BR112016015299B1 - método para o reconhecimento de fissuras e comparáveis defeitos estruturais, refletindo irradiação nas paredes de artigos de vidro oco - Google Patents

método para o reconhecimento de fissuras e comparáveis defeitos estruturais, refletindo irradiação nas paredes de artigos de vidro oco Download PDF

Info

Publication number
BR112016015299B1
BR112016015299B1 BR112016015299-9A BR112016015299A BR112016015299B1 BR 112016015299 B1 BR112016015299 B1 BR 112016015299B1 BR 112016015299 A BR112016015299 A BR 112016015299A BR 112016015299 B1 BR112016015299 B1 BR 112016015299B1
Authority
BR
Brazil
Prior art keywords
images
series
image
hollow glass
reflections
Prior art date
Application number
BR112016015299-9A
Other languages
English (en)
Inventor
Hartwin Stüwe
Original Assignee
Heye International Gmbh
Priority date (The priority date is an assumption and is not a legal conclusion. Google has not performed a legal analysis and makes no representation as to the accuracy of the date listed.)
Filing date
Publication date
Application filed by Heye International Gmbh filed Critical Heye International Gmbh
Publication of BR112016015299B1 publication Critical patent/BR112016015299B1/pt

Links

Images

Classifications

    • GPHYSICS
    • G06COMPUTING; CALCULATING OR COUNTING
    • G06TIMAGE DATA PROCESSING OR GENERATION, IN GENERAL
    • G06T7/00Image analysis
    • G06T7/0002Inspection of images, e.g. flaw detection
    • G06T7/0004Industrial image inspection
    • GPHYSICS
    • G01MEASURING; TESTING
    • G01NINVESTIGATING OR ANALYSING MATERIALS BY DETERMINING THEIR CHEMICAL OR PHYSICAL PROPERTIES
    • G01N21/00Investigating or analysing materials by the use of optical means, i.e. using sub-millimetre waves, infrared, visible or ultraviolet light
    • G01N21/84Systems specially adapted for particular applications
    • G01N21/88Investigating the presence of flaws or contamination
    • G01N21/90Investigating the presence of flaws or contamination in a container or its contents
    • GPHYSICS
    • G06COMPUTING; CALCULATING OR COUNTING
    • G06TIMAGE DATA PROCESSING OR GENERATION, IN GENERAL
    • G06T2207/00Indexing scheme for image analysis or image enhancement
    • G06T2207/30Subject of image; Context of image processing
    • G06T2207/30108Industrial image inspection

Landscapes

  • Engineering & Computer Science (AREA)
  • Physics & Mathematics (AREA)
  • General Physics & Mathematics (AREA)
  • Quality & Reliability (AREA)
  • Computer Vision & Pattern Recognition (AREA)
  • Theoretical Computer Science (AREA)
  • Chemical & Material Sciences (AREA)
  • Life Sciences & Earth Sciences (AREA)
  • Health & Medical Sciences (AREA)
  • Analytical Chemistry (AREA)
  • Biochemistry (AREA)
  • General Health & Medical Sciences (AREA)
  • Immunology (AREA)
  • Pathology (AREA)
  • Investigating Materials By The Use Of Optical Means Adapted For Particular Applications (AREA)
  • Image Processing (AREA)
  • Image Input (AREA)

Abstract

MÉTODO PARA O RECONHECIMENTO DE FISSURAS NAS PAREDES DE ARTIGOS DE VIDRO OCO. Método para reconhecimento de defeitos nas paredes de artigos de vidro oco, girando ao redor do seu eixo longitudinal durante exame, em que é formado uma série de imagens (4), que mediante uso de imagem de umbral de valor cinza (5) será binarizada, sendo que valores de umbral são dimensionados de forma diferenciada conforme a determinação de posições fixas de elementos receptores de irradiação. As imagens da série de imagens (10) produzidas pela binarização da série de imagens (4) original são reunidas em um histograma (6), que realiza um somatório localizado da frequência do aparecimento de pixels de manchas representando reflexos estáticos dentro das áreas sensoriais da série de imagens (10), sendo que será produzido um gabarito de supressão (12) bidimensional, no qual são reunidas áreas de reflexos estáticos e que através de suas áreas sensoriais (18) da série de imagens (4) original serão mascaradas, de maneira que surja uma série de imagens (16) mascaradas, em que são suprimidas reflexões estáticas, podendo ser realizada uma subsequente avaliação (17) das imagens independente de sua sequência, voltada para presença de fissuras.

Description

[001] A presente invenção refere-se a um método para o reconhecimento de fissuras e comparáveis defeitos estruturais, refletindo irradiação nas paredes de artigos de vidro oco, sendo que uma irradiação, contendo reflexos estáticos, reflexos de interferência e reflexos dinâmicos que induzem defeitos, refletidos no artigo de vidro oco, emitida pelos elementos de irradiação, é recebida por uma pluralidade de elementos receptores de irradiação, reciprocamente distanciados, dispostos fixamente em relação ao artigo de vidro oco girando ao redor do seu eixo longitudinal, representada como uma série de imagens originais, composta de imagens, produzidas de acordo com ângulos de captação diferenciados e submetidas a uma avaliação.
[002] A partir do documento EP 1 560 018 A1 passou a ser conhecido um método, bem como um dispositivo para produzir imagens de referência a serem usadas no exame de artigos de vidro oco, sendo, em seguida, usadas para o reconhecimento de falhas do material do artigo, sendo que a imagem referencial produzida em forma de um gabarito, será comparada com a imagem do respectivo artigo a ser examinado. Para produzir este gabarito é usada uma variedade de artigos de vidro oco que servem de amostras que são iluminadas por uma fonte de luz disposta em posição fixa, em sentido oposto à qual está prevista uma variedade de câmaras-CCD em posição estacionária, que são configuradas para a formação de imagens parciais do artigo que gira ao redor do seu eixo longitudinal, sendo estas imagens produzidas com ângulos de registro diferenciados. A comparação da imagem referencial assim produzida, baseada na avaliação de uma variedade de imagens de artigos de vidro oco, com correspondentes imagens, relativas à presença de falhas do material nos artigos a serem examinados, verifica-se por pixels, sendo examinado se uma claridade da imagem do artigo a ser examinado por pixels, ou seja, determinada no local, está situada dentro de uma faixa de tolerância definida em comparação com valores de claridade localizados correspondentes da imagem referencial. Se a faixa de tolerância for transposta, o respectivo artigo será qualificado como falho. Desta maneira, nem em todos os casos, poderá ser esclarecida a origem de uma irradiação reflexiva recebida, especialmente não sendo possível determinar se em um respectivo caso individual se trata de uma efetiva falha da irradiação originária do material de vidro ou apenas de uma irradiação de interferência.
[003] A partir do documento CH 652826 A5 passou a ser conhecido um dispositivo para o reconhecimento óptico de fissuras em corpos transparentes, no qual, a um corpo de vidro que gira ao redor do seu eixo longitudinal durante um exame, é alocado um número de fontes de irradiação, cujos detectores, integrados em blocos de detectores, estão opostos como receptores de irradiação. Para reagir a uma recepção de irradiação de interferência são formados sistemas parciais, constituídos de irradiadores e de receptores de irradiação, sendo que estes sistemas parciais serão ativados sequencialmente e não simultaneamente. Pela configuração desses sistemas parciais é, todavia, possível uma supressão de irradiação de interferência do meio ambiente. Todavia, também, torna-se necessária maior experiência para uma apresentação dos sistemas parciais adequada, consoante o caso individual - no presente caso, ao corpo vítreo a ser examinado.
[004] Uma irradiação de interferência que prejudica a validade da expressão da avaliação da irradiação recebida pode surgir de múltiplas maneiras de condições ambientais, por exemplo, na forma de fontes de luz estranha, porém, também, pela forma do artigo de vidro oco a ser examinado, por exemplo, por meio de reflexos em elementos estruturais de simetria rotacional, independentes de uma eventual rotação do artigo de vidro oco, ou seja, do respectivo ângulo de registro, sob o qual são registrados estes reflexos por um receptor de irradiação fixo. A irradiação recebida, portanto, é sempre composta de sinais úteis e de sinais de interferência.
[005] Para a separação de sinais úteis e sinais de interferência em conexão com o exame de fissuras de artigos de vidro oco, passaram a ser conhecidas várias possibilidades de soluções. Assim, na patente europeia EP 0 692 395 B1 está descrito um método e um dispositivo para o processamento de imagens, visando testar falhas de reflexos de luz, sendo que um artigo de vidro oco gira ao redor do seu eixo longitudinal e de um feixe de luz incidente, de acordo com a determinação da rotação, serão formadas imagens sequenciais, reciprocamente defasadas em um ângulo de rotação. Pela comparação pelo menos de duas imagens sequenciais, é feita uma diferenciação durante a avaliação entre reflexos difusos, refletidos inalterados, e reflexos úteis alteráveis, induzindo defeitos localizados no artigo de vidro oco. A avaliação dos reflexos, portanto, depende, da sequência das imagens produzidas.
[006] A diferenciação entre sinais úteis e sinais de interferência é de essencial importância no reconhecimento automatizado de fissuras em artigos de vidro oco. Uma interpretação falha de um sinal de interferência como sinal útil resulta em um descarte desnecessário de um artigo, como sendo imprestável. Portanto, existe grande interesse de reconhecer efetivamente e suprimir quaisquer sinais de interferência, a fim de que um exame do respectivo artigo possa ser realizado exclusivamente na base de sinais úteis.
[007] Constitui objetivo da invenção aprimorar um método da espécie inicialmente exposta, tendo em vista uma supressão, ou seja, eliminação segura de sinais de interferência, bem como uma exequibilidade mais simples.
[008] É essencial para a invenção que do artigo de vidro oco, girando ao redor do seu eixo longitudinal, e a ser examinado quanto à presença de defeitos, seja produzida uma série de imagens original que também contém características de falhas, série esta que é constituída de imagens individuais, nas quais são reproduzidas áreas sensoriais que mostram partes do artigo de vidro oco sob diferentes ângulos de observação. A série de imagens original será usada para a apresentação de uma série de imagens binarizada, que serve para o registro de reflexos incidentes em forma agrupada, sendo que, partindo desta série de imagens binarizadas, será produzida uma imagem de histograma bidimensional. Também é essencial que mediante uso do gabarito de supressão, assim produzido, seja mascarada a série de imagens inicialmente mencionada, representando o artigo de vidro oco e constituída de áreas sensoriais e contendo também reflexos estáticos, de maneira que é formada uma série de imagens mascaradas que não mais contém reflexos estáticos e que será tomada por base na avaliação sequencial somente com relação à existência de falhas na forma de reflexos dinâmicos.
[009] O gabarito de supressão será formado por meio de um histograma constituído por um somatório dos valores de frequência dos pixels de todas as imagens da série de imagens binarizadas, descrevendo reflexos importantes, sendo que este histograma será também usado para produzir o gabarito de supressão. Para o processo da formação do somatório dos valores de frequência não terá importância a sequência temporal das imagens da série de imagens a serem avaliadas. O gabarito de supressão é constituído de uma junção bidimensional nas áreas sensoriais da imagem do histograma, nas quais as áreas de pixels, interpretadas como reflexos estáticos são caracterizadas como "nuvens" em cada uma das áreas sensoriais. Para diferenciação entre reflexos estáticos e dinâmicos no contexto da formação da série de imagens binarizadas, poderá ser usada a circunstância de que os reflexos estáticos - diferente do que ocorre nos reflexos dinâmicos - estão presentes independentemente do ângulo de observação, ou seja, do ângulo de giro do artigo de vidro oco em muitas imagens da série de imagens original, de forma idêntica, de maneira que todas as técnicas conhecidas do especialista, baseadas nesta circunstância, poderão ser usadas para a separação de reflexos estáticos e dinâmicos no contexto da invenção.
[0010] O gabarito de supressão será usado para mascarar uma série de imagens que apresentam reflexos comprimidos, estáticos e dinâmicos. Trata-se da série de imagens original que representa o artigo de vidro oco, ou partes deste artigo, sob diferentes ângulos de visualização durante a sua rotação. Pelo uso de uma série de imagens comprimida, partindo desta série de imagens original registrada, poderá ser limitada a avaliação a partes do artigo de vidro oco a ser examinado e captado pelas áreas sensoriais, as quais são consideradas como especialmente relevantes. Por parte do usuário poderá ser determinado individualmente de que partes se trata no caso.
[0011] A expressão "área sensorial"descreve, neste contexto, a parte do artigo de vidro oco a ser examinado, captada e produzida por um elemento receptor de irradiação, ou seja, por um sensor.
[0012] As características da invenção são voltadas para a configuração do passo do método que tem por objeto a obtenção do gabarito de supressão a partir dos valores de frequência somados da imagem do histograma. Para tanto, será realizada uma operação morfológica, bem como uma binarização conforme determinação de um valor de umbral (número de imagens - x), sendo que, com relação ao número das imagens, trata-se do número das imagens da série de imagens original e sendo que "X" é um valor que pode ser predeterminado pelo usuário e que corresponde a um número inteiro positivo, por exemplo, 1 a 20, de maneira que o valor de umbral descreve a parcela das imagens originais, na qual está cumprida a condição de se apresentar um valor de frequência mais alto, sendo levado em conta na avaliação. Desta forma, será definida uma área de tolerância predeterminável para o valor de frequência, a qual será considerada por ocasião de sua transposição.
[0013] As características da invenção são voltadas para uma configuração do método de binarização da série de imagens original que está voltada para a formação da série binarizada antes mencionada. Pela determinação individual dos valores de umbral da binarização das diferentes áreas sensoriais, entre outros aspectos na dependência da posição dos elementos receptores de irradiação em combinação com um somatório dos valores de frequência de pixels que descrevem reflexos dominantes, é apresentada uma diferenciação entre reflexos estáticos e dinâmicos. Isto conduz a uma imagem de histograma que torna reconhecível a posição, bem como a distribuição da frequência dos diferentes pixels, desde que o seu respectivo valor de frequência esteja situado acima do valor de umbral da respectiva área sensorial. Somente nesta condição será determinada como uma área, um setor caracterizado por este pixel, no qual foram reconhecidos reflexos estáticos.
[0014] As características da invenção são voltadas ao processamento sequencial do histograma que representa a frequência somada dos pixels que podem ser interpretados como reflexos estáticos. É essencial que a imagem obtida do histograma, em virtude das áreas de tolerância das posições de pixels, possa apresentar vãos entre os diferentes pixels que são processados com métodos de processamento de imagem, visando formar uma imagem bidimensional adicional que pode ser usada como gabarito de supressão. Desta maneira, resultam áreas espaciais "em forma de nuvens" de cada área sensorial, que são interpretadas como áreas de reflexos estáticos.
[0015] De modo correspondente às características da invenção, no contexto do reconhecimento de falhas podem ser avaliadas as imagens da série de imagens mascaradas em uma sequência aleatória. Esta circunstância - em comparação com o estado da técnica - cria liberdades na configuração concreta do sequencial método de avaliação.
[0016] As características da invenção são voltadas para a configuração sequencial das séries de imagens, imagens e áreas sensoriais, inclusive suas grandezas determinadas, a serem produzidas no contexto da realização do método.
[0017] Pode-se reconhecer que com o método de acordo com a invenção é constituído um método reprodutível, de realização automatizada, para o processamento de séries de imagem a serem usadas para a determinação de falhas, baseado nas quais poderá ser aprimorado o resultado de um reconhecimento de falhas, com vistas a evitar interpretações falhas de reflexos.
[0018] Em seguida, a invenção será descrita mais detalhadamente com referência às figuras anexas. As figuras mostram:
[0019] Figura 1 - apresentação esquemática da sequência do método de acordo com a invenção;
[0020] Figura 2 - um artigo de vidro oco em rotação, visando formar uma série de imagens;
[0021] Figura 3 - uma apresentação de uma série de imagens feitas de um artigo de vidro oco;
[0022] Figura 4 - uma apresentação dos valores de umbral para a binarização de áreas de sensores;
[0023] Figura 5 - uma apresentação da série de imagens após a binarização (mediante acréscimo de valores de umbral);
[0024] Figura 6 - uma apresentação de um histograma de uma área sensorial;
[0025] Figura 7 - uma apresentação de uma imagem de histograma com valores de umbral diferenciados para cada área sensorial;
[0026] Figura 8 - apresentação de uma imagem de um gabarito de supressão com vãos;
[0027] Figura 9 - uma apresentação de um gabarito de supressão.
[0028] O artigo de vidro oco 1 a ser examinado quanto à presença de falhas, ou seja, defeitos, como por exemplo, fissuras, para a realização do exame será posto a girar ao redor do seu eixo longitudinal 2, sendo que através de uma variedade de elementos receptores de irradiação - no presente caso, vinte sensores, fixamente posicionados em forma distanciada reciprocamente -durante a rotação, segundo a determinação de suas posições angulares fixas, serão sequencialmente registradas oitenta imagens 3. Para este fim, os sensores estão em ligação, através de condutores de imagens, com uma câmara de alta velocidade não mostrada no desenho. Estas imagens 3 formam uma série de imagens 4 original do artigo de vidro oco 1 que será tomada por base na avaliação sequencial.
[0029] Cada uma dessas imagens 3 é constituída de um número de áreas sensoriais 18, correspondente ao número de sensores. Para este fim, por meio de elementos de irradiação também não mostrados no desenho, o artigo de vidro oco 1 será sujeito à irradiação, sendo que na área de registro dos sensores, além de reflexos dinâmicos, indicando, por exemplo, uma fissura, também serão registrados reflexos de interferência estáticos ou parcelas de sinais condicionadas por características estruturais simétricas rotacionais determinadas do artigo de vidro oco 1 como, por exemplo, uma rosca de gargalo de garrafa que são irrelevantes para uma avaliação e que, portanto, deverão ser removidos. As imagens 3, ou seja, as áreas sensoriais 18 da série de imagens 4, existentes como imagens em estágio cinza, contêm ambas as parcelas do sinal.
[0030] As fissuras aparecem nas imagens 3 como manchas brancas claras, cuja posição se altera nitidamente nas imagens, ou seja, nas suas áreas sensoriais 18 (figura 6), de acordo com a determinação do ângulo de giro do artigo de vidro oco 1 ao redor do eixo 2, ao passo que os reflexos de interferência resultantes das características estruturais simétricas rotacionais, não alteram sua posição nas imagens 3 durante a rotação, ou apenas em extensão mínima. Esta circunstância será usada para a separação das parcelas de sinal mencionadas, em uma maneira a seguir descrita.
[0031] O número 5 (figura 4) designa uma imagem de umbral de valor cinza, na qual são alocadas às diferentes áreas sensoriais 18 dos vinte sensores mencionados - girando na dependência de sua respectiva posição relativamente ao artigo de vidro oco 1 - valores de umbral 19 diferenciados. Os valores de umbral 19 serão superpostos com os valores cinza das áreas sensoriais 18 das imagens 3. No caso, é formada uma imagem binarizada de cada uma das imagens de estágio cinzas originais que contém a posição de reflexos dinâmicos e estáticos. Cada pixel de uma área sensorial 18, cujo valor cinza está situado acima do seu respectivo valor de umbral 19, será interpretado como pixel de mancha e cada pixel, cujo valor de cinza está situado abaixo do respectivo valor de umbral 19, será interpretado como fundo. Cada informação na área sensorial 18 obtida no contexto desta binarização 9 contém, portanto, parcelas que descrevem pixels de manchas ou parcelas que descrevem pixels de fundo. Da série de imagens 4 original surge uma série de imagens 10 binarizada, cujas áreas sensoriais 18 reproduzem parcelas de sinais estáticos e dinâmicos.
[0032] Em uma imagem de histograma 6 (figura 7) é apresentada uma junção dos resultados da série de imagens 10 binarizada em uma imagem, sendo que em forma localizada, isto é, com relação à posição do pixel de cada uma das áreas sensoriais 18, é apresentada a frequência do aparecimento de um pixel de mancha. A imagem do histograma 6, como avaliação da série de imagens 10 binarizada, contém vinte áreas sensoriais 18, dentro das quais podem ser reconhecidas as posições dos pixels de manchas. Por motivo de simplificação, foi dispensado na figura 7 apresentar a diferenciação dos diferentes valores de umbral 21 das áreas sensoriais 18. Um pixel de uma área sensorial 18, em virtude de sua frequência 20 somada, será, todavia, somente interpretado como pixel de mancha relevante quando o valor da frequência estiver situado acima do respectivo valor de umbral 21 da área sensorial 18 (figura 6). Pode-se reconhecer que os pixels alocados às diferentes áreas sensoriais 18 compreendem aqueles que descrevem parcelas de sinal 23 dinâmicas, cujo valor está situado abaixo do respectivo valor de umbral 21 e aquelas parcelas de sinal 24, cujo valor está situado acima do valor de umbral 21.
[0033] A imagem do histograma 6 será binarizada com a utilização de um valor de umbral que corresponde ao valor (número de imagens - x), sendo que o valor "x" pode ser escolhido pelo usuário, podendo ser selecionado para cada área sensorial 18. No presente caso, o valor de umbral corresponde, portanto, a um valor (80 - x). Qualquer área acima deste valor de umbral 21 descreve a posição de um pixel de mancha estático e aparece como ponto 11 separado em uma imagem 7 que nas áreas de pixels de manchas ainda apresenta vãos. Pelo valor "x" poderá, portanto, ser fixado o valor de umbral 21 com um número dado de imagens. Este valor "x" poderá ser individualmente definido para cada área sensorial.
[0034] A imagem 7 é caracterizada por um número de áreas sensoriais 18, cuja quantidade corresponde novamente àquela dos elementos receptores de irradiação inicialmente mencionados. Partindo desta imagem 7, por uma operação morfológica voltada ao fechamento destes vãos, é produzida uma imagem 8 que é constituída também como um gabarito de supressão bidimensional 12, composto de áreas sensoriais 18. No contexto desta operação, portanto, os pixels de manchas formados serão complementados pelas faixas de oscilação resultantes de tolerâncias, sendo fechados, desta forma, os vãos existentes. Assim sendo, são formadas áreas 22 em forma de nuvens que descrevem a posição de pixels de manchas.
[0035] A imagem do histograma 6, bem como as imagens 7 e 8, apresentam uma face que corresponde a uma imagem da câmera de alta velocidade, inicialmente mencionada.
[0036] A série de imagens 4, cujas imagens 3 estão presentes nas áreas sensoriais 18 no estado original como uma distribuição de valores de cinza, será submetida a uma separação de fundo de imagem 13, partindo das zonas de avaliação (area of interest, aoi), determinadas pelo usuário. Esta medida serve para afastar estas parcelas das imagens das áreas sensoriais que são irrelevantes para uma avaliação sequencial, de maneira que poderá ser dispensada uma análise mais detalhada. Será formada uma série de imagens 14 que contém apenas as zonas nas áreas sensoriais 18, determinadas pelo usuário para o fim da avaliação. Estas zonas descrevem a posição tanto de reflexos estáticos, como também dinâmicos. As imagens da série de imagens 14, assim produzidas, apresentam uma superfície que corresponde a uma imagem da câmara de alta velocidade. Nestas imagens, por um sistema de coordenadas, poderá ser localizado cada ponto e, portanto, a posição de cada ponto individual.
[0037] Em seguida, as imagens da série de imagens 14 serão mascaradas com o gabarito de supressão 12, de maneira que, como resultado desta máscara 15, surge uma série de imagens de objeto 16 mascaradas, em cujas imagens individuais são suprimidas as áreas dos pixels de manchas que descrevem reflexos estáticos. Surge, desta maneira, uma série de imagens com zonas mascaradas nas áreas sensoriais 18 que são processadas para uma avaliação 17 quanto à incidência de fissuras e defeitos comparáveis. As áreas das imagens dos reflexos de interferência já foram eliminadas pela máscara, através do gabarito de supressão. Listagem de Referência 1 Artigo de vidro oco 2 Eixo longitudinal 3 Imagem 4 Série de imagens 5 Imagem de umbral 6 Imagem de histograma 7 Imagem 8 Imagem 9 Binarização 10 Série de imagens binarizadas 11 Ponto 12 Gabarito de supressão 13 Separação de fundo da imagem 14 Série de imagens comprimidas 15 Máscara 16 Série de imagens mascaradas 17 Avaliação 18 Área sensorial 19 Valor de umbral para determinação de pixels de mancha 20 Frequência 21 Valor de umbral 22 Área 23 Parcela de sinal 24 Parcela de sinal 25 Operação

Claims (11)

1. Método para o reconhecimento de fissuras e comparáveis defeitos estruturais, refletindo irradiação nas paredes de artigos de vidro oco (1), sendo que uma irradiação, contendo reflexos estáticos, reflexos de interferência e reflexos dinâmicos que induzem defeitos, refletidos no artigo de vidro oco (1), emitida pelos elementos de irradiação, é recebida por uma pluralidade de elementos receptores de irradiação, reciprocamente distanciados, dispostos fixamente em relação ao artigo de vidro oco (1) girando ao redor do seu eixo longitudinal (2), representada como uma série de imagens (4) originais, composta de imagens (3), produzidas de acordo com ângulos de captação diferenciados e submetidas a uma avaliação, caracterizado pelo fato de que a partir da série de imagens (4) original é produzida uma série de imagens (10) binarizadas, contendo reflexos estáticos e dinâmicos, sendo que a série de imagens (10), visando formar uma imagem de histograma (6) bidimensional, representando os valores de frequência das parcelas estáticas e dinâmicas de todas as imagens da série de imagens (4) originais, é processada, sendo que a imagem de histograma (6) é processada para produzir um gabarito de supressão (12), contendo apenas reflexões estáticas, sendo que partindo da série de imagens (4) original é produzida uma série de imagens (14) comprimida que contém reflexos tanto estáticos como também dinâmicos, sendo que a série de imagens (14) será mascarada com o gabarito de supressão (12), visando suprimir áreas de reflexos estáticos e para formar uma série de imagens (16) mascaradas do artigo de vidro oco (1) e sendo que as imagens da série de imagens (16) serão usadas para o reconhecimento dos defeitos mencionados.
2. Método de acordo com a reivindicação 1, caracterizado pelo fato de que o processamento sequencial da imagem do histograma (6), visando formar o gabarito de supressão (12), será feito por uma binarização conforme indicação de um valor de umbral (número de imagens - x).
3. Método de acordo com a reivindicação 2, caracterizado pelo fato de que x é um número inteiro positivo com x > 1.
4. Método de acordo com qualquer uma das reivindicações 1 a 3, caracterizado pelo fato de que na imagem do histograma (6) são reunidas as áreas sensoriais (18), bem como a posição dos pixels mencionados.
5. Método de acordo com qualquer uma das reivindicações 1 a 4, caracterizado pelo fato de que em cada imagem da série de imagens (4, 10, 14, 16) são reunidas várias áreas sensoriais (18).
6. Método de acordo com qualquer uma das reivindicações 1 a 5, caracterizado pelo fato de que será realizada uma binarização da série de imagens (4) original através de uma imagem de umbral de valor cinza (5), sendo alocadas às áreas sensoriais (18) de cada imagem da série de imagens (4) valores de umbral (19) independentes, entre outros aspectos, da posição dos elementos receptores de irradiação.
7. Método de acordo com a reivindicação 6, caracterizado pelo fato de que a partir da imagem do histograma (6), por meio de binarização e eventualmente processamento sequencial, será produzida uma imagem (8) bidimensional que pode ser usada como gabarito de supressão (12).
8. Método de acordo com a reivindicação 6, caracterizado pelo fato de que o processamento sequencial da imagem do histograma (6), visando obter o gabarito de supressão (12), será realizado por uma operação morfológica e/ou por uma binarização de valor de umbral.
9. Método de acordo com qualquer uma das reivindicações 1 a 8, caracterizado pelo fato de que as imagens da série de imagens (16) mascarada serão individualmente avaliadas em uma sequência aleatória, visando reconhecimento de defeitos.
10. Método de acordo com qualquer uma das reivindicações 1 a 9, caracterizado pelo fato de que a série de imagens (4, 10, 14, 16) é constituída de um número de imagens determinadas pelo número dos revolvimentos do artigo de vidro oco (1) ao redor do seu eixo longitudinal (2), imagens estas que representam o artigo de vidro oco (1), ou seja, suas áreas, sob diferentes ângulos de giro.
11. Método de acordo com qualquer uma das reivindicações 1 a 10, caracterizado pelo fato de que cada imagem da série de imagens (4, 10, 14, 16) é constituída de um número de áreas sensoriais (18) correspondentes ao número dos elementos receptores de irradiação.
BR112016015299-9A 2014-02-26 2014-10-20 método para o reconhecimento de fissuras e comparáveis defeitos estruturais, refletindo irradiação nas paredes de artigos de vidro oco BR112016015299B1 (pt)

Applications Claiming Priority (3)

Application Number Priority Date Filing Date Title
DE102014002582.9 2014-02-26
DE102014002582.9A DE102014002582B4 (de) 2014-02-26 2014-02-26 Verfahren zur Erkennung von Rissen in den Wandungen von Hohlglasartikeln
PCT/EP2014/002827 WO2015127950A1 (de) 2014-02-26 2014-10-20 Verfahren zur erkennung von rissen in den wandungen von hohlglasartikeln

Publications (1)

Publication Number Publication Date
BR112016015299B1 true BR112016015299B1 (pt) 2020-11-10

Family

ID=51846608

Family Applications (1)

Application Number Title Priority Date Filing Date
BR112016015299-9A BR112016015299B1 (pt) 2014-02-26 2014-10-20 método para o reconhecimento de fissuras e comparáveis defeitos estruturais, refletindo irradiação nas paredes de artigos de vidro oco

Country Status (10)

Country Link
US (1) US9898813B2 (pt)
EP (1) EP3111200B1 (pt)
AU (1) AU2014384279B2 (pt)
BR (1) BR112016015299B1 (pt)
DE (1) DE102014002582B4 (pt)
ES (1) ES2784209T3 (pt)
MX (1) MX363134B (pt)
PL (1) PL3111200T3 (pt)
PT (1) PT3111200T (pt)
WO (1) WO2015127950A1 (pt)

Families Citing this family (8)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
US10309908B2 (en) * 2017-01-11 2019-06-04 Applied Vision Corporation Light field illumination container inspection system
US10899138B2 (en) 2017-01-11 2021-01-26 Applied Vision Corporation Container inspection system controlling printheads to correct for detected ink thickness errors
WO2018221605A1 (en) * 2017-05-31 2018-12-06 Nipro Corporation Method for evaluation of glass container
CN108846839B (zh) * 2018-06-05 2021-08-10 中南大学 一种基于扇形邻域差异直方图的匣钵裂纹检测方法
EP3588048A1 (en) * 2018-06-21 2020-01-01 Essilor International (Compagnie Generale D'optique) Method for detecting a defect in a zone of interest of an optical lens
CN110956619B (zh) * 2019-11-25 2022-07-01 厦门大学 一种曲面玻璃缺陷检测方法
CN116542975B (zh) * 2023-07-05 2023-09-12 成都数之联科技股份有限公司 一种玻璃面板的缺陷分类方法、装置、设备和介质
CN117314924B (zh) * 2023-11-30 2024-02-09 湖南西欧新材料有限公司 基于图像特征的电镀产品表面瑕疵检测方法

Family Cites Families (7)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
CH652826A5 (de) 1980-06-16 1985-11-29 Peter Dr Hermann Vorrichtung zur erkennung von fehlern, insbesondere risse, in transparenten koerpern auf optischem wege.
US5204911A (en) 1991-05-29 1993-04-20 Nira Schwartz Inspection method using unique templates and histogram analysis
DE4424279C2 (de) 1994-07-09 1999-07-01 Uniroyal Englebert Gmbh Bandage zur Erziehung eines Zusammenhalts von festigkeitsgebenden Schichten eines Fahrzeugreifens, Verwendung der Bandage sowie Verfahren zur Herstellung eines Bandagenmaterials
FR2722574B1 (fr) 1994-07-12 1996-10-04 Verreries Souchon Neuvesel Sa Procede et dispositif pour detecter, par le traitement de sequences d'images, des defauts reflechissant la lumiere et presentes par un objet creux transparent
EP0870274A4 (en) 1995-06-07 1998-11-25 Pressco Tech Inc SYSTEM FOR INSPECTING THE OUTSIDE SURFACES OF OBJECTS
WO2004036198A1 (ja) * 2002-10-18 2004-04-29 Kirin Techno-System Corporation ガラス壜の検査装置における基準画像の作成方法及び装置
US9147241B2 (en) * 2011-06-15 2015-09-29 Kirin Techno-System Company, Limited Glass bottle inspection method and apparatus

Also Published As

Publication number Publication date
MX363134B (es) 2019-03-12
AU2014384279B2 (en) 2019-01-03
EP3111200B1 (de) 2020-01-15
DE102014002582A1 (de) 2015-08-27
EP3111200A1 (de) 2017-01-04
WO2015127950A1 (de) 2015-09-03
ES2784209T3 (es) 2020-09-23
DE102014002582B4 (de) 2018-10-11
US9898813B2 (en) 2018-02-20
PL3111200T3 (pl) 2020-06-01
AU2014384279A1 (en) 2016-09-15
PT3111200T (pt) 2020-03-24
US20160379355A1 (en) 2016-12-29
MX2016009691A (es) 2016-09-22

Similar Documents

Publication Publication Date Title
BR112016015299B1 (pt) método para o reconhecimento de fissuras e comparáveis defeitos estruturais, refletindo irradiação nas paredes de artigos de vidro oco
CN109791043B (zh) 用于透明主体的光学检查的方法和装置
ES2936507T3 (es) Procedimiento y dispositivo para detectar puntos defectuosos
ES2942266T3 (es) Método de detección de defectos de superficie y dispositivo de detección de defectos de superficie
US9322785B2 (en) Inclusion detection in polished gemstones
JP6220061B2 (ja) 自由形態の保護領域を使用するウエハ検査
BR112015018748B1 (pt) inspeção de recipiente
US20110310241A1 (en) Inspection system and a method for inspecting a diced wafer
JP6786593B2 (ja) 多視点による対象検査装置及び方法
JP2009186260A (ja) 物体検出装置及び測距方法
JP4876201B1 (ja) ガラスびん検査装置及びテレセントリックレンズユニット
JP2022512430A (ja) 医薬品容器における粒子検出のためのシート照明
BRPI0610517A2 (pt) processo para inspecionar, com o auxìlio de pelo menos um sensor sensìvel à radiação infravermelha, objetos ocos transparentes ou translúcidos em alta temperatura e dispositivo para inspecionar a quente objetos ocos transparentes ou translúcidos
BR112014029569B1 (pt) Método óptico de usar um sistema de visão para inspecionar recipientes
JP5466048B2 (ja) 車両検査装置
KR101509260B1 (ko) 용기 검사 중에 용기의 회전을 보장하는 장치 및 방법
ES2323691T3 (es) Procedimiento y dispositivo para detectar los defectos superficiales presentados por un anillo de recipiente de revolucion transparente o traslucido.
JP2017040600A (ja) 検査方法、検査装置、画像処理装置、プログラム及び記録媒体
JPWO2016208622A1 (ja) 表面欠陥検出装置および表面欠陥検出方法
ES2675782T3 (es) Instalación para medir el grosor de la pared de recipientes
JP2017040612A (ja) 検査方法、検査装置、画像処理装置、プログラム及び記録媒体
JP7469935B2 (ja) ボトル缶のねじ部検査方法及びボトル缶のねじ部検査装置
CN116148277B (zh) 一种透明体缺陷三维检测方法、装置、设备及存储介质
KR102288368B1 (ko) 크로스 토크 검출
JP4793170B2 (ja) 羽根車の羽根形状検査方法及び検査装置

Legal Events

Date Code Title Description
B06U Preliminary requirement: requests with searches performed by other patent offices: suspension of the patent application procedure
B09A Decision: intention to grant
B16A Patent or certificate of addition of invention granted

Free format text: PRAZO DE VALIDADE: 20 (VINTE) ANOS CONTADOS A PARTIR DE 20/10/2014, OBSERVADAS AS CONDICOES LEGAIS.