BR112012028264B1 - método e aparelho para acesso a serviço por uma estação móvel e estação móvel - Google Patents

método e aparelho para acesso a serviço por uma estação móvel e estação móvel Download PDF

Info

Publication number
BR112012028264B1
BR112012028264B1 BR112012028264-6A BR112012028264A BR112012028264B1 BR 112012028264 B1 BR112012028264 B1 BR 112012028264B1 BR 112012028264 A BR112012028264 A BR 112012028264A BR 112012028264 B1 BR112012028264 B1 BR 112012028264B1
Authority
BR
Brazil
Prior art keywords
service
service request
request
type
ggsn
Prior art date
Application number
BR112012028264-6A
Other languages
English (en)
Other versions
BR112012028264A2 (pt
Inventor
Yijun WU
Jun Wang
Haifeng DUAN
Wei Cui
Original Assignee
Huawei Technologies Co., Ltd
Priority date (The priority date is an assumption and is not a legal conclusion. Google has not performed a legal analysis and makes no representation as to the accuracy of the date listed.)
Filing date
Publication date
Application filed by Huawei Technologies Co., Ltd filed Critical Huawei Technologies Co., Ltd
Publication of BR112012028264A2 publication Critical patent/BR112012028264A2/pt
Publication of BR112012028264B1 publication Critical patent/BR112012028264B1/pt

Links

Images

Classifications

    • HELECTRICITY
    • H04ELECTRIC COMMUNICATION TECHNIQUE
    • H04WWIRELESS COMMUNICATION NETWORKS
    • H04W76/00Connection management
    • H04W76/10Connection setup
    • H04W76/12Setup of transport tunnels
    • HELECTRICITY
    • H04ELECTRIC COMMUNICATION TECHNIQUE
    • H04WWIRELESS COMMUNICATION NETWORKS
    • H04W80/00Wireless network protocols or protocol adaptations to wireless operation
    • H04W80/08Upper layer protocols
    • H04W80/12Application layer protocols, e.g. WAP [Wireless Application Protocol]
    • HELECTRICITY
    • H04ELECTRIC COMMUNICATION TECHNIQUE
    • H04WWIRELESS COMMUNICATION NETWORKS
    • H04W88/00Devices specially adapted for wireless communication networks, e.g. terminals, base stations or access point devices
    • H04W88/16Gateway arrangements

Landscapes

  • Engineering & Computer Science (AREA)
  • Computer Networks & Wireless Communication (AREA)
  • Signal Processing (AREA)
  • Mobile Radio Communication Systems (AREA)
  • Data Exchanges In Wide-Area Networks (AREA)

Abstract

MÉTODO, APARELHO E SISTEMA DE ACESSO DE SERVIÇO DE UMA ESTAÇÃO MÓVEL Um método, um aparelho e um sistema de acesso de serviço de uma MS são fornecidos pela presente divulgação. O método compreende os seguintes passos: Nó de Suporte do Gateway GPRS (GGSN), ou um nível próximo do gateway GGSN recebe um pedido de serviço de transporte Nome do Ponto de Acesso Virtual (VAPN) ou um pedido de serviço não incluindo APN transmitido a partir de uma MS, executa um profundo Processamento de Inspeção de Pacote (DPI) para o pedido de serviço, e identifica o tipo de serviço; GGSN ou o gateway envia o pedido de serviço para a rede de dados externa que corresponde ao tipo serviço. Por conseguinte, o acesso a vários tipos de serviços de dados móveis podem ser conseguidos através da função de serviço de identificação do gateway GGSN ou GGSN sem modificar MS configuração APN pelo MS móvel, portanto as experiências de serviço para um utilizador MS é melhorada de forma eficaz.

Description

Campo da Exposição
A presente exposição se refere ao campo de tecnologia de comunicações móveis e, mais particularmente, refere-se a um método, um aparelho e um sistema para acesso a serviço por uma Estação Móvel (MS).
Descrição da Técnica Relacionada
Atualmente, a maioria dos serviços baseados em Internet é implementada por um Nome de Ponto de Acesso (APN) independente, tipicamente tais como os dois APNs populares de CMWAP (gateway de acesso de WAP) e CMNET (gateway de acesso à Internet) usados pela China Mobile, bem como muitos outros pontos de acesso APN personalizados para clientes de grupo. CMWAP e CMNET são duas maneiras de acesso de Serviço de Rádio de Pacote Geral (GPRS) divididas de forma factícia pela China Mobile. CMWAP é estabelecido para telefone celular para rede de acesso por WAP, enquanto CMNET serve para PC, computador notebook, PAD ou similar para acesso à Internet usando GPRS. CMWAP e CMNET não têm diferença nas maneiras de implementação, mas para fins diferentes. Assim, se comparado com CMNET, CMWAP tem algumas limitações e cobranças diferentes. De uma forma simples, CMWAP é equivalente a uma rede de área local acessando a Internet através de um roteador e CMNET é equivalente a acesso à Internet diretamente através de um endereço de IP de rede pública.
A figura 1 é um diagrama estrutural que mostra uma Estação Móvel (MS) da técnica anterior acessando uma entidade de serviço através de um Nó de suporte de GPRS de
Gateway (GGSN), onde os usuários precisam regular APNs diferentes na MS e deixar requisições de serviço portarem APNs. Então, GGSN envia estas requisições para diferentes entidades de serviço com base em APNs diferentes, e, assim, vários serviços são realizados na MS.
A solução técnica do SGSN atual selecionando APN e GGSN (ativação de APN) se lê conforme se segue: 01: Recebimento de uma requisição de serviço reportada pelo usuário; 02: Determinação quanto a se o APN na requisição de serviço está vazio: 021: Caso vazio, então, determinar se o usuário é um usuário de APN contratado de Registrador Local Doméstico (HLR): 0211: Se um usuário de APN contratado, então, determinar, adicionalmente, se há apenas um APN único no HLR: 02111. Se apenas um único APN, então, consultar um GGSN com base no APN único; 02112. Se mais de dois APNs no HLR, então, negar a ativação; 0212: Caso não seja um usuário de APN contratado, então, negar a ativação. 022: Caso não vazio, determinar se o APN na requisição de serviço é ou não um APN contratado: 0221: Se um APN contratado, então, consultar um GGSN correspondente com base no APN contratado; 0222: Se um APN contratado, então, negar a ativação.
Esta solução evita um cenário em que uma falha de acesso a serviço ocorre porque o usuário apenas contrata um APN, mas não regula o APN, mas falha em evitar um cenário em que uma falha de acesso a serviço ocorre porque o usuário tem vários APNs contratados, mas não regula corretamente os APNs.
O fluxo de processamento de vários serviços envolvidos pelos múltiplos APNs se dá conforme se segue: [1] Acessando serviços de empresa
A configuração de um APN como um APN de empresa na MS e deixar uma requisição de serviço portar o APN de empresa, aprendendo o APN de empresa através da análise da requisição de serviço pelo GGSN, encaminhando a requisição de serviço para um roteador de Rede Privada Virtual (VPN) para processamento, obtendo acesso a serviços de empresa. [2] Acessando Serviço de Envio de Mensagem de Multimídia (MMS)
A configuração de um APN como um APN de MMS na MS e deixando uma requisição de serviço portar o APN de MMS, aprendendo o APN de MMS através de uma análise da requisição de serviço por GGSN, o encaminhamento da requisição de serviço para um MMSC (Centro de Serviço de Envio de Mensagem de Multimídia) para processamento. [3] Acessando um Website de Protocolo de Aplicativo Sem Fio (WAP)
A configuração do APN como um APN de WAP na MS e deixando uma requisição de serviço portar o APN de WAP, aprendendo o APN de WAP através de uma análise da requisição de serviço por GGSN, o encaminhamento da requisição de serviço para um WAPGW para processamento. [4] Acessando um Website de Internet
A configuração do APN como um APN de Internet na MS e deixando uma requisição de serviço portar o APN de
Internet, aprendendo o APN de Internet através de uma análise da requisição de serviço por GGSN, o encaminhamento da requisição de serviço para um GW de Internet para processamento.
Durante o processo de pesquisa, o presente inventor descobriu que a MS atual pode regular apenas uma configuração de APN o que faz com que o usuário frequentemente modifique as configurações de MS quando o serviço sendo usado for comutado. Por exemplo, quando o MS está recebendo ou enviando mensagens de multimídia, é necessário regular o APN como CMWAP e, enquanto isso, regular um endereço de WAPGW e, então, o MMS pode ser usado; quando o usuário quer surfar na net usando Internet de alta velocidade, é necessário regular de novo o ponto de acesso e apagar regulagens de Proxy. Isto prejudica a popularização de vários serviços de dados e degrada a experiência de usuário de serviços.
SUMÁRIO DA INVENÇÃO
A presente exposição provê um método, um aparelho, um sistema para acesso a serviço por uma MS, o que pode alcançar um objetivo de acessar vários serviços de APN sem a modificação frequentemente do APN pela MS.
Assim, as modalidades da presente exposição podem empregar as soluções técnicas a seguir:
Um método para acesso a um serviço por uma Estação Móvel (MS), compreendendo: receber, uma requisição de serviço portando um Nome de Ponto de Acesso Virtual (VAPN) o qual não é um ponto de acesso real ou uma requisição de serviço não incluindo um nome de ponto de acesso (APN) vazio transmitido a partir do
MS, por um Nó de Suporte de GPRS de Gateway (GGSN) ou um gateway de próximo nível do GGSN, em que o GGSN é configurado com uma estratégia de passe livre para o VAPN ou o APN vazio para receber a requisição de serviço; identificar um serviço de Rede Virtual Privada (VPN) por meio de uma relação contratada e encaminhar o serviço VPN para uma plataforma de roteamento correspondente; executar um processamento de inspeção de pacote profunda (DPI) para a requisição de serviço recebida para identificar um tipo de serviço se nenhum tipo de serviço de VPN for identificado; enviar, pelo GGSN ou pelo gateway de próximo nível, a requisição de serviço recebida para uma rede de dados externa de acordo com o tipo de serviço identificado pelo processamento de DPI.
Um aparelho para acesso a um serviço por uma Estação Móvel (MS), compreendendo um processador e um meio legível por processador não transitório com instruções executáveis por processador armazenadas no mesmo, as instruções executáveis por processador incluindo uma pluralidade de unidades, as unidades incluindo: uma unidade de recepção configurada para recebimento de uma requisição de serviço portando um Nome de Ponto de Acesso Virtual (VAPN) o qual não é um nome de ponto de acesso real ou uma requisição de serviço incluindo um nome de ponto de acesso (APN) vazio transmitido a partir do MS; uma unidade de identificação de tipo de serviço configurada para identificar serviço de Rede Virtual Privada (VPN) através de uma relação contratada e para a execução de um processamento de inspeção de pacote profunda (DPI) para a requisição de serviço recebida para identificar um tipo de serviço se nenhum serviço de VPN é identificado; e uma unidade de envio de controle configurada para envio da requisição de serviço para uma rede de dados externa de acordo com o tipo de serviço identificado pelo processador; em que o processador é configurado com uma estratégia de passe livre para o VAPN ou o APN vazio para receber a solicitação de serviço.
Um sistema para acesso a um serviço por uma MS, compreendendo uma MS, um dispositivo de gateway e pelo menos uma entidade de função de APN, onde o dispositivo de gateway compreende: uma unidade de recepção para recebimento de uma requisição de serviço portando um Nome de Ponto de Acesso Virtual (VAPN) ou uma requisição de serviço não incluindo um APN transmitido a partir de uma MS; uma unidade de identificação de tipo de serviço para a execução de um processamento de inspeção de pacote profunda (DPI) para a requisição de serviço, e a identificação do tipo de serviço; uma unidade de envio de controle para envio da requisição de serviço para uma rede de dados externa correspondente ao tipo de serviço. Uma Estação Móvel (MS), compreendendo um processador e um meio legível por processador não transitório tendo instruções executáveis por processador armazenadas no mesmo, as instruções executáveis por processador incluindo uma pluralidade de unidades, as unidades incluindo: uma unidade de requisição de serviço configurada para envio de uma requisição de serviço portando um Nome de Ponto de Acesso Virtual (VAPN) o qual não é um nome de ponto de acesso real ou uma requisição de serviço incluindo Nome de Ponto de Acesso (APN) vazio para um Nó de Suporte de GPRS de Gateway (GGSN) ou um gateway de próximo nível do GGSN e a requisição de uma conexão para uma entidade de função de APN; uma unidade de processamento de serviço para troca de dados de serviço por uma rede de dados de serviço que estabelece uma conexão com o MS através do GGSN ou do gateway de próximo nível de acordo com um tipo de serviço da requisição identificado por um processamento de inspeção de pacote profunda (DPI) no GGSN ou no gateway, se nenhum serviço de Rede Privada Virtual (VPN) for identificado, em que o serviço VPN é identificado pelo GGSN ou pelo gateway de próximo nível por meio de um relacionamento contratado; em que o processador é configurado com uma estratégia de passe livre para o VAPN ou o APN vazio para receber a solicitação de serviço.
Portanto, com a função de identificação de serviço de GGSN ou o gateway de próximo nível de GGSN, as modalidades da presente exposição podem atingir uma meta que acessa vários tipos de serviços de dados móveis sem a modificação da configuração de APN de MS pela MS móvel, desse modo se realizando o acesso a vários serviços de APN com uma operação de usuário simplificada. Isto efetivamente melhora as experiências de serviço para um usuário de MS e, enquanto isso, promove a popularização do serviço para operadores.
BREVE DESCRIÇÃO DOS DESENHOS A figura 1 é um diagrama de um sistema para acesso a serviço por uma MS de acordo com a técnica anterior. A figura 2 é um fluxograma de um método para acesso a serviço por uma MS de acordo com as modalidades da presente exposição. A figura 3 é um diagrama de um sistema para acesso a serviço por uma MS de acordo com as modalidades da presente exposição. A figura 4 é um fluxograma de realização de acesso a serviço por uma MS através de um GW de acordo com as modalidades da presente exposição. A figura 5 é um diagrama de uma estrutura de um GW de acordo com as modalidades da presente exposição.
DESCRIÇÃO DAS MODALIDADES
Nas modalidades da presente exposição, apenas um APN é configurado na MS e é desnecessário modificar a configuração de APN na MS quando um usuário acessar serviços diferentes. A figura 2 é um fluxograma de um método para acesso a serviço por uma MS de acordo com as modalidades da presente exposição, o qual compreende: S201: um GGSN ou um gateway de próximo nível do GGSN recebe uma requisição de serviço portando um VAPN (APN Virtual, VPN Virtual) ou uma requisição de serviço não incluindo um APN transmitido por um usuário, e identifica o tipo de serviço pela execução de um processamento de DPI para a requisição de serviço. O gateway de próximo nível do GGSN pode ser chamado um gateway de fluxo normal do GGSN. O VAPN não é um nome de ponto de acesso real ou um endereço de Proxy, cuja função principalmente se concentra no envio da requisição de serviço para GGSN e se adequando à demanda da especificação do 3GPP ou similar. Por exemplo, pela configuração deste VAPN em uma MS de usuário e contraindo este VPN em HLR, o envio desta requisição de serviço sem um ponto de acesso real ou endereço de PROXY para um GGSN correspondente pode ser obtido. Obviamente, desde que uma estratégia de passe livre para o fluxo de APN virtual ou APN vazio seja configurada em dispositivos de rede, um GGSN ou seu gateway de fluxo contrário é capaz de receber a requisição de serviço e identificar um tipo de serviço por DPI. S202: o GGSN ou o gateway encaminha a requisição de serviço para uma rede de dados externa correspondente ao tipo de serviço.
Se comparadas com a solução da técnica anterior, as modalidades da presente exposição identificam o tipo de serviço no lado de equipamento de rede de núcleo, encaminha a requisição de serviço para uma rede de dados externa correspondente após a identificação do tipo de serviço, e acaba um serviço de APN correspondente. No lado de MS, apenas uma VAPN é necessária ou nenhum APN é regulado por nomeação, e, assim, é desnecessário regular qualquer endereço de Proxy ou comutar manualmente entre diferentes APNs para diferentes serviços.
A solução da técnica anterior (veja a figura 1) executa principalmente uma autenticação e encaminha uma mensagem no GGSN. Especificamente, uma entidade de função alvo pode ser determinada através de um APN portado pela requisição de serviço e configurada na MS e, então, a requisição de serviço pode ser encaminhada para a entidade de função alvo. Operações como um controle de mensagem são feitas em entidades de função individuais. Contudo, nas modalidades da presente exposição, um GW é adicionado no próximo nível do GGSN para análise gramatical e controle da requisição de serviço, isto é, para funções parciais das várias entidades de função. Especificamente, o tipo de serviço é identificado por uma Inspeção de Pacote Profunda (DPI), ao invés de se basear no APN portado na requisição de serviço. Assim, é desnecessário configurar o APN no lado de MS, simplificando as configurações de MS e a operação de mudança de configuração de APN. A figura 3 é um diagrama de uma MS acessando um sistema de serviço de acordo com as modalidades da presente exposição. Se comparada com a figura 1, a figura 3 adiciona um gateway GW no próximo nível de GGSN. A função principal deste GW é uma identificação de serviço. Ainda, este GW pode obter funções como controle de Qualidade de serviço (QoS) ou cobrança. O GW da figura 3 executa um processamento transparente para a requisição de serviço recebida, isto é, não mudando as características de endereço de fonte de mensagem. O processamento se dá conforme se segue:
Antes de uma DPI, para uma requisição de serviço de VPN de um usuário de empresa, após a identificação que o usuário de empresa é um usuário contratado específico através do IP de usuário de empresa, a requisição de serviço de VPN é encaminhada para uma plataforma de roteamento específica (por exemplo, um roteador de VPN) para assegurar que a segurança do serviço pode ser garantida.
Para outros tipos de requisições de serviço, um processamento correspondente é respectivamente realizado, conforme se segue, após a obtenção dos tipos de serviço por DPI: 2.1 Para uma requisição WAP1X, há o encaminhamento para WAPGW para conversão de protocolo; 2.2 Para uma requisição de MMS, há a provisão de uma operação de melhoramento de cabeçalho, adicionando-se pelo menos parte da informação de PDP de usuário (por exemplo, APN, MSISDN) ao cabeçalho da requisição de serviço, e, então, o envio da requisição de serviço para MMSC; 2.3 Para uma requisição específica (por exemplo, requisição de RTSP, protocolo de transmissão contínua em tempo real) requerendo um melhoramento de cabeçalho, após a adição de um cabeçalho relevante, há o envio da requisição de serviço para uma entidade de função de serviço correspondente; 2.4 Para uma requisição de serviço de Internet comum, há diretamente o encaminhamento da requisição de serviço para um servidor de serviço correspondente.
Uma tecnologia de DPI é uma camada de aplicativo baseada em detecção de fluxo e tecnologia de controle. Quando um pacote de dados de IP, um fluxo de dados de TCP ou UDP passa por um sistema de gerenciamento de largura de banda baseado em tecnologia de DPI, o sistema reorganiza a informação de camada de aplicativo em um modelo de referência de OSI pela leitura do conteúdo em profundidade da carga de pacote de IP, desse modo obtendo o conteúdo do aplicativo inteiro. O sistema, então, reenquadra o fluxo de acordo com a estratégia de gerenciamento definida pelo sistema.
A etapa de DPI para obtenção do tipo de serviço pode ser, por exemplo, uma etapa na qual um módulo de DPI lê um conteúdo de mensagem contendo uma informação de serviço (por exemplo, MMS, WAP, HTTP ou similar) e, ainda, compara- o com uma biblioteca local para confirmar a informação detalhada de tipo de serviço. 3. Processamento para requisições anormais:
Se comparado com a solução da técnica anterior na qual as respectivas entidades de função de serviço respectivamente processam seus próprios serviços, o GW nas modalidades da presente exposição é equivalente a um coordenador dentre as várias entidades de função de serviço e, assim, é capaz de realizar uma coordenação e um controle para uma certa requisição anormal nas entidades de serviço. Por exemplo, para uma requisição de WAP tendo alguns erros de regulagem (geralmente, cujo IP de servidor alvo é um IP de rede privada específico), o IP alvo é modificado e, então, enviado para WAPGW, para uma mensagem de resposta, também sendo necessário modificar um endereço de fonte, desse modo se garantindo um processo de MS correto. 4. Análise gramatical de dados de serviço com base na requisição de serviço, e execução de controle de QoS ou cobrança com base em dados de serviço:
O controle de QoS e a cobrança podem ser distribuídos em várias entidades de função, por exemplo, em MMSC ou WAPGW. Uma vez que o GGSN existente não pode identificar dados de serviço em particular, ele não pode realizar um controle de QoS diferente ou uma cobrança por diferentes serviços. Em contraste, na modalidade da presente exposição, uma vez que o GW tem uma função de identificação de serviço, o controle de QoS e a cobrança podem ser atribuídos a este GW, ao invés de serem distribuídos nas várias entidades de função de serviço. As soluções da técnica anterior também podem ser adotadas na presente invenção para implementação do controle de QoS e da cobrança, o que não é um ponto chave da modalidade da presente exposição. A figura 4 é um fluxograma de realização de acesso a serviço por uma MS através de GW, de acordo com as modalidades da presente exposição, em que as etapas a seguir são incluídas: 5401: para o serviço de APN atualmente usado pela China Netcom, um nome APN virtual (por exemplo, VAPN) é regulado na MS, sem a necessidade de regular qualquer endereço de Proxy. Este VAPN pode conter serviços envolvidos pelos APNs a seguir, isto é, os APNs a seguir podem ser substituídos: APN de Internet; APN de MMS; APN de WAP; APN de Usuário de Empresa; 5402: a MS envia uma requisição de serviço para o GGSN, e esta requisição de serviço porta um VAPN recém- adicionado; 5403: o GGSN obtém um VAPN a partir da requisição de serviço; S404: uma vez que a requisição de serviço contém VAPN, pode ser conhecido a partir deste GGSN que uma estratégia de APN virtual é empregada, e, assim, a requisição de serviço é encaminhada para o GW.
Alternativamente, a etapa 401 pode ser omitida. Isto é, um APN não é configurado na MS, e a requisição de serviço não inclui um APN. Neste ponto, é padronizado que a estratégia de identificação de serviço de GW é empregada, após o GGSN receber a requisição de serviço e, após o processamento, tal como uma autenticação em S404, a requisição de serviço é encaminhada diretamente para o GW. S405: o GW identifica o tipo de serviço em particular com base na requisição de serviço e executa as operações correspondentes: (1) Identificação do tipo de serviço através da relação de contrato com o usuário. Por exemplo, o tipo de serviço é identificado como um serviço de VPN através da relação de contrato com o usuário. Então, a requisição de serviço de VPN é encaminhada para um roteador de rede privada virtual (Rota de VPN). (2) Para requisições de serviço anormais, controle e processamento da requisição de acordo com uma estratégia pré-regulada. Por exemplo, quando a requisição de serviço anormal é uma requisição de WAP incorreta, o IP alvo da requisição de WAP é modificado, e, então, a requisição é enviada para WAPGW. (3) Identificação do tipo de serviço pela análise gramatical da requisição de serviço, especificamente, a execução do processamento de DPI para a requisição de serviço, a identificação do tipo de serviço como um dentre
WAP1X, serviço de Internet, MMS ou um tipo de serviço requerendo um melhoramento específico, e provisão do processamento correspondente:
Para WAP1X ou serviço de Internet, a requisição de serviço é encaminhada diretamente para o WAPGW ou servidor de serviço de Internet;
Para MMS, a requisição de serviço é submetida a uma operação de melhoramento de cabeçalho e, então, é enviada para o MMSC;
Para um tipo de serviço requerendo um melhoramento específico, a requisição de serviço, após ser adicionada a um cabeçalho de mensagem, é enviada para uma entidade de serviço correspondente. S406: a execução de um controle de QoS e cobrança de acordo com a data de serviço obtida pela análise gramatical da requisição de serviço.
Além disso, note que a solução acima adiciona um GW no próximo nível do GGSN para a obtenção da identificação de tipo de serviço, bem como um controle de QoS e cobrança. Realmente, também é possível não adicionar este GW, mas obter diretamente estas funções no GGSN, isto é, a mesma finalidade também pode ser obtida pela modificação direta do GGSN.
De forma correspondente ao método acima, as modalidades da presente exposição também proveem um aparelho de serviço de acesso a MS. Especificamente, este aparelho pode se referir ao GW no próximo nível do GGSN, ou uma entidade de função no GGSN, o que pode ser implementado por software, hardware ou por uma combinação de software e de hardware.
Com referência à figura 5, este aparelho compreende: uma unidade de recepção 501 para o recebimento de uma requisição de serviço portando VAPN ou de uma requisição de serviço não incluindo um APN transmitido a partir do usuário de MS; uma unidade de identificação de tipo de serviço 502 para a execução de um processamento de DPI na requisição de serviço para a identificação do tipo de serviço; uma unidade de envio de controle 503 para envio da requisição de serviço para uma entidade de função de APN correspondente ao tipo de serviço.
Em que a unidade de identificação de tipo de serviço 502 também é usada para a identificação de um serviço de VPN através de uma relação de contrato.
Opcionalmente, este aparelho pode compreender: uma unidade de controle de QoS e de cobrança 504 para a análise gramatical dos dados de serviço com base na requisição de serviço e a execução de controle de QoS e/ou cobrança com base nos dados de serviço.
Ainda, este aparelho pode compreender: uma unidade de processamento de requisição anormal 505 para controle e processamento de uma requisição de serviço anormal de acordo com uma estratégia pré-regulada.
Em que as funções em particular da unidade de envio de controle 503 são conforme se segue:
Quando a unidade de identificação de tipo de serviço 502 identifica o tipo de serviço como um serviço de VPN, a requisição de serviço é encaminhada para um roteador de rede privada virtual correspondente;
Quando a unidade de identificação de tipo de serviço 502 identifica o tipo de serviço como WAP1X, serviço de Internet, MMS ou um tipo de serviço requerendo um melhoramento específico:
Para WAP1X ou serviço de Internet, a requisição de serviço é encaminhada diretamente para WAPGW ou um servidor de serviço de Internet;
Para MMS, a requisição de serviço é submetida a uma operação de melhoramento de cabeçalho e, então, é enviada para o MMSC;
Para um tipo de serviço requerendo um melhoramento específico, a requisição de serviço, após ter adicionado um cabeçalho de mensagem, é enviada para uma entidade de serviço correspondente.
Quanto aos detalhes de implementação em particular deste aparelho, uma referência pode ser feita às modalidades de método, e, assim, os detalhes do mesmo são omitidos.
Mais ainda, as modalidades da presente exposição também proveem um sistema de serviço de acesso a MS. A figura 3 mostra o diagrama deste sistema. Se comparado com a técnica anterior, este sistema compreende um GW de dispositivo de próximo nível de GGSN. Quanto às funções deste GW, uma referência pode ser feita à figura 5, bem como às descrições da mesma. Além disso, o sistema provido pelas modalidades da presente exposição pode não ter um GW adicionado a ele, mas ser realizado diretamente no GGSN com todas as suas funções.
Além disso, as modalidades da presente exposição também proveem uma MS de usuário, a qual pode compreender: uma unidade de requisição de serviço para envio de uma requisição de serviço portando um nome de ponto de acesso virtual ou uma requisição de serviço não incluindo APN para GGSN ou um gateway de fluxo contrário do GGSN e requisitando uma conexão com uma entidade de função de APN; uma unidade de processamento de serviço para a execução de uma troca de dados de serviço por uma rede de dados externa que estabelece uma conexão através do GGSN ou do gateway de fluxo contrário de GGSN.
Pode ser visto que, nas modalidades da presente exposição, com a função de identificação de serviço de GGSN ou o gateway de fluxo contrário de GGSN, as modalidades da presente exposição podem atingir um objetivo de acessar vários tipos de serviços de dados de móvel sem a modificação da configuração de APN de MS pela MS móvel, desse modo se realizando o acesso de vários serviços de APN em uma base de operação de usuário simplificada, efetivamente melhorando a experiência de serviço para um usuário de MS, e, enquanto isso, promovendo a popularização do serviço para operadores.
Alguém de conhecimento comum na técnica pode entender que o procedimento para a realização do método das modalidades acima pode ser completado por um hardware relacionado a instruções de programa, o programa pode ser armazenado em um meio de armazenamento que pode ser lido e realizar as etapas correspondentes do método acima, quando for executado. O meio de armazenamento pode ser uma ROM/RAM, um disco magnético ou um disco ótico.

Claims (10)

1. Método para acesso a serviço por uma Estação Móvel (MS) caracterizado pelo fato de que compreende: o recebimento de uma requisição de serviço portando um nome de ponto de acesso virtual (VAPN) o qual não é um nome de ponto de acesso real ou uma requisição de serviço incluindo um nome de ponto de acesso (APN) vazio transmitido a partir do MS, por um Nó de Suporte de GPRS de Gateway (GGSN) ou um gateway de próximo nível do GGSN; em que o GGSN é configurado com uma estratégia de passe livre para o VAPN ou o APN vazio para receber a solicitação de serviço; identificar um serviço de Rede Privada Virtual (VPN) por meio de uma relação contratada, e encaminhar o serviço VPN para uma plataforma de roteamento correspondente; a execução de um processamento de inspeção de pacote profunda (DPI) para a requisição de serviço recebida para a identificação de um tipo de serviço se nenhum tipo de serviço de VPN é identificado; o envio, pelo GGSN ou pelo gateway de próximo nível, a requisição de serviço recebida para uma rede de dados externa de acordo com o tipo de serviço identificado pelo processamento de DPI.
2. Método de acordo com a reivindicação 1, caracterizado pelo fato de ainda compreendendo: análise gramatical de dados de serviço com base na requisição de serviço recebida; executar pelo menos um dentre (a) controle de qualidade de serviço (QoS) e (b) cobrar com base nos dados do serviço.
3. Método, de acordo com a reivindicação 1, caracterizado pelo fato de que ainda compreende: o controle e o processamento de uma requisição de serviço anormal de acordo com uma estratégia pré-regulada.
4. Método, de acordo com a reivindicação 3, caracterizado pelo fato de que: quando a requisição de serviço anormal é uma requisição de protocolo de aplicativo sem fio (WAP) incorreta, o controle e o processamento da requisição de serviço anormal de acordo com uma estratégia pré-regulada compreende: a modificação de um IP alvo da requisição de WAP incorreta e o envio da requisição de WAP modificada para um gateway de WAP (WAPGW).
5. Método, de acordo com a reivindicação 4, caracterizado pelo fato de que: o tipo de serviço compreende um dentre o grupo consistindo de WAP1X, serviço de Internet, Serviço de Envio de Mensagem de Multimídia (MMS) e um tipo de serviço requerendo um melhoramento específico; o envio da requisição de serviço recebida para a rede de dados externa correspondente ao tipo de serviço compreende: se o tipo de serviço é o WAP1X ou serviço de Internet, o encaminhamento direto da requisição de serviço recebida para a WAPGW ou um servidor de serviço de Internet; se o tipo de serviço é o MMS, a execução de uma operação de melhoramento de cabeçalho para a requisição de serviço recebida e, então, o envio da requisição de serviço recebida para um centro de serviço de envio de mensagem de multimídia (MMSC); se o tipo de serviço é o tipo de serviço requerendo um melhoramento específico, a adição de um cabeçalho de mensagem à requisição de serviço recebida e, então, o envio da requisição de serviço recebida com um cabeçalho de mensagem para uma entidade de serviço correspondente.
6. Aparelho para acesso a um serviço por uma Estação Móvel (MS) caracterizado pelo fato de que compreende um processador e um meio legível por processador não transitório tendo instruções executáveis por processador armazenadas no mesmo, as instruções executáveis por processador incluindo uma pluralidade de unidades, as unidades incluindo: uma unidade de recepção configurada para receber uma requisição de serviço portando um Nome de Ponto de Acesso Virtual (VAPN) o qual não é um nome de ponto de acesso real ou uma requisição de serviço não incluindo um Nome de Ponto de Acesso (APN) transmitido a partir da MS; uma unidade de identificação de tipo de serviço configurada para identificar serviço de Rede Privada Virtual (VPN) através de uma relação contratada e para a execução de um processamento de inspeção de pacote profunda (DPI) para a requisição de serviço recebida, e identificar um tipo de serviço se nenhum serviço de VPN é identificado; e uma unidade de envio de controle configurada para envio da requisição de serviço recebida para uma rede de dados externa de acordo com o tipo de serviço identificado pelo processador; em que o processador é configurado com uma estratégia de passe livre para o VAPN ou o APN vazio receber a solicitação de serviço.
7. Aparelho, de acordo com a reivindicação 6, caracterizado pelo fato de que ainda compreende: uma unidade de controle de qualidade de serviço (QoS) e de cobrança configurada para a análise gramatical dos dados de serviço com base na requisição de serviço recebida e a execução de pelo menos um dentre (a) controle de QoS e (b) cobrança com base nos dados de serviço.
8. Aparelho, de acordo com a reivindicação 6, caracterizado pelo fato de que ainda compreende: uma unidade de processamento de requisição anormal configurada para controle e processamento de uma requisição de serviço anormal, de acordo com uma estratégia pré- regulada.
9. Aparelho, de acordo com a reivindicação 6, caracterizado pelo fato de que: quando a unidade de identificação de tipo de serviço identifica o tipo de serviço como um serviço de Rede Privada Virtual (VPN), a unidade de envio de controle é configurada para encaminhar a requisição de serviço recebida para um roteador de rede virtual privada correspondente; quando a unidade de identificação de tipo de serviço identifica o tipo de serviço como um dentre o grupo consistindo de WAP1X, serviço de Internet, Serviço de Mensagem Multimídia (MMS) ou serviço requerendo um melhoramento específico: se o tipo de serviço é o WAP1X ou o serviço de Internet, a unidade de envio de controle é configurada para encaminhar diretamente a requisição de serviço recebida para um gateway de acesso de Protocolo de Aplicativo Sem Fio (WAP) (WAPGW) ou um servidor de serviço de Internet; se o tipo de serviço é o MMS, a unidade de envio de controle é configurada para a execução de uma operação de melhoramento de cabeçalho para a requisição de serviço recebida e, então, o envio da requisição de serviço recebida para um centro de serviço de envio de mensagem de multimídia (MMSC); se o tipo de serviço é o tipo de serviço requerendo um melhoramento específico, a unidade de envio de controle é configurada para adicionar um cabeçalho de mensagem à requisição de serviço recebida e, então, o envio da requisição de serviço recebida com a cabeçalho de mensagem para uma entidade de serviço correspondente.
10. Estação Móvel (MS) caracterizada pelo fato de que compreende um processador e um meio legível por processador não transitório com instruções executáveis por processador armazenadas no mesmo, as instruções executáveis por processador incluindo uma pluralidade de unidades, as unidades incluindo: uma unidade de requisição de serviço configurada para o envio de uma requisição de serviço portando um Nome de Ponto de Acesso Virtual (VAPN) o qual não é um nome de ponto de acesso real ou uma requisição de serviço incluindo um Nome de Ponto de Acesso (APN) vazio para um Nó de Suporte de GPRS de Gateway (GGSN) ou um gateway de próximo nível do GGSN e a requisição de uma conexão para uma entidade de função de APN; uma unidade de processamento de serviço configurada para trocar dados de serviço por uma rede de dados de serviço externa que estabelece uma conexão com a MS através do GGSN ou do gateway de próximo nível de acordo com um 5 tipo de serviço da requisição de serviço identificado por um processamento de inspeção de pacote profunda (DPI) no GGSN ou no gateway se nenhum serviço de Rede Privada Virtual (VPN) for identificado, em que o serviço VPN é identificado pelo GGSN ou pelo gateway de próximo nível por 10 meio de um relacionamento contratado; em que o processador é configurado com uma estratégia de passe livre para o VAPN ou o APN vazio para receber a solicitação de serviço.
BR112012028264-6A 2010-05-05 2010-12-01 método e aparelho para acesso a serviço por uma estação móvel e estação móvel BR112012028264B1 (pt)

Applications Claiming Priority (3)

Application Number Priority Date Filing Date Title
CN201010165468.8 2010-05-05
CN2010101654688A CN102238149A (zh) 2010-05-05 2010-05-05 终端访问业务的方法、装置及系统
PCT/CN2010/079320 WO2011137644A1 (zh) 2010-05-05 2010-12-01 终端访问业务的方法、装置及系统

Publications (2)

Publication Number Publication Date
BR112012028264A2 BR112012028264A2 (pt) 2016-11-01
BR112012028264B1 true BR112012028264B1 (pt) 2021-05-04

Family

ID=44888367

Family Applications (1)

Application Number Title Priority Date Filing Date
BR112012028264-6A BR112012028264B1 (pt) 2010-05-05 2010-12-01 método e aparelho para acesso a serviço por uma estação móvel e estação móvel

Country Status (7)

Country Link
US (1) US9288828B2 (pt)
EP (1) EP2568730A4 (pt)
CN (1) CN102238149A (pt)
BR (1) BR112012028264B1 (pt)
MX (1) MX2012012817A (pt)
RU (1) RU2536374C2 (pt)
WO (1) WO2011137644A1 (pt)

Families Citing this family (19)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
CN103108310B (zh) * 2011-11-15 2016-08-10 中国移动通信集团四川有限公司 移动终端功能集识别方法及平台
CN103139847A (zh) * 2011-12-02 2013-06-05 中国移动通信集团公司 一种数据传输方法和设备
CN102427609A (zh) * 2011-12-06 2012-04-25 深圳市融创天下科技股份有限公司 一种适用于多接入点的通讯方法、装置及系统
CN103188620B (zh) * 2011-12-29 2016-11-02 中国移动通信集团浙江有限公司 发送多媒体消息业务的方法、移动终端、域名系统和网关
US10432587B2 (en) 2012-02-21 2019-10-01 Aventail Llc VPN deep packet inspection
CN103139205B (zh) * 2013-01-30 2016-10-26 华为技术有限公司 报文处理方法、装置及网络服务器
WO2015077991A1 (zh) * 2013-11-29 2015-06-04 华为技术有限公司 消息传输方法、装置和网关设备
CN103686941B (zh) * 2013-11-29 2017-11-17 宇龙计算机通信科技(深圳)有限公司 一种显示wifi名称的方法及系统
CN105451196A (zh) * 2014-08-26 2016-03-30 中国移动通信集团公司 多媒体消息路由方法、装置及系统
CN104320499B (zh) * 2014-10-13 2018-01-12 中国联合网络通信集团有限公司 一种业务传输链路的建立方法及装置
CN105722138B (zh) * 2014-12-03 2019-01-08 中国移动通信集团公司 一种业务处理方法和业务处理系统
CN107371190A (zh) * 2016-05-11 2017-11-21 中兴通讯股份有限公司 一种数据流分发方法、装置及通信系统
CN108616963B (zh) * 2016-12-31 2020-10-27 中国移动通信集团吉林有限公司 一种终端接入网络的方法及移动通信网络
RU174645U1 (ru) * 2017-05-19 2017-10-24 Общество с ограниченной ответственностью "Научно-Технический Центр ПРОТЕЙ" (ООО "НТЦ ПРОТЕЙ") Устройство для поддержки мультимедийных справочно-информационных услуг
US10805178B2 (en) 2017-11-27 2020-10-13 Cisco Technology, Inc. Subscription-based event notification techniques for reducing data buffering in mobile networks
US10805841B2 (en) 2018-07-23 2020-10-13 Cisco Technology, Inc. Policy enforcement methods and apparatus for background data transfers involving multiple UEs
CN111131346A (zh) * 2018-10-30 2020-05-08 通号城市轨道交通技术有限公司 列车自动监控系统的通信平台
US10798635B2 (en) * 2018-12-03 2020-10-06 At&T Intellectual Property I, L.P. Mobile edge computing for data network traffic
CN114025412B (zh) * 2021-11-03 2024-03-26 中国联合网络通信集团有限公司 业务访问方法、系统、装置及存储介质

Family Cites Families (18)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
EP1198941B1 (en) * 1999-07-02 2008-09-03 Nokia Corporation Authentication method and system
CN1157984C (zh) * 2001-07-12 2004-07-14 华为技术有限公司 基于gprs业务类型的无线资源规划方法
US7274909B2 (en) 2002-10-31 2007-09-25 Nokia Corporation Method and system for selecting data items for service requests
CN1324908C (zh) * 2003-07-10 2007-07-04 华为技术有限公司 无线数据通信系统中用户激活请求的处理方法
CN100525523C (zh) * 2003-07-28 2009-08-05 华为技术有限公司 一种移动终端接入分组网络的方法
US7596107B1 (en) * 2004-01-26 2009-09-29 Cisco Technology, Inc. System and method for enabling multicast group services in a network environment
GB0402657D0 (en) * 2004-02-06 2004-03-10 Nokia Corp A communication system
ATE422755T1 (de) * 2005-01-12 2009-02-15 Ericsson Telefon Ab L M Konfiguration von knoten eines netzwerks in einem telekommunikationssystem
CN100493025C (zh) * 2005-10-14 2009-05-27 中国移动通信集团公司 一种通过业务属性或根据业务计费类型实现路由的方法
EP2103154B1 (en) * 2006-12-22 2013-06-26 Telefonaktiebolaget LM Ericsson (publ) Method and apparatus for communication device configuration
US8605662B2 (en) * 2007-07-20 2013-12-10 Cisco Technology, Inc. Intelligent real access point name (APN) selection using virtual APNS
CN101175283B (zh) 2007-11-28 2010-08-04 中兴通讯股份有限公司 一种动态配置接入点名称的方法
US9059871B2 (en) * 2007-12-27 2015-06-16 Redknee Inc. Policy-based communication system and method
WO2009087120A1 (en) * 2008-01-04 2009-07-16 Nokia Siemens Networks Oy Differentiating ggsn terminated pdp context from pgw terminated eps bearer during inter-rat handovers
CA2715191C (en) * 2008-03-13 2014-06-17 Redknee Inc. Configurator
US8264965B2 (en) * 2008-03-21 2012-09-11 Alcatel Lucent In-band DPI application awareness propagation enhancements
CN101287006B (zh) * 2008-05-12 2013-08-07 华为软件技术有限公司 一种信息提示方法、系统及装置
US8499087B2 (en) * 2009-11-30 2013-07-30 At&T Mobility Ii Llc Service-based routing for mobile core network

Also Published As

Publication number Publication date
US9288828B2 (en) 2016-03-15
EP2568730A1 (en) 2013-03-13
MX2012012817A (es) 2013-07-03
RU2012152098A (ru) 2014-06-10
EP2568730A4 (en) 2013-08-28
WO2011137644A1 (zh) 2011-11-10
US20130058259A1 (en) 2013-03-07
CN102238149A (zh) 2011-11-09
RU2536374C2 (ru) 2014-12-20
BR112012028264A2 (pt) 2016-11-01

Similar Documents

Publication Publication Date Title
BR112012028264B1 (pt) método e aparelho para acesso a serviço por uma estação móvel e estação móvel
US11039298B2 (en) Method and apparatus for remotely providing profile in communication system
US9397929B2 (en) Forwarding multicast packets over different layer-2 segments
JP2020515126A (ja) モノのインターネット通信方法、モノのインターネット装置、及びモノのインターネットシステム
US9143483B2 (en) Method for anonymous communication, method for registration, method and system for transmitting and receiving information
BR112015013728B1 (pt) Método e sistema para roaming de ruptura de hub
US20120110641A1 (en) Traffic steering system
BRPI0713910A2 (pt) mÉtodo e dispositivo para permitir que uma porta de ligaÇço de acesso sem fio suporte o proxi transparente, sistema com porta de ligaÇço de acesso sem fio que suporta o proxi transparente, dispositivo de porta de ligaÇço
BRPI1010102A2 (pt) ponto de acesso e servidor principal, respectivos métodos de uso e sistema para estabelecer uma conexão de dados entre um terminal e uma rede de comunicação de dados
BR112019022544A2 (pt) método para seleção de versão do protocolo da internet, dispositivo de comunicação sem fio, e, nó de gerenciamento de sessão
BR112013019922B1 (pt) Sistema de rede e método implementado em um componente de rede para fornecer um interesse para um dispositivo móvel
KR20160122992A (ko) 정책 기반으로 네트워크 간에 연결성을 제공하기 위한 네트워크 통합 관리 방법 및 장치
ES2371305T3 (es) Método de direccionamiento de entidad de función de decisión de reglas, elemento de red y sistema de red.
TW200915805A (en) Methods and apparatus for providing PMIP key hierarchy in wireless communication networks
BRPI0808920A2 (pt) Distribuição de perfil de usuário, política, e chave pmip em uma rede de comunicação sem fio.
US8171541B2 (en) Enabling provider network inter-working with mobile access
US8938476B2 (en) Method and apparatus for a subscriber database
BR112019010207A2 (pt) método, dispositivo, armazenamento legível por computador, produto de programa de computador, e sistema para processar exceção de componente de nf, e dispositivo”
KR20220128993A (ko) 서비스 애플리케이션들과의 암호화된 통신을 위한 통신 네트워크에서의 앵커 키 생성 및 관리를 위한 방법, 디바이스, 및 시스템
US20220337408A1 (en) Method, Device, and System for Application Key Generation and Management in a Communication Network for Encrypted Communication with Service Applications
BR112020016497A2 (pt) Extensão de protocolo sx para suportar pdr de nó
US11681813B2 (en) System and method for enforcing context-based data transfer and access
BR112013000432B1 (pt) método implementado por um elemento de rede em uma rede de área larga, e, elemento de rede
US10070411B2 (en) Batch notification in oneM2M environments
JP6306171B2 (ja) M2mノード上で複数のm2mサービスプロバイダをサポートする方法及び装置

Legal Events

Date Code Title Description
B06F Objections, documents and/or translations needed after an examination request according [chapter 6.6 patent gazette]
B06U Preliminary requirement: requests with searches performed by other patent offices: procedure suspended [chapter 6.21 patent gazette]
B15K Others concerning applications: alteration of classification

Free format text: A CLASSIFICACAO ANTERIOR ERA: H04W 8/18

Ipc: H04W 76/12 (2018.01), H04W 80/12 (2009.01), H04W 8

B09A Decision: intention to grant [chapter 9.1 patent gazette]
B16A Patent or certificate of addition of invention granted [chapter 16.1 patent gazette]

Free format text: PRAZO DE VALIDADE: 10 (DEZ) ANOS CONTADOS A PARTIR DE 04/05/2021, OBSERVADAS AS CONDICOES LEGAIS.

B21F Lapse acc. art. 78, item iv - on non-payment of the annual fees in time

Free format text: REFERENTE A 13A ANUIDADE.

B24J Lapse because of non-payment of annual fees (definitively: art 78 iv lpi, resolution 113/2013 art. 12)

Free format text: EM VIRTUDE DA EXTINCAO PUBLICADA NA RPI 2751 DE 26-09-2023 E CONSIDERANDO AUSENCIA DE MANIFESTACAO DENTRO DOS PRAZOS LEGAIS, INFORMO QUE CABE SER MANTIDA A EXTINCAO DA PATENTE E SEUS CERTIFICADOS, CONFORME O DISPOSTO NO ARTIGO 12, DA RESOLUCAO 113/2013.