BR112018004186B1 - dispositivo para uso com medição de gás de solo e método de uso - Google Patents

dispositivo para uso com medição de gás de solo e método de uso Download PDF

Info

Publication number
BR112018004186B1
BR112018004186B1 BR112018004186-6A BR112018004186A BR112018004186B1 BR 112018004186 B1 BR112018004186 B1 BR 112018004186B1 BR 112018004186 A BR112018004186 A BR 112018004186A BR 112018004186 B1 BR112018004186 B1 BR 112018004186B1
Authority
BR
Brazil
Prior art keywords
barbed
adapter body
fact
barbed end
installation
Prior art date
Application number
BR112018004186-6A
Other languages
English (en)
Inventor
Craig A. Cox
Original Assignee
Vapor Pin Enterprises, Inc
Priority date (The priority date is an assumption and is not a legal conclusion. Google has not performed a legal analysis and makes no representation as to the accuracy of the date listed.)
Filing date
Publication date
Application filed by Vapor Pin Enterprises, Inc filed Critical Vapor Pin Enterprises, Inc
Publication of BR112018004186B1 publication Critical patent/BR112018004186B1/pt

Links

Images

Classifications

    • GPHYSICS
    • G01MEASURING; TESTING
    • G01NINVESTIGATING OR ANALYSING MATERIALS BY DETERMINING THEIR CHEMICAL OR PHYSICAL PROPERTIES
    • G01N1/00Sampling; Preparing specimens for investigation
    • G01N1/02Devices for withdrawing samples
    • G01N1/22Devices for withdrawing samples in the gaseous state
    • G01N1/2294Sampling soil gases or the like
    • YGENERAL TAGGING OF NEW TECHNOLOGICAL DEVELOPMENTS; GENERAL TAGGING OF CROSS-SECTIONAL TECHNOLOGIES SPANNING OVER SEVERAL SECTIONS OF THE IPC; TECHNICAL SUBJECTS COVERED BY FORMER USPC CROSS-REFERENCE ART COLLECTIONS [XRACs] AND DIGESTS
    • Y02TECHNOLOGIES OR APPLICATIONS FOR MITIGATION OR ADAPTATION AGAINST CLIMATE CHANGE
    • Y02ATECHNOLOGIES FOR ADAPTATION TO CLIMATE CHANGE
    • Y02A50/00TECHNOLOGIES FOR ADAPTATION TO CLIMATE CHANGE in human health protection, e.g. against extreme weather
    • Y02A50/20Air quality improvement or preservation, e.g. vehicle emission control or emission reduction by using catalytic converters

Landscapes

  • Life Sciences & Earth Sciences (AREA)
  • Health & Medical Sciences (AREA)
  • Physics & Mathematics (AREA)
  • Engineering & Computer Science (AREA)
  • Biomedical Technology (AREA)
  • Molecular Biology (AREA)
  • Soil Sciences (AREA)
  • Chemical & Material Sciences (AREA)
  • Analytical Chemistry (AREA)
  • Biochemistry (AREA)
  • General Health & Medical Sciences (AREA)
  • General Physics & Mathematics (AREA)
  • Immunology (AREA)
  • Pathology (AREA)
  • Sampling And Sample Adjustment (AREA)

Abstract

Modalidades exemplares são dirigidas a um sistema para amostragem de gás de solo sub-laje com um corpo de adaptador que inclui uma primeira porção farpada, uma porção de colar, uma segunda porção farpada, uma cavidade interna que passa axialmente pelo comprimento do corpo de adaptador, e uma porção de acoplamento. O sistema inclui ainda uma ou mais extensões, tais como uma extensão de encaixe, uma extensão de filtro, uma extensão de crivo e uma extensão de comprimento, cada uma das quais pode ser retida por rosca com a porção de acoplamento do corpo de adaptador.

Description

ORIGEM
[001] As modalidades exemplares são dirigidas a dispositivos e sistemas mecânicos. Mais particularmente, as modalidades exemplares são dirigidas a um dispositivo e sistema para facilitar a análise de amostras de gás de solo sub-laje.
FUNDAMENTOS
[002] O potencial de compostos orgânicos voláteis (VOCs) associados ao solo e às águas subterrâneas contaminadas para entrar em casas e negócios através de porões e lajes de construção é um foco recente de agências de proteção ambiental federais e estaduais. Esta rota potencial de exposição é comumente referida como a "via de intrusão de vapor". As avaliações do risco potencial associado à exposição a longo prazo a VOCs foram publicadas pela Agência de Proteção Ambiental dos Estados Unidos (EPA) e outras entidades. Essas avaliações indicam que concentrações muito baixas de alguns desses VOCs, na ordem de algumas partes por bilhão em alguns casos, podem representar um risco inaceitável para ocupantes de construção. Em algumas situações, amostras de gás de solo sub-laje são coletadas para avaliar as concentrações de vapor e o potencial para que esses vapores entrem em um prédio.
[003] É conhecida a ciência da análise de amostras de gás de solo sub-laje. No entanto, os aspectos práticos da coleta dessas amostras de gás são bastante pesados. Técnicas e dispositivos atualmente utilizados e propostos nos recentes documentos de orientação preliminares pela EPA e outras agências para coletar amostras de gás sub-laje são construídos com base na experiência de profissionais ambientais obtidos ao longo de muitos anos de amostragem de águas subterrâneas através de monitoramento de poços. Em essência, o estado atual da técnica para amostragem sub- laje é o uso de um poço em miniatura instalado através da laje. Estes poços, ou "pontos de vapor sub-laje", são tipicamente instalados, perfurando um buraco bastante bruto através da laje e cimentando um tubo de metal no lugar. No topo do tubo há uma série de acessórios roscados que permitem que o ponto de vapor seja conectado através de tubos de plástico a um recipiente evacuado, conhecido na arte como uma lata summa.
[004] Porque os niveis de preocupação para muitos dos VOCs são tão baixos, vazamentos nos encaixes de ponto de vapor ou ao longo da borda do próprio ponto de vapor permitem que o ar interior dilua a amostra, tornando a amostra inútil. Esta situação é exacerbada pelo fato de que a maioria dos pontos de vapor devem ser amostrados em várias ocasiões. Cada vez que o ponto de vapor é usado, ele deve ser desconectado e reconectado usando múltiplas chaves inglesas, geralmente em espaços apertados. Esta atividade pode fazer com que alguns acessórios se afrouxem progressivamente e vazem mais prontamente, ou resultem em que o próprio ponto perca a ligação com o cimento usado para ancorá-lo durante a instalação. Funcionários federais e estaduais da EPA reconhecem essa lacuna e desenvolveram métodos elaborados e demorados para detectar tais vazamentos.
[005] A coleta de amostras sub-laje também pode ser inconveniente para os ocupantes do edificio, uma vez que requer a remoção de revestimentos de pavimentos e a remoção de núcleo ou a perfuração da laje de fundação. Um método recomendado é usar uma broca de martelo elétrico ou martelo rotativo para produzir um furo piloto interno na laje de concreto. Depois que o furo piloto for perfurado, um individuo deve perfurar um furo externo até uma profundidade predeterminada usando uma broca maior. Após a conclusão do furo externo, o individuo deve usar a ferramenta original para garantir que o furo piloto seja perfurado através da laje e várias polegadas para dentro do material sub-laje. Uma vez que a perfuração é completada, uma sonda de aço inoxidável é montada e inserida no furo pré-perfurado. A sonda é montada tão nivelada o possivel com a laje circundante para minimizar a interferência com o tráfego de pedestres ou veiculares. A sonda deve ser cimentada no lugar para garantir que o conjunto de sonda esteja hermética com a laje de fundação. Uma vez que o cimento tem que curar, um individuo deve retornar pelo menos mais uma vez antes que a amostragem do sub-solo possa ocorrer, prejudicando ainda mais um proprietário ou empresa.
[006] Foram feitas tentativas para superar essas e outras dificuldades inerentes à tarefa de coletar amostras de gás de solo sub-laje para análise. Vários dispositivos e sistemas foram desenvolvidos para utilização nessa coleta, por exemplo, os descritos anteriormente na Patente dos EUA No. 8.220.347 e no Pedido de Patente dos EUA No. 13/551.213, ambos de propriedade do requerente e totalmente incorporados neste documento por referência. Essas referências descrevem dispositivos, sistemas e seus métodos de uso inventados que facilitam a coleta de amostras de gás sub-laje, eliminando, em parte, a intrusão do sistema de coleta no espaço do edifício interior, reduzindo o potencial de danos para a laje introduzido por métodos de coleta previamente utilizados, reduzindo ou eliminando o risco de vazamento durante a amostragem, aumentando assim a eficácia / eficiência de testes, e reduzindo os custos de coleta através da introdução de componentes de sistema reutilizáveis, por exemplo.
[007] No entanto, verificou-se que certas desvantagens e inconvenientes permanecem nos dispositivos e sistemas atuais de última geração. Por exemplo, variações nas espessuras de laje, cama e fundação, e em estruturas geográficas de vários locais de teste resultaram na necessidade de coleta de gás de solo sub-laje em profundidades variáveis em relação à superficie superior de uma laje particular. Além disso, à medida que a arte da análise de gás de solo sub-laje continua a avançar, a coleta de gás de solo pode ser necessária em uma variedade crescente de profundidades em relação à superficie superior de uma determinada laje. Em alguns casos, verificou-se que a perfuração no aterro ou material nativo embaixo de uma laje para uma profundidade desejada para coleta aumenta o potencial de obstrução ou a introdução de particulas indesejáveis na corrente de vapor que entra no dispositivo de amostragem.
[008] Em alguns casos, pode ser desejável introduzir um dispositivo ou sonda de amostragem externo dentro de um espaço por baixo de uma laje. Os sistemas de amostragem atualmente conhecidos, no entanto, não são compatíveis com esses dispositivos de amostragem ou requerem técnicas de instalação invasivas que são pesadas, indesejáveis e muitas vezes causam danos indesejáveis à laje ou estrutura.
[009] O que se deseja são dispositivos e sistemas que eliminam algumas ou todas as desvantagens dos dispositivos e técnicas conhecidos para medir o gás de solo sub-laje. Fornecer um dispositivo resistente a vazamentos que permita a instalação e remoção rápidas, economizando tempo e dinheiro pode eliminar algumas ou todas essas desvantagens. Além disso, um dispositivo e sistema que permite que a instalação ocorra em um compromisso são desejáveis. Esse dispositivo também pode ser projetado para uso com diferentes dispositivos de medição de VOC, tanto acima quanto abaixo de laje, e com outros dispositivos de amostragem em geral. Também é necessário um sistema que ofereça algumas ou todas essas vantagens além da capacidade de coletar amostras em um ponto abaixo da laje, e sem entupimento ou contaminação do dispositivo e amostra, respectivamente. Nenhuma referência conhecida, tomada sozinha ou em combinação, é vista como ensinando ou sugerindo o aparelho atualmente reivindicado para uso na amostragem do gás de solo sub-laje.
SUMÁRIO
[0010] As modalidades exemplares do dispositivo podem eliminar algumas ou todas as desvantagens acima mencionadas da técnica atual. As modalidades exemplares dos componentes de sistema podem ser usinadas a partir de um material de peça única, como o bronze ou o aço inoxidável, eliminando a necessidade de acessórios múltiplos e reduzindo assim o número de vazamentos potenciais. Modalidades exemplares do sistema podem ser instaladas em uma porta de uma polegada de diâmetro através da laje de concreto ou outro material de fundação. 0 furo de núcleo removido fornece uma superficie de ligação mais suave e pode ser realizado usando uma máquina de remoção de núcleo padrão, de mão. Modalidades exemplares do sistema podem ser acionadas para dentro do furo de núcleo removido usando um martelo ou dispositivo similar. A instalação de modalidades exemplares do sistema força tubulação de silicone flexivel localizada em pelo menos uma porção da superficie externa de um corpo de adaptador contra a parede interna do furo de núcleo removido, efetuando uma vedação hermética ou quase hermética entre a laje perfurada e o dispositivo. Modalidades exemplares do corpo de adaptador do sistema podem então ser conectadas a uma porção da tubulação de amostragem através de um acessório farpado hermético.
[0011] As modalidades exemplares do sistema incluem um corpo de adaptador tendo um comprimento e extremidades proximais e distais. O corpo de adaptador inclui uma primeira porção farpada disposta na extremidade proximal do corpo de adaptador, uma segunda porção farpada disposta na extremidade distal do corpo de adaptador, uma porção de colar disposta entre a primeira e segunda porções farpadas, uma cavidade interna tendo uma superficie interna e passando através do comprimento do corpo de adaptador, e uma porção de acoplamento tendo uma rosca interna disposta na superficie interna da cavidade interna e estendendo longitudinalmente sobre ela a partir da extremidade distai do corpo de adaptador.
[0012] O objetivo da invenção é fornecer um sistema que possa ser utilizado para coletar gás de solo sub-laje em profundidades variáveis em relação à superficie de topo de uma dada laje, sem necessitar da fabricação dos componentes de corpo de adaptador com vários comprimentos diferentes. Outro objetivo da invenção é fornecer um sistema que pode ser usado para coletar gás de solo sub- laje em pontos abaixo da dada laje, sem a introdução de partículas na corrente de vapor sendo coletada, e sem aumentar o potencial de obstrução ocorrendo nas cavidades do sistema. As modalidades exemplares de um tal sistema incluem uma extensão tendo um comprimento de uma primeira e segunda extremidades. A extensão possui uma cavidade interna estendendo longitudinalmente através da extensão a partir da primeira extremidade da extensão para uma saída na segunda extremidade da extensão, e uma rosca externa disposta na primeira extremidade da extensão adaptada para retenção roscada complementar dentro da porção de acoplamento do corpo de adaptador.
[0013] Em algumas modalidades, a extensão é uma extensão de encaixe tendo uma porção de encaixe disposta na saída. A extensão de encaixe pode ser, por exemplo, uma porção farpada disposta na saída, em que uma ou mais farpas geralmente em forma de tronco são dispostas sobre ela, pelo que outros dispositivos de amostragem furo abaixo podem ser anexados ao sistema direta ou indiretamente, por exemplo, por meio de aço inoxidável ou tubulação de plástico rígida ou flexível. Algumas modalidades exemplares incluem uma porção de engate externa disposta entre a rosca externa e a porção farpada da extensão de encaixe. A porção de engate externa pode ter uma forma de seção transversal lateral adaptada para utilização com uma ferramenta tal como uma chave inglesa para apertar ou afrouxar a conexão entre a extensão e o corpo de adaptador.
[0014] Em algumas modalidades exemplares do sistema, a extensão é uma extensão de filtro tendo um elemento de filtro disposto na saida. O elemento de filtro pode, por exemplo, incluir um elemento de filtro tendo uma abertura de anexação e pelo menos uma nervura interna disposta dentro da abertura de anexação, e uma porção farpada tendo pelo menos uma farpa disposta na saida, em que a porção farpada é retida dentro da abertura de anexação do elemento de filtro por engate complementar entre pelo menos uma nervura interna e pelo menos uma farpa. Em algumas modalidades, o elemento de filtro é formado por um metal poroso sinterizado. Modalidades exemplares do sistema podem incluir uma extensão de filtro tendo uma porção de engate externa disposta entre a rosca externa e a porção farpada da extensão do filtro. A porção de engate externa pode, por exemplo, ter uma forma de seção transversal lateral adaptada para uso com uma ferramenta, como uma chave inglesa para apertar ou afrouxar a conexão entre a extensão do filtro e o corpo de adaptador.
[0015] Podem ser fornecidas outras modalidades exemplares do sistema, em que a extensão é uma extensão de crivo tendo uma pluralidade de saldas laterais em que cada saida lateral intersecta com a cavidade interna da extensão de crivo. Em algumas modalidades, a extensão de crivo pode incluir uma porção de engate externa disposta na sua segunda extremidade. A porção de engate externa pode, por exemplo, ter uma forma de seção transversal lateral adaptada para uso com uma ferramenta tal como uma chave inglesa para apertar ou afrouxar a conexão entre a extensão de crivo e o corpo de adaptador. Em algumas modalidades, a porção de engate externa tem um comprimento e uma forma de seção transversal circular com dois lados paralelos opostos. Um dos objetivos do sistema é fornecer passagens de gás laterais por meio de uma pluralidade de saldas laterais. Em algumas modalidades, a pluralidade de saidas laterais tem pelo menos um par de cavidades de saida estendendo lateralmente através da porção de engate em um padrão "X"de interseção. Em modalidades preferidas, as saidas laterais são fornecidas como três pares de cavidades de saida estendendo lateralmente através da porção de engate, em que cada par é configurado em um padrão "X"de interseção.
[0016] Outro objetivo da presente invenção é fornecer um sistema para amostragem de gás de solo sub- laje, onde a saida ou saida (s) podem ser posicionadas em profundidades variáveis e mesmo sob uma laje. Um outro objetivo é fornecer tal capacidade sem requerer a fabricação de uma grande variedade de corpos de adaptador com diferentes comprimentos. Em algumas modalidades, o corpo de adaptador e a extensão são ainda fornecidos com uma extensão de comprimento tendo uma primeira e segunda extremidades acopladas e entre o corpo de adaptador e a extensão. A extensão de comprimento tem uma cavidade interna tendo uma superficie interna estendendo longitudinalmente através da extensão de comprimento a partir da primeira extremidade para a segunda extremidade, uma rosca externa disposta na primeira extremidade adaptada para retenção de rosca complementar dentro da porção de acoplamento do corpo de adaptador, e uma porção de acoplamento tendo uma rosca interna disposta na superficie interna e estendendo longitudinalmente sobre ela a partir da segunda extremidade da extensão de comprimento, em que a rosca interna é adaptada para reter de forma roscada a rosca externa da extensão. A instalação de uma modalidade do sistema inventado tendo um corpo de adaptador, extensão e extensão de comprimento, como uma extensão de encaixe, extensão de filtro ou extensão de crivo, por exemplo, permite a coleta de amostras de gás de solo através de uma cavidade interna continua com uma ou mais saidas em que o gás de solo pode entrar e viajar para a extremidade proximal do corpo de adaptador para análise.
[0017] Uma modalidade exemplar do dispositivo pode estar associada a um dispositivo de instalação automatizado. Esse dispositivo pode ser de natureza robótica ou pode ser outro tipo de dispositivo automatizado. Alternativamente, uma modalidade exemplar do dispositivo pode ser empregada por um individuo para instalar manualmente o dispositivo, tal como por um martelo.
[0018] É um objetivo desta invenção fornecer um sistema para utilização na coleta de gás de solo sub-laje do tipo geralmente descrito aqui, sendo adaptado para os propósitos aqui expostos e superando as desvantagens encontradas na técnica anterior. Estas e outras vantagens são fornecidas pela invenção descrita e mostrada com mais detalhes abaixo.
[0019] Em outro aspecto da inovação, é revelado um dispositivo de coleta de gás de solo que inclui uma primeira porção de corpo tendo uma primeira extremidade farpada e um mecanismo de conexão macho, uma segunda porção de corpo tendo uma segunda extremidade farpada e um primeiro mecanismo de recepção fêmea que recebe o mecanismo de conexão macho, uma porção de aderência que facilita a anexação e remoção da primeira porção de corpo da segunda porção de corpo, e uma cavidade interna estendendo axialmente ao longo da primeira porção de corpo e a segunda porção de corpo que permite que o gás de solo fluir através da primeira porção de corpo e da segunda porção de corpo.
[0020] Em outro aspecto da inovação, a segunda porção de corpo inclui um colar roscado disposto em uma primeira extremidade da segunda porção de extremidade farpada que facilita a instalação e remoção do dispositivo, o colar roscado incluindo pelo menos uma rosca tendo superficies planas dispostas opostamente que facilitam a prevenção da rotação da segunda porção de corpo após a instalação.
BREVE DESCRIÇÃO DOS DESENHOS
[0021] Além das características mencionadas acima, outros aspectos da presente invenção serão facilmente evidentes a partir das seguintes descrições dos desenhos e modalidades exemplares, em que números de referência semelhantes nas várias vistas se referem a características idênticas ou equivalentes, e em que:
[0022] A Figura 1 é uma vista em perspectiva ilustrando uma modalidade exemplar de um corpo de adaptador de acordo com um aspecto da inovação.
[0023] A Figura 2a é uma vista em elevação frontal de acordo com um aspecto da inovação.
[0024] A Figura 2b é uma vista plana de topo do mesmo de acordo com um aspecto da inovação.
[0025] A Figura 3a é uma vista em elevação frontal de uma modalidade exemplar de um corpo tubular de acordo com um aspecto da inovação.
[0026] A Figura 3b é uma vista plana de topo do mesmo de acordo com um aspecto da inovação.
[0027] A Figura 4 é uma vista seccional de uma modalidade exemplar de um corpo de adaptador e corpo tubular instalado dentro de uma laje de fundação de acordo com um aspecto da inovação.
[0028] A Figura 5a é uma vista seccional do corpo de adaptador e do corpo tubular da Figura 4 com a ferramenta de instalação antes da extração de acordo com um aspecto da inovação.
[0029] A Figura 5b é uma vista seccional do mesmo após a extração ter ocorrido de acordo com um aspecto da inovação.
[0030] A Figura 6 é uma vista em perspectiva de uma modalidade exemplar de uma ferramenta de instalação de acordo com um aspecto da inovação.
[0031] A Figura 7 é uma vista em perspectiva frontal de uma outra modalidade exemplar de um corpo de adaptador de acordo com um aspecto da inovação.
[0032] A Figura 8 é uma vista lateral de uma ferramenta exemplar usada para instalar o dispositivo adaptador e o corpo tubular da Figura 7 de acordo com um aspecto da inovação.
[0033] A Figura 9 ilustra a ferramenta da Figura 8 que é utilizada para remover o corpo de adaptador e o corpo tubular da Figura 7 de acordo com um aspecto da inovação.
[0034] A Figura 10 ilustra uma vista adicional do seu processo de extração de acordo com um aspecto da inovação.
[0035] A Figura 11 é uma vista seccional de uma cobertura exemplar para modalidades exemplares do corpo de adaptador de acordo com um aspecto da inovação.
[0036] A Figura 12 é uma vista seccional de uma cobertura exemplar engatada com um corpo de adaptador exemplar instalado em uma laje de fundação de acordo com um aspecto da inovação.
[0037] A Figura 13a é uma vista em perspectiva de uma modalidade exemplar de um componente de extensão de encaixe do sistema de amostragem inventado de acordo com um aspecto da inovação.
[0038] A Figura 13b é uma vista em elevação frontal de acordo com um aspecto da inovação.
[0039] A Figura 13c é uma vista seccional do mesmo de acordo com um aspecto da inovação.
[0040] A Figura 14a é uma vista em perspectiva de uma modalidade exemplar de um componente de extensão de filtro do sistema de amostragem inventado de acordo com um aspecto da inovação.
[0041] A Figura 14b é uma vista em elevação frontal de acordo com um aspecto da inovação.
[0042] A Figura 14c é uma vista seccional do mesmo de acordo com um aspecto da inovação.
[0043] A Figura 15a é uma vista em perspectiva de uma modalidade exemplar de um componente de extensão de crivo do sistema de amostragem inventado de acordo com um aspecto da inovação.
[0044] A Figura 15b é uma vista em elevação frontal de acordo com um aspecto da inovação.
[0045] A Figura 15c é uma vista seccional do mesmo de acordo com um aspecto da inovação.
[0046] A Figura 16a é uma vista em perspectiva de uma modalidade exemplar de um componente de extensão de comprimento do sistema de amostragem inventado de acordo com um aspecto da inovação.
[0047] A Figura 16b é uma vista em elevação frontal de acordo com um aspecto da inovação.
[0048] A Figura 16c é uma vista seccional do mesmo de acordo com um aspecto da inovação.
[0049] A Figura 17 ilustra uma vista seccional de uma modalidade exemplar do sistema de amostragem inventado em uso em conexão com uma laje exemplar de acordo com um aspecto da inovação.
[0050] A Figura 18 ilustra uma vista seccional de uma outra modalidade exemplar do sistema de amostragem inventado em uso em conexão com uma laje exemplar de acordo com um aspecto da inovação.
[0051] A Figura 19 é outro exemplo de modalidade de um corpo de adaptador de múltiplas peças de acordo com um aspecto da inovação.
[0052] As Figuras 20 e 21 são ilustrações de uma primeira porção e uma segunda porção de corpo de adaptador de múltiplas peças, respectivamente, de acordo com um aspecto da inovação.
[0053] As Figuras 22 e 23 ilustram outra modalidade de um corpo de adaptador de múltiplas peças de acordo com um aspecto da inovação.
[0054] A Figura 24 é um fluxograma ilustrando um método de coleta de amostras de gás de acordo com um aspecto da inovação.
DESCRIÇÃO DETALHADA DA FORMA. DE EXEMPLAR (S)
[0055] Uma porção da descrição detalhada que segue descreve primeiro os dispositivos da técnica anterior conhecidos para utilização na análise de gás de solo sub- laje, tomado e adaptado em parte a partir da Patente dos EUA No. 8.220.347 e do Pedido de Patente dos EUA No. 13/551.213, ambos copropriedade do requerente. Deve ser feita uma referência nesse documento para mais detalhes sobre o estado atual da técnica. A Figura 1 representa uma modalidade exemplar de um corpo de adaptador conhecido da técnica anterior. Como mostrado, este corpo de adaptador particular 15 inclui uma primeira porção farpada 20, uma porção de engate externa 30, um recesso 40, uma porção de colar 50, uma segunda porção barbada 60 e uma extremidade elevada 70.
[0056] Como mostrado nas Figuras l-2b, o corpo de adaptador inclui uma extremidade proximal 15a e uma extremidade distal 15b. As modalidades exemplares do corpo de adaptador 15 podem incluir uma primeira porção farpada 20, uma porção de engate externa 30, um recesso 40, uma porção de colar 50, uma segunda porção barbada 60 e uma extremidade elevada 70. Conforme visto nas Figuras 2a-2b, os corpos de adaptador 15 são conhecidos por incluir uma cavidade interna 16 que passa axialmente através do comprimento do corpo de adaptador 15 da extremidade proximal 15a para a extremidade distai 15b. A cavidade interna 16 permite que o gás encontrado no substrato flua através do corpo de adaptador 15 e seja lido por um dispositivo de medição de gás de solo (não mostrado) que esteja conectado ao corpo de adaptador 15. A área de seção transversal e a geometria da cavidade interna 16 podem ser substancialmente semelhantes ao longo do comprimento do corpo de adaptador 15.
[0057] Nesta modalidade, a primeira porção farpada 20 do corpo de adaptador 15 está localizada em direção à extremidade proximal 15a do mesmo. A primeira porção farpada 20 geralmente inclui pelo menos uma farpa 17. Em alguns exemplos, as farpas 17 são geralmente de geometria cônica para facilitar a fixação libertável de uma modalidade exemplar de tubulação (não mostrada) que conecta o corpo de adaptador 15 com um dispositivo de medição de gás de solo, como uma lata SUMMA. Como tal, a primeira porção farpada 20 é frequentemente fabricada a partir de tamanhos prontamente disponíveis de estoque redondo, reduzindo assim tempo e despesa de fabricação, embora possa ter qualquer número de geometrias de seção transversal dependendo da geometria de seção transversal da tubulação que conecta o dispositivo com o dispositivo de medição de gás de solo. Tipicamente, a farpa mais de extremidade localizada em direção à extremidade proximal 15a pode incluir uma face geralmente arredondada que facilita a inserção da primeira porção farpada 20 dentro da cavidade interna da tubulação que liga o corpo de adaptador 15 a um dispositivo de medição de gás de solo. Em algumas modalidades exemplares, não existem lacunas ou seções de terra entre as farpas 17. Em tais modalidades, a extremidade da farpa com o diâmetro externo menor pode confirmar a extremidade da farpa seguinte com o diâmetro externo maior.
[0058] Tipicamente, quando as farpas 17 possuem uma relação dimensional fixa com o diâmetro interno da tubulação que conecta o corpo de adaptador 15 com um dispositivo de medição de gás de solo, a tubulação irá formar uma vedação hermética de pressão confiável ao corpo de adaptador. Em uma modalidade, as extremidades de grande diâmetro das farpas 17 podem ter aproximadamente 0,30", enquanto o diâmetro interno da tubulação pode ter aproximadamente 0,25". Este tipo de encaixe de pressão pode fazer com que o tubo espalhe ou expanda de modo que, após a primeira porção farpada 20 estar completamente inserida dentro do tubo, o tubo retornará ao seu tamanho original após a fixação libertável. Além disso, em algumas modalidades, a forma cônica da farpa 17, que é mais larga em direção ao ponto de inserção, fornece uma maneira de ancoragem do corpo de tubulação flexivel 80 durante o processo de inserção de modo que o corpo de tubo 80 não se move em relação ao corpo de adaptador 15 durante a inserção (ver Figuras 3a e 3b).
[0059] A porção de engate externa 30 do corpo de adaptador 15 inclui uma porção de engate externa, neste exemplo, um flange 32 adaptado para engatar uma chave inglesa ou outra ferramenta. A porção de engate externa 30 é aqui mostrada de forma substancialmente circular, em que uma porção de lados opostos é substancialmente paralela uma à outra. No entanto, outras formas também são possíveis. Em outro exemplo, a geometria externa da porção de engate externa 30 é geometria substancialmente hexagonal ou quadrada para permitir que um usuário encaixe na mesma com uma chave inglesa ou outra ferramenta. Embora esta modalidade da porção de engate de fixador contenha um flange, outras modalidades são conhecidas por incluir um componente, que permite o engate com diferentes ferramentas, incluindo um componente de cabeça de chave de fenda, um componente de cabeça hexagonal, componente de cabeça TORX, componente de cabeça de broca, ou outra estrutura de engate que pode apertar e/ou mover o corpo de adaptador 15 por movimento de rotação.
[0060] Em algumas modalidades, a porção de engate 30 pode ser integral com a primeira porção farpada 20, tal como por moldagem ou torneamento. Em outras modalidades, a porção de engate 30 pode ser anexada à primeira porção farpada 20, tal como por soldagem. Alternativamente, a primeira porção farpada 20 pode ser anexada removivelmente à porção de engate 30 de modo que o dispositivo 15 possa ser utilizado com tubos de vários tamanhos.
[0061] Em modalidades exemplares, a porção de colar 50 é geralmente unida à porção de engate 30 por uma área de recesso opcional 40 tendo uma forma geralmente cilíndrica. A geometria da área de recesso 40 pode ser de várias áreas de seção transversal, embora uma área de seção transversal substancialmente redonda possa simplificar a fabricação. A área de recesso opcional 40 também pode permitir que uma chave inglesa ou outra ferramenta 100 engate a porção de engate 30 e / ou a porção de colar 50 do corpo de adaptador 15 para facilitar a instalação e/ou remoção do corpo de adaptador 15. Em um exemplo, como se vê nas Figuras 5a e 5b, um individuo pode usar a ferramenta 100 para instalar e / ou remover o dispositivo.
[0062] Neste exemplo, toda a porção de colar 50 é substancialmente circular em geometria de seção transversal, em que o diâmetro é substancialmente o mesmo ao longo do seu comprimento. A geometria de seção transversal da seção de colar é tipicamente substancialmente circular para facilitar a inserção do corpo de adaptador 15 dentro de um furo correspondente na laje que é igualmente substancialmente circular. No entanto, em outras modalidades, a porção de colar 50 também pode ser de outras formas de seção transversal. Conforme mencionado acima, uma das principais funções da porção de colar 50 é fornecer uma superficie para uma ferramenta para contatar com o corpo de adaptador 15 para instalação e/ou remoção do corpo de adaptador 15 durante a utilização. Em algumas modalidades, durante a instalação do corpo de adaptador 15, uma vez que a extremidade distal da porção de colar 50 engata uma porção da laje, o dispositivo está totalmente engatado, conforme representado na Figura 4. Em algumas modalidades, a porção de colar 50 pode afunilar para dentro (não mostrado) a partir de um diâmetro maior à medida que estende longitudinalmente a partir da extremidade proximal 15a do corpo de adaptador 15. O afunilamento pode facilitar a fixação do corpo tubular 80 ao corpo de adaptador 15 durante a instalação. Em algumas modalidades, a porção de colar 50 pode ser integral com a porção de engate 30 e a porção de recesso 40, tal como por moldagem ou torneamento. Em outras modalidades, a porção de engate 30 e a porção de colar 50 podem ser anexadas à porção de recesso 40, tal como por soldagem.
[0063] Como mostrado na ilustração de um corpo de adaptador conhecido como representado nas Figuras l-2b, a segunda porção farpada 60 do corpo de adaptador 15 pode estar localizada em direção à extremidade distal 15b do mesmo. A segunda porção farpada 60 geralmente inclui pelo menos uma farpa 61. Em alguns exemplos, as farpas 61 são geralmente de geometria cônica para facilitar a fixação libertável do corpo de tubulação 80, como se vê na Figura 4. Como tal, a segunda porção barbada 60 pode ser fabricada a partir de tamanhos prontamente disponíveis de estoque redondo, reduzindo assim tempo e despesa de fabricação. No entanto, deve ser percebido que a segunda porção farpada 60 pode ter qualquer número de geometrias de seção transversal, dependendo da geometria de seção transversal do corpo tubular 80. Tipicamente, as farpas 61 podem afunilar a partir de um diâmetro maior da extremidade distal 15b. No entanto, em outras modalidades, algumas ou todas as farpas 61 podem afunilar a partir de um diâmetro maior da extremidade proximal 15a da mesma. Em algumas modalidades exemplares, não há lacunas ou seções de terra entre as farpas 61. Em tais modalidades, a extremidade da farpa com o diâmetro externo menor pode encostar a extremidade da farpa seguinte com o diâmetro exterior maior.
[0064] Tipicamente, quando as farpas 61 têm uma relação dimensional fixa com o diâmetro interno do corpo tubular 80, formarão uma vedação hermética de pressão confiável entre eles. Em uma modalidade, as extremidades de grande diâmetro das farpas 61 podem ter aproximadamente 0,79", enquanto o diâmetro interno do corpo tubular 80 pode ter aproximadamente 0,75". Este tipo de encaixe de pressão pode fazer com que o tubo espalhe ou expanda de modo que após a segunda porção farpada 60 estar totalmente inserida dentro do corpo tubular 80, o corpo tubular 80 retornará ao seu tamanho original após a fixação libertável.
[0065] A representação exemplar da extremidade elevada 70 da Figura 1 pode ser vista com maior detalhe na Figura 2a. Como mostrado, a extremidade elevada 70 é uma forma substancialmente cilíndrica, embora outras formas sejam possíveis. Este exemplo da extremidade elevada inclui um chanfro 72 ou extremidade arredondada localizada na extremidade distai 15b do corpo de adaptador 15, o que facilita a inserção da extremidade elevada 70 dentro da cavidade interna do corpo tubular 80. Tipicamente, mas não necessariamente, o diâmetro externo da extremidade elevada 70 tem aproximadamente o mesmo diâmetro do maior diâmetro das farpas 61. No entanto, em outras modalidades, o diâmetro externo da extremidade elevada 70 pode ser maior ou menor que o diâmetro externo das farpas 61.
[0066] Os corpos de adaptador podem ser feitos de qualquer número de materiais, tais como, por exemplo, latão, plásticos ou outros metais, tais como aço inoxidável. Seja qual for o material selecionado, o corpo de adaptador resultante 15 deve ter resistência suficiente para suportar a inserção e extração do corpo de adaptador dentro da laje. Além disso, é preferível que o material seja fácil de fabricar, se usinado.
[0067] Conforme ilustrado na Figura 4, durante a instalação, a segunda porção farpada 60 e a extremidade elevada 70 colocaram sobre as mesmas um corpo tubular 80. Os corpos tubulares conhecidos são feitos de materiais suficientemente flexíveis para permitir fixação do corpo tubular 80 ao redor da segunda porção farpada 60 e a extremidade elevada 70, juntamente com o fornecimento de uma vedação hermética entre o corpo de adaptador 15 e o diâmetro interno de um furo perfurado na laje de uma base ou fundação de um edificio. Em um exemplo particular, o corpo tubular 80 é fabricado a partir de tubulação de silicone contendo baixo teor de VOC, disponível na Dow- Corning. Como acima mencionado, a cavidade interna 82 do corpo tubular 80 é adaptada para receber a extremidade elevada 70 e a segunda porção barbada 60 do corpo de adaptador 15 e pode ser de qualquer forma necessária para produzir engate de acasalamento entre eles. Além disso, em algumas modalidades, uma ou mais vedações opcionais (não ilustradas) podem ser colocadas em torno das farpas 61 da segunda porção farpada 60 para ajudar a efetuar uma vedação hermética entre o corpo tubular 80 e o corpo de adaptador 15. Também é conhecido revestir ou cobrir de outra forma a cavidade interna do corpo tubular 80 e / ou o exterior da segunda porção farpada 60 e / ou extremidade elevada 70 com um material de atrito elevado para facilitar o engate entre elas. Os comprimentos de corpo tubular podem variar, dependendo do comprimento entre a porção de colar 50 e a extremidade distai 15b do corpo de adaptador 15. Em um exemplo, o comprimento do corpo tubular 80 é de aproximadamente 3,75 polegadas. Da mesma forma, o diâmetro externo das modalidades exemplares do corpo tubular 80 pode variar dependendo do diâmetro interno do furo perfurado ou furado dentro da laje de concreto ou outra base de um edificio ou outra estrutura.
[0068] Particularmente, em um estado de instalação montado normal como se vê na Figura 4, o corpo tubular 80 é cravado entre a segunda porção barbada 60 e / ou a extremidade elevada 70 e a parede interna do furo perfurado ou de núcleo removido que estende através a laje de fundação. Em alguns métodos de instalação, o corpo tubular 80 é fixado liberavelmente em torno da segunda porção barbada 60 antes do dispositivo ser instalado dentro do furo de núcleo removido. Em outras modalidades, uma ferramenta de instalação 100, como se vê nas Figuras 5a e 5b, pode aplicar pressão sobre uma porção do corpo de adaptador 15 para efetuar a instalação dentro do furo de núcleo removido.
[0069] Durante a instalação e/ou extração, a ferramenta 100 pode incluir um corpo interno 110 que inclui uma porção de contato 112 em uma primeira extremidade 110a com uma abertura 114 que complementa a geometria de seção transversal da porção de engate 30. Em um exemplo, a porção de contato 112 pode ser presa ao corpo interno 110 por um ou mais fixadores 116. Contudo, em outros exemplos, a porção de contato 112 pode ser integral com o corpo interno 110, tal como por soldadura, etc. A ferramenta 100 pode facilitar a instalação por permitir que um indivíduo coloque o corpo interno 110 sobre e / ou em torno da porção de engate 30 em que pelo menos uma porção da face interna da porção de contato 112 da ferramenta 100 pode contatar com a porção de engate 30 e / ou pelo menos uma porção da face externa da porção de contato 112 pode contatar a porção de colar 50 para permitir ao individuo atingir uma segunda porção da ferramenta 100 com um martelo ou outro objetivo para facilitar a instalação do corpo de adaptador 15.
[0070] Em outras modalidades, uma ferramenta de instalação 100, como se vê nas Figuras 5a e 5b, pode aplicar pressão em uma porção do corpo de adaptador 15 para efetuar a instalação dentro do furo de núcleo removido. Nesta modalidade, a porção de contato 112 pode ser posicionada sobre e ao redor da porção de engate 30, em que pelo menos uma porção da face interior das porções de contato 112 da ferramenta 100 pode contatar com a porção de engate 30 e / ou pelo menos uma porção da face externa da porção de contato 112 pode contatar a porção de colar 50 quando o corpo interno 110 é girado aproximadamente noventa graus. Em alguns exemplos, uma superficie da porção de contato 112 ou corpo interno 110 pode incluir uma ou mais superficies elevadas 118 ou outro dispositivo de parada adaptado para proibir um individuo de girar o corpo interno 110 da ferramenta 100 além de uma localização desejada, para efetuar o contato com o dispositivo para instalação e / ou remoção.
[0071] As modalidades exemplares do corpo interno 110 são tubulares em geometria de seção transversal. Em alguns exemplos, pode ser preferido que o corpo interno 110 seja substancialmente cilíndrico. O corpo interno 110 pode incluir uma superficie roscada 117 localizada em direção a uma segunda extremidade 110b. A superfície roscada 117 pode ser solidária com o corpo interno 110 ou pode ser uma peça separada aderida dentro ou para o corpo interno 110. A superfície roscada 117 é adaptada para complementar a superfície roscada de um parafuso ou outro fixador roscado 130, descrito mais tarde e visto nas Figuras 5a e 5b.
[0072] Em alguns exemplos, a ferramenta 100 pode ainda incluir um corpo externo 120 que é tubular em geometria de seção transversal. No exemplo representado nas Figuras 5a e 5b, o corpo externo 120 é substancialmente cilíndrico em geometria de seção transversal para complementar a geometria do corpo interno 110. A primeira extremidade do corpo externo 120 contém uma abertura 122 grande o suficiente para permitir que o corpo externo 120 seja posicionado em torno do corpo interno 110.
[0073] Além disso, algumas modalidades exemplares do corpo externo 120 podem incluir uma porção de topo 124 com uma abertura 126 localizada em direção à sua segunda extremidade. No exemplo representado nas Figuras 5a e 5b, a porção de topo 124 é uma placa aderida à segunda extremidade do corpo externo 120. No entanto, em outras modalidades, a porção de topo 124 pode ser opcionalmente presa com o corpo externo 120 por fixadores ou outros dispositivos de fixação.
[0074] Durante um exemplo de método de extração do corpo de adaptador 15, um indivíduo pode fixar removivelmente o corpo interno 110 com o dispositivo como mencionado acima. Depois que o corpo interno 110 é preso com o corpo de adaptador 15, o indivíduo pode posicionar o corpo externo 120 em torno do corpo interno 110, tal como representado nas Figuras 5a e 5b, em que pelo menos uma porção de corpo externo 120 engata na laje de concreto 200. O indivíduo coloca um parafuso ou outro fixador roscado 130 para baixo através da abertura 126 localizada em direção à segunda extremidade. Uma anilha opcional 132 ou dispositivo semelhante pode ser usado para ajudar a distribuir a força exercida sobre a cabeça do fixador roscado 130. Um indivíduo pode, em seguida, engatar rotativamente o fixador roscado 130 com a superfície complementarmente roscada 117, efetuando a remoção do dispositivo, como visto na Figura 5b.
[0075] Do mesmo modo, a porção complementar da ferramenta 100 pode ser colocada sobre e em torno da porção de engate 30, então rodada aproximadamente noventa graus de modo que o corpo de adaptador 15 possa ser removido. Em outras modalidades, uma ferramenta de instalação 100, como se vê nas Figuras 5a e 5b, pode aplicar pressão sobre uma porção do corpo de adaptador 15 para efetuar a instalação e / ou remoção dentro do furo de núcleo removido.
[0076] Em alguns métodos de instalação, o corpo de adaptador é pressionado para baixo no furo perfurado até o colar engatar a laje. Contudo, podem ser instaladas algumas modalidades exemplares do corpo de adaptador, em que o corpo de adaptador é montado nivelado de modo a acomodar um furo maior que é perfurado o suficientemente profundo para permitir que a primeira porção farpada se encontre abaixo da superfície da laje. Nesta modalidade exemplar, todo o corpo de adaptador é montado pelo menos nivelado, senão abaixo do nível de superfície da laje, diminuindo a probabilidade de que o dispositivo possa ser danificado após a instalação. A instalação de modalidades exemplares do corpo de adaptador pode ser instalada em um furo de núcleo removido de diâmetro de uma polegada através da laje de concreto ou outro material de fundação. 0 furo de núcleo removido fornece uma superficie de ligação mais suave e pode ser realizado usando uma máquina de remoção de núcleo padrão, de mão. Modalidades exemplares do corpo de adaptador podem ser acionadas para dentro do furo de núcleo removido usando um martelo ou dispositivo similar.
[0077] Instalação de modalidades exemplares do corpo de adaptador pode forçar o corpo tubular de silicone flexivel localizado em pelo menos uma porção da sua superficie externa contra a parede interna do furo de núcleo removido, efetuando uma vedação hermética, ou quase hermética, entre a laje de núcleo removido e o dispositivo. Modalidades exemplares do corpo de adaptador podem então ser ligadas a uma porção da tubulação de amostragem através de um encaixe farpado hermético.
[0078] Como mencionado acima, também é possivel instalar manualmente dispositivos de corpo de adaptador conhecidos e encaixes dentro da fundação de uma casa, construção ou outra superficie que contenha uma fundação deita de concreto ou substância similar. Se projetado para operação manual ou automática, dispositivos conhecidos, bem como os da presente invenção, podem estar geralmente associados a um dispositivo de leitura de gás de solo automático (não mostrado). Um tal dispositivo de leitura de gás de solo é operacional para ler automaticamente os niveis de VOCs do material nativo 400 tal como o enxerto de solo e/ou cascalho 300 contido sob a fundação em que esses dispositivos são instalados, tal como ilustrado nas Figuras 4-5b.
[0079] A Figura 7 ilustra outra modalidade exemplar de um corpo de adaptador conhecido 500. Nesta modalidade, o corpo de adaptador 500 tem uma primeira extremidade farpada 505 e a segunda extremidade farpada 510. O corpo de adaptador 500 também tem um colar roscado macho 515 separando a primeira porção farpada 505 e a segunda porção farpada 510. Uma extremidade elevada 520 é fornecida na extremidade distai da segunda porção farpada 510. Conforme discutido aqui, a primeira porção farpada 505 é dimensionada e adaptada para facilitar uma conexão entre o corpo de adaptador 500 e um dispositivo de medição de gás de solo (não mostrado) . A segunda porção farpada 510 é dimensionada e adaptada para inserção em um tubo 80. O corpo de adaptador 500 pode ter um desenho unitário ou pode ser construído de seções modulares. Uma construção modular permitiria que a primeira 505 e segunda 510 porções farpadas e o colar roscado 515 fossem alterados para acomodar componentes de diferentes tamanhos, dando assim ao corpo de adaptador 500 maior flexibilidade. O corpo de adaptador 500 pode ser feito de latão ou outro material suficientemente forte para suportar o processo de instalação e extração. Para permitir que as amostras de gás de solo sejam tomadas, o corpo de adaptador 500 tem uma passagem interna através da qual o gás de solo pode viajar.
[0080] O corpo de adaptador 500 também é conhecido por ser instalado e extraído usando uma modalidade exemplar de uma ferramenta 600. A Figura 8 ilustra outra ferramenta exemplar 600 usada para a instalação e extração do corpo de adaptador 500. Como mostrado, uma ferramenta conhecida 600 tem um corpo em forma de T. A ferramenta 600 inclui uma porção de haste 610 e uma porção de pega 615. Conforme ilustrado na Figura 8, a haste 610 tem uma primeira extremidade 620 e a segunda extremidade 625. A segunda extremidade 625 intersecta a pega 615 de modo que a porção de haste 610 estende substancialmente perpendicular a partir da pega 615. A primeira extremidade 620 da porção de haste 610 é roscada e possui uma cavidade de extração 630 na mesma. A porção roscada 640 da primeira extremidade 620 tem um comprimento predeterminado suficiente para a extração do corpo de adaptador 500, como será discutido aqui. Para instalar o corpo de adaptador 500, a pega possui pelo menos uma cavidade de instalação 635. Conforme ilustrado na Figura 8, a cavidade de instalação 635 é adaptada para acomodar a primeira extremidade farpada 405 do corpo de adaptador 500.
[0081] Para instalar o corpo de adaptador 500 usando a ferramenta 600, a primeira extremidade farpada 505 é inserida na cavidade de instalação 635 na pega 615. A ferramenta 600 repousa sobre uma superficie criada pelo colar roscado 515. Um malho ou outro dispositivo é então usado para atingir a extremidade da pega 615 oposta da cavidade de instalação 635 de modo a forçar o corpo de adaptador 500 para o núcleo perfurado (como mostrado na Figura 8) . Após a instalação do corpo de adaptador 500, a ferramenta 600 é simplesmente removida a partir do corpo de adaptador 500 e o corpo de adaptador 500 é conectado a um dispositivo de medição de gás de solo.
[0082] Uma extração tipica do corpo de adaptador 500 é ilustrada nas Figuras 9 e 10. A porção roscada 640 da primeira extremidade 620 da haste 610 é roscada no acoplamento 700. O acoplamento 700 é completamente roscado para o comprimento predeterminado da porção roscada 640. A ferramenta 600 é então utilizada para roscar o acoplamento 700 sobre o colar roscado 515 do corpo de adaptador 500. O acoplamento 700 pode ser roscado sobre o corpo de adaptador 500, em seguida, a ferramenta 600 pode ser enroscada no acoplamento 700.
[0083] Para extrair o corpo de adaptador 500 a partir do núcleo, um usuário continua a girar a ferramenta 600. Devido à conexão roscada entre o corpo de adaptador 500 e o acoplamento 700, o corpo de adaptador 500 é forçado para cima para o acoplamento 700. À medida que o corpo de adaptador 500 é levantado para cima como resultado do movimento de rotação da ferramenta 600, a primeira porção farpada 505 do corpo de adaptador 500 é inserida na cavidade de extração 630. Isso permite que o corpo de adaptador 500 seja movido para cima sem a necessidade de reajustar a ferramenta 600. Uma vez que o colar roscado 515 entra em contato com a primeira extremidade 620 da ferramenta 600, a ferramenta 600 pode ser usada para levantar o corpo de adaptador 500 a partir do núcleo perfurado.
[0084] Ainda em outras modalidades exemplares, em vez de ter uma porção roscada macho na primeira extremidade 620, a primeira extremidade pode ter uma porção roscada fêmea (não mostrada nas figuras) . A porção roscada fêmea pode ser suficientemente dimensionada para ser enroscada no colar roscado 515 do corpo de adaptador 500. Nesta modalidade, a necessidade de um acoplamento 700 pode ser evitada.
[0085] Depois do corpo de adaptador 500 ser instalado, uma cobertura 800 pode ser usada para cobrir o furo criado e para proteger o corpo de adaptador 500. Conforme ilustrado na Figura 11, a cobertura 800 inclui uma porção roscada 805, uma cavidade 810, um flange 815 e uma porção fendada 820. A Figura 12 ilustra ainda a cobertura exemplar 800 unida com o corpo de adaptador 500. Como mostrado, a cobertura 800 é abaixada sobre o corpo de adaptador 500 de modo que a primeira porção farpada 505 seja rebaixada dentro da cavidade 810. Para prender a cobertura 800, a porção roscada 805 da cobertura 800 é roscada sobre a porção roscada 515 do corpo de adaptador 500. O encaixe apropriado de cobertura 800 resulta no flange 815 da cobertura 800 estando no topo e sendo atraido para a superficie do material em que o corpo de adaptador 500 repousa. Para apertar completamente a cobertura 800, pode ser utilizada uma chave de fenda ou outro dispositivo similar na porção fendada 820.
[0086] Para suportar o desgaste, a cobertura 800 pode ser construída a partir de metal ou outros materiais que sejam suficientemente fortes para proteger o corpo de adaptador 500. Antes da cobertura 800 ser aplicada ao corpo de adaptador 500, uma tampa (não mostrada nas figuras) pode ser colocada sobre a primeira porção farpada 505 para evitar que os detritos entrem no corpo de adaptador 500. Embora a porção fendada 820 mostrada seja para uma chave de fenda de ponta dupla, também é conhecido por ser projetada para acomodar as chaves de fenda de cabeça plana, Phillips e hexadecimal e outras ferramentas.
[0087] Embora o advento dos dispositivos da técnica anterior, geralmente descritos acima, tenha trazido amplamente com ele técnicas vastamente melhoradas para o campo de coleta, amostragem e análise de gás de solo sub- laje, avanços recentes no campo desenvolveram um aumento surpreendente na demanda por coleta e análise de gás de solo em pontos abaixo da laje. Embora as técnicas conhecidas preferidas sejam vistas como superiores na medida em que, por exemplo, fornecem fugas reduzidas ou eliminadas, são discretas em relação ao interior de um edificio quando instaladas e reduziram drasticamente o custo e as dificuldades de instalação em dispositivos anteriormente utilizados, foram consideradas impraticáveis para usar em conexão com outros dispositivos de amostragem externa colocados dentro do furo de amostragem ou usadas para coletar amostras em pontos abaixo da laje.
[0088] Existe também um desejo no campo para a capacidade de coletar amostras de análise de gás de solo sub-laje em uma fonte que se encontra abaixo da própria laje, ou coincide com ou adjacente à base da laje. Os dispositivos conhecidos da técnica anterior não fornecem extensibilidade e, portanto, devem ser fabricados em um comprimento apropriado para alcançar o ponto de coleta desejado ou um furo de grande diâmetro deve ser furado a uma profundidade adicional para assentar dispositivos conhecidos mais baixos em relação à superficie de topo da laje. Também foi descoberto que a coleta de gás de solo sub-laje em pontos em ou abaixo da superficie inferior da laje geralmente é impraticável com dispositivos conhecidos devido a contaminação, bloqueio e entupimento e preocupações com a coleta de umidade.
[0089] O sistema inventado também fornece certas melhorias no processo de coleta, amostragem e análise do gás de solo sub-laje em vista da amostragem repetida que geralmente ocorre em locais múltiplos. Por exemplo, as espessuras da laje de fundação podem muitas vezes variar de local para local, de tal forma que aqueles no campo devem obter vários tamanhos dos dispositivos da técnica anterior descritos acima, ou obter conhecimentos frequentemente não obtidos da espessura de laje antes da remoção de núcleo, de modo a alinhar a abertura de entrada do dispositivo em uma posição precisa em relação à superficie de topo ou fundo da laje envolvida.
[0090] Para superar estas e outras desvantagens com a técnica atual, a presente invenção utiliza em parte um corpo de adaptador melhorado em relação a dispositivos conhecidos. Como será explicado mais detalhadamente abaixo, as modalidades exemplares do novo corpo de adaptador têm um comprimento e extremidades proximais e distais e são geralmente fornecidas com uma primeira porção farpada disposta na extremidade proximal do corpo de adaptador, uma segunda porção farpada disposta na extremidade distal do corpo de adaptador, uma porção de colar disposta entre a primeira porção farpada e a segunda porção farpada e uma cavidade interna tendo uma superficie interna e que passa através do comprimento do corpo de adaptador. As características acima mencionadas são semelhantes em função e variedade às descritas acima em corpos de adaptador exemplares da técnica anterior, por exemplo, corpos de adaptador 15 e 500 mostrados nas Figuras 1 e 7, respectivamente. Os corpos de adaptador exemplares utilizados no sistema inventado, no entanto, também incluem pelo menos uma porção de acoplamento tendo uma rosca interna disposta na superficie interna e estendendo longitudinalmente sobre ela a partir da extremidade distai do corpo de adaptador. Desta forma, a cavidade interna através da qual o gás de solo é coletado e extraido a partir da extremidade proximal do corpo de adaptador para análise pode ser estendida por outros componentes de extensão do sistema inventado, conforme descrito adicionalmente aqui.
[0091] Um componente exemplar do sistema inventado pode ser, por exemplo, uma extensão de encaixe 902 como ilustrado nas Figuras 13a, 13b e 13c. A Figura 13a mostra uma vista em perspectiva de uma modalidade exemplar de uma extensão de encaixe 902, a Figura 13b mostra uma vista de elevação frontal da extensão de encaixe 902 e a Figura 13c mostra uma vista seccional da extensão de encaixe 902 (tomada pela linha 13c-13c mostrada na Figura 13a) a partir da perspectiva da Figura 13b. Com referência a estas figuras, a extensão de encaixe 902 é mostrada tendo primeira 904 e segunda 906 extremidades definindo geralmente um comprimento entre elas. Uma cavidade interna 908 estende longitudinalmente através da extensão 902 da primeira extremidade 904 para uma saida 910 na segunda extremidade 906. Em modalidades preferidas, o diâmetro da cavidade 908 é proporcional com ou igual ao diâmetro da cavidade interna do corpo de adaptador (por exemplo, veja as Figuras 17-18).
[0092] A extensão de encaixe exemplar 902 é mostrada tendo um meio de anexação que é complementar com uma modalidade melhorada do corpo de adaptador como detalhado adicionalmente abaixo. A extensão de encaixe 902 utiliza, de preferência, uma rosca externa 912 disposta na primeira extremidade 904, que é adaptada para retenção roscada complementar dentro de uma porção de acoplamento do corpo de adaptador. A extensão de encaixe 902 pode também incluir uma porção de encaixe 914 disposta na saida 910 na segunda extremidade 906 da extensão 902. Geralmente, a porção de encaixe 914 pode ser incorporada em uma série de estruturas complementares com outros dispositivos ou componentes de amostragem. Em uma modalidade preferida da extensão de encaixe 902, como mostrado na Figura 13a, a porção de encaixe é uma porção de farpa 914 disposta na saida 910. A porção farpada 914 geralmente inclui pelo menos uma farpa com forma de tronco cônico, por exemplo, e facilita a fixação libertável de tubulação para conectar o sistema a outros dispositivos de amostragem ou para estender o comprimento efetivo da cavidade interna e, portanto, a profundidade de amostragem.
[0093] A extensão de encaixe 902 pode ainda incluir uma porção de engate externa 916. A porção de engate externa 916 geralmente fornece uma geometria adequada para engate com uma ferramenta manual tal como uma chave inglesa ou outra ferramenta que é útil para montar e desmontar os componentes do sistema de amostragem inventado. Em uma modalidade, a porção de engate externa 916 é disposta entre a rosca externa 912 e a porção farpada 914. A porção de engate externa 916 aqui representada tem uma forma substancialmente circular com um par de lados opostos que são substancialmente paralelos um ao outro. Os lados opostos podem ser descritos como secantes da forma substancialmente circular. Em outras modalidades, a porção de engate externa pode ser substancialmente hexagonal ou quadrada em forma de seção transversal, ou outras dessas geometrias adequadas para utilização com uma chave inglesa ou outras ferramentas para fornecer uma vantagem mecânica.
[0094] Outro componente exemplar do sistema inventado pode ser, por exemplo, uma extensão de filtro 922 como ilustrado nas Figuras 14a, 14b e 14c. A Figura 14a mostra uma vista em perspectiva de uma modalidade exemplar de uma extensão de filtro 922, a Figura 14b mostra uma vista de elevação frontal da extensão de filtro 922 e a Figura 14c mostra uma vista seccional da extensão de filtro 922 (tomada pela linha 14c-14c mostrada na Figura 14a) a partir da perspectiva da Figura 14b. Com referência a estas figuras, a extensão do filtro 922 é mostrada tendo primeira 924 e segunda 926 extremidades definindo geralmente um comprimento entre elas. Uma cavidade interna 928 estende longitudinalmente através da extensão 922 da primeira extremidade 924 para uma saida 930 na segunda extremidade 926. Em modalidades preferidas, o diâmetro da cavidade 928 é proporcional com ou igual ao diâmetro da cavidade interna do corpo de adaptador (por exemplo, veja as Figuras 17-18).
[0095] A extensão de filtro exemplar 922 é mostrada tendo um meio de anexação que é complementar com uma modalidade melhorada do corpo de adaptador como detalhado adicionalmente abaixo. A extensão de filtro 922 utiliza de preferência uma rosca externa 932 disposta na primeira extremidade 924, que é adaptada para retenção de rosca complementar dentro de uma porção de acoplamento do corpo de adaptador. A extensão de filtro 922 também pode incluir um elemento de filtro 934 disposto na saida 930 na segunda extremidade 926 da extensão 922. Em algumas modalidades, a extensão de filtro 922 inclui uma porção farpada 936 com o elemento de filtro 934 anexado à mesma. A porção farpada 936 geralmente inclui pelo menos uma farpa em forma de tronco cônico para retenção dentro de uma abertura de anexação por engate complementar entre uma ou mais nervuras internas 938 do elemento de filtro 934. Em uma modalidade, o elemento de filtro 934 é feito de um metal poroso sinterizado.
[0096] A extensão de filtro 922 pode ainda incluir uma porção de engate externa 940. A porção de engate externa 940 geralmente fornece uma geometria adequada para engate com uma ferramenta manual tal como uma chave inglesa ou outra ferramenta que é útil para montar e desmontar os componentes de sistema de amostragem inventado. Em uma modalidade, a porção de engate externa 940 é disposta entre a rosca externa 932 e a porção farpada 936 ou elemento de filtro 934. A porção de engate externa 940 representada aqui tem forma substancialmente circular com um par de lados opostos que são substancialmente paralelos a um outro. Os lados opostos podem ser descritos como secantes da forma substancialmente circular. Em outras modalidades, a porção de engate externa pode ser substancialmente hexagonal ou quadrada em forma de seção transversal, ou outras dessas geometrias adequadas para utilização com uma chave inglesa ou outras ferramentas para fornecer uma vantagem mecânica.
[0097] Outro componente exemplar do sistema inventado pode ser, por exemplo, uma extensão de crivo 952 como ilustrado nas Figuras 15a, 15b e 15c. A Figura 15a mostra uma vista em perspectiva de uma modalidade exemplar de uma extensão de crivo 952, a Figura 15b mostra uma vista de elevação frontal da extensão de crivo 952 e a Figura 15c mostra uma vista seccional da extensão de crivo 952 (tomada pela linha 15c-15c mostrada na Figura 15a) a partir da perspectiva da Figura 15b. Com referência a estas figuras, a extensão de crivo 952 é mostrada tendo primeira 954 e segunda 956 extremidades definindo geralmente um comprimento entre elas. Uma cavidade interna 958 estende longitudinalmente através da extensão 952 da primeira extremidade 954 para uma saida 960 na segunda extremidade 956. Em modalidades preferidas, o diâmetro da cavidade 958 é proporcional com ou igual ao diâmetro da cavidade interna do corpo de adaptador (por exemplo, veja as Figuras 17-18).
[0098] A extensão de crivo 952 pode incluir uma pluralidade de saidas laterais 962 cada intersectando com a cavidade interna 958 para fornecer vias alternativas através das quais o gás de solo sub-laje pode entrar no sistema. As saidas laterais 962 estão representadas nas Figuras 15a-15c, além da saida primária 960; no entanto, os especialistas na técnica apreciarão que a saida primária 960 pode ser deixada aberta ou fechada em várias modalidades da invenção. Em modalidades preferidas, seis orifícios laterais, ou cavidades de saida 968, intersectando com a cavidade interna 958, são fornecidos para um total de doze saidas laterais 962, embora mais ou menos possam ser fornecidas sem se afastar do sistema inventado. Por exemplo, enquanto a modalidade preferida mostrada é fornecida com três pares de cavidades de saida 968 estendendo lateralmente através da extensão de crivo 952 - em um padrão de interseção “X" -qualquer número prático e configuração que fornece vias alternativas para a coleta de gás sub-laje são considerados conhecidos e abrangidos pela presente invenção.
[0099] Em algumas modalidades, a pluralidade de saldas laterais 962 está localizada em uma porção de engate externa 964 da extensão de crivo 952. A porção de engate externa 964 representada aqui tem forma substancialmente circular com um par de lados opostos que são substancialmente paralelos um ao outro. Os lados opostos podem ser descritos como secantes da forma substancialmente circular. Em outras modalidades, a porção de engate externa pode ser substancialmente hexagonal ou quadrada em forma de seção transversal, ou outras dessas geometrias adequadas para utilização com uma chave inglesa ou outras ferramentas para fornecer uma vantagem mecânica.
[00100] A extensão de crivo exemplar 952 é mostrada tendo um meio de anexação que é complementar com uma modalidade melhorada do corpo de adaptador como detalhado adicionalmente abaixo. A extensão de encaixe 952 utiliza de preferência uma rosca externa 966 disposta na primeira extremidade 954, que é adaptada para retenção roscada complementar dentro de uma porção de acoplamento do corpo de adaptador.
[00101] Outro componente exemplar do sistema inventado pode ser, por exemplo, uma extensão de comprimento 972 como ilustrado nas Figuras 16a, 16b e 16c. A Figura 16a mostra uma vista em perspectiva de uma modalidade exemplar de uma extensão de comprimento 972, a Figura 16b mostra uma vista de elevação frontal da extensão de comprimento 972 e a Figura 16c mostra uma vista seccional da extensão de comprimento 972 (tomada pela linha 16c-16c mostrada na Figura 16a) a partir da perspectiva da Figura 16b. Com referência a estas figuras, a extensão de comprimento 972 é mostrada tendo primeira 974 e segunda 976 extremidades definindo geralmente um comprimento entre elas. Uma cavidade interna 978 estende longitudinalmente através da extensão 972 da primeira extremidade 974 para uma saida 980 na segunda extremidade 976. Em modalidades preferidas, o diâmetro da cavidade 978 é proporcional com ou igual ao diâmetro da cavidade interna do corpo de adaptador (por exemplo, veja as Figuras 17-18). A extensão de comprimento exemplar 972 também é mostrada tendo um meio de anexação que é complementar com uma modalidade melhorada do corpo de adaptador conforme detalhado adicionalmente abaixo. A extensão de comprimento 972 utiliza de preferência uma rosca externa 982 disposta na primeira extremidade 974, que é adaptada para retenção roscada complementar dentro de uma porção de acoplamento do corpo de adaptador.
[00102] Embora um componente de extensão de comprimento 972 possa ser simplesmente utilizado para estender a profundidade de amostragem efetiva do sistema inventado, em modalidades preferidas, a extensão de comprimento 972 é acoplada a e entre um corpo de adaptador melhorado e uma extensão - por exemplo, a extensão de encaixe 902, a extensão de filtro 922 ou a extensão de crivo 952. Nessas modalidades, a extensão de comprimento 972 é ainda fornecida com uma porção de acoplamento 984 disposta na segunda extremidade, em que a extensão de comprimento 972 pode ser liberavelmente presa a uma das extensões acima mencionadas, para instância. Em modalidades preferidas, a porção de acoplamento 984 é fornecida como uma rosca interna disposta na superficie interna 986 da cavidade interna 978. A rosca interna estende longitudinalmente na superficie interna 986 a partir da segunda extremidade da extensão de comprimento, e é adaptada para reter de modo roscado a rosca externa de uma segunda extensão (por exemplo, 912, 932 ou 966).
[00103] Algumas modalidades da extensão de comprimento 972 podem ainda incluir uma porção de engate externa 988. A porção de engate externa geralmente fornece uma geometria adequada para engate com uma ferramenta manual tal como uma chave inglesa ou outra ferramenta que é útil para montar e desmontar os componentes de sistema de amostragem inventado, ou pode simplesmente ser fornecida como uma superficie circular para agarrar com as mãos, como mostrado nas Figuras 16a-16c. A porção de engate externa também pode ser, por exemplo, de forma substancialmente circular com um par de lados opostos que são substancialmente paralelos uns aos outros, como descrito em conexão com outras modalidades de extensão se desejado. Os lados opostos podem ser descritos como secantes da forma substancialmente circular. Em outras modalidades, a porção de engate externa pode ser substancialmente hexagonal ou quadrada em forma de seção transversal, ou outras dessas geometrias adequadas para utilização com uma chave inglesa ou outras ferramentas para fornecer uma vantagem mecânica.
[00104] Voltando à Figura 17, uma vista seccional de uma modalidade exemplar do sistema de amostragem 1000 inventado em uso em conexão com uma laje 200 exemplar e material nativo ou aterro 300 ilustrado. O sistema inventado 1000 inclui um corpo de adaptador melhorado 1002 tendo um comprimento e extremidades proximal 1004 e distai 1006. O corpo de adaptador 1002 inclui geralmente uma primeira porção farpada 1008 disposta na extremidade proximal 1004 e uma segunda porção farpada 1010 disposta na extremidade distai 1006. Uma porção de colar 1012 é disposta entre primeira 1008 e segunda 1010 porções farpadas, e uma cavidade interna 1014 tendo uma superficie interna 1016 passa através do comprimento do corpo de adaptador 1002. Estes elementos básicos e as suas variações e equivalentes são geralmente conhecidos na técnica.
[00105] O corpo de adaptador melhorado 1002, no entanto, inclui ainda uma porção de acoplamento 1018 disposta na extremidade distai 1006 do corpo de adaptador 1002. Em modalidades preferidas, a porção de acoplamento 1018 é fornecida como uma rosca interna disposta na superficie interna da cavidade interna 1014, estendendo longitudinalmente sobre a extremidade distai 1006 do corpo de adaptador 1002. A porção de acoplamento 1018 é adaptada para retenção roscada complementar de uma rosca externa de uma extensão, por exemplo, uma extensão de encaixe 902 como mostrado na Figura 17 e descrita com mais detalhes em conexão com as Figuras 13a-13c. Nesta modalidade exemplar, um comprimento de tubulação, por exemplo, pode ser anexado à porção de encaixe da extensão de encaixe 902 para fornecer uma profundidade adicional para pontos de amostragem.
[00106] Uma vista seccional de uma outra modalidade exemplar do sistema de amostragem inventado 1000 em uso em conexão com uma laje exemplar 200 é ilustrada na Figura 18. Um exemplo de corpo de adaptador melhorado 1002 é mostrado como descrito em mais detalhes em conexão com a Figura.17 acima. Nessa modalidade, uma extensão de comprimento 972 é anexada de forma roscada e entre a porção de acoplamento 1018 do corpo de adaptador 1002 e uma extensão de filtro 922. Esta configuração exemplar, por exemplo, permite ao usuário estender o comprimento efetivo da cavidade interna 1014 para um ponto de amostragem abaixo da laje 200, e fornece ainda um meio para filtrar partículas a partir da corrente de vapor sendo amostrada através do elemento de filtro 934.
[00107] As Figuras 19-21 ilustra outra modalidade exemplar de um corpo de adaptador de múltiplas peças 1900 de acordo com um aspecto da inovação. O corpo de adaptador 1900 inclui uma primeira porção de corpo 2000 e uma segunda porção de corpo 2100. A primeira porção de corpo 2000 é anexada removivelmente à segunda porção de corpo 2100, o que facilita a flexibilidade na utilização do corpo de adaptador 1900. Mais especificamente, após a instalação, a primeira porção de corpo 2000 pode ser removida para permitir que um adaptador ou encaixe de terceiros (por exemplo, Swagelok) seja anexado à segunda porção de corpo 2100. Isso permite ao usuário usar tubulação de diferentes tamanhos (não mostrados), que conecta à primeira porção de corpo 2000 ou ao adaptador de terceiros e, assim, conecta o corpo de adaptador 1900 com o dispositivo de medição de gás de solo.
[00108] A primeira porção de corpo 2000 é uma peça integrada que inclui uma primeira extremidade farpada 2002 tendo pelo menos uma farpa 2004, um mecanismo de conector macho 2006, uma porção de aderência 2008 e uma cavidade interna 2010 estendendo axialmente a partir de uma primeira extremidade 2012 para uma segunda extremidade 2014 da primeira porção de corpo 2000. A farpa 2004 tem uma forma cônica tendo um diâmetro d na sua parte mais larga, de modo que a primeira extremidade farpada 2002 é dimensionada e adaptada para facilitar a conexão à tubulação do dispositivo de medição de gás de solo.
[00109] Como se descreverá mais adiante, o mecanismo de conector macho 2006 é adaptado para conectar a primeira porção de corpo 2000 à segunda porção de corpo 2100. Na modalidade de exemplo descrita e ilustrada na Figura 20, o mecanismo de conector macho 2006 compreende um conector roscado macho 2006 que é adaptado para fixar por rosca à segunda porção 2100. Deve ser entendido, no entanto, que a primeira porção de corpo 2000 e a segunda porção de corpo 2100 podem ser conectadas (e desconectadas) por outros meios, como por exemplo, não limitado a um acoplamento de desconexão rápida, acoplamento magnético, etc. Assim, o mecanismo de conector macho 2006 pode compreender qualquer tipo de mecanismo de conexão associado a qualquer tipo de acoplamento, tais como, entre outros, os mencionados acima. Um anel de vedação 2018 é fornecido em torno do mecanismo de conector macho 2006 para fornecer uma vedação entre a primeira porção de corpo 2000 e a segunda porção de corpo 2100 durante o processo de amostragem.
[00110] A porção de aderência 2008 é adaptada para permitir ao usuário anexar um dispositivo de remoção à primeira porção de corpo 2000 para anexar e remover a primeira porção de corpo 2000 a partir da segunda porção de corpo 2100. Na forma de exemplo ilustrada nas figuras, a porção de aderência 2008 tem uma forma circular com múltiplas superficies planas, semelhante à de um parafuso para permitir a fixação de um dispositivo de remoção (por exemplo, soquete, chave inglesa, etc.). A porção de aderência 2008, no entanto, pode ser qualquer aderência adequada que facilite a remoção da primeira porção que coincida com outros tipos de meios de conexão, conforme descrito acima.
[00111] A segunda porção de corpo 2100 é uma peça integrada que inclui uma segunda extremidade farpada 2102 tendo pelo menos uma farpa 2104, um colar roscado macho 2106, uma porção de projeção 2108 e uma cavidade interna 2110 que estende axialmente a partir de uma primeira extremidade 2112 para uma segunda extremidade 2114 da segunda porção 2100. Quando a primeira porção de corpo 2000 e a segunda porção de corpo 2100 são conectadas, a cavidade interna 2010 da primeira porção de corpo 2000 e a cavidade interna 2110 da segunda porção são alinhadas de tal modo que a cavidade interna estende o comprimento do corpo de adaptador 1900 para permitir que a amostra de gás passe através do corpo de adaptador 1900.
[00112] A farpa 2104 tem uma peça de forma cônica 2116 tendo um diâmetro Dl na sua parte mais larga e uma parte com forma cilíndrica 2118 que estende a partir da parte mais larga da peça de forma cônica 2116. Essa configuração facilita a inserção da segunda extremidade farpada 2102 no tubo 80 descrito acima (ver a Figura 3a) . Além disso, a presença da peça de forma cilíndrica 2118 aumenta a área de superfície da farpa 2104 que entra em contato com uma superfície interna do tubo 80. A área de superfície aumentada da farpa 2104 em contato com a superfície interna do tubo aumenta a estabilidade do corpo de adaptador 1900 após a instalação.
[00113] O colar roscado macho 2106 inclui uma primeira superfície 2119 e é disposto em uma primeira extremidade 2120 da segunda extremidade farpada 2102 e é usado para instalar e extrair o corpo de adaptador 1900 como aqui descrito. O colar roscado macho 2106 inclui um primeiro conector de recepção fêmea 2122 definido no mesmo. O primeiro conector de recepção fêmea 2122 recebe o mecanismo de conexão macho 2006 para, assim, conectar a primeira porção de corpo 2000 à segunda porção de corpo 2100 para instalação e/ou amostragem de gás. No exemplo de modalidade descrito e ilustrado na Figura 21, o primeiro conector de recepção fêmea 2122 compreende um primeiro conector fêmea roscado 2122 que é adaptado para receber por rosca o conector roscado macho 2006. Como mencionado acima, deve ser entendido, no entanto, que a primeira porção de corpo 2000 e a segunda porção de corpo 2100 podem ser conectadas por outros meios, tais como, mas não limitado a, um acoplamento de desconexão rápida, acoplamento magnético, etc. Assim, o primeiro conector / mecanismo de recepção fêmea 2122 pode compreender qualquer tipo de conector / mecanismo de recepção associado a qualquer tipo de acoplamento, tais como, entre outros, os mencionados acima. 0 colar roscado macho 2106 também é usado para instalar e extrair o corpo de adaptador 1900, conforme descrito acima. Um recesso 2123 é definido no colar roscado macho 2106 em uma entrada para o primeiro conector de recepção fêmea 2122. O recesso 2123 recebe o anel de vedação 2016 para evitar a fuga de gás entre a primeira porção de corpo 2000 e a segunda porção de corpo 2100 durante o processo de amostragem.
[00114] A porção de projeção 2108 é disposta em uma segunda extremidade 2124 da segunda extremidade perfurada 2102 e inclui uma primeira projeção cilíndrica 2126 tendo um diâmetro D2 que é inferior a Dl e uma segunda projeção de forma cilíndrica 2128 tendo um diâmetro D3 que é substancialmente o mesmo que Dl. A segunda projeção de forma cilíndrica 2128 inclui uma borda chanfrada 2130 que facilita a instalação do corpo de adaptador 1900, conforme descrito aqui. Um segundo conector / mecanismo de recepção fêmea (roscado) 2132 é definido na porção de projeção 2108 que facilita a adição de extensões, como descrito acima e ilustrado nas Figuras 13-18.
[00115] As Figuras 22 e 23 ilustram uma vista em perspectiva e de plano, respectivamente, de outra modalidade de um corpo de adaptador 2200 de acordo com um aspecto da inovação. O corpo de adaptador 2200 é semelhante ao corpo de adaptador 1900 ilustrado nas Figuras 19-21, assim, características semelhantes entre as duas modalidades de exemplo não serão repetidas na descrição da modalidade de exemplo ilustrada nas Figuras 22 e 23.
[00116] O corpo de adaptador de exemplo 2200 inclui ainda um meio para o usuário do corpo de adaptador 2200 agarrar o colar roscado macho 2106 da segunda porção de corpo 2100 para impedir a rotação da segunda porção de corpo 2100 durante a remoção ou anexação da primeira porção de corpo 2000 ou o adaptador de terceiros a partir da segunda porção de corpo 2100. Especificamente, pelo menos uma rosca 2202 do colar roscado macho 2106 pode incluir uma superficie plana 2204 disposta em lados opostos do colar macho roscado 2106. Esta configuração permite que o usuário engate as superficies planas dispostas opostamente no colar roscado macho 2106 e segure o colar roscado macho 2106 com uma ferramenta (por exemplo, chave inglesa) para evitar que a segunda porção de corpo 2100 gire como mencionado acima. Deve ser entendido que a inovação não é dependente do número de roscas 2202 que têm superficies planas 2204. O número de roscas 2202 tendo superficies planas 2204 pode variar de uma rosca 2202 a todas as roscas. Além disso, a inovação não depende do número de superficies planas 2204 dispostas opostamente.
[00117] Referindo-se à Figura 24, é descrito um método de coleta de amostras de gás. Em 2402, é fornecido um corpo de adaptador com uma primeira extremidade farpada e uma segunda extremidade farpada. Em 2404, inserir pelo menos uma porção da segunda extremidade farpada em um corpo tubular. Em 2406, colocar pelo menos uma porção da primeira extremidade farpada na cavidade de instalação na pega da ferramenta de instalação. Em 2408, colocar a segunda extremidade farpada em um núcleo perfurado. Em 2410, golpear a pega em uma extremidade oposta da cavidade de instalação para forçar o corpo de adaptador no núcleo perfurado. Em 2412, remover a pega de instalação a partir da primeira extremidade farpada. Em 2414, remover a primeira extremidade farpada do corpo de adaptador da segunda extremidade farpada. Em 2416, anexar um adaptador de terceiros de encaixe para a segunda extremidade farpada. Em 2418, conectar um dispositivo de medição de gás de solo ao adaptador de terceiros. Em 2420, coletar a amostra de gás.
[00118] Estas e outras configurações dos componentes de sistema exemplares serão evidentes para os especialistas na técnica depois de ler a descrição fornecida aqui. O sistema inventado pode, portanto, ser usado para amostrar o gás de solo sub-laje com maior eficiência e extensibilidade, e reduz ainda mais a intrusão de tais atividades de amostragem nas operações do dia-a-dia em qualquer local de amostragem determinado.
[00119] As modalidades exemplares foram escolhidas e descritas para explicar alguns dos princípios da presente invenção de modo que outros especialistas na técnica possam praticar a invenção. Embora certas modalidades da presente invenção sejam descritas em detalhe acima, o âmbito da invenção não deve ser considerado limitado por tal divulgação, e são possíveis modificações sem se afastar do espirito da invenção como evidenciado pelas seguintes reivindicações:

Claims (19)

1. Dispositivo de coleta de gás de solo (1900) CARACTERIZADO pelo fato de que compreende: uma primeira porção de corpo (2000) tendo uma primeira extremidade farpada (2002); e um mecanismo de conexão macho; uma segunda porção de corpo (2100) tendo uma segunda extremidade farpada (2102) e um primeiro mecanismo de recepção fêmea que recebe o mecanismo de conexão macho, em que a segunda porção de corpo (2100) inclui um colar roscado (2106) disposto em uma primeira extremidade (2120) da segunda porção de extremidade farpada (2102) que facilita a instalação e remoção do dispositivo, o colar roscado (2106) incluindo pelo menos uma rosca tendo superficies planas (2204) dispostas opostamente que facilitam a prevenção da rotação da segunda porção de corpo (2100) após a instalação; uma porção de aderência que facilita a anexação e remoção da primeira porção de corpo da segunda porção de corpo; e uma cavidade interna (2010, 2110) estendendo axialmente ao longo da primeira porção de corpo (2000) e a segunda porção de corpo (2100) que permite que o gás de solo flua através da primeira porção de corpo (2000) e a segunda porção de corpo (2100) .
2. Dispositivo, de acordo com a reivindicação 1, CARAC TE RIZADO pelo fato de que o mecanismo de conexão macho (2006) é um conector roscado macho (2006) e o mecanismo de recepção fêmea (2122) é uma porção de recepção roscada fêmea (2122) definida no colar roscado (2106) que recebe a porção macho roscada (2006).
3. Dispositivo, de acordo com a reivindicação 1, CARACTERIZADOpelo fato de que compreende ainda uma porção de projeção (2108) disposta em uma segunda extremidade (2124) da segunda extremidade farpada (2102) e incluindo um segundo mecanismo de recepção fêmea (2132) que recebe uma extensão.
4. Dispositivo, de acordo com a reivindicação 3, CARAC TE RI ZADO pelo fato de que a porção de projeção (2108) inclui uma primeira projeção de forma cilíndrica (2126) e uma segunda projeção de forma cilíndrica (2128) com um diâmetro maior do que um diâmetro da primeira projeção cilíndrica, e em que a segunda projeção de forma cilíndrica (2128) inclui uma borda chanfrada (2130) que facilita a instalação.
5. Dispositivo, de acordo com a reivindicação 1, CARAC TE RI ZADO pelo fato de que a primeira extremidade farpada (2002) inclui pelo menos uma farpa (2004) e a segunda extremidade farpada (2102) inclui pelo menos uma farpa (2104) tendo um diâmetro maior do que um diâmetro da pelo menos uma farpa (2004) da primeira extremidade farpada (2002) .
6. Dispositivo, de acordo com a reivindicação 1, CARAC TE RIZADO pelo fato de que a segunda extremidade farpada (2102) inclui pelo menos uma farpa (2104) tendo uma porção de forma cônica (2116) e uma porção de forma cilíndrica (2118) estendendo a partir de uma parte mais larga da porção de forma cônica (2116).
7. Dispositivo, de acordo com a reivindicação 6, CARAC TE RI ZADO pelo fato de que a parte de forma cilíndrica (2118) inclui uma superficie externa que aumenta a área de superficie da pelo menos uma farpa (2104) que contata um corpo tubular (80) para aumentar a estabilidade do dispositivo (1900) quando instalada.
8. Sistema para facilitar a análise de amostras de um gás de solo sub-laje CARAC TE RI ZADO pelo fato de que compreende: um corpo de adaptador (1900) incluindo uma primeira extremidade farpada (2002) anexada removivelmente a uma segunda extremidade farpada (2102); um colar roscado (2106) disposto em uma primeira extremidade (2120) da segunda porção de extremidade farpada (2102) que facilita a instalação e remoção do dispositivo; o colar roscado (2106) incluindo pelo menos uma rosca tendo superficies planas (2204) dispostas opostamente que facilitam a prevenção da rotação da segunda porção de corpo (2100) após a instalação; uma cavidade interna (2010, 2110) estendendo axialmente ao longo do corpo de adaptador (1900); um corpo tubular (80) tendo uma cavidade interna (82) adaptada para receber a segunda extremidade farpada (2102) do corpo de adaptador (1900); e uma ferramenta (600) que facilita a instalação e remoção do corpo de adaptador (1900).
9. Sistema, de acordo com a reivindicação 8, CARACTERIZADOpelo fato de que a ferramenta (600) compreende: uma haste (610) tendo um comprimento predeterminado de roscas macho (640) dispostas em uma primeira extremidade (620) ; uma pega (615) que intersecta com uma segunda extremidade (625) da haste (610); uma cavidade de instalação (635) definida em pelo menos uma extremidade de pega e adaptada para receber a primeira extremidade farpada (405); e uma cavidade de extração (630) disposta dentro da primeira extremidade (620) da haste (610) e adaptada para receber a primeira porção farpada (2002).
10. Sistema, de acordo com a reivindicação 9, CARAC TE RI ZADO pelo fato de que o colar roscado (2106) disposto em uma primeira extremidade (2120) da segunda extremidade farpada (2102) inclui uma primeira superficie (2119) que a ferramenta (600) contata durante a instalação.
11. Sistema, de acordo com a reivindicação 10, CARAC TE RI ZADO pelo fato de que compreende ainda um acoplamento roscado (2122) tendo roscas internas que enroscam no comprimento predeterminado de roscas macho (2006) na primeira extremidade (2120) da haste e no colar roscado (2106).
12. Sistema, de acordo com a reivindicação 8, CARAC TE RI ZADO pelo fato de que a segunda extremidade farpada (2102) inclui pelo menos uma farpa (2104) tendo uma porção de forma cônica (2116) e uma porção de forma cilíndrica (2118) estendendo a partir de uma parte mais larga da porção de forma cônica (2116) .
13. Sistema, de acordo com a reivindicação 12, CARAC TE RI ZADO pelo fato de que a parte de forma cilíndrica (2118) inclui uma superficie externa que aumenta a área superficial da pelo menos uma farpa (2104) que contata um corpo tubular (80) para aumentar a estabilidade do corpo de adaptador (1900) quando instalado.
14. Método de coleta de amostras de gás com o dispositivo conforme definido em qualquer uma das reivindicações de 1 a 7, CARACTERIZADOpelo fato de que compreende: fornecer um corpo de adaptador (1900) tendo uma primeira extremidade farpada (2002) e uma segunda extremidade farpada (2102) ; inserir pelo menos uma porção da segunda extremidade farpada (2102) em um corpo tubular (80); colocar pelo menos uma porção da primeira extremidade farpada (2002) em uma cavidade de instalação (635) de uma pega (615) de uma ferramenta de instalação (600); colocar a segunda extremidade farpada (2002) em um núcleo perfurado; golpear a pega (615) em uma extremidade oposta da cavidade de instalação (635) para forçar o corpo de adaptador (1900) para o núcleo perfurado; remover a pega de instalação (615) a partir da primeira extremidade farpada (2002); remover a primeira extremidade farpada (2002) do corpo de adaptador (1900) a partir da segunda extremidade farpada (2102); engatar superficies planas (2204) dispostas opostamente em pelo menos uma rosca (2202) de um colar roscado (2106) disposto em uma primeira extremidade (2120) da segunda extremidade farpada (2102); e anexar um adaptador de terceiros à segunda extremidade farpada (2102).
15. Método, de acordo com a reivindicação 14, CARAC TE RIZADO pelo fato de que compreende ainda conectar um dispositivo de medição de gás de solo ao adaptador de terceiros e coletar a amostra de gás.
16. Método, de acordo com a reivindicação 14, CARAC TE RIZADO pelo fato de que a segunda extremidade farpada (2102) inclui pelo menos uma farpa (2104) tendo uma porção de forma cônica (2116) e uma porção de forma cilíndrica (2118) estendendo a partir de uma parte mais larga da porção de forma cônica (2116) .
17. Método, de acordo com a reivindicação 16, CARAC TE RI ZADO pelo fato de que a parte de forma cilíndrica (2118) inclui uma superficie externa que aumenta a área superficial da pelo menos uma farpa (2104) que contata uma superficie interna do corpo tubular (80) para aumentar a estabilidade do corpo de adaptador (1900) quando instalado.
18. Método, de acordo com a reivindicação 14, CARAC TE RI ZADO pelo fato de que o corpo de adaptador (1900) inclui um colar roscado (2106) disposto em uma primeira extremidade (2120) da segunda extremidade farpada (2102) que inclui uma primeira superficie (2119) que a ferramenta (600) contata durante a instalação.
19. Método, de acordo com a reivindicação 18, CARAC TE RI ZADO pelo fato de que a primeira extremidade farpada (2002) inclui um conector roscado macho e a segunda extremidade farpada (2102) inclui uma porção de recepção roscada fêmea definida no colar roscado (2106) que recebe removivelmente a porção macho roscada (2006).
BR112018004186-6A 2016-01-29 2016-01-29 dispositivo para uso com medição de gás de solo e método de uso BR112018004186B1 (pt)

Applications Claiming Priority (1)

Application Number Priority Date Filing Date Title
PCT/US2016/015656 WO2017131746A1 (en) 2016-01-29 2016-01-29 Device for use with measuring soil gas and method of use

Publications (1)

Publication Number Publication Date
BR112018004186B1 true BR112018004186B1 (pt) 2020-11-03

Family

ID=59398371

Family Applications (1)

Application Number Title Priority Date Filing Date
BR112018004186-6A BR112018004186B1 (pt) 2016-01-29 2016-01-29 dispositivo para uso com medição de gás de solo e método de uso

Country Status (11)

Country Link
EP (1) EP3408642B1 (pt)
KR (1) KR102476485B1 (pt)
CN (2) CN108139302A (pt)
AU (1) AU2016389021B2 (pt)
BR (1) BR112018004186B1 (pt)
CA (2) CA3010580A1 (pt)
DK (1) DK3408642T3 (pt)
ES (1) ES2842187T3 (pt)
PL (1) PL3408642T3 (pt)
PT (1) PT3408642T (pt)
WO (1) WO2017131746A1 (pt)

Families Citing this family (3)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
CN111879574A (zh) * 2020-07-03 2020-11-03 邓婧 一种环境检测用采样装置
WO2024081458A1 (en) * 2022-10-12 2024-04-18 Vapor Pin Enterprises, Inc. Receptacle for a sampling and/or measuring device
CN117571969B (zh) * 2024-01-16 2024-04-09 昆明理工大学 一种农业用土壤湿度自动检测设备

Family Cites Families (16)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
US4261203A (en) * 1979-02-16 1981-04-14 Phillips Petroleum Company Tip for soil gas probe
US4335622A (en) * 1980-08-22 1982-06-22 Phillips Petroleum Company Soil gas probe
US4452091A (en) * 1982-06-23 1984-06-05 Cities Service Company Soil gas probe
GB9407200D0 (en) * 1994-04-12 1994-06-08 Tartre Andre Probe and chamber for the monitoring of soil contaminated with petroleum products
US5775424A (en) * 1996-07-08 1998-07-07 Pemberton; Bradley E. Depth-discrete sampling port
US6230820B1 (en) * 1997-12-16 2001-05-15 Kent E. Cordry Universal drive point device
TW503847U (en) * 1999-05-07 2002-09-21 Huang Cheng Machinery Co Ltd Improved retainer structure for casters of machine
CN2447552Y (zh) * 2000-08-02 2001-09-12 林富商 插入式膨胀螺丝
US20020043802A1 (en) * 2000-10-12 2002-04-18 Koster Wallace C. E-Z hose coupling
JP2004184105A (ja) * 2002-11-29 2004-07-02 Kyodo Kumiai Kansai Jiban Kankyo Kenkyu Center 土壌ガス分析方法および装置
US7281439B2 (en) * 2003-03-13 2007-10-16 Hvoc, L.L.C. Volatile organic compound monitoring
US9291531B2 (en) * 2010-05-04 2016-03-22 Cox-Colvin & Associates, Inc. Device for use with measuring soil gas and method of use
US8220347B2 (en) * 2010-05-04 2012-07-17 Cox-Colvin & Associates, Inc. Device for use with measuring soil gas and method of use
CN203162748U (zh) * 2013-03-28 2013-08-28 周绍东 方形Led路轨灯
US9120164B2 (en) * 2013-04-29 2015-09-01 Iscar, Ltd. Cutting tool having a tool coupling with offset peripheral and central coupling threads and method of assembly thereof
CN203351715U (zh) * 2013-08-06 2013-12-18 张文强 挤压削边双向定位连接头

Also Published As

Publication number Publication date
WO2017131746A1 (en) 2017-08-03
KR20180108614A (ko) 2018-10-04
CA3037051C (en) 2022-11-01
PT3408642T (pt) 2021-01-20
AU2016389021B2 (en) 2018-08-09
DK3408642T3 (da) 2021-01-18
CA3010580A1 (en) 2017-08-03
ES2842187T3 (es) 2021-07-13
EP3408642A1 (en) 2018-12-05
CA3037051A1 (en) 2017-08-03
PL3408642T3 (pl) 2021-06-28
KR102476485B1 (ko) 2022-12-12
CN117007380A (zh) 2023-11-07
EP3408642B1 (en) 2020-11-04
CN108139302A (zh) 2018-06-08
EP3408642A4 (en) 2019-09-11
AU2016389021A1 (en) 2018-03-22

Similar Documents

Publication Publication Date Title
US11726011B2 (en) Device for use with measuring soil gas and method of use
US8220347B2 (en) Device for use with measuring soil gas and method of use
BR112018004186B1 (pt) dispositivo para uso com medição de gás de solo e método de uso
US5826609A (en) Sewer inspection chamber with back-flow prevention valve and method and apparatus for installing valve in sewer inspection chamber
US20120048070A1 (en) Shower Drain Compression Ring Nut Tightening Tool
US7624759B1 (en) Shower drain test plug
US9291531B2 (en) Device for use with measuring soil gas and method of use
US5782310A (en) Dry hollow stem augers
US11486799B2 (en) Device for use with measuring soil gas and method of use
US10379013B2 (en) Sub-slab soil gas sampling system
JP2009144862A (ja) 逆止弁装置
US6820701B1 (en) Visual probes and methods for placing visual probes into subsurface areas
US10189059B2 (en) Devices for cross bore safeguard during sewer system cleanouts
WO2024081458A1 (en) Receptacle for a sampling and/or measuring device
US10557261B1 (en) Pipe sealing device and methods of making and using the same
US8141461B1 (en) Method and apparatus for remotely manipulating threaded components
JP3295837B2 (ja) 公共用ます
JP2002241975A (ja) 水道管電気防食における陽極電極取り付け方法と取り付け装置
BR102018002964A2 (pt) pino de intrusão de vapores e processo de aplicação
JPH0242798Y2 (pt)
JP2005002625A (ja) 地質汚染調査用掘削ビット及びこれに適用される試料採取管
JPH0635791U (ja) 流体シール栓
KR20010037027A (ko) 건축용 배수관 연결구의 이물질 제거방법 및 그 장치

Legal Events

Date Code Title Description
B07A Application suspended after technical examination (opinion) [chapter 7.1 patent gazette]
B07A Application suspended after technical examination (opinion) [chapter 7.1 patent gazette]
B09A Decision: intention to grant [chapter 9.1 patent gazette]
B16A Patent or certificate of addition of invention granted [chapter 16.1 patent gazette]

Free format text: PRAZO DE VALIDADE: 20 (VINTE) ANOS CONTADOS A PARTIR DE 29/01/2016, OBSERVADAS AS CONDICOES LEGAIS.