BR112019004983B1 - Módulo de cozedura para um forno de túnel linear para produtos de padaria, massas e similares, e forno de túnel linear que compreende pelo menos um módulo desse tipo - Google Patents
Módulo de cozedura para um forno de túnel linear para produtos de padaria, massas e similares, e forno de túnel linear que compreende pelo menos um módulo desse tipo Download PDFInfo
- Publication number
- BR112019004983B1 BR112019004983B1 BR112019004983-5A BR112019004983A BR112019004983B1 BR 112019004983 B1 BR112019004983 B1 BR 112019004983B1 BR 112019004983 A BR112019004983 A BR 112019004983A BR 112019004983 B1 BR112019004983 B1 BR 112019004983B1
- Authority
- BR
- Brazil
- Prior art keywords
- cooking
- fireplace
- module
- blades
- heat transfer
- Prior art date
Links
Images
Classifications
-
- A—HUMAN NECESSITIES
- A21—BAKING; EDIBLE DOUGHS
- A21B—BAKERS' OVENS; MACHINES OR EQUIPMENT FOR BAKING
- A21B1/00—Bakers' ovens
- A21B1/02—Bakers' ovens characterised by the heating arrangements
- A21B1/06—Ovens heated by radiators
- A21B1/14—Arrangement of radiators
-
- A—HUMAN NECESSITIES
- A21—BAKING; EDIBLE DOUGHS
- A21B—BAKERS' OVENS; MACHINES OR EQUIPMENT FOR BAKING
- A21B1/00—Bakers' ovens
- A21B1/02—Bakers' ovens characterised by the heating arrangements
- A21B1/24—Ovens heated by media flowing therethrough
- A21B1/26—Ovens heated by media flowing therethrough by hot air
-
- A—HUMAN NECESSITIES
- A21—BAKING; EDIBLE DOUGHS
- A21B—BAKERS' OVENS; MACHINES OR EQUIPMENT FOR BAKING
- A21B1/00—Bakers' ovens
- A21B1/42—Bakers' ovens characterised by the baking surfaces moving during the baking
- A21B1/48—Bakers' ovens characterised by the baking surfaces moving during the baking with surfaces in the form of an endless band
Landscapes
- Life Sciences & Earth Sciences (AREA)
- Engineering & Computer Science (AREA)
- Food Science & Technology (AREA)
- Baking, Grill, Roasting (AREA)
- Commercial Cooking Devices (AREA)
- Bakery Products And Manufacturing Methods Therefor (AREA)
Abstract
A presente invenção se refere a um módulo de cozedura (1) para um forno de túnel linear para produtos de padaria (2) que compreende uma câmara de cozedura (3) que compreende uma lareira, na forma de uma esteira transportadora (4) que é móvel e permeável a um fluido de transferência de calor gasoso, um telhado (5), e meios de aquecimento (40, 50) na lareira e no telhado (5) para cozinhar os ditos produtos (2), em que os meios de aquecimento na lareira compreendem uma pluralidade de orifícios (41) para soprar o dito fluido. A dita esteira é móvel acima de uma superfície deslizante (7) que compreende aberturas (9) para o dito fluido atravessar, e é móvel entre duas posições, uma posição de convecção em que as ditas aberturas (9) coincidem com os ditos orifícios (41) para deixar o fluido atravessar, e uma segunda posição conhecida como uma posição de radiação, em que as ditas aberturas (9) são deslocadas a partir desses orifícios (41), em que a superfície (7) forma uma tela para o fluido soprado atravessar os orifícios (41).
Description
[0001 ] A presente invenção refere-se a um módulo de cozedura para um forno de túnel linear de estágio único ou múltiplos estágios, usado em padaria industrial para cozinhar produtos de padaria, massas e similares.
[0002] Os fornos de túnel lineares incluem principalmente uma câmara de cozedura com seus meios de aquecimento na lareira e no telhado. Além disso, esse tipo de forno inclui geralmente uma lareira na forma de uma esteira transportadora, na qual os produtos a serem cozidos ou pré-cozidos são obrigados a repousar direta ou indiretamente, e assegurar o seu transporte através da dita câmara de cozedura.
[0003] A cozedura dos produtos durante sua transição através da câmara de cozedura de um forno de túnel ocorre através do aquecimento da “lareira” e do calor fornecido pelo telhado da câmara por meio de meios de aquecimento adequados.
[0004] Mais particularmente, no estado atual da técnica para os vários tipos de fornos de túnel lineares existentes, esses meios de aquecimento asseguram a cozedura:
[0005] - na ausência de meios de sopro e/ou mistura, apenas por radiação e condução com radiadores dispostos na lareira e no telhado através dos quais os fluidos de transferência de calor passam;
[0006] - ou exclusivamente por meio de convecção com dispositivos para soprar gases de transferência de calor, que sopram verticalmente (com base no significado da definição técnica de convecção), de baixo para cima através de uma esteira transportadora permeável para a troca de calor na lareira, e um sopro convectivo de cima para baixo para o aquecimento do telhado;
[0007] - ou por meio de radiação e condução, suplementadas com dispositivos de circulação de ar destinados a padronizar a cozedura e otimizar a densidade de carga possível por m2, e por fim encurtar ligeiramente o tempo de cozedura.
[0008] No último tipo de forno, a saber os fornos de túnel que asseguram a cozedura por meio de radiação e condução, suplementados com dispositivos de circulação de ar, pode-se distinguir:
[0009] - os fornos de radiação equipados com radiadores de fluido de óleo térmicos, dispostos na lareira e no telhado, frequentemente equipados com dispositivos de circulação de ar localizados nas bordas da câmara de cozedura, colocando em movimento o ar contido na dita câmara de cozedura, que é elevado e mantido sob calor através de radiação pelos radiadores;
[0010] - os fornos, em particular, descritos no documento WO 2005/117593, que são equipados na lareira e no telhado com radiadores aquecidos por gases de transferência de calor com, como uma peculiaridade, radiadores de lareira, que não estão diretamente e tão perto quanto possível sob a esteira transportadora, mas muito abaixo a uma distância de alguns centímetros. A área, assim, liberada entre o radiador e a esteira transportadora forma um compartimento que permite o sopro de ar aquecido em contato com o radiador entre uma série de bocais de explosão e uma série de ranhuras de sucção dispostas umas na frente das outras em um plano horizontal paralelo à esteira de cozedura. Deve-se verificar que nesses fornos de acordo com o estado da técnica, apenas uma pequena porção do volume de ar que é soprado atravessa a esteira de cozedura, visto que tanto os bocais de explosão quanto as fendas de sucção estão localizados sob a esteira transportadora. Além disso, esse sopro não é uma convecção, mas uma advecção, visto que ocorre em um plano horizontal;
[0011] - os fornos com convecção de lareira com sopro de gás de transferência de calor de modo vertical através da esteira transportadora, conforme conhecido, por exemplo, a partir do documento WO 2014/53745. Esses fornos asseguram uma cozedura por convecção e radiação a partir da lareira. Em particular, esse forno inclui, diretamente sob a esteira transportadora permeável, luvas formadoras de radiador, através das quais o fluido de transferência de calor passa. Mais especificamente, essas luvas incluem bocais de explosão sob a esteira transportadora, a partir dos quais surge o fluido de transferência de calor soprado nessas luvas. Em suma, esses fornos conhecidos não têm capacidade para assegurar a cozedura exclusivamente por radiação a partir da lareira, visto que os gases de convecção quentes asseguram, durante sua transição através de suas luvas de distribuição, o aquecimento das ditas luvas e, consequentemente, sua radiação. No caso de parar a convecção, o forno não terá mais nenhum aquecimento da lareira, e, portanto, nenhuma radiação.
[0012] No estado atual da técnica, também é conhecido um quarto tipo de fornos de túnel que asseguram a cozedura eletricamente, através de aquecimento por meio de resistores elétricos dispostos sob a esteira transportadora para o aquecimento por meio de radiação a partir da lareira e com resistores elétricos dispostos no telhado por radiação a partir do telhado.
[0013] Esses fornos são simplesmente fornos que operam por meio de radiação com a eventualidade da adição de um dispositivo para circular o ar da câmara de cozedura e a cozedura por convecção a partir da lareira não é possível.
[0014] Nos quatro tipos de fornos de túnel descritos acima, os produtos podem ser cozidos por serem colocados diretamente sobre a esteira transportadora (assim denominada cozedura por lareira), ou podem ser previamente dispostos sobre placas ou em moldes. Esse tipo de cozedura é geralmente referido como cozedura sobre placas ou cozedura em moldes.
[0015] Nos quatro tipos de fornos de túnel descritos acima, as esteiras transportadoras podem ser mais ou menos permeáveis com taxas de permeabilidade de fluido de transferência de calor que variam de acordo com o tipo de cozedura e o tipo produtos que são desejados.
[0016] Nesse sentido, as esteiras transportadoras podem variar de esteira "sólida", composta por lâminas de pedra contíguas ou placas de metal fixadas umas às outras por dobradiças de modo a formar, no caminho horizontal, uma pedra contígua e sólida ou lareira de metal, para o outro extremo, em que essa esteira transportadora pode incluir uma malha muito aberta, em particular, para o transporte de moldes ou placas que formam montagens pesadas, em que apenas uma convecção de lareira potente assegura bons desempenhos de cozedura.
[0017] No caso de cozedura diretamente na lareira, a cozedura por condução e radiação fornece os melhores resultados.
[0018] No caso de cozedura de produtos sobre placas, a troca de calor na lareira deve ser reforçada além de trocas de calor por condução e radiação, pois o produto a ser cozido não está em contato direto com a lareira quente do forno, e, nesse caso, uma combinação na lareira entre a troca de calor por radiação e um suprimento de calor por convecção é necessária para uma “definição" rápida da massa na lareira, apesar da presença da placa.
[0019] No caso de cozedura de produtos em moldes, a grande massa de aço representada pelas baterias de molde, ainda maior quando são moldes com tampas necessárias para cozinhar pães de sanduíche, por exemplo, é adicionada à massa contida nos moldes e a cozedura requer um suprimento muito grande de calorias pela lareira, que corresponde de forma ideal a uma forte convecção da lareira.
[0020] A cozedura desse tipo de produtos pode ser realizada em fornos sem convecção, mas nesse caso os tempos de cozedura são muito mais longos, durante 30 minutos, nos fornos de túnel de radiação convencionais, em comparação com cerca de 20 minutos nos fornos de túnel com convecção de lareira.
[0021] No estado da técnica também são conhecidos outros tipos de fornos de cozedura contíguos que não adotam a forma do túnel linear e que, portanto, se afastam do escopo da presente invenção. Esses fornos de cozedura são estritamente limitados à cozedura de produtos sobre placas ou em moldes devido aos recursos de seu mecanismo, o que assegura o transporte dos produtos entre a entrada e a saída desses fornos.
[0022] São conhecidos, em particular:
[0023] - fornos com carrinhos de suspensão ou puxados, que são, por sua vez, carregados com placas ou moldes, que atravessam uma grande câmara de cozedura;
[0024] - fornos com esteira em espiram que atravessam uma grande câmara de cozedura;
[0025] - fornos verticais incluindo uma nora (noria) de placas dispostas em colunas ascendentes e/ou descendentes;
[0026] - fornos incluindo um mecanismo de laço fechado que conduz placas que formam lareiras integrais com o mecanismo e que permanecem no forno.
[0027] Esses fornos, por projeto, substancialmente se afastam do escopo da presente invenção, a saber os fornos de túnel lineares e os problemas de aquecimento que resultam dos mesmos, problemas para os quais a presente invenção fornece soluções.
[0028] Para cada um dos tipos de fornos descritos que correspondem ao estado atual da técnica, o método para aquecer a lareira é fixo e as temperaturas de cozedura (além da definição habitual do tempo de cozedura) são somente ajustáveis pelo operador, e os fornos com convecção ou circulação de ar, os volumes, consequentemente as velocidades, do ar ou gases de transferência de calor postos em movimento.
[0029] A rigidez térmica de fornos atualmente no mercado requer que os fabricantes multipliquem os fornos que operam, sendo obrigados a dedicar os mesmos a produtos de cozedura ou famílias de produtos para os quais são termicamente projetados, o que leva à sua subutilização e, no caso de uma transferência da produção de um produto de um forno para o outro, que é termicamente diferente, tanto a qualidade de cozedura quanto a rentabilidade sofrem.
[0030] A esses fornos do estado da técnica deve ser adicionado um descrito no documento WO 02/073093, que consiste em um forno para cozinhar produtos de padaria, massas e similares, tal como um forno de túnel. O último inclui um telhado fornecido com meios para aquecer alternativamente por convecção ou radiação.
[0031] Mais especificamente, através desse telhado passa verticalmente canos ou luvas que se estendem na câmara de cozedura.
[0032] Através de algumas dessas luvas, o fluido de transferência de calor pode ser soprado na câmara de cozedura, em particular, através de uma câmara de pressão, a seguir referida como compartimento, que se comunica com a dita câmara através da parede superior da última, que é dotada de entradas de ar a fim de assegurar o aquecimento por meio de convecção.
[0033] A segunda parte das luvas se comunica com saídas de ar, também posicionadas no nível da dita parede superior da câmara. Cada uma dessas saídas de ar é conectada a um duto que atravessa a câmara de pressão e permite guiar o ar que sai da câmara do forno e conduzi-lo a um coletor colocado fora da dita câmara de pressão.
[0034] O ar assim recuperado é retornado por uma turbina à dita câmara de pressão após atravessar os meios de aquecimento.
[0035] As luvas em questão são posicionadas no telhado no nível de uma placa montada de modo deslizante dentro da câmara do forno a fim de variar a posição relativa das ditas luvas com relação às entradas/saídas de ar.
[0036] É bem-compreendido que, embora tal forno tenha capacidade para fornecer, no telhado, aquecimento de modo alternado por radiação ou por convecção, mesmo ambos simultaneamente, o mesmo tem a desvantagem de um projeto complexo complicado quanto à altura.
[0037] Na verdade, a fim de assegurar o aquecimento por meio de convecção, e suprir fluido de transferência de calor aos canos que atravessam o compartimento no telhado, acima desse compartimento deve necessariamente se estender uma câmara para suprir fluido de transferência de calor aos ditos canos.
[0038] Além disso, para assegurar mais ou menos aquecimento convectivo eficiente a partir do telhado, muitos canos devem, assim, atravessar esse compartimento, enquanto cria dentro do último uma resistência, e, portanto, uma perda significativa de carga, para a circulação do fluido de transferência de calor nesse compartimento no caso de aquecimento por meio de radiação. Isso é adicionalmente enfatizado pelo fato de que metade dos tubos são destinados a permitir uma evacuação do ar, por fim resultando em um aquecimento não uniforme e cozedura dos produtos a partir do telhado.
[0039] O mesmo também é planejado para ter capacidade para trazer o fluido de transferência de calor sob a lareira permeável a fim de criar de modo similar um aquecimento abaixo dos produtos a serem cozidos, fornecendo-se, por exemplo, uma segunda câmara de pressão, com uma segunda turbina e meios de aquecimento adicionais sob a câmara.
[0040] Em suma, aqui muita complexidade e volume são adicionados ao dispositivo, também sem alcançar uma cozedura ideal e homogênea a partir da lareira, a saber por causa da presença alternativa de entradas e saídas de ar ao longo do comprimento do dispositivo.
[0041] A inovação descrita no presente pedido fornece flexibilidade de adaptação térmica destinada a atender às preocupações sobre otimização dos meios de produção na padaria industrial, sem comprometer a qualidade, visto que a invenção permite escolher o tipo de troca de calor a partir da lareira que é idealmente adequada para o tipo de produtos a serem cozidos.
[0042] Assim, a invenção se refere, mais particularmente, a um dispositivo inovador, que permite que o operador escolha seu modo de cozedura a partir da lareira selecionando-se dentre:
[0043] - cozedura a partir da lareira exclusivamente por meio de radiação e condução, ou
[0044] - cozedura a partir da lareira exclusivamente por meio de convecção, ou
[0045] - cozedura a partir da lareira combinando radiação, convecção e condução.
[0046] Tal dispositivo que permite essa escolha em um único forno, que permite uma cozedura modular a partir da lareira ao mesmo tempo em que se assegura a homogeneidade na cozedura e uma qualidade ideal do produto finalizado, nunca foi produzido até agora.
[0047] Para essa finalidade, a invenção se refere a um módulo de cozedura para um forno de túnel linear para produtos de padaria, massas e similares, incluindo uma câmara de cozedura que compreende uma lareira, na forma de uma esteira transportadora móvel permeável a um fluido, um telhado, e meios de aquecimento na lareira e no telhado para cozinhar ou pré- cozinhar os ditos produtos que repousam na esteira transportadora direta ou indiretamente através de um suporte de cozedura adequado, tal como uma placa, uma rede ou um molde de cozedura, em que os ditos meios de aquecimento na lareira compreendem uma pluralidade de orifícios para soprar o fluido de transferência de calor gasoso sob a dita esteira transportadora.
[0048] O dito módulo de cozedura é caracterizado pelo fato de que a dita esteira transportadora é móvel acima de uma superfície deslizante que compreende aberturas para atravessar o dito fluido de transferência de calor, em que essa superfície deslizante é móvel entre pelo menos duas posições, entre as quais uma assim denominada posição de convecção, na qual as ditas aberturas da superfície deslizante coincidem com os orifícios de sopro dos meios de aquecimento na lareira para deixar passar o fluido de transferência de calor, e pelo menos uma assim denominada posição de radiação, na qual as ditas aberturas são deslocadas a partir desses orifícios de sopro, em que a superfície deslizante forma uma tela para o fluido de transferência de calor soprado através dos orifícios de sopro.
[0049] Em uma modalidade exemplificativa específica do módulo da invenção, os meios de aquecimento na lareira incluem linhas transversais de orifícios de sopro e a dita superfície deslizante consiste em uma chapa de metal que compreende aberturas também dispostas em linhas transversais, afastadas de acordo com um passo de espaçamento que corresponde ao das linhas transversais dos orifícios de sopro.
[0050] Em uma modalidade alternativa, os meios de aquecimento na lareira incluem linhas de orifícios de sopro, em que os orifícios de linhas adjacentes são dispostos de forma escalonada, enquanto a dita superfície deslizante consiste em uma chapa de metal que compreende aberturas que têm uma disposição idêntica à dos orifícios de sopro.
[0051] Tal disposição escalonada permite um sopro mais uniforme através da esteira transportadora na posição de convecção.
[0052] Com mais preferência, os meios de aquecimento na lareira incluem orifícios de sopro dispostos em, conforme venha a ser o caso, linhas transversais ou longitudinais, a superfície deslizante que compreende, conforme venha a ser o caso, lâminas de deslizamento transversais ou longitudinais, entre as ditas lâminas e fendas estendidas que correspondem às linhas de orifícios de sopro de modo a serem localizadas na frente da última na assim denominada posição de convecção ou deslocadas com relação a esses orifícios na assim denominada posição de radiação, em que as ditas lâminas formam uma tela para a passagem através do fluido de transferência de calor.
[0053] Vantajosamente, nesse caso em que o caminho deslizante é composto por lâminas deslizantes, os meios de aquecimento na lareira incluem, conforme venha a ser o caso, linhas transversais ou longitudinais, orifícios de sopro afastados de acordo com um passo que corresponde ao passo de espaçamento das ditas lâminas.
[0054] Assim, na posição de radiação, quando as lâminas da superfície deslizante estão localizadas diretamente sobre os orifícios de sopro, as ditas lâminas são aquecidas pelo fluido de transferência de calor e, por sua vez, aquecerão a lareira na forma de uma esteira transportadora por meio de condução e radiação, permitindo a cozedura dos produtos.
[0055] Na posição de convecção, em que as fendas da superfície deslizante estão localizadas diretamente acima dos orifícios de sopro, o fluxo de fluido de transferência de calor gasoso passa entre duas lâminas através da esteira transportadora, fornecendo uma cozedura por meio de convecção da produtos.
[0056] Portanto, dentro da estrutura de uma etapa inventiva, imaginou-se substituir, em um forno de túnel linear exclusivamente com aquecimento convectivo a partir da lareira de acordo com o estado da técnica, conforme lembrado acima, o caminho deslizante fixo, que geralmente sustenta a esteira transportadora, por um caminho deslizante móvel composto por, por exemplo, lâminas deslizantes, a saber conectadas entre si e afastadas por fendas:
[0057] - cujas lâminas podem ser posicionadas acima dos orifícios de sopro, ou bocais, o que resulta em desvio do fluido de transferência de calor, por exemplo, para orifícios de sucção fornecidos lateralmente e sob o nível da transportadora, e nesse caso, as lâminas são fortemente carregadas com calor, enquanto bloqueiam o fluxo convectivo que não podem mais atravessar a esteira transportadora;
[0058] - ou que lâminas são colocadas na posição de modo a terem as ranhuras entre as lâminas acima dos orifícios de convecção e, nesse caso, o forno é um forno de convecção de lareira, em que as lâminas são destinadas apenas como um suporte deslizante para a esteira transportadora.
[0059] No último caso, o fluxo de fluido de transferência de calor que atravessa a esteira pode ser sugado por orifícios de sucção fornecidos na porção da câmara de cozedura localizada acima dessa esteira transportadora.
[0060] Posições intermediárias, em particular laminas que formam um caminho deslizante, entre as duas posições mais externas, a saber a assim denominada posição de radiação e a assim denominada posição de convecção, são possíveis, o que permite combinar um calor da lareira que resulta de uma mistura de convecção e radiação.
[0061] Essas propriedades são de curso também presentes nas outras modalidades da invenção, conforme será evidente na descrição detalhada a seguir.
[0062] As vantagens que resultam da presente invenção consistem principalmente em que é possível, por meio de um único módulo de cozedura ou um único forno de túnel linear que inclui pelo menos um tal módulo de cozedura, para fornecer um método para cozedura por meio de condução e/ou radiação somente ou por meio de convecção somente, ou mesmo para combinar ambas.
[0063] Aplicando-se a invenção a diversos módulos, dos quais o forno é composto por, é possível, para o mesmo produto, ter definições independentes para cada módulo, permitindo para adaptar de modo preciso, em cada etapa de cozedura, o modo de transferência de calor da lareira para uma qualidade de cozedura ideal.
[0064] É, portanto, claramente estabelecido que um módulo de cozedura para um forno de túnel linear de acordo com a invenção, com a troca de calor na lareira selecionável entre radiação, convecção ou uma combinação de ambas, dependendo das características dos produtos a serem cozidos, e um forno de túnel linear composto por pelo menos um tal módulo,constituem uma vantagem real para o fabricante.
[0065] Por meio da invenção, o fabricante tem um único forno que pode assegurar indiferentemente a cozedura de diferentes famílias de produto sob condições inquestionáveis de eficiência, qualidade e, portanto, rentabilidade.
[0066] Vantajosamente, os meios de aquecimento na lareira consistem em um compartimento de convecção.
[0067] De preferência, a dita superfície deslizante é montada de modo móvel por meio de meios de acionamento, tal como um mecanismo em um empurrador, com capacidade para fornecer a superfície deslizante com um curso adaptado para a passagem da dita superfície a partir da posição de convecção até a posição de radiação, e vice-versa.
[0068] Por exemplo, quando a dita superfície compreende lâminas deslizantes, esse curso pode corresponder substancialmente à metade da distância entre duas lâminas.
[0069] Quando a superfície deslizante é composta por lâminas deslizantes, a última pode ser na forma de calhas invertidas de modo a também atuar como um guia para o gás de transferência de calor que é soprado a fim de levar os mesmos para os lados do módulo, para evitar uma circulação do fluxo de gás de transferência de calor na câmara de cozedura.
[0070] Meios para sugar o fluido de transferência de calor gasoso a partir da lareira também podem ser fornecidos no presente módulo de cozedura, em que esses meios compreendem aberturas localizadas em pelo menos um dos lados laterais da dita lareira e sob a última.
[0071] De preferência, as ditas aberturas de sucção se comunicam, através de luvas adequadas, com um circuito de sucção centralizado, cujas aberturas de sucção localizadas na câmara de cozedura, acima da esteira transportadora, são conectadas, os ditos meios de sucção incluindo, além disso, meios de controle de sucção, conforme venha a ser o caso, sob e/ou acima do nível da dita lareira.
[0072] A invenção também se refere a um forno de túnel linear que compreende pelo menos um módulo de cozedura, conforme descrito acima.
[0073] O dito forno de túnel linear pode incluir vantajosamente uma pluralidade de tais módulos, que estão justapostos.
[0074] Assim, vantajosamente, um (ou mais) módulo, cuja montagem é composta por, pode ter em sua própria regulação de cozedura, por exemplo, no que diz respeito à temperatura do fluido de transferência de calor ou também ao modo de aquecimento para os produtos, essencialmente por meio de convecção, essencialmente, por condução e/ou radiação, ou por uma combinação dos dois modos. Da mesma forma, as superfícies deslizantes móveis são, de preferência, independentes para cada um dos módulos de cozedura, do qual todo o forno de túnel linear é constituído.
[0075] Desse modo, é possível fornecer diferentes exposições ao fluxo de gás de transferência de calor durante a fase de cozedura dos produtos.
[0076] Outros objetivos e vantagens da presente invenção se tornaram evidentes a partir da descrição a seguir com relação a uma modalidade exemplificativa dada a título de indicação e não restritivamente.
[0077] A compreensão dessa descrição será facilitada ao se referir aos desenhos anexos.
[0078] - a Figura 1 é uma representação em corte transversal, de uma modalidade específica do módulo de cozedura de acordo com a invenção, na assim denominada posição de convecção, em que as aberturas da superfície deslizante coincidem com os orifícios de sopro; únicos meios de aquecimento na lareira, de modo a deixar o fluxo de gás de transferência de calor atravessar a esteira transportadora;
[0079] - a Figura 2 é uma representação esquemática similar à Figura 1, com a diferença de que a superfície deslizante está na assim denominada posição de radiação, em que as aberturas fornecidas na superfície deslizante são deslocadas com relação aos orifícios de sopro dos meios de aquecimento na lareira, em que o fluxo de gás de transferência de calor encosta na face inferior da superfície deslizante;
[0080] - a Figura 3 é uma representação esquemática, vista de cima, de uma modalidade específica da presente invenção, na assim denominada posição de radiação, em que os orifícios de sopro dos meios de aquecimento na lareira são deslocados com relação às aberturas da superfície deslizante, em que a última é representada em linhas tracejadas;
[0081] - a Figura 4 é uma representação similar à Figura 3, que corresponde a uma modalidade adicional, na assim denominada posição de radiação;
[0082] - a Figura 5 é uma representação em corte transversal longitudinal e esquemática, de uma modalidade específica do módulo de cozedura de acordo com a invenção quando a superfície deslizante da esteira transportadora inclui uma pluralidade de lâminas deslizantes transversais, em que as últimas são posicionadas diretamente acima dos orifícios de sopro dos meios de aquecimento na lareira na assim denominada posição de radiação;
[0083] - a Figura 6 é uma representação esquemática similar à Figura 5, exceto que as lâminas do caminho deslizante são deslocadas com relação aos orifícios de sopro dos meios de aquecimento, de modo a permitir que o fluxo de gás de transferência de calor atravesse a esteira transportadora;
[0084] - a Figura 7 é uma representação em corte transversal esquemática, de uma modalidade específica do módulo de cozedura de acordo com a invenção quando a superfície deslizante da esteira transportadora inclui uma pluralidade de lâminas deslizantes longitudinais, em que as últimas são posicionadas diretamente acima dos orifícios de sopro dos meios de aquecimento na lareira, na assim denominada posição de radiação, em que o fluxo de gás de transferência de calor encosta na face inferior e é sugado através de meios de sucção localizados sob a esteira;
[0085] - a Figura 8 é uma representação similar à Figura 7, exceto que as lâminas longitudinais do caminho deslizante estão na posição convectiva, deslocadas com relação aos orifícios de sopro dos meios de aquecimento, e em que o fluxo de gás de transferência de calor é sugado através dos meios de sucção localizados acima da esteira;
[0086] - as Figuras 9A e 9B representam esquematicamente, e em uma vista em perspectiva, um detalhe de um módulo de cozedura da invenção, a saber o caminho deslizante da esteira transportadora, bem como, para a Figura 9B, um mecanismo em um empurrador fora da câmara de cozedura e com capacidade para direcionar o caminho deslizante, e a saber as lâminas do mesmo, em movimento.
[0087] Conforme mostrado nas figuras dos desenhos anexos, a presente invenção se refere a um módulo de cozedura 1 para produtos de padaria 2, massas ou similares, para um forno de túnel linear.
[0088] Conforme mostrado a saber nas Figuras 1 e 2, esse módulo de cozedura 1 inclui pelo menos uma câmara de cozedura 3 que compreende uma lareira e um telhado 5.
[0089] Em particular, essa lareira pode ser na forma de uma esteira transportadora 4 projetada a céu aberto para permitir, através da última, um aquecimento por convecção dos produtos 2 a serem cozidos.
[0090] Na esteira transportadora 4 repousam os produtos 2 a serem cozidos ou pré-cozidos, diretamente ou indiretamente, conforme mostrado nas Figuras 1 e 2, por exemplo, por meio de suportes de cozedura adequados 6, tais como placas, redes, moldes de cozedura ou similares.
[0091] Dentro da estrutura da presente invenção, a esteira transportadora 4 é móvel e atravessa a câmara de cozedura 3 a partir de uma entrada até uma saída ao descrever um circuito em laço, e o módulo 1 é um módulo de cozedura descrito como "contínuo", em que a direção de movimento da esteira é simbolizada por uma seta.
[0092] A lareira e o telhado 5 compreendem meios de aquecimento 40, 50, respectivamente.
[0093] Com relação aos meios de aquecimento 40 na lareira, os mesmos podem consistir, por exemplo, em um compartimento de aquecimento por convecção 42, incluindo uma pluralidade de orifícios de sopro de fluido de transferência de calor gasoso 41, ou ranhuras de sopro.
[0094] Mais especificamente, o dito fluido de transferência de calor gasoso é aquecido através de um circuito de aquecimento adequado, não mostrado nas figuras, antes de ser descarregado sob o compartimento 42 que inclui orifícios de sopro ou ranhuras 41, que são, de preferência, dispostos em linhas transversais, conforme mostrado, por exemplo, na Figura 9A.
[0095] No nível do dito telhado 5, o objetivo dos dittos meios de aquecimento será assegurar uma cozedura dos produtos 2 por meio de radiação, conforme mostrado nas Figuras 1, 2, 5 e 6, ou também por convecção, através de uma pluralidade de orifícios de sopro 51 no telhado, que são mostrados na Figura 9A anexa.
[0096] Com relação à cozedura dos produtos 2 no nível da lareira do módulo 1 da invenção, isso pode vantajosamente ser realizado, à escolha do fabricante e dependendo dos produtos 2 a serem cozidos, essencialmente por radiação e condução, em que esse método de cozedura é, mais particularmente mostrado nas Figuras 2, 5 e 7, ou de acordo com um modo principal de aquecimento por convecção na lareira, conforme mostrado nas Figuras 1, 6 e 8.
[0097] Nesse contexto, e com mais preferência, a dita lareira, definida, por exemplo, por uma esteira transportadora 4, repousa sobre uma superfície deslizante 7, por exemplo, na forma de uma chapa de metal 8, que compreende aberturas 9 para a passagem através do fluido de transferência de calor.
[0098] A dita superfície deslizante 7 é móvel entre pelo menos duas posições:
[0099] - uma primeira assim denominada posição convectiva: nessa posição, as aberturas 9 da superfície deslizante 7 coincidem com os orifícios de sopro 41, conforme mostrado na Figura 1. Aqui, o fluido de transferência de calor pode atravessar a esteira transportadora 4;
[0100] - uma segunda assim denominada posição de radiação, mostrada na Figura 2: há um deslocamento entre as aberturas 9 da superfície deslizante 7 e os orifícios de sopro 41 e a dita superfície 7 forma uma tela para o fluido de transferência de calor.
[0101] Posições intermediárias também podem ser adotadas pela superfície deslizante 7.
[0102] Conforme pode ser visto na Figure 3, os meios de aquecimento 40 na lareira podem incluir linhas transversais de orifícios de sopro 41, a saber perpendiculares à direção de movimento da esteira transportadora 4, em que esses orifícios 41 são mostrados em linhas tracejadas, enquanto a superfície deslizante 7 compreende aberturas 9, também dispostas em linhas transversais, em que as últimas são afastadas de acordo com um passo de espaçamento que corresponde ao das linhas transversais dos orifícios de sopro 41.
[0103] A modalidade da Figura 4, que é ainda mais vantajosa, permite um sopro particularmente uniforme da esteira 4, em que os orifícios de sopro 41, bem como as aberturas 9 na chapa de metal 8, são dispostos de forma escalonada.
[0104] Em outra modalidade, mostrada nas Figuras 5 e 6, a superfície deslizante 7 pode incluir vantajosamente uma pluralidade de lâminas deslizantes 80 afastadas de modo equidistante sobre substancialmente todo o comprimento do módulo 1, e que se estendem substancialmente de modo transversal, por exemplo, na direção de movimento da dita esteira 4, conforme mostrado nessas figuras.
[0105] É, assim, entendido, e também através dessas figuras, que as duas lâminas deslizantes sucessivas 80 são separadas uma da outra por uma ranhura longitudinal 90.
[0106] Para a continuação da descrição, o espaçamento E entre duas lâminas deslizantes sucessivas 80, que corresponde à distância que separa o plano mediano das duas ditas das duas ditas lâminas deslizantes 80 e o espaçamento e entre duas lâminas deslizantes sucessivas 80, que corresponde à distância que separa as ditas lâminas deslizantes 80, são definidos.
[0107] As ditas lâminas deslizantes 80 são, de preferência, solidárias entre si através de uma e/ou outra de suas extremidades laterais, por exemplo, por meio de ângulos de ferro 11, mostrados na Figura 9B, ou similares.
[0108] Em uma forma específica para o módulo de cozedura 1 da invenção, a dita superfície deslizante 7 é móvel acima dos meios de aquecimento 40 na lareira, por exemplo, um compartimento de convecção 42.
[0109] Ainda mais particularmente, a superfície deslizante 7 provavelmente adota pelo menos uma primeira posição, na qual as lâminas deslizantes 80 da dita superfície 7 formam completamente ou parcialmente uma tela para os orifícios de sopro 41 e pelo menos uma segunda posição, deslocada a partir da dita primeira posição, na qual o fluxo de fluido de transferência de calor, impulsionado através dos orifícios 41, pode atravessar a lareira que consiste em uma esteira transportadora 4.
[0110] Em uma modalidade exemplificative particularmente vantajosa, a superfície deslizante 7 do módulo 1 da invenção é móvel entre uma primeira posição, em que as ditas lâminas deslizantes 80 estão localizadas diretamente acima dos ditos orifícios de sopro 41 e uma segunda posição, deslocada com relação à dita primeira posição, em que as lâminas deslizantes 80 são retiradas para deixar o fluxo de gás de transferência de calor atravessar a esteira transportadora 4.
[0111] A primeira posição, em que as laminas deslizantes 80 formam vantajosamente completamente uma proteção para o fluxo de gás de transferência de calor soprado através dos orifícios 41 a partir dos meios de aquecimento 40 na lareira, é esquematicamente mostrada na Figura 5 anexa.
[0112] Nessa configuração, as lâminas deslizantes 80 são colocadas no caminho do fluxo de gás de transferência de calor quente, de preferência, chegando a partir do compartimento de convecção 42, em que o dito fluxo encosta contra a face inferior 81 das lâminas deslizantes 80 e na face superior 82 dessas mesmas lâminas 80 repousa a lareira definida por uma esteira transportadora 4.
[0113] As lâminas deslizantes assim aquecidas 80 formam uma chapa de radiação de metal que assegura um aquecimento da própria esteira transportadora 4, em que a última permite, através de uma elevação de sua temperatura, uma cozedura dos produtos 2 essencialmente por meio de radiação e condução.
[0114] Assim, nessa primeira posição, uma passage de gás de transferência de calor diretamente através da esteira transportadora 4 é evitada.
[0115] Conforme mostrado nas Figuras anexas 5 e 6, as lâminas deslizantes 80 têm vantajosamente um formato de U invertido, ou um perfil em formato de canaleta invertida, por meio do qual as ditas pernas do U podem ser substancialmente queimadas em sua extremidade oposta na porção plana que forma a superfície deslizante 7 da esteira transportadora 4, em que tal perfil permite reduzir e guiar o fluxo de gás de transferência de calor.
[0116] Além disso, após alcançar a face inferior 81 das lâminas deslizantes 80, o fluido de transferência de calor, tendo transmitido seu calor às ditas lâminas 80, e que, então, no vão entre as ditas lâminas 80 e os meios de aquecimento 40 na lareira, pode ser facilmente sugado através de meios de sucção 12, esquematicamente mostrado na modalidade das Figuras 7 e 8, em que as lâminas deslizantes 80 consistem em lâminas longitudinais.
[0117] Nessas Figuras 7 e 8, números de referência idênticos são usados para projetar elementos do módulo 1 que são idênticos ou correspondem aos encontrados nas outras figuras.
[0118] Desse modo, de acordo com uma modalidade da invenção, o módulo de cozedura 1 compreende meios para sugar o fluido de transferência de calor na lareira 4.
[0119] Esses meios de sucção 12 incluem aberturas de sucção 13a que são localizadas em pelo menos um dos lados da lareira, sob a última, de preferência, em cada um dos lados, em que as ditas aberturas de sucção 13a são vantajosamente distribuídas sobre o comprimento inteiro da dita lareira.
[0120] De acordo com uma modalidade preferencial, essas aberturas de sucção 13a se comunicam, através de luvas adequadas 14, com um circuito de sucção centralizado, cujas aberturas de sucção 13b na câmara de cozedura 3, acima do nível da lareira, também são conectadas, conforme também visível nas Figuras 7 e 8.
[0121] Vantajosamente, esses meios de sucção 12 incluem meios de controle de sucção 15a, 15b, conforme venha a ser o caso, sob e/ou acima do nível da lareira, dependendo do modo de cozedura que é desejado pelo usuário.
[0122] Assim, por exemplo, vantajosamente, quando o usuário deseja cozinhar seus produtos por meio de condução e/ou radiação, o fluxo soprado na lareira pode ser ressugado na lareira, sob a última, conforme mostrado mais particularmente na Figura 7.
[0123] Quando se deseja uma convecção na dita câmara 3, é concebível ter um sopro na lareira, por exemplo, e uma sucção na câmara de cozedura 3, conforme mostrado mais particularmente na Figura 8.
[0124] Voltando agora para o formato das laminas deslizantes 80 do caminho deslizante 7, já foi especificado acima que os mesmos podem ter um formato de U invertido ou um perfil em formato de canaleta invertida. Além disso, as ditas lâminas 80, que são, de preferência, chapas de metal, têm vantajosamente uma espessura relativamente pequena, de modo a impedir que as mesmas tenham uma inércia térmica muito alta.
[0125] No entanto, para garantir um enrijecimento da montagem e para evitar uma deformação devido ao aquecimento ou sustentação da esteira transportadora 4, o módulo 1 pode incluir meios para enrijecer as ditas lâminas deslizantes 80, por exemplo, na forma de uma ou mais nervuras 83 que conectam as ditas lâminas 80 na direção longitudinal e em pares.
[0126] Na modalidade mostrada na Figura 9A, o módulo 1 inclui uma única nervura 83 entre duas lâminas deslizantes sucessivas 80 que conecta as ditas duas lâminas 80 substancialmente em seus centros.
[0127] Assim, a saber devido à baixa inércia térmica das lâminas deslizantes 80, podem ser consideradas comutar rapidamente a partir de um modo de aquecimento essencialmente por radiação e condução até um modo de aquecimento por convecção.
[0128] Nesse sentido, se o módulo de cozedura 1 da invenção precisar ser usado no modo de cozedura por meio de convecção, dependendo dos produtos 2 que devem ser cozidos, a superfície deslizante 7 é movida, a partir da primeira assim denominada posição de radiação mostrada nas Figuras 5 e 7, até uma segunda assim denominada posição de convecção, em que as lâminas deslizantes 80 são deslocadas a partir dos orifícios 41 para soprar o fluido de transferência de calor gasoso.
[0129] Essa segunda posição da superfície deslizante 7 que compreende lâminas deslizantes 80 é esquematicamente mostrada nas Figuras 6 e 8 anexas.
[0130] Assim, deve-se compreender que, nessa posição, as ranhuras 90 da superfície deslizante 7 estão agora na frente dos orifícios de sopro 41.
[0131] O fluxo de fluido de transferência de calor gasoso impulsionado através dos orifícios de sopro 41, então, atravessa a esteira transportadora permeável 4, por exemplo, através de aberturas.
[0132] Nessa posição, os produtos 2 a serem cozidos são submetidos ao aquecimento por convecção na lareira.
[0133] Os orifícios de sopro 41, através dos quais o fluxo de fluido de transferência de calor gasoso é impulsionado, permitindo a cozedura dos produtos 2 essencialmente por radiação ou por convecção, são, de preferência, dispostos em linhas transversais no nível dos meios de aquecimento 40 na lareira, conforme já acima mencionado.
[0134] Vantajosamente, as ditas linhas transversais de orifícios de explosão 41 são afastadas de acordo com um passo que corresponde substancialmente ao passo de espaçamento E das lâminas deslizantes 80 do caminho deslizante 7, que corresponde à distância que separa o plano mediano das duas lâminas sucessivas 80.
[0135] Assim, ao aplicar ao caminho deslizante 7,através de meios de acionamento adequados, um curso que corresponde substancialmente à metade do passo de espaçamento E entre duas lâminas deslizantes sucessivas 80, o dito caminho deslizante 7 passa a partir de uma posição, em que o plano mediano das lâminas 80 está localizado acima do centro dos orifícios de sopro 41, até a posição, em que o plano mediano das ranhuras 90 se projeta sobre os ditos orifícios 41.
[0136] Em geral, os ditos meios de acionamento permitem aplicar à superfície deslizante 7 um caminho adaptado para permitir, por exemplo, que a dita superfície 7 passe a partir da assim denominada posição de convecção até a assim denominada posição de radiação, ou vice-versa.
[0137] Esses meios de acionamento podem adotar várias modalidades dentro do alcance dos versados na técnica.
[0138] Assim, os mesmos podem ser na forma de um mecanismo 10 em um empurrador, que implementa um conector que atua diretamente ou indiretamente sobre as ditas lâminas deslizantes 80, em particular, na altura de suas extremidades laterais, em cujos níveis essas lâminas 80 são integradas.
[0139] A modalidade, em que tal mecanismo 10 aciona a superfície deslizante entre as duas posições, é mostrada na Figura 9B.
[0140] O dito mecanismo 10 é, de preferência,posicionado fora da câmara de cozedura 3, de modo que o usuário tenha a possibilidade de ser capaz de comutar de um modo de cozedura para outro, mesmo quando os produtos 2 estão sendo cozidos no módulo 1.
[0141] Certamente, outros mecanismos de acionamento podem ser contemplados para assegurar a função de movimento dessas lâminas deslizantes 80, e, de modo mais geral, a superfície deslizante 7, por exemplo, uma corrente que aciona os mecanismos ou similares.
[0142] Além disso, com relação às laminas deslizantes 80 do caminho deslizante 7, os mesmos foram descritos como sendo lâminas transversais 80. No entanto, aqueles versados na técnica adaptarão facilmente o presente módulo às lâminas deslizantes longitudinais, em que essa modalidade foi mostrada nas Figuras 7 e 8, em que os meios de aquecimento na lareira compreendem, nesse caso, por exemplo, linhas longitudinais de orifícios de sopro 41.
[0143] O módulo de cozedura 1 da invenção, assim,permite em uma forma particularmente vantajosa, favorecer, dependendo do tipo de produtos 2 a serem cozidos, aquecimento convectivo na lareira ou aquecimento essencialmente por radiação e condução, ou mesmo combinar ambos.
[0144] Em suma, tal um módulo de cozedura 1, de acordo com a invenção, fornece condições de cozedura flexíveis, de acordo com os produtos a serem cozidos, o que é particularmente interessante para os fabricantes do setor de padaria ou similares.
[0145] Por fim, a invenção também se refere a um forno de túnel de cozedura linear incluindo pelo menos um módulo de cozedura, conforme descrito acima.
[0146] O dito forno de túnel linear compreende vantajosamente diversos desses módulos justapostos entre si, o que permite, dentro de cada um dos ditos módulos, diferentes definições de cozedura, por exemplo, diferentes exposições ao fluxo de gás de transferência de calor durante a fase de cozedura dos produtos.
[0147] Obviamente, a presente invenção não está limitada às modalidades que são descritas aqui, as pessoas versadas na técnica podem fazer quaisquer modificações adaptadas à função desejada, por exemplo, no que diz respeito às aberturas da superfície deslizante ou às dos orifícios de sopro dos meios de aquecimento na lareira, etc.
Claims (13)
1. Módulo de cozedura (1) para um forno de túnel linear para produtos de padaria (2), massas e similares, incluindo uma câmara de cozedura (3) que compreende uma lareira, na forma de uma esteira transportadora (4) móvel e permeável a um fluido de transferência de calor gasoso, um telhado (5) e meios de aquecimento (40, 50) na lareira e no telhado (5) para cozinhar ou pré-cozinhar os ditos produtos (2) que repousa na esteira transportadora (4) diretamente ou indiretamente através de um suporte de cozedura adequado (6) tal como uma placa, uma rede ou um molde de cozedura, em que os meios de aquecimento (40) na lareira compreendem uma pluralidade de orifícios para soprar (41) o fluido de transferência de calor gasoso sob a dita esteira transportadora (4), em que o dito módulo de cozedura (1) é caracterizado pelo fato de que a dita esteira transportadora (4) é móvel acima, e repousa sobre, uma superfície deslizante (7), consistindo em uma placa de metal (8), que compreende aberturas (9) para a passagem através do dito fluido de transferência de calor, em que essa superfície deslizante (7) é móvel entre pelo menos duas posições, das quais uma assim denominada posição de convecção, em que as ditas aberturas (9) da superfície deslizante (7) coincidem com os orifícios de sopro (41) dos meios de aquecimento (40) na lareira de modo a permitir que o fluido de transferência de calor atravesse, e pelo menos uma segunda assim denominada posição de radiação, em que as ditas aberturas (9) são deslocadas a partir desses orifícios de sopro (41), em que a superfície deslizante (7) forma uma tela para o fluido de transferência de calor soprem através dos orifícios de sopro (41).
2. Módulo de cozedura (1), de acordo com a reivindicação anterior, caracterizado pelo fato de que os meios de aquecimento (40) na lareira incluem linhas transversais de orifícios de sopro (41) e a dita superfície deslizante (7) consiste em uma placa de metal (8) que compreende aberturas (9) dispostas em linhas transversais afastadas de acordo com um passo de espaçamento que corresponde ao das linhas transversais dos orifícios de sopro (41).
3. Módulo de cozedura (1), de acordo com a reivindicação 1, caracterizado pelo fato de que os meios de aquecimento (40) na lareira incluem linhas de orifícios de sopro (41), em que os orifícios (41) de linhas adjacentes são dispostos de forma escalonada, enquanto a dita superfície deslizante (7) consiste em uma chapa de metal (8), incluindo aberturas (9) que têm uma disposição idêntica à dos orifícios de sopro (41).
4. Módulo de cozedura (1), de acordo com a reivindicação 1, caracterizado pelo fato de que os meios de aquecimento (40) na lareira incluem orifícios de sopro (41) dispostos, conforme venha a ser o caso, em linhas transversais ou longitudinais, a superfície deslizante (7) que compreende, conforme venha a ser o caso, lâminas de deslizamento transversais ou longitudinais (80), entre as ditas lâminas (80) ranhuras estendidas (90) que correspondem às linhas de orifícios de sopro (41) de modo a serem localizadas na frente da última na assim denominada posição de convecção, ou deslocadas com relação a esses orifícios (41) na assim denominada posição de radiação, em que as ditas lâminas (80) formam uma tela contra a passagem através do fluido de transferência de calor.
5. Módulo de cozedura (1), de acordo com a reivindicação anterior, caracterizado pelo fato de que os meios de aquecimento (40) na lareira incluem, conforme venha a ser o caso, linhas transversais ou longitudinais de orifícios de sopro (41) afastados de acordo com um passo que corresponde ao espaçamento (E) das lâminas deslizantes (80).
6. Módulo de cozedura (1), de acordo com qualquer uma das reivindicações 4 ou 5, caracterizado pelo fato de que a dita superfície deslizante (7) é montada de modo móvel por meio de meios de acionamento, tal como um mecanismo (10) no empurrador, com capacidade para fornecer a superfície deslizante (7) com um curso que corresponde à metade da distância (E) entre duas lâminas deslizantes (80).
7. Módulo de cozedura (1), de acordo com qualquer uma das reivindicações 4 a 6, caracterizado pelo fato de que a lareira inclui meios para endurecer as lâminas deslizantes (80), em que os ditos meios de endurecimento consistem em pelo menos uma nervura (83) que conecta, conforme venha a ser o caso, na direção longitudinal ou transversal, conforme venha a ser o caso, e em pares, as ditas lâminas deslizantes (80).
8. Módulo de cozedura (1), de acordo com a reivindicação anterior, caracterizado pelo fato de que inclui diversas nervuras (83) distribuídas de modo transversal ou longitudinal, conforme venha a ser o caso, e que conectam as ditas lâminas deslizantes (80).
9. Módulo de cozedura (1), de acordo com qualquer uma das reivindicações anteriores, caracterizado pelo fato de que os ditos meios de aquecimento (40) na lareira consistem em um compartimento de convecção (42).
10. Módulo de cozedura (1), de acordo com qualquer uma das reivindicações anteriores, caracterizado pelo fato de que inclui meios para sugar (12) o fluido de transferência de calor gasoso na lareira, que compreende aberturas de sucção (13a) localizadas sobre pelo menos um dos lados da dita lareira e sob o último.
11. Módulo de cozedura (1), de acordo com a reivindicação anterior, caracterizado pelo fato de que as ditas aberturas de sucção (13a) se comunicam através das luvas adequadas (14) com um circuito de sucção centralizado, cujas aberturas de sucção (13b) na câmara de cozedura (3) também são conectadas aos, ditos meios de sucção (12), incluindo, além disso, meios de controle de sucção (15a, 15b), conforme venha a ser o caso, sob e/ou acima do nível da lareira.
12. Forno de túnel linear para cozinhar caracterizado pelo fato de que compreende pelo menos um módulo de cozedura (1), conforme definido em qualquer uma das reivindicações anteriores.
13. Forno de túnel linear para cozinhar, de acordo com a reivindicação 12, caracterizado pelo fato de que compreende diversos módulos de cozedura justapostos (1), conforme definido em qualquer uma das reivindicações 1 a 11.
Applications Claiming Priority (3)
Application Number | Priority Date | Filing Date | Title |
---|---|---|---|
FR1658550 | 2016-09-14 | ||
FR1658550A FR3055771B1 (fr) | 2016-09-14 | 2016-09-14 | Module de cuisson de four tunnel lineaire pour produits de boulangerie, viennoiserie et similaires et four tunnel lineaire comportant au moins un tel module |
PCT/FR2017/052459 WO2018051027A1 (fr) | 2016-09-14 | 2017-09-14 | Module de cuisson de four tunnel linéaire pour produits de boulangerie, viennoiserie et similaires et four tunnel linéaire comportant au moins un tel module |
Publications (2)
Publication Number | Publication Date |
---|---|
BR112019004983A2 BR112019004983A2 (pt) | 2019-06-04 |
BR112019004983B1 true BR112019004983B1 (pt) | 2023-04-18 |
Family
ID=57348935
Family Applications (1)
Application Number | Title | Priority Date | Filing Date |
---|---|---|---|
BR112019004983-5A BR112019004983B1 (pt) | 2016-09-14 | 2017-09-14 | Módulo de cozedura para um forno de túnel linear para produtos de padaria, massas e similares, e forno de túnel linear que compreende pelo menos um módulo desse tipo |
Country Status (9)
Country | Link |
---|---|
US (1) | US11278030B2 (pt) |
EP (1) | EP3512343B1 (pt) |
JP (1) | JP7141389B2 (pt) |
BR (1) | BR112019004983B1 (pt) |
CA (1) | CA3035837C (pt) |
DK (1) | DK3512343T3 (pt) |
ES (1) | ES2862530T3 (pt) |
FR (1) | FR3055771B1 (pt) |
WO (1) | WO2018051027A1 (pt) |
Families Citing this family (3)
Publication number | Priority date | Publication date | Assignee | Title |
---|---|---|---|---|
US11930825B2 (en) * | 2019-11-05 | 2024-03-19 | Marmon Foodservice Technologies, Inc. | Dynamic cooking with limited control authority conveyor compensation |
WO2021257748A1 (en) * | 2020-06-18 | 2021-12-23 | Kulicke And Soffa Industries, Inc. | Ovens for equipment such as die attach systems, flip chip bonding systems, clip attach systems, and related methods |
FR3139434A1 (fr) | 2022-09-13 | 2024-03-15 | Mecatherm | Dispositif et procédé de cuisson de produits alimentaires avec moyens de gestion de l’humidité |
Family Cites Families (9)
Publication number | Priority date | Publication date | Assignee | Title |
---|---|---|---|---|
BE535353A (pt) * | ||||
BE637607A (pt) * | 1963-09-10 | |||
US4377109B1 (en) * | 1981-05-22 | 1996-08-06 | Wolverine Corp | Apparatus for baking food products such as pizzas and the like |
US4591333A (en) * | 1985-03-26 | 1986-05-27 | Lincoln Manufacturing Company, Inc. | Impingement oven with radiant panel |
US4960100A (en) * | 1989-03-13 | 1990-10-02 | Mastermatic, Inc. | Conveyor oven |
FR2822227B1 (fr) * | 2001-03-13 | 2003-12-05 | Gouet Sa | Four, notamment four tunnel |
DE102004016998A1 (de) * | 2004-04-02 | 2005-10-20 | Werner & Pfleiderer Ind Backte | Backofen |
FR2870674B1 (fr) | 2004-06-01 | 2006-12-08 | Mecatherm Sa | Dispositif de cuisson de produits de boulangerie, viennoiserie, patisserie ou analogue |
FR2996414B1 (fr) | 2012-10-05 | 2014-12-05 | Mecatherm | Dispositif de cuisson pour produits de boulangerie, viennoiserie ou similaire |
-
2016
- 2016-09-14 FR FR1658550A patent/FR3055771B1/fr not_active Expired - Fee Related
-
2017
- 2017-09-14 US US16/333,309 patent/US11278030B2/en active Active
- 2017-09-14 DK DK17777310.8T patent/DK3512343T3/da active
- 2017-09-14 ES ES17777310T patent/ES2862530T3/es active Active
- 2017-09-14 CA CA3035837A patent/CA3035837C/fr active Active
- 2017-09-14 EP EP17777310.8A patent/EP3512343B1/fr active Active
- 2017-09-14 WO PCT/FR2017/052459 patent/WO2018051027A1/fr unknown
- 2017-09-14 JP JP2019514091A patent/JP7141389B2/ja active Active
- 2017-09-14 BR BR112019004983-5A patent/BR112019004983B1/pt active IP Right Grant
Also Published As
Publication number | Publication date |
---|---|
WO2018051027A1 (fr) | 2018-03-22 |
EP3512343B1 (fr) | 2020-12-23 |
EP3512343A1 (fr) | 2019-07-24 |
DK3512343T3 (da) | 2021-03-22 |
CA3035837C (fr) | 2021-03-02 |
CA3035837A1 (fr) | 2018-03-22 |
US11278030B2 (en) | 2022-03-22 |
JP7141389B2 (ja) | 2022-09-22 |
BR112019004983A2 (pt) | 2019-06-04 |
JP2019528723A (ja) | 2019-10-17 |
FR3055771A1 (fr) | 2018-03-16 |
US20190239516A1 (en) | 2019-08-08 |
FR3055771B1 (fr) | 2018-08-24 |
ES2862530T3 (es) | 2021-10-07 |
Similar Documents
Publication | Publication Date | Title |
---|---|---|
RU2716309C2 (ru) | Конвекционная печь | |
US9677774B2 (en) | Multi-zone oven with variable cavity sizes | |
EP3307120B1 (en) | Cooking oven | |
BR112019004983B1 (pt) | Módulo de cozedura para um forno de túnel linear para produtos de padaria, massas e similares, e forno de túnel linear que compreende pelo menos um módulo desse tipo | |
JP5451702B2 (ja) | パン屋、ペストリーショップ、ケーキ屋の製品、または類似する製品の加熱調理オーブン | |
US7297904B2 (en) | Convection oven and related air flow system | |
JP4931186B2 (ja) | オーブン | |
JP6275724B2 (ja) | 熱風ラックオーブン | |
ITBO20070579A1 (it) | Forno a tunnel per prodotti alimentari, in particolare per prodotti da forno, quali pizze, focacce e simili. | |
CN108719364B (zh) | 吹风角度调节装置及喷气式食品烘烤炉 | |
CN209541370U (zh) | 带有热风循环装置的烤箱 | |
US20220287314A1 (en) | Once-through baking oven for continuous baking operation | |
JP2019534696A (ja) | ベーカリー製品、デニッシュペストリー、及び類似の製品のオーブン調理用モジュール、並びに、当該モジュールを少なくとも1つ備える直線型トンネルオーブン | |
CN108713563B (zh) | 食品烘烤吹风系统及喷气式食品烘烤炉 | |
JP6730081B2 (ja) | 連続炊飯装置 | |
BR112019006267B1 (pt) | Módulo de cozimento para produtos de panificação, forno e forno de túnel de cozimento linear | |
JP5657409B2 (ja) | 被搬送体 | |
JPS5925310Y2 (ja) | 熱風直接噴射接触加熱式オ−ブン | |
US473018A (en) | Baker s oven | |
RU12881U1 (ru) | Хлебопекарная печь | |
JPH0586555B2 (pt) | ||
BRPI0901354A2 (pt) | aperfeiçoamentos introduzidos em forno para a preparação de alimentos em geral com meio de circulação e distribuição de ar quente | |
WO2003100323A1 (en) | Ovens |
Legal Events
Date | Code | Title | Description |
---|---|---|---|
B350 | Update of information on the portal [chapter 15.35 patent gazette] | ||
B06W | Patent application suspended after preliminary examination (for patents with searches from other patent authorities) chapter 6.23 patent gazette] | ||
B06A | Patent application procedure suspended [chapter 6.1 patent gazette] | ||
B09A | Decision: intention to grant [chapter 9.1 patent gazette] | ||
B16A | Patent or certificate of addition of invention granted [chapter 16.1 patent gazette] |
Free format text: PRAZO DE VALIDADE: 20 (VINTE) ANOS CONTADOS A PARTIR DE 14/09/2017, OBSERVADAS AS CONDICOES LEGAIS |