BR112012033025B1 - método de desemulsificação de uma emulsão - Google Patents

método de desemulsificação de uma emulsão Download PDF

Info

Publication number
BR112012033025B1
BR112012033025B1 BR112012033025-0A BR112012033025A BR112012033025B1 BR 112012033025 B1 BR112012033025 B1 BR 112012033025B1 BR 112012033025 A BR112012033025 A BR 112012033025A BR 112012033025 B1 BR112012033025 B1 BR 112012033025B1
Authority
BR
Brazil
Prior art keywords
emulsion
composition
deemulsification
oil
approximately
Prior art date
Application number
BR112012033025-0A
Other languages
English (en)
Other versions
BR112012033025A2 (pt
Inventor
Duy T. Nguyen
Original Assignee
Nalco Company
Priority date (The priority date is an assumption and is not a legal conclusion. Google has not performed a legal analysis and makes no representation as to the accuracy of the date listed.)
Filing date
Publication date
Application filed by Nalco Company filed Critical Nalco Company
Publication of BR112012033025A2 publication Critical patent/BR112012033025A2/pt
Publication of BR112012033025B1 publication Critical patent/BR112012033025B1/pt

Links

Classifications

    • CCHEMISTRY; METALLURGY
    • C09DYES; PAINTS; POLISHES; NATURAL RESINS; ADHESIVES; COMPOSITIONS NOT OTHERWISE PROVIDED FOR; APPLICATIONS OF MATERIALS NOT OTHERWISE PROVIDED FOR
    • C09KMATERIALS FOR MISCELLANEOUS APPLICATIONS, NOT PROVIDED FOR ELSEWHERE
    • C09K8/00Compositions for drilling of boreholes or wells; Compositions for treating boreholes or wells, e.g. for completion or for remedial operations
    • C09K8/58Compositions for enhanced recovery methods for obtaining hydrocarbons, i.e. for improving the mobility of the oil, e.g. displacing fluids
    • C09K8/588Compositions for enhanced recovery methods for obtaining hydrocarbons, i.e. for improving the mobility of the oil, e.g. displacing fluids characterised by the use of specific polymers
    • BPERFORMING OPERATIONS; TRANSPORTING
    • B01PHYSICAL OR CHEMICAL PROCESSES OR APPARATUS IN GENERAL
    • B01DSEPARATION
    • B01D17/00Separation of liquids, not provided for elsewhere, e.g. by thermal diffusion
    • B01D17/02Separation of non-miscible liquids
    • B01D17/04Breaking emulsions
    • B01D17/047Breaking emulsions with separation aids
    • CCHEMISTRY; METALLURGY
    • C10PETROLEUM, GAS OR COKE INDUSTRIES; TECHNICAL GASES CONTAINING CARBON MONOXIDE; FUELS; LUBRICANTS; PEAT
    • C10GCRACKING HYDROCARBON OILS; PRODUCTION OF LIQUID HYDROCARBON MIXTURES, e.g. BY DESTRUCTIVE HYDROGENATION, OLIGOMERISATION, POLYMERISATION; RECOVERY OF HYDROCARBON OILS FROM OIL-SHALE, OIL-SAND, OR GASES; REFINING MIXTURES MAINLY CONSISTING OF HYDROCARBONS; REFORMING OF NAPHTHA; MINERAL WAXES
    • C10G33/00Dewatering or demulsification of hydrocarbon oils
    • C10G33/04Dewatering or demulsification of hydrocarbon oils with chemical means

Landscapes

  • Chemical & Material Sciences (AREA)
  • Oil, Petroleum & Natural Gas (AREA)
  • Chemical Kinetics & Catalysis (AREA)
  • Engineering & Computer Science (AREA)
  • Organic Chemistry (AREA)
  • Physics & Mathematics (AREA)
  • General Chemical & Material Sciences (AREA)
  • Thermal Sciences (AREA)
  • Life Sciences & Earth Sciences (AREA)
  • General Life Sciences & Earth Sciences (AREA)
  • Materials Engineering (AREA)
  • Colloid Chemistry (AREA)
  • Separation Of Suspended Particles By Flocculating Agents (AREA)
  • Production Of Liquid Hydrocarbon Mixture For Refining Petroleum (AREA)
  • Emulsifying, Dispersing, Foam-Producing Or Wetting Agents (AREA)

Abstract

MÉTODO PARA DISSOLVER EMULSÕES EM OPERAÇÕES DE RECUPERAÇÃO APRI-MORADA DE ÓLEO divulga e reivindica um rnétodo de desemulsificar uma emulsão com-preendendo água e óleo; o método compreende a adição de uma quantidade eficaz de uma composição compreendendo pelo menos um aduto de amônio substancialmente totalmente quaternizado de poliefalohidrina que tenha um peso molecular de aproximadamente 500 Da a aproximadamente 2.500 Da.

Description

Campo de aplicação
[001] Este pedido de patente de invenção está relacionado, de forma geral, ao campo de produção e recuperação aprimoradas de óleo. Mais especificamente, o presente pedido de patente de invenção está relacionado ao campo de recuperação de óleo bruto de emulsões produzidas de inundações de recuperação aprimorada de óleo por polímero-surfactante. O presente pedido de patente de invenção tem particular relevância na utilização de adutos de sal de amônio quaternário de polímeros de poliepihaloidrina para dissolver tais emulsões.
ANTECEDENTES DA INVENÇÃO
[002] A produção de óleo bruto de reservatórios normalmente resulta na permanência de quantidades significativas de óleo bruto não produzido no reservatório. Após a recuperação primária de óleo ter sido realizada, a recuperação secundária (normalmente envolvendo injeção de água) é habitualmente usada para produzir óleo aprisionado. Frequentemente, grandes quantidades de óleo permanecem no reservatório e operações de recuperação terciárias foram desenvolvidas para produzir o óleo remanescente. A maioria dos métodos de recuperação terciários para recuperar tal óleo bruto remanescente inclui inundações de recuperação aprimorada de óleo por polímero-surfactante, tais como injetar uma combinação de surfactantes e polímeros em soluções de salmoura no reservatório. Outros métodos para recuperação aprimorada de óleo podem incluir injeção de gás, injeção química, estímulo ultrassônico, injeção microbiana e recuperação térmica. Se o óleo recuperado pela utilização de inundações de recuperação aprimorada de óleo não puder ser tratado de forma eficiente (ex., a emulsão fragmentada em óleo seco e água limpa), a maioria dos produtores de óleo, senão todos, estará relutante em realizar inundações químicas a favor de outros processos de recuperação menores e menos agressivos.
[003] Resultados de tais métodos convencionais incluem uma emulsão produzida que normalmente contém óleo bruto, água, surfactante e polímero. Desvantagens incluem dificuldades em separar a emulsão em água limpa e óleo seco para uma recuperação eficiente do óleo bruto e o descarte apropriado da água de maneira ambientalmente segura. O calor foi usado para auxiliar na dissolução de tais emulsões, mas não é econômico devido às grandes quantidades de água envolvidas. A extração de solventes é divulgada na Patente dos Estados Unidos N° 4.559.148, "Method of Extracting and Reutilizing Surfactants from Emulsions", mas também não é praticável devido ao grande investimento de capital e por questões de manuseio de solvente inflamável.
[004] Consequentemente, há necessidade de métodos aprimorados de se dissolver emulsões de óleo bruto e água. Necessidades adicionais incluem métodos melhorados para desemulsificar a emulsão produzida para produzir uma separação limpa do óleo bruto e da água.
BREVE RESUMO DA INVENÇÃO
[005] Assim sendo, o presente pedido de patente de invenção provê um método para dissolver emulsões produzidas por meio de um processo de recuperação aprimorada de óleo. Em um aspecto, o método inclui adicionar uma composição compreendendo pelo menos um aduto de amônio quaternário de poliepihalohidrina.
[006] Em um aspecto, este pedido de patente de invenção atende a necessidade previamente não atendida de eficientemente desemulsificar uma emulsão compreendendo água e óleo. As emulsões aplicáveis no método do presente pedido de patente de invenção são preferivelmente derivadas de um processo de recuperação aprimorada de óleo, embora o método tenha aplicabilidade igual a quaisquer emulsões encontradas na técnica.
[007] É uma vantagem do presente pedido de patente de invenção prover um método original de se dissolver uma emulsão compreendendo óleo e água.
[008] É outra vantagem do presente pedido de patente de invenção prover um método original de eficientemente dissolver uma emulsão compreendendo óleo e água que seja derivado de um processo de recuperação aprimorada de óleo.
[009] É ainda outra vantagem do presente pedido de patente de invenção prover um método original de se dissolver uma emulsão resultante de uma inundação química de recuperação aprimorada de óleo compreendendo óleo e água para produzir óleo seco e água limpa.
[0010] O conteúdo acima delineou de maneira consideravelmente ampla as características e vantagens técnicas do presente pedido de patente de invenção para que a descrição detalhada do presente pedido de patente de invenção que segue possa ser melhor compreendida. Vantagens e recursos adicionais que compõem o tema das reivindicações do presente pedido de patente de invenção serão doravante descritos. Deve ser reconhecido por aqueles com experiência na técnica que a concepção e as configurações específicas divulgadas podem ser imediatamente utilizadas como base para modificar ou projetar outras configurações para realizar as mesmas finalidades do presente pedido de patente de invenção. Também deverá ser observado por aqueles com experiência na técnica que tais configurações equivalentes não se desviem da essência e do escopo do presente pedido de patente de invenção conforme estabelecido nas reivindicações em anexo.
DESCRIÇÃO DETALHADA DA INVENÇÃO
[0011] Este pedido de patente de invenção compreende um método de tratar uma emulsão compreendendo óleo e água derivada de um processo de recuperação de óleo. Uma área preferida do método do presente pedido de patente de invenção são emulsões derivadas de processos de recuperação aprimorada de óleo onde o óleo remanescente em um reservatório após métodos de recuperação convencionais terem se esgotado é produzido por meio de, por exemplo, uma inundação de polímero-surfactante. No entanto, deve ser reconhecido que o método do presente pedido de patente de invenção possui configuração igual à de emulsões derivadas de qualquer operação de recuperação de óleo aprimorada ou convencional. O objetivo do presente pedido de patente de invenção é prover um método de dissolver emulsões resultando em óleo seco e água limpa.
[0012] A emulsão produzida a partir de um processo de recuperação aprimorada de óleo é normalmente estabilizada com surfactantes e polímeros. O método do presente pedido de patente de invenção é aplicável a qualquer processo de recuperação de óleo aprimorado ou terciário. Métodos exemplares de se produzir óleo por meio de tais processos de recuperação aprimorada de óleo são divulgados nas Patentes dos Estados Unidos N° 4.293.428, "Propoxylated Ethoxylated Surfactants and Method of Recovering Oil Therewith" e 4.018.278, "Surfactant Oil Recovery Process Usable in High Temperature Formations". A Patente dos Estados Unidos N° 3.591.520 divulga o processo de quebrar uma emulsão óleo-em-água com uma mistura de adutos quaternários de alto peso molecular de poliepihalohidrina (MW > 3000) e 10% de cloreto de zinco em uma razão de pelo menos 2,5 para 1 de sal metálico para aduto. A Patente dos Estados Unidos N° 3.320.317 divulga a utilização de adutos de amônio quaternário parcial de epicloridrina contendo peso molecular de aproximadamente 600 a aproximadamente 100.000 como agentes floculantes para melhorar a sedimentação de sólidos de esgotos.
[0013] No método do presente pedido de patente de invenção, emulsões são tratadas por uma composição compreendendo adutos substancialmente totalmente quaternizados de baixo peso molecular (média de peso molecular de aproximadamente 500 Da a aproximadamente 2.500 Da) de aminas terciárias e poliepihalohidrina (>99% quaternizada) para desemulsificar emulsões produzidas, por exemplo, por inundações de recuperação aprimorada de óleo por polímero-surfactante e recuperar óleo seco e água limpa. Em uma configuração preferida, cloreto de zinco está substancialmente ausente da composição. A composição é mais preferivelmente isenta de cloreto de zinco. Em sistemas ácidos, o cloreto de zinco reage com a presença de sulfato de hidrogênio no óleo bruto para formar sulfato de zinco que pode causar uma emulsão estável (i.e., camada fragmentada entre a interface óleo e água) e obstruir os recipientes de separação. Foi constatado que adutos de amônio quaternário de alto peso molecular de epihalohidrina e adutos de amônio quaternário parcial de epihalohidrina (particularmente epicloridrina) são menos eficazes (ver exemplos abaixo) nas emulsões testadas causadas por inundações químicas de recuperação aprimorada de óleo. Em tais configurações, as emulsões produzidas normalmente contêm pelo menos água, óleo bruto, surfactantes e polímeros. A adição da composição à emulsão produzida separa as fases de óleo e água. Em algumas configurações, a separação é uma separação limpa de óleo e água. Uma separação limpa geralmente refere-se ao óleo seco com menos de aproximadamente 1% de sedimentos totais e água, uma boa interface com uma separação nítida entre óleo e água e água limpa com menos de aproximadamente 300 partes por milhão (ppm) de óleo residual. A composição é adicionada a uma emulsão por qualquer método adequado. (Ver ex., Z. Ruiquan et al., “Characterization and demulsification of produced liquid from weak base ASP flooding” Colloids and Surfaces, Vol. 290, pgs 164-171, (2006); Patentes dos Estados Unidos N° 4.374.734 e 4.444.654).
[0014] Em uma configuração, a composição do presente pedido de patente de invenção inclui adutos quaternários solúveis em água de poliepihalohidrina contendo fórmula geral:
Figure img0001
[0015] Na fórmula geral, cada R representa de forma independente metil ou etil e z varia de aproximadamente 4 a aproximadamente 22. X é um haleto selecionado dentre fluoreto, cloreto, brometo, iodeto, astato ou qualquer combinação destes. Em uma configuração preferida, X é cloreto e z é de 4 a 7. Mais preferivelmente z é 6. Em ainda outra configuração preferida, X é cloreto, z é 6 e pelo menos um R é metil. Mais preferivelmente, cada R é metil.
[0016] Esses materiais podem ser preparados por qualquer método adequado. Geralmente, os materiais são preparados reagindo uma poliepihalohidrina com trimetilamina ou trietilamina a uma taxa molar de 1:1.1 a temperaturas de aproximadamente 100 °C a 150°C, preferivelmente a uma temperatura de aproximadamente 100 °C. Se a amina quaternizante for volátil como a trimetilamina, a reação é normalmente realizada em um recipiente fechado sob pressão tal como uma autoclave. O peso molecular da poliepihalohidrina pode ser controlado pela razão epihalohidrina para água na presença de trifluoreto de boro como catalisador. Um catalisador preferido para preparação das poliepihalohidrinas do presente pedido de patente de invenção é trifluoreto de boro, ao invés do mais comum catalisador de organoalumínio (Ver por ex., a Patente dos Estados Unidos N° 3.591.520) . A principal vantagem de utilizar o catalisador de trifluoreto de boro é que é utilizada uma quantidade menor do catalisador.
[0017] A composição de poliepihalohidrina divulgada pode ter qualquer quantidade desejável de material ativo. Em uma configuração, a composição possui de aproximadamente 30 % em peso a aproximadamente 90 % em peso de material ativo. Alternativamente, a composição possui de aproximadamente 30 % em peso a aproximadamente 60 % em peso ou de aproximadamente 40 % em peso a aproximadamente 70 % em peso e ainda alternativamente a composição possui de aproximadamente 50 % em peso a aproximadamente 90 % em peso de material ativo. A composição é adicionada a uma emulsão em qualquer quantidade adequada.
[0018] Configurações ainda incluem uma composição contendo a poliepihalohidrina divulgada e um solvente. O solvente pode ser qualquer solvente adequado, por exemplo, para dissolver ou suspender os adutos de amônio quaternário de poliepihalohidrina. Em configurações, o solvente é água, álcool, um solvente orgânico ou qualquer combinação destes. O álcool pode incluir qualquer álcool adequado como solvente e para uso com operações de recuperação de óleo. Sem limitação, exemplos de alcoóis adequados incluem glicol, isopropil álcool, metanol, butanol ou qualquer combinação destes. De acordo com uma configuração, o solvente orgânico inclui compostos aromáticos, sozinhos ou combinados com os anteriores. Em uma configuração, os compostos aromáticos têm um peso molecular de aproximadamente 70 a aproximadamente 400, alternativamente de aproximadamente 100 a aproximadamente 200. Sem limitação, exemplos de compostos aromáticos adequados incluem tolueno, xileno, naftaleno, etillbenzeno, trimetilbenzeno e nafta aromática pesada (HAN), outros compostos aromáticos adequados e qualquer combinação dos anteriores. Deve ser compreendido que a quantidade de adutos de amônio quaternário de poliepihalohidrina na composição em relação ao solvente pode variar em algumas configurações dependendo de fatores como temperatura, tempo e tipo de surfactante. Por exemplo, sem limitação, uma razão maior de um aduto de amônio quaternário de poliepihalohidrina para solvente pode ser usada se for desejado um tempo de reação mais rápido.
[0019] A composição também pode ser adicionada a uma emulsão em qualquer quantidade adequada. Em uma configuração, a composição é adicionada em uma quantidade de aproximadamente 50 ppm a aproximadamente 20.000 ppm, com base em ativos e no volume de emulsão total. Em configurações alternativas, de aproximadamente 100 ppm a aproximadamente 10.000 ppm do surfactante, ainda alternativamente de aproximadamente 200 ppm a aproximadamente 10.000 ppm de surfactante e ainda alternativamente de aproximadamente 200 ppm a aproximadamente 500 ppm de surfactante são adicionados a uma emulsão, com base em ativos e no volume de emulsão total.
[0020] Em configurações, a composição de poliepihalohidrina divulgada é usada em conjunto com outros surfactantes ou aditivos. Esses outros surfactantes ou aditivos podem ser adicionados como parte da mesma composição ou como uma composição separada e podem ser adicionados simultânea ou sequencialmente. Por exemplo, a composição pode ser adicionada à emulsão produzida com um ou mais componentes adicionais selecionados dentre um surfactante catiônico, um surfactante noniônico, um surfactante anfotérico ou qualquer combinação destes.
[0021] Sem limitação, os surfactantes catiônicos incluem surfactantes de haleto de alquil amônio. Representativos, surfactantes catiônicos incluem qualquer combinação ou pelo menos um de um haleto de amônio alquil trimetil, um haleto de amônio alquil dimetil benzil e um ou mais haletos de imidazolínio. Pesos moleculares de tais surfactantes quaternários estão na faixa de aproximadamente 200 a aproximadamente 700, alternativamente de aproximadamente 250 a aproximadamente 500. O haleto de amônio alquil trimetil possui um comprimento de cadeia de alquil médio de C6 a C16, alternativamente de C6 a C10 e alternativamente de C12 a C18 e ainda alternativamente C8.
[0022] Sem limitação, exemplos de surfactantes noniônicos poliméricos adequados incluem polissorbatos, álcoois graxos tais como álcool cetil e álcool oleil, copolímeros de óxido de polietileno, copolímeros de óxido de polipropileno, alquil poliglicosídeos tais como decil maltose, alquilfenol óxido de polietileno, alquil óxido de polietileno e química de resina de alquil fenol-formaldeído etoxilado propoxilado. O surfactante noniônico polimérico é normalmente dissolvido ou suspenso em um solvente. Pode ser usado qualquer solvente adequado para dissolver ou suspender um surfactante noniônico polimérico. Sem limitação, exemplos de solventes adequados incluem água, éter, álcool, tolueno, xileno, nafta aromática pesada (HAN), outros solventes orgânicos adequados ou qualquer combinação destes. O álcool pode incluir qualquer álcool adequado para uso com recuperação de óleo e para dissolver o surfactante noniônico polimérico. Em uma configuração, o surfactante noniônico polimérico é dissolvido ou suspenso em um solvente.
[0023] Sem limitação, surfactantes anfotéricos úteis na composição do presente pedido de patente de invenção incluem betaínas, ácidos alquilamionpropiônicos, N-acil glicinatos ou qualquer combinação destes. Pode ser usada qualquer betaína adequada para uso como surfactante na emulsão produzida. Sem limitação, exemplos de betaínas adequadas incluem capril/capramidopropil betaína, cocobetaína, cocamidopropilbetaína, octil betaína, caprilamidopropil betaína ou qualquer combinação destes. O N-acil glicinato é preferivelmente sebo dihidroxietil glicinato.
[0024] Em uma configuração, a composição e o um ou mais componentes adicionais são adicionados à emulsão produzida em uma razão de peso de composição para surfactante noniônico polimérico de aproximadamente 9:1, alternativamente de aproximadamente 1:1. Em configurações, a composição e, por exemplo, o surfactante noniônico polimérico são adicionados aproximadamente simultaneamente (seja como formulações separadas ou como parte da mesma formulação) ou sequencialmente à emulsão produzida. Sem ser limitada pela teoria, a adição simultânea à emulsão produzida da composição e um surfactante noniônico polimérico geralmente oferecem uma qualidade melhorada de fases de óleo e aquosa separadas. Por exemplo, a adição simultânea à emulsão produzida da composição divulgada e água com um surfactante noniônico polimérico dissolvido em um solvente orgânico melhorou a qualidade das fases de óleo e aquosa separadas.
[0025] O texto acima pode ser melhor compreendido por referência aos exemplos a seguir, que são destinados a fins ilustrativos e não pretendem limitar o escopo do presente pedido de patente de invenção.
Exemplo 1
[0026] 9 gramas de água (0,50 mol) foram adicionados a um frasco reagente de 3 tubos de 500 ml e depois espalhados com nitrogênio por 15 minutos. 2 ml de trifluoreto de boro foram lentamente adicionados e a mistura foi aquecida a 60°C. Quando a temperatura alcançou 60°C, o aquecedor foi removido e 231,3g de epicloridrina (2,5 mol) foram lentamente adicionadas mexendo. Essa reação era exotérmica e a temperatura foi mantida entre 90 e 100°C com a utilização de um banho de gelo.
[0027] Após a adição completa de epicloridrina, a reação foi mantida por mais 1 hora a 90°C e depois por 30 minutos a 110°C. O reator foi então resfriado a 40 °C e a poliepiclorohidrina foi transferia para uma autoclave para quaternização. Aproximadamente 361,22 gramas de 45% de solução aquosa de trimetilamina (2,75 mol de trimetiamina) foram adicionados à poliepiclorohidrina. A mistura foi aquecida a 100°C por 24 horas. A composição estava límpida e sem sedimentos. O peso molecular teórico é aproximadamente 780 g/mole e esse produto foi nomeado Composição A.
Exemplo 2
[0028] Os coquetéis 1 e 2 conforme mostrados na Tabela 1 são fluidos que foram injetados no reservatório para aprimorar a recuperação de óleo. A emulsão foi produzida no laboratório misturando os Coquetéis 1 ou 2 com o óleo a 90:10 ou 50:50 por peso, respectivamente, em alto cisalhamento por meio do Misturador Silverson L4RT a 5.000 rpm por 2 minutos. A emulsão produzida foi então submetida ao teste descrito. Os coquetéis 1 e 2 continham uma concentração bastante baixa do surfactante que foi usado para alcançar a tensão interfacial ultrabaixa entre o óleo aprisionado e o fluido de injeção/água da formação. A tensão interfacial ultrabaixa também permitiu que o álcali presente no fluido da injeção penetrasse profundamente na formulação e entrasse em contato com os glóbulos de óleo aprisionado. O álcali presente nos fluidos (ex., Na2C03) então reagiu com os componentes ácidos no óleo bruto para formar um surfactante adicional in-situ para prover continuamente a tensão interfacial ultrabaixa e libertar o óleo aprisionado. No processo do polímero surfactante alcalino ("ASP"), o polímero presente no fluido de injeção foi usado para aumentar a viscosidade do fluido de injeção, minimizar a canalização e prover controle de mobilidade. Essas moléculas de surfactante e polímero têm uma tendência de se adsorver na gota de óleo, com isso estabilizando as emulsões.
[0029] Os testes que produziram os dados nas Tabelas 2 e 4 foram realizados em frascos de prescrição graduados de seis onças para possibilitar leituras rápidas da diminuição de água. Todos os frascos utilizaram 100 ml de emulsão. Após verter a emulsão seguida de adição química, os frascos foram deixados para que alcançassem a temperatura desejada por meio de um banho de água. Ao alcançar a temperatura desejada, as amostras foram agitadas por meio de um agitador mecânico e depois devolvidas ao banho de água. As leituras de diminuição de água foram registradas em milímetros. Os valores também foram usados para mensurar a estabilidade da emulsão, onde uma diminuição mais rápida de água indicava menor estabilidade da emulsão. Conforme é possível ver na Tabela 2, o presente pedido de patente de invenção é bastante eficaz em dissolver a emulsão. Foi verificado que desemulsificadores convencionais tais como resinas de alquil fenol-formaldeído etoxilado propoxilado e alquilfenol óxido de polietileno não são eficazes nas condições experimentais testadas. Além disso, surfactantes catiônicos tais como alquildimetilbenzil cloreto de amônio exigiram uma dosagem muito maior (7.000 ppm) em comparação aos 3.000 ppm para a composição testada do presente pedido de patente de invenção (isto é, Composição A). Tabela 1: Química da água para inundação ASP
Figure img0002
Figure img0003
[0030] A desemulsificação foi realizada a 60 °C utilizando a Composição A conforme descrito no Exemplo 1. Tabela 2: Resultados de teste em frasco da desemulsificação de um processo de Polímero Surfactante Alcalino (ASP)
Figure img0004
(*) Número de diminuição de água com uma designação b indica que a fase da água é uma emulsão óleo-em-água (água suja) Tabela 3: Química da água para Inundação de Surfactante
Figure img0005
[0031] A Tabela 3 lista os constituintes do fluido de injeção para a composição usada na inundação de surfactante. A emulsão foi produzida no laboratório misturando o fluido de injeção com o óleo a 75:25 peso/peso, respectivamente, agitando o frasco que continha a mistura mecanicamente por 10 minutos. O desemulsificador foi adicionado à emulsão acima e o frasco foi novamente agitado por 2 minutos. A desemulsificação foi realizada a 25 °C utilizando a Composição A e alquildimetilbenzil cloreto de amônio utilizando o método de teste descrito anteriormente. Nos resultados do teste apresentados na Tabela 4, as leituras de diminuição de óleo foram registradas (ao contrário das leituras de diminuição de água acima) e foram convertidas para a porcentagem de teor de óleo. Conforme é possível ver na Tabela 4, o presente pedido de patente de invenção (ex., Composição A) superou o alquildimetilbenzil cloreto de amônio (Composição B) conforme indicado por um valor mais alto de diminuição de óleo e água muito mais limpa e também rendeu um óleo seco conforme indicado por valores pequenos de sedimentos ou assentamentos (BS) no fundo e lama. Os cálculos e definições desses valores são discutidos abaixo.
[0032] Após as leituras de diminuição de água, o óleo dissolvido ou parcialmente dissolvido de cada frasco foi analisado para verificação do teor da água. Utilizando uma seringa com uma agulha, uma pequena porção do óleo (aproximadamente 6 ml) foi removida. Essa alíquota de óleo foi adicionada a um tubo graduado de centrífuga API contendo um volume igual de um solvente aromático e o conteúdo foi agitado manualmente. Após a centrifugação, a porcentagem de emulsão residual, normalmente denominada BS, foi anotada para cada frasco. Após registrar os valores de BS, o surfactante alquil sulfonato (uma substância química conhecida para dissolver a emulsão remanescente) foi adicionado ao tubo da centrífuga. Tais substâncias químicas são geralmente chamadas "substâncias químicas de fluidização agregativa ou nocaute" e são normalmente materiais à base de sulfonato de baixo peso molecular. Após a fluidização agregativa, o tubo foi novamente agitado e centrifugado conforme descrito anteriormente. O BS foi assim completamente eliminado e restou apenas água na parte do fundo do tubo. O número de “slug grindout” é reportado como uma porcentagem. Valores menores de BS e lama indicam um óleo mais seco. Tabela 4: Resultados de teste em frasco de desemulsificação de uma emulsão com inundação de surfactante com 25% de corte de óleo
Figure img0006
[0033] A Tabela 4 lista um exemplo do fluido de injeção usado para inundação por polímero-surfactante (SP). Os procedimentos para preparar uma emulsão e uma desemulsificação foram descritos anteriormente. Petrostep está disponível no mercado pela Stepan Company, com sede em Northfield, Illinois e Flopaam está disponível no mercado pela SNF Floerger, com sede em Andrézieux, França (as marcas registradas são propriedade de seus respectivos detentores). Tabela 4: Formulações de Salmoura Produzidas para preparar 100 g de Salmoura para Inundação por Polímero-Surfactante
Figure img0007
[0034] A Tabela 5 mostra os resultados da desemulsificação realizada a 25°C. Nessa Tabela, as Composições C, D e E têm as mesmas substâncias químicas da Composição A (ver Exemplo 1), mas diferentes pesos moleculares. Os pesos moleculares teóricos para as Composições A, C, D e E são 780g/mol, 2.300g/mol, 1.500g/mol, 320g/mol, respectivamente. A Composição F é um amônio quaternário piridínio benzil e a Composição G é um copolímero de ácido poliacrílico polidialildimetilamônio cloreto de alto peso molecular. As Composições A, D e E quebraram a emulsão rapidamente (15 minutos), produziram água limpa após a emulsão ser dissolvida e óleo seco. Outras composições levaram mais tempo para quebrar a emulsão, produziram água suja ou óleo úmido. Tabela 5: Resultados de teste de desemulsificação de uma emulsão com inundação de surfactante-polímero com 30% de corte de óleo. A menos que de outra forma observado, a água separada da emulsão era límpida e limpa.
Figure img0008
a água está suja e uma camada fragmentada (emulsão na interface óleo/água) está presente” ** a água está suja, mas não há formação de camada fragmentada
[0035] Todas as composições e métodos divulgados e reivindicados no presente documento podem ser feitos e executados sem experimento indevido em vista da presente divulgação. Embora este pedido de patente de invenção possa ser configurado de várias formas diferentes, são descritas em detalhes no presente documento configurações específicas preferidas do presente pedido de patente de invenção. A presente divulgação é uma exemplificação dos princípios do presente pedido de patente de invenção e não pretende limitar o presente pedido de patente de invenção às configurações em particular ilustradas.
[0036] Quaisquer intervalos dados, sejam em termos absolutos ou em termos aproximados, pretendem abranger ambos e quaisquer definições utilizadas no presente documento são destinadas ao esclarecimento e não à limitação. Não obstante o fato de que as faixas numéricas e parâmetros que estabelecem o amplo escopo do presente pedido de patente de invenção são aproximações, os valores numéricos estabelecidos nos exemplos específicos são reportados da forma mais precisa possível. Qualquer valor numérico, no entanto, contém de forma inerente determinados erros resultantes necessariamente do desvio padrão encontrado em suas respectivas medições de teste. Além disso, todos os intervalos divulgados no presente documento devem ser compreendidos para abranger todas e quaisquer subfaixas (incluindo todos os valores fracionários e inteiros) neles incluídos.
[0037] Além disso, o presente pedido de patente de invenção abrange toda e qualquer combinação possível de algumas ou todas as diversas configurações descritas no presente documento. Todas e quaisquer patentes, pedidos de patentes, textos científicos e outras referências citadas neste pedido, bem como quaisquer referências neles citadas, são incorporadas pelo presente por referência em sua totalidade. Também deve ser compreendido que diversas alterações e modificações às configurações preferidas no momento presente e aqui descritas ficarão evidentes àqueles com experiência na técnica. Tais alterações e modificações podem ser feitas sem que se desviem da essência e do escopo do presente pedido de patente de invenção e sem diminuir suas vantagens pretendidas. É, portanto, pretendido que tais alterações e modificações sejam abrangidas pelas reivindicações em anexo.

Claims (13)

1. “MÉTODO DE DESEMULSIFICAÇÃO DE UMA EMULSÃO”, compreendendo água e óleo, o método caracterizado por compreender a adição de uma quantidade eficaz de uma composição compreendendo, pelo menos, um aduto de amônio totalmente quaternizado de poliepihalohidrina e isento de cloreto de zinco, em que o(s) referido(s) aduto(s) te(ê)m um peso molecular médio de aproximadamente 500 Da a aproximadamente 2.500 Da, em que o(s) aduto(s) de amônio quaternário de poliepihalohidrina te(ê)m a fórmula geral:
Figure img0009
em que cada R é independentemente metil ou etil, z varia de 4 a 7 e X é cloreto.
2. “MÉTODO DE DESEMULSIFICAÇÃO DE UMA EMULSÃO”, de acordo com a reivindicação 1, caracterizado pelo(s) aduto(s) de amônio totalmente quaternizado de poliepihalohidrina ser(em) formado(s) pela reação de poliepihalohidrina com trimetilamina ou trietilamina a uma razão molar de 1:1,1 e a temperaturas de 100°C a 150°C.
3. “MÉTODO DE DESEMULSIFICAÇÃO DE UMA EMULSÃO”, de acordo com a reivindicação 1, caracterizado pelo(s) aduto(s) de amônio quaternário de poliepihalohidrina ser(em) preparado(s) na presença de um catalisador de trifluoreto de boro.
4. “MÉTODO DE DESEMULSIFICAÇÃO DE UMA EMULSÃO”, de acordo com a reivindicação 1, caracterizado por z ser 6.
5. “MÉTODO DE DESEMULSIFICAÇÃO DE UMA EMULSÃO”, de acordo com a reivindicação 1, caracterizado pela composição compreender de 30 a 90% em peso de material ativo.
6. “MÉTODO DE DESEMULSIFICAÇÃO DE UMA EMULSÃO”, de acordo com a reivindicação 1, caracterizado pela composição compreender, ainda, um solvente orgânico, água e qualquer combinação respectiva.
7. “MÉTODO DE DESEMULSIFICAÇÃO DE UMA EMULSÃO”, de acordo com a reivindicação 6, caracterizado pelo solvente orgânico compreender um álcool, um éter, um composto aromático ou qualquer combinação respectiva.
8. “MÉTODO DE DESEMULSIFICAÇÃO DE UMA EMULSÃO”, de acordo com a reivindicação 1, caracterizado pela quantidade eficaz da composição compreender de 50 ppm a 20.000 ppm com base em ativos e no volume de emulsão total.
9. “MÉTODO DE DESEMULSIFICAÇÃO DE UMA EMULSÃO”, de acordo com a reivindicação 1, caracterizado por compreender, ainda, a adição de um componente à emulsão, em que o componente é selecionado do grupo consistindo em: um surfactante não iônico polimérico, um surfactante catiônico polimérico, uma betaína e qualquer combinação respectiva.
10. “MÉTODO DE DESEMULSIFICAÇÃO DE UMA EMULSÃO”, de acordo com a reivindicação 9, caracterizado pelo componente e a composição serem adicionados simultaneamente à emulsão.
11. “MÉTODO DE DESEMULSIFICAÇÃO DE UMA EMULSÃO”, de acordo com a reivindicação 1, caracterizado pela emulsão ser uma emulsão produzida a partir de uma operação de recuperação aprimorada de óleo.
12. “MÉTODO DE DESEMULSIFICAÇÃO DE UMA EMULSÃO”, de acordo com a reivindicação 1, caracterizado pela quantidade eficaz da composição compreender de 100 ppm a 10.000 ppm com base em ativos e no volume de emulsão total.
13. “MÉTODO DE DESEMULSIFICAÇÃO DE UMA EMULSÃO”, de acordo com a reivindicação 1, caracterizado pela quantidade eficaz da composição compreender de 200 ppm a 500 ppm com base em ativos e no volume de emulsão total.
BR112012033025-0A 2010-06-24 2011-06-21 método de desemulsificação de uma emulsão BR112012033025B1 (pt)

Applications Claiming Priority (3)

Application Number Priority Date Filing Date Title
US12/822,815 2010-06-24
US12/822,815 US20110315604A1 (en) 2010-06-24 2010-06-24 Method for resolving emulsions in enhanced oil recovery operations
PCT/US2011/041139 WO2011163155A2 (en) 2010-06-24 2011-06-21 Method for resolving emulsions in enhanced oil recovery operations

Publications (2)

Publication Number Publication Date
BR112012033025A2 BR112012033025A2 (pt) 2020-08-11
BR112012033025B1 true BR112012033025B1 (pt) 2021-02-23

Family

ID=45351527

Family Applications (1)

Application Number Title Priority Date Filing Date
BR112012033025-0A BR112012033025B1 (pt) 2010-06-24 2011-06-21 método de desemulsificação de uma emulsão

Country Status (14)

Country Link
US (2) US20110315604A1 (pt)
EP (1) EP2585559B1 (pt)
CN (1) CN102959052B (pt)
AR (1) AR081985A1 (pt)
AU (1) AU2011271164B2 (pt)
BR (1) BR112012033025B1 (pt)
CA (1) CA2803318C (pt)
CO (1) CO6680620A2 (pt)
DK (1) DK2585559T3 (pt)
EA (1) EA023416B1 (pt)
MX (1) MX357406B (pt)
MY (1) MY162575A (pt)
PL (1) PL2585559T3 (pt)
WO (1) WO2011163155A2 (pt)

Families Citing this family (7)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
US8697615B2 (en) * 2010-12-14 2014-04-15 Nalco Company Polyepihalohydrin reverse emulsion breakers
CN108350348A (zh) * 2015-08-26 2018-07-31 罗地亚经营管理公司 高性能环保非乳化剂
TWI713605B (zh) * 2015-10-12 2020-12-21 美商藝康美國公司 分解在乙烯製造過程中形成的乳化液之方法
US10100420B2 (en) * 2015-12-29 2018-10-16 Hong Kong Applied Science and Technology Research Institute Company Limtied Plating leveler for electrodeposition of copper pillar
US10407611B2 (en) * 2016-01-08 2019-09-10 Ecolab Usa Inc. Heavy oil rheology modifiers for flow improvement during production and transportation operations
WO2018095881A1 (en) 2016-11-24 2018-05-31 Shell Internationale Research Maatschappij B.V. Process for oil recovery
EA033942B1 (ru) * 2018-01-11 2019-12-12 Некоммерческое Акционерное Общество "Казахский Национальный Исследовательский Технический Университет Имени К.И. Сатпаева" Способ разрушения нефтешлама

Family Cites Families (17)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
US3320317A (en) * 1963-07-09 1967-05-16 Dow Chemical Co Quaternary ammonium adducts of polyepichlorohydrin
US3591520A (en) * 1968-01-17 1971-07-06 Nalco Chemical Co Quaternary adducts of polyepihalohydrin and use thereof
US3929632A (en) * 1972-02-17 1975-12-30 Petrolite Corp Use of polymeric quaternary ammonium betaines as oil-in-water demulsifiers
US4018278A (en) 1974-11-25 1977-04-19 Texaco Inc. Surfactant oil recovery process usable in high temperature formations
US4293428A (en) 1978-01-18 1981-10-06 Exxon Production Research Company Propoxylated ethoxylated surfactants and method of recovering oil therewith
US4331554A (en) * 1979-04-23 1982-05-25 Petrolite Corporation Demulsification process with thiazine quaternary ammonium salts of polyepihalohydrin
US4374734A (en) 1981-06-19 1983-02-22 Cities Service Co. Emulsion breaking of surfactant stabilized crude oil in water emulsions
US4384950A (en) * 1981-12-02 1983-05-24 Texaco Inc. Demulsification of bitumen emulsions using branched water soluble quaternary ammonium-containing polymers
US4382852A (en) * 1981-12-02 1983-05-10 Texaco Canada Resources, Inc. Demulsification of bitumen emulsions using cationic polymers
US4487262A (en) * 1982-12-22 1984-12-11 Mobil Oil Corporation Drive for heavy oil recovery
US4444654A (en) 1983-09-01 1984-04-24 Exxon Research & Engineering Co. Method for the resolution of enhanced oil recovery emulsions
US4559148A (en) 1984-12-24 1985-12-17 Texaco Inc. Method of extracting and reutilizing surfactants from emulsions
US4828726A (en) * 1987-09-11 1989-05-09 Halliburton Company Stabilizing clayey formations
US5013452A (en) * 1989-06-23 1991-05-07 Petrolite Corporation Resolution of emulsions formed in the production of pharmaceuticals
US5097904A (en) 1991-02-28 1992-03-24 Halliburton Company Method for clay stabilization with quaternary amines
CN1027869C (zh) * 1991-07-23 1995-03-15 中国石油天然气总公司胜利设计院 阳离子聚醚型反相破乳剂的制备方法
US20060062753A1 (en) * 2004-09-17 2006-03-23 Ali Naraghi Polymeric quaternary ammonium salts useful as corrosion inhibitors and biocides

Also Published As

Publication number Publication date
MX357406B (es) 2018-07-09
EP2585559B1 (en) 2018-07-18
CN102959052B (zh) 2014-12-24
PL2585559T3 (pl) 2018-12-31
EA201291321A1 (ru) 2013-06-28
DK2585559T3 (en) 2018-10-15
AU2011271164A1 (en) 2013-01-10
EA023416B1 (ru) 2016-06-30
WO2011163155A3 (en) 2012-04-19
US9663705B2 (en) 2017-05-30
EP2585559A2 (en) 2013-05-01
CN102959052A (zh) 2013-03-06
AU2011271164B2 (en) 2016-03-17
AR081985A1 (es) 2012-10-31
BR112012033025A2 (pt) 2020-08-11
MY162575A (en) 2017-06-30
MX2012015276A (es) 2013-02-12
CA2803318C (en) 2019-01-08
WO2011163155A2 (en) 2011-12-29
US20110315604A1 (en) 2011-12-29
CA2803318A1 (en) 2011-12-29
US20150252248A1 (en) 2015-09-10
EP2585559A4 (en) 2015-09-30
CO6680620A2 (es) 2013-05-31

Similar Documents

Publication Publication Date Title
BR112012033025B1 (pt) método de desemulsificação de uma emulsão
RU2577267C2 (ru) Извлечение и отделение сырой нефти и воды из эмульсий
BRPI0918783B1 (pt) composição desemulsificante de anidrido e método para a resolução de emulsões de água e óleo
BR112014020264B1 (pt) Composição auxiliar de refluxo de microemulsão, método para aumentar a ecuperação de óleo ou gás durante processos de fraturamento ou estimulação e processo para aumentar refluxo a partir de uma formação de reservatório subterrânea
Li et al. Effect of oil-displacing agent composition on oil/water interface stability of the Asphaltene-Rich ASP flooding-produced water
US8741130B2 (en) Method for resolving emulsions in enhanced oil recovery operations
CA2821709C (en) Polyepihalohydrin reverse emulsion breakers
Kailey et al. Effects of crosslinking in demulsifiers on their performance
Efeovbokhan et al. Demulsification of a Nigerian crude emulsion using ethoxylated-resoles and their xylene modified blends
BR112013002474B1 (pt) Métodos para separar emulsões e composição de copolímero contendo silício
Zhang et al. Preparation and Performance Evaluation of Fatty Amine Polyoxyethylene Ether Diethyl Disulfonate for Enhanced Oil Recovery in High‐Temperature and High‐Salinity Reservoirs
US20150267870A1 (en) Use of amines in heavy oil transport
Palayangoda et al. Development and Evaluation of Novel Emulsion and Foam Breakers for Chemical EOR Applications
US20190202962A1 (en) Preparation of desalter emulsion breakers

Legal Events

Date Code Title Description
B06F Objections, documents and/or translations needed after an examination request according [chapter 6.6 patent gazette]
B06U Preliminary requirement: requests with searches performed by other patent offices: procedure suspended [chapter 6.21 patent gazette]
B09A Decision: intention to grant [chapter 9.1 patent gazette]
B16A Patent or certificate of addition of invention granted [chapter 16.1 patent gazette]

Free format text: PRAZO DE VALIDADE: 20 (VINTE) ANOS CONTADOS A PARTIR DE 21/06/2011, OBSERVADAS AS CONDICOES LEGAIS.

B25D Requested change of name of applicant approved

Owner name: NALCO COMPANY LLC (US)

B25D Requested change of name of applicant approved

Owner name: CHAMPIONX LLC (US)

B21F Lapse acc. art. 78, item iv - on non-payment of the annual fees in time

Free format text: REFERENTE A 12A ANUIDADE.

B24J Lapse because of non-payment of annual fees (definitively: art 78 iv lpi, resolution 113/2013 art. 12)

Free format text: EM VIRTUDE DA EXTINCAO PUBLICADA NA RPI 2728 DE 18-04-2023 E CONSIDERANDO AUSENCIA DE MANIFESTACAO DENTRO DOS PRAZOS LEGAIS, INFORMO QUE CABE SER MANTIDA A EXTINCAO DA PATENTE E SEUS CERTIFICADOS, CONFORME O DISPOSTO NO ARTIGO 12, DA RESOLUCAO 113/2013.