BR112016026875B1 - Sistema para limpeza e esterilização de um fluxo de água - Google Patents

Sistema para limpeza e esterilização de um fluxo de água Download PDF

Info

Publication number
BR112016026875B1
BR112016026875B1 BR112016026875-0A BR112016026875A BR112016026875B1 BR 112016026875 B1 BR112016026875 B1 BR 112016026875B1 BR 112016026875 A BR112016026875 A BR 112016026875A BR 112016026875 B1 BR112016026875 B1 BR 112016026875B1
Authority
BR
Brazil
Prior art keywords
filter
water
backflow
counterflow
slime
Prior art date
Application number
BR112016026875-0A
Other languages
English (en)
Inventor
Matthijs Schuiten
Original Assignee
Bv Scheepswerf Damen Gorinchem
Priority date (The priority date is an assumption and is not a legal conclusion. Google has not performed a legal analysis and makes no representation as to the accuracy of the date listed.)
Filing date
Publication date
Application filed by Bv Scheepswerf Damen Gorinchem filed Critical Bv Scheepswerf Damen Gorinchem
Publication of BR112016026875B1 publication Critical patent/BR112016026875B1/pt

Links

Images

Abstract

SISTEMA E MÉTODO PARA LIMPEZA E ESTERILIZAÇÃO DE UM FLUXO DE ÁGUA. A presente invenção refere-se a um sistema para limpeza e esterilização de um fluxo de água. O sistema compreende uma linha de tratamento principal (1) com uma bomba (56) para bombear a água de uma armazenagem de água, um filtro principal (8), uma estação de esterilização (20) e uma saída (30) do sistema. O filtro principal é provido com um primeiro elemento de filtro e um membro de contrafluxo para enxaguar o primeiro elemento de filtro com a água do contrafluxo. A linha de tratamento secundária conecta-se a uma saída (17) do membro de contrafluxo, e tem um filtro de contrafluxo para remover o limo da água de contrafluxo. O filtro principal (8) é projetado de maneira tal que a diferença da pressão no primeiro elemento de filtro é de pelo menos 0,1 bar (10 kPa) e o filtro de contrafluxo é projetado de maneira tal que a diferença da pressão no elemento de filtro de contrafluxo é menor do que 0,05 bar (5 kPa).

Description

[0001] A presente invenção refere-se a um sistema para limpeza e esterilização de um fluxo de água. A presente invenção também se refere a um método para a limpeza e a esterilização do fluxo de água. O sistema é usado para limpar a água que flui de tanques de lastro de um navio para o meio ambiente quando o fluxo de saída de água deve satisfazer os requisitos que são especificados na convenção de água de lastro da International Maritime Organization (IMO). De acordo com essa convenção, na água limpa que flui do navio o número máximo de organismos maiores do que 50 micra é de 10 organismos por metro cúbico, para os organismos entre 10 e 50 micra o número máximo é de 10 organismos por mililitro, e a convenção especifica as concentrações máximas dos micróbios viáveis que são prejudiciais para a saúde.
[0002] Tal sistema é conhecido a partir do documento de patente WO2013/178296 em que uma usina de tratamento de água de lastro é descrita. A usina é configurada para, durante a operação de descarga de lastro e por meio de um primeiro conduto de água de retrolavagem, conduzir a água da retrolavagem de um filtro de água de lastro a um lado de sucção de uma bomba de água de lastro. Dessa maneira, a água de retrolavagem do filtro é recirculada através da bomba de água de lastro e do filtro de água de lastro.
[0003] Nesse sistema conhecido, os organismos removidos pelo filtro de água de lastro da água são reintroduzidos na água a montante no filtro de água de lastro, conduzindo a um acúmulo de organismos dentro da água a montante do filtro de água de lastro, o que pode conduzir ao entupimento do filtro de água de lastro, o que é desvantajoso.
[0004] O documento de patente WO2014/035343 divulga uma outra modalidade de tal sistema. Esse documento descreve uma modalidade que remove os sedimentos do sistema de filtragem secundário e concentra esses sedimentos por meio de evaporação antes de armazenar os sedimentos. Além disso, esse documento divulga o fato que, nos sistemas de desinfecção com luz UV tipicamente usados, as lâmpadas UV requerem um elevado consumo de energia para matar os organismos remanescentes após a filtração.
[0005] A invenção provê um sistema aperfeiçoado por meio do qual os organismos flutuantes são removidos do fluxo de água.
[0006] Em um aspecto da invenção, é proposto um sistema para a limpeza e a esterilização de um fluxo de água, em que o sistema compreende uma linha de tratamento principal, a qual compreende uma entrada com uma bomba para bombear a água de uma armazenagem de água, tal como um tanque de água de lastro de um navio, através de um filtro principal a uma estação de esterilização com uma ou mais lâmpadas UV para esterilizar o fluxo de água, e uma saída do sistema. O filtro principal é provido com um primeiro elemento de filtro e um membro de contrafluxo com uma primeira saída de contrafluxo para enxaguar o primeiro elemento de filtro com a água de contrafluxo.
[0007] O sistema também compreende uma linha de tratamento secundária, a qual compreende uma entrada que fica em comunicação fluida com a primeira saída de contrafluxo, um filtro de contrafluxo com um elemento de filtro de contrafluxo que tem aberturas do filtro com uma dimensão maior entre 50 micrômetros e 20 micrômetros para remover os organismos flutuantes ou o limo da água de contrafluxo, e uma saída secundária que fica em comunicação fluida com a linha de tratamento principal, para conduzir a água de contrafluxo filtrada da linha de tratamento secundária à linha de tratamento principal, em que o filtro de contrafluxo é projetado de maneira tal que a diferença da pressão de contrafluxo no elemento de filtro de contrafluxo é menor do que 0,05 bar (5 kPa), e em que o filtro principal é projetado de maneira tal que a diferença da pressão no primeiro elemento de filtro é de pelo menos 0,1 bar (10 kPa) ou 0,2 bar (20 kPa) e em que a dimensão maior das aberturas no primeiro elemento de filtro é de preferência menor do que a metade ou um terço da dimensão maior das aberturas no elemento de filtro de contrafluxo.
[0008] Uma vantagem do sistema de acordo com a invenção é que a queda de pressão nas aberturas do primeiro elemento de filtro é pelo menos o dobro da queda de pressão no elemento de filtro de contrafluxo. Isso conduz à fragmentação dos organismos ou partes inorgânicas que são prensados de encontro ao primeiro elemento de filtro e através das aberturas. Um organismo ou uma parte inorgânica que é maior do que as aberturas no primeiro elemento de filtro vai ser prensado de encontro a várias aberturas no filtro e, uma vez que o organismo ou a parte inorgânica não tem nenhuma força estrutural, partes do organismo ou a parte inorgânica serão fragmentados em vários pedaços pequenos ou fragmentos separados, os quais irão fluir através das aberturas do filtro.
[0009] Desta maneira, o organismo ou as partes inorgânicas serão fragmentados em partes menores e as partes fragmentadas frequentemente não serão mais viáveis, ou os fragmentos são facilmente acessíveis para a radiação UV que causa a morte das partes viáveis remanescentes dos organismos na estação de esterilização. Desta maneira, o primeiro elemento de filtro é usado como um dispositivo de corte ou fragmentação. Os organismos ou partes dos mesmos e as partes inorgânicas que contêm tecidos de estruturação tais como um esqueleto, ossos, cartilagem, envoltórios ou algo similar podem não ser fragmentados e os organismos irão ficar grudados de encontro ao primeiro elemento de filtro e em um estágio posterior serão enxaguados ulteriormente do primeiro elemento de filtro pela água de contrafluxo e, se forem maiores do que as aberturas no filtro de contrafluxo, irão continuar como limo no filtro de contrafluxo. A diferença de pressão limitada no filtro de contrafluxo impede a deformação dos organismos maiores contra o elemento de filtro de contrafluxo de modo que esses organismos são filtrados do fluxo de água e somente os organismos pequenos fluem para a estação de esterilização onde eles são mortos pela radiação UV.
[0010] Um outro efeito causado pela fragmentação dos organismos e da matéria inorgânica é que uma grande parte de e, em uma situação específica, cerca de 70 por cento, dos organismos flutuantes que devem ser filtrados pelos filtros de contrafluxo fluem agora como fragmentos através das aberturas menores do primeiro elemento de filtro com o fluxo principal de água e não irão terminar de encontro ao elemento de filtro de contrafluxo e no limo. Essa redução da quantidade de limo em um fluxo de água específico depende da natureza dos organismos no fluxo de água: o material que termina no limo que continua presente depois que um número de organismos insignificantes novos são filtrados do fluxo de água difere de maneira considerável do material que termina no limo do zooplâncton. Os testes mostraram que em média a fragmentação no filtro principal de acordo com a invenção reduz o peso por metro cúbico do limo que continua presente no filtro de contrafluxo em cerca de 70 % e reduz as dimensões dos organismos escoados através do filtro principal, de modo que o aniquilamento desses organismos com a radiação UV fica mais fácil e requer menos energia.
[0011] Em uma modalidade, o filtro de contrafluxo tem um sistema de enxágue de filtro para enxaguar o limo do filtro de contrafluxo com a água de enxágue e o sistema de enxágue de filtro é conectado a um separador ou a uma centrífuga para remover a água de enxágue do limo. Desta maneira, o limo que é enxaguado do(s) filtro(s) de contrafluxo é concentrado em um sedimento com um teor de água de menos de 20%. Uma vez que o volume do limo desidratado ou do sedimento é pequeno, ele pode ser armazenado em separado e/ou temporariamente de modo que o sistema não precise de uma grande armazenagem para o limo removido. A remoção do limo desidratado do fluido que circula através dos filtros principal e de contrafluxo impede o entupimento dos filtros. Depois do separador ou da centrífuga, a água removida do limo é recirculada a montante ao filtro principal ou ao filtro de contrafluxo, de modo que o limo remanescente no fluido não sai com o fluxo principal, mas é fragmentado ou filtrado outra vez. O limo desidratado ou o sedimento é direcionado para fora do sistema e pode ser removido contínua ou intermitentemente.
[0012] Em uma modalidade, o filtro principal compreende um primeiro elemento de filtro com aberturas do filtro com uma dimensão maior de 10 micra ou de 6 micra. Desta maneira, os organismos são reduzidos a fragmentos pequenos antes que possam passar através das aberturas no filtro principal, de modo que a morte dos fragmentos com radiação UV requer doses limitadas de radiação, e isso torna a radiação UV mais eficaz.
[0013] Em uma modalidade, o membro de contrafluxo pode ser configurado para enxaguar simultaneamente menos de 20% ou menos de 10% das aberturas do primeiro filtro dos primeiros elementos de filtro. O membro de contrafluxo pode ser operado com base em um acúmulo de pressão medido dentro do filtro principal, de maneira tal que, quando uma diferença de pressão no filtro principal excede um valor predeterminado, por exemplo, 0,3 bar (30 kPa), o membro de contrafluxo é ativado para enxaguar organismos ou partes inorgânicas para fora do filtro principal. O membro de contrafluxo pode ser configurado para enxaguar uma área pequena ou limitada de aberturas do filtro do filtro principal, minimizando com isso o fluxo da água de contrafluxo, o que limita as dimensões do filtro de contrafluxo. O membro de contrafluxo é provido com um impulsor para se mover por todas as aberturas do primeiro filtro, de modo que com o movimento no tempo devido todas as aberturas do filtro são limpas enquanto as aberturas do filtro não cobertas pelo membro de contrafluxo permanecem ativas como filtro.
[0014] De acordo com uma modalidade, a linha de tratamento secundária pode compreender dois ou mais filtros de contrafluxo em linha e um dos filtros de contrafluxo pode ter aberturas com uma dimensão maior de 25 micra ou de 20 micra. Desta maneira, não há nenhum risco que os organismos demasiadamente grandes deixem o sistema com o fluxo de água se um filtro de contrafluxo falhar. Além disso, a dimensão máxima das aberturas no elemento de filtro de contrafluxo de 25 ou 20 micra assegura que o número de organismos maiores que fluem através das aberturas no filtro de contrafluxo seja reduzido. Isso torna mais fácil a satisfação dos limites especificados na convenção da IMO.
[0015] Em uma modalidade adicional, o primeiro filtro de contrafluxo em linha pode ter aberturas de filtros com uma dimensão maior que seja maior do que ou o igual ao(s) filtro(s) de contrafluxo seguinte(s). Desta maneira, os filtros de contrafluxo removem as partículas de dimensões reduzidas, por meio do que a carga do limo é espalhada pelos vários filtros.
[0016] Em uma modalidade, pelo menos um dos filtros de contrafluxo compreende um filtro de tambor rotativo. Tal filtro de tambor rotativo é vantajoso, uma vez que propicia uma filtração confiável da água da qual os organismos flutuantes têm que ser removidos. Além disso, a diferença de pressão em tal filtro de tambor rotativo pode ser pequena uma vez que o filtro de tambor rotativo pode ter uma superfície grande do filtro.
[0017] Em uma modalidade, a saída secundária é conectada à linha de tratamento principal a montante em relação à estação esterilização ou em que a linha de tratamento secundária tem uma segunda estação de esterilização. Desta maneira, toda a água que sai do sistema é sujeitada à radiação UV, de modo que não há nenhum organismo contagioso fluindo do sistema.
[0018] Em uma modalidade, pelo menos uma das lâmpadas UV na estação de esterilização fica acesa continuamente, o que pode ocorrer a uma energia mais baixa do que a energia total. Desta maneira, é possível iniciar imediatamente o sistema, mesmo com lâmpadas UV de partida lenta, e o fluxo fora da água que não é irradiado é impedido.
[0019] Em uma modalidade, o filtro de contrafluxo compreende um sistema de enxágue de filtro para enxaguar o limo do elemento de filtro de contrafluxo com a água de enxágue, em que uma saída do sistema de enxágue de filtro é conectada a um tanque de limo para coletar a água de enxágue com o limo enxaguado do filtro de contrafluxo, em que o tanque de limo é conectado a um separador, em particular uma centrífuga, para desidratar o limo, e em que uma primeira saída do separador é conectada à linha de tratamento principal ou à linha de tratamento secundária e uma segunda saída do separador é conectada a uma área de armazenagem ou a um tanque de armazenagem para armazenar o limo desidratado.
[0020] Uma vantagem desta modalidade é que o sedimento do separador, no detalhe da centrífuga, é direcionado para fora do sistema, de maneira tal que o sedimento pode ser transportado afastado do sistema. O sedimento pode ter um teor de água menor do que 20% ou de cerca de 7 a 15% e também pode ser chamado de pasta. A pasta pode ser removida intermitentemente depois do tratamento da água de lastro de um ou vários navios.
[0021] Uma outra vantagem desta modalidade é que o(s) filtro(s) de contrafluxo é/são limpo(s) sem parar o fluxo de água e/ou sem prover acesso ao próprio dispositivo do filtro. Em outras palavras, o sistema pode ser um sistema fechado e nenhum acesso é requerido para limpar os dispositivos do filtro.
[0022] Em uma modalidade, a linha de tratamento principal compreende uma unidade de autoescorvamento e/ou uma unidade de filtração a montante com respeito ao filtro principal. Quando, por exemplo, o sistema para a limpeza e a esterilização de um fluxo de água é uma unidade separada que pode ser conectada a um tanque de lastro de um navio, o sistema pode operar independentemente do navio.
[0023] A unidade de filtração é provida para remover os objetos duros maiores do fluxo de água a fim de impedir que quaisquer danos sejam causados, por exemplo, ao filtro principal. A unidade de filtração pode ser projetada para remover partículas maiores do que 4 mm, ou maiores do que 2 mm do fluxo de água.
[0024] Em uma modalidade, a linha de tratamento principal pode compreender um elemento regulador da pressão, em particular uma válvula de controle do fluxo, para regular a pressão no lado a jusante do primeiro elemento de filtro. Desta maneira, é possível controlar o fluxo da água de contrafluxo através do primeiro elemento de filtro para assegurar a limpeza suficiente do primeiro elemento de filtro.
[0025] Em uma modalidade, o sistema para a limpeza e a esterilização de um fluxo de água é colocado em um recipiente, que pode ser um recipiente móvel e/ou em um veículo, tal como um caminhão, e/ou em um navio, tal como uma barcaça. Desta maneira, o sistema pode ser colocado em um navio que entra em um porto e precisa descarregar a água de lastro. Nas modalidades em que o sistema fica localizado em um navio que segue para o mar, pode fazer parte do navio e pode ser usado ao remover a água de lastro em todas as situações e portos onde o navio se encontra. Para navios semissubmersíveis, o fluxo de água e/ou dos tanques de lastro pode ser limpo e esterilizado ao usar o sistema, ou o sistema pode ser usado para limpar e esterilizar a água de lavagem que é usada para limpar os tanques de lastro. A colocação do sistema em um recipiente torna possível colocar o sistema em um ambiente fechado, de maneira tal que o sistema não é facilmente acessível nem é acessível apenas por um grupo selecionado de pessoas, por exemplo, pessoas certificadas. Além disso, o sistema é facilmente transportável, uma vez que o recipiente pode ser colocado em um veículo de transporte ou em um navio.
[0026] Em uma modalidade, o sistema para a remoção, a limpeza e a esterilização de um fluxo de água é provido com uma fonte de alimentação. A fonte de alimentação pode ser colocada dentro do recipiente. Quando o sistema e a fonte de alimentação são colocados dentro de um recipiente, pode ser vantajosa a provisão de um dispositivo de controle do ar dentro do recipiente. Um sistema com uma fonte de alimentação própria é um sistema que opera independentemente e, desse modo, pode operar em qualquer local desejado.
[0027] Em uma modalidade, todas as válvulas de sangria a montante da estação de esterilização são conectadas a um tanque que drena a montante da estação de esterilização. Desta maneira, nenhum organismo viável, tais como micróbios, é liberado no meio ambiente.
[0028] Em um aspecto, a invenção compreende um método para a limpeza e a esterilização de um fluxo de água, em que o fluxo de água é bombeado através de um primeiro elemento de filtro de um filtro principal sob uma primeira diferença de pressão de pelo menos 0,1 bar (10 kPa) ou 0,2 bar (ou 20 kPa). O primeiro elemento de filtro é enxaguado com um fluxo de água de contrafluxo e os organismos na água de contrafluxo são filtrados em um filtro de contrafluxo com aberturas com uma dimensão maior entre 50 micrômetros e 20 micrômetros. Além disso, quando uma diferença de pressão de contrafluxo no elemento de filtro de contrafluxo é maior do que 0,05 bar (5 kPa), o filtro de contrafluxo é limpo com uma aspersão de água e a aspersão de água com limo é desidratada em um separador e o limo é armazenado para uma eliminação posterior.
[0029] A água que flui do filtro principal e do filtro de contrafluxo é esterilizada em uma estação de esterilização ao usar a radiação UV e é conduzida ao meio ambiente, e a água que flui do separador é reinserida a montante do sistema de filtro principal e/ou do filtro de contrafluxo. A vantagem desse método é que a diferença de pressão no primeiro elemento de filtro faz com que os organismos prensados contra o primeiro elemento de filtro sejam fragmentados em partes menores que podem fluir através das aberturas do elemento de filtro. As partes menores são fáceis de esterilizar com radiação UV e o material que flui através das aberturas reduz a quantidade de limo desidratado que deve ser armazenado.
[0030] Em uma modalidade, a dimensão maior das aberturas no primeiro elemento de filtro é menor do que a metade das dimensões maiores das aberturas no elemento de filtro de contrafluxo ou é menor do que 10 ou 6 micrômetros. Desta maneira, a maior parte dos organismos fragmentados que entram na estação de esterilização tem uma dimensão pequena, o que assegura que a radiação UV seja a mais eficaz.
[0031] Em uma modalidade, o método compreende etapas para medir a primeira diferença de pressão no primeiro elemento de filtro e, quando a primeira diferença de pressão excede 0,3 bar (30 kPa) começa o fluxo de água de contrafluxo para enxaguar o primeiro elemento de filtro. Dessa maneira, não haverá nenhum contrafluxo desnecessário que reduz a carga no filtro de contrafluxo.
[0032] Em uma modalidade, o filtro de contrafluxo é um filtro de tambor rotativo, e o método também pode compreender etapas para medir um nível de água dentro de um tambor do filtro de tambor rotativo. Quando o nível de água atinge um nível predeterminado, o sistema de enxágue de filtro é ativado para remover o limo da superfície interna do tambor.
[0033] Os aspectos da invenção serão explicados em mais detalhes por meio de referência às modalidades exemplificadoras da invenção mostrada nos desenhos, nos quais:
[0034] a Figura 1 é uma vista esquemática da linha de tratamento principal;
[0035] a Figura 2 é uma vista esquemática da linha de tratamento secundária;
[0036] a Figura 3 é uma seção transversal parcial do filtro principal;
[0037] a Figura 4 é uma seção transversal esquemática de um filtro de tambor rotativo; e
[0038] a Figura 5 é uma vista anterior esquemática e uma seção transversal do filtro principal.
[0039] Deve ser apreciado, no entanto, que essas modalidades podem não ser interpretadas como limitadoras do âmbito de proteção para a presente invenção.
[0040] Os navios que viajam pelos mares têm normalmente tanques de lastro a fim de balancear o navio dependendo da situação de carga. A água de lastro é bombeada da água circundante nos tanques de lastro quando, por exemplo, um navio não está carregado com a carga, ou a água é bombeada dos tanques de lastro na água circundante quando, por exemplo, o navio está carregado pesadamente com a carga. A entrada e a saída da água de lastro podem ocorrer em locais diferentes e em portos diferentes, o que pode conduzir à propagação indesejada de organismos que vivem agora somente em locais específicos do mundo. O sistema descrito limpa e esteriliza um fluxo de água e o sistema pode ser usado para limpar a água de lastro bombeada dos tanques de lastro de um navio.
[0041] Em uma modalidade, o sistema também pode ser usado para limpar um fluxo de água em um tanque de armazenagem por meio do qual a água armazenada no tanque de armazenagem pode ser usada para enxaguar o tanque de lastro, por exemplo, de um navio semissubmersível de modo que esse navio possa usar os seus tanques de lastro durante o carregamento/descarregamento da carga. Outras modalidades em que o sistema é usado para uma outra aplicação para a limpeza e a esterilização de um fluxo de água também são possíveis, e essas modalidade usam mais ou menos os mesmos componentes que a modalidade descrita com o auxílio das figuras.
[0042] Tal como mostrado na Figura 1, uma linha de tratamento principal 1 de um sistema para a limpeza e a esterilização de um fluxo de água compreende uma entrada 2 para conectar com uma saída de um tanque de lastro ou tanques de lastro de um navio (não mostrado). Uma unidade de autoescorvamento 3 com uma bomba 56 é provida a jusante da entrada 2, de maneira tal que é possível bombear a água de lastro do(s) tanque(s) de lastro do navio na linha de tratamento principal 1 mesmo quando o navio não pode bombear a água de lastro do(s) tanque(s) de lastro ao sistema por si mesmo.
[0043] A linha de tratamento principal 1 compreende condutos e apêndices feitos de materiais que compreendem cerâmica, Fe, CuNi, plástico, etc., e/ou de uma combinação destes, a fim de impedir a corrosão e o crescimento indesejado de organismos.
[0044] A unidade de autoescorvamento 3 remove, caso requerido, o ar de uma linha 57, que neste caso é a linha entre a unidade de autoescorvamento e o(s) tanque(s) de lastro do navio, de maneira tal que a bomba 56 eventualmente bombeia a água do(s) tanque(s) de lastro no sistema. No caso em que o navio usa uma bomba para bombear a água do(s) tanque(s) de lastro na linha de tratamento principal 1, a unidade de autoescorvamento funciona como uma bomba adicional ou a bomba 56 permanece inativa.
[0045] A pressão em uma linha de sucção 5 é determinada por meio de um ou mais sensores de pressão 6 e, quando essa pressão fica acima de um limite específico, por exemplo, de 1,1 bar (110 kPa), por um período de tempo predeterminado, por exemplo, de 60 segundos, um desvio (não mostrado) pode ser aberto e o fluxo de água é desviado da unidade de autoescorvamento.
[0046] Uma unidade de filtração 7 é provida a jusante da unidade de autoescorvamento. A unidade de filtração 7 filtra os sólidos da água que entram na linha de tratamento principal 1. Os sólidos, tais como parafusos, sucata ou outros objetos, podem causar danos às peças do sistema e, portanto, têm que ser removidos da água. A unidade de filtração 7 pode ter aberturas com uma dimensão máxima de 4 ou 2 mm. Deve ser observado que, em outras modalidades do sistema, a unidade de filtração pode ser posicionada a montante da unidade de autoescorvamento 3 ou pode ser posicionada a montante da saída do(s) tanque(s) de lastro do navio (não mostrado).
[0047] A montante e a jusante da unidade de filtração 7, pode ser provido um sensor de pressão 6. É possível determinar uma diferença de pressão da unidade de filtração 7, em que a diferença de pressão pode, por exemplo, indicar que a unidade de filtração 7 está obstruída por um objeto (não mostrado) e que uma ação urgente é requerida.
[0048] Na modalidade mostrada na Figura 1, um filtro principal 8 é provido a jusante da unidade de filtração 7. O filtro principal 8 compreende um invólucro 15 com uma entrada e uma saída (não mostradas). Tal como pode ser visto na Figura 3, o filtro principal 8 compreende um elemento anular 10 com uma pluralidade de aberturas 11. Em torno do elemento anular 10 é provido um primeiro elemento de filtro corrugado 12, de maneira tal que, depois de uma fileira de aberturas 11 no elemento anular 10, uma câmara de filtro 13 é formada. Dentro do elemento anular 10, é provido um membro de contrafluxo com um braço de contrafluxo 14 que veda de encontro ao elemento anular 10 e se estende por pelo menos uma largura igualmente à distância entre as aberturas 11. Na extremidade do braço de contrafluxo 14, que fica perto do elemento anular 10, é provida uma tolerância pequena entre a extremidade e o elemento anular 10 para reduzir a quantidade de água que entra no braço de contrafluxo 14 dentro do elemento anular 10. Alternativamente, vedações (não mostradas) são providas na extremidade do braço de contrafluxo 14, em que a extremidade fica em contato com o elemento anular 10. O braço de contrafluxo 14 é conectado a uma bomba 9 a fim de auxiliar o contrafluxo nas câmaras de filtro 13. Uma unidade de impulsão (não mostrada) é conectada ao braço de contrafluxo 14 para impelir rotativamente o braço de contrafluxo 14 dentro do elemento anular 10, tal como indicado com a seta A. A unidade de impulsão e a bomba 9 são conectadas a um controlador (não mostrado), que controla a unidade de impulsão e a bomba 9 com base em parâmetros predeterminados, tais como o tempo e/ou o acúmulo de pressão dentro do elemento anular 10. O fluxo principal de água, em uso, flui do interior do elemento anular 10 para o exterior do elemento anular 10.
[0049] Deve ser observado que é possível que o fluxo de água de contrafluxo nas câmaras dos elementos de filtro 12 é provido com base na pressão no invólucro 15 no lado a jusante do elemento de filtro 12 e que há nenhuma bomba 9 para auxiliar o fluxo de água de contrafluxo.
[0050] O primeiro elemento de filtro 12 tem aberturas de filtro com uma dimensão maior de menos de 10 micra ou de 6 micra. O material de filtro com tais aberturas pequenas pode ser feito a partir de fios entrelaçados, por exemplo, de material de fios de aço inoxidável 316L ou similar ou 304, Monel ou outros fios de metal. Os materiais sintéticos também são possíveis. Os fios são muito finos, e para os fios entrelaçados tecidos individuais a menor largura da abertura da malha do filtro é similar à espessura do fio. Uma malha de fio mais complicada é possível, tal como Twill Dutch Weave, que torna possível aberturas menores. Em outras modalidades, o material do filtro pode consistir em placas de metal dos mesmos materiais que foram mencionados mais acima, em que os furos com um diâmetro de 6 ou 10 micrômetros são feitos, por exemplo, ao usar feixes laser pulsados.
[0051] Na modalidade divulgada não há nenhuma abertura de filtro com dimensões maiores do que 6 ou 10 micrômetros. Devido à diferença de pressão razoavelmente alta no primeiro elemento de filtro 12 e à estrutura dos organismos, os elementos de filtro com aberturas de filtro que têm uma abertura máxima de cerca de 10 ou 6 micra fazem com que os organismos maiores sejam fragmentados em partes menores antes de passar no filtro.
[0052] Um organismo que é maior do que a abertura do filtro será fragmentado e/ou decomposto em partes pequenas separadas que podem fluir através das aberturas do filtro do primeiro elemento de filtro 12. A Figura 5 ilustra esse processo e mostra um organismo O no primeiro elemento de filtro 12, que é mostrado esquematicamente na vista anterior (Figura 5a) em uma trama de malha de fio e em uma seção transversal (Figura 5b) em uma placa de metal com furos pulsados a laser. No lado a montante, um organismo O é posicionado de encontro ao elemento de filtro 12 e fecha as aberturas pequenas 12a do filtro.
[0053] A diferença de pressão no primeiro elemento de filtro 12 prensa o organismo O e fragmentos do organismo O serão prensados através das aberturas pequenas 12a do filtro. O organismo O se desintegra e flui em partes pequenas através das aberturas 12a. As partes duras em um organismo podem permanecer no lado da pressão do elemento de filtro 12 e serão removidas pelo contrafluxo. O filtro principal 8 é projetado de maneira tal que a diferença de pressão no primeiro elemento de filtro 12 é mais alta do que 0,1 bar (10 kPa) ou pode ser mais alta do que 0,2 bar (20 kPa). Essa diferença de pressão é suficiente para fragmentar os organismos O.
[0054] Durante a operação, a pressão na câmara anular 10 é de cerca de 2 bars (200 kPa) e uma diferença de pressão do fluxo principal no primeiro elemento de filtro 12 é limitada a 0,3 bar (30 kPa). Sensores de pressão (não mostrados) são providos para medir a pressão, em que os sensores de pressão enviam um sinal ao controlador quando a diferença de pressão no primeiro elemento de filtro 12 excede 0,3 bar (30 kPa). O controlador começa então o fluxo da água de contrafluxo a fim de limpar os primeiros elementos de filtro 12.
[0055] Também é possível que um sensor de fluxo 16 seja provido a jusante do filtro principal 8 para medir o fluxo do filtro principal 8. Em uma modalidade, o sensor de fluxo 16 envia um sinal ao controlador a fim de iniciar o contrafluxo, quando o sensor de fluxo 16 detecta que o fluxo na linha de tratamento principal 1 está abaixo de um limite predeterminado.
[0056] O fluxo de água de contrafluxo tem uma diferença de pressão no primeiro elemento de filtro 12 de cerca de 1,6 bar (160 kPa). A água de contrafluxo enxagua o limo que consiste em organismos removidos e outras partículas removidas das câmaras de filtro 13 uma a uma, cujo limo o filtro principal 8 filtrou do fluxo principal. Uma saída 17 do braço de contrafluxo é conectada a uma entrada 18 de uma linha de tratamento secundária 19 (vide a Figura 2) do sistema para a limpeza e a esterilização de um fluxo de água, que é descrito com relação a e mostrado em detalhes na Figura 2.
[0057] Depois que a água na linha de tratamento principal tiver passado pelo filtro principal 8, a água entra em uma estação de esterilização, nesta modalidade uma primeira estação UV 20 para irradiar a água com radiação UV. A radiação UV mata e/ou interrompe o crescimento de todos os organismos remanescentes na água. Nesta modalidade, a primeira estação UV 20 compreende duas lâmpadas UV 21 para irradiar a água. Na prática, uma lâmpada UV precisa de cerca de 5 minutos a partida a fim de que a radiação seja forte o bastante para matar os organismos. Portanto, é contemplado que sempre uma lâmpada UV é ligada, de maneira tal que é possível começar o tratamento da água de lastro imediatamente. Na prática, a lâmpada UV pode queimar na metade da intensidade máxima. Deve ser observado que um sistema C.I.P. (limpeza no local) (não mostrado) pode ser provido para limpar as lâmpadas UV 21 ou seus invólucros.
[0058] As partes fragmentadas dos organismos que fluem através do primeiro elemento de filtro 12 foram prensadas através de aberturas de 6 ou 10 micrômetros. Embora possam ter algum comprimento, a radiação UV pode penetrar facilmente nos organismos fragmentados. A irradiação dessas partes fragmentadas é muito eficaz e o requisito de energia para matar os organismos é limitado.
[0059] Nesta modalidade do sistema, uma linha de resfriamento 22, opcionalmente com um refrigerador de água resfriado a ar, é provida paralela à primeira estação UV. A linha de resfriamento 22 é conectada à linha de tratamento principal 1 a montante e a jusante da primeira estação UV 20, de maneira tal que é criado um circuito. No caso em que o fluxo de água através da primeira estação UV 20 é mínimo, a água pode ser contida dentro do circuito 22 e a água pode ser circulada através da linha de resfriamento 22 e da primeira estação UV 20 por meio de, por exemplo, uma bomba 24, distribuindo o calor e desse modo resfriando a lâmpada UV acesa.
[0060] Opcionalmente, o fluxo de água pode ser bloqueado antes e depois da primeira estação UV 20, de maneira tal que é possível circular a água através da linha de resfriamento 22. A(s) lâmpada(s) UV que irradia(m) a água pode(m) fazer com que a temperatura da água aumente, o que pode fazer com que a água se expanda. Um tanque de expansão com uma membrana (não mostrada) pode ser provido próximo e conectado à primeira estação UV 20, de maneira tal que a expansão da água causada pela(s) lâmpada(s) UV 21) possa ser absorvida pelo tanque de expansão (não mostrado).
[0061] Em outras modalidades, a primeira estação UV 20 pode ser substituída por outros sistemas para a esterilização do fluxo de água, tais como sistemas para a esterilização com ozônio, cloreto, ou sistemas similares. O sistema de esterilização mata os organismos remanescentes ou incapacita a reprodução, de modo que nenhum organismo fértil ou viável seja remanescente.
[0062] A fim de prover uma pressão suficiente dentro da linha de tratamento principal 1 e do invólucro 15 do filtro principal 8, um membro regulador de pressão, tal como uma válvula de controle de fluxo 10, é provido a jusante do filtro principal 8. A válvula de controle de fluxo 10 pode ser provida com um sensor de pressão que detecta a pressão dentro da linha de tratamento principal 1. A válvula de controle de fluxo 10 é conectada ao controlador (não mostrado), de maneira tal que a pressão na linha de tratamento principal 1 pode ser ajustada continuamente. A pressão é usada para monitorar a filtração do fluxo principal através do filtro principal 8 e para controlar o fluxo de água de contrafluxo para assegurar que seja forte o bastante enxaguar as câmaras de filtro 13. Nesta modalidade, o membro regulador de pressão é uma válvula de controle de fluxo. A válvula de controle de fluxo também pode interromper o fluxo antes da primeira estação UV.
[0063] Devido à válvula de controle de fluxo 10, um sistema é provido com um fluxo de água ajustável através da linha de tratamento principal 1. Em uma modalidade, o sistema pode ser controlado automaticamente.
[0064] Uma válvula de controle de fluxo 54 também pode ser provida a jusante do membro de contrafluxo 14 a fim de controlar o fluxo através do membro de contrafluxo 14.
[0065] Nesta modalidade, depois que a água tiver passado pela primeira estação UV 20, há um pescoço da ganso 25. No topo do pescoço de ganso é provida uma válvula de aeração 26 para deaerar a linha de fluxo principal de modo que, durante o uso, a estação UV 20 permaneça cheia de água para prover o resfriamento das lâmpadas UV. Um ou mais elementos de amostra 29 são providos a montante do pescoço de ganso 25, em que os elementos de amostra 29 são configurados para amostrar a água. Em seguida, a água é descarregada na água ambiente através de uma saída 30.
[0066] A Figura 2 mostra a linha de tratamento secundária 19 do sistema para a limpeza e a esterilização de um fluxo de água. A linha de tratamento secundária 19 compreende uma entrada 18 conectada à saída 17 do membro de contrafluxo 14. A água do membro de contrafluxo 14 é coletada no filtro de contrafluxo 31, que é um filtro de tambor rotativo nesta modalidade. Uma vantagem do filtro de tambor rotativo 31 é que pouca diferença de pressão é necessária a fim de filtrar a água, um a vez que o fluxo de água é um fluxo gravitacional através de uma área grande do filtro. O filtro de contrafluxo 31 pode ser chamado de filtro gravitacional uma vez que nenhuma pressão da bomba é usada para comprimir o fluxo de água através do material de filtro, e o material de filtro pode ser escolhido do material tal como descrito para o filtro principal.
[0067] Qualquer ar e aspersão da unidade de autoescorvamento 3 ou de outra(s) válvula(s) de sangria pode entrar no filtro de tambor rotativo 31 através da entrada 27, de maneira tal que as partículas dos organismos no ar e na aspersão são removidas na linha de tratamento secundária 19 do sistema e nenhum organismo sai do sistema. O invólucro do filtro de tambor rotativo 31 é provido com as aberturas de aeração 53 que respiram o ar a uma velocidade baixa, de modo que não ocorre nenhuma aspersão com organismos.
[0068] Tal como mostrado em detalhes na Figura 4, o primeiro filtro de tambor rotativo 31 compreende um tambor 32 dentro de um recipiente 33 e a água a ser filtrada dentro do tambor 32. Um impulsor 28 é provido, em que o impulsor 28 é conectado ao controlador (não mostrado). O controlador controla o impulsor 28 para girar o tambor 32 do filtro de tambor rotativo 31 contínua ou intermitentemente. A água entra no filtro de tambor rotativo 31 no interior através da entrada 34 do tambor, em que a entrada 34 fica em comunicação fluida com a entrada 18, e flui em seguida através dos elementos do tambor com aberturas do filtro para o exterior 35 do tambor 32, passando desse modo por um elemento do tambor que faz parte do tambor 32. O elemento de tambor tem aberturas de filtro com uma dimensão maior de cerca de 40 micra, 30 micra, 25 micra ou 20 micra, que é suficiente para filtrar, em um fluxo gravitacional, os organismos que são maiores do que 50 micra. Também neste caso, isto significa que não há nenhuma abertura de filtro com dimensões maiores.
[0069] No primeiro filtro de tambor rotativo 32, a diferença de pressão nos elementos de tambor é limitada a 0,05 bar (5 kPa) de modo que os organismos maiores não são prensados através da malha do filtro. Essa diferença de pressão limitada é chamada fluxo gravitacional. A fim de assegurar essa diferença de pressão limitada em uma modalidade, o nível de água na parte externa 35 do tambor 32 fica acima do lado de baixo do tambor 32. Isso limita a diferença de pressão nos elementos do tambor a 5 kPa, a 3 kPa ou até mesmo a 1 kPa. Uma tubulação de cotovelo (não mostrada) com uma abertura que se estende para cima e conectada ao conduto de saída 45 assegura essa limitação na diferença de pressão.
[0070] Em uma modalidade, dentro do primeiro filtro de tambor rotativo 31, um sensor (não mostrado) mede o nível de água, em que o sensor é conectado ao controlador. No caso em que o sensor detecta que o nível de água atinge um determinado nível, que é uma indicação que as aberturas do filtro estão entupidas pelo limo, que é o resíduo dos organismos filtrados pelos elementos do tambor, um sinal é enviado ao controlador. O controlador envia então um sinal a um sistema de enxágue, nesta modalidade os elementos de aspersão 36 para começar a aspergir a superfície externar do tambor 32. Os elementos de aspersão 36 ficam localizados acima de uma estação de recepção 37. O limo é aspergido dos elementos do tambor, cujo limo cai na estação de recepção 37. A estação de recepção 37 é conectada a um tanque de limo 38 para coletar o limo do filtro de tambor rotativo 31. Deve ser observado que nenhuma luz pode entrar no filtro de tambor rotativo 31 a fim de impedir o crescimento de algas no tambor 32.
[0071] O tambor de um filtro de tambor rotativo pode compreender as projeções 55 destinadas a impedir que o limo se mova para baixo sobre os elementos do tambor durante a rotação do tambor.
[0072] Depois que o primeiro filtro de tambor rotativo 31 tiver filtrado a água, na modalidade mostrada, a água entra em um segundo filtro de contrafluxo 39 através do conduto de saída 45, neste caso um segundo filtro de tambor rotativo 39, que é similar a e funciona substancialmente do mesmo modo que o primeiro filtro de tambor rotativo 31. O tambor do segundo filtro de tambor rotativo 39 pode ter aberturas com um diâmetro de 50 micra, 45 micra, ou 40 micra, 30 micra, 25 micra, ou 20 micra. Um tanque de água 40 é provido para coletar a água que sai do filtro de tambor rotativo 39 adicional. Os elementos de aspersão 36 do primeiro filtro de tambor rotativo 31 e do segundo filtro de tambor rotativo 39 são alimentados com a água do tanque de água 40 através do conduto 49 e opcionalmente da bomba 50. Deve ser observado que nenhuma luz pode entrar no tanque de água a fim de impedir o crescimento de algas no filtro.
[0073] Nesta modalidade, um terceiro filtro de tambor rotativo 47 é provido a jusante do segundo filtro de tambor rotativo 39. Através do conduto de saída 51, a água filtrada pelo filtro de tambor rotativo 31 e pelo segundo filtro de tambor rotativo 39 entra no terceiro filtro de tambor rotativo 47. Neste caso, o primeiro filtro de tambor rotativo 31 serve como um pré-filtro. Além disso, o filtro de tambor rotativo 31, o segundo filtro de tambor rotativo 39 e o terceiro filtro de tambor rotativo 47 podem ter tamanhos diferentes ou podem ter a capacidade de filtrar quantidades diferentes de água. Na modalidade mostrada, há três filtros de contrafluxo. Em algumas situações, somente um ou dois filtros de contrafluxo podem ser suficientes.
[0074] No caso em que há mais de um filtro de contrafluxo, a superfície do material de filtro e as aberturas no material de filtro são projetadas de maneira tal que, durante o uso, os filtros diferentes removem a mesma quantidade de limo; isto significa que as aberturas no material de filtro de um filtro de contrafluxo irão ficar menores na direção do fluxo.
[0075] A linha secundária do sistema para a limpeza e a esterilização de um fluxo de água também compreende um separador 23, tal como uma centrífuga conectada ao tanque de limo 38. Uma bomba 41 bombeia o limo do tanque de limo 38 ao separador 40 e subsequentemente o separador separa a água e o sedimento de limo. A água do separador 40 é recirculada ao tanque de descarga 28. O sedimento, que é uma lama com um teor de água de cerca de 7 a 15%, ou que pode ter um teor de água de menos de 20%, é direcionado à parte externa do sistema para a limpeza e a esterilização de um fluxo de água através da saída 42 principalmente por meios mecânicos, tal como uma bomba de deslocamento, depois de ser armazenado em uma área de armazenagem ou em um tanque (não mostrado).
[0076] A água filtrada pelos filtros de contrafluxo entra na linha de tratamento principal a montante da primeira estação UV 20 através da entrada 44 de maneira tal que a água filtrada na linha de tratamento secundária 19 é irradiada durante a passagem da primeira estação UV 20. Em seguida, a água é descarregada na água ambiente. Uma bomba 46, nesta modalidade uma bomba centrífuga, é provida para bombear a água do tanque de água 40 à primeira estação UV. A jusante da bomba 46, pode ser provido um medidor de fluxo 43 que pode ser conectado ao controlador (não mostrado).
[0077] Opcionalmente, em uma modalidade (não mostrada), a linha de tratamento secundária é provida com uma segunda estação UV que compreende pelo menos uma lâmpada UV. A lâmpada UV é provida a jusante do tanque de água 40, de maneira tal que a água filtrada da linha de tratamento secundária 19 pode ser irradiada com radiação UV antes que a água seja retornada à linha de tratamento principal 1 do sistema para a limpeza e a esterilização de um fluxo de água. Opcionalmente, uma válvula pode ser provida a jusante da lâmpada UV. Além disso, uma linha de recirculação pode ser provida para recircular a água de um ponto a jusante da lâmpada UV de volta ao tanque de água 40. Desta maneira, é possível resfriar a lâmpada UV. Em uma modalidade (não mostrada), a jusante do tanque de água 40, a linha de tratamento secundária pode ser dividida em duas linhas. Cada uma das duas linhas pode compreender uma válvula de fechamento para fechar a linha respectiva das duas linhas. Desta maneira, é controlável onde a água da linha de tratamento secundária é reinserida na linha de tratamento principal 1 através da entrada 44 ou de uma entrada a jusante da primeira estação UV 20.
[0078] Uma válvula de passagem 48 do processo pode ser provida para interromper o processo do sistema para a limpeza e a esterilização de um fluxo de água no caso de uma emergência ou de uma falha. Nesta modalidade, uma válvula de borboleta é colocada na entrada 2 do sistema, cuja válvula pode ser fechada pelo ar. A válvula de passagem do processo é conectada ao controlador, de maneira tal que a válvula de passagem do processo é controlável com base em todos os parâmetros que são determinados durante o uso do sistema.
[0079] Opcionalmente, em uma modalidade na qual o sistema para a limpeza e a esterilização de um fluxo de água é colocado dentro de um recipiente (não mostrado), uma bomba de água pode ser provida no fundo do recipiente. A bomba de água pode ficar em comunicação fluida com o filtro de contrafluxo 31. No caso de ocorrer um vazamento, a água pode ser bombeada no tanque de descarga 28 de maneira tal que nenhuma água com organismos vaza no meio ambiente.
[0080] Deve ser observado que todas as vedações e conexões dentro do sistema para remover as partículas flutuantes de um fluxo de água são tais que nenhuma partícula ou organismo pode ficar grudado, por exemplo, em um sulco de conexão. O sistema também compreende tipos diferentes de válvulas e pontos de conexão que não são discutidos em detalhes, mas são mostrados nas figuras.
[0081] O dispositivo para a limpeza e a esterilização de um fluxo de água tem a capacidade de tratar um máximo total de 1.000 m3/h. Para essa capacidade, o primeiro elemento de filtro pode ter uma área de superfície de 8 m2 e os filtros de contrafluxo podem ter uma área de superfície de 3 a 6 m2.
[0082] Deve ser observado que os desenhos são esquemáticos, não necessariamente em escala, e que os detalhes que não são requeridos para compreender a presente invenção podem ter sido omitidos. Os termos "para cima", "para baixo", "abaixo", "acima", e outros do gênero referem-se às modalidades tal como orientado nos desenhos, a menos que esteja especificado de alguma outra maneira. Além disso, os elementos que são pelo menos substancialmente idênticos ou que executam uma função pelo menos substancialmente idêntica são denotados pelo mesmo numeral.
[0083] A invenção não é restringida às modalidades descritas acima que podem ser variadas em um número de maneiras dentro do âmbito das reivindicações. Por exemplo, é possível que o dispositivo para a limpeza e a esterilização de um fluxo de água compreenda duas linhas principais e duas linhas secundárias para remover os organismos de um fluxo de água. O dispositivo tem então a capacidade de tratar um máximo total de 2.000 m3/h. Além disso, duas linhas de tratamento principais podem ser conectadas a uma linha secundária e/ou duas linhas de tratamento secundárias podem ser conectadas a um separador de centrífuga.
[0084] Também é possível que um painel de monitoramento seja colocado em uma sala de painel de comando com uma interface para o controle remoto das válvulas e dos filtros. A interface é conectada ao controlador tal como descrito acima.
[0085] Em uma modalidade adicional, o sistema pode ser montado permanentemente em um navio de modo que toda a água de lastro desse navio seja distribuída através do sistema ao entrar e/ou ao sair no navio.

Claims (13)

1. Sistema para limpeza e esterilização de um fluxo de água, caracterizado pelo fato de que compreende: uma linha de tratamento principal (1), a qual compreende uma entrada (2) com uma bomba (56) para bombear a água de uma armazenagem de água, tal como um tanque de água de lastro de um navio, através de um filtro principal (8) a uma estação de esterilização (20) com uma ou mais lâmpadas UV (21) para esterilizar o fluxo de água, e uma saída (30) do sistema, em que o filtro principal é provido com um primeiro elemento de filtro (12) e um membro de contrafluxo (14) com uma primeira saída de contrafluxo (17) para enxaguar o primeiro elemento de filtro (12) com a água de contrafluxo, e uma linha de tratamento secundária, a qual compreende uma entrada (18) que fica em comunicação fluida com a primeira saída de contrafluxo (17), um filtro de contrafluxo (31; 39; 47) com um elemento de filtro de contrafluxo (32) que tem as aberturas de filtro com uma dimensão maior entre 50 micrômetros e 20 micrômetros para remover os organismos flutuantes ou o limo da água de contrafluxo, e uma saída secundária (44) que fica em comunicação fluida com a linha de tratamento principal, para conduzir a água de contrafluxo filtrada da linha de tratamento secundária à linha de tratamento principal (1), sendo que a saída secundária (44) é conectada à linha de tratamento principal (1) a montante em relação à estação de esterilização (20), em que o sistema é configurado de maneira tal que, sob condições de operação, uma diferença de pressão de contrafluxo no elemento de filtro de contrafluxo é menor do que 0,05 bar (5 kPa), e a diferença de pressão no primeiro elemento de filtro (12) é de pelo menos 0,1 bar (10 kPa) ou pelo menos 0,2 bar (20 kPa) e em que as dimensões maiores das aberturas (12a) no primeiro elemento de filtro são menores do que a metade ou um terço da dimensão maior das aberturas no elemento de filtro de contrafluxo (32).
2. Sistema de acordo com a reivindicação 1, caracterizado pelo fato de que o filtro de contrafluxo (31; 39; 47) tem um sistema de enxágue de filtro (36, 37, 50) para enxaguar o limo do elemento de filtro de contrafluxo (32) com a água de enxágue e o sistema de enxágue de filtro é conectado a uma centrífuga (23) para remover a água de enxágue do limo.
3. Sistema de acordo com a reivindicação 1 ou 2, caracterizado pelo fato de que o primeiro elemento de filtro (12) compreende primeiras aberturas do filtro (12a) com uma dimensão maior de 10 micra ou de 6 micra.
4. Sistema de acordo com qualquer uma das reivindicações 1 a 3, caracterizado pelo fato de que o membro de contrafluxo (14) é móvel em relação ao primeiro elemento de filtro (12) e cobre uma parte do mesmo, de tal maneira que é configurado para enxaguar simultaneamente menos de 20% ou menos de 10% das primeiras aberturas do filtro (12a) do primeiro elemento de filtro (12).
5. Sistema de acordo com qualquer uma das reivindicações 1 a 4, caracterizado pelo fato de que a linha de tratamento secundária compreende dois ou mais filtros de contrafluxo (31; 39; 47) em linha, em que um dos filtros de contrafluxo tem aberturas com uma dimensão maior de 25 micra ou de 20 micra.
6. Sistema de acordo com a reivindicação 5, caracterizado pelo fato de que o primeiro filtro de contrafluxo (31) em linha tem aberturas dos filtros com uma dimensão maior que é maior do que ou o igual ao(s) filtro(s) de contrafluxo (39; 47) seguinte(s).
7. Sistema de acordo com qualquer uma das reivindicações 1 a 6, caracterizado pelo fato de que pelo menos um dos filtros de contrafluxo (31; 39; 47) compreende um filtro de tambor rotativo.
8. Sistema de acordo com qualquer uma das reivindicações 1 a 7, caracterizado pelo fato de que pelo menos uma das lâmpadas UV (21) na estação de esterilização (20) é ligada continuamente a uma energia mais baixa do que a total.
9. Sistema de acordo com qualquer uma das reivindicações 1 a 8, caracterizado pelo fato de que o filtro de contrafluxo (31; 39; 47) compreende um sistema de enxágue de filtro (36, 37, 50) para enxaguar o limo do elemento de filtro de contrafluxo com a água de enxágue, em que uma saída do sistema de enxágue de filtro é conectada a um tanque de limo (38) para coletar a água de enxágue com o limo enxaguado do(s) filtro(s) de contrafluxo, em que o tanque do limo é conectado a uma centrífuga (23), para desidratar o limo, e em que uma primeira saída do separador é conectada à linha de tratamento principal (1) ou à linha de tratamento secundária e uma segunda saída do separador (42) é conectada a uma área de armazenagem ou a um tanque de armazenagem para armazenar o limo desidratado.
10. Sistema de acordo com qualquer uma das reivindicações 1 a 9, caracterizado pelo fato de que a linha de tratamento principal (1) compreende uma unidade de autoescorvamento (3) e/ou uma unidade de filtração (7) a montante com respeito ao filtro principal (8).
11. Sistema de acordo com qualquer uma das reivindicações 1 a 10, caracterizado pelo fato de que a linha de tratamento principal (1) compreende um elemento regulador de pressão, em particular uma válvula de controle de fluxo (10), para regular a pressão no lado a jusante do primeiro elemento de filtro (12).
12. Sistema de acordo com qualquer uma das reivindicações 1 a 11, caracterizado pelo fato de que o sistema é colocado em um recipiente, e/ou em que o sistema é colocado em um veículo, tal como um caminhão, e/ou um navio, tal como uma barcaça.
13. Sistema de acordo com qualquer uma das reivindicações 1 a 12, caracterizado pelo fato de que todas as válvulas de sangria (26) a montante da estação de esterilização (20) são conectadas a um tanque que drena a montante da estação de esterilização.
BR112016026875-0A 2014-05-21 2015-05-21 Sistema para limpeza e esterilização de um fluxo de água BR112016026875B1 (pt)

Applications Claiming Priority (2)

Application Number Priority Date Filing Date Title
EP14169245.9 2014-05-21
EP14196254.8 2014-12-04

Publications (1)

Publication Number Publication Date
BR112016026875B1 true BR112016026875B1 (pt) 2021-12-14

Family

ID=

Similar Documents

Publication Publication Date Title
EP3145874B1 (en) System for cleaning and sterilizing a water flow
JP5358440B2 (ja) 水浄化装置
CN104703922B (zh) 卸压载过滤
KR101130730B1 (ko) 밸러스트수 처리장치
TWI387480B (zh) 過濾單元及具備該過濾單元之壓艙水製造裝置
US8852441B2 (en) Apparatus for purifying liquids, in particular for purifying ballast water
JP2010504855A (ja) 水処理システム
JPH01309636A (ja) オゾン化した水の中で畜殺動物を冷却し殺菌する方法及び装置
WO2010093025A1 (ja) ろ過ユニットおよびこれを備えたバラスト水製造装置
US20120248016A1 (en) Fluid handling and cleaning circulation system
BR112016026875B1 (pt) Sistema para limpeza e esterilização de um fluxo de água
JP2007098305A (ja) 浄水処理システム及び浄水処理方法
KR101525137B1 (ko) 미처리수의 배출을 방지할 수 있는 밸러스트수 처리시스템 및 이를 이용하는 밸러스트수 처리방법
JP2019047783A (ja) 海水濾過装置と補水用海水の濾過方法
KR101148753B1 (ko) 선박용 밸러스트 수의 막처리 방법
JP6296070B2 (ja) バラスト水処理システムおよびその制御方法
JP2010012439A (ja) 水処理装置
JP2017100084A (ja) 濾過殺菌処理システム
KR102076729B1 (ko) 미처리수의 배출을 방지할 수 있는 밸러스트수 처리시스템 및 이를 이용하는 밸러스트수 처리방법
EP2855361A1 (en) De-ballast filtration
JP2013043144A (ja) バラスト水処理装置
KR20140118072A (ko) 난류발생기를 이용한 선박용 밸러스트수 처리시스템
ES2793244T3 (es) Planta y procedimiento para el tratamiento de líquidos
KR100557011B1 (ko) 어패류용 위생 정화 처리 장치
ES1295241U (es) Instalación de tratamiento de agua procedente de limpieza de productos alimentarios