BR112015005846B1 - Método e composição para melhorar a filtração de suspensões minerais - Google Patents

Método e composição para melhorar a filtração de suspensões minerais Download PDF

Info

Publication number
BR112015005846B1
BR112015005846B1 BR112015005846-9A BR112015005846A BR112015005846B1 BR 112015005846 B1 BR112015005846 B1 BR 112015005846B1 BR 112015005846 A BR112015005846 A BR 112015005846A BR 112015005846 B1 BR112015005846 B1 BR 112015005846B1
Authority
BR
Brazil
Prior art keywords
filtration
coagulant
group
acid
synthetic polymer
Prior art date
Application number
BR112015005846-9A
Other languages
English (en)
Other versions
BR112015005846A2 (pt
Inventor
Michael James Bluemle
Lawrence J. Andermann Jr.
Jeffrey H. Peltier
Original Assignee
Solenis Technologies Cayman, L.P.
Priority date (The priority date is an assumption and is not a legal conclusion. Google has not performed a legal analysis and makes no representation as to the accuracy of the date listed.)
Filing date
Publication date
Application filed by Solenis Technologies Cayman, L.P. filed Critical Solenis Technologies Cayman, L.P.
Publication of BR112015005846A2 publication Critical patent/BR112015005846A2/pt
Publication of BR112015005846B1 publication Critical patent/BR112015005846B1/pt

Links

Classifications

    • CCHEMISTRY; METALLURGY
    • C02TREATMENT OF WATER, WASTE WATER, SEWAGE, OR SLUDGE
    • C02FTREATMENT OF WATER, WASTE WATER, SEWAGE, OR SLUDGE
    • C02F1/00Treatment of water, waste water, or sewage
    • C02F1/52Treatment of water, waste water, or sewage by flocculation or precipitation of suspended impurities
    • C02F1/54Treatment of water, waste water, or sewage by flocculation or precipitation of suspended impurities using organic material
    • C02F1/56Macromolecular compounds
    • BPERFORMING OPERATIONS; TRANSPORTING
    • B01PHYSICAL OR CHEMICAL PROCESSES OR APPARATUS IN GENERAL
    • B01DSEPARATION
    • B01D21/00Separation of suspended solid particles from liquids by sedimentation
    • B01D21/01Separation of suspended solid particles from liquids by sedimentation using flocculating agents
    • CCHEMISTRY; METALLURGY
    • C02TREATMENT OF WATER, WASTE WATER, SEWAGE, OR SLUDGE
    • C02FTREATMENT OF WATER, WASTE WATER, SEWAGE, OR SLUDGE
    • C02F1/00Treatment of water, waste water, or sewage
    • C02F1/52Treatment of water, waste water, or sewage by flocculation or precipitation of suspended impurities
    • C02F1/5236Treatment of water, waste water, or sewage by flocculation or precipitation of suspended impurities using inorganic agents
    • CCHEMISTRY; METALLURGY
    • C02TREATMENT OF WATER, WASTE WATER, SEWAGE, OR SLUDGE
    • C02FTREATMENT OF WATER, WASTE WATER, SEWAGE, OR SLUDGE
    • C02F1/00Treatment of water, waste water, or sewage
    • C02F1/52Treatment of water, waste water, or sewage by flocculation or precipitation of suspended impurities
    • C02F1/5263Treatment of water, waste water, or sewage by flocculation or precipitation of suspended impurities using natural chemical compounds
    • CCHEMISTRY; METALLURGY
    • C02TREATMENT OF WATER, WASTE WATER, SEWAGE, OR SLUDGE
    • C02FTREATMENT OF WATER, WASTE WATER, SEWAGE, OR SLUDGE
    • C02F2103/00Nature of the water, waste water, sewage or sludge to be treated
    • C02F2103/10Nature of the water, waste water, sewage or sludge to be treated from quarries or from mining activities

Abstract

MÉTODO E COMPOSIÇÃO PARA MELHORAR O DESEMPENHO DE FILTRAÇÃO PARA SEPARAR OS SÓLIDOS DE LÍQUIDOS EM UMA DISPERSÃO AQUOSA QUE COMPREENDE UMA FASE SÓLIDA E UMA FASE LÍQUIDA EM UM PROCESSO DE DUAS ETAPAS COM UMA ETAPA DE SEPARAÇÃO FÍSICA E UMA ETAPA DE FILTRAÇÃO. A presente invenção refere-se a um método para melhorar o desempenho de filtração em separar sólidos de líquidos em uma dispersão aquosa que compreende uma fase sólida e uma fase líquida em um processo de duas etapas com uma etapa de separação física e uma etapa de filtração que compreende a adição de promotor de auxílio de pelo menos um meio de filtração e pelo menos um polímero sintético para a dispersão aquosa durante e/ou antes da etapa de separação física, resultando em concentrado e filtrando o concentrado. O método pode ser aplicado em operações de mineração para a desidratação de suspensão de mineração. Além disso, uma composição aplicada em tal método compreende pelo menos um promotor de auxílio de filtragem e pelo menos um polímero sintético. O promotor de auxílio de filtração compreende polímeros naturais, polímeros seminaturais, coagulantes e as combinações dos mesmos.

Description

ANTECEDENTES DA PRESENTE INVENÇÃO Campo da Presente Invenção
[001] A presente invenção refere-se às composições e métodos que melhoram a filtração de dispersões aquosas. Por exemplo, na desidratação de suspensões minerais aquosas por meio da adição de um promotor de auxílio de filtração e de polímero sintético à dispersão aquosa antes da filtração. Em particular, o método melhora a filtração quando o promotor de auxílio de filtração e o polímero sintético são adicionados antes e/ou durante a fase de separação de sólidos a partir de fase líquida em uma solução aquosa, mas antes da filtração da fase aquosa concentrada. As composições e métodos têm particular aplicação no que diz respeito às suspensões de mineração.
Técnica Relacionada
[002] As técnicas convencionais de processamento metalúrgico envolvem a separação de minerais valiosos a partir do valor ganga inferior em um meio aquoso. Os minérios passam por inúmeras operações de processamento para extrair os componentes valiosos. As operações de processamento, tais como britagem, moagem, peneiração, ciclonagem, e flotação são usadas para enriquecer os componentes mais desejáveis para formar um concentrado mineral. Os minerais valiosos que estão concentrados incluem metais preciosos (ouro, prata, platina), metais básicos (cobre, níquel, zinco, chumbo, molibdênio), ferro e carvão. Uma vez que a suspensão mineral aquosa concentrada é tipicamente submetida a um processo de desidratação mecânica da água para remover a água no estado líquido a partir do concentrado da solução mineral. O excesso de umidade na suspensão mineral desidratada pode ter efeitos deletérios sobre as operações do processo a jusante, que podem incluir a peletização, autoclavagem, calcinação, ou fundição, ou melhora muito os custos de transporte.
[003] O processamento de umidade é usado porque este tipo de processo melhora a eficiência, melhora a recuperação, reduz os custos e minimiza a poluição do ar. As técnicas de enriquecimento de minérios, tais como processos de flotação, produzem um concentrado de mineral que contém uma quantidade excessiva de água. A fim de reduzir os custos de energia associados com as operações de jusante, e diminuir os custos de transporte, o máximo de água deve ser removido quanto possível. Geralmente, a desidratação é realizada com agentes de espessamento de gravidade, agentes de clareamento, hidrociclonas, filtração a vácuo e/ou filtração sob pressão.
[004] Por exemplo, a solução mineral pode ser desidratada em um método de duas etapas que compreende a separação sólido- líquido, tal como em um agente de espessamento de gravidade, um agente de clareamento e/ou hidrociclona, que produz uma fase líquida, o sobrenadante, e um concentrado ou fluxo inferior. O concentrado ou fluxo inferior compreende os minerais valiosos que necessitam de mais desidratação que ocorre em uma segunda etapa na qual o concentrado ou fluxo inferior é filtrado, tal como por meio de filtração sob vácuo e/ou de filtração sob pressão.
[005] Os agentes de espessamento de gravidade, agentes de clareamento e hidrociclonas são normalmente usados para desidratar os concentrados de mineral com o auxílio de coagulante e agentes de floculação. Apesar de benéfico para a sedimentação, esses agentes dificultam ainda mais a desidratação mecânica a montante.
[006] Todas as partes e porcentagens apresentadas na presente invenção são um peso por base empeso a menos que seja especificado ao contrário. Mw é o peso molecular médio, conforme determinado por meio da análise SEC-MALLS. MALLS, entende-se e refere-se a espalhamento de luz a laser multi-angular. SEC-MALLS, entende-se e refere-se a uma técnica de cromatografia de exclusão de tamanho usando MALLS para determinar Mw.
SUMÁRIO DA PRESENTE INVENÇÃO
[007] A presente invenção refere-se a composições que compreendem os promotores de auxílios de filtração e polímero sintético. Estas composições são aplicadas em métodos para separar os sólidos de líquidos em dispersões aquosas que compreendem uma etapa de filtração. O de auxílio de filtração e o polímero sintético são adicionados à dispersão aquosa antes e/ou durante a separação física de uma fase sólida a partir de uma fase líquida, tais como permitir que os sólidos se fixem a partir da dispersão. A fase sólida pode então ser filtrada. Os promotores de auxílios de filtração incluem pelo menos um dos polímeros naturais, polímeros seminaturais ou coagulantes. Podem ser usadas combinações de tais.
[008] Tipicamente, a composição é aplicada em processos de desidratação nas operações minerais. Tais processos de remoção de água, compreendem geralmente duas etapas, a primeira etapa envolve a separação sólido-líquido e a segunda etapa separada, envolvendo filtração do concentrado ou fluxo inferior da etapa de separação sólido-líquido. A separação sólido-líquido é tipicamente realizada com agentes de espessamento de gravidade, agentes de clareamento, hidrociclonas e semelhantes. A filtração é geralmente realizada por meio da filtração em vácuo, filtração sob pressão e semelhantes. O promotor de auxílio de filtração e o polímero sintético são adicionados a uma solução mineral antes da etapa de separação sólido-líquido, durante a etapa de separação sólido-líquido, ou ambos antes e durante a etapa de separação sólido-líquido. A etapa de separação sólido-líquido produz concentrado ou fluxo inferior que requer maior desidratação através de uma etapa de filtração em separado.
[009] Sem estar ligado a qualquer teoria, os presentes inventores acreditam que a aplicação do promotor de auxílio de filtração e do polímero sintético antes e/ou durante a etapa de separação física afeta a reologia do concentrado resultante (ou fluxo inferior) que melhora o processo de filtração na etapa de filtração subsequente. Por exemplo, a combinação do promotor de auxílio de filtração e do polímero sintético quando aplicado antes e/ou durante a etapa de separação sólido-líquido em operações de mineração melhora a produção dos bolos de filtração resultantes a partir da etapa de filtração em separado.
DESCRIÇÃO DETALHADA DA PRESENTE INVENÇÃO
[0010] Entre os polímeros naturais que podem ser usados para o promotor de auxílio de filtração estão os polissacarídeos, tais como amido de batata, gomas de xantana, goma guar, dextrano, celulose e derivados de glicosaminoglicanos. Tipicamente, o índice de polidispersidade ("PDI") do polissacarídeo é de cerca de 1,0 a cerca de 10,0, mais tipicamente de cerca de 1 : 1 a cerca de 9,0, e mais tipicamente ainda desde cerca de 1,2 a cerca de 8,0. As pessoas que são versadas na técnica, após a leitura desta descrição, irão apreciar que todas as gamas e os valores dentro destas gamas explicitamente declarados são contemplados.
[0011] O polímero natural compreende, de preferência, dextrano, o qual é geralmente disponível a partir de vários fornecedores. Dextrano com Mw compreendido entre cerca de 5000 a cerca de 40.000.000, de preferência desde cerca de 50.000 até cerca de 25.000.000 e mais de preferência desde cerca de 200.000 até cerca de 10.000.000, pode ser usado. As pessoas que são versadas na técnica, após a leitura desta descrição, irão apreciar que todas as gamas e os valores dentro destas gamas explicitamente declarados são contemplados. Os polímeros naturais vendidos sob os nomes comerciais ZALTA® VM 1120 e 1122 ZALTA VM, ambos disponíveis a partir de Ashland inc., Wilmington, Delaware, EUA ("Ashland"), podem ser usados.
[0012] Os polímeros seminaturais incluem Iignossulfonatos, tais como Iignossulfonato de cálcio e polissacarídeos quimicamente modificados. Os polissacarídeos modificados tipicamente úteis no processo incluem amidos modificados, tais como amido catiônico ; goma de guar modificada, tal como goma de guar catiônica ; e celuloses modificadas tais como carboximetilcelulose e hidroxietilcelulose aniônico. Podem ser usadas as combinações de polímeros seminaturais.
[0013] O coagulante é tipicamente selecionado a partir de um coagulante inorgânico, coagulante orgânico e as combinações dos mesmos. Os coagulantes inorgânicos incluem sulfato de alumínio, cloreto de alumínio, cloreto de polialumínio, cloridrato de alumínio, cloreto férrico, sulfato férrico, sulfato ferroso e aluminato de sódio. Os coagulantes orgânicos incluem os polímeros formados a partir dos monômeros do cloreto de dialil dimetil amônio, etileno imina e os comonômeros de epicloridrina e dimetilamina. Os coagulantes inorgânicos também incluem taninos cationicamente modificados e formaldeído de melamina. Tais coagulantes incluem CHARGEPAC® 60, CHARGEPAC® 7 e AMERSEP® 5320, todos disponíveis a partir de Ashland.
[0014] Os polímeros sintéticos incluem polímeros catiônicos, aniônicos, não iônicos e anfotéricos solúveis em água. Para fins da presente invenção, o polímero sintético deve incluir os copolímeros e terpolímeros, bem como homopolímeros. Tipicamente, o polímero sintético tem uma massa molecular de cerca de 40.000 a cerca de 25.000.000, e as pessoas que são versadas na técnica, após a leitura desta descrição, irão apreciar que todas as gamas e os valores dentro destas gamas explicitamente declarados são contemplados. O polímero sintético pode ser linear, ramificado ou reticulado. Tipicamente, o polímero sintético funciona como um floculante.
[0015] Os polímeros não iônicos incluem os polímeros formados a partir de um ou mais monômeros não iônicos solúveis em água etilenicamente não saturados, por exemplo, acrilamida, metacrilamida, acrilato de hidroxietila e N-vinilpirrolidona, de preferência acrilamida. Os polímeros não iônicos também incluem álcoois alcoxilados multifuncionais.
[0016] Os polímeros catiônicos são formados a partir de um ou mais monômeros catiônicos etilenicamente não saturados opcionalmente com um ou mais dos monômeros não iônicos referidos anteriormente. O polímero catiônico pode também ser anfotérico desde que tal não seja predominantemente mais grupos catiônicos do que grupos aniônicos. Os monômeros catiônicos incluem (met) acrilatos de dialquillamino alquila, (met)acrilamidas de dialquilamino alquila, e cloreto de dialil dimetil amônio, incluindo adição de ácido e sais de amônio quaternário. Os monômeros catiônicos típicos incluem os sais de amônio quaternário de cloreto de metila de acrilato de dimetilamino etila e metacrilato de dimetil aminoetila. De particular interesse são o copolímero de acrilamida com os sais de amônio quaternário de cloreto de metila de acrilato de dimetilamino etila (ADAME) ; o copolímero de acrilamida e cloreto de acrilamidopropil trimetil amônio (APTAC) ; e o copolímero de acrilamida e cloreto de acriloloxietil trimetil amônio (AETAC) ; e o copolímero de dimetilamina e epicloridrina.
[0017] Os polímeros aniônicos sintéticos são formados a partir de um ou mais monômeros aniônicos não saturados etilenicamente ou uma mistura de um ou mais monômeros aniônicos com um ou mais dos monômeros não iônicos referidos anteriormente. Os monômeros aniônicos incluem ácido acrílico, ácido metacrílico, ácido maléico, ácido crotônico, ácido itacônico, ácido vinil sulfônico, ácido alil sulfônico , ácido 2-acrilamido-2-metilpropano (AMPS), acrilamida, as misturas dos mesmos e os sais dos mesmos.
[0018] De particular interesse são os copolímeros e/ou terpolímeros de monômeros selecionados a partir do grupo que consiste em acrilamida, AMPS, ácido acrílico, e ácido (met) acrílico. Por exemplo, o polímero aniônico pode ser selecionado a partir do grupo que consiste em copolímeros de derivados de ácido 2- acrilamido 2-metilpropano sulfônico, copolímeros de ácido acrílico e acrilamida, homopolímeros de ácido acrílico, homopolímeros de acrilamida, e as combinações dos mesmos. Tipicamente usados como polímero aniônico são o copolímero de acrilato de sódio e acrilamida e o copolímero de ácido acrílico e acrilamida.
[0019] Também de interesse particular são os copolímeros de acrilamida e AMPS, em que a porcentagem molar de AMPS é de cerca de 10 por cento em mols a cerca de 25 por cento em mols, e terpolímeros de AMPS, acrilamida, e de ácido acrílico, em que a porcentagem molar de AMPS é de cerca de 10 por cento em mols a cerca de 30 por cento em mols, a porcentagem molar de acrilamida é de cerca de 40 por cento em mols a cerca de 60 por cento em mols, e a porcentagem em mols de ácido acrílico é desde cerca de 20 por cento em mols a cerca de 40 por cento em mols. Caso contrário, os homopolímeros de ácido acrílico ou copolímeros de ácido acrílico e acrilamida são de particular interesse.
[0020] O promotor de auxílio de filtração e o polímero sintético são aplicados em métodos para a separação de sólidos a partir de uma dispersão líquida. Este processo compreende as etapas de adicionar o promotor de auxílio de filtração e polímero sintético a uma dispersão aquosa de sólidos em líquidos, antes e/ou durante a separação física de sólidos do líquido resultante em um concentrado de sólidos compreendendo, recuperando o concentrado e, em seguida, filtrando o concentrado. A filtração melhorada é conseguida com este método. A separação física pode ocorrer por permitir que os sólidos se fixam a partir do líquido por meio da força da gravidade, opcionalmente com a floculação e/ou aglomeração das partículas sólidas.
[0021] O método pode ser aplicado em operações de mineração. Um método para a desidratação de suspensões minerais, em particular desempenho de filtração melhorado, em um processo em duas etapas com uma etapa de separação sólido-líquido e uma etapa de filtração compreende a adição de pelo menos um promotor de auxílio de filtração e pelo menos um polímero sintético para a solução de mineração durante ou antes, ou ambos antes e durante, a etapa de separação sólido-líquido e, em seguida, filtrar o concentrado ou fluxo inferior da etapa de separação sólido-líquido. Tipicamente, as suspensões minerais são dispersões aquosas compreendendo sais minerais, tais como os selecionados de entre o grupo que consiste em ouro, fosfato, prata, platina, cobre, níquel, zinco, chumbo, molibdênio, ferro, carvão e similares. Tipicamente, a etapa de separação sólido- líquido é realizada em um meio para separar os líquidos de sólidos, tais como um agente de espessamento de gravidade, um agente de clareamento ou hidrociclona e o promotor de auxílio de filtração e o polímero sintético pode ser adicionado à dispersão aquosa, enquanto a dispersão é em tais meios e/ou antes da dispersão entrar em tais meios. A etapa de filtração é geralmente conduzida em um meio para filtrar os sólidos dos líquidos, tais como um filtro de pressão ou filtro da vácuo.
EXEMPLOS Preparação de dispersões aquosas para filtração
[0022] A menos que seja indicado de uma outra maneira, as amostras de dispersão aquosas foram preparadas por meio da adição de 1000 mL de uma dispersão aquosa de um cilindro graduado, onde foram tratadas por meio da adição dos componentes especificados do promotor de auxílio de filtração (isto é coagulante, polímero natural e/ou polímero seminatural), como estabelecido na Tabela I, e a compressão do promotor de auxílio de filtração na dispersão três vezes com um êmbolo que tem orifícios perfurados.
[0023] Em seguida, o polímero sintético foi adicionado à dispersão aquosa usando a mesma técnica de mistura e número de compressões. O Polímero Sintético A usado nos Exemplos é um copolímero aniônico disponível sob o nome comercial Flopa ® AN 113 de SNF Floerger, Andrezieu, França. Os fornecedores e/ou nomes comerciais para o polímero sintético e o (s) componente (s) do promotor de auxílio de filtração estão indicados na Tabela IA.
[0024] A dispersão aquosa assente e foi deixada em repouso no cilindro graduado, durante 72 horas. O sobrenadante foi em seguida desviado para fora do cilindro graduado até que havia apenas sólidos concentrados, isto é, o concentrado, à esquerda no cilindro. As suspensões resultantes foram quantitativamente transferidos para copos dimensionadas adequadamente para filtração.
A pressão de filtração
[0025] A menos que seja indicado de uma outra maneira, a filtração de suspensões concentradas foi conduzida a 30 psig com um filtro FANN® Press (FANN Instrument Company, Houston, Texas, EUA) e endurecida, filtro de papel FANN acinzentado com uma gama de tamanho de partícula de retenção de 2 a 5 pm. Antes de se transferir para a pressão de filtro, as amostras eram misturadas à mão por 15 segundos. Depois de transferir a amostra, a pressão de filtro foi selada e o ar pressurizado foi aplicado à pressão de filtro. O volume de líquido retirado da amostra concentrada foi medido como uma função do tempo após a aplicação do ar pressurizado. Tabela I.
Figure img0001
Tabela IA.
Figure img0002
Figure img0003
Exemplos 1 a 16 e Exemplos Comparativos A e B
[0026] Estes exemplos ilustram o uso de polímeros naturais da Tabela I, com um polímero sintético (Polímero Sintético A) para melhorar a filtração de uma dispersão aquosa contendo concentrado de ouro. Os exemplos Comparativos A e B, usaram apenas um polímero sintético como o tratamento do polímero. Para os Exemplos 6, 15 e 16, um adicional de 30 gramas por tonelada de Polímero Natural A foi adicionado antes da filtração.
[0027] Em todos os exemplos, exceto para os Exemplos 4 e 5, os polímeros naturais de diferentes graus de peso molecular foram adicionados em primeiro lugar seguido por meio da adição de um polímero sintético A. A quantidade de sólidos na dispersão aquosa era de 47,1 gramas por litro antes da decantação. A dosagem de floculante (Polímero Sintético A) foi mantida constante a 53,1 gramas por tonelada, enquanto que a proporção de polímero natural para polímero sintético variou de 0 a 100%. Os polímeros naturais usados e a proporção do polímero natura para um polímero sintético A são apresentados na Tabela II. Os tempos de filtragem de 10 e 20 mL foram medidos. As taxas de filtração foram então calculadas e comparadas com o exemplo comparativo correspondente para proporcionar uma medida de porcentagem de aumento na taxa de filtração % 10 ml e % 20 ml). Estes valores e a média de % de 10 ml e de 20 % de mLs são apresentados na Tabela II.
[0028] Os dados da Tabela lI demonstram que a taxa de filtração da dispersão aquosa contendo concentrado de ouro aumentou quando os polímeros naturais foram usados em conjunção com o polímero sintético A. Os Exemplos 4 e 5 indicam que a ordem de adição (Polímero Sintético A doseado antes do Polímero Natural A) não tem impacto negativo na taxa de filtração da dispersão aquosa. Os Exemplos 6, 15 e 16 demonstram que o Polímero A Natural adicional não influenciou positivamente ou negativamente a taxa de filtração.
Figure img0004
Figure img0005
Exemplos 17 a 74 e Exemplos Comparativos C, D, E e F
[0029] Estes exemplos ilustram o uso de polímeros naturais da Tabela I, com um polímero sintético (Polímero Sintético A) para melhorar a filtração de uma dispersão aquosa contendo minério de fosfato. Os Exemplos Comparativos C, D, E e F usaram apenas um polímero sintético como o tratamento do polímero. A quantidade de sólidos na dispersão aquosa variou de 215,9 a 285,3 gramas por litro antes da decantação. A dosagem de floculante (Polímero Sintético A) nos exemplos variou de 39,4 a 52,1 gramas por tonelada, enquanto a proporção de polímero natural para polímero sintético variou de 0 a 200%. Os polímeros naturais usados e a proporção do polímero natural para o polímero sintético A são apresentados na Tabela III. Os tempos de filtragem de 15 e 30 mL foram medidos. As taxas de filtração foram então calculadas e comparadas com o exemplo comparativo correspondente para proporcionar uma medida de porcentagem de aumento na taxa de filtração (% 15 ml e % 30 ml). Estes valores e a média de % 15 ml e % 30 ml são apresentados na Tabela III.
[0030] Os dados da Tabela III demonstram que a taxa de filtração de dispersões aquosas contendo minério de fosfato melhoraram quando os polímeros naturais de diferentes graus de peso molecular foram adicionados à dispersão aquosa antes do Polímero Sintético A e deixados decantar. Os dados indicam que os polímeros naturais com uma ampla gama de pesos moleculares são promotores de auxílio de filtração eficazes sobre uma ampla gama de proporções de produtos.
Figure img0006
Figure img0007
Figure img0008
Figure img0009
Figure img0010
Exemplos 75 a 94 e Exemplos Comparativos G e H
[0031] Estes exemplos ilustram o uso de polímeros naturais e/ou seminaturais da Tabela I com um polímero sintético (Polímero Sintético A) para melhorar a filtração de uma dispersão aquosa contendo concentrado de ouro. Os Exemplos Comparativos G e H usaram apenas um polímero sintético como o tratamento do polímero. Os Exemplos 92 a 94 usaram ambos os polímeros naturais e seminaturais, os quais foram aplicados antes do Polímero Sintético A. A quantidade de sólidos na dispersão aquosa era de 200,6 ou 209,1 gramas por litro, antes de decantar. A dosagem de floculante (Polímero Sintético A) nos exemplos foi de 112,2 ou 143,5 gramas por tonelada, enquanto que a proporção de polímero natural ou seminatural para o polímero sintético usado varia de 0 a 100%. Os polímeros naturais e seminaturais usados e a proporção de polímeros naturais e seminaturais para o Polímero sintético A são apresentados na Tabela IV. Os tempos de filtragem de 30 e 60 mL foram medidos. As taxas de filtração foram então calculadas e comparadas com o exemplo comparativo correspondente para proporcionar uma medida de porcentagem de aumento na taxa de filtração (% 30 ml e % 60 ml). Estes valores e a média de % 30 ml e 60% mL são apresentados na Tabela IV.
Figure img0011
Figure img0012
[0032] Os dados da Tabela IV demonstram que a taxa de filtração de dispersões aquosas contendo concentrado de ouro aumentou quando os polímeros naturais de diferentes graus de peso molecular foram adicionados à dispersão aquosa antes do Polímero Sintético A e deixado decantar. Os polímeros seminaturais foram também eficazes melhoradores de filtração quando usados sozinhos ou em combinação com polímero natural B.
Exemplos 95 a 106 e Exemplo Comparativo I
[0033] Estes exemplos ilustram o uso de polímeros naturais ou seminaturais com coagulantes da Tabela I, com um polímero sintético (Polímero Sintético A) para melhorar a filtração de uma dispersão aquosa contendo concentrado de ouro. O Exemplo Comparativo I usou apenas um polímero sintético como o tratamento do polímero. Os Exemplos 95 a 100 e 104 a 109 usaram os polímeros naturais ou seminaturais em combinação com um coagulante, que foram aplicados antes do Polímero Sintético A. Nos Exemplos 108 e 109, o Polímero Natural B e o coagulante foram misturados antes da dosagem. A quantidade de sólidos na dispersão aquosa era de 208,1 gramas por litro, antes de decantar. A dosagem de floculante (Polímero Sintético A) nos exemplos foi de 144,1 gramas por tonelada, enquanto que a proporção de polímeros naturais ou seminaturais com coagulante de polímero sintético variou de 0 a 100 %. Os polímeros naturais ou seminaturais com coagulante usados e a proporção de tais polímeros naturais ou seminaturais com coagulante, um polímero sintético A são apresentados na Tabela V. Os tempos de filtragem de 30 e 60 mL foram medidos. As taxas de filtração foram então calculadas e comparadas com o exemplo comparativo correspondente para proporcionar uma medida de porcentagem de aumento na taxa de filtração (% 30 mL e % 60 mL). Estes valores e a média de % 30 ml e % 60 mL são apresentados na Tabela V.
[0034] Os dados da Tabela V demonstram que a taxa de filtração de dispersões aquosas contendo concentrado de ouro aumentou quando o Polímero Natural B ou o Polímero seminatural B em combinação com coagulantes foram adicionados à dispersão aquosa antes do Polímero Sintético A e deixado decantar. As combinações de Polímero Natural B e Coagulante A ou B foram eficazes melhoradores de filtragem se misturados ou em dosagem separadamente.
Figure img0013
Figure img0014

Claims (6)

1. Método para melhorar a filtração de suspensões minerais que compreende um processo de duas etapas com uma etapa de separação física e uma etapa de filtração, sendo o referido método, caracterizado pelo fato de que compreende a adição à suspensão mineral de um ou mais de um polímero seminatural, um coagulante, e um lignossulfonato; e pelo menos um polímero sintético, em que o polímero sintético é selecionado do grupo consistindo em (a) um polímero aniônico compreendendo monômeros selecionados do grupo consistindo em ácido acrílico, ácido metacrílico, ácido maléico, ácido crotônico, ácido itacônico, ácido vinil sulfônico, ácido alil sulfônico, ácido 2-acrilamido-2-metilpropano, acrilamida, combinações e sais dos mesmos; (b) um polímero não iônico compreendendo monômeros selecionados do grupo consistindo em acrilamida e acrilato de hidroxietila; e (c) polímeros anfotéricos desde que haja mais grupos catiônicos do que grupos aniônicos; para formar uma mistura multifásica sólido-líquido; e em que um ou mais de um polímero seminatural, coagulante, lignossulfonato e polímero sintético é adicionado à suspensão mineral durante, antes ou tanto durante quanto antes da etapa de separação física; separar os líquidos dos sólidos da mistura multifásica sólido-líquido usando um meio de separação para produzir uma fase líquida, o sobrenadante, e um concentrado ou fluxo inferior; e filtrar a fase líquida e o sobrenadante do concentrado ou do fluxo inferior utilizando um meio de filtração.
2. Método de acordo com a reivindicação 1, caracterizado pelo fato de que o coagulante é um coagulante inorgânico, um coagulante orgânico ou combinações dos mesmos.
3. Método, de acordo com a reivindicação 2, caracterizado pelo fato de que o coagulante é selecionado do grupo consistindo em (a) um coagulante inorgânico selecionado do grupo consistindo em sulfato de alumínio, cloreto de alumínio, cloreto de polialumínio, cloridrato de alumínio, cloreto férrico, sulfato férrico, sulfato ferroso e aluminato de sódio; (b) um coagulante orgânico selecionado do grupo consistindo em de polímeros compreendendo cloreto de dialil dimetil amônio, etileno imina e comonômeros de epicloridrina e dimetilamina, taninos cationicamente modificados e formaldeído de melamina; e (c) combinações dos mesmos.
4. Composição para melhorar a filtração de suspensões minerais, caracterizada pelo fato de que compreende um ou mais de um polímero seminatural, um coagulante, e um lignossulfonato; e um polímero sintético, como definidos na reivindicação 1, em que o polímero sintético é selecionado do grupo consistindo em (a) um polímero aniônico compreendendo monômeros selecionados do grupo consistindo em ácido acrílico, ácido metacrílico, ácido maléico, ácido crotônico, ácido itacônico, ácido vinil sulfônico, ácido alil sulfônico, ácido 2-acrilamido-2-metilpropano, acrilamida, combinações e sais dos mesmos; (b) um polímero não iônico compreendendo monômeros selecionados do grupo consistindo em acrilamida e acrilato de hidroxietila; e (c) polímeros anfotéricos desde que haja mais grupos catiônicos do que grupos aniônicos.
5. Composição de acordo com a reivindicação 4, caracterizada pelo fato de que o coagulante é um coagulante inorgânico, um coagulante orgânico ou combinações dos mesmos.
6. Composição de acordo com a reivindicação 5, caracterizada pelo fato de que o coagulante é selecionado do grupo consistindo em (a) um coagulante inorgânico selecionado do grupo consistindo em sulfato de alumínio, cloreto de alumínio, cloreto de polialumínio, cloridrato de alumínio, cloreto férrico, sulfato férrico, sulfato ferroso e aluminato de sódio; (b) um coagulante orgânico selecionado do grupo consistindo em de polímeros compreendendo cloreto de dialil dimetil amônio, etileno imina e comonômeros de epicloridrina e dimetilamina, taninos cationicamente modificados e formaldeído de melamina; e (c) combinações dos mesmos.
BR112015005846-9A 2012-09-19 2013-09-13 Método e composição para melhorar a filtração de suspensões minerais BR112015005846B1 (pt)

Applications Claiming Priority (3)

Application Number Priority Date Filing Date Title
US201261702774P 2012-09-19 2012-09-19
US61/702,774 2012-09-19
PCT/US2013/059694 WO2014046979A1 (en) 2012-09-19 2013-09-13 Process for filtration enhancement of aqueous dispersions

Publications (2)

Publication Number Publication Date
BR112015005846A2 BR112015005846A2 (pt) 2017-07-04
BR112015005846B1 true BR112015005846B1 (pt) 2021-06-22

Family

ID=50341874

Family Applications (1)

Application Number Title Priority Date Filing Date
BR112015005846-9A BR112015005846B1 (pt) 2012-09-19 2013-09-13 Método e composição para melhorar a filtração de suspensões minerais

Country Status (10)

Country Link
EP (1) EP2897707A4 (pt)
CN (1) CN104640612A (pt)
AU (1) AU2013318334B2 (pt)
BR (1) BR112015005846B1 (pt)
CA (1) CA2883633C (pt)
CL (1) CL2015000672A1 (pt)
MX (1) MX2015003298A (pt)
PE (1) PE20150931A1 (pt)
WO (1) WO2014046979A1 (pt)
ZA (1) ZA201502608B (pt)

Families Citing this family (3)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
US20190100448A1 (en) 2016-04-21 2019-04-04 Basf Se Amphoteric polymer, process for production thereof, and use thereof, to treat aqueous dispersions
CN106215893A (zh) * 2016-08-17 2016-12-14 鞍钢集团矿业有限公司 一种低品位铁矿粉的助滤剂
CN113461928B (zh) * 2021-06-30 2023-03-17 上海抚佳精细化工有限公司 一种低凝点聚醚及其组合物和其制备方法和应用

Family Cites Families (9)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
CA914925A (en) * 1972-11-21 Simonacco Limited Process for the concentration of the solid content of aqueous suspensions containing clay minerals
US3171802A (en) * 1962-11-14 1965-03-02 Gen Services Company Sewage treatment
US3541009A (en) * 1968-12-18 1970-11-17 Nalco Chemical Co Polymer-polysaccharide-caustic alkali compositions and process of separating solids from aqueous suspensions therewith
US5871648A (en) * 1996-11-26 1999-02-16 Environmental Chemistries, Inc. Wastewater treatment process and apparatus for high flow impurity removal
EP0905091A1 (en) * 1997-09-29 1999-03-31 Nalco Chemical Company Starch/cationic polymer combinations as coagulants for the mining industry
GB0029077D0 (en) * 2000-11-29 2001-01-10 Ciba Spec Chem Water Treat Ltd Flocculation of mineral suspensions
GB0405506D0 (en) * 2004-03-12 2004-04-21 Ciba Spec Chem Water Treat Ltd Dewatering process
GB0405505D0 (en) * 2004-03-12 2004-04-21 Ciba Spec Chem Water Treat Ltd Dewatering process
FI20085969L (fi) * 2008-10-15 2010-04-16 Kautar Oy Hapan vesi ja sen käyttö vedenpoistoon tai kiintoaineiden erottamiseen

Also Published As

Publication number Publication date
EP2897707A4 (en) 2016-10-26
WO2014046979A1 (en) 2014-03-27
BR112015005846A2 (pt) 2017-07-04
PE20150931A1 (es) 2015-06-10
CN104640612A (zh) 2015-05-20
EP2897707A1 (en) 2015-07-29
CA2883633C (en) 2017-04-11
CL2015000672A1 (es) 2015-08-07
AU2013318334A1 (en) 2015-03-05
AU2013318334B2 (en) 2016-06-09
MX2015003298A (es) 2015-07-14
CA2883633A1 (en) 2014-03-27
ZA201502608B (en) 2017-09-27

Similar Documents

Publication Publication Date Title
Li et al. Effects of papermaking sludge-based polymer on coagulation behavior in the disperse and reactive dyes wastewater treatment
US20170274352A1 (en) Process for filtration enhancement of aqueous dispersions
US10066107B2 (en) Process for improving the rheological properties of an aqueous dispersion
AU739878B2 (en) Starch/cationic polymer combinations as coagulants for the mining industry
CA2803904C (en) Method for dispersing and aggregating components of mineral slurries and high-molecular weight multivalent anionic polymers for clay aggregation
Rabiee et al. A survey on cationic polyelectrolytes and their applications: acrylamide derivatives
Li et al. Compound bioflocculant and polyaluminum chloride in kaolin-humic acid coagulation: factors influencing coagulation performance and floc characteristics
JP2003500192A (ja) 無機材料の加工に由来する本質的に水性の流体の処理のための方法
BR112015005846B1 (pt) Método e composição para melhorar a filtração de suspensões minerais
US20200024148A1 (en) Recovery of mining processing product using boronic acid-containing polymers
You et al. Fabrication of a cationic polysaccharide for high performance flocculation
CA2963783C (en) Wet mineral ore processing in mining applications
US9290642B2 (en) Process for improving the flow rate of an aqueous dispersion
Ariffin et al. Effects of various fillers on anionic polyacrylamide systems for treating kaolin suspensions
Pawlik et al. Stabilization of mineral suspensions by guar gum in potash ore flotation systems
AU2013318187B2 (en) Process for improving the rheological properties of an aqueous dispersion
Pawlik et al. Effect of ionic strength on stabilization of mineral suspensions by carboxymethyl cellulose and guar gum
WO2020068721A1 (en) Methods and compositions for pre-extractive beneficiation of ores
MX2013010200A (es) Proceso para mejorar el regimen de flujo de una dispersion acuosa.
OA18654A (en) Recovery of mining processing product using boronic acid-containing polymers.
JPH11276808A (ja) フィルタープレス用脱水剤および脱水方法

Legal Events

Date Code Title Description
B06F Objections, documents and/or translations needed after an examination request according [chapter 6.6 patent gazette]
B06F Objections, documents and/or translations needed after an examination request according [chapter 6.6 patent gazette]
B06I Publication of requirement cancelled [chapter 6.9 patent gazette]

Free format text: ANULADA A PUBLICACAO CODIGO 6.6.1 NA RPI NO 2462 DE 13/03/2018 POR TER SIDO INDEVIDA.

B06U Preliminary requirement: requests with searches performed by other patent offices: procedure suspended [chapter 6.21 patent gazette]
B09A Decision: intention to grant [chapter 9.1 patent gazette]
B16A Patent or certificate of addition of invention granted [chapter 16.1 patent gazette]

Free format text: PRAZO DE VALIDADE: 20 (VINTE) ANOS CONTADOS A PARTIR DE 13/09/2013, OBSERVADAS AS CONDICOES LEGAIS.