BR112014023967B1 - painéis de construção providos com um sistema de trava mecânica - Google Patents

painéis de construção providos com um sistema de trava mecânica Download PDF

Info

Publication number
BR112014023967B1
BR112014023967B1 BR112014023967-3A BR112014023967A BR112014023967B1 BR 112014023967 B1 BR112014023967 B1 BR 112014023967B1 BR 112014023967 A BR112014023967 A BR 112014023967A BR 112014023967 B1 BR112014023967 B1 BR 112014023967B1
Authority
BR
Brazil
Prior art keywords
tongue
panel
groove
wall
flexible
Prior art date
Application number
BR112014023967-3A
Other languages
English (en)
Inventor
Christian Boo
Original Assignee
Välinge Innovation AB
Priority date (The priority date is an assumption and is not a legal conclusion. Google has not performed a legal analysis and makes no representation as to the accuracy of the date listed.)
Filing date
Publication date
Application filed by Välinge Innovation AB filed Critical Välinge Innovation AB
Priority claimed from PCT/SE2013/050367 external-priority patent/WO2013151494A1/en
Publication of BR112014023967B1 publication Critical patent/BR112014023967B1/pt

Links

Images

Landscapes

  • Finishing Walls (AREA)
  • Roof Covering Using Slabs Or Stiff Sheets (AREA)
  • Connection Of Plates (AREA)

Abstract

PAINEL DE CONSTRUÇÃO COM UM SISTEMA DE TRAVA MECÂNICA. A presente invenção refere-se a painéis de construção (1,1') providos com um sistema de trava mecânica incluindo uma lingueta (30), em uma aresta de um primeiro painel (1), que coopera com uma ranhura da lingueta (20), em uma aresta de um segundo painel adjacente (1'), para trava vertical dos painéis de construção. A aresta do primeiro painel é provida com uma ranhura de deslocamento (60), que é aberta para baixo, e inclui uma parede interna (61), uma parede externa (62), e uma parede superior (67). A lingueta (30) é formada a partir da extremidade do primeiro painel. Uma parte flexível e deslocável (66) da lingueta (30) pode ser deslocada para a ranhura de deslocamento (60).

Description

Campo da Invenção
[001] A presente invenção refere-se a um painel de construção, tal como um painel de piso, um painel de parede, um painel de teto, um componente de mobiliário ou semelhante, a qual é provida com um sistema de trava mecânica, e um método para a produção do referido painel de construção com o referido sistema de trava.
Técnica Antecedente
[002] Os painéis de construção providos com um sistema de trava mecânica que compreende uma lingueta flexível e deslocável que coopera com uma ranhura de lingueta para a trava vertical são conhecidos e descritos em, por exemplo, WO2006/043893. A lingueta é uma parte separada e é feita de, por exemplo, plástico e inserida em uma ranhura de deslocamento em uma aresta de um painel. A lingueta é empurrada para a ranhura de deslocamento durante uma montagem vertical dos painéis e para a ranhura da lingueta de um painel adjacente quando os painéis atingiram uma posição de trava.
[003] Também conhecido é um sistema de trava para painéis que compreende uma lingueta, que pode deslocar-se ao longo da aresta de um painel, vide, por exemplo, WO2009/116926, e coopera com uma ranhura da lingueta para a trava vertical. A lingueta é uma parte separada e é provida com várias saliências, que inicialmente correspondem reentrâncias da ranhura da lingueta. Os painéis podem ser montados por um movimento vertical e a lingueta é deslocada para uma posição em que as saliências não coincidem com as reentrâncias, a fim de obter o bloqueio vertical.
[004] Embora a descrição se refira ao painel de piso, a descrição das técnicas e dos problemas do mesmo é aplicável também paraoutras aplicações, tais como painéis para outros fins, por exemplo, painéis de parede, painéis de teto, mobiliário, etc.
[005] Uma desvantagem com o sistema conhecido é que uma lingueta separada deve ser produzida e máquinas especiais de inserção são necessárias para posicionar a lingueta na ranhura de deslocamento com alta precisão.
[006] A descrição acima de vários aspectos conhecidos é a caracterização da requerente de tal, e não é uma admissão de que qualquer da descrição acima seja considerada como a técnica anterior. Sumário da Invenção
[007] É um objetivo de certas modalidades da presente invenção prover um aperfeiçoamento sobre as técnicas acima descritas e da técnica conhecida.
[008] Outro objetivo é o de proporcionar um sistema de trava com uma lingueta flexível e deslocável que pode ser formada a partir da aresta do painel de construção. Tal sistema pode facilitar a produção, uma vez que nenhuma parte solta e adicional é necessária para a produção e o posicionamento na posição correta no sistema de trava.
[009] Outro objetivo é o de prover um método de produção mais eficaz e que requeira equipamento de produção menos complicado.
[0010] Pelo menos alguns destes e de outros objetos e vantagens que serão evidentes a partir da descrição foram alcançados através de painéis de construção equipados com um sistema de trava mecânica que compreende uma lingueta, em uma aresta de um primeiro painel, que coopera com uma ranhura da lingueta, em uma aresta de um segundo painel adjacente, para a trava vertical dos painéis de construção. A extremidade do primeiro painel pode ser provida com uma ranhura de deslocamento, que é aberta para baixo, e compreende uma parede interna, uma parede externa, e uma parede superior. A lingueta pode ser formada fora da aresta do primeiro painel. Uma parte deslocável da lingueta pode ser deslocada para dentro da ranhura de deslocamento e a parede superior pode ser posicionada verticalmente em uma superfície superior da parte deslocável da lingueta.
[0011] O comprimento da ranhura de deslocamento, ao longo da aresta do primeiro painel, de preferência, é menor do que o comprimento da aresta do primeiro painel. O comprimento da ranhura de deslocamento é de preferência na faixa de cerca de 10 % a cerca de 90 % do comprimento da aresta do primeiro painel.
[0012] A parte flexível e deslocável da lingueta torna possível montar o primeiro e o segundo painel ao deslocar as arestas verticalmente uma em relação à outra. A parte da aresta do segundo painel pode empurrar a parte deslocável da lingueta na ranhura de deslocamento. A parte flexível e deslocável da lingueta são de preferência configuradas para serem deslocadas para dentro da ranhura de deslocamento por um lábio inferior da ranhura de lingueta durante a montagem do primeiro e do segundo painel. A parte substituível da lingueta pode saltar para trás, pelo menos parcialmente, quando o primeiro e o segundo painel estão posicionados em uma posição travada, e para dentro da ranhura da lingueta do segundo painel. A parte da aresta e a parte da lingueta deslocável são, de preferência, configuradas de tal modo que a parte deslocável é empurrada em uma direção essencialmente horizontal. Um deslocamento essencialmente horizontal pode diminuir o risco de que a parte deslocável da lingueta fique presa na ranhura de deslocamento.
[0013] A parede superior pode cooperar, para guiar a parte deslocável da lingueta e/ou para trava vertical, com a superfície superior.
[0014] A parede superior pode ser colocada um pouco acima da superfície superior da parte deslocável, mas em uma posição em um nível igual essencial, pode tornar o sistema de trava mais estável e mais forte.
[0015] A ranhura de deslocamento pode ser disposta em relação à aresta do primeiro painel de modo que uma parede fina ou ranhura lateralmente aberta é criada, na parede externa da ranhura de deslocamento, acima e/ou abaixo da parte deslocável da lingueta.
[0016] A espessura da parede externa da ranhura de deslocamento em uma primeira e na parte superior da ranhura de deslocamento, para a superfície superior da lingueta, é de preferência configurada de tal modo que a parede externa na primeira e na parte superior se quebre durante a referida montagem dos painéis de construção, quando a parte deslocável da lingueta for empurrada para dentro da ranhura de deslocamento.
[0017] A espessura da parede externa da ranhura de deslocamento em uma segunda parte da ranhura de deslocamento, abaixo da parte deslocável da lingueta, é de preferência configurada de tal modo que de tal modo que a parede externa na segunda parte se quebra durante a referida montagem dos painéis de construção, quando a parte deslocável da lingueta é empurrada para dentro da ranhura de deslocamento.
[0018] A parede externa da primeira e da parte superior da ranhura de deslocamento e/ou na parede externa da ranhura de deslocamento na segunda parte da ranhura de deslocamento pode também ser quebrada por uma ferramenta, de preferência uma roda giratória, antes da montagem. Uma alternativa para a quebra é fazer um corte por uma ferramenta, por exemplo, uma faca ou de preferência, uma faca giratória.
[0019] A ranhura de deslocamento pode também ser aberta lateralmente na primeira e/ou na segunda parte da ranhura de deslocamento.
[0020] Uma parede que quebra pode prover superfícies de sobreposição entre a ranhura de deslocamento e a parte deslocada quando a parte deslocável não for empurrada para dentro da ranhura de deslocamento. As superfícies sobrepostas tornam o sistema de trava mais estável e mais forte.
[0021] Uma ranhura de deslocamento aberta lateralmente faz com que seja mais fácil empurrar a parte deslocável da lingueta na ranhura de deslocamento.
[0022] A parede externa quebrada da ranhura de deslocamento pode cooperar, para guiar a parte deslocável da lingueta e/ou para a trava vertical, com a parte deslocável da lingueta.
[0023] A lingueta pode compreender uma parte fixa a cada um dos lados da parte deslocável da lingueta.
[0024] A ranhura de lingueta pode compreender reentrâncias, que correspondem à parte fixa da lingueta.
[0025] As reentrâncias podem ser em um lábio inferior da ranhura de lingueta. O comprimento, ao longo da aresta do segundo painel, do lábio inferior entre as reentrâncias de preferência é menor do que o comprimento da ranhura de deslocamento.
[0026] A superfície de contato do lábio inferior da ranhura de lingueta pode cooperar, para a trava vertical, com uma superfície inferior da parte deslocável da lingueta.
[0027] A superfície de contato pode ser posicionada de tal modo que, quando a parte deslocável da lingueta volta, durante a montagem dos painéis de construção, a parte deslocável é impedida de alcançar a sua posição original. A superfície inferior da parte deslocável da lingueta pode afirmar uma força contra a superfície de contato do lábio inferior, a fim de evitar uma folga entre os painéis.
[0028] A lingueta pode ter várias peças deslocáveis e a aresta do primeiro painel pode ser provida com várias ranhuras de deslocamento.
[0029] O sistema de trava pode compreender um elemento de bloqueio, de preferência, disposto sobre uma tira de trava, na extremidade do primeiro ou do segundo painel, o qual coopera com uma ranhura de trava na aresta do outro do primeiro ou do segundo painel, para bloquear os painéis horizontalmente.
[0030] O primeiro e o segundo painel são de preferência iguais em essência, portanto, uma aresta oposta à dita aresta do primeiro painel é provida com os mesmos componentes do sistema de trava, conforme a referida aresta do segundo painel.
[0031] Os painéis podem ser de forma quadrada e, a aresta entre a dita aresta e a referida aresta oposta é de preferência provida de um sistema de trava que permite a montagem de um painel adjacente por um movimento de inclinação.
[0032] A ranhura de deslocamento pode ser preenchida com um material flexível, tal como plástico ou borracha, para melhorar as propriedades flexíveis da parte deslocada e/ou para fazer o sistema de trava mais forte.
[0033] O painel de construção que pode ser um painel de piso, um painel de parede, um painel de teto, um componente de mobiliário ou semelhante.
[0034] O núcleo dos painéis de construção pode ser um núcleo à base de madeira, de preferência, feito de MDF, HDF, OSB, WPC, ou de aglomerado de partículas ou de plástico, por exemplo, de PVC ou vinil.
[0035] A aresta dos painéis, de que o sistema de trava pode ser feito, pode compreender o material de núcleo.
[0036] Um segundo aspecto da invenção é provido com a construção de painéis de um sistema de trava mecânica que compreende uma lingueta, em uma aresta de um primeiro painel, que coopera com uma ranhura de lingueta, em uma aresta de um segundo painel adjacente, para a trava vertical dos painéis de construção. A aresta do primeiro painel pode ser provida com uma ranhura de deslocamento para obter uma parte da lingueta flexível e deslocável. A referida ranhura de deslocamento pode ser aberta para baixo, e compreende uma parede interna, uma parede externa e uma parede superior. A lingueta pode ser formada a partir da extremidade do primeiro painel. A parte flexível e deslocável da lingueta podem ser configuradas para serem deslocadas em parte para dentro da ranhura de deslocamento por um lábio inferior da ranhura de lingueta durante a montagem dos primeiro e segundo painéis por um deslocamento vertical do segundo painel em direção ao primeiro painel.
[0037] A espessura da parede externa da ranhura de deslocamento em uma primeira e parte superior da ranhura de deslocamento, acima da superfície superior da lingueta, é configurada de tal modo que a parte flexível e deslocável da lingueta são obtidas. Além disso, a espessura da parede externa da ranhura de deslocamento em uma segunda parte da ranhura de deslocamento, abaixo da parte da lingueta flexível e deslocável é configurada de tal modo que a parte da lingueta flexível e deslocável é obtida. A parede externa na primeira e na parte superior e na segunda parte não é, de acordo com certas modalidades do segundo aspecto, destinadas a se romper. A finalidade da ranhura de deslocamento e da parede externa na primeira e na parte superior e na segunda parte é fazer a parte da lingueta flexível e deslocável mais flexível e prover uma força de trava melhorada.
[0038] A lingueta pode compreender partes fixas no lado da parte da lingueta flexível e deslocável.
[0039] A ranhura de lingueta pode compreender reentrâncias, que correspondem à parte fixa da lingueta.
[0040] A superfície de contato do lábio inferior da ranhura de lingueta pode cooperar, para a trava vertical, com uma superfície inferior da parte flexível e deslocável da lingueta.
[0041] A superfície de contato pode ser disposta de tal modo que, quando a parte deslocável da lingueta volta, durante a montagem dos painéis de construção, a parte deslocável é impedida de alcançar a sua  posição original.
[0042] A lingueta pode ter várias partes deslocáveis e a aresta do primeiro painel pode ser provida com várias ranhuras de deslocamento.
[0043] Também as partes do lábio inferior da ranhura de lingueta podem ser feitas flexíveis e resistentes. Isto pode ser conseguido provendo uma ranhura de deslocamento também na extremidade do segundo painel.
[0044] O painel de construção pode ser um painel de piso, um painel de parede, um painel de teto, um componente de mobiliário ou semelhantes.
[0045] O núcleo dos painéis de construção pode ser um núcleo à base de madeira, de preferência, feito de MDF, HDF, OSB, WPC, ou de aglomerado de partículas ou de plástico, por exemplo, de PVC ou vinil.
[0046] A aresta dos painéis, de que o sistema de trava pode ser feito, pode compreender o material de núcleo.
[0047] Um terceiro aspecto da invenção é um método para produzir um painel de construção de acordo com as modalidades do primeiro ou do segundo aspecto. O método pode compreender as etapas de: formar a lingueta na aresta do primeiro painel. formar a ranhura de deslocamento no lado inferior do primeiro painel, de preferência por meio de moagem, corte e/ou perfuração. fresar a ranhura de lingueta na extremidade oposta da referida aresta do primeiro painel. formar as reentrâncias no lábio inferior da ranhura de lingueta, de preferência por meio de moagem, corte e/ou perfuração.
Breve Descrição dos Desenhos
[0048] A presente invenção será, a título de exemplo, descrita em mais detalhes com referência aos desenhos esquemáticos em anexo, que mostram as modalidades da presente invenção.
[0049] A figura 1 mostra um sistema de trava conhecido, com uma lingueta separada e flexível.
[0050] As figuras 2A a C mostram um corte transversal de um sistema de trava conhecido, com uma lingueta separada e deslocável.
[0051] A figura 3 mostra um sistema de trava conhecido, com uma lingueta separada e deslocável.
[0052] A figura 4 mostra uma vista em 3D de painéis de construção de acordo com uma modalidade da invenção.
[0053] A figura 5 mostra uma vista em 3D de painéis de construção de acordo com uma modalidade da invenção.
[0054] As figuras 6A a B mostram seções transversais dos painéis de construção de acordo com uma modalidade da invenção.
[0055] A figura 6C mostra uma vista lateral dos painéis de construção de acordo com uma modalidade da invenção.
[0056] As figuras 7A a D mostram uma modalidade de montage de acordo com uma modalidade da invenção.
[0057] As figuras 8A a B mostram vistas de cima dos painéis de construção de acordo com as modalidades da invenção.
[0058] As figuras 9A a B mostram um cruzamento dos painéis de construção de acordo com as modalidades da invenção.
[0059] As figuras 10A a B mostram uma vista de cima e uma vista lateral dos painéis de construção de acordo com uma modalidade da invenção.
[0060] As figuras 11A a D mostram uma vista de cima, uma vista lateral e duas seções transversais dos painéis de construção de acordo com uma modalidade da invenção.
[0061] As figuras 12A a C mostram uma vista lateral e duas seções transversais dos painéis de construção de acordo com as configurações da presente invenção.
Descrição Detalhada
[0062] Um sistema de trava conhecido para painéis de construção, que compreende uma lingueta flexível e deslocável 30 e que coopera com uma ranhura de lingueta 20 para a trava vertical das arestas curtas é mostrado na figura 1. A lingueta 30 é uma parte separada e é feita de, por exemplo, plástico, e inserida em uma ranhura de deslocamento em uma primeira aresta curta de um painel. A lingueta é empurrada para dentro de uma ranhura de deslocamento, durante uma montagem vertical das arestas curtas dos painéis e as molas voltam para uma ranhura de lingueta em uma segunda aresta curta de um painel adjacente quando os painéis atingiram uma posição travada. As arestas longas dos painéis são providas com um sistema de trava, que permite a montagem de um painel adjacente por um movimento de inclinação, para obter uma montagem simultânea de arestas longas e curtas adjacentes.
[0063] As figuras 2A a B mostram cortes transversais de diferentes modalidades da lingueta conhecida deslocável e flexível 30 durante a montagem de duas extremidades curtas adjacentes. O painel com a ranhura de lingueta é reduzido em relação ao painel com lingueta 30, que é empurrado para dentro da ranhura de deslocamento do painel reduzido. A lingueta salta de volta, e para dentro da ranhura de lingueta, quando os painéis atingem uma posição montada, e trava os painéis na vertical.
[0064] Um sistema de trava conhecido para painéis compreendendo uma lingueta 30, que é deslocável ao longo de uma aresta curta 4a de um painel 1 em uma ranhura de deslocamento 40 e coopera com uma ranhura de lingueta 20 para a trava vertical de arestas curtas adjacentes 4a, 4b está descrito na figura 3. A lingueta é uma parte separada e é provida com várias saliências 31a, que inicialmente correspondem reentrâncias 33b da ranhura de lingueta 20. Os painéis 1,1' podem ser unidos por um movimento vertical e a lingueta é deslocada, através da aplicação de uma força em uma parte 32 da lingueta 30, para uma posição em que as saliências não coincidem com as reentrâncias, a fim de obter o bloqueio vertical. As arestas longas 5a, 5b dos painéis são providas com um sistema de bloqueio, que permite a montagem de um painel adjacente 1" por um movimento de inclinação, para se obter uma montagem simultânea de arestas longas adjacentes 5a, 5b e curtas 4a, 4b.
[0065] As modalidades da invenção são mostradas nas figuras 4, 5, 6A a C, 7A a D, 8A a B e 9A a B. Um sistema de trava é formado nas arestas adjacentes de um primeiro e segundo painel adjacente 1,1' para o bloqueio das arestas adjacentes na direção vertical e/ou horizontal. Uma modalidade do sistema de trava permite que a montagem de painéis nas arestas adjacentes por meio de um movimento vertical, vide figuras 7A a D. O sistema de trava é formado de preferência por corte mecânico, tal como moagem, perfuração e/ou corte das arestas dos painéis.
[0066] A lingueta 30 é formada em uma aresta do primeiro painel 1. A lingueta 30 coopera com uma ranhura de lingueta 20, que é formada em uma aresta de um painel adjacente 1', para a trava vertical do painel 1,1'. Uma tira de trava 8 com um elemento de trava vertical saliente é formado na extremidade do primeiro painel. O elemento de trava 6 coopera com uma ranhura de trava 14, formada na extremidade do segundo painel 1', para a trava horizontal dos painéis 1,1'.
[0067] Uma ranhura de deslocamento 60 é formada na aresta do primeiro painel de trás da lingueta 30. A ranhura de deslocamento 60 torna uma parte 66 da lingueta 30 deslocável. Durante a montagem do primeiro e do segundo painel 1,1' a parte deslocável 66 é empurrada para dentro da ranhura de deslocamento 60 por um lábio inferior 31 da ranhura de lingueta 20. Quando os painéis estão em uma posição de trava a parte deslocável 66 volta e entra na ranhura de lingueta 20.
[0068] Outras partes 68 da lingueta 30, ao lado da ranhura de deslocamento 60 e a parte deslocável 66 da lingueta 30, são fixas. Para permitir que os painéis 1,1' sejam montados por um movimento vertical, as reentrâncias 69 são formadas em um lábio inferior 31 da ranhura de deslocamento 20. As reentrâncias 69 correspondem às partes fixas 68 da lingueta.
[0069] As figuras 4, 5, 6A a C, 7A a D e 8B mostram uma primeira modalidade que compreende uma lingueta 30 com duas partes deslocáveis 66 e três partes fixas 68, duas ranhuras de deslocamento 60, e um lábio inferior 31 de uma ranhura de lingueta 20 com três reentrâncias 69. A seção transversal na figura 6A é a linha D-D indicada na figura 8A e a seção transversal na figura 6B é a linha C-C indicada na figura 8A.
[0070] A figura 8A mostra uma segunda modalidade que compreende uma lingueta 30 com uma parte deslocável 66 e duas partes fixas 68, uma ranhura de deslocamento 60, e um lábio inferior da ranhura de lingueta 20 com duas reentrâncias 69.
[0071] A primeira modalidade é mostrada em uma vista em 3D nas figuras 4 e 5.
[0072] As seções transversais nas figuras 6A e B, e a vista lateral na figura 6C, mostram que uma superfície inferior da parte deslocável 66 coopera, para a trava vertical das arestas adjacentes dos painéis 1,1', com uma superfície de contato 70 do lábio inferior 31 da ranhura de lingueta 20. Um movimento vertical da parte deslocável está contido, uma vez que a parte deslocável da lingueta é contínua com a parte fixa 68 da lingueta 30a.
[0073] A ranhura de deslocamento 60 é formada a partir da parte de baixo do primeiro painel 1’ e compreende uma parede interna 61, uma parede externa 62, e uma parede superior 67. A ranhura de deslocamento 60 pode ser posicionada, em relação à aresta do primeiro painel, de tal modo que a espessura da parede externa a uma primeira parte 64 e parte superior da ranhura de deslocamento 60, na superfície superior 65 da lingueta 30, é configurada de tal modo que a parede externa se quebra durante a montagem dos painéis de construção, quando a parte deslocável 66 da lingueta é empurrada para a ranhura de deslocamento 60.
[0074] A ranhura de deslocamento 60 pode também ser posicionada, em relação à aresta do primeiro painel, de tal modo que a espessura da parede externa da ranhura de deslocamento 60 em uma segunda parte 63 da ranhura de deslocamento 60, abaixo da parte 66 deslocável da lingueta 30, é configurada de tal modo que a parede externa se quebra durante a montagem dos painéis de construção, quando a parte deslocável 66 da lingueta é empurrada para a ranhura de deslocamento 60.
[0075] As paredes na primeira 64 e na parte superior da ranhura de deslocamento 60 e/ou na segunda parte 63 da ranhura de deslocamento 60 podem também ser quebradas antes da montagem dos painéis de construção, empurrando a parte deslocável 66 da lingueta 30 na ranhura de deslocamento por uma ferramenta, tal como uma roda giratória. Uma alternativa é a utilização de uma ferramenta de corte, tal como uma roda giratória para separar a parte deslocável 66 das paredes.
[0076] A parede externa quebrada da ranhura de deslocamento pode cooperar com a parte deslocável da lingueta e, assim, melhorar o guia da parte deslocável 66 da lingueta 30 e/ou melhorar a trava vertical.
[0077] Se a ranhura de deslocamento 60 estiver posicionada relativamente à aresta do primeiro painel, de tal modo que uma ranhura aberta lateralmente é formada na primeira e/ou na segunda parte 64, 63 da ranhura de deslocamento, a força necessária para empurrar a parte deslocável 66 da lingueta 30 na ranhura de deslocamento 60 é reduzida.
[0078] A superfície de contato 70 do lábio inferior 31 pode ser posicionada de tal modo que a parte deslocável 66 da lingueta 30 é impedida de retornar à sua posição inicial, antes da montagem e, assim, mantém-se em uma posição montada e travada dos painéis 1,1', em parte, na ranhura 66 de deslocamento. Esta posição da superfície de contato 70,resulta que a superfície inferior da parte deslocável da lingueta assegura uma força contra a superfície de contato do lábio inferior na posição de trava dos painéis 1,1', o que é mostrado nas figuras 9A e 9B. A força afirmada melhora a trava e uma folga entre os painéis pode ser possivelmente evitada ou reduzida.
[0079] Para diminuir a força exercida sobre a lingueta, quando é aplicada uma carga sobre os painéis de construção e para melhorar ainda mais a força e as tolerâncias do sistema de trava, as arestas dos painéis adjacentes podem ser providas com superfícies de sobreposição superiores 90, que são mostradas na figura 9B. As superfícies superiores são sobrepostas, de preferência, essencialmente na horizontal.
[0080] Se a lingueta permanece na ranhura de deslocamento 60 da parede superior 67 a ranhura de deslocamento 60 pode cooperar, por uma trava vertical melhorada das arestas adjacentes dos primeiro e segundo painéis 1,1', com uma superfície superior 65 da parte deslocável 66 da lingueta 30.
[0081] A fim de melhorar as propriedades de mola da parte deslocável 66 da lingueta 30, a ranhura de deslocamento 60 pode ser preenchida ou provida de um material elástico, tal como plástico ou borracha. As propriedades melhoradas da mola podem resultar de uma trava melhorada.
[0082] Uma modalidade que compreende uma ranhura de deslocamento 60 com uma parede externa, que não se destina a quebrar durante a montagem, é mostrada na figura 10A. A vista lateral na figura 10A mostra que a distância a partir da aresta do primeiro painel 1 é aumentada. A ranhura de deslocamento tem como resultado que uma parte da lingueta flexível e deslocável 66 é obtida. A vista de cima na figura 10B mostra uma modalidade com uma aresta de um primeiro painel 1, que compreende duas ranhuras de deslocamento 60 e uma lingueta 30 com duas partes deslocáveis e flexíveis 66 e três partes fixas 68 e uma aresta adjacente de um segundo painel 1’ que compreende uma ranhura de lingueta com um lábio inferior provido com três reentrâncias 69 que coincide com a parte fixa 68 da lingueta. A lingueta compreende uma superfície superior essencialmente horizontal 90, que de preferência se estende ao longo de toda a aresta. A superfície essencialmente horizontal superior aumenta a resistência do sistema de trava. A figura 12A mostra uma vista lateral, em que o tamanho da lingueta pode ser aumentado para os painéis de construção constituídos por material flexível favorável.
[0083] As figuras 11A a C mostram uma modalidade em que também as partes do lábio inferior da ranhura de lingueta são feitas flexíveis e resistentes. Isto é conseguido através do fornecimento de uma ranhura de deslocamento também na extremidade do segundo painel. A vista lateral na figura 11A e a seção transversal na figura 11C mostram uma modalidade que compreende uma ranhura de deslocamento 71, que é aberta para baixo, a uma distância a partir da ranhura de lingueta. A seção transversal na figura 11C é indicada na vista de cima na figura 11B pela linha A-A. A seção transversal na figura 11D é indicada na vista de cima na figura 11B, pela linha B-B. A vista de cima na figura 11 B mostra uma modalidade com uma aresta de um primeiro painel 1, que compreende duas ranhuras de deslocamento 60 e uma lingueta com duas partes deslocáveis e flexíveis 66 e três partes fixas 68 em uma aresta de um primeiro painel 1, e uma aresta adjacente de um segundo painel 1' compreendendo uma ranhura de lingueta com um lábio inferior provido com três reentrâncias 69 que correspondem às partes fixas da lingueta 68, e duas ranhuras de deslocamento 71, para se obter duas partes flexíveis no lábio inferior da ranhura de lingueta.
[0084] Formas alternativas de ranhuras de deslocamento 60, 71 na aresta do primeiro e do segundo painel 1, 1' são mostradas nas figuras 12B a C. A parede superior da ranhura de deslocamento é de uma forma arredondada, a fim de aumentar a força de deslocamento da ranhura.

Claims (11)

1. Painéis de construção (1,1') providos com um sistema de trava mecânica compreendendo uma lingueta (30), em uma aresta de um primeiro painel (1), que coopera com uma ranhura de lingueta (20), em uma aresta de um segundo painel adjacente (1'), para a trava vertical dos painéis de construção, caracterizados pelo fato de que: a aresta do primeiro painel é provida com uma ranhura de deslocamento (60) para obter uma parte da lingueta flexível e deslocável (66), a dita ranhura de deslocamento é aberta para baixo, e compreende uma parede interna (61), uma parede externa (62) e uma parede superior (67), a lingueta (30) é formada fora da aresta do primeiro painel, a parte flexível e deslocável (66) da lingueta (30) está configurada para ser deslocada para dentro da ranhura de deslocamento (60) por um lábio inferior da ranhura da lingueta durante a montagem do primeiro e do segundo painel (1, 1') por um deslocamento vertical do segundo painel em relação ao primeiro painel, a espessura da parede externa da ranhura de deslocamento (60) em uma primeira e parte superior (64) da ranhura de deslocamento (60), na superfície superior da lingueta (30), está configurada de tal modo que a parede externa na primeira e na parte superior (64) se quebra durante a dita montagem, e a espessura da parede externa da ranhura de deslocamento (60) a uma segunda parte (63) da ranhura de deslocamento (60), abaixo da parte flexível e deslocável (66) da lingueta (30), está configurada de tal modo que a parede externa na segunda parte (63) se quebra durante a dita montagem.
2. Painéis de construção, de acordo com a reivindicação 1, caracterizados pelo fato de que a parede superior (67) está posicionada verticalmente a uma superfície superior (65) da parte flexível e deslocável (66) da lingueta (30).
3. Painéis de construção, de acordo com a reivindicação 2, caracterizados pelo fato de que a parede superior (67) está configurada para guiar a parte flexível e deslocável (66) da lingueta (30).
4. Painéis de construção, de acordo com a reivindicação 2 ou 3, caracterizados pelo fato de que a parede superior (67) é configurada para cooperar com a superfície superior (65) da parte flexível e deslocável (66) para a trava vertical.
5. Painéis de construção, de acordo com a reivindicação 1, caracterizados pelo fato de que a parede externa quebrada na primeira e na parte superior (64) e/ou na segunda parte, é configurada para guiar a parte flexível e deslocável (66) da lingueta ( 30) durante a montagem.
6. Painéis de construção, de acordo com a reivindicação 1, caracterizados pelo fato de que a parede externa quebrada na primeira e na parte superior (64) e/ou na segunda parte coopera com a parte flexível e deslocável (66) da lingueta (30) para a trava vertical.
7. Painéis de construção, de acordo com qualquer uma das reivindicações 1 a 6, caracterizados pelo fato de que a lingueta (30) compreende partes fixas (68) na lateral da parte flexível e deslocável (66) da lingueta (30).
8. Painéis de construção, de acordo com a reivindicação 7, caracterizados pelo fato de que a ranhura da lingueta compreende reentrâncias, as quais correspondem à parte fixa (68) da lingueta (30).
9. Painéis de construção, de acordo com qualquer uma das reivindicações 1 a 8, caracterizados pelo fato de que uma superfície de contato (70) de um lábio inferior (31) da ranhura da lingueta (20) coopera, para a trava vertical, com uma superfície inferior da parte deslocável (66) da lingueta (30).
10. Painéis de construção, de acordo com a reivindicação 9, caracterizados pelo fato de que a superfície de contato está disposta de tal modo que, quando a parte flexível e deslocável (66) da lingueta salta de volta, durante a montagem dos painéis de construção, a parte deslocável (66) é impedida de atingir a sua posição original.
11. Painéis de construção, de acordo com qualquer uma das reivindicações 1 a 10, caracterizados pelo fato de que a lingueta (30) tem várias partes deslocáveis (66) e que a aresta do primeiro painel é provida com várias ranhuras (60) de deslocamento.
BR112014023967-3A 2012-04-04 2013-04-03 painéis de construção providos com um sistema de trava mecânica BR112014023967B1 (pt)

Applications Claiming Priority (5)

Application Number Priority Date Filing Date Title
US201261620233P 2012-04-04 2012-04-04
SE1250346-2 2012-04-04
SE1250346 2012-04-04
US61/620,233 2012-04-04
PCT/SE2013/050367 WO2013151494A1 (en) 2012-04-04 2013-04-03 Building panel with a mechanical locking system

Publications (1)

Publication Number Publication Date
BR112014023967B1 true BR112014023967B1 (pt) 2021-02-02

Family

ID=60037088

Family Applications (1)

Application Number Title Priority Date Filing Date
BR112014023967-3A BR112014023967B1 (pt) 2012-04-04 2013-04-03 painéis de construção providos com um sistema de trava mecânica

Country Status (4)

Country Link
BR (1) BR112014023967B1 (pt)
HR (2) HRP20171265T1 (pt)
MY (1) MY170078A (pt)
TR (1) TR201901079T4 (pt)

Also Published As

Publication number Publication date
MY170078A (en) 2019-07-03
TR201901079T4 (tr) 2019-02-21
HRP20182106T1 (hr) 2019-02-08
HRP20171265T1 (hr) 2017-10-20

Similar Documents

Publication Publication Date Title
US10480196B2 (en) Building panel with a mechanical locking system
KR102149414B1 (ko) 기계식 잠금 시스템을 갖춘 빌딩 패널
US9723923B2 (en) Panel with a slider
BR112016025214B1 (pt) Conjunto de painéis de construção com um sistema de travamento mecânico
KR102149416B1 (ko) 빌딩 패널용 기계식 잠금 시스템의 제조 방법
US9945121B2 (en) Panels comprising a mechanical locking device and an assembled product comprising the panels
BR112015031238B1 (pt) Conjunto de painéis com um sistema de travamento mecânico
JP6682437B2 (ja) 組立品及び組立品の組み立て方法
BR112021002459A2 (pt) conjunto de painéis com um dispositivo de travamento mecânico
BR112019011782A2 (pt) dispositivo para inserção de uma lingueta
BR112021002370A2 (pt) conjunto de painéis com um dispositivo de travamento mecânico
BR112021011542A2 (pt) Conjunto de painéis que podem ser destravados verti-calmente, método e dispositivo para isso
BR112016008281B1 (pt) Sistema de travamento mecânico para painéis de piso
BR112014023967B1 (pt) painéis de construção providos com um sistema de trava mecânica
IT201800007388A1 (it) Sistema di giunzione e livellatura per parti di mobili e articoli da arredamento
BR112014024068B1 (pt) método para produção de sistema de travamento mecânico para painéis de construção

Legal Events

Date Code Title Description
B06F Objections, documents and/or translations needed after an examination request according art. 34 industrial property law
B06U Preliminary requirement: requests with searches performed by other patent offices: suspension of the patent application procedure
B09A Decision: intention to grant
B16A Patent or certificate of addition of invention granted

Free format text: PRAZO DE VALIDADE: 20 (VINTE) ANOS CONTADOS A PARTIR DE 03/04/2013, OBSERVADAS AS CONDICOES LEGAIS.