BR112014005155B1 - fita de segurança e documento de segurança - Google Patents

fita de segurança e documento de segurança Download PDF

Info

Publication number
BR112014005155B1
BR112014005155B1 BR112014005155-0A BR112014005155A BR112014005155B1 BR 112014005155 B1 BR112014005155 B1 BR 112014005155B1 BR 112014005155 A BR112014005155 A BR 112014005155A BR 112014005155 B1 BR112014005155 B1 BR 112014005155B1
Authority
BR
Brazil
Prior art keywords
layer
tape
security
strip
coating
Prior art date
Application number
BR112014005155-0A
Other languages
English (en)
Other versions
BR112014005155A2 (pt
Inventor
Xavier Borde
Guillaume Chapeau
Julien Gillot
Valérie Couëty
Original Assignee
Oberthur Fiduciaire Sas
Priority date (The priority date is an assumption and is not a legal conclusion. Google has not performed a legal analysis and makes no representation as to the accuracy of the date listed.)
Filing date
Publication date
Application filed by Oberthur Fiduciaire Sas filed Critical Oberthur Fiduciaire Sas
Publication of BR112014005155A2 publication Critical patent/BR112014005155A2/pt
Publication of BR112014005155B1 publication Critical patent/BR112014005155B1/pt

Links

Images

Classifications

    • BPERFORMING OPERATIONS; TRANSPORTING
    • B42BOOKBINDING; ALBUMS; FILES; SPECIAL PRINTED MATTER
    • B42DBOOKS; BOOK COVERS; LOOSE LEAVES; PRINTED MATTER CHARACTERISED BY IDENTIFICATION OR SECURITY FEATURES; PRINTED MATTER OF SPECIAL FORMAT OR STYLE NOT OTHERWISE PROVIDED FOR; DEVICES FOR USE THEREWITH AND NOT OTHERWISE PROVIDED FOR; MOVABLE-STRIP WRITING OR READING APPARATUS
    • B42D25/00Information-bearing cards or sheet-like structures characterised by identification or security features; Manufacture thereof
    • B42D25/30Identification or security features, e.g. for preventing forgery
    • B42D25/355Security threads
    • DTEXTILES; PAPER
    • D21PAPER-MAKING; PRODUCTION OF CELLULOSE
    • D21HPULP COMPOSITIONS; PREPARATION THEREOF NOT COVERED BY SUBCLASSES D21C OR D21D; IMPREGNATING OR COATING OF PAPER; TREATMENT OF FINISHED PAPER NOT COVERED BY CLASS B31 OR SUBCLASS D21G; PAPER NOT OTHERWISE PROVIDED FOR
    • D21H21/00Non-fibrous material added to the pulp, characterised by its function, form or properties; Paper-impregnating or coating material, characterised by its function, form or properties
    • D21H21/14Non-fibrous material added to the pulp, characterised by its function, form or properties; Paper-impregnating or coating material, characterised by its function, form or properties characterised by function or properties in or on the paper
    • D21H21/40Agents facilitating proof of genuineness or preventing fraudulent alteration, e.g. for security paper
    • D21H21/42Ribbons or strips

Abstract

FITA DE SEGURANÇA E DOCUMENTO DE SEGURANÇA A presente invenção trata de uma fita de segurança destinada a ser incorporada em parte na estrutura de um documento de segurança pelo menos parcialmente constituído de fibras. Ela trata igualmente de um documento de segurança que é dotado dessa fita. A fita de segurança (1), destinada a ser incorporada em parte na estrutura de um documento de segurança (2) pelo menos parcialmente constituído de fibras, a qual emerge na superfície do referido documento na forma de um conjunto de janelas (F), e que compreende um material de suporte (5) transparente ou translúcido, recoberto, em uma de suas faces (50), denominada ?face superior?, de um revestimento (R) visível por reflexão, e que comporta uma tira longitudinal (3) pelo menos parcialmente desprovida do referido revestimento (R), a qual separa uma primeira e uma segunda zonas (4,4') que formam fios, recobertas com o referido revestimento (R), cada uma das referidas zonas formam fios (4,4') que apresentam respectivamente duas renderizações e/ou efeitos óticos diferentes (E01, E02) visíveis por reflexão, e pelo fato de que elas comportam padrões (M) em negativo que estão sobrepostos (alinhados) respectivamente uns com os outros, isto é, menos um par desses padrões (M) em sobreposição(alinhamento) apresenta sempre (...).

Description

CAMPO DA INVENÇÃO
[001] A presente invenção refere-se a uma fita de segurança destinada a ser incorporada em parte na estrutura de um documento de segurança pelo menos parcialmente constituído de fibras. Ela trata igualmente de um documento de segurança que é dotado dessa fita.
ANTECEDENTES DA INVENÇÃO
[002] Para se precaver contra as falsificações de documentos de segurança tais como notas de banco, já foi proposto o uso de meios de segurança diversos tais como filigranas, fibras, placas, etc.
[003] Outras técnicas consistem em introduzir no papel do documento de segurança um elemento alongado de matéria sintética que forma um “fio de segurança”, que permite aumentar ainda mais a dificuldade de fabricação de produtos falsificados, e também facilitar a autenticação do documento por um usuário “lambda”, em outras palavras “o homem da rua” (homem comum).
[004] Os primeiros fios introduzidos no papel estavam “imersos”, o que significa que eles estão presos na massa do papel, sendo incorporados durante a fabricação das notas. Eles eram, portanto, concebidos de forma a ser invisíveis na luz refletida e visíveis na luz transmitida, isto é, por transparência.
[005] Desde então, os fabricantes de papel desenvolveram numerosos fios de tipos diferentes. Trata-se, por exemplo, de fios coloridos e magnéticos, que portam (contêm) informações legíveis por máquinas, com codificação digital intermitente, fluorescentes, parcialmente desmetalizados, microimpressos, holográficos, etc.
[006] De acordo com uma técnica mais recente, foi proposto incorporar o fio de segurança de modo que ele seja visível por reflexão somente na forma de um conjunto de janelas. Isso significa que esse fio é incorporado na massa do papel de modo a ficar ora imerso na massa, ora no mesmo nível da superfície de uma das faces da nota, o que explica o uso da palavra “janelas”.
[007] Assim, as janelas são visíveis por reflexão, ao passo que as partes “imersas” são somente visíveis por transmissão. Pelo termo “reflexão”, entende-se o fenômeno pelo qual os raios de luz incidente se refletem na superfície do suporte. É também conhecida através da Patente WO2005069231 a introdução de dois fios paralelos em duas pistas distintas. Isso permite aumentar o tamanho e o número de zonas de fios visíveis. Todavia, existem muitas restrições quanto ao uso de tal tecnologia. Em primeiro lugar, é preciso respeitar uma distância mínima entre dois fios por motivos de fabricação. Além disso, ocorre uma dificuldade de identificação (alinhamento) entre os padrões dos fios. Ademais, o processo de gerenciamento da colocação simultânea e sincronizada de dois fios no papel do documento de segurança é trabalhoso e complexo. Finalmente, a presença de dois fios no suporte se traduz por uma deformação significativa de tal suporte.
DESCRIÇÃO DA INVENÇÃO
[008] A presente invenção tem por finalidade corrigir esses inconvenientes propondo uma fita que comporta duas zonas que dão a ilusão de ser constituídas de dois fios diferentes e cujos efeitos, em particular, óticos tornam sua imitação fraudulenta particularmente complexa.
[009] Assim, a presente invenção trata de uma fita de segurança destinada a ser incorporada em parte na estrutura de um documento de segurança pelo menos parcialmente constituído de fibras, a qual fita emerge na superfície do referido documento na forma de um conjunto de janelas, e que compreende um material de suporte transparente ou translúcido, recoberto, em uma de suas faces, denominada “face superior”, por um revestimento visível por reflexão, e que comporta uma tira longitudinal pelo menos parcialmente desprovida do referido revestimento, a qual separa uma primeira e uma segunda zonas que formam fios, recobertas pelo referido revestimento caracterizado pelo fato de que cada uma das referidas zonas que formam os fios apresentam respectivamente duas renderizações e/ou efeitos óticos diferentes visíveis por reflexão, e pelo fato de que elas comportam padrões em negativo em sobreposição (alinhamento) respectivamente uns com os outros, isto é, pelo menos um par desses padrões em sobreposição apresenta sempre a mesma distância de afastamento quando ele se repete ao longo das referidas zonas.
[010] Graças a essa combinação de características, a pessoa que observa o documento de segurança no qual essa fita está integrada, tem a ilusão de estar vendo dois fios diferentes, pelo fato de que eles combinam respectivamente duas renderizações e/ou efeitos óticos diferentes. Esse fenômeno se combina com a sobreposição dos padrões que estão combinados. De fato, os designs e/ou mensagens contidos nesses padrões se posicionam invariavelmente uns em relação aos outros, e se “respondem” através das simetrias axiais ou centrais, e mesmo por translações ou se completam mutuamente.
[011] De acordo com outras características vantajosas e não limitativas da presente invenção: - a referida fita longitudinal apresenta bordas retas e paralelas; - a referida tira longitudinal apresenta bordas não retas e/ou não paralelas; - o referido revestimento compreende pelo menos duas camadas escolhidas entre as seguintes: camada de tinta oticamente variável, magnética ou não, camada de tinta de efeito iridescente, camada holográfica, camada metálica, camada de tinta opaca; - a fita comporta, entre o referido material de suporte e a referida camada metálica, uma camada transparente, sem efeito ótico, e essa camada apresenta uma espessura diferente em cada uma das referidas zonas que formam um fio, bem como uma camada que absorve a luz; - pelo menos uma impressão de cor preta e/ou pelo menos uma camada obtida por depósito sob vácuo que se estende sobre a face inferior do referido material de suporte, de forma que ela seja pelo menos parcialmente visível por transmissão; - a referida tira é revestida parcialmente por uma camada opaca ou metálica, e a taxa de cobertura dessa tira é preferencialmente inferior ou igual a 50% de sua superfície.
[012] Outra realização da presente invenção trata de um documento de segurança, tal como uma nota de banco, um passaporte ou outro.
[013] Esse documento é digno de nota pelo fato de que integra uma fita de acordo com uma das características identificadas acima, que está incorporada nele, emergindo ao mesmo tempo na superfície de pelo menos uma de suas faces visíveis na forma de um conjunto de janelas.
[014] Preferencialmente, a face inferior da fita é recoberta por uma camada de tinta de mesma cor que a do material que constitui o documento.
BREVE DESCRIÇÃO DOS DESENHOS
[015] Outras características e vantagens da presente invenção aparecerão com a leitura da descrição a seguir de um modo de realização preferido da presente invenção. Essa descrição é feita em relação aos desenhos anexos nos quais: - a figura 1 é uma vista parcial de cima, de um documento de segurança, no caso uma nota de banco, na qual está incorporada parcialmente uma fita, sendo que os padrões que ele comporta não estão, todavia, integrados; - as figuras 2 a 4 são vistas em corte transversal de três formas de realização do referida fita (nessas figuras, deve-se notar que para fins de simplicidades, estão representados unicamente os elementos que recobrem a face “superior” do material de suporte da fita); - a figura 5 é uma vista equivalente à figura 1 de mais um modo de realização de uma nota; - as figuras 6 a 8 são vistas de cima de três outras variantes da fita, e a última delas mostra a fita em forma de janelas; e - finalmente, as figuras 9 a 12 são vistas de outras quatro formas de realização da fita da presente invenção.
DESCRIÇÃO DE REALIZAÇÕES DA INVENÇÃO
[016] Em todo o presente pedido, entende-se pela expressão "zonas com efeitos óticos diferentes" zonas que, visualmente, a olho nu e por reflexão, podem ser diferenciadas uma da outra. Trata-se, por exemplo, de zonas que apresentam uma mudança de cores entre duas tonalidades em função da inclinação do suporte ou acompanhadas de efeitos de difração diferentes da luz. No modo de realização no qual os efeitos óticos são os mesmos, as renderizações serão diferentes, o que se mostra então apenas em mudanças de cores diferentes no interior dos dois fios.
[017] A fita 1 de acordo com a presente invenção está representada na figura 1 anexa, parcialmente integrada em um documento de segurança 2 que consiste aqui em uma nota de banco. De acordo com uma variante não representada, poderia se tratar de outro tipo de documento de segurança tal como um passaporte.
[018] Esse documento de segurança é preferencialmente à base de papel de algodão, com ou sem pasta química, de papel à base de celulose ou de qualquer outro material que contenha fibras de diferentes tipos e gramaturas. É também possível usar um suporte híbrido que associe polímeros(s) e papel.
[019] Como é bem conhecido da técnica, a fita 1 é incorporada parcialmente no documento 2, emergindo ao mesmo tempo na sua superfície na forma de um conjunto de janelas F.
[020] Essa fita 1 comporta uma tira longitudinal mediana 3 que separa uma da outra e delimita duas zonas que formam os fios 4 e 4' com bordas retas e paralelas. Isso dá a ilusão, para o observador, de que os “fios” são separados e independentes um do outro.
[021] Como se poderá ver mais adiante, cada zona 4 e 4'é recoberta por um revestimento e cada uma apresenta renderizações óticas E01 e E02 distribuídas em regiões diferentes. O efeito E01 é, por exemplo, dado por um revestimento de cor magenta que muda para verde, ao passo que o efeito E02 é dado por um revestimento de cor verde que muda para azul.
[022] Os padrões apresentados por essa fita não estão representados aqui, como já foi especificado acima.
[023] Como mostra a figura 2 e de segundo um primeiro modo de realização, a fita de acordo com a presente invenção é constituída por um material de suporte 5 transparente ou translúcido, tal como um filme plástico. Esse filme é de preferência de poliéster, por exemplo, com uma espessura de aproximadamente 10 μm. Na face inferior "externa" 51 da fita (isto é, a que está voltada para o núcleo do documento, do lado do papel), ele é preferencialmente revestido de uma camada de tinta da mesma cor que o papel (por exemplo de uma espessura de aproximadamente 2 μm). Se essa camada de tinta não for aplicada, as camadas aplicadas sobre a superfície superior são então vistas pelo menos parcialmente. Em outras palavras, essa tinta tem uma função de mascaramento.
[024] Finalmente, uma camada de adesivo externo de aproximadamente 4 a 5 μm de espessura é aplicada sobre o conjunto, do lado da face 51.
[025] Ele se destina a melhorar a fixação da fita no papel. Deve- se notar que essas duas camadas não foram representadas na figura 2.
[026] Na face oposta da fita 1 (lado janela), está depositada uma camada de tinta opaca 7, de preferência preta, por qualquer técnica de impressão conhecida (de preferência por heliogravura).
[027] Reservas 70 podem ser realizadas nessa impressão de modo a criar um padrão M denominado "padrão em negativo".
[028] Em todo o presente pedido, entende-se pelo termo “motivo” qualquer desenho ou qualquer caractere, seja ele alfanumérico ou não. O termo “negativo” significa que ele é delimitado por uma zona ou um contorno de contraste diferente, no caso mais elevado. Em outras palavras, essa zona ou esse contorno é visualmente invertido em relação ao sujeito.
[029] De preferência, a tira central é amplamente desprovida de tinta de forma a delimitar duas zonas 4 e 4' bem distintas.
[030] Sobre as zonas 4 e 4' é aplicada uma camada oticamente variável. Isso é realizado por impressão, por exemplo de uma tinta de tipo OVI® ou SICPASTAR® da SICPA. De preferência, serão depositadas sobre as zonas 4 e 4', tintas que apresentam efeitos óticos diferentes. As partes transparentes da fita 1 (isto é, as partes desprovidas de tinta opaca e/ou de depósito metálico) não apresentarão um efeito ótico de mudança de cor, ao contrário das partes da fita perpendiculares às zonas opacas.
[031] É possível, de acordo com a estrutura representada na figura 3, criar o mesmo efeito procedendo ao depósito de uma fina camada 7 de um metal, por exemplo alumínio ou cobre (criando um efeito espelho) por qualquer técnica conhecida de depósito sob vácuo e, em seguida, a uma desmetalização parcial para criar motivos em negativo. Uma camada transparente 8, sem efeito ótico particular é depois depositada em uma espessura controlado, bem como uma camada 9' de um material absorvente de tipo Inconel (marca registrada). A cor do efeito ótico produzido dependerá da espessura de essa camada 8.
[032] Em seguida, é realizado a um depósito sob vácuo de uma camada metálica 9, por exemplo de tipo cromo, de forma que essa camada 9 esteja perpendicular a uma zona metálica 7. Um efeito de mudança de cor ocorre durante a modificação do ângulo de observação.
[033] Um adesivo de aproximadamente 2 μm de espessura é então depositado na face oposta do fio (lado janela). De acordo com o nível de resistência requerido, um filme de poliéster de aproximadamente 10 μm de espessura pode ser laminado a fim de conferir à fita e suas camadas associadas a resistência físico-química suficiente. Um primer (se necessário) e uma camada final de adesivo de aproximadamente 4 a 5 μm de espessura é depositada a fim de assegurar uma adesão correta e suficiente entre a fita e as fibras de papel.
[034] Em um modo de realização preferencial não representado, a tira central 3 desprovida de revestimento e que separa a fita em duas zonas distintas é impressa por meio de uma tinta de segurança de segundo nível escolhida entre as tintas com fluorescência, fosforescência, infravermelha visível etc. Essa impressão é facilmente visível através da tira central 3.
[035] Em outro modo de realização preferencial visível na figura 4, a tira central 3, desprovida de matéria oticamente variável, pode ser previamente revestida de uma camada opaca ou ela própria de tipo metálico 7 parcialmente “escavada” de matéria de formar a criar padrões M em negativo. Pela terminologia “parcialmente escavada”, entende-se que a taxa de cobertura da referida tira é inferior ou igual a 50%.
[036] Esses motivos serão dificilmente visíveis em reflexão, mas facilmente visíveis por transparência. Eles estão arranjados de forma a estar perfeitamente alinhados com as zonas 4 e 4' oticamente variáveis. Esses motivos podem assumir formas variadas tais como blocos, e estar dispostos de modo periódico e repetitivo.
[037] Ainda em um modo preferencial de realização, essas disposições podem criar uma sequência de tipo "código de barras" automaticamente legível por uma máquina.
[038] A tinta preta opaca pode igualmente apresentar um caráter condutor da corrente elétrica. Nesse caso, o padrão impresso deve ser contínuo no sentido longitudinal da fita em uma ou outra das zonas 4 e 4' a fim de assegurar uma condutividade elétrica. Essa condutividade elétrica pode ser lida e detectada por uma máquina de triagem.
[039] Em mais um modo de realização preferencial, os motivos formados nas primeira e segunda zonas distintas 4 e 4' se completam de modo a formar um padrão global cujas duas partes estão perfeitamente sobrepostas(alinhadas). Deve-se notar que esse terceiro modo de realização seria particularmente difícil de ser realizado se fosse feito por incorporação de dois fios distintos.
[040] Na descrição a seguir, serão detalhados os modos de realização das figuras 5 a 8. É evidente que as dimensões que estão anotadas nelas não possuem um caráter limitativo. Todavia, no que diz respeito à largura da fita, ela está preferencialmente compreendida entre 1 e 6 mm.
[041] A figura 5 mostra uma fita de segurança 1 com 4 mm de largura, incorporada em janelas em uma nota de banco 2. Ela é revestida de uma tinta oticamente variável magenta/verde visível na zona 4 e verde/azul na zona 4'. A fita apresenta uma tira 3 desprovida de matéria, com 1 mm de largura que separa a fita 1 em duas zonas paralelas disjuntas 4 e 4'. Zonas desprovidas de matéria estão igualmente dispostas em cada uma das duas tiras 4 e 4' em sobreposição(alinhamento) uma da outra de modo que elas formam padrões exatamente em oposição uns aos outros.
[042] Todavia, é possível considerar o caso em que elas não estão exatamente em oposição, mas deslocadas longitudinalmente por uma distância de valor constante em toda a extensão longitudinal das zonas que formam os fios.
[043] A figura 6 mostra uma fita de segurança 1 com 4 mm de largura revestida, de um lado, de uma tinta oticamente variável verde/magenta e, de outro lado de uma tinta oticamente variável magenta/verde. A fita 1 apresenta uma tira 3 desprovida de matéria, de 1 mm de largura, que separa a fita 1 em duas zonas paralelas disjuntas 4 e 4'. Padrões M em negativo estão dispostos em sobreposição um do outro respectivamente em uma e outra as zonas 4 e 4'. Na tira central 3, uma tinta opaca forma padrões M' em negativo. Esses padrões estão dispostos em sequência de blocos repetitivos. Essa sequência é ligeiramente visível em reflexão nas zonas na superfície do papel e facilmente visível em transmissão.
[044] A figura 7 mostra uma fita de segurança 1 constituída de duas zonas holográficas 4 e 4' que possuem um efeito difrativo de azul a vermelho (passando por todas as outras cores do espectro visível) e um efeito difrativo de vermelho a azul. A fita 1 apresenta uma tira 3 desprovida de revestimento de largura 1 mm, que separa zonas paralelas 4 e 4'. Padrões estão dispostos em sobreposição um do outro respectivamente em uma e outra as zonas 4 e 4'.
[045] Na tira central 3, uma tinta opaca cria padrões em negativos M'. Esses padrões estão dispostos em sequência de blocos repetitivos. Essa sequência é ligeiramente visível em reflexão nas zonas em superfície do papel e facilmente em transmissão.
[046] A figura 8 representa ainda um modo de realização da fita, integrada parcialmente no papel de um documento de segurança. Nesse caso, temos uma zona 4 que apresenta zonas a mudança de cores como nos modos de realização anteriores e uma zona 4' com efeito difrativo. Ao longo da tira central 3, estendem-se padrões impressos de cor preta (e, portanto, não oticamente variável) que formam juntos uma espécie de código de barras. Como se pode ver pelo que foi dito acima, a presente invenção permite a obtenção de um efeito visual de "fio duplo" usando uma única fita. Esse efeito visual pode ser identificado pelo grande público. As zonas distintas, criadas pela ausência de matéria central, incorporam efeitos de mudança de cor e/ou de metalização. Essa combinação de efeitos é visível na superfície do papel, nas janelas. Padrões criados em uma ou outra das zonas podem ser postas em perfeita sobreposição (alinhamento). Eles podem igualmente formar uma sequência de tipo "código de barras" e fornecer um segundo nível de segurança.
[047] A fita da figura 9 apresenta duas zonas 4 e 4' de largura diferente, e a tira central 3, que possui bordas retas e paralelas está deslocada em relação ao eixo mediano longitudinal da fita. É evidente aqui a presença de padrões M e M', sendo que estes últimos estão em negativo, que formam juntos um desenho, que consiste aqui na representação de um trombone. Todos os padrões das tiras 4 e 4'estão, evidentemente, em sobreposição(alinhados). A tira 4 varia da cor verde para a cor violeta, ao passo que a tira 4' apresenta um aspecto metalizado violeta.
[048] A figura 10 trata de duas zonas 4 e 4', separadas por uma tira 3 cujas bordas longitudinais não são retas, mas “onduladas”, isto é, ligeiramente curvas, sendo que porções convexas se alternam com porções côncavas. A tira 4 varia do vermelho ao verde, ao passo que a tira 4' varia do azul ao verde.
[049] Na figura 11 está representada uma forma de realização nas qual as tiras 4 e 4' apresentam cada uma bordas em forma de dentes de serra, de forma que o mesmo se aplica para a tira central 3. A tira 4 possui um aspecto metalizado de tipo cobre, ao passo que a tira 4' apresenta um aspecto metalizado de tipo alumínio.
[050] Finalmente, a figura 12, mostra duas tiras 4 e 4' de forma e de aspecto bem diferente. O fundo de cada uma delas apresenta um aspecto metalizado de tipo alumínio cuja densidade varia ao longo de cada uma das tiras. A tira 4, mais larga que a tira 4', comporta de múltiplos padrões Multicolores. As bordas da tira 3 são formados de uma sucessão de porções de círculo, uma seção longa circular em negativo, repetida nessa tira, que se inscreve parcialmente em uma dessas porções de círculo.

Claims (10)

1. FITA DE SEGURANÇA (1), destinada a ser incorporada em parte na estrutura de um documento de segurança (2) constituído de fibras, a qual emerge na superfície do documento na forma de um conjunto de janelas (F), e que compreende um material de suporte (5) transparente ou translúcido, recoberto, em uma de suas faces (50), denominada “face superior”, de um revestimento (R) visível por reflexão, e que comporta uma tira longitudinal (3) desprovida do revestimento (R), a qual separa uma primeira e uma segunda zonas (4,4') que formam fios, recobertas com o revestimento (R), caracterizada por: cada uma das zonas formam fios (4,4') que apresentam respectivamente duas renderizações e/ou efeitos óticos diferentes (E01, E02) visíveis por reflexão, e pelo fato de que elas comportam padrões (M) em negativo sobrepostos (alinhados) respectivamente uns com os outros, isto é, menos um par desses padrões (M) em sobreposição (alinhamento) apresenta sempre a mesma distância de afastamento quando ele se repete ao longo das zonas.
2. FITA, de acordo com a reivindicação 1, caracterizada pela tira longitudinal (3) apresentar bordas retas e paralelas.
3. FITA, de acordo com a reivindicação 1, caracterizada pela tira longitudinal (3) apresentar bordas não retas e/ou não paralelas.
4. FITA, de acordo com a reivindicação 1, caracterizada pelo revestimento (R) compreender pelo menos duas camadas (6,9) escolhidas entre as seguintes: camada de tinta oticamente variável, magnética ou não, camada de tinta de efeito iridescente, camada holográfica, camada metálica, camada de tinta opaca.
5. FITA, de acordo com a reivindicação 2, no qual o revestimento compreende uma camada metálica (9), caracterizada por comportar, entre o material suporte (5) e a camada metálica (9), uma camada transparente (8), sem efeito ótico, e essa camada (8) apresenta uma espessura diferente em cada uma das zonas que formam um fio (4,4'), bem como uma camada que absorve a luz.
6. FITA, de acordo com qualquer uma das reivindicações 1 a 3, caracterizada por pelo menos uma impressão de cor preta ou pelo menos uma camada obtida por depósito sob vácuo se estender na face inferior (51) do material de suporte (5), de forma que ela seja pelo menos parcialmente visível por transmissão.
7. FITA, de acordo com qualquer uma das reivindicações 1 a 3, caracterizada por pelo menos uma impressão de cor preta e pelo menos uma camada obtida por depósito sob vácuo se estender na face inferior (51) do material de suporte (5), de forma que ela seja pelo menos parcialmente visível por transmissão.
8. FITA, de acordo com qualquer uma das reivindicações 1 a 7, caracterizada pela tira (3) ser revestida de uma camada opaca ou metálica, e a taxa de cobertura dessa tira é inferior ou igual a 50% de sua superfície.
9. DOCUMENTO DE SEGURANÇA (2), tal como uma nota de banco, caracterizado por integrar uma fita (1) conforme definido em qualquer uma das reivindicações 1 a 5, que está incorporada nele emergindo ao mesmo tempo na superfície de pelo menos uma de suas faces visíveis (50, 51) na forma de um conjunto de janelas (F).
10. DOCUMENTO DE SEGURANÇA (2), de acordo com a reivindicação 9, caracterizado pela face inferior (51) da fita (1) estar recoberta de uma camada de tinta de mesma cor que a do material que constitui o documento.
BR112014005155-0A 2011-09-07 2012-08-29 fita de segurança e documento de segurança BR112014005155B1 (pt)

Applications Claiming Priority (3)

Application Number Priority Date Filing Date Title
FR1157952 2011-09-07
FR1157952A FR2979641B1 (fr) 2011-09-07 2011-09-07 Bandeau de securite et document qui en est pourvu
PCT/EP2012/066764 WO2013034476A1 (fr) 2011-09-07 2012-08-29 Bandeau de securite et document qui en est pourvu

Publications (2)

Publication Number Publication Date
BR112014005155A2 BR112014005155A2 (pt) 2017-03-28
BR112014005155B1 true BR112014005155B1 (pt) 2020-12-29

Family

ID=46727248

Family Applications (1)

Application Number Title Priority Date Filing Date
BR112014005155-0A BR112014005155B1 (pt) 2011-09-07 2012-08-29 fita de segurança e documento de segurança

Country Status (11)

Country Link
EP (1) EP2753753B1 (pt)
KR (1) KR101943028B1 (pt)
CN (1) CN103827391B (pt)
AU (1) AU2012306521B2 (pt)
BR (1) BR112014005155B1 (pt)
CA (1) CA2847021C (pt)
FR (1) FR2979641B1 (pt)
PL (1) PL2753753T3 (pt)
RU (1) RU2614683C2 (pt)
WO (1) WO2013034476A1 (pt)
ZA (1) ZA201401633B (pt)

Families Citing this family (14)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
FR2976954B1 (fr) 2011-06-23 2013-07-12 Arjowiggins Security Fil de securite
FR2992255B1 (fr) 2012-06-22 2015-09-04 Arjowiggins Security Element de securite et document securise.
GB201400910D0 (en) 2014-01-20 2014-03-05 Rue De Int Ltd Security elements and methods of their manufacture
FR3020595B1 (fr) * 2014-05-02 2016-05-06 Oberthur Fiduciaire Sas Bandeau de securite et document de securite qui l'integre
FR3020596B1 (fr) * 2014-05-02 2017-03-10 Oberthur Fiduciaire Sas Document de securite impregne d'un agent desopacifiant et procede de traitement d'un document
FR3020987B1 (fr) 2014-05-16 2018-03-16 Oberthur Fiduciaire Sas Procede de fabrication d'un element de securite.
FR3028801B1 (fr) 2014-11-24 2021-11-19 Arjowiggins Security Element de securite
DE102015000694A1 (de) * 2015-01-20 2016-07-21 Giesecke & Devrient Gmbh Datenträger mit einem Fenstersicherheitsfaden
CN105421146B (zh) * 2015-12-04 2017-07-21 成都印钞有限公司 一种防伪纸张以及用于抄造该纸张的网笼
PL3305541T3 (pl) * 2016-10-04 2020-09-07 Hueck Folien Gesellschaft M.B.H. Element zabezpieczający i dokument wartościowy z tym elementem zabezpieczającym
DE102018000343A1 (de) 2018-01-17 2019-07-18 Giesecke+Devrient Currency Technology Gmbh Sicherheitselement mit Lumineszenz-Motivbereich
EP3943313A1 (de) * 2020-07-21 2022-01-26 Hueck Folien Gesellschaft m.b.H. Sicherheitselement für ein wertpapier
CN113947174B (zh) * 2021-09-08 2023-09-05 中钞特种防伪科技有限公司 一种防伪元件及使用该防伪元件的防伪产品
EP4242009A1 (de) 2022-03-11 2023-09-13 Hueck Folien Gesellschaft m.b.H. Sicherheitselement für wertdokumente mit einer trägerfolie und zumindest einer dekorschicht

Family Cites Families (6)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
GB8912750D0 (en) * 1989-06-02 1989-07-19 Portals Ltd Security paper
DE4344553A1 (de) * 1993-12-24 1995-06-29 Giesecke & Devrient Gmbh Sicherheitspapier mit einem faden- oder bandförmigen Sicherheitselement sowie Verfahren zur Herstellung desselben
DE10222433A1 (de) * 2002-05-22 2003-12-11 Kurz Leonhard Fa Streifenförmiges Sicherheitselement
GB0400984D0 (en) * 2004-01-16 2004-02-18 Rue De Int Ltd Security document with threads
DE102007057658A1 (de) * 2007-02-07 2009-06-04 Leonhard Kurz Stiftung & Co. Kg Sicherheitselement
CN201826219U (zh) * 2010-05-31 2011-05-11 北京造纸一厂 数字安全线防伪不干胶纸

Also Published As

Publication number Publication date
KR20140069105A (ko) 2014-06-09
EP2753753B1 (fr) 2016-04-06
CA2847021A1 (fr) 2013-03-14
FR2979641B1 (fr) 2013-09-27
RU2614683C2 (ru) 2017-03-28
EP2753753A1 (fr) 2014-07-16
RU2014113306A (ru) 2015-10-20
WO2013034476A1 (fr) 2013-03-14
CN103827391B (zh) 2015-11-25
AU2012306521B2 (en) 2017-02-02
BR112014005155A2 (pt) 2017-03-28
CA2847021C (fr) 2019-09-24
KR101943028B1 (ko) 2019-01-28
ZA201401633B (en) 2015-08-26
PL2753753T3 (pl) 2016-09-30
FR2979641A1 (fr) 2013-03-08
CN103827391A (zh) 2014-05-28
AU2012306521A1 (en) 2014-03-20

Similar Documents

Publication Publication Date Title
BR112014005155B1 (pt) fita de segurança e documento de segurança
KR930006823B1 (ko) 보안 용지
ES2617668T3 (es) Elemento de seguridad para un documento de seguridad y procedimiento para su fabricación
ES2311107T5 (es) Papel de seguridad
ES2575102T3 (es) Dispositivo de magnificación de Moiré
US8982231B2 (en) Parallax effect security element
US8534710B2 (en) Security element and method for manufacturing the same
ES2526448T3 (es) Mejoras en sustratos que incorporan dispositivos de seguridad
ES2425795T3 (es) Elemento de seguridad con efecto de paralaje
US9724955B2 (en) Security devices and methods of manufacture thereof
ES2209123T3 (es) Elemento de seguridad para papel de seguridad.
US8439402B2 (en) Optical structure, in particular for a security document and/or a document of value
MX2011003402A (es) Mejoras en particularidades de seguridad impresas.
KR101029567B1 (ko) 보안 기재용 보안 장치
BR112012000899B1 (pt) artigo de segurança e processo de autenticação de referido artigo
JP2005512859A (ja) セキュリティペーパーおよび有価証書のためのセキュリティ素子
EP1928669B1 (en) Security device for security substrates
BRPI0712656A2 (pt) elemento de seguranÇa plano, folha de seguranÇa e artigo de seguranÇa
BR112013024902B1 (pt) elemento de segurança para um documento-valor, processo de fabricação de um elemento de segurança e documento-valor
ES2912107T3 (es) Documento protegido
KR20170003626A (ko) 보안 스트립 및 상기 스트립이 통합된 보안 문서
BRPI0614773B1 (pt) Safety devices for security substrates, safety substrates and safety articles
MX2011003506A (es) Dispositivo vibrador portatil electronico para ejercicios, con motor electrico y control remoto, provisto con ruedas, manija retractil para su arrastre y ademas con cuerda elastica para ejercitar los brazos.

Legal Events

Date Code Title Description
B06F Objections, documents and/or translations needed after an examination request according [chapter 6.6 patent gazette]
B15K Others concerning applications: alteration of classification

Ipc: D21H 21/42 (2006.01), B42D 25/355 (2014.01)

B06U Preliminary requirement: requests with searches performed by other patent offices: procedure suspended [chapter 6.21 patent gazette]
B09A Decision: intention to grant [chapter 9.1 patent gazette]
B16A Patent or certificate of addition of invention granted [chapter 16.1 patent gazette]

Free format text: PRAZO DE VALIDADE: 20 (VINTE) ANOS CONTADOS A PARTIR DE 29/08/2012, OBSERVADAS AS CONDICOES LEGAIS.

B25A Requested transfer of rights approved

Owner name: FCO 2 SAS (FR)

B25D Requested change of name of applicant approved

Owner name: OBERTHUR FIDUCIAIRE SAS (FR)