BR112013014237B1 - Método e aparelho de transformação de um modo de funcionamento em um sistema de rádio cognitivo - Google Patents

Método e aparelho de transformação de um modo de funcionamento em um sistema de rádio cognitivo Download PDF

Info

Publication number
BR112013014237B1
BR112013014237B1 BR112013014237-5A BR112013014237A BR112013014237B1 BR 112013014237 B1 BR112013014237 B1 BR 112013014237B1 BR 112013014237 A BR112013014237 A BR 112013014237A BR 112013014237 B1 BR112013014237 B1 BR 112013014237B1
Authority
BR
Brazil
Prior art keywords
operating mode
demand
subordinate cell
degree
borrowed
Prior art date
Application number
BR112013014237-5A
Other languages
English (en)
Other versions
BR112013014237A2 (pt
BR112013014237B8 (pt
Inventor
Xing Liu
Nan Zhao
Feng Li
Yan Li
Original Assignee
Zte Corporation
Priority date (The priority date is an assumption and is not a legal conclusion. Google has not performed a legal analysis and makes no representation as to the accuracy of the date listed.)
Filing date
Publication date
Application filed by Zte Corporation filed Critical Zte Corporation
Publication of BR112013014237A2 publication Critical patent/BR112013014237A2/pt
Publication of BR112013014237B1 publication Critical patent/BR112013014237B1/pt
Publication of BR112013014237B8 publication Critical patent/BR112013014237B8/pt

Links

Images

Classifications

    • HELECTRICITY
    • H04ELECTRIC COMMUNICATION TECHNIQUE
    • H04WWIRELESS COMMUNICATION NETWORKS
    • H04W16/00Network planning, e.g. coverage or traffic planning tools; Network deployment, e.g. resource partitioning or cells structures
    • H04W16/14Spectrum sharing arrangements between different networks

Abstract

A revelação descreve um método e um aparelho para a transformação de um modo de funcionamento num sistema de Rádio Cognitivo (CR), os quais são usados para resolver o problema técnico em que um subsistema maliciosamente ocupa recursos do espectro que são temporariamente não utilizados por outro sistema num sistema que adopta uma tecnologia CR. Na revelação, um lado da rede mede o grau de demanda de cada célula no espectro emprestado de demanda e define uma condição de ativação e desativação do modo de funcionamento CR para determinar se deve executar a transformação do modo de funcionamento na célula e especificar um método de alocação de rede para um terminal móvel em um modo de funcionamento correspondente, de modo a coordenar a alocação dos recursos do espectro, e evitar o abuso dos recursos do espectro emprestado, o modo de funcionamento da CR da célula com baixo grau de demanda é desativado no lado da rede, os recursos do espectro emprestado da célula são libertados; e, portanto, mais recursos do espectro emprestado estão disponíveis para as outras células que têm um grau maior de demanda no espectro emprestado, e o desempenho global do sistema é melhorado.

Description

CAMPO TÉCNICO
[001] A descrição se refere ao campo técnico de comunicações sem fio e Radio Cognitivo (CR), em particular a um método e um aparelho para a transformação de um modo de funcionamento de uma célula subordinada ou uma estação de base de um sistema de CR.
ANTECEDENTES
[002] Juntamente com o progresso contínuo da tecnologia de rádio, um grande número de diferentes serviços de rádio emergiu. No entanto, os recursos do espectro em que os serviços de rádio dependem são limitados; enfrentando a crescente demanda de pessoas na largura de banda, os recursos de espectro mostram uma situação extremamente tensa, enquanto que no modo de atribuição de espectro fixo convencional, a taxa de utilização dos recursos do espectro não é alta. Melhorar a taxa de utilização dos recursos do espectro se torna um meio principal para resolver a contradição entre o aumento da demanda e os recursos limitados, que também é uma ideia central de tecnologia CR.
[003] A melhoria da taxa de utilização do espectro pode ser realizada esperando por uma oportunidade para ocupar os recursos do espectro (como Espaços Brancos de TV (TVWS)), que estão temporariamente sem uso por serviços autorizados em outras faixas de frequência. Os recursos do espectro que estão temporariamente sem uso por outros sistemas são emprestados para compartilhar parte dos serviços de comunicação sem fios com uma célula de tensão de espectro, o que, sem dúvida, pode aliviar a situação da tensão de espectro do serviço de comunicação sem fio da célula; no entanto, se o empréstimo de um subsistema não é limitado, a ocupação maliciosa do espectro pode provavelmente ocorrer. Por exemplo, quando uma pluralidade de sistemas ocupa uma determinada seção de recursos do espectro que estão temporariamente sem uso por um serviço autorizado de forma compartilhada, cada sistema espera adquirir recursos de espectro emprestados, tanto quanto possível, assim a aplicação maliciosa para a ocupação é transmitida; e se uma regra de empréstimo do espetro não for proposta para regiões de interesse diferentes em um único sistema, a aplicação maliciosa para a ocupação dos recursos do espectro emprestado também pode ocorrer; desta forma, parte dos sistemas ou de células, mesmo quando os seus recursos de espectro não são tensos, pode ocupar relativamente mais recursos emprestados do espectro, e os sistemas ou células com espectro tenso tendem a obter recursos do espectro emprestados raros.
[004] O documento CN101541010 descreve um método para realizar uma função cognitiva de um sistema de rede de comunicação sem fio com a função cognitiva, que é baseado em um pedido de patente da invenção denominada Sistema de Rede de Comunicação Sem Fio com Função Cognitiva. O método compreende substancialmente as etapas a seguir: obtenção de fluxo cognitivo; processar o fluxo cognitivo e tomar uma decisão estratégica; e executar a decisão cognitiva. Quando o método é aplicado à rede de comunicação anterior e à rede de comunicação adicional, uma diferença essencial é o modo de obtenção das informações cognitivas e o processo de execução da decisão cognitiva. Com base no pedido de patente da invenção intitulado como Sistema de Rede de Comunicação Sem Fio com Função Cognitiva, a invenção pode obter alta competência cognitiva para ambiente sem fio, ambiente de rede e ambiente do cliente e controlar autonomamente a rede sem fio com um conjunto critério de decisão definido com base no cognitivo, de modo a levar a rede a evoluir de um modo de trabalho estático para um modo de trabalho dinâmico de auto-adaptação. A invenção tem uma boa perspectiva de desenvolvimento de aplicativos.
[005] O documento CN101909303 descreve o método, dispositivo e sistema de despacho, de uma rede celular sem fio, que se relacionam com o campo de comunicação e podem realizar o despacho de alto desempenho em um sistema celular cognitivo sem fio. O método de despacho compreende as etapas a seguir: determinação da informação da meta de alocação de recursos por uma estação retransmissora de acordo com as informações de percepção do espectro de frequência obtidas e as informações de qualidade do canal, e enviar as informações da meta de alocação de recursos para uma estação base; alocação de recursos da rede para a estação retransmissora e notificação de um resultado da alocação para a estação retransmissora através da estação base, de acordo com as informações de percepção do espectro de frequência obtidas e as informações sobre a qualidade do canal, bem como as informações sobre a alocação de recursos enviadas pela estação retransmissora e o envio de dados à estação retransmissora de acordo com o resultado da alocação; alocar recursos para um terminal móvel acessado e notificar o resultado da alocação para o terminal móvel pela estação retransmissora de acordo com os dados enviados pela estação base, as informações de percepção do espectro de frequências e as informações de qualidade do canal e enviar dados ao terminal móvel de acordo com o resultado de alocação.
SÍNTESE
[006] Em vista do acima exposto, o principal objetivo da descrição é proporcionar um método e um aparelho para a transformação de um modo de funcionamento em um sistema de CR. O método e o aparelho são usados para resolver o problema técnico que um subsistema maliciosamente ocupa recursos do espectro que são temporariamente não utilizados por outros sistemas de um sistema que adota a tecnologia CR.
[007] A fim de alcançar o objetivo, o sistema técnico da descrição é implementado da seguinte forma:
[008] Um método para a transformação de um modo de funcionamento em um sistema de CR inclui:- medir, por um lado da rede, um grau de demanda de cada célula subordinada aos recursos do espectro emprestados;- julgar, pelo lado da rede, se o grau de demanda de cada célula subordinada aos recursos do espectro emprestados satisfaz uma condição para a transformação do modo de funcionamento, e determinar se deve executar a transformação do modo de funcionamento em cada célula de acordo com um resultado do julgamento; e- notificar, pelo lado da rede, uma estação de base para executar uma política de alocação de rede de um terminal móvel em um modo de funcionamento correspondente.
[009] O grau de demanda de recursos de espectro emprestados pode ser representado pela qualidade do tráfego e das comunicações da célula subordinada; e os modos de funcionamento podem incluir um modo de funcionamento normal e um modo de funcionamento CR, em que o modo de funcionamento CR se refere a um modo de funcionamento em um sistema de espectro autorizado e em um espectro emprestado, ao mesmo tempo, e o modo de funcionamento normal se refere a um modo de funcionamento de funcionar em um sistema de espectro autorizado.
[0010] Além disso, quando o grau de demanda de recursos do espectro emprestado é representado pelo tráfego da célula, um intervalo de valor de limiar da capacidade remanescente pode ser configurado, e a condição de transformação para o modo de funcionamento pode ser que: quando um valor absoluto da capacidade remanescente do sistema ou um valor relativo da capacidade remanescente do sistema a capacidade restante para a capacidade do sistema é superior a um limite superior de um intervalo de valor limiar correspondente de capacidade remanescente predefinido, o modo de funcionamento CR é transformado no modo normal de funcionamento; e quando um valor absoluto de uma capacidade restante do sistema ou um valor relativo da capacidade restante do sistema para a capacidade do sistema é menor do que um limite inferior de um intervalo de valor limiar correspondente de capacidade remanescente predefinido, o modo de funcionamento normal é transformado no modo de funcionamento CR.
[0011] Além disso, quando o grau de demanda de recursos do espectro emprestado é representado pela qualidade da comunicação, um intervalo de valor de limiar da qualidade de comunicação pode ser configurado, e a condição de transformação para o modo de funcionamento pode ser que: quando a qualidade da comunicação é menor do que um limite inferior do que o valor de limiar do intervalo de qualidade de comunicação, o modo de funcionamento normal é transformado no modo de funcionamento CR, e quando a qualidade da comunicação é maior do que um limite superior do intervalo de valor limiar de qualidade da comunicação, o modo de funcionamento CR é transformado no modo de funcionamento normal.
[0012] Além disso, a execução de uma política de alocação de rede de um terminal móvel de um modo de funcionamento correspondente pode incluir especificamente:- quando o modo de funcionamento CR é transformado no modo de funcionamento normal, uma estação de base ordena a um terminal móvel que tenha acessado a um espectro emprestado acessado em uma região para alternar para um espectro autorizado do sistema, e um terminal móvel recém introduzido na célula subordinada a acessar um espectro autorizado do sistema; e - quando o modo de funcionamento normal é transformado no modo de funcionamento CR, um terminal móvel recém introduzido na célula subordinada preferencialmente acessa ao espectro emprestado após o modo de funcionamento CR ser habilitado.
[0013] Na base do método, a descrição também proporciona um aparelho para a transformação de um modo de funcionamento em um sistema de CR, em que o aparelho inclui:- um módulo de medição configurado para obter e medir um grau de demanda de cada célula subordinada aos recursos do espectro emprestado;- um módulo de julgamento configurado para julgar se o grau de demanda de cada célula subordinada aos recursos do espectro emprestado atende a uma condição para a transformação do modo de funcionamento, e determinar se deve executar a transformação do modo de funcionamento em cada célula de acordo com o resultado de julgamento, e- um módulo de execução configurado para executar uma política de alocação de rede de um terminal móvel em um modo de funcionamento correspondente de acordo com um resultado da determinação do módulo de julgamento.
[0014] O grau de demanda da célula subordinada nos recursos do espectro emprestados adquiridos pelo módulo de medição pode ser representado pelo tráfego ou qualidade de comunicação da célula subordinada, e o modo de funcionamento compreende um modo de funcionamento normal e um modo de funcionamento CR, em que o modo de funcionamento CR se refere a um modo de funcionamento em um sistema de espectro autorizado e um espectro emprestado, ao mesmo tempo, e o modo de funcionamento normal se refere a um modo de funcionamento de funcionar em um espectro de sistema autorizado.
[0015] Além disso, quando o grau de demanda da célula subordinada de recursos do espectro emprestado é representado pelo tráfego da célula subordinada, um intervalo de valor de limiar da capacidade remanescente pode ser configurado, e a condição para a transformação de modo de funcionamento pode ser que: quando um valor absoluto da capacidade remanescente do sistema ou um valor relativo da capacidade remanescente do sistema a capacidade restante para a capacidade do sistema é superior a um limite superior de um intervalo de valor limiar correspondente de capacidade remanescente predefinido, o modo de funcionamento CR é transformado no modo normal de funcionamento; e quando um valor absoluto de uma capacidade restante do sistema ou um valor relativo da capacidade restante do sistema para a capacidade do sistema é menor do que um limite inferior de um intervalo de valor limiar correspondente de capacidade remanescente predefinido, o modo de funcionamento normal é transformado no modo de funcionamento CR.
[0016] Além disso, quando o grau de demanda da célula subordinada de recursos do espectro emprestado é representado pela qualidade de comunicação, um intervalo de valor de limiar de qualidade de comunicação pode ser configurado, e a condição para a transformação de modo de funcionamento pode ser que: quando a qualidade da comunicação é menor do que um limite inferior do que o valor de limiar do intervalo de qualidade de comunicação, o modo de funcionamento normal é transformado no modo de funcionamento CR, e quando a qualidade da comunicação é maior do que um limite superior do intervalo de valor limiar de qualidade da comunicação, o modo de funcionamento CR é transformado no modo de funcionamento normal.
[0017] Além disso, a política de alocação de rede do terminal móvel no modo de funcionamento correspondente, que é executada pelo módulo de execução, pode incluir: - quando o modo de funcionamento CR é transformado no modo de funcionamento normal, uma estação de base ordena a um terminal móvel que tenha acessado a um espectro emprestado acessado em uma região para comutar para um espectro autorizado do sistema, e um terminal móvel recém introduzido na célula subordinada a acessar a um espectro autorizado do sistema; e - quando o modo de funcionamento normal é transformado no modo de funcionamento CR, um terminal móvel recém introduzido na célula subordinada preferencialmente acessa ao espectro emprestado após o modo de funcionamento da CR é ativado.
[0018] Na descrição, o lado da rede mede o grau de demanda de cada célula no espectro emprestado e configura as condições de ativação e desativação do modo de funcionamento CR para determinar se deve executar a transformação do modo de funcionamento na célula e especificar um método de alocação de rede para o terminal móvel em um modo de funcionamento correspondente, de modo a coordenar a alocação dos recursos do espectro. A descrição tem as vantagens como se segue: 1. a alocação dos recursos do espectro emprestado é coordenada, e o abuso do recurso de espectro emprestado é evitado, e 2. o modo de funcionamento CR da célula com baixo grau de demanda é desativado pelo lado da rede, e os recursos de espectro emprestado da célula são liberados, de modo que estão disponíveis mais recursos de espetro que podem ser emprestados estão disponíveis para as outras células que têm um maior grau de demanda do espectro emprestado, e o desempenho global do sistema é melhorado.BREVE DESCRIÇÃO DOS DESENHOS- a figura 1 mostra as etapas de transformação de um modo de funcionamento de um BS e as etapas de alocação de rede de um terminal móvel da descrição;- a figura 2 mostra um diagrama esquemático de uma cena de aplicação da descrição;- a figura 3 mostra um fluxograma do modo de funcionamento da transformação de um sistema CR da descrição;- a figura 4 mostra um fluxo de sinalização que permite um modo de funcionamento da descrição CR;- a figura 5 mostra um fluxo de desativação da sinalização de um modo de funcionamento CR da descrição; e- a figura 6 mostra um diagrama esquemático da estrutura de um aparelho para a transformação de um modo de funcionamento em um modo de funcionamento CR da descrição.
DESCRIÇÃO DETALHADA
[0019] A ideia de base da descrição é que: quando os recursos do espectro não utilizados por outros sistemas são ocupados pela utilização da tecnologia CR, um sistema mede o grau de demanda de uma célula subordinada do sistema em espectros emprestados e condições configuradas permitindo ativar e desativar um modo de funcionamento CR de uma BS para julgar se executa o modo de transformação de funcionamento na célula subordinada do sistema CR e especificar um método de alocação de rede para um terminal móvel em um modo de funcionamento correspondente, de modo a coordenar a alocação de recursos do espectro. A descrição se concentra em limitar as condições de ativação e desativação de um modo de funcionamento CR de célula subordinada de um sistema CR; se considerando a partir do aspecto da rede global, um sistema libera recursos de espectro emprestado, desativando o modo de funcionamento CR de uma célula com baixo tráfego, de modo que podem ser emprestados mais recursos de espectro que estão disponíveis, a outras células com alto tráfego, e o desempenho geral do sistema também pode ser melhorado.
[0020] De modo a tornar o objetivo, o esquema técnico e as vantagens da descrição mais claros, a descrição é descrita a seguir com referência às formas de realização e aos desenhos anexos, em detalhe.
[0021] A figura 1 mostra um fluxograma de etapas do método da descrição, em que o método inclui especificamente as seguintes etapas.
[0022] Etapa 101: Um lado da rede mede um grau de demanda da sua célula subordinada aos recursos do espectro emprestado; a base da medição do grau de demanda pode ser o tráfego e a qualidade da comunicação (incluindo, mas não limitado a, parâmetros tais como a taxa de queda de chamadas, taxa de erro de bit (BER), e a taxa de erro do bloco (BLER)) de cada célula e os parâmetros que podem indicar o grau de demanda de uma célula de comunicação em um espectro emprestado.
[0023] Etapa 102: o lado da rede julga se o grau de demanda de cada célula em recursos do espectro emprestado satisfaz uma condição para a transformação do modo de funcionamento, e determina se o desempenho do modo de transformação de funcionamento em cada célula de acordo com um resultado do julgamento.
[0024] O modo de funcionamento compreende um modo de funcionamento normal e um modo de funcionamento CR, em que o modo de funcionamento CR se refere a um modo de funcionamento de funcionar em um sistema de espectro autorizado e um espectro emprestado ao mesmo tempo, e o modo de funcionamento normal se refere a um modo de funcionamento de funcionar em um sistema de espectro autorizado.
[0025] A condição que permite o modo de funcionamento CR é uma condição que tem de ser atendida pelo grau de demanda quando uma célula ou um BS é transformado no modo de funcionamento CR a partir do modo de funcionamento normal. Depois de entrar no modo de funcionamento CR e quando o grau de demanda satisfaz a condição de desativação de funcionamento CR, o BS é transformado no modo de funcionamento normal.
[0026] A condição de ativação e desativação do modo de funcionamento CR está diretamente relacionada com um parâmetro de grau de demanda:- quando o lado da rede mede o grau de demanda de uma célula em um espectro emprestado pelo tráfego, um intervalo de valor de limiar da capacidade remanescente para inibir a transformação frequente é definido; quanto menor for a capacidade restante do sistema, maior é a corrente de carga, e maior é o grau de demanda. A medição do grau de demanda da célula subordinada nos recursos de espectro emprestado se refere a: contagem do tráfego na célula subordinada durante um período de tempo para obter um valor absoluto da capacidade remanescente do sistema ou um valor relativo da capacidade remanescente do sistema em relação à capacidade do sistema; e o julgamento, pelo lado da rede, se o grau de demanda da célula subordinada nos recursos de espectro emprestado satisfaz uma condição a que a transformação do modo de funcionamento se refere: a configuração de um intervalo de valor de limiar de capacidade remanescente do sistema (que se encontra entre os limites superior e inferior da capacidade remanescente do sistema); quando um valor absoluto da capacidade remanescente do sistema ou um valor relativo da capacidade remanescente do sistema a capacidade restante para a capacidade do sistema é superior a um limite superior de um intervalo de valor limiar correspondente de capacidade remanescente do sistema predefinido, o modo de funcionamento CR é transformado no modo normal de funcionamento; quando um valor absoluto de uma capacidade restante do sistema ou o valor relativo da capacidade restante do sistema para a capacidade do sistema é menor do que um limite inferior de um intervalo de valor limiar correspondente de capacidade do sistema remanescente predefinido, o modo de funcionamento normal é transformado no modo de funcionamento CR.
[0027] A capacidade remanescente do sistema é um valor de diferença entre a capacidade do sistema e do tráfego atual; e o valor relativo da capacidade restante do sistema para a capacidade do sistema é a razão entre a capacidade restante do sistema e a capacidade do sistema.
[0028] Quando o lado da rede leva a qualidade da comunicação como um parâmetro de medição do grau de demanda, a qualidade do intervalo de valor limiar de comunicação para inibir a transformação frequente é definida, quanto pior for a qualidade da comunicação, maior é o grau de exigência. A medição do grau de demanda da célula subordinada nos recursos de espectro emprestado se refere a: contagem dos parâmetros da qualidade da comunicação da célula subordinada durante um período de tempo; e o julgamento, pelo lado da rede, se o grau de demanda da célula subordinada nos recursos de espectro emprestado satisfaz uma condição a que a transformação do modo de funcionamento se refere: a configuração de um intervalo de valor de limiar de qualidade (que se encontra entre os limites superior e inferior da qualidade da comunicação); quando a qualidade da comunicação é menor do que o limite inferior (nomeadamente o terceiro limiar) do valor de limiar do intervalo de qualidade de comunicação, o modo de funcionamento normal é transformado no modo de funcionamento CR; quando a qualidade da comunicação é maior do que o limite superior (nomeadamente o quarto limiar) do intervalo de valor de limiar de qualidade da comunicação, o modo de funcionamento CR é transformado no modo de funcionamento normal.
[0029] Etapa 3, O lado de rede notifica o BS para executar uma política de alocação de rede de um terminal móvel em um modo de funcionamento correspondente.
[0030] Fig. 2 mostra um diagrama esquemático de uma cena de aplicação em um exemplo tendo TVWS (TV Espaços brancos), como recursos de espectro emprestados por um sistema da descrição, onde a cena da aplicação envolve, principalmente, as entidades: um banco de dados de TV (TVDB), um Ponto Central de Controle (CCP), um BS, e Equipamento de Usuário Móvel (MUE), em que o CCP controla uma pluralidade de estações base, e cada BS controla uma pluralidade de peças de MUE. As entidades envolvidas na cena estão descritas abaixo:
[0031] TVDB: a TVDB pode ser fornecida por um operador de televisão e um terceiro, os conteúdos do TVDB são a situação de utilização do espectro de televisão (canais de frequência) utilizado pelos operadores de televisão na região local ou uma pluralidade de regiões incluindo a região local, isto é, 1, o estado do espectro (canais de frequência) que está a ser utilizado, inclui, mas não está limitado a: um número de canal de frequência, largura de banda, possível duração, requisito D/U (RD/U é a relação entre um sinal de potência disponível esperado um receptor de TV para um sinal de interferência), uma máscara de espectro, uma cobertura, uma tira de isolamento e outras informações; 2, o estado de um espectro não utilizado (canal de frequência) inclui, mas não está limitado a: um número de canal de frequência, uma largura de banda funcional, cobertura, possível de duração, e potência máxima de transmissão permitida e outras informações; e 3, a informação de canais de frequência que não estão autorizados a serem utilizados (que podem ser um domínio de gestão de frequência de canal restrito, um canal de frequência reservado de operador ou semelhantes), inclui não se limita a: um número de canal de frequência, largura de banda de funcionamento e outras informações.
[0032] CCP: o CCP está fixamente conectado com a TVDB, e as funções do CCP incluem, mas não estão limitados a: 1. adquirir o tráfego de cada célula; 2. julgar se a sua célula subordinada encontra o modo de funcionamento CR ativando a condição de acordo com uma condição previamente configurada; 3. controle de uma estação base da sua célula subordinada para ativar ou desativar o modo de funcionamento CR; 4. acessar a TVDB e adquirir informações TVWS; 5. alocar recursos disponíveis de espectro TVWS a um acesso de conexão à célula, no modo de funcionamento CR; e 6. armazenar as informações sobre a utilização TVWS do sistema.
[0033] BS: a BS está fixamente conectada com CCP, e as funções do CCP incluem, mas não estão limitados a: 1. reportar o tráfego de uma célula para CCP; 2. depois de entrar no modo de funcionamento CR, com aplicação de recursos TVWS para sua conexão de acesso subordinado; 3. alocação de recursos do espectro TVWS obtidos para a conexão de acesso do seu terminal móvel subordinado e ajustar os recursos de espectro utilizados pelo link de acesso de acordo com a atualização das informações TVWS; 4. execução de uma política de alocação de rede do terminal móvel em um terminal móvel correspondente; e 5. funcionamento em uma banda de frequência autorizada e uma banda de frequência de TV ao mesmo tempo.
[0034] MUE: o MUE comunica com o BS (uma conexão de acesso é formada), e as funções do MUE incluem, mas não estão limitados a: 1. suportar o funcionamento em uma banda original de frequência autorizada e uma banda de frequência de TV; e 2. ajustar um ponto de frequência de funcionamento e uma banda de frequência.
[0035] A figura 3 mostra um diagrama de fluxo do modo de funcionamento da estação de base de transformação e da rede de terminais móveis tomando a cena mostrada na figura 2, como um exemplo. A estação base funciona no modo normal de funcionamento em uma situação por defeito; uma MUE recém-introduzida em um espectro autorizado no modo de funcionamento normal; CCP adquire o grau de demanda de cada BS em um espectro emprestado periodicamente, por exemplo, o tráfego ou a qualidade da comunicação são tomados como parâmetro de medição do grau de demanda; quando o grau de demanda atinge ou ultrapassa um limiar pré-definido, o CCP indica à BS para ativar o modo de funcionamento CR, caso contrário, o MUE recém-introduzido ainda é acessado no espectro inicialmente autorizado. No modo de funcionamento CR, o CCP adquire informações TVWS da TVDB, aloca recursos disponíveis do espectro TVWS a uma conexão de acesso de uma célula do modo de funcionamento CR; quando um MUE recém- introduzido existe, o BS aloca o espectro TVWS de preferência para a MUE recém- introduzida. No modo de funcionamento CR, o CCP mede o grau de demanda da BS no espectro emprestado periodicamente; quando o grau de demanda é menor do que o limite pré-definido, o CCP indica à BS para desativar o modo de funcionamento CR, e se ainda existe uma MUE ocupando o espectro TVWS, então o MUE que originalmente acessa o espectro TVWS está conectado de volta ao espectro autorizado.
Forma de realização 1 do método
[0036] Como mostrado na figura 4, o método para ativar um modo de funcionamento CR de um sistema CR da forma de realização é especialmente descrito abaixo.
[0037] Etapa 401: no modo de funcionamento normal, o CCP adquire e mantém informações TVWS; a forma de aquisição e manutenção de informações TVWS pelo CCP pode ser: uma visita a uma TVDB periodicamente ou conforme necessário, ou notificar o CCP pela TVDB quando as informações TVWS mudam; e, além disso, o CCP armazena informações sobre a situação de utilização de TVWS do sistema ao mesmo tempo. A operação é realizada durante todo o tempo durante a operação normal do CCP, de modo a que o CCP aloca recursos do espectro TVWS que são de fato atualmente disponíveis para a BS após a BS subordinada entrar no modo de funcionamento CR.
[0038] Etapa 402: o CCP mede o grau de demanda da BS no espectro emprestado; os parâmetros para o CCP medir o grau de demanda da BS pode ser o tráfego e a qualidade de comunicação de uma célula onde está localizada a BS, e outros parâmetros que podem representar o grau de demanda da célula de comunicação em um espectro emprestado.
[0039] Etapa 403: o CCP julga se ativa o modo de funcionamento CR comparando um resultado de medição de grau de demanda e um modo de funcionamento CR configurado ativando a condição do sistema;quando o CCP mede o grau de demanda da célula em um espectro emprestado pelo tráfego, a condição de ativação do modo de funcionamento CR é o limite inferior do intervalo de valor limite da capacidade remanescente, e pode ser definido como o valor absoluto da capacidade restante do sistema (por exemplo, a largura de banda restante é de 100 kHz) ou o valor relativo da capacidade restante do sistema até à capacidade do sistema (por exemplo, a capacidade restante do sistema ocupa 10% da capacidade do sistema) e semelhantes. Quando o valor absoluto da capacidade remanescente do sistema de corrente ou o valor relativo da capacidade restante do sistema para a capacidade do sistema é menos do que o limite inferior do valor limite da capacidade remanescente predefinida, a estação de base ativa o modo de funcionamento CR. Sob esta condição, o tráfego é utilizado para medir o estado de carga atual da célula; quanto mais pesada for a carga, maior é o grau da demanda e, finalmente, o grau de demanda da célula no espectro emprestado é determinado.
[0040] Quando o CCP tem a qualidade da comunicação como parâmetro de medição do grau de demanda, a condição de ativação do modo de funcionamento CR é o limite superior do intervalo do valor limiar de qualidade da comunicação, e pode ser definido como uma taxa de queda de chamadas, BER, BLER e outros parâmetros para medir a qualidade da célula (por exemplo, a taxa de queda de chamadas é definida como 0,1); e quando a taxa de queda de chamadas atual da célula é maior do que a condição configurada, a estação de base ativa o modo de funcionamento CR. Sob esta condição, quanto pior for a qualidade da comunicação, maior é o grau de demanda, se o modo de funcionamento CR que tiver de estar ativado for medido pela qualidade da comunicação, e a comunicação é feita por meio de empréstimo de espectro de outro sistema.
[0041] Etapa 404: o CCP realimenta um resultado para a BS, em que o resultado do julgamento compreende um comando para manter o modo de funcionamento atual ou transformar um modo de funcionamento pela BS;
[0042] Etapa 405: a BS determina um modo de funcionamento de acordo com o comando do CCP, e executa uma política de acesso à rede do MUE em um modo correspondente.
[0043] 405a: quando a BS recebe o comando para manter o modo de funcionamento atual da CCP, a BS mantém o modo normal de funcionamento, e os acessos MUE recentemente introduzidos no sistema autorizado de espectro.
[0044] 405b: quando a BS recebe o comando para transformar o modo de funcionamento do CCP, a BS irá realizar a transformação do modo de funcionamento (se o modo de funcionamento atual for o modo de funcionamento normal, o modo se transforma em um modo de funcionamento CR ativado), e depois de o modo de funcionamento CR estar ativado, o MUE recém introduzido acessa a faixa de frequência TVWS de preferência, a saber: o MUE acessa uma região de cobertura da BS, e reporta capacidade de informações usando o espectro original autorizado; a BS se aplica à CCP para recursos de espectro TVWS; a BS aloca recursos de espectro TVWS obtidos a uma conexão de acesso entre o MUE recém introduzido e a BS, e após o sucesso da configuração, a BS transmite informações de utilização TVWS para a CCP, e a CCP responde com informações de reconhecimento e atualiza o TVWS de informações de utilização armazenadas.
Forma de realização 2 do método
[0045] Como mostrado na figura 5, o método para desativar um modo de funcionamento CR de um sistema CR da forma de realização é especialmente descrito abaixo.
[0046] Etapa 501: no modo de funcionamento CR, o CCP adquire e mantém informações TVWS; a forma de aquisição e manutenção de informações TVWS pelo CCP pode ser: acessando o TVDB periodicamente ou conforme necessário, ou notificando o CCP pelo TVDB quando as informações TVWS se alteram, e além disso, o CCP armazena informações sobre a situação de utilização TVWS do sistema ao mesmo tempo. A operação é realizada durante todo o tempo durante a operação normal do CCP, de modo a que o CCP aloca recursos do espectro TVWS que são de fato atualmente disponíveis para a BS quando a BS subordinada está no modo de funcionamento CR.
[0047] Etapa 502: o CCP mede o grau de demanda da BS no espectro emprestado;
[0048] Os parâmetros para o CCP medir o grau de demanda da BS podem ser o tráfego e a qualidade de comunicação da célula onde está localizada a BS, e outros parâmetros que podem representar o grau de demanda da célula de comunicação no espectro emprestado.
[0049] Etapa 503: o CCP julga se desativa o modo de funcionamento CR comparando um resultado de medição de grau de demanda e um modo de funcionamento CR configurado ativando a condição do sistema;quando o CCP mede o grau de demanda da célula no espectro emprestado pelo tráfego, a condição de desativação do modo de funcionamento CR é o limite superior do intervalo de valor limite da capacidade remanescente, e pode ser definido como o valor absoluto da capacidade restante do sistema (por exemplo, a largura de banda restante é de 200 kHz) ou o valor relativo da capacidade restante do sistema até à capacidade do sistema (por exemplo, a capacidade restante do sistema ocupa 20% da capacidade do sistema) e semelhantes. Quando o valor absoluto da capacidade remanescente do sistema de corrente ou o valor relativo da capacidade restante do sistema para a capacidade do sistema é maior do que o limite superior do valor limite da capacidade remanescente predefinida, a estação de base desativa o modo de funcionamento CR. Sob esta condição, o tráfego é utilizado para medir o estado de carga atual da célula; quanto mais pesada for a carga, maior é o grau da demanda e, finalmente, o grau de demanda da célula no espectro emprestado é determinado.
[0050] Quando o CCP tem a qualidade da comunicação como parâmetro de medição do grau de demanda, a condição de ativação do modo de funcionamento CR é o limite inferior do intervalo do valor limiar de qualidade da comunicação, e pode ser definido como a taxa de queda de chamadas, BER, BLER e outros parâmetros para medir a qualidade da célula (por exemplo, a taxa de queda de chamadas é definida como 0,05); e quando a taxa de queda de chamadas atual da célula é maior do que a condição configurada, a estação de base ativa o modo de funcionamento CR. Sob esta condição, quanto pior for a qualidade da comunicação, maior será o grau de demanda, e se a desativação do modo de funcionamento CR é medida pela qualidade da comunicação.
[0051] Etapa 504: o CCP realimenta um resultado para a BS, em que o resultado do julgamento compreende o comando para manter o modo de funcionamento atual ou transformar um modo de funcionamento pela BS;
[0052] Etapa 505: a BS determina um modo de funcionamento de acordo com o comando do CCP, e executa uma política de acesso à rede do MUE em um modo correspondente.
[0053] 505a: quando a BS recebe o comando para manter o modo de funcionamento atual da CCP, a BS mantém o modo de funcionamento CR, e o recém-introduzido MUE realiza uma operação de acordo com a política de 5b, na forma de realização 1 do método;
[0054] 505b: quando a BS recebe o comando para a transformação de um modo de funcionamento do CCP, a BS realiza a transformação do modo de funcionamento (se o modo de funcionamento atual é o modo de funcionamento CR, o modo é transformado para o modo de funcionamento desativado CR, e o modo de funcionamento normal é recuperado), a BS envia um comando de interrupção para a MUE que tenha acessado ao espectro TVWS na região (o MUE ordenado para ser transferido para o espectro autorizado do sistema), em que o comando inclui, não se limitando a, um espectro alvo e parâmetros de transmissão relativos, o MUE é comutado para acessar a uma gama de frequência especificada depois de receber o comando de espectro de comutação; depois de todas as peças do MUE terminarem a mudança e saírem do espectro TVWS, a BS termina o modo de funcionamento da CR, e recupera o modo de funcionamento normal, e o MUE recém introduzido opera de acordo com a política da 405a na forma de realização 1 do método.
[0055] A fim de implementar a forma de realização do método, outras formas de realização da descrição proporcionam ainda um aparelho para a transformação de um modo de funcionamento em um sistema CR. Além disso, a forma de realização a seguir é utilizada para a execução das formas de realização dos métodos acima, de modo que os módulos do aparelho para a transformação de um modo de funcionamento em um sistema CR são organizados para implementar vários passos dos métodos acima, mas a descrição não está limitada às formas de realização seguintes, e qualquer aparelho e um módulo para a execução dos métodos acima deve ser incluído no intervalo de proteção da descrição. Além disso, na descrição abaixo, os conteúdos, os mesmos dos métodos acima, são aqui omitidos para poupar espaço.
[0056] A figura 6 mostra um diagrama esquemático da estrutura do aparelho para a transformação de um modo de funcionamento em um sistema CR da descrição; e o aparelho compreende: um módulo de medição 601, um módulo de julgamento 602 e um módulo de execução 603; o módulo de medição 601 está localizado em um lado da rede e está configurado para adquirir e medir um grau de demanda de cada célula subordinada de recursos do espectro emprestado; e o grau de demanda de cada célula subordinada de recursos do espectro emprestado adquirido pelo módulo de medição é representado pelo tráfego ou a qualidade de comunicação da célula; o módulo de julgamento 602 está localizado no lado da rede e está configurado para julgar se o grau de demanda de cada célula subordinada aos recursos do espectro emprestado atende a uma condição de funcionamento para a transformação do modo de funcionamento, e determinar se deve executar a transformação do modo de funcionamento em cada célula de acordo com um resultado do julgamento, e o modo de funcionamento compreende um modo de funcionamento normal e um modo de funcionamento CR, em que o modo de funcionamento CR se refere a um modo de funcionamento de funcionamento em um sistema de espectro autorizado e de um espectro emprestado ao mesmo tempo, e o modo de funcionamento normal se refere a um modo de funcionamento de funcionamento em um sistema autorizado de espectro, e o módulo de execução 603 está localizado na estação de base e está configurado para executar uma política de alocação de rede de um terminal móvel em um modo de funcionamento correspondente de acordo com um resultado da determinação do módulo de julgamento.
[0057] Quando o grau de demanda nos recursos do espectro emprestado é representado pelo tráfego da célula, um intervalo de valor de limiar da capacidade remanescente para impedir a transformação frequente é configurado; e a condição de funcionamento para o modo de transformação de que o módulo 602 depende é que: quando um valor absoluto da capacidade remanescente do sistema ou um valor relativo da capacidade remanescente do sistema a capacidade restante para a capacidade do sistema é superior a um limite superior de um intervalo de valor limiar correspondente de capacidade remanescente predefinido, o modo de funcionamento CR é transformado no modo normal de funcionamento; quando um valor absoluto de uma capacidade restante do sistema ou o valor relativo da capacidade restante do sistema para a capacidade do sistema é menor do que um limite inferior de um intervalo de valor limiar correspondente de capacidade remanescente predefinido, o modo de funcionamento normal é transformado no modo de funcionamento CR.
[0058] Quando o grau de demanda de recursos do espectro emprestado é representado pela qualidade da comunicação, um intervalo de valor de limiar da qualidade de comunicação pode ser configurado; e a condição para o modo de funcionamento de transformação de que o módulo de julgamento 602 depende e que: quando a qualidade da comunicação é menor do que um limite inferior do que o valor de limiar do intervalo de qualidade de comunicação, o modo de funcionamento normal é transformado no modo de funcionamento CR, e quando a qualidade da comunicação é maior do que um limite superior do intervalo de valor limiar de qualidade da comunicação, o modo de funcionamento CR é transformado no modo de funcionamento normal.
[0059] A política de alocação de rede do terminal móvel no modo de funcionamento correspondente, que é executada pelo módulo de execução 603 compreende especificamente:- quando o modo de funcionamento CR é transformado no modo de funcionamento normal, uma estação de base dá instruções a um terminal móvel que acessou a um espectro emprestado na região para comutar para um espectro autorizado do sistema, e o terminal móvel recém introduzido na célula subordinada irá acessar ao espectro autorizado do sistema; e- quando o modo de funcionamento normal é transformado no modo de funcionamento CR, o terminal móvel recém introduzido na célula subordinada preferencialmente acessa ao espectro emprestado após o modo de funcionamento da CR ser ativado.
[0060] A descrição acima é apenas a forma de realização preferida da descrição, e não pretende limitar a descrição; e para os peritos na técnica, a descrição pode ter uma pluralidade de modificações e melhoramentos. Quaisquer modificações, substituições equivalentes, melhorias e afins dentro do espírito e princípio da descrição cairão dentro do escopo de proteção da descrição.
Aplicabilidade Industrial
[0061] Através da descrição, a alocação de recursos do espectro emprestado pode ser coordenada, e o abuso dos recursos do espectro emprestado pode ser evitado, e um lado da rede desativa o modo de funcionamento CR de uma célula com o baixo grau de demanda, de modo que mais recursos de espectro emprestado estão disponíveis a outras células que têm um grau maior de demanda, portanto, o desempenho global do sistema é melhorado.

Claims (10)

1. Método de transformação de um modo de funcionamento em um sistema de rádio cognitivo (CR), caracterizado por compreender:- adquirir (S101), por um lado da rede, os parâmetros de tráfego ou de qualidade dacomunicação de uma célula subordinada do lado da rede, e medir, pelo lado da rede, um grau de demanda da célula subordinada nos recursos do espectro emprestados;- determinar (S102), pelo lado da rede, que a célula subordinada transforma um modo de funcionamento quando o grau de demanda da célula subordinada nos recursos do espectro emprestados satisfaz uma condição para a transformação do modo de funcionamento; e - notificar (S103), pelo lado da rede, uma estação de base, para executar uma política de alocação de rede de um terminal móvel em um modo de funcionamento correspondente.sendo que o modo de funcionamento compreende um modo de funcionamento normal e um modo de funcionamento CR, sendo que o modo de funcionamento CR se refere a um modo de funcionamento do funcionamento no espectro autorizado do sistema e espectro emprestado ao mesmo tempo, e o modo de funcionamento normal se refere ao modo de funcionamento do funcionamento no espectro autorizado do sistema, e a transformação do modo de funcionamento normal para o modo de funcionamento CR, ou a transformação do modo de funcionamento CR para o modo de funcionamento normal, e sendo que a execução da política de alocação da rede do terminal móvel no correspondente modo de funcionamento compreende:- quando o modo de funcionamento CR é transformado no modo de funcionamento normal, a estação de base ordena a um terminal móvel que tenha acessado o espectro emprestado acessado para alternar para um espectro autorizado do sistema, e o terminal móvel recém introduzido na célula subordinada a acessar um espectro autorizado do sistema; equando o modo de funcionamento normal é transformado no modo de funcionamento CR, o terminal móvel recém introduzido na célula subordinada preferencialmente acessa o espectro emprestado após o modo de funcionamento CR ser habilitado.
2. Método, de acordo com a reivindicação 1, caracterizado por o grau de demanda da célula subordinada aos recursos de espectro emprestado é representado pela qualidade de tráfego e comunicações da célula subordinada; o tráfego é usado para medir um estado atual de uma carga da célula subordinada, quanto mais elevada for a carga, mais elevado é o grau de demanda da célula subordinada nos recursos do espectro emprestado; e os parâmetros da qualidade de comunicação podem ser configurados como uma taxa de queda das chamadas, um BER, um BLER e outros parâmetros para a medição da qualidade da comunicação da célula subordinada, quanto pior for a qualidade de comunicação, maior é o grau de demanda da célula subordinada nos recursos de espectro emprestado.
3. Método, de acordo com a reivindicação 1, caracterizado por a condição para a transformação de modo de funcionamento se referir a:- uma condição que tem de ser satisfeita pelo grau de demanda nos recursos de espectro emprestado quando a célula subordinada ou a estação de base vai transformar de um modo de funcionamento normal em um modo de funcionamento CR; ou- uma condição que tem de ser satisfeita pelo grau de demanda nos recursos de espectro emprestado quando a célula subordinada ou a estação de base vai transformar de um modo de funcionamento CR em um modo de funcionamento normal.
4. Método, de acordo com as reivindicações 2 ou 3, caracterizado por quando o grau de demanda da célula subordinada de recursos do espectro emprestado for representado pelo tráfego da célula subordinada, a medição do grau de demanda da célula subordinada nos recursos de espectro emprestado se refere a: contagem de tráfego da célula subordinada em um período de tempo para obter um valor absoluto da capacidade remanescente do sistema ou um valor relativo da capacidade remanescente do sistema em relação à capacidade do sistema; e julgando, pelo lado da rede, se o grau de demanda da célula subordinada nos recursos de espectro emprestado satisfaz uma condição para a transformação do modo de funcionamento se refere a: configurar um intervalo de valor de limiar da capacidade remanescente do sistema; e quando um valor absoluto da capacidade remanescente do sistema ou o valor relativo da capacidade remanescente do sistema a capacidade do sistema é superior a um limite superior de um intervalo de valor limiar correspondente de capacidade remanescente predefinido do sistema, transformando o modo de funcionamento CR no modo normal de funcionamento; e quando o valor absoluto da capacidade restante do sistema ou o valor relativo da capacidade restante do sistema para a capacidade do sistema é menor do que um limite inferior de um intervalo de valor limiar correspondente de capacidade remanescente predefinido do sistema, transformando o modo de funcionamento normal no modo de funcionamento CR.
5. Método, de acordo com as reivindicações 2 ou 3, caracterizado por, quando o grau de demanda da célula subordinada de recursos do espectro emprestado for representado pela qualidade de comunicação, a medição do grau de demanda da célula subordinada nos recursos de espectro emprestado se refere a: contagem dos parâmetros da qualidade da comunicação da célula subordinada durante um período de tempo; e o julgamento, pelo lado da rede, se o grau de demanda da célula subordinada nos recursos de espectro emprestado satisfaz uma condição a que a transformação do modo de funcionamento se refere: a configuração de um intervalo de valor de limiar de qualidade; e quando a qualidade da comunicação é maior do que um limite superior do intervalo de valor limiar de qualidade da comunicação, transformando do modo de funcionamento CR é no modo de funcionamento normal.
6. Aparelho para a transformação de um modo de funcionamento em um sistema de rádio cognitivo (CR), para a realização do método conforme definido na reivindicação 1, caracterizado por compreender:- um módulo de medição (601) configurado para adquirir parâmetros de tráfego ou de qualidade de comunicação de uma célula subordinada e medir um grau de demanda da célula subordinada aos recursos de espectro emprestado;- um módulo de julgamento (602) configurado para determinar que a célula subordinada transforma um modo de funcionamento quando o grau de demanda da célula subordinada nos recursos do espectro emprestado atende a uma condição para a transformação do modo de funcionamento; e- um módulo de execução (603) configurado para executar uma política de alocação de rede de um terminal móvel em um modo de funcionamento correspondente. sendo que o módulo de julgamento (602) é configurado para julgar se a célula subordinada satisfaz a condição de transformação de modo de funcionamento, o modo de funcionamento compreende um modo de funcionamento normal e um modo de funcionamento CR, em que o modo de funcionamento CR se refere a um modo de funcionamento de trabalhar em um sistema de espectro autorizado e um espectro emprestado ao mesmo tempo, e o modo de funcionamento normal se refere a um modo de funcionamento de trabalhar em um sistema de espectro autorizado; e a transformação de modo de funcionamento compreende: a transformação do modo de funcionamento normal no modo de funcionamento CR, ou a transformação do modo de funcionamento CR no modo de funcionamento normal, esendo que a execução da política de alocação da rede do terminal móvel no correspondente modo de funcionamento, que é executado pelo módulo de execução, compreende:- quando o modo de funcionamento CR é transformado no modo de funcionamento normal, a estação de base ordena a um terminal móvel que tenha acessado o espectro emprestado acessado em um região para alternar para um espectro autorizado do sistema, e um terminal móvel recém introduzido na célula subordinada a acessar um espectro autorizado do sistema; equando o modo de funcionamento normal é transformado no modo de funcionamento CR, o terminal móvel recém introduzido na célula subordinada preferencialmente acessa o espectro emprestado após o modo de funcionamento CR ser habilitado..
7. Aparelho, de acordo com a reivindicação 6, caracterizado por o grau de demanda da célula subordinada aos recursos de espectro emprestado adquiridos pelo módulo de medição ser representado pelo tráfego ou pela qualidade de comunicação da célula subordinada; o tráfego é usado para medir um estado atual de uma carga da célula subordinada, quanto mais elevada for a carga mais elevado é o grau de demanda da célula subordinada nos recursos de espectro emprestado; e os parâmetros de qualidade de comunicação podem ser configurados como uma taxa de queda das chamadas, um BER, um BLER e outros parâmetros para medir a qualidade de comunicação da célula subordinada, quanto pior for a qualidade de comunicação, mais elevado é o grau de demanda da célula subordinada nos recursos de espectro emprestado.
8. Aparelho, de acordo com a reivindicação 7, caracterizado por a transformação de modo de funcionamento se referir a:- uma condição que tem de ser satisfeita pelo grau de demanda nos recursos de espectro emprestado quando a célula subordinada ou uma estação de base vai transformar um modo de funcionamento normal em um modo de funcionamento CR; ou - uma condição que tem de ser satisfeita pelo grau de demanda nos recursos de espectro emprestado quando a célula subordinada ou a estação de base é transformar de um modo de funcionamento CR em um modo de funcionamento normal.
9. Aparelho, de acordo com as reivindicações 7 ou 8, caracterizado por quando o grau de demanda da célula subordinada de recursos do espectro emprestado é representado pelo tráfego da célula subordinada, a medição pelo módulo de medição do grau de demanda da célula subordinada nos recursos de célula emprestada se refere a: contagem do tráfego da célula subordinada em um período de tempo para obter um valor absoluto da capacidade remanescente do sistema ou um valor relativo da capacidade remanescente do sistema; e julgar através do módulo de julgamento se o grau de demanda da célula subordinada nos recursos de espectro emprestado satisfaz uma condição da transformação do modo de funcionamento se refere a: configurar um sistema de intervalo de valor de limiar da capacidade remanescente; e quando o valor absoluto da capacidade remanescente do sistema ou o valor relativo da capacidade remanescente do sistema a capacidade restante para a capacidade do sistema é superior a um limite superior de um intervalo de valor limiar correspondente de capacidade remanescente do sistema predefinido, transformando do modo de funcionamento CR no modo de funcionamento normal; e quando o valor absoluto da capacidade restante do sistema ou o valor relativo da capacidade restante do sistema para a capacidade do sistema é menor do que um limite inferior de um intervalo de valor limiar correspondente de capacidade remanescente predefinido do sistema, transformando do modo de funcionamento normal no modo de funcionamento CR.
10. Aparelho, de acordo com as reivindicações 7 ou 8, caracterizado por, quando o grau de demanda da célula subordinada de recursos do espectro emprestado for representado pela qualidade de comunicação, a medição pelo módulo de medição do grau de demanda da célula subordinada nos recursos de espectro emprestado se refere a: contagem dos parâmetros de qualidade de comunicação da célula subordinada em um período de tempo; e julgando pelo módulo de julgamento se o grau de demanda da célula subordinada nos recursos de espectro emprestado satisfaz uma condição de transformação de modo de funcionamento se refere a: configurar um intervalo de valor de limiar de qualidade de comunicação; quando a qualidade da comunicação é menor do que um limite inferior do que o valor de limiar do intervalo de qualidade de comunicação, transformando do modo de funcionamento normal no modo de funcionamento CR; e quando a qualidade da comunicação é maior do que um limite superior do intervalo de valor limiar de qualidade da comunicação, transformando do modo de funcionamento CR é no modo de funcionamento normal.
BR112013014237A 2010-12-09 2011-11-15 Método e aparelho de transformação de um modo de funcionamento em um sistema de rádio cognitivo BR112013014237B8 (pt)

Applications Claiming Priority (3)

Application Number Priority Date Filing Date Title
CN201010581580.X 2010-12-09
CN201010581580.XA CN102547717B (zh) 2010-12-09 2010-12-09 认知无线电系统工作模式转换方法及装置
PCT/CN2011/082233 WO2012075877A1 (zh) 2010-12-09 2011-11-15 认知无线电系统工作模式转换方法及装置

Publications (3)

Publication Number Publication Date
BR112013014237A2 BR112013014237A2 (pt) 2016-09-20
BR112013014237B1 true BR112013014237B1 (pt) 2021-11-09
BR112013014237B8 BR112013014237B8 (pt) 2022-03-03

Family

ID=46206605

Family Applications (1)

Application Number Title Priority Date Filing Date
BR112013014237A BR112013014237B8 (pt) 2010-12-09 2011-11-15 Método e aparelho de transformação de um modo de funcionamento em um sistema de rádio cognitivo

Country Status (6)

Country Link
US (1) US9125063B2 (pt)
EP (1) EP2637430B1 (pt)
JP (1) JP5615983B2 (pt)
CN (1) CN102547717B (pt)
BR (1) BR112013014237B8 (pt)
WO (1) WO2012075877A1 (pt)

Families Citing this family (9)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
US20130155102A1 (en) 2011-12-20 2013-06-20 Honeywell International Inc. Systems and methods of accuracy mapping in a location tracking system
CN103108340B (zh) * 2013-01-09 2015-10-28 北京邮电大学 认知信息与控制信息及业务分离的分层异构移动通信系统
CN104184526B (zh) * 2013-05-23 2018-05-01 北京邮电大学 基于最优检测门限的两步认知无线电频谱检测方法
US9357469B2 (en) * 2013-05-29 2016-05-31 Rivada Networks, Llc Methods and system for dynamic spectrum arbitrage with mobility management
CN104427600B (zh) * 2013-08-30 2019-09-24 中兴通讯股份有限公司 基于共存的发射功率确定方法、频谱协调器及数据库
CN104640117A (zh) * 2013-11-15 2015-05-20 中兴通讯股份有限公司 一种实现频谱资源分配的方法及装置
CN111586699B (zh) * 2014-05-27 2023-10-13 索尼公司 电子设备和用于电子设备的方法
CN108235434B (zh) * 2016-12-22 2021-11-02 中国电信股份有限公司 网络切片无线频谱资源管理方法、装置和系统
US11464077B1 (en) * 2020-07-10 2022-10-04 Sprint Communications Company L.P. Wireless access node usage based on packet drop rate

Family Cites Families (22)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
US7146176B2 (en) * 2000-06-13 2006-12-05 Shared Spectrum Company System and method for reuse of communications spectrum for fixed and mobile applications with efficient method to mitigate interference
JP5306824B2 (ja) * 2006-01-11 2013-10-02 クゥアルコム・インコーポレイテッド 無線端末のビーコン信号の使用を含むタイミングおよび/または同期に関連する方法および装置
CN100373981C (zh) 2006-05-11 2008-03-05 电子科技大学 认知无线电中一种混合网络结构的实现方法
CN101141771B (zh) * 2006-09-08 2011-08-10 华为技术有限公司 实现频谱共享的无线资源管理系统及方法
KR101367881B1 (ko) * 2007-01-11 2014-02-27 인하대학교 산학협력단 릴레이 기반 시스템을 이용한 cr 환경의 통신 방법 및 그장치
KR101378124B1 (ko) * 2007-01-11 2014-03-26 인하대학교 산학협력단 Cr 환경의 송신 전력을 제어하는 방법 및 그 장치
KR101366534B1 (ko) * 2007-11-06 2014-02-25 삼성전자주식회사 파일럿 신호를 이용한 주파수 스펙트럼 센싱 방법 및 상기방법을 채용하는 인지 무선 시스템
US8630194B2 (en) * 2007-11-20 2014-01-14 Telstra Corporation Limited System and process for dimensioning a cellular telecommunications network
US8208391B2 (en) * 2007-11-30 2012-06-26 Motorola Solutions, Inc. Method and apparatus for operating a node within a mobile ad hoc cognitive radio network
EP2254356A1 (en) 2008-03-04 2010-11-24 Hitachi Ltd. Network system and monitoring node
US8140085B2 (en) * 2008-09-30 2012-03-20 Motorola Solutions, Inc. Method and apparatus for optimizing spectrum utilization by a cognitive radio network
US20100128701A1 (en) * 2008-11-24 2010-05-27 Qualcomm Incorporated Beacon transmission for participation in peer-to-peer formation and discovery
JP2010171662A (ja) 2009-01-21 2010-08-05 Kddi R & D Laboratories Inc アプリケーションに基づくリソース混雑度に応じた異種無線システムの切替制御方法、無線端末、基地局及びプログラム
US8290503B2 (en) * 2009-02-01 2012-10-16 Qualcomm Incorporated Multichannel dynamic frequency selection
CN101541010B (zh) * 2009-04-28 2010-06-23 北京邮电大学 具有认知功能的无线通信网络系统认知功能的实现方法
CN101909303B (zh) * 2009-06-04 2013-10-09 华为技术有限公司 无线蜂窝网络的调度方法、装置及系统
CN101662327B (zh) * 2009-08-20 2013-05-22 上海交通大学 认知无线电中的多频带共享方法
US8279823B2 (en) * 2010-02-09 2012-10-02 Spectrum Bridge, Inc. Spectrum allocation system and method
US9516686B2 (en) * 2010-03-17 2016-12-06 Qualcomm Incorporated Method and apparatus for establishing and maintaining peer-to-peer (P2P) communication on unlicensed spectrum
US8185120B2 (en) * 2010-03-26 2012-05-22 Microsoft Corporation Cellular service with improved service availability
US9066250B2 (en) * 2010-08-26 2015-06-23 Telefonaktiebolaget L M Ericsson (Publ) Method and network node in a communications system
US9413500B2 (en) * 2010-09-15 2016-08-09 Interdigital Patent Holdings, Inc. Method and apparatus for dynamic bandwidth provisioning in frequency division duplex systems

Also Published As

Publication number Publication date
US20130260780A1 (en) 2013-10-03
JP5615983B2 (ja) 2014-10-29
BR112013014237A2 (pt) 2016-09-20
US9125063B2 (en) 2015-09-01
EP2637430A1 (en) 2013-09-11
CN102547717B (zh) 2016-06-15
EP2637430A4 (en) 2016-10-12
BR112013014237B8 (pt) 2022-03-03
EP2637430B1 (en) 2018-01-31
WO2012075877A1 (zh) 2012-06-14
CN102547717A (zh) 2012-07-04
JP2013545416A (ja) 2013-12-19

Similar Documents

Publication Publication Date Title
BR112013014237B1 (pt) Método e aparelho de transformação de um modo de funcionamento em um sistema de rádio cognitivo
US11690085B2 (en) Network sharing
EP3852434A1 (en) Load balancing method and device
KR101059356B1 (ko) 모바일 통신 시스템에서의 핸드오프 제어 방법 및 장치
EP2262335B1 (en) Method and apparatus for multiple providers sharing carrier frequency resourse
KR100561615B1 (ko) 휴대 인터넷망의 서비스 품질 제공을 위한 호 수락 제어 장치 및 그 방법
KR101693566B1 (ko) 오프로드 처리 방법, 및 제어 유닛과 시스템
CN104703241B (zh) 一种小区切换方法及装置
CN113938921B (zh) 一种体验质量QoE测量方法及装置
KR101657861B1 (ko) 부하 조절
CN106604207B (zh) M2m通信中基于分组的小区接入与选择方法
WO2018127233A1 (zh) 一种接入控制方法及装置
EP2839714B1 (en) Method and radio network node for managing radio resources
EP2368386A1 (en) A method and an arrangement for determining an admission control threshold
CN105517054A (zh) 一种负荷控制的方法和装置
CN112020099B (zh) 一种上行数据的分流方法及装置
US8712469B2 (en) Accessing a base station
EP3148238B1 (en) Interference control method and apparatus, and network element device
US20240080704A1 (en) System and method for reducing network component loads
CN115623530A (zh) 业务感知评估方法、装置及存储介质
WO2010075638A1 (en) Method for resource allocation in a communication system
CN117956551A (zh) 小区接入方法、通信装置及存储介质
WO2014040430A1 (zh) 一种频谱切换的方法、装置和系统
CN116528311A (zh) 一种基于动态双阈值的无线通信网络垂直切换方法和系统
CN104581956A (zh) 一种频点分配方法和设备

Legal Events

Date Code Title Description
B06F Objections, documents and/or translations needed after an examination request according [chapter 6.6 patent gazette]
B06U Preliminary requirement: requests with searches performed by other patent offices: procedure suspended [chapter 6.21 patent gazette]
B15K Others concerning applications: alteration of classification

Free format text: A CLASSIFICACAO ANTERIOR ERA: H04W 16/00

Ipc: H04W 16/14 (2009.01)

B350 Update of information on the portal [chapter 15.35 patent gazette]
B09A Decision: intention to grant [chapter 9.1 patent gazette]
B16A Patent or certificate of addition of invention granted [chapter 16.1 patent gazette]

Free format text: PRAZO DE VALIDADE: 20 (VINTE) ANOS CONTADOS A PARTIR DE 15/11/2011, OBSERVADAS AS CONDICOES LEGAIS.

B25A Requested transfer of rights approved

Owner name: GUANGDONG OPPO MOBILE TELECOMMUNICATIONS CORP., LTD. (CN)

B16C Correction of notification of the grant [chapter 16.3 patent gazette]

Free format text: REF. RPI 2653 DE 09/11/2021 QUANTO AO TITULAR.

B21F Lapse acc. art. 78, item iv - on non-payment of the annual fees in time

Free format text: REFERENTE A 12A ANUIDADE.

B24J Lapse because of non-payment of annual fees (definitively: art 78 iv lpi, resolution 113/2013 art. 12)

Free format text: EM VIRTUDE DA EXTINCAO PUBLICADA NA RPI 2748 DE 05-09-2023 E CONSIDERANDO AUSENCIA DE MANIFESTACAO DENTRO DOS PRAZOS LEGAIS, INFORMO QUE CABE SER MANTIDA A EXTINCAO DA PATENTE E SEUS CERTIFICADOS, CONFORME O DISPOSTO NO ARTIGO 12, DA RESOLUCAO 113/2013.