BR112012006971A2 - método para a verificação da presença de um dispositivo móvel em uma célula - Google Patents

método para a verificação da presença de um dispositivo móvel em uma célula Download PDF

Info

Publication number
BR112012006971A2
BR112012006971A2 BR112012006971-3A BR112012006971A BR112012006971A2 BR 112012006971 A2 BR112012006971 A2 BR 112012006971A2 BR 112012006971 A BR112012006971 A BR 112012006971A BR 112012006971 A2 BR112012006971 A2 BR 112012006971A2
Authority
BR
Brazil
Prior art keywords
mobile device
cell
connection
message
request
Prior art date
Application number
BR112012006971-3A
Other languages
English (en)
Inventor
Stan Claus
Stephen Parker
Original Assignee
Thomson Licensing
Priority date (The priority date is an assumption and is not a legal conclusion. Google has not performed a legal analysis and makes no representation as to the accuracy of the date listed.)
Filing date
Publication date
Application filed by Thomson Licensing filed Critical Thomson Licensing
Publication of BR112012006971A2 publication Critical patent/BR112012006971A2/pt

Links

Classifications

    • HELECTRICITY
    • H04ELECTRIC COMMUNICATION TECHNIQUE
    • H04WWIRELESS COMMUNICATION NETWORKS
    • H04W64/00Locating users or terminals or network equipment for network management purposes, e.g. mobility management
    • H04W64/003Locating users or terminals or network equipment for network management purposes, e.g. mobility management locating network equipment
    • HELECTRICITY
    • H04ELECTRIC COMMUNICATION TECHNIQUE
    • H04WWIRELESS COMMUNICATION NETWORKS
    • H04W8/00Network data management
    • H04W8/005Discovery of network devices, e.g. terminals
    • HELECTRICITY
    • H04ELECTRIC COMMUNICATION TECHNIQUE
    • H04WWIRELESS COMMUNICATION NETWORKS
    • H04W76/00Connection management
    • H04W76/10Connection setup
    • HELECTRICITY
    • H04ELECTRIC COMMUNICATION TECHNIQUE
    • H04WWIRELESS COMMUNICATION NETWORKS
    • H04W88/00Devices specially adapted for wireless communication networks, e.g. terminals, base stations or access point devices
    • H04W88/08Access point devices

Landscapes

  • Engineering & Computer Science (AREA)
  • Computer Networks & Wireless Communication (AREA)
  • Signal Processing (AREA)
  • Databases & Information Systems (AREA)
  • Mobile Radio Communication Systems (AREA)
  • Telephonic Communication Services (AREA)

Abstract

MÉTODO PARA A VERIFICAÇÃO DA PRESENÇA DE UM DISPOSITIVO MÓVEL EM UMA CÉLULA A presente invenção diz respeito a uma estação base celular e a um método, na estação base celular, para a verificação da presença de um dispositivo móvel em uma célula, o dispositivo móvel tendo sido previamente acampado na célula, o método compreendendo o envio (S2) de uma mensagem para o dispositivo móvel para a obtenção de uma solicitação de conexão por parte do dispositivo móvel, e, caso uma solicitação de conexão seja recebida (S3), o método compreende o envio (S4) de uma mensagem de rejeição de conexão para o dispositivo móvel.

Description

: U7 "MÉTODO PARA A VERIFICAÇÃO DA PRESENÇA DE UM DISPOSITIVO MÓVEL EM UMA CÉLULA"
CAMPO DA TÉCNICA A presente invenção refere-se, de modo geral, a uma detecção de dispositivo em uma célulae, em particular, a um método em uma estação femtocélula para detectar um dispositivo móvel.
FUNDAMENTOS DA TÉCNICA Esta seção destina-se a apresentar ao leitor vários aspectos da técnica, que podem ser relacionados a vários aspectos da presente invenção que são descritos e/ou reivindica- dos abaixo. Acredita-se que a presente invenção seja útil no sentido de prover ao leitor in- formações de fundamentos de modo a facilitar um melhor entendimento dos diversos aspec- tos da presente invenção. Por conseguinte, deve-se entender que as presentes explanações devem ser lidas sob esta ótica, e não como admissões de técnica anterior.
Uma macro célula é uma célula em uma rede de telefonia móvel que oferece uma cobertura de rádio servida por uma estação base celular, ou seja, um Nó B em um sistema de telecomunicação móvel universal (UMTS). A mesma é adaptada para conectar aparelhos celulares, também chamados de equipamento de usuário ou equipamento UE, para uma ' rede móvel. A área coberta por uma estação base é chamada de célula. Quando um equi- pamento UE está localizado em uma célula, o mesmo pode se conectar à estação base.
A estação femtocélula, também chamada de estação base de ponto de acesso ou um nó B Doméstico, é uma estação base celular. A partir de um aparelho móvel, a mesma é funcionalmente semelhante a uma estação base celular de macro célula. Uma estação fem- tocélula é adaptada para cobrir uma faixa de células muito inferior a de uma macro célula. O tamanho de célula coberto por uma estação femtocélula será, doravante, designado como uma estação femtocélula. Um uso típico de uma estação femtocélula é feito dentro de um edifício a fim de cobrir áreas que não são alcançadas por uma macro célula. Um operador do serviço celular provê uma pluralidade de macros células e estações femtocélulas.
Quando um equipamento UE deseja acampar em uma célula, o mesmo executa um procedimento de atualização de posição, tal como especificado na seção 4.1 do padrão
23.012 indicado a seguir, que alerta a estação base quanto à presença do equipamento UE.
No entanto, após este ponto, a estação base não tem conhecimento quanto à con- tinuação da presença do equipamento UE na célula. O equipamento UE pode, possivelmen- te, iniciar uma conexão de sinalização para a estação base; o mesmo executa uma atualiza- ção de posição periódica ou é envolvido no estabelecimento de uma conexão com a rede núcleo. Quando um equipamento UE deixa uma célula e acampa em uma nova célula, a estação base corrente não tem conhecimento de que o equipamento UE não mais fica sob o seu controle.
Sob circunstâncias normais, a presença de um equipamento UE dentro de uma de- terminada célula não é importante, uma vez que a Rede Núcleo mantém um registro do equipamento UE. Mas, em uma situação na qual uma célula deseja oferecer serviços que dependem do conhecimento da presença de um equipamento UE, esta informação se torna valiosa
SUMÁRIO DA INVENÇÃO A presente invenção pretende resolver, pelo menos, algumas das preocupações re- lacionadas com a técnica anterior, mediante a provisão de um método para a verificação da presença de um equipamento UE na célula.
A presente invenção diz respeito a um método em uma estação base celular para verificar a presença de qualquer dispositivo móvel em uma célula, o dispositivo móvel tendo acampado anteriormente na dita célula.
Para este fim, a presente invenção se refere a um método que compreende as eta- pas de enviar uma mensagem para o dispositivo móvel para a obtenção de uma solicitação de conexão por parte do dispositivo móvel, e, quando uma solicitação de conexão é recebi- da, enviar uma mensagem de rejeição de conexão para o dispositivo móvel.
Com vantagem, o método da presente invenção não requer nenhuma alteração ao BR equipamento UE. O método permite verificar a presença de qualquer equipamento UE com- patível com o padrão.
De acordo com uma modalidade da presente invenção, a conexão é uma conexão de controle RRC.
De acordo com uma modalidade da presente invenção, a mensagem é uma men- sagem de paginação do tipo 1.
De acordo com uma modalidade da presente invenção, a mensagem de rejeição de conexãoé uma mensagem de rejeição de conexão do controle RRC com os Parâmetros "Causa da Rejeição = não especificado" e "Tempo de espera = 0".
De acordo com uma modalidade da presente invenção, a estação base celular compreende uma memória que armazena uma lista de dispositivos anteriormente acampa- dos, e o método compreende a etapa de, quando nenhuma solicitação de conexão é recebi- da, remover o dispositivo móvel da lista de banco de dados de dispositivos acampados ante- riormente.
De acordo com uma modalidade da presente invenção, o método compreende as etapas de, antes de enviar a mensagem para o dispositivo móvel, receber uma solicitação de uma solicitação por parte de um aplicativo para a verificação da presença do equipamen- toUE, e, depoisde receber uma solicitação de conexão ou não, informar o aplicativo sobre a presença do equipamento UE.
Outro objeto da presente invenção é uma estação base celular que compreende uma memória para o registro de um dispositivo móvel anteriormente acampado na célula, e um meio de verificação de presença para verificar a presença do dispositivo móvel na céluta através por meio do envio de uma mensagem para o dispositivo móvel para a obtenção de uma solicitação de conexão por parte do dispositivo móvel, e, quando uma solicitação de conexão é recebida, enviar uma mensagem de rejeição de conexão para o dispositivo mó- vel.
De acordo com uma modalidade da presente invenção, o meio de verificação de presença é adaptado de modo a receber uma solicitação por parte de um aplicativo para a verificação da presença, e enviar uma resposta para o aplicativo no sentido de informar so-
10. brea presença.
Certos aspectos que se pode comensurar no âmbito das presentes modalidades são apresentados a seguir. Deve ficar entendido que estes aspectos são apresentados tão- somente para oferecer ao leitor um breve resumo de determinadas formas que a presente invenção pode assumir e que estes aspectos não se destinam a limitar o âmbito de aplica- çãoda presente invenção. Com efeito, a presente invenção pode englobar uma grande vari- edade de aspectos que podem não estar estabelecidos a seguir.
] BREVE DESCRIÇÃO DOS DESENHOS . A presente invenção será mais bem entendida e ilustrada por meio da modalidade a seguir e exemplos de execução de nenhuma forma limitativos com referência às figuras em anexo,nas quais: - A Figura 1 representa um sistema de acordo com a modalidade; - A Figura 2 mostra um dispositivo de estação femtocélula acordo com a modalida- de; e - A Figura 3 ilustra um fluxograma do método de acordo com a modalidade.
Na Figura 2, os blocos representados são entidades basicamente funcionais, que não correspondem necessariamente a entidades fisicamente separadas. Ou seja, podem ser desenvolvidas sob a forma de um software ou hardware, ou ser implementadas em um ou vários circuitos integrados.
DESCRIÇÃO DETALHADA DAS MODALIDADES PREFERIDAS Deve-se entender que as figuras e as descrições da presente invenção foram sim- plificadas de modo a ilustrar os elementos que são relevantes para um entendimento perfei- to da presente invenção, ao mesmo tempo eliminando, para fins de clareza, muitos outros elementos encontrados nos métodos e sistemas de produção de conteúdo multimídia digital típicos. No entanto, uma vez que tais elementos são bem conhecidos na técnica, uma apre- sentação detalhada de tais elementos não é provida no presente documento. A presente invenção se refere a todos a tais variações e modificações conforme conhecidas pelos ver- sados na técnica.
A417 A modalidade exemplar se insere no âmbito de um dispositivo de estação femtocé- lula, porém a presente invenção não se limita a este ambiente em particular e pode ser apli- cada dentro de uma estação base macro célula.
A configuração de controle de recursos de rádio é especificada no padrão 3GPP
25.331, versão 8.7.0 (2009-06) do Projeto de Parceira de 3º Geração (3rd Generation Partnership Project); na Rede de Acesso de Rádio do Grupo de Especificações Técnicas; no Controle dos Recursos de Rádio (RRC); na Especificação de Protocolos (Release 8), e no padrão 25.331 indicado adiante.
O procedimento de Atualização de Localização é especificado no padrão 3GPP
23.012, versão 8.1.0 (2008-12) no Projeto de Parceira de 3º Geração; na Rede Núcleo e Terminal do Grupo de Especificações Técnicas; nos procedimentos de gerenciamento de Localização (Release 8), e no padrão 23.012 indicado a seguir. Os procedimentos de modo ocioso são especificados no padrão 3GPP 25.304, ver- são 8.6.0 (2009-06) no Projeto de Parceira de 3º Geração; na Rede de Acesso de Rádio do Grupo de Especificações Técnicas; nos procedimentos em modo de espera e do Equipa- mento do Usuário (UE) e nos procedimentos para a re-seleção celular em um modo conec- tado (Release 8), e no padrão 25.304 indicado a seguir. . A modalidade presente diz respeito a uma estação femtocélula em um sistema tal como ilustrado na Figura 1. A estação femtocélula 1 é conectada à rede do provedor de ser- viço, também chamada de rede do operador de rede móvel 5, através de uma conexão de banda larga. Na modalidade, a conexão de banda larga é uma conexão de linha de assinan- te digital que oferece conexão com a Internet 2. A estação femtocélula 1 localizada no ambi- ente doméstico é conectada à Internet 2 através de um portal de comunicação de linha de assinante digital não representado. O dispositivo de estação femtocélula é um dispositivo autônomo. Evidentemente, a estação femtocélula pode ser também incorporada em tal por- tal de comunicação. A estação femtocélula permite conectar um equipamento de usuário compatível com o Sistema UMTS 3, indicado no equipamento UE a seguir. Quando conec- tado à estação femtocélula, o equipamento UE acessa a rede da Operadora de Rede Móvel MNO através da Internet. O equipamento UE 3 pode também ser conectado à rede da ope- —radora MNO através de uma macro célula 4 de uma maneira bem conhecida por si só.
O dispositivo de estação femtocélula, de acordo com a modalidade da presente in- venção, é representado na Figura 2. O mesmo é composto por um primeiro módulo de co- municação 23 para emissão e recepção na rede de sistema UMTS. Em particular, o primeiro módulo de comunicação é um emissor - receptor de rádio 3G. De modo mais geral, este vema ser uma interface de rede móvel. Um primeiro módulo de gerenciamento de comuni- cação 24 é adaptado de modo a executar as funções de gerenciamento e controle do pri- meiro módulo de comunicação. O dispositivo de estação femtocélula compreende ainda um segundo módulo de comunicação 25 para emissão e recepção na rede de banda larga. Um segundo módulo de gerenciamento de comunicação 26 é adaptado de modo a executar as funções de gerenciamento e controle do segundo módulo de comunicação. Na presente modalidade, a rede de banda larga é de uma tecnologia de linha de assinante digital. Evi- dentemente, a mesma poderia ser também qualquer outro tipo de conexão de banda larga, tal como um cabo, uma fibra óptica, ou um satélite. O dispositivo de estação femtocélula compreende ainda um módulo de armazenamento 22, tal como uma memória para o arma- zenamento, dentre outras coisas, da lista de identificadores de equipamento UE, tal como indicado a seguir. O dispositivo de estação femtocélula compreende ainda um processador 21queé adaptado de modo a executar o algoritmo da modalidade.
O dispositivo da estação femtocélula, de acordo com a presente modalidade, com- preende um módulo de Verificação de Presença 27 a fim de verificar a presença de um equipamento UE na célula. Quando um equipamento UE acampa em uma célula, o seu identificador é armazenado na memória 22. As seções 4 e 5 do padrão 25.304 descrevem o "Acampamento no", a Seção 5.2.2 oferece uma visão esquemática diagramática do compor- tamento do equipamento UE em um chamado "modo de espera". O dispositivo de estação | femtocélula determina se um equipamento UE que tenha previamente acampado na célula . se encontra ainda presente. O mesmo utiliza a sinalização, tal como indicada na Figura 3 a seguir. O módulo de verificação de presença 27 é ativado por um aplicativo 28 localizado no dispositivo de estação femtocélula. Esse aplicativo 28 precisa saber se um equipamento UE se encontra presente na célula a fim de lançar um serviço para aquele equipamento UE. Quando o aplicativo pergunta ao módulo de verificação de presença 27 sobre a presença do equipamento UE, o módulo de verificação de presença poderá verificar a presença do equi- —pamento UE, tal como indicado a seguir, e informa ao aplicativo em conformidade. Quando o equipamento UE se encontra presente, o aplicativo poderá, em seguida, executar o servi- ço para o equipamento UE.
Um aplicativo exemplar de acordo com a presente modalidade é um aplicativo de automação doméstica. Este aplicativo configura o aquecimento doméstico de acordo com a presença ou a ausência de um usuário final em casa. O usuário final é detectado com base em seu equipamento UE. Quando a estação femtocélula detecta o equipamento UE, isso significa que o usuário final se encontra em casa. Todos os aplicativos de automação do- méstica com base na presença do usuário final em casa podem ativar o módulo de verífica- ção de presença.
De modo mais geral, qualquer aplicativo remoto 6 poderá também ativar o módulo de verificação de presença no sentido de implicitamente verificar a presença de um usuário final em casa. O aplicativo remoto 6 pode se localizar em um dispositivo remoto, quer situa-
do em uma casa ou em uma rede remota, como a Internet 2. Esse aplicativo remoto envia solicitações ao módulo de verificação de presença 27 de modo a verificar a presença de equipamentos UE.
O procedimento de sinalização para a verificação da presença de um equipamento UEna célula, sob a solicitação de um aplicativo remoto 6, é ilustrado na Figura 3. Um aplica- tivo remoto 6 aciona o processo por meio do envio de uma solicitação S1 para a estação femtocélula a fim de verificar a presença de um equipamento UE. O dispositivo da estação femtocélula envia uma mensagem de Paginação do Tipo 1 S2 para um equipamento UE que tenha anteriormente "acampado" na célula. A mensagem é configurada de modo a provocar uma solicitação de conexão de Controle de Recursos de Rádio, uma solicitação de conexão de controle RRC, por parte do equipamento UE. As seções 8.1.2, 8.1.3 e 8.1.4 do padrão
25.331 descrevem o processo de paginação e o subsequente procedimento de conexão de controle RRC.
Ao receber a mensagem de paginação do Tipo 1, o equipamento UE responde com uma Solicitação de Conexão de controle RRC S3. A recepção desta mensagem por parte do dispositivo de estação femtocélula é suficiente para indicar ao dispositivo de estação femto- célula que o equipamento UE ainda se encontra presente na célula. Ao receber a Solicitação BR de Conexão de controle RRC, o dispositivo de estação femtocélula responde com uma mensagem de "Rejeitar Conexão de controle RRC" S4 com os parâmetros "Causa da Rejei- ção=não especificada" e "Tempo de espera = 0".
Quando o equipamento UE não responde à mensagem de Paginação, a estação femtocélula pressupõe que o equipamento UE não mais se encontra presente. O dispositivo de estação femtocélula poderá, nesse caso, remover o identificador de equipamento UE da memória 22.
De maneira alternativa, o equipamento UE pode repetir o procedimento até que um número máximo de repetições.
De maneira alternativa, o equipamento UE compreende duas listas de equipamen- tos UE na memória. Uma primeira lista contém o identificador dos equipamentos UE que anteriormente acamparam na célula. Uma segunda lista contém o identificador dos equipa- mentos UE que são identificados como estando presentes na célula. Quando um equipa- mento UE não responde à mensagem de Paginação, o seu identificador é removido da se- gunda lista, no entanto não é removido da primeira lista. A estação femtocélula, neste caso, mantém um registro de todos os equipamentos UE anteriormente acampados.
A estação femtocélula, em seguida, envia uma resposta S5 para o aplicativo remoto 6 no sentido de indicar se o equipamento UE se encontra ou não presente na célula As referências apresentadas no presente relatório descritivo, as reivindicações e os desenhos podem ser providos de uma forma independente ou em qualquer combinação adequada.
Características podem, quando for apropriado, ser implementadas em um hardware, em um software, ou uma combinação de ambos.
No presente documento, a referência a "uma modalidade" significa que um deter- minado aspecto, estrutura, ou característica em particular, que é descrito com relação à mo- —dalidade pode ser incluído em pelo menos uma implementação da presente invenção.
As aparições da expressão "em uma modalidade" em vários momentos no presente relatório descritivo não necessariamente se referem à mesma modalidade, nem tampouco devem ser consideradas como modalidades separadas ou alternativas necessariamente exclusivas entre si ou de outras modalidades.
Os numerais de referência que aparecem nas reivindicações são tão-somente para fins de ilustração e não devem ter qualquer efeito limitativo sobre o âmbito de aplicação das presentes reivindicações.

Claims (7)

REIVINDICAÇÕES
1. Método, em uma estação base celular, para a verificação de uma presença de um dispositivo móvel em uma célula, o dito dispositivo móvel tendo anteriormente acampado na dita célula, a estação base celular, compreendendo uma memória para o armazenamen- tode uma lista dos dispositivos móveis anteriormente acampados, o dito método sendo CARACTERIZADO pelo fato de compreender as etapas de: - enviar (S2) uma mensagem para o dito dispositivo móvel para solicitar ao dito dis- positivo móvel que envie uma solicitação de conexão, - caso uma solicitação de conexão seja recebida (S3) a partir do dito dispositivo móvel, enviar (S4) uma mensagem de rejeição de conexão para o dito dispositivo móvel, e - caso nenhuma solicitação de conexão seja recebida a partir do dito dispositivo móvel, remover o dito dispositivo móvel da lista de dispositivos móveis anteriormente acam- pados.
2. Método, de acordo com a reivindicação 1, CARACTERIZADO pelo fato de que a —ditaconexãoé uma conexão de RRC, Controle dos Recursos de Rádio.
3. Método, de acordo com a reivindicação 1 ou 2, CARACTERIZADO pelo fato de que a dita mensagem para obter uma solicitação de conexão é uma mensagem de pagina- ção do tipo 1.
4. Método, de acordo com a reivindicação 1, 2 ou 3, CARACTERIZADO pelo fato dequeaditamensagem de rejeição de conexão é uma mensagem de Rejeitar Conexão do controle RRC, com Parâmetros "Causa da Rejeição = não especificado" e "Tempo de Espe- ra=0".
5. Método, de acordo com qualquer uma das reivindicações precedentes 1 a 4, CARACTERIZADO pelo fato de compreender as etapas de: - antes do envio da dita mensagem para o dito dispositivo móvel para obter uma so- licitação de conexão a partir do dispositivo móvel, receber uma solicitação (S1) a partir de um aplicativo para a verificação da presença do dispositivo móvel, e - após o recebimento de uma solicitação de conexão ou não, informar (S5) ao dito aplicativo sobre a presença do dito dispositivo móvel.
6. Estação base celular, CARACTERIZADA pelo fato de compreender: - uma memória (22) para o registro de uma lista de dispositivos móveis anterior- mente acampados, - um meio de verificação de presença (27) para a verificação de uma presença do dito dispositivo móvel em uma célula por meio do envio (S2) de uma mensagem para o dito — dispositivo móvel para solicitar ao dito dispositivo móvel que envie uma solicitação de cone- xão a partir do dito dispositivo móvel; se uma solicitação de conexão é recebida (S3) por parte do dito dispositivo móvel, enviar (S4) uma mensagem de rejeição de conexão para o dito dispositivo móvel e, se nenhuma solicitação de conexão é recebida por parte do dito dispositivo móvel, remover o dito dispositivo móvel da lista de dispositivos móveis anterior- mente acampados.
7. Estação base celular, de acordo com a reivindicação 6, CARACTERIZADA pelo fatodequeoditomeio de verificação de presença (27) é adaptado para receber uma solici- tação por parte de um aplicativo para a verificação da presença, e para enviar uma resposta ao dito aplicativo no sentido de informar sobre a presença.
AX —) Es
X Í
A ! fd / (8) / IH | sê / s (11) / D ! - VE: Í & 8 XY ( NIE)
NO
X
N à
BR112012006971-3A 2009-10-08 2010-09-29 método para a verificação da presença de um dispositivo móvel em uma célula BR112012006971A2 (pt)

Applications Claiming Priority (3)

Application Number Priority Date Filing Date Title
EP09447049A EP2309810A1 (en) 2009-10-08 2009-10-08 Method for checking the presence of a mobile device in a cell
EP09447049.9 2009-10-08
PCT/EP2010/064507 WO2011042347A1 (en) 2009-10-08 2010-09-29 Method for checking the presence of a mobile device in a cell

Publications (1)

Publication Number Publication Date
BR112012006971A2 true BR112012006971A2 (pt) 2020-07-21

Family

ID=41698519

Family Applications (1)

Application Number Title Priority Date Filing Date
BR112012006971-3A BR112012006971A2 (pt) 2009-10-08 2010-09-29 método para a verificação da presença de um dispositivo móvel em uma célula

Country Status (9)

Country Link
US (1) US8700068B2 (pt)
EP (2) EP2309810A1 (pt)
JP (1) JP5785172B2 (pt)
KR (1) KR101624771B1 (pt)
CN (1) CN102550102B (pt)
AU (1) AU2010305529B2 (pt)
BR (1) BR112012006971A2 (pt)
HK (1) HK1169538A1 (pt)
WO (1) WO2011042347A1 (pt)

Families Citing this family (4)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
EP2622933B1 (en) * 2010-10-01 2014-08-27 Nokia Solutions and Networks Oy Radio resource control connection release message wait timer
US8295882B2 (en) * 2010-10-18 2012-10-23 At&T Intellectual Property I, Lp Systems, methods, and computer program products for managing access to femtocell coverage
US20140045509A1 (en) * 2012-08-09 2014-02-13 Simon PARR Method and apparatus in mobile telecommunications system user equipment
EP2907355A1 (en) * 2012-10-12 2015-08-19 Nokia Solutions and Networks Oy Paging optimization in small cell networks using gateways

Family Cites Families (16)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
CN1084577C (zh) * 1994-01-21 2002-05-08 诺基亚电信公司 移动通信系统及其基站和在其中提供服务的方法
US7184776B2 (en) 2000-10-20 2007-02-27 Nortel Networks Limited Technique for notification of mobile terminals by geographical co-ordinates
JP2003047047A (ja) * 2001-07-26 2003-02-14 Nec Corp 多元接続方式の無線通信システム
KR100594140B1 (ko) * 2002-04-13 2006-06-28 삼성전자주식회사 무선통신시스템의 패킷 데이터 서비스 방법
JP2004220464A (ja) * 2003-01-17 2004-08-05 Nec Corp エリア限定コンテンツ配信方法及びシステム
JP3926277B2 (ja) * 2003-02-17 2007-06-06 株式会社東芝 サービス提供装置、サービス提供プログラム及びサービス提供方法
US7313363B2 (en) * 2003-05-08 2007-12-25 M/A-Com, Inc. Activation method for wireless communication system
US7542770B2 (en) * 2003-06-04 2009-06-02 Symbol Technologies, Inc. Method for mobile unit location estimate in a wireless LAN
WO2006016784A1 (en) * 2004-08-13 2006-02-16 Lg Electronics Inc. Establishment of radio resource control connection in wireless communication system
FR2880228A1 (fr) * 2004-12-28 2006-06-30 Junnemann Bernard De Procede de detection passive proche de radiotelephone mobile en etat dit de veille
KR100761700B1 (ko) 2006-01-26 2007-09-28 삼성전자주식회사 이동통신 단말기에서 호 연결 방법
US20080076425A1 (en) 2006-09-22 2008-03-27 Amit Khetawat Method and apparatus for resource management
US20080207228A1 (en) * 2007-01-31 2008-08-28 Qualcomm Incorporated Method and apparatus for reducing call setup delay by including interference information in paging message
JP4616315B2 (ja) * 2007-08-13 2011-01-19 株式会社エヌ・ティ・ティ・ドコモ エリア推定システム、エリア推定方法及びエリア推定装置
US8229397B2 (en) * 2008-09-23 2012-07-24 Airvana, Corp. Access terminal authorization at private access points in wireless networks
EP2320698B1 (en) * 2009-11-09 2012-07-04 Research In Motion Limited Determination of a channel type to be requested in case of a circuit-switched fallback procedure

Also Published As

Publication number Publication date
EP2486766B1 (en) 2013-07-03
EP2309810A1 (en) 2011-04-13
EP2486766A1 (en) 2012-08-15
KR20120117727A (ko) 2012-10-24
WO2011042347A8 (en) 2013-08-08
US8700068B2 (en) 2014-04-15
US20120270570A1 (en) 2012-10-25
WO2011042347A1 (en) 2011-04-14
JP5785172B2 (ja) 2015-09-24
AU2010305529B2 (en) 2015-01-29
CN102550102B (zh) 2015-02-18
CN102550102A (zh) 2012-07-04
KR101624771B1 (ko) 2016-05-26
HK1169538A1 (en) 2013-01-25
JP2013516087A (ja) 2013-05-09
AU2010305529A1 (en) 2012-04-12

Similar Documents

Publication Publication Date Title
US11190596B2 (en) Session processing method and related device
KR101404562B1 (ko) 네트워크 핸드오버를 위한 방법, 시스템 및 장치
BR112019014110A2 (pt) Método para gerenciamento de sessão de unidade de dados de protocolo, entidade com função de gerenciamento de acesso e mobilidade, e, equipamento de usuário.
WO2012088998A1 (zh) 一种选择服务网关实体的方法及设备
US20100284386A1 (en) Local internet protocol access capability indication
CN109587742B (zh) 无线通信的方法和设备
US11076375B2 (en) Dedicated bearer creation method, mobility management entity, and packet data network gateway
BR112020004785A2 (pt) método e aparelho para utilizar ladn em sistema de comunicação sem fio
JP2019534619A (ja) 通信方法、デバイス、及びシステム
WO2015043520A1 (zh) 一种激活pdn的方法及终端
BR112019016902A2 (pt) método para estabelecer a conexão de rede local, terminal e dispositivos de rede
BR112012006971A2 (pt) método para a verificação da presença de um dispositivo móvel em uma célula
CN112788085A (zh) 一种数据缓存方法和装置
WO2018081956A1 (zh) 一种信息发送方法、设备和系统
BR112020006225A2 (pt) método e aparelho para controlar uma capacidade de equipamento de usuário restrita e mídia de armazenamento em computador
US20120327758A1 (en) Method, system and device for processing release failure of packet data network
CN112291752A (zh) 一种网络注册方法及装置
US9185731B2 (en) Self-configuration of an E-node-B
CN112584449B (zh) 移动会话管理方法、装置、设备及存储介质
JP6391567B2 (ja) 無線インターフェースを設定するためのデバイスおよびそのデバイスにおける方法。
CN108064458B (zh) 一种csfb的回落结果检测方法及装置、计算机存储介质
CN114982311B (zh) 数据关闭方法、装置、设备及存储介质
WO2019161538A1 (zh) 一种安全算法的确定方法及装置、计算机存储介质
PT2486766E (pt) Processo para verificar a presença de um dispositivo móvel numa célula
CN115243400B (zh) 一种业务会话重建方法、装置及网元

Legal Events

Date Code Title Description
B06U Preliminary requirement: requests with searches performed by other patent offices: procedure suspended [chapter 6.21 patent gazette]
B15K Others concerning applications: alteration of classification

Free format text: AS CLASSIFICACOES ANTERIORES ERAM: H04W 64/00 , H04W 88/08

Ipc: H04W 8/00 (2009.01), H04W 76/10 (2018.01)

B25G Requested change of headquarter approved

Owner name: THOMSON LICENSING (FR)

B25A Requested transfer of rights approved

Owner name: INTERDIGITAL CE PATENT HOLDINGS (FR)

B09A Decision: intention to grant [chapter 9.1 patent gazette]
B11D Dismissal acc. art. 38, par 2 of ipl - failure to pay fee after grant in time
B350 Update of information on the portal [chapter 15.35 patent gazette]