGURAS
[008] O presente pedido pode ser entendido com referência à seguinte descrição interpretada em conjunto com as figuras anexas.
[009] A FIG. 1 representa um processo exemplar para preparar um extrato de luo han guo tendo um baixo teor de mogrosídeo V e um baio teor de monossacarídeo.
[0010] A FIG. 2 representa um processo exemplar para preparar uma composição adoçante derivada de luo han guo.
DESCRIÇÃO DETALHADA
[0011] A seguinte descrição apresenta métodos exemplares, parâmetros e outros. Deve ser reconhecido, não obstante, que tal descrição não é intencionada como uma limitação do escopo da presente descrição, mas é, ao invés disso, provida como uma descrição das modalidades exemplares.
[0012] São aqui fornecidos extratos obtidos de a partir de frutas que contenham glicosídeo de terpeno da Cucurbitaceae, e os métodos de produzir e usar tais extratos. Em particular, as frutas da família das Cucurbitaceae contêm pelo menos um glicosídeo de terpeno particular, o mogrosídeo V. Em algumas variações, a fruta da família das Cucurbitaceae é fruta do monge, também conhecida na técnica por seu nome chinês, luo han guo (Siraitia grosvenorii, anteriormente conhecida como Momordica grosvenorii).
[0013] Em alguns aspectos, é provido um extrato de luo han guo que compreende um baixo teor de mogrosídeo V, e se os monossacarídeos estão presentes no extrato, um baixo teor de monossacarídeos. O baixo teor de monossacarídeos permite a secagem por pulverização para produzir o extrato na forma de pó. Deste modo, em algumas variações, o extrato está na forma de um pó. Tal extrato na forma de um pó pode ser adequado para o uso como um agente de volume na preparação de uma composição adoçante. Por exemplo, o extrato na forma de um pó pode ser combinado com uma composição de glicosídeo de terpeno para produzir uma composição adoçante. Tal composição adoçante pode estar na forma sólida. Por exemplo, tal composição adoçante pode combinar o extrato e a composição de glicosídeo de terpeno na forma de um pó, ou o extrato e composição de glicosídeo de terpeno podem ser comprimidos em um tablete.
[0014] Incorporando-se os extratos aqui descritos como um agente de volume em composições adoçantes, as composições adoçantes têm um baixo teor de mogrosídeo V global, com componentes que podem ser todos derivados da fruta a partir da qual o extratos foram obtidos.
[0015] Também são aqui obtidos os métodos para produzir os extratos aqui descritos, bem como os métodos para produzir a composição adoçante que incorpora tais extratos como um agente de volume.
[0016] Os extratos e as composições adoçantes incorporando tais extratos, bem como os métodos para a produção destes, são descritos em mais detalhes abaixo.
Extrato
[0017] Em alguns aspectos, é provido um extrato de luo han guo que compreende o mogrosídeo V. Em algumas variações, o extrato tem menos do que cerca de 20% em uma base em peso seco de monossacarídeos, se presente no extrato. O mogrosídeo V e os monossacarídeos, se presentes, são todos de ocorrência natural na luo han guo a partir da qual o extrato foi obtido.
[0018] Além do mogrosídeo V e, se presente, os monossacarídeos, os extratos aqui descritos também compreendem componentes adicionais que são de ocorrência natural na luo han guo a partir da qual que os extratos são obtidos. Tais componentes de ocorrência natural adicionais podem incluir, por exemplo, dissacarídeos, polissacarídeos, proteínas, outros glicosídeos de terpeno, ácidos de frutas, e minerais.
[0019] Em algumas variações, pelo menos 95%, pelo menos 96%, pelo menos 97%, pelo menos 98%, pelo menos 99%, pelo menos 99,5%, ou pelo menos 99,9% dos componentes no extrato, em uma base em peso seco, são de ocorrência natural (ou naturalmente presentes) na luo han guo a partir da qual o extrato foi obtido. Em algumas variações, todos os componentes do extrato são de ocorrência natural (ou naturalmente presentes) na luo han guo a partir da qual o extrato foi obtido. Deste modo, em algumas variações, o extrato é um extrato de luo han guo natural. Em uma variação, um extrato de luo han guo pode incluir menos do que 5%, menos do que 4%, menos do que 3%, menos do que 2%, ou menos do que 1% em uma base em peso seco de um aditivo incidental ou auxiliar de processamento que não são de ocorrência natural (ou naturalmente presentes) no luo han guo. Em uma variação, um extrato de luo han guo natural pode incluir uma quantidade traço ou menos do que 0,01% em uma base em peso seco de um componente de ocorrência não natural.
Mogrosídeo V
[0020] O Mogrosídeo V é um glicosídeo de terpeno, cuja estrutura química é conhecida na técnica. Em algumas modalidades, o extrato tem menos do que ou igual a cerca de 3%, menos do que ou igual a cerca de 2,5%, menos do que ou igual a cerca de 2%, menos do que ou igual a cerca de 1,5%, menos do que ou igual a cerca de 1%, menos do que ou igual a cerca de 0,95%, menos do que ou igual a cerca de 0,9%, menos do que ou igual a cerca de 0,85%, menos do que ou igual a cerca de 0,8%, menos do que ou igual a cerca de 0,75%, menos do que ou igual a cerca de 0,7%, menos do que ou igual a cerca de 0,65%, menos do que ou igual a cerca de 0,6%, menos do que ou igual a cerca de 0,55%, menos do que ou igual a cerca de 0,5%, menos do que ou igual a cerca de 0,4%, menos do que ou igual a cerca de 0,3%, menos do que ou igual a cerca de 0,2%, ou menos do que ou igual a cerca de 0,1% de mogrosídeo V em uma base em peso seco.
[0021] Em outras modalidades, o extrato tem entre cerca de 0,001% e cerca de 2,5%, entre cerca de 0,01% e cerca de 2,5%, entre cerca de 0,1% e cerca de 2,5%, entre cerca de 0,5% e cerca de 2,5%, entre cerca de 1% e cerca de 2,5%, entre cerca de 0,001% e cerca de 2%, entre cerca de 0,01% e cerca de 2%, entre cerca de 0,1% e cerca de 2%, entre cerca de 0,5% e cerca de 2%, entre cerca de 1% e cerca de 2%, entre cerca de 0,001% e cerca de 1,5%, entre cerca de 0,01% e cerca de 1,5%, entre cerca de 0,1% e cerca de 1,5%, entre cerca de 0,5% e cerca de 1,5%, entre cerca de 0,001% e cerca de 1%, entre cerca de 0,01% e cerca de 1%, entre cerca de 0,1% e cerca de 1%, entre cerca de 0,5% e cerca de 1% mogrosídeo V em uma base em peso seco.
[0022] Deve ser entendido que as quantidades de mogrosídeo V no extrato são expressados como um porcentagem fundamentada em uma base em peso seco do extrato. Em algumas variações do precedente, a quantidade de mogrosídeo V no extrato é determinada através da cromatografia líquida de alto desempenho (HPLC). Também deve ser geralmente entendido que o teor de mogrosídeo V no extrato pode ser determinado através de quaisquer técnicas ou métodos adequados conhecidos na técnica.
[0023] O mogrosídeo V no extrato é de ocorrência natural na luo han guo a partir da qual o extrato é obtido. Em algumas variações, o extrato tem uma quantidade de mogrosídeo V de menos do que ou igual à quantidade de mogrosídeo V de ocorrência natural na luo han guo a partir da qual o extrato é obtido. Em algumas variações, o extrato tem uma quantidade de mogrosídeo V menor do que a quantidade de mogrosídeo V de ocorrência natural na luo han guo a partir da qual o extrato é obtido. Em uma variação, o extrato tem uma quantidade de mogrosídeo V que é duas vezes menor, três vezes menor, ou quatro vezes menor do que a quantidade de mogrosídeo V de ocorrência natural na luo han guo a partir da qual o extrato é obtido. Em uma outra variação, o extrato tem uma quantidade de mogrosídeo V que é entre duas a três vezes menor, três a quatro vezes menor, ou duas a quatro vezes menor do que a quantidade de mogrosídeo V de ocorrência natural na luo han guo a partir da qual o extrato é obtido.
Monossacarídeos
[0024] Em algumas modalidades, o extrato tem menos do que ou igual cerca de 20%, menos do que ou igual cerca de 19%, menos do que ou igual a cerca de 18%, menos do que ou igual a cerca de 17%, menos do que ou igual a cerca de 16%, menos do que ou igual a cerca de 15%, menos do que ou igual a cerca de 14%, menos do que ou igual a cerca de 13%, menos do que ou igual a cerca de 12%, menos do que ou igual a cerca de 11%, menos do que ou igual a cerca de 10%, menos do que ou igual a cerca de 9%, menos do que ou igual a cerca de 8%, menos do que ou igual a cerca de 7%, menos do que ou igual a cerca de 6%, menos do que ou igual a cerca de 5%, menos do que ou igual a cerca de 4%, menos do que ou igual a cerca de 3%, menos do que ou igual a cerca de 2%, de menos do que ou igual a cerca de 1% de monossacarídeos em uma base em peso seco.
[0025] Em outras modalidades, o extrato tem entre cerca de 1% e cerca de 20%, entre cerca de 5% e cerca de 20%, entre cerca de 10% e cerca de 20%, entre cerca de 1% e cerca de 18%, entre cerca de 5% e cerca de 18%, entre cerca de 10% e cerca de 18%, entre cerca de 1% e cerca de 16%, entre cerca de 5% e cerca de 16%, entre cerca de 10% e cerca de 16%, entre cerca de 1% e cerca de 14%, entre cerca de 5% e cerca de 14%, entre cerca de 10% e cerca de 14%, entre cerca de 1% e cerca de 12%, entre cerca de 5% e cerca de 12%, ou entre cerca de 10% e cerca de 12% monossacarídeos em uma base em peso seco.
[0026] Deve ser entendido que as quantidades de monossacarídeos no extrato são expressadas como uma porcentagem fundamentada em uma base em peso seco do extrato. Em algumas variações do precedente, a quantidade de monossacarídeos no extrato é determinada por detector do índice de refração da cromatografia líquida de alto desempenho (HPLC-RID). Também deve ser geralmente entendido que o teor de monossacarídeos no extrato pode ser determinado através de quaisquer técnicas ou métodos adequados conhecidos na técnica.
[0027] Os monossacarídeos no extrato são de ocorrência natural na luo han guo a partir da qual o extrato é obtido. Tais monossacarídeos podem incluir, por exemplo, glicose e frutose. Em algumas variações, o extrato tem uma quantidade de monossacarídeos menor do que ou igual à quantidade de monossacarídeos de ocorrência natural na luo han guo a partir da qual o extrato é obtido. Em algumas variações, o extrato tem uma quantidade de monossacarídeos menor do que a quantidade de monossacarídeos de ocorrência natural na luo han guo a partir da qual o extrato é obtido. Em uma variação, o extrato tem uma quantidade de monossacarídeos que é duas vezes menor, três vezes menor, quatro vezes menor, cinco vezes menor, ou seis vezes menor do que a quantidade de monossacarídeos de ocorrência natural na luo han guo a partir da qual o extrato é obtido. Em uma outra variação, o extrato tem uma quantidade de monossacarídeos que é entre duas a três vezes menor, entre três a quatro vezes menor, entre quatro a cinco vezes menor, entre duas a quatro vezes menor, entre duas a cinco vezes menor, ou entre três a cinco vezes menos do que a quantidade de monossacarídeos de ocorrência natural na luo han guo a partir da qual o extrato é obtido.
[0028] Também deve ser entendido que qualquer uma das variações no teor do mogrosídeo V e no teor de monossacarídeos aqui descritos pode ser combinada como se cada e toda combinação fossem individualmente listadas. Por exemplo, em uma variação, o extrato tem menos do que ou igual a cerca de 1% de mogrosídeo V em uma base em peso seco e menos do que cerca de 20% de monossacarídeos em uma base em peso seco. Em uma outra variação, o extrato tem menos do que ou igual a cerca de 0,5% de mogrosídeo V em uma base em peso seco e menos do que ou igual a cerca de 12% de monossacarídeos em uma base em peso seco.
Dissacarídeos
[0029] Em algumas modalidades, o extrato também compreende os dissacarídeos de ocorrência natural na luo han guo a partir da qual o extrato é obtido. Tais dissacarídeos podem incluir, por exemplo, sacarose.
[0030] Em algumas variações, o extrato tem pelo menos 25%, pelo menos 30%, pelo menos 40%, ou pelo menos 50% de dissacarídeos em uma base em peso seco. Deve ser entendido que as quantidades de dissacarídeos no extrato são expressadas como uma porcentagem fundamentada em uma base em peso seco do extrato. Em algumas variações do precedente, a quantidade de dissacarídeos no extrato é determinada pelo detector do índice de refração da cromatografia líquida de alto desempenho (HPLC-RID). Também deve ser geralmente entendido que o teor de dissacarídeos no extrato pode ser determinado através de quaisquer técnicas e métodos adequados conhecidos na técnica.
[0031] Em algumas variações, a quantidade de dissacarídeos no extrato pode ser expressada com relação à quantidade de monossacarídeos neste contido. Por exemplo, em algumas variações, a razão em peso dos monossacarídeos para dissacarídeos no extrato, em uma base em peso seco, é de menos do que ou igual a cerca de 0,5:1, menos do que ou igual a cerca de 0,45:1, menos do que ou igual a cerca de 0,4:1, menos do que ou igual a cerca de 0,35:1, menos do que ou igual a cerca de 0,3:1, menos do que ou igual a cerca de 0,2:1, ou menos do que ou igual a cerca de 0,1:1. Em outras variações, a razão em peso dos monossacarídeos para dissacarídeos no extrato, em uma base em peso seco, é entre cerca de 0,5:1 e cerca de 0,25:1, entre cerca de 0,25:1 e cerca de 0,1:1, ou entre cerca de 0,5:1 e cerca de 0,1:1.
[0032] Também deve ser entendido que qualquer uma das variações do teor de dissacarídeo pode ser combinada com as variações do teor de mogrosídeo V e do teor de monossacarídeos aqui descritos, como se cada e toda combinação fossem individualmente listadas. Por exemplo, em uma variação, o extrato compreende o mogrosídeo V, monossacarídeos e dissacarídeos, em que o extrato tem menos do que ou igual a cerca de 1% de mogrosídeo V em uma base em peso seco e menos do que ou igual a cerca de 20% de monossacarídeos em uma base em peso seco, e em que a razão em peso dos monossacarídeos para dissacarídeos no extrato, em uma base em peso seco, é de menos do que ou igual a cerca de 0,5:1.
Proteínas
[0033] Em algumas modalidades, o extrato também compreende proteínas, ou fragmentos ou derivados destas, de ocorrência natural na luo han guo a partir da qual o extrato é obtido. Em algumas variações, o extrato tem pelo menos cerca de 10%, pelo menos cerca de 11%, pelo menos cerca de 12%, pelo menos cerca de 13%, pelo menos cerca de 14%, pelo menos cerca de 15%, pelo menos cerca de 16%, pelo menos cerca de 17%, ou pelo menos cerca de 18% de proteínas, ou fragmentos ou derivados destas, em uma base em peso seco. Em algumas variações, a quantidade de proteínas, ou fragmentos ou derivados destas, no extrato, em uma base em peso seco, não excede cerca de 18%, cerca de 17%, cerca de 16%, ou cerca de 15%. Em outras variações, o extrato tem entre cerca de 10% e cerca de 18%, entre cerca de 12% e cerca de 18%, entre cerca de 14% e cerca de 18%, entre cerca de 10% e cerca de 16%, entre cerca de 12% e cerca de 16%, entre cerca de 14% e cerca de 16%, entre cerca de 10% e cerca de 14%, ou entre cerca de 12% e cerca de 14% de proteínas, ou fragmentos ou derivados destas, em uma base em peso seco.
[0034] Deve ser entendido que as quantidades de proteínas, ou fragmentos ou derivados destas, no extrato são expressadas como uma porcentagem fundamentada em uma base em peso seco do extrato. Em algumas variações do precedente, a quantidade de proteínas, ou fragmentos ou derivados destas, no extrato são determinados pelo Método de Nitrogênio de Kjeldahl. Também deve ser geralmente entendido que o teor de proteínas, ou fragmentos ou derivados destas, no extrato pode ser determinado através de quaisquer técnicas e métodos adequados conhecidos na técnica.
[0035] Também deve ser entendido que qualquer uma das variações do teor de proteínas (ou fragmentos ou derivados destas) podem ser combinadas com as variações do teor de mogrosídeo V, do teor de monossacarídeos, e do teor de dissacarídeos aqui descritos, como se cada e toda combinação fossem individualmente listadas. Por exemplo, em uma variação, o extrato compreende o mogrosídeo V, monossacarídeos, dissacarídeos e proteínas (ou fragmentos ou derivados destas), em que a quantidade total de mogrosídeo V no extrato não excede cerca de 0,6% em uma base em peso seco, em que o extrato tem menos do que cerca de 20% de monossacarídeos em uma base em peso seco, em que a razão em peso dos monossacarídeos para dissacarídeos no extrato, em uma base em peso seco, é menos do que ou igual a cerca de 0,5:1, e em que o extrato tem entre cerca de 10% e 18% proteínas, ou fragmentos ou derivados destas, em uma base em peso seco.
Ácidos de frutas
[0036] Em algumas modalidades, o extrato também compreende ácidos de frutas de ocorrência natural na luo han guo a partir da qual o extrato é obtido. Tais ácidos de frutas de ocorrência natural podem incluir, por exemplo, ácido ascórbico, ácido cítrico e ácido lático.
[0037] Em algumas variações, o extrato tem um teor total de ácidos de menos do que cerca de 5%, menos do que cerca de 4%, menos do que cerca de 3%, menos do que cerca de 2,5%, menos do que cerca de 2%, menos do que cerca de 1,5%, ou de menos do que cerca de 1% em uma base em peso seco. Deve ser entendido que o teor total de ácidos do extrato é expressado como uma porcentagem fundamentada em uma base em peso seco do extrato. Em uma variação, o teor total de ácidos é determinado pela acidez passível de titulação, medica com base em ácido cítrico.
[0038] Em outras variações, o extrato tem um teor total de ácidos de menos do que ou igual a duas vezes menor, três vezes menor, quatro vezes menor, ou cinco vezes menos do que o teor total de ácidos de ocorrência natural na luo han guo a partir da qual o extrato é obtido.
Outros Componentes
[0039] Em algumas modalidades, o extrato também compreende outros glicosídeos de terpeno (isto é, glicosídeos de terpeno outros que não mogrosídeo V) que são de ocorrência natural na luo han guo a partir da qual o extrato é obtido. Tais glicosídeos de terpeno incluem outros mogrosídeos e siamenosídeos. Outros mogrosídeos podem incluir, por exemplo, mogrosídeos I, II, III, IV e VI, cujas estruturas químicas são conhecidas na técnica. Em algumas modalidades, o extrato tem um razão em peso de mogrosídeo V para outros glicosídeos de terpeno, em uma base em peso seco, que é similar a ou tem a mesma razão em peso na luo han guo a partir da qual o extrato é obtido.
[0040] Em algumas modalidades, o extrato também compreende os polissacarídeos de ocorrência natural na luo han guo a partir da qual o extrato é obtido. Deve ser geralmente entendido que o teor de polissacarídeo no extrato pode ser determinado através de quaisquer técnicas e métodos adequados conhecidos na técnica. Em algumas variações, os extratos aqui descritos contêm monossacarídeos, dissacarídeos e polissacarídeos. Deve ser entendido que os extratos aqui descritos têm um teor total de açúcares, em que o teor total de açúcares é a soma das quantidades de monossacarídeos, dissacarídeos e polissacarídeos no extrato, em uma base em peso seco. Em algumas modalidades, a quantidade de monossacarídeos, dissacarídeos e polissacarídeos presentes no extrato pode ser expressada com relação ao teor total de açúcares. Por exemplo, em algumas variações, o extrato tem uma quantidade de monossacarídeo de menos do que ou igual a cerca de 25%, menos do que ou igual a cerca de 20%, menos do que ou igual a cerca de 15%, menos do que ou igual a cerca de 10%, ou de menos do que ou igual a cerca de 5% em peso dos açúcares totais no extrato. Em outras variações, o extrato tem uma quantidade de monossacarídeo entre cerca de 5% e cerca de 25%, entre cerca de 10% e cerca de 25%, entre cerca de 15% e cerca de 25%, entre cerca de 5% e cerca de 20%, entre cerca de 10% e cerca de 20%, ou entre cerca de 15% e cerca de 20% em peso do teor total de açúcares no extrato. Ainda em outras variações, a razão em peso dos monossacarídeos para o teor total de açúcares no extrato é duas vezes menor, três vezes menor, quatro vezes menor, entre duas a três vezes menor, entre duas a quatro vezes menor, ou entre três a quatro vezes menor do que a razão em peso dos monossacarídeos para o teor total de açúcares da luo han guo a partir da qual o extrato é obtido.
[0041] Os extratos também podem compreender componentes de sabor e cor adicionais os quais são de ocorrência natural na luo han guo a partir da qual o extrato é obtido. Em algumas variações, os componentes de sabor e cor adicionais podem incluir, por exemplo, compostos polifenólicos e/ou compostos melanoidina. Em algumas variações, os extratos têm uma quantidade inferior de compostos polifenólicos do que a quantidade de compostos polifenólicos na luo han guo a partir da qual o extrato é obtido.
Métodos para Produzir o Extrato
[0042] Em outros aspectos, são aqui providos os métodos para produzir os extratos derivados de uma fruta da família das Cucurbitaceae, tal como luo han guo, em que os extratos têm um baixo teor de mogrosídeo V e um baixo teor de monossacarídeos. Em algumas variações, a fruta é luo han guo. Em uma variação, a luo han guo tem pelo menos 1% p/p de mogrosídeo V.
[0043] Em algumas modalidades, é provido um método para produzir o extrato que compreende extrair um suco da luo han guo, colocar em contato o suco extraído com um meio adsorvente para diminuir o teor de mogrosídeo V, e então colocar em contato o suco extraído com uma membrana de nanofiltração para diminuir do teor de monossacarídeos. Em uma tal modalidade, o suco extraído é comunicado com o meio adsorvente antes da etapa de nanofiltração. Tal meio adsorvente pode ser uma resina adsorvente. Em outras modalidades, outros métodos adequados para reduzir o teor de mogrosídeo V podem ser utilizados.
[0044] Com referência à FIG. 1, o processo 100 é um processo exemplar para preparar um extrato tendo um baixo teor de mogrosídeo V e um baixo teor de monossacarídeos. Na etapa 102, a fruta é comunicada com água para produzir um suco extraído em água. O suco extraído em água compreende o mogrosídeo V, outros glicosídeos de terpeno e monossacarídeos. O suco extraído em água é clarificado na etapa 104 (por exemplo, para remover a pectina e outras proteínas), facilitando deste modo o processamento subsequente. Na etapa 106, o suco clarificado é comunicado com uma resina adsorvente, em que pelo menos uma porção do mogrosídeo V e outros glicosídeos de terpeno no suco clarificado são adsorvidos na resina. O efluente que sai da resina adsorvente é um efluente exaurido em mogrosídeo, e é comunicado com uma membrana de nanofiltração na etapa 108. Pelo menos uma porção de moléculas pequenas, incluindo monossacarídeos e ácidos de frutas, são removidos na etapa 108. Na etapa 110, o retido produzido a partir da etapa de nanofiltração é concentrado e seco por pulverização para produzir um extrato.
[0045] Deve ser entendido que, em outras variações, o processo 100 pode incluir etapas de processamento adicionais. Ainda em outras variações, algumas etapas no processo 100 podem ser omitidas.
[0046] Em uma variação, é provido um método para produzir um extrato derivado de uma fruta da família das Cucurbitaceae, o método compreendendo: colocar em contato a fruta com água para se obter um suco extraído em água, em que o suco extraído em água compreende o mogrosídeo V e monossacarídeos; clarificar o suco extraído em água; colocar em contato o suco clarificado com um meio adsorvente para adsorver pelo menos uma porção do mogrosídeo V no suco clarificado e para produzir um efluente; filtrar o efluente usando uma membrana de nanofiltração para remover pelo menos uma porção dos monossacarídeos no efluente e para produzir um retido; e concentrar e secar por pulverização o retido para produzir o extrato.
[0047] O extrato obtido depois de secar por pulverização está na forma de um pó. O extrato obtido a partir do método acima tem um baixo teor de mogrosídeo V e um baixo teor de monossacarídeos.
[0048] O efluente obtido a partir do contato com o meio adsorvente tem um teor de mogrosídeo V mais baixo, bem como um teor de glicosídeo de terpeno global mais baixo, do que o mogrosídeo V e os teores de glicosídeo de terpeno de ocorrência natural globais na fruta. Em algumas variações, o suco clarificado é comunicado com o meio adsorvente para produzir um efluente tendo uma quantidade de mogrosídeo V que é duas vezes menor, três vezes menor, ou quatro vezes menor do que a quantidade de mogrosídeo V de ocorrência natural na fruta. Em uma outra variação, o suco clarificado é comunicado com o meio adsorvente para produzir um efluente tem uma quantidade de mogrosídeo V que é entre duas a três vezes menor, três a quatro vezes menor, ou de duas a quatro vezes menor do que a quantidade de mogrosídeo V de ocorrência natural na fruta. Ainda em outras variações, o suco clarificado é comunicado com o meio adsorvente para produzir um efluente tendo uma quantidade de mogrosídeo V que é pelo menos de cerca de 95%, pelo menos de cerca de 96%, pelo menos de cerca de 97%, ou pelo menos de cerca de 98% menor do que a quantidade de mogrosídeo V de ocorrência natural na fruta. Em algumas variações, o suco clarificado é comunicado com o meio adsorvente para produzir um efluente tendo uma quantidade de mogrosídeo V que é entre cerca de 95% até cerca de 98%, entre cerca de 95% até cerca de 97%, entre cerca de 95% até cerca de 96%, entre cerca de 96% até cerca de 98%, entre 96% a 97%, ou entre 97% até 98% menor do que a quantidade de mogrosídeo V de ocorrência natural na fruta. O efluente obtido a partir do contato com o meio adsorvente também pode compreender monossacarídeos, dissacarídeos, polissacarídeos, proteínas, ácidos de frutas, e minerais.
[0049] Em algumas variações, o efluente é comunicado com a membrana de nanofiltração para produzir um retido tendo uma quantidade de monossacarídeos que é duas vezes menor, três vezes menor, ou quatro vezes menor do que a quantidade de monossacarídeos no efluente. Em uma outra variação, o efluente é comunicado com a membrana de nanofiltração para produzir um retido tendo uma quantidade de monossacarídeos que é entre duas a três vezes menor, três a quatro vezes menor, ou duas a quatro vezes menor do que a quantidade de monossacarídeos no efluente.
[0050] Em outras variações, o retido obtido a partir da etapa de nanofiltração tem um teor de monossacarídeos menor do que o teor de monossacarídeos de ocorrência natural na fruta. Em algumas variações, o retido tem uma quantidade de monossacarídeos que é duas vezes menor, três vezes menor, ou quatro vezes menor do que a quantidade de monossacarídeos de ocorrência natural na fruta. Em uma outra variação, o retido tem uma quantidade de monossacarídeos que é entre duas a três vezes menor, três a quatro vezes menor, ou duas a quatro vezes menor do que a quantidade de monossacarídeos de ocorrência natural na fruta.
[0051] Em algumas modalidades, o extrato é produzido a partir de um suco de luo han guo exaurido de mogrosídeo. Em algumas variações, o suco de luo han guo exaurido de mogrosídeo é preparado comunicando-se o luo han guo com água para produzir um suco extraído em água, e colocar em contato o suco extraído em água com um meio adsorvente para remover pelo menos uma porção do mogrosídeo V e outros glicosídeos de terpeno no suco extraído em água. O efluente que vem a partir do contato com o meio adsorvente é um suco de luo han guo exaurido de mogrosídeo. Em algumas variações do precedente, o suco extraído em água pode ser clarificado antes do contato com o meio adsorvente.
[0052] Um suco de luo han guo exaurido de mogrosídeo tem um teor de mogrosídeo V mais baixo se comparado ao suco extraído da fruta. Em algumas variações, um suco de luo han guo exaurido de mogrosídeo tem um teor de mogrosídeo V substancialmente mais baixo se comparado ao suco extraído da fruta. Deve ser entendido, não obstante, que o mogrosídeo V está presente no suco de luo han guo exaurido de mogrosídeo, e tal suco de luo han guo exaurido de mogrosídeo pode ser usado para preparar os extratos aqui descritos tendo um baixo teor de mogrosídeo V.
[0053] Em outras modalidades, é provido um método para produzir o extrato que compreende extrair um suco de luo han guo, colocar em contato o suco extraído com uma membrana de nanofiltração para diminuir o teor de monossacarídeos, e depois colocar em contato o suco filtrado com um meio adsorvente para diminuir o teor de mogrosídeo V. Em uma tal modalidade, o suco extraído é comunicado com o meio adsorvente depois da etapa de nanofiltração.
[0054] As várias etapas dos métodos para produzir o extrato, junto com a membrana de nanofiltração e meio adsorvente, são descritas em mais detalhes abaixo.
Extração
[0055] O suco da fruta da família das Cucurbitaceae pode ser extraído comunicando-se a fruta macerada com água quente, ou água em temperaturas elevadas. Em algumas modalidades, a fruta macerada é comunicada com água por um tempo suficiente e em uma temperatura suficiente para se obter o suco extraído em água.
[0056] Em algumas modalidades, a fruta é comunicada com água em uma temperatura de pelo menos 60°C, pelo menos 70°C, ou pelo menos 80°C. Em outras modalidades que podem ser combinadas com as precedentes, a fruta é comunicada com água por entre 30 a 60 minutos, ou entre 90 a 120 minutos.
[0057] Em algumas variações do precedente, esta etapa de extração é realizada usando extração contracorrente.
Clarificação
[0058] O suco extraído em água pode ser clarificado antes de colocar em contato com a membrana de nanofiltração. Em algumas modalidades, a etapa de clarificação compreende ultrafiltrar o suco extraído em água. Em algumas modalidades, a etapa de clarificação compreende tratar o extrato com uma enzima de pectinase sob condições que lisam as pectinas e sacarídeos complexos.
Meio adsorvente
[0059] O meio adsorvente usado nos métodos aqui descritos pode ser um meio simples ou uma mistura de meios adequados.
[0060] Em algumas modalidades, o meio adsorvente é uma resina adsorvente. Em uma variação, a resina adsorvente é provida como um leito de resina adsorvente. Nas modalidades onde o material adsorvente é uma resina adsorvente, os adsorventes de resina adequados podem incluir quaisquer resinas com uma matriz hidrofóbica umectável que são adequadas para o contato com alimentos, incluindo, por exemplo, polivinilpolipirrolidona (PVPP), náilon, ésteres acrílicos, copolímeros de estireno divinilbenzeno, e copolímeros de divinilbenzeno. Em algumas variações, a resina adsorvente é uma resina adsorvente polimérica macroporosa. Em algumas variações, a resina adsorvente é uma resina do copolímero de estirenila. Em outras variações, a resina adsorvente é um copolímero de estireno divinilbenzeno ou um copolímero de divinilbenzeno. Quaisquer combinações dos meios aqui descritos também podem ser usadas.
[0061] O meio adsorvente usados nos métodos descritos pode ser obtido a partir de qualquer fonte comercialmente disponível ou produzido de acordo com quaisquer técnicas ou métodos conhecidos na técnica.
Membrana de nanofiltração
[0062] Em algumas modalidades, aa membranas de nanofiltração removem seletivamente pelo menos uma porção dos monossacarídeos no suco extraído em água ou no suco exaurido em mogrosídeo. Em algumas variações, a membrana de nanofiltração usada nos métodos aqui descritos tem um corte de peso molecular entre 100 Daltons e 5.000 Daltons, entre 100 Daltons e 2.500 Daltons, entre 100 Daltons e 2.000 Daltons, entre 200 Daltons e 2.500 Daltons, entre 200 Daltons e 2.000 Daltons, entre 500 Daltons e 2.500 Daltons, entre 500 Daltons e 2.000 Daltons, ou entre 500 Daltons e 1.000 Daltons.
[0063] A membrana de nanofiltração pode ser obtida a partir de uma fonte comercialmente disponível.
[0064] Quando um suco extraído em água ou um suco exaurido em mogrosídeo é comunicado com a membrana de nanofiltração, um retido e um permeado são gerados. O retido compreende os componentes que são capazes de passar através da membrana de nanofiltração. O permeado compreende os componentes, tais como os monossacarídeos, que são capazes de passar através da membrana com base no corte do peso molecular da membrana.
[0065] Em algumas variações, o teor de sólidos solúveis do retido é monitorado. A água pode ser adicionada ao retido, o retido diluído é comunicado com a membrana de nanofiltração, e este processo é repetido. Por exemplo, o processo pode ser repetido até o retido obter um baixo nível de monossacarídeos e/ou o retido não ter um sabor amargo.
[0066] Em algumas modalidades, os sólidos solúveis no retido podem incluir monossacarídeos, dissacarídeos, polissacarídeos, sais inorgânicos, minerais, ou proteínas, ou quaisquer combinações destes. O teor de sólidos solúveis pode ser medido usando quaisquer técnicas e métodos adequados conhecidos na técnica. Por exemplo, o teor de sólidos solúveis pode ser medido usando um refratômetro Brix. O teor de sólidos solúveis pode ser expressado em qualquer unidade apropriada. Por exemplo, o teor de sólidos solúveis pode ser expressado como uma razão em peso (g de sólidos solúveis/g de amostra), como uma porcentagem (% p/p) em uma base em peso seco, ou como graus Brix.
[0067] Em algumas modalidades, é provido um método para produzir um extrato seco por pulverização derivado de uma fruta da família das Cucurbitaceae, o método compreendendo: a) fornecer um suco exaurido em mogrosídeo obtido da fruta; b) filtrar o suco exaurido em mogrosídeo usando uma membrana de nanofiltração para produzir um retido, em que a membrana de nanofiltração tem um corte em peso molecular entre 250 Daltons e 2.500 Daltons; c) monitorar a concentração de sólidos solúveis do retido da etapa (b); d) diluir o retido da etapa (c) com água, quando a concentração de sólidos solúveis do retido da etapa (c) é de cerca de 5 g/100 g, para produzir um retido diluído; e) filtrar o retido diluído usando a membrana de nanofiltração para produzir um outro retido; f) monitorar a concentração de sólidos solúveis do retido da etapa (e); g) diluir o retido da etapa (e) com água para produzir um outro retido diluído; h) repetir as etapas de (e) até (g) até a concentração de monossacarídeos do retido ser de menos do que cerca de 20% em uma base em peso seco ou até nenhum sabor amargo ser observado a partir do retido; i) depois da etapa (h), concentrar o retido para produzir um retido concentrado tendo uma concentração de sólidos solúveis de cerca de 20 g/100 g; e j) secar por pulverização o retido concentrado para produzir um extrato seco por pulverização.
[0068] Em uma variação do precedente, o suco exaurido em mogrosídeo é obtido comunicando-se o suco extraído da fruta com uma resina adsorvente por meio da qual pelo menos uma porção do mogrosídeo V no suco extraído aglutina à resina adsorvente.
[0069] Em outras modalidades, é provido um método para produzir um extrato seco por pulverização derivado de uma fruta da família das Cucurbitaceae, o método compreendendo: a) filtrar um suco extraído em água obtido da fruta usando uma membrana de nanofiltração para produzir um retido, em que a membrana de nanofiltração tem um corte de peso molecular entre 250 e 2.500 Daltons; b) monitorar a concentração de sólidos solúveis do retido da etapa (a); c) diluir o retido da etapa (b) com água, quando a concentração de sólidos solúveis do retido da etapa (b) for cerca de 5 g/100 g, para produzir um retido diluído; d) filtrar o retido diluído usando a membrana de nanofiltração para produzir um outro retido; e) monitorar a concentração de sólidos solúveis do retido da etapa (d); f) diluir o retido da etapa (d) com água para produzir um outro retido diluído; g) repetir as etapas de (d) até a (f) até a concentração de monossacarídeos do retido ser menor do que cerca de 20% em uma base em peso seco ou até nenhum sabor amargo ser observado do retido; h) depois da etapa (g), colocar em contato o retido com uma resina adsorvente, em que a resina aglutina os glicosídeos de terpeno e mogrosídeo V, e coleta o efluente exaurido em mogrosídeo; e i) concentrar e secar por pulverização o efluente para produzir um extrato seco por pulverização.
[0070] O retido pode conter ácidos de frutas que estão naturalmente presentes na fruta. Deste modo, um teor total de ácidos e o pH podem ser determinados para o retido. Em algumas modalidades, o retido concentrado tem um teor total de ácidos de menos do que cerca de 5% p/p, menos do que cerca de 3% p/p, ou menos do que cerca de 2,5% p/p. Em outras modalidades, o retido concentrado tem um pH de maios do que um pH de cerca de 4. Em algumas modalidades, o retido concentrado tem um pH maior do que ou igual ao pH de entre 4 e 4,5.
[0071] O retido pode conter monossacarídeos, dissacarídeos e polissacarídeos. Em algumas variações, o retido tem um teor total de açúcares menor do que ou igual ao teor total de açúcares no suco exaurido em mogrosídeo ou o suco extraído em água.
[0072] Também são aqui fornecidos os extratos produzidos de acordo com qualquer um dos métodos aqui descritos.
Composições adoçantes
[0073] Os extratos aqui descritos podem ser usados como um agente de volume, e combinados com outros extratos adoçantes para produzir uma composição adoçante. Por exemplo, os extratos aqui descritos podem ser combinados com um extrato de glicosídeo de terpeno concentrado que também é derivado da fruta da família das Cucurbitaceae para preparar uma composição adoçante.
[0074] Em alguns aspectos, é provida uma composição adoçante que compreende um extrato de agente de volume como aqui descrito ou produzido de acordo com os métodos aqui contidos, e um extrato de glicosídeo de terpeno concentrado também obtido a partir da luo han guo.
[0075] Em algumas variações, os extratos aqui descritos são usados como um agente de volume em uma composição adoçante cujos componentes são todos de ocorrência natural na fruta a partir da qual a composição adoçante foi obtida. Por exemplo, em uma variação, o extrato de agente de volume é derivado de luo han guo, de acordo com qualquer um dos métodos aqui descritos, e é combinado com um extrato de glicosídeo de terpeno também derivado de luo han guo. Em tal variação, todos os componentes da composição adoçante são de ocorrência natural na fruta a partir da qual a composição adoçante foi obtida.
[0076] Em algumas variações, pelo menos 95%, pelo menos 96%, pelo menos 97%, pelo menos 98%, pelo menos 99%, pelo menos 99,5%, ou pelo menos 99,9% dos componentes na composição adoçante, em uma base em peso seco, são de ocorrência natural (ou naturalmente presentes) na luo han guo a partir da qual o extrato foi obtido. Em algumas variações, todos os componentes da composição adoçante são de ocorrência natural (ou naturalmente presentes) na luo han guo a partir da qual o extrato foi obtido. Deste modo, em algumas variações, a composição adoçante é uma composição adoçante natural de luo han guo. Em uma variação, uma composição adoçante natural de luo han guo pode incluir menos do que 5% em uma base em peso seco de um aditivo incidental ou auxiliar de processamento que não é de ocorrência natural (ou não estão naturalmente presentes) na luo han guo. Em uma variação, um composição adoçante natural de luo han guo pode include uma quantidade traço ou menos do que 0,01% em uma base em peso seco de um componente de ocorrência não natural.
[0077] Em algumas modalidades da composição adoçante, a razão do agente de volume extrato para o extrato de glicosídeo de terpeno na composição adoçante pode ser ajustada tal que 1 g da composição adoçante seja equivalente em doçura a 4 g do açúcar em tabletes. É entendido que esta razão pode depender do teor de mogrosídeo V do extrato de agente de volume e do extrato de glicosídeo de terpeno.
[0078] Em outros aspectos, são fornecidos uma comida, bebida, ou suplemento dietético que compreendem qualquer uma das composições adoçantes aqui descritas. Também é fornecido o uso de uma tal composição adoçante aqui descrita em um alimento, bebida ou suplemento dietético.
[0079] Nas variações onde um extrato seco por pulverização é combinado com um extrato sólido de glicosídeo de terpeno, a composição adoçante está na forma sólida. Em uma variação, a composição adoçante é fornecida na forma de um tablete. Em outras variações, a composição adoçante é provida como um pó em um pacote ou sachê.
Método de produzir a composição adoçante
[0080] Em outros aspectos, é aqui fornecido um método para produzir uma composição adoçante que compreende: um extrato produzido de acordo com os métodos aqui descritos, adequados para o uso como um agente de volume; e um extrato de glicosídeo de terpeno.
[0081] Com referência à FIG. 2, o processo 200 representa um processo exemplar para preparar uma composição adoçante a partir de luo han guo, que compreende um pó de glicosídeo de terpeno e um extrato seco por pulverização tendo um baixo teor de mogrosídeo V adequado para o uso como um agente de volume na composição. No processo 200, tanto o extrato seco por pulverização quanto o pó de glicosídeo de terpeno são obtidos a partir da mesma fruta.
[0082] Na etapa 202, a fruta é comunicada com água para produzir um suco extraído em água. O suco extraído em água compreende o mogrosídeo V, outros glicosídeos de terpeno e monossacarídeos. O suco extraído em água é clarificado na etapa 204 (por exemplo para remover a pectina e outras proteínas), deste modo facilitando o processamento subsequente. Na etapa 206, o suco clarificado é comunicado com uma resina adsorvente, em que pelo menos uma porção do mogrosídeo V e outros glicosídeos de terpeno no suco clarificado são adsorvidos na resina.
[0083] O efluente que sai da resina adsorvente é um efluente exaurido em mogrosídeo, e é comunicado com uma membrana de nanofiltração na etapa 208. Pelo menos uma porção de moléculas pequenas, incluindo os monossacarídeos e ácidos de frutas, são removidos na etapa 208. Na etapa 210, o retido produzido a partir da etapa de nanofiltração é concentrado e seco por pulverização para produzir um extrato. Tal extrato da etapa 210 é adequado para o uso como um agente de volume na composição adoçante produzida no processo 200.
[0084] Na etapa 212, o mogrosídeo V adsorvido e outros glicosídeos de terpeno são eluídos a partir da resina com água e/ou um álcool para se obter uma solução de glicosídeo de terpeno. Os álcoois adequados para eluir a resina podem incluir, por exemplo, etanol. Na etapa 214, a solução de glicosídeo de terpeno é concentrada para produzir um pó de glicosídeo de terpeno.
[0085] Na etapa 220, o extrato seco por pulverização da etapa 210 é combinado com o pó de glicosídeo de terpeno da etapa 214 para produzir uma composição adoçante. Todos os componentes da composição adoçante produzida de acordo com o processo 200 são naturalmente da fruta usada.
[0086] Em algumas modalidades, é provido um método para produzir uma composição adoçante derivada de uma fruta da família das Cucurbitaceae, o método compreendendo: a) fornecer um suco extraído em água, em que o suco extrato em água compreende o mogrosídeo V, outros glicosídeos de terpeno, e monossacarídeos; b) clarificar o suco extraído em água; c) colocar em contato o suco clarificado com um meio adsorvente para adsorver pelo menos uma porção do mogrosídeo V e outros glicosídeos de terpeno no suco clarificado e para produzir um efluente; d) filtrar o efluente usando uma membrana de nanofiltração para remover pelo menos uma porção dos monossacarídeos no efluente e para produzir um retido; e) concentrar o retido e secar por pulverização o retido para produzir um extrato; f) eluir a resina adsorvente depois da etapa (c) para eluir pelo menos uma porção do mogrosídeo V adsorvido e outros glicosídeos de terpeno para se obter uma solução de glicosídeo de terpeno; g) secar a solução de glicosídeo de terpeno para produzir um pó de glicosídeo de terpeno; e h) combinar o extrato da etapa (e) e o pó de glicosídeo de terpeno da etapa (g) para produzir a composição adoçante.
[0087] Em uma outra variação, é provido um método para produzir uma composição adoçante de luo han guo, que compreende: a) aquecer a luo han guo fresca em água para se obter um suco extraído em água, em que o suco extraído em água compreende o mogrosídeo V e outros glicosídeos de terpeno; b) clarificar o suco extraído em água, em que o suco clarificado compreende o mogrosídeo V e outros glicosídeos de terpeno; c) colocar em contato o suco clarificado com uma resina absorvente, em que pelo menos uma porção do mogrosídeo V e outros glicosídeos de terpeno nos sucos clarificados aglutinam à resina adsorvente para produzir um suco exaurido em mogrosídeo; d) depois da etapa c), eluir o mogrosídeo V e outros glicosídeos de terpeno da resina adsorvente para se obter uma solução de glicosídeo de terpeno; e) secar a solução de glicosídeo de terpeno para produzir um pó de glicosídeo de terpeno; f) filtrar o suco exaurido em mogrosídeo usando uma membrana de nanofiltração para produzir um retido, em que a membrana de nanofiltração tem um corte de peso molecular entre 200 Daltons e 2.500 Daltons; g) monitorar a concentração de sólidos solúveis do retido da etapa (f); h) diluir o retido da etapa (f) com água, quando a concentração de sólidos solúveis do retido da etapa (f) é de cerca de 5 g/100 g, para produzir um retido diluído; i) filtrar o retido diluído usando a membrana de nanofiltração para produzir um outro retido; j) monitorar a concentração de sólidos solúveis do retido da etapa (i); k) diluir o retido da etapa (i) com água para produzir um outro retido diluído; l) repetir as etapas de (f) a (k) até a concentração de monossacarídeos do retido da etapa (i) ser cerca de 20% em uma base em peso seco; m) depois da etapa (l), concentrar o retido para produzir um retido concentrado tendo uma concentração de sólidos solúveis de cerca de 20 g/100 g; n) secar por pulverização o retido concentrado para produzir o extrato seco por pulverização; e o) combinar o pó de glicosídeo de terpeno e o extrato seco por pulverização para produzir a composição adoçante, em que a composição adoçante está na forma sólida.
[0088] Novamente com referência à FIG. 2, deve ser entendido que, em outras variações, o processo 200 pode incluir etapas de processamento adicionais e/ou outros. Ainda em outras variações, algumas etapas no processo 200 podem ser omitidas. Por exemplo, como uma alternativa à combinação do pó de glicosídeo de terpeno com o extrato seco por pulverização, em outras variações, o retido concentrado e a solução de glicosídeo de terpeno podem ser combinados, e depois secos por pulverização para produzir o extrato.
[0089] Em uma outra variação, é provido um método para produzir uma composição adoçante de luo han guo, que compreende: a) aquecer a luo han guo fresca em água para se obter um suco extraído em água, em que o suco extraído em água compreende o mogrosídeo V e outros glicosídeos de terpeno; b) clarificar o suco extraído em água, em que o suco clarificado compreende o mogrosídeo V e outros glicosídeos de terpeno; c) colocar em contato o suco clarificado com uma resina absorvente, em que pelo menos uma porção do mogrosídeo V e outros glicosídeos de terpeno nos sucos clarificados aglutinam a uma resina adsorvente para produzir um suco exaurido em mogrosídeo; d) depois da etapa c), eluir o mogrosídeo V e outros glicosídeos de terpeno da resina adsorvente para se obter uma solução de glicosídeo de terpeno; e) secar a solução de glicosídeo de terpeno para produzir um pó de glicosídeo de terpeno; f) filtrar o suco exaurido em mogrosídeo usando uma membrana de nanofiltração para produzir um retido, em que a membrana de nanofiltração tem um corte de peso molecular entre 200 e 2.500 Daltons; g) monitorar a concentração de sólidos solúveis do retido da etapa (f); h) diluir o retido da etapa (f) com água, quando a concentração de sólidos solúveis do retido da etapa (f) for cerca de 5 g/100 g, para produzir um retido diluído; i) filtrar o retido diluído usando a membrana de nanofiltração para produzir um outro retido; j) monitorar a concentração de sólidos solúveis do retido da etapa (i); k) diluir o retido da etapa (i) com água para produzir um outro retido diluído; l) repetir as etapas de (f) a (k) até a concentração de monossacarídeos do retido da etapa (i) ser cerca de 20% em uma base em peso seco; m) depois da etapa (l), concentrar o retido para produzir um retido concentrado tendo uma concentração de sólidos solúveis de cerca de 20 g/100 g; n) combinar o retido concentrado da etapa (m) com o pó de glicosídeo de terpeno da etapa (e); e o) secar por pulverização o retido concentrado e pó de glicosídeo de terpeno combinados para produzir a composição adoçante de luo han guo.
[0090] Em algumas variações das modalidades precedentes, a resina adsorvente é eluída com água, um álcool, ou uma mistura destes. Em uma variação, o álcool compreende etanol.
[0091] Qualquer uma das membranas de nanofiltração aqui descritas podem ser usadas. Por exemplo, em algumas variações, a membrana de nanofiltração tem um corte de peso molecular entre 200 Daltons e 2.500 Daltons.
[0092] Em algumas variações, o pó de glicosídeo de terpeno compreende pelo menos 30% p/p de mogrosídeo V. Em outras variações, o pó de glicosídeo de terpeno compreende entre 30% a 60% p/p de mogrosídeo V.
[0093] É também provida uma composição adoçante derivada de uma fruta da família das Cucurbitaceae, produzida de acordo com qualquer um dos métodos aqui descritos.
[0094] Deve ser entendido que a referência a um valor ou parâmetro em “cerca de” aqui inclui (e descreve) as modalidades que são direcionadas àqueles valores ou parâmetros por si. Por exemplo, a descrição se referindo a “cerca de x” includes a descrição de “x” por si. Em outros exemplos, o termo “cerca de” quando usado em associação com outras medições, ou usado para modificar um valor, uma unidade, um constante, ou uma faixa de valores. Em algumas modalidades, cerca de se refere às variações de +/- 20%. Em outras modalidades, cerca de se refere às variações de +/- 15%. Em uma modalidade, cerca de se refere às variações de +/- 10%. Em uma variação, cerca de se refere às variações de +/- 5%. Em uma outra variação, cerca de se refere às variações de +/- 1%.
EXEMPLOS
[0095] Os seguintes Exemplos são meramente ilustrativos e não são intencionados limitar qualquer aspecto da presente descrição de qualquer maneira.
Exemplo 1 Produção do Extrato de luo han guo
[0096] Este Exemplo descreve a produção de um extrato da luo han guo. Tal extrato tem um baixo teor de mogrosídeo V, e um baixo teor de monossacarídeos, e é adequado para a secagem por pulverização para produzir um extrato em uma forma em pó seco por pulverização.
[0097] A luo han guo fresca é mecanicamente cortada e gotejada em um tanque de vapor encamisado. Água filtrada é adicionada à fruta macerada. A água é aquecida até 100°C e a submetida à decocção por 45 minutos. Depois de 45 minutos, a decocção é drenada da fruta, e filtrada para remover as partículas grandes de fruta. Água adicional é adicionada à fruta restante no tanque. A água é aquecida até 100°C e a mistura é submetida à decocção por 45 minutos. Depois de 45 minutos, a decocção é drenada da fruta, filtrada para remover as partículas grandes da fruta, e combinada com a decocção do primeiro ciclo. Este ciclo pode ser repetido.
[0098] Os sólidos em suspensão são depois removidos, para evitar a saturação da resina adsorvente. Uma preparação de enzima de pectinase é adicionada, e a mistura é suavemente agitada durante 30 minutos até que um floco se forme e comece a sedimentar. Depois, a temperatura é aumentada até 85°C para terminar a atividade enzimática, e a temperatura é mantida a 85°C por um adicional de 5 minutos para desnaturar as proteínas da fruta nativa instáveis. Depois disso, a mistura separada é esfriada (por exemplo até menos do que 50°C) para facilidade de filtração através de terra diatomácea sob vácuo.
[0099] Em seguida, o extrato é comunicado com uma resina adsorvente de copolímero de divinilbenzeno comercialmente disponível empacotada em uma coluna de cromatografia de vidro. O extrato é deixado infiltrar através da resina na temperatura ambiente. Um suco exaurido em mogrosídeo sai da coluna, e é composto de açúcares de fruta, ácidos e minerais.
[00100] Este suco exaurido em mogrosídeo é coletado e filtrado usando uma membrana de nanofiltração, tem um corte de peso molecular entre 250 Daltons e 2.500 Daltons. Os sólidos solúveis no retido desta etapa de filtração são monitorados. Quando o teor de sólidos solúveis atinge 5 g/100 g, o retido é diluído com água purificada. Este processo é repetido até que o retido não tenha nenhum sabor azedo. A nanofiltração é então continuada até que o teor de sólidos solúveis no retido atinja 10 g/100 g.
[00101] O retido é depois coletado e evaporado até que o teor de sólidos solúveis no retido atinja 20 g/100 g. O retido concentrado é depois seco por pulverização.
Exemplo 2 Experimento de Secagem por Pulverização
[00102] Neste Exemplo, vários retidos de um processo de nanofiltração foram secos por pulverização. O suco foi extraído da luo han guo, e passou por processamento incluindo o contato com uma resina adsorvente para produzir um suco exaurido em mogrosídeo.
Experimento 1
[00103] 4000L de suco exaurido em mogrosídeo com um teor de sólido solúvel de 1,1% Brix foram filtrados usando uma membrana de nanofiltração com um corte de peso molecular de cerca de 500 Daltons. A pressão usada foi mantida a 0,5 MPa. Depois de 3 h, o teor de sólido solúvel do retido foi de 5,7% Brix, e do permeado foi 1,2% Brix. A filtração foi depois interrompida, e 500L de água foram adicionados ao tanque contendo o retido. A filtração foi continuada no retido diluído sob uma pressão de 0,8 MPa. Depois de 20 min, o teor de sólido solúvel do retido foi 6,3% Brix e do permeado foi 0,7% Brix. A filtração foi interrompida, e 400L de água foram adicionados ao tranque contendo o retido. O processo de filtração foi repetido. Depois de 20 min, o teor de sólido solúvel do retido foi em torno de 5,6% Brix e do permeado foi de 0,4% Brix. Cerca de 2L do retido foram depois coletados (retido 1).
[00104] Depois que a amostra de retido foi coletada, água (300L x 2) foi adicionada para diluição, seguida pela filtração. Depois de 40 min, o teor de sólido solúvel do retido foi 7,3% Brix e do permeado foi 0,4% Brix. Cerca de 2L do retido foi coletado (retido 2).
[00105] Os retidos 1 e 2 acima foram concentrados com pressão reduzida através do evaporador rotativo até que o teor de sólido solúvel estivesse em torno de 35% Brix. Depois, a secagem por pulverização foi realizada em uma temperatura com ventilação de 149 a 159°C e temperatura sem ventilação de 79 a 85°C.
[00106] O teor de mogrosídeo V, teor de açúcar, teor de ácido, valor de pH e valor de absorbância dos produtos secos por pulverização foram medidos.
Experimento 2
[00107] 3000L de suco exaurido em mogrosídeo com um teor de sólido solúvel de 5,5% Brix foi filtrado usando uma membrana de nanofiltração com um corte de peso molecular de cerca de 500 Daltons. A pressão usada foi mantida a 0,9 MPa. Depois de 1,5 h, o teor de sólido solúvel do retido foi 8,2% Brix, e do permeado foi 2,7% Brix. A filtração foi depois interrompida, e 550L de água foram adicionados ao tanque contendo o retido. A filtração foi continuada no retido diluído sob uma pressão de 0,9 MPa. Depois de 1,5 h, o teor de sólido solúvel do retido foi 9,0% Brix e do permeado foi 1,4% Brix. A filtração foi interrompida, e 500L de água foram adicionados ao tanque contendo o retido. O processo de filtração foi repetido. Depois de 20 min, o teor de sólido solúvel do retido foi em torno de 6,5% Brix e do permeado foi 0,6% Brix. Cerca de 2L do retido foram depois coletados (retido 1).
[00108] Depois que a amostra de retido foi coletada, água (300L x 2) foi adicionada para diluição, seguida pela filtração. Depois de 40 min, o teor de sólido solúvel do retido foi 7,5% Brix e do permeado foi 0,5% Brix. Cerca de 2L do retido foram coletados (retido 2).
[00109] Os retidos 1 e 2 acima foram concentrados com pressão reduzida através do evaporador rotativo até que o teor de sólido solúvel estivesse em torno de 35% Brix. Depois, a secagem por pulverização foi realizada em uma temperatura com ventilação de 149 a 159°C e temperatura sem ventilação de 79 a 85°C.
[00110] O teor de mogrosídeo V, teor de açúcar, teor de ácido, valor de pH e valor de absorbância dos produtos secos por pulverização foram medidos.
Experimento 3
[00111] 500L de suco exaurido em mogrosídeo com um teor de sólido solúvel de 1,1% Brix foram filtrados usando uma membrana de nanofiltração com um corte de peso molecular de cerca de 500 Daltons. O suco exaurido em mogrosídeo neste experimento foi concentrado sob pressão reduzida. Este suco foi diluído com 400L de água, e a pressão para a nanofiltração foi mantida a 0,9 MPa. Depois de 45 minutos, o teor de sólido solúvel do retido foi 8,6% Brix, e do permeado foi 1,9% Brix. A filtração foi depois interrompida, e cerca de 2L do retido foram depois coletados (retido 1).
[00112] 150L de água foram adicionados ao tanque contendo o retido. A filtração foi continuada no retido diluído sob uma pressão de 0,9 MPa. Depois de 0,5 h, o teor de sólido solúvel do retido foi 7,6% Brix e do permeado foi 1,1% Brix. A filtração foi interrompida, e cerca de 2L do retido foram depois coletados (retido 2).
[00113] 150L de água foram adicionados ao tanque contendo o retido. A filtração foi depois continuada. Depois de 20 minutos, o teor de sólido solúvel do retido foi 7,6% Brix, e do permeado foi 0,6% Brix. Cerca de 2L do retido foram coletados (retido 3).
[00114] 400 L de água foi adicionada ao tanque contendo o retido. A filtração foi continuada. Depois de 40 minutos, o teor de sólido solúvel do retido foi 7,6% Brix, e do permeado foi 0,6% Brix. Cerca de 2L do retido foram coletados (retido 4).
[00115] 400L de água foram adicionados ao tanque contendo o retido. A filtração foi continuada. Depois de 20 minutos, o teor de sólido solúvel do retido foi 6,5% Brix, e do permeado foi 0,2% Brix. Cerca de 2L do retido fora coletados (retido 5).
[00116] Os retidos 1 a 5 acima foram concentrados com pressão reduzida através de evaporador rotativo até que o teor de sólido solúvel estivesse em torno de 35% Brix. Depois, a secagem por pulverização foi realizada em uma temperatura com ventilação de 149 a 159°C e temperatura sem ventilação de 79 a 85°C.
[00117] O teor de mogrosídeo V, teor de açúcar, teor de ácido, valor de pH e valor de absorbância dos produtos secos por pulverização foram medidos.
Resultados
[00118] A Tabela 1 abaixo resume as propriedades das várias amostras retidas.
[00119] Durante o processo de nanofiltração, a densidade do retido é mantida em um certo nível, e de modo a assim fazê-lo, a lavagem com água foi continuamente adicionada ao retido para manter a sua densidade. Assim, a quantidade de água de lavagem usada (ou o “consumo de água de lavagem” na Tabela 1 abaixo) aumentou com o tempo durante o processo de nanofiltração, e a quantidade de água de lavagem mostrada na tabela é um aproximação com o tempo no processo de nanofiltração.
[00120] No Experimento 1, depois de 700L de consumo de água de lavagem, um extrato seco por pulverização foi obtido, mas um pouco de aderência ao interior do secador por pulverização foi observada. Um extrato seco por pulverização foi obtido depois de 1100L de consumo de água de lavagem.
[00121] No Experimento 2, depois de 2500L de consumo de água de lavagem, um extrato seco por pulverização foi obtido, mas um pouco de aderência ao interior do secador por pulverização foi observada. Um extrato seco por pulverização foi obtido depois de 3500L de consumo de água de lavagem.
[00122] No Experimento 3, depois de 900L de consumo de água de lavagem, um extrato seco por pulverização foi obtido, mas um pouco de aderência ao interior do secador por pulverização foi observado. Um extrato seco por pulverização foi obtido depois de 1500L de consumo de água de lavagem. Tabela 1.

Claims (10)

1. Método de produção de um retentado concentrado, caracterizado pelo fato de que compreende: a) filtrar um suco de luo han guo empobrecido em mogrosídeo usando uma membrana de nanofiltração para produzir um retentado, em que a membrana de nanofiltração tem um corte de peso molecular entre 200 Daltons e 2.500 Daltons; e em que o sumo de luo han guo empobrecido em mogrosídeo tem um teor de mogrosídeo V mais baixo em comparação com o sumo extraído da fruta; b) monitorar a concentração de sólidos solúveis do retentado da etapa (a); c) diluir o retentado da etapa (a) com água, quando a concentração de sólidos solúveis do retentado da etapa (a) for de 5 g/100 g, para produzir um retentado diluído; d) filtrar o retentado diluído usando a membrana de nanofiltração para produzir outro retentado; e) monitoramento da concentração de sólidos solúveis do retentado da etapa (d); f) diluir o retentado da etapa (d) com água para produzir outro retentado diluído; g) repetir os passos (d)-(f) até que a concentração de monossacarídeos do retentado do passo (d) seja inferior a 20% numa base de peso seco; e h) após a etapa (g), concentrar o retentado para produzir o retentado concentrado com uma concentração de sólidos solúveis de 20 g/100 g.
2. Método de acordo com a reivindicação 1, caracterizado pelo fato de que o retentado da etapa (g) compreende o mogrosídeo V, em que o mogrosídeo V é de ocorrência natural na luo han guo (Fruta do Monge) a partir da qual o suco de luo han guo empobrecido de mogrosídeo foi obtido, e em que o retido tem menos do que 2% de mogrosídeo V.
3. Método de acordo com a reivndicação 2, caracterizado pelo fato de que o retentado possui menos que 1% de mogrosídeo V em uma base de peso seco.
4. Método de acordo com a reivindicação 2, caracterizado pelo fato de que o retido da etapa (g) também compreende dissacarídeos e polissacarídeos, em que os dissacarídeos e polissacarídeos são de ocorrência natural na luo han guo (Fruta do Monge) a partir da qual o suco de luo han guo exaurido de mogrosídeo foi obtido, e em que o retido tem um teor total de açúcares de menos do que ou igual a 20% em uma base em peso seco, o teor total de açúcar é a soma das quantidades de monossacarídeos, dissacarídeos e polissacarídeos no extrato, com base no peso seco.
5. Método de acordo com a reivindicação 2 ou 4, caracterizado pelo fato de que o suco de luo han guo exaurido de mogrosídeo é obtido: aquecendo-se luo han guo (Fruta do Monge) fresca em água para se obter um suco extraído em água, em que o suco extraído em água compreende o mogrosídeo V; clarificando-se o suco extraído em água, em que o suco clarificado compreende o mogrosídeo V; e colocando em contato o suco clarificado com uma resina absorvente, em que pelo menos uma porção do mogrosídeo V no suco clarificado se liga à resina adsorvente reduzindo deste modo a concentração de mogrosídeo V no suco clarificado, a temperatura de aquecimento é de 85°C a 100°C.
6. Método para produzir um extrato seco por pulverização, caracterizado pelo fato de que compreende 1) produzir um retentado concentrado de acordo com o método da reivindicação 1-4; e 2) secagem por pulverização do retentado concentrado para produzir o extrato seco por pulverização.
7. Método para produzir uma composição adoçante de luo han guo (Fruta do Monge), caracterizado pelo fato de que compreende: i) preparar um extrato seco por pulverização através do método como definido na reivindicação 6; em que o suco de luo han guo empobrecido em mogrosídeo é obtido por: aquecer luo han guo fresco em água para obter um suco extraído com água, em que o suco extraído com água compreende mogrosídeo V; clarificação do suco extraído com água, em que o suco clarificado compreende mogrosídeo V; e contatar o suco clarificado com uma resina absorvente, em que pelo menos uma porção do mogrosídeo V no suco clarificado se liga à resina adsorvente, reduzindo assim a concentração de mogrosídeo V no suco clarificado; ii) eluir o mogrosídeo V e outros glicosídeos de terpeno da resina adsorvente para obter uma solução de glicosídeo de terpeno; iii) secar a solução de glicosídeo de terpeno para produzir um pó de glicosídeo de terpeno; e iv) combinar o pó de glicosídeo de terpeno e o extrato seco por pulverização para produzir a composição edulcorante, em que a composição edulcorante está na forma sólida, a temperatura de aquecimento é de 85°C a 100°C.
8. Método, de acordo com a reivindicação 7, caracterizado pelo fato de compreender ainda a compressão da composição edulcorante para formar um comprimido.
9. Método para produzir uma composição adoçante de luo han guo (Fruta do Monge), caracterizado pelo fato de que compreende: i) preparar um retentado concentrado através do método como definido na reivindicação 1; em que o suco de luo han guo empobrecido em mogrosídeo é obtido por: aquecer luo han guo fresco em água para obter um suco extraído com água, em que o suco extraído com água compreende mogrosídeo V; clarificação do suco extraído com água, em que o suco clarificado compreende mogrosídeo V; e contatar o suco clarificado com uma resina absorvente, em que pelo menos uma porção do mogrosídeo V no suco clarificado se liga à resina adsorvente, reduzindo assim a concentração de mogrosídeo V no suco clarificado; ii) eluir o mogrosídeo V e outros glicosídeos de terpeno da resina adsorvente para obter uma solução de glicosídeo de terpeno; iii) secar a solução de glicosídeo de terpeno para produzir um pó de glicosídeo de terpeno; iv) combinar o retido concentrado da etapa (i) com o pó de glicosídeo de terpeno da etapa (iii); e v) secar por pulverização o combinado retido concentrado e pó de glicosídeo de terpeno para produzir a composição adoçante de luo han guo, a temperatura de aquecimento é de 85°C a 100°C.
10. Método, de acordo com a reivindicação 9, caracterizado pelo fato de compreender ainda a compressão da composição adoçante para formar um tablete.
BR112019006204-1A 2016-10-24 2017-10-23 Método produzir uma composição adoçante de luo han guo, e, método para produzir um extrato seco por pulverização BR112019006204B1 (pt)

Applications Claiming Priority (3)

Application Number Priority Date Filing Date Title
CNPCT/CN2016/103078 2016-10-24
CN2016103078 2016-10-24
PCT/CN2017/107363 WO2018077140A1 (en) 2016-10-24 2017-10-23 Extracts from fruits of the cucurbitaceae family, and methods of preparing thereof

Publications (2)

Publication Number Publication Date
BR112019006204A2 BR112019006204A2 (pt) 2019-06-18
BR112019006204B1 true BR112019006204B1 (pt) 2023-08-15

Family

ID=

Similar Documents

Publication Publication Date Title
EP3795579B1 (en) Method for preparing luo han guo sweetener composition from siraitia grosvenorii and composition obtained thereby
US11576412B2 (en) Extracts from fruits of the Cucurbitaceae family, and methods of preparing thereof
US20210282440A1 (en) Methods of producing sweet juice compositions
ES2377324T3 (es) Composiciones edulcorantes y sus procedimientos de preparación
US11464250B2 (en) Natural compound sweetener and preparation method therefor
EP3769627A1 (en) Aroma-free fruit juice
CN107629105A (zh) 一种风味罗汉果甜苷v的提纯方法
Rao et al. Simple extraction and membrane purification process in isolation of steviosides with improved organoleptic activity
CA3136116A1 (en) Steviol glycoside solubility enhancers
JP2019515664A (ja) 亜臨界水脱着技術によるモグロシドvの分離・精製方法
US20210352943A1 (en) Sweetening composition and preparation method and use thereof
WO2013040953A1 (zh) 含有罗汉果总甙的甜味剂及其制备方法
BR112019006204B1 (pt) Método produzir uma composição adoçante de luo han guo, e, método para produzir um extrato seco por pulverização
CN102690359B (zh) 一种从罗汉果块根中提取淀粉和葫芦素的方法
JPS597302B2 (ja) 甘味料の製法
KR100405133B1 (ko) 다시마 올리고당 함유 음료 및 이의 제조방법
EP3769628A1 (en) Aroma-free grape juice
BR112019011036B1 (pt) Método para preparar composição de glicosídeo não esteviol, consumível compreendendo a dita composição e método para preparar o consumível
BR112019011036A2 (pt) ingredientes alimentícios de stevia rebaudiana