BR112015002399B1 - navio guindaste, método de abaixamento de um objeto a partir de um navio guindaste - Google Patents

navio guindaste, método de abaixamento de um objeto a partir de um navio guindaste Download PDF

Info

Publication number
BR112015002399B1
BR112015002399B1 BR112015002399-1A BR112015002399A BR112015002399B1 BR 112015002399 B1 BR112015002399 B1 BR 112015002399B1 BR 112015002399 A BR112015002399 A BR 112015002399A BR 112015002399 B1 BR112015002399 B1 BR 112015002399B1
Authority
BR
Brazil
Prior art keywords
lifting
cable
guide
suspension
lifting cable
Prior art date
Application number
BR112015002399-1A
Other languages
English (en)
Other versions
BR112015002399A2 (pt
Inventor
Joop Roodenburg
Hendrikus Jacobus Weterings
Original Assignee
Itrec B.V.
Priority date (The priority date is an assumption and is not a legal conclusion. Google has not performed a legal analysis and makes no representation as to the accuracy of the date listed.)
Filing date
Publication date
Application filed by Itrec B.V. filed Critical Itrec B.V.
Publication of BR112015002399A2 publication Critical patent/BR112015002399A2/pt
Publication of BR112015002399B1 publication Critical patent/BR112015002399B1/pt

Links

Images

Classifications

    • BPERFORMING OPERATIONS; TRANSPORTING
    • B66HOISTING; LIFTING; HAULING
    • B66CCRANES; LOAD-ENGAGING ELEMENTS OR DEVICES FOR CRANES, CAPSTANS, WINCHES, OR TACKLES
    • B66C23/00Cranes comprising essentially a beam, boom, or triangular structure acting as a cantilever and mounted for translatory of swinging movements in vertical or horizontal planes or a combination of such movements, e.g. jib-cranes, derricks, tower cranes
    • B66C23/18Cranes comprising essentially a beam, boom, or triangular structure acting as a cantilever and mounted for translatory of swinging movements in vertical or horizontal planes or a combination of such movements, e.g. jib-cranes, derricks, tower cranes specially adapted for use in particular purposes
    • B66C23/36Cranes comprising essentially a beam, boom, or triangular structure acting as a cantilever and mounted for translatory of swinging movements in vertical or horizontal planes or a combination of such movements, e.g. jib-cranes, derricks, tower cranes specially adapted for use in particular purposes mounted on road or rail vehicles; Manually-movable jib-cranes for use in workshops; Floating cranes
    • B66C23/52Floating cranes
    • BPERFORMING OPERATIONS; TRANSPORTING
    • B66HOISTING; LIFTING; HAULING
    • B66CCRANES; LOAD-ENGAGING ELEMENTS OR DEVICES FOR CRANES, CAPSTANS, WINCHES, OR TACKLES
    • B66C13/00Other constructional features or details
    • B66C13/04Auxiliary devices for controlling movements of suspended loads, or preventing cable slack
    • B66C13/08Auxiliary devices for controlling movements of suspended loads, or preventing cable slack for depositing loads in desired attitudes or positions

Landscapes

  • Engineering & Computer Science (AREA)
  • Mechanical Engineering (AREA)
  • Jib Cranes (AREA)

Abstract

NAVIO GUINDASTE, MÉTODO DE ABAIXAMENTO DE UM OBJETO A PARTIR DE UM NAVIO GUINDASTE. A presente invenção se refere a um navio guindaste e um método de abaixamento de um objeto a partir de um tal navio guindaste dentro do mar. O guindaste compreende um pedestal estacionário, um alojamento de guindaste que é adaptado para girar em relação ao pedestal em torno de um eixo geométrico de rotação vertical e uma lança, compreendendo uma extremidade interna que é conectada pivotadamente em torno de um eixo geométrico de pivô horizontal ao alojamento de guindaste. Um dispositivo de içamento de lança se estende entre a lança e o alojamento de guindaste, adaptado para posicionar a lança e atuar o movimento para cima e para baixo da lança., além disso, um dispositivo de suspensão de objeto é provido, ao qual um objeto pode ser conectado, e um conjunto de içamento que compreende um guincho e um cabo de içamento associado, o cabo de içamento se estendendo a partir do guincho, por intermédio de uma roldana de partida na lança, para o dispositivo de suspensão de objeto, de forma que, na atuação do guincho, o dispositivo de suspensão de objeto pode ser elevado e (...).

Description

[001] A presente invenção se refere a um navio guindaste e um método de abaixamento de um objeto a partir de tal navio guindaste dentro do mar, por exemplo, como parte de um procedimento de abaixamento do objeto sobre o fundo do mar, por exemplo, em uma profundidade de 300 metros ou superior. Um navio guindaste da técnica anterior, por exemplo, como descrito no WO 2005123566, da mesma depositante, compreende um casco e um guindaste, em que o guindaste compreende: - um pedestal estacionário, montado em, ou formado integral com, o casco do navio; - um alojamento de guindaste que é adaptado para rodar em relação ao pedestal em torno de um eixo geométrico de rotação vertical, - uma lança, compreendendo uma extremidade interna que é conectada pivotadamente em torno de um eixo geométrico de pivô horizontal ao alojamento de guindaste, permitindo um movimento para cima e para baixo da lança, e compreendendo uma roldana de partida, - um dispositivo de içamento de lança se estendendo entre a lança e o alojamento de guindaste, adaptado para posicionar a lança e atuar o movimento para cima e para baixo da lança, - um dispositivo de suspensão de objeto, ao qual o objeto pode ser conectado, - um conjunto de içamento que compreende um guincho e um cabo de içamento associado, o cabo de içamento se estendendo a partir do guincho, por intermédio de uma roldana de partida na lança, para o dispositivo de suspensão de objeto, de forma que, na atuação do guincho, o dispositivo de suspensão de objeto pode ser elevado e abaixado, em que a porção do cabo de içamento entre a lança e o dispositivo de suspensão de objeto forma uma ou mais partes de cabo de suspensão.
[002] Objetos podem ser abaixados dentro do mar a partir de tal navio guindaste, isto é, abaixados fora de bordo a partir do navio guindaste dentro da água, por exemplo, abaixados sobre o fundo do mar, por exemplo, para uma profundidade de 300 metros ou superior, pelas seguintes etapas: - posicionar o dispositivo de suspensão de objeto acima do objeto, - engatar o objeto pelo dispositivo de suspensão de objeto e atuar o guincho de içamento para elevar o objeto, - posicionar o objeto em uma posição fora de bordo por rotação do alojamento de guindaste e/ou atuação do cabo de içamento de lança, - abaixar o objeto fora de bordo e dentro do mar por atuação do guincho de içamento.
[003] Um tal navio guindaste é comumente conhecido na técnica, e o método de abaixamento de um objeto fora de bordo dentro do mar é comumente aplicado na técnica. O objetivo da presente invenção é o de prover um navio guindaste e método, aperfeiçoados.
[004] Isto é realizado de acordo com um primeiro aspecto da presente invenção por prover o navio guindaste, além disso, com uma guia de cabo de içamento que, em uma posição operacional da mesma, é adaptada para guiar pelo menos uma das partes de cabo de suspensão entre a lança e o dispositivo de suspensão de objeto. Consequentemente, o método de acordo com o primeiro aspecto da presente invenção envolve uma etapa adicional de colocar uma parte de cabo de suspensão do cabo de içamento em engate com a guia de cabo de içamento, preferivelmente quando o objeto é abaixado abaixo do nível do mar, em particular abaixo do casco do navio, e guiar pelo menos uma das partes de cabo de suspensão pela guia de cabo de içamento em sua posição operacional.
[005] Uma vantagem desta guia de uma parte de cabo de suspensão pela guia de cabo de içamento é que o ponto de engate pela guia pode estar próximo ao casco do navio, em particular próximo ao centro de movimento do navio. Como um resultado do estado do mar, o navio se move em torno deste centro de movimento: os assim chamados movimentos de navio induzidos pelo estado do mar. Os movimentos de navio induzidos pelo estado do mar causam com que a lança se mova, e assim a roldana de partida da lança, cuja quantia pode ser de vários metros na direção vertical. Quanto mais próximo a este centro de movimento, tanto menor a extensão de movimentos de navio induzidos pelo estado do mar.
[006] Na técnica anterior, cada parte de cabo de suspensão é suspensa a partir da lança. Um sistema compensador de balanço vertical é comumente provido para compensar os movimentos de navio induzidos pelo estado do mar, que pode assim ter que compensar vários metros. De acordo com o primeiro aspecto da invenção, um ponto de engate está na posição operacional da guia de cabo de içamento, que é entre a lança e o dispositivo de suspensão de objeto. Por meio da provisão deste ponto de engate relativamente próximo ao centro de movimento do navio, a parte de cabo de suspensão é menos influenciada por movimentos de navio induzidos pelo estado do mar. Como um resultado, a compensação que pode ser provida por um compensador de balanço vertical é relativamente reduzida.
[007] Outra vantagem de guiagem de pelo menos uma parte de cabo de suspensão entre a lança e o dispositivo de suspensão de objeto é que o ponto de engate da parte de cabo de suspensão com o navio guindaste é mais baixo. Quanto mais próximo está o ponto de engate ao centro de gravidade, tanto melhor a melhoria da estabilidade do navio guindaste.
[008] O objeto a ser abaixado é assim primeiro engatado, elevado, posicionado e abaixado na fase aérea, e subsequentemente abaixado dentro do mar. Uma vez abaixo da água, isto é referido como a fase submarina. A fase submarina começa então quando o objeto acabou de ser abaixado abaixo da água, e pode demorar até o objeto estar sobre o fundo do mar. A guia de cabo de içamento e seu uso de guiagem de uma parte de cabo de suspensão de acordo com o primeiro aspecto da invenção são vantajosos nesta fase submarina. O engate de parte de cabo de suspensão com a parte de cabo de içamento preferivelmente ocorre quando o objeto é abaixado abaixo do nível do mar, em particular abaixo do casco do navio. O navio guindaste de acordo com ambos os aspectos da presente invenção é particularmente, mas não exclusivamente, para uso em conexão com equipamento de içamento empregado para finalidades no mar, em particular na indústria de petróleo. Atividades submarinas da indústria de petróleo estão sendo realizadas em águas cada vez mais profundas e, consequentemente, a içamento de equipamento e tubos deve ser realizada em uma profundidade muito maior que até agora. Tais profundidades são geralmente em torno de 3000 metros ou superior.
[009] Tais atividades da indústria de petróleo podem incluir o posicionamento de um objeto sobre o fundo do mar a partir de um navio flutuante, operações de içamento e movimentação a partir do fundo do mar, onde uma carga pesada foi previamente deixada ou armazenada a úmido sobre o fundo do mar para ser subsequentemente elevada e movida para um novo local sem ser retirada da água, ou posicionamento de uma porção de extremidade não lançada de um tubo que está sendo lançado sobre o fundo do mar, ou a recuperação para o navio flutuante da extremidade do tubo que está repousando sobre o fundo do mar, em outras palavras, o lançamento, abandono e recuperação de objetos, tais como tubos de transporte de óleo, terminações de extremidade de tubulação (PLETs), tubos coletores e similares, particularmente durante ou no final do processo de lançamento de tais tubos a partir de um navio de lançamento de tubo sobre o fundo do mar. Por exemplo, o objeto é um gabarito submarino a ser instalado sobre o leito do mar. O termo "abandono e recuperação" é frequentemente abreviado como "A&R".
[0010] O navio guindaste de acordo com ambos os aspectos da invenção é usado para operações de içamento e abaixamento no mar, em particular o lançamento de objetos dentro da água. O navio guindaste pode ser um navio monocasco, ou um navio tipo catamaran, ou qualquer outro tipo de navio. É até mesmo concebível que o navio seja, ou possa atuar como uma plataforma no mar. O navio preferivelmente compreende um convés, sobre o qual objetos a serem abaixados ou elevados podem ser posicionados. É também concebível que os objetos a serem abaixados ou elevados sejam posicionados no casco do navio, ou sobre outro navio ou objeto flutuante, que é posicionado adjacente ao navio guindaste, ou até mesmo em terra.
[0011] O conjunto de içamento de acordo com ambos os aspectos da invenção preferivelmente compreende um guincho de águas profundas e um cabo de águas profundas associado, para elevar e abaixar um objeto.
[0012] Preferivelmente, tais guincho e cabo de águas profundas permitem o abaixamento de estruturas submarinas para profundidades de água de pelo menos 1000 metros, mais preferivelmente até 3000 metros.
[0013] Tal guincho de águas profundas e tal cabo de águas profundas podem preferivelmente ser incorporados como um guincho e cabo de abandono e recuperação (A&R). Tal guincho e tal cabo de A&R são usados em operações de lançamento de tubo para sem capazes de abandonar e recuperar uma tubulação previamente lançada. Para tais finalidades, é requerido que o peso total da tubulação previamente lançada seja suspenso a partir de um cabo de A&R.
[0014] O guincho, em particular quando usado para abaixar em águas profundas, pode ser incorporado como um guincho linear, ou um guincho de tração, ou qualquer outro tipo apropriado de guincho. Preferivelmente, os guinchos do conjunto de içamento são instalados fora do alojamento de guindaste, uma vez que eles requerem uma grande capacidade de armazenamento para elevações em ultra profundidades. Preferivelmente, o guincho, e tambor de armazenamento associado ou integrado para o cabo de içamento é posicionado no porão do navio. Preferivelmente, o guincho e o tambor de armazenamento associado ou integrado, em particular um guincho de águas profundas, é posicionado tão baixo quanto possível devido a seu grande peso.
[0015] O cabo de içamento usado no navio guindaste de acordo com ambos os aspectos da invenção pode, como a maioria dos equipamentos de içamento atualmente em uso em navios de construção no mar, empregar um cabo de aço maciço ou cabos de aço como um meio de içamento. Para manipular os objetos envolvidos (250 toneladas ou superior), esses cabos são necessariamente grandes e pesados.
[0016] Alternativamente, cabos de fibra podem ser usados, que podem ser feitos de fibras naturais ou sintéticas, em particular fibras de polímero, que pesam pouco ou nada quando imersos em água. Possivelmente, poliamidas (aramidas) aromáticas são aplicadas, tais como Twaron, Kevlar e Nomex, as quais se degradam termicamente a altas temperaturas e não se fundem. Essas fibras têm forte ligação entre cadeias de polímero, resultando em uma fibra artificial de alto desempenho. O material do cabo pode ser dependente das condições ambientais. É concebível que, em alguns casos, condutores de sinal elétrico, condutores óticos, etc. podem fazer parte do cabo, tais como, por exemplo, em cabos umbilicais.
[0017] De acordo com ambos os aspectos da invenção, um pedestal estacionário é montado em, ou formado integralmente com, o casco do navio guindaste. Em particular, o pedestal é preferivelmente montado no convés do navio, mas é também concebível que o pedestal seja formado integral com uma porção do casco e possivelmente o convés do navio, o que pode melhorar a estabilidade global do guindaste.
[0018] De acordo com ambos os aspectos da invenção, um alojamento de guindaste é provido, que é adaptado para rodar em relação ao pedestal em torno de um eixo geométrico de rotação vertical, por exemplo, por intermédio de um rolamento rotativo. Em uma modalidade possível, a porção inferior do alojamento de guindaste é aparafusada por intermédio de um suporte ou rolamento de rotação ao pedestal. Em uma modalidade possível, de acordo com ambos os aspectos da invenção, o pedestal é incorporado como um mastro fixo, e o alojamento de guindaste é incorporado como a combinação de uma plataforma de rotação giratória suportando a lança e uma cabeça de mastro rotativa no topo do mastro. Assim, tanto uma plataforma rotativa suportando a lança quanto a cabeça de mastro são providas rotativas em relação ao mastro fixo (pedestal) em torno de um eixo geométrico de rotação vertical. O cabo de içamento é permitido que corra a partir da cabeça de mastro ou a plataforma de giro rotativa para a roldana de partida da lança. Também, o cabo de içamento de lança é permitido que corra a partir da cabeça de mastro para a lança principal, para controlar a posição da lança principal. Uma tal construção de mastro proporciona uma característica de segurança inerente; o momento de carga é suportado pelo mastro e não pelos rolamentos de rotação.
[0019] Além disso, de acordo com ambos os aspectos da invenção, o guindaste compreende uma lança, compreendendo uma extremidade interna que é conectada pivotadamente em torno de um eixo geométrico de pivô horizontal ao alojamento de guindaste, permitindo um movimento para cima e para baixo da lança, e compreendendo uma roldana de partida. Como um resultado do movimento de rotação do alojamento de guindaste, a rotação da lança em um plano horizontal é permitida. Preferivelmente, o alojamento de guindaste é permitido que gire sobre 360°, de forma que a lança tem um alcance de 360°, para ter uma grande área de alcance do guindaste desde uma posição acima do convés, de forma que um objeto possa ser engatado, para uma posição acima da água, dentro da qual o objeto pode ser abaixado.
[0020] De acordo com ambos os aspectos da invenção, a lança é rotativa em torno de um eixo geométrico de pivô horizontal com relação ao alojamento de guindaste, permitindo um movimento para cima e para baixo da lança. Este movimento é atuado por um dispositivo de içamento de lança, que é provido a fim de posicionar a lança. O dispositivo de içamento de lança, que pode, por exemplo, compreender um cabo ou a cilindro, se estende entre a lança e o alojamento de guindaste.
[0021] De acordo com ambos os aspectos da invenção, a lança pode compreender uma única lança ou braço de lança. Alternativamente, a lança pode compreender múltiplas seções de lança articuladas.
[0022] Em uma modalidade particular de ambos os aspectos da invenção, a lança é incorporada como uma lança articulada, compreendendo uma lança principal e um braço de lança. A lança principal compreende a extremidade interna da lança, que é conectada pivotadamente em torno de um primeiro eixo geométrico de pivô horizontal ao alojamento de guindaste; a lança principal compreendendo adicionalmente uma área central e uma extremidade externa. A roldana de partida é providoa sobre o braço de lança. O braço de lança compreende uma ponta da lança, e adicionalmente uma área central e uma extremidade interna oposta à ponta. A extremidade interna do braço de lança é conectada pivotadamente em torno de um segundo eixo geométrico de pivô horizontal à extremidade externa da lança principal. Como é característico para um guindaste de lança articulada, a lança se articula na 'articulação'perto do centro, deixando a mesma se dobrar para trás como um dedo, criando assim a assim chamada lança articulada. Isto provê um tamanho compacto para o armazenamento e a manobra. Assim, o braço de lança pode ser pivotado pelo menos entre uma posição estendida, na qual a roldana de partida se estende principalmente à frente da lança principal, e uma posição dobrada, na qual o braço de lança é dobrado para trás ao longo da lança principal.
[0023] O guindaste de lança articulada foi particularmente vantajoso para finalidades marinhas, pois o 'dedo dobrado para trás'do guindaste permite que o guindaste eleve objetos com a roldana de partida do braço de lança próximo ao navio, em particular ao convés do navio. Desta maneira, movimentos do objeto podem ser limitados, pois a roldana de partida do braço de lança pode ser mantida em uma altura limitada acima do convés. Também, quando a força do objeto é introduzida em um ponto inferior do guindaste, a estabilidade do navio é aumentada. Essas características tornam o guindaste seguro e eficiente.
[0024] Para operar a lança articulada, ambas as partes da lança, a lança principal e o braço de lança, são individualmente controladas. O dispositivo de içamento de lança geralmente controla a lança principal. Convencionalmente, cilindros hidráulicos são usados, em particular para guindastes de lança articuladas capazes de içamento de objetos de poucos milhares de quilos até objetos de até 50 toneladas.
[0025] Alternativamente, de acordo com outra invenção da mesma depositante, a fim de posicionar o braço de lança com relação à lança principal, um membro de tensionamento e uma guia de extensão encurvada são providos, o membro de tensionamento se estendendo entre o alojamento de guindaste e uma guia de extensão encurvada, e uma guia de extensão encurvada sendo conectada ao braço de lança e sendo pivotável conjuntamente com o braço de lança em torno do segundo eixo geométrico de pivô, e guiando uma porção do membro de tensionamento, em que um segundo guincho permite variar o comprimento do membro de tensionamento e posicionar assim o braço de lança.
[0026] De acordo com ambos os aspectos da invenção, um dispositivo de suspensão de objeto é provido, ao qual o objeto pode ser conectado. Em geral, o dispositivo compreende um gancho ou similar.
[0027] De acordo com ambos os aspectos da presente invenção, o conjunto de içamento pode compreender múltiplos ramais. Para guiar os ramais do cabo de içamento, o dispositivo de suspensão de objeto preferivelmente compreende pelo menos uma roldana ou polia para guiar o cabo de içamento. Um conjunto de içamento de ramal duplo requer uma única roldana ou polia no dispositivo de suspensão de objeto. Um conjunto de içamento de múltiplos ramais requer blocos opostos nos quais múltiplas roldanas são arranjadas para guiar os ramais do cabo de içamento, preferivelmente provido no dispositivo de suspensão de objeto e na lança, preferivelmente na ponta da lança. Além disso, roldanas ou polias adicionais ou outras guias de cabo podem ser providas para guiar o cabo de içamento a partir do guincho, para a lança.
[0028] Em uma modalidade do primeiro aspecto da invenção, o cabo de içamento é provido como um cabo de ramal único, por exemplo, adaptado para abaixar sobre o fundo do mar, por exemplo, mais que 300 metros de profundidade. Em uma tal modalidade, o cabo de içamento se estende a partir do guincho, por intermédio de uma roldana de partida na lança, para o dispositivo de suspensão de objeto. A porção do cabo de içamento entre a roldana de partida e o dispositivo de suspensão de objeto forma a única parte de cabo de suspensão. A guia de cabo de içamento é, na posição operacional da mesma, adaptada para guiar esta parte de cabo de suspensão.
[0029] Em uma modalidade alternativa do primeiro aspecto da invenção, o cabo de içamento é provido como um cabo de múltiplos ramais compreendendo uma ou mais primeiras partes de cabo de suspensão que se estendem entre o dispositivo de suspensão de objeto e um local radialmente para fora da lança, e uma ou mais segundas partes de cabo de suspensão que se estendem entre o dispositivo de suspensão de objeto e um local radialmente para dentro da lança. Nesta modalidade, a guia de cabo de içamento, na posição operacional da mesma, é adaptada para guiar uma ou mais segundas partes de cabo de suspensão. Em uma modalidade preferida, a uma ou mais roldanas de partida da lança são providas no local radialmente para fora. Um dispositivo de retenção de cabo de içamento é provido na lança, entre a extremidade interna da lança e o local radialmente para fora. O dispositivo de retenção de cabo de içamento pode ser provido com uma ou mais roldanas, ou, alternativamente, um ponto de conexão de extremidade inativa para o cabo de içamento pode ser provido.
[0030] Outra vantagem do primeiro aspecto da invenção é que por meio do engate da uma ou mais segundas partes de cabo de suspensão por meio da guia em um tal arranjo de ramais múltiplos, o ângulo entre a primeira e a segunda partes de cabo de suspensão pode ser aumentado. Este ângulo aumentado entre as partes de cabo de suspensão permite impedir o emaranhamento do cabo de içamento, um fenômeno também conhecido como torção de cabo ou de fios metálicos. Quanto maior o ângulo, tanto melhor a prevenção de emaranhamento.
[0031] Como elucidado acima, é vantajoso que a guia de cabo de içamento, na posição operacional da mesma, e assim o ponto de engate da parte de cabo de suspensão com o navio guindaste, seja provida próxima ao centro de movimento do navio e próxima ao centro de gravidade do navio. As vantagens são significantes, mesmo quando a guia de cabo de içamento é provida a alguma distância a partir do centro de movimento e do centro de gravidade, existe uma área favorável de locais da guia de cabo de içamento. Em uma modalidade possível, em uma posição operacional, a guia de cabo de içamento é posicionada na direção vertical essencialmente entre o eixo geométrico de pivô horizontal da lança e o fundo do casco, e em uma direção transversal ao navio dentro de 5 metros de um lado do casco, e na direção longitudinal ao longo casco do navio.
[0032] Na posição operacional, a guia de cabo de içamento pode ser conectada, por exemplo, ao pedestal do guindaste, ao alojamento de guindaste, ou ao casco do navio, etc. Por exemplo, o navio pode ser provido com um convés, sobre o qual a guia de cabo de içamento é conectada. Possivelmente, mas não necessariamente, a guia de cabo de içamento é posicionada fora do casco na posição operacional, visto na vista superior.
[0033] De acordo com o método do primeiro aspecto da invenção, uma parte de cabo de suspensão deve ser colocada em engate com a guia de cabo de içamento, depois do que a guia de cabo de içamento é adaptada para guiar a pelo menos uma da parte de cabo de suspensão. Possivelmente, a guia de cabo de içamento é incorporada como uma roldana, uma guia de cabo, uma polia, etc. Em uma modalidade possível, a guia de cabo de içamento tem uma configuração aberta permitindo que a pelo menos uma parte de cabo de suspensão seja colocada em engate com a guia de cabo de içamento, configuração aberta esta que também permite a guiagem da pelo menos uma parte de cabo de suspensão de acordo com o primeiro aspecto da presente invenção.
[0034] Em uma modalidade possível, a guia de cabo de içamento é adaptada para se transformar entre uma configuração aberta permitindo que a pelo menos uma parte de cabo de suspensão seja colocada em engate com a guia de cabo de içamento e uma configuração fechada na qual a pelo menos uma parte de cabo de suspensão é guiada pela guia de cabo de içamento e não pode se tornar separada a partir da guia de cabo de içamento.
[0035] Como indicado acima, o método de acordo com o primeiro aspecto da presente invenção envolve a etapa de colocar uma parte de cabo de suspensão do cabo de içamento em engate com a guia de cabo de içamento. Isto pode ser obtido por causar com que a parte de cabo de suspensão se mova na direção para a guia de cabo de içamento, por exemplo, por rotação do guindaste, ou por causar com que a guia de cabo de içamento se mova na direção para a parte de cabo de suspensão, ou uma combinação dos mesmos.
[0036] Um método preferido compreende a etapa de rodar o alojamento de guindaste e/ou de atuar o cabo de içamento de lança para colocar uma parte de cabo de suspensão do cabo de içamento em engate com a guia de cabo de içamento. A rotação do guindaste causa com que a parte de cabo de suspensão realize um movimento rotacional em torno do eixo geométrico de rotação vertical do alojamento de guindaste, resultando em um movimento essencialmente perpendicular ao casco na vizinhança do casco. A atuação do cabo de içamento de lança causa com que a parte de cabo de suspensão realize um movimento radial, na direção para o, e em afastamento a partir do, alojamento de guindaste. Como tal, a parte de cabo de suspensão pode ser levada para qualquer posição dentro da faixa do guindaste.
[0037] A guia de cabo de içamento, de acordo com o primeiro aspecto da presente invenção, é usada em uma posição operacional da mesma durante o abaixamento objetos a partir do navio guindaste, e mais preferivelmente durante o abaixamento no mar do mesmo até o leito do mar, por exemplo, até profundidades acima de 300 metros. Durante outras operações, e, por exemplo, também durante a navegação, pode ser vantajoso mover a guia de cabo de içamento para longe de sua posição operacional. Possivelmente, a guia de cabo de içamento pode ser levada para sua posição operacional pelo guindaste. Meios alternativos para montar a guia de cabo de içamento no navio são também concebíveis.
[0038] Em uma modalidade possível, a guia de cabo de içamento é provida móvel em relação ao casco do navio. É concebível que a guia de cabo de içamento seja móvel entre a posição operacional e uma posição de armazenamento, em que a guia de cabo de içamento pode ser armazenada durante outras operações. Em adição, ou alternativamente, é também concebível que a guia de cabo de içamento, durante a guia de pelo menos uma das partes de cabo de suspensão, é móvel de uma posição operacional para outra posição operacional. Ainda alternativamente, a guia de cabo de içamento pode ser móvel da posição operacional para uma posição não operacional na qual nenhuma parte de cabo de suspensão está sendo guiada. De acordo com um possível método do primeiro aspecto da invenção, em que a guia de cabo de içamento é móvel, a parte de cabo de suspensão é colocada em engate com a guia de cabo de içamento por mover a guia de cabo de içamento para uma posição operacional. Ainda alternativamente, a parte de cabo de suspensão pode ser colocada em engate com a guia de cabo de içamento em uma posição de engate da guia de cabo de içamento, e a guia de cabo de içamento com a parte de suspensão de cabo engatada é subsequentemente permitida que se mova para uma posição operacional. Uma guia de cabo de içamento móvel é em particular vantajosa quando, devido aos movimentos de navio induzidos pelo estado do mar, é difícil para levar a parte de cabo de suspensão exatamente para uma posição operacional da guia de cabo de içamento.
[0039] Em uma modalidade, um acionamento de guia de cabo de içamento é provido, que é adaptado para mover a guia de cabo de içamento para uma posição de engate, remota à posição operacional, e que é também adaptado para mover a guia de cabo de içamento e a parte engatada de cabo de suspensão da posição de engate para uma posição operacional. Um tal acionamento pode permitir translações da guia de cabo de içamento dentro de um plano horizontal, mas, alternativamente, um sofisticado acionamento de guia de cabo de içamento que permita movimentos em todas as direções é também concebível. Possivelmente, o acionamento de guia de cabo de içamento compreende um ou mais cilindros hidráulicos. Alternativamente, o acionamento de guia de cabo de içamento compreende um conjunto de içamento compreendendo um ou mais guinchos e cabos de içamento. Com um tal acionamento de guia de cabo de içamento, a parte de cabo de suspensão pode, em um possível método de acordo com o primeiro aspecto da invenção, ser colocada em engate com a guia de cabo de içamento por: - atuar o acionamento de guia de cabo de içamento para mover a guia de cabo de içamento para uma posição de engate até a guia de cabo de içamento atingir a parte de cabo de suspensão, - engatar a parte de cabo de suspensão com a guia de cabo de içamento, - mover a guia de cabo de içamento e a parte engatada de cabo de suspensão da posição de engate para uma posição operacional.
[0040] Em uma modalidade possível de uma guia de cabo de içamento móvel, a guia de cabo de içamento é conectada a um guincho de guia e um puxador de guia. O guincho de guia compreende uma porção de lança que se estende entre a lança e a guia de cabo de içamento, porção de lança esta que se estende radialmente para fora da parte de cabo de suspensão que está, ou que deve ser, engatada pela guia de cabo de içamento. O puxador de guia se origina a partir da posição operacional da guia de cabo de içamento. Tanto o guincho de guia quanto o puxador de guia podem preferivelmente ser acionados e arriados por atuação dos guinchos associados. De acordo com esta modalidade, por atuação do guincho de guia e o puxador de guia, a guia de cabo de içamento pode se mover entre uma posição adjacente à lança e a posição operacional da guia de cabo de içamento, em que a guia de cabo de içamento é adaptada para guiar uma parte de cabo de suspensão. Em um método possível, antes de engatar o objeto pelo dispositivo de suspensão de objeto, o guincho de guia é atuado para mover a guia de cabo de içamento para uma posição adjacente à lança, e depois que o objeto foi abaixado fora de bordo, o puxador de guia é atuado para mover a guia de cabo de içamento para uma posição operacional, para colocar a parte de cabo de suspensão do cabo de içamento em engate com a guia de cabo de içamento.
[0041] Em uma modalidade alternativa, a guia de cabo de içamento é provida sobre um carro de guia de cabo de içamento engatando sobre uma pista de guia de cabo de içamento que é provida ao longo do casco do navio e que se estende essencialmente paralela ao eixo geométrico longitudinal do navio. Um acionamento de guia de cabo de içamento é adaptado para transladar o carro de guia de cabo de içamento ao longo da pista de guia de cabo de içamento. De acordo com a possível método de acordo com um primeiro aspecto da invenção, o cabo de içamento é colocado em engate com a guia de cabo de içamento por: - rodar o alojamento de guindaste de forma que a parte de cabo de suspensão do cabo de içamento se mova na direção para o casco do navio, até a parte de cabo de suspensão estar adjacente à pista de guia de cabo de içamento, - atuar o acionamento de guia de cabo de içamento para transladar a guia de cabo de içamento até a guia de cabo de içamento atingir a parte de cabo de suspensão, - engatar a parte de cabo de suspensão com a guia de cabo de içamento. Opcionalmente, a guia de cabo de içamento com a parte engatada de cabo de suspensão pode subsequentemente ser permitida que translade ao longo da pista de guia de cabo de içamento. Como tal, a guia de cabo de içamento pode transladar para uma posição operacional, ou possivelmente entre posições operacionais alternativas.
[0042] Em lugar de, ou em adição a uma guia de cabo de içamento móvel, em uma modalidade possível, na vizinhança da guia de cabo de içamento um receptor de cabo de içamento é provido, que é adaptado para receber a parte de cabo de suspensão e permitir que a parte de cabo de suspensão deslize para a guia de cabo de içamento. Um tal receptor de cabo de içamento é em particular vantajoso quando, devido aos movimentos de navio induzidos pelo estado do mar, é difícil levar a parte de cabo de suspensão exatamente para uma posição operacional da guia de cabo de içamento. O receptor permite que a parte de cabo de suspensão seja movida pelo guindaste em uma direção, por exemplo, o movimento rotacional, até a parte de cabo ser paralisada pelo receptor, e por subsequentemente realizando o movimento oposto pelo guindaste, no exemplo, o movimento radial, permitindo assim que a parte de cabo de suspensão seja deslizada na direção para a guia de cabo de içamento. Como tal, o movimento da parte de cabo de suspensão é controlado e levado acuradamente para a guia de cabo de içamento.
[0043] De acordo com um método de acordo com um primeiro aspecto da presente invenção, a parte de cabo de suspensão é colocada em engate com a guia de cabo de içamento por: - prover o receptor de cabo de içamento em uma posição operacional, - rodar o alojamento de guindaste e/ou atuar o cabo de içamento de lança para colocar a parte de cabo de suspensão do cabo de içamento em engate com o receptor de cabo de içamento; - rodar o alojamento de guindaste e/ou atuar o cabo de içamento de lança para permitir que a parte de cabo de suspensão seja deslizada ao longo do receptor de cabo de içamento para a guia de cabo de içamento, engatar a parte de cabo de suspensão com a guia de cabo de içamento.
[0044] Opcionalmente, um acionamento de guia de cabo de içamento e/ou um acionamento de receptor de cabo de içamento podem subsequentemente mover a guia de cabo de içamento com a parte engatada de cabo de suspensão.
[0045] Em uma modalidade possível, o receptor de cabo de içamento se estende em uma direção radial do alojamento de guindaste. Isto é vantajoso quando o receptor de cabo de içamento é adaptado para receber a parte de cabo de suspensão por rotação do alojamento de guindaste, como um resultado do que a parte de cabo de suspensão é girada contra o receptor de cabo de içamento. Uma atuação subsequente do cabo de içamento de lança é suficiente para transladar a parte de cabo de suspensão ao longo do receptor de cabo de içamento.
[0046] Modalidades alternativas, em que o receptor de cabo de içamento compreende um eixo geométrico longitudinal se estendendo em um plano horizontal, por exemplo, essencialmente paralelo ao casco do navio, são também concebíveis. Possivelmente, o receptor de cabo de içamento compreende uma porção em forma de funil, compreendendo uma extremidade larga que é adaptada para receber a parte de cabo de suspensão, e uma extremidade estreita oposta que é provida na vizinhança da guia de cabo de içamento. Quando do abaixamento do objeto, e, por exemplo, também durante a navegação, pode ser vantajoso remover o receptor de cabo de içamento. Possivelmente, o receptor de cabo de içamento pode ser levado para sua posição operacional pelo guindaste. Meios alternativos para instalar e remover o receptor de cabo de içamento são também concebíveis. Em uma modalidade possível, o receptor de cabo de içamento é móvel por um acionamento de receptor de cabo de içamento. É concebível que o receptor de cabo de içamento seja móvel entre uma posição operacional e uma posição de armazenamento, em que o receptor de cabo de içamento pode ser armazenado durante outras operações.
[0047] A presente invenção também se refere a um navio guindaste compreendendo um casco e um guindaste, em que o guindaste compreende: - um pedestal estacionário, montado em, ou formado integralmente com, o casco do navio guindaste; um alojamento de guindaste que é adaptado para rodar em relação ao pedestal em torno de um eixo geométrico de rotação vertical, - uma lança, compreendendo uma extremidade interna que é conectada pivotadamente em torno de um eixo geométrico de pivô horizontal ao alojamento de guindaste, permitindo um movimento para cima e para baixo da lança, e compreendendo uma roldana de partida, - um dispositivo de içamento de lança se estendendo entre a lança e o alojamento de guindaste, adaptado para posicionar a lança e atuar o movimento para cima e para baixo da lança, - um dispositivo de suspensão de objeto, ao qual um objeto pode ser conectado, - um conjunto de içamento que compreende um guincho e um cabo de içamento associado, o cabo de içamento se estendendo a partir do guincho, por intermédio de uma roldana de partida na lança, para o dispositivo de suspensão de objeto, de forma que, na atuação do guincho, o dispositivo de suspensão de objeto pode ser elevado e abaixado, em que a uma ou mais porções do cabo de içamento entre a lança e o dispositivo de suspensão de objeto formam uma ou mais partes de cabo de suspensão, e em que o cabo de içamento é provido como um cabo de múltiplos ramais.
[0048] Tais navios-guindastes são bem conhecidos na técnica. Quando um cabo de içamento de ramais múltiplos é usado, um problema geral é que os ramais do cabo de içamento podem ficar emaranhados, um fenômeno também referido como a torção de cabo ou de fios metálicos. Este problema é solucionado, de acordo com um segundo aspecto da presente invenção, por um dispositivo de retenção de cabo de içamento que é provido na lança. O cabo de içamento compreende uma ou mais primeiras partes de cabo de suspensão que se estendem entre o dispositivo de suspensão de objeto e um local radialmente para fora da lança, e uma ou mais segundas partes de cabo de suspensão que se estendem entre o dispositivo de suspensão de objeto e um local radialmente para dentro, de forma que a primeira e a segunda partes de cabo de suspensão se estendem em formato de V entre si, em um ângulo de preferivelmente entre 20 e 60°.
[0049] É concebível tanto que o dispositivo de retenção de cabo de içamento seja provido no local radialmente para dentro da lança quanto a roldana de partida seja provida no local radialmente para fora, ou vice-versa, isto é, que o dispositivo de retenção de cabo de içamento seja provido no local radialmente para fora da lança e a roldana de partida seja provida no local radialmente para dentro.
[0050] O conjunto de içamento pode compreender dois ramais, resultando em uma única primeira parte de cabo de suspensão e uma única segunda parte de cabo de suspensão. Também quatro ramais são concebíveis, por exemplo, compreendendo 'primeiras partes de cabo de suspensão'paralelas e 'segundas partes de cabo de suspensão'. Configurações alternativas, nas quais, por exemplo, um ramal pode ser considerado a segunda parte de cabo de suspensão, e múltiplos ramais são considerados a primeira parte de cabo de suspensão são também concebíveis.
[0051] De acordo com uma modalidade preferida do segundo aspecto da invenção, o cabo de içamento se estendendo a partir do guincho pode ter uma extremidade inativa ou uma extremidade conectada a outro guincho. É concebível que dois guinchos sejam providos, e que o cabo de içamento se estenda a partir de um guincho, por intermédio da lança, por intermédio do dispositivo de suspensão de objeto, possivelmente por intermédio de uma guia de cabo de içamento, e por intermédio do dispositivo de retenção de cabo de içamento, para o segundo guincho. Alternativamente, o cabo de içamento tem uma extremidade inativa, conectada a um ponto de conexão de extremidade inativa. Este ponto pode ser provido em qualquer lugar na lança, ou no alojamento de guindaste, ou até mesmo no casco ou sobre o convés do navio. Em uma modalidade, o dispositivo de retenção de cabo de içamento pode ser incorporado como o ponto de conexão de extremidade inativa. Como tal, o cabo de içamento se estende a partir do guincho, por intermédio da lança, por intermédio do dispositivo de suspensão de objeto, possivelmente por intermédio de uma guia de cabo de içamento, para o dispositivo de retenção de cabo de içamento, e é conectado ao mesmo.
[0052] De acordo com o segundo aspecto da presente invenção, um dispositivo de retenção de cabo de içamento é provido na lança. O dispositivo de retenção de cabo de içamento permite que a primeira e a segunda partes de cabo de suspensão se estendam em formato de V entre si, em um ângulo de preferivelmente entre 20 e 60°, mas é notado que ângulos de 5-120° são também possíveis.
[0053] Como indicado acima, o dispositivo de retenção de cabo de içamento de acordo com o segundo aspecto da invenção pode em uma certa modalidade ser um ponto de conexão de extremidade inativa. Alternativamente, o dispositivo de retenção de cabo de içamento pode ser uma roldana ou qualquer tipo de guia de cabo de içamento. No caso de um conjunto de lança articulada, o dispositivo de retenção de cabo de içamento é possivelmente provido no segundo eixo geométrico de pivô, entre a lança principal e o braço de lança.
[0054] Em uma modalidade preferida de acordo com o segundo aspecto da invenção, o ângulo entre a primeira e a segunda partes de cabo de suspensão é ajustável, em uma dada posição da extremidade interna da lança e do dispositivo de suspensão de objeto. Evidentemente, o ângulo irá inevitavelmente se alterar no abaixamento ou içamento do dispositivo de suspensão de objeto. Em adição, na atuação do dispositivo de içamento de lança, o ângulo irá inevitavelmente também se alterar. De acordo com a modalidade preferida, é também possível alterar o ângulo, em uma dada posição da extremidade interna da lança (assim sem a rotação da lança) e em uma dada posição do dispositivo de suspensão de objeto, assim sem elevar ou abaixar o objeto. De acordo com modalidades possíveis da presente invenção, as seguintes alternativas para ajustar o ângulo são contempladas: - alteração das posições relativas da roldana de partida e do dispositivo de retenção de cabo de içamento, - provisão de uma guia de cabo de içamento que, em uma posição operacional da mesma, é adaptada para guiar pelo menos uma das segundas partes de cabo de suspensão entre a lança e o dispositivo de suspensão de objeto.
[0055] Em uma modalidade possível de acordo com o primeiro e o segundo aspectos da invenção, o navio guindaste é provido, além disso, com uma guia de cabo de içamento que, em uma posição operacional da mesma, é adaptada para guiar pelo menos uma das segundas partes de cabo de suspensão entre a lança e o dispositivo de suspensão de objeto. Em uma situação engatada, pelo menos uma das segundas partes de cabo de suspensão se estende a partir do dispositivo de suspensão de objeto por intermédio da guia de cabo de içamento para a lança. Assim, em lugar de se estender diretamente para a lança, o cabo é guiado pela guia de cabo de içamento, que é posicionada mais abaixo (vista na direção vertical) que a lança. Como a pelo menos uma das segundas partes de cabo de suspensão agora não mais tem que se estender para a lança, mas é permitida que se estenda para um ponto mais baixo, em termos de altura, o ângulo entre a primeira e a segunda partes de cabo de suspensão será maior.
[0056] A guia de cabo de içamento pode ser provida de forma liberável, de modo que, somente quando objetos são atualmente abaixados dentro da água (profunda), a guia de cabo de içamento é provida. Por exemplo, a guia de cabo de içamento pode ser picotada entre uma posição dobrada para longe e uma posição ativa, na qual ela pode guiar o cabo de içamento.
[0057] Preferivelmente, a guia de cabo de içamento é afixada ao alojamento de guindaste, de forma que, quando a lança, o cabo de içamento e o dispositivo de suspensão de objeto são rodados em torno do eixo geométrico de rotação vertical, a guia de cabo de içamento é girada com eles. Alternativamente, é também concebível que a guia de cabo de içamento seja afixada ao pedestal estacionário, ou até mesmo ao casco do navio. Como tal, rotação não é mais possível, mas isto nem sempre é requerido quando do abaixamento de objetos.
[0058] De acordo com o primeiro e o segundo aspectos da invenção, é concebível que múltiplas guias de cabo de içamento sejam providas em várias posições, por exemplo, conectadas ao casco e ao pedestal.
[0059] Em uma modalidade, na qual uma guia de cabo de içamento é provida, o ângulo entre a primeira e a segunda partes de cabo de suspensão é assim ajustado por permitir que a guia de cabo de içamento engate com a segunda parte de cabo de suspensão, ou vice-versa, e subsequentemente guiando a segunda parte de cabo de suspensão e criando um maior ângulo entre a primeira e a segunda partes de cabo de suspensão.
[0060] É concebível que a guia de cabo de içamento seja permitido engatar a segunda parte de cabo de suspensão por levar a segunda parte de cabo de suspensão para a vizinhança da guia de cabo de içamento.
[0061] Em uma modalidade possível, o guindaste é operável para mover a uma ou mais segundas partes de cabo de suspensão para uma posição na qual a guia de cabo de içamento é capaz de engatar a uma ou mais segundas partes de cabo de suspensão. A lança pode ser girada para uma posição acima da guia de cabo de içamento. Subsequentemente, o cabo de içamento de lança pode ser atuado para permitir que a lança e, assim, o local radialmente para dentro, a partir do qual a segunda parte de cabo de suspensão é suspensa, mova-se para uma posição essencialmente acima da guia de cabo de içamento, posição esta na qual a guia de cabo de içamento é capaz de engatar com a segunda parte de cabo de suspensão. Consequentemente, o dispositivo de içamento de lança é usado para posicionar a lança essencialmente na vertical, levando o dispositivo de retenção de cabo de içamento, para o qual o cabo de içamento se estende, para uma posição essencialmente acima da guia de cabo de içamento, e, como tal, o cabo de içamento para engatar com a guia de cabo de içamento (ou a guia de cabo de içamento a engatar com o cabo de içamento).
[0062] Em particular, no caso de um conjunto de lança articulada, o dispositivo de retenção de cabo de içamento pode possivelmente ser provido no segundo eixo geométrico de pivô, e a roldana de partida no braço de lança. Possivelmente, não somente o cabo de içamento de lança pode ter que ser atuado para levar o dispositivo de retenção de cabo de içamento para uma posição essencialmente acima da guia de cabo de içamento, mas também meios de posicionamento de braço de lança, para posicionar o braço de lança em relação à lança principal.
[0063] É notado que para obter o engate do cabo de içamento com a guia de cabo de içamento, a posição do dispositivo de suspensão de objeto não é alterada, mas a posição da extremidade interna da lança será alterada por atuação do cabo de içamento de lança. Todavia, a posição da extremidade interna da lança pode ser levada de volta para a mesma posição antes da operação de engate, e, como tal, diferentes ângulos entre as porções de cabo de içamento são possíveis em uma dada posição da extremidade interna da lança e do dispositivo de suspensão de objeto, por atuação do cabo de içamento de lança, e possivelmente também pelos meios de posicionamento de braço de lança. Em uma modalidade alternativa, é concebível que a guia de cabo de içamento seja permitida que engate a segunda parte de cabo de suspensão por colocar a guia de cabo de içamento em engate com a segunda parte de cabo de suspensão.
[0064] Isto pode ser obtido, de acordo com uma modalidade possível, em que a guia de cabo de içamento é conectada a um guincho de guia e um puxador de guia, em que o guincho de guia compreende uma porção de lança que se estende entre a lança e a guia de cabo de içamento, porção de lança esta que se estende radialmente para fora da parte de cabo de suspensão que está, ou que deve ser, engatada pela guia de cabo de içamento, e em que o puxador de guia se origina a partir da posição operacional da guia de cabo de içamento, de forma que, por atuação do guincho de guia e o puxador de guia, a guia de cabo de içamento pode se mover entre uma posição adjacente à lança e a posição operacional da guia de cabo de içamento, em que a guia de cabo de içamento é adaptada para guiar uma parte de cabo de suspensão.
[0065] Como indicado acima, o ângulo entre a primeira e a segunda partes de cabo de suspensão pode ser variado de acordo com a presente invenção, alternativamente, por alteração das posições relativas da roldana de partida e do dispositivo de retenção de cabo de içamento,
[0066] De acordo com uma modalidade da presente invenção, isso pode ser obtido pela provisão de um conjunto de lança articulada. Como indicado acima, um conjunto de lança articulada compreende uma lança principal e um braço de lança. O dispositivo de retenção de cabo de içamento é preferivelmente provido no segundo eixo geométrico de pivô, entre a lança principal e o braço de lança. A roldana de partida é provida no braço de lança. A distância na posição no plano horizontal entre a roldana de partida e o dispositivo de retenção de cabo de içamento pode assim ser alterada por alteração da posição rotacional do braço de lança, em relação à lança principal. Evidentemente, a distância absoluta entre roldana de partida e o segundo eixo geométrico de pivô não se alterará, mas a distância, quando vista na direção horizontal, irá se alterar, e, como uma consequência, o ângulo entre a primeira e a segunda porções de cabo de içamento irá variar. Nesta modalidade, o dispositivo de ajuste de ângulo compreende assim meios de posicionamento de braço de lança, para posicionar o braço de lança em relação à lança principal.
[0067] Como indicado acima, o ângulo entre a primeira e a segunda partes de cabo de suspensão pode ser variado, de acordo com a presente invenção, alternativamente, por alteração da posição do dispositivo de retenção de cabo de içamento com relação à roldana de partida. De acordo com uma modalidade possível, de acordo com o segundo aspecto da invenção, o dispositivo de retenção de cabo de içamento é provido sobre um carro que é permitido que se mova ao longo da lança, alterando assim o ângulo entre a primeira e a segunda partes de cabo de suspensão. A invenção pode ser resumida de acordo com uma ou mais das seguintes cláusulas: 1. Navio guindaste para a içamento e abaixamento no mar de objetos, compreendendo um casco e um guindaste, o guindaste compreendendo: - um pedestal estacionário montado em, ou formado integralmente com, o casco do navio; - um alojamento de guindaste que é rotacional em relação ao pedestal em torno de um eixo geométrico de rotação vertical; - um conjunto de lança compreendendo uma extremidade interna e uma ponta, a extremidade interna é conectada pivotadamente em torno de um primeiro eixo geométrico de pivô horizontal ao alojamento de guindaste; - um dispositivo de içamento de lança a fim de posicionar a conjunto de lança, se estendendo entre o conjunto de lança e o alojamento de guindaste; - um dispositivo de suspensão de objeto, ao qual o objeto pode ser conectado; - um conjunto de içamento de múltiplos ramais, que compreende um guincho e um cabo de içamento associado, o cabo de içamento se estendendo a partir do guincho, para a ponta do conjunto de lança, para o dispositivo de suspensão de carga, de forma que, na atuação do guincho, o dispositivo de suspensão de objeto pode ser elevado e abaixado; caracterizado pelo fato de que um dispositivo de retenção de cabo de içamento é provido no conjunto de lança a uma distância a partir da ponta do conjunto de lança, permitindo que o cabo de içamento se estenda a partir do dispositivo de suspensão de objeto para o dispositivo de retenção de cabo de içamento, de forma que uma primeira porção do cabo de içamento se estendendo a partir da ponta do conjunto de lança na direção para o dispositivo de suspensão de objeto e uma segunda porção do cabo de içamento se estendendo para longe a partir do dispositivo de suspensão de objeto na direção para o dispositivo de retenção de cabo de içamento se estendem em formato de V entre si, em um ângulo de preferivelmente entre 20 e 60°.
[0068] 2. Navio guindaste de acordo com a cláusula 1, compreendendo adicionalmente um dispositivo de ajuste de ângulo para ajustar o ângulo entre a primeira e a segunda porções do cabo de içamento em uma dada posição da extremidade interna do conjunto de lança e do dispositivo de suspensão de carga.
[0069] 3. Navio guindaste de acordo com a cláusula 2, em que uma guia de cabo de içamento pode ser provida perto do pedestal do guindaste, preferivelmente afixada ao alojamento de guindaste, e em que o dispositivo de ajuste de ângulo permite que a guia de cabo de içamento engate com a segunda porção do cabo de içamento, de forma que, na situação engatada, a segunda porção do cabo de içamento se estende a partir do dispositivo de suspensão de objeto por intermédio da guia de cabo de içamento para o dispositivo de retenção de cabo de içamento.
[0070] 4. Navio guindaste de acordo com a cláusula 3, em que o dispositivo de ajuste de ângulo compreende o dispositivo de içamento de lança, permitindo que o conjunto de lança, e assim o dispositivo de retenção de cabo de içamento, se movam para uma posição essencialmente acima da guia de cabo de içamento, de forma que a segunda porção do cabo de içamento é adjacente ao pedestal, posição esta na qual a guia de cabo de içamento é capaz de engatar com a segunda porção do cabo de içamento.
[0071] 5. Navio guindaste de acordo com a cláusula 3, em que a guia de cabo de içamento é uma guia de fio metálico, e em que o dispositivo de ajuste de ângulo compreende um guincho de guia de fio metálico que se estende de uma posição próxima à ponta do conjunto de lança, e um puxador de fio metálico de içamento que se estende a partir de uma posição perto do pedestal do guindaste, ambos se estendendo para a guia de fio metálico, de forma que, na atuação do dispositivo de ajuste de ângulo, a posição da guia de fio metálico pode ser variada, e o cabo de içamento pode ser permitido que engate a guia de fio metálico.
[0072] 6. Navio guindaste de acordo com a cláusula 2, em que o dispositivo de retenção de cabo de içamento compreende um carro, e em que o dispositivo de ajuste de ângulo permite que o carro se mova ao longo do conjunto de lança.
[0073] 7. Navio guindaste de acordo com uma ou mais das cláusulas anteriores, em que o conjunto de lança é um conjunto de lança articulada, compreendendo: - uma lança principal compreendendo a extremidade interna que é conectada pivotadamente em torno de um primeiro eixo geométrico de pivô horizontal ao alojamento de guindaste; a lança principal compreendendo adicionalmente uma área central e uma extremidade externa; e - um braço de lança compreendendo a ponta do conjunto de lança, e ainda uma área central e uma extremidade interna oposta à ponta, a extremidade interna da qual é conectada pivotadamente em torno de um segundo eixo geométrico de pivô horizontal à extremidade externa da lança principal; - em que o braço de lança pode ser pivotado pelo menos entre uma posição estendida, na qual a ponta se estende principalmente à frente da lança principal, e uma posição dobrada, na qual o braço de lança é dobrado para trás ao longo da lança principal; em que o dispositivo de retenção de cabo de içamento é provido no segundo eixo geométrico de pivô.
[0074] 8. Navio guindaste de acordo com uma ou mais das cláusulas anteriores, em que o pedestal é incorporado como um mastro fixo, e em que alojamento de guindaste é incorporado como uma plataforma de rotação giratória suportando o conjunto de lança e uma cabeça de mastro rotativa no topo do mastro.
[0075] 9. Navio guindaste de acordo com uma ou mais das cláusulas anteriores, em que o cabo de içamento tem uma extremidade inativa, e em que um dispositivo de retenção de cabo de içamento é incorporado como um ponto de conexão de extremidade inativa, provido no conjunto de lança.
[0076] 10. Navio guindaste de acordo com uma ou mais das cláusulas anteriores, em que o conjunto de içamento de múltiplos ramais é um conjunto de içamento de ramal duplo.
[0077] A invenção será explicada mais detalhadamente com relação aos desenhos anexos, nos quais: as figuras 1A-1H mostram várias etapas de içamento e abaixamento de carga usando uma primeira modalidade de um navio guindaste de acordo com o primeiro e o segundo aspectos da presente invenção; as figuras 2A e 2B mostram etapas de içamento e abaixamento de carga usando uma segunda modalidade de um navio guindaste de acordo com o primeiro e o segundo aspectos da presente invenção; as figuras 3A-3C mostram etapas de içamento e abaixamento de carga usando uma terceira modalidade de um navio guindaste de acordo com o segundo aspecto da presente invenção; as figuras 4A-4C mostram etapas de içamento e abaixamento de carga usando uma quarta modalidade de um navio guindaste de acordo com o segundo aspecto da presente invenção. a figura 5 representa um navio guindaste de acordo com a técnica anterior em uma vista em perspectiva; a figura 6 representa o navio guindaste da figura 5, provido com uma guia de cabo de içamento de acordo com o primeiro aspecto da presente invenção; a figura 7 representa o navio guindaste da figura 5, provido com guias de cabo de içamento, alternativas, de acordo com o primeiro aspecto da presente invenção; a figura 8 representa o navio guindaste da figura 5, provido com ainda uma guia de cabo de içamento, alternativa, de acordo com o primeiro aspecto da presente invenção; a figura 9 representa o navio guindaste da figura 8, provido com uma configuração alternativa de cabo de içamento de acordo com o primeiro e o segundo aspectos da invenção; as figuras 10a-10e representam esquematicamente um pedestal, guia de cabo de içamento e receptor de cabo de içamento de acordo com uma modalidade do primeiro e do segundo aspectos da presente invenção; as figuras 11a-11d representam esquematicamente métodos alternativos de levar uma parte de cabo de suspensão ao engate com uma guia de cabo de içamento de acordo com o primeiro e o segundo aspectos da presente invenção; as figuras 12a e 12b representam esquematicamente ainda métodos alternativos de levar uma parte de cabo de suspensão ao engate com uma guia de cabo de içamento de acordo com o primeiro e o segundo aspectos da presente invenção; a figura 13 representa esquematicamente uma modalidade de uma guia de cabo de içamento de acordo com o primeiro e o segundo aspectos da presente invenção.
[0078] Nas figuras 1A-1H, um navio guindaste 1 é visível de acordo com o primeiro e o segundo aspectos da invenção, compreendendo um casco 2 e um convés 3. No convés 3, um objeto 10 é colocado, que deve ser elevado a partir do convés 3 e subsequentemente abaixado dentro da água, geralmente indicada com a letra W.
[0079] Um pedestal estacionário 5 é montado integral com o casco 2 do navio, e se estende acima do convés 3. Um alojamento de guindaste 6 é montado rotacionalmente em relação ao pedestal 5, em torno de um eixo geométrico de rotação vertical R1. Uma lança 11 é conectada pivotadamente ao alojamento de guindaste 6. Na modalidade mostrada, a lança 11 é um conjunto de lança articulada, compreendendo uma lança principal 12 compreendendo uma extremidade externa, que é conectada pivotadamente em torno do eixo geométrico de pivô R2 ao alojamento de guindaste 6. O conjunto de lança articulada compreende adicionalmente um braço de lança 13 compreendendo uma ponta T da lança 11. A extremidade externa da lança principal 12, oposta à extremidade interna, é conectada pivotadamente em torno de um segundo eixo geométrico de pivô horizontal R3 a uma extremidade interna do braço de lança 13, oposta à ponta T. O braço de lança 13 pode ser pivotado pelo menos entre uma posição estendida, na qual a ponta T se estende principalmente à frente da lança principal 12, como visível nas figuras 1A - 1D, e uma posição dobrada, na qual o braço de lança é dobrado para trás ao longo da lança principal, como é visível na figura 1F.
[0080] A fim de posicionar a lança principal 12 do conjunto de lança articulada, um dispositivo de içamento de lança 14, aqui um cabo de içamento de lança 14, é provido, se estendendo entre o segundo eixo geométrico de pivô R3 do conjunto de lança articulada 11 e o alojamento de guindaste 6, em particular uma porção vertical do alojamento de guindaste 6.
[0081] A fim de posicionar o braço de lança 13 com relação à lança principal 12, na modalidade mostrada, um membro de tensionamento 15 e uma guia de extensão encurvada 16 são providos, o membro de tensionamento 15 se estendendo entre o alojamento de guindaste 6, aqui uma porção central da porção vertical do alojamento de guindaste, e uma guia de extensão encurvada 16. A guia de extensão encurvada 16 é conectada ao braço de lança 13 e pode ser pivotada conjuntamente com o braço de lança em torno do segundo eixo geométrico de pivô R3. A guia de extensão encurvada 16 guia uma porção do membro de tensionamento 15, em que um segundo guincho permite variar o comprimento do membro de tensionamento e posicionar assim o braço de lança.
[0082] Um conjunto de içamento de ramal duplo é provido, compreendendo um guincho 16 provido no casco 2 do navio. A partir do guincho 16, um cabo de içamento 17 se estende através do pedestal 5, do alojamento de guindaste 6, por intermédio de uma roldana S1 e da roldana S2 no segundo eixo geométrico de pivô horizontal R3 para a ponta T da lança, onde o cabo 17 é guiado por uma roldana de partida S3 (figuras 1A-1E, 1G, 1H) ou uma roldana de partida S4 (figura 1F), para um dispositivo de suspensão de objeto 18.
[0083] Na modalidade mostrada, o dispositivo de suspensão de objeto 18 é um gancho, capaz de engatar o objeto 10, compreendendo uma roldana S5 para guiar o cabo de içamento 17. O cabo de içamento 17 compreende uma primeira parte de cabo de suspensão 17a se estendendo entre o dispositivo de suspensão de objeto 18 e as roldanas de partida S3, S4 em um local radialmente para fora da lança, aqui a ponta T.
[0084] De acordo com a presente invenção, um dispositivo de retenção de cabo de içamento H é provido na lança 11, aqui provido em um local radialmente para dentro em relação à roldana de partida S3, S4, provida radialmente externamente. O cabo de içamento 17 compreende assim uma segunda parte de cabo de suspensão 17b se estendendo entre o dispositivo de suspensão de objeto 18 e o dispositivo de retenção de cabo H, de forma que a primeira e a segunda partes de cabo de suspensão 17a, 17b se estendem em formato de V entre si, em um ângulo de preferivelmente entre 20 e 60°. Aqui, o cabo de içamento 17 tem uma extremidade inativa, conectada ao dispositivo de retenção de cabo de içamento H, no segundo eixo geométrico de pivô horizontal R2.
[0085] Como é visível na figura 1B, na atuação do guincho de içamento 16, o objeto 10 pode ser elevado em uma configuração inalterada do alojamento de guindaste e lança. Na figura 1C, o alojamento de guindaste 6 girou em torno do eixo geométrico de rotação R1, para colocar o objeto 10 acima da água W, em que o cabo de içamento pode ser arriado ainda mais para abaixar o objeto, como é visível na figura 1D.
[0086] Na figura 1E, é visível que o ângulo aumentou com relação à posição mostrada na figura 1D, sem alteração da posição da extremidade interna da lança (assim sem uma rotação da lança principal 12) e sem alteração da posição do dispositivo de suspensão de objeto 18. Isto é obtido por atuação do membro de tensionamento 15, e alterando assim a posição do braço de lança 13 em relação à lança principal 12. Isto visualiza assim uma modalidade da invenção, de acordo com a qual o ângulo entre a primeira e a segunda partes de cabo de suspensão é ajustado por posicionamento do braço de lança.
[0087] Na figura 1F, o ângulo diminuiu para um mínimo, mas é agora visível que as operações combinadas dos meios de posicionamento de braço de lança, isto é, o membro de tensionamento 15, e o dispositivo de içamento de lança 14, levaram o dispositivo de retenção de cabo de içamento H para uma posição essencialmente acima de uma guia de cabo de içamento 19, que agora foi colocada em sua posição ativa. Nas figuras 1A-1E, a guia de cabo de içamento não é visível. Pela colocação do dispositivo de retenção de cabo de içamento H acima desta guia de cabo de içamento 19, a segunda porção 17b do cabo de içamento é permitida que engate com a guia de cabo de içamento 19, de forma que, na situação engatada, a segunda porção do cabo de içamento 17B se estende a partir do dispositivo de suspensão de objeto 18 por intermédio da guia de cabo de içamento 19 para o dispositivo de retenção de cabo de içamento H.
[0088] Como tal, uma modalidade alternativa da invenção é visualizada, de acordo com a qual uma guia de cabo de içamento adicional é provida, e em que as operações combinadas dos meios de posicionamento de braço de lança, isto é, o membro de tensionamento 15, e o dispositivo de içamento de lança 14, permitem que a guia de cabo de içamento engate com a segunda porção do cabo de içamento 17b.
[0089] Por meio da comparação das figuras 1E e 1G, é visível que o ângulo é aumentado em uma dada posição da extremidade interna da lança e do dispositivo de suspensão de carga. Para obter este aumento, é notado que a posição do conjunto de lança articulada é alterada por atuação do cabo de içamento de lança e dos meios de posicionamento de braço de lança.
[0090] Subsequentemente, como visível nas figuras 1G e 1H, a lança 11 pode ser levada para qualquer posição desejada, aumentando o ângulo tanto quanto possível para impedir o emaranhamento (torção de cabos).
[0091] Nas figuras 2A e 2B, uma segunda modalidade de um navio guindaste 35 de acordo com o primeiro e o segundo aspectos da presente invenção é mostrada. Somente uma pequena porção do casco 34 e um convés 37 são visíveis.
[0092] Um guindaste de içamento 20 tem uma coluna vertical 21, substancialmente oca, com um pé 22, o qual, neste caso, é fixado ao convés 37 do navio 35. Esta combinação forma o pedestal estacionário do guindaste. Além disso, a coluna 21 tem um topo 23 e uma estrutura de suporte anular 25 se estendendo ao redor da coluna vertical 21, ambos são rotativamente montados na coluna vertical e formam o alojamento de guindaste rotativo.
[0093] O guindaste de içamento 20 tem uma lança 24. A estrutura de suporte anular 25 guia e suporta um membro de conexão de lança 26, de forma que o membro de conexão de lança 26, e, por conseguinte, a lança 24, podem girar em torno da coluna 21.
[0094] O membro de conexão de lança 26 forma um eixo geométrico de pivô substancialmente horizontal, de forma que a lança 24 pode também ser pivotada para cima e para baixo. Está presente pelo menos um motor de acionamento 27 para deslocar o membro de conexão de lança 26 ao longo da estrutura de suporte anular 25. A título de exemplo, a estrutura de suporte anular 25 compreende uma ou mais pistas de guia, que se estendem ao redor da coluna 21 e sobre as quais um componente anular do membro de conexão de lança 26 é suportado por intermédio de rodas de rolamento. O motor de acionamento 27 pode, por exemplo, acionar um pinhão que engata com uma pista denteada ao redor da coluna 21. Para pivotar lança 24 para cima e para baixo, um dispositivo de içamento de lança é provido. Nesta modalidade, o dispositivo de içamento de lança compreende um guincho 30 provido com um cabo de içamento de lança 31, o qual engata na lança 24.
[0095] Além disso, o guindaste de içamento 20 compreende um conjunto de içamento de ramal duplo que compreende um guincho de içamento 35 para elevar e abaixar uma carga 10, com um cabo de içamento associado 36 e um dispositivo de suspensão de carga, aqui um gancho de içamento 33.
[0096] No topo 23 da coluna 21 existe uma guia de cabo de topo 40 provida com um conjunto de polia de cabo 41 para o cabo de içamento de lança 31, e com um conjunto de polia de cabo 42 para o cabo de içamento 36.
[0097] Um ou mais conjuntos de polia de cabo 43 para o cabo de içamento 36 e um conjunto de polia de cabo 44 para o cabo de içamento de lança 31 são arranjados na lança 24.
[0098] Cabo de içamento 36 assim se estende a partir do guincho 35 to uma roldana de partida 45 da lança 24 para o dispositivo de suspensão de objeto 33. É notado que, nesta modalidade, também dentro do escopo da invenção, o cabo de içamento não se estende para a ponta final da lança, mas para uma roldana de partida 45 provida perto da ponta da lança.
[0099] Os guinchos 30 e 35 são, neste caso, dispostos no pé 22 da coluna vertical 21, de forma que o cabo de topo 31 e o cabo de içamento 36 se estendem a partir do guincho associado 30, 35 para cima, através da coluna vertical oca 21 para a guia de cabo de topo 40 e então na direção para as guias de cabo 43, 44 na lança 24.
[00100] A guia de cabo de topo 40 tem uma estrutura de suporte rotativa, por exemplo, com uma ou mais pistas de corrida em torno do topo da coluna 21 e rodas de rolamento, engatando sobre as pistas de corrida, de uma parte estrutural sobre a qual os conjuntos de polia de cabo são montados. Como um resultado, a guia de cabo de topo 40 pode seguir os movimentos de rotação da lança em torno da coluna vertical 21 e adotar substancialmente a mesma posição angular que a lança 24.
[00101] A guia de cabo de topo 40 pode ter um conjunto de motor de acionamento associado, o qual assegura que a guia de cabo de topo 40 siga os movimentos de rotação da lança 24 em torno da coluna 21, mas uma modalidade sem conjunto de motor de acionamento é preferida.
[00102] O guincho de lança 31 e o guincho de içamento 35 são arranjados sobre um suporte de guincho rotativo 50, que é rotativo em torno de um eixo geométrico de rotação substancialmente paralelo com a coluna vertical 21. O suporte de guincho móvel 50, que é montado de maneira móvel com relação à coluna vertical 21. O suporte de guincho 50 é aqui posicionado na estrutura de guindaste vertical, preferivelmente na região do pé 22 abaixo da parte de seção transversal circular da coluna 21, e é mecanicamente desacoplado a partir da guia de cabo de topo 40. O suporte 50 poderia, por exemplo, também ser arranjado no casco do navio abaixo da coluna, por exemplo, o pé poderia ter uma extensão que se estende para dentro do casco.
[00103] No exemplo mostrado, o suporte de guincho 50 é uma plataforma substancialmente circular, que, em sua circunferência, é montada em um rolamento anular 51, com os guinchos 31, 35 arranjados sobre a plataforma. O rolamento anular 51 é, neste caso, de forma que a plataforma pode girar em torno de um eixo geométrico vertical que coincide com o eixo geométrico de rotação da guia de cabo de topo. O rolamento pode ter qualquer projeto apropriado, incluindo carros que correm ao longo de uma pista circular.
[00104] O suporte de guincho rotativo 50 tem um conjunto de motor de acionamento associado 52 para mover o suporte de guincho 50, de uma tal maneira que o suporte de guincho 50 mantenha uma orientação substancialmente constante com relação à lança 24 no caso de movimentos de rotação da lança 24 em torno da coluna vertical 21. A orientação do suporte de guincho 50 com relação à guia de cabo de topo 40 igualmente permanece substancialmente constante, uma vez que seus movimentos são mais uma vez a consequência de movimentos da rotação da lança 24.
[00105] Possivelmente, um guincho adicional de águas profundas (não mostrado) é posicionado abaixo do suporte de guincho móvel 50. Na modalidade mostrada, existe um sensor de ângulo 60 para detectar a posição do membro de conexão de lança 26 com relação à coluna vertical 21, o conjunto de motor de acionamento 52 do suporte de guincho 50 tendo meios de controle associados 53 que estão em contato operacional com o sensor de ângulo 60.
[00106] Os guinchos 31, 35 têm, cada um, um conjunto de motor de acionamento de guincho elétrico (ou eletro-hidráulico), associado, que é disposto sobre o suporte de guincho móvel 50. A energia elétrica requerida é fornecida por geradores dispostos em algum lugar no navio, a uma distância a partir do suporte de guincho móvel 50. Uma ou mais contatos deslizantes (não mostrados) são providos na conexão elétrica entre esses geradores e os conjuntos de motor de acionamento de guincho.
[00107] Em uma variante, que não é mostrada, o suporte de guincho 50 pode girar em torno de um eixo vertical, este eixo sendo provido com um ou mais contatos deslizantes. Em uma tal modalidade, o cabo de águas profundas se estende através do centro de tal eixo.
[00108] De acordo com o segundo aspecto da presente invenção, um dispositivo de retenção de cabo de içamento H é provido na lança 24, em um local radialmente para dentro em relação à roldana de partida 45, radialmente para fora, de forma que uma primeira parte de cabo de suspensão 36a do cabo de içamento se estende a partir da roldana de partida da lança 24 na direção para o dispositivo de suspensão de objeto 33 e uma segunda parte de cabo de suspensão 36b do cabo de içamento se estende para longe a partir do dispositivo de suspensão de objeto 33 na direção para o dispositivo de retenção de cabo de içamento H, em que a primeira e a segunda partes de cabo de suspensão 36a, 36b se estendem em formato de V entre si, em um ângulo de preferivelmente entre 20 e 60°. Isto é visível na figura 2A.
[00109] De acordo com uma modalidade preferida do segundo aspecto da invenção, o ângulo entre a primeira porção 36a e a segunda porção 36b do cabo de içamento, em uma dada posição da extremidade interna da lança 24 e do dispositivo de suspensão de objeto 33, pode ser ajustado.
[00110] Para esta finalidade, uma guia de cabo de içamento 65 é provida, capaz de engatar com a segunda porção 36b do cabo de içamento. A guia de cabo de içamento 65 é conectada a um guincho de guia 66 e um puxador de guia 67, em que o guincho de guia compreende uma porção de lança que se estende entre a lança 24 e a guia de cabo de içamento 65, porção de lança esta que 66 se estende radialmente para fora da segunda parte de cabo de suspensão 36b a ser engatado pela guia de cabo de içamento 65, e em que o puxador de guia 67 se origina a partir da posição operacional da guia de cabo de içamento, aqui a partir da posição perto do pedestal do guindaste, em particular a partir da estrutura de suporte anular. Por atuação do guincho de guia 66 e do puxador de guia 67, a guia de cabo de içamento 65 pode se mover entre uma posição adjacente à lança 24, como é visível na figura 2a, e a posição operacional da guia de cabo de içamento 65, como é visível na figura 2b. Na modalidade mostrada, tanto o guincho de guia 66 quanto o puxador de guia 67 são incorporados como cabos de içamento, que podem ser operados por guinchos (não mostrados). Na figura 2A, o guincho de guia foi atuado para colocar a guia de cabo de içamento 65 perto da ponta da lança. Em particular, o guincho de guia foi acionado para dentro, enquanto o puxador de guia 67 foi permitido que se tornasse frouxo, amplamente sem qualquer tensão sendo aplicada ao mesmo.
[00111] Na figura 2B, o puxador de guia 67 foi acionado para dentro, enquanto a tensão sobre o guincho de guia 66 é essencialmente removida. Como tal, a situação engatada é obtida, como mostrado, em que a segunda porção 36b do cabo de içamento se estende a partir do dispositivo de suspensão de objeto 33 (não visível nesta figura), por intermédio da guia de cabo de içamento 65, que está próximo ao pedestal do guindaste, para o dispositivo de retenção de cabo de içamento H.
[00112] Nas figuras 3A-3C, uma terceira modalidade de um navio guindaste 1100 de acordo com a presente invenção é mostrada. O navio guindaste 1100 compreende um casco 1101 e um convés 1102. Na figura 3a, um objeto 1110 é posicionado sobre o convés 1102, objeto este que deve ser elevado a partir do convés 1102 e abaixado dentro da água W, como é visível na figura 3C. O objeto 1110 é conectado a um dispositivo de suspensão de objeto 1140.
[00113] Sobre o convés 1102, além disso, um guindaste 1120 é provido, compreendendo um pé 1121 montado no convés e uma coluna estacionária 1122 montada no pé. Um rolamento rotativo 1125 e um topo rotativo 1130 formam conjuntamente um alojamento de guindaste que é rotacional em relação ao pedestal em torno de um eixo geométrico de rotação vertical R1. Uma lança 1124 é provida, a lança 1124 tendo uma extremidade interna 1124a que é conectada pivotadamente em torno de um primeiro eixo geométrico de pivô horizontal R2 ao rolamento rotativo 1125. A lança 1124 tem adicionalmente uma ponta 1124b, onde uma roldana de partida 1124c é provida.
[00114] Um dispositivo de içamento de lança é provido para posicionar a lança 1124; na modalidade mostrada compreendendo um cabo de içamento de lança 1135 se estendendo entre a lança 1124, aqui a ponta 1124b da lança, e o alojamento de guindaste, aqui o topo rotativo 1130.
[00115] O guindaste 1120 compreende adicionalmente um conjunto de içamento de múltiplos ramais, que compreende um guincho (não visível) e um cabo de içamento 1136. De acordo com a presente invenção, um dispositivo de retenção de cabo de içamento H é provido na lança 1124 a uma distância a partir da roldana de partida 1124c na lança, permitindo que o cabo de içamento 1136 se estenda a partir do guincho, por intermédio do topo rotativo 1130, para a roldana de partida 1124c na lança, para o dispositivo de suspensão de objeto 1140, e então para o dispositivo de retenção de cabo de içamento H. Como tal, uma primeira porção 1136a do cabo de içamento, se estendendo da roldana de partida 1124c da lança na direção para o dispositivo de suspensão de objeto 1140, e uma segunda porção 1136b do cabo de içamento, se estendendo para longe a partir do dispositivo de suspensão de objeto na direção para o dispositivo de retenção de cabo de içamento H, se estendem em um formato de V entre si, em um ângulo que nas figuras 3a e 3b é muito pequeno.
[00116] De acordo com uma modalidade preferida, o ângulo entre o primeira porção 1136a e a segunda porção 1136b do cabo de içamento, em uma dada posição da extremidade interna da lança 1124 e do dispositivo de suspensão de objeto 1140, pode ser aumentado, como é visível na figura 3c.
[00117] Na modalidade mostrada, este ajuste do ângulo é obtido porque o dispositivo de retenção de cabo de içamento H compreende um carro, que é permitido que se mova ao longo da lança 1124. Por exemplo, um dispositivo motor é provido no carro, ou um guincho e cabo se estendem para o carro, ou qualquer alternativa concebível.
[00118] Nas figuras 4A-4C, etapas de içamento e abaixamento de carga usando uma quarta modalidade de um navio guindaste 200 de acordo com a presente invenção são mostradas. A modalidade lembra fortemente a modalidade das figuras 3A-3C, em que um carro é provido como um dispositivo de retenção de cabo de içamento, mas difere na medida em que uma diferente configuração de guindaste é empregada.
[00119] O navio guindaste 200 compreende um casco 201 e um convés 202. O objeto 210 é conectado a um dispositivo de suspensão de objeto 240.
[00120] Sobre o convés 202, um guindaste 220 é provido, compreendendo um pedestal 221 montado no convés e um alojamento de guindaste 222 que é rotacionalmente em relação ao pedestal 221 em torno de um eixo geométrico de rotação vertical R1.
[00121] Uma lança 224 é provida, a lança 224 tendo uma extremidade interna 224a que é conectada pivotadamente em torno de um primeiro eixo geométrico de pivô horizontal R2 ao alojamento de guindaste 222. A lança 224 tem adicionalmente uma ponta 224b onde a roldana de partida 224c é provida.
[00122] Um dispositivo de içamento de lança é provido para posicionar a lança 224, na modalidade mostrada compreendendo um cabo de içamento de lança 235 se estendendo entre a lança 224, aqui a ponta 224b da lança e o alojamento de guindaste 222, aqui o topo do alojamento de guindaste 222.
[00123] O guindaste 220 compreende adicionalmente um conjunto de içamento de múltiplos ramais que compreende um guincho (não visível) e um cabo de içamento 236. De acordo com o segundo aspecto da presente invenção, um dispositivo de retenção de cabo de içamento H é provido radialmente dentro na lança 224, a uma distância a partir da roldana de partida 224c, radialmente fora da lança, permitindo que o cabo de içamento 236 se estenda a partir do guincho, por intermédio do topo do alojamento de guindaste 222, para a roldana de partida 224c da lança, para o dispositivo de suspensão de objeto 240, e então para o dispositivo de retenção de cabo de içamento H. Como tal, uma primeira parte de cabo de suspensão 236a do cabo de içamento se estendendo a partir da roldana de partida 224c da lança na direção para o dispositivo de suspensão de objeto e uma segunda parte de cabo de suspensão 236b do cabo de içamento se estendendo para longe a partir do dispositivo de suspensão de objeto na direção para o dispositivo de retenção de cabo de içamento H se estendem em um formato de V entre si, em um ângulo que, nas figuras 4a e 4b, é muito pequeno.
[00124] De acordo com uma modalidade preferida do segundo aspecto da invenção, o ângulo entre a primeira parte 236a e a segunda parte de cabo de suspensão 236b, em uma dada posição da extremidade interna da lança 224 e do dispositivo de suspensão de objeto 240, pode ser aumentado, como é visível na figura 4c.
[00125] Na modalidade mostrada, este ajuste do ângulo é obtido porque o dispositivo de retenção de cabo de içamento H compreende um carro, e em que o carro é móvel ao longo da lança 224.
[00126] Na figura 5, um navio guindaste 100, como conhecido da técnica anterior, é mostrado. O navio guindaste 100 compreende um casco 102 e um guindaste 103. O navio guindaste mostrado é um navio monocasco. O guindaste 103 compreende um pedestal estacionário 4, que é montado em, ou formado integralmente com, o casco 102 do navio guindaste 100. O casco pode ser provido com um convés, sobre o qual o pedestal pode ser montado, em uma modalidade. Vantagens construtivas são possíveis quando o pedestal é formado integral com o casco.
[00127] O guindaste 103 compreende um alojamento de guindaste 105 que é adaptado para girar em relação ao pedestal 104 em torno de um eixo geométrico de rotação vertical V. Um ângulo de rotação y fi esquematicamente indicado na figura 1. O guindaste é, além disso, provido com uma lança 108, compreendendo uma extremidade interna 108a que é conectada pivotadamente em torno de um eixo geométrico de pivô horizontal P ao alojamento de guindaste 105, permitindo um movimento para cima e rctc dckzq fc ncp>Co Wo âpiwnq fg rkx» β fi guswgocVkecogpVg kpfkecfq pc figura 1. A lança 108 é provida com uma roldana de partida 108d.
[00128] Um dispositivo de içamento de lança 110 se estende entre a lança 108 e o alojamento de guindaste 105, adaptado para posicionar a lança 108 e atuar o movimento para cima e para baixo da lança.
[00129] É notado que, em uma modalidade alternativa, o pedestal do guindaste é incorporado como um mastro fixo. Nesta modalidade, o alojamento de guindaste é incorporado como uma plataforma de rotação giratória, adaptada para girar em relação ao mastro em torno de um eixo geométrico de rotação vertical, que pivotadamente suporta a extremidade interna da lança, e uma cabeça de mastro rotativa no topo do mastro. O dispositivo de içamento de lança se estende entre a lança e a cabeça de mastro rotativa para atuar o movimento para cima e para baixo da lança.
[00130] O guindaste 103 compreende adicionalmente um dispositivo de suspensão de objeto, aqui incorporado como um gancho 111, ao qual o objeto que deve ser abaixado pode ser conectado. O gancho 111 é suspenso a partir de um cabo de içamento 115 de um conjunto de içamento do guindaste. O conjunto de içamento compreende um guincho, que não é visível, mas preferivelmente provido no pedestal 104 do guindaste ou no interior do casco 102 do navio. O cabo de içamento 115 se estende a partir do guincho, por intermédio de uma roldana 105a no alojamento de guindaste 105 e por intermédio de uma roldana de partida 108d na lança 108, para o gancho 111. A porção do cabo de içamento entre o alojamento de guindaste 105 e a lança é indicada com o número de referência 115a, e a porção do cabo de içamento entre a lança 108 e o dispositivo de suspensão de objeto 111 forma uma parte de cabo de suspensão 115s.
[00131] O navio guindaste da figura 1 é apropriado para abaixar um objeto. O objeto (não mostrado) é preferivelmente transportado pelo navio e posicionado sobre o casco do navio, opcionalmente sobre o convés. O método de abaixamento compreende as seguintes etapas: - posicionar o gancho 111 acima do objeto por rotação do alojamento de guindaste e/ou atuação do cabo de içamento de lança e por atuação do cabo de içamento 115, - engatar o objeto pelo gancho 111 e atuar o guincho de içamento para elevar o objeto, posicionar o objeto em uma posição fora de bordo por rotação do alojamento de guindaste e/ou atuação do cabo de içamento de lança, - abaixar o objeto dentro do mar por atuação do guincho de içamento e, como tal, alongando a parte de cabo de suspensão 115s.
[00132] Nas figuras 6-9, o navio guindaste da figura 1 é mostrado, além disso, provido com uma guia de cabo de içamento de acordo com o primeiro aspecto da presente invenção. A guia de cabo de içamento é mostrada em uma posição operacional da mesma, guiando pelo menos uma das partes de cabo de suspensão 115s entre a lança 108 e o dispositivo de suspensão de objeto 111. Quando o objeto foi abaixado dentro do mar, o objeto e o dispositivo de suspensão de objeto não são mais visíveis nas figuras 6-9. Na posição de operação da guia de cabo de içamento, a guia de cabo de içamento provê um ponto de engate da parte de cabo de suspensão com o navio guindaste, em adição ao engate com a lança. Vantajosamente, o ponto de engate criado pela guia de cabo de içamento de acordo com o primeiro aspecto da presente invenção é mais próximo ao casco do navio, em particular mais próximo ao centro de movimento do navio, reduzindo o efeito dos movimentos de navio induzidos pelo estado do mar, e o ponto de engate é mais abaixo, em particular mais próximo ao centro de gravidade, melhorando assim a estabilidade do navio guindaste.
[00133] Em todas das modalidades das figuras 6-9, a guia de cabo de içamento está em sua posição operacional, guiando pelo menos uma das partes de cabo de suspensão. Todas as guias de cabo de içamento mostradas são posicionadas na direção vertical essencialmente entre o eixo geométrico de pivô horizontal da lança e o fundo do casco, e em uma direção transversal ao navio dentro de 5 metros de um lado do casco, e na direção longitudinal ao longo casco do navio. Em particular, nas figuras 6 e 7, a guia de cabo de içamento é conectada ao casco do navio, e nas figuras 8 e 9 a guia de cabo de içamento é conectada ao pedestal do guindaste. Ainda alternativamente, como é visível na figura 1G, a guia de cabo de içamento é conectada ao alojamento de guindaste. As mesmas partes são indicadas com os mesmos números.
[00134] Na figura 6, uma guia de cabo de içamento móvel 120 é mostrada. A guia de cabo de içamento 120 é provida sobre um carro de guia de cabo de içamento 121 engatando sobre uma pista de guia de cabo de içamento 122 que é provida ao longo do casco 102 do navio e que se estende essencialmente paralela ao eixo geométrico longitudinal L do navio. Um acionamento de guia de cabo de içamento (não visível) é provido para transladar o carro de guia de cabo de içamento 120 ao longo da pista de guia de cabo de içamento 122 em uma direção T. Esta modalidade compreendendo uma guia de cabo de içamento móvel 120 permite que a parte de cabo de suspensão 115s seja colocada em engate com a guia de cabo de içamento 120 pelas seguintes etapas: - rodar o alojamento de guindaste 105 de forma que a parte de cabo de suspensão 115s do cabo de içamento se mova na direção para o casco 102 do navio, até a parte de cabo de suspensão estar adjacente à pista de guia de cabo de içamento 122, - atuar o acionamento de guia de cabo de içamento para transladar a guia de cabo de içamento 120 até a guia de cabo de içamento 120 atingir a parte de cabo de suspensão 115s, - engatar a parte de cabo de suspensão com a guia de cabo de içamento.
[00135] A posição da guia de cabo de içamento 120, como mostrado na figura 6, pode ser uma posição operacional da guia de cabo de içamento, em cuja posição ela é adaptada para guiar a parte de cabo de suspensão 115s. É também concebível que a posição da guia de cabo de içamento 120, como mostrada na figura 6, seja uma posição de engate, remota à posição operacional. O acionamento de guia de cabo de içamento é capaz de mover a guia de cabo de içamento 120 e a parte engatada de cabo de suspensão da posição de engate para uma posição operacional. Ainda alternativamente, é concebível que múltiplas posições operacionais da guia de cabo de içamento 120 existam, em todas das posições a guia de cabo de içamento é adaptada para guiar a parte de cabo de suspensão. Nesta modalidade, o acionamento de guia de cabo de içamento é adaptado para mover a guia de cabo de içamento 120 e a parte engatada de cabo de suspensão de uma posição operacional para outra posição operacional.
[00136] A guia de cabo de içamento 120, como mostrada na figura 6, é do tipo que é adaptado para se transformar entre uma configuração aberta (não mostrada) permitindo que a parte de cabo de suspensão seja colocada em engate com a guia de cabo de içamento 120 e uma configuração fechada (como é visível na figura 6) na qual a parte de cabo de suspensão é guiada pela guia de cabo de içamento 120, e não pode ser removida da guia de cabo de içamento 120.
[00137] Na figura 7, três diferentes modalidades de uma guia de cabo de içamento são mostradas esquematicamente, indicadas como 125', 125" e 125"'. A guia de cabo de içamento 125"é da mesma configuração que a guia de cabo de içamento 120 da figura 6: adaptada para se transformar entre uma configuração aberta e uma configuração fechada. Ainda alternativamente, a guia de cabo de içamento pode ser incorporada como uma roldana, tal como guias de cabo de içamento 125' e 125"'. Neste desenho, não somente múltiplas guias de cabo de içamento são mostradas, mas também múltiplas posições operacionais de uma guia de cabo de içamento. Na figura 7, é visível que a parte de cabo de suspensão 115s é guiada em três diferentes locais. Embora não mostrado, similarmente à modalidade da figura 5, a guia de cabo de içamento 125', 125" ou 125"' pode ser provida sobre um carro de guia de cabo de içamento engatando sobre uma pista de guia de cabo de içamento que é provida ao longo do casco do navio e que se estende essencialmente paralela ao eixo geométrico longitudinal L do navio. Um acionamento de guia de cabo de içamento pode ser provido para transladar o carro de guia de cabo de içamento ao longo da pista de guia de cabo de içamento.
[00138] Nas figuras 8 e 9, ainda um guincho de guia de cabo alternativo 130 é provido sobre o pedestal 104 do guindaste, que é mostrado em uma posição operacional guiando uma parte de cabo de suspensão 115s. Na figura 8, o cabo de içamento é provido como um cabo de ramal único, e a guia de cabo de içamento 130 que guia a parte de cabo de suspensão 115s do cabo de içamento entre a roldana de partida 108d da lança e o dispositivo de suspensão de objeto. Na figura 9, o cabo de içamento é provido como um cabo de múltiplos ramais, o qual parte da lança em um local radialmente para dentro 108i e um local radialmente para fora 108w, o cabo de içamento compreendendo uma primeira parte de cabo de suspensão 115s' se estendendo entre o dispositivo de suspensão de objeto e o local radialmente para fora 108w da lança, e uma ou mais segundas partes de cabo de suspensão 115s se estendendo entre o dispositivo de suspensão de objeto e o local radialmente para dentro 108i. A guia de cabo de içamento 130 guia a segunda parte de cabo de suspensão 115s.
[00139] Em um método possível, a parte de cabo de suspensão 115s do cabo de içamento é colocado em engate com a guia de cabo de içamento 130 por rotação do alojamento de guindaste para uma posição em que a lança se estende acima da guia de cabo de içamento 130, isto é, perpendicular ao eixo geométrico longitudinal L do navio na modalidade mostrada, e subsequentemente atuação do cabo de içamento de lança para mover a lança para cima e mover assim a parte de cabo de suspensão 115s, que deve ser engatada, na direção para o casco do navio, e assim na direção para a guia de cabo de içamento 130. Opcionalmente, a guia de cabo de içamento 130 é também móvel. Como tal, o guindaste pode mover a parte de cabo de suspensão para perto da guia de cabo de içamento, e os movimentos da guia de cabo de içamento permitem que a parte de cabo de suspensão e a parte de cabo de içamento engate, em uma posição de engate. Esta pode ser uma posição operacional, ou, alternativamente, um subsequente movimento opcional da guia de cabo de içamento com a parte engatada de cabo de suspensão pode levar a guia de cabo de içamento para sua posição operacional.
[00140] Nas figuras 10a-10e, uma porção de um navio guindaste de acordo com uma modalidade possível do primeiro aspecto da invenção é esquematicamente mostrada em várias vistas: a partir de cima nas figuras 10a - 10c e a partir do lado nas figuras 10d e 10e. O pedestal 104 é visível, bem como uma porção do casco 102 e água W. Neste navio guindaste, não somente uma guia de cabo de içamento 135 é provida, mas também um receptor de cabo de içamento 140. O receptor de cabo de içamento 140 é provido na vizinhança da guia de cabo de içamento 135, aqui uma distância vertical abaixo da guia de cabo de içamento 140, como é visível na vista lateral da figura 10e. O receptor de cabo de içamento 140 é adaptado para receber a parte de cabo de suspensão (não mostrada). Devido aos movimentos do navio induzidos pelo estado do mar, o local da parte de cabo em suspensão, suspenso a partir da lança na vizinhança do receptor de cabo de içamento 140, pode frequentemente não ser definido mais precisamente que dentro de uma certa faixa circular. Esta faixa, na qual a guia de cabo de suspensão pode ser posicionada pelo guindaste, em particular por rotação do alojamento de guindaste e/ou atuação do cabo de içamento de lança, é indicada com o número de referência 141 na figura 10a. O receptor de cabo de içamento 140, além disso, permite que a parte de cabo de suspensão deslize para a guia de cabo de içamento. Consequentemente, uma vez quando a parte de cabo de suspensão é recebida pelo receptor de cabo de içamento, a parte de cabo de suspensão pode ser movida pelo guindaste, em particular por rotação do alojamento de guindaste e/ou atuação do cabo de içamento de lança, e porque o receptor de cabo de içamento permite que a parte de cabo de suspensão seja deslizada ao longo do receptor de cabo de içamento, a parte de cabo de suspensão pode ser deslizada corretamente para dentro da guia de cabo de içamento.
[00141] O receptor de cabo de içamento 140 compreende uma porção em forma de funil, aqui uma porção triangular, compreendendo uma extremidade larga 140a, que é adaptada para receber a parte de cabo de suspensão, e uma extremidade estreita oposta 140b na direção para a parte de cabo de suspensão pode ser deslizada na direção para a guia de cabo de içamento 135.
[00142] Na modalidade mostrada, tanto a guia de cabo de içamento 135 quanto o receptor de cabo de içamento 140 são providos móveis. Nas figuras 10c e 10d, o receptor de cabo de içamento 140 é mostrado em uma posição de armazenamento, na qual o receptor de cabo de içamento é armazenado dentro do casco 102 do navio. O receptor de cabo de içamento 140 é móvel por um acionamento de receptor de cabo de içamento, não mostrado em detalhe. O acionamento permite que o receptor de cabo de içamento 140 seja levado para uma posição na qual o receptor de cabo de içamento se estende radialmente para fora com relação ao eixo geométrico de rotação vertical V do alojamento de guindaste.
[00143] A guia de cabo de içamento 135 é também móvel entre uma posição de armazenamento, visível na figura 10d, e a posição operacional, visível na figura 10a, em particular a posição indicada com o número de referência 135'.
[00144] Esta configuração permite que o seguinte procedimento coloque a parte de cabo de suspensão em engate com a guia de cabo de içamento: - prover o receptor de cabo de içamento 140 em uma posição operacional, isto é, a partir da posição da figura 10c para a posição da figura 10b; - rodar o alojamento de guindaste e/ou atuar o cabo de içamento de lança para colocar a parte de cabo de suspensão do cabo de içamento em engate com o receptor de cabo de içamento, isto é, levar o círculo 141 para a extremidade larga 140a do receptor de cabo de içamento; - atuar o cabo de içamento de lança para deslizar a parte de cabo de suspensão ao longo do receptor de cabo de içamento para a extremidade estreita 140b do receptor de cabo de içamento, - prover a guia de cabo de içamento 135 para a posição de operação, radialmente fora da extremidade estreita 140b do receptor de cabo de içamento, - engatar a parte de cabo de suspensão com a guia de cabo de içamento 135.
[00145] Nas figuras 11a-11d, vários métodos de colocar a parte de cabo de suspensão 151 do cabo de içamento em engate com uma guia de cabo de içamento 152 são esquematicamente indicados. A situação é sempre mostrada a partir de uma vista superior, na qual o pedestal do guindaste 104 é visível com o eixo geométrico de rotação vertical do alojamento de guindaste V. A rotação do guindaste é indicada com uma seta 150. Além disso, uma porção do casco 102 é visível e a água W. O movimento translacional da parte de cabo de suspensão, que é obtido por pivotamento da lança para cima e para baixo, é indicado com setas 155.
[00146] Nas figuras 11a e 11b, um receptor de cabo de içamento 153 é provido, tendo um eixo geométrico longitudinal se estendendo essencialmente ao longo do casco 102 do navio. A parte de cabo suspensa 151 é colocada em engate com o receptor de cabo de içamento 153 por movimento de rotação 150. Subsequentemente, a parte de cabo suspensa é permitida que deslize ao longo do receptor de cabo de içamento 153 na direção 155 por pivotamento da lança, para entrar em engate com a guia de cabo de içamento 152, provida estacionária. Nas figuras 11a e 11b, as direções 155 são opostamente orientadas.
[00147] Na figura 11c, um receptor de cabo de içamento 153'é provido, tendo um eixo geométrico longitudinal se estendendo essencialmente perpendicular ao casco 102 do navio. A parte de cabo suspensa 151 é colocada em engate com o receptor de cabo de içamento 153' por movimento de rotação 150, e a parte de cabo suspensa é subsequentemente permitida que deslize ao longo do receptor de cabo de içamento 153', para entrar em engate com uma guia de cabo de içamento 152, provida estacionária (não mostrada em detalhe).
[00148] Na figura 11d, um receptor de cabo de içamento 153"é provido, tendo um eixo geométrico longitudinal se estendendo essencialmente ao longo do casco 102 do navio, similar à modalidade da figura 11b. A parte de cabo suspensa 151 é levada para dentro da área de alcance do receptor de cabo de içamento 153" por movimento de rotação 150. Subsequentemente, a parte de cabo suspensa é permitida na direção para o receptor de cabo de içamento, para ser recebida pelo receptor e subsequentemente deslizar ao longo do receptor de cabo de içamento 153 na direção 155 por pivotamento da lança. Como tal, a parte de cabo suspensa é levada para uma conhecida posição no receptor de cabo de içamento 153". Na modalidade mostrada, a guia de cabo de içamento 152 é móvel em uma direção 154 na direção para uma posição da parte de cabo suspensa no receptor de cabo de içamento 153".
[00149] Nas figuras 12a e 12b, modalidades alternativas de uma guia de cabo de içamento 160 e 160', respectivamente, são mostradas, em combinação com as modalidades alternativas de um receptor de cabo de içamento 165 e 165', respectivamente. A parte de cabo de suspensão 166 é movida pelo guindaste para entrar em contato com um receptor de cabo de içamento, e deslizada pelo receptor de cabo de içamento na direção para a guia de cabo de içamento. Para impedir que a parte de cabo suspensa desengate da guia de cabo de içamento, a parte de cabo suspensa é preferivelmente engatada em todas as direções. Na figura 12a, isto é realizado pelo fato de que a parte de cabo suspensa 166, em uma posição operacional da guia de cabo de içamento 160, é engatada tanto pelo receptor de cabo de içamento 165 quanto pela guia de cabo de içamento 160. Na figura 12b, isto é realizado pelo fato de que a parte de cabo suspensa 166 é guiada pela guia de cabo de içamento 16' em uma posição operacional da mesma em uma configuração fechada, na qual a parte de cabo de suspensão não pode ser removida da guia de cabo de içamento.
[00150] Na figura 13, uma seção transversal esquemática de um tal receptor de cabo de içamento 160' da figura 12b é visível.

Claims (23)

1. Navio guindaste (1) compreendendo um casco (2) e um guindaste, em que o guindaste compreende: - um pedestal estacionário (5), montado em, ou formado integralmente com o casco (2) do navio guindaste; - um alojamento de guindaste (6) que é adaptado para girar em relação ao pedestal em torno de um eixo geométrico de rotação vertical (R1), - uma lança (11), compreendendo uma extremidade interna que é conectada pivotadamente em torno de um eixo geométrico de pivô horizontal (R2) ao alojamento de guindaste (6), permitindo um movimento para cima e para baixo da lança (11), e compreendendo uma roldana de partida (S3; S4), - um dispositivo de içamento (14) de lança (11) se estendendo entre a lança (11) e o alojamento de guindaste (6), adaptado para posicionar a lança (11) e atuar o movimento para cima e para baixo da lança (11), - um dispositivo de suspensão de objeto (18), ao qual um objeto (10) pode ser conectado, - um conjunto de içamento que compreende um guincho (16) e um cabo de içamento associado (17), o cabo de içamento se estendendo a partir do guincho (16), por intermédio de uma roldana de partida (S3; S4) na lança (11), para o dispositivo de suspensão de objeto (18), de forma que, na atuação do guincho (16), o dispositivo de suspensão de objeto (18) pode ser elevado e abaixado, em que a uma ou mais porções do cabo de içamento entre a lança (11) e o dispositivo de suspensão de objeto (18) formam uma ou mais partes de cabo de suspensão, caracterizadopelo fato de que o navio guindaste é provido, além disso, com uma guia de cabo (19) de içamento que, em uma posição operacional da mesma, é adaptada para guiar pelo menos uma das partes de cabo (17b) de suspensão entre a lança (11) e o dispositivo de suspensão de objeto (18); em que, na posição operacional, a guia de cabo (19) de içamento é conectada ao pedestal do guindaste, ao alojamento de guindaste (6) ou ao casco (2) do navio; e em que, na posição operacional, a guia de cabo (19) de içamento é posicionado em uma direção transversal ao navio dentro de 5 metros de um lado do casco (2).
2. Navio guindaste (1) de acordo com a reivindicação 1, caracterizado pelo fato de que o cabo de içamento é provido como um cabo de ramal único, e em que a guia de cabo (19) de içamento, na posição operacional da mesma, é adaptada para guiar a parte de cabo de suspensão do cabo de içamento entre a roldana de partida (S3; S4) da lança (11) e o dispositivo de suspensão de objeto (18).
3. Navio guindaste (1) de acordo com a reivindicação 1, caracterizado pelo fato de que o cabo de içamento é provido como um cabo de múltiplos ramais compreendendo uma ou mais primeiras partes de cabo (17b) de suspensão que se estendem entre o dispositivo de suspensão de objeto (18) e um local radialmente para fora da lança (11), e uma ou mais segundas partes de cabo (17b) de suspensão que se estendem entre o dispositivo de suspensão de objeto (18) e um local radialmente para dentro da lança (11), em que a guia de cabo (19) de içamento, na posição operacional da mesma, é adaptada para guiar uma ou mais segundas partes de cabo (17b) de suspensão.
4. Navio guindaste (1) de acordo com a reivindicação 1, caracterizado pelo fato de que, na posição operacional, a guia de cabo (19) de içamento é posicionada na direção vertical essencialmente entre o eixo geométrico de pivô horizontal (R2) da lança (11) e o fundo do casco (2), e na direção longitudinal ao longo casco (2) do navio.
5. Navio guindaste (1) de acordo com a reivindicação 1, caracterizado pelo fato de que a guia de cabo (19) de içamento é adaptada para se transformar entre uma configuração aberta permitindo que a pelo menos uma parte de cabo de suspensão seja colocada em engate com a guia de cabo (19) de içamento e uma configuração fechada na qual a pelo menos uma parte de cabo de suspensão é guiada pela guia de cabo (19) de içamento, e não pode ser removida da guia de cabo (19) de içamento.
6. Navio guindaste (1) de acordo com a reivindicação 1, caracterizado pelo fato de que a guia de cabo (19) de içamento é móvel em relação ao casco (2) do navio.
7. Navio guindaste (1) de acordo com a reivindicação 6, caracterizado pelo fato de que compreende adicionalmente um acionamento de guia de cabo (19) de içamento, que é adaptado para mover a guia de cabo (19) de içamento para uma posição de engate, remota à posição operacional, e que é também adaptado para mover a guia de cabo (19) de içamento e a parte engatada de cabo de suspensão da posição de engate para uma posição operacional.
8. Navio guindaste (1) de acordo com qualquer uma das reivindicações 6 ou 7, caracterizado pelo fato de que a guia de cabo (19) de içamento é conectada a um guincho (16) de guia e um puxador de guia (67), em que o guincho (16) de guia compreende uma porção de lança (11) que se estende entre a lança (11) e a guia de cabo (19) de içamento, porção de lança (11) esta que se estende radialmente para fora da parte de cabo de suspensão que está, ou que deve ser, engatada pela guia de cabo (19) de içamento, e em que o puxador de guia (67) se origina a partir da posição operacional da guia de cabo (19) de içamento, de forma que, por atuação do guincho (16) de guia e o puxador de guia (67), a guia de cabo (19) de içamento pode se mover entre uma posição adjacente à lança (11) e a posição operacional da guia de cabo (19) de içamento, em que a guia de cabo (19) de içamento é adaptada para guiar uma parte de cabo de suspensão.
9. Navio guindaste (1) de acordo com qualquer uma das reivindicações 6 ou 7, caracterizado pelo fato de que a guia de cabo (19) de içamento é provida sobre um carro de guia de cabo (121) de içamento engatando sobre uma pista de guia de cabo (122) de içamento que é provida ao longo do casco (2) do navio e que se estende essencialmente paralela ao eixo geométrico longitudinal do navio, em que um acionamento de guia de cabo (19) de içamento é adaptado papara transladar o carro de guia de cabo (121) de içamento ao longo da pista de guia de cabo (122) de içamento.
10. Navio guindaste (1) de acordo com a reivindicação 1, caracterizado pelo fato de que, na vizinhança da guia de cabo (19) de içamento, um receptor de cabo de içamento (140) é provido, que é adaptado para receber a parte de cabo de suspensão e permitir que a parte de cabo de suspensão deslize para a guia de cabo (19) de içamento.
11. Navio guindaste (1) de acordo com a reivindicação 10, caracterizado pelo fato de que o receptor de cabo de içamento (140) compreende uma porção em forma de funil, compreendendo uma extremidade larga que é adaptada para receber a parte de cabo de suspensão, e uma extremidade estreita oposta que é provida na vizinhança da guia de cabo (19) de içamento.
12. Navio guindaste (1) de acordo com qualquer uma das reivindicações 10 ou 11, caracterizado pelo fato de que o receptor de cabo de içamento (140) se estende radialmente com relação ao eixo geométrico de rotação vertical (R1) do alojamento de guindaste (6).
13. Navio guindaste (1) de acordo com qualquer uma das reivindicações 10 a 12, caracterizado pelo fato de que o receptor de cabo de içamento (140) é móvel por um acionamento de receptor de cabo de içamento (140).
14. Método de abaixamento de um objeto (10) a partir de um navio guindaste dentro do mar, o navio guindaste compreendendo um casco (2) e um guindaste, em que o guindaste compreende: - um pedestal estacionário (5), montado em, ou formado integralmente com o casco (2) do navio; - um alojamento de guindaste (6) que é adaptado para girar em relação ao pedestal em torno de um eixo geométrico de rotação vertical (R1), - uma lança (11), compreendendo uma extremidade interna que é conectada pivotadamente em torno de um eixo geométrico de pivô horizontal (R2) ao alojamento de guindaste (6), permitindo um movimento para cima e para baixo da lança (11), e compreendendo uma roldana de partida (S3; S4), - um dispositivo de içamento (14) de lança (11) se estendendo entre a lança (11) e o alojamento de guindaste (6), adaptado para posicionar a lança (11) e atuar o movimento para cima e para baixo da lança (11), - um dispositivo de suspensão de objeto (18), ao qual o objeto (10) pode ser conectado, - um conjunto de içamento que compreende um guincho (16) e um cabo de içamento associado (17), o cabo de içamento se estendendo a partir do guincho (16), por intermédio de uma roldana de partida (S3; S4) na lança (11), para o dispositivo de suspensão de objeto (18), de forma que, na atuação do guincho (16), o dispositivo de suspensão de objeto (18) pode ser elevado e abaixado, em que a porção do cabo de içamento entre a lança (11) e o dispositivo de suspensão de objeto (18) forma uma ou mais partes de cabo (17b) de suspensão, em que o navio guindaste é provido, além disso, com uma guia de cabo (19) de içamento que, em uma posição operacional da mesma, é adaptada para guiar pelo menos uma das partes de cabo (17b) de suspensão entre a lança (11) e o dispositivo de suspensão de objeto (18), caracterizado pelo fato de que o método compreende as seguintes etapas: - posicionar o dispositivo de suspensão de objeto (18) acima do objeto (10), - engatar o objeto (10) pelo dispositivo de suspensão de objeto (18) e atuar o guincho (16) de içamento para elevar o objeto (10), - posicionar o objeto (10) em uma posição fora de bordo por rotação do alojamento de guindaste (6) e/ou atuação do cabo de içamento de lança (11), - abaixar o objeto (10) dentro do mar por atuação do guincho (16) de içamento, - colocar uma parte de cabo de suspensão do cabo de içamento em engate com a guia de cabo (19) de içamento, preferivelmente quando o objeto (10) é abaixado abaixo do nível do mar, em particular abaixo do casco (2) do navio, - guiar pelo menos uma das partes de cabo (17b) de suspensão pela guia de cabo (19) de içamento em sua posição operacional; em que, na posição operacional, a guia de cabo (19) de içamento é conectada ao pedestal do guindaste, ao alojamento de guindaste (6) ou ao casco (2) do navio; e em que, na posição operacional, a guia de cabo (19) de içamento é posicionado em uma direção transversal ao navio dentro de 5 metros de um lado do casco (2).
15. Método de acordo com a reivindicação 14, caracterizado pelo fato de que compreende a etapa de rodar o alojamento de guindaste (6) e/ou atuar o cabo de içamento de lança (11) para colocar a parte de cabo de suspensão do cabo de içamento em engate com a guia de cabo (19) de içamento.
16. Método de acordo com qualquer uma das reivindicações 14 ou 15, caracterizado pelo fato de que a guia de cabo (19) de içamento é móvel e em que a parte de cabo de suspensão é colocada em engate com a guia de cabo (19) de içamento por mover a guia de cabo (19) de içamento.
17. Método de acordo com qualquer uma das reivindicações 14 a 16, caracterizado pelo fato de que compreende adicionalmente um acionamento de guia de cabo (19) de içamento, que é adaptado para mover a guia de cabo (19) de içamento para uma posição de engate, remota à posição operacional, e que é também adaptado para mover a guia de cabo (19) de içamento e a parte engatada de cabo de suspensão da posição de engate para uma posição operacional, em que a parte de cabo de suspensão é colocada em engate com a guia de cabo (19) de içamento por: - atuar o acionamento de guia de cabo (19) de içamento para mover a guia de cabo (19) de içamento para uma posição de engate até a guia de cabo (19) de içamento atingir a parte de cabo de suspensão, - engatar a parte de cabo de suspensão com a guia de cabo (19) de içamento, mover a guia de cabo (19) de içamento e a parte engatada de cabo de suspensão da posição de engate para uma posição operacional.
18. Método de acordo com qualquer uma das reivindicações 14 a 16, caracterizado pelo fato de que a guia de cabo (19) de içamento é conectada a um guincho (16) de guia e um puxador de guia (67), em que o guincho (16) de guia compreende uma porção de lança (11) que se estende entre a lança (11) e a guia de cabo (19) de içamento, porção de lança (11) esta que se estende radialmente para fora da parte de cabo de suspensão que está, ou que deve ser, engatada pela guia de cabo (19) de içamento, e em que o puxador de guia (67) se origina a partir da posição operacional da guia de cabo (19) de içamento, em que, antes do engate do objeto (10) pelo dispositivo de suspensão de objeto (18), o guincho (16) de guia é atuado para mover a guia de cabo (19) de içamento para uma posição adjacente à lança (11), e em que, depois que o objeto (10) foi abaixado dentro do mar, o puxador de guia (67) é atuado para mover a guia de cabo (19) de içamento para uma posição operacional, para colocar a parte de cabo de suspensão do cabo de içamento em engate com a guia de cabo (19) de içamento.
19. Método de acordo com qualquer uma das reivindicações 14 a 16, caracterizado pelo fato de que a guia de cabo (19) de içamento é provida sobre um carro de guia de cabo (121) de içamento engatando sobre uma pista de guia de cabo (122) de içamento que é provida ao longo do casco (2) do navio e que se estende essencialmente paralela ao eixo geométrico longitudinal do navio, em que um acionamento de guia de cabo (19) de içamento é adaptado papara transladar o carro de guia de cabo (121) de içamento ao longo da pista de guia de cabo (122) de içamento, e em que o cabo de içamento é colocado em engate com a guia de cabo (19) de içamento por: - rodar o alojamento de guindaste (6) de forma que a parte de cabo de suspensão do cabo de içamento se mova na direção para o casco (2) do navio, até a parte de cabo de suspensão estar adjacente à pista de guia de cabo (122) de içamento, - atuar o acionamento de guia de cabo (19) de içamento para transladar a guia de cabo (19) de içamento até a guia de cabo (19) de içamento atingir a parte de cabo de suspensão, - engatar a parte de cabo de suspensão com a guia de cabo (19) de içamento.
20. Método de acordo com qualquer uma das reivindicações 14 a 19, caracterizado pelo fato de que, na vizinhança da guia de cabo (19) de içamento, um receptor de cabo de içamento (140) alongado é provido o qual é adaptado para receber a parte de cabo de suspensão e permitir que a parte de cabo de suspensão deslize para a guia de cabo (19) de içamento, em que a parte de cabo de suspensão é colocada em engate com a guia de cabo (19) de içamento por: - prover o receptor de cabo de içamento (140) em uma posição operacional, - rodar o alojamento de guindaste (6) e/ou atuar o cabo de içamento de lança (11) para colocar a parte de cabo de suspensão do cabo de içamento em engate com o receptor de cabo de içamento (140), - rodar o alojamento de guindaste (6) e/ou atuação do cabo de içamento de lança (11) para deslizar a parte de cabo de suspensão ao longo do receptor de cabo de içamento (140) para a guia de cabo (19) de içamento, - engatar a parte de cabo de suspensão com a guia de cabo (19) de içamento.
21. Método de abaixamento de um objeto (10) a partir de um navio guindaste dentro do mar, onde uso é feito de um navio guindaste como definido em qualquer uma das reivindicações 1 a 13, o método caracterizadopelo fato de que compreende as seguintes etapas: - posicionar o dispositivo de suspensão de objeto (18) acima do objeto (10), - engatar o objeto (10) pelo dispositivo de suspensão de objeto (18) e atuar o guincho (16) de içamento para elevar o objeto (10), - posicionar o objeto (10) em uma posição fora de bordo por rotação do alojamento de guindaste (6) e/ou atuação do cabo de içamento de lança (11), abaixar o objeto (10) dentro do mar por atuação do guincho (16) de içamento, - aumentar o ângulo entre a primeira e a segunda partes de cabo (17b) de suspensão.
22. Método de acordo com a reivindicação 21, caracterizadopelo fato de que o ângulo entre a primeira e a segunda partes de cabo (17b) de suspensão é aumentado por colocar uma parte de cabo de suspensão do cabo de içamento em engate com a guia de cabo (19) de içamento, preferivelmente quando o objeto (10) é abaixado abaixo do nível do mar, em particular abaixo do casco (2) do navio, e subsequentemente guiar pelo menos uma das partes de cabo (17b) de suspensão pela guia de cabo (19) de içamento em sua posição operacional.
23. Método de acordo com a reivindicação 21, caracterizadopelo fato de que o ângulo entre a primeira e a segunda partes de cabo (17b) de suspensão é aumentado por mover o carro ao longo da lança (11).
BR112015002399-1A 2012-08-06 2013-08-02 navio guindaste, método de abaixamento de um objeto a partir de um navio guindaste BR112015002399B1 (pt)

Applications Claiming Priority (5)

Application Number Priority Date Filing Date Title
NL2009287 2012-08-06
NL2009287 2012-08-06
NL2010721 2013-04-26
NL2010721 2013-04-26
PCT/NL2013/050576 WO2014025253A1 (en) 2012-08-06 2013-08-02 Crane vessel

Publications (2)

Publication Number Publication Date
BR112015002399A2 BR112015002399A2 (pt) 2017-07-04
BR112015002399B1 true BR112015002399B1 (pt) 2021-07-06

Family

ID=48953431

Family Applications (1)

Application Number Title Priority Date Filing Date
BR112015002399-1A BR112015002399B1 (pt) 2012-08-06 2013-08-02 navio guindaste, método de abaixamento de um objeto a partir de um navio guindaste

Country Status (8)

Country Link
US (1) US10221050B2 (pt)
EP (2) EP2879984B1 (pt)
KR (1) KR102051366B1 (pt)
CN (2) CN104520226B (pt)
BR (1) BR112015002399B1 (pt)
MX (1) MX2015001468A (pt)
NO (1) NO2879984T3 (pt)
WO (1) WO2014025253A1 (pt)

Families Citing this family (25)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
NL2012074C2 (en) 2014-01-10 2015-07-13 Itrec Bv Double jib slewing pedestal crane.
EP2924278B1 (en) * 2014-03-26 2018-08-08 Areva Wind GmbH Tool for handling a long and heavy object
EP3072844B1 (en) * 2015-03-27 2018-08-01 National Oilwell Varco Norway AS Offshore lifting crane
NL2014579B1 (en) 2015-04-02 2017-01-13 Itrec Bv Pedestal crane assembly and hoist block storage and exchange device.
NL2015896B1 (en) * 2015-12-02 2017-06-28 Itrec Bv Mast crane and offshore vessel.
EP3252000B1 (en) * 2016-06-02 2019-12-18 National Oilwell Varco Norway AS In-line spooling device for compensating fleet angle
DK3472092T3 (da) * 2016-06-15 2024-01-22 Itrec Bv Kran til vindturbinebladanordning, skib, hejsemetode og en montagemetode
ES2665004B1 (es) * 2016-10-24 2019-01-29 Gamesa Innovation & Technology S L Grua de una turbina eólica
NL2017776B1 (en) 2016-11-11 2018-05-24 Itrec Bv Marine crane vessel and method of operation
NL2018066B1 (en) * 2016-12-23 2018-07-02 Itrec Bv A method for installation of a pile adapted to support an offshore wind turbine, wave-induced motion compensated pile holding system, vessel, and pile holder.
JP7025433B2 (ja) 2017-01-16 2022-02-24 イーテーエルエーセー・ベー・フェー 深海巻上げシステムおよび方法
EP3615467B1 (en) 2017-04-24 2024-03-27 Itrec B.V. A motion compensating crane for use on an offshore vessel
NL2019511B1 (en) * 2017-09-08 2019-03-19 Mammoet Eng B V Crane comprising first mast with tiltable first mast upper part
NL2020553B1 (en) * 2018-03-08 2019-09-13 Itrec Bv Pedestal mounted crane with flywheel energy storage
US10766579B1 (en) * 2018-04-09 2020-09-08 The United States Of America As Represented By The Secretary Of The Navy Passive heave compensated davit
BE1026086B1 (nl) * 2018-07-27 2019-10-04 DEME Offshore Holding N.V. Hijsblok voor een kraan
NL2021651B1 (en) * 2018-09-17 2020-05-07 Tetrahedron B V Crane vessel
NO344660B1 (no) * 2018-10-15 2020-03-02 Macgregor Norway As En skipskran med en fiskepumpe og en metode for å bruke skipskranen
DE102019104142B9 (de) * 2019-02-19 2020-11-19 Liebherr-Werk Ehingen Gmbh Klappbare Schwebeballastführung für einen Kran
NL2023056B1 (en) 2019-05-02 2020-11-23 Itrec Bv Energy storing crane, vessel provided therewith, and method for serving energy consuming equipment.
CN110540143A (zh) * 2019-09-02 2019-12-06 中船黄埔文冲船舶有限公司 一种组合式吊臂托架装置
US11160194B2 (en) 2019-11-14 2021-10-26 Liquidstack Holding B.V. Hot swap condensor for immersion cooling
AU2021216432B2 (en) 2020-02-06 2024-09-05 Noble Rig Holdings Limited Hoist apparatus for mobile offshore platform
EP4008679A1 (fr) 2020-12-03 2022-06-08 Reel Grue à flèche articulée, pour application offshore
CN113120772A (zh) * 2021-05-07 2021-07-16 江苏海泰船舶成套设备有限公司 水产养殖用船舶的起重机

Family Cites Families (19)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
US2709526A (en) * 1954-11-01 1955-05-31 Richard O Hansen Crane with double tag line
US2933197A (en) * 1956-05-10 1960-04-19 Clyde Iron Works Inc Cargo cranes
US3062383A (en) * 1959-05-08 1962-11-06 Asea Ab Luffing crane mechanism
GB955548A (en) * 1960-07-06 1964-04-15 Orenstein & Koppel Ag Improvements in or relating to luffing cranes
US3378158A (en) * 1965-10-15 1968-04-16 Mccaffrey Ruddock Tagline Corp Hydraulically operated tagline rewind mechanism
SE394186B (sv) * 1968-06-24 1977-06-13 Murmanskoe Vysshee Morekhodnoe Anordning vid lastkran
US3885676A (en) * 1973-04-20 1975-05-27 Lester W Wilson Crane system for cargo containers
JPS5455955A (en) * 1977-10-11 1979-05-04 Ishikawajima Harima Heavy Ind Co Ltd Apparatus for adjusting rope suspending angle
FR2416192A1 (fr) * 1978-02-06 1979-08-31 Fives Cail Babcock Appareil pour le dechargement de vehicules
US4266680A (en) * 1978-03-16 1981-05-12 Velikoselsky Nikolai D Floating crane with load reslinging device
US4892202A (en) * 1988-04-28 1990-01-09 Amca International Corporation Deepwater extended hook travel attachment
JP2001031363A (ja) * 1999-07-21 2001-02-06 Ohbayashi Corp 起重機船用吊り枠
NL1026458C2 (nl) 2004-06-18 2005-12-20 Itrec Bv Hijskraan en offshorevaartuig.
US8459477B2 (en) 2007-02-16 2013-06-11 Itrec B.V. Hoisting crane and vessel with such a crane
CN201074168Y (zh) * 2007-07-13 2008-06-18 徐彦文 家用升降机
CN101429928B (zh) * 2007-11-09 2011-09-14 中国海洋石油总公司 风力发电机组海上整体吊装的方法
EP2088114B1 (en) * 2008-02-07 2010-11-03 Itrec B.V. Crane vessel
ITMI20091299A1 (it) * 2009-07-22 2011-01-23 Saipem Spa Natante multifunzione per operazioni in acque profonde
US8070000B2 (en) * 2009-10-23 2011-12-06 Vestas Wind Systems A/S Apparatus and method for assembling wind turbines

Also Published As

Publication number Publication date
MX2015001468A (es) 2016-03-03
EP3388384A1 (en) 2018-10-17
US10221050B2 (en) 2019-03-05
CN107416699B (zh) 2018-12-14
WO2014025253A1 (en) 2014-02-13
NO2879984T3 (pt) 2018-09-22
US20150151953A1 (en) 2015-06-04
EP2879984A1 (en) 2015-06-10
EP2879984B1 (en) 2018-04-25
CN104520226A (zh) 2015-04-15
KR20150041046A (ko) 2015-04-15
BR112015002399A2 (pt) 2017-07-04
EP3388384B1 (en) 2024-07-10
CN107416699A (zh) 2017-12-01
KR102051366B1 (ko) 2019-12-03
CN104520226B (zh) 2017-02-22

Similar Documents

Publication Publication Date Title
BR112015002399B1 (pt) navio guindaste, método de abaixamento de um objeto a partir de um navio guindaste
CN110382346B (zh) 深水升降系统以及方法
US8997888B2 (en) Hoisting device
US8783478B2 (en) Hoisting crane and offshore vessel
BRPI0807513A2 (pt) Guindaste de içamento, e, embarcação.
BR112015013690B1 (pt) Sistema de compensação de balouço remoto e guindaste tendo um sistema de compensação de balouço
BR112017020565B1 (pt) Grua de elevação offshore e navio
BRPI0711911A2 (pt) sistema de lanÇamento para lanÇar equipamento a partir de uma embarcaÇço, e, embarcaÇço
AU2014222822B2 (en) Method for installing an elongate element in a stretch of water, and associated device and installation
JP2024522252A (ja) 据え付け船舶、リフティングデバイス、パイルグリッパー、制御ユニットおよび方法
BRPI0922999B1 (pt) Sistema submarino e método
RU2466902C2 (ru) Устройство для перемещения якорей
EP3532426B1 (en) Rope handling system, vessel provided with such a rope handling system and method of handling synthetic rope
KR20160098478A (ko) 새들 및 후크 시스템
JP2010195541A (ja) フローティングクレーン
EP3450676B1 (en) Crane, marine vessel or rig, and method
US20200247648A1 (en) Crane system for a cantilever
CN113233307A (zh) 插销式航标吊放装置
BRPI0512136B1 (pt) Lifting crane and ship

Legal Events

Date Code Title Description
B06F Objections, documents and/or translations needed after an examination request according [chapter 6.6 patent gazette]
B06U Preliminary requirement: requests with searches performed by other patent offices: procedure suspended [chapter 6.21 patent gazette]
B09A Decision: intention to grant [chapter 9.1 patent gazette]
B16A Patent or certificate of addition of invention granted [chapter 16.1 patent gazette]

Free format text: PRAZO DE VALIDADE: 20 (VINTE) ANOS CONTADOS A PARTIR DE 02/08/2013, OBSERVADAS AS CONDICOES LEGAIS.