BR112012009421A2 - Aparelho para inserir ou retirar uma esteira flexível sem-fim de uma máquina indústrial, máquina indústrial, método para inserir ou retirar uma esteira flexível sem-fim de uma máquina indústrial, método para modificar uma máquina indústrial e uso de um aparelho - Google Patents

Aparelho para inserir ou retirar uma esteira flexível sem-fim de uma máquina indústrial, máquina indústrial, método para inserir ou retirar uma esteira flexível sem-fim de uma máquina indústrial, método para modificar uma máquina indústrial e uso de um aparelho Download PDF

Info

Publication number
BR112012009421A2
BR112012009421A2 BR112012009421-1A BR112012009421A BR112012009421A2 BR 112012009421 A2 BR112012009421 A2 BR 112012009421A2 BR 112012009421 A BR112012009421 A BR 112012009421A BR 112012009421 A2 BR112012009421 A2 BR 112012009421A2
Authority
BR
Brazil
Prior art keywords
zone
mat
belt
unit
machine
Prior art date
Application number
BR112012009421-1A
Other languages
English (en)
Inventor
Dan Andersson
Göran Ekström
Original Assignee
Metso Paper Inc.
Priority date (The priority date is an assumption and is not a legal conclusion. Google has not performed a legal analysis and makes no representation as to the accuracy of the date listed.)
Filing date
Publication date
Application filed by Metso Paper Inc. filed Critical Metso Paper Inc.
Publication of BR112012009421A2 publication Critical patent/BR112012009421A2/pt

Links

Classifications

    • DTEXTILES; PAPER
    • D21PAPER-MAKING; PRODUCTION OF CELLULOSE
    • D21FPAPER-MAKING MACHINES; METHODS OF PRODUCING PAPER THEREON
    • D21F7/00Other details of machines for making continuous webs of paper
    • D21F7/001Wire-changing arrangements

Landscapes

  • Treatment Of Fiber Materials (AREA)
  • Paper (AREA)
  • Delivering By Means Of Belts And Rollers (AREA)

Abstract

aparelho para inserir ou retirar uma esteira flexível sem-fim de uma máquina industrial, máquina industrial, método para inserir ou retirar uma esteira flexível sem fim de uma máquina industrial, método para modificar uma máquina industrial e uso de um aparelho. a presente invenção provê um aparelho (24) para inserir ou retirar uma esteira flexível sem-fim (15) de uma máquina industrial, onde a esteira é arranjada de modo a percorrer um loop sem-fim, compreendendo uma primeira e segunda unidades (25, 26), entre quais a esteira deve ser inserida na direção do avanço (fp), que é essencialmente transversal à direção de percurso da esteira na máquina. de acordo com a presente invenção, o aparelho compreende uma zona a montante (a), uma zona intermediária (c), e uma zona a jusante (c) ao longo da direção de avanço da esteira; e também um membro (29) para interagir as unidades nas primeira e terceira zonas, alternadamente, de modo que a esteira fique presa entre as unidades nas primeira e terceira zonas, alternadamente, permitindo a inserção da esteira acumulada na zona intermediária na zona a jusante, quando a esteira fica presa entre as unidades na primeira zona, de modo a retirá-la do aparelho através da zona a jusante (c).

Description

“APARELHO PARA INSERIR OU RETIRAR UMA ESTEIRA FLEXÍVEL SEM-FIM DE UMA MÁQUINA INDUSTRIAL, MÁQUINA INDUSTRIAL, MÉTODO FARA INSERIR OU RETIRAR UMA ESTEIRA FLEXÍVEL SEM- c FIM DE UMA MÁQUINA INDUSTRIAL, MÉTODO PARA MODIFICAR UMA b 5 MÁQUINA INDUSTRIAL E USO DE UM APARELHO” 7 A presente invenção se relaciona a um aparelho para inserir e retirar uma esteira flexível sem-fim de uma máquina de papel, sendo que tal esteira flexível sem-fim é arranjada para percorrer um loop sem-fim, compreendendo: - uma primeira unidade estrutural e uma segunda unidade estrutural, sendo que a segunda unidade estrutural é arranjada oposta à prímeira unidade estrutural. O citado aparelho sendo arranjado para
15. inserir a esteira entre a primeira unidade e a segunda unidade, essencialmente na direção de avanço da esteira, que é uma direção transversal à direção do movimento da esteira na máquina.
A presente invenção também se relaciona a uma máquina industrial compreendendo uma esteira flexível que percorre um loop sem-fim. O aparelho serve para inserir ou retirar a esteira da máquina industrial. A máquina A industrial pode ser, por exemplo, uma máquina de formar : ou processar folhas contínuas de papel.
A presente invenção também se relaciona a um método para inserir ou retirar uma esteira flexível sem-fim de uma nos máquina industrial.
- A presente invenção também se relaciona ao uso deste o aparelho em uma máquina industrial, onde tal aparelho pode ser quer parte integrante ou unidade separada da máquina industrial.
Nesta especificação, o termo “Esteira” (Clothing) deve ser entendido com um significado relativamente amplo. ; Em particular, o termo “Esteira” deve ser entendido | 35 representando qualquer tipo de membro flexível relativamente fino que percorre um loop sem-fim em uma máquina industrial, por exemplo, pode consistir de um feltro, pano, correia, fita, ou fio.
Alternativamente, a esteira pode ser feita a partir de uma pluralidade de elementos interconectados compondo uma fita.
A esteira : pode ser feita de polímero, metal, ou compósito.
Ademais, a esteira pode ser composta de um tecido-tecido ou tecido 7 não-tecido.
Tipicamente, à esteira é usada para suportar ou transportar algum tipo de produto em máquinas industriais.
Em particular, a presente invenção se relaciona a um aparelho para inserir ou retirar, i.e. montar Ou desmontar, uma esteira sem-fim em uma máquina de formar ou processar folhas contínuas, tal como, por exemplo, uma máquina de papel ou uma máquina de processamento de polpa, ou máquina de papelão, onde uma folha contínua passa através da máquina sobre pelo menos uma esteira, que percorre um loop sem-fim, sobre uma pluralidade de | rolos suspensos, em uma estrutura de quadro da máquina.
A Í esteira pode consistir de um feltro, esteira, correia, | fita, fio, ou qualquer tipo de membro flexível fino, para | 20 transportar ou interagir com a folha contínua durante o percurso na máquina.
A esteira pode ser feita de Í polímero, metal, ou compósito, e pode ser relativamente | ss larga e pesada.
Por exemplo, a esteira na máquina de ! formar ou processar folhas contínuas pode ter uma largura de até 10 a 12 metros.
Quando a esteira é montada em uma máquina para formar ou 7 processar folhas contínuas, é possível montar na máquina uma esteira tendo duas extremidades, e conectar as = extremidades da esteira, com a esteira ajustada à máquina.
Consequentemente, quando uma esteira é usada, provêem-se juntas entre as extremidades, o que demanda | uma certa mão de obra, e provoca marcas inaceitáveis na ! folha contínua.
Por conseguinte, uma esteira para uma j máquina de formar e processar folha contínua usualmente é Í 35 pré-fabricada, para formar um loop sem-fim.
Para substituir uma esteira sem-fim, o que é muito comum, i.e.
Í à cada 3 a 10 semanas no caso de feltros, por causa do - Petição 870200150947, de 30/11/2020, pág. 16/62 desgaste, a nova esteira deve ser montada a partir da lateral da máquina, i.e. quer lado acionado (drive side) ou lado livre (tender side). Normalmente, o lado livre : provê um espaço maior para esta operação.
No entanto, este tipo de substituição tem o problema de * ser necessário que a esteira passe pela estrutura de quadro, onde os rolos suportes estão suspensos.
Uma solução conhecida para este problema é prover vigas verticais no lado livre do quadro com blocos espaçadores removíveis.
Quando uma esteira deve ser substituída, um a sistema de alavanca no lado acionado do quadro é usado para descarregar as vigas verticais no lado livre, Depois | de descarregadas as vigas verticais, os blocos | espaçadores são retirados, e, então, a esteira pode ser substituída através dos espaços providos na estrutura do i quadro.
Embora a construção suspensa (em cantilever) seja : interessante, buscam-se soluções alternativas, porque sua j implementação requer espaço e, ademais, é custosa.
Í Uma alternativa à construção suspensa pode ser vista em ! 20 WO2006/106178Al e WO2008/129131, onde unidades incluindo ! fitas anti-rotação e/ou superfícies de deslizamento são : arranjadas nas vigas verticais.
Quando uma esteira passa : Ps através da viga, ela é inserida na região de pressão | í(nip) entre as superfícies deslizantes da unidade e trazida para o outro lado da viga, quer manualmente ou i pela rotação de pelo menos uma faixa da unidade.
Outra | z solução alternativa à construção suspensa se encontra na EP20630323, onde unidades compreendendo dispositivos de = puxar são arranjadas nas vigas verticais.
Quando uma esteira passa através das vigas, ela é inserida entre os ! dispositivos de puxar, e presa entre os dispositivos de ; puxar, que puxam a esteira através da viga.
Í Embora as unidades acima requeiram pouco espaço, OS ! dispositivos constantes da WO2006/106178Al e WnO2008/ : 35 129131Al e EP2063023A2 são tecnicamente complicados e, por conseguinte, caros de fabricar.
Ademais, nos ! dispositivos descritos, a esteira puxada através da viga sofre as forças que atuam na viga.
Em outras palavras, a parte da esteira que passa na viga recebe todo o peso da viga.
Consequentemente, a parte da esteira que passa : através da viga é simultaneamente submetida a uma força de cisalhamento devido ao movimento de avanço do s dispositivo de puxar/ superfície deslizante/ faixa, e à força normal a partir da viga.
No entanto, trata-se de uma condição desfavorável de carregamento, que pode vir a danificar a esteira.
Um objetivo da presente invenção é prover um método e s sistema meihorado, que não apresenta estes problemas.
Outro objetivo da presente invenção é prover um método e sistema que permite que os operadores substituam a esteira na máquina industrial e, em particular, em uma máquina de formar OU processar folhas contínuas, de maneira rápida e fácil, sem danificar a esteira.
O aparelho, de acordo com a presente invenção, se caracteriza pelo fato de compreender: - uma zona a montante (A), uma zona intermediária (B), e uma zona a jusante (C), arranjadas sequencialmente ao longo da direção de avanço (F) da esteira (15); e - pelo menos um primeiro membro (10, 11, 29, 36, 37) Ps sendo arranjado para interagir a primeira unidade (6, 25, 34) com a segunda unidade (7, 26, 35) na zona à montante (A) E na zona à jusante (C), alternadamente, de modo que a esteira (15) fique presa entre a primeira unidade 7 (6, 25, 34) e a segunda unidade (7, 26, 35) na zona a montante (A) e na zona à jusante (C), alternadamente, - permitindo a inserção de uma pré-determinada extensão de esteira (15) na zona a montante (A), quando a esteira (15) está presa entre a primeira unidade (5, 25, 34) e à segunda unidade (7, 26, 35) na zona a jusante (C), de modo que a extensão da esteira (15) equivalente à citada pré-determinada largura da esteira (15) se acumule na zona intermediária (B), e permitindo a inserção da esteira (15) acumulada na zona intermediária (B) na zona a jusante (C), quando a esteira (15) está presa entre a primeira unidade (2, 25, 34) e à segunda unidade (7, 26, 35) na zona a montante (A), de modo que a extensão da esteira equivalente à citada pré-determinada extensão 2 equivalente da esteira (15) seja retirada do aparelho 5 (5, 24, 33, 45) pela zona a jusante (C).
. Para prover um amplo entendimento da presente invenção de como executar um número de configurações, se recorre, apenas em caráter exemplar, a desenhos esquemáticos exemplares, nos quais: + 10 A figura 1 mostra uma vista esquemática de seção ] transversal de uma seção de um quadro de uma máquina de papel compreendendo três aparelhos, de acordo com a presente invenção; As figuras 2a a 2w mostram vistas esquemáticas de seção transversal ilustrando operação de um aparelho de dois atuadores, de acordo com uma configuração da presente invenção; As figuras 3a a 3e mostram vistas de seção transversal de um aparelho de dois atuadores, de acordo com uma configuração preferida da presente invenção; A figura 4 mostra uma vista esquemática de seção transversal de um aparelho de dois atuadores, de acordo -s com a mesma configuração da presente invenção, como mostrado nas figuras 2a à 2w; As figuras 5 a 3 mostram vistas esquemáticas de seção i transversal ilustrando diferentes configurações de um ! 7 apareiho de dois atuadores, de acordo com uma configuração alternativa da presente invenção; é As figuras 10a a 10w mostram vistas esquemáticas de seção | 30 transversal ilustrando operação de um aparelho de um Í atuador, de acordo com uma configuração da presente Í invenção; A figura 11 mostra uma vista esquemática de seção transversal ilustrando diferentes configurações de um aparelho de um atuador, de acordo com a presente invenção; As figuras 12 a 14 mostram vistas esquemáticas de seção transversal ilustrando diferentes configurações de um j aparelho de um atuador, de acordo com a presente | invenção; ! : As figuras 15a a 15g mostram vistas esquemáticas de seção | 5 transversal ilustrando operação de um aparelho atuador de ; : rolo, de acordo com uma configuração adicional da : presente invenção; Í As figuras 16a a l6c mostram vistas esquemáticas, Í ilustrando operação de um aparelho móvel, de acordo com a ! x 10 presente invenção; e Í As figuras l17a a l17c mostram vistas esquemáticas, ! ilustrando uma operação alternativa de um aparelho móvel, | de acordo com a presente invenção. i A figura 1 mostra uma vista de seção transversal de uma i 15 seção de estrutura de quadro 1 de uma máquina de papel.
A | estrutura de quadro 1 faz parte de uma seção de ! processamento da máquina de papel, i.e. uma estação de ' formar ou seção de prensar.
A estrutura de quadro 1 compreende uma viga vertical de lado acionado 1 e viga vertical de lado livre 3. À estrutura de quadro 1 também compreende vigas horizontais CD 4 (CD de Cross Direction) na direção transversal 11, que passam entre as vigas s verticais 2 e 3. Rolos suporte (não — mostrados) são giratoriamente suportados pelas vigas 2 e 3 da estrutura de quadro 1. Í Conseqguúentemente, as vigas 2 e 3 atuam como vigas suporte Í 7 para os rolos suporte.
Os rolos suporte são arranjados para guiar ou suportar uma esteira flexível (não mostrada | = na figura 1) em um locp sem-fim, como bem conhecido na | 30 técnica.
A esteira, por sua vez, é arranjada para transportar uma folha contínua (web) (não mostrada) na seção de processamento, como bem conhecido na técnica.
A viga vertical 3 no lado livre da estrutura de quadro 1 inclui uma pluralidade de aparelhos de substituição de esteira 5, de acordo com a presente invenção.
Neste caso, três aparelhos 5 e, assim, a viga 3 é dividida em quatro seções 3a, 3b, 3c, 3d, separadas por um aparelho 5.
i ! 7
É ! Alternativamente, dependendo do percurso da esteira na i máquina de papel, a viga vertical 3 pode compreender | um, dois, três, ou um número qualquer de aparelhos 5. i 7 Por exemplo, havendo uma única esteira, pode ser | 5 suficiente um aparelho 5 per viga vertical 3. ! º As figuras 2a a 2w mostram uma primeira configuração do Í aparelho 5, de acordo com a presente invenção, que | compreende uma primeira unidade superior 6 e uma segunda Í unidade inferior 7. A unidade superior 6 é rigidamente j « 10 presa a uma seção superior da viga vertical 3. Se usada | à na estrutura de quadro 1 da figura 1, a seção superior Í pode ser 3a, 3b, 3c, dependendo da posição do aparelho 5. ! A unidade inferior 7 é rigidamente presa à correspondente | seção inferior 3b, 3c, 3d da viga 3. O aparelho 5 também | 15 compreende um primeiro espaçador externo 8 e um segundo Í espaçador interno 9, que são suspensos e arranjados entre i a unidade superior 6 e a unidade inferior 7, quando ! o aparelho 5 se encontra inativo. | Na direção transversal CD, o aparelho 5 é dividido em uma ! 20 primeira seção ou zona externa A, em uma segunda seção ou i zona intermediária B, e em uma terceira seção ou zona C | (ver figuras 2c, 23, e 2r). | . A unidade inferior 7 compreende um primeiro atuador ! externo 10 arranjado na zona externa A e um segundo atuador interno 11 arranjado na zona interna C. A unidade : inferior também compreende uma unidade de avanço de | - esteira arranjada na zona intermediária B. A unidade de avanço de esteira inclui um manipulador de esteira 12. Os ” atuadores 10 e 11 e o manipulador de esteira 12 são arranjados em um recesso aberto na parte de cima 13 na unidade inferior 7. No lado oposto do manipulador de esteira 12, a unidade inferior 6 inclui um recesso aberto na parte debaixo 14. Consequentemente, a distância entre as unidades 6 e 7 é maior na zona intermediária B que nas zonas externa e interna A e C. A operação do aparelho 5, a seguir, será descrita com referência às figuras 2a a 2w, assumindo que o aparelho 5 tenha sido montado na viga vertical de uma máquina de formar ou processar uma folha contínua, e que à esteira na seção de processamento da máquina precise ser : substituída.
A figura 2a mostra o aparelho 5 na posição inativa antes ' da operação de substituição da esteira.
Nesta posição, a carga da seção de viga superior é transferida para seção de viga inferior através da unidade superior 6, espaçadores 8 e 9, e unidade inferior 7. us 10 Antes de uma nova esteira ser montada na seção de R processamento da máquina de papel, a esteira antiga deve ser retirada.
Para isto, o operador corta a esteira antiga e retira a esteira na seção de processamento usando os rolos suporte da seção de processamento.
Alternativamente, a esteira antiga pode ser retirada com o aparelho 5 no modo reverso, como será discutido.
Com a esteira antiga removida da seção de processamento, a fase inicial da operação de avançar esteira começa.
O operador ergue os atuadores interno e externo 10 e 11, demodo que os atuadores 10 e 11 contatem a unidade superior 6, e ergue à unidade superior 6, como mostrado na 2b, descarregando os espaçadores 8 e 9, como mostrado Ps na figura 2c, e baixe os atuadores 10 e 11, como mostrado : na figura 2d, apoiando a unidade superior 6 no espaçador, como mostrado na figura 2d, assim, apoiando a unidade i superior 6 no espaçador interno 9. A seguir, o operador 7 insere a nova esteira 15, na direção de avanço F (ver ! figura 2e) no espaço formado entre as unidades superior e Í 7 inferior 6 e 7, de modo que as bordas do lado acionado 16 da esteira nova 15 sejam inseridas no espaço formado : entre o atuador inferior 13 e a unidade superior &, | preferivelmente contatando o espaçador interno, como | mostrado na figura 2e.
A seguir, o operador ergue oO ! atuador interno 11 entre co atuador 11 e a unidade superior 6, e ergue à unidade superior 6, como mostrado i na figura 2f, assim descarregando o espaçador interno 9. ; A seguir, retira o espaçador interno 9, como mostrado na | Petição 870200150947, de 30/11/2020, pág. 22/62 figura 29g, qual etapa conclui a fase inicial da operação de avançar esteira.
Na segunda fase da operação de avançar esteira, s é realizada uma série de etapas que define um ciclo de puxar/ empurrar, que é repetido até a borda do lado livre 7 17 (figura 2n) da esteira 15 ser inserida no aparelho 15. No início da segunda fase, a situação é idêntica àquela | da figura 2g, i.e. à unidade superior 6 e a unidade | inferior 7 cooperam na zona interna C, de modo que a .. 10 carga da viga seja suportada somente pelo aparelho 5 na . terceira zona C, e a esteira 15 fica presa entre o atuador 11 e a unidade superior 6. A primeira etapa na segunda fase está mostrada na figura 2h.
O manipulador 12 : é erguido na direção D, de modo que o manipulador 12 seja ; 15 inserido no recesso 14 da unidade superior 6. Com a ! esteira 15 presa entre o atuador interno 11 e à unidade ! superior 6, e como a direção D é essencialmente ortogonal | à direção do avanço F da esteira 15, erguer o manipulador | 12 move a esteira 15, fora da seção de quadro 1, para as Í 20 primeira e segunda zonas A e B do aparelho 5, como Í mostrado na figura 2h.
Assim, o manipulador de esteira 12 atua como atuador de puxar, puxando uma pré-determinada ! Ps extensão da esteira para o aparelho 5, quando oO ; . manipulador de esteira 12 é operado na direção D, i.e. | 25 com o manipulador de esteira 12 erguido.
A seguir, O | operador ergue o atuador externo 10, para interagir com à Í - unidade superior 6, de modo que o atuador externo 10 contate a esteira 15, prendendo a esteira 15 entre o i ? atuador 10 e a unidade superior 6, como mostrado na | 30 figura 21. A seguir, o atuador interno 11 e manipulador de esteira 12 são baixados, como mostrado na figura 23. Com o atuador interno 11 baixado, a carga da viga é transferida da terceira zona C para à primeira zona A, soltando a esteira 15 na terceira zona C.
Com o manipulador de esteira 12 baixado, a esteira 15 normalmente automaticamente tende a recuperar sua forma plana original, devido a sua inerente rigidez e i elasticidade, permitindo que o lado acionado seja retirado do aparelho 5, como mostrado na figura 2k, | No entanto, o eperador pode precisar atuar na etapa de : puxar a extremidade acionada da esteira 15. i 5 Alternativamente, o elemento de avanço compreende um segundo manipulador, que funciona como atuador de puxar : (não mostrado), arranjado na unidade superior e disposto : oposto ao primeiro manipulador 12, e arranjado para | ativamente puxar a esteira 15 do aparelho 5 por um | " 10 movimento descendente.
Com a esteira 15 retirada do i | aparelho 5, e, por conseguinte, de volta à forma plana ! original, o operador ergue de novo o atuador interno 10, | como mostrado na figura 21, puxando o aparelho 5 para à | posição da figura 29. A sequência ou ciclo de puxar/ ! 15 empurrar, mostrada nas figuras 2h a 2m, é repetida até o Í lado livre 17 da esteira 15 ser inserido no aparelho 5, | como mostrado nas figuras 2n a Zg, quando a segunda fase | da operação de avançar esteira é completada.
Na terceira fase (fase final) da operação de avançar, o espaçador externo 8 é colocado em sua posição original, como mostrado na figura 2r, e o atuador externo 10 baixado, como mostrado na figura 2sS, apoiando a unidade ! Ps superior 6 no espaçador externo 8, e permitindo que o . operador puxe a extremidade traseira da esteira 15 para fora do aparelho 5, como mostrado na figura 2t.
Finaimente, o operador reconstitui a posição inativa do ? aparelho 5, erguendo a unidade superior 6, nas etapas de erguer os atuadores 10 e 11, como mostrado na figura 2u, j . colocár o espaçador interno 9 na posição original, como ! 30 mostrado na figura 2v, baixar os atuadores 10 e 11, e : apoiar a unidade superior 6 nos espaçadores 8 e 9, como | mostrado na figura 2w. ! Como visto na direção de avanço F da esteira 15, a : primeira zona À forma uma zona a montante, a segunda zona EB uma zona intermediária, e a terceira zona C uma zona a jusante no aparelho 5, e a operação de avançar esteira, de acordo com à presente invenção, compreende repetir a sequência de: - prender a esteira 15 entre a unidade superior 6 e : a unidade inferior 7 na zona a jusante C, e soltar a Í . esteira 15 na zona à montante A; | 5 - inserir a esteira 15 na zona a montante A, e ' acumular a esteira 15 na zona intermediária 3B; - prender a esteira 15 entre a unidade superior 6 e j a unidade inferior 7 na zona a montante A, e soltar | a esteira 15 na zona à jusante C; e | “ 10 - inserir a esteira 15, acumulada na zona Í Í intermediária B na zona a jusante C, e retirar a esteira ! 15 do aparelho 5. | Consegúentemente, para transferir a carga no aparelho i entre a zona amontante À e a zona a jusante CC, | 15 os atuadores 10 e 11 são operados na direção de operação ! para frente e para trás, essencialmente ortogonalmente Í à direção de avanço F da esteira 15. Í Deve ser entendido que as etapas de inserir/ retirar à esteira 15 do aparelho podem ser feitas manualmente com o operador puxando e empurrando a esteira 15. No entanto, é preferido que pelo menos a etapa de puxar à esteira 15 seja assistida por algum tipo de dispositivo de puxar/ | E empurrar, i.e. o manipulador de esteira 12 descrito.
Deve ser entendido que todas as etapas, ou pelo menos algumas delas, podem ser automatizadas, dispensando a | ação de um operador, ou limitando bastante à sua ação. ! s Também deve ser entendido que a etapa de avançar à ; esteira seja provido pela inerente elasticidade da mesma. i 7 As figuras 3a à 3w mostram uma configuração preferida do ! 30 aparelho 5, do tipo descrito acima, em relação às figuras 2a a 2W, que mostram vistas verticais de seção | transversal parcial do aparelho 5 na direção da máquina.
As figuras 3c e 3d mostram vistas verticais parciais de seção transversal do aparelho 5 na direção transversal da máquina de papel.
A figura 3c mostra uma vista de seção transversal parcial ilustrando o aparelho 5 ao longo da seção I-I na figura 3a.
A figura 3d mostra uma vista
! 12
É
É ! parcial de seção transversal ilustrando o aparelho 5 | ao longo da seção II-II na figura 3a. A figura 3e mostra uma vista parcial de seção transversal ilustrando o ! : aparelho 5 ao longo da seção III-III na figura 3a. Í 5 Os corpos das unidades superior e inferior 6, 7 Í ' preferivelmente são blocos de aço. A largura w das | unidades 6, 7 (figura 1), i.e. a dimensão das unidades 6 | e 7 na direção da máquina do aparelho 5, tipicamente é Í igual à largura e extensão da seção transversal da viga ! s 10 vertical, na qual o aparelho 5 será montado. Tipicamente, | Ô largura Ww e extensão 1 (figuras 3a e 3c, | respectivamente), estão ambas na faixa de 500 a 600 nm. | A unidade inferior 7 compreende um meio de acoplamento | para atuadores 10 e 11 e manipulador de esteira 12. O | 15 manipulador de esteira 12 compreende um membro atuador : alongado 18, tendo um perfil de seção transversal ! superior convexo, como visto na figura 3a. Para não Í danificar a esteira na operação de avançar, a porta convexa do membro atuador 18 tem um raio que impede que a esteira seja danificada na elevação do manipulador, i.e. na fase de puxar do ciclo de puxar/ empurrar, ou de modo equivalente à etapa de inserir na sequência descrita de i Ps avançar esteira. Tipicamente, o raio deve estar na faixa de 50 a 100 mm, A extensão do membro atuador 18, preferivelmente, deve a extensão do membro atuador 18 deve estar na faixa de 80% a 90% da extensão 1 da unidade i : 7. O membro atuador 18 preferivelmente deve ser feito de um polímero de alta densidade (HDP). O manipulador de . esteira 12 compreende dois cilindros hidráulicos 19, que são arranjados em furos na unidade inferior 7, e servem para erguer e baixar o membro atuador 18, de acordo com a ! descrição de função anterior. Quando a largura w das unidades 6 e 7 for grande, deve j ser entendido que pode ser usada uma pluralidade de i 35 manipuladores, dispostos seqúencialmente ao longo da : direção de avanço F da esteira 15. Í Os atuadores externo e interno 10, 11, preferivelmente, | Petição 870200150947, de 30/11/2020, pág. 26/62 devem ser idênticos, cada um deles compreendendo um membro atuador alongado 20, tendo uma superfície superior i essencialmente plana.
Cada um dos membros atuadores 20, : . preferivelmente, tem uma largura na faixa de 25% a 35% da | 5 largura w da unidade 7 e comprimento na faixa de 80% a Í ' 90% do comprimento 1 da unidade 7, provendo ao membro | atuador 20 uma área superficial suficientemente grande ! para não danificar a esteira durante as fases nas quais | os atuadores 10 e 11 suportam à carga da viga vertical. | us 10 Os membros atuadores 20, preferivelmente, devem ser de Í oO aço.
Os atuadores externo e interno 10, 11 também | compreendem, cada um deles, três cilindros hidráulicos ! 21, arranjados em furos na segunda unidade 7, para erguer | e baixar os respectivos membros 20, de acordo com à | 15 descrição de função anterior. ij Deve ser entendido que configurações alternativas dos atuadores 10, 11 e manipulador de esteira 12 estão Í englobadas na função descrita acima.
Por exemplo, deve ser entendido que o aparelho deve ser dimensionado levando em conta o peso que deve suportar em cada caso.
Í Dependendo da aplicação, o peso que o aparelho é ! submetido pode chegar a 40 a 50 tons, ou mais.
Deve ser | PS entendido que as áreas das superfícies das unidades 6 e 7 ; “ e atuadores 10, 11 devem ser adequadas, de modo que a | 25 esteira presa ou prensada entre elas não se danifique.
Í Os atuadores 10 e 11 e manipulador de esteira 12 são Í - preferivelmente cobertos com membro flexível e elástico Í 22, para proteger a esteira de fluidos hidráulicos e óieo Í ] provindo dos cilindros 19 e 21, e proteger os cilindros 19 e 21 da umidade e partículas que seguem a esteira,
quando ela entra no aparelho 5 na operação de avançar : esteira.
Alternativamente, o membro de proteção 22, ! preferivelmente, deve ser feito de polímero, i.e. ' borracha, ou material flexível e elástico, para prover i 35 uma superfície de proteção para esteira.
Como visto na ! figura 3b, se o membro de proteção 22 cobrir o ! manipulador de esteira 12, o membro de proteção 22 deve “petição 870200150947, de 30/11/2020, pág. 27/62
Í 14 ser suficientemente elástico, para atender o curso do i manipulador de esteira 12 e atuadores 10 e 11. i O curso do manipulador de esteira 12 determina a extensão : na qual a esteira avança em cada ciclo de puxar/ empurrar. Um curso for muito pequeno requer um número ' excessivo de ciclos de puxar/ empurrar para mover a esteira através do aparelho, mas, ao invés, um curso i muito grande, pode fazer a esteira enroscar no aparelho ! na fase de empurrar. Experiências revelaram que um curso ! e 10 na faixa de 50 à 150 mm, e preferivelmente 80 a 100 mm, Í * ] provê uma taxa de avanço per ciclo de puxar/ empurrar i eficiente e confiável para a maior parte das esteiras. i O curso dos atuadores interno e externo 10 e 11 precisa Í ser suficiente para permitir que a esteira 15 passe entre i 15 os atuadores 10 e 11, respectivamente, e a unidade | superior 6, quando os respectivos atuadores 10, 11 i estiverem na posição mais inferior. Por conseguinte, | quanto mais fina a esteira, menor será o curso requerido. | O tamanho do espaço, preferivelmente, não deve exceder a ! 20 espessura dos dedos do operador, para impedir que ele (operador) introduza acidentalmente os dedos neste T espaço. Um espaço pequeno também é vantajoso com respeito | ss ao peso que o aparelho deve suportar. No entanto, quando ! a espessura da esteira for maior que a espessura dos ! 25 dedos do operador, outras medias de segurança deverão ser Í providas, para impedir que o operador introduza seus i 7 dedos neste espaço. Em uma máquina de papel, um curso entre 5 e 15 mm, preferivelmente entre 8 e 12 mm, para | atuadores é adequado.
O recesso 14 na unidade superior 6 precisa ser suficientemente — profundo e largo para acomodar o manipulador de esteira 12 esteira (não mostrada na figura 3b) acumulada no recesso l14, quando o atuador 12 estiver erguido. Preferivelmente, as bordas 23 do recesso 14 devem ser arredondadas para não danificar a esteira.
| As figuras 5 a 9 mostram configurações alternativas de um : aparelho de acordo com a presente invenção tendo dois ;Petição 870200150947, de 30/11/2020, pág. 28/62
Í atuadores.
À figura 4 mostra à configuração anteriormente discutida em relação às figuras 2a a 2w.
No entanto, ! obtendo-se o mesmo efeito de puxar e empurrar, como | . descrito acima, arranjando os atuadores de modo | 5 diferente.
Na figura 5 é mostrada uma configuração onde | ' os atuadores 10 e 11 e manipulador de esteira 12 são Í arranjados na unidade superior 6. Na figura 6 é mostrada | uma configuração onde os atuadores 10 e 11 são arranjados ! na unidade inferior 7 e o manipulador 12 arranjado na [A 10 unidade inferior 6. Na figura 8 é mostrada uma : oO configuração onde o atuador inferior 11 e manipulador 12 Í são arranjados na unidade inferior 7 e o atuador 10 ! arranjado na unidade superior 6. Alternativamente a esta ! configuração (não mostrada), o manipulador 12 é arranjado 15 na unidade superior 6, ao invés de na unidade inferior 7. Na figura 9, é mostrada uma configuração, onde o atuador interno 11 e manipulador de esteira 12 estão arranjados i na unidade superior 6, e o atuador 10 está arranjado na i unidade inferior 7. Alternativamente a esta configuração (não mostrada), o manipulador de esteira 12 é arranjado na unidade inferior 7, ao invés de na unidade superior 6. : Para as configurações alternativas (figuras 5 a 9), a ; E ação de avançar a esteira é efetuada erguendo e baixando ; atuadores 10 e 11 e manipulador de esteira 12, na mesma i 25 sequência com respeito às figuras 2a a 2w.
As figuras l0a a 10w mostram outra configuração de um H - aparelho 24, de acordo com a presente invenção, | compreendendo uma primeira unidade superior 25 e uma Í “ segunda unidade inferior 26. A unidade superior 25 é ! 30 rigidamente conectada à seção superior de uma viga vertical.
Se usado na seção de quadro da figura 1, esta seção superior pode ser 3a, 3b, 3c, dependendo da posição do aparelho 24. A unidade inferior 26 é rigidamente afixada à correspondente seção inferior 3b, 3c, 3d da i 35 viga vertical.
O aparelho 24 também compreende um primeiro espaçador externo 27 e um segundo espaçador interno 28, que são arranjados entre as unidades superior
Í j e inferior 25, 26, quando o aparelho 24 está inativo. | Na direção transversal CD, o aparelho 24 é dividido em i uma primeira seção externa ou zona A, zona intermediária | : ou zona B, e uma seção interna ou zona C (ver figuras | 5 10a, 10i, 109). | ? A unidade inferior 26 compreende um atuador externo 29 j arranjado na zona externa A e um manipulador de esteira j 30 na zona intermediária B.
O atuador 29 e manipulador 30 Í são arranjados em um recesso aberto para cima 31 na | Ss 10 unidade inferior 26. Disposta oposta ao atuador de Í : manipulador 30, a unidade superior 25 tem um recesso i aberto para baixo 32. Í A operação do aparelho 24 será descrita a seguir Í com referência às figuras l0a a 10w. ! 15 A figura l10a mostra o aparelho 24 em uma posição inativa Í antes da operação de substituir a esteira, Nesta posição, | a carga da seção de viga superior é transferida para a | seção de viga inferior através da unidade superior 25, | espaçadores 27, 28 e unidade inferior 26. ! 20 Antes de uma esteira nova poder ser montada na seção de i processamento da máquina de papel, a esteira antiga deve | ser retirada, i.e. o operador corta a esteira antiga e ! Ps desloca a esteira da seção de processamento com os rolos Í suporte da seção de processamento.
Alternativamente, a esteira antiga pode ser retirada usando o aparelho 24 no modo invertido, como será descrito oportunamente. . Com a esteira antiga fora da seção de processamento, a fase inicial da operação de avançar a esteira começa, O Í s operador ergue o atuador externo 29, de modo que o | 30 atuador externo 29 contate a superfície voltada para ! baixo da unidade superior 25, erguendo a unidade superior Í 25, como mostrado na figura 10b, descarregando os ! espaçadores 27, 28. A seguir, o operador retira oO ! espaçador externo 27, como mostrado na figura 1l0c, e baixa o atuador 29, como mostrado na figura 10d, portanto | apoiando a unidade superior 25 no espaçador interno 28. | A seguir, o operador insere a esteira nova 15 na direção i 17 i | Í do avanço F (figura 108) no espaço formado entre a | unidade superior 25 e à unidade inferior 26, de modo que a borda do lado acionado 16 da esteira nova 15 passe : entre a unidade superior 25 e a unidade superior 26 e, preferivelmente, contate o espaçador interno 28, como ' mostrado na figura l0e.
A seqguiri O Operador ergue o i atuador externo 29, de modo que o atuador externo 29 ! contate a esteira 15, e prenda a esteira 15 entre o ; atuador 29 e àa superfície voltada para cima 25, como x 10 mostrado na figura 10f, descarregando espaçador interno 3 28. A seguir, o operador retira o espaçador interno 28, como mostrado na figura l0g, e baixa o atuador externo 29, prendendo a esteira 15 entre superfícies opostas das Í unidades superior e inferior 25, 26, como mostrado na i 15 figura 19h.
Esta etapa concluí a fase inicial da operação j de avançar a esteira. | Na segunda fase da operação de avançar a esteira, uma Í série de etapas é realizada, definindo um ciclo ou Í seqiência de puxar/ empurrar, que é repetida até a borda Í 20 do lado livre 17 (figura 10n) da esteira 15 ser inserida Í no aparelho 24, No início da segunda fase, a situação é similar àquela da figura 10h, i.e. as unidades superior ! -s 25 e inferior 26 cooperam na zona interna C, de modo que a carga da viga seja suportada pela terceira zona, € a esteira 15 fique presa entre as superfícies opostas das unidades superior e inferior 25, 26. A primeira etapa, : 7 nesta fase, está mostrada na figura 10. O manipulador de i esteira 30 é erguido na direção D, demodo que o ; . manipulador 30 seja inserido no recesso 32 da unidade : 30 superior 25. Com à esteira 15 presa entre as unidades : superior e inferior 25, 26, e, como à direção D é essencialmente ortogonal à direção de avanço EF, a elevação do manipulador de esteira 30 insere a esteira 15, fora da seção de quadro 1, nas primeira e segunda zonas A 6&eBdo aparelho 24, como mostrado na figura 10i.
Assim, o manipulador atua como atuador de puxar, inserindo a esteira no aparelho 24. A seguir, o operador : Petição 870200150947, de 30/11/2020, pág. 31/62 ergue o atuador externo 29, de modo que o atuador externo 29 contate a esteira 15 e prenda a mesma entre o atuador 29 e a superfície voltada para baixo da unidade superior : 25, como mostrado na figura 103, de modo que a carga da viga seja transferida para a primeira zona A, soltando a : esteira 15 na terceira zona.
À seguir, o manipulador 30 é baixado, como mostrado na figura 10k.
Com o manipulador 30 baixado, a esteira 15 normalmente automaticamente tende a recuperar sua forma plana oríginai devido a sua . 10 inerente elasticidade e rigidez, retirando o lado acionado da esteira 15 do aparelho 25, como mostrado na figura 101. No entanto, nesta etapa, uma ação do operador pode ser necessária, para puxar a extremidade acionada da esteira 15. Alternativamente, o aparelho 24 pode compreender um atuador de puxar (não mostrado), que é arranjado na unidade superior 25 oposta ao manipulador 30 e arranjado para retirar a esteira 15 do aparelho 24 com movimento descendente.
Com a esteira 15 retirada do aparelho 24 e de volta a sua forma plana, o atuador externo 29 é baixado, como mostrado na figura 10h.
O ciclo de puxar/ empurrar, mostrado nas figuras 10i a l0n, é repetido até o lado livre 117 da esteira 15 ser Í -s inserido no aparelho 24, como mostrado nas figuras lón a ! 10g, completando a segunda fase da operação de avançar.
Na terceira fase (final) da operação de avançar esteira, 1 o espaçador externo 27 é colocado na posição original, j - como mostrado na figura 10r, e o atuador externo 29 ! baixado, como mostrado na figura l10s.
Isto permite que o i . operador puxe a extremidade traseira da esteira 15 do ; 30 aparelho 24, como mostrado na figura 10t.
Finalmente, O Í operador reconstitui a posição inativa do aparelho 24, | erguendo a unidade superior 25, com as etapas de erguer o ! atuador externo 29, como mostrado na figura l10u, colocar | o espaçador interno 28 na posição original, como mostrado na figura l10v, e baixar o atuador 29, e apoiar à unidade superior 25 nos espaçadores 27, 28, como mostrado na figura 10w.
| : 19 | Todas as etapas também podem ser automáticas, sem i requerer “nenhuma ação de operador ou pelo menos | minimizando sua atuação.
Por exemplo, a ação do operador | | pode se limitar a iniciar e terminar a seqlência. ! 5 Deve ser entendido que, em uma configuração tendo apenas | : um atuador, como no caso do aparelho 24, a unidade Í superior 25 e/ou a unidade inferior 26 precisam ser | erguidas ou baixadas em cada ciclo de puxar/ empurrar. | As figuras 12 a 14 mostram configurações alternativas de | a 10 um aparelho, de acordo com a presente invenção, tendo um ! ' atuador 29 e um manipulador de esteira 30. A figura 11 Í mostra a configuração anteriormente discutida em relação | às figuras l0a a l10w.
No entanto, é possível obter o | mesmo efeito de puxar/ empurrar, arranjando atuador 29 e | 15 manipulador de esteira 30 de modo diferente.
Por exemplo, | é possível colocar o atuador 29 na terceira zona C, | ao invés de na primeira zona A.
Í Na figura 12 é mostrada uma configuração onde atuador 29 : e manipulador 30 estão dispostos na unidade superior 25. ! 20 Na figura 13, é mostrada uma configuração onde atuador 29 ! está arranjado na unidade inferior 26 e manipulador 30 na ; unidade superior 25. Na figura 14 é mostrada uma ! A configuração onde o atuador externo 29 está arranjado na j ' unidade inferior 26. Fara a configuração alternativa Í 25 mostrada nas figuras 12 a 14, a ação de avançar a esteira | é efetuada erguendo e baixando o atuador e manipulador na Í - sequência mostrada nas figuras l10a a l0Ow. | Deve ser entendido que o fato de ter apenas um atuador é ' vantajoso, porque, em tais casos, a tubulação ou fios | 30 precisa passar somente em um lado do aparelho.
Í As figuras l15a a 15g mostram uma configuração adicional da presente invenção.
O aparelho 33 tem uma primeira unidade superior 34 e uma segunda unidade inferior 35 (ver figura l15a). Na direção transversal CD, o aparelho 3 é dividido em uma primeira seção externa ou zona A, segunda seção intermediária ou zona B, e seção interna ou zona C.
A unidade inferior 35 tem um primeiro atuador | Petição 870200150947, de 30/11/2020, pág. 33/62 externo 36 na zona interna C. À unidade inferior 36 tem i um primeiro recesso externo 38, no qual o atuador 36 está | arranjado, e um segundo recesso externo 38, no qual o i : atuador 37 está arranjado. Entre os recessos 38, 39, a | 5 unidade inferior 35 compreende um terceiro recesso 40 : ' arranjado na zona intermediária B. : A unidade inferior 34 tem essencialmente forma de bloco. | O aparelho 33 adicionalmente compreende um primeiro par | de roios externos 41 e um segundo par de rolos internos | rs 10 42, Cada um deles compreendendo um primeiro rolo superior Í 43 e um segundo rolo inferior 44, que são arranjados de | modo que seus eixos de rotação sejam horizontais e | paralelos, e que suas superfícies de envelope formem uma i região de pressão sobre à esteira 15. O par externo de i 15 rolos 41 é posicionado a montante da zona externa À e o Í par interno de rolos é posicionado a jusante da zona ! interna C, na direção de avanço da esteira F. Í O aparelho 33 também compreende espaçadores (não i mostrados), cujas construção e função são essencialmente | 20 idênticas aos espaçadores 8 e 39%, descritos para o aparelho 5. Com o aparelho 33 em operação, a fase inicial Í de operação de avançar esteira é essencialmente idêntica | rn à fase inicial descrita acima com respeito ao aparelho 5, | - exceto pelo fato de para inserir a esteira 15 no aparelho 33 serem usados pares interno e externo de rolos 41, 42, ao invés de avanço manual.
? Na segunda fase de operação de avançar esteira, uma série | de etapas é realizada, definindo um ciclo de puxar/ ! ' empurrar que é repetido até a borda do lado livre da esteira 15 ser inserida no aparelho 33, No início da Í segunda fase, a situação é idêntica àquela da figura l5a, Í i.e. a unidade superior 34 e a unidade inferior 35 Í cooperam na terceira zona C, de modo que a carga da viga | seja suportada pela terceira zona, e a esteira 15 fique presa entre o atuador interno 37 e a unidade superior 34.
A primeira etapa, nesta segunda fase, está mostrada na Í figura 15b. O par externo de rolos 41 gira de modo que a esteira 15 se desloque na direção de avanço F. Como a esteira 15 fica presa entre o atuador interno 37 e a unidade superior 34, a esteira cria uma dobra no recesso ' 40, Assim, o par externo de rolos 41 atua como atuador de puxar, inserindo a esteira 15 no aparelho 33.
í Com uma pré-determinada extensão (50 a 300 mm) de esteira inserida no aparelho 33, dependendo das propriedades físicas da esteira e tamanho do recesso 40, a rotação do par externo de rolos 41 é interrompida.
A seguir, o atuador externo 36 é erguido, de modo que o j atuador 36 contate e prenda a esteira 15 entre o atuador 36 e à superfície inferior da unidade superior 34, como mostrado na figura l5c. A seguir, o atuador interno 37 é baixado, como mostrado na figura 15d. Com o atuador 37 baixado, a carga da viga é transferida para a primeira zona A, soltando a esteira 15 na terceira zona C. A seguir, o par interno de rolos 42 gira, puxando à esteira 15, eliminando a porção de esteira acumulada no recesso 14, como mostrado na figura l5e. Assim, a parte i 20 interna de rolos atua como atuador de puxar, puxando a esteira do aparelho 33. Consequentemente, a rotação do par interno de rolos 42 provê a mesma extensão de avanço q de esteira que a rotação do par externo de rolos 41. Com a porção da esteira 15 acumulada no recesso 14 tiver eliminada, e, por conseguinte, a esteira 15 de volta a ; sua forma plana, o atuador interno 37, de novo é erguido, | e como mostrado na figura 15£, e o atuador externo 36 | baixado, como mostrado na figura 15g, trazendo o aparelho | 7 33 para a posição da figura l5a. O ciclo de puxar/ empurrar mostrada nas figuras l5a a l15g é repetido até o i lado livre da esteira 15 ser inserido no aparelho 33, ! completando a segunda fase da operação de avançar. ! Para aumentar a capacidade do aparelho 33, deve ser entendido que um segundo recesso para a esteira 135, voltado para o recesso 40, pode ser arranjado na unidade superior 34, através do qual, a extensão da esteira 15, que pode ser acomodada na zona intermediária B em cada ; Petição 870200150947, de 30/11/2020, pág. 35/62
| i 22 ciclo de puxar / empurrar, pode ser aumentada. Alternativamente, apenas a unidade superior 34 pode Í compreender um recesso para a esteira 15, ' Na terceira fase (final) da operação de avançar esteira, | 5 o espaçador externo (não mostrado) é colocado entre as | Í unidades superior e inferior 34, 35, fora do atuador i externo 36, antes de baixar o atuador externo 36, apoiando a unidade superior 34 no espaçador externo, E Í permitindo que o par interno de rolos 42 puxe a i as 10 extremidade traseira da esteira 15 do aparelho 33. ! j Acima, a função da presente invenção foi descrita para ! realizar a montagem de uma esteira em uma máquina de Í formar ou processar uma folha contínua (web), mas, a : presente invenção também é igualmente capaz de realizar a i 15 função inversa de retirar a esteira da máquina, ; simplesmente invertendo as etapas descritas. í Consequúentemente, ao invés de retirar a esteira antiga da i máquina cortando a esteira, e eventualmente danificando a : mesma, o operador, alternativamente, pode . usar o aparelho, de acordo com a presente invenção, no modo inverso, permitindo à retirada da esteira antiga sem precisar cortá-la. Este aspecto se mostra vantajoso : quando da reutilização da esteira antiga, i.e. em caso de limpeza, manutenção, Ou implementação de modificação. Assim, a direção de avanço, acima mencionada, pode ser quer a direção de avanço ou retirada da esteira.
. O aparelho, de acordo com a presente invenção, pode ser permanentemente montado em uma viga da estrutura de 1 quadro de uma máquina de papel. Alternativamente, à estrutura de quadro pode compreender blocos espaçadores de viga (não mostrados), que podem ser removidos para dar espaço à um aparelho móvel, que possa se mover entre diferentes posições na estrutura do quadro, e entre 1 diferentes estruturas de quadro. Preferivelmente, O ; 35 aparelho móvel pode compreender meios de suporte, que são dispostos cooperando com os correspondentes meios de engate de um dispositivo de transporte adequado.
As figuras l6a a l6c e l17a a l17c mostram tal dispositivo de movimentar 45. O aparelho de movimentar 45 compreende um meio de transporte 46, com qual o aparelho 45 pode ser ' facilmente deslocado usando um dispositivo de transporte apropriado, i.e. uma empilhadeira 47, como nas figuras Í l6a a 16c ou ponte rolante 48, como na figuras 17a a l7c.
O meio de transporte 46 compreende um par de alças horizontais 49 soldadas em cada lado do aparelho 45. As alças 49 são arranjadas para cooperar com os ss 10 correspondentes meios de engate 50, i.e. pinos do : dispositivo de movimentar 47 e 48. Antes de montar o aparelho 45 em uma viga 51, a mesma é descarregada, i.e. usando macacos externos ou um sistema de alavanca E, sendo que é retirado um bloco espaçador de viga (não mostrado) essencialmente da mesma altura do aparelho 45, deixando um espaço 52 na viga 51, como mostrado nas figuras l15a e l62. Em seguida, OS dispositivos de movimentar 47, 48 são usados para colocar o aparelho 45 no espaço 52, como mostrado nas figuras 15b, 16b.
Depois do aparelho 45 arranjado no espaço 52, à viga é recarregada, de modo que a carga da viga 51 seja suportada pelo aparelho 45, como mostrado nas figuras 15c e l6c.
No lugar, o aparelho 45 é operado para permitir a passagem da esteira através dele ou através da viga.
Ademais, deve ser entendido que o aparelho móvel não precisa ser arranjado em uma viga para funcionar, 7 alternativamente, pode ser usado de modo independente, com o aparelho disposto ao longo da máquina onde a ? esteira será montada (ou substituída). A operação de Í 30 substituição, então, deve ser realizada como descrito. | Acima a presente invenção foi descrita fazendo referência a uma máquina de formar ou processar folhas contínuas, e : para um número selecionado e limitado de diferentes | configurações.
No entanto, aqueles habilitados na técnica j 35 devem reconhecer prontamente que um número de outras configurações e variações será possível dentro do escopo : da presente invenção, como definido nas reivindicações ; Petição 870200150947, de 30/11/2020, pág. 37/62
: 24 | que se seguem. Por exemplo, alternativamente aos | cilindros hidráulicos, os atuadores 10, 11, 12 podem Í compreender cilindros pneumáticos ou outros dispositivos ! ' atuadores conhecidos na técnica. Ademais, por exemplo, ! 5 deve ser entendido que à zona intermediária B pode | ' compreender dois manipuladores opostos, um para inserir | esteira e outro para retirá-la da máquina. Ademais, deve Í ser entendido que o aparelho pode compreender qualquer | combinação de manipulador e pares de rolos, atuando em ij e 10 conjunto, para inserir ou retirar a esteira da máquina.
| 2 Ademais, aqueles habilitados na técnica deverão Í reconhecer que o aparelho, de acordo com à presente ! invenção, pode ser usado para montar ou desmontar uma | esteira sem-fim em todos os tipos de máquinas Í 15 industriais, e não apenas em máquinas de formar ou | processar folhas contínuas.
Í Ademais, aqueles habilitados na técnica devem entender ! que o aparelho de acordo com a presente invenção pode ser | usado para montar ou desmontar uma esteira para modificar í 20 ou reconstruir uma máquina industrial, sendo que, : ademais, uma máquina de papel pode ser reformada : incluindo um aparelho de acordo com a presente invenção.
| Petição 870200150947, de 30/11/2020, pág. 38/62

Claims (31)

REIVINDICAÇÕES
1. Aparelho para inserir ou retirar uma esteira flexível sem-fim de uma máquina industrial, na qual ' a esteira é arranjada para percorrer um loop sem-fim, compreendendo: : - uma primeira unidade estrutural (6, 25, 34) e uma segunda unidade estrutural (7, 26, 35), sendo que a segunda unidade estrutural (6, 25, 34) é arranjada oposta à primeira unidade estrutural (6, 25, 34), sendo que o ss 10 citado aparelho (5, 24, 35) é arranjado para inserir a ' esteira entre a primeira unidade estrutural (6, 25, 34) e a segunda unidade estrutural (7, 26, 35) na direção de avanço (F) da esteira, que é uma direção essencialmente transversal à direção do percurso (F) da esteira (15) na máquina industrial; caracterizado pelo fato de compreender: - uma zona a montante (A), uma zona intermediária (B), e uma zona a jusante (C), dispostas sequencialmente ao longo da direção de avanço (F) da esteira (15); e - pelo menos um primeiro membro (10, 11, 29, 36, 37) arranjado para interagir a primeira unidade (6, 25, 34) com a segunda unidade (7, 26, 35) na zona à montante (A) a e na zona a jusante (C), alternadamente, de modo que a esteira (15) fique presa entre a primeira unidade (6, 25, 34) e a segunda unidade (7, 26, 35) na zona à montante (A) e na zona a jusante (C), alternadamente, permitindo a ? inserção de uma pré-determinada extensão de esteira (15) na zona a montante (A), prendendo a esteira (15) entre a : primeira unidade (5, 25, 34) e a segunda unidade (7, 26, 35) na zona a jusante (C), de modo que a extensão da esteira (15) equivalente à citada pré-determinada extensão da esteira (15) acumule na zona intermediária (B), permitindo a inserção da esteira (15) acumulada na zona intermediária (B) na zona a jusante (C), prendendo a esteira (15) entre a primeira unidade (2, 25, 34) e a segunda unidade (7, 26,.35) na zona a montante (A), de modo que a extensão da esteira equivalente à citada extensão equivalente da esteira (15) seja retirada do | aparelho (5, 4, 33, 45) através da zona a jusante (CO). Í
2. Aparelho, de acordo com àa reivindicação 1, | ' caracterizado pelo fato de compreender pelo menos um Í 5 segundo membro (12, 30, 41) arranjado para a citada " inserção da citada pré-determinada extensão da esteira (15) na zona a montante (A).
3. Aparelho, de acordo com qualquer uma das reivindicações 1 e 2, caracterizado pelo fato de “ 10 compreender pelo menos um terceiro membro (42) ser : arranjado para a citada retirada da citada pré- determinada extensão da esteira (15) do aparelho (33, 45) através da zona a jusante (C).
4. Aparelho, de acordo com qualquer uma das reivindicações de 1 a 3, caracterizado pelo fato de o citado pelo menos um primeiro membro compreender um atuador (29) arranjado na primeira zona (A) ou terceira zona (C) e operável em uma direção ortogonal à direção de avanço (EF) da esteira (15).
5. Aparelho, de acordo com qualquer uma das reivindicações de 1 a 3, caracterizado pelo fato de o citado pelo menos um primeiro membro compreender um ” primeiro atuador (10, 36) arranjado na primeira zona (A) e um segundo atuador (11, 37) arranjado na terceira zona (C), sendo que os citados atuadores (10, 11, 36, 37) são operáveis na direção ortogonal à direção de avanço (F) da : esteira (15).
6. Aparelho, de acordo com a reivindicação 5, : caracterizado pelo fato de os primeiro e segundo atuadores (10, 11) serem arranjados na primeira unidade (6).
7. Aparelho, de acordo com a reivindicação 5, caracterizado pelo fato de o primeiro atuador (10) ser arranjado na primeira unidade (6) e de o segundo atuador (11) ser arranjado na segunda unidade (7).
8. Aparelho, de acordo com qualquer uma das reivindicações de 4 a 7, caracterizado pelo fato de os i ! i citados atuadores (10, 11, 29, 36, 37) compreenderem um Í cilindro hidráulico (21). Í
9. Aparelho, de acordo com qualquer uma das | ' reivindicações de 1 a 8, caracterizado pelo fato de pelo Í 5 menos uma de primeira unidade (6, 25) e segunda unidade j : (7, 26) compreender um recesso (14, 31, 40) na segunda Í zona (B) para acomodar a seção da esteira (15) acumulada | na segunda zona (B). |
10. Aparelho, de acordo com qualquer uma das ! *. 10 reivindicações de 2 a 9, caracterizado pelo fato de o | : citado pelo menos um segundo membro compreender um ! manipulador de esteira (12, 30) arranjado na citada ! segunda zona (B) para mover a esteira (15) na direção | (D), que é ortogonai à direção de avanço (F) da esteira | 15º (15). !
11. Aparelho, de acordo com qualquer uma das i reivindicações de 1 a 10, caracterizado pelo fato de a ! citada inserção da esteira (15), acumulada na zona ! intermediária (B) na zona a jusante (C), ser provida pela Í 20 inerente elasticidade da esteira (15). |
12. Aparelho, de acordo com qualquer uma das j reivindicações de 2 a 9, caracterizado pelo fato de o | aa citado pelo menos um segundo membro compreender um ! primeiro par de rolos (41) formando uma região de pressão sobre a esteira (15). :
13. Aparelho, de acordo com a reivindicação 12, i 7 caracterizado pelo fato de o primeiro par de rolos (41) Í ser posicionado a montante da primeira zona (A). ! :
14. Aparelho, de acordo com qualquer uma das Í 30 reivindicações 12 e 13, caracterizado pelo fato de o citado pelo menos um terceiro membro compreender um segundo par de rolos (42), formando um segundo par de rolos (42), provendo uma região de pressão sobre à citada esteira (15).
15. Aparelho, de acordo com à reivindicação 14, caracterizado pelo fato de o segundo par de rolos (42) ser posicionado à jusante da terceira zona (C).
16. Aparelho, de acordo com qualquer uma das reivindicações de 1 à 15, caracterizado pelo fato de o aparelho (5, 24, 33, 45) compreender um meio Í . transportador (46), através do qual o aparelho (5, 24, | 5 33, 45) se desloca entre diferentes posições na máquina | ' industrial ou entre diferentes máquinas industriais.
; 17. Máquina industrial, compreendendo um meio para mover uma esteira flexível sem-fim (15) percorrendo um locp sem-fim através da máquina, caracterizada pelo fato de “e 10 compreender pelo menos um aparelho (5, 24, 33, 45), o de acordo com qualquer uma das reivindicações 1 a 16, i para inserir ou retirar a esteira (15) da máquina.
; 18. Máquina, de acordo com a reivindicação 17, | caracterizada pelo fato de compreender uma estrutura de | 15 quadro (1) compreendendo rolos suportes para mover uma | esteira flexível sem-fim (15) ao longo de um loop sem-fim | através da máquina, sendo que o citado pelo menos um | aparelho (5, 24, 33) é montado na estrutura de quadro (1) Í da máquina.
| 20 19. Máquina, de acordo com à reivindicação 18, | caracterizada pelo fato de a estrutura de quadro (1) ! compreender uma primeira seção de viga (3a, 3b, 3c) e uma | segunda seção de viga (3b, 3c, 3d) de uma viga (3), e de Í o citado pelo menos um aparelho (5, 24, 34) ser arranjado na viga (3) de modo que à primeira unidade (5, 24, 33) do citado pelo menos um aparelho (5, 24, 33) seja 7 arranjado para cooperar com a primeira seção de viga (3a, 3b, 30), de modo que à segunda unidade (7, 26, 35) : do citado pelo menos um aparelho (5, 24, 33) seja arranjada para cooperar com a segunda seção de viga (3b, 3c, 3d), sendo que o citado pelo menos um aparelho Í (5, 24, 33) seja arranjado para conduzir a carga da viga j (3), com esteira inserida no aparelho (5, 24, 33).
: 20. Máquina, de acordo com a reivindicação 19, i 35 caracterizada pelo fato de a máquina consistir de uma ! máquina para formar ou processar folhas contínuas.
21. Máquina, de acordo com qualquer uma das
! 5 i i | ! reivindicações de 17 a 20, caracterizada pelo fato de a ! esteira (15) ser composta de um tecido-tecido. !
22. Máquina, de acordo com qualquer uma das i o reivindicações de 17 a 20, caracterizada pelo fato de a ! 5 esteira (15) ser feita de polímero, metal, ou compósito. ! :
23. Máquina, de acordo com qualquer uma das Í reivindicações de 17 a 20, caracterizada pelo fato de a | esteira (15) ser composta de uma tira ou faixa metálica. !
24. Máquina, de acordo com qualquer uma das ! “a 10 reivindicações de 17 a 20, caracterizada pelo fato de a | esteira (15) ser feita de uma piuralidade de elementos ! planos interconectados para formar uma tira ou faixa. !
25. Método para inserir ou retirar uma esteira flexível | sem-fim de uma máquina industrial, sendo que a esteira ! 15 (15) é inserida em um aparelho (5, 24, 33, 45) na direção ! de avanço (F) da esteira (15), que é essencialmente Í transversal à direção de percurso da esteira (15) na ! máquina, sendo que o aparelho, (5, 24, 33, 45) compreende ! uma primeira unidade estrutural (6, 25, 34) e uma segunda | 20 unidade estrutural (7, 25, 35), sendo que a segunda | unidade estrutural (6, 25, 34) é arranjada oposta à ; primeira unidade estrutural (6, 25, 34), entre quais i E unidades (5, 6, 25, 26, 34, 35) a esteira (15) é | inserida, e sendo que o aparelho (5, 24, 33, 45) tem uma zona a montante (C), uma zona intermediária (B), e uma j zona a jusante (C), arranjadas sequencialmente ao longo 7 da direção de avanço (EF) da esteira (15), caracterizado i pelo fato de compreender as etapas: ! : - posicionar o aparelho (5, 24, 33, 45) ao iongo da máquina; - inserir a borda lateral (16) longa da esteira (15) no aparelho (5, 24, 33, 45); e - repetir a sequência de: prender a esteira (15) entre a primeira unidade (6, 25, :; 35 34) e a segunda unidade (7, 26, 35) na zona a jusante (C) e soltar a esteira (15) na zona a montante (A); inserir uma extensão pré-determinada da esteira (15) na zona a montante (A), de modo que a extensão da esteira (15) equivalente à citada pré-determinada extensão de Í esteira (15) se acumule na zona intermediária (B); ! 1 prender a esteira (15) entre à primeira unidade (6, 25, | 5 34) e a segunda unidade (7, 26, 35) na zona a montante ! Í (A), e soltar a esteira (15) na zona a jusante (C); e | inserir a esteira (15) acumulada na zona intermediária | (B) na zona à jusante (C), de modo que à extensão de | esteira, equivalente à citada extensão de esteira (15), ! “% 10 seja retirada do aparelho (5, 24, 333, 45), através da Í zona à jusante (C). Í
26. Método, de acordo com a reivindicação 25, 1 caracterizado pelo fato de as etapas de prender e soltar a esteira (15) serem realizadas operando pelo menos um i 15 atuador (10, 11, 29, 36, 37), arranjado na zona a i montante (A) e/ou a jusante (C) na direção da operação, que é ortogonal à direção de avanço (F) da esteira (15).
27. Método, de acordo com qualquer uma das reivindicações 25 e 26, caracterizado pelo fato de as etapas de inserir esteira (15) na zona a montante (A) e acumilar esteira (15) na zona intermediária (B) serem realizadas operando um manipulador (12, 30) arranjado na Dea zona intermediária (B) na direção (D), que é ortogonal à direção de avanço (F) da esteira (15).
28. Método, de acordo com qualquer uma das reivindicações 25 e 26, caracterizado pelo fato de as * etapas de inserir a esteira (15) na zona a montante (4) e acumular a esteira (15) na zona intermediária (B) serem Ê realizadas operando um par de rolos (41), que formam uma região de pressão (15) sobre a esteira, sendo que o par de rolos (41) é disposto a montante da zona a montante (A).
29. Método, de acordo com a reivindicação 28, caracterizado pelo fato de a etapa de retirar a esteira (15) da zona a jusante (C) ser realizada através de um segundo par de rolos (42) que formam uma região de pressão (15) sobre a esteira (15), sendo que o segundo
Í par de rolos (41) é disposto a jusante da zona à jusante i (C).
|
30. Método para modificar uma máquina industrial, | ' compreendendo uma estrutura de quadro (1) e uma esteira ! 5 sem-fim (15) percorrendo um loop sem-fim através da ! ' máquina industrial, caracterizado pelo fato de | compreender as etapas de: - montar pelo menos um aparelho (5, 24, 33,45) j de acordo com quaiquer uma das reivindicações 1 a 16, | " 10 na estrutura de quadro (1) da máquina.
i ]
31. Uso de um apareiho, conforme definido em qualquer uma das reivindicações a 1 a 16, caracterizado pelo fato de ser utilizado para inserir ou retirar uma esteira flexível sem-fim (15) de uma máquina industrial.
] Tr
BR112012009421-1A 2009-11-06 2009-11-25 Aparelho para inserir ou retirar uma esteira flexível sem-fim de uma máquina indústrial, máquina indústrial, método para inserir ou retirar uma esteira flexível sem-fim de uma máquina indústrial, método para modificar uma máquina indústrial e uso de um aparelho BR112012009421A2 (pt)

Applications Claiming Priority (3)

Application Number Priority Date Filing Date Title
US25888409P 2009-11-06 2009-11-06
US61/258,884 2009-11-06
PCT/SE2009/051337 WO2011056113A1 (en) 2009-11-06 2009-11-25 Apparatus for inserting or removing a clothing in an industrial machine

Publications (1)

Publication Number Publication Date
BR112012009421A2 true BR112012009421A2 (pt) 2021-01-05

Family

ID=43970153

Family Applications (1)

Application Number Title Priority Date Filing Date
BR112012009421-1A BR112012009421A2 (pt) 2009-11-06 2009-11-25 Aparelho para inserir ou retirar uma esteira flexível sem-fim de uma máquina indústrial, máquina indústrial, método para inserir ou retirar uma esteira flexível sem-fim de uma máquina indústrial, método para modificar uma máquina indústrial e uso de um aparelho

Country Status (5)

Country Link
US (1) US8574401B2 (pt)
EP (1) EP2496763B1 (pt)
CN (1) CN102597368B (pt)
BR (1) BR112012009421A2 (pt)
WO (1) WO2011056113A1 (pt)

Families Citing this family (3)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
DE102016211360A1 (de) * 2016-06-24 2017-12-28 Voith Patent Gmbh Vorrichtung und Verfahren zum Wechseln einer Bespannung einer Papiermaschine
FI127216B (fi) * 2016-12-21 2018-01-31 Valmet Technologies Oy Laite kudoksen vaihtamiseksi rainanmuodostuskoneella
CN110203834B (zh) * 2019-07-08 2024-05-28 中国机械工业建设集团有限公司 大型造纸机“z”型悬臂梁结构的吊装装置和吊装方法

Family Cites Families (11)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
US3600273A (en) 1968-09-27 1971-08-17 Black Clawson Co Paper machine press section
FI70948C (fi) * 1980-09-25 1987-07-14 Valmet Oy Anordning foer byte av pressvaevnad i presspartiet i en pappersmaskin.
FI70951C (fi) * 1984-11-29 1999-05-19 Valmet Oy Menetelmä paperikoneen puristinosassa kudosten ja telojen vaihtamiseks i sekä menetelmää soveltava puristinosan runkorakenne
US4657634A (en) * 1984-11-29 1987-04-14 Valmet Oy Frame construction and method in a paper machine press section for facilitating replacement of press rolls and fabrics
FI102845B1 (fi) * 1997-11-17 1999-02-26 Valmet Corp Päättymättömän huovan vaihtomenetelmä ja vaihtolaite
FI104097B (fi) * 1998-04-28 1999-11-15 Valmet Corp Paperikoneen puristinosa ja menetelmä sen puristuskudosten vaihdossa
FI117397B (fi) * 2005-04-05 2006-09-29 Metso Paper Inc Menetelmä ja laite kudoksen vaihtamiseksi paperi- tai kartonkikoneessa
FI118479B (fi) * 2006-06-13 2007-11-30 Metso Paper Inc Menetelmä, nostin ja järjestely rainanmuodostuskoneessa olevan kudoksen vaihtamiseksi sekä vastaava rainanmuodostuskone
FI119599B (fi) 2007-04-20 2009-01-15 Metso Paper Inc Järjestelmä kudoksen/hihnan vaihtamiseksi rainanmuodostuskoneella, kudoksen/hihnan vaihtamiseksi rainanmuodostuskoneella käytettävä nostin ja menetelmä rainanmuodostuskoneessa olevan kudoksen/hihnan vaihtamiseksi
DE102007047859A1 (de) * 2007-11-26 2009-05-28 Voith Patent Gmbh Vorrichtung zum Wechseln einer Bespannung einer Papiermaschine
DE102007047858A1 (de) * 2007-11-26 2009-05-28 Voith Patent Gmbh Vorrichtung zum Wechseln einer Bespannung einer Papiermaschine

Also Published As

Publication number Publication date
CN102597368B (zh) 2014-12-17
CN102597368A (zh) 2012-07-18
EP2496763A4 (en) 2013-07-10
EP2496763A1 (en) 2012-09-12
US8574401B2 (en) 2013-11-05
WO2011056113A1 (en) 2011-05-12
US20120247703A1 (en) 2012-10-04
EP2496763B1 (en) 2014-01-08

Similar Documents

Publication Publication Date Title
BR112012009421A2 (pt) Aparelho para inserir ou retirar uma esteira flexível sem-fim de uma máquina indústrial, máquina indústrial, método para inserir ou retirar uma esteira flexível sem-fim de uma máquina indústrial, método para modificar uma máquina indústrial e uso de um aparelho
JP6190604B2 (ja) 解裁機
ITMO20130096A1 (it) Macchina per il confezionamento di pallet
WO2008129131A1 (en) A system for replacing a fabric/belt in a web forming machine, a lifting device used for replacing a fabric/belt in a web forming machine, and a method for replacing a fabric/belt in a web forming machine
CN205063992U (zh) 一种设有降阻移动机构的迈步自移机尾用列车
CN105236129A (zh) 机械手抓取机构
WO2007144459A1 (en) A method, lifting device and arrangement for replacing a fabric in a web forming machine and a corresponding web forming machine
EP0060877B1 (en) Procedure and means for changing an endless press fabric in the press section of a paper machine
CN102921595B (zh) 一种双幅浸胶帆布生产设备及其生产方法
CN109563683A (zh) 用于使纤维料幅脱水和干燥的机器
SE454190B (sv) Forfarande for byte av en pick-up-vevnad och/eller en pressvevnad i presspartiet i en pappersmaskin
WO2000071814A1 (en) Method for changing a transfer belt in a paper or board machine
JP7100899B2 (ja) セントルにおける天フォームの移動装置
JP3562774B2 (ja) 生地の柄合わせ積層装置
US2701050A (en) Conveyer belt adapted to move along a curved path
CN102251346A (zh) 一种铺网机
FI127017B (fi) Liikutusrunkorakenne kuiturainakoneen puristimen vastatelaa varten
CN205312427U (zh) 固定带式输送机张紧仓胶带防跑偏装置
CN218506807U (zh) 一种气动纠偏装置
CN207390559U (zh) 纸张输送装置中的卷筒纸放置机构
IT9009466A1 (it) Attrezzatura per l'accumulo di sacchetti di pellicola termoplastica a valle della macchina che li produce
KR101294884B1 (ko) 접합소재 가이드장치
CN107584811A (zh) 一种纸筒生产装置中的纸张输送装置
SU1126410A1 (ru) Транспортер-перекладчик автоматической линии
JP5943704B2 (ja) ウェブ接続装置

Legal Events

Date Code Title Description
B06F Objections, documents and/or translations needed after an examination request according [chapter 6.6 patent gazette]
B06U Preliminary requirement: requests with searches performed by other patent offices: procedure suspended [chapter 6.21 patent gazette]
B11B Dismissal acc. art. 36, par 1 of ipl - no reply within 90 days to fullfil the necessary requirements
B350 Update of information on the portal [chapter 15.35 patent gazette]