BR112015012907B1 - Composição de cuidado pessoal - Google Patents

Composição de cuidado pessoal Download PDF

Info

Publication number
BR112015012907B1
BR112015012907B1 BR112015012907B1 BR 112015012907 B1 BR112015012907 B1 BR 112015012907B1 BR 112015012907 B1 BR112015012907 B1 BR 112015012907B1
Authority
BR
Brazil
Prior art keywords
weight
composition
personal care
surfactant
care composition
Prior art date
Application number
Other languages
English (en)
Publication date

Links

Description

“COMPOSIÇÃO DE CUIDADO PESSOAL”
Campo da Invenção [0001]A presente invenção refere-se a composições de cuidado pessoal que compreendem biotensoativos como co-tensoativos.
Histórico da Invenção [0002] Biotensoativos oferecem faixa mais ampla de vantagens como cotensoativos, sem contar suas vantagens ambientais. Todavia, a transferência em larga escala de tensoativos petroquímicos para biotensoativos em composições permanece um desafio. Um problema surge com o efeito dos biotensoativos em certas características chave de desempenho com relação à interação do consumidor. Como resultado desses efeitos, os biotensoativos permanecem subutilizados em composições de consumo de massa e há na indústria dependência contínua de tensoativos petroquímicos para a parcela principal do tensoativo no produto final.
Descrição Resumida da Invenção [0003] É objeto da presente invenção fornecer composições de cuidado pessoal aprimoradas.
[0004] Em um primeiro aspecto, a presente invenção fornece uma composição de cuidado pessoal que compreende:
a) uma combinação de tensoativo que compreende (i) um tensoativo aniônico sintético; e (ii) um biotensoativo que compreende um glicolipídio, em que o biotensoativo encontra-se presente em nível de pelo menos 50% em peso do total de tensoativo na mencionada combinação de tensoativos; e
b) um produto de isetionato de acila graxo em nível de 4 - 10% em peso do total da composição de cuidado pessoal.
[0005] Em outro aspecto, a presente invenção compreende uma composição de cuidado pessoal que compreende:
a) uma combinação de tensoativo que compreende (i) um tensoativo aniônico sintético; e (ii) um biotensoativo de afinamento de cisalhamento, em que
2/28 o biotensoativo de afinamento de cisalhamento encontra-se presente em nível de pelo menos 50% em peso do total de tensoativo na mencionada combinação de tensoativo; e
b) um produto de isetionato de acila graxo em nível de 4 - 10% em peso do total da composição de cuidado pessoal.
[0006] Com a presente invenção, biotensoativos podem ser incorporados em altos níveis enquanto perfis de reologia avançados e desejados podem ser aprimorados e até restaurados ao nível atingido apenas com os tensoativos sintéticos. A presente invenção permite controle preciso de perfis de reologia para composições de cuidado pessoal.
[0007] Da forma utilizada neste documento, “% em peso” significa percentual em peso. Todos os percentuais fornecidos são em peso, exceto se especificado em contrário, e são percentuais do total da composição, exceto se especificado em contrário.
[0008] As composições de acordo com a presente invenção podem ser utilizadas em base de higiene líquida de lavagem pessoal ou em base de composição cosmética.
[0009]As composições de acordo com a presente invenção compreendem líquidos despejáveis e possuem preferencialmente viscosidade na faixa de 250 a 100.000 mPas (cP) medida sob taxa de cisalhamento de 10 s@-1 e 25°C, em um rotoviscômetro Haake RV20. Composições de xampu encontram-se preferencialmente na faixa de 5000-8000 cP.
[0010] A composição de acordo com a presente invenção pode assumir a forma de líquido, destinado a ser liberado de um recipiente tampado, como uma garrafa, aplicador roll-on ou tubo, ou um distribuidor operado por bomba, e pode ser um higienizador de pele, produto de banho, aditivo de banho ou xampu.
[0011] As composições de acordo com a presente invenção podem ser formuladas como produtos de lavagem da pele, tais como géis de banho ou chuveiro, composições de lavagem das mãos ou líquidos de lavagem facial; produtos pré e
3/28 pós-barbear; produtos de cuidado da pele de enxágue, limpeza e repouso; produtos de lavagem do cabelo e de uso dental.
Biotensoativos [0012] O biotensoativo compreende preferencialmente um biotensoativo derivado de micróbios. Preferencialmente, ele compreende uma porção de biotensoativo de glicolipídio que pode ser um ramnolipídio, soforolipídio, tre-halolipídio, manosileritritol lipídio (MEL) ou suas combinações.
[0013] Alternativa ou adicionalmente, o biotensoativo pode compreender qualquer biotensoativo de afinamento de cisalhamento e, neste particular, pode estender-se para incluir qualquer biotensoativo de glicolipídio de afinamento de cisalhamento mencionado acima ou qualquer celobiose de afinamento de cisalhamento, biotensoativo com base em peptídeo, lipoproteína, lipopeptídeo, por exemplo, surfactina, ácidos graxos, por exemplo, ácidos corinomucólicos (preferencialmente com cadeia de hidrocarboneto C12-C14), fosfolipídio (por exemplo, fosfatidietanolamina produzida por Rhodococcus erythropolis cultivado sobre nalcano resultou em redução da tensão interfacial entre água e hexadecano para menos de 1 mN/m-1 e CMC de 30 mg/L-1 (Kretschner et al, 1982)), ácido espiculispórico, biotensoativos poliméricos incluindo complexos de emulsan, liposan, manoproteína ou proteína de polissacarídeos ou suas combinações.
[0014] Preferencialmente, a porção de biotensoativo compreende um ramnolipídio. [0015] A porção de biotensoativo pode compreender uma ou mais porções de sacarídeos, como anéis de açúcar. No caso de ramnolipídios, o ramnolipídio pode compreender um ou os dois componentes: monorramnolipídios com um anel de açúcar de ramnose isolado e dirramnolipídios, com dois anéis de açúcar de ramnose.
[0016] No caso de ramnolipídios, ao longo de todo o presente relatório descritivo, os prefixos mono e di são utilizados para indicar, respectivamente, monorramnolipídios (com um anel de açúcar de ramnose isolado) e
4/28 dirramnolipídios (com dois anéis de açúcar de ramnose). Caso sejam utilizadas abreviações, R1 é monorramnolipídio e R2 é dirramnolipídio.
[0017] O biotensoativo pode ser utilizado para substituir pelo menos 50% em peso do tensoativo aniônico sintético, mas com o perfil de reologia ajustado para igualar o tensoativo sintético original com o uso do isetionato graxo como modificador de reologia.
[0018] Preferencialmente o biotensoativo está presente em nível de 20-90% em peso do tensoativo, de maior preferência o biotensoativo está presente em 5080% em peso do tensoativo e, de preferência superior, 50-75% em peso do tensoativo.
Produto de isetionato de acila graxo [0019]O produto de isetionato de acila graxo encontra-se preferencialmente presente em nível de 4 a 8% em peso, de maior preferência de 4 a 5% em peso (do total da composição).
[0020] O produto de isetionato de acila graxo preferido compreende isetionato de acila graxo em nível de 40 a 80% em peso do produto, bem como ácido graxo livre e/ou sal de ácido graxo em nível de 15 a 50% em peso.
[0021]Preferencialmente, mais de 20% em peso e menos de 45% em peso, de maior preferência mais de 25% em peso e menos de 45% em peso do isetionato de acila graxo possui cadeia maior ou igual a Cw; e mais de 50% em peso, preferencialmente mais de 60% em peso do ácido graxo livre/sabão possui comprimento de cadeia C16 a C20.
[0022]O componente de tensoativo isetionato de acila graxo é tipicamente preparado por meio da reação de um sal de isetionato, como isetionatos de metal alcalino e um ácido graxo alifático com 8 a 20 átomos de carbono e Valor de Iodo (que mede o grau de insaturação) de menos de 20 g, por exemplo:
RCOOH + HOR1SO3M RCOOR1SO3M
5/28 em que Ri é um radical hidrocarboneto alifático que contém de 2 a 4 carbonos;
M é um cátion de metal alcalino ou íon metálico (por exemplo, sódio, magnésio, potássio, lítio), amônio ou cátion de amônio substituído ou outro contraíon; e
R é um radical hidrocarboneto alifático com 7 a 24, preferencialmente 8 a 22 carbonos.
[0023] Dependendo das condições de processamento utilizadas, o produto isetionato de acila graxo resultante pode ser uma mistura de 40 a 80% em peso de isetionatos de acila graxos (que formaram por meio da reação) e 50 a cerca de 15% em peso, normalmente 40 a 20% em peso de ácidos graxos livres. Além disso, o produto pode conter sais de isetionatos que estão normalmente presentes em níveis de menos de 5% em peso e traços (menos de 2% em peso) de outras impurezas. Preferencialmente, uma mistura de ácidos graxos alifáticos é utilizada para a preparação de tensoativos isetionatos de acila graxos comerciais. Os tensoativos isetionatos de acila graxos resultantes (por exemplo, resultantes da reação de isetionato de metal alcalino e ácido graxo alifático) preferencialmente deverão ter mais de 20% em peso, de maior preferência mais de 25% em peso, mas não mais de 45% em peso, preferencialmente 35% em peso (com base no produto de reação de isetionatos de acila graxos) do grupo acila graxo com 16 ou mais átomos de carbono para fornecer excelente espuma e suavidade do produto isetionato de acila graxo resultante. Esses tensoativos de isetionato de acila graxo de cadeia mais longa e ácidos graxos, ou seja, grupo acila graxo e ácido graxo com 16 ou mais carbonos, podem tipicamente formar cristais de ácido graxo/tensoativo insolúveis em água sob temperaturas ambiente.
[0024] Exemplos de produtos de isetionato de acila graxo comerciais que são particularmente úteis na presente invenção são flocos de DEFI e flocos de sabão Dove® produzidos pela Unilever. Flocos de DEFI (Esterificação Direta de Isetionato Graxo) normalmente contêm cerca de 68 a 80% em peso de isetionato de acila graxo de sódio e 15 a 30% em peso de ácido graxo livre. Mais de 25% em peso e não mais de 35% em peso de grupo acila graxo do isetionato de acila
6/28 graxo resultante possuem 16 a 18 átomos de carbono. Flocos de sabão Dove® são misturas de flocos de DEFI descritos acima, ácido graxo de cadeia longa (principalmente C16 e C18) e sabão graxo que contém cerca de 40 a 55% em peso de isetionato de acila graxo e 30 a 40% em peso de ácido graxo e sabão graxo. Outros tensoativos [0025]Tensoativo total em composições de lavagem pessoal, por exemplo, compreenderá normalmente de 5 a 60% em peso, preferencialmente 10 a 40% em peso de tensoativo, de maior preferência 2-16% em peso, enquanto composições cosméticas compreendem preferencialmente 1% a 30% em peso, de maior preferência 1 a 15% em peso do tensoativo.
[0026] A quantidade total de tensoativo em composições de xampu de acordo com a presente invenção pode geralmente variar de 0,5 a 45% em peso, preferencialmente de 1,5 a 35% em peso, de maior preferência de 5 a 20% em peso, calculado como percentual em peso do peso total da composição.
[0027]A combinação de tensoativo de acordo com a presente invenção pode fornecer o componente tensoativo total da composição, ou podem ser incluídos tensoativos adicionais, além da combinação de tensoativo.
[0028]O outro tensoativo pode incluir tensoativos aniônicos, bem como tensoativos não iônicos, anfotéricos e zwitteriônicos, dependendo da forma do produto.
[0029] Composições de lavagem pessoal preferidas compreendem misturas de tensoativos aniônicos e anfotéricos.
[0030] As composições de acordo com a presente invenção podem compreender opcionalmente, como tensoativo, um ou mais sabões que são solúveis em água ou sais de metais alcalinos liberáveis em água de um ácido orgânico, especialmente um sal de sódio ou potássio ou o sal correspondente de amônio ou amônio substituído. Exemplos de ácidos orgânicos adequados são ácidos alcanoicos naturais ou sintéticos com 10 a 22 átomos de carbono, especialmente os ácidos graxos de óleos de triglicerídeos, como sebo e óleo de coco. Para
7/28 produtos sólidos, como pós, barras ou tabletes, o sabão preferido é um sabão de ácidos graxos de sebo. Quantidades menores de até cerca de 30% em peso, preferencialmente 10 a 20% em peso de sabões de sódio de ácidos graxos de óleo de noz derivados de óleos de noz, por exemplo, óleo de coco e óleo de semente de palma, podem ser misturados com os sabões de sebo de sódio, para aprimorar suas características de solubilidade e formação de espuma, se desejado.
[0031]Os sabões preferidos são predominantemente ácidos graxos C10-C14 derivados de óleos de nozes ou, alternativamente, de ácidos alcanoicos sintéticos. [0032]Os sabões podem ser fornecidos como ingrediente realizado para a composição, ou podem ser formados in situ durante a fabricação da composição por meio da reação de ácidos graxos adequados e um alcalino.
[0033]A quantidade de sabão de ácido graxo que pode estar presente na composição de acordo com a presente invenção é de até 90% em peso, preferencialmente de 2-80% em peso da composição.
[0034]A composição de acordo com a presente invenção pode também compreender opcionalmente um ou mais tensoativos aniônicos que não são de sabão, em que os exemplos incluem:
[0035] Os sais de metais alcalinos de produtos de reação sulfúrica orgânica com um radical alquila ou acila que contém 8-22 átomos de carbono e um grupo éster de ácido sulfônico ou ácido sulfúrico. Exemplos específicos desses tensoativos aniônicos sintéticos são os sulfatos de sódio, amônio, potássio ou trietanolamônio alquila, especialmente os obtidos por meio de sulfatação dos álcoois superiores (C8-C18), sulfatos e sulfonatos de monoglicerídeos de ácidos graxos de óleo de coco de sódio; sais de sódio ou potássio de ésteres sulfúricos do produto de reação de um mol de álcool graxo superior (por exemplo, álcoois de sebo ou óleo de coco) e 1-12 moles de óxido etileno; sais de sódio ou potássio de éter sulfato de óxido de alquilfenol etileno com 1-10 unidades de óxido etileno por molécula e em que o grupo alquila contém de 8 a 12 átomos de carbono, alquil gliceril éter
8/28 sulfonatos de sódio, o produto de reação dos ácidos graxos com 10 a 22 átomos de carbono esterificados com ácido isetiônico e neutralizados com hidróxido de sódio; sais solúveis em água de produtos de condensação de ácidos graxos com N-metil taurina. Os tensoativos aniônicos de não sabão especialmente preferidos incluem:
- sulfonatos de alquilarila, como alquil benzeno sulfonato de sódio (por exemplo, TEEPOL CM44, disponível por meio da Shell), sulfatos de alquila, tais como lauril sulfato de sódio (por exemplo, EMPICOL CX, disponível por meio da Albright & Wilson) e lauril sulfato de trietanolamina (por exemplo, EMPICOL TL40/T, disponível por meio da Albright & Wilson); alquil éter sulfatos, como lauril éter sulfato de sódio (por exemplo, EMPICOL ESB70, disponível por meio da Albright & Wilson), alquil sulfonatos, como alcano sulfonato de sódio (C13-18) (por exemplo, HOSTAPUR SAS 30, disponível por meio da Hoechst), sulfonatos de olefina, como olefino sulfonato de sódio (C15-18) (por exemplo, HOSTAPUR OS, disponível por meio da Hoechst);
Sarcosinatos com a estrutura (3):
o
II
R x--C--N--CTInCOOM
I ~ ch, em que R3 é selecionado a partir de alquila C6-14 e M é um contraíon selecionado a partir de metais alcalinos, amônio e amônio substituído, como alcanolamônio. [0036]Um exemplo de sarcosinatos com a estrutura (3) é lauril sarcosinato de sódio (por exemplo, HAMPOSYL L-95, disponível por meio da Grace).
Tauretos com a estrutura (4):
9/28
Ο
R4--C--N-CII3 em que R4 é selecionado a partir de alquila C8-18.
[0037] Um exemplo de tauretos com a estrutura (4) é: metil taurina de coco (por exemplo, FENOPON TC 42, disponível por meio da GAF).
Isetionatos, com a estrutura (5)
O , I
R5--C--O--(CHihSOaM em que R5 é selecionado a partir de alquila C8-18.
[0038] Um exemplo de isetionatos com a estrutura (5) é acil isetionato de sódio (por exemplo, JORDAPON Cl, disponível por meio da Jordan).
Sulfossuccinatos de monoalquila com a estrutura (6)
O . II
R6--O--C--CHiCH--COOM
SOjM em que R6 é selecionado a partir de alquila C10-20.
[0039] Exemplos de sulfossuccinatos de monoalquila com esta estrutura (6) incluem: lauril sulfossuccinato de sódio (por exemplo, EMPICOL SLL, disponível por meio da Albright & Wilson); alquil sulfossuccinato de magnésio (por exemplo,
10/28
ELFANOL 616 Mg, disponível por meio da AKZO), lauril etoxissulfossuccinato de sódio (por exemplo, EMPICOL SDD, disponível por meio da Albright & Wilson), etoxissulfossuccinato de monoetanolamida de coco (por exemplo, EMPICOL SGG); lauril poliglicol éter sulfossuccinato dissódico (por exemplo, SURTAGENE S30, disponível por meio da CHEM-Y), sulfossucinato de polietilenoglicol (por exemplo, REWOPOL SBFA 30, disponível por meio da REWO).
Sulfossuccinatos de dialguila com a estrutura (7):
O 7 II R'--O--C--CH-.CH--COOR8
I em que R7 e R8 são idênticos ou diferentes e selecionados a partir de alquila C614.
[0040] Um exemplo de sulfossuccinato de dialquila com a estrutura (7) é: dioctil sulfossuccinato de sódio (por exemplo, EMCOL 4500, disponível por meio da Witco).
Lactilatos de acila com a estrutura (8)
O HO , I II
R9---C--(O--C--C)n--OM
CHj em que R9 é selecionado a partir de alquila C6-16.
[0041] Um exemplo de lactilatos de acila com a estrutura (8) é: lactilato de decanoíla (por exemplo, PATIONIC 122A, disponível por meio da Patterson, C. J.).
11/28 [0042]Alfa aminoácidos acilados, como laurioil glutamato de sódio (por exemplo, GLUTAMATO DE ACILA LS-11, disponível por meio da Ajinomoto Co. Inc.). [0043]Carboxilatos de etila, como alquila C12-14 O(EO)4 OCH-2 CO2 Na (por exemplo, ΑΚΥΡΟ RLM 38, disponível por meio da AKZO).
[0044]Tensoativos zwitteriônicos são exemplificados por aqueles que podem ser descritos amplamente como derivados de compostos de amônio quaternário alifático, fosfônio e sulfônio, nos quais os radicais alifáticos podem ser de cadeia linear ou ramificada e em que um dos substituintes alifáticos contém cerca de 8 a cerca de 18 átomos de carbono e contém um grupo aniônico, por exemplo, carbóxi, sulfonato, sulfato, fosfato ou fosfonato. Uma fórmula geral desses compostos é:
R2---Y<+>---CH2---R4Z^ em que R2 contém um radical alquila, alquenila ou hidróxi alquila com cerca de 8 a cerca de 18 átomos de carbono, de 0 a cerca de 10 porções de óxido de etileno e de 0 a cerca de 1 porção de gliceril; Y é selecionado a partir do grupo que consiste de átomos de nitrogênio, fósforo e enxofre; R3 é um grupo alquila ou monohidroxialquila que contém cerca de 1 a cerca de 3 átomos de carbono; X é 1 quando Y for um átomo de enxofre e 2 quando Y for um átomo de nitrogênio ou de fósforo; R4 é alquileno ou hidroxialquileno com cerca de 1 a cerca de 4 átomos de carbono e Z é um radical selecionado a partir do grupo que consiste de grupos de carboxilato, sulfonato, sulfato, fosfonato e fosfato.
[0045]Exemplos desses tensoativos incluem:
- 4-[N,N-di(2-hidroxietil)-N-octadecilamônio]-butano-1 -carboxilato;
- 5-[S-3-hidroxipropil-S-hexadecilsulfônio]-3-hidroxipentano-1-sulfato;
12/28
3-[P, P-dietil-P-3,6,9-trioxatetradexocilfosfônio]-2-hidroxipropano-1 - fosfato;
- 3-[N,N-dipropil-N-3-dodecóxi-2-hidroxipropilamônio]-propano-1-fosfonato;
- 3-(N,N-dimetil-N-hexadecilamônio)propano-1 -sulfonato;
- 3-(N,N-dimetil-N-hexadecilamônio)-2-hidroxipropano-1 -sulfonato;
- 4-[N,N-di(2-hidroxietil)-N-(2-hidroxidodecil)amônio]-butano-1-carboxilato;
- 3-[S-etil-S-(3-dodecóxi-2-hidroxipropil)sulfônio]-propano-1-fosfato;
- 3-[P,P-dimetil-P-dodecilfosfônio]-propano-1-fosfonato; e
- 5-[N,N-di(3-hidroxipropil)-N-hexadecilamônio]-2-hidroxipentano-1-sulfato.
[0046] Detergentes anfotéricos que podem ser utilizados na presente invenção incluem pelo menos um grupo ácido. Este pode ser um grupo ácido carboxílico ou sulfônico. Eles incluem nitrogênio quaternário e, portanto, são aminoácidos quaternários. Eles deverão geralmente incluir um grupo alquila ou alquenila com 7 a 18 átomos de carbono. Eles normalmente atenderão a uma fórmula estrutural geral:
R1—fC—NHfCH^-frrN*--X—Y
em que:
- R1 é alquila ou alquenila com 7 a 18 átomos de carbono;
- R2 e R3 são, independentemente entre si, alquila, hidroxialquila ou carboxialquila com 1 a 3 átomos de carbono;
- n é 2 a 4;
- m é 0 a 1;
- X é alquileno com 1 a 3 átomos de carbono opcionalmente substituído por hidroxila; e
- Y é -CO2- ou -SO3-.
13/28 [0047] Detergentes anfotéricos adequados da fórmula geral acima incluem betaínas simples da fórmula:
R2 rí---N+---ch2co2R3 e amido betaínas da fórmula:
R2 , I
R1--CONHfCH^--N+--CHjCOf
R3 em que m é 2 ou 3.
[0048] Nas duas fórmulas, R1, R2 e R3 são como definido anteriormente. R1 pode ser em particular uma mistura de grupos alquila C12 e C14 derivados de coco para que pelo menos a metade, preferencialmente pelo menos três quartos dos grupos R1 possuem 10 a 14 átomos de carbono. R2 e R3 são preferencialmente metila.
[0049]Outra possibilidade é que o detergente anfotérico seja uma sulfobetaína da fórmula:
R2
R1---N+---(CH^SO^
R3
14/28 ou
R2 , I
R1---CONH(CHj)m---N*---(CHj) jSOj
R3 em que m é 2 ou 3, ou suas variantes em que -(CH2)3S0'3 é substituído por:
OH
---CH2CHCH2SO3' [0050] Nestas fórmulas, R1, R2 e R3 são como discutido anteriormente. [0051]Anfoacetatos e dianfoacetatos também se destinam a ser cobertos em possíveis compostos zwitteriônicos e/ou anfotéricos que podem ser utilizados. [0052]Anfotérico/zwitteriônico, quando utilizado, geralmente compreende de 0 a 25%, preferencialmente 0,1 a 20% em peso da composição.
[0053]O sistema de tensoativo pode compreender opcionalmente um tensoativo não iônico.
[0054]0 tensoativo não iônico que pode ser utilizado no presente inclui, em particular, os produtos de reação de compostos com um grupo hidrofóbico e um átomo de hidrogênio reativo, por exemplo, álcoois alifáticos, ácidos, amidas ou alquil fenóis com óxidos de alquileno, especialmente óxido de etileno isolado ou com óxido de propileno. Compostos detergentes não iônicos específicos são condensados de óxido de etileno e alquil (C6-C22) fenóis, os produtos de condensação de álcoois lineares ou ramificados primários ou secundários
15/28 alifáticos (C8-C18) com óxido de etileno e produtos elaborados por meio de condensação de óxido de etileno com os produtos de reação de óxido de propileno e etilenodiamina. Outros chamados compostos detergentes não iônicos incluem óxidos de amina terciária de cadeia longa, óxidos de fosfina terciária de cadeia longa e sulfóxidos de dialquila.
[0055] O tensoativo não iônico pode também ser uma amida de açúcar, como uma amida de polissacarídeo. Especificamente, o tensoativo pode ser uma das lactobionamidas descritas na Patente Norte Americana n° 5.389.279 de Au et al que é incorporada por meio de referência ou pode ser uma das amidas de açúcar descritas na Patente Norte Americana n° 5.009.814 de Kelkenberg, incorporada pelo presente ao pedido de patente por meio de referência.
[0056] Polissacarídeos de alquila preferidos são alquilpoliglicosídeos da fórmula:
R2O(CnH2nO)t (glicosila)x em que R2 é selecionado a partir do grupo que consiste de alquila, alquilfenila, hidroxialquila, hidroxialquilfenila e suas misturas, em que os grupos alquila contêm cerca de 10 a cerca de 18, preferencialmente cerca de 12 a cerca de 14 átomos de carbono; n é 0 a 3, preferencialmente 2; t é de 0 a cerca de 10, preferencialmente 0; e x é de 1,3 a cerca de 10, preferencialmente de 1,3 a cerca de 2,7. A glicosila é preferencialmente derivada de glicose. Para preparar estes compostos, o álcool ou álcool alquilpolietóxi é formado em primeiro lugar e reage em seguida com glicose, ou uma fonte de glicose, para formar o glicosídeo (anexo na posição 1). As unidades de glicosila adicionais podem ser então fixadas entre sua posição 1 e as unidades de glicosila anteriores da posição 2, 3, 4 e/ou 6 e, preferencialmente, a posição 2 é predominante.
[0057] Tensoativo não iônico normalmente compreende de 0 a 10% em peso da composição.
16/28 [0058] Quando presente na composição de lavagem pessoal líquida, o sistema de tensoativo de acordo com a presente invenção pode compreender de 5% a 60% em peso, preferencialmente 10-40% em peso de um sistema de tensoativo que compreende preferencialmente:
(a) 1% a 20% em peso de um ou mais aniônicos (mistura de tensoativos) como descrito acima;
(b) 0,1 a 20% em peso de anfotérico/zwitteriônico; e (c) 0 a 10% em peso de tensoativo não iônico.
[0059]Aniônicos, anfotéricos/zwitteriônicos e não iônicos são como descrito acima. Uma combinação de tensoativo aniônico-anfotérico preferido é isetionato de acila e anfotérico é betaína, como cocoamidoalquilbetaína.
[0060]Composições de lavagem pessoal de acordo com a presente invenção podem opcionalmente também incluir estruturantes. Materiais estruturantes adequados incluem argilas de inchaço, por exemplo, laponita; ácido graxo e seus derivados, em particular monoglicerídeo poliglicol éteres de ácido graxo; poliacrilatos reticulados como Carbopol® (polímeros disponíveis por meio da Goodrich); seus acrilatos e copolímeros; polivinilpirrolidona e seus copolímeros; polietilenoiminas; sais como cloreto de sódio e sulfato de amônio, ésteres de sacarose; gelificantes; e suas misturas.
[0061] Dentre as argilas, são particularmente preferidas argilas (laponita) de hectorita sintéticas utilizadas em conjunto com um sal de eletrólito capaz de causar o espessamento da argila. Eletrólitos adequados incluem sais alcalinos e alcalino-terrosos, como haletos, sais de amônio e sulfatos.
[0062]A composição pode também compreender estruturantes internos de indução da fase lamelar. Esses estruturantes incluem ácido graxo líquido insaturado e/ou ramificado C8-C24 ou seus ésteres; álcool líquido insaturado e/ou ramificado C8-C24 ou seus ésteres; e/ou ácidos graxos C5 a C9, em que essas estruturas possuem ponto de fusão abaixo de 25°C.
17/28 [0063] Quando presentes, estruturantes podem compreender 0,1 a 25% em peso, preferencialmente de 1 a 15% em peso da composição.
[0064] As formulações de limpeza pessoal podem compreender um agente de espessamento (ou afinamento), ou seja, um material que assiste a reologia da composição aumentando ou diminuindo a viscosidade desta fase à medida que a sua velocidade de corte aumenta durante o uso. Exemplos desses agentes incluem poliacrilatos reticulados, como Carbopol® (polímeros disponíveis por meio da Goodrich); gomas naturais que incluem alginatos, guar, xantana e derivados de polissacarídeo que incluem carbóxi metil celulose e hidroxipropil guar; propileno glicóis e oleatos de propileno glicol; sais como cloreto de sódio e o sulfato de amônio; seboatos de glicerol; e suas misturas.
[0065] Estes agentes podem compreender de 1% a 15% em peso da composição. [0066] Outros componentes opcionais dessas composições incluem opacificadores, preferencialmente 0,2 a 2,0% em peso, conservantes, preferencialmente 0,2 a 2,0% em peso; e perfumes, preferencialmente 0,5 a 2,0% em peso. Polímeros catiônicos como Jaguar® da Rhone Poulenc e Polymer JR® da Amerchol podem também ser incluídos.
[0067]As composições de base podem também compreender partículas adicionais de óleo/emoliente (particularmente quando em fase lamelar), em que o agente benéfico adicional (ou seja, além da composição de agente de benefício da mistura de ácido alfa-hidróxi) pode ser conforme estabelecido abaixo:
- Óleos vegetais: óleo de amendoim, óleo de canola, óleo de rícino, manteiga de cacau, óleo de oco, óleo de milho, óleo de semente de algodão, óleo de oliva, óleo de semente de palma, óleo de colza, óleo de semente de açafrão, óleo de semente de gergelim e óleo de soja.
- Ésteres: miristato de butila, palmitato de cetila, deciloleato, laurato de glicerila, ricinoleato de glicerila, estearato de glicerila, isoestearato de glicerila, laurato de hexila, palmitato de isobutila, estearato de isocetila, isoestearato de isopropila, laurato de isopropila, linoleato de isopropila, miristato de isopropila,
18/28 palmitato de isopropila, estearato de isopropila, monolaurato de propileno glicol, ricinoleato de propileno glicol, estearato de propileno glicol e isoestearato de propileno glicol.
- Gordura animal: álcoois de acitilatelto lanolina, lanolina, banha, óleo de vison e sebo.
- Ácidos e álcoois graxos: Ácido beênico, ácido palmítico, ácido esteárico, álcool beenílico, álcool cetílico, álcool eicosanílico e álcool isocetílico.
[0068] Outros exemplos de óleo/emolientes incluem óleo mineral, petrolato, óleo de silicone como dimetil polissiloxano, lactato de miristila e laurila.
[0069] Emolientes/óleo adicionais geralmente compreenderão, quando presente, 1 % a 20% em peso da composição.
[0070] Outros ingredientes que podem ser encontrados nessas composições de cuidado pessoal são os seguintes:
- Solventes orgânicos, como etanol; espessantes auxiliares, como carboximetilcelulose, silicato de alumínio e magnésio, hidroxietilcelulose, metilcelulose, carbopols, glucamidas ou Antil® da Rhone Poulenc; perfumes; agentes sequestrantes, como etilenodiaminotetra-acetato tetrassódico (EDTA), EHDP ou misturas em quantidade de 0,01 a 1%, preferencialmente de 0,01 a 0,05% e agentes corantes, opacificadores e perolizantes, como estearato de zinco, estearato de magnésio, TiO2, EGMS (monoestearato de etileno glicol) ou Lytron 621 (copolímero de Estireno/Acrilato); todos são úteis para aprimorar a aparência ou as propriedades cosméticas do produto.
[0071]As composições podem também compreender antimicrobianos como 2hidróxi-4,2’4’-triclorodifenil éter (DP300); conservantes como dimetiloldimetilhidantoína (Glydant XL1000), parabens, ácido sórbico etc.
[0072]As composições podem também compreender mono ou dietanol acil amidas de coco como intensificadores de espuma e sais de forte ionização, como cloreto de sódio e sulfato de sódio, podem ser convenientemente utilizados.
19/28 [0073]Antioxidantes, como, por exemplo, hidroxitolueno butilado (BHT), podem ser convenientemente utilizados em quantidades de cerca de 0,01% ou mais, se apropriado.
[0074] Condicionadores catiônicos que podem ser utilizados incluem condicionadores dos tipos Poliquatérnio 24 Quatrisoft LM-200, Poliquatérnio 39 Merquat Plus 3330; e Jaguar®.
[0075] Polietileno glicóis que podem ser utilizados incluem Polyox WSR-205 PEG 14M, Polyox WSR-N-60K PEG 45M ou Polyox WSR-N-750 PEG 7M.
[0076] Outros espessantes que podem ser utilizados incluem Polímero Amerchol HM 1500 (Nonoxinil Hidroetil Celulose); Glucam DOE 120 (dioleato de metil glicose PEG 120); Rewoderm® (cocoato, palmado ou seboato de glicerila modificado por PEG) da Rewo Chemicals; Antil® 141 (da Goldschmidt).
[0077]Outros ingredientes adicionais que podem ser adicionados são os polímeros de defloculação, como ensinado na Patente Norte Americana n° 5.147.576 de Montague, incorporada ao presente como referência.
[0078] Outros ingredientes que podem ser incluídos são esfoliantes, como esferas de polioxietileno, folhas de nozes e sementes de damasco.
[0079] Quando presentes na forma de composição cosmética de “repouso”, as composições geralmente conterão menos tensoativo, preferencialmente 1-15% em peso, mas incluem mais ingredientes característicos de veículo cosmético ou comercialmente aceitável.
[0080] A composição de veículo cosmético (que compreende 1% a 99% em peso do total de cosmético, preferencialmente 1-80% em peso do total de cosmético) pode compreender um óleo ou material oleoso, em conjunto com um emulsificante, para fornecer uma emulsão água-em-óleo ou uma emulsão óleoem-água, dependendo em grande parte do equilíbrio médio hidrofílico-lipofílico (HLB) do emulsificante empregado.
[0081] Vários tipos de ingredientes ativos podem estar presentes em composições veículo cosméticas de acordo com a presente invenção. Ativos são definidos como
20/28 agentes benéficos para a pele ou o cabelo diferentes de emolientes e ingredientes que apenas aprimoram as características físicas da composição. Embora sem limitar-se a esta categoria, exemplos gerais incluem protetores solares e agentes de bronzeamento.
[0082] Protetores solares incluem aqueles materiais comumente empregados para bloquear a radiação ultravioleta. Compostos ilustrativos são os derivados de PABA, cinamato e salicilato. Podem ser utilizados, por exemplo, metoxicinamato de octila e 2-hidróxi-r-metóxi benzofenona (também conhecido como oxibenzona). Metoxicinamato de octila e 2-hidróxi-4-metóxi benzofenona são disponíveis comercialmente com as marcas comerciais Parsol MCX e Benzofenona 3, respectivamente. A quantidade exata de protetor solar empregada nas emulsões pode variar dependendo do grau de proteção desejado contra a radiação UV do sol.
[0083] Os ativos compreenderão tipicamente de 1% a 30% em peso da composição cosmética total.
[0084] Outro ingrediente opcional preferido é selecionado a partir de ácidos graxos essenciais (EFAs), ou seja, aqueles ácidos graxos que são essenciais para a formação da membrana plasmática de todas as células, deficiência de EFA em queratinócitos torna as células hiperproliferativas. A suplementação de EFA corrige isso. EFAs também aprimoram a biossíntese de lipídios da epiderme e fornecem lipídios para a formação de barreira da epiderme. Os ácidos graxos essenciais são preferencialmente selecionados a partir de ácido linoleico, ácido gamalinoleico, ácido homogamalinoleico, ácido columbina, ácido eicosa-(n-6, 9, 13)-trienoico, ácido araquidônico, ácido gamalinolênico, ácido timnodônico, ácido hexaenoico e suas misturas.
[0085] Emolientes são frequentemente incorporados em composições cosméticas de acordo com a presente invenção. Os níveis desses emolientes podem variar de cerca de 0,5% a cerca de 50% em peso, preferencialmente cerca de 5% a 30% em peso da composição cosmética total. Os emolientes podem ser classificados
21/28 sob categorias químicas gerais como ésteres, ácidos e álcoois graxos, polióis e hidrocarbonetos.
[0086] Os ésteres podem ser mono ou diésteres. Exemplos aceitáveis de diésteres graxos incluem adipato de dibutila, sebacato de dietila, dimerato de di-isopropila e succinato de dioctila. Ésteres graxos de cadeia ramificada aceitáveis incluem miristato de 2-etil-hexila, estearato de isopropila e palmitato de isoestearila. Ésteres de ácido tribásico aceitáveis incluem trilinoleato de tri-isopropila e citrato de trilaurila. Ésteres graxos de cadeia linear aceitáveis incluem palmitato de laurila, lactato de miristila, eurcato de oleíla e oleato de estearila. Ésteres preferidos incluem cococaprilato/caprato (uma mistura de cococaprilato e cococaprato), miristil éter acetato de propileno glicol, adipato de di-isopropila e octanoeato de cetila.
[0087] Álcoois e ácidos graxos adequados incluem aqueles compostos com 10 a 20 átomos de carbono. São especialmente preferidos compostos como ácidos e álcoois cetílico, miristílico, palmítico e estearílico.
[0088]Entre os polióis que podem funcionar como emolientes, encontram-se compostos de alquil póli-hidroxila com cadeia linear e ramificada. São preferidos, por exemplo, propileno glicol, sorbitol e glicerina. Podem também ser úteis polióis poliméricos, como polipropileno glicol e polietileno glicol. Butileno e propileno glicol também são especialmente preferidos como aprimoradores da penetração.
[0089] Exemplos de hidrocarbonetos que podem funcionar como emolientes são aqueles que possuem cadeias de hidrocarboneto com 12 a 30 átomos de carbono. Exemplos específicos incluem óleo mineral, vaselina, esqualeno e isoparafinas.
[0090]Outra categoria de ingredientes funcionais dentro das composições cosméticas de acordo com a presente invenção são espessantes. Um espessante geralmente estará presente em quantidades de 0,1 a 20% em peso, preferencialmente cerca de 0,5% a 10% em peso da composição total. Exemplos de espessantes são materiais de poliacrilato reticulado disponíveis sob a marca comercial Carbopol da B. F. Goodrich Company. Podem ser utilizados materiais
22/28 de celulose não iônicos como metil celulose e hidróxi propil metil celulose. Materiais de celulose catiônicos como polímero JR400 e gomas catiônicas como Jaguar <135 podem também ser utilizados como espessantes.
[0091] Tensoativos, que também são algumas vezes denominados emulsificantes, podem ser incorporados às composições cosméticas de acordo com a presente invenção. Os tensoativos podem compreender cerca de 0,5 a cerca de 30% em peso, preferencialmente cerca de 1 a cerca de 15% em peso do total da composição. Os tensoativos podem ter natureza catiônica, não iônica, aniônica ou anfotérica, suas combinações podem ser empregadas e exemplos de vários tensoativos são descritos acima. Neste particular, a combinação de tensoativos de acordo com a presente invenção pode compreender tensoativos com benefícios emulsificantes.
[0092] A composição de acordo com a presente invenção pode também conter outros adjuntos opcionais, ou seja, ingredientes diferentes dos ingredientes principais já definidos que são empregados convencionalmente em composições para aplicação tópica à pele humana. Estes adjuntos, quanto presentes, formarão normalmente o saldo da composição.
[0093] Exemplos de adjuntos adicionais incluem veículos, cuja seleção dependerá da forma de produto necessária da composição. Normalmente, o veículo, quando presente, será selecionado a partir de diluentes, dispersantes ou veículos para os ingredientes, de forma a garantir sua distribuição homogênea quando aplicados à pele.
[0094] As composições podem incluir água como veículo em combinação com pelo menos um outro veículo cosmeticamente aceitável.
[0095] Veículos diferentes de água que podem ser utilizados em composições de acordo com a presente invenção podem incluir líquidos ou sólidos como emolientes, solventes, umectantes, espessantes e pós. Exemplos de cada um desses tipos de veículos, que podem ser utilizados isoladamente ou como misturas de um ou mais veículos, são os seguintes:
23/28
- emolientes, como álcool estearílico, monolaurato de glicerila, monorricinoleato de glicerila, monoestearato de glicerila, propano-1,2-diol, butano-
1,3-diol, docosan-1,2-diol, óleo de vison, álcool cetílico, isostearato de isopropila, ácido esteárico, palmitato de isobutila, estearato de isocetila, álcool oleilico, laurato de isopropila, laurato de hexila, oleato de decila, octadecan-2-ol, álcool isocetílico, álcool eicosanílico, álcool beenílico, palmitato de cetila, óleos de silicone como dimetilpolissiloxano, sebacato de di-n-butila, miristato de isopropila, palmitato de isopropila, estearato de isopropila, estearato de butila, polietileno glicol, trietileno glicol, lanolina, manteiga de cacau, óleo de milho, óleo de semente de algodão, sebo, banha, óleo de oliva, óleo de semente de palma, óleo de canola, óleo de semente de açafrão, óleo de soja, óleo de semente de girassol, óleo de oliva, óleo de semente de gergelim, óleo de coco, óleo de amendoim, óleo de rícino, álcoois de lanolina acetilados, petróleo, óleo mineral, miristato de butila, ácido isoesteárico, ácido palmítico, linoleato de isopropila, lactato de laurila, lactato de miristila, oleato de decila e miristato de miristila;
- propelentes, como triclorofluorometano, diclorodifluorometano, diclorotetrafluoroetano, monoclorodifluorometano, triclorotrifluoroetano, propano, butano, isobutano, dimetil éter, dióxido de carbono e óxido nitroso;
- solventes, como álcool etílico, cloreto de metileno, isopropanol, acetona, óleo de rícino, monoetil éter de etileno glicol, monobutil éter de dietileno glicol, monoetil éter de dietileno glicol, sulfóxido de dimetila, dimetil formamida e tetrahidrofuran;
- umectantes, como glicerina, sorbitol, 2-pirrolidona-5-carboxilato de sódio, colágeno solúvel, ftalato de dibutila e gelatina; e
- pós, como giz, talco, greda de pisoeiro, caulim, amido, gomas, dióxido de silício coloidal, poliacrilato de sódio, esmectitas de tetra alquil e/ou tri alquil aril amônio, silicato de alumínio e magnésio modificado quimicamente, argila de montmorilonita modificada organicamente, silicato de alumínio hidrato, sílica
24/28 pirogênica, polímero de carboxivinila, carboximetil celulose de sódio e monoestearato de etileno glicol.
[0096]O veículo cosmeticamente aceitável, quando presente, normalmente formará de 0,01 a 99,9% em peso, preferencialmente de 50 a 98% em peso da composição, e pode, na ausência de outros adjuntos cosméticos, formar o saldo da composição.
[0097] Uma composição cosmética típica compreenderá:
(a) 0,05 a 30% em peso, preferencialmente 1 a 15% em peso de combinação de tensoativo como descrito neste documento;
(b) 1 a 98% em peso de uma composição cuja composição compreende:
(i) 1 a 20% em peso da composição cosmética total de ativos;
(ii) 1 a 15% em peso da composição total de ácidos graxos essenciais;
(iii) 0,5 a 50% em peso da composição total de emoliente; e (iv) 0,1 a 20% em peso do modificador de reologia total que compreende um produto de isetionato de acila graxo como descrito neste documento.
[0098] Uma composição de acordo com a presente invenção pode conter outros ingredientes para aprimorar o desempenho e/ou a aceitabilidade do consumidor. Esses ingredientes incluem fragrância, tinturas e pigmentos, agentes de ajuste do pH, perolizantes ou opacificadores, modificadores da viscosidade, conservantes e nutrientes de cabelo naturais como produtos botânicos, extratos de frutas, derivados de açúcar e aminoácidos.
[0099]Os Exemplos serão agora ilustrados com referência aos Exemplos não limitadores a seguir. Invenções de acordo com a presente invenção são demonstradas por números e invenções comparativas são demonstradas por letras.
25/28
EXEMPLOS
Nome do Ingrediente Nome Comercial % em peso do Ex. 1 % em peso do Ex. 2 % em peso do Ex. 3 % em peso do Ex. 4
SLES1EOé tensoativo aniônico de sulfato de alquila etoxilado com grau médio de etoxilação de 1 Texapon N701 12 6 6 6
Biotensoativo4 JBR425 ou SL 18, como indicado nos resultados 0 3 3 3
Cocamidopropil betaína Tegobetaína CK 1,6
Produto isetionato de acila graxo1 0 0 2 4
Carbômero Carbopol 980 0,4
Óleo de silicone2 2,2
Cloreto de hidroxipropiltrimônio guar Jaguar C14S 0,2
Perfume 0,7
Água + menores água + menores até 100
1 O produto isetionato de acila graxo é isetionato de cocoil sódio, ácido esteárico, ácido graxo de coco, isetionato de sódio e água produzido de forma doméstica pela Unilever.
2 Mistura de emulsões de silicone da Wacker e Dow.
3 A viscosidade das formulações foi medida com o uso de um viscômetro Brookfield a 30°C e 20 rpm com eixo N5; todas na faixa de 5000 a 8000 Cp.
26/28 4 O tensoativo é JBR425 (CAS n° 147858-26-2) da Jeneil Biosurfactant Co., LLC OR é SL 18 da Ecover Belgium N. V. - Industrieweg 3, B-2890 Malle, Bélgica; como indicado nos resultados.
* Os resultados da variação do biotensoativo de soforolipídio, dos níveis de isetionato de acila graxo e dos níveis do biotensoativo são exibidos na Figura 1, em que:
- curva de ponto de diamante: é o perfil reológico de uma formulação de xampu de acordo com o Exemplo 1 com 12% de SLES 1EO como xampu de referência;
- curva de ponto de quadrado: 50% de substituição de SLES 1EO por SL 18 - a viscosidade é reduzida em fator de 8;
- curva de ponto de triângulo: 50% de substituição de SLES 1EO por SL 18 + 2% produto isetionato de acila graxo1 - aumento da viscosidade em comparação com a formulação sem produto isetionato de acila graxo1, mas ainda não equivale à viscosidade de referência; e
- curva de ponto de círculo: 50% substituição de SLES 1EO por SL 18 + 4% de produto isetionato de acila graxo1 - a viscosidade agora equivale à referência, especialmente em termos de despejamento.
Nome da formulação Viscosidade a 1s-1 (PaS) Viscosidade a 21s-1 (PaS) Viscosidade a 106s-1 (PaS)
Xampu 100% SLES1EO 3,834 2,105 1,069
Soforolipídio SL18 50% 0,454 0,243 0,173
Soforolipídio SL18 50% 2% produto isetionato de acila graxo1 0,711 0,372 0,263
Soforolipídio SL18 50% 4% produto isetionato de acila graxo1 4,130 2,407 1,234
27/28 [0100] Os resultados de variação do biotensoativo de ramnolipídio, dos níveis de produto isetionato de acila graxo1 e dos níveis do tensoativo são exibidos na Figura 2, em que:
- curva de ponto de diamante: é o perfil de reologia de uma formulação de xampu de acordo com o Exemplo 1 com X% SLES 1EO como um xampu de referência;
- curva de ponto de quadrado: 50% de substituição de SLES 1 EO por JBR 42 - a viscosidade é reduzida em fator de 2;
- curva de ponto de triângulo: 50% de substituição de SLES 1 EO por JBR 425 + 2% produto isetionato de acila graxo1 - nenhuma alteração da tendência em comparação com o JBR 425 isolado; e
- curva de ponto de círculo: 50% de substituição de SLES 1EO por JBR 425 + 4% de produto isetionato de acila graxo1 - viscosidade aumentada na direção do perfil de referência.
Nome da formulação Viscosidade a 1s-1 (PaS) Viscosidade a 21s-1 (PaS) Viscosidade a 106s-1 (PaS)
Xampu 100% SLES1EO 3,8336 2,1049 1,0688
JBR425 50% - 0% 1,8327 0,7921 0,5224
JBR425 50% - 2% produto isetionato de acila graxo1 1,4915 0,8187 0,6105
JBR425 50% - 4% produto isetionato de acila graxo1 2,2157 1,2804 0,9908
[0101] Os dados demonstram claramente que a inclusão de um produto isetionato de acila graxo como definido neste documento fornece um xampu com propriedades reológicas aprimoradas.
Medição da viscosidade
28/28 [0102] A viscosidade dessas formulações de xampu foi medida com o uso de um viscômetro Brookfield a 30°C e 20 rpm utilizando eixo N5.

Claims (9)

  1. Reivindicações
    1. COMPOSIÇÃO DE CUIDADO PESSOAL, caracterizada por compreender:
    a) um tensoativo que compreende (i) um tensoativo aniônico sintético; e (ii) um biotensoativo que compreende um glicolipídio, em que o biotensoativo encontra-se presente em nível de 50% a 75% em peso da combinação total de tensoativo; e
    b) um produto isetionato de acila graxo em nível de 4% a 5% em peso da composição total de cuidado pessoal.
  2. 2. COMPOSIÇÃO DE CUIDADO PESSOAL, de acordo com a reivindicação 1, caracterizada pelo fato do biotensoativo compreender um ramnolipídio, soforolipídio, tre-halolipídio, um manosileritritol lipídio (MEL) ou suas combinações.
  3. 3. COMPOSIÇÃO DE CUIDADO PESSOAL, de acordo com qualquer uma das reivindicações 1 a 2, caracterizada pelo fato do biotensoativo compreender um ramnolipídio.
  4. 4. COMPOSIÇÃO DE CUIDADO PESSOAL, de acordo com qualquer uma das reivindicações 1 a 3, caracterizada pelo fato do biotensoativo compreender um soforolipídio.
  5. 5. COMPOSIÇÃO DE CUIDADO PESSOAL, de acordo com qualquer uma das reivindicações 1 a 4, caracterizada pelo fato do biotensoativo compreender uma ou mais unidades de sacarídeo.
  6. 6. COMPOSIÇÃO DE CUIDADO PESSOAL, de acordo com qualquer uma das reivindicações 1 a 5, caracterizada pelo fato do produto isetionato de acila graxo compreender isetionato de acila graxo em nível de 40 a 80% em peso do produto, bem como ácido graxo livre e/ou sal de ácido graxo em nível de 15 a 50% em peso.
  7. 7. COMPOSIÇÃO DE CUIDADO PESSOAL, de acordo com qualquer uma das reivindicações 1 a 6, caracterizada pelo fato do produto isetionato de acila graxo compreender mais de 20% em peso e menos de 45% em peso, preferencialmente mais de 25% em peso e menos de 45% em peso do
    Petição 870180053910, de 22/06/2018, pág. 8/13
    2/2 comprimento de cadeia maior ou igual a C16; e mais de 50% em peso, preferencialmente mais de 60% em peso do ácido graxo livre/sabão possuem comprimento de cadeia Ci6 a C20.
  8. 8. COMPOSIÇÃO DE CUIDADO PESSOAL, de acordo com qualquer uma das reivindicações 1 a 7, caracterizada pelo fato da composição ser uma composição de lavagem pessoal e a combinação de tensoativos compreende 5 a 60% em peso.
  9. 9. COMPOSIÇÃO DE CUIDADO PESSOAL, de acordo com qualquer uma das reivindicações 1 a 7, caracterizada pelo fato da composição ser uma composição cosmética e compreender de 1 a 30% em peso da combinação de tensoativos.

Family

ID=

Similar Documents

Publication Publication Date Title
EP2931237B1 (en) Personal care compositions
ES2209203T3 (es) Composicion liquida estable que comprende altos niveles de emolientes.
US5952286A (en) Liquid cleansing composition comprising soluble, lamellar phase inducing structurant and method thereof
US7674759B2 (en) Stable liquid cleansing compositions containing high level of fatty acid isethionate surfactant products having more than 10 wt. % of fatty acid/fatty soap content
US8105994B2 (en) Personal wash cleanser comprising defined alkanoyl compounds, defined fatty acyl isethionate surfactant product and skin or hair benefit agent delivered in flocs upon dilution
US8263538B2 (en) Personal wash cleanser with mild surfactant systems comprising defined alkanoyl compounds and defined fatty acyl isethionate surfactant product
CA2793265C (en) Personal wash cleanser with mild surfactant system comprising defined alkanoyl compounds and defined fatty acyl isethionate surfactant product
US8268767B2 (en) Personal wash cleanser comprising defined alkanoyl compounds, defined fatty acyl isethionate surfactant product and skin or hair benefit agent
AU2008228776B2 (en) Structured compositions comprising a clay
AU745977B2 (en) Benefit agent compositions comprising mixtures of alpha-hydroxy esters
BR112015013023B1 (pt) composição para limpeza da pele
US20080081776A1 (en) Mild foaming personal cleansing composition with high levels of hydrocarbon wax and oil emollients
KR20110091004A (ko) 클렌징 조성물
CN112533575A (zh) 在含有疏水改性或非疏水改性的阴离子聚合物的清洁液中增强的保湿剂沉积
EP2498875B1 (en) Liquid personal cleansing composition
BR112019021301B1 (pt) Composição de limpeza pessoal lamelar
AU2007260138B2 (en) Personal cleansing composition thickened by dilution
BR112015012907B1 (pt) Composição de cuidado pessoal
BR112021000979B1 (pt) Composição de higiene lamelar