BR112014025232B1 - suporte de cartucho - Google Patents

suporte de cartucho Download PDF

Info

Publication number
BR112014025232B1
BR112014025232B1 BR112014025232-7A BR112014025232A BR112014025232B1 BR 112014025232 B1 BR112014025232 B1 BR 112014025232B1 BR 112014025232 A BR112014025232 A BR 112014025232A BR 112014025232 B1 BR112014025232 B1 BR 112014025232B1
Authority
BR
Brazil
Prior art keywords
cartridge holder
window
exendin
housing
notches
Prior art date
Application number
BR112014025232-7A
Other languages
English (en)
Inventor
Robin Einwãchter
Original Assignee
Sanofi-Aventis Deutschland Gmbh
Priority date (The priority date is an assumption and is not a legal conclusion. Google has not performed a legal analysis and makes no representation as to the accuracy of the date listed.)
Filing date
Publication date
Application filed by Sanofi-Aventis Deutschland Gmbh filed Critical Sanofi-Aventis Deutschland Gmbh
Priority claimed from PCT/EP2013/057270 external-priority patent/WO2013153011A1/en
Publication of BR112014025232B1 publication Critical patent/BR112014025232B1/pt

Links

Images

Landscapes

  • Infusion, Injection, And Reservoir Apparatuses (AREA)

Abstract

SUPORTE DE CARTUCHO E INJETOR DO TIPO CANETA. A presente invenção refere-se a um suporte de cartucho (6) para um dispositivo de distribuição de fármaco com meios de conexão de fixação de encaixe por pressão a fim de fixar o suporte de cartucho a um alojamento (1) do dispositivo de distribuição de fármaco, em que os meios de conexão de fixação são dotados de pelo menos uma janela basicamente retangular (15) para receber um elemento de travamento (4) do dito alojamento. A invenção refere-se adicionalmente a um injetor do tipo caneta equipado com uma respectiva conexão de fixação de encaixe por pressão para o suporte de cartucho (6).

Description

[0001] A presente invenção refere-se a um suporte de cartucho para um dispositivo de distribuição de fármaco com meios de conexão de fixação de encaixe por pressão para fixar o suporte de cartucho a um alojamento do dispositivo de distribuição de fármaco, em que os meios de conexão de fixação são dotados de pelo menos uma janela basicamente retangular para receber um elemento de travamento do dito alojamento. A invenção refere-se adicionalmente a um injetor do tipo caneta equipado com uma respectiva conexão de fixação de encaixe por pressão para o suporte de cartucho.
[0002] Tais injetores são regularmente usados por pessoas que não têm treinamento médico formal. Consequentemente, o pedido vem juntamente com circunstâncias que estabelecem inúmeras exigências para dispositivos de distribuição de fármaco desse tipo. No caso de uso impróprio, tal como ações de desmontagem não autorizadas, existe o risco de contaminação do medicamento armazenado no cartucho. Além disso, as partes mecânicas do dispositivo poderiam ser danificadas. Portanto, o dispositivo deve ter uma construção robusta em a fim de evitar a manipulação fatal dos componentes. Especialmente em relação ao suporte de cartucho, que é conectado ao alojamento do dispositivo de distribuição de fármaco, há uma procura para uma conexão confiável de fácil fabricação e montagem, mas também seguro em relação a qualquer tipo de manipulação.
[0003] O documento no U.S. 2001/00334507 A1 descreve um suporte de cartucho em que o cartucho é acomodado, em que o suporte de cartucho está acoplado de forma mecânica a um suporte de mecanismo em forma de manga por meio de um fecho de baioneta. O suporte de cartucho mostrado no documento no EP 1.855.743 B1 é dotado de meios de conexão de fixação de encaixe por pressão para acoplar o suporte de cartucho do tipo luva a um alojamento. Os meios de conexão de fixação incluem um par de aberturas fornecidas na parede do suporte de cartucho do tipo luva em uma seção voltada para o alojamento do dispositivo de distribuição de fármaco e para receber um elemento de travamento do alojamento. As aberturas são formadas como janelas retangulares que alcançam continuamente o suporte de cartucho. No entanto, as janelas retangulares geralmente têm paredes que se cruzam em um ângulo de 90°, o que significa que as mesmas têm bordas em ângulos agudos, respectivamente, cantos. No caso de uso impróprio ou esforços de desmontagem não autorizados, por exemplo, tentando-se puxar ou remover por levantamento o suporte de cartucho do alojamento, podem surgir pressões mecânicas na área de meios de conexão. Como um resultado das arestas e dos cantos afiados das janelas, ocorrem efeitos de entalhe que ocasionam concentrações de estresse local na área de canto. Frequentemente, são usados materiais plásticos para produzir os dispositivos de distribuição de fármaco. Especialmente em baixas temperaturas, os materiais desse tipo podem ter a tendência de se tornarem frágeis. Nesse caso, a distribuição de estresse concentrada na área de canto pode resultar em rasgo ou quebra da geometria de janela e do material em torno da janela.
[0004] É um objetivo da presente invenção conceber uma solução adequada em termos de resistência a estresse, especialmente em condições de baixa temperatura. Isso é obtido por meio de um suporte de cartucho conforme definido na reivindicação 1 e um dispositivo de distribuição de fármaco conforme definido na reivindicação 9.
[0005] A presente invenção tem como base a ideia de que cada um dos cantos da janela é dotado de um contorno redondo. O contorno redondo pode vir juntamente com um formato curvo da interseção de duas paredes adjacentes. De preferência, o contorno redondo é projetado com um intervalo ou recesso no material ao redor ou adjacente aos respectivos cantos. Nesse aspecto, não é necessário que todo o intervalo ou recesso seja redondo, por exemplo, um intervalo circular. Além disso, o intervalo ou recesso pode compreender pelo menos uma seção reta ou retangular e pelo menos uma seção arredondada, por exemplo, um segmento de um círculo, uma elipse ou oval. Além disso, é preferencial fornecer os cantos arredondados de modo que uma área de abertura retangular da janela não seja afetada ou reduzida, isto é, os cantos arredondados não interfiram na região em que as protrusões de encaixe por pressão (elementos de travamento) do alojamento se engatam.
[0006] As forças mecânicas sob as quais os meios de conexão entre o suporte de cartucho e o dispositivo de distribuição de fármaco são submetidos e o fluxo de força na área dos cantos da janela é redirecionado mais suavemente. Devido à geometria, os efeitos de entalhe são minimizados. Especialmente em baixas temperaturas, a geometria reduz picos de estresse críticos na área de canto visto que o estresse local é distribuído ao longo de uma faixa maior. Os meios de conexão se beneficiam de uma tendência de quebra menos significativa e resistência à quebra maior. No campo de dispositivos de distribuição de fármaco, foi provado que os materiais como Bormed RF825MO são eficazes. Em relação às especificações que surgem do uso do paciente e das propriedades de material, todas as exigências relativas a capacidades de carga térmica e mecânica podem ser satisfeitas pelo projeto de janela específico.
[0007] De acordo com uma primeira modalidade da presente invenção, o contorno redondo pode ser formado em pelo menos um dos cantos da janela de maneira semelhante a entalhe. O canto curvo pode, por exemplo, estabelecer uma distância em relação às paredes laterais adjacentes da janela, respectivamente, o formato retangular básico da janela. Um elemento de travamento adequado, como um elemento de travamento de baioneta ou um elemento tipo aba que se projeta radialmente pode ter, também, um formato basicamente retangular. Evita-se uma aplicação direta de força sobre a área de canto devido ao fato de que o elemento de travamento é substancialmente sustentado pelas paredes laterais da janela e não entra em contato com a área de canto.
[0008] De preferência, o entalhe arredondado se estende em uma direção circunferencial e/ou axial com relação ao eixo geométrico longitudinal com relação do suporte de cartucho. As forças de estresse no material são distribuídas sobre uma grande área e, assim, reduzem os picos de estresse local a um mínimo.
[0009] De preferência, em cada um dos cantos em um lado da janela basicamente retangular em uma direção circunferencial, são fornecidos os primeiros entalhes que se estendem em direção circunferencial e em cada um dos cantos no lado oposto da janela, são fornecidos os segundos entalhes que se estendem em direção axial. Os segundos entalhes podem ser fornecidos de modo que um dentre os segundos entalhes se estenda na direção de uma extremidade distal do dispositivo em que uma disposição de agulha pode ser presa enquanto o outro dentre os segundos entalhes se estenda na direção de uma extremidade proximal do dispositivo que tem meios comparáveis ou de atuação para induzir uma força para descarga de um medicamento do cartucho.
[0010] Em uma outra modalidade preferencial da invenção, pelo menos uma porção de cada um dentre os primeiros entalhes é formada como uma extensão daquele respectivo dentre os dois lados opostos da janela. Adicionalmente, pelo menos uma porção de cada um dentre os segundos entalhes é formada como uma extensão de um terceiro lado da janela. Através dessa disposição, as concentrações de estresse e os picos de estresse local são mantidos fora dos cantos de maneira muito eficiente. Adicionalmente, as extensões uma grande superfície de contato para o elemento de travamento recebido na janela. As forças transmitidas através do elemento de travamento são suportadas principalmente pelos lados da janela enquanto mantêm as forças de estresse fora dos cantos.
[0011] A fim de manter uma posição fixa do elemento de travamento na janela e evitar o movimento relativo não intencional entre o elemento de travamento e a janela, por exemplo, devido às tolerâncias de fabricação, os primeiros entalhes podem ser dispostos de maneira que uma seção intermediária entre os primeiros entalhes constitua uma alça que é, de preferência, resiliente e que é adaptada para exercer uma força na direção do elemento de travamento. Esta modalidade também cumpre os requisitos relativos a uma montagem fácil e conveniente. As dimensões básicas da janela podem ser mais amplas do que as dimensões do elemento de travamento, permitindo, dessa forma, uma fácil ação de encaixe por pressão sem qualquer efeito de interferência. A alça é adaptada para inclinar o elemento de travamento na direção da parede lateral oposta à alça. É alcançado, dessa forma, um travamento confiável com um ajuste firme combinado a uma simples fixação do suporte de cartucho ao alojamento. A alça pode ser disposta em qualquer um dos lados da janela, exercendo uma força na direção proximal, distal ou qualquer outra direção.
[0012] Um estabelecimento absolutamente firme do elemento de travamento na janela pode ser alcançado através da adaptação das dimensões do formato basicamente retangular da janela para receber o elemento de travamento que é associado com o alojamento de maneira apertada. Mesmo quando são aplicadas altas forças à conexão entre o suporte de cartucho e o alojamento, o movimento relativo entre aqueles dois elementos é evitado pelo qual as cargas e estresses de impacto na conexão são eliminados.
[0013] De preferência, de acordo com uma modalidade adicional da invenção, em pelo menos uma porção da superfície externa do suporte de cartucho, é disposto pelo menos um elemento de ranhura axialmente alongado, de preferência, formado integralmente com um suporte de cartucho, que é adaptado para engajar em um sulco correspondente associado ou formado no alojamento. Por exemplo, uma pluralidade de nervuras paralelas que se estendem na direção longitudinal do suporte de cartucho pode ser espaçada em intervalos regulares ou irregulares sobre a circunferência externa do suporte de cartucho. As nervuras atuam como meios de orientação e facilitam a inserção do suporte de cartucho no alojamento. Além disso, as mesmas evitam o movimento rotacional relativo entre o suporte de cartucho e o alojamento. Em um aprimoramento adicional da invenção, é fornecida uma pluralidade de elementos de ranhura ao redor da periferia do suporte de cartucho distribuídos de maneira que o suporte de cartucho possa apenas ser fixado ao dispositivo de distribuição de fármaco quando o suporte de cartucho e o dispositivo de distribuição de fármaco estiverem em uma posição giratória relativa predeterminada entre si. Para esse propósito, a pluralidade de elementos de ranhura é, de preferência, distribuída ao redor da periferia de pelo menos uma seção do suporte de cartucho em uma maneira simétrica giratória. Nesse contexto, a disposição do elemento de ranhura no suporte de cartucho pode servir como codificação. O suporte de cartucho pode ser apenas conectado a um alojamento com sulcos de ranhura, em que os ditos sulcos de ranhura estão dispostos em uma distribuição correspondente, que significa que ambas as partes são codificadas e a codificação de cada um dos elementos é compatível entre si. No que diz respeito às questões de fabricação, esse recurso garante que apenas o suporte de cartucho dedicado seja fixado ao dispositivo de distribuição de fármaco e que o dispositivo de distribuição de fármaco e o suporte de cartucho estejam na posição relativa correta entre si.
[0014] O objetivo da presente invenção é alcançado, adicionalmente, através de um injetor do tipo caneta que tem um alojamento e um suporte de cartucho para um cartucho que contém um produto médico, como um medicamento, em que o alojamento e o suporte de cartucho são mantidos em união através de uma conexão de fixação de encaixe por pressão, conforme descrito acima. Em particular, as vantagens da presente invenção fazem uma diferença positiva quando o injetor do tipo caneta é um dispositivo de injeção descartável. Tais dispositivos podem ser jogados fora ou reciclados após ter esgotado o conteúdo do medicamento. De preferência, a conexão de fixação de encaixe por pressão é projetada de modo que o alojamento do injetor do tipo caneta e o suporte de cartucho não sejam separados sem ocasional dano e/ou a destruição do mesmo. O injetor do tipo caneta pode ser projetado de forma semelhante a mesma conhecida junto ao documento no EP 1.603.610.
[0015] As Tabelas 1 a 9 (fornecidas no anexo I) mostram, de forma exemplificativa, a capacidade de intensidade e resistência a estresse aprimoradas de um dispositivo de distribuição de fármaco que é dotado dos meios de conexão da invenção, em que a janela do suporte de cartucho é chamada de janela de grampo. A absorção aprimorada de estresses de impacto que atuam no dispositivo de distribuição de fármaco em locais diferentes, as condições de temperatura variadas e sob condição de precarga diferente é exibida em comparação aos exemplos comparativos que dizem respeito a dispositivos de distribuição de fármaco dotados de meios de conexão regular.
[0016] As Tabelas 1 a 4 apresentam resultados de teste de impacto sob condições de temperatura muito baixa (2° Celsius) sob condições de precarga diferentes com as forças de impacto aplicadas diretamente na janela de grampo (Tabelas 1 e 2), respectivamente, entre as janelas de grampo (Tabelas 3 e 4). Em cada série de teste, o novo projeto de janela mostra uma absorção aprimorada de picos de estresse de tempo curto, enquanto que para as janelas projetadas do estado da técnica, é indicada uma tendência à quebra maior ao mesmo tempo.
[0017] Não apenas sob condições de baixa temperatura, nas quais os materiais plásticos são regularmente mais suscetíveis ao efeito de quebra, mas também sob condições normais, respectivamente, de temperatura ambiente, os dispositivos de distribuição de fármaco se beneficiam significativamente do projeto de janela da invenção. Especialmente quando as forças de impacto atuam diretamente na janela, a absorção de estresse é mais eficiente (Tabelas 5 a 8). Por conseguinte, sob todas as condições, a presente invenção uma conexão resistente e confiável entre o suporte de cartucho e o injetor.
[0018] No que se refere à influência dos meios de conexão da invenção sobre a segurança de manipulação, a Tabela 9 exibe o resultado de uma série de testes que representa uma ação de desmontagem não autorizada com movimento de desmontagem de 800 mm/min. Em comparação aos projetos do estado da técnica, o novo projeto de janela resulta em forças significativamente mais altas necessárias para manipular com sucesso a conexão. Dessa forma, sob todas as condições e ações de manipulação, os meios de conexão da invenção garantem um alto grau de segurança para um dispositivo de distribuição de fármaco relacionado a qualquer tipo de manipulação.
[0019] O termo "medicamento", conforme usado no presente documento, significa uma formulação farmacêutica que contém pelo menos um composto farmaceuticamente ativo,
[0020] em que, em uma modalidade, o composto farmaceuticamente ativo tem um peso molecular de até 1.500 g/mol (1.500 Da) e/ou é um peptídeo, uma proteína, um polissacarídeo, uma vacina, um DNA, um RNA, uma enzima, um anticorpo ou um fragmento dos mesmos, um hormônio ou um oligonucleotídeo ou uma mistura do composto farmaceuticamente ativo supracitado,
[0021] em que, em uma modalidade adicional, o composto farmaceuticamente ativo é útil para o tratamento e/ou profilaxia de diabete melito ou complicações associadas a diabete melito tal como retinopatia diabética, distúrbios de tromboembolismo tais como veia profunda ou tromboembolismo pulmonar, síndrome coronária aguda (ACS), angina, infarto do miocárdio, câncer, degeneração macular, inflamação, febre do feno, aterosclerose e/ou artrite reumatoide,
[0022] em que, em uma modalidade adicional, o composto farmaceuticamente ativo compreende pelo menos um peptídeo para o tratamento e/ou profilaxia de diabete melito ou complicações associadas à diabete melito como retinopatia diabética,
[0023] em que, em uma modalidade adicional, o composto farmaceuticamente ativo compreende pelo menos uma insulina humana ou um análogo ou derivado de insulina humana, peptídeo tipo glucagon (GLP-1) ou um análogo ou derivado do mesmo, ou exidina-3 ou exidina-4 ou um análogo ou derivado de exidina-3 ou exidina-4.
[0024] As insulinas análogas são, por exemplo, insulinas humanas Gly(A21), Arg(B31), Arg(B32); insulinas humanas Lys(B3), Glu(B29); insulinas humanas Lys(B28), Pro(B29); insulinas humanas Asp(B28); insulina humana, em que, na posição B28, é substituída por Asp, Lys, Leu, Val ou Ala e em que, na posição B29, Lys pode ser substituída por Pro; insulina humana Ala(B26); insulina humana Des(B28-B30); insulina humana Des(B27) e insulina humana Des(B30).
[0025] Os derivados de insulina são, por exemplo, insulina humana B29-N-miristoil-des(B30); insulina humana B29-N-palmitoil- des(B30); insulina humana B29-N-miristoila; insulina humana B29-N- palmitoila; insulina humana B28-N-miristoil LysB28ProB29; insulina humana B28-N-palmitoil-LysB28ProB29; insulina humana B30-N- miristoil-ThrB29LysB30; insulina humana B30-N-palmitoil- ThrB29LysB30; insulina humana B29-N-(N-palmitoil-Y-glutamil)- des(B30); insulina humana B29-N-(N-litocolil-Y-glutamil)-des(B30); insulina humana B29-N-(w-carbóxi-heptadecanoil)-des(B30) e insulina humana B29-N-(w-carbóxi-heptadecanoil).
[0026] A exendina-4, por exemplo, significa exendina-4(1-39), um peptídeo da sequência H-His-Gly-Glu-Gly-Thr-Phe-Thr-Ser-Asp-Leu- Ser-Lys-Gln-Met-Glu-Glu-Glu-Ala-Val-Arg-Leu-Phe-Ile-Glu-Trp-Leu- Lys-Asn-Gly-Gly-Pro-Ser-Ser-Gly-Ala-Pro-Pro-Pro-Ser-NH2.
[0027] Os derivados de exendina-4 são, por exemplo, selecionados da seguinte lista de compostos: H-(Lys)4-des Pro36, des Pro37 Exendin-4(1-39)-NH2, H-(Lys)5-des Pro36, des Pro37 Exendin-4(1-39)-NH2, des Pro36 Exendin-4(1-39), des Pro36 [Asp28] Exendin-4(1-39), des Pro36 [IsoAsp28] Exendin-4(1-39), des Pro36 [Met(O)14, Asp28] Exendin-4(1-39), des Pro36 [Met(O)14, IsoAsp28] Exendin-4(1-39), des Pro36 [Trp(O2)25, Asp28] Exendin-4(1-39), des Pro36 [Trp(O2)25, IsoAsp28] Exendin-4(1-39), des Pro36 [Met(O)14 Trp(O2)25, Asp28] Exendin-4(1-39), des Pro36 [Met(O)14 Trp(O2)25, IsoAsp28] Exendin-4(139); ou des Pro36 Exendin-4(1-39), des Pro36 [Asp28] Exendin-4(1-39), des Pro36 [IsoAsp28] Exendin-4(1-39), des Pro36 [Met(O)14, Asp28] Exendin-4(1-39), des Pro36 [Met(O)14, IsoAsp28] Exendin-4(1-39), des Pro36 [Trp(O2)25, Asp28] Exendin-4(1-39), des Pro36 [Trp(O2)25, IsoAsp28] Exendin-4(1-39), des Pro36 [Met(O)14 Trp(O2)25, Asp28] Exendin-4(1-39), des Pro36 [Met(O)14 Trp(O2)25, IsoAsp28] Exendin-4(139); em que o grupo -Lys6-NH2 pode ser ligado ao C-terminal de derivado de Exendina-4; ou um derivado de Exendina-4 da sequência des Pro36 Exendin-4(1-39)-Lys6-NH2 (AVE0010), H-(Lys)6-des Pro36 [Asp28] Exendin-4(1-39)-Lys6-NH2, des Asp28 Pro36, Pro37, Pro38Exendin-4(1-39)-NH2, H-(Lys)6-des Pro36, Pro38 [Asp28] Exendin-4(1-39)-NH2, H-Asn-(Glu)5des Pro36, Pro37, Pro38 [Asp28] Exendin-4(1- 39)-NH2, des Pro36, Pro37, Pro38 [Asp28] Exendin-4(1-39)-(Lys)6- NH2, H-(Lys)6-des Pro36, Pro37, Pro38 [Asp28] Exendin-4(1-39)- (Lys)6-NH2, H-Asn-(Glu)5-des Pro36, Pro37, Pro38 [Asp28] Exendin- 4(1-39)-(Lys)6-NH2, H-(Lys)6-des Pro36 [Trp(O2)25, Asp28] Exendin-4(1-39)- Lys6-NH2, H-des Asp28 Pro36, Pro37, Pro38 [Trp(O2)25] Exendin-4(1- 39)-NH2, H-(Lys)6-des Pro36, Pro37, Pro38 [Trp(O2)25, Asp28] Exendin-4(1-39)-NH2, H-Asn-(Glu)5-des Pro36, Pro37, Pro38 [Trp(O2)25, Asp28] Exendin-4(1-39)-NH2, des Pro36, Pro37, Pro38 [Trp(O2)25, Asp28] Exendin-4(1- 39)-(Lys)6-NH2, H-(Lys)6-des Pro36, Pro37, Pro38 [Trp(O2)25, Asp28] Exendin-4(1-39)-(Lys)6-NH2, H-Asn-(Glu)5-des Pro36, Pro37, Pro38 [Trp(O2)25, Asp28] Exendin-4(1-39)-(Lys)6-NH2, H-(Lys)6-des Pro36 [Met(O)14, Asp28] Exendin-4(1-39)- Lys6-NH2, des Met(O)14 Asp28 Pro36, Pro37, Pro38 Exendin-4(1-39)- NH2, H-(Lys)6-desPro36, Pro37, Pro38 [Met(O)14, Asp28] Exendin-4(1-39)-NH2, H-Asn-(Glu)5-des Pro36, Pro37, Pro38 [Met(O)14, Asp28] Exendin-4(1-39)-NH2, des Pro36, Pro37, Pro38 [Met(O)14, Asp28] Exendin-4(1- 39)-(Lys)6-NH2, H-(Lys)6-des Pro36, Pro37, Pro38 [Met(O)14, Asp28] Exendin-4(1-39)-(Lys)6-NH2, H-Asn-(Glu)5 des Pro36, Pro37, Pro38 [Met(O)14, Asp28] Exendin-4(1-39)-(Lys)6-NH2, H-Lys6-des Pro36 [Met(O)14, Trp(O2)25, Asp28] Exendin- 4(1-39)-Lys6-NH2, H-des Asp28 Pro36, Pro37, Pro38 [Met(O)14, Trp(O2)25] Exendin-4(1-39)-NH2, H-(Lys)6-des Pro36, Pro37, Pro38 [Met(O)14, Asp28] Exendin-4(1-39)-NH2, H-Asn-(Glu)5-des Pro36, Pro37, Pro38 [Met(O)14, Trp(O2)25, Asp28] Exendin-4(1-39)-NH2, des Pro36, Pro37, Pro38 [Met(O)14, Trp(O2)25, Asp28] Exendin-4(1-39)-(Lys)6-NH2, H-(Lys)6-des Pro36, Pro37, Pro38 [Met(O)14, Trp(O2)25, Asp28] Exendin-4(S1-39)-(Lys)6-NH2, H-Asn-(Glu)5-des Pro36, Pro37, Pro38 [Met(O)14, Trp(O2)25, Asp28] Exendin-4(1-39)-(Lys)6-NH2;
[0028] ou um sal farmaceuticamente aceitável ou solvato de qualquer um dentre os derivados de Exendina-4 supracitados.
[0029] Os hormônios são, por exemplo, hormônios da hipófise ou hormônios do hipotálamo ou peptídeos ativos regulatórios e seus antagonistas conforme listado em Rote Liste, edição 2008, Capítulo 50, tais como Gonadotrofina (Folitropina, Lutropina, Gonadotrofina Coriônica, Menotropina), Somatotrofina (Somatropina), Desmopressina, Terlipressina, Gonadorelina, Triptorelina, Leuprorelina, Buserelina, Nafarelina, Goserelina.
[0030] Um polissacarídeo é, por exemplo, um glicosaminoglicanos, um ácido hialurônico, uma heparina, uma heparina de baixo peso molecular ou uma heparina de peso molecular ultrabaixo ou derivados dos mesmos ou um sulfatado, por exemplo, uma forma polissulfatado dos polissacarídeos supracitados e/ou um sal farmaceuticamente aceitável dos mesmos. Um exemplo de um sal farmaceuticamente aceitável de uma heparina de baixo peso molecular polissulfatada é a enoxaparina sódica.
[0031] Os anticorpos são proteínas de plasma globulares de aproximadamente 150 g/mol (aproximadamente 150 kDa) que também são conhecidas como imunoglobulinas que compartilham uma estrutura básica. Como as mesmas têm cadeias de açúcar adicionadas a resíduos de aminoácido, as mesmas são glicoproteínas. A unidade funcional básica de cada anticorpo é um monômero de imunoglobina (Ig) (que contém apenas uma unidade de Ig); os anticorpos secretados podem ser também diméricos com duas unidades de Ig como com IgA, tetramérica com quatro unidades de Ig tipo peixe teleósteo IgM ou pentamétrica com cinco unidades de Ig tipo mamíferos IgM.
[0032] O monômero de Ig é uma molécula em formato de "Y" que consiste em quatro cadeias de polipeptídios, duas cadeias pesadas idênticas e duas cadeias leves idênticas conectadas por ligações entre resíduos de cisteína. Cada cadeia pesada tem cerca de 440 aminoácidos de comprimento; cada cadeia leve tem cerca de 220 aminoácidos de comprimento. As cadeias pesada e leve contêm, cada uma, ligações de dissulfeto intracadeias que estabilizam seu dobramento. Cada cadeia é composta de domínios estruturais chamados domínios de lg. Esses domínios contêm cerca de 70 a 110 aminoácidos e são classificados em diferentes categorias (por exemplo, variável ou V e constante ou C de acordo com seu tamanho e função). Os mesmos têm uma dobra de imunoglobulina característica na qual duas folhas β criam um formato de "sanduíche", mantidas juntas por interações entre cisteínas conservadas e outros aminoácidos carregados.
[0033] Existem cinco tipos de cadeia pesada de Ig de mamífero designado por α, δ, ε, Y e μ. O tipo de cadeia pesada presente define o isotipo do anticorpo; essas cadeias são encontradas em anticorpos IgA, IgD, IgE, IgG e IgM, respectivamente.
[0034] As cadeias pesadas distintas têm um tamanho e uma composição diferentes; α e y contêm aproximadamente 450 aminoácidos e δ aproximadamente 500 aminoácidos, enquanto μ e ε têm aproximadamente 550 aminoácidos. Cada cadeia pesada tem duas regiões, a região constante (CH) e a região variável (VH). Em uma espécie, a região constante é essencialmente idêntica em todos os anticorpos do mesmo isotipo, mas é diferente em anticorpos de isotipos diferentes. As cadeias pesadas y, α e δ têm uma região constante composta por três domínios de lg em série e uma região de articulação para flexibilidade extra; as cadeias pesadas μ e ε têm uma região constante composta por quatro domínios de imunoglobulina. A região variável de cadeia pesada tem anticorpos diferentes produzidos por células B diferentes, mas é a mesma para todos os anticorpos produzidos por uma única célula B ou clone de célula B. A região variável de cada cadeia pesada tem aproximadamente 110 aminoácidos de comprimento e é composta por um domínio Ig único.
[0035] Em mamíferos, há dois tipos de cadeia leve de imunoglobulina denotadas por À e K. Uma cadeia leve tem dois domínios: um domínio constante (CL) e um domínio variável (VL). O comprimento aproximado de uma cadeia leve é de 211 a 217 aminoácidos. Cada anticorpo contém duas cadeias leves que são sempre idênticas; apenas um tipo de cadeia leve, k ou À, está presente por anticorpo em mamíferos.
[0036] Embora a estrutura geral de todos os anticorpos seja muito semelhante, a propriedade exclusiva de um dado anticorpo é determinada pelas regiões variáveis (V), conforme detalhado abaixo. Mais especificamente, os laços variáveis, três de cada cadeia leve (VL) e três da cadeia pesada (VH), são responsáveis por se unirem ao antígeno, isto é, por sua especificidade de antígeno. Esses laços são denominados como as Regiões Determinantes Complementaridade (CDRs). Devido ao fato de que as CDRs de ambos domínios VH e VL contribuem para o sítio de ligação de antígeno, é a combinação de cadeias pesada e leve, e não qualquer uma das duas sozinha, que determina o antígeno final específico.
[0037] Um "fragmento de anticorpo" contém pelo menos um fragmento de ligação de antígeno conforme definido acima e exibe, essencialmente, a mesma função e especificidade que o anticorpo completo a partir do qual o fragmento deriva. A digestão proteolítica limitada com papaína cliva o protótipo de lg formando três fragmentos. Dois fragmentos do terminal amino idênticos, cada um contendo uma cadeia L inteira e cerca de metade de uma cadeia H, são os fragmentos de ligação de antígeno (Fab). O terceiro fragmento, que tem tamanho similar, mas que contém a metade terminal de carboxila de ambas as cadeias pesadas com sua ligação de dissulfeto intercadeia, é o fragmento cristalizado (Fc). O Fc contém carboidratos, sítios de ligação de complemento e de ligação de FcR. A digestão de pepsina limitada produz um único fragmento de F(ab')2 que contém ambos os pedaços de Fab e a região de articulação, que inclui a ligação de dissulfeto intercadeia H-H. O F(ab')2 é divalente para ligação de antígeno. A união de dissulfeto do F(ab')2 pode ser clivada a fim de obter Fab'. Ademais, as regiões variáveis das cadeias pesada e leve podem ser fundidas umas às outras para formar um único fragmento de cadeia variável (scFv).
[0038] Os sais farmaceuticamente aceitáveis são, por exemplo, sais de adição ácidos e sais básicos. Os sais de adição ácidos são, por exemplo, sais de HCl ou HBr. Os sais básicos são, por exemplo, sais que têm um cátion selecionado a partir de, por exemplo, Na+, ou K+, ou Ca2+, ou um íon amônio N+(R1) (R2) (R3) (R4), em que R1 a R4, independentemente um do outro, significa: hidrogênio, um grupo alquila C1-C6 substituído opcionalmente, um grupo alquenila C2-C6 substituído opcionalmente, um grupo arila C6-C10 substituído opcionalmente ou um grupo heteroarila C6-C10 substituído opcionalmente. Os exemplos adicionais de sais farmaceuticamente aceitáveis são descritos em "Remington's Pharmaceutical Sciences" 17. Edição Alfonso R. Gennaro (Ed.), Mark Publishing Company, Easton, Pa., E.U.A., 1985 e em Encyclopedia of Pharmaceutical Technology.
[0039] Os solvatos farmaceuticamente aceitáveis são, por exemplo, hidratos.
[0040] A seguir, a invenção será descrita a título de exemplo e em referência aos desenhos esquemáticos, nos quais:
[0041] A Figura 1 mostra uma vista em perspectiva de um alojamento de um dispositivo de distribuição de fármaco;
[0042] A Figura 2 mostra uma vista em perspectiva de um suporte de cartucho, de acordo com uma primeira modalidade da presente invenção;
[0043] A Figura 3 mostra uma vista em perspectiva do suporte de cartucho mostrado na Figura 2 da direção oposta; e
[0044] A Figura 4 mostra uma vista lateral da seção de conexão do suporte de cartucho mostrado nas Figuras 2 e 3.
[0045] A Figura 1 mostra um alojamento 1 de um dispositivo de distribuição de fármaco para receber um suporte de cartucho (Figura 2) que contém um produto medicinal, por exemplo, um medicamento como insulina. O alojamento 1 tem um formato semelhante à manga. Na extremidade distal 2 do alojamento 1, é formada uma seção 3 como uma abertura para receber um suporte de cartucho e para ser travada com o mesmo. Na superfície interna da seção de recepção 3 do alojamento 1, um conjunto de elementos de travamento 4 está disposto projetando-se radialmente para o interior da superfície interna da parede interna do alojamento 1 e que tem, basicamente, formato retangular e com uma borda afunilada ou chanfrada voltada na direção da extremidade distal e do suporte de cartucho. Na parede interna, também é formado um conjunto de sulcos de ranhura 5 que se estende em direção longitudinal a partir da extremidade distal 2 do alojamento 1 na direção oposta na direção de uma extremidade proximal.
[0046] Os sulcos de ranhura 5 são dispostos de modo a estabelecer uma conexão por chaveta com os elementos de ranhura correspondentes no suporte de cartucho. O mesmo se aplica para os elementos de travamento 4 que são adaptados para serem recebidos nos respectivos receptáculos no suporte de cartucho.
[0047] A Figura 2 mostra o suporte de cartucho 6 adaptado para ser conectado ao alojamento 1 mostrado na Figura 1. O suporte de cartucho 6 tem uma extremidade proximal 7 e uma extremidade distal 8. A extremidade proximal 7 é adaptada para ser conectada à seção de recepção 3 do alojamento 1 mostrado na Figura 1. O suporte de cartucho 6 tem um formato tipo tubo alongado, isto é, é projetado substancialmente como um corpo cilíndrico para receber um cartucho ou uma ampola (não mostrada) e tem um eixo geométrico longitudinal 9. Na extremidade distal 8 do suporte de cartucho 6, existe uma seção na qual pode ser montada uma disposição de agulha. Para essa finalidade, a seção é dotada de uma rosca helicoidal 10 disposta no lado de fora da seção de extremidade distal 8. Outros meios de fixação adequados podem ser usados no lugar ou além de uma rosca.
[0048] Em uma seção substancialmente cilíndrica do suporte de cartucho 6, uma abertura contínua 11 que se estende em uma direção axial é formada no suporte de cartucho. Uma abertura semelhante é fornecida no lado radialmente oposto do suporte de cartucho 6, que pode ser mais bem observado na Figura 3. O cartucho pode ser inserido no suporte de cartucho 6 através de sua extremidade proximal. Para a conveniência do paciente e em relação às exigências de segurança, o nível de enchimento do cartucho e outras informações importantes podem ser verificados visualmente através da abertura 11. Em adição ou como uma alternativa às aberturas 11, o suporte de cartucho 6 pode ser feito pelo menos parcialmente a partir de um material transparente ou translúcido.
[0049] O suporte de cartucho 6 e o alojamento 1 podem ser conectados através de meios conexão de fixação de encaixe por pressão que ligam o suporte de cartucho 6 ao alojamento 1. Para esse propósito, em sua extremidade proximal 7, o suporte de cartucho 6 é dotado de uma seção de inserção 12. A seção de inserção 12 é separada da seção cilíndrica com as aberturas 11 através de um colar 13, em que a colar é formada na circunferência externa do suporte 6 e se estende radialmente para fora. O colar 13 está adaptada para estar contígua à extremidade distal do alojamento 1 quando a seção de inserção for inserida na seção de recepção 3 do alojamento 1.
[0050] Na superfície externa da seção de inserção 12, estão dispostos quatro nervuras ou elementos de ranhura longitudinais 14 se estendem em direção axial a partir da extremidade proximal 7 na direção do colar 13. As nervuras longitudinais 14 são adaptadas para engatar nos sulcos de ranhura 5 formados na seção de recepção 3 do alojamento 1 para estabelecer uma conexão por chaveta em direção radial para evitar movimentos giratórios relativos entre o alojamento 1 e o suporte de cartucho 6, mas para permitir o movimento axial relativo, por exemplo, para o processo de montagem. A seção de inserção 12 tem também inúmeras janelas irregularmente espaçadas 15 próximas à extremidade proximal 7. Na abertura 11, as janelas 15 são aberturas contínuas através das quais a seção interna do suporte de cartucho 6 pode se comunicar com o lado de fora.
[0051] Uma ampliação de seção 12 é mostrada em uma vista lateral na Figura 4, que revela a geometria específica das janelas 15. A janela 15 tem basicamente um formato retangular conforme indicado por uma linha tracejada 16. O formato básico da janela 15 se conforma, em suas dimensões, aos elementos de travamento 4, o que significa que os elementos de travamento 4 têm basicamente um formato retangular, bem como se conforma ao tamanho do formato retangular, em suas dimensões. Dado o formato retangular básico 16 da janela 15, a Figura 4 mostra que cada um dentre os quatro cantos da janela 15 é dotado de um contorno redondo que desvia do formato retangular básico 16 da janela 15.
[0052] O contorno redondo é formado nos cantos de maneira tipo entalho, o que significa que o contorno redondo da borda estabelece uma distância da respectiva borda do retângulo básico. Consequentemente, em um lado da janela 15 em direção circunferencial, estão os primeiros entalhes 17a, 17b formados na janela 15. Oposto aos primeiros entalhes 17a, 17b, estão os segundos entalhes 18a, 18b formados na janela 15. Uma seção distal do primeiro entalhe 17a é uma extensão 19a de um lado distal 20a do retângulo 16 da janela 15. Uma seção proximal do primeiro entalhe 17b é uma extensão 19b de um lado proximal oposto 20b do retângulo 16 da janela 15. Uma seção de cada um dentre os segundos entalhes 18a, 18b é formada como uma extensão 19c de um terceiro lado 20c da janela 15.
[0053] Os primeiros entalhes 17a, 17b são dispostos substancialmente em relação paralela de modo que forma uma seção intermediária entre a dita seção que constitui uma alça resiliente 21.
[0054] A fim de conectar e prender o suporte de cartucho 6 ao alojamento 1, o suporte de cartucho 6 é inserido com sua seção de inserção 12 na seção de recepção 3 do alojamento 1. As ranhuras longitudinais 14 engatam aos sulcos de ranhura 5 da seção de recepção 3 e aos elementos de travamento 4 que são recebidos na janela 15. Na janela 15, a alça 21 exerce uma força na direção para fora do elemento de travamento 4 com a tendência a inclinar o elemento de travamento 4 na direção do terceiro lado 20c da janela 15 que garante, assim, um estabelecimento firme do elemento de travamento 4 na janela 15. No caso, um usuário experiente tenta agora puxar o suporte de cartucho 6 fora do alojamento 1 ou afivelar acidentalmente o suporte de cartucho relativo ao alojamento 1, a conexão entre o suporte de cartucho e o alojamento é carregado com forças mecânicas. Devido aos entalhes 17a, 17b, 18a, 18b e a forma como o elemento de travamento é recebido na janela, os picos de estresse local nos cantos da janela 15 são evitados. REFERÊNCIAS NUMÉRICAS: 1. alojamento 2. alojamento de extremidade distal 3. seção de recepção 4. elemento de travamento 5. sulcos de ranhura 6. suporte de cartucho 7. extremidade proximal 8. extremidade distal 9. eixo geométrico longitudinal 10. rosca helicoidal 11. abertura contínua 12. seção de recepção 13. colar 14. elemento de ranhura 15. janela 16. formato retangular básico de janela 17a. primeiro entalhe 17b. primeiro entalhe 18a. segundo entalhe 18a. segundo entalhe 19a. extensão de lado distal de janela 19b. extensão de lado proximal de janela 19c extensão de terceiro lado de janela 20a. lado distal de distal janela 20b. lado proximal de janela 20c. terceiro lado de janela 21. alça resiliente Tabela 1
Figure img0001
Tabela 2
Figure img0002
Tabela 3
Figure img0003
Tabela 4
Figure img0004
Tabela 5
Figure img0005
Tabela 6
Figure img0006
Tabela 7
Figure img0007
Tabela 8
Figure img0008
Tabela 9
Figure img0009

Claims (8)

1. Suporte de cartucho (6) para um dispositivo de distribuição de fármaco, em que o suporte compreende meios de conexão de fixação de encaixe por pressão para fixar o suporte de cartucho (6) a um alojamento (1) de um dispositivo de distribuição de fármaco, em que os meios de conexão de fixação são dotados de pelo menos uma janela basicamente retangular (15) para receber um elemento de travamento (4), caracterizado pelo fato de que cada um dentre os cantos da janela (15) é dotado de um contorno redondo.
2. Suporte de cartucho, de acordo com a reivindicação 1, caracterizado pelo fato de que o contorno redondo é formado em pelo menos um dos cantos da janela (15) de maneira tipo entalhe.
3. Suporte de cartucho, de acordo com a reivindicação 2, caracterizado pelo fato de que o entalhe arredondado (17a, 17b, 18a, 18b) se estende em uma direção circunferencial e/ou direção axial em relação a um eixo geométrico longitudinal do suporte de cartucho (6).
4. Suporte de cartucho, de acordo com uma das reivindicações 2 e 3, caracterizado pelo fato de que são fornecidos, em cada um dentre os cantos em um lado circunferencial da janela (15), os primeiros entalhes (17a, 17b) que se estendem em uma direção circunferencial e são fornecidos, em cada um dentre os cantos no lado circunferencial oposto da janela (15), os segundos entalhes (18a, 18b) que se estendem em direção axial.
5. Suporte de cartucho, de acordo com uma das reivindicações 2 a 4, caracterizado pelo fato de que pelo menos uma porção de cada um dos primeiros entalhes (17a, 17b) é formada como uma extensão de respectivamente um dentre dois lados opostos (19a, 19b) da janela (15); e/ou que pelo menos uma porção de cada um dos segundos entalhes (18a, 18b) é formada como uma extensão de um terceiro lado (19c) da janela (15).
6. Suporte de cartucho, de acordo com uma das reivindicações 4 e 5, caracterizado pelo fato de que os primeiros entalhes são dispostos de maneira que uma seção intermediária entre os primeiros entalhes (17a, 17b) constitua, de preferência, uma alça resiliente (21).
7. Suporte de cartucho, de acordo com qualquer das reivindicações anteriores, caracterizado pelo fato de que, em pelo menos uma seção (12) da superfície externa do suporte de cartucho (6), é disposto pelo menos um elemento de ranhura axialmente alongado (14), de preferência, formado integralmente com o suporte de cartucho (6).
8. Suporte de cartucho, de acordo com a reivindicação 7, caracterizado pelo fato de que uma pluralidade de elementos de ranhura (14) é distribuída ao redor da periferia de pelo menos uma seção do suporte de cartucho (6) de maneira simétrica não giratória.
BR112014025232-7A 2012-04-11 2013-04-08 suporte de cartucho BR112014025232B1 (pt)

Applications Claiming Priority (5)

Application Number Priority Date Filing Date Title
EP12163800.1 2012-04-11
EP12163800 2012-04-11
US201261665421P 2012-06-28 2012-06-28
US61/665,421 2012-06-28
PCT/EP2013/057270 WO2013153011A1 (en) 2012-04-11 2013-04-08 Cartridge holder and pen-type injector

Publications (1)

Publication Number Publication Date
BR112014025232B1 true BR112014025232B1 (pt) 2021-02-09

Family

ID=74569106

Family Applications (1)

Application Number Title Priority Date Filing Date
BR112014025232-7A BR112014025232B1 (pt) 2012-04-11 2013-04-08 suporte de cartucho

Country Status (1)

Country Link
BR (1) BR112014025232B1 (pt)

Similar Documents

Publication Publication Date Title
US11426528B2 (en) Injection device
US20200261661A1 (en) Autoinjector with an inner plunger which disengages the outer plunger to retract the syringe carrier
US10960145B2 (en) Drug delivery device
JP6073462B2 (ja) カートリッジホルダおよびペン型注射器
US9724480B2 (en) Drug delivery device
KR102144138B1 (ko) 펜형 주사기
ES2681421T3 (es) Componente de soporte para una varilla del pistón de un dispositivo de administración de fármacos, varilla del pistón que comprende el componente de soporte y dispositivo de administración de fármacos.
US20150013835A1 (en) Extraction device for a single extraction of a medicament from a container
US9844632B2 (en) Cap assembly for a drug delivery device
JP6584582B2 (ja) 薬物送達デバイスのピストンロッド本体用支承部、ピストンロッド配置、およびピストンロッド本体
US20220218914A1 (en) Safety Device for a Medicament Container
US20150018779A1 (en) Spring assembly for a drug delivery device
US9795743B2 (en) Drive assembly for a medication delivery device and medication delivery device comprising a drive assembly
BR112014025232B1 (pt) suporte de cartucho
US9370623B2 (en) Drive assembly for a medication delivery device and medication delivery device comprising a drive assembly
US20190184104A1 (en) Housing for an Injection Device
US20180161517A1 (en) Drug delivery device
US20160303325A1 (en) Operation member and mechanism for a drug delivery device, and drug delivery device
BR112016007712B1 (pt) Dispositivo de injeção

Legal Events

Date Code Title Description
B06F Objections, documents and/or translations needed after an examination request according art. 34 industrial property law
B06U Preliminary requirement: requests with searches performed by other patent offices: suspension of the patent application procedure
B09A Decision: intention to grant
B16A Patent or certificate of addition of invention granted

Free format text: PRAZO DE VALIDADE: 20 (VINTE) ANOS CONTADOS A PARTIR DE 08/04/2013, OBSERVADAS AS CONDICOES LEGAIS.