BR112013012841B1 - instrumento para perfurar os canais de raiz dentária - Google Patents

instrumento para perfurar os canais de raiz dentária Download PDF

Info

Publication number
BR112013012841B1
BR112013012841B1 BR112013012841A BR112013012841A BR112013012841B1 BR 112013012841 B1 BR112013012841 B1 BR 112013012841B1 BR 112013012841 A BR112013012841 A BR 112013012841A BR 112013012841 A BR112013012841 A BR 112013012841A BR 112013012841 B1 BR112013012841 B1 BR 112013012841B1
Authority
BR
Brazil
Prior art keywords
cross
section
instrument
helical
stem
Prior art date
Application number
BR112013012841A
Other languages
English (en)
Other versions
BR112013012841A2 (pt
Inventor
rota Gilbert
Vallotton Paul-Henri
Original Assignee
Maillefer Instr Holding Sarl
Priority date (The priority date is an assumption and is not a legal conclusion. Google has not performed a legal analysis and makes no representation as to the accuracy of the date listed.)
Filing date
Publication date
Application filed by Maillefer Instr Holding Sarl filed Critical Maillefer Instr Holding Sarl
Publication of BR112013012841A2 publication Critical patent/BR112013012841A2/pt
Publication of BR112013012841B1 publication Critical patent/BR112013012841B1/pt

Links

Classifications

    • AHUMAN NECESSITIES
    • A61MEDICAL OR VETERINARY SCIENCE; HYGIENE
    • A61CDENTISTRY; APPARATUS OR METHODS FOR ORAL OR DENTAL HYGIENE
    • A61C5/00Filling or capping teeth
    • A61C5/40Implements for surgical treatment of the roots or nerves of the teeth; Nerve needles; Methods or instruments for medication of the roots
    • A61C5/42Files for root canals; Handgrips or guiding means therefor

Landscapes

  • Health & Medical Sciences (AREA)
  • Engineering & Computer Science (AREA)
  • Biomedical Technology (AREA)
  • Neurology (AREA)
  • Neurosurgery (AREA)
  • Nuclear Medicine, Radiotherapy & Molecular Imaging (AREA)
  • Surgery (AREA)
  • Oral & Maxillofacial Surgery (AREA)
  • Dentistry (AREA)
  • Epidemiology (AREA)
  • Life Sciences & Earth Sciences (AREA)
  • Animal Behavior & Ethology (AREA)
  • General Health & Medical Sciences (AREA)
  • Public Health (AREA)
  • Veterinary Medicine (AREA)
  • Dental Tools And Instruments Or Auxiliary Dental Instruments (AREA)

Abstract

instrumento para perfurar os canais de raiz dentária a presente invenção refere-se a um instrumento para perfurar canais de raiz de dente, compreendendo uma haste pontiaguda (1) tendo pelo menos em uma parte de seu comprimento, constituindo sua parte ativa (1b), pelo menos uma flauta helicoidal (4) definindo pelo menos uma borda de corte helicoidal (4a). o instrumento também tem uma concavidade helicoidal (5) em uma parte (1c) da parte ativa (1b) da haste (1) que se estende até o ponto (3) da haste (1 ). pelo menos uma das bordas definidas por pelo menos uma concavidade helicoidal (5) é coincidente com a borda cortante (4a) definida pelo menos por uma flauta helicoidal (4), a côncava (5) reduzindo o ângulo de corte (1) da borda cortante (4a). além disso, qualquer corte transversal (6, 7, 7') da parte ativa (1b) da haste (1) tem pelo menos um lado convexo (6a, 7a, 7'a) pertencente à flauta helicoidal (4).

Description

Relatório Descritivo da Patente de Invenção para INSTRUMENTO PARA PERFURAR OS CANAIS DE RAIZ DENTÁRIA.
A presente invenção refere-se a um instrumento para perfurar os canais de raiz dentária.
O tratamento de uma raiz dentária infectada é realizado pela extração da polpa com a ajuda de instrumentos apropriados, então formando o canal da raiz pelas operações de perfuração sucessivas, tradicionalmente realizadas com o auxílio de instrumentos de tamanho e conicidade variados. A operação final consiste no preenchimento do canal da raiz.
A forma do canal da raiz consiste inicialmente no aumento do canal em sua coroa e partes médias a fim de subsequentemente permitir tratamento mais fácil da parte apical do canal pela limpeza mecânica dos tecidos infectados.
Um instrumento desenhado para perfurar os canais de raiz dentária geralmente tem uma haste pontiaguda encaixada em uma alavanca para permitir que seja movida manualmente ou mecanicamente e tendo flautas helicoidais pelo menos em uma parte de seu comprimento, cujas flautas têm um afastamento que pode ou não ser constante, e tendo pelo menos uma borda cortante.
Ao ser utilizado em rotação contínua, este tipo de instrumento pode tender a aparafusar ao canal. EP 0 801 930 descreve um escareador dentário que permite que este problema de aperto seja evitado e sendo caracterizado em que a tangente ao ponto cortante do instrumento tende a ser superimposta com a tangente ao diâmetro do circulo no qual um corte transversal cortante é inscrito e passando pelo dito ponto cortante.
US 2005/0282108 descreve uma pasta de endodontia incluindo um corpo que se estende de uma região da ponta a uma região da haste e pelo menos uma flauta helicoidal tendo uma borda cortante e se estendendo da região da ponta em direção à região da haste. Em uma modalidade, o arquivo de acordo é caracterizado pelo fato de que o ângulo de folga definido pela borda cortante varia entre a região da ponta e a região da haste da pasta e em particular reduz da região da haste à região da ponta. Quanto
2/9 menos o ângulo de folga maior serão as forças, e especialmente as forças de fricção exercidas na pasta. Entretanto, na modalidade revelada, a redução do ângulo de folga leva a uma redução da convexidade da parte convexa da flauta que por sua vez leva a perda de resistência da pasta. Isto podería levar a uma pasta tendo a resistência reduzida especialmente na ponta parte. Em outra modalidade, a pasta é caracterizada em que a profundidade da flauta que mede a parte mais profunda da flauta não é constante por toda a peça de trabalho da pasta de endodontia, mas reduz da parte da haste à parte da ponta. A redução da profundidade da flauta permite reforçar a pasta no seu ponto onde é mais frágil e onde as forças e forças de tensão são maiores. Entretanto, a redução da profundidade da flauta leva a uma redução na efetividade da borda cortante, particularmente na ponta. Assim, com esta modalidade, uma pasta com força melhorada, mas menos eficiente, é obtida.
Além do problema de aperto, outro problema que surge na produção de instrumentos para perfurar os canais de raiz é que a flexibilidade e resistência dos instrumentos. Na verdade, quando o instrumento é muito flexível, ele pode dobrar ou quebrar antes do médico terminar a operação, e quando o instrumento for muito rígido, segue a curvatura do canal da raiz dentária com dificuldade.
Semelhantemente, a eficácia de uma borda cortante é avaliada pelo seu ângulo de corte. Ao considerar um corte transversal de um instrumento inscrito em um círculo circunscrito passando através das suas bordas cortantes, o ângulo de corte de uma borda cortante do instrumento é definido como o ângulo entre um diâmetro do círculo circunscrito do corte transversal que passa através da borda cortante e da tangente ao lado do corte transversal tendo como seu vértice a dito borda cortante (o dito lado é determinado de acordo com a direção de rotação das flautas helicoidais do instrumento). Quanto mais agudo o ângulo de corte de uma borda cortante (mesmo negativamente), maior será a eficácia da dita borda. Entretanto, em geral, quanto mais agudo o ângulo de corte, mais agudo será o ângulo no vértice de uma borda cortante, ou seja, mais fina e mais frágil a borda cortante será,
3/9 o que significa que o instrumento que se toma mais fino na direção de seu ponto também se torna mais frágil. Entretanto, é no ponto do instrumento que as forças e torção serão maiores. É, portanto, também necessário considerar a eficácia de um instrumento e encontrar um compromisso entre eficácia, flexibilidade e resistência.
O objetivo da presente invenção é produzir um instrumento que permite um bom nível de efetividade sem excessivamente enfraquecer o dito instrumento.
A presente invenção refere-se a um instrumento para perfurar canais de raiz dentária, compreendendo uma haste pontiaguda tendo pelo menos em uma parte de seu comprimento, constituindo sua parte ativa, pelo menos uma flauta helicoidal que define pelo menos uma borda de corte helicoidal, e uma concavidade helicoidal em uma parte da dita parte ativa da haste que se estende até o ponto da haste, caracterizado em que pelo menos uma das bordas definidas por pelo menos uma dita concavidade helicoidal atinge a borda cortante definida por pelo menos uma dita flauta helicoidal, a dita côncava reduzindo o ângulo de corte da dita borda cortante; em que qualquer corte transversal da parte ativa da haste tem pelo menos um lado convexo pertencente à flauta helicoidal; e em que quanto mais próximo o corte transversal em questão estiver ao ponto da haste, mais a curvatura em qualquer ponto do dito lado convexo aumenta e tende a aproximar a curvatura do círculo circunscrito do dito corte transversal e passando através da borda cortante definida pela dita flauta helicoidal.
A seguir, uma figura geométrica é descrita como convexa se cumprir com os critérios que para qualquer par de pontos da figura o segmento que os conecta é completamente contido dentro da dita figura. Um lado de uma figura geométrica é descrito como convexo se este lado estiver em qualquer ponto curvado em direção à parte externa da dita figura geométrica, e é descrito como côncavo se este lado estiver em qualquer ponto curvado em direção à parte interna da figura geométrica.
A curvatura de um objeto geométrico é uma medição quantitativa do caráter mais ou menos curvado (ou seja, mais ou menos convexo ou
4/9 mais ou menos côncavo dependendo da orientação) deste objeto. Por exemplo, no plano Euclidiano uma linha reta é um objeto com uma curvatura zero, e um círculo é um objeto com curvatura positiva constante. A curvatura de um arco em um ponto do dito arco é definida como a curvatura do único círculo tangencial ao arco neste ponto.
Uma modalidade do instrumento de acordo com a invenção é esquematicamente ilustrada em forma de exemplo nos desenhos em que:
a Figura 1 ilustra um instrumento para perfurar canais de raiz do dente de acordo com a invenção, a Figura 2 é uma vista transversal pela linha ll-ll do instrumento ilustrado na Figura 1, a Figura 3 é uma vista transversal pela linha Ill-Ill do instrumento ilustrado na Figura 1, a Figura 4 é uma vista transversal pela linha IV-IV do instrumento ilustrado na Figura 1.
O instrumento de acordo com a invenção ilustrado na Figura 1 compreende uma haste 1 encaixada em uma de suas extremidades 1a em uma alavanca 2 permitindo tanto o acionamento manual do instrumento ou, preferivelmente, seu engate em uma peça de mão garantindo o acionamento mecânico do dito instrumento.
A dita haste 1 tem uma parte ativa 1b que se estende à outra extremidade 3, denominada a ponta 3, da haste 1. A dita parte ativa 1b é pontiaguda e cônica, se tornando mais fina na ponta 3 da haste 1.
Na modalidade ilustrada, a parte ativa 1b da haste 1 tem, sobre todo o seu comprimento, três flautas helicoidais 4 cada uma definindo uma borda cortante 4a. A parte ativa 1 b consequentemente tem um corte transversal essencialmente triangular 6, cada um dos lados 6a do qual definem/pertencem a uma flauta helicoidal 4 e cada uma das três vértices 6b definem/pertencem a uma borda cortante 4a. De acordo com a presente invenção e conforme ilustrado na Figura 4, o corte transversal 6 é uma figura convexa e cada um dos três lados 6a é convexo, ou seja, curvado em direção à parte externa do dito corte transversal.
5/9
De acordo com a invenção, quanto mais próximo um corte transversal 6 estiver da ponta 3 da haste 1, maior a convexidade dos lados 6a do dito corte transversal, ou seja, mais sua curvatura em qualquer ponto tende a aproximar a curvatura do círculo circunscrito C6 do corte transversal 6 e passando pelos vértices 6b do dito corte transversal. Assim, conforme visto nas figuras, quanto mais próximo um corte transversal 6 estiver da ponta 3 da haste 1, maior será a curvatura dos lados 6a do dito corte transversal 6. A curvatura dos lados 6a então aumenta em direção à ponta.
A curvatura de um lado 6a de um corte transversal 6 da parte ativa 1b é também ilustrado, por exemplo, na Figura 4 pelo ângulo β3 que é o ângulo entre a tangente tei em um lado 6a que passa por um vértice 6b do dito lado e a tangente ao círculo circunscrito C6 do corte transversal 6 e passando pelo mesmo vértice 6b. De acordo com a invenção o ângulo β3 então varia de corte transversal em corte transversal, se tornando menor quanto mais próximo o corte transversal estiver da ponta 3 ilustrando que a curvatura do lado 6a aumenta e tende a aproximar a curvatura do círculo circunscrito C6 do corte transversal 6 e passando pelo vértice 6b.
A parte ativa 1b da haste 1 tem, em uma parte de seu comprimento, ma parte cortante 1c que se estende à ponta 3. Na modalidade ilustrada a parte cortante 1c tem, sobre todo o seu comprimento, três concavidades helicoidais 5 além das flautas helicoidais 4. Cada côncava 5 define duas bordas 5a, 5b, pelo menos uma da qual é coincidente com uma borda cortante 4a. Cada côncava 5 reduz o ângulo de corte de uma borda cortante 4a, apresentando esta borda mais efetiva.
Um corte transversal 7 da parte cortante 1c que é ilustrado, por exemplo, na Figura 3, é obtido de um corte transversal triangular como o corte transversal 6 ilustrado na Figura 4 (mostrado em linhas pontilhadas nas Figuras 2 e 3) que tem côncavas 5 produzidas em seus lados 6a. Um corte transversal 7 da parte cortante 1c é então polígono não convexo tendo seis lados: três primeiros lados 7a cada um definindo/pertencendo a uma flauta helicoidal 4 e três segundos lados 7c cada um definindo/pertencendo a uma concavidade helicoidal 5. O corte transversal 7 também tem seis vértices.
6/9 três primeiros vértices 7b (correspondente aos vértices 6b de um corte transversal 6 ilustrado na Figura 4) cada um definindo/pertencendo a uma borda cortante 4a, e três segundos vértices 7d.
Para o corte transversal 6 descrito acima, os primeiros três lados 7a são convexos, onde os três segundos lados 7b são côncavos, ou seja, curvados em direção ao lado interno do corte transversal 7.
Na modalidade ilustrada cada primeiro vértice 7b é o vértice de um primeiro lado 7a e de um segundo lado 7c.
Além disso, de acordo com a invenção e conforme descrito com relação ao corte transversal 6, a convexidade dos primeiros lados 7a aumenta quanto mais próximo o corte transversal 7 em questão estiver da ponta 3. Mais precisamente, a curvatura em qualquer ponto dos ditos primeiros lados 7a tende a aproximar a curvatura do círculo circunscrito C7 do corte transversal 7 e passando por todas as bordas cortantes 4a, ou seja, através de todos os primeiros vértices 7b. Assim, conforme visto nas figuras, quanto mais próximo um corte transversal 7 estiver da ponta 3 da haste 1, maior será a curvatura dos primeiros lados 7a do dito corte transversal 7. A curvatura dos primeiros lados 7a então aumenta em direção à ponta 3.
A Figura 2 ilustra um corte transversal posterior7' da parte cortante 1c da parte ativa 1b da haste 1 que está mais próxima à ponta 3 do que o corte transversal 7 ilustrado na Figura 3. As referências referentes ao corte transversal 7 seguidas por um símbolo principal será utilizado para descrever estes corte transversal posterior 7'.
Este corte transversal posterior7' tem a mesma forma e tem as mesmas características que o corte transversal 7 descrito acima. Em particular, os três primeiros lados 7'a do corte transversal 7' são convexos. De acordo com a invenção, a convexidade dos ditos primeiros lados 7'a do dito corte transversal posterior7' é maior do que a convexidade dos primeiros lados 7a do corte transversal 7 ilustrado na Figura 3 desde que este último corte transversal esteja longe da ponta 3.
Esta diferença na convexidade é ilustrada nas figuras pelos ângulos β2 e β1. O ângulo β2 é o ângulo entre a tangente t7i em um primeiro
7/9 lado 7a que passa através de um primeiro vértice 7b e a tangente t72 ao círculo circunscrito C7 do corte transversal 7 que passa pelo dito mesmo vértice 7b. O dito ângulo β2 então ilustra a curvatura do primeiro lado 7a. Semelhantemente, a curvatura de um lado 7'a do corte transversal posterior 7 é ilustrado na Figura 2 pelo ângulo β1 que é o ângulo entre a tangente t'n em um primeiro lado 7'a passando por um primeiro vértice 7'b e a tangente t'72 ao círculo circunscrito C'7 do corte transversal 7' e passando pelo dito primeiro vértice 7'b. Desde que, de acordo com a invenção, a curvatura de um primeiro lado 7’a do corte transversal posterior7’ seja maior do que a curvatura de um primeiro lado 7a do corte transversal 7, e a convexidade do dito primeiro lado 7’a do corte transversal posterior7’ seja maior do que a convexidade do dito primeiro lado 7a do corte transversal 7, o ângulo β2 é maior do que β1.
Assim, de acordo com a presente modalidade e conforme ilustrado nas Figuras 2 a 4, cada corte transversal (6, 7, 7') da parte ativa 1b da haste 1 tem três primeiros lados convexos (6a, 7a, 7'a), um vértice (6b, 7b, 7'b) do qual define uma borda cortante 4a e a convexidade destes três lado convexos aumenta quanto mais próximo o corte transversal em questão estiver da ponta 3.
De acordo com a invenção, o ângulo β3 que ilustra a curvatura dos lados 6a do corte transversal 6 é então maior do que o ângulo β2 que ilustra a curvatura dos primeiros lados convexos 7a do corte transversal 7, que é maior do que o ângulo β1 que ilustra a curvatura dos lados convexos 7'a do corte transversal 7', assim permitindo que a convexidade dos lados convexos de um corte transversal do instrumento de acordo com a invenção aumenta quanto mais próximo o corte transversal estiver da ponta 3 do dito instrumento.
A adição de uma côncava 5 na parte cortante 1c da haste 1 torna possível aumentar a efetividade das bordas cortantes 4a definidas sobre todo o comprimento da parte ativa 1b da haste 1 pelas flautas helicoidais 4. De fato, as côncavas 5 reduzem o ângulo de corte α de uma borda cortante 4a, apresentando-a mais aguda (conforme mostrado nas Figuras 3 e 4). Na
8/9 técnica anterior, além destas côncavas 5 ter o efeito de também reduzindo o ângulo no vértice Θ de uma borda cortante, apresentando esta borda cortante, e pela extensão do instrumento, mais frágil.
Entretanto, de acordo com a presente invenção e conforme ilus5 trado nas Figuras 2 e 3, pela parte cortante 1c da haste 1, uma borda cortante 4a é definida por um primeiro lado convexo 7a, 7'a e um segundo lado côncavo 7c, 7'c tendo como um vértice comum um primeiro vértice 7b, 7'b pertencente à dita borda cortante 4a. Além disso, e também de acordo com a invenção, a convexidade do dito primeiro lado 7a, 7'a aumenta quanto mais próximo o corte transversal em questão estiver da ponta 3 da haste 1. Assim, uma borda cortante 4a é obtida, o ângulo de corte α do qual apresenta-se mais agudo pela adição de uma côncava 5, mas o ângulo do qual no vértice Θ é substancialmente preservado pelo aumento desta convexidade do primeiro lado convexo 7a definindo a borda cortante 4a.
Ί5 Assim, o aumento na convexidade dos primeiros lados convexos
7a, 7'a torna possível reforçar a haste 1 em direção a sua ponta 3 e para compensar a fragilidade criada pelas côncavas 5 compensando o material removido do instrumento provendo as côncavas. Além disso, a convexidade dos primeiros lados 7a, 7'a aumenta em direção à ponta 3 onde a haste é a 20 mais frágil, mas também onde a força e a força de tensão são as maiores quando o instrumento está sendo usado.
Assim, um instrumento para perfurar canais de raiz dentária é obtido, é efetivo sem perda de resistência.
Um instrumento deste tipo pode ser obtido de uma haste com 25 um corte transversal circular, preferivelmente feito de uma liga de níquel titânio. Flautas helicoidais são providas pela fabricação, cujas flautas definem as bordas cortantes de modo que, sobre todo o comprimento de sua parte ativa, o corte transversal da haste é um polígono, os lados que definem as flautas helicoidais e a convexidade dos lados do dito polígono aumenta, 30 quanto mais próximo o corte transversal estiver da ponta 3 da haste 1, ou seja, a curvatura em qualquer ponto dos lados tende a aproximar a curvatura do círculo circunscrito do corte transversal e passando pelas bordas cortan
9/9 tes, quanto mais próximo o dito corte transversal estiver da ponta 3 da haste. Concavidades helicoidais são então fabricadas em uma parte da haste que se estende em direção ao seu ponto, para acentuar e melhorar a eficácia das bordas cortantes definidas pelas flautas helicoidais.
As concavidades helicoidais e flautas de um instrumento de açordo com a invenção podem ou não ter um espaço constante e pode girar no sentido horário ou anti-horário.
O instrumento de acordo com a invenção pode ser usado em rotação contínua ou rotação alternada, por exemplo, 150° em uma direção e 10 30° na direção reversa para atenuar o efeito de aperto.
A presente modalidade foi descrita em forma de exemplo apenas. Em geral, o instrumento de acordo com a invenção tem, em uma parte ativa se sua haste, pelo menos uma flauta helicoidal definindo pelo menos uma borda cortante e em uma parte da parte ativa pelo menos uma côncava 15 tendo uma borda em comum com pelo menos uma borda cortante. Qualquer corte transversal da parte ativa da haste tem um lado convexo definindo uma flauta helicoidal e a convexidade que aumenta quanto mais próximo o corte transversal estiver ao ponto da haste.

Claims (3)

  1. REIVINDICAÇÕES
    1. Instrumento para perfurar canais de raiz dentária, compreendendo uma haste pontiaguda (1) tendo pelo menos em uma parte de seu comprimento, constituindo sua parte ativa (1b), pelo menos uma flauta helicoidal (4) que define pelo menos uma borda de corte helicoidal (4a), e uma concavidade helicoidal (5) em uma parte (1c) da dita parte ativa (1b) da haste (1) se estendendo até o ponto (3) da haste (1), caracterizado pelo fato de que pelo menos uma das bordas definidas por pelo menos uma dita concavidade helicoidal (5) é coincidente com a borda cortante (4a) definida pelo menos por uma dita flauta helicoidal (4), a dita côncava (5) reduzindo o ângulo de corte (a) da dita borda cortante (4a); de que qualquer corte transversal (6, 7, 7') da parte ativa (1b) da haste (1) tem pelo menos um lado convexo (6a, 7a, 7'a) pertencente à flauta helicoidal (4); e em que quanto mais próximo o corte transversal (6, 7, 7') em questão está ao ponto (3) da haste (1), mais a curvatura em qualquer ponto do dito lado convexo (6a, 7a, 7'a) aumenta e tende a aproximar a curvatura do círculo circunscrito (C6, C7, 07') do dito corte transversal (6, 7, 7') e passa pela borda cortante (4a) definida pela dita flauta helicoidal (4).
  2. 2. Instrumento, de acordo com a reivindicação 1, caracterizado pelo fato de que a parte ativa (1b) da haste (1) tem três flautas helicoidais (4) que definem três bordas cortantes (4a).
  3. 3. Instrumento, de acordo com a reivindicação 2, caracterizado pelo fato de que a parte ativa (1b) também tem, em uma parte de seu comprimento (1c), três côncavas (5), cada uma tendo uma borda que é coincidente com uma borda cortante (4a).
BR112013012841A 2010-12-03 2011-12-02 instrumento para perfurar os canais de raiz dentária BR112013012841B1 (pt)

Applications Claiming Priority (2)

Application Number Priority Date Filing Date Title
EP10015255A EP2460489A1 (fr) 2010-12-03 2010-12-03 Instrument pour l'alésage des canaux radiculaires dentaires
PCT/IB2011/002913 WO2012073106A1 (en) 2010-12-03 2011-12-02 Instrument for drilling dental root canals

Publications (2)

Publication Number Publication Date
BR112013012841A2 BR112013012841A2 (pt) 2016-08-23
BR112013012841B1 true BR112013012841B1 (pt) 2020-04-07

Family

ID=43858334

Family Applications (1)

Application Number Title Priority Date Filing Date
BR112013012841A BR112013012841B1 (pt) 2010-12-03 2011-12-02 instrumento para perfurar os canais de raiz dentária

Country Status (5)

Country Link
US (1) US9113980B2 (pt)
EP (2) EP2460489A1 (pt)
CN (1) CN103249372B (pt)
BR (1) BR112013012841B1 (pt)
WO (1) WO2012073106A1 (pt)

Families Citing this family (13)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
KR101904525B1 (ko) 2011-05-13 2018-10-05 어드밴스드 오쏘돈틱스 앤드 에듀케이션 어소시에이션 엘엘씨 치아 움직임을 유발하는 방법 및 장치
WO2013184948A1 (en) 2012-06-07 2013-12-12 Propel Orthodontics, Llc Temporary anchorage device with external plate
USD761963S1 (en) 2014-07-29 2016-07-19 Propel Orthodontics, Llc Microperforation dental device
US10543060B2 (en) 2015-12-03 2020-01-28 Ormco Corporation Fluted endodontic file
CA3048753C (en) 2016-01-29 2021-10-26 Nobel Biocare Services Ag Dentistry tool
CN107970075B (zh) 2016-10-22 2022-03-08 奥姆科公司 可变热处理牙髓锉刀
US10130443B1 (en) * 2017-05-18 2018-11-20 Moji Bagheri Endodontic hand file and methods for attachment
USD842474S1 (en) * 2017-10-20 2019-03-05 Ormco Corporation Endodontic file
JP7218094B2 (ja) 2018-04-10 2023-02-06 マニー株式会社 歯科用ファイル
WO2020045491A1 (ja) 2018-08-29 2020-03-05 マニー株式会社 歯科用ファイル
CN109176911A (zh) * 2018-10-07 2019-01-11 德清弘达精密陶瓷有限公司 用于精密陶瓷的钻孔加工设备
KR102049703B1 (ko) * 2019-10-28 2019-11-28 장천석 파절 가능 영역을 개선한 치아 신경 치료용 엔도파일
JP7370952B2 (ja) * 2020-10-06 2023-10-30 マニー株式会社 歯科用ファイル

Family Cites Families (11)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
US5762497A (en) * 1996-03-07 1998-06-09 Tulsa Dental Products Endodontic dental instrument
FR2747562B1 (fr) 1996-04-17 1998-06-05 Micro Mega Int Mfg Sa Alesoir dentaire a section de coupe tangentielle
US7147469B2 (en) * 2002-08-28 2006-12-12 Ormco Corporation Endodontic instrument
US20060210947A1 (en) * 2003-01-13 2006-09-21 Lampert Christopher J Endodontic instrument and instrument system
US7398598B2 (en) * 2003-05-13 2008-07-15 Ultradent Products, Inc. Methods for manufacturing endodontic instruments
WO2005089370A2 (en) * 2004-03-16 2005-09-29 Goodis Charles J Endodontic files and obturator devices and methods of manufacturing same
US20050272004A1 (en) * 2004-06-08 2005-12-08 Ormco Corporation Non-landed endodontic instrument and methods of making such endodontic instruments
CN2815300Y (zh) 2005-08-05 2006-09-13 张少华 超声波多功能牙胶尖根管充填器
US7766657B2 (en) 2005-08-09 2010-08-03 Andris Jaunberzins Endodontic file combining active and passive cutting edges
US7322105B2 (en) * 2005-11-18 2008-01-29 Ultradent Products, Inc. Methods for manufacturing endodontic instruments by milling
CN2917573Y (zh) 2006-06-22 2007-07-04 张少华 超声波根管治疗器

Also Published As

Publication number Publication date
BR112013012841A2 (pt) 2016-08-23
CN103249372B (zh) 2016-01-13
CN103249372A (zh) 2013-08-14
US20130244200A1 (en) 2013-09-19
EP2645959A1 (en) 2013-10-09
EP2645959B1 (en) 2017-03-08
EP2460489A1 (fr) 2012-06-06
US9113980B2 (en) 2015-08-25
WO2012073106A1 (en) 2012-06-07

Similar Documents

Publication Publication Date Title
BR112013012841B1 (pt) instrumento para perfurar os canais de raiz dentária
US20210145540A1 (en) Instrument for drilling dental root canals
JP5735436B2 (ja) 開胸器
BR0117031B1 (pt) placa de osso para a fixação de fraturas do úmero proximal.
BR112020019682A2 (pt) Lima dental
US20150024342A1 (en) Endodontic Instrument With Narrow Radial Lands
ES2965962T3 (es) Cabezal de cortador óseo ultrasónico y cortador óseo ultrasónico que lo posee
BR112019021980A2 (pt) estrias angulares em parafusos ósseos com cânula
BRPI0711978A2 (pt) agulha para puntura e lanceta dotada da mesma
JP2007038007A (ja) トルク要求を減少させた歯内治療リーマー/ファイル
US10456218B1 (en) Contoured-body orthodontic expansion screw
US20230007905A1 (en) Apparatus and method for piercing a soft tissue canal in a body part and implant for insertion into a soft tissue canal in a body part
JP2014138885A (ja) 改良された先端形状を有する歯科用ファイル
WO2021070680A1 (ja) 歯科用ファイル
US11793603B2 (en) Dental file
EP4327758A1 (en) Root canal file
JP2018015574A (ja) 大腿骨骨折用の治療器具及び固定プレート
RU197579U1 (ru) Элеватор н.в. волова
JP6270933B2 (ja) 大腿骨骨折用の治療器具及び固定プレート
JP6663270B2 (ja) 手術用具
BR202021025661U2 (pt) Aperfeiçoamento aplicado a instrumento para facoemulsificação
ES2208065B1 (es) Kit para la exploracion y tratamiento de las fistulas ano-rectales.
CN115192224A (zh) 具有可变节距的根管器械
BRMU9002454U2 (pt) aperfeiÇoamento introduzidos na concepÇço de dispositivo flexor de limas adontolàgicas

Legal Events

Date Code Title Description
B15K Others concerning applications: alteration of classification

Ipc: A61C 5/42 (2017.01)

B06F Objections, documents and/or translations needed after an examination request according [chapter 6.6 patent gazette]
B06U Preliminary requirement: requests with searches performed by other patent offices: procedure suspended [chapter 6.21 patent gazette]
B09A Decision: intention to grant [chapter 9.1 patent gazette]
B16A Patent or certificate of addition of invention granted [chapter 16.1 patent gazette]

Free format text: PRAZO DE VALIDADE: 20 (VINTE) ANOS CONTADOS A PARTIR DE 02/12/2011, OBSERVADAS AS CONDICOES LEGAIS.