BR112014023731B1 - Cartuchos de filtro para uso em alojamento de filtro reutilizável e conjuntos de filtro compreendendo os cartuchos de filtro - Google Patents

Cartuchos de filtro para uso em alojamento de filtro reutilizável e conjuntos de filtro compreendendo os cartuchos de filtro Download PDF

Info

Publication number
BR112014023731B1
BR112014023731B1 BR112014023731-0A BR112014023731A BR112014023731B1 BR 112014023731 B1 BR112014023731 B1 BR 112014023731B1 BR 112014023731 A BR112014023731 A BR 112014023731A BR 112014023731 B1 BR112014023731 B1 BR 112014023731B1
Authority
BR
Brazil
Prior art keywords
filter
tube
fluid
seal
central
Prior art date
Application number
BR112014023731-0A
Other languages
English (en)
Inventor
Stephen Schweitzer
Original Assignee
Baldwin Filters, Inc
Priority date (The priority date is an assumption and is not a legal conclusion. Google has not performed a legal analysis and makes no representation as to the accuracy of the date listed.)
Filing date
Publication date
Application filed by Baldwin Filters, Inc filed Critical Baldwin Filters, Inc
Publication of BR112014023731B1 publication Critical patent/BR112014023731B1/pt

Links

Images

Abstract

CONJUNTO DE FILTRO COM EVACUAÇÃO DE ÁGUA, E PROCESSOS. Um conjunto de filtro, um cartucho de filtro e um processo de filtração de fluido são proporcionados. O conjunto de filtro inclui uma base de filtro, um alojamento de filtro e um cartucho de filtro dentro do alojamento. O cartucho de filtro extrai água do fluido sujo escoando pelo conjunto. O cartucho de filtro define um par de rotas de escoamento estendendo-se por uma cavidade central dele, As rotas de escoamento de fluido conduzem e mantêm separados um fluxo de fluido limpo, após passar pelo meio filtrante do cartucho, bem como a água, que foi extraída do escoamento de fluido sujo.

Description

CAMPO DA INVENÇÃO
[001] Esta invenção se refere, geralmente, a filtros de fluido e, mais particularmente, se refere a filtros de fluido, que filtram água de um fluido sujo.
ANTECEDENTES DA INVENÇÃO
[002] Um conjunto de filtro é usado para remover impurezas de um fluxo de fluido. Por exemplo, um conjunto de filtro pode ser usado para remover matéria particulada ou água de um fluido, tal como um fluido hidráulico ou combustível, para uso em motores ou outras máquinas. A remoção das impurezas pode impedir dano aos sistemas a jusante ou aperfeiçoar o desempenho deles. Uma impureza particular em combustível ou fluido hidráulico, que pode ser problemática, é a inclusão de água. Os conjuntos de filtros do passado eram configurados para remover água do fluido. Infelizmente, a água extraída podia apenas ficar no conjunto de filtro. A presente invenção se refere a aperfeiçoamentos em relação ao estado atual da técnica, e, particularmente, aperfeiçoamentos no tratamento da água extraída do fluido a ser filtrado.
RESUMO DA INVENÇÃO
[003] As concretizações da invenção se referem a novos e aperfeiçoados conjuntos de filtros, cartuchos de filtros para uso em conjuntos de filtros e processos de filtração de um fluido. A invenção se refere, de uma maneira geral, à remoção e ao manuseio de água de um fluido hidráulico ou combustível.
[004] Em uma concretização, um cartucho de fluido, para uso em alojamento de filtro reutilizável e para filtrar fluido sujo, fornecido por um orifício de fluido sujo de uma base de filtro, na qual o cartucho de fluido e o alojamento de filtro são fixáveis de maneira liberável, é proporcionado. A base de filtro inclui um orifício de fluido limpo, pelo qual o fluido limpo sai, e um orifício de retorno, pelo qual a água separada, que é separada do fluido sujo, sai. A base de filtro também inclui um orifício de fluido sujo, pelo qual o fluido sujo é fornecido ao cartucho de filtro, quando preso na base de filtro.
[005] O cartucho de filtro inclui um tubo de meio filtrante, uma parte de tampa da primeira extremidade, uma entrada de fluido sujo, uma saída de fluido limpo e uma saída de retorno. O tubo de meio filtrante se estende entre as primeira e segunda extremidades ao longo de um eixo longitudinal e define uma cavidade central. A parte de tampa da primeira extremidade é presa de maneira selante à primeira extremidade do tubo de meio filtrante.
[006] A parte de tampa da primeira extremidade porta a entrada de fluido sujo, que é definida por uma disposição de selo de entrada de fluido sujo, que fluidicamente sela e fluidicamente se comunica com o orifício de fluido sujo do tubo de meio filtrante.
[007] A saída de fluido limpo é definida por uma disposição de selo de saída de fluido limpo, que fluidicamente sela e fluidicamente se comunica com o orifício de fluido limpo da base de filtro, em um lado a jusante do tubo de meio filtrante. O tubo de meio filtrante é interposto de maneira fluida entre a entrada de fluido sujo e a saída de fluido limpo, de modo que o fluxo de fluido pela saída de fluido limpo passe pelo tubo de meio filtrante.
[008] A saída de retorno é definida por uma disposição de selo de saída de retorno, que fluidicamente sela e fluidicamente se comunica com o orifício de retorno. O fluxo de água separada pela saída de retorno evita o tubo de meio filtrante e flui operacionalmente pela cavidade central do tubo de meio filtrante, separado de ambos os fluxos de fluido limpo e de fluido sujo.
[009] Em uma concretização, a disposição de selo da entrada de fluido sujo inclui um primeiro selo direcionado radialmente para dentro e um primeiro selo direcionado radialmente para fora. O primeiro selo direcionado radialmente para fora tem um diâmetro menor do que o primeiro selo direcionado radialmente para dentro. A entrada de fluido sujo é o vão formado entre o primeiro selo direcionado radialmente para dentro e o primeiro selo direcionado radialmente para fora da disposição de selo da entrada de fluido sujo. A disposição de selo da saída de fluido limpo inclui um segundo selo direcionado radialmente para dentro e o primeiro selo direcionado radialmente para fora. O segundo selo direcionado radialmente para dentro é posicionado radialmente para dentro, relativo ao primeiro selo direcionado radialmente para fora. A saída de fluido limpo é o vão formado entre o primeiro selo direcionado radialmente para fora e o segundo selo direcionado radialmente para dentro. A disposição de selo da saída de retorno é proporcionada pelo segundo selo direcionado radialmente para dentro.
[010] Em uma concretização, a entrada de fluido sujo é espaçada axialmente da primeira extremidade do meio filtrante ao longo do eixo longitudinal, e é posicionada, pelo menos em parte, radialmente para dentro de um diâmetro externo do tubo de meio filtrante. A parte de tampa da primeira extremidade define uma passagem de fluxo direcionada radialmente para fora, que se estende radialmente para fora relativa ao eixo longitudinal, quando do fluxo na direção a jusante da entrada de fluido sujo.
[011] Em uma concretização, a passagem de fluxo direcionada radialmente para fora é espaçada axialmente da primeira extremidade do tubo de meio filtrante, de modo que a primeira extremidade do tubo de meio filtrante é interposta axialmente ao longo do eixo longitudinal, entre a segunda extremidade e a passagem de fluxo direcionada radialmente para fora.
[012] Em uma concretização, o segundo selo direcionado radialmente para dentro e o primeiro selo direcionado radialmente para fora são proporcionados por um único elemento de selo, que pode ser na forma de um anel isolante, fixado na parte de tampa da primeira extremidade. Em uma concretização, o primeiro selo direcionado radialmente para dentro é proporcionado por um segundo elemento de selo.
[013] Em uma concretização, o cartucho de filtro inclui ainda um primeiro selo direcionado radialmente para fora, próximo de uma periferia radial externa da parte de tampa da primeira extremidade. O segundo selo direcionado radialmente para fora é configurado para selar uma superfície selante direcionada radialmente para dentro do alojamento de filtro, para selar o cartucho de filtro dentro do alojamento de filtro.
[014] Em uma concretização, uma passagem de fluxo de retorno se estende pela cavidade interna do tubo de meio filtrante. A passagem de fluxo de retorno é interposta de maneira fluida entre a entrada de fluido sujo e a saída de retorno. A água separada passa pela passagem de fluxo de retorno. uma passagem de fluxo limpo se estende pela cavidade interna, a partir de um lado a jusante do tubo de meio filtrante para a saída de fluido limpo. A passagem de fluxo limpo é separada de maneira fluida da passagem de fluxo de retorno.
[015] O cartucho de filtro, em uma concretização, inclui uma parte de tampa da segunda extremidade, presa na segunda extremidade do tubo de meio filtrante. A parte de tampa da segunda extremidade inclui uma abertura central passando por ela. A passagem de fluxo de retorno se comunicação de maneira fluida com um exterior do tubo de meio filtrante pela abertura central.
[016] Em uma concretização, o cartucho de filtro inclui ainda uma parte de tubo central, posicionada dentro da cavidade interna do tubo de meio filtrante. A parte de tubo central inclui uma passagem central proporcionando a passagem de fluxo de retorno. A passagem central fica em comunicação fluida com o exterior do tubo de meio filtrante pela abertura central da parte de tampa da segunda extremidade. Em uma concretização mais particular, a passagem central do tubo central inclui uma entrada, espaçada axialmente da saída de retorno. A entrada é espaçada axialmente da segunda extremidade do tubo de meio filtrante, com a entrada sendo posicionada fora da cavidade interna do tubo de meio filtrante.
[017] Em uma concretização, a parte de tubo central inclui uma segunda passagem de fluido, espaçada radialmente da passagem central. A segunda passagem de fluido proporciona a passagem de fluxo limpo. A segunda passagem de fluido tem uma entrada dentro da cavidade central do tubo de meio filtrante e axialmente entre as primeira e segunda extremidades, e se comunica de maneira fluida com a saída de fluido limpo pela segunda passagem de fluido.
[018] Em uma concretização, a entrada da segunda passagem de fluido é posicionada axialmente ao longo do eixo longitudinal mais próximo da segunda extremidade do tubo de meio filtrante do que da primeira extremidade do tubo de meio filtrante.
[019] Em uma concretização, o tubo central inclui uma parte tubular estendendo-se axialmente, que se estende axialmente pela abertura central da parte de tampa da segunda extremidade. A extremidade distal da parte tubular estendendo-se axialmente define a entrada da passagem central.
[020] Em outra concretização, um cartucho de filtro, para uso em um alojamento de filtro reutilizável, é proporcionado. O cartucho de filtro é usado para filtrar fluido sujo fornecido por um orifício de fluido sujo de uma base de filtro, na qual o cartucho de filtro e o alojamento de filtro são fixáveis de maneira liberável. A base de filtro também inclui um orifício de fluido limpo, pelo qual o fluido limpo sai, e um orifício de retorno, pelo qual a água separada sai. O cartucho de filtro inclui um tubo de meio filtrante, estendendo-se entre as primeira e segunda extremidades ao longo de um eixo longitudinal e definindo uma cavidade central. Uma entrada de fluido sujo é selada e fica em comunicação fluida com o orifício de fluido sujo da base de filtro, em um lado a montante do tubo de meio filtrante. Uma saída de fluido limpo é selada e fica em comunicação fluida com o orifício de fluido limpo, em um lado a jusante do tubo de meio filtrante. O tubo de meio filtrante é interposto de maneira fluida entre a entrada de fluido sujo e a saída de fluido limpo, de modo que o fluxo de fluido pela saída de fluido limpo passe pelo tubo de meio filtrante. Uma saída de retorno é selada e se comunica de maneira fluida com o orifício de retorno. O fluxo de fluido pela saída de retorno se desvia do tubo de meio filtrante.
[021] Um conjunto de filtro é também proporcionado em uma concretização. O conjunto de filtro inclui uma base de filtro, um alojamento de filtro e um cartucho de filtro. A base de filtro inclui um orifício de fluido sujo, um orifício de fluido limpo e um orifício de retorno. O alojamento de filtro é fixável de maneira liberável na base de filtro e define uma cavidade interna. O cartucho de filtro é posicionado de maneira liberável dentro da cavidade interna do alojamento de filtro. O cartucho de filtro inclui um tubo de meio filtrante, uma entrada de fluido sujo, uma saída de fluido limpo e uma saída de retorno. O tubo de meio filtrante se estende entre as primeira e segunda extremidades ao longo de um eixo longitudinal e define uma cavidade central. A entrada de fluido sujo é selada e se comunica de maneira fluida com o orifício de fluido sujo da base de filtro, em um lado a montante do tubo de meio filtrante. A saída de fluido limpo é selada e se comunica de maneira fluida com o orifício de fluido limpo, em um lado a jusante do tubo de meio filtrante. A saída de retorno é selada e se comunica de maneira fluida com o orifício de retorno. O cartucho de filtro e o alojamento de filtro definem uma região de reservatório entre eles, que fica a jusante do tubo de meio filtrante e a montante da saída de retorno, quando o cartucho de filtro é montado dentro do alojamento de filtro. A saída de retorno fica em comunicação fluida com a região de reservatório, quando o cartucho de filtro é montado dentro do alojamento de filtro. A região de reservatório coleta a água separada do fluido sujo, antes que o fluido sujo passe pelo tubo de meio filtrante.
[022] Em uma concretização, a base de filtro, o alojamento de filtro e o cartucho de filtro são configurados de modo que a região de reservatório fica geralmente verticalmente abaixo do cartucho de filtro, quando o conjunto de filtro é montado.
[023] Um outro conjunto de filtro é proporcionado. O conjunto de filtro inclui uma base de filtro, um alojamento de filtro e um cartucho de filtro. A base de filtro inclui uma primeira parte geralmente tubular, estendendo-se axialmente ao longo de um eixo longitudinal definindo uma primeira superfície selante direcionada radialmente para fora e uma primeira superfície selante direcionada radialmente para dentro, tendo um diâmetro menor do que a primeira superfície selante direcionada radialmente para fora. A primeira parte geralmente tubular define um orifício de fluido sujo, posicionado radialmente entre a primeira superfície selante direcionada radialmente para fora e a primeira superfície selante direcionada radialmente para dento. A base de filtro inclui uma segunda parte geralmente tubular, estendendo-se axialmente ao longo do eixo longitudinal, definindo uma segunda superfície selante direcionada radialmente para fora, tendo um diâmetro externo que é inferior ao diâmetro da primeira superfície selante direcionada radialmente para dentro e que define um canal central. O canal central forma um orifício de retorno. Um orifício de fluido limpo é formado entre a primeira superfície selante direcionada radialmente para dentro e a segunda superfície selante direcionada radialmente para fora.
[024] O alojamento de filtro é preso de maneira liberável à base de filtro definindo uma cavidade interna.
[025] O cartucho de filtro é posicionado de maneira liberável dentro da cavidade interna do alojamento de filtro. O cartucho de filtro inclui um tubo de meio filtrante, uma entrada de fluido sujo, uma saída de fluido limpo e uma saída de retorno. O tubo de meio filtrante se estende entre as primeira e segunda extremidades ao longo do eixo longitudinal, que é paralelo ao eixo longitudinal e que define uma cavidade central. A entrada de fluido sujo é selada e se comunica de maneira fluida com o orifício de fluido sujo da base de filtro, em um lado a montante do tubo de meio filtrante. A saída de fluido limpo é selada e se comunica de maneira fluida com o orifício de fluido limpo, em um lado a jusante do tubo de meio filtrante. A saída de retorno é selada e se comunica de maneira fluida com o orifício de retorno. O cartucho de filtro e o alojamento de filtro definem uma região de reservatório entre eles, que fica a jusante do tubo de meio filtrante e a montante do orifício de retorno. A região de reservatório coleta a água separada do fluido sujo fora do tubo de meio filtrante. O orifício de retorno fica em comunicação fluida com a região de reservatório pela cavidade central do tubo de meio filtrante.
[026] Em uma outra concretização, um conjunto de filtro é proporcionado. O conjunto de filtro inclui uma base de filtro, um alojamento de filtro e um cartucho de filtro. A base de filtro inclui uma primeira parte geralmente tubular, estendendo-se axialmente ao longo de um eixo longitudinal definindo uma primeira superfície selante direcionada radialmente para fora e uma primeira superfície selante direcionada radialmente para dentro, tendo um diâmetro menor do que a primeira superfície selante direcionada radialmente para fora. A primeira parte geralmente tubular define um orifício de fluido sujo, posicionado radialmente entre a primeira superfície selante direcionada radialmente para fora e a primeira superfície selante direcionada radialmente para dento. A base de filtro inclui também uma segunda parte geralmente tubular, estendendo-se axialmente ao longo do eixo longitudinal, definindo uma segunda superfície selante direcionada radialmente para fora, tendo um diâmetro externo que é inferior ao diâmetro da primeira superfície selante direcionada radialmente para dentro e que define um canal central. O canal central forma um orifício de retorno. Um orifício de fluido limpo é formado entre a primeira superfície selante direcionada radialmente para dentro e a segunda superfície selante direcionada radialmente para fora.
[027] O alojamento de filtro é preso de maneira liberável à base de filtro e define uma cavidade interna.
[028] O cartucho de filtro é posicionado de maneira liberável dentro da cavidade interna do alojamento de filtro, o cartucho de filtro inclui um tubo de meio filtrante, estendendo-se entre as primeira e segunda extremidades ao longo do eixo longitudinal e define uma cavidade central.
[029] Uma parte de tampa da primeira extremidade é presa de maneira selante à primeira extremidade do tubo de meio filtrante. A parte de tampa da primeira extremidade porta uma entrada de fluido sujo, uma saída de fluido limpo e uma saída de retorno.
[030] A entrada de fluido sujo é definida por uma disposição de selo da entrada de fluido sujo, que é selada de maneira fluida a primeira superfície selante direcionada radialmente para fora e a primeira superfície selante direcionada radialmente para dentro. A entrada de fluido sujo se comunica de maneira fluida com o orifício de fluido sujo da base de filtro, em um lado a montante do tubo de meio filtrante.
[031] A saída de fluido limpo é definida por uma disposição de selo da saída de fluido limpo, que é selada de maneira fluida com a primeira superfície selante direcionada radialmente para dentro e a segunda superfície selante direcionada radialmente para fora. A saída de fluido limpo se comunica de maneira fluida com o orifício de fluido limpo da base de filtro, em um lado a jusante do tubo de meio filtrante. O tubo de meio filtrante é interposto de maneira fluida entre a entrada de fluido sujo e a saída de fluido limpo, de modo que o fluxo de fluido pela saída de fluido limpo passe pelo tubo de meio filtrante.
[032] A saída de retorno é definida por uma disposição de selo da saída de retorno, que é selada de maneira fluida com a segunda superfície selante direcionada radialmente para fora. O orifício de retorno se comunica de maneira fluida com o orifício de retorno.
[033] O cartucho de filtro e o alojamento de filtro definem uma região de reservatório entre eles, que fica a jusante do tubo de meio filtrante e a montante do orifício de retorno. A região de reservatório coleta a água separada do fluido sujo fora do tubo de meio filtrante. O orifício de retorno fica em comunicação fluida com a região de reservatório pela cavidade central do tubo de meio filtrante.
[034] Em uma concretização, um processo de filtração de um fluido é proporcionado. O processo inclui:receber um fluido sujo em um orifício de entrada de uma base de filtro; separar água do fluido sujo, antes que o fluido sujo passe por uma cavidade central do tubo de meio filtrante de um cartucho de filtro, preso na base de filtro; passar a água a uma região de reservatório, formada entre o cartucho de filtro e um alojamento de filtro, no qual o cartucho de filtro é posicionado; passar o fluido sujo pelo tubo de meio filtrante para remover particulado do fluido sujo e converter o fluido sujo em fluido limpo; passar o fluido limpo por uma rota de fluxo de fluido limpo, que tem uma entrada dentro da cavidade central do tubo de meio filtrante; expelir o fluido limpo da rota de fluxo de fluido limpo por uma saída de fluido limpo do cartucho de filtro; passar a água por uma passagem de retorno de fluido, que se estende pela cavidade central do tubo de meio filtrante; e expelir a água limita por um orifício de saída do cartucho de filtro.
[035] Em uma outra concretização, a água entra na passagem de fluxo de retorno por uma entrada da passagem de fluxo de retorno, que é posicionada axialmente fora da cavidade central do tubo de meio filtrante.
[036] Em uma outra concretização, o processo inclui ainda substituir o cartucho de filtro por um novo cartucho de filtro, que inclui substituir a passagem de fluxo de retorno, quando da substituição do cartucho de filtro.
[037] As concretizações dos conjuntos de filtros e dos processos utilizam os cartuchos de filtros como definidos acima, quando adequado.
[038] Outros aspectos, objetivos e vantagens da invenção vão ficar mais evidentes da descrição detalhada apresentada a seguir, quando feita em conjunto com os desenhos em anexo.
BREVE DESCRIÇÃO DOS DESENHOS
[039] Os desenhos em anexo, incorporados no, e que formam parte do, relatório descritivo ilustram vários aspectos da presente invenção, e, conjuntamente com a descrição, servem para explicar os princípios da invenção. Nos desenhos:A Figura 1 é uma vista em perspectiva pelo topo de um conjunto de filtro, de acordo com uma concretização da presente invenção;A Figura 2 é uma ilustração em seção transversal do conjunto de filtro da Figura 1, feita em torno da linha 2 - 2;A Figura 3 é uma ilustração em seção transversal do conjunto de filtro da Figura 1, feita em torno da linha 3 - 3;A Figura 4 é uma ilustração em seção transversal detalhada da Figura 2;A Figura 5 é uma ilustração em seção transversal do alojamento de filtro e do cartucho de filtro da Figura 2;A Figura 6 é uma ilustração detalhada em perspectiva do cartucho de filtro e do alojamento de filtro do conjunto de filtro da Figura 1;A Figura 7 é uma ilustração em seção transversal de um tubo central do cartucho de filtro do conjunto de filtro da Figura 1;A Figura 8 é uma ilustração em seção transversal detalhada do cartucho de filtro e do alojamento de filtro da Figura 5;A Figura 9 é uma ilustração em perspectiva pelo topo do cartucho de filtro;A Figura 10 é uma ilustração em perspectiva pelo fundo do cartucho de filtro; e A Figura 11 é uma ilustração em perspectiva pelo topo do tubo central do cartucho de filtro.
[040] Ainda que a invenção seja descrita em conjunto com certas concretizações preferidas, não há qualquer intenção de limitá-la a essas concretizações. Ao contrário, a intenção é cobrir todas as alternativas, modificações e equivalentes, para que sejam incluídos dentro do espírito e do âmbito da invenção, como definidos pelas reivindicações em anexo.
DESCRIÇÃO DETALHADA DA INVENÇÃO
[041] A Figura 1 ilustra um conjunto de filtro 100, de acordo com uma concretização da presente invenção. O conjunto de filtro 100 inclui, geralmente, uma base de filtro 102 na qual um alojamento de filtro 104 é preso de maneira liberável. A base de filtro 102 inclui vários orifícios de entrada e saída para várias funções. Por exemplo, os orifícios podem ser usados para receber fluido sujo, expelir fluido limpo, retornar a água separada de um fluido sujo a um tanque de armazenamento ou dreno, bem como orifícios de linha de retorno para o excesso de fluido. Na concretização ilustrada, o orifício de fluido sujo 106 e o orifício de fluido limpo 108 ficam no mesmo lado da base de filtro 102. O orifício de retorno 110 é ilustrado na Figura 2.
[042] Com referência às Figuras 2 e 3, o conjunto de filtro 100 também inclui um cartucho de filtro 112 substituível, que é usado para limpar o fluido fluindo pelo conjunto de filtro 100. O cartucho de filtro 112 é, de preferência, configurado para tanto remover impurezas particuladas dentro do fluxo de fluido, quanto extrair ou separar água do fluxo de fluido fluindo do orifício de fluido sujo 106 para o orifício de fluido limpo 108. O fluxo de fluido entre esses dois orifícios é ilustrado pelas setas 114, 116. As setas 114 ilustram fluido sujo, enquanto que as setas 116 ilustram fluido limpo, que tenha passado pelo meio filtrante do cartucho de filtro 112. As setas 118 ilustram água ou outras impurezas que tenham sido separadas do fluido sujo 114. Em algumas implementações, a água, que é separada do fluido sujo, é retornada de volta ao tanque de armazenamento, tal como um tanque de armazenamento de combustível ou um tanque de armazenamento de fluido hidráulico, do qual pode ser removida posteriormente. Alternativamente, a água separada pode ser drenada diretamente do sistema ou enviada a um tanque de armazenamento separado para essa água separada.
[043] Com referência à Figura 4, a base de filtro 102 inclui um primeiro conjunto de roscas 120, que cooperam com um segundo conjunto de roscas 122 do alojamento de filtro 104, para prender de maneira liberável o alojamento de filtro 104 na base de filtro 102 e permitir a substituição do cartucho de filtro 112 nos intervalos de manutenção.
[044] O alojamento de filtro 104 é geralmente em forma de cuba ou taça, incluindo uma parede lateral anular 124, que define geralmente uma cavidade interna 125. A parede lateral anular 124 termina em uma extremidade distal 126, que forma uma extremidade aberta do alojamento de filtro 104, para receber o cartucho de filtro 112 nela. O alojamento de filtro 104 é geralmente fechado na extremidade oposta à extremidade distal 126. Próximo da extremidade distal 126, a parede lateral anular 124 define uma superfície selante direcionada radialmente para dentro 128, que coopera com um elemento de selo direcionado radialmente para fora 130 do cartucho de filtro 112, para selar o cartucho de filtro 112 dentro do alojamento de filtro 104 (consultar também a Figura 5).
[045] Com referência à Figura 4, a base de filtro 102 inclui geralmente uma primeira parte geralmente tubular 132, que se estende axialmente ao longo do eixo longitudinal 134. A primeira parte geralmente tubular 132 define uma primeira superfície selante direcionada radialmente para fora 136, bem como uma primeira superfície selante direcionada radialmente para dentro 138, tendo um diâmetro interno menor do que o diâmetro externo da primeira superfície selante direcionada radialmente para fora 136. Essas duas superfícies 136, 138 são, de preferência, geralmente concêntricas em torno do eixo longitudinal 134. O orifício de fluido sujo 106 é, pelo menos em parte, formado radialmente entre a primeira superfície selante direcionada radialmente para fora 136 e a primeira superfície selante direcionada radialmente para dentro 138. Na concretização ilustrada, essa parte do orifício de fluido sujo 106 é formada por uma única passagem estendendo-se axialmente, formada na primeira parte geralmente tubular 132. No entanto, em concretizações alternativas, pode ser formada por várias passagens. Ainda mais, a passagem não precisa se estender necessariamente axialmente, na medida em que sai da primeira parte geralmente tubular 132, mas pode sair em uma direção radial em concretizações alternativas.
[046] A base de filtro 102 inclui ainda uma segunda parte geralmente tubular 140, que se estende axialmente ao longo do eixo longitudinal 134. A segunda parte geralmente tubular 140 define uma segunda superfície selante direcionada radialmente para fora 142. A segunda superfície selante direcionada radialmente para fora 142, que tem um diâmetro externo, que é geralmente inferior ao diâmetro interno da primeira superfície selante direcionada radialmente para dentro 138. A segunda parte geralmente tubular 140 também define um canal central 144, que forma, pelo menos em parte, o orifício de retorno 110. O orifício de fluido limpo 108 é formado, pelo menos em parte, entre a primeira superfície selante direcionada radialmente para dentro 138 e a segunda superfície selante direcionada radialmente para fora 142.
[047] Quando o cartucho de filtro 112 é inserido no alojamento de filtro 104, o cartucho de filtro 112 e o alojamento de filtro 104 são fixáveis operacionalmente na base de filtro 102, em uma maneira tal que o cartucho de filtro 112 seja interposto entre o orifício de fluido sujo 106 e o orifício de fluido limpo 108, de modo a filtrar o fluido fluindo por eles.
[048] Com referência às Figuras 4 e 5, o cartucho de filtro 112 inclui um tubo estendendo-se axialmente de meio filtrante 146, que é geralmente concêntrico com o eixo longitudinal 134 e que define a cavidade central 148. O tubo de meio filtrante 146 se estende longitudinalmente entre uma primeira extremidade 150 e uma segunda extremidade 152.
[049] O cartucho de filtro 112 inclui uma entrada de fluido sujo 154, uma saída de fluido limpo 156 e uma saída de retorno 158.
[050] A entrada de fluido sujo 154 é selada e se comunicação de maneira fluida com o orifício de fluido sujo 106 da base de filtro 102, em um lado a montante do tubo de meio filtrante 146. A entrada de fluido sujo 154 é formada geralmente na concretização ilustrada por uma disposição de selo do orifício de fluido sujo 106. A disposição de selo da entrada de fluido sujo inclui um primeiro selo direcionado radialmente para dentro 160 e um primeiro selo radialmente para fora 162. O primeiro selo direcionado radialmente para fora 162 tem um diâmetro menor do que aquele do primeiro selo direcionado radialmente para dentro 160. A entrada de fluido sujo 154 é geralmente o vão anular, formado radialmente entre o primeiro selo direcionado radialmente para dentro 160 e o primeiro selo direcionado radialmente para fora 162. O primeiro selo direcionado radialmente para dentro 160 é selado na primeira superfície direcionada radialmente para fora 136 da primeira parte geralmente tubular 132 da base de filtro 102, quando montada. Adicionalmente, o primeiro selo radialmente para fora 162 é selado operacionalmente na primeira superfície direcionada radialmente para fora 138 da primeira parte geralmente tubular 132. Essa disposição permite que o orifício de fluido sujo 106 se comunique operacionalmente com o lado a montante, isto é, a periferia externa do tubo de meio filtrante 146.
[051] O cartucho de filtro 112 inclui ainda uma parte de tampa da primeira extremidade 164, que é presa de maneira selante na primeira extremidade 150 do tubo de meio filtrante 146. A parte de tampa da primeira extremidade 164 define uma passagem de fluxo direcionada radialmente para fora 166 (consultar também a Figura 3), que se estende radialmente para fora, relativa ao eixo longitudinal 134, e permite que o fluido sujo 114 flua radialmente para fora relativo ao eixo longitudinal 134, quando fluindo em uma direção da entrada de fluido sujo 154. A entrada de fluido sujo 154 é geralmente espaçada axialmente da primeira extremidade 150 do tubo de meio filtrante 146, ao longo do eixo longitudinal 134, e é posicionada, pelo menos em parte, radialmente para dentro de um diâmetro externo do tubo de meio filtrante 146. A passagem de fluxo direcionada radialmente para fora 166 permite que o fluido sujo flua radialmente para fora da entrada de fluido sujo 154 para a periferia externa do tubo de meio filtrante 146, de modo que possa ser depois filtrado por passagem pelo meio filtrante 146 por fluxo radialmente para dentro.
[052] A saída de fluido limpo 156 é definida por uma disposição de selo da saída de fluido limpo, que é de maneira fluida selada e se comunica de maneira fluida com o orifício de fluido limpo 108 da base de filtro 102, em um lado a jusante do tubo de meio filtrante 146, quando montado. Como tal, o tubo de meio filtrante 146 é interposto de maneira fluida entre a entrada de fluido sujo 154 e a saída de fluido limpo 156, de modo que o fluxo de fluido pela saída de fluido limpo 156 deve passar previamente pelo tubo de meio filtrante 146.
[053] A disposição de selo da saída de fluido limpo inclui um segundo selo direcionado radialmente para dentro 168, bem como usa o primeiro selo direcionado radialmente para fora 162. O segundo selo direcionado radialmente para dentro 168 é posicionado radialmente para dentro, relativo ao primeiro selo direcionado radialmente para fora 162. A saída de fluido limpo 156 é a passagem ou vão de fluxo de fluido 170, formado entre o primeiro selo direcionado radialmente para fora 163 e o segundo selo direcionado radialmente para dentro 168.
[054] O primeiro selo direcionado radialmente para fora 162 é selado com a primeira superfície selante direcionada radialmente para dentro 138 da primeira parte geralmente tubular 132. O segundo selo direcionado radialmente para dentro 168 é selado com a segunda superfície direcionada radialmente para fora 142 da segunda parte geralmente tubular 140. Como tal, a passagem ou vão de fluxo de fluido 170, formado pela disposição de selo da saída de fluido limpo, se comunica operacionalmente com o vão anular, formado entre a primeira superfície selante direcionada radialmente para dentro 138 e a segunda superfície direcionada radialmente para fora 142, que forma parte do orifício de fluido limpo 108 da base de filtro 102. A disposição de selo da saída de fluido limpo é também portada pela parte de tampa da primeira extremidade 164 do cartucho de filtro 112.
[055] A saída de retorno 158 é definida por uma disposição de selo da saída de retorno, que, operacionalmente, é selada de maneira fluida com o orifício de retorno 110 da base de filtro 102. Essa comunicação propicia o fluxo da água separada 118, que foi separada do fluido sujo para sair do alojamento de filtro 104 e passar para o orifício de retorno 110, com essa água separada se desviando do tubo de meio filtrante 146. A disposição de selo da saída de retorno é proporcionada pelo segundo selo direcionado radialmente para dentro 168. A saída de retorno 158 é a rota de fluxo 172 geralmente ligada pelo segundo selo direcionado radialmente para dentro 168. A disposição de selo da saída de retorno é também portada pela parte de tampa da primeira extremidade 164.
[056] Deve-se notar que as superfícies 136, 138, 142 são geralmente definidas como superfícies selantes direcionadas radialmente para dentro e para fora. No entanto, essas superfícies podem ter uma ligeira inclinação ou chanfradura relativa ao eixo longitudinal 134, de modo a facilitar o acoplamento por união com o cartucho de filtro 112. Ainda mais, essas superfícies podem incluir uma chanfradura de entrada, tal como ilustrado na presente concretização. No entanto, essas superfícies vão ser consideradas como sendo geralmente superfícies selantes direcionadas radialmente para dentro ou para fora. De modo similar, os selos direcionados radialmente para dentro e para fora 160, 162, 168 podem ter chanfraduras ou inclinações relativas ao eixo longitudinal 134, de modo a, de modo similar, facilitar o acoplamento por união com as primeira e segunda partes geralmente tubulares 132, 140, quando o cartucho de filtro 112 e o alojamento de filtro 104 são montados na base de filtro 102. Mas, de novo, essas superfícies vão ser geralmente consideradas direcionadas radialmente.
[057] Na concretização ilustrada, o primeiro selo direcionado radialmente para dentro 160 é proporcionado por seu próprio elemento de selo na forma de um anel em O. O primeiro selo direcionado radialmente para fora 162 e o segundo selo direcionado radialmente para dentro 168 são proporcionados por um único elemento de selo 174.
[058] O selo direcionado radialmente para fora 130, identificado acima, que é selado com a superfície selante direcionada radialmente para dentro 128 do alojamento de filtro 104, na concretização ilustrada, é portado pela parte de tampa da primeira extremidade 164 em uma periferia externa dela e é ilustrado como um anel em O.
[059] O cartucho de filtro 112 define geralmente uma passagem de fluxo de retorno 176, que se estende pela cavidade central 148 do tubo de meio filtrante 146. A passagem de fluxo de retorno 176 é operacionalmente interposta de maneira fluida entre a entrada de fluido sujo 154 e a saída de retorno 158, quando a água, que separada do fluido sujo 114, pode passar pela passagem de fluxo de retorno 176 para a saída de retorno 158.
[060] Com referência à Figura 5, quando o cartucho de filtro 112 é inserido no alojamento de filtro 104, o cartucho de filtro 112 e o alojamento de filtro 104 definem uma região de reservatório 178, na qual a água separada 118 vai se acumular, após ser removida ou extraída do fluido sujo 114. A água vai passar para a passagem de fluxo de retorno 176 por uma entrada 180 da passagem de fluxo de retorno 176. A região de reservatório 178 fica, de preferência, gravitacionalmente abaixo do cartucho de filtro 112. Como tal, quando em operação e o cartucho de filtro 112 estando montado operacionalmente na base de filtro 102, a parte de tampa da primeira extremidade 164 fica verticalmente acima da parte de tampa da segunda extremidade 184 e da entrada 180 da passagem de fluxo de retorno 176.
[061] O cartucho de filtro 112 também define uma passagem de fluxo limpo 182, que também passa pela cavidade central 148 do tubo de meio filtrante 146. A passagem de fluxo limpo 182 se estende de um lado a jusante (isto é, um lado radialmente interno) do tubo de meio filtrante 146 para a saída de fluido limpo 156. O cartucho de filtro 112 é configurado de modo que a passagem de fluxo limpo 182 e a passagem de fluxo de retorno 176 sejam separadas de maneira fluida entre si, dentro da cavidade central 148 do tubo de meio filtrante 146, de modo que os dois fluxos de fluido não se misturem ao passar por elas.
[062] O cartucho de filtro 112 inclui ainda uma parte de tampa da segunda extremidade 184, bem como um tubo central 186. A parte de tampa da segunda extremidade 184 é presa de maneira selante na segunda extremidade 152 do tubo de meio filtrante 146. O tubo central 186 é posicionado geralmente dentro da cavidade central 148 do tubo de meio filtrante 146 e se estende geralmente axialmente ao longo do eixo longitudinal 134. A parte de tampa da segunda extremidade 184 inclui uma abertura central 188, que passa por ela. A abertura central 188 propicia comunicação do exterior do cartucho de filtro 112 com a cavidade central 148 do tubo de meio filtrante 146. A passagem de fluxo de retorno 176 do cartucho de filtro 112 se comunica de maneira fluida com o exterior do tubo de meio filtrante 146 pela abertura central 188.
[063] A passagem de fluxo de retorno 176 é definida, na concretização ilustrada, pelo tubo central 186, que inclui uma passagem central, que define a passagem de fluxo de retorno 176. O tubo central 186 inclui uma parte tubular estendendo-se axialmente 190, que se estende axialmente pela abertura central 188 da parte de tampa da segunda extremidade 184. A extremidade distal da parte tubular estendendo-se axialmente 190 define geralmente a entrada 180 da passagem central do tubo central, bem como a entrada da passagem de fluxo de retorno 176. A entrada 180 é espaçada axialmente da saída de retorno 158. A entrada 180 é também espaçada axialmente da segunda extremidade 152 do tubo de meio filtrante 146, de modo que a entrada 180 é posicionada fora da cavidade central 148 do tubo de meio filtrante 146. Mais particularmente, a segunda extremidade 152 do tubo de meio filtrante 146 é interposta axialmente ao longo do eixo longitudinal 134, entre a primeira extremidade 150 e a entrada 180.
[064] Um elemento de selo 192 proporciona um selo entre a parte de tampa da segunda extremidade 184 e o tubo central 186. Em concretizações alternativas, a parte de tampa da segunda extremidade 184 e o tubo central 186 podem ser formados por um único componente de peça única, e o selo 192 pode ser eliminado.
[065] A passagem de fluxo limpo 182 é também formada, pelo menos em parte, pelo tubo central 186. A passagem de fluxo limpo 182 é espaçada radialmente da passagem de fluxo de retorno 176, proporcionada pela passagem central do tubo central 186. A passagem de fluxo limpo 182 tem uma região de entrada 194 (consultar também as Figuras 6 r 7), que é posicionada dentro da cavidade central 148 do tubo de meio filtrante 146. A passagem de fluxo limpo 182 comunica de maneira fluida a região de entrada 194 com a saída de fluido limpo 156. De preferência, a região de entrada 194 da passagem de fluxo limpo 182 é posicionada axialmente ao longo do eixo longitudinal 134, mais próxima da segunda extremidade 152 do tubo de meio filtrante do que da primeira extremidade 150 do tubo de meio filtrante 146. Isso auxilia a manter a região de entrada 194 submersa no fluido e auxiliar a evitar uma perda em ritmo ou restabelecer o ritmo perdido.
[066] Com referência à Figura 5, o elemento de selo 174 acopla de maneira selante uma parte de flange direcionada radialmente 196 da parte de tampa da primeira extremidade 164. O elemento de selo 174 é na forma de um anel isolante, pelo fato de que inclui uma ranhura anular 198, que tem uma boca direcionada radialmente para fora, que forma um corte inferior, que recebe a parte de flange direcionada radialmente 196, de modo a localizar mecanicamente o elemento de selo 174 relativo à parte de tampa da primeira extremidade 164. O elemento de selo 174 se estende pela abertura, que é definida pela parte de flange direcionada radialmente 196 da tampa da primeira extremidade 164. O elemento de selo 174 inclui uma parte tubular estendendo-se axialmente de diâmetro reduzido 200, que define uma superfície selante direcionada radialmente para fora 202. A parte tubular estendendo-se axialmente 200 é recebida axialmente dentro da passagem de fluxo de retorno 176 do tubo central 186. A superfície selante direcionada radialmente para fora 202 é selada radialmente com a superfície interna 204 do tubo central 186, que define a passagem de fluxo de retorno 176. Esse selo impede que o fluido limpo ou a água separada de desviar-se do acoplamento entre o elemento de selo 174 e o tubo central 186.
[067] Com referência à Figura 8, o tubo central 186 inclui um par de paredes estendendo-se axialmente concêntricas paralelas 206, 208, que define um canal anular 210 entre elas. A parte de tampa da primeira extremidade 164 inclui uma parede estendendo-se axialmente 212, que é recebida axialmente no canal 201 e entre o par de paredes 206, 208 do tubo central 186, quando o cartucho de filtro 112 fica inteiramente montado e adesivo pode ser posicionado entre o tubo central 186 e a parte de tampa da primeira extremidade 164, para proporcionar um selo entre a primeira extremidade 214 do tubo central e a parte de tampa da primeira extremidade 164. Alternativamente, a parte de tampa da primeira extremidade 164 pode ser formada com o tubo central 186 como um componente de peça única. Ainda mais, a primeira extremidade 214 do tubo central 186 pode ser embutida na parte de tampa da primeira extremidade 164, ou, de outro modo, soldada ultrassonicamente na parte de tampa da primeira extremidade 164, para impedir que o fluido se desvie entre elas. Se um adesivo for usado, o mesmo adesivo pode ser usado para fixar o meio filtrante 146 na parte de tampa da primeira extremidade 164. Alternativamente, o meio filtrante 146 pode ser embutido na parte de tampa da primeira extremidade 164, ou, de outro modo, preso de maneira selante conjuntamente. A soldagem ultrassônica ou a ligação química pode ser usada entre o meio 146 e a parte de tampa da primeira extremidade 164.
[068] O tubo central 186 inclui ainda uma aleta helicoidal 218, para direcionar o fluido que é passado pelo meio filtrante 146, próximo de sua primeira extremidade 150, axialmente ao longo do eixo central 134 no sentido da região de entrada 194 do tubo central 186. A aleta 218, acima da região de entrada 194, é geralmente dotada com uma única aleta helicoidal contínua. A aleta 218 é, de preferência, dimensionada de modo que proporcione suporte radial para o diâmetro interno ou periferia interna do tubo de meio filtrante 146.
[069] Em uma segunda extremidade 220 do tubo central 186, o tubo central 186 inclui uma parede estendendo-se axialmente 222, que é recebida axialmente na parede anular 224 da parte de tampa da segunda extremidade 184, quando um cartucho de filtro 112 é montado. De novo, essa parede 222 pode ser presa adesivamente na tampa da segunda extremidade 184, para impedir que o fluido se desvie entre elas. Alternativamente, o tubo central 186 pode ser soldado ultrassonicamente ou de outro modo na tampa da segunda extremidade 184. Ainda mais, qualquer plastisol ou outro adesivo, que seja usado para prender o meio filtrante 146 na tampa da segunda extremidade 184, pode ser usado para também prender o tubo central 186 na parte de tampa da segunda extremidade 184, bem como selar a passagem 176 na tampa da segunda extremidade 184, se um anel em O não for usado.
[070] Em uma concretização preferida, o tubo de meio filtrante 146 é configurado para extrair água do fluido sujo 114. Em uma concretização alternativa, um tipo de separação de meio ou um tipo de extração de tela pode ser colocado em torno do tubo de meio filtrante 146. No entanto, outro meio para remover a água do fluxo de fluido sujo pode ser também implementado em concretizações da presente invenção. É um benefício para a concretização ilustrada que quando o conjunto de filtro 100 está inteiramente montado e em operação, a região de reservatório 178 fique geralmente verticalmente abaixo do cartucho de filtro 112, de modo que a gravidade possa ser usada para auxiliar na transferência da água extraída para a região de reservatório. No entanto, devido a essa disposição, a passagem de fluxo de retorno 176 pelo cartucho de filtro 112 não é geralmente usada como uma passagem de retorno de ar, durante colocação em uso do conjunto de filtro 100 nos intervalos de manutenção. Isso é porque o alojamento de filtro 104 e o cartucho de filtro 112 vão ficar geralmente cheios com fluido, que vai cobrir a entrada 180, de modo que o ar não pode passar por ela durante um processo de iniciação. Ainda mais, a passagem de fluxo de retorno 176 é dimensionada maior do que uma passagem de ventilação típica, de modo que seja suficientemente grande para permitir o fluxo de água extraída por ela.
[071] Em operação, um processo de filtração de fluido sujo é proporcionado. O processo inclui: receber fluido sujo por uma entrada de fluido sujo 154 do cartucho de filtro 112 por meio de um orifício de fluido sujo 106 na base de filtro 102. O fluido sujo 114 vai fluir radialmente para fora por uma passagem de fluxo direcionada radialmente para fora 166, formada na parte de tampa da primeira extremidade 164. Esse fluxo de fluido, na direção radialmente para fora, é relativo ao eixo central 134 e é geralmente espaçado axialmente do tubo de meio filtrante 146. Como tal, a primeira extremidade 150 do meio filtrante 146 é posicionada axialmente entre a passagem de fluxo direcionada radialmente para fora 166 e a segunda extremidade 152 do tubo de meio filtrante 146.
[072] Após passar radialmente para fora, o fluido sujo vai fluir axialmente para baixo no sentido da segunda extremidade 152 do tubo de meio filtrante 146. Esse fluido sujo, que é externo ao tubo de meio filtrante 146, vai então fluir radialmente pelo tubo de meio filtrante e ser limpo pelo tubo de meio filtrante 146. Ainda mais, como o fluido sujo é externo ao tubo de meio filtrante 146 e é depois transferido pelo tubo de meio filtrante 146, a água, que é conduzida desse modo pode ser extraída do fluido sujo. Essa água vai fluir axialmente no sentido do fundo do alojamento 104, no sentido da região de reservatório 178. O fluido, que é passado pelo tubo de meio filtrante 146, vai se transformar em fluido limpo e vai ser posicionado dentro da cavidade central 148. O fluido limpo 116 vai se deslocar no sentido da região de entrada 194 do tubo central 186. O fluido limpo 116 vai passar pela passagem de fluxo limpo 182 no sentido da saída de fluido limpo 156 do cartucho de filtro, de onde vai se transferir para o orifício de fluido limpo 108 da base de filtro 102 e, desse modo, deslocar-se para o sistema a jusante para uso.
[073] A água separada 118 na região de reservatório vai ser retirada pela entrada 180 e para a passagem de fluxo de retorno 176, com o que vai também deslocar-se pela cavidade central 148 do tubo de meio filtrante 146. No entanto, esse fluxo de água separada vai ser separado do fluxo de fluido limpo, que está também dentro da cavidade central 148 do tubo de meio filtrante 146. A separação é proporcionada pelo tubo central 186 da concretização ilustrada. A água separada vai fluir ao longo da passagem de fluxo de retorno 176 para a saída de retorno 158, e depois para o orifício de retorno 110 da base de filtro. A água separada pode ser depois retornada de volta ao tanque de armazenamento de fluido, ou outra área de armazenamento, para a água, que é uma impureza do fluido sujo. deve-se notar que o fluido, que passa pela saída de retorno 158 nunca passe pelo tubo de meio filtrante 146.
[074] O presente conjunto de filtro 100 também inclui vários itens adicionais para fixar o cartucho de filtro e o alojamento de filtro combinados (que também podem ser referidos como um elemento filtrante) na base de filtro 102. Por exemplo, o sistema utiliza uma disposição de trava por torção, como descrito no pedido de patente U.S. 12/139.734, intitulado "FILTER ELEMENT AND FILTER ASSEMBLY INCLUDING LOCKING MECHANISM", depositado em 16 de junho de 2008, e cedido ao cessionário do presente pedido de patente. Os seus ensinamentos e descobertas são incorporados no presente relatório descritivo por referência a eles. Ainda mais, o sistema utiliza um mecanismo ou disposição de ejeção de cartucho de filtro, para auxiliar automaticamente na remoção do cartucho de filtro 112 do alojamento de filtro 104, pois o alojamento de filtro 104 e o cartucho de filtro 112 são removidos da base de filtro 102, durante os intervalos de manutenção. Um mecanismo de autoinjeção representativo é ilustrado no pedido de patente U.S. 13/360.181, intitulado "FILTER APPARATUS WITH EJECTION ARRANGEMENT", depositado em 27 de janeiro de 2012, e cedido ao cessionário do presente pedido de patente. Os seus ensinamentos e descobertas são incorporados no presente relatório descritivo por referência a eles.
[075] Sucintamente, e com referência à Figura 6, o alojamento de filtro inclui as nervuras 300 na tampa da primeira extremidade 164, que cooperam com a estrutura de trava por torção da base de filtro 102. Ainda mais, o cartucho de filtro 112 inclui as chavetas 302, que acoplam angularmente os canais 304 correspondentes do alojamento de filtro 104. O acoplamento das chavetas 302 e dos canais 304 impedem o movimento de rotação do alojamento de filtro 104 relativo ao cartucho de filtro 112, durante os processos de montagem e desmontagem. Isso propicia a operação de ambos os itens de trava por torção, bem como dos mecanismos de autoejeção. Isso é porque quando um usuário gira o alojamento 104, de modo a removê-lo da base de filtro por meio da disposição rosqueada, a tampa da primeira extremidade 164 é forçada a também girar com o alojamento. O cartucho de filtro 112 também inclui linguetas de ejeção, que são usadas para acoplar uma prateleira correspondente da base de filtro 102.
[076] Todas as referências, incluindo as publicações, pedidos de patentes e as patentes citadas no presente relatório descritivo são assim incorporados por referência do mesmo modo como se cada referência fosse indicada individual e especificamente, como sendo incorporada por referência, e fosse completamente apresentada.
[077] O uso dos termos "um" e "uma" e "o" e "a" e elementos de referência similares no contexto da descrição da invenção (especialmente no contexto das reivindicações apresentadas a seguir) deve ser considerado para cobrir ambas as formas singular e plural, a menos que indicado de outro modo no presente relatório descritivo ou contradito claramente pelo contexto. Os termos "compreendendo", "tendo", "incluindo" e "contendo" devem ser considerados como termos irrestritos (isto é, significando "incluindo, mas não limitado a,") a menos que indicado de outro modo. A indicação de faixas de valores no presente relatório descritivo é meramente tencionada como um processo sucinto de referência individual a cada valor separado situado dentro da faixa, a menos que indicado de outro modo, e cada valor separado é incorporado no relatório descritivo como se fosse indicado individualmente no presente relatório descritivo. Todos os processos descritos no presente relatório descritivo podem ser conduzidos em qualquer ordem adequada, a menos que indicado de outro modo no presente relatório descritivo ou, de outro modo, contradito claramente pelo contexto. O uso de quaisquer e de todos os exemplos, ou da linguagem exemplificativa (por exemplo, "tal como") proporcionada no presente relatório descritivo, é tencionado meramente para melhor ilustrar a invenção e não apresenta uma limitação no âmbito da invenção, a menos que reivindicado de outro modo. Nenhuma linguagem no relatório descritivo deve ser considerada como indicativa de qualquer elemento não reivindicado, como essencial para a prática da invenção.
[078] As concretizações preferidas desta invenção são descritas no presente relatório descritivo, incluindo o melhor modo conhecido pelos inventores para conduzir a invenção. As variações dessas concretizações preferidas podem ficar evidentes para aqueles versados na técnica por leitura da descrição precedente. Os inventores esperam que aqueles versados na técnica empreguem essas variações como adequado, e os inventores tencionam que a invenção seja praticada de outro modo, diferente daquele descrito no presente relatório descritivo. Consequentemente, esta invenção inclui todas as modificações e equivalentes do objeto indicado nas reivindicações anexadas a este relatório descritivo, como permitido pela lei aplicável. Além do mais, qualquer combinação dos elementos descritos acima, em todas as suas possíveis variações, é abrangida pela invenção, a menos que indicado de outro modo no presente relatório descritivo, ou, de outro modo, contradito claramente pelo contexto.

Claims (35)

1. Cartucho de filtro (112) para uso em um alojamento de filtro (104) reutilizável e para filtrar fluido sujo fornecido por um orifício de fluido sujo (106) de uma base de filtro (102) à qual o cartucho de filtro (112) e o alojamento de filtro (104) são fixáveis de maneira liberável, a base de filtro (102) incluindo um orifício de fluido limpo (108) através do qual fluido limpo sai e um orifício de retorno (110) através do qual água separada, separada do fluido sujo, sai, o cartucho de filtro (112) compreendendo:um tubo de meio filtrante (146) estendendo-se entre primeira e segunda extremidades (150, 152) ao longo de um eixo longitudinal (134) e definindo uma cavidade central (148);uma parte de tampa da primeira extremidade (164) presa de maneira selante na primeira extremidade (150) do tubo de meio filtrante (146), a parte de tampa da primeira extremidade (164) portando:uma entrada de fluido sujo (154) definida por uma disposição de selo de entrada de fluido sujo que sela de maneira fluida e se comunica de maneira fluida com o orifício de fluido sujo (106) da base de filtro (102) em um lado a montante do tubo de meio filtrante (146);uma saída de fluido limpo (156) definida por uma disposição de selo de saída de fluido limpo que sela de maneira fluida e se comunica de maneira fluida com o orifício de fluido limpo (108) da base de filtro (102) em um lado a jusante do tubo de meio filtrante (146), o tubo de meio filtrante (146) sendo interposto de maneira fluida entre a entrada de fluido sujo (154) e a saída de fluido limpo (156) de modo que fluxo de fluido através da saída de fluido limpo (156) precise passar pelo tubo de meio filtrante (146);uma saída de retorno (158) definida por uma disposição de selo de saída de retorno que sela de maneira fluida e se comunica de maneira fluida com o orifício de retorno (110), fluxo de água separada pela saída de retorno (158) se desviando do tubo de meio filtrante (146) e fluindo operacionalmente através da cavidade central (148) do tubo de meio filtrante (146) separado de ambos os fluxos de fluido limpo e de fluido sujo,CARACTERIZADO pelo fato de que a disposição de selo de entrada de fluido sujo inclui um primeiro selo direcionado radialmente para dentro (160) e um primeiro selo direcionado radialmente para fora (162), o primeiro selo direcionado radialmente para fora (162) tendo um diâmetro menor do que o primeiro selo direcionado radialmente para dentro (160), a entrada de fluido sujo (154) sendo o vão anular formado entre o primeiro selo direcionado radialmente para dentro (160) e o primeiro selo direcionado radialmente para fora (162) da disposição de selo de entrada de fluido sujo;a disposição de selo de saída de fluido limpo inclui um segundo selo direcionado radialmente para dentro (168) e o primeiro selo direcionado radialmente para fora (162), o segundo selo direcionado radialmente para dentro (168) sendo posicionado radialmente para dentro relativo ao primeiro selo direcionado radialmente para fora (162), a saída de fluido limpo (156) sendo o vão formado entre o primeiro selo direcionado radialmente para fora (162) e o segundo selo direcionado radialmente para dentro (168); ea disposição de selo de saída de retorno sendo proporcionada pelo segundo selo direcionado radialmente para dentro (168).
2. Cartucho de filtro (112), de acordo com a reivindicação 1, CARACTERIZADO pelo fato de que a entrada de fluido sujo (154) é espaçada axialmente da primeira extremidade (150) do meio filtrante ao longo do eixo longitudinal (134) e é posicionada, pelo menos em parte, radialmente para dentro de um diâmetro externo do tubo de meio filtrante (146), a parte de tampa da primeira extremidade (164) definindo uma passagem de fluxo direcionada radialmente para fora (166) que se estende radialmente para fora em relação ao eixo longitudinal (134) quando fluindo na direção a jusante da entrada de fluido sujo (154).
3. Cartucho de filtro (112), de acordo com a reivindicação 2, CARACTERIZADO pelo fato de que a passagem de fluxo direcionada radialmente para fora (166) é espaçada axialmente da primeira extremidade (150) do tubo de meio filtrante (146).
4. Cartucho de filtro (112), de acordo com a reivindicação 1, CARACTERIZADO pelo fato de que o segundo selo direcionado radialmente para dentro (168) e o primeiro selo direcionado radialmente para fora (162) são proporcionados por um único elemento de selo (174).
5. Cartucho de filtro (112), de acordo com a reivindicação 4, CARACTERIZADO pelo fato de que o primeiro selo direcionado radialmente para dentro (160) é proporcionado por um segundo elemento de selo.
6. Cartucho de filtro (112), de acordo com a reivindicação 5, CARACTERIZADO pelo fato de que compreende ainda um segundo selo direcionado radialmente para fora próximo a uma periferia radial externa da parte de tampa da primeira extremidade (164), o segundo selo direcionado radialmente para fora configurado para selar com uma superfície selante direcionada radialmente para dentro (128) do alojamento de filtro (104) para selar o cartucho de filtro (112) dentro do alojamento de filtro (104).
7. Cartucho de filtro (112), de acordo com a reivindicação 1, CARACTERIZADO pelo fato de que compreende ainda:uma passagem de fluxo de retorno (176) estendendo-se através da cavidade central (148) do tubo de meio filtrante (146), a passagem de fluxo de retorno (176) interposta de maneira fluida entre a entrada de fluido sujo (154) e a saída de retorno (158), o fluxo de água separada passando através da passagem de fluxo de retorno (176); uma passagem de fluxo limpo (182) estendendo-se através da cavidade central (148) de um lado a jusante do tubo de meio filtrante (146) para a saída de fluido limpo (156), a passagem de fluxo limpo (182) sendo separada de maneira fluida da passagem de fluxo de retorno (176).
8. Cartucho de filtro (112), de acordo com a reivindicação 7, CARACTERIZADO pelo fato de que compreende ainda uma parte de tampa da segunda extremidade (184), presa na segunda extremidade (152) do tubo de meio filtrante (146), a parte de tampa da segunda extremidade (184) incluindo uma abertura central (188) passando por ela, a passagem de fluxo de retorno (176) se comunicando de maneira fluida com um exterior do tubo de meio filtrante (146) através da abertura central (188).
9. Cartucho de filtro (112), de acordo com a reivindicação 8, CARACTERIZADO pelo fato de que compreende ainda uma parte de tubo central (186) posicionada dentro da cavidade central (148) do tubo de meio filtrante (146), a parte de tubo central (186) incluindo uma passagem central proporcionando a passagem de fluxo de retorno (176), a passagem central em comunicação fluida com o exterior do tubo de meio filtrante (146) através da abertura central (188) da parte de tampa da segunda extremidade (184).
10. Cartucho de filtro (112), de acordo com a reivindicação 9, CARACTERIZADO pelo fato de que a passagem central da parte de tubo central (186) inclui uma entrada espaçada axialmente da saída de retorno (158), a entrada sendo espaçada axialmente da segunda extremidade (152) do tubo de meio filtrante (146) com a entrada sendo posicionada fora da cavidade central (148) do tubo de meio filtrante (146).
11. Cartucho de filtro (112), de acordo com a reivindicação 8, CARACTERIZADO pelo fato de que a parte de tubo central (186) inclui uma segunda passagem de fluido espaçada radialmente da passagem central, a segunda passagem de fluido proporcionando a passagem de fluxo limpo (182), a segunda passagem de fluido tendo uma entrada dentro da cavidade central (148) do tubo de meio filtrante (146) e comunicando-se de maneira fluida com a saída de fluido limpo (156) através da segunda passagem de fluido.
12. Cartucho de filtro (112), de acordo com a reivindicação 11, CARACTERIZADO pelo fato de que a entrada da segunda passagem de fluido é posicionada axialmente ao longo do eixo longitudinal (134) mais próxima da segunda extremidade (152) do tubo de meio filtrante (146) do que da primeira extremidade (150) do tubo de meio filtrante (146).
13. Cartucho de filtro (112), de acordo com a reivindicação 10, CARACTERIZADO pelo fato de que a parte de tubo central (186) inclui uma parte tubular estendendo-se axialmente (190) que se estende axialmente através da abertura central (188) da parte de tampa da segunda extremidade (184), a extremidade distal da parte tubular estendendo-se axialmente (190) definindo a entrada da passagem central.
14. Conjunto de filtro (100), CARACTERIZADO pelo fato de que compreende:uma base de filtro (102) incluindo um orifício de fluido sujo (106), um orifício de fluido limpo (108) e um orifício de retorno (110);uma primeira parte geralmente tubular (132) estendendo-se axialmente ao longo de um eixo longitudinal (134) definindo uma primeira superfície selante direcionada radialmente para fora (136) e uma primeira superfície selante direcionada radialmente para dentro (138) tendo um diâmetro menor do que a primeira superfície selante direcionada radialmente para fora (136), a primeira parte geralmente tubular (132) definindo o orifício de fluido sujo (106) posicionado radialmente entre a primeira superfície selante direcionada radialmente para fora (136) e a primeira superfície selante direcionada radialmente para dentro (138); e uma segunda parte geralmente tubular (140) estendendo-se axialmente ao longo do eixo longitudinal (134) definindo uma segunda superfície selante direcionada radialmente para fora (142) tendo um diâmetro externo que é menor do que o diâmetro da primeira superfície selante direcionada radialmente para dentro (138) e um canal central (144), o canal central (144) formando o orifício de retorno (110), o orifício de fluido limpo (108) sendo formado entre a primeira superfície selante direcionada radialmente para dentro (138) e a segunda superfície selante direcionada radialmente para fora (142);um alojamento de filtro (104) preso de maneira removível na base de filtro (102) definindo uma cavidade interna (125); eum cartucho de filtro (112), conforme definido na reivindicação 1, posicionado de maneira removível dentro da cavidade interna (125) do alojamento de filtro (104);em que a entrada de fluido sujo (154) definida pela disposição de selo de entrada de fluido sujo sela de maneira fluida com a primeira superfície selante direcionada radialmente para fora (136) e a primeira superfície selante direcionada radialmente para dentro (138), a entrada de fluido sujo (154) se comunicando de maneira fluida com o orifício de fluido sujo (106) da base de filtro (102), em um lado a montante do tubo de meio filtrante (146);em que a saída de fluido limpo (156) definida pela disposição de selo de saída de fluido limpo sela de maneira fluida com a primeira superfície selante direcionada radialmente para dentro (138) e a segunda superfície selante direcionada radialmente para fora (142), a saída de fluido limpo (156) se comunicando de maneira fluida com o orifício de fluido limpo (108) da base de filtro (102) no lado a jusante do tubo de meio filtrante (146); eem que a saída de retorno (158) definida por uma disposição de selo de saída de retorno sela de maneira fluida com a segunda superfície selante direcionada radialmente para fora (142), a saída de retorno (158) se comunicando de maneira fluida com o orifício de retorno (110); eo cartucho de filtro (112) e o alojamento de filtro (104) definindo uma região de reservatório (178) entre eles, que fica a jusante do tubo de meio filtrante (146) e a montante da saída de retorno (158), a região de reservatório (178) coletando água separada de fluido sujo externo ao tubo de meio filtrante (146), a saída de retorno (158) em comunicação fluida com a região de reservatório (178) através da cavidade central (148) do tubo de meio filtrante (146).
15. Conjunto de filtro (100), de acordo com a reivindicação 14, CARACTERIZADO pelo fato de que a disposição de selo de entrada de fluido sujo inclui um primeiro selo direcionado radialmente para dentro (160) e um primeiro selo direcionado radialmente para fora (162), o primeiro selo direcionado radialmente para fora (162) tendo um diâmetro menor do que o primeiro selo direcionado radialmente para dentro (160), a entrada de fluido sujo (154) sendo o vão anular formado entre o primeiro selo direcionado radialmente para dentro (160) e o primeiro selo direcionado radialmente para fora (162) da disposição de selo de entrada de fluido sujo;a disposição de selo de entrada de fluido limpo inclui um segundo selo direcionado radialmente para dentro (168) e o primeiro selo direcionado radialmente para fora (162), o segundo selo direcionado radialmente para dentro (168) sendo posicionado radialmente para dentro relativo ao primeiro selo direcionado radialmente para fora (162), a saída de fluido limpo (156) sendo o vão formado entre o primeiro selo direcionado radialmente para fora (162) e o segundo selo direcionado radialmente para dentro (168); e a disposição de selo de saída de retorno é proporcionada pelo segundo selo direcionado radialmente para dentro (168).
16. Conjunto de filtro (100), de acordo com a reivindicação 14, CARACTERIZADO pelo fato de que a entrada de fluido sujo (154) é espaçada axialmente da primeira extremidade (150) do meio filtrante ao longo do eixo longitudinal (134) e é posicionada, pelo menos em parte, radialmente para dentro de um diâmetro externo do tubo de meio filtrante (146), a parte de tampa da primeira extremidade (164) definindo uma passagem de fluxo direcionada radialmente para fora (166) que se estende radialmente para fora em relação ao eixo longitudinal (134) quando fluindo na direção a jusante da entrada de fluido sujo (154).
17. Conjunto de filtro (100), de acordo com a reivindicação 16, CARACTERIZADO pelo fato de que a passagem de fluxo direcionada radialmente para fora (166) é espaçada axialmente da primeira extremidade (150) do tubo de meio filtrante (146).
18. Conjunto de filtro (100), de acordo com a reivindicação 15, CARACTERIZADO pelo fato de que o segundo selo direcionado radialmente para dentro (168) e o primeiro selo direcionado radialmente para fora (162) são proporcionados por um único elemento de selo (174).
19. Conjunto de filtro (100), de acordo com a reivindicação 18, CARACTERIZADO pelo fato de que o primeiro selo direcionado radialmente para dentro (160) é proporcionado por um segundo elemento de selo.
20. Conjunto de filtro (100), de acordo com a reivindicação 19, CARACTERIZADO pelo fato de que compreende ainda um segundo selo direcionado radialmente para fora próximo a uma periferia radial externa da parte de tampa da primeira extremidade (164), o segundo selo direcionado radialmente para fora configurado para selar com uma superfície selante direcionada radialmente para dentro (128) do alojamento de filtro (104) para selar o cartucho de filtro (112) dentro do alojamento de filtro (104).
21. Conjunto de filtro (100), de acordo com a reivindicação 14, CARACTERIZADO pelo fato de que compreende ainda: uma passagem de fluxo de retorno (176) estendendo-se através da cavidade central (148) do tubo de meio filtrante (146), a passagem de fluxo de retorno (176) interposta de maneira fluida entre a entrada de fluido sujo (154) e a saída de retorno (158), o fluxo de água separada passando através da passagem de fluxo de retorno (176);uma passagem de fluxo limpo (182) estendendo-se através da cavidade central (148) de um lado a jusante do tubo de meio filtrante (146) para a saída de fluido limpo (156), a passagem de fluxo limpo (182) sendo separada de maneira fluida da passagem de fluxo de retorno (176).
22. Conjunto de filtro (100), de acordo com a reivindicação 21, CARACTERIZADO pelo fato de que compreende ainda uma parte de tampa da segunda extremidade (184), presa na segunda extremidade (152) do tubo de meio filtrante (146), a parte de tampa da segunda extremidade (184) incluindo uma abertura central (188) passando através dela, a passagem de fluxo de retorno (176) se comunicando de maneira fluida com um exterior do tubo de meio filtrante (146) através da abertura central (188).
23. Conjunto de filtro (100), de acordo com a reivindicação 22, CARACTERIZADO pelo fato de que compreende ainda uma parte de tubo central (186) posicionada dentro da cavidade central (148) do tubo de meio filtrante (146), a parte de tubo central (186) incluindo uma passagem central proporcionando a passagem de fluxo de retorno (176), a passagem central em comunicação fluida com o exterior do tubo de meio filtrante (146) através da abertura central (188) da parte de tampa da segunda extremidade (184).
24. Conjunto de filtro (100), de acordo com a reivindicação 23, CARACTERIZADO pelo fato de que a passagem central do tubo central (186) inclui uma entrada espaçada axialmente da saída de retorno (158), a entrada sendo espaçada axialmente da segunda extremidade (152) do tubo de meio filtrante (146) com a entrada sendo posicionada fora da cavidade central (148) do tubo de meio filtrante (146).
25. Conjunto de filtro (100), de acordo com a reivindicação 22, CARACTERIZADO pelo fato de que a parte de tubo central (186) inclui uma segunda passagem de fluido espaçada radialmente da passagem central, a segunda passagem de fluido proporcionando a passagem de fluxo limpo (182), a segunda passagem de fluido tendo uma entrada dentro da cavidade central (148) do tubo de meio filtrante (146) e comunicando-se de maneira fluida com a saída de fluido limpo (156) através da segunda passagem de fluido.
26. Conjunto de filtro (100), de acordo com a reivindicação 25, CARACTERIZADO pelo fato de que a entrada da segunda passagem de fluido é posicionada axialmente ao longo do eixo longitudinal (134) mais próxima da segunda extremidade (152) do tubo de meio filtrante (146) do que da primeira extremidade (150) do tubo de meio filtrante (146).
27. Conjunto de filtro (100), de acordo com a reivindicação 24, CARACTERIZADO pelo fato de que o tubo central (186) inclui uma parte tubular estendendo-se axialmente (190) que se estende axialmente através da abertura central (188) da parte de tampa da segunda extremidade (184), a extremidade distal da parte tubular estendendo-se axialmente (190) definindo a entrada da passagem central.
28. Cartucho de filtro (112) para uso em um alojamento de filtro (104) reutilizável e para filtrar fluido sujo fornecido por um orifício de fluido sujo (106) de uma base de filtro (102) à qual o cartucho de filtro (112) e o alojamento de filtro (104) são fixáveis de maneira liberável, a base de filtro (102) incluindo um orifício de fluido limpo (108) através do qual fluido limpo sai e um orifício de retorno (110) através do qual água separada, separada do fluido sujo, sai, o cartucho de filtro (112) compreendendo: um tubo de meio filtrante (146) estendendo-se entre primeira e segunda extremidades (150, 152) ao longo de um eixo longitudinal (134) e definindo uma cavidade central (148);uma parte de tampa da primeira extremidade (164) presa de maneira selante na primeira extremidade (150) do tubo de meio filtrante (146), a parte de tampa da primeira extremidade (164) portando:uma entrada de fluido sujo (154) definida por uma disposição de selo de entrada de fluido sujo que sela de maneira fluida e se comunica de maneira fluida com o orifício de fluido sujo (106) da base de filtro (102) em um lado a montante do tubo de meio filtrante (146);uma saída de fluido limpo (156) definida por uma disposição de selo de saída de fluido limpo que sela de maneira fluida e se comunica de maneira fluida com o orifício de fluido limpo (108) da base de filtro (102) em um lado a jusante do tubo de meio filtrante (146), o tubo de meio filtrante (146) sendo interposto de maneira fluida entre a entrada de fluido sujo (154) e a saída de fluido limpo (156) de modo que o fluxo de fluido através da saída de fluido limpo (156) precise passar através do tubo de meio filtrante (146);uma saída de retorno (158) definida por uma disposição de selo de saída de retorno que sela de maneira fluida e se comunica de maneira fluida com o orifício de retorno (110), fluxo de água separada pela saída de retorno (158) se desviando do tubo de meio filtrante (146) e fluindo operacionalmente pela cavidade central (148) do tubo de meio filtrante (146) separado de ambos os fluxos de fluido limpo e de fluido sujo;CARACTERIZADO pelo fato de que a entrada de fluido sujo (154) é espaçada axialmente da primeira extremidade (150) do meio filtrante ao longo do eixo longitudinal (134) e é posicionada, pelo menos em parte, radialmente para dentro de um diâmetro externo do tubo de meio filtrante (146), a parte de tampa da primeira extremidade (164) definindo uma passagem de fluxo direcionada radialmente para fora (166) diretamente conectada à entrada de fluido sujo (154) de modo que fluido sujo flui através da passagem direcionada radialmente para fora antes de passar através da cavidade central (148) do tubo de meio filtrante (146), a passagem de fluxo direcionada radialmente para fora (166) se estende radialmente para fora em relação ao eixo longitudinal (134) além do diâmetro externo do tubo de meio filtrante (146) quando fluindo na direção a jusante da entrada de fluido sujo (154), a passagem de fluxo direcionada radialmente para fora (166) sendo espaçada axialmente a partir da primeira extremidade (150) do meio filtrante ao longo do eixo longitudinal (134) em uma mesma direção que a entrada de fluido sujo (154) é espaçada axialmente a partir da primeira extremidade (150) do meio filtrante.
29. Cartucho de filtro (112), de acordo com a reivindicação 28, CARACTERIZADO pelo fato de que compreende ainda:uma passagem de fluxo de retorno (176) estendendo-se através da cavidade central (148) do tubo de meio filtrante (146), a passagem de fluxo de retorno (176) interposta de maneira fluida entre a entrada de fluido sujo (154) e a saída de retorno (158), o fluxo de água separada passando através da passagem de fluxo de retorno (176);uma passagem de fluxo limpo (182) estendendo-se através da cavidade central (148) de um lado a jusante do tubo de meio filtrante (146) para a saída de fluido limpo (156), a passagem de fluxo limpo (182) sendo separada de maneira fluida da passagem de fluxo de retorno (176).
30. Cartucho de filtro (112), de acordo com a reivindicação 29, CARACTERIZADO pelo fato de que compreende ainda uma parte de tampa da segunda extremidade (184), presa na segunda extremidade (152) do tubo de meio filtrante (146), a parte de tampa da segunda extremidade (184) incluindo uma abertura central (188) passando por ela, a passagem de fluxo de retorno (176) se comunicando de maneira fluida com um exterior do tubo de meio filtrante (146) através da abertura central (188).
31. Cartucho de filtro (112), de acordo com a reivindicação 30, CARACTERIZADO pelo fato de que compreende ainda uma parte de tubo central (186) posicionada dentro da cavidade central (148) do tubo de meio filtrante (146), a parte de tubo central (186) incluindo uma passagem central proporcionando a passagem de fluxo de retorno (176), a passagem central em comunicação fluida com o exterior do tubo de meio filtrante (146) através da abertura central (188) da parte de tampa da segunda extremidade (184).
32. Cartucho de filtro (112), de acordo com a reivindicação 31, CARACTERIZADO pelo fato de que a passagem central da parte de tubo central (186) inclui uma entrada espaçada axialmente da saída de retorno (158), a entrada sendo espaçada axialmente da segunda extremidade (152) do tubo de meio filtrante (146) com a entrada sendo posicionada fora da cavidade central (148) do tubo de meio filtrante (146).
33. Cartucho de filtro (112), de acordo com a reivindicação 32, CARACTERIZADO pelo fato de que a parte de tubo central (186) inclui uma parte tubular estendendo-se axialmente (190) que se estende axialmente através da abertura central (188) da parte de tampa da segunda extremidade (184), a extremidade distal da parte tubular estendendo-se axialmente (190) definindo a entrada da passagem central.
34. Cartucho de filtro (112), de acordo com a reivindicação 31, CARACTERIZADO pelo fato de que a parte de tubo central (186) inclui uma segunda passagem de fluido radialmente espaçada da passagem central, a segunda passagem de fluido fornecendo a passagem de fluxo limpo (182), a segunda passagem de fluido tendo uma entrada dentro da cavidade central (148) do tubo de meio filtrante (146) e se comunicando de maneira fluida com a saída de fluido limpo (156) através da segunda passagem de fluido.
35. Cartucho de filtro (112) para uso em um alojamento de filtro (104) reutilizável e para filtrar fluido sujo fornecido por um orifício de fluido sujo (106) de uma base de filtro (102) à qual o cartucho de filtro (112) e o alojamento de filtro (104) são fixáveis de maneira liberável, a base de filtro (102) incluindo ainda um orifício de fluido limpo (108) pelo qual fluido limpo sai e um orifício de retorno (110) pelo qual água separada, separada do fluido sujo, sai, o cartucho de filtro (112) compreendendo:um tubo de meio filtrante (146) estendendo-se entre primeira e segunda extremidades (150, 152) ao longo de um eixo longitudinal (134) e definindo uma cavidade central (148);uma parte de tampa da primeira extremidade (164) presa de maneira selante na primeira extremidade (150) do tubo de meio filtrante (146), a parte de tampa da primeira extremidade (164) portando:uma entrada de fluido sujo (154) definida por uma disposição de selo de entrada de fluido sujo que sela de maneira fluida e se comunica de maneira fluida com o orifício de fluido sujo (106) da base de filtro (102) em um lado a montante do tubo de meio filtrante (146);uma saída de fluido limpo (156) definida por uma disposição de selo de saída de fluido limpo que sela de maneira fluida e se comunica de maneira fluida com o orifício de fluido limpo (108) da base de filtro (102) em um lado a jusante do tubo de meio filtrante (146), o tubo de meio filtrante (146) sendo interposto de maneira fluida entre a entrada de fluido sujo (154) e a saída de fluido limpo (156) de modo que o fluxo de fluido pela saída de fluido limpo (156) precise passar pelo tubo de meio filtrante (146);uma saída de retorno (158) definida por uma disposição de selo de saída de retorno que sela de maneira fluida e se comunica de maneira fluida com o orifício de retorno (110), fluxo de água separada através da saída de retorno (158) não passando através de meio filtrante do tubo de meio filtrante (146) mas passando axialmente através de uma passagem de fluxo de retorno (176) se estendendo através da cavidade central (148) do tubo de meio filtrante (146), a passagem de fluxo de retorno (176) interposta de maneira fluida entre a entrada de fluido sujo (154) e a saída de retorno (158), um fluxo de água separada passando através da passagem de fluxo de retorno (176), separado dos escoamentos de fluido limpo e de fluido sujo;CARACTERIZADO pelo fato de que compreende aindauma passagem de fluxo limpo (182) se estendendo através da cavidade central (148) a partir de um lado a jusante do tubo de meio filtrante (146) à saída de fluido limpo (156), a passagem de fluxo limpo (182) sendo fluidamente separada da passagem de fluxo de retorno (176); euma parte de tubo central (186) posicionada dentro da cavidade central (148) do tubo de meio filtrante (146), a parte de tubo central (186) incluindo uma primeira passagem proporcionando a passagem de fluxo de retorno (176), a primeira passagem em comunicação de fluido com o exterior do tubo de meio filtrante (146), a parte de tubo central (186) incluindo uma segunda passagem proporcionando a passagem de fluxo limpo (182), a segunda passagem tendo uma entrada posicionada dentro da cavidade central (148) do tubo de meio filtrante (146) e em comunicação de fluido com o lado a jusante do tubo de meio filtrante (146) dentro da cavidade central (148) do meio filtrante.
BR112014023731-0A 2013-03-26 2013-03-26 Cartuchos de filtro para uso em alojamento de filtro reutilizável e conjuntos de filtro compreendendo os cartuchos de filtro BR112014023731B1 (pt)

Applications Claiming Priority (1)

Application Number Priority Date Filing Date Title
US13/429,990 2013-03-26

Publications (1)

Publication Number Publication Date
BR112014023731B1 true BR112014023731B1 (pt) 2021-12-14

Family

ID=

Similar Documents

Publication Publication Date Title
EP2830734B1 (en) Filter assembly with water evacuation
ES2733232T3 (es) Sistema de filtro de fluidos
ES2637345T3 (es) Sistema de filtro para fluidos
EP2946824B1 (en) Filter assemblies, filter elements, and methods for filtering liquids
BRPI0413043B1 (pt) Elemento de filtro e conjunto de filtro para elemento de filtro.
EP3311900B1 (en) Filter head for spin-on filter assembly
BR112015016047B1 (pt) Tampa de extremidade para elemento de filtro, método para formar a mesma e disposição de filtro
US8764984B2 (en) Filter-in-filter with funnel shaped passageway
JP6203276B2 (ja) 水を排出するための手段を備えるフィルタカートリッジおよび関連するフィルタ群
ES2332148T3 (es) Dispositivo de filtracion.
ES2815775T3 (es) Tapa de extremo para elemento de filtro
BRPI0901774A2 (pt) filtro com dispositivo separador de água
EP2236185A1 (en) Filter Assembly
JP2010000501A (ja) 流体フィルター、流体フィルターアセンブリ及び取り付け方法
CN104415578A (zh) 过滤设备
CN104136091B (zh) 过滤系统
BR112016022118B1 (pt) Montagem de filtro e componente de substituição
BR112015023461B1 (pt) Filtro coalescente
BR112014023731B1 (pt) Cartuchos de filtro para uso em alojamento de filtro reutilizável e conjuntos de filtro compreendendo os cartuchos de filtro
BRPI0602898B1 (pt) dispositivo para a filtração tangencial de um fluido
BR112020022666A2 (pt) cartucho de filtro e método para fabricar um cartucho de filtro
EP3126030B1 (en) Debris drain filter system and cartridge
CN208081967U (zh) 一种高效过滤的过滤筒
IT201800004830A1 (it) Gruppo cartuccia per la filtrazione di carburante
CN211799166U (zh) 一种除污式滤芯