BR112013003722B1 - Oral care composition comprising basic amino acid and water soluble strontium salt and cosmetic method - Google Patents

Oral care composition comprising basic amino acid and water soluble strontium salt and cosmetic method Download PDF

Info

Publication number
BR112013003722B1
BR112013003722B1 BR112013003722B1 BR 112013003722 B1 BR112013003722 B1 BR 112013003722B1 BR 112013003722 B1 BR112013003722 B1 BR 112013003722B1
Authority
BR
Brazil
Prior art keywords
strontium
oral care
fluoride
compositions
oral
Prior art date
Application number
Other languages
English (en)
Publication date

Links

Description

"COMPOSIÇÃO PARA CUIDADO ORAL COMPREENDENDO AMINOÁCIDO
BÁSICO E SAL DE ESTRÔNCIO SOLÚVEL EM ÁGUA E MÉTODO COSMÉTICO" ANTECEDENTES
[001] Ά combinação de aminoácidos básicos com agentes que têm benefícios para cuidados orais {por exemplo, fluoreto e estrôncio) para formar um produto para cuidado oral com estabilidade em longo prazo aceitável, tem provado ser um desafio. Em particular, o aminoãcido básico pode elevar o pH e facilitar a dissociação de ions de estrôncio que podem reagir com os ions de f luoreto para formar um precipitado insolúvel. Acima de pH neutro, também existe o potencial para provocar irritação. As composições neutras ou ácidas contendo bícarbonato de arginina podem liberar dióxido de carbono, levando ao inchaço e outros efeitos indesejáveis. Além disso, as condições neutras e ácidas aumentam o potencial para a formação de um complexo de cálcio insolúvel em arginina que tem menor afinidade para a superfície do dente. O pH ácido pode também reduzir qualquer efeito que a formulação possa ter sobre o ácido láctico cariogênico taroponante na boca. Por último, os sais menos solúveis, tais como carbonato de cálcio e fosfato de cálcio, podem tornar as formulações arenosas e sào menos adequadas, por exemplo, para formulações de cuidados orais líquidas, tais como enxaguantes bucais.
[002] Devido a estas dificuldades de formulação, continua a existir uma necessidade de composições para cuidados orais estáveis que forneçam um aminoácido básico e aplicação eficiente de agentes de cuidados orais, tais como fluoreto e estrôncio. As composições da presente invenção são dirigidas para esse fim.
SUMÁRIO
[003] Em algumas modalidades, a presente invenção fornece uma composição para cuidado oral que compreende: □ma quantidade eficaz de um aminoácido básico, em forma livre ou de sal; e uma quantidade eficaz de um sal de estrondo solúvel em água selecionado a partir de acetato de estrondo, cloreto de estrondo, nitrato de estrondo, lactato de estrondo, brometo de estrondo e misturas dos mesmos. Em algumas modalidades, o aminoácido básico é arginina. Em algumas modalidades, as composições compreendem ainda uma fonte de ion de fluoreto.
[004] Em algumas modalidades, as composições compreendem ainda uma fonte de ions de potássio. Em algumas modalidades, a fonte de ions de potássio é selecionada a partir de nitrato de potássio e cloreto de potássio.
[005] Em algumas modalidades, as composições ainda compreendem ingredientes adicionais selecionados a partir de: água, um abrasivo; um surfactante, um agente de formação de espuma; uma vitamina, um polímero, uma enzima, um umectante, um espessante, um agente antimicrobiano, um conservante, um agente aromatizante, um corante, e uma combinação de dois ou mais dos mesmos.
[006] Em algumas modalidades, o abrasivo é um sal de cálcio. Em algumas modalidades, o sal de cálcio tem uma solubilidade pobre em água. Em algumas modalidades, o sal de cálcio é selecionado de: carbonato de cálcio, cloreto e cálcio, fosfato de cálcio.
[007] Em algumas modalidades, as composições estão na forma de um creme dental. Em algumas modalidades, o creme dental contém entre cerca de 0,1 e cerca de 15% em peso de um sal de estrôncio solúvel em água. Em outras modalidades, o creme dental contém entre cerca de 8 a cerca de 10% em peso de um sal de estrôncio solúvel em água.
[008] Em outras modalidades, as composições estão na forma de uma solução para bochecho. Em algumas modalidades, a solução para bochecho compreende de cerca de 0,01 a cerca de 2% em peso de um sal de estrôncio solúvel em água. Em outras modalidades, a solução para bochecho compreende de cerca de 0,1 a cerca de 1% em peso de um sal de estrôncio solúvel em água.
[009] Sem pretender se ater a uma teoria particular, é provável que um fator significativo para o efeito benéfico da arginina é que a arginina e outros aminoácidos básicos podem ser metabolizados por certos tipos de bactérias, por exemplo, S. sanguis, que não são cariogênicas e que competem com as bactérias cariogênicas, tais como o S. mutans, para se posicionarem sobre os dentes e na cavidade oral. As bactérias arginolíticas podem utilizar arginina e outros aminoácidos básicos para a produção de amônia, elevando assim o pH do meio, enquanto que as bactérias cariogênicas metabolizam o açúcar para a produção de ácido láctico, o que tende a diminuir o pH da placa e desmineralizar os dentes e, em última análise, conduzindo à formação de cáries. Acredita-se que o uso regular de uma composição ao longo do tempo irá conduzir a um aumento relativo nas bactérias arginolíticas e uma diminuição relativa das bactérias cariogênicas, resultando em um pH mais elevado da placa, com efeito, imunizando os dentes contra bactérias cariogênicas e a seus efeitos prejudiciais. Acredita-se que este efeito de levantamento de pH pode ser mecanisticamente separado de, e complementar para, o efeito do fluoreto na promoção da remineralização e fortalecimento do esmalte dos dentes.
[010] Independentemente do mecanismo preciso, no entanto, é surpreendente que a combinação de estrôncio e um aminoácido básico, como por exemplo, arginina, em um produto para cuidado oral produza benefícios inesperados além, e qualitativamente diferentes, dos que podem ser observados usando composições compreendendo quantidades eficazes de cada um dos compostos separadamente, na promoção da remineralização, reparação de lesões pré-cárie, e melhoria da saúde oral. Além disso, foi verificado que esta ação pode ainda ser melhorada através da adição de uma pequena partícula abrasiva, que pode atuar para ajudar a preencher micro fissuras no esmalte e em microtúbulos da dentina.
[011] A presença de um aminoácido básico em combinação com um surfactante aniônico é também surpreendentemente verificada para reduzir a aderência de bactérias à superfície do dente. 0 aminoácido básico juntamente com um surfactante aniônico também aumenta substancialmente a solubilização, liberação, distribuição, deposição, e eficácia de agentes ativos fracamente solúveis, por exemplo, agentes antimicrobianos, tais como triclosan.
[012] Algumas modalidades da presente invenção fornecem métodos para: (i) reduzir ou inibir a formação de cáries dentárias, (ii) reduzir, reparar ou inibir as lesões pré-cárie do esmalte, por exemplo, como detectado por fluorescência induzida por luz quantitativa (QLF) ou medição de cáries elétricas (ECH), {iii) reduzir ou inibir a desminerali zaçào e promover a remineralização dos dentes,, (ív) reduzir a hipersensibilidade dos dentes, <v) reduzir ou inibir a gengivite, (vi) promover a cicatrização de feridas ou cortes na boca, (vii) reduzir os níveis de bactérias produtoras de ácido, {viii) aumentar os níveis relativos de bactérias arginolitieas, (íx) inibir a formação de bíofílmes microbianos na cavidade oral, íx) elevar e/ou manter o pH da placa em níveis de pelo menos pH 5,5 após desafio com açúcar, (xi) reduzir o acúmulo de placa, (xii) reduzir a boca seca, (xiii) limpar os dentes e a cavidade oral (xiv) reduzir a erosão, (xv) branquear os dentes, e/ou (xvi) imunizar os dentes contra bactérias cariogênícas; compreendendo a aplicação de qualquer uma das composições aqui descritas a uma superfície da cavidade oral de um sujeito com essa necessidade. Em algumas modalidades, a presente invenção fornece um método para a promoção da saúde sistêmica que compreende* aplicar qualquer uma das composições aqui descritas a uma superfície da cavidade oral de um indivíduo com necessidade da mesma.
DESCRIÇÃO DETALHADA
[013] Tal como usado ao long deste documento, são usadas faixass como abreviatura para descrever cada e todos os valores que se encontram dentro da faixa. Qualquer valor dentro do intervalo pode ser escolhido como o ponto final da faixa.
[014] Além disso, todas as referências aqui citadas são aqui incorporadas por referência na sua totalidade.
[015] Em certas modalidades, uma composição para cuidado oral (Composição 1.0) compreende: uma quantidade eficaz de um aminoácido básico, em forma livre ou de sal; e uma quantidade eficaz de um sal de estrôncio solúvel em água. Em algumas modalidades, a composição compreende ainda uma fonte de ion de fluoreto.
[016] Em algumas modalidades, a composição compreende ainda uma fonte de ions de potássio. Em algumas modalidades, a fonte de ions de potássio é selecionada a partir de nitrato de potássio e cloreto de potássio.
[017] Por exemplo, qualquer uma das seguintes composições: 1.0. 1. Composição 1.0 em que o aminoácido básico é selecionado a partir de: arginina, lisina, citruleno, ornitina, creatina, histidina, diaminobutanóico, ácido diaminopropriônico, um seu sal, e uma combinação de dois ou mais dos mesmos. 1.0. 2. Composição 1.0 ou 1.0.1, em que o aminoácido básico tem a configuração L. 1.0. 3. Qualquer uma das composições anteriores, fornecidos sob a forma de um di- ou tri-peptideo compreendendo o aminoácido básico, ou sais dos mesmos. 1.0. 4. Qualquer uma das composições anteriores, em que o aminoácido básico é arginina. 1.0. 5. Qualquer uma das composições anteriores, em que o aminoácido básico é L-arginina. 1.0. 6. Qualquer uma das composições anteriores, em que o aminoácido básico está parcial ou totalmente na forma de sal. 1.0. 7. Composição 1.0.6, em que o aminoácido básico é o fosfato de arginina. 1.0. 8. Composição 1.0.6, em que o aminoácido básico é o cloridrato de arginina. 1.0. 9. Composição 1.0.6, em que o aminoácido básico é o bicarbonato de arginina. 1.0. 10. Qualquer uma das composições anteriores, em que um sal do aminoácido básico é formado in situ na formulação por neutralização do aminoácido básico com um ácido ou um sal de um ácido. 1.0. 11. Qualquer uma das composições anteriores, em que o sal do aminoácido básico é formado por neutralização do aminoácido básico, para formar uma pré-mistura antes da combinação com um sal de fluoreto. 1.0. 12. Qualquer uma das composições anteriores, em que o aminoácido básico está presente em uma quantidade de cerca de 0,1 a cerca de 20%, em peso. Em algumas modalidades, o ácido básico está presente em uma quantidade de cerca de 1 a cerca de 10% em peso da composição, o peso do aminoácido básico sendo calculado como forma de base livre. 1.0. 13. Composição 1.0.11 em que o aminoácido básico está presente em uma quantidade de cerca de 7,5% em peso da composição. 1.0. 14. Composição 1.0.11 em que o aminoácido básico está presente em uma quantidade de cerca de 5% em peso da composição. 1.0. 15. Composição 1.0.11 em que o aminoácido básico está presente em uma quantidade de cerca de 3,75% em peso da composição. 1.0. 16. composição 1.0.11 em que o aminoácido básico está presente em uma quantidade de cerca de 1,5% em peso da composição. 1.0. 17. Qualquer uma das composições anteriores em que o sal de estrôncio solúvel em água é selecionado a partir de acetato de estrôncio, cloreto de estrôncio, nitrato de estrôncio, lactato de estrôncio e brometo de estrôncio, e misturas dos mesmos. 1.0. 18. Qualquer uma das composições anteriores, em que o sal de estrôncio solúvel em água é o acetato de estrôncio. 1.0. 19. Qualquer uma das composições anteriores compreendendo uma fonte de ion de fluoreto. Em algumas modalidades, a fonte de ion de fluoreto é selecionada de monoflurofosfato de sódio, fluoreto estanoso, fluoreto de sódio, fluoreto de potássio, fluorossilicato de sódio, fluorossilicato de amônio, fluoreto de amina, fluoreto de amônio, e uma combinação de dois ou mais dos mesmos. Algumas modalidades fornecem uma fonte de ion de fluoreto, em que um ion de fluoreto é covalentemente ligado a um outro átomo. 1.0. 20. Qualquer uma das composições anteriores, em que a fonte de ion de fluoreto é um fluorofosfato. 1.0. 21. Qualquer uma das composições anteriores, em que a fonte de ions de fluoreto de sódio é monofluorfosfato. 1.0. 22. Qualquer uma das composições anteriores, em que a fonte de ion de fluoreto está presente em uma quantidade de cerca de 0,01 a cerca de 2% em peso da composição. 1.0. 23. Qualquer uma das composições anteriores, em que a fonte de ion de fluoreto fornece ions de fluoreto em uma quantidade de cerca de 0,1 a cerca de 0,2% em peso da composição. 1.0. 24. Qualquer uma das composições anteriores, em que a fonte de ion de fluoreto fornece fluoreto em uma quantidade de cerca de 50 até cerca de 25.000 ppm. 1.0. 25. Qualquer uma das composições anteriores, que é um enxaguante bucal, em que a fonte de ion de fluoreto fornece fluoreto em uma quantidade de cerca de 100 até cerca de 250 ppm. 1.0. 26. Qualquer uma das composições anteriores, que é um creme dental, em que a fonte de ion de fluoreto fornece fluoreto em uma quantidade de cerca de 750 até cerca de 2.000 ppm. 1.0. 27. Qualquer uma das composições anteriores, em que a fonte de ion de fluoreto fornece fluoreto em uma quantidade de cerca de 1.000 a cerca de 1.500 ppm. 1.0. 28. Qualquer uma das composições anteriores, em que a fonte de ion de fluoreto fornece fluoreto na quantidade de 1.450 ppm. 1.0. 29. Qualquer uma das composições anteriores, em que o pH é de 6a 9, por exemplo, 6,5 a 7,4 ou 7,5 a 9. 1.0. 30. Qualquer uma das composições anteriores, em que o pH é de 6,5 a 7,4. 1.0. 31. Qualquer uma das composições anteriores, em que o pH é de 6,8 a 7,2. 1.0. 32. Qualquer uma das composições anteriores, em que o pH é aproximadamente neutro. 1.0. 33. Qualquer uma das composições anteriores compreendendo ainda um agente anti-cálculo. 1.0. 34. Qualquer uma das composições anteriores compreendendo ainda um agente anti-cálculo que é um polifosfato, por exemplo, pirofosfato, tripolifosfato, ou hexametafosfato, por exemplo, na forma de sal de sódio. 1.0. 35. Qualquer uma das composições anteriores compreendendo ainda um abrasivo ou particulado. 1.0. 36. A composição imediatamente anterior, em que o abrasivo ou particulado é selecionado a partir de bicarbonato de sódio, fosfato de cálcio (por exemplo, fosfato dicálcico dihidratado), sulfato de cálcio, precipitado de carbonato de cálcio, silica (por exemplo, silica hidratada) e óxido de ferro, óxido de alumínio, perlite, partículas de plástico, por exemplo, polietileno, e combinações dos mesmos. 1.0. 37. A composição imediatamente anterior, em que o abrasivo ou particulado é selecionado a partir de um fosfato de cálcio (por exemplo, fosfato dicálcico dihidratado), sulfato de cálcio, carbonato de cálcio precipitado, silica (por exemplo, silica hidratada) e uma combinação de dois ou mais dos mesmos. 1.0. 38. Qualquer uma das composições anteriores compreendendo um abrasivo em uma quantidade de cerca de 15 a cerca de 70% em peso da composição. 1.0. 39. Qualquer uma das composições anteriores compreendendo uma fração abrasiva de partícula pequena de pelo menos 5%, com um d50 de < 5 micrômetros. 1.0. 40. Qualquer uma das composições anteriores tendo uma RDA inferior a 150, por exemplo, 40 a 140. 1.0. 41. Qualquer uma das composições anteriores, em que o surfactante aniônico é selecionado a partir de: a. sais solúveis em água de monosulfatos de monoglicerídeos de ácidos graxos superiores (por exemplo, o sal de sódio do monoglicerideo monosulfatado de ácidos graxos de óleo de coco hidrogenados, tais como N-metil-N-cocoil taurato de sódio, sulfato cocomo-glicerideo de sódio), b. sulfatos de alquila superiores, por exemplo, lauril sulfato de sódio, c. sulfatos de éter de alquila superiores, por exemplo, de fórmula CH3 (CH2) mCH2 (OCH2CH2) nOS03X, em que m é 6-16, por exemplo, 10, n é 1-6, por exemplo, 2, 3 ou 4, e X é Na ou K (por exemplo laureth-2 sulfato de sódio (CH3 (CH2) 10CH2 (OCH2CH2) 20S03Na) ) , d. sulfonatos de alquil arila superiores (por exemplo, dodecil-benzeno-sulfonato de sódio (lauril benzeno sulfonato de sódio)), e. sulfoacetatos de alquila superiores (tal como lauril sulfoacetato de sódio (dodecil sulfoacetato de sódio), ésteres de ácidos graxos superiores de 1,2 di-hidróxi-propano-sulfonato, sulfocolaurato (Ν-2-etil laurato de potássio sulfoacetamida) e lauril sarcosinato de sódio), f. e misturas dos mesmos.
Por "alquil superior" entende-se, por exemplo, alquil Cê-30 · Em modalidades particulares, o surfactante aniônico é selecionado a partir de lauril sulfato de sódio e lauril éter sulfato de sódio. 1.0. 42. Qualquer uma das composições anteriores em que o surfactante aniônico é selecionado de lauril sulfato de sódio, lauril éter sulfato de sódio, e misturas dos mesmos. 1.0. 43. Qualquer uma das composições anteriores em que o surfactante aniônico está presente em uma quantidade de cerca de 0,3 a cerca de 4,5% em peso. 1.0. 44. Qualquer uma das composições anteriores compreendendo ainda um surfactante catiônico selecionado a partir de um, surfactante catiônico, zwiteriônicos, não iônico, e uma mistura de dois ou mais dos mesmos. 1.0. 45. Qualquer uma das composições anteriores compreendendo pelo menos um umectante. 1.0. 46. Qualquer uma das composições anteriores compreendendo pelo menos um umectante selecionado de gi icerina, sorbitol e combinações dos mesmos. 1.0. 47. Qualquer uma das composições anteriores compreendendo xilitol. 1.0. 48. Qualquer uma das composições anteriores compreendendo pelo menos um polímero. 1.0. 49. Qualquer uma das composições anteriores compreendendo pelo menos um polímero selecionado a partir de polietileno glicóis, copolímeros de ácido maleico e polivinilmetiléter, polissacarídeos (por exemplo, derivados de celulose, gomas, por exemplo, carboximetilcelulose, ou goma de polissacarídeo, por exemplo, goma xantana e goma carragenana), e combinações dos mesmos. 1.0. 50. Qualquer uma das composições anteriores compreendendo tiras ou fragmentos de goma. 1.0. 51. Qualquer uma das composições anteriores compreendendo um agente aromatizante, aroma e/ou corante. 1.0. 52. Qualquer uma das composições anteriores compreendendo água. 1.0. 53. Qualquer uma das composições anteriores compreendendo um agente antibacteriano selecionado de triclosan, extratos de ervas e óleos essenciais (por exemplo, extrato de alecrim, extrato de chá, extrato de magnólia, timol, mentol, eucaliptol, geraniol, carvacrol, citral, hinokitol, catecol, salicilato de metila, gaiato de epigalocatequina, epigalocatequina, ácido gálico, extrato de miswak, extrato mar espinheiro, própolis), antissépticos de bisguanida (por exemplo, clorexidina, alexidina ou octenidina), compostos de amônio quaternário (por exemplo, cloreto de cetilpiridinio (CPC), cloreto de benzalcônio, cloreto de tetradecilpiridinio (TPC), cloreto de N-tetradecil-4-etilpiridínio (TDEPC)), antissépticos fenólicos, hexetidina, octenidina, sanguinarina, iodo povidona, delmopinol, saliflúor, ions de metal (por exemplo, sais de zinco, por exemplo, citrato de zinco, sais de estanho, sais de cobre, sais de ferro), sanguinarina, própolis e agentes oxigenantes (por exemplo, peróxido de hidrogênio, peroxiborato de sódio tamponado ou peroxicarbonato), ácido ftálico e os seus sais, ácido monopertálico e seus sais e ésteres, estearato de ascorbila, oleoil sarcosina, sulfato de alquila, sulfosuccinato de dioctila, salicilanilida, brometo de domifeno, delmopinol, octapinol e outros derivados de piperidino, preparações de nicina, sais de clorito, e misturas de quaisquer dos anteriores. 1.0.54. Qualquer uma das composições anteriores compreendendo um composto anti-inflamatório, por exemplo, um inibidor de pelo menos um dos fatores pró-inflamatórios hospedeiros selecionados de metaloproteinases de matriz (MMP), ciclooxigenases (COX), PGE2, a interleucina 1 (IL-1) , enzima de conversão de IL-Ιβ (ICE), fator de crescimento transformador βΐ (TGF-βΙ), sintetase de óxido nítrico induzivel (iNOS), hialuronidase, catepsinas, fator nuclear kappa B (NF-κΒ), e Cinase Associada a Receptor IL-1 (IRAK), por exemplo, selecionado a partir de ácido acetilsalicilico, cetorolaco, flurbiprofeno, ibuprofeno, naproxeno, indometacina, aspirina, cetoprofeno, piroxicam, ácido meclofenâmico, ácido nordihidoguaiaretico, e misturas dos mesmos. 1.0. 55. Qualquer uma das composições anteriores compreendendo um antioxidante, por exemplo, selecionado a partir do grupo consistindo em Coenzima Q10, PQQ, Vitamina C, Vitamina E, Vitamina A, anetol-ditiotiona, e misturas dos mesmos. 1.0. 56. Qualquer uma das composições anteriores, em que o antimicrobiano é pouco solúvel em água. 1.0. 57. Qualquer uma das composições anteriores compreendendo triclosan. 1.0. 58. Qualquer uma das composições anteriores compreendendo triclosan e xilitol. 1.0. 59. Qualquer uma das composições anteriores compreendendo o triclosan, o xilitol, e carbonato de cálcio precipitado. 1.0. 60. Qualquer uma das composições anteriores compreendendo triclosan e uma fonte de ions de zinco, por exemplo, citrato de zinco. 1.0. 61. Qualquer uma das composições anteriores compreendendo um agente antibacteriano em uma quantidade de cerca de 0,01 a cerca de 5% em peso da composição. 1.0. 62. Qualquer uma das composições anteriores compreendendo triclosan em uma quantidade de cerca de 0,01 a cerca de 1% em peso da composição. 1.0. 63. Qualquer uma das composições anteriores compreendendo triclosan em uma quantidade de 0,3% em peso da composição. 1.0. 64. Qualquer uma das composições anteriores, compreendendo ainda um agente de branqueamento. 1.0. 65. Qualquer uma das composições anteriores, compreendendo ainda um agente de branqueamento selecionado a partir do grupo consistindo em um peróxido, um clorito de metal, um perborato, um percarbonato, um peroxiácido, um hipoclorito, e uma combinação de dois ou mais dos mesmos. 1.0. 66. Qualquer uma das composições anteriores compreendendo ainda o peróxido de hidrogênio ou uma fonte de peróxido de hidrogênio, por exemplo, peróxido de ureia ou complexo ou sal de peróxido (por exemplo, tal como peroxifosfato, peroxicarbonato, perborato, peroxisilicato, ou sais de persulfato; por exemplo, peroxifosfato cálcio, perborato de sódio, peróxido carbonato de sódio, peroxifosfato de sódio, e persulfato de potássio), ou complexos de polímeros de peróxido de hidrogênio, tais como complexos de polímeros de peróxido de hidrogênio- polivinil pirrolidona. 1.0. 67. Qualquer uma das composições anteriores compreendendo ainda um agente que interfere com, ou impede a fixação bacteriana, por exemplo, solbrol ou quitosano. 1.0. 68. Qualquer uma das composições anteriores compreendendo ainda uma fonte de estrôncio e de fosfato selecionada de (i) complexos de estrôncio-vidro, por exemplo, fosfosilicatos de sódio e estrôncio, (ii) complexos de estrôncio-proteína, por exemplo, fosfopeptídeo de caseína-fosfato de estrôncio amorfo. 1.0. 69. Qualquer uma das composições anteriores compreendendo ainda uma fonte de ions de potássio, por exemplo, nitrato de potássio ou cloreto de potássio, em uma quantidade eficaz para reduzir a sensibilidade da dentina. 1.0. 70. Qualquer uma das composições anteriores compreendendo cerca de 0,1 a cerca de 7,5% em peso de uma fonte de ions de potássio, por exemplo, nitrato de potássio e/ou cloreto de potássio. 1.0. 71. Qualquer uma das composições anteriores eficazes mediante a aplicação à cavidade oral, por exemplo, com pincel, para (i) reduzir ou inibir a formação de cáries dentárias, (i i) reduzir, reparar ou inibir as lesões pré-cárie do esmalte, por exemplo, como detectado por fluorescência induzida pela luz quantitativa (QLF) ou medição elétrica da cárie (ECM), (iii) reduzir ou inibir a desmineralização e promover a remineralização dos dentes, (iv) reduzir a hipersensibilidade dos dentes, (v) reduzir ou inibir a gengivite, (vi) promover a cicatrização de feridas ou cortes na boca, (vii) reduzir os níveis de bactérias produtoras de ácido, (viii) aumentar os níveis relativos de bactérias arginolíticas, (ix) inibir a formação de biofilmes microbianos na cavidade oral, (x) elevar e/ou manter o pH da placa em níveis de pelo menos pH 5,5 seguido de desafio com açúcar, (xi) reduzir o acúmulo de placa, (xii) reduzir a boca seca, (xiii) limpar os dentes e a cavidade oral (xiv) reduzir a erosão, (xv) branquear os dentes, e/ou (xvi) imunizar os dentes contra bactérias cariogênicas. 1.0. 72. Uma composição obtida ou obtenível através da combinação dos ingredientes tal como descrito em qualquer uma das composições anteriores. 1.0. 73. Qualquer das composições anteriores em uma forma selecionada de bochecho bucal, pasta de dentes, gel dental, gel não abrasivo, mousse, espuma, spray bucal, pastilhas, comprimidos orais, implemento dental, e produtos para cuidados de animais de estimação. 1.0. 74. Qualquer uma das composições anteriores em que a composição é pasta de dentes. 1.0. 75. Qualquer uma das composições anteriores, em que a composição é uma pasta de dentes que compreende ainda, opcionalmente, um ou mais de dentre água, um abrasivo, um surfactante, um agente de formação de espuma, uma vitamina, um polímero, uma enzima, um umectante, um espessante, um agente antimicrobiano, um conservante, um agente aromatizante, um corante e/ou combinações dos mesmos. 1.0. 76. Qualquer uma das composições anteriores em que a composição é um enxaguante bucal. 1.0. 77. Qualquer uma das composições anteriores compreendendo ainda um refrescante do hálito, uma fragrância, ou agente aromatizante.
[018] Os níveis de ingredientes ativos irão variar com base na natureza do sistema de distribuição e no ativo particular. Por exemplo, o aminoácido básico pode estar presente em níveis de, por exemplo, cerca de 0,1 a cerca de 20% em peso da composição (expresso como peso de base livre), por exemplo, cerca de 0,1 a cerca de 3% em peso para um enxague da boca, a cerca de 1 a cerca de 10% em peso para uma pasta de dentes do consumidor ou cerca de 7 a cerca de 20% em peso de um produto de tratamento profissional ou de prescrição. A fonte de ions de fluoreto pode fornecer flúor em níveis de, por exemplo, 25 a 25.000 ppm, por exemplo, 25 a 250 ppm para o enxague da boca, de 750 a 2.000 ppm para uma pasta de dentes do consumidor, ou 2.000 a 25.000 ppm de um produto de tratamento profissional ou de prescrição. Os níveis antibacterianos irão variar do mesmo modo, com níveis usados em, por exemplo, pasta de dentes sendo, por exemplo, 5 a 15 vezes maior do que o usado na enxague da boca. Por exemplo, um enxague da boca com triclosan pode conter, por exemplo, 0,03% em peso de triclosan, enquanto que uma pasta de dentes de triclosan pode conter de 0,3% em peso de triclosan.
[019] Os sais de estrôncio solúveis em água pode estar presente em uma quantidade compreendida entre cerca de 0,1 e cerca de 15% em peso, por exemplo, cerca de 0,1 a cerca de 2% em peso para um enxague da boca, e cerca de 6 a cerca de 10%, em peso, ou superior, para um creme dental.
[020] Em outras modalidades, é fornecido um método para melhorar a saúde oral que compreende a aplicação de uma quantidade eficaz da composição oral de qualquer uma das modalidades sob as Composições 1.0-1.0.77 para a cavidade oral de um sujeito com essa necessidade, por exemplo, um método para: i. reduzir ou inibir a formação de cáries dentárias, ii. reduzir, inibir ou reparar lesões iniciais de esmalte, por exemplo, como detectado por fluorescência induzida por luz quantitativa (QLF) ou medição elétrica de cárie (ECM), iii. reduzir ou inibir a desmineralização e promover a remineralização dos dentes, iv. reduzir a hipersensibilidade dos dentes, v. reduzir ou inibir a gengivite, vi. promover a cicatrização de feridas ou cortes na boca, vii. reduzir os níveis de bactérias produtoras de ácido, viii. aumentar os níveis relativos de bactérias arginolíticas, ix. inibir a formação de biofilmes microbianos na cavidade oral, x. elevar e/ou manter o pH da placa em níveis de pelo menos pH 5,5 após o desafio com açúcar, xi. reduzir o acúmulo de placa bacteriana, xii. tratar a boca seca, xiii. promover a saúde sistêmica, incluindo a saúde cardiovascular, por exemplo, através da redução potencial para a infecção sistêmica através dos tecidos orais, xiv. branquear os dentes, xv. reduzir a erosão dos dentes, xvi. imunizar (ou proteger) os dentes contra as bactérias cariogênicas e seus efeitos, e/ou xvii. limpar os dentes e a cavidade oral.
[021] Outras modalidades fornecem o uso de arginina para a fabricação de uma composição descrita acima para uso em qualquer uma das indicações estabelecidas no método acima referido.
Aminoácidos básicos [022] Os aminoácidos básicos que podem ser usados nas composições e métodos incluem não apenas os aminoácidos básicos que ocorrem naturalmente, tais como arginina, lisina e histidina, mas também quaisquer aminoácidos básicos que têm um grupo carboxila e um grupo amino na molécula, que são solúveis em água e fornecem uma solução aquosa com um pH de cerca de 7 ou maior.
[023] Em consequência, os aminoácidos básicos incluem, mas não se limitam a, arginina, lisina, citruleno, ornitina, creatina, histidina, ácido diaminobutanóico, diaminopropriônico, os seus sais ou combinações dos mesmos. Em uma modalidade particular, os aminoácidos básicos são selecionados a partir de arginina, citruleno, e ornitina.
[024] Em certas modalidades, o aminoácido básico é arginina, por exemplo, L-arginina, ou de um sal do mesmo.
[025] As composições são destinadas ao uso tópica na boca e assim os sais para uso na composição devem ser seguros para uso, em quantidades e concentrações fornecidas. Os sais adequados incluem sais conhecidos na técnica como sendo farmaceuticamente aceitável. Os sais são geralmente considerados como fisiologicamente aceitáveis em quantidades e concentrações fornecidas. Os sais fisiologicamente aceitáveis incluem aqueles derivados de ácidos farmaceuticamente aceitáveis, inorgânicos ou orgânicos ou bases, por exemplo, sais de adição de ácido formados com ácidos que formam um ânion fisiológico aceitável, por exemplo, o sal de cloridrato ou brometo, e os sais de adição de base formados por bases que formam um cátion fisiologicamente aceitável, por exemplo, os derivados de metais alcalinos tais como potássio e sódio ou de metais alcalino terrosos tais como magnésio. Os sais fisiologicamente aceitáveis podem ser obtidos usando procedimentos padrões conhecidos na técnica, por exemplo, por reação de um composto suficientemente básico tal como uma amina com um ácido adequado fornecendo um ânion fisiologicamente aceitável.
[026] Em várias modalidades, o aminoácido básico está presente em uma quantidade compreendida entre cerca de 0,5 a cerca de 20% em peso da composição. Em algumas modalidades, o aminoácido básico está presente em uma quantidade compreendida entre cerca de 1 a cerca de 10% em peso da composição, por exemplo cerca de 1,5%, cerca de 3,75%, cerca de 5%, ou cerca de 7,5%, em peso da composição.
RDA
[027] RDA é uma abreviatura de abrasão da dentina radioativa, uma medida relativa da abrasividade. Tipicamente, dentes humanos extraídos ou de vaca são irradiados em um fluxo de nêutrons, e montados em metilmetacrilato (cola de osso), desprovidos de esmalte, inserido em uma máquina de escovagem, escovado pelos padrões de American Dental Association (ADA) (referência de escova de dentes, pressão de 150 g, 1500 strokes, a 4- para 1- de água - suspensão de pasta dental) . A radioatividade da água de enxague é então medida e registrada. Para um controle experimental, o teste é repetido com uma pasta de dentes de referência ADA feita de pirofosfato de cálcio, com esta medida dado um valor de 100 para calibrar a escala relativa.
[028] Em várias modalidades, fornece-se uma composição de cuidado oral que compreende um sal de estrôncio solúvel água. Em algumas modalidades, o sal de estrôncio é selecionado a partir de acetato de estrôncio, cloreto de estrôncio, nitrato de estrôncio, lactato de estrôncio, brometo de estrôncio e misturas dos mesmos. Em algumas modalidades, o sal de estrôncio é acetato de estrôncio. Em algumas modalidades, o acetato de estrôncio está na forma de seu hemi-hidrato. Em algumas modalidades, o acetato de estrôncio está presente na composição em uma quantidade de cerca de 1 a cerca de 10% em peso. Em algumas modalidades, este teor na composição refere-se ao peso do componente na sua forma de hemi-hidrato. Em algumas modalidades, o hemi-hidrato de acetato de estrôncio está presente na composição em uma quantidade de cerca de 5 a cerca de 8%, em peso.
Fontes de íons de Flúor [029] As composições para cuidado oral podem ainda compreender uma fonte de ions de fluoreto, por exemplo, sais de fluoreto solúveis. Como os ions de fluoreto livres podem reagir em solução aquosa com os ions de cálcio ou de estrôncio livres, o fluoreto pode ser covalentemente ligado a um outro átomo, por exemplo, selecionado a partir de fluorofosfatos de sódio, por exemplo, monofluorofosfato de sódio, fluorossilicatos, por exemplo, fluorossilicato de sódio, fluorossilicato de amônio e fluorosulfatos, por exemplo, hexafluorosulfato, e combinações dos mesmos, ou o flúor pode ser sequestrado a partir dos ions de cálcio ou estrôncio e/ou qualquer um dentre fluoreto ou estrôncio ou ambos fornecidos em um sistema não aquoso.
[030] Uma ampla variedade de fontes de ions de fluoreto pode ser empregada como fontes de fluoreto solúvel em água nas composições da presente invenção. Os exemplos de fontes de ions de fluoreto adequados são descritos na Patente US n°. 3.535.421, para Briner et al.; Patente US n°. 4.885.155, de Parran, Jr. et al. e Patente US n°. 3.678.154, de Widder et al.
[031] As fontes de íons de fluoreto representativas incluem, mas não estão limitadas a, fluoreto estanoso, fluoreto de sódio, fluoreto de potássio, monofluorofosfato de sódio, fluorossilicato de sódio, fluorossilicato de amônio, fluoreto de amina, fluoreto de amônio, e as combinações dos mesmos. Em certas modalidades a fonte de ion de fluoreto incli o fluoreto estanoso, fluoreto de sódio, monofluorofosfato de sódio, bem como misturas dos mesmos. Como foi observado, devido ao potencial para a reação com o estrôncio nas composições, no entanto, onde a fonte de ion de fluoreto é fornecida em solução, com as composições, elas são preferencialmente sais, em que o fluoreto é covalentemente ligado a um outro átomo, por exemplo, como no monof luorofosfato de sódio, em vez de meramente ionicamente ligada, por exemplo, como em fluoreto de sódio.
[032] Em certas modalidades, a composição para cuidado oral compreende uma fonte de ions de fluoreto em uma quantidade suficiente para fornecer 25 ppm a 25.000 ppm de ions de fluoreto, geralmente pelo menos 500 ppm, por exemplo, 500 a 2.000 ppm, por exemplo, 1.000 a 1.600 ppm, por exemplo, 1.450 ppm. O nivel apropriado de fluoreto depende da aplicação particular. Um enxaguante bucal, por exemplo, teria tipicamente 100 a 250 ppm de fluoreto. A pasta de dente para uso dos consumidores em geral tem normalmente 1.000 ppm a 1.500 ppm, com pasta de dente pediátrica tendo um pouco menos. Um creme dental ou revestimento para aplicação profissional pode ter, tanto quanto 5.000 ou mesmo 25.000 ppm de fluoreto.
[033] As fontes de íons de fluoreto podem ser adicionadas às composições em uma quantidade de cerca de 0,01 a cerca de 10% em peso, de cerca de 0,03 a 5% em peso ou de cerca de 0,1% a cerca de 1% em peso da composição. O peso da fonte de ions de fluoreto, que fornece o nivel apropriado de ions de fluoreto, obviamente, irá variar com base no peso do contraion do sal.
Abrasivos [034] As composições podem compreender um abrasivo de fosfato de cálcio, por exemplo, fosfato tricálcico (Ca3 (PO4)2), hidroxilapatita (Caio (PO4) 6 (OH) 2) , ou fosfato dicálcico dihidratado (CaHP04. 2H2O, também por vezes referido aqui como DiCal) ; ou outro sal de cálcio fracamente solúvel em água, por exemplo, carbonato de cálcio.
[035] As composições podem incluir um ou mais abrasivos adicionais, por exemplo, abrasivos de silica, tais como silicas precipitadas tendo um tamanho médio de partícula até 20 mícrons, tais como Zeodent 115®, comercializados pela J.M. Huber. Outros abrasivos úteis também incluem metafosfato de sódio, metafosfato de potássio, silicato de alumínio, alumina calcinada, bentonita ou outros materiais siliciosos ou combinações dos mesmos.
[036] Os materiais de polimento abrasivos de silica úteis aqui, bem como os outros abrasivos têm, geralmente, um tamanho médio de partícula de 0,1 mícrons e 30 mícrons, de 5 a 15 mícrons. Os abrasivos de silica podem ser de silica precipitada ou gels de silica, tais como os xerogéis de silica descritos na Patente US n°. 3.538.230, de Pader et al. e Patente US n°. 3.862.307, para Digiulio. Os xerogéis de sílica particulares são comercializados sob o nome comercial Syloid® por W.R. Grace & Co., Davison Chemical Division. Os materiais de silica precipitada incluem os comercializados por J.M. Huber Corp sob o nome comercial Zeodent®, incluindo o de silica carregando a designação Zeodent 115 e 119. Estes abrasivos de silica são descritos na Patente US n°. 4.340.583, de Wason.
[037] Em certas modalidades, os materiais abrasivos úteis para a prática das composições para cuidados orais incluem géis de silica precipitada e silica amorfa tendo um valor de absorção de óleo de menos do que 100 cm3/100 g de silica e na faixa de 45 cm3/100 g a 70 cm3/100 g de silica. Os valores de absorção de óleo são mensurados usando a ASTA Rub-Out Method D281. Em certas modalidades, as silicas são partículas coloidais com um tamanho médio de partícula de 3 mícrons a 12 mícrons, e de 5 a 10 mícrons.
[038] Em modalidades particulares, os materiais abrasivos compreendem partículas muito pequenas, por exemplo, tendo um d50 < 5 mícrons, por exemplo, partículas de sílica pequenas (SPS) tendo um d50 de 3 a 4 mícrons, por exemplo, Sorbosil AC43® (PQ Corporation). Tais partículas pequenas são particularmente úteis em formulações destinadas a reduzir a hipersensibilidade. O componente de partículas pequenas pode estar presente em combinação com um segundo abrasivo de partícula maior. Em certas modalidades, por exemplo, a formulação compreende 3 a 8% de partículas pequenas, por exemplo, SPS e 25 a 45% de um abrasivo convencional.
[039] Os abrasivos de sílica de absorção que são particularmente úteis em certas modalidades são comercializados sob a designação comercial Sylodent XWA® por Davison Chemical Division de W.R. Grace & Co., Baltimore, Md. 21203. Sylodent 650 XWA®, um hidrogel de silica composto de partículas de silica coloidal tendo um teor em água de cerca de 2 9% em peso variando de 7 a 10 microns em diâmetro, e uma absorção de óleo de menos do que 70 cm3/100 g de silica é um exemplo de um abrasivo de silica de baixa absorção de óleo úteis na composição. O abrasivo está presente na composição de cuidado oral em uma concentração de 10 a 60% em peso, em outra modalidade 20 a 45% em peso, e em outra modalidade 30 a 50% em peso.
Agentes Espumantes [040] As composições para cuidados orais também podem incluir um agente para aumentar a quantidade de espuma que é produzida quando a cavidade oral é escovada.
[041] Como exemplos ilustrativos de agentes que aumentam a quantidade de espuma incluem, mas não estão limitados a, polioxietileno e determinados polímeros incluindo, mas não limitados a, polímeros de alginato.
[042] O polioxietileno pode aumentar a quantidade de espuma e a espessura da espuma gerada pelo componente portador de cuidados orais. Polioxietileno é também vulgarmente conhecido como o polietileno glicol ("PEG"), ou óxido de polietileno. Os polioxietilenos apropriados em certas modalidades possui um peso molecular de 200.000 a 7.000. 000. Em uma modalidade, o peso molecular será de 600.000 a 2.000.000 e, em outra modalidade, 800.000 a 1.000. 000. Polyox® é o nome comercial para o polioxietileno de elevado peso molecular produzido por Union Carbide.
[043] O polioxietileno pode estar presente em uma quantidade de 1% a 90%, em uma modalidade 5% a 50% e em uma outra modalidade 10 a 20% em peso do componente portador de cuidados orais da composição de cuidado oral. A dosagem do agente de formação de espuma na composição de cuidado oral (por exemplo, uma dose única) é de 0,01 a 0,9% em peso, 0,05 a 0,5% em peso, e em outra modalidade 0,1 a 0,2% em peso.
Surfactantes [044] Em certas modalidades, a composição compreende um surfactante aniônico, por exemplo, i. sais solúveis em água de monosulfatos de monoglicerideos de ácidos graxos superiores, tais como o sal de sódio do monoglicerideo de ácidos graxos de óleo de coco hidrogenado monosulfatado, tais como N-metil-N-cocoil taurato de sódio, cocomo-glicerideos sulfato de sódio, ii. sulfatos de alquila superiores, tais como lauril sulfato de sódio, iii. sulfatos de éter de alquila superior, por exemplo, de fórmula CH3 (CH2)mCH2 (OCH2CH2) 11OSO3X, em que m é 6-16, por exemplo, 10, n é 1-6, por exemplo, 2, 3 ou 4, e X é Na ou K, por exemplo, laureth-2 sulfato de sódio (CH3 (CH2) 10CH2 (OCH2CH2) 20S03Na) . iv. sulfonatos de aril alquila superiores tais como o dodecil-benzeno-sulfonato de sódio (lauril benzeno sulfonato de sódio) v. sulfoacetatos de alquila superiores, tais como lauril sulfoacetato de sódio (dodecil sulfoacetato de sódio), ésteres de ácidos graxos superiores de sulfonato de 1,2 di-hidróxi propano, sulfocolaurato (sulfoacetamida de Ν-2-etil laurato de potássio) e lauril sarcosinato de sódio.
[045] Por "alquila superior" entende-se, por exemplo, alquila C6-30. Em modalidades particulares, o surfactante aniônico é selecionado a partir de lauril sulfato de sódio e lauril éter sulfato de sódio.
[046] Em algumas modalidades, o surfactante aniônico está presente em uma quantidade que é eficaz, por exemplo, > 0,01% em peso da formulação, mas não a uma concentração que seria irritante para o tecido oral, por exemplo, < 10%, e concentrações ideais dependem da formulação particular e do surfactante particular. Por exemplo, as concentrações usadas ou um enxaguante bucal são tipicamente da ordem de um décimo da usada para uma pasta de dentes. Em algumas modalidades, o surfactante aniônico está presente em uma pasta de dentes de cerca de 0,3 a cerca de 4,5% em peso por exemplo, 1,5%.
[047] A composição pode conter, opcionalmente, misturas de surfactantes, compreendendo surfactantes aniônicos e outros surfactantes que podem ser aniônicos, catiônicos, zwiteriônicos ou não iônicos. Geralmente, os surfactantes são aqueles que são razoavelmente estáveis ao longo de uma ampla faixa de pH. Os surfactantes são descritos mais completamente, por exemplo, na Patente US n°. 3.959.458, de Agrícola et al,. Patente US n°. 3.937.807, de Haefele; e na Patente US n°. 4.051.234, de Gieske et al.
[048] Em certas modalidades, os surfactantes aniônicos úteis neste caso incluem os sais solúveis em água de sulfatos de alquila tendo de 10 a 18 átomos de carbono no radical alquila e os sais solúveis em água de monoglicerídeos sulfonados de ácidos graxos tendo 10 a 18 átomos de carbono. Lauril sulfato de sódio, lauril sarcossinato de sódio, e sulfonatos de monoglicerídeos de coco são exemplos de surfactantes aniônicos deste tipo. Misturas de surfactantes aniônicos podem também ser usadas.
[049] Em outras modalidades, os surfactantes catiônicos podem ser amplamente definidos como derivados de compostos de amônio quaternário alifáticos tendo uma cadeia longa de alquila contendo 8 a 18 átomos de carbono, tais como cloreto de lauril trimetilamônio, cloreto de cetil piridínio, brometo de cetil trimetilamônio, cloreto de di-isobutilfenoxietildimetilbenzilamônio, nitrito de coco alquiltrimetilamônio, fluoreto de cetil piridínio, e misturas dos mesmos.
[050] Os surfactantes catiônicos ilustrativos são os fluoretos de amônio quaternário descritos na Patente US n°. 3.535.421 de Briner et al. Determinados surfactantes catiônicos podem também atuar como germicidas nas composições.
[051] Em certas modalidades, os surfactantes não iônicos que podem ser usados nas composições podem ser amplamente definidos como compostos produzidos pela condensação de grupos de óxido de alquileno (hidrofílicos por natureza) com um composto orgânico hidrofóbico, que pode ser alifático ou alquilaromático pora natureza. Exemplos de surfactantes não iônicos adequados incluem, mas não estão limitados a, Plurônicos, condensados de óxido de polietileno de alquil fenóis, os produtos derivados da condensação de óxido de etileno com o produto da reação de óxido de propileno e etileno diamina, condensados de óxido de etileno de álcoois alifáticos, óxidos de aminas terciárias de cadeia longa, óxidos de fosfina terciários de cadeia longa, sulfóxidos de dialquila de cadeia longa e as misturas de tais materiais.
[052] Em certas modalidades, os surfactantes sintéticos zwiteriônicos podem ser amplamente descritos como derivados de amônio quaternário alifático, fosfônio, e compostos de sulfônio, em que os radicais alifáticos podem ser de cadeia linear ou ramificada e em que um dos substituintes alifáticos contém 8 a 18 átomos de carbono e um contém um grupo aniônico solubilizante em água, por exemplo, carbóxi, sulfonato, sulfato, fosfato ou fosfonato. Exemplos ilustrativos de surfactantes adequados para inclusão na composição incluem, mas não estão limitados a, alquil sulfato de sódio, lauril sarcossinato de sódio, cocoamidopropil betaina, e polissorbato 20, e as combinações dos mesmos.
[053] Em uma modalidade particular, a composição compreende lauril sulfato de sódio.
[054] O surfactante ou misturas de surfactantes compatíveis podem estar presentes na composição em cerca de 0,1 a cerca de 5% em peso, em uma outra modalidade de cerca de 0,3 a cerca de 3% em peso e, em outra modalidade, de cerca de 0,5 a cerca de 2% em peso da composição.
Agentes aromatizantes [055] A composição para cuidado oral também pode incluir um agente aromatizante. Exemplos de agentes aromatizantes incluem, mas não estão limitados a, óleos essenciais, bem como vários aldeidos aromatizantes, ésteres, álcoois, e outros materiais semelhantes. Exemplos de óleos essenciais incluem óleos de hortelã, hortelã-pimenta, de wintergreen, sassafrás, cravo, sálvia, eucalipto, manjerona, canela, limão, lima, toranja e laranja. Também úteis são os produtos químicos, tais como o mentol, carvona e anetol. Certas modalidades empregam os óleos de hortelã-pimenta e hortelã.
[056] Em algumas modalidades, o agente aromatizante compreende cerca de 0,1 até cerca de 5% em peso da composição. Em outras modalidades, o agente aromatizante compreende cerca de 0,5 a cerca de 1,5% em peso da composição. Em algumas modalidades, a dosagem do agente aromatizante na dosagem da composição para cuidados orais individual (isto é, uma dose única) é de 0,001 a 0,05% em peso, enquanto que em outras modalidades a dosagem de agente aromatizante é de 0,005 a 0,015% em peso.
Agentes quelantes [057] A composição para cuidado oral também pode incluir, opcionalmente, um ou mais agentes quelantes capazes de complexar o cálcio encontrado nas paredes celulares das bactérias. A ligação deste cálcio enfraquece a parede celular bacteriana e aumenta a lise bacteriana.
[058] Um outro grupo de agentes adequados para uso como agentes quelantes são os pirofosfatos solúveis. Os sais de pirofosfatos usados nas presentes composições podem ser qualquer um dos sais de pirofosfato de metais alcalinos. Em certas modalidades, os sais incluem pirofosfato de tetra metal alcalino, pirofosfato de diácido de metal di-álcali, pirofosfato de monoácido de metal tri-álcali e misturas dos mesmos, em que os metais alcalinos são o sódio ou o potássio. Os sais são úteis em ambas as suas formas hidratada e não hidratada. Uma quantidade eficaz de sal de pirofosfato útil na presente composição é geralmente suficiente para fornecer pelo menos 1% em peso de ions de pirofosfato. Em algumas modalidades, o sal de pirofosfato fornece 1,5% em peso de ions de pirofosfato. Em algumas modalidades, o sal de pirofosfato fornece 6% em peso de ions de pirofosfato. Em algumas modalidades, o sal de pirofosfato fornece de cerca de 3,5 a cerca de 6% em peso de ions de pirofosfato.
Polímeros [059] As composições para cuidado oral, também, opcionalmente, incluem um ou mais polímeros, tais como polietileno glicóis, copolímeros de ácido maleico e polivinilmetil éter, polissacarídeos (por exemplo, derivados de celulose, por exemplo, carboximetil celulose de, ou gomas de polissacarídeo, por exemplo, goma de xantana ou goma de carragenana) . Os polímeros de ácidos, por exemplo, os géis de poliacrilato, podem ser fornecidos sob a forma dos seus ácidos livres ou metal alcalino solúvel em água parcialmente ou totalmente neutralizado de (por exemplo, potássio e sódio) ou sais de amônio.
[060] Em particular, quando os agentes antibacterianos ou agentes antibacterianos não catiônicos, por exemplo, o triclosan, são incluídos em qualquer um dos componentes do creme dental, é também preferencialmente incluído de 0,05 a 5% de um agente que intensifica a distribuição e retenção dos agentes para, e retenção dos mesmos sobre as superfícies orais. Exemplos não limitativos de tais agentes são descritos nas Patentes US n°s. 5.188.821 e 5.192.531; e incluem policarboxilatos poliméricos aniônicos sintéticos, tais como 1:4 a 4:1 de copolimeros de anidrido ou ácido maleico com um outro monômero polimerizável etilenicamente insaturado, preferencialmente, metil vinil éter/anidrido maleico com um peso molecular (PM) de 30.000 a 1.000.000, mais preferencialmente, de 30.000 a 800.000. Estes copolimeros estão disponíveis, por exemplo, como Gantrez., por exemplo, AN 139 (PM 500.000), AN 119 (PM 250.000) e preferencialmente, Grau Farmacêutico S-97 (PM 700.000) disponível a partir de ISP Technologies, Inc., Bound Brook, N.J. 08805. Os agentes melhoradores quando presentes estão presentes em quantidades de 0,05 a 3% em peso.
[061] Outros polímeros operatórios incluem aqueles tais como os copolimeros de anidrido maleico 1:1 com acrilato de etila, metacrilato de hidroxietila, N-vinil-2-pirrolidona, ou etileno, sendo o último disponível, por exemplo, como Monsanto EMA No. 1103, PM 10.000 e EMA Grau 61, e copolimeros 1:1 de ácido acrílico com metacrilato de metila ou hidroxietila, acrilato de metila ou etila, éter isobutil vinilico ou N-vinil-2-pirrolidona.
[062] Geralmente adequado, são os ácidos carboxílicos etilenicamente ou olefinicamente insaturados polimerizados, contendo uma ligação dupla olefínica ativada carbono-carbono, e pelo menos um grupo carboxila, isto é, um ácido contendo uma ligação dupla olefínica que funciona prontamente na polimerização devido à sua presença na molécula do monômero, quer na posição alfa-beta em relação a um grupo carboxila ou como parte de um agrupamento metileno terminal. Exemplos ilustrativos de tais ácidos são anidridos e ácidos acrílicos, metacrílicos, etacrílicos, alfa-cloroacrílicos, crotônicos, beta-acrilóxi propiônicos, sórbicos, alfa-clorsórbicos, cinâmicos, beta-estirilacrílicos, mucônicos, itacônicos, citracônicos, mesacônicos, glutacônicos, aconiticos, alfa-fenilacrilicos, 2-benzil acrílicos, 2-ciclo-hexilacrílicos, angélicos, umbélicos, fumáricos, e maleicos. Outros monômeros olefínicos copolimerizáveis diferentes com tais monômeros carboxílicos incluem acetato de vinila, cloreto de vinila, maleato de dimetila e semelhantes. Os copolímeros contêm grupos de sais carboxílicos suficientes para solubilidade em água.
[063] Uma outra classe de agentes poliméricos inclui uma composição contendo homopolimeros de acrilamidas substituídas e/ou homopolimeros de ácidos sulfônicos insaturados e os sais dos mesmos, em particular, onde os polímeros são baseados em ácidos sulfônicos insaturados selecionados de ácidos sulfônicos de acrilamidoalcano tais como ácido 2-acrilamida 2 metilpropano sulfônico tendo um peso molecular de 1.000 a 2.000.000, descrito na Patente US n°. 4.842.847, 27 de junho de 1989 de Zahid.
[064] Uma outra classe útil de agentes poliméricos inclui poliaminoácidos, particularmente, os que contêm proporções de aminoácidos ativos em surpefície aniônica, tais como ácido aspártico, ácido glutâmico e fosfoserina, tal como divulgado na Patente US n°. 4.866.161, de Sikes et al.
Agentes espessantes [065] Na preparação de composições para cuidado oral, é por vezes necessário adicionar algum material espessante para fornecer uma consistência desejável ou estabilizar ou intensificar o desempenho da formulação. Em certas modalidades, os agentes espessantes são polímeros de carboxivinila, carragenina, hidroxietil celulose e os sais solúveis em água de éteres de celulose tais como carboximetil celulose de sódio e carboximetil hidroxietil celulose de sódio. Gomas naturais tais como a goma karaya, goma arábica, e goma de tragacanto podem também ser incorporadas. 0 silicato coloidal de aluminio e de magnésio ou silica finamente dividida pode ser usado como componente da composição de espessamento para melhorar ainda mais a textura da composição. Em certas modalidades, os agentes espessantes em uma quantidade de 0,5% a 5% em peso da composição total são usados.
Enzimas [066] A composição para cuidado oral pode também incluir, opcionalmente, uma ou mais enzimas. As enzimas úteis incluem qualquer uma das proteases disponíveis, glucanohidrolases, endoglicosidases, amilases, mutanases, lipases, e mucinases ou misturas compatíveis dos mesmos. Em certas modalidades, a enzima é uma protease, dextranase endoglicosidase, e mutanase. Em outra modalidade, a enzima é endoglicosidase, papaína ou uma mistura de dextranase e mutanase. Enzimas adicionais que podem ser usadas são divulgadas na Patente US n°. 5.000.939, de Dring et al., Patente US n°. 4.992.420; Patente US n°. 4.355.022; Patente US n°. 4.154.815; Patente US n°. 4.058.595; Patente US n°. 3.991.177, e Patente US n°. 3.696.191. Em algumas modalidades, a composição compreende de cerca de 0,002 a cerca de 2% em peso de uma enzima. Em algumas modalidades, a composição compreende de cerca de 0,05 a cerca de 1,5% em peso de uma enzima. Em outras modalidades, a composição compreende de cerca de 0,1 a cerca de 0,5% em peso de uma enzima. Água [067] A água pode também estar presente na composição oral. Água, empregada na preparação de composições orais comerciais deve ser desionizada e livre de impurezas orgânicas. A água geralmente constitui o equilíbrio das composições e inclui 10% a 90%, 20% a 60% ou 10% a 30% em peso das composições orais. Esta quantidade de água inclui a água livre que é adicionada mais a quantidade que é introduzida com outros materiais, como com o sorbitol ou qualquer outro componente.
Umectantes [068] Em determinadas modalidades da invenção, também é desejável incorporar um umectante para evitar que a composição endureça mediante exposição ao ar. Certos umectantes também podem transmitir doçura desejável ou sabor às composições de creme dental. O umectante, em uma base de umectante pura, pode ser incluído em uma quantidade compreendida entre cerca de 15 e cerca de 70% em peso em algumas modalidades; e de cerca de 30 a cerca de 65% em peso em outras modalidades.
[069] Os umectantes adequados incluem álcoois poli- hídricos comestíveis tais como glicerina, sorbitol, xilitol, propileno glicol bem como outros polióis e misturas destes umectantes. As misturas de glicerina e sorbitol podem ser usadas em certas modalidades, como o componente umectante das composições de pasta de dente da presente invenção.
[070] Além dos componentes acima descritos, outras modalidades podem conter uma variedade de ingredientes de cremes dentais opcionais, alguns dos quais sendo aqui descritos. Ingredientes opcionais incluem, por exemplo, mas não estão limitados a, adesivos, agentes de formação de espuma, agentes aromatizantes, agentes adoçantes, agentes antiplacas adicionais, abrasivos, e corantes. Estes e outros componentes opcionais são descritos adicionalmente na Patente US n°. 5.004.597, de Majeti; Patente US n°. 3.959.458 de Agrícola et al. e Patente US n°. 3.937.807, de Haefele. Métodos de Fabricação [071] As composições podem ser feitas usando métodos que são comuns na área de produtos para uso oral.
[072] Em uma modalidade ilustrativa, a composição para cuidado oral é feita por neutralização de arginina em uma fase de gel com ácido fosfórico e a mistura para formar a pré-mistura 1.
[073] Ativos tais como, por exemplo, um sal de estrôncio, vitaminas, cloreto de cetil piridínio, uma fonte de íons de fluoreto, um abrasivo, e quaisquer outros ingredientes ativos desejados são adicionados à pré-mistura 1 e misturados para formar a pré-mistura 2.
[074] A base de pasta de dente, por exemplo, fosfato dicálcico, é adicionada à pré-mistura 2 e misturada. A suspensão final é formada em um produto para cuidado oral. Métodos [075] Algumas modalidades da presente invenção fornecem métodos para proteger os dentes, facilitando a reparação e a remineralização, em particular, para reduzir ou inibir a formação de cáries dentárias, reduzir ou inibir a desmineralização e promover a remineralização dos dentes, reduzir a hipersensibilidade dos dentes, e reduzir, inibir ou reparar as lesões iniciais de esmalte, por exemplo, como detectado por fluorescência induzida por luz quantitativa (QLF) ou monitoramento eletrônico de cárie (ECM); que compreende a aplicação à cavidade oral de uma quantidade segura e eficaz de qualquer uma das composições descritas aqui.
[076] A fluorescência induzida por luz quantitativa é uma fluorescência de luz visível que pode detectar lesões iniciais e monitorar longitudinalmente a progressão ou regressão. Os dentes normais apresentam fluorescência em luz visível; os dentes desmineralizados não apresentam fluorescência ou apenas apresentam fluorescência em um grau menor. A área de desmineralização pode ser quantificada e o seu progresso monitorado. A Luz laser azul é usada para fazer com que os dentes apresentem autofluorescência. Áreas que tenham perdido mineral têm menor fluorescência e aparecem mais escuras em comparação com uma superfície de dente de origem. O software é usado para quantificar a fluorescência a partir de um ponto branco ou a área/volume associado com a lesão. Geralmente, os sujeitos com lesões de manchas brancas existentes são recrutados como painelistas. As medições são realizadas in vivo com dentes reais. O volume/área de lesão é medido no início do quadro clínico. A redução (melhoramento) de área/volume de lesão é medida no final de 6 meses de uso do produto. Os dados são, muitas vezes, referidos como uma melhoria percentual versus linha de base.
[077] O Monitoramento Elétrico de Cárie é uma técnica usada para medir o teor de minerais do dente com base na resistência elétrica. A medição da condutância elétrica explora o fato de os túbulos cheias de liquido expostos mediante a desmineralização e erosão do esmalte conduzem eletricidade. Na medida em que um dente perde mineral, torna-se menos resistivo à corrente elétrica devido ao aumento da porosidade. Um aumento na condutância de dentes do paciente, portanto, pode indicar a desmineralização. Geralmente, os estudos são conduzidos de superfícies radiculares com uma lesão existente. As medições são realizadas in vivo com dentes reais. As alterações na resistência elétrica, antes e após 6 meses de tratamentos são feitas. Além disso, uma pontuação de cárie clássica para as superfícies da raiz é feita através de uma sonda táctil. A dureza é classificada em uma escala de três pontos: duro, coriáceo, ou macia. Neste tipo de estudo, tipicamente os resultados são apresentados como a resistência elétrica (número maior é melhor) para as medições de ECM e uma melhoria no grau de dureza da lesão com base na pontuação da sonda táctil.
[078] As composições para cuidado oral são, portanto, úteis em um método para reduzir as lesões iniciais do esmalte (conforme medido por QLF ou ECM) em relação a uma composição sem quantidades eficazes de flúor e/ou arginina.
[079] Em algumas modalidades, as composições para cuidado oral podem ser usadas para reduzir as bactérias prejudiciais na cavidade oral. Em algumas modalidades, as composições para cuidado oral podem ser usadas para reduzir ou inibir a gengivite. Em algumas modalidades, as composições para cuidado oral podem ser usadas para reduzir os níveis de bactérias produtoras de ácido. Em algumas modalidades, as composições para cuidado oral podem ser usadas para aumentar os níveis relativos de bactérias arginolíticas. Em algumas modalidades, as composições para cuidado oral podem ser usadas para inibir a formação de biofilmes microbianos na cavidade oral. Em algumas modalidades, as composições para cuidado oral podem ser usadas para aumentar e/ou manter o pH da placa em níveis de pH de pelo menos cerca de 5,5 após o desafio com açúcar. Em algumas modalidades, as composições para cuidado oral podem ser usadas para reduzir o acúmulo de placas. Em algumas modalidades, as composições para cuidado oral podem ser usadas para limpar os dentes e a cavidade oral.
[080] Por fim, através do aumento do pH na boca e impedimento das bactérias patogênicas, as composições para cuidados orais são úteis para promover a cicatrização de feridas ou cortes na boca.
[081] As composições e métodos podem ser incorporados em composições orais para os cuidados da boca e dos dentes, tais como pastas de dentes, pastas transparentes, géis, enxagues bucais, sprays e gomas de mascar.
[082] A intensificação de saúde oral também fornece benefícios na promoção da saúde sistêmica, já que os tecidos orais podem ser portas de entrada para as infecções sistêmicas. Uma boa saúde oral está associada à saúde sistêmica, incluindo a saúde cardiovascular. As composições e métodos fornecem benefícios particulares devido aos aminoácidos básicos, especialmente arginina, serem fontes de nitrogênio que fornecem vias de síntese de NO e, assim, intensificam a microcirculação nos tecidos orais. O fornecimento de um ambiente oral menos ácido é também útil na redução do desconforto gástrico e cria um ambiente menos favorável para o Heliüjbaeter, o qual está associado com úlcera gástrica. Em particular, a arginina é necessária para a expressão elevada de receptores específicos de células imunes, por exemplo, receptores de células T, de modo que a arginina pode aumentar uma resposta imune eficaz. As composições e métodos são úteis para promover a saúde sistêmica, incluindo a saúde cardiovascular.
[083] Os exemplos seguintes descrevem e demonstram modalidades ilustrativas, dentro do escopo da presente invenção. Os exemplos sào dados apenas para ilustração e nào devem ser interpretados como limitações da presente invenção tal como muitas variações são possíveis sem se afastarem do espirito e escopo da mesma. Várias modificações da invenção, além das aqui mostradas e descritas devem ser evidentes para os versados na técnica e destinam-se a cair dentro das reivindicações anexas.
EXEMPLOS
Exemplo 1 [084] Uma composição compreendendo os ingredientes descritos na Tabela 1 {abaixo) podem ser preparados por qualquer um dos métodos descritos acima.
Tabela 1 Exenplo 2 [085] Uma composição compreendendo os ingredientes descritos na Tabela 2 {abaixo) pode ser preparada por qualquer uma dos métodos descritos acima.
Tabela 2.
REIVINDICAÇÕES

Claims (11)

1. Composição para cuidado oral, caracterizada pelo fato de que compreende: a. aminoácido básico, em forma livre ou de sal, em que o aminoácido básico é arginina, e está presente em uma quantidade de 0,1 a 20% em peso da composição, e b. sal de estrôncio solúvel em água, em que o sal de estrôncio solúvel em água é selecionado a partir de acetato de estrôncio, cloreto de estrôncio, nitrato de estrôncio, lactato de estrôncio, brometo de estrôncio, e uma combinação de dois ou mais dos mesmos, e o sal de estrôncio solúvel está presente em uma quantidade entre 0,1 a 15% em peso da composição.
2. Composição para cuidado oral, de acordo com a reivindicação 1, caracterizada pelo fato de que compreende ainda uma fonte de ion de fluoreto.
3. Composição para cuidado oral, de acordo com a reivindicação 2, caracterizada pelo fato de que a fonte de ion de fluoreto é selecionada a partir de monofluorofosfato de sódio; fluoreto estanoso; fluoreto de sódio; fluoreto de potássio, fluorosilicato de sódio; fluorossilicato de amônio; fluoreto de amina; fluoreto de amônio, e uma combinação de dois ou mais dos mesmos.
4. Composição para cuidado oral, de acordo com qualquer uma das reivindicações 1 a 3, caracterizada pelo fato de que é na forma de um creme dental.
5. Composição para cuidado oral, de acordo com qualquer uma das reivindicações 1 a 5, caracterizada pelo fato de que é na forma de uma solução para bochecho.
6. Composição para cuidado oral, de acordo com qualquer uma das reivindicações 1 a 5, caracterizada pelo fato de que compreende ainda uma fonte de ions de potássio.
7. Composição para cuidado oral, de acordo com a reivindicação 6, caracterizada pelo fato de que a referida fonte de íons de potássio é selecionada a partir de nitrato de potássio e cloreto de potássio.
8. Composição para cuidado oral, de acordo com qualquer uma das reivindicações 1 a 7, caracterizada pelo fato de que compreende ainda um complexo de estrôncio-vidro.
9. Composição para cuidado oral, de acordo com a reivindicação 8, caracterizada pelo fato de que o complexo de estrôncio-vidro compreende fosfosilicato de sódio e estrôncio.
10. Método cosmético para: a. reduzir ou inibir a formação de cáries dentárias, b. reduzir, reparar ou inibir lesões iniciais do esmalte, c. reduzir ou inibir a desmineralização e promover a remineralização dos dentes, d. reduzir a hipersensibilidade dos dentes, e. reduzir os níveis de bactérias produtoras de ácido, f. aumentar os níveis relativos de bactérias arginolíticas, g. inibir a formação de biofilmes microbianos na cavidade oral, h. aumentar e/ou manter o pH da placa em níveis de pelo menos pH 5,5 após desafio com açúcar, i. reduzir o acúmulo de placa bacteriana, j. tratar a boca seca, k. branquear os dentes, l. reduzir a erosão dos dentes, m. imunizar os dentes contra bactérias cariogênicas e os seus efeitos, e/ou n. limpar os dentes e a cavidade oral; caracterizado pelo fato de que compreende a aplicação da composição oral, definida em qualquer uma das reivindicações 1 a 9, a uma superfície da cavidade oral de um sujeito com necessidade do mesmo.
11. Método cosmético para a promoção da saúde sistêmica, caracterizado pelo fato de que compreende a aplicação da composição oral, definida em qualquer uma das reivindicações 1 a 9, a uma superfície da cavidade oral de um sujeito com necessidade do mesmo.

Family

ID=

Similar Documents

Publication Publication Date Title
AU2018229469B2 (en) Oral care compositions and methods of use
RU2469701C2 (ru) Продукт для ухода за полостью рта и способы его применения
CA2707085C (en) Oral care product and methods of use and manufacture thereof
CA2806652C (en) Oral care product and methods of use and manufacture thereof
EP2249785B2 (en) Arginine salts and their uses for the treatment of illnesses in the oral cavity
BRPI0821860B1 (pt) composição para cuidado oral, e, usos de uma composição e de um aminoácido básico, em forma livre ou de sal
BR112018005747B1 (pt) Composição para higiene bucal compreendendo um aminoácido básico em forma livre ou de sal
CA2816241A1 (en) Oral care composition comprising arginine and calcium carbonate
JP2011510982A (ja) 口腔ケア製品ならびにその使用方法および製造方法
JP2015221814A (ja) オーラルケア製品およびその使用法および製造法
RU2482835C2 (ru) Продукт для ухода за ротовой полостью и способы его применения и изготовления
BR112013003722B1 (pt) Oral care composition comprising basic amino acid and water soluble strontium salt and cosmetic method
AU2012204031A1 (en) Oral care product and methods of use and manufacture thereof
BRPI0907107B1 (pt) Composição, e, uso de uma composição para cuidado oral