BR112012010239B1 - sistema para sintonia aperfeiçoada de sinais eletromagnéticos em cavidades ressonantes - Google Patents

sistema para sintonia aperfeiçoada de sinais eletromagnéticos em cavidades ressonantes Download PDF

Info

Publication number
BR112012010239B1
BR112012010239B1 BR112012010239-7A BR112012010239A BR112012010239B1 BR 112012010239 B1 BR112012010239 B1 BR 112012010239B1 BR 112012010239 A BR112012010239 A BR 112012010239A BR 112012010239 B1 BR112012010239 B1 BR 112012010239B1
Authority
BR
Brazil
Prior art keywords
tuning device
coupler
fixing members
mobile
mobile tuning
Prior art date
Application number
BR112012010239-7A
Other languages
English (en)
Other versions
BR112012010239A2 (pt
Inventor
Raja K. Reddy
Peter A. Casey
Original Assignee
Alcatel Lucent
Priority date (The priority date is an assumption and is not a legal conclusion. Google has not performed a legal analysis and makes no representation as to the accuracy of the date listed.)
Filing date
Publication date
Application filed by Alcatel Lucent filed Critical Alcatel Lucent
Publication of BR112012010239A2 publication Critical patent/BR112012010239A2/pt
Publication of BR112012010239B1 publication Critical patent/BR112012010239B1/pt

Links

Images

Classifications

    • HELECTRICITY
    • H01ELECTRIC ELEMENTS
    • H01PWAVEGUIDES; RESONATORS, LINES, OR OTHER DEVICES OF THE WAVEGUIDE TYPE
    • H01P7/00Resonators of the waveguide type
    • H01P7/10Dielectric resonators
    • HELECTRICITY
    • H01ELECTRIC ELEMENTS
    • H01PWAVEGUIDES; RESONATORS, LINES, OR OTHER DEVICES OF THE WAVEGUIDE TYPE
    • H01P1/00Auxiliary devices
    • H01P1/20Frequency-selective devices, e.g. filters
    • H01P1/207Hollow waveguide filters
    • H01P1/208Cascaded cavities; Cascaded resonators inside a hollow waveguide structure
    • H01P1/2084Cascaded cavities; Cascaded resonators inside a hollow waveguide structure with dielectric resonators
    • HELECTRICITY
    • H01ELECTRIC ELEMENTS
    • H01PWAVEGUIDES; RESONATORS, LINES, OR OTHER DEVICES OF THE WAVEGUIDE TYPE
    • H01P1/00Auxiliary devices
    • H01P1/20Frequency-selective devices, e.g. filters
    • H01P1/207Hollow waveguide filters
    • H01P1/208Cascaded cavities; Cascaded resonators inside a hollow waveguide structure
    • HELECTRICITY
    • H01ELECTRIC ELEMENTS
    • H01PWAVEGUIDES; RESONATORS, LINES, OR OTHER DEVICES OF THE WAVEGUIDE TYPE
    • H01P1/00Auxiliary devices
    • H01P1/20Frequency-selective devices, e.g. filters
    • H01P1/207Hollow waveguide filters
    • H01P1/208Cascaded cavities; Cascaded resonators inside a hollow waveguide structure
    • H01P1/2084Cascaded cavities; Cascaded resonators inside a hollow waveguide structure with dielectric resonators
    • H01P1/2086Cascaded cavities; Cascaded resonators inside a hollow waveguide structure with dielectric resonators multimode

Landscapes

  • Control Of Motors That Do Not Use Commutators (AREA)

Abstract

ACOPLADOR PARA SINTONIZAR CAVIDADES RESSONANTES. Diversas modalidades exemplares se referem a um acoplador aperfeiçoado para cavidades ressonantes e ressonadores dielétricos. O acoplador pode permitir sintonia exata dos sinais eletromagnéticos dentro das faixas desejadas de frequência. O acoplador pode ser intermédio de uma pluralidade de membros de fixação. Cada membro de fixação pode ser separado, não tendo contato com qualquer outro membro de fixação.

Description

As modalidades aqui reveladas se referem geralmente a um acoplador para sintonizar faixas de frequência entre cavidades ressonantes, tais como ressonadores dielétricos.
ANTECEDENTES
Uma cavidade ressonante é um volume oco que armazena ondas estáveis. Em um contexto elétrico, pelo menos uma parede condutiva define uma superfície externa da cavidade ressonante. Uma sonda no meio do volume pode guiar as ondas de uma maneira desejada. Essa sonda, também conhecida como um "puck" pode ser metálica, cerâmica ou feita de outros materiais. Os parágrafos abaixo descrevem uma cavidade ressonante, que pode incluir um puck cerâmico, também chamado de "ressonador dielétrico".
Um ressonador dielétrico é um componente eletrônico que exibe ressonância para uma faixa estreita de frequências, geralmente na banda de micro-ondas. Ressonadores são usados, por exemplo, em equipamento de comunicação de radiofrequência. Para realizar a operação desejada, muitos ressonadores incluem um "puck" disposto em um local central dentro de uma cavidade que tem uma constante dielétrica ampla e um baixo fator de dissipação.
A combinação de puck/cavidade impõe condições de limitação em relação à radiação eletromagnética dentro da cavidade. A cavidade tem ao menos uma parede condutiva, a qual pode ser fabricada de um material metálico. Um eixo longitudinal do puck pode ser disposto substancialmente perpendicular a um campo eletromagnético dentro da cavidade, desse modo controlando a ressonância do campo eletromagnético.
Quando o puck é feito de um material dielétrico, tal como cerâmica, a cavidade também pode ressonar no modo elétrico transversal (TE). Assim, pode não haver campo elétrico na direção de propagação do campo eletromagnético. Embora muitos modos TE possam ser usados, os ressonadores dielétricos podem usar o modo TE011 para aplicações envolvendo frequências de micro-onda. Utilizando o modo TE011 como um caso exemplar, o campo elétrico atingirá um máximo entro do puck, ter um componente azimutal ao longo do eixo central do puck geralmente diminui na cavidade no sentido para longe do puck, e desaparece completamente ao longo de qualquer parede de cavidade condutiva. O campo magnético também atingirá um máximo dentro do puck, mas com ausência de um componente azimutal.
Ao combinar mais do que um ressonador dielétrico, um projetista precisará acoplar energia eletromagnética a partir da primeira cavidade à segunda cavidade. Tal acoplamento pode ser difícil se a primeira cavidade estiver distante da segunda cavidade. O acoplamento também pode exibir a fabricação cuidadosa de aberturas conectando a primeira e a segunda cavidade. Essas aberturas podem ser sintonizadas em uma fábrica para compensar as tolerâncias de fabricação.
Apesar de tal sintonização, pode ser difícil construir um filtro que acople múltiplas cavidades ou ressonadores dielétricos em conjunto para definir uma faixa de frequências, desejada. Tentativas convencionais para prover espectros especificados foram não apenas impraticáveis como também dispendiosos. Esses sintonizadores têm utilizado muitas peças e técnicas tediosas que dificultam o ajuste do acoplamento entre cavidades ressonantes ou ressonadores dielétricos.
Consequentemente há a necessidade de um acoplador aperfeiçoado que proporcione sintonia através de uma ampla faixa de frequências. Mais especificamente, há a necessidade de um acoplador que possa ser usado em filtros de largura de banda ampla. Também há a necessidade de uma técnica eficaz em termos de custo que acople os ressonadores dielétricos superiores.
SUMÁRIO
Em virtude da presente necessidade de sintonia aperfeiçoada de cavidades ressonantes e ressonadores dielétricos, é apresentado um sumário resumido de várias modalidades exemplares. Algumas simplificações e omissões podem ser feitas no sumário seguinte, o qual pretende destacar e introduzir alguns aspectos das várias modalidades exemplares, mas não limitar o escopo da invenção. Descrições detalhadas de uma modalidade exemplar preferida adequada para permitir que aqueles de conhecimento comum na técnica realizem e utilizem os conceitos inventivos virão a seguir em seções posteriores.
Nas várias modalidades exemplares, um sistema para sintonia aperfeiçoada de ressonadores dielétricos pode compreender um primeiro ressonador dielétrico que produz sinais eletromagnéticos dentro de uma primeira faixa de frequências; um segundo ressonador dielétrico que produz sinais eletromagnéticos dentro de uma segunda faixa de frequências; um dispositivo de sintonia móvel disposto em uma abertura entre o primeiro ressonador dielétrico e o segundo ressonador dielétrico; e um acoplador fixado no dispositivo de sintonia móvel. O acoplador pode transferir sinais eletromagnéticos entre o primeiro ressonador dielétrico e o primeiro ressonador dielétrico e compreende uma pluralidade de membros de fixação que se estendem radialmente no sentido para dentro na direção do dispositivo de sintonia móvel. Cada um dos membros de fixação pode ser espaçado de qualquer outro membro de fixação.
Além disso, em várias modalidades exemplares, um sistema para sintonia aperfeiçoada de sinais eletromagnéticos em cavidades ressonantes pode compreender um dispositivo de sintonia móvel disposto em uma abertura entre uma primeira cavidade ressonante e uma segunda cavidade ressonante, em que um eixo vertical do dispositivo de sintonia móvel é paralelo aos respectivos eixos verticais da primeira cavidade ressonante e da segunda cavidade ressonante; e um acoplador fixado ao dispositivo de sintonia móvel. O acoplador pode transferir sinais eletromagnéticos entre a primeira cavidade ressonante e a segunda cavidade ressonante e compreende uma pluralidade de membros de fixação que se estendem radialmente no sentido para dentro em direção ao dispositivo de sintonia móvel. Cada um dos membros de fixação pode ser separado de qualquer outro membro de fixação.
Consequentemente, diversas modalidades exemplares proporcionam uma forma aperfeiçoada para acoplar a energia eletromagnética entre as cavidades ressonantes ou ressonadores dielétricos. Essas modalidades podem possibilitar sintonia precisa das frequências para uma faixa espectral desejada. Essas modalidades também podem permitir que um projetista obtenha uma faixa de sintonia mais ampla do que as técnicas convencionais de sintonia.
BREVE DESCRIÇÃO DOS DESENHOS
Para melhor entender as diversas modalidades exemplares, faz-se referência aos desenhos anexos, em que: A Figura 1 mostra uma vista em perspectiva de um filtro dielétrico exemplar incluindo um acoplador exemplar; A Figura 2 mostra uma vista lateral de um filtro dielétrico exemplar incluindo um acoplador exemplar; A Figura 3 mostra uma vista superior de um filtro dielétrico exemplar incluindo um acoplador exemplar; A Figura 4 mostra uma primeira modalidade de um acoplador exemplar; A Figura 5 ilustra uma vista detalhada de uma relação exemplar entre o acoplador da primeira modalidade e um dispositivo de sintonia móvel; A Figura 6 mostra uma segunda modalidade de um acoplador exemplar; A Figura 7 mostra uma terceira modalidade de um acoplador exemplar; A Figura 8 mostra uma quarta modalidade de um acoplador exemplar; A Figura 9 mostra uma quinta modalidade de um acoplador exemplar; e A Figura 10 ilustra resultados de testes comparativos para um acoplador exemplar e um sintonizador de abertura convencional.
DESCRIÇÃO DETALHADA
Com referência agora aos desenhos, nos quais numerais semelhantes se referem aos componentes ou etapas semelhantes, são revelados aspectos amplos de diversas modalidades exemplares. A Figura 1 é uma vista em perspectiva de um filtro dielétrico exemplar 100. Conforme mostrado na Figura 1, o filtro 100 compreende um primeiro ressonador dielétrico 110 e um segundo ressonador dielétrico 120. Uma abertura 130 conecta o primeiro ressonador dielétrico 110 ao segundo ressonador dielétrico 120. Embora o filtro exemplar 100 tenha apenas dois ressonadores dielétricos, aqueles de conhecimento comum na técnica podem projetar o filtro 100 de modo a ter um número arbitrário de ressonadores dielétricos, dependendo do ambiente aplicável para o filtro. A Figura 1 ilustra o primeiro ressonador dielétrico 110 e o segundo ressonador dielétrico 120 como prismas hexagonais. Assim, o primeiro ressonador dielétrico 110 e o segundo ressonador dielétrico 120 são ambos poliedros semi-regulares que têm oito faces. Para os prismas hexagonais, duas das oito faces são hexagonais enquanto que seis das oito faces são retangulares. Deve ser evidente, contudo, que aqueles de conhecimento comum na técnica poderiam projetar o filtro 100 para utilizar ressonadores dielétricos tendo outros formatos. Formas alternativas incluem, por exemplo, esferas, cilindros, e cubos. Os ressonadores dielétricos também podem ter formatos poliédricos não considerando os prismas hexagonais.
Em cada modalidade, ao menos uma parede condutiva pode encerrar totalmente o volume do primeiro ressonador dielétrico 110 e do segundo ressonador dielétrico 120. A pelo menos uma parede condutiva pode ser metálica. Assim, um estímulo apropriado poderia causar a ressonância do volume encerrado, permitindo que o primeiro ressonador dielétrico 110 e o segundo ressonador dielétrico 120 se tornem fontes de oscilações eletromagnéticas. A abertura 130 funcionaria como um sintonizador para essas oscilações, permitindo assim que o filtro 100 gere sinais eletromagnéticos dentro de uma faixa de frequências, apropriada.
A necessidade de sintonia é particularmente aguda quando a operação do ressonador dielétrico deve ocorrer dentro de uma faixa predefinida de frequências. Ressonadores dielétricos de alta potência podem ser amplamente utilizados em aplicações, tais como transmissão sem fio de vídeo, áudio, e outra multimídia a partir de uma torre para um receptor. Nas atuais implementações nos Estados Unidos, tais tecnologias podem transmitir sinais através de um espectro de frequência de 716-722 MHz. Assim, um acoplador 140 entre o primeiro ressonador dielétrico 110 e o segundo ressonador dielétrico 120 pode prover sintonia exata dentro dessa faixa espectral. Acopladores exemplares para uso no filtro 100 são descritos em detalhe adicional abaixo em conexão com as Figuras 4-9. A Figura 2 mostra uma vista lateral do filtro dielétrico exemplar 100. Conforme detalhado acima, o filtro dielétrico 100 pode compreender um primeiro ressonador dielétrico 110, ilustrado no lado esquerdo, e um segundo ressonador dielétrico 120, ilustrado no lado direito. Uma abertura 130 pode acoplar os sinais eletromagnéticos entre o primeiro ressonador dielétrico 110 e o segundo ressonador dielétrico 120. Um dispositivo de sintonia móvel 150, localizado dentro da abertura 130 pode se mover para cima e para baixo ao longo de um eixo vertical. Esse eixo vertical pode ser paralelo aos eixos verticais respectivos em ambos, primeiro ressonador dielétrico 110 e segundo ressonador dielétrico 120. O dispositivo de sintonia móvel 150 pode ser um parafuso ou haste, por exemplo. Conforme ilustrado na Figura 2, o dispositivo de sintonia 150 pode incluir uma cabeça padrão, de tal modo que uma ferramenta de regulagem (por exemplo, uma chave de parafuso) pode ser usada para girar o dispositivo de sintonia 150, desse modo movendo o dispositivo de sintonia 150 verticalmente dentro do filtro 100.
O acoplador 140 pode ser fixado ou de outro modo acoplado à extremidade do dispositivo de sintonia 150, de tal modo que acoplador 140 também se move verticalmente dentro do filtro. Um arranjo exemplar para fixar o acoplador 140 ao dispositivo de sintonia 150 é descrito em detalhe adicional abaixo em conexão com a Figura 5. O primeiro ressonador dielétrico 100 pode compreender um puck 160 e um suporte 170. O segundo ressonador dielétrico 120 pode compreender um puck 180 e um suporte 190. O puck 160 e o puck 180 podem definir eixos horizontais que são perpendiculares ao eixo vertical do dispositivo de sintonia móvel 150. A Figura 3 mostra uma vista superior do filtro dielétrico exemplar 100. Conforme detalhado acima, o filtro dielétrico 100 pode compreender um primeiro ressonador dielétrico 110, à esquerda, e um segundo ressonador dielétrico 120, à direita. Uma abertura 130 pode acoplador os sinais eletromagnéticos entre o primeiro ressonador dielétrico 110 e o segundo ressonador dielétrico 120. Um acoplador 140 localizado dentro da abertura 130 pode sintonizar os sinais eletromagnéticos para definir uma faixa espectral de frequências desejadas, tal como 716-722 MHz. O acoplador 140 pode ser fixado ao dispositivo de sintonia móvel 150. Diversas formas de fixar o acoplador 140 ao dispositivo de sintonia móvel 150 são ilustradas na Figura 4 à Figura 8. A Figura 4 mostra uma primeira modalidade de um acoplador exemplar 400. O acoplador 400 pode compreender um membro externo 410 que é concêntrico em relação ao dispositivo de sintonia móvel 450, em que um diâmetro de um membro externo 410 é proporcional a um alcance de sintonia para os sinais eletromagnéticos. O membro externo 410 pode ser de formato toroidal, tendo uma forma anelar em relação a um eixo central. O membro externo 410 pode ter uma seção transversal circular ou retangular.
Um par de membros de fixação 420 pode se estender radialmente no sentido para dentro a partir do membro externo 410 em direção ao dispositivo de sintonia móvel 450. Os membros de fixação 420 podem estar opostos um ao outro e separados um do outro. Como os membros de fixação 420 estão completamente separados, não tendo contato físico, o tamanho do membro externo 410 pode determinar o comportamento de acoplamento global do acoplador 400.
Membros de retenção 430 retêm os membros de fixação 420 contra o dispositivo de sintonia móvel. Cada membro de retenção 430 pode compreender um par de pontas 440. As pontas 440 prendem o acoplador 400 no dispositivo de sintonia móvel 450, mas as pontas 440 de membros de fixação diferentes não se tocam. Consequentemente, apenas o diâmetro do membro toroidal 410 influenciará a transferência de energia eletromagnética através do acoplador 400. A Figura 5 ilustra uma vista detalhada de uma relação exemplar entre o acoplador 400 e o dispositivo de sintonia móvel 450. O acoplador 400 pode ser colocado no dispositivo de sintonia móvel 450 mediante deslizamento até que o acoplador 400 alcance o membro limitador 510. O membro limitador 510 pode ser uma cabeça de parafuso, arruela, ou outra barreira apropriada. O membro de retenção 520 pode ser um disco disposto acima do acoplador 400, mantendo a posição relativa do acoplador 400 no dispositivo de sintonia móvel 450. O membro de retenção 520 pode ser um disco de epóxi, pastilha, ou outro item fabricado de um material não condutivo. A Figura 6 mostra uma segunda modalidade de um acoplador exemplar 600. O acoplador 600 pode compreender um membro externo 610 que pode ser concêntrica em relação a um dispositivo de sintonia móvel 630, em que uma largura do membro externo 610 pode ser proporcional a uma faixa de sintonia para os sinais eletromagnéticos. Um quarteto de membros de fixação 620 pode se estender radialmente no sentido para dentro em direção ao dispositivo de sintonia móvel 530. Alternativamente, outros números de membros 620 podem ser usados. Em diversas modalidades exemplares, os membros de fixação 620 não se tocam e podem estar separados aproximadamente em 90°. Alternativamente, o espaçamento pode ser irregular em vez de ocorrer em intervalos idênticos. A Figura 7 mostra uma terceira modalidade de um acoplador exemplar 700. O acoplador 700 pode compreender um membro externo 710 que pode ser concêntrico em relação ao dispositivo de sintonia móvel 730, em que um diâmetro do membro externo 710 pode ser proporcional a uma faixa de sintonia para os sinais eletromagnéticos. Um octeto de membros de fixação 710 pode se estender radialmente no sentido para dentro em direção ao dispositivo de sintonia móvel 730. Alternativamente, outros números de membros de fixação 720 podem ser usados. Nas diversas modalidades exemplares, os membros de fixação 720 não se tocam e podem ser espaçados em aproximadamente 45°. Alternativamente, o espaçamento pode ser irregular em vez de ocorrer em intervalos idênticos. A Figura 8 mostra uma quarta modalidade de um acoplador exemplar 800. O acoplador 800 pode compreender um membro externo 810 que pode ser concêntrico em relação ao dispositivo de sintonia móvel 830, em que uma superfície externa do membro externo 810 pode ser de formato hexaédrico. O membro externo 810 pode ter uma seção transversal quadrada para promover sintonia uniforme. Um quarteto de membros de fixação 820 pode se estender radialmente no sentido para dentro em direção ao dispositivo de sintonia móvel 830. Alternativamente, outros números de membros de fixação 820 podem ser usados. Em diversas modalidades exemplares, os membros de fixação 820 não se tocam e podem ser espaçados aproximadamente em 90°. Alternativamente, o espaçamento pode ser irregular em vez de ocorrer em intervalos idênticos. A Figura 9 mostra uma quinta modalidade de um acoplador exemplar 900. O acoplador 900 pode compreender um membro externo 910 que pode ser concêntrico em relação ao dispositivo de sintonia móvel 930, em que uma superfície externa do membro externo 910 pode ser de formato octogonal prismático. Um octeto de membros de fixação 920 pode se estender radialmente no sentido para dentro em direção ao dispositivo de sintonia móvel 930. Alternativamente, outros números de membros de fixação 920 podem ser usados. Em diversas modalidades exemplares, os membros de fixação 920 não se tocam e podem ser separados aproximadamente em 45°. Alternativamente, o espaçamento pode ser irregular em vez de ocorrer em intervalos idênticos. Outros formatos poliédricos podem ser usados para o membro externo 910, dependendo do ambiente de sintonia da abertura contendo o acoplador 900.
Deve ser evidente que as modalidades exemplares do acoplador descritas acima em conexão com as Figuras 4-9, podem ser combinadas em um número de modos. Por exemplo, os membros externos de uma modalidade específica podem ser combinados com os membros de fixação de qualquer outra modalidade. Outros formatos adequados para o membro externo do acoplador e dos membros de fixação serão evidentes para aqueles de conhecimento na técnica. A Figura 10 ilustra resultados de testes comparativos 1000 para um acoplador exemplar e um sintonizador de abertura convencional. Particularmente, a Figura 10 apresenta um gráfico de capacidade de sintonia de acoplamento para uma faixa específica de frequências. Para os resultados de teste 1000, o eixo-x ilustra a distância de um dispositivo de sintonia móvel em polegadas em relação a pelo menos uma parede condutiva da cavidade. O eixo-y ilustra a largura de banda de acoplamento em MHz.
Para um sintonizador de abertura convencional, uma faixa de sintonia é muito estreita. Essa faixa pode, por exemplo, se estender a partir de 5% a 8%, uma faixa que é insuficiente para muitas aplicações. Conforme mostrado na Figura 10, os resultados de teste 1010 para o sintonizador convencional refletem apenas uma ligeira variação a partir de um volume de aproximadamente 5 MHz.
Para um sintonizador exemplar utilizando um acoplador, conforme descrito acima na Figura 4 à Figura 9, os resultados de teste 1020 podem ser amplamente aperfeiçoados em comparação com os resultados de teste 1010. Os resultados 1020 podem seguir uma distribuição
Gaussiana, uma curva no formato de sino que atinge um nível de aproximadamente 5,8 MHz em uma altura de sintonizador de aproximadamente 2,3 polegadas. Essa distribuição pode resultar em capacidade de sintonia de 25% na banda de 5 acoplamento, desse modo proporcionando a flexibilidade para usar cavidades ressonantes e ressonadores dielétricos em novas aplicações.
Embora as diversas modalidades exemplares tenham sido descritas em detalhe com referência específica a 10 certos aspectos exemplares das mesmas, deve-se entender que a invenção é capaz de outras modalidades e seus detalhes são capazes de modificações em diversos aspectos óbvios. Como é prontamente evidente para aqueles versados na técnica, variações e modificações podem ser realizadas 15 enquanto permanecendo dentro da essência e escopo da invenção. Consequentemente, a revelação precedente, descrição e figuras têm apenas propósitos de ilustração e de forma alguma limitam a invenção, a qual é definida apenas pelas reivindicações.

Claims (10)

1. Sistema para sintonia aperfeiçoada de ressonadores dielétricos, o sistema CARACTERIZADO pelo fato de que compreende: um primeiro ressonador dielétrico que produz sinais eletromagnéticos dentro de uma primeira faixa de frequências; um segundo ressonador dielétrico que produz sinais eletromagnéticos dentro de uma segunda faixa de frequências; um dispositivo de sintonia móvel disposto em uma abertura entre o primeiro ressonador dielétrico e o segundo ressonador dielétrico; e um acoplador fixado ao dispositivo de sintonia móvel, em que o acoplador transfere sinais eletromagnéticos entre o primeiro ressonador dielétrico e o segundo ressonador dielétrico e compreende uma pluralidade de membros de fixação que se estendem radialmente no sentido para dentro em direção ao dispositivo de sintonia móvel para fixar o acoplador ao dispositivo de sintonia móvel, cada um dos membros de fixação sendo separado de todos os outros membros de fixação.
2. Sistema, de acordo com a reivindicação 1, CARACTERIZADO pelo fato de que o acoplador compreende ainda: um membro externo que é concêntrico em relação ao dispositivo de sintonia móvel, em que uma largura do membro externo é proporcional a uma faixa de sintonia para os sinais eletromagnéticos na abertura.
3. Sistema, de acordo com a reivindicação 2, CARACTERIZADO pelo fato de que o acoplador compreende ainda: membros de retenção que retêm os vários membros de fixação contra o dispositivo de sintonia móvel, em que o membro de retenção compreende um par de pontas, em que o par de pontas prende o acoplador no dispositivo de sintonia móvel e a pluralidade de membros de fixação compreende pelo menos quatro membros de fixação que se estendem radialmente a partir do membro externo em direção ao dispositivo de sintonia móvel.
4. Sistema, de acordo com a reivindicação 1, CARACTERIZADO pelo fato de que o acoplador compreende ainda: um membro externo que é concêntrico em relação ao dispositivo de sintonia móvel, em que uma superfície externa do membro externo é de formato hexaédrico e a pluralidade de membros de fixação compreende pelo menos quatro membros de fixação que se estendem no sentido para dentro a partir do membro externo em direção ao dispositivo de sintonia móvel.
5. Sistema, de acordo com a reivindicação 1, CARACTERIZADO pelo fato de que o acoplador compreende ainda: um membro externo que é concêntrico em relação ao dispositivo de sintonia móvel, em que uma superfície externa do membro externo é de formato octogonal prismático e a pluralidade de membros de fixação compreende ao menos oito membros de fixação que se estendem no sentido para dentro a partir do membro externo em direção ao dispositivo de sintonia móvel.
6. Sistema para sintonia aperfeiçoada de sinais eletromagnéticos em cavidades ressonantes, o sistema CARACTERIZADO pelo fato de que compreende: um dispositivo de sintonia móvel para colocação em uma abertura entre uma primeira cavidade ressonante e uma segunda cavidade ressonante, em que um eixo vertical do dispositivo de sintonia móvel é paralelo aos eixos verticais respectivos da primeira cavidade ressonante e da segunda cavidade ressonante; e um acoplador fixado ao dispositivo de sintonia móvel, em que o acoplador transfere os sinais eletromagnéticos entre a primeira cavidade ressonante e a segunda cavidade ressonante e compreende uma pluralidade de membros de fixação que se estendem radialmente no sentido para dentro em direção ao dispositivo de sintonia móvel para prender o acoplador ao dispositivo de sintonia móvel, cada um dos membros de fixação sendo separado de todos os outros membros de fixação.
7. Sistema, de acordo com a reivindicação 6, CARACTERIZADO pelo fato de que o acoplador compreende ainda: um membro externo que é concêntrico em relação ao dispositivo de sintonia móvel, em que uma largura do membro externo é proporcional a uma faixa de sintonia para os sinais eletromagnéticos na abertura.
8. Sistema, de acordo com a reivindicação 7, CARACTERIZADO pelo fato de que o acoplador compreende ainda: membros de retenção que retêm os vários membros de fixação contra o dispositivo de sintonia móvel, em que cada membro de retenção compreende um par de pontas, o par de pontas prendendo o acoplador no dispositivo de sintonia móvel, e a pluralidade de membros de fixação compreende pelo menos quatro membros de fixação que se estendem radialmente no sentido para dentro a partir do membro externo em direção ao dispositivo de sintonia móvel.
9. Sistema, de acordo com a reivindicação 6, CARACTERIZADO pelo fato de que o acoplador compreende ainda: um membro externo que é concêntrico em relação ao dispositivo de sintonia móvel, em que uma superfície externa do membro externo é de formato hexaédrico e os vários membros de fixação compreendem pelo aos quatro membros de fixação que se estendem radialmente a partir do membro externo em direção ao dispositivo de sintonia móvel.
10. Sistema, de acordo com a reivindicação 6, CARACTERIZADO pelo fato de que o acoplador compreende ainda: um membro externo que é concêntrico em relação ao dispositivo de sintonia móvel, em que uma superfície externa do membro externo é de formato octogonal prismático e os vários membros de fixação compreendem ao menos oito membros de fixação que se estendem no sentido para dentro a partir do membro externo em direção ao dispositivo de sintonia móvel.
BR112012010239-7A 2009-10-30 2010-10-22 sistema para sintonia aperfeiçoada de sinais eletromagnéticos em cavidades ressonantes BR112012010239B1 (pt)

Applications Claiming Priority (3)

Application Number Priority Date Filing Date Title
US12/609,947 US8217737B2 (en) 2009-10-30 2009-10-30 Coupler for tuning resonant cavities
US12/609,947 2009-10-30
PCT/US2010/053746 WO2011053529A1 (en) 2009-10-30 2010-10-22 Coupler for tuning resonant cavities

Publications (2)

Publication Number Publication Date
BR112012010239A2 BR112012010239A2 (pt) 2016-03-29
BR112012010239B1 true BR112012010239B1 (pt) 2021-03-02

Family

ID=43481807

Family Applications (1)

Application Number Title Priority Date Filing Date
BR112012010239-7A BR112012010239B1 (pt) 2009-10-30 2010-10-22 sistema para sintonia aperfeiçoada de sinais eletromagnéticos em cavidades ressonantes

Country Status (7)

Country Link
US (1) US8217737B2 (pt)
EP (1) EP2494650B1 (pt)
JP (1) JP5480394B2 (pt)
KR (1) KR101335972B1 (pt)
CN (1) CN102630358B (pt)
BR (1) BR112012010239B1 (pt)
WO (1) WO2011053529A1 (pt)

Families Citing this family (5)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
FI123304B (fi) * 2010-07-07 2013-02-15 Powerwave Finland Oy Resonaattorisuodin
GB201203833D0 (en) 2012-03-05 2012-04-18 Filtronic Wireless Ltd A tuneable filter
WO2014146234A1 (en) * 2013-03-18 2014-09-25 Alcatel-Lucent Shanghai Bell Co., Ltd. Adjustable couplings for use with a bandpass filter
EP3113281A1 (en) * 2015-06-30 2017-01-04 Alcatel- Lucent Shanghai Bell Co., Ltd Coupling element and cavity resonator device with a coupling element
CN109841934B (zh) * 2019-03-01 2021-10-22 摩比科技(深圳)有限公司 滤波器的增强型容性耦合结构及滤波器

Family Cites Families (9)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
SE465197B (sv) * 1989-12-20 1991-08-05 Ericsson Telefon Ab L M Avstaemningsanordning foer combinerfilter innefattande en dielektrisk vaagledarresonator och en med denna samverkande avstaemningskapacitans
US5805033A (en) * 1996-02-26 1998-09-08 Allen Telecom Inc. Dielectric resonator loaded cavity filter coupling mechanisms
US5936490A (en) * 1996-08-06 1999-08-10 K&L Microwave Inc. Bandpass filter
US5777534A (en) * 1996-11-27 1998-07-07 L-3 Communications Narda Microwave West Inductor ring for providing tuning and coupling in a microwave dielectric resonator filter
US6304160B1 (en) * 1999-05-03 2001-10-16 The Boeing Company Coupling mechanism for and filter using TE011 and TE01δ mode resonators
US7310031B2 (en) * 2002-09-17 2007-12-18 M/A-Com, Inc. Dielectric resonators and circuits made therefrom
CN1933345A (zh) * 2006-07-27 2007-03-21 奥雷通光通讯设备(上海)有限公司 一种可增大感性耦合调节范围的装置
JP2008205692A (ja) * 2007-02-19 2008-09-04 Japan Radio Co Ltd 高周波フィルタ
US7456712B1 (en) * 2007-05-02 2008-11-25 Cobham Defense Electronics Corporation Cross coupling tuning apparatus for dielectric resonator circuit

Also Published As

Publication number Publication date
EP2494650A1 (en) 2012-09-05
KR20120085871A (ko) 2012-08-01
EP2494650B1 (en) 2014-04-23
CN102630358B (zh) 2015-07-29
CN102630358A (zh) 2012-08-08
JP2013509813A (ja) 2013-03-14
WO2011053529A1 (en) 2011-05-05
JP5480394B2 (ja) 2014-04-23
US8217737B2 (en) 2012-07-10
KR101335972B1 (ko) 2013-12-04
BR112012010239A2 (pt) 2016-03-29
US20110102112A1 (en) 2011-05-05

Similar Documents

Publication Publication Date Title
BR112012010239B1 (pt) sistema para sintonia aperfeiçoada de sinais eletromagnéticos em cavidades ressonantes
US3914766A (en) Pulsating plasma device
KR101320896B1 (ko) 유사 TM110 mode를 이용한 세라믹 판넬 공진기와 그 공진기를 이용한 RF 듀얼 모드 필터
US9203131B2 (en) Band stop filter
WO2015100597A1 (zh) 一种介质谐振器、介质滤波器及通信设备
EP0351840B1 (en) Dielectric-loaded cavity resonator
US10283830B2 (en) Hybrid TM-TE-TM triple-mode ceramic air cavity filter
CN105990631B (zh) 用于小磁体气隙的epr微波腔体
US10847861B2 (en) Multimode resonator
JP6617102B2 (ja) 誘電体共振器および誘電体フィルタ
WO2020259028A1 (en) Resonator apparatus, filter apparatus as well as radio frequency and microwave device
US10862183B2 (en) Microwave bandpass filter comprising a conductive housing with a dielectric resonator therein and including an internal coupling element providing coupling between HEEx and HEEy modes
RU2015108163A (ru) Устройство для генерирования плазмы из газовой среды посредством электронно-циклотронного резонанса (эцр) с высоким диапазоном вдоль одной оси
EP3745529B1 (en) Corrugated waveguide cavity filter
US9705171B2 (en) Dielectric resonator filter and multiplexer having a common wall with a centrally located coupling iris and a larger peripheral aperture adjustable by a tuning screw
US2782383A (en) Cavity resonator
KR101468409B1 (ko) 홈이 파인 도체판을 포함하는 이중 모드 공진기 및 이를 이용한 필터
CN111448709B (zh) 多模谐振器
US8981877B2 (en) Locking device for a radio frequency filter tuning probe
Hoft New concepts for dielectric multi-mode resonators with branches
CA2138865A1 (en) High power dielectric resonator filter
US11139545B2 (en) Dielectric tuning element
JPH0636481B2 (ja) フィルタ用ヒートシンク
KR101512996B1 (ko) 자기공명방식 무선 전력 송수신용 안테나
GB2584012A (en) Resonator apparatus and method of use thereof

Legal Events

Date Code Title Description
B06F Objections, documents and/or translations needed after an examination request according [chapter 6.6 patent gazette]
B06U Preliminary requirement: requests with searches performed by other patent offices: procedure suspended [chapter 6.21 patent gazette]
B09A Decision: intention to grant [chapter 9.1 patent gazette]
B16A Patent or certificate of addition of invention granted [chapter 16.1 patent gazette]

Free format text: PRAZO DE VALIDADE: 10 (DEZ) ANOS CONTADOS A PARTIR DE 02/03/2021, OBSERVADAS AS CONDICOES LEGAIS.