PT2486766E - Processo para verificar a presença de um dispositivo móvel numa célula - Google Patents

Processo para verificar a presença de um dispositivo móvel numa célula Download PDF

Info

Publication number
PT2486766E
PT2486766E PT10765996T PT10765996T PT2486766E PT 2486766 E PT2486766 E PT 2486766E PT 10765996 T PT10765996 T PT 10765996T PT 10765996 T PT10765996 T PT 10765996T PT 2486766 E PT2486766 E PT 2486766E
Authority
PT
Portugal
Prior art keywords
mobile device
request
cell
connection
quot
Prior art date
Application number
PT10765996T
Other languages
English (en)
Inventor
Stan Claes
Stephen Parker
Original Assignee
Thomson Licensing
Priority date (The priority date is an assumption and is not a legal conclusion. Google has not performed a legal analysis and makes no representation as to the accuracy of the date listed.)
Filing date
Publication date
Application filed by Thomson Licensing filed Critical Thomson Licensing
Publication of PT2486766E publication Critical patent/PT2486766E/pt

Links

Landscapes

  • Mobile Radio Communication Systems (AREA)

Description

ΡΕ2486766 1
DESCRIÇÃO
"PROCESSO PARA VERIFICAR A PRESENÇA DE UM DISPOSITIVO MÓVEL NUMA CÉLULA"
Campo da invenção A presente invenção refere-se genericamente à detecção de um dispositivo numa célula e em particular a um processo para detectar um dispositivo móvel numa femtocélula.
Antecedentes da invenção
Esta secção destina-se a introduzir o leitor aos vários aspectos da técnica, que poderão estar relacionados com vários aspectos da presente invenção, descritos e/ou reivindicados a seguir. Esta descrição é considerada útil para fornecer ao leitor informação de fundo para facilitar uma melhor compreensão dos vários aspectos da presente invenção. Por conseguinte, deverá ser entendido que estas indicações deverão ser lidas neste contexto, e não como admissões da técnica anterior.
Uma macrocélula é uma célula numa rede de telefonia móvel que fornece cobertura de rádio servida por uma estação base celular, nomeadamente um nó B numa rede do 2 ΡΕ2486766
Sistema Universal de Telecomunicações Móveis (UMTS) . Encontra-se adaptada para ligar telemóveis, também denominados de equipamentos de utilizador ou UE, a uma rede móvel. A área coberta por uma estação base é denominada de célula. Quando um UE se encontra localizado numa célula, pode ligar-se à estação base.
Uma femtocélula, também denominada de estação base de ponto de acesso ou nó B doméstico, é uma estação base celular. De um telemóvel, é funcionalmente semelhante a uma estação base celular macrocélula. Uma femtocélula encontra-se adaptada para cobrir uma gama de células muito menor do que uma macrocélula. 0 tamanho da célula coberta por uma femtocélula é denominado a seguir como femtocélula. Uma utilização típica de uma femtocélula é dentro de um edifício para cobrir áreas que não são atingidas por uma macrocélula. Um operador de serviços de telefone móvel proporciona uma pluralidade de macrocélulas e femtocélulas.
Quando um UE deseja ocupar uma célula realiza um procedimento de actualização de localização, conforme especificado na secção 4.1 da norma 23.012 indicada a seguir, que alerta a estação base para a presença do UE. No entanto, após este ponto a estação base não tem conhecimento da presença continuada do UE na célula. 0 UE pode, possivelmente, iniciar uma ligação de sinalização para a estação base; executa uma actualização periódica da localização ou está envolvido no estabelecimento de uma ligação à rede de base. Se um UE deixa uma célula e ocupa 3 ΡΕ2486766 uma nova célula, a estaçao base actual nao tem conhecimento de que o UE não está mais sob o seu controlo.
Um processo de acordo com a técnica anterior é apresentado no documento WO 95/20300 AI.
Sob circunstâncias normais a presença de um UE dentro de uma dada célula não é importante dado que a rede de base controla o UE. Mas numa situação em que uma célula deseja oferecer serviços que dependem do conhecimento da presença de um UE, esta informação é valiosa.
Sumário da invenção A presente invenção pretende resolver pelo menos algumas das preocupações relacionadas com a técnica anterior, ao proporcionar um processo para verificar a presença de um UE na célula. A presente invenção refere-se a um processo numa estação base celular para verificar a presença de qualquer dispositivo móvel numa célula, sendo que o dispositivo móvel esteve anteriormente acampado na referida célula.
Para este fim, a invenção refere-se a um processo de acordo com a reivindicação 1.
Vantajosamente, o processo da invenção não necessita de qualquer modificação para o UE. Permite 4 ΡΕ2486766 verificar a presença de qualquer UE compatível com a norma.
De acordo com uma forma de realização da invenção, a ligação é uma ligação RRC.
De acordo com uma forma de realização da invenção, a mensagem é uma mensagem de paging tipo 1.
De acordo com uma forma de realização da invenção, a mensagem de rejeição de ligação é uma mensagem RRC com os parâmetros de "Motivo da rejeição = indeterminado" e "Tempo de espera = 0".
De acordo com a invenção, a estação base celular compreende uma memória que armazena uma lista de bases de dados de dispositivos que estiveram anteriormente acampados, sendo que o processo compreende o passo de, se não for recebido qualquer pedido de ligação, remover o dispositivo móvel da lista de bases de dados de dispositivos que estiveram anteriormente acampados.
De acordo com uma forma de realização da invenção, o processo compreende os passos de, antes de enviar a mensagem para o dispositivo móvel, receber um pedido de uma aplicação para verificar a presença do UE, e após ter recebido um pedido de ligação ou não, informar a aplicação da presença do UE.
Um outro objecto da invenção é uma estação base 5 ΡΕ2486766 celular de acordo com a reivindicação 6.
De acordo com uma forma de realização da invenção, os meios de verificação de presença encontram-se adaptados para receber um pedido de uma aplicação para verificar a presença, e para enviar uma resposta para a aplicação para informar sobre a presença.
Certos aspectos proporcionados de acordo com as formas de realização apresentadas encontram-se definidos a seguir. Deverá ser compreendido que estes aspectos são apresentados simplesmente para proporcionar ao leitor um breve resumo de certas formas que a invenção pode assumir e que estes aspectos não pretendem limitar o escopo da invenção. Na verdade, a invenção pode englobar uma variedade de aspectos que podem não ser definidos a seguir.
Breve descrição dos desenhos A invenção será melhor compreendida e ilustrada por meio da seguinte forma de realização e exemplos de execução, de modo nenhum limitativos, tomando como referência as figuras anexas. As figuras representam:
Figura 1 sistema de acordo com a forma de realização; Figura 2 dispositivo femtocélula de acordo com a forma de realização; e
Figura 3 fluxograma do processo de acordo com a forma de realização. 6 ΡΕ2486766
Na figura 2, os blocos representados são entidades puramente funcionais, que não correspondem necessariamente a entidades fisicamente separadas. Nomeadamente, eles podem ser desenvolvidos sob a forma de hardware ou software, ou ser implementados num ou vários circuitos integrados.
Descrição pormenorizada das formas de realização preferidas
Deverá ser compreendido que as figuras e as descrições da presente invenção foram simplificadas para ilustrar os elementos que são relevantes para uma melhor compreensão da presente invenção, eliminando simultaneamente, para fins de visibilidade, muitos outros elementos encontrados nos processos e sistemas tipicos de entrega de conteúdos digitais multimédia. No entanto, uma vez que tais elementos são bem conhecidos na técnica, não é proporcionada na presente uma descrição pormenorizada de tais elementos. A descrição na presente refere-se a todas essas variações e modificações conhecidas pelos técnicos. 0 exemplo de forma de realização vem no âmbito de um dispositivo femtocélula, mas a invenção não se encontra limitada a um ambiente particular e pode ser aplicada dentro de uma estação base macrocélula. A configuração de controlo de recursos de rádio encontra-se especificada na norma 3GPP 25.331, versão 8.7.0 7 ΡΕ2486766 (06-2009) em 3rd Generation Partnership Project; Technical Specification Group Radio Access Network; Radio Resource Control (RRC); Protocol Specification (Release 8), e 25.331 indicada a seguir. O procedimento de actualização de localização encontra-se especificado na norma 3GPP 25.331, versão 8.1.0 (2008-12) no 3rd Generation Partnership Project; Technical Specification Group Core Network and Terminal; Location management procedures (versão 8), e 23.012 indicada a seguir.
Os procedimentos de modo disponível encontram-se especificados na norma 3GPP 25.304, versão 8.6.0 (06-2009) no 3rd Generation Partnership Project; os procedimentos de equipamento de utilizador (UE) em modo disponível e procedimentos para nova selecção de célula em modo ligado (versão 8), e 25.304 indicada a seguir. A presente forma de realização refere-se a uma femtocélula num sistema tal como o ilustrado na figura 1. A femtocélula 1 está ligada à rede do fornecedor de serviço, também denominada de rede do operador da rede móvel 5, por meio de uma ligação de banda larga. Na forma de realização, a ligação de banda larga é uma ligação de linha de assinante digital que proporciona a ligação à Internet 2. A femtocélula 1 localizada no ambiente doméstico está ligada à Internet 2 através de uma porta de conversão de linha de assinante não representada. O dispositivo femtocélula é um ΡΕ2486766 dispositivo autónomo. Claro que a femtocélula também pode estar incorporada numa tal porta de conversão. A femtocélula permite ligar um equipamento de utilizador 3 compatível com UMTS, designado a seguir como UE. Quando ligado à femtocélula, o UE acede à rede MNO através da Internet. 0 UE 3 pode também estar ligado à rede MNO através de uma macrocélula 4 de um modo bem conhecido em si. 0 dispositivo femtocélula de acordo com a forma de realização encontra-se representado na figura 2. Compreende um primeiro módulo de comunicação 23 para emitir e receber na rede UMTS. Em particular, o primeiro módulo de comunicação é um emissor-receptor de rádio 3G. De modo mais geral, este é uma interface de rede móvel. Um primeiro módulo de gestão de comunicação 24 encontra-se adaptado para executar as funções de gestão e de controlo do primeiro módulo de comunicação. 0 dispositivo femtocélula compreende também um segundo módulo de comunicação 25 para emitir e receber na rede de banda larga. Um segundo módulo de gestão de comunicação 26 encontra-se adaptado para executar as funções de gestão e de controlo do segundo módulo de comunicação. Na forma de realização, a rede de banda larga é de tecnologia de linha de assinante digital. Claro que também pode ser qualquer outro tipo de ligação de banda larga, tal como um cabo, fibra óptica ou via satélite. 0 dispositivo femtocélula compreende também o módulo de armazenamento 22 tal como uma memória para armazenar entre outras a lista de identificadores UE tal 9 ΡΕ2486766 como indicado a seguir. 0 dispositivo femtocélula compreende também um processador 21 que se encontra adaptado para executar o algoritmo da forma de realização. 0 dispositivo femtocélula de acordo com a forma de realização compreende um módulo de verificação de presença 27 para verificar a presença de um UE na célula. Quando um UE estiver acampado numa célula, o seu identificador é armazenado na memória 22. As secções 4 e 5 de 25.304 descrevem o "acampar", sendo que a secção 5.2.2 apresenta uma visão geral esquemática do comportamento UE no denominado "modo de espera". O dispositivo femtocélula determina se um UE que tenha anteriormente acampado numa célula, se encontra ainda presente. Utiliza sinalização, tal como indicado na figura 3 a seguir. O módulo de verificação de presença 27 é accionado por uma aplicação 28 localizada no dispositivo de femtocélula. Esta aplicação 28 precisa de saber se um UE se encontra presente na célula para iniciar um serviço para esse UE. Quando a aplicação consulta o módulo de verificação de presença 27 sobre a presença do UE, o módulo de verificação de presença verifica a presença do UE, tal como indicado a seguir, e informa a aplicação de modo correspondente. Se o UE estiver presente, a aplicação pode então executar o serviço para o UE.
Um exemplo de aplicação de acordo com a forma de realização é uma aplicação de domótica. Esta aplicação 10 ΡΕ2486766 configura o aquecimento doméstico de acordo com a presença ou a ausência de um utilizador final em casa. O utilizador final é detectado com base no seu UE. Se a femtocélula detectar o UE, isso significa que o utilizador final está em casa. Todas as aplicações de domótica baseadas na presença do utilizador em casa podem desencadear o módulo de verificação de presença.
Mais geralmente, qualquer aplicação remota 6 pode também accionar o módulo de verificação de presença para implicitamente verificar a presença de um utilizador final em casa. A aplicação remota 6 pode ser localizada num dispositivo remoto, seja localizado na casa ou numa rede remota, tal como a Internet 2. Esta aplicação remota envia pedidos para o módulo de verificação de presença 27 para verificar, verificando a presença de UEs. O procedimento de sinalização para verificar a presença de um UE na célula, a pedido de uma aplicação remota 6, encontra-se ilustrado na figura 3. Uma aplicação remota 6 desencadeia o procedimento enviando um pedido SI para a femtocélula para verificar a presença de um UE. O dispositivo femtocélula envia uma mensagem S2 de paging do tipo 1 para um UE que "acampou" anteriormente na célula. A mensagem encontra-se configurada de modo a provocar um pedido de ligação de controlo de recursos de rádio, pedido de ligação RRC, do UE. As secções 8.1.2, 8.1.3 e 8.1.4 de 25.331 descrevem o procedimento de paging e o procedimento de ligação RRC subsequente. 11 ΡΕ2486766
Ao receber a mensagem de paging do tipo 1, o UE responde com um pedido de ligação RRC S3. A recepção desta mensagem pelo dispositivo femtocélula é suficiente para indicar ao dispositivo femtocélula que o UE ainda está presente na célula. Ao receber o pedido de ligação RRC o dispositivo femtocélula responde com uma mensagem de rejeição de ligação RRC S4 com os parâmetros de "Motivo da rejeição = indeterminado" e "Tempo de espera = 0".
Se o UE não responde à mensagem de paging, o dispositivo femtocélula assume que o UE não está mais presente. 0 dispositivo femtocélula pode então remover o identificador de UE da memória 22.
Alternativamente, o UE pode repetir o procedimento até um número máximo de repetições.
Alternativamente, o UE compreende duas listas de UEs na memória. Uma primeira lista contém o identificador dos UEs que anteriormente acamparam na célula. Uma segunda lista contém o identificador dos UEs que estão identificados como estando presentes na célula. Quando um UE não responde à mensagem de paging, o seu identificador é removido da segunda lista mas não é removido da primeira lista. A femtocélula mantém então um registo de todas os UEs anteriormente acampados. A femtocélula envia então uma resposta S5 para a aplicação 6 remota para indicar se o UE está presente ou 12 ΡΕ2486766 não na célula.
As referências apresentadas na descrição, reivindicações e desenhos podem ser proporcionadas independentemente ou em qualquer combinação apropriada. As características podem, quando apropriado, ser implementadas em hardware, software ou uma combinação dos dois. A referência aqui a "uma forma de realização" ou "a forma de realização" siqnifica que uma característica particular, estrutura, ou característica descrita em ligação com a forma de realização pode ser incluída em pelo menos uma implementação da invenção. 0 aparecimento da frase "numa forma de realização" em vários locais na especificação não significa que se refere à mesma forma de realização, nem são formas de realização separadas ou alternativas necessariamente mutuamente exclusivas de outras formas de realização.
Os números de referência que aparecem nas reivindicações são somente para ilustração e não devem ter qualquer efeito limitativo no escopo das reivindicações.
Lisboa, 14 de Agosto de 2013

Claims (7)

  1. ΡΕ2486766 1 REIVINDICAÇÕES 1. Processo, numa estação base celular, para a verificação da presença de um dispositivo móvel numa célula, tendo o referido dispositivo móvel previamente estacionado na referida célula, compreendendo a estação base celular uma memória que armazena uma lista de dispositivos móveis anteriormente acampados, compreendendo: - enviar (S2) uma mensagem para o referido dispositivo móvel para obter um pedido de ligação do referido dispositivo móvel, se for recebido (S3) um pedido de ligação do referido dispositivo móvel, enviar (S4) uma mensagem de rejeição para o referido dispositivo móvel, e - se não for recebido qualquer pedido de ligação do referido dispositivo móvel, retirar o referido dispositivo móvel da lista de dispositivos móveis previamente acampados.
  2. 2. Processo de acordo com a reivindicação anterior, em que a referida ligação é uma ligação RRC.
  3. 3. Processo de acordo com a reivindicação anterior, em que a referida mensagem é uma mensagem de paging do tipo 1.
  4. 4. Processo de acordo com a reivindicação anterior, em que a referida mensagem de rejeição de ligação 2 ΡΕ2486766 é uma mensagem de rejeição de ligaçao RRC com os parâmetros de "Motivo da rejeição = indeterminado" e "Tempo de espera = 0".
  5. 5. Processo de acordo com qualquer das reivindicações anteriores, compreendendo, - antes de enviar a referida mensagem para o referido dispositivo móvel, receber um pedido (S1) de uma aplicação para verificar a presença do referido UE, e após ter recebido um pedido de ligação ou não, informar (S5) a referida aplicação da presença do referido UE.
  6. 6. Estação base celular, compreendendo: uma memória (22) para registar uma lista de dispositivos móveis anteriormente acampados, - meios de controlo de presença (27) para verificar a presença de um dispositivo móvel na célula enviando (S2) uma mensagem para o referido dispositivo móvel para obter um pedido de ligação do referido dispositivo móvel, se for recebido um pedido de ligação (S3) do referido dispositivo móvel, enviar (S4) uma mensagem de rejeição de ligação para o referido dispositivo móvel, e se não for recebido qualquer pedido de ligação do referido dispositivo móvel, retirar o referido dispositivo móvel da lista de dispositivos móveis anteriormente acampados.
  7. 7. Estação base celular de acordo com a 3 ΡΕ2486766 reivindicação 6, encontrando-se os referidos meios de verificação de presença (27) adaptados para receber um pedido de uma aplicação para verificar a presença, e para enviar uma resposta para a referida aplicação para informar sobre a presença. Lisboa, 14 de Agosto de 2013
PT10765996T 2009-10-08 2010-09-29 Processo para verificar a presença de um dispositivo móvel numa célula PT2486766E (pt)

Applications Claiming Priority (1)

Application Number Priority Date Filing Date Title
BE200947049 2009-10-08

Publications (1)

Publication Number Publication Date
PT2486766E true PT2486766E (pt) 2013-08-27

Family

ID=49151541

Family Applications (1)

Application Number Title Priority Date Filing Date
PT10765996T PT2486766E (pt) 2009-10-08 2010-09-29 Processo para verificar a presença de um dispositivo móvel numa célula

Country Status (1)

Country Link
PT (1) PT2486766E (pt)

Similar Documents

Publication Publication Date Title
US20210058467A1 (en) Session processing method and related device
BR112019023137A2 (pt) Equipamento de usuário, estação-base de rádio, método implementado por um equipamento de usuário, circuito integrado, método implementado por uma estação-base de rádio e circuito integrado
BR112020016328A2 (pt) Método de comunicação, aparelho de comunicações, sistema de comunicações e um meio legível por computador
WO2012088998A1 (zh) 一种选择服务网关实体的方法及设备
BRPI1014415B1 (pt) Estabelecimento de conectividade de rede de dados de pacote para tráfego de acesso local ao protocolo de internet
US9237429B2 (en) Method and system for implementing packet switch domain short message service, and user equipment
PT2235982E (pt) Utilização de identificadores para estabelecer comunicação
BR112012020135B1 (pt) Método e sistema de acesso à rede para comunicações do tipo máquina
PT2218278E (pt) Resolução de confusão de identificador de nós
BR112012003455A2 (pt) Metodo para a paginação de um usuário de emergência e sistema para a paginação de um usuário de serviço de emergência
BR112020002493A2 (pt) estação rádio base e método de radiocomunicação
JP2019508970A (ja) アイドル状態のユーザ機器の位置を見つけるための方法および装置
BR112020002547A2 (pt) método para paginação, dispositivo de rede de acesso e dispositivo de rede central
JP7317865B2 (ja) 端末機能取得方法および装置、コンピュータ記憶媒体
US8700068B2 (en) Method for checking the presence of a mobile device in a cell
BR112021002880A2 (pt) nó de exposição de rede e métodos implementados em nós de exposição de rede, gerenciamento de assinante, gerenciamento de sessão, gerenciamento de mobilidade e decisão de política
EP2482574A1 (en) Method and system for terminal identity processing in hybrid-access-mode-based cell
PT2486766E (pt) Processo para verificar a presença de um dispositivo móvel numa célula
CN112956226A (zh) 在通信系统中隔离虚假基站
US9185731B2 (en) Self-configuration of an E-node-B
WO2011069287A1 (zh) 用户设备的管理方法和装置
JP5487736B2 (ja) コアネットワーク、宅内基地局装置、通信システム、通信方法及びプログラム
EP3967068A1 (en) Prevention of malicious attacks via user equipment deregistration process in communication system
US20230247433A1 (en) Rogue network function detection and isolation in a communication network
KR20150008445A (ko) 이동 단말기, 네트워크 노드 서버, 방법 및 컴퓨터 프로그램