BR112012032258B1 - Método implementado por uma estação de base, estação de base, método de pesquisa de célula implementado por um terminal móvel, e, terminal móvel - Google Patents

Método implementado por uma estação de base, estação de base, método de pesquisa de célula implementado por um terminal móvel, e, terminal móvel Download PDF

Info

Publication number
BR112012032258B1
BR112012032258B1 BR112012032258-3A BR112012032258A BR112012032258B1 BR 112012032258 B1 BR112012032258 B1 BR 112012032258B1 BR 112012032258 A BR112012032258 A BR 112012032258A BR 112012032258 B1 BR112012032258 B1 BR 112012032258B1
Authority
BR
Brazil
Prior art keywords
extended
mobile terminal
cell search
cell
message
Prior art date
Application number
BR112012032258-3A
Other languages
English (en)
Other versions
BR112012032258A2 (pt
Inventor
Bengt Lindoff
Lars Lindbom
Stefan Parkvall
Original Assignee
Telefonaktiebolaget Lm Ericsson (Publ)
Priority date (The priority date is an assumption and is not a legal conclusion. Google has not performed a legal analysis and makes no representation as to the accuracy of the date listed.)
Filing date
Publication date
Application filed by Telefonaktiebolaget Lm Ericsson (Publ) filed Critical Telefonaktiebolaget Lm Ericsson (Publ)
Publication of BR112012032258A2 publication Critical patent/BR112012032258A2/pt
Publication of BR112012032258B1 publication Critical patent/BR112012032258B1/pt

Links

Images

Classifications

    • HELECTRICITY
    • H04ELECTRIC COMMUNICATION TECHNIQUE
    • H04WWIRELESS COMMUNICATION NETWORKS
    • H04W48/00Access restriction; Network selection; Access point selection
    • H04W48/16Discovering, processing access restriction or access information
    • HELECTRICITY
    • H04ELECTRIC COMMUNICATION TECHNIQUE
    • H04WWIRELESS COMMUNICATION NETWORKS
    • H04W24/00Supervisory, monitoring or testing arrangements
    • H04W24/10Scheduling measurement reports ; Arrangements for measurement reports
    • HELECTRICITY
    • H04ELECTRIC COMMUNICATION TECHNIQUE
    • H04WWIRELESS COMMUNICATION NETWORKS
    • H04W8/00Network data management
    • H04W8/005Discovery of network devices, e.g. terminals
    • HELECTRICITY
    • H04ELECTRIC COMMUNICATION TECHNIQUE
    • H04WWIRELESS COMMUNICATION NETWORKS
    • H04W88/00Devices specially adapted for wireless communication networks, e.g. terminals, base stations or access point devices
    • H04W88/08Access point devices

Landscapes

  • Engineering & Computer Science (AREA)
  • Computer Networks & Wireless Communication (AREA)
  • Signal Processing (AREA)
  • Computer Security & Cryptography (AREA)
  • Mobile Radio Communication Systems (AREA)

Abstract

pesquisa de célula e medição em redes heterogêneas um procedimento de pesquisa de célula estendida permite relatórios de medição mais inclusivos por terminais móveis que operam em uma rede heterogênea. o terminal móvel pode ser configurado para conduzir uma pesquisa de célula estendida para permitir melhor detecção de sinais transmitidos a partir de células mais fracas. para terminal móvel com capacidades de pesquisa de célula estendida, a rede envia uma mensagem de pesquisa de célula estendida para o terminal móvel quando existe uma necessidade para uma pesquisa de célula estendida. em resposta à mensagem de pesquisa de célula estendida, o terminal móvel usa um procedimento de pesquisa de célula estendida ao invés do procedimento de pesquisa de célula normal (como especificado no rel.- 8 da norma lte) quando realiza pesquisas de célula.

Description

CAMPO TÉCNICO
[001] A presente invenção se refere geralmente a redes heterogêneas compreendendo uma mistura de nós de baixa potência e nós de alta potência com cobertura de sobreposição e, mais particularmente, à pesquisa de célula e medição em uma rede heterogênea.
ANTECEDENTES
[002] A nova norma de Projeto de Parceira de Terceira Geração (3GPP) conhecida como a Evolução de Longo Prazo (LTE) (3GPP LTE Rel.-10) suporta redes heterogêneas. Nas redes heterogêneas, uma mistura de células de diferentes tamanhos e áreas de cobertura de sobreposição são implantadas. Por exemplo, uma rede heterogênea pode desenvolver célula de pico servida por nós de relativamente baixa potência dentro da área de cobertura de uma macro célula servida estações de base de potência relativamente alta. Redes heterogêneas poderiam também desenvolver estações de base domésticas de potência relativamente baixa e relés para prover melhor serviço em áreas internas. O objetivo de desenvolver nós de baixa potência, tais como estações de base de pico, estações de base domésticas, e relés, dentro de uma macro célula onde a cobertura é provida por uma estação de base de alta potência, é o de melhorar a capacidade de sistema por meio de ganhos de divisão de célula bem como para prover os usuários com experiência de ampla área de acesso de dado com velocidade muito alta através de toda a rede. Esquemas de desenvolvimento heterogêneo representam uma alternativa ao desenvolvimento de redes mais densas de macro células e são particularmente eficazes em cobrir regiões de conflito de tráfego, isto é, pequenas áreas geográficas com altas densidades de usuário servidas por nós de baixa potência.
[003] Em redes heterogêneas, pode existir uma grande disparidade na potência de saída dos nós de baixa potência em comparação com as estações de base que servem como macro células. Por exemplo, a potência de saída das estações de base nas macro células pode ser na ordem de 46 dBm, enquanto a potência de saída dos nós de baixa potência na célula de pico pode ser inferior a 30 dBm. Na Publicação 8 e 9 da norma da LTE, é exigido que um terminal móvel encontre e realize medições de sinal para células com uma razão de “Es/lot” superior a, ou igual a, -6 dB. Assim, não existe nenhuma exigência para que o terminal móvel encontre e reporte célula de pico em alguns cenários de desenvolvimento heterogêneo. Ainda, a grande diferença na potência de saída das macro células em comparação com a célula de pico pode tornar difícil medições de sinais transmitidos pela célula de pico.
[004] Por conseguinte, existe uma necessidade para um método e aparelho que permitam que terminais móveis operando em redes heterogêneas detectem e meçam sinal transmitido pela célula de pico que poderiam estar até 10-15 dB abaixo dos sinais transmitidos por estações de base de macro células em sobreposição.
SUMÁRIO
[005] Um procedimento de pesquisa de célula estendida é descrito para permitir relatórios de medição mais inclusivos por terminais móveis em uma rede heterogênea. O terminal móvel pode ser configurado para conduzir uma pesquisa de célula estendida para permitir melhor detecção de sinais transmitidos a partir de células mais fracas. Para terminal móvel com capacidades de pesquisa de célula estendida, a rede envia uma mensagem de pesquisa de célula estendida para o terminal móvel quando existe uma necessidade para uma pesquisa de célula estendida. A necessidade de uma pesquisa de célula estendida pode aparecer, por exemplo, quando o terminal móvel está operando na, ou próximo a, uma área servida tanto por célula de pico quanto por macro células. Quando a célula de pico ou outros nós de acesso de baixa potência estão presentes na vizinhança geral do terminal móvel, a rede pode instruir o terminal móvel para usar um procedimento de pesquisa de célula estendida. em resposta à mensagem de pesquisa de célula estendida, o terminal móvel usa um procedimento de pesquisa de célula estendida ao invés do procedimento de pesquisa de célula normal (como especificado no Rel.-8 da norma LTE) quando realiza pesquisas de célula.
[006] Por conseguinte, modalidades de exemplo da presente invenção compreendem procedimentos de pesquisa de célula estendida implementados por uma estação de base em uma rede heterogênea. Uma estação de base determina se um terminal móvel servido pela estação de base tem capacidade de pesquisa de célula estendida. Se tiver, uma estação de base envia uma mensagem de pesquisa de célula estendida para o terminal móvel para permitir a pesquisa de célula estendida por meio do terminal móvel. Uma estação de base pode também enviar uma transmissão de um mapa de medição para o terminal móvel que se relaciona a identidades de célula de células candidatas e correspondentes subquadros para realizar medições.
[007] Outras modalidades da invenção compreendem uma estação de base configurada para suportar pesquisas de célula estendida. Em uma modalidade de exemplo, uma estação de base compreende um transceptor para comunicação com terminais móveis e um circuito de controle para controlar a operação do transceptor. O circuito de controle é configurado para determine se um terminal móvel servido pela estação de base tem capacidade de pesquisa de célula estendida e para enviar uma mensagem de pesquisa de célula estendida para o terminal móvel quando uma pesquisa de célula estendida é necessária. O circuito de controle pode ser configurado ainda para enviar um mapa de medição para o terminal móvel que se relaciona a identidades de célula de células candidatas e correspondentes subquadros para realizar medições.
[008] Outras modalidades de exemplo da presente invenção compreendem procedimento de pesquisa de célula estendida implementado por um terminal móvel em uma rede heterogênea. Em uma modalidade de exemplo, o terminal móvel recebe uma mensagem de pesquisa de célula estendida e um mapa de medição que se relaciona a identidades de célula de células candidatas e correspondentes subquadros para realizar medições. O terminal móvel, em resposta à mensagem de pesquisa de célula estendida, inicia a realizar pesquisas de célula estendida com base no mapa de medição recebido.
BREVE DESCRIÇÃO DOS DESENHOS
[009] A figura 1 é um diagrama esquemático de uma rede de comunicação heterogênea de acordo com a presente invenção.
[0010] A figura 2 ilustra um cenário de desequilíbrio de ligação.
[0011] A figura 3 ilustra um procedimento de pesquisa de célula estendida, de exemplo, implementado por uma estação de base ou outro nó de rede.
[0012] A figura 4 ilustra um procedimento de pesquisa de célula estendida, de exemplo, implementado por um terminal móvel ativo.
[0013] A figura 5 ilustra um procedimento de pesquisa de célula estendida, de exemplo, implementado por um terminal móvel durante inicialização.
[0014] A figura 6 ilustra um terminal móvel com capacidade de pesquisa de célula estendida, de exemplo.
[0015] A figura 7 ilustra uma estação de base, de exemplo, para uma rede de comunicação que suporta pesquisas de célula estendida.
DESCRIÇÃO DETALHADA
[0016] Retornando agora para os desenhos, a figura 1 ilustra uma rede de comunicação heterogênea 10, exemplar, de acordo com uma modalidade exemplar da presente invenção. A presente invenção é descrita no contexto de uma rede de Evolução de Longo Prazo (LTE), que é especificada na Comunicação 10 da norma LTE. Todavia, aqueles especializados na arte apreciarão que a invenção pode ser aplicada em redes heterogêneas usando outras normas de comunicação.
[0017] A rede de comunicação 10 compreende uma pluralidade de macro estações de base ou outros nós de acesso de alta potência 200 que provêm cobertura de rádio em respectivas macro células 20 da rede de comunicação 10. Na modalidade de exemplo mostrada na figura 1, três célula de pico 30 servidas por nós de acesso de baixa potência 300 são implantadas dentro da macro célula 20. Os nós de acesso de baixa potência podem compreender estações de base de pico ou estações de base domésticas. A potência de saída dos nós de acesso de alta potência é presumida ser na ordem de 46 dBm, enquanto a potência de saída dos nós de acesso de baixa potência é presumida como sendo inferior a 30 dBm.
[0018] Em algumas redes heterogêneas 10, separação de frequência entre as diferentes camadas, isto é, macro célula e célula de pico 20, 30 na figura 1 , é usada para evitar interferência entre os nós de acesso de alta potência e os de baixa potência 200 e 300, respectivamente. Quando separação de frequência é usada, os nós de acesso de alta potência 200 e nós de acesso de baixa potência 300 operam em diferentes frequências portadoras de não sobreposição para reduzir a interferência entre as macro camadas e camadas de pico. Ganhos de divisão de célula são obtidos quando os recursos de rádio na célula de pico 30 podem ser simultaneamente usados quando a macro célula 20 está transmitindo. Esta desvantagem de separação de frequência pode conduzir à ineficiência de utilização de recurso. Por exemplo, quando a célula de pico 30 é altamente carregada de forma que seus recursos não são totalmente utilizados, pode ser mais eficiente designar todas as frequências portadoras para a macro célula 20. Todavia, a divisão de frequências portadoras entre camadas é tipicamente estática.
[0019] Em algumas redes heterogêneas 10, recursos de rádio nas mesma frequências portadoras são compartilhados pelas camadas macro e de pico por coordenação de transmissões nas célula macro e célula de pico sobrepostas 20, 30. Este tipo de coordenação é referido como coordenação de interferência inter-células (ICIC). Certos recursos de rádio são alocados para as macro células 20 durante algum período de tempo, enquanto que os recursos restantes podem ser acessados pela célula de pico 30 sem interferência a partir da macro célula 20. Dependendo da distribuição de carga através das camadas, a divisão de recurso pode mudar sobre o tempo para acomodar diferentes distribuições de carga. Em contraste com a divisão de frequências portadoras, o compartilhamento de recursos de rádio através das camadas usando alguma forma de ICIC pode ser tornado mais ou menos dinâmico, dependendo da implementação da interface entre os nós de acesso. Na LTE, uma interface X2 foi especificada a fim de trocar diferentes tipos de informação entre nós de acesso. Um exemplo de tal troca de informação é que uma estação de base 200 pode informar outras estações de base 200 que irá reduzir sua potência de transmissão em certos recursos.
[0020] A fim de estabelecer uma conexão com a rede LTE 10, o terminal móvel 100 precisa encontrar e obter sincronização com uma célula 20, 30 dentro da rede 10, ler parâmetros de sistema a partir de um canal de difusão na célula selecionada 20, 30, e realizar um procedimento de acesso aleatório para estabelecer uma conexão com a célula selecionada 20, 30. A primeira dessas etapas é comumente referida como a pesquisa de célula. Para assistir o terminal móvel 100 no procedimento de pesquisa de célula, uma estação de base 200 transmite dois sinais de sincronização na ligação descendente; o Sinal de Sincronização Primário (PSS) e o Sinal de Sincronização Secundário (SSS). Os sinais de sincronização transmitidos em cada célula 20, 30 compreendem um conjunto específico de sequências que definem a identidade de célula. A norma LTE especifica o local no tempo e frequência dos sinais de sincronização. Assim, por detecção dos sinais de sincronização, o terminal móvel 100 irá obter a temporização de uma célula candidata 20, 300, e, por observação de quais de múltiplas sequências a célula está transmitindo, o terminal móvel 100 pode identificar a célula 20, 30.
[0021] Um terminal móvel 100 não realiza pesquisa de célula somente na inicialização, isto é, quando acessa inicialmente o sistema. A fim de suportar mobilidade, os terminais móveis 100 precisam continuamente pesquisar, sincronizarem-se com, e estimar a qualidade de recepção de sinais transmitidos por células vizinhas. Os terminais móveis 100 podem avaliar a qualidade de recepção de sinais provenientes de células vizinhas, em comparação com a qualidade de recepção da célula de serviço atual, para determinar se uma transmissão (para terminais móveis 100 no modo conectado) ou re-seleção de célula (para terminais móveis 100 no modo de inatividade) deve ser executada. Para terminais móveis 100 no modo conectado, a rede 10 toma a decisão de transmissão com base em relatórios de medição providos pelos terminais móveis 100.
[0022] Os relatórios de medição providos pelo terminal móvel 100 podem incluir medições da potência recebida de sinal de referência (RSRP) e/ou qualidade recebida de sinal de referência (RSRQ). Dependendo de como essas medições, possivelmente complementadas por um deslocamento configurável, são usadas, o terminal móvel 100 pode ser conectado à célula 20, 30 com a potência recebida mais forte, ou a célula 20, 30 com a menor perda de trajeto, ou uma combinação das duas. Esses critérios de seleção (potência recebida e perda de trajeto) não necessariamente resultam na mesma célula selecionada 20, 300. Porque a potência de saída varia para diferentes tipos de nós de acesso 200, 300 é possível que, para um dado terminal móvel 100, o nó de acesso 200, 300 com as medições mais altas de RSRP e RSRQ e o nó de acesso 200, 300 com a menor perda de trajeto sejam diferentes. Esta situação é referida aqui como desequilíbrio de ligação.
[0023] A figura 2 ilustra como desequilíbrio de ligação pode ocorrer em uma rede heterogênea 10. É realisticamente presumido, para finalidades deste exemplo, que a potência de saída de uma estação de base de pico 300 na célula de pico 30 é na ordem de 30 dBm ou inferior, enquanto a potência de saída da macro estação de base 200 é na ordem de 46 dBm. Consequentemente, quando o terminal móvel 100 está operando perto da borda de célula da célula de pico 30, a intensidade de sinal recebido a partir da macro célula 20 pode ser muito maior que aquela da célula de pico 30. Todavia, a perda de trajeto para uma estação de base 200 na macro célula 20 pode ser superior que a perda de trajeto para a estação de base de pico 300 na célula de pico 30. Na figura 3, a fronteira de ligação descendente indica o ponto no qual a intensidade de sinal recebido a partir da macro célula 20 e célula de pico 30 é igual. A fronteira de ligação ascendente indica o ponto no qual a perda de trajeto para as estações de base 200, 300 na macro célula 20 e célula de pico 30 respectivamente são iguais. A região entre as fronteiras DL e UL é a zona de desequilíbrio de ligação. A partir de uma perspectiva de ligação descendente, pode ser melhor para um terminal móvel 100 na zona de desequilíbrio de ligação selecionar uma célula 20, 30 com base em potência recebida de ligação inferior, mas a partir de perspectiva de ligação ascendente, pode ser melhor selecionar uma célula 20, 30 com base na perda de trajeto, porque a potência de transmissão do terminal móvel 100 é limitada. Neste cenário, poderia ser preferível, a partir da perspectiva do sistema, que o terminal móvel 100 fosse conectado à célula de pico 30 mesmo se a macro ligação descendente for até 10-20 dB mais forte que a ligação descendente de célula de pico. Por conseguinte, o terminal móvel 100 precisa detectar e medir sinais provenientes da célula de pico 30 mesmo quando existe uma grande disparidade nas medições de RSRP e RSRQ.
[0024] Para permitir relatórios de medição mais inclusivos, o terminal móvel 100 pode ser configurado para conduzir uma pesquisa de célula estendida para permitir melhor detecção de sinais transmitidos a partir da célula de pico 30. Para o terminal móvel 100 com capacidades de pesquisa de célula estendida, a rede 10 envia uma mensagem de pesquisa de célula estendida para o terminal móvel 100 quando existe uma necessidade para uma pesquisa de célula estendida. A necessidade de uma pesquisa de célula estendida pode aparecer, por exemplo, quando o terminal móvel 100 está operando na, ou próximo a, uma área servida tanto pela célula de pico 30 quanto pelas macro células 20. Quando células de pico 30 ou outros nós de acesso de baixa potência estão presentes na vizinhança geral do terminal móvel 100, a rede 10 pode instruir o terminal móvel 100 para usar um procedimento de pesquisa de célula estendida. Em resposta à mensagem de pesquisa de célula estendida, o terminal móvel 100 usa Um procedimento de pesquisa de célula estendida ao invés do procedimento de pesquisa de célula normal (como especificado no Rel.-8 da norma LTE) quando realiza pesquisas de célula. Quando o procedimento de pesquisa de célula estendida é invocado, o terminal móvel 100 realiza e reporta medições para as células 20, 30, nas quais a intensidade de sinal recebido é inferior que a especificada para terminais móveis 100 pelo Rel.-8. Assim, quando uma pesquisa de célula estendida é realizada, o terminal móvel 100 pode usar um limite mais baixo que atualmente especificado para terminais móveis 100 do Rel.-8 para medição de sinal e finalidades de reportar.
[0025] O terminal móvel 100 pode estender a pesquisa de célula para detectar sinais provenientes das células mais fracas 20, 30, de várias maneiras. Em algumas modalidades, a pesquisa de célula estendida pode contar com o mesmo Sinal Sinc Primário (PSS) e Sinal Sinc Secundário (SSS) para a pesquisa padrão de célula, mas processa os sinais diferentemente para melhorar o desempenho de pesquisa. Por exemplo, o terminal móvel 100 pode usar um mais longo (em comparação com Rel.-8) período de execução de média para determinar a média da informação contida no PSS e/ou SSS antes da detecção da identidade de célula (ID de célula). Como outro exemplo, o terminal móvel 100 pode usar mais antenas de recepção na pesquisa de célula estendida juntamente com alguma forma de combinação, tal como combinação de razão máxima (MRC). Em outras modalidades, o terminal móvel 100 pode pesquisar por um conjunto expandido de sinais de sincronização incluindo o PSS, SSS, e outros sinais de sincronização que podem ser especificados para pesquisas de célula estendida.
[0026] A figura 3 ilustra um procedimento de rede exemplificativo 400, implementado por uma estação de base 200 em uma macro célula de serviço 20. Uma estação de base 200 determina se o terminal móvel 100 tem capacidade de pesquisa de célula estendida (bloco 410). Tipicamente, esta determinação é feita no instante em que o terminal móvel 100 estabelece uma conexão com uma estação de base 200. Para brevemente resumir, as estações de base 200 monitora o Canal de Acesso Aleatório (RACH) a fim de detectar terminais móveis 100 que estão tentando se conectar a uma estação de base 200. Uma vez quando um novo terminal móvel 100 é detectado, outra sinalização entre uma estação de base 200 e terminal móvel 100 pode ser realizada. Por exemplo, um terminal móvel 100 no modo de inatividade pode tentar acampar sobre a célula detectada ou pode realizar um procedimento de atualização de local. Um terminal móvel ativo 100 pode enviar uma solicitação de conexão a fim de estabelecer uma conexão com a célula. Em qualquer caso, durante o procedimento de sinalização, a categoria/capacidade de terminal móvel pode ser enviada para uma estação de base 200. Em alguns casos, a estação de base 200 pode receber informação acerca da capacidade de terminal móvel a partir de outra estação de base 200 ou outro nó de rede.
[0027] Quando existe uma necessidade de uma pesquisa de célula estendida, a estação de base 200 envia uma mensagem de pesquisa de célula estendida para o terminal móvel 100 (bloco 420). Se uma pesquisa de célula estendida é necessária, pode depender do cenário de implantação e/ou do local do terminal móvel 100. Em geral, uma pesquisa de célula estendida pode ser necessária quando o terminal móvel 100 está na, ou está se movendo na direção para, a área servida por uma ou mais célula de pico 30.
[0028] A mensagem de pesquisa de célula estendida pode ser transmitida como uma mensagem de controle de recurso de rádio (RRC). Alternativamente, sinalização da camada 1 pode ser usada para enviar a mensagem de pesquisa de célula estendida. A mensagem de pesquisa de célula estendida inclui, pelo menos, uma indicação que uma ou mais células de pico 30 servidas por nós de baixa potência 300 estão presentes na vizinhança do terminal móvel 100, que poderiam ter relações de sinal/ruído (SNRs) abaixo dos requisitos de informação da Publicação 8 LTE. A mensagem de pesquisa de célula estendida poderia também incluir uma lista vizinha contendo as identidades de célula física (PCIs) para os nós de acesso de potência mais baixa 300 na célula de pico 30. Em algumas modalidades, uma estação de base pode enviar um mapa de medição relativo às PCIs para correspondentes subquadros para realizar medições de sinal. Assim, uma vez quando um terminal móvel 100 detectou a PCI na lista de célula vizinha, o terminal móvel 100 terá informação acerca dos subquadros, frequências, ou informação similar, onde sinais de sincronização podem ser esperados. O mapa de medição pode ser incluído na mensagem de pesquisa de célula, ou pode ser incluído em uma mensagem separada.
[0029] A figura 4 ilustra um procedimento de pesquisa de célula estendida, de exemplo, 500 para um terminal móvel 100. O procedimento de pesquisa de célula estendida é iniciado quando o terminal móvel 100 recebe uma mensagem de pesquisa de célula estendida a partir da estação de base de serviço 200 (bloco 510). Como notado previamente, a mensagem de pesquisa de célula estendida inclui uma indicação que existe célula de pico 30 na vizinhança do terminal móvel 100, para a qual a potência de sinal recebido pode ser inferior à exigência mínima para relatar, como especificado na Publicação 8 LTE. A mensagem de pesquisa de célula estendida poderia também incluir uma lista vizinha incluindo as PCIs de células 20, 30 a incluir na pesquisa de célula estendida.
[0030] Em algumas modalidades, o terminal móvel 100 também recebe um mapa de medição a partir da estação de base de serviço 200 relativo às PCIs das células 20, 30 na lista de célula vizinha com correspondentes subquadros (bloco 520). Em resposta à mensagem de pesquisa de célula estendida, o terminal móvel 100 periodicamente realiza uma pesquisa de célula estendida com base no mapa de medição recebido (bloco 530). Por exemplo, o terminal móvel pode iniciar, em uma base regular, a executar medições de intensidade de sinal (RSRP/RSRQ) para células identificadas por cada PCI nos correspondentes subquadros indicados pelo mapa de medição. Como notado previamente, o terminal móvel 100 pode pesquisar por um conjunto expandido de sinais de sincronização quando executa a pesquisa de célula estendida. O tipo, o tempo, e posições de frequência dos sinais de sincronização podem ser especificados por norma ou podem ser comunicados ao terminal móvel 100 na mensagem de pesquisa de célula estendida, ou outra sinalização de controle. O tipo, o tempo, e a frequência dos sinais de sincronização adicionais poderiam também ser especificados no mapa de medição transmitido por uma estação de base 200. Na execução da pesquisa de célula estendida, o terminal móvel 100 pode empregar tempos de realização de média mais longos ou um maior número de antenas para aumentar a probabilidade de detecção dos sinais de sincronização.
[0031] A figura 5 ilustra um procedimento alternativo de pesquisa de célula estendida 600 para um terminal móvel 100. Nesta modalidade, a mensagem de pesquisa de célula estendida é transmitida por uma estação de base 200 em um canal de difusão. A mensagem de pesquisa de célula estendida pode ser incluída em um bloco de informação principal (MIB) ou bloco de informação secundário (SIB). Quando um terminal móvel 100 com capacidade de pesquisa de célula estendida é inicializado, o terminal móvel pesquisa por, e lê, o canal de difusão de uma célula detectada 20, 30 na vizinhança do terminal móvel 100 (bloco 610). Com base em informação transmitida no canal de difusão, o terminal móvel 100 determina se acampamento é permitido (bloco 620). Se for permitido, o terminal móvel começa a acampar sobre a célula detectada de acordo com procedimentos de acampamento adicionais (bloco 630). Se acampamento não é permitido, o terminal móvel 100 detecta se uma mensagem de pesquisa de célula estendida foi difundida (bloco 640). O acampamento pode ser desabilitado, por exemplo, se a célula detectada 20, 30 pertence a um diferente provedor de serviço, ou pode ser desabilitado com base em preferências de usuário. Se o canal de difusão não inclui uma mensagem de pesquisa de célula estendida, o terminal móvel 100 continua a pesquisar outras células (bloco 650). Se o canal de difusão inclui uma mensagem de pesquisa de célula estendida, o terminal móvel 100 realiza uma pesquisa de célula estendida, como previamente descrito para pesquisar células mais fracas (bloco 660).
[0032] A figura 6 ilustra um terminal móvel exemplificativo 100 que implementa o procedimento de pesquisa de célula estendida descrito aqui. O terminal móvel 100 compreende um transceptor 110, circuito de controle 120, e interface de usuário 130. O transceptor 110 compreende um transceptor celular padrão de acordo com a norma LTE, ou outra norma atualmente conhecida ou futuramente desenvolvida, que suporta procedimentos de pesquisa de célula estendida. O circuito de controle 120 controla a operação do terminal móvel 100 com base em instruções armazenadas na memória (não mostrada). O circuito de controle 120 pode ser implementado com um ou mais processadores, hardware, firmware, ou uma combinação dos mesmos. O circuito de controle 120 é configurado para implementar o procedimento, conforme mostrado nas figuras 4 e 5. Memória persistente é usada para a armazenagem de instruções de programa. Instruções de programa para implementar o procedimento de pesquisa de célula estendida podem ser armazenadas em alguma forma de memória persistente (por exemplo, memória somente de leitura). O circuito de controle pode também incluir memória de acesso aleatório para armazenar dado temporário. A interface de usuário 130 tipicamente compreende um exibidor e um ou mais dispositivos de entrada ou alimentação para permitir ao usuário interagir com, e controlar o, terminal móvel 100. Os dispositivos de alimentação de usuário podem incluir um "keypad", "touchpad", teclas de função, rodas de deslocamento, ou outros dispositivos de alimentação similares. Se o terminal móvel inclui um exibidor de tela de toque, o exibidor de tela de toque pode também funcionar como um dispositivo de alimentação de usuário.
[0033] A figura 7 ilustra uma estação de base de exemplo para comunicação com o terminal móvel 100. A estação de base 200 compreende uma antena 210 acoplada a um transceptor 220, e um circuito de controle 230. O transceptor 220 compreende um transceptor celular padrão que opera de acordo com a norma LTE, ou outra norma atualmente conhecida ou futuramente desenvolvida, suportando procedimentos de pesquisa de célula estendida. O circuito de controle 230 controla a operação da estação de base 200. As funções realizadas pelo circuito de controle 230 incluem controle de recurso de rádio e funções de gestão de mobilidade. O circuito de controle 230 pode ser implementado por um ou mais processadores, hardware, firmware, ou uma combinação dos mesmos. O circuito de controle 230 é configurado para implementar o procedimento como mostrado na figura 3. Instruções de programa para implementar o procedimento de pesquisa de célula estendida podem ser armazenadas em alguma forma de memória persistente (por exemplo, memória somente de leitura). O circuito de controle pode também incluir memória de acesso aleatório para armazenar dado temporário.
[0034] O procedimento de pesquisa de célula estendida permite que terminais móveis 100 encontrem células para as quais a potência de sinal de recepção está abaixo do nível mínimo especificado pela Publicação 8 LTE. Assim, relatório de medição enviado pelo terminal móvel 100 para uma estação de base 200 será mais inclusivo e, assim, cria oportunidades para melhorar cobertura de ligação superior e capacidade de sistema.
[0035] A presente invenção pode, evidentemente, ser realizada de outras maneiras específicas que aquelas aqui exposta sem fugir do escopo e características essenciais da invenção. As presentes modalidades devem ser consideradas, por conseguinte, em todos os aspectos, como ilustrativas e não restritivas, e todas as alterações que caem dentro da faixa de significado e equivalência das reivindicações anexas são destinadas a serem aqui incluídas.

Claims (32)

1. Método implementado por uma estação de base, caracterizado por compreender: determinar (410) que um terminal móvel servido pela estação de base tenha uma capacidade de pesquisa de célula estendida, em que a dita capacidade de pesquisa de célula estendida é uma capacidade de executar um procedimento de pesquisa de célula estendida (500, 600) para detectar sinais a partir de células mais fracas por qualquer uma dentre:usar um limite mais baixo para reportar e fazer medições de sinal;usar período de execução de média mais longo para informação média;usar mais antenas de recepção; epesquisar por um conjunto expandido de sinais de sincronização comparado com um procedimento de pesquisa de célula que é como especificado na Publicação (Rel.8) da norma Evolução de Longo Prazo (LTE) do Projeto de Parceira de Terceira Geração (3GPP);transmitir (420) uma mensagem de pesquisa de célula estendida ao terminal móvel para permitir pesquisa de célula estendida pelo terminal móvel, em que aquela mensagem de pesquisa de célula estendida inclui uma indicação de que uma ou mais células de pico estão presentes na vizinhança do terminal móvel que poderiam ter relações de sinal para ruído abaixo dos requisitos de reportar das especificações na Publicação (Rel.8) da norma Evolução de Longo Prazo (LTE) do Projeto de Parceira de Terceira Geração (3GPP);transmitir (430) um mapa de medição para o terminal móvel que se relaciona com identidades de célula de células candidatas e subquadros correspondentes para realização de medições.
2. Método, de acordo com a reivindicação 1, caracterizado pelo fato de que o mapa de medição é transmitido (420, 430) na mensagem de pesquisa de célula estendida.
3. Método, de acordo com a reivindicação 1, caracterizado pelo fato de que o mapa de medição é transmitido (430) separadamente a partir da mensagem de pesquisa de célula estendida.
4. Método, de acordo com a reivindicação 1, caracterizado pelo fato de que transmitir (420) uma mensagem de pesquisa de célula estendida ao terminal móvel compreende transmitir a mensagem de pesquisa de célula estendida em uma dentre uma mensagem de sinalização de controle de recurso de rádio e uma mensagem de sinalização de camada 1.
5. Método, de acordo com a reivindicação 1, caracterizado pelo fato de a mensagem de pesquisa de célula estendida incluir uma indicação de que existem células candidatas que o terminal móvel poderia selecionar como uma célula de serviço.
6. Estação de base (200), compreendendo:um transceptor (220) para comunicação com terminais móveis;um circuito de controle (230) para controlar a operação do transceptor, estação de base (200) essa caracterizada pelo fato de que o dito circuito de controle (230) é configurado para:determinar que um terminal móvel servido pela estação de base tem capacidade de pesquisa de célula estendida, em que aquela capacidade de pesquisa de célula estendida é uma capacidade de executar um procedimento de pesquisa de célula estendida (500, 600) para detectar sinais a partir de células mais fracas por qualquer uma dentre:usar um limite mais baixo para reportar e fazer medições de sinal;usar período de execução de média mais longo para informação média;usar mais antenas de recepção; epesquisar por um conjunto expandido de sinais de sincronização comparado com um procedimento de pesquisa de célula que é como especificado na Publicação (Rel.8) da norma Evolução de Longo Prazo (LTE) do Projeto de Parceira de Terceira Geração (3GPP);transmitir (420) uma mensagem de pesquisa de célula estendida ao terminal móvel para permitir pesquisa de célula estendida pelo terminal móvel, em que aquela mensagem de pesquisa de célula estendida inclui uma indicação de que uma ou mais células de pico estão presentes na vizinhança do terminal móvel que poderiam ter relações de sinal para ruído abaixo dos requisitos de reportar das especificações na Publicação (Rel.8) da norma Evolução de Longo Prazo (LTE) do Projeto de Parceira de Terceira Geração (3GPP);transmitir um mapa de medição ao terminal móvel que se relaciona a identidades de célula de células candidatas e subquadros correspondentes para realização de medições.
7. Estação de base, de acordo com a reivindicação 6, caracterizada pelo fato de o circuito de controle (230) ser configurado para transmitir o mapa de medição na mensagem de pesquisa de célula estendida.
8. Estação de base, de acordo com a reivindicação 6, caracterizada pelo fato de o circuito de controle (230) ser configurado para transmitir o mapa de medição separadamente a partir da mensagem de pesquisa de célula estendida.
9. Estação de base, de acordo com a reivindicação 6, caracterizada pelo fato de o circuito de controle (230) ser configurado para transmitir a mensagem de pesquisa de célula estendida em uma dentre uma mensagem de sinalização de controle de recurso de rádio e mensagem de sinalização de camada 1.
10. Estação de base, de acordo com a reivindicação 7, caracterizada pelo fato de o circuito de controle (230) ser configurado para incluir, na mensagem de pesquisa de célula estendida, uma indicação de que existem células candidatas que o terminal móvel poderia selecionar como uma célula de serviço.
11. Método de pesquisa de célula implementado por um terminal móvel, que tem capacidade de pesquisa de célula estendida, em que tal capacidade de pesquisa de célula estendida é uma capacidade de executar um procedimento de pesquisa de célula estendida (500, 600) para detectar sinais a partir de células mais fracas por qualquer uma dentre: usar um limite mais baixo para reportar e fazer medições de sinal;usar execução de média mais longa para informação média;usar mais antenas de recepção; epesquisar por um conjunto expandido de sinais de sincronização comparado com um procedimento de pesquisa de célula que é como especificado na Publicação (Rel.8) da norma Evolução de Longo Prazo (LTE) do Projeto de Parceira de Terceira Geração (3GPP), o dito método sendo caracterizado por compreender:receber (510, 610) uma mensagem de pesquisa de célula estendida, em que aquela capacidade de pesquisa de célula estendida é uma capacidade de executar um procedimento de pesquisa de célula estendida comparado com um procedimento de pesquisa de célula que é como especificado na Publicação (Rel.8) da norma Evolução de Longo Prazo (LTE) do Projeto de Parceira de Terceira Geração (3GPP);receber (520) um mapa de medição que se relaciona com identidades de célula de células candidatas e subquadros correspondentes para realizar medições; erealizar (530) uma pesquisa de célula estendida responsiva àquela mensagem de pesquisa de célula estendida com base no mapa de medição recebido.
12. Método, de acordo com a reivindicação 11, caracterizado pelo fato de que receber (510) uma mensagem de pesquisa de célula estendida compreende receber a mensagem de pesquisa de célula estendida a partir de uma estação de base de serviço.
13. Método, de acordo com a reivindicação 12, caracterizado pelo fato de que receber (510) uma mensagem de pesquisa de célula estendida para o terminal móvel compreende receber a mensagem de pesquisa de célula estendida em uma dentre uma mensagem de sinalização de controle de recurso de rádio e mensagem de sinalização de camada 1.
14. Método, de acordo com a reivindicação 12, caracterizado pelo fato de que o mapa de medição é recebido (520) na mensagem de pesquisa de célula estendida.
15. Método, de acordo com a reivindicação 12, caracterizado pelo fato de que o mapa de medição é recebido (520) separadamente a partir da mensagem de pesquisa de célula estendida.
16. Método, de acordo com a reivindicação 11, caracterizado pelo fato de que receber (510, 610) uma mensagem de pesquisa de célula estendida compreende receber a mensagem de pesquisa de célula estendida em um canal de difusão.
17. Método, de acordo com a reivindicação 11, caracterizado pelo fato de que aquela mensagem de pesquisa de célula estendida inclui uma indicação de que há células candidatas que o terminal móvel poderia selecionar como uma célula de serviço.
18. Método, de acordo com a reivindicação 11, caracterizado pelo fato de que realizar (530, 660) uma pesquisa de célula estendida compreende:receber sinais de sincronização a partir de uma ou mais células candidatas; e determinar a média de informação contida nos ditos sinais de sincronização sobre um período estendido.
19. Método, de acordo com a reivindicação 11, caracterizado pelo fato de que realizar (530, 660) uma pesquisa de célula estendida compreende receber sinais de sincronização a partir de uma ou mais células candidatas em um conjunto expandido de antenas de recepção.
20. Método, de acordo com a reivindicação 11, caracterizado pelo fato de que realizar (530, 660) uma pesquisa de célula estendida compreende receber e detectar um conjunto expandido de sinais de sincronização a partir de uma ou mais células candidatas.
21. Método, de acordo com a reivindicação 11, caracterizado por compreender ainda realizar medições de intensidade de sinal para uma ou mais das células candidatas identificadas no mapa de medição.
22. Terminal móvel (100) que tem capacidade de pesquisa de célula estendida, em que aquela capacidade de pesquisa de célula estendida é uma capacidade de executar um procedimento de pesquisa de célula estendida para detectar sinais a partir de células mais fracas por qualquer uma dentre:usar um limite mais baixo para reportar e fazer medições de sinal;usar execução de média mais longa para informação média;usar mais antenas de recepção; epesquisar por um conjunto expandido de sinais de sincronização comparado com um procedimento de pesquisa de célula que é como especificado na Publicação (Rel.8) da norma Evolução de Longo Prazo (LTE) do Projeto de Parceira de Terceira Geração (3GPP), e em que o referido terminal móvel (100) é caracterizado por compreender:um transceptor (110) para comunicação com uma estação de base;um circuito de controle (120) para controlar operação do transceptor (110), o referido circuito de controle (120) configurado para:receber uma mensagem de pesquisa de célula estendida, em que a referida capacidade de pesquisa de célula estendida é uma capacidade de executar um procedimento de pesquisa de célula estendida comparado com um procedimento de pesquisa de célula que é como especificado na Publicação (Rel.8) da norma Evolução de Longo Prazo (LTE) do Projeto de Parceira de Terceira Geração (3GPP);receber um mapa de medição que se relaciona com identidades de célula de células candidatas e subquadros correspondentes para realizar medições; erealizar uma pesquisa de célula estendida responsiva àquela mensagem de pesquisa de célula estendida com base no mapa de medição recebido.
23. Terminal móvel, de acordo com a reivindicação 22, caracterizado pelo fato de o circuito de controle (120) ser configurado para receber a mensagem de pesquisa de célula estendida a partir de uma estação de base de serviço.
24. Terminal móvel, de acordo com a reivindicação 23, caracterizado pelo fato de o circuito de controle (120) ser configurado para receber a mensagem de pesquisa de célula estendida em uma dentre uma mensagem de sinalização de controle de recurso de rádio e mensagem de sinalização de camada 1.
25. Terminal móvel, de acordo com a reivindicação 22, caracterizado pelo fato de o circuito de controle (120) ser configurado para receber o mapa de medição na mensagem de pesquisa de célula estendida.
26. Terminal móvel, de acordo com a reivindicação 22, caracterizado pelo fato de o circuito de controle (120) ser configurado para receber o mapa de medição separadamente a partir da mensagem de pesquisa de célula estendida.
27. Terminal móvel, de acordo com a reivindicação 22, caracterizado pelo fato de o circuito de controle (120) ser configurado para receber a mensagem de pesquisa de célula estendida em um canal de difusão.
28. Terminal móvel, de acordo com a reivindicação 22, caracterizado pelo fato de que a mensagem de pesquisa de célula estendida inclui uma indicação que existem células candidatas que o terminal móvel poderia selecionar como uma célula de serviço.
29. Terminal móvel, de acordo com a reivindicação 22, caracterizado pelo fato de o circuito de controle (120) ser configurado para realizar uma pesquisa de célula estendida por:receber sinais de sincronização a partir de uma ou mais células candidatas; e determinar a média de ditos sinais de sincronização sobre um período estendido.
30. Terminal móvel, de acordo com a reivindicação 22, caracterizado pelo fato de o circuito de controle (120) ser configurado para realizar uma pesquisa de célula estendida por receber sinais de sincronização a partir de uma ou mais células candidatas num conjunto expandido de antenas de recepção.
31. Terminal móvel, de acordo com a reivindicação 22, caracterizado pelo fato de o circuito de controle (120) ser configurado para realizar uma pesquisa de célula estendida por recepção de um conjunto expandido de sinais de sincronização a partir de uma ou mais células candidatas.
32. Terminal móvel, de acordo com a reivindicação 22, caracterizado pelo fato de o circuito de controle (120) ser configurado ainda para realizar medições de intensidade de sinal para uma ou mais das células candidatas identificadas no mapa de medição.
BR112012032258-3A 2010-06-15 2011-06-14 Método implementado por uma estação de base, estação de base, método de pesquisa de célula implementado por um terminal móvel, e, terminal móvel BR112012032258B1 (pt)

Applications Claiming Priority (5)

Application Number Priority Date Filing Date Title
US35490010P 2010-06-15 2010-06-15
US61/354,900 2010-06-15
US12/899,780 US8892094B2 (en) 2010-06-15 2010-10-07 Cell search and measurement in heterogeneous networks
US12/899,780 2010-10-07
PCT/EP2011/059830 WO2011157702A1 (en) 2010-06-15 2011-06-14 Cell search and measurement in heterogeneous networks

Publications (2)

Publication Number Publication Date
BR112012032258A2 BR112012032258A2 (pt) 2016-11-22
BR112012032258B1 true BR112012032258B1 (pt) 2021-11-09

Family

ID=45096624

Family Applications (1)

Application Number Title Priority Date Filing Date
BR112012032258-3A BR112012032258B1 (pt) 2010-06-15 2011-06-14 Método implementado por uma estação de base, estação de base, método de pesquisa de célula implementado por um terminal móvel, e, terminal móvel

Country Status (8)

Country Link
US (2) US8892094B2 (pt)
EP (2) EP2583502B1 (pt)
CN (2) CN106131926B (pt)
BR (1) BR112012032258B1 (pt)
CA (1) CA2802630C (pt)
MY (1) MY166741A (pt)
SG (1) SG185713A1 (pt)
WO (1) WO2011157702A1 (pt)

Families Citing this family (19)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
US8649326B2 (en) * 2010-07-06 2014-02-11 Htc Corporation Method of handling capability information of a mobile device and related communication device
US9642021B2 (en) * 2010-10-04 2017-05-02 Telefonaktiebolaget Lm Ericsson (Publ) Acquisition of cell information for enhancing network operation in heterogeneous environment
US8537751B2 (en) * 2011-02-01 2013-09-17 Telefonaktiebolaget Lm Ericsson (Publ) Minimizing tracking area updates in heterogeneous radio access network
EP2676481B1 (en) 2011-02-16 2019-09-25 BlackBerry Limited Ue measurement procedure in a heterogeneous mobile network
KR101576402B1 (ko) * 2011-07-27 2015-12-21 엘지전자 주식회사 무선 통신 시스템에서 동기화 신호 전송 방법 및 장치
US9332516B2 (en) * 2011-08-11 2016-05-03 Blackberry Limited Method and system for signaling in a heterogeneous network
WO2013142429A1 (en) * 2012-03-19 2013-09-26 Farver Brandon System and method for mode-based social networking
CN102711149A (zh) * 2012-06-26 2012-10-03 电子科技大学 一种家庭基站干扰协调机制的控制方法
WO2014021748A1 (en) * 2012-08-03 2014-02-06 Telefonaktiebolaget L M Ericsson (Publ) A method for improving operations of mobile devices in an imbalanced region of a heterogeneous network
CN102883408B (zh) * 2012-09-21 2017-04-05 中兴通讯股份有限公司 一种小小区的发现方法和装置
EP2912915B1 (en) * 2012-10-23 2018-12-19 Telefonaktiebolaget LM Ericsson (publ) Method, user equipment and base stations for performing random access procedures
KR101988506B1 (ko) 2012-12-14 2019-09-30 삼성전자 주식회사 무선 이동통신 시스템에서 디스커버리 신호를 송/수신하는 방법 및 장치
JP6229310B2 (ja) * 2013-05-24 2017-11-15 富士通株式会社 制御装置、端末装置、及びセルサーチ制御方法
US9462562B2 (en) 2013-09-30 2016-10-04 Qualcomm Incorporated Methods and apparatuses for user equipment assisted time and frequency synchronization of small cells
CN105122894A (zh) * 2014-01-26 2015-12-02 华为技术有限公司 一种用户设备、基站及小区发现的方法
US9736852B2 (en) * 2014-12-23 2017-08-15 Intel Corporation Method of processing received digitized signals and mobile radio communication terminal device
KR20180085214A (ko) 2017-01-18 2018-07-26 삼성전자주식회사 사물 인터넷 통신 방법 및 그 전자 장치
CN109041105B (zh) * 2017-06-09 2020-10-16 维沃移动通信有限公司 邻小区信息的发送方法、邻小区信息的处理方法及设备
WO2021232374A1 (en) * 2020-05-21 2021-11-25 Qualcomm Incorporated Empirical data based 5g network search for performing 5g network reselection from a legacy network

Family Cites Families (27)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
FI102123B1 (fi) * 1994-04-15 1998-10-15 Nokia Telecommunications Oy Solukkotyyppinen matkaviestinjärjestelmä sekä menetelmä handoverin suorittamiseksi mikrosolun ja makrosolun välillä
FI103171B1 (fi) * 1996-02-20 1999-04-30 Nokia Telecommunications Oy Menetelmä ja järjestely solunvaihtopäätöksen tekemiseksi matkaviestinjärjestelmässä
CA2278830A1 (en) * 1998-08-31 2000-02-29 Lucent Technologies Inc. Handoffs in extended range concentric cell base station
EP1733587B1 (en) * 2004-03-30 2012-08-01 Telefonaktiebolaget LM Ericsson (publ) Methods of and apparatuses for cell-differentiated handover in a mobile communications system
CN100441039C (zh) * 2005-03-31 2008-12-03 上海华为技术有限公司 移动通信网络异系统切换方法
CN101079769B (zh) * 2006-05-22 2012-05-23 华为技术有限公司 码分多址网络中异构系统的接入方法
US8457674B2 (en) * 2006-09-29 2013-06-04 Intel Corporation Architecture, protocols and frame formats for wireless multi-hop relay networks
WO2008086648A1 (en) 2007-01-08 2008-07-24 Huawei Technologies Co., Ltd. Cell search in a cellular communications system
CN101076194A (zh) * 2007-06-11 2007-11-21 中兴通讯股份有限公司 一种扩展小区时间提前量的估计方法
JP5048834B2 (ja) 2007-06-26 2012-10-17 テレフオンアクチーボラゲット エル エム エリクソン(パブル) 通信システムにおいてセルオフセットを送信する方法および装置
CN101364833B (zh) * 2007-08-09 2012-12-19 中兴通讯股份有限公司 一种宽带码分多址系统负荷的控制方法
CN101141778A (zh) * 2007-09-25 2008-03-12 中兴通讯股份有限公司 利用镜像射频单元实现分区覆盖的方法和系统
US8588738B2 (en) * 2007-10-01 2013-11-19 Qualcomm Incorporated Mobile access in a diverse access point network
KR101405950B1 (ko) * 2007-10-02 2014-06-12 엘지전자 주식회사 단말의 이동성 지원 방법 및 이를 지원하는 이동 통신 단말
CN104734833B (zh) * 2007-12-04 2019-04-23 蔚蓝公司 抑制小区间干扰的方法和装置
CN101459985B (zh) * 2007-12-14 2010-12-08 华为技术有限公司 无线通信系统中邻区信息传递的方法和设备
KR101430473B1 (ko) * 2008-02-15 2014-08-18 엘지전자 주식회사 위치 정보를 이용한 스캐닝 방법 및 이종 망 기지국 선택방법
US8295209B2 (en) * 2008-02-21 2012-10-23 Nokia Corporation Frame structures with flexible partition boundary for wireless networks
US8971888B2 (en) 2008-03-21 2015-03-03 Qualcomm Incorporated Cell selection and reselection in deployments with home nodeBs
US9313720B2 (en) * 2008-03-27 2016-04-12 Qualcomm Incorporated Power efficient small base station scanning and acquisition
JP5256825B2 (ja) * 2008-04-04 2013-08-07 株式会社日立製作所 基地局装置
KR101452497B1 (ko) * 2008-05-22 2014-10-21 엘지전자 주식회사 Gsm/gprs 시스템에서 셀 탐색 방법
CN101610446A (zh) * 2008-06-16 2009-12-23 华为技术有限公司 限定签约用户组小区搜索方法、系统及设备
GB2461257B (en) * 2008-06-19 2010-06-02 Motorola Inc A cellular communication System and method of operation therefor
CN101651961B (zh) * 2008-08-11 2012-06-20 华为技术有限公司 小区重选的方法和终端
KR101555061B1 (ko) * 2008-08-22 2015-09-23 엘지전자 주식회사 이종 네트워크간 셀 재탐색 수행 방법
JP5359735B2 (ja) * 2009-09-28 2013-12-04 富士通モバイルコミュニケーションズ株式会社 移動通信端末、及び移動通信端末のセルサーチ制御プログラム

Also Published As

Publication number Publication date
US8892094B2 (en) 2014-11-18
EP2583502B1 (en) 2016-11-30
CN106131926B (zh) 2021-02-02
CN106131926A (zh) 2016-11-16
SG185713A1 (en) 2012-12-28
US20110306340A1 (en) 2011-12-15
CN102934496A (zh) 2013-02-13
WO2011157702A1 (en) 2011-12-22
CA2802630A1 (en) 2011-12-22
CA2802630C (en) 2019-07-16
US20150031358A1 (en) 2015-01-29
BR112012032258A2 (pt) 2016-11-22
EP3136788A1 (en) 2017-03-01
MY166741A (en) 2018-07-19
EP2583502A1 (en) 2013-04-24
CN102934496B (zh) 2016-08-03
US9338735B2 (en) 2016-05-10

Similar Documents

Publication Publication Date Title
BR112012032258B1 (pt) Método implementado por uma estação de base, estação de base, método de pesquisa de célula implementado por um terminal móvel, e, terminal móvel
US8824383B2 (en) Downlink scheduling in heterogeneous networks
US9055474B2 (en) Apparatus for improved mobility in a wireless heterogeneous network
US8843139B2 (en) Method and system for small cell discovery in heterogeneous cellular networks
US8837290B2 (en) Handover in a soft cell network
JP2021518062A (ja) セル再選択方法、装置及びシステム
US11153789B2 (en) Method, network node and user equipment of a wireless network for handling a user equipment
KR20150007753A (ko) 무선 셀룰라 통신 시스템에서 기지국 간 단말의 단말 대 단말 발견 신호 전송 방법 및 장치

Legal Events

Date Code Title Description
B06F Objections, documents and/or translations needed after an examination request according [chapter 6.6 patent gazette]
B06U Preliminary requirement: requests with searches performed by other patent offices: procedure suspended [chapter 6.21 patent gazette]
B15K Others concerning applications: alteration of classification

Free format text: A CLASSIFICACAO ANTERIOR ERA: H04W 48/16

Ipc: H04W 24/10 (2009.01), H04W 8/00 (2009.01), H04W 88

B09A Decision: intention to grant [chapter 9.1 patent gazette]
B16A Patent or certificate of addition of invention granted [chapter 16.1 patent gazette]

Free format text: PRAZO DE VALIDADE: 20 (VINTE) ANOS CONTADOS A PARTIR DE 14/06/2011, OBSERVADAS AS CONDICOES LEGAIS. PATENTE CONCEDIDA CONFORME ADI 5.529/DF, QUE DETERMINA A ALTERACAO DO PRAZO DE CONCESSAO.