BR112015007995B1 - método e instalação para fabricar pneus para rodas de veículo - Google Patents

método e instalação para fabricar pneus para rodas de veículo Download PDF

Info

Publication number
BR112015007995B1
BR112015007995B1 BR112015007995-4A BR112015007995A BR112015007995B1 BR 112015007995 B1 BR112015007995 B1 BR 112015007995B1 BR 112015007995 A BR112015007995 A BR 112015007995A BR 112015007995 B1 BR112015007995 B1 BR 112015007995B1
Authority
BR
Brazil
Prior art keywords
forming drum
support elements
auxiliary support
manufacturing path
manufacturing
Prior art date
Application number
BR112015007995-4A
Other languages
English (en)
Other versions
BR112015007995A2 (pt
Inventor
Gianni Mancini
Maurizio Marchini
Original Assignee
Pirelli Tyre S.P.A.
Priority date (The priority date is an assumption and is not a legal conclusion. Google has not performed a legal analysis and makes no representation as to the accuracy of the date listed.)
Filing date
Publication date
Application filed by Pirelli Tyre S.P.A. filed Critical Pirelli Tyre S.P.A.
Publication of BR112015007995A2 publication Critical patent/BR112015007995A2/pt
Publication of BR112015007995B1 publication Critical patent/BR112015007995B1/pt

Links

Images

Classifications

    • BPERFORMING OPERATIONS; TRANSPORTING
    • B29WORKING OF PLASTICS; WORKING OF SUBSTANCES IN A PLASTIC STATE IN GENERAL
    • B29DPRODUCING PARTICULAR ARTICLES FROM PLASTICS OR FROM SUBSTANCES IN A PLASTIC STATE
    • B29D30/00Producing pneumatic or solid tyres or parts thereof
    • B29D30/005General arrangement or lay-out of plants for the processing of tyres or parts thereof

Landscapes

  • Engineering & Computer Science (AREA)
  • Mechanical Engineering (AREA)
  • Tyre Moulding (AREA)
  • Packaging Of Annular Or Rod-Shaped Articles, Wearing Apparel, Cassettes, Or The Like (AREA)

Abstract

MÉTODO E INSTALAÇÃO PARA FABRICAR PNEUS PARA RODAS DE VEÍCULO Um primeiro ("A") e um segundo trajetos de fabricação ("B") são definidos ao longo de uma linha de fabricação de carcaça (12). Um tambor de conformação (13) acoplado a um par de elementos de suporte auxiliares (22) é movido por meio de um transportador (21) ao longo do primeiro trajeto de fabricação ("A"), enquanto os tambores de conformação (13) desacoplados dos elementos de suporte auxiliares (22) são movidos ao longo do segundo trajeto de fabricação ("B"). Em uma estação de troca (19), o tambor de conformação (13) proveniente do primeiro trajeto de fabricação ("A") é transferido para o segundo trajeto de fabricação ("B") na ausência dos elementos de suporte auxiliares (22), e um tambor de conformação (13) proveniente do segundo trajeto de fabricação ("B") é transferido para a estação de troca (19), a fim de então ser acoplado ao mesmo par de elementos de suporte auxiliares (22).

Description

[001] A presente invenção tem como objetivo um método e uma instalação para fabricar pneus para rodas de veículo.
[002] Um pneu para rodas de veículo geralmente compreende uma estrutura de carcaça compreendendo pelo menos uma lona de carcaça tendo respectivamente abas de extremidade opostas engatadas com respectivas estruturas de reforço anulares, geralmente chamadas "núcleos de talão ", integradas nas áreas normalmente identificadas com o nome de "talões", tendo um diâmetro interno substancialmente correspondendo com um chamado "diâmetro de calçamento" do pneu sobre um respectivo aro de montagem. O pneu compreende ainda uma estrutura de coroa compreendendo pelo menos uma tira de cinta situada em posição radialmente externa com respeito à lona de carcaça e uma banda de rodagem que é radialmente externa com respeito à tira de cinta. Entre a banda de rodagem e a tira/tiras de cinta, uma chamada "subcamada" pode ser interposta, feita de material elastomérico com propriedades apropriadas para assegurar uma união estável da tira de cinta/tiras com a própria banda de rodagem. Respectivos costados feitos de material elastomérico são ainda aplicados sobre as superfícies laterais da estrutura de carcaça, cada um sendo estendido a partir de uma das bordas laterais da banda de rodagem até a respectiva estrutura anular para ancorar aos talões. Nos pneus do tipo "sem câmara", a lona de carcaça é internamente revestida por uma camada de material elastomérico preferivelmente com base de butila, normalmente chamada "revestimento interno" tendo ótimas características de impermeabilidade ao ar e sendo estendida a partir de um talão para outro.
[003] WO 2008/099236, em nome da mesma requerente, descreve equipamento para fabricar pneus compreendendo um tambor de conformação e elementos de suporte auxiliares. Os elementos de suporte auxiliares são movidos para perto do tambor de conformação a fim de facilitar etapas para fornecimento de componentes elementares em áreas axialmente fora do tambor de conformação. Depois de ter formado a lona de carcaça, os elementos de suporte auxiliares são afastados do tambor de conformação a fim de ser capazes de realizar uma etapa de reviramento em que as extremidades da lona de carcaça são recurvadas a fim de formar elementos revirados que contêm as estruturas de reforço anulares.
[004] WO 2011/018687, em nome da mesma requerente, descreve uma instalação para fabricar pneus para rodas de veículo, compreendendo uma linha para fabricar a estrutura de carcaça, que por sua vez compreende: - pelo menos um tambor de conformação; - pelo menos um par de anéis de suporte removivelmente associados com o tambor de conformação; - pelo menos uma estação de associação de anel de suporte incluindo pelo menos um dispositivo para associar o par de anéis de suporte com o tambor de conformação; - pelo menos uma estação para remover anéis de suporte incluindo pelo menos um dispositivo para remover o par de anéis de suporte do tambor de conformação; - um primeiro dispositivo de transferência adaptado para transferir o tambor de conformação dissociado do par de anéis de suporte a partir da estação de remoção de anel de suporte para uma estação de trabalho da linha de fabricação de estrutura de carcaça; - um segundo dispositivo de transferência, adaptado para transferir o par de anéis de suporte dissociados do tambor de conformação para um armazenamento temporário para anéis de suporte.
[005] A requerente verificou que, na linha de fabricação de estrutura de carcaça do descrito por WO 2011/018687, empregando tambores de conformação e elementos de suporte auxiliares ou anéis, a gestão das transferência dos tambores de conformação e dos elementos de suporte auxiliares junto com a gestão da associação/remoção dos elementos de suporte auxiliares com o/a partir do respectivo tambor de conformação pode ser complexa, prologando os tempos de fabricação, requerendo uma série de recursos significantes e aumentando o volume da mesma linha de fabricação.
[006] Em particular, a requerente nota que estes inconvenientes podem ser mais consideráveis quando se emprega processos de fabricação com o uso de produtos semiacabados previamente obtidos e armazenados em respectivas áreas de armazenamento.
[007] Em um tal caso, a requerente observa que com habilidade de obter instalações de fabricação, a gestão dos elementos de suporte auxiliares pode afetar significantemente o leiaute, a produção e a flexibilidade da instalação.
[008] A requerente percebeu que em linhas de fabricação (preferivelmente para a estrutura de carcaça) que compreendem um primeiro trajeto de fabricação, contemplando o uso de elementos de suporte auxiliares acoplados a cada tambor de conformação, e um segundo trajeto de fabricação, em que os tambores de conformação são dissociados dos elementos de suporte auxiliares, os supramencionados trajetos de fabricação segundo um ao outro e sendo associados de uma maneira tal que a posição de extremidade de ambos coincide substancialmente; no movimento de cada tambor de conformação ao longo dos supramencionados trajetos de fabricação, torna-se possível simplificar a gestão das transferências dos tambores de conformação e dos elementos de suporte auxiliares, e a gestão da associação/remoção dos elementos de suporte auxiliares com o/a partir do respectivo tambor de conformação. De uma tal maneira, o volume da linha de fabricação é limitado, reduzindo tempos e recursos empregados.
[009] Mais precisamente, a requerente constatou que dispondo, entre o primeiro e o segundo trajetos de fabricação, uma estação de troca em que o tambor de conformação desacoplado dos elementos de suporte auxiliares é removido de um dispositivo de transferência e substituído por um novo tambor que completou o ciclo de processamento ao longo do segundo trajeto de fabricação, é possível simplificar a própria instalação de fabricação devido a uma gestão mais eficiente do movimento dos tambores de conformação e dos mesmos elementos de suporte auxiliares de cada linha de fabricação.
[0010] De acordo com um primeiro aspecto da mesma, a invenção portanto trata de um método para fabricar pneus para rodas de veículo.
[0011] Preferivelmente um tambor de conformação acoplado a um par de elementos de suporte auxiliares é movido ao longo de um primeiro trajeto de fabricação. Preferivelmente pelo menos um tambor de conformação desacoplado de ditos elementos de suporte auxiliares é movido ao longo de um segundo trajeto de fabricação.
[0012] Preferivelmente em uma estação de troca interposta entre o primeiro e o segundo trajetos de fabricação, o tambor de conformação que completou o processamento sobre o primeiro trajeto de fabricação é transferido para o segundo trajeto de fabricação na ausência de dito par de elementos de suporte auxiliares e o tambor de conformação que completou o processamento sobre o segundo trajeto de fabricação é transferido para a estação de troca.
[0013] Preferivelmente, subsequentemente à transferência para a estação de troca, o tambor de conformação transferido para dita estação de troca é acoplado ao mesmo par de elementos de suporte auxiliares.
[0014] A requerente julga que desta maneira é possível executar a fabricação simultânea de dois ou mais pneus, dispondo um único pneu sendo processado sobre o respectivo tambor de conformação dotado de elementos de suporte auxiliares ao longo do primeiro trajeto de fabricação, simultaneamente com o processamento ao longo do segundo trajeto de fabricação de um ou mais pneus sobre respectivos tambores de conformação carecendo de elementos de suporte auxiliares. Finalmente, apenas um par de elementos de suporte auxiliares pode ser usado para atua a fabricação de pneus tendo características geométricas que são ainda mais respectivamente diferentes, com alta produtividade. De acordo com um outro aspecto, a invenção trata de uma instalação para fabricar pneus para rodas de veículo, compreendendo: tambores de conformação; um primeiro trajeto de fabricação; um segundo trajeto de fabricação.
[0015] Preferivelmente é prevista uma estação de troca interposta entre o primeiro trajeto de fabricação e o segundo trajeto de fabricação.
[0016] Preferivelmente é previsto um par de elementos de suporte auxiliares, operativamente acopláveis aos supramencionados tambores de conformação.
[0017] Preferivelmente é previsto um dispositivo de transferência operando na estação de troca, para transferir cada tambor de conformação desacoplado dos elementos de suporte auxiliares a partir da estação de troca para o segundo trajeto de fabricação, e vice versa.
[0018] Em pelo menos um dos supramencionados aspectos, a presente invenção pode ter pelo menos uma das seguintes características preferidas.
[0019] Preferivelmente, um único tambor de conformação é movido ao longo do primeiro trajeto de fabricação de cada vez.
[0020] A requerente julga que a presença de um único pneu sendo processado no primeiro trajeto de fabricação permite uma maior flexibilidade operativa ao longo do próprio primeiro trajeto.
[0021] A requerente também julga que oi tipo de componentes aplicados ao longo do primeiro trajeto de fabricação é tal que condiciona uma parte considerável das características estruturais e funcionais do pneu obtido. Um aumento da flexibilidade de produção do primeiro trajeto de fabricação é portanto particularmente útil para os fins da flexibilidade de produção de toda a instalação.
[0022] Preferivelmente, pelo menos dois tambores de conformação são movidos ao longo do segundo trajeto de fabricação.
[0023] Preferivelmente, um mesmo dispositivo de transferência transfere o tambor de conformação que completou o processamento sobre o primeiro trajeto de fabricação e o tambor de conformação que completou o processamento sobre o segundo trajeto de fabricação.
[0024] É assim possível atingir uma apreciável simplificação estrutural da instalação empregando um único dispositivo de transferência para trocar a posição de cada tambor proveniente do primeiro trajeto de fabricação com o tambor proveniente do segundo trajeto de fabricação.
[0025] Preferivelmente, o tambor de conformação que completou o processamento sobre o primeiro trajeto de fabricação é desacoplado dos elementos de suporte auxiliares antes de ser transferido para o segundo trajeto de fabricação.
[0026] A transferência do tambor pode portanto ocorrer na ausência dos elementos de suporte auxiliares, cuja presença não é necessária para o processamento ser completado ao longo do segundo trajeto de fabricação.
[0027] Preferivelmente, um desacoplamento dos elementos de suporte auxiliares do respectivo tambor de conformação é pelo menos parcialmente atuado simultaneamente com uma translação do tambor de conformação para a estação de troca.
[0028] De uma tal maneira, tempos mortos de processamento indesejados são reduzidos. O desacoplamento dos elementos de suporte auxiliares na verdade começa antes do tambor de conformação alcançar a estação de troca.
[0029] Preferivelmente, um desacoplamento dos elementos de suporte auxiliares do respectivo tambor de conformação é substancialmente completado quando este último alcança a estação de troca.
[0030] De uma tal maneira, os tempos mortos de processamento são eliminados. O tempo necessário para o desacoplamento dos elementos de suporte auxiliares, permanecendo completamente "mascarado" no tempo necessário para a transferência do tambor de conformação para a estação de troca, não impacta o tempo de ciclo de toda a instalação. Ao atingir a estação de troca, o tambor de conformação já está pronto para ser removido do transportador.
[0031] Preferivelmente, um acoplamento dos elementos de suporte auxiliares com o respectivo tambor de conformação é pelo menos parcialmente atuado simultaneamente com uma translação do tambor de conformação afastando-se da estação de troca.
[0032] De uma tal maneira, os indesejados tempos mortos de processamento são reduzidos. O afastamento do tambor em relação à estação de troca pode começar imediatamente após a transferência do novo tambor sobre o mesmo transportador, sem ter de esperar pelo acoplamento dos elementos de suporte auxiliares.
[0033] Preferivelmente, um acoplamento dos elementos de suporte auxiliares ao respectivo tambor de conformação é completado antes do próprio tambor de conformação alcançar a primeira estação de trabalho em que a presença dos elementos de suporte auxiliares é necessária.
[0034] Os tempos mortos de processamento, induzidos pela operação de acoplamento, são portanto completamente eliminados.
[0035] Preferivelmente, o tambor de conformação é movido por meio de um transportador ao longo de um primeiro trajeto de fabricação.
[0036] Preferivelmente, o tambor de conformação que completou o processamento sobre o primeiro trajeto de fabricação é removido do transportador antes ser transferido para o segundo trajeto de fabricação.
[0037] Preferivelmente, o tambor de conformação que completou o processamento sobre o segundo trajeto de fabricação é transferido sobre dito transportador na estação de troca.
[0038] Preferivelmente, os elementos de suporte auxiliares são desacoplados do tambor de conformação devido à ação de membros de movimento axial montados sobre o transportador.
[0039] A instalação dos membros de movimento axial sobre o transportador facilita a operação de acoplamento e/ou desacoplamento simultaneamente com a translação do transportador.
[0040] Preferivelmente os elementos de suporte auxiliares são desacoplados do tambor de conformação devido à ação de membros de movimento axial desvinculados do transportador.
[0041] Em uma forma de realização possível, os elementos de suporte auxiliares são desacoplados do tambor de conformação devido à ação de membros de movimento axial instalados na proximidade da estação de troca.
[0042] A instalação dos membros de movimento axial separadamente do transportador, por exemplo ao longo de uma porção de extremidade do primeiro trajeto de fabricação estendendo-se entre a estação de troca e a primeira estação de trabalho a mais próxima dela, permite uma simplificação estrutural do transportador o que beneficia a manobrabilidade do mesmo ao longo do primeiro trajeto de fabricação.
[0043] Preferivelmente, ambos elementos de suporte auxiliares desacoplados do tambor de conformação permanecem engatados com um transportador por meio de que o tambor de conformação é movido ao longo de um primeiro trajeto de fabricação.
[0044] A simplificação na execução das operações de acoplamento e/ou desacoplamento segue, executável por exemplo por meio de um simples movimento axial dos elementos de suporte auxiliares com respeito ao tambor de conformação.
[0045] Preferivelmente, o tambor de conformação acoplado a ditos elementos de suporte auxiliares é movido entre primeiras estações de trabalho dispostas ao longo do primeiro trajeto de fabricação.
[0046] Preferivelmente, o tambor de conformação movido ao longo do primeiro trajeto de fabricação alcança as primeiras estações de trabalho de acordo com uma sequência programável e modificável em cada ciclo de trabalho.
[0047] A possibilidade de mover o tambor de conformação de acordo com uma sequência desejada, igual à ou diferente da sucessão espacial das primeiras estações de trabalho ao longo do primeiro trajeto de fabricação, que pode ser selecionada ou modificada cada vez de acordo com as necessidades, permite atingir um aumento decisivo da flexibilidade operacional da instalação.
[0048] Preferivelmente, o tambor de conformação movido ao longo do primeiro trajeto de fabricação alcança as primeiras estações de trabalho de acordo com uma sequência diferente da sucessão espacial das mesmas primeiras estações de trabalho ao longo do primeiro trajeto de fabricação.
[0049] Preferivelmente, dito pelo menos um tambor de conformação desacoplado dos ditos elementos de suporte auxiliares é movido entre segundas estações de trabalho dispostas ao longo do segundo trajeto de fabricação.
[0050] Em uma forma de realização modificada possível, o tambor de conformação transferido para a estação de troca é acoplado a elementos de suporte auxiliares adicionais.
[0051] Assim, a produção de pneus tendo conformações geométricas e/ou conformações estruturais diferentes entre si pode ser atuada, por exemplo tendo diâmetro de calçamento diferente, mantendo uma alta produtividade com um investimento mínimo nas instalações e equipamento.
[0052] Preferivelmente, os elementos de suporte auxiliares adicionais substituem os elementos de suporte auxiliares desacoplados do tambor de conformação que completou o processamento sobre o primeiro trajeto de fabricação.
[0053] É assim possível dedicar o primeiro trajeto de fabricação mesmo para o processamento de uma única medida de pneu de cada vez. O processamento de um novo pneu vai começar depois do ciclo de processamento para o pneu precedente ao longo do primeiro trajeto de fabricação ter sido completado. Esta condição leva a uma melhor flexibilidade de produção.
[0054] Preferivelmente, ambos elementos de suporte auxiliares adicionais desacoplados do tambor de conformação permanecem engatados a um transportador por meio de que o tambor de conformação é movido ao longo de um primeiro trajeto de fabricação.
[0055] Segue uma simplificação adicional com respeito à estrutura e na execução das operações de acoplamento e/ou desacoplamento, executáveis por exemplo por meio de um simples movimento axial dos elementos de suporte auxiliares adicionais com respeito ao tambor de conformação.
[0056] Preferivelmente, primeiros componentes de estrutura de carcaça são depositados sobre o tambor de conformação movido ao longo do primeiro trajeto de fabricação.
[0057] Preferivelmente, os primeiros componentes de estrutura de carcaça compreendem pelo menos um componente selecionado dentre os seguintes: revestimento interno, sub-revestimento interno, porções radialmente internas de insertos antiabrasivos, insertos antiabrasivos completos, revestimento interno complexo (entendido como um único produto semiacabado compreendendo revestimento interno, sub-revestimento interno e insertos antiabrasivos ou porções dos mesmos), primeira lona de carcaça, forro, segunda lona de carcaça, insertos de costado.
[0058] Preferivelmente, pelo menos um de ditos primeiros componentes de estrutura de carcaça compreende um produto semiacabado em forma de tira fornecido em um sentido circunferencial sobre o tambor de conformação.
[0059] A requerente observou que é assim possível reduzir os tempos necessários para a deposição de cada componente sobre o tambor de conformação.
[0060] Preferivelmente, abas axialmente opostas de ditos primeiros componentes de estrutura de carcaça são superpostas sobre os elementos de suporte auxiliares.
[0061] De uma tal maneira, a deposição precisa de componentes estruturais é permitida, também em forma de tira com largura maior do que o tamanho axial do tambor de conformação.
[0062] Preferivelmente, os componentes da segunda estrutura de carcaça são depositados sobre o tambor de conformação ao longo do segundo trajeto de fabricação.
[0063] Preferivelmente, os componentes da segunda estrutura de carcaça compreendem pelo menos um componente selecionado dentre: estruturas de reforço de talão (incluindo núcleos de talão e possível enchimento). Porções radialmente externas de insertos antiabrasivos, insertos antiabrasivos completos, porções de costado radialmente internas, costados completos.
[0064] Preferivelmente, estruturas de reforço anulares são aplicadas aos primeiros componentes de estrutura de carcaça ao longo do segundo trajeto de fabricação.
[0065] Em uma solução possível preferida, as estruturas de reforço anulares são aplicadas aos primeiros componentes de estrutura de carcaça em uma de ditas segundas estações de trabalho, proximais da estação de troca.
[0066] Preferivelmente, o dispositivo de transferência remove o tambor de conformação da segunda estação de trabalho em que as estruturas de reforço anulares são aplicadas.
[0067] A simplificação estrutural da instalação é portanto atingida.
[0068] Preferivelmente, uma estrutura de coroa é situada em torno do tambor de conformação ao longo do segundo trajeto de fabricação.
[0069] Em uma forma de realização preferida, uma estrutura de coroa é aplicada sobre a estrutura de carcaça conformada seguindo uma aproximação axial mútua de duas semipartes axialmente aproximáveis do tambor de conformação.
[0070] Preferivelmente, um pneu fabricado é removido do tambor de conformação seguindo a aplicação da estrutura de coroa à estrutura de carcaça.
[0071] Preferivelmente, uma estrutura de coroa é formada ao longo de uma linha de fabricação de estruturas de coroa.
[0072] Preferivelmente, ao longo de uma porção de extremidade do segundo trajeto de fabricação, duas semipartes axialmente aproximáveis do tambor de conformação desengatado de um pneu fabricado são mutuamente transladados e posicionados em uma distância mútua predefinida. Esta operação de assentar o tambor de conformação assegura que as semipartes do tambor, axialmente aproximadas durante a montagem, da estrutura de coroa com a estrutura de carcaça, são reposicionadas em uma distância apropriada para fabricar a subsequente estrutura de carcaça. O tambor de fabricação carregado sobre o transportador na estação de troca vai portanto já estar pronto para um novo ciclo de produção ao longo do primeiro trajeto de fabricação.
[0073] Preferivelmente, os elementos de suporte auxiliares compreendem um primeiro par de membros de extensão axiais do tambor de conformação.
[0074] Um transportador é também preferivelmente previsto para mover ditos tambores de conformação ao longo do primeiro trajeto de fabricação.
[0075] Mais particularmente, um transportador pode ser previsto para mover separadamente cada tambor de conformação ao longo do primeiro trajeto de fabricação.
[0076] Preferivelmente, ditos elementos de suporte auxiliares são engatados com o transportador.
[0077] Membros de movimento axial são preferivelmente previstos para acoplamento e desacoplamento dos elementos de suporte auxiliares do tambor de conformação.
[0078] Preferivelmente, ditos membros de movimento axial são carregados por um transportador concebido para mover ditos tambores de conformação ao longo do primeiro trajeto de fabricação.
[0079] Preferivelmente, os elementos de suporte auxiliares são permanentemente vinculados ao transportador.
[0080] Mais particularmente, os elementos de suporte auxiliares são permanentemente vinculados ao transportador por meio de ditos membros de movimento axial.
[0081] Segue-se uma simplificação estrutural do sistema, uma vez os mesmos membros de movimento axial também desempenham a função de vínculo permanente entre elementos de suporte auxiliares e o transportador.
[0082] Em uma forma de realização modificada possível, ditos membros de movimento axial são desvinculados do transportador.
[0083] Por exemplo, ditos membros de movimento axial são instalados na estação de troca.
[0084] Ditos membros de movimento axial são preferivelmente instalados ao longo de uma porção de extremidade do primeiro trajeto de fabricação estendendo-se a partir da estação de troca para uma primeira estação de trabalho a mais próxima dela.
[0085] Elementos de suporte auxiliares adicionais podem também ser previstos, operativamente acopláveis ao tambor de conformação ao longo do primeiro trajeto de fabricação.
[0086] Preferivelmente ditos elementos de suporte auxiliares e ditos elementos de suporte auxiliares adicionais têm diâmetros respectivamente diferentes.
[0087] Preferivelmente, os elementos de suporte auxiliares adicionais podem ser usados seletivamente e alternativamente com respeito a ditos elementos de suporte auxiliares.
[0088] Preferivelmente, os elementos de suporte auxiliares adicionais são permanentemente vinculados a um transportador concebido para mover ditos tambores de conformação ao longo do primeiro trajeto de fabricação. Preferivelmente, ditos tambores de conformação compreendem primeiro e segundo tambores de conformação tendo diâmetros respectivamente diferentes.
[0089] De uma tal maneira, é assim possível fabricar simultaneamente pneus que são geometricamente e/ou estruturalmente diferentes entre si.
[0090] Preferivelmente, os elementos de suporte auxiliares e os elementos de suporte auxiliares adicionais têm diâmetros respectivamente diferentes, correspondendo àqueles dos primeiros tambores de conformação e, respectivamente, dos segundos tambores de conformação.
[0091] Preferivelmente, o primeiro trajeto de fabricação tem uma configuração linear aberta dependendo da estação de troca.
[0092] A simplificação estrutural e/ou uma contenção do volume do maquinário e equipamento instalados no primeiro trajeto de fabricação é assim obtida.
[0093] Preferivelmente, o segundo trajeto de fabricação tem uma configuração de circuito fechado, tendo uma porção inicial e uma porção de extremidade dependendo da estação de troca.
[0094] É assim possível limitar os tempos de transferência dos tambores pata o e a partir do segundo trajeto de fabricação.
[0095] Primeiras estações de trabalho operando ao longo do primeiro trajeto de fabricação podem ser previstas para depositar primeiros componentes de estrutura de carcaça sobre cada tambor de conformação.
[0096] Preferivelmente, pelo menos uma de ditas primeiras estações de trabalho é configurada para depositar um produto semiacabado em forma de tira fornecido em um sentido circunferencial sobre o tambor de conformação.
[0097] Dispositivos para acionar em rotação cada tambor de conformação sobre o primeiro trajeto de fabricação podem também ser previstos.
[0098] Preferivelmente, ditos dispositivos de acionamento em rotação são instalados sobre um transportador concebido para mover ditos tambores de conformação ao longo do primeiro trajeto de fabricação.
[0099] Os mesmos dispositivos de acionamento em rotação podem portanto ser usados para determinar a rotação do tambor de conformação em cada uma das primeiras estações de trabalho.
[00100] Preferivelmente, os elementos de suporte auxiliares acoplados ao tambor de conformação suportam abas axialmente opostas de ditos primeiros componentes de estrutura de carcaça.
[00101] Segundas estações de trabalho podem ser previstas, operando ao longo do segundo trajeto de fabricação para depositar componentes da segunda estrutura de carcaça sobre cada tambor de conformação. Preferivelmente, ditas segundas estações de trabalho incluem uma unidade assentadora de talão compreendendo dispositivos para aplicar estruturas de reforço anulares aos primeiros componentes de estrutura de carcaça.
[00102] Em uma forma de realização preferida, ditas segundas estações de trabalho incluem uma unidade assentadora de talão, proximais da estação de troca, compreendendo dispositivos para aplicar estruturas de reforço anulares aos primeiros componentes de estrutura de carcaça.
[00103] Preferivelmente, o dispositivo de transferência remove o tambor de conformação da supramencionada unidade assentadora de talão.
[00104] Preferivelmente, ditas segundas estações de trabalho incluem uma unidade de montagem compreendendo dispositivos para dispor uma estrutura de coroa em torno do tambor de conformação.
[00105] Preferivelmente, a unidade de montagem compreende ainda dispositivos para remover um pneu fabricado do tambor de conformação.
[00106] Em uma possível solução de realização, uma de ditas segundas estações de trabalho, compreende dispositivos para remover um pneu fabricado do tambor de conformação.
[00107] A linha de fabricação para estrutura de coroas é também preferivelmente prevista, dependendo da dita unidade de montagem.
[00108] Uma unidade de assentamento pode ser prevista, operativamente interposta entre a estação de troca e uma de ditas segundas estações de trabalho que compreende dispositivos para remover um pneu fabricado a partir do tambor de conformação.
[00109] Preferivelmente, cada tambor de conformação compreende duas semipartes axialmente aproximáveis.
[00110] Em uma forma de realização preferida, cada tambor de conformação compreende duas semipartes axialmente aproximáveis, dita unidade de assentamento compreendendo dispositivos para axialmente mover ditas semipartes axialmente aproximáveis.
[00111] Preferivelmente, o dispositivo de transferência compreende um robô industrial.
[00112] Dispositivos de transferência são também preferivelmente previstos para mover os tambores de conformação ao longo do segundo trajeto de fabricação.
[00113] Preferivelmente, ditos dispositivos de transferência compreendem braços robotizados, cada um operando entre duas de ditas segundas estações de trabalho respectivamente contíguas.
[00114] Outras características e vantagens vão ficar mais claras a partir da descrição detalhada de uma forma de realização preferida mas não exclusiva de um método e uma instalação para fabricar pneus para rodas de veículo, de acordo com a presente invenção.
[00115] Esta descrição vai ser dada abaixo com referência ao jogo de desenhos, fornecidos como um mero exemplo não limitativo, em que:
[00116] A figura 1 mostra uma disposição esquemática de uma instalação para fabricar pneus obtida de acordo com a presente invenção.
[00117] A figura 2 mostra uma disposição esquemática de uma instalação de acordo com a invenção, d acordo com uma forma de realização modificada possível.
[00118] A figura 3 mostra, em corte transversal, um pneu que pode ser obtido de acordo com a presente invenção.
[00119] Com referência particular à figura 1, uma instalação para fabricar pneus de rodas de veículo, de acordo com a presente invenção, foi indicada na sua totalidade com o número de referência 1.
[00120] Um pneu 2, que pode ser obtido por meio da instalação 1 e o método de acordo com a presente invenção, é exemplificado na figura 3 e compreende essencialmente uma estrutura de carcaça 3 tendo duas lonas de carcaça 4a, 4b. Uma camada de material elastomérico impermeável ou chamado revestimento interno 5 é aplicado dentro da(s) lona/lonas de carcaça 4a, 4b. Duas estruturas de reforço anulares 6, cada uma compreendendo um chamado núcleo de talão 6a carregando um enchimento elastomérico 6b em uma posição radialmente externa, são engatadas com respectivas abas de extremidade da(s) lona/lonas de carcaça 4a, 4b. As estruturas de reforço anulares 6 são integradas na proximidade de áreas normalmente identificadas com o nome "talões" 7, em que o engate entre o pneu 2 e um respectivo aro de montagem usualmente ocorre. Uma estrutura de cinta 8 compreendendo múltiplas camadas de cinta 8a, 8b é circunferencialmente aplicada em torno das lonas de carcaça 4a, 4b, e uma banda de rodagem 9 é circunferencialmente superposta sobre a estrutura de cinta 8.
[00121] Os chamados "insertos antiabrasivos", cada um por exemplo tendo uma porção radialmente interna 10a e uma porção radialmente externa 10b, pode cobrir o talão 7. Um costado é estendido a partir de cada talão 7, em uma borda lateral correspondente da banda de rodagem 9; este costado é possivelmente composto de uma porção radialmente interna 11a e uma porção radialmente externa l1b, e é aplicado em uma posição axialmente externa às lonas de carcaça 4a, 4b.
[00122] Na proximidade dos costados 11, insertos de reforço podem também ser integrados, normalmente chamados " insertos de costado " (não ilustrados) situados em posição axialmente interna ou axialmente externa com respeito à(s) lona ou lonas de carcaça 4a, 4b, a fim de conferir propriedades de autossustentação ao pneu.
[00123] A instalação 1 compreende uma linha de fabricação de carcaça 12, em que tambores de conformação 13 são movidos entre diferentes estações de trabalho concebidas para formar, sobre cada tambor de conformação 13, a estrutura de carcaça 3 compreendendo a(s) lona ou lonas de carcaça 4a, 4b, e outros componentes como melhor descrito aqui abaixo.
[00124] Simultaneamente, em uma linha de fabricação para estruturas de coroa 14, um ou mais tambores auxiliares 15 são sequencialmente movidos entre diferentes estações de fornecimento 16 dispostas para formar, sobre cada tambor auxiliar 15, uma estrutura de coroa 17, compreendendo pelo menos a estrutura de cinta 8. Preferivelmente, a estrutura de coroa 17 compreende ainda a banda de rodagem 9 e, possivelmente, pelo menos a porção radialmente externa 11b dos costados 11, por "radialmente externa" sendo entendida a porção de costado a mais próxima da banda de rodagem 9 no pneu fabricado 2.
[00125] Um dispositivo de manipulação 14a associado com a linha de fabricação para estruturas de coroa 14 prevê transferir, pata uma unidade de montagem 18, cada tambor auxiliar 15 com a estrutura de coroa formada sobre ele. A unidade de montagem 18, apenas esquematicamente indicada e preferivelmente integrada ao longo da linha de fabricação de carcaça 12, compreende dispositivos para dispor cada estrutura de coroa 17, por remoção da mesma do respectivo tambor auxiliar 15, em torno de um respectivo tambor de conformação 13 sustentando a estrutura de carcaça 3 fabricada sobre ele. Mais particularmente, na unidade de montagem 18, a estrutura de carcaça 3 é conformada de acordo com uma configuração toroidal, de modo a ser acoplada à estrutura de coroa 17 seguindo um movimento mútuo mais próximo de semipartes axialmente aproximáveis 13a do tambor de conformação 13, atuado preferivelmente por dispositivos apropriados instalados na própria unidade de montagem 18.
[00126] A unidade de montagem 18 compreende ainda dispositivos para remover o pneu fabricado 2 do tambor de conformação 13, de modo que ele é transferido a pelo menos uma unidade de moldagem e vulcanização, não ilustrada.
[00127] Ao longo da linha de fabricação de carcaça 12, um primeiro trajeto de fabricação "A" e um segundo trajeto de fabricação "B" são definidos, entre os quais uma estação de troca 19 é interposta.
[00128] O primeiro trajeto de fabricação "A", tendo preferivelmente uma configuração linear aberta dependendo da estação de troca 19, pode compreender uma guia preferivelmente retilínea 20 sobre a qual um transportador 21 é montado capaz de suportar um tambor de conformação 13 de cada vez. O transportador 21, movido por um motor apropriado não ilustrado, é capaz de ser movido ao longo da guia 20 e em ambos sentidos de percurso "SI", "S2".
[00129] Sobre o transportador 21, pelo menos um par de elementos de suporte auxiliares 22 é montado, operativamente acoplável e desacoplável com respeito ao tambor de conformação 13 carregado pelo transportador 21.
[00130] Mais particularmente os elementos de suporte auxiliares 22, que podem por exemplo ser obtidos na forma de membros de extensão axiais do tambor de conformação 13, são de preferência preferivelmente coaxialmente aproximáveis do tambor de conformação 13, em uma relação de substancial continuidade com uma superfície cilíndrica externa do próprio tambor. Por exemplo, os elementos de suporte auxiliares 22 podem ser ajustados sobre hastes de conexão 23 projetando-se coaxialmente a partir de lados respectivamente opostos do tambor de conformação 13.
[00131] Membros de movimento axial 24, preferivelmente montados sobre o transportador 21, são adaptados para acoplar e desacoplar os elementos de suporte auxiliares 22 do/ao tambor de conformação 13. Preferivelmente, os elementos de suporte auxiliares 22 são vinculados ao transportador 21 de uma maneira permanente, i.e. os elementos de suporte auxiliares 22 nunca são removidos do transportador 21 durante o curso de múltiplos ciclos de trabalho completados ao longo do primeiro trajeto de fabricação "A". Esta função de vinculação permanente pode ser confiada aos próprios membros de movimento axial 24, montados sobre o transportador 21.
[00132] Também associados com o transportador 21 estão dispositivos para acionar em rotação cada tambor de conformação 13 carregados pelo próprio transportador 21 i. Estes dispositivos de acionamento podem compreender um motor, não ilustrado, por exemplo integrado nos membros de movimento axial 24 para girar o tambor de conformação 13 em torno de um eixo geométrico de rotação "X-X" que coincide com o eixo geométrico longitudinal de simetria do próprio tambor e com o eixo geométrico de rotação do pneu 2 que é está para ser formado.
[00133] Ao longo do primeiro trajeto de fabricação "A", preferivelmente sobre um único lado da guia 20, as primeiras estações de trabalho 25 são dispostas consecutivamente, uma depois da outra, a fim de depositar os primeiros componentes de estrutura de carcaça sobre o tambor de conformação 13 movido ao longo do primeiro trajeto de fabricação "A".
[00134] O número "n" das primeiras estações de trabalho 25 pode estar por exemplo compreendido entre quatro e dez.
[00135] Com base nas instruções de fabricação do pneu 2 a ser fabricado, em algumas ou em todas "n" primeiras estações de trabalho 25 ("n" é igual a cinco na forma de realização ilustrada) "m" grupos de fornecimento 25a são instalados ("m" é igual a três na forma de realização ilustrada). Mais geralmente, de preferência, o número "m" de primeiras estações de trabalho 25 ocupadas por um grupo de fornecimento 25a fica preferivelmente compreendido entre três e dez.
[00136] Os primeiros componentes de estrutura de carcaça compreendem um ou mais componentes selecionados dentre os seguintes: revestimento interno, sub-revestimento interno, porções radialmente internas de insertos antiabrasivos, insertos antiabrasivos completos, revestimento interno complexo (entendido como um único produto semiacabado compreendendo revestimento interno, sub-revestimento interno e insertos antiabrasivos ou porções dos mesmos), primeira lona de carcaça, forro (i.e. reforços geralmente armados com cordonéis associados com os talões), segunda lona de carcaça e insertos de costado.
[00137] De acordo com o que foi ilustrado na figura 1 anexa, o seguinte pode ser identificado dentre as primeiras estações de trabalho 25: uma unidade de deposição de revestimento interno 26, por exemplo disposta para depositar um revestimento interno 5 ou revestimento interno complexo sobre o tambor de conformação 13, um primeira unidade de deposição auxiliar 27 utilizável se necessário, por exemplo, para depositar reforços de costado, uma primeira unidade de deposição de lona 28 utilizável para formar a primeira lona de carcaça 4a, uma segunda unidade de deposição auxiliar 29, utilizável se necessário, por exemplo, para depositar forros, e uma segunda unidade de deposição de lona 30 para formar a segunda lona de carcaça 4b. A instalação ilustrada na figura 1 é portanto assentada para fabricar o pneu 2 ilustrado na figura 2.
[00138] Uma unidade de controle não ilustrada, operativamente conectada a sensores e a motores da instalação 1, é programada de uma maneira tal que as primeiras estações de trabalho 25 depositam os respectivos produtos semiacabados em uma sequência pré-estabelecida sobre cada tambor de conformação 13.
[00139] O transportador 21, sendo movido ao longo da guia 20, é capaz de levar o tambor de conformação 13 a cada uma das primeiras estações de trabalho 25 e detê-lo em uma posição apropriada para receber o produto semiacabado requisitado.
[00140] Por "produto semiacabado" é entendido um item fabricado no formato um anel coaxialmente aplicável sobre o tambor de conformação 13, ou em na forma de uma tira contínua a ser enrolada de acordo com uma revolução completa em torno da extensão circunferencial do tambor de conformação 13 e que pode ser unida cabeça com cabeça com as respectivas extremidades opostas, ao se cortar no tamanho.
[00141] Com referência à forma de realização da figura 1, o transportador 21 carrega o respectivo tambor de conformação vazio 13, acoplado a respectivos elementos de suporte auxiliares 22, para a unidade de deposição de revestimento interno 26. Em tal unidade, o respectivo grupo de fornecimento 25a fornece o revestimento interno 5 (ou o revestimento interno complexo) para o tambor de conformação 13, enquanto este último gira em torno de seu eixo geométrico "X-X". O revestimento interno 5 é portanto enrolado em torno de toda a extensão circunferencial do tambor de conformação 13. Na extremidade do enrolamento, abas de extremidade axialmente opostas do revestimento interno 5 são superpostas sobre os elementos de suporte auxiliares 22.
[00142] Uma vez que o enrolamento é completado, o tambor de conformação 13 é levado para a primeira unidade de deposição de lona 28, pulando a primeira unidade de deposição auxiliar 27, a fim de receber a primeira lona de carcaça 4a; então ele é levado para a segunda unidade de deposição de lona 30 a fim de receber a segunda lona de carcaça 4b, de uma maneira análoga àquela completada para o revestimento interno 5, formando uma luva de carcaça "M". Uma pluralidade de tambores de conformação 13 circula simultaneamente ao longo do segundo trajeto de fabricação B; a presença de um único tambor de conformação 13 sendo processado ao longo do primeiro trajeto de fabricação "A" permite adaptar facilmente a instalação à produção de pneus, cada vez diferente de um ponto de vista tanto estrutural quanto dimensional, para o benefício de flexibilidade de produção.
[00143] Mais particularmente, a fim de trocar o tipo ou modelo de pneu 2 que é fabricado, no primeiro trajeto de fabricação "A" é na verdade possível: remover e/ou adicionar e/ou substituir um ou mais grupos de fornecimento 25a de produtos semiacabados e/ou trocar sua posição nas primeiras estações de trabalho 25, e/ou substituir os produtos semiacabados carregados por elas.
[00144] É também possível mudar a sequência de acordo com a qual o transportador 21 carrega o tambor de conformação 13 para as únicas primeiras estações de trabalho 25. Em outras palavras, o tambor de conformação 13 movido ao longo do primeiro trajeto de fabricação "A" encontra as primeiras estações de trabalho 25 de acordo com uma sequência programável e modificável a cada ciclo de trabalho. Em particular, o tambor de conformação 13 pode alcançar as primeiras estações de trabalho 25 de acordo com uma sequência diferente da sucessão espacial das mesmas primeiras estações de trabalho ao longo do primeiro trajeto de fabricação "A". É por exemplo possível, instalando adequadamente os grupos de fornecimento 25a, que o tambor de conformação 13 seja carregado para a primeira unidade de deposição auxiliar 27 e subsequentemente para a primeira unidade de deposição de lona, a fim de obter por exemplo a aplicação de insertos de costado dispostos, no pneu fabricado 2, em uma posição axialmente interna com respeito à primeira lona de carcaça 4a.
[00145] Uma vez o processamento ao longo do primeiro trajeto de fabricação "A" é completado, o transportador 21 carrega o tambor de conformação 13 para a estação de troca 19.
[00146] Na estação de troca 19, um dispositivo de transferência 31 opera, compreendendo por exemplo um robô industrial preferivelmente na forma de um braço antropomórfico. O dispositivo de transferência 31 é adaptado para retirar o tambor de conformação 13a do transportador 21, a fim de transferi-lo para o segundo trajeto de fabricação "B".
[00147] O tambor de conformação 13 que completou o processamento sobre o primeiro trajeto de fabricação "A" é desacoplado dos elementos de suporte auxiliares 22 antes de ser removido do transportador 21 e transferido para o segundo trajeto de fabricação "B". O desacoplamento dos elementos de suporte auxiliares 22 pode ser pelo menos parcialmente atuado devido à ação dos membros de movimento axial 24 durante translação do tambor de conformação 13 para a estação de troca 19 e, preferivelmente, completado ou substancialmente completado quando o tambor de conformação 13 alcança a estação de troca 19. Para este fim, durante a translação para a estação de troca 19, os membros de movimento axial 24 removem axialmente os elementos de suporte auxiliares 22 das respectivas hastes de conexão 23 e das abas de extremidade axialmente opostas da luva de carcaça "M" formada sobre o tambor de conformação 13. Quando o transportador 21 alcança a estação de troca 19, o tambor de conformação 13 já está pronto para ser retirado do dispositivo de transferência 31 nas hastes de conexão 23 desengatadas dos elementos de suporte auxiliares 22, que permanecem engatados com o transportador 21. Entretanto, pode ser previsto que o desengate dos membros de suporte auxiliares 22 das respectivas hastes de conexão 23 não é completado até que o dispositivo de transferência 31 tenha engatado o tambor de conformação 13.
[00148] Em uma forma de realização modificada possível, não ilustrada, os membros de movimento axial 24 são desvinculados do transportador 21, por exemplo instalado na estação de troca 19, ou ao longo de uma porção de extremidade do primeiro trajeto de fabricação "A" estendendo-se entre a estação de troca 19 e a primeira estação de trabalho (na forma de realização ilustrada, que integra a segunda unidade de deposição de lona 30) a mais próxima dela.
[00149] O segundo trajeto de fabricação "B" é preferivelmente estendido de acordo com um a configuração de circuito fechado, tendo uma porção inicial e uma porção final dependendo da estação de troca 19.
[00150] Ao longo do segundo trajeto de fabricação "B", uma pluralidade de segundas estações de trabalho 32 opera para depositar componentes da segunda estrutura de carcaça sobre cada tambor de conformação 13.
[00151] Os componentes da segunda estrutura de carcaça aplicados ao longo do segundo trajeto de fabricação "B" compreendem pelo menos um componente selecionado dentre: estruturas de reforço anulares, porções radialmente externas de insertos antiabrasivos, insertos antiabrasivos completos, porções de costado radialmente internas (no pneu fabricado), costados completos.
[00152] Na forma de realização ilustrada, os seguintes podes ser identificados dentre as segundas estações de trabalho 32: uma unidade assentadora de talão 33, compreendendo dispositivos para aplicar estruturas de reforço anulares 6 aos primeiros componentes de estrutura de carcaça, i.e. à luva de carcaça "M" obtida por estes, uma possível unidade de aplicação de antiabrasivo 34, disposta para formar pelo menos porções radialmente externas de insertos antiabrasivos 10b na proximidade dos talões 7, uma unidade de aplicação de costado 35 disposta para formar, sobre as lonas de carcaça 4a, 4b, pelo menos as porções radialmente internas 11a dos costados 11, sendo estendidos a partir dos talões 7.
[00153] O tambor de conformação 13 retirado do transportador 21 na estação de troca 19 é carregado na unidade assentadora de talão 33 pelo dispositivo de transferência 31. As estruturas de reforço anulares 6, preferivelmente obtidas na forma de produtos semiacabados anulares dispostos sobre um alimentador 33a sob o controle da unidade assentadora de talão 33, são ajustados em torno das abas de extremidade da luva de carcaça "M" projetando-se axialmente a partir do tambor de conformação 13. Dispositivos de reviramento associados com a mesma unidade assentadora de talão 33 reviram as abas de extremidade da luva de carcaça "M" em torno das estruturas de reforço anulares 6.
[00154] O tambor de conformação 13 é subsequentemente removido da unidade assentadora de talão 33, por exemplo pelo dispositivo de transferência 31, a fim de ser fornecido a dispositivos de transferência 36 capazes de mover os tambores de conformação ao longo do segundo trajeto de fabricação "B".
[00155] Depois de ter removido o tambor de conformação 13 da unidade assentadora de talão 33, o dispositivo de transferência 31 retira um novo tambor de conformação 13 do transportador 21 e o transfere para a própria unidade assentadora de talão, este novo tambor de conformação 13 tendo acabado de completar o ciclo de processamento ao longo do primeiro trajeto de fabricação "A".
[00156] Os dispositivos de transferência 36 associados com o segundo trajeto de fabricação "B" pode por exemplo compreender braços robotizados, cada um operando entre duas de ditas segundas estações de trabalho respectivamente contíguas 32.
[00157] Um primeiro braço robotizado 37 pega o tambor de conformação 13 liberado pelo dispositivo de transferência 31, por exemplo, em uma primeira estação de espera 38, a fim de levá-lo diante da unidade de aplicação de antiabrasivo 34, compreendendo por exemplo uma primeira extrusora ou um outro dispositivo capaz de fornecer um primeiro componente elementar preferivelmente em forma de elemento alongado contínuo. O primeiro braço robotizado 37 suporta o tambor de conformação 13 na proximidade de uma das hastes de conexão 23, a fim de acioná-la em rotação e apropriadamente movê-la diante da unidade de aplicação de antiabrasivo 34, de modo a formar a porção radialmente interna 10a de cada inserto antiabrasivo seguindo a deposição do primeiro componente elementar de acordo com uma pluralidade de bobinas que são mutuamente aproximadas e/ou superpostas.
[00158] O tambor de conformação 13, possivelmente liberado sobre uma segunda estação de espera 39 pelo primeiro braço robotizado 37, é subsequentemente retirado por um segundo braço robotizado 40 sob o controle da unidade de aplicação de costado 35, compreendendo por exemplo uma segunda extrusora ou um outro dispositivo capaz de fornecer um segundo componente elementar preferivelmente na forma de um elemento alongado contínuo. O segundo braço robotizado 40 suporta o tambor de conformação 13 na proximidade de uma das hastes de conexão 23, a fim de acioná-la em rotação e movê-la apropriadamente diante da unidade de aplicação de costado 35 de modo a formar cada costado 11, ou a porção radialmente interna 11a do mesmo, seguindo a deposição do segundo componente elementar de acordo com uma pluralidade de bobinas que são mutuamente aproximadas e/ou superpostas. A estrutura de carcaça 3 é assim completada sobre o tambor de conformação 13.
[00159] O tambor de conformação 13, possivelmente liberado sobre uma terceira estação de espera 41 pelo segundo braço robotizado 40, é subsequentemente retirado por um terceiro braço robotizado 42, que o carrega na unidade de montagem 18 onde o acoplamento é executado da estrutura de carcaça 3 na estrutura de coroa 17 a fim de formar o pneu fabricado 2.
[00160] Depois que o pneu fabricado 2 foi removido do tambor de conformação 13, o mesmo tambor de conformação vazio é retirado da unidade de montagem 18, por exemplo devido à ação do terceiro braço robotizado 42, a fim de ser transferido para uma unidade de assentamento 43 disposta em uma porção de extremidade do segundo trajeto de fabricação "B", compreendida entre a estação de troca 19 e a unidade de montagem 18.
[00161] Na unidade de assentamento 43, as semipartes axialmente aproximáveis 13a do tambor de conformação 13, que se aproximaram mutuamente durante a operação de acoplamento atuada na unidade de montagem 18, são transladadas e posicionadas a uma distância mútua predefinida, determinada em função das características geométricas do próximo pneu 2 a ser obtido sobre o próprio tambor.
[00162] Por conclusão do assentamento o tambor de conformação vazio 13 que completou o processamento sobre o segundo trajeto de fabricação "B", é retirado pela unidade de assentamento 43. Preferivelmente, é para este fim previsto que o dispositivo de transferência 31 transfira o tambor de conformação vazio 13 para a estação de troca 19, engatando-o sobre o transportador 21 a partir do qual o mesmo dispositivo de transferência 31 removeu previamente um tambor de conformação 13 carregando uma luva de carcaça "M" proveniente do primeiro trajeto de fabricação "A".
[00163] Subsequentemente à transferência para a estação de troca 19, o tambor de conformação vazio 13 liberado sobre o transportador 21 é acoplado aos mesmos elementos de suporte auxiliares 22 previamente desacoplados do tambor de conformação 13 carregando a luva de carcaça "M", a fim de começar um novo ciclo de trabalho.
[00164] O acoplamento dos elementos de suporte auxiliares 22 ao tambor de conformação vazio 13 é atuado pelos membros de movimento axial 24 montados sobre o transportador 21, simultaneamente com a translação dos últimos afastando-se da estação de troca 19.
[00165] O acoplamento pode portanto ser completado antes do tambor de conformação vazio 13 alcançar a unidade de aplicação de revestimento interno 5, ou uma outra primeira estação de trabalho 25 em que a presença dos elementos de suporte auxiliares 22 é necessária.
[00166] Desta maneira, evita-se que a operação de acoplamento cause indesejados tempos mortos.
[00167] Na forma de realização acima descrita, o de conformação vazio 13 transferido sobre o transportador 21 é acoplado aos mesmos elementos de suporte auxiliares 22 desacoplados do tambor de conformação 13 carregando a luva de carcaça "M", que completou o processamento sobre o primeiro trajeto de fabricação "A". Esta solução de realização é particularmente adaptada à obtenção de pneus tendo um mesmo diâmetro de calçamento, mas que pode ainda ser diferente de cada outro em relação a outras características geométricas e estruturais, tais como a largura e/ou razão de seção, que pode ser modulada selecionando a distância mútua entre as semipartes axialmente aproximáveis 13a e dispondo produtos semiacabados com largura apropriada nas primeiras estações de trabalho 25. Além de ou como uma alternativa ao que foi dito acima, os pneus que podem ser obtidos na forma de realização acima descrita podem ser diferentes de cada outro na composição estrutural, predeterminando por exemplo o uso de uma ou mais lonas de carcaça, a presença ou falta de presença de insertos de costado, forros ou outros componentes adicionais, assim como as especificações estruturais dos únicos componentes.
[00168] Em uma forma de realização modificada possível, é também possível diferenciar os pneus obtidos em relação a seu diâmetro de calçamento.
[00169] Esta forma de realização modificada é representada na figure 2; os mesmos números de referência usados na figura 1 são usados aqui, limitados às modificada correspondentes.
[00170] Com referência à figura 2, ao longo da linha de fabricação de carcaça 12 pelo menos dois tipos de tambor de conformação são movidos, por exemplo primeiro e segundo tambores de conformação 130a, 130b tendo diâmetros respectivamente diferentes, inseridos de acordo com uma sequência predefinida ou aleatória.
[00171] A unidade assentadora de talão 33 é preferivelmente equipada com um alimentador duplo 133a, 133b capaz de servir seletivamente estruturas de reforço anulares 6 com diferentes diâmetros, adaptados respectivamente para o primeiro e segundo tambores. Analogamente, uma ou mais das primeiras estações de trabalho 25 pode se necessário ser cada uma equipada com um duplo grupo de fornecimento 125a, 125b carregando produtos semiacabados respectivamente apropriado para o primeiro e o segundo tambores de conformação 130a, 130b.
[00172] Elementos de suporte auxiliares adicionais 122 são também associados com o transportador 21 acoplados com os elementos de suporte auxiliares 22. Os elementos de suporte auxiliares 22 e os elementos de suporte auxiliares adicionais 122 têm diâmetros diferentes um do outro, respectivamente correspondendo àqueles dos primeiros tambores de conformação 130a e os segundos tambores de conformação 130b.
[00173] Os elementos de suporte auxiliares adicionais 122, permanentemente engatados com o transportador 21 por meio de respectivos membros de movimento axial adicionais 124, são adaptados para ser seletivamente e alternativamente usados com respeito a ditos elementos de suporte auxiliares 22, dependendo de se um dos primeiros tambores de conformação 130a ou um dos segundos tambores de conformação 130b está situado sobre o transportador 21.
[00174] Mais particularmente, quando a estação de troca 19 é alcançada por um dos segundos tambores de conformação 130 retirados pela unidade de assentamento 43 depois do dispositivo de transferência 31 ter retirado um dos primeiros tambores de conformação 130a do transportador 21, os elementos de suporte auxiliares adicionais 122, previamente inativos, substituem os elementos de suporte auxiliares 22 previamente desacoplados do primeiro tambor de conformação 130a que completou o processamento sobre o primeiro trajeto de fabricação "A", a fim de ser acoplado ao segundo tambor de conformação 130b, depois deste último ter sido levado sobre o transportador 21. A substituição pode ser obtida, por exemplo, seguindo uma rotação de 180° do transportador 21 em torno de um eixo geométrico vertical.
[00175] A fim de facilitar uma correspondência correta, cada um dentre o primeiro e o segundo tambores de conformação 130a, 130b pode ser associado com códigos de identificação apropriados, identificáveis por leitura de dispositivos associados com uma ou mais dentre a primeiro e a segundas estações de trabalho 25, 32.

Claims (15)

1. Método para fabricar pneus para rodas de veículo, caracterizado pelo fato de que: um tambor de conformação (13) acoplado a um par de elementos de suporte auxiliares (22) é movido ao longo de um primeiro trajeto de fabricação ("A"); pelo menos um tambor de conformação (13) desacoplado de ditos elementos de suporte auxiliares (22) é movido ao longo de um segundo trajeto de fabricação ("B"); em uma estação de troca (19) interposta entre o primeiro e o segundo trajeto de fabricação ("B"), o tambor de conformação (13) que completou o processamento sobre o primeiro trajeto de fabricação ("A") é transferido para o segundo trajeto de fabricação ("B") na ausência de dito par de elementos de suporte auxiliares (22), e o tambor de conformação (13) que completou o processamento sobre o segundo trajeto de fabricação ("B") é transferido para a estação de troca (19); subsequentemente à transferência para a estação de troca (19), o tambor de conformação (13) transferido para dita estação de troca (19) é acoplada ao mesmo par de elementos de suporte auxiliares (22).
2. Método de acordo com a reivindicação 1, caracterizado pelo fato de que um único tambor de conformação (13) é movido ao longo do primeiro trajeto de fabricação ("A") de cada vez.
3. Método de acordo com a reivindicação 1 ou 2, caracterizado pelo fato de que pelo menos dois tambores de conformação (13) são movidos ao longo do segundo trajeto de fabricação ("B").
4. Método de acordo com qualquer uma das reivindicações precedentes, caracterizado pelo fato de que um desacoplamento dos elementos de suporte auxiliares (22) do respectivo tambor de conformação (13) é pelo menos parcialmente atuado simultaneamente com uma translação do tambor de conformação (13) para a estação de troca (19).
5. Método de acordo com qualquer uma das reivindicações precedentes, caracterizado pelo fato de que um acoplamento dos elementos de suporte auxiliares (22) ao respectivo tambor de conformação (13) é pelo menos parcialmente atuado simultaneamente com uma translação do tambor de conformação (13) afastando-se da estação de troca (19).
6. Método de acordo com qualquer uma das reivindicações precedentes, caracterizado pelo fato de que os elementos de suporte auxiliares (22) são desacoplados do tambor de conformação (13) devido à ação de membros de movimento axial (24) instalados em proximidade da estação de troca (19), em que ambos elementos de suporte auxiliares (22) desacoplados do tambor de conformação (13) permanecem engatados com um transportador (21) por meio de que o tambor de conformação (13) é movido ao longo de um primeiro trajeto de fabricação ("A").
7. Método de acordo com qualquer uma das reivindicações precedentes, caracterizado pelo fato de que o tambor de conformação (13) movido ao longo do primeiro trajeto de fabricação ("A") alcança as primeiras estações de trabalho (25) segundo uma sequência programável e modificável em cada ciclo de trabalho.
8. Método de acordo com qualquer uma das reivindicações precedentes, caracterizado pelo fato de que o tambor de conformação (13) transferido para a estação de troca (19) é acoplado aos elementos de suporte auxiliares adicionais (122).
9. Instalação para fabricar pneus para rodas de veículo pelo método como definido em qualquer uma das reivindicações 1 a 8, caracterizada pelo fato de que compreende: tambores de conformação (13); um primeiro trajeto de fabricação ("A"); um segundo trajeto de fabricação ("B"); uma estação de troca (19) interposta entre o primeiro trajeto de fabricação ("A") e o segundo trajeto de fabricação ("B"); um par de elementos de suporte auxiliares (22) operativamente acopláveis aos supramencionados tambores de conformação (13); um dispositivo de transferência (31) operando na estação de troca (19), para transferir cada tambor de conformação (13) desacoplado dos elementos de suporte auxiliares (22) da estação de troca (19) para o segundo trajeto de fabricação ("B"), e vice versa.
10. Instalação de acordo com a reivindicação 9, caracterizada pelo fato de que compreende ainda um transportador (21) para mover ditos tambores de conformação (13) ao longo do primeiro trajeto de fabricação ("A"), e ditos elementos de suporte auxiliares (22) são engatados com o transportador (21).
11. Instalação de acordo com a reivindicação 9 ou 10, caracterizada pelo fato de que compreende ainda elementos de suporte auxiliares adicionais (122) operativamente acopláveis ao tambor de conformação (13) ao longo do primeiro trajeto de fabricação ("A"), em que ditos elementos de suporte auxiliares (22) e ditos elementos de suporte auxiliares adicionais (122) têm diâmetros respectivamente diferentes.
12. Instalação de acordo com a reivindicação 11, caracterizada pelo fato de que ditos tambores de conformação compreendem primeiros e segundos tambores de conformação (130a, 130b) tendo diâmetros respectivamente diferentes, os elementos de suporte auxiliares (22) e os elementos de suporte auxiliares adicionais (122) tendo diâmetros respectivamente diferentes, correspondendo àqueles dos primeiros tambores de conformação (130a) e, respectivamente, dos segundos tambores de conformação (130b).
13. Instalação de acordo com qualquer uma das reivindicações 9 a 12, caracterizada pelo fato de que o primeiro trajeto de fabricação ("A") tem uma configuração linear aberta dependendo da estação de troca (19).
14. Instalação de acordo com qualquer uma das reivindicações 9 a 13, caracterizada pelo fato de que o segundo trajeto de fabricação ("B") tem uma configuração de circuito fechada, tendo uma porção inicial e uma porção de extremidade dependendo da estação de troca (19).
15. Instalação de acordo com qualquer uma das reivindicações 9 a 14, caracterizada pelo fato de que compreende ainda uma unidade de assentamento (43) operativamente interposta entre a estação de troca (19) e uma de ditas segundas estações de trabalho (32) que compreende dispositivos para remover um pneu fabricado (2) do tambor de conformação (13).
BR112015007995-4A 2012-10-17 2013-09-27 método e instalação para fabricar pneus para rodas de veículo BR112015007995B1 (pt)

Applications Claiming Priority (5)

Application Number Priority Date Filing Date Title
IT001757A ITMI20121757A1 (it) 2012-10-17 2012-10-17 Metodo e impianto per confezionare pneumatici per ruote di veicoli
ITMI2012A001757 2012-10-17
US201261717276P 2012-10-23 2012-10-23
US61/717,276 2012-10-23
PCT/IB2013/058919 WO2014060885A1 (en) 2012-10-17 2013-09-27 Method and plant for building tyres for vehicle wheels

Publications (2)

Publication Number Publication Date
BR112015007995A2 BR112015007995A2 (pt) 2017-07-04
BR112015007995B1 true BR112015007995B1 (pt) 2021-03-16

Family

ID=47388540

Family Applications (1)

Application Number Title Priority Date Filing Date
BR112015007995-4A BR112015007995B1 (pt) 2012-10-17 2013-09-27 método e instalação para fabricar pneus para rodas de veículo

Country Status (7)

Country Link
EP (1) EP2909018B1 (pt)
JP (1) JP6012879B2 (pt)
KR (1) KR102157664B1 (pt)
CN (1) CN104822518B (pt)
BR (1) BR112015007995B1 (pt)
IT (1) ITMI20121757A1 (pt)
WO (1) WO2014060885A1 (pt)

Families Citing this family (7)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
IT201900012615A1 (it) * 2019-07-23 2021-01-23 Pirelli Metodo ed impianto per confezionare pneumatici per ruote di veicoli
IT201900022836A1 (it) * 2019-12-03 2021-06-03 Pirelli Metodo e impianto per confezionare pneumatici per ruote di veicoli
IT201900023718A1 (it) * 2019-12-12 2021-06-12 Pirelli Macchina assemblatrice per il confezionamento di pneumatici per ruote di veicoli, e processo per sostituire tamburi di conformazione in una macchina assemblatrice
JP7355636B2 (ja) * 2019-12-13 2023-10-03 Toyo Tire株式会社 グリーンタイヤの成型装置
CN116600978B (zh) * 2020-12-17 2024-05-14 倍耐力轮胎股份公司 用于管理用于构建车辆车轮用轮胎的过程的方法和构建线
JP7260028B1 (ja) 2022-04-01 2023-04-18 横浜ゴム株式会社 タイヤの製造方法および製造システム
JP7323835B1 (ja) 2022-04-01 2023-08-09 横浜ゴム株式会社 タイヤの製造方法および製造システム

Family Cites Families (7)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
US2818907A (en) * 1955-05-26 1958-01-07 Goodrich Co B F Tire building machinery
CN101600562B (zh) 2007-02-15 2014-09-10 倍耐力轮胎股份公司 用于制造轮胎的方法和设备
PL2276625T3 (pl) * 2008-04-18 2012-04-30 Pirelli Sposób i urządzenie do montażu opon
EP2291282B1 (en) * 2008-06-27 2013-02-27 Pirelli Tyre S.P.A. Process and plant for building tyres for vehicle wheels
CN102232021B (zh) * 2008-12-02 2014-07-30 倍耐力轮胎股份公司 用于构造用于车辆车轮的轮胎的方法和设备
PL2387500T3 (pl) * 2008-12-17 2013-11-29 Pirelli Proces i instalacja do konstruowania opon surowych do kół pojazdów
EP2464507B1 (en) * 2009-08-12 2013-09-04 Pirelli Tyre S.P.A. Process and plant for building tyres for vehicle wheels

Also Published As

Publication number Publication date
KR20150068969A (ko) 2015-06-22
CN104822518A (zh) 2015-08-05
EP2909018A1 (en) 2015-08-26
WO2014060885A1 (en) 2014-04-24
BR112015007995A2 (pt) 2017-07-04
ITMI20121757A1 (it) 2014-04-18
JP2015536259A (ja) 2015-12-21
JP6012879B2 (ja) 2016-10-25
KR102157664B1 (ko) 2020-09-21
CN104822518B (zh) 2018-04-10
EP2909018B1 (en) 2016-09-21

Similar Documents

Publication Publication Date Title
BR112015007995B1 (pt) método e instalação para fabricar pneus para rodas de veículo
EP2387500B1 (en) Process and plant for building green tyres for vehicle wheels
EP3218174B1 (en) Process and plant for building tyres
US10766217B2 (en) Process and plant for building tyres for vehicle wheels
RU2535714C2 (ru) Способ и установка для сборки шин для колес транспортных средств
BR112017020061B1 (pt) Tambor de formação toroidal expansível para construir pneus, e, processo para construir pneus
CN108025518B (zh) 用于构建轮胎的工艺和装备
US10213976B2 (en) Process and plant for building tyres for vehicle wheels
BRPI0822644B1 (pt) Processo e aparelho para construir pneus
EP3240678B1 (en) Process and apparatus for looping anchoring annular structures in a process for building vehicle tyres.
JP6155203B2 (ja) 車両の車輪用タイヤを構築する方法およびプラント
JP7194316B2 (ja) 車両ホイール用タイヤを製造するためのプロセスおよびプラント
JP2016137728A (ja) 車両の車輪用タイヤを構築する方法およびプラント

Legal Events

Date Code Title Description
B06F Objections, documents and/or translations needed after an examination request according art. 34 industrial property law
B06F Objections, documents and/or translations needed after an examination request according art. 34 industrial property law
B06I Technical and formal requirements: publication cancelled

Free format text: ANULADA A PUBLICACAO CODIGO 6.6.1 NA RPI NO 2462 DE 13/03/2018 POR TER SIDO INDEVIDA.

B06U Preliminary requirement: requests with searches performed by other patent offices: suspension of the patent application procedure
B09A Decision: intention to grant
B16A Patent or certificate of addition of invention granted

Free format text: PRAZO DE VALIDADE: 20 (VINTE) ANOS CONTADOS A PARTIR DE 27/09/2013, OBSERVADAS AS CONDICOES LEGAIS.