BR102023002016A2 - Batente de abertura controlável, módulo de câmera compacta e dispositivo eletrônico - Google Patents
Batente de abertura controlável, módulo de câmera compacta e dispositivo eletrônico Download PDFInfo
- Publication number
- BR102023002016A2 BR102023002016A2 BR102023002016-0A BR102023002016A BR102023002016A2 BR 102023002016 A2 BR102023002016 A2 BR 102023002016A2 BR 102023002016 A BR102023002016 A BR 102023002016A BR 102023002016 A2 BR102023002016 A2 BR 102023002016A2
- Authority
- BR
- Brazil
- Prior art keywords
- magnet
- blades
- movable blades
- controllable
- opening stop
- Prior art date
Links
Images
Classifications
-
- G—PHYSICS
- G02—OPTICS
- G02B—OPTICAL ELEMENTS, SYSTEMS OR APPARATUS
- G02B13/00—Optical objectives specially designed for the purposes specified below
-
- G—PHYSICS
- G02—OPTICS
- G02B—OPTICAL ELEMENTS, SYSTEMS OR APPARATUS
- G02B15/00—Optical objectives with means for varying the magnification
-
- G—PHYSICS
- G03—PHOTOGRAPHY; CINEMATOGRAPHY; ANALOGOUS TECHNIQUES USING WAVES OTHER THAN OPTICAL WAVES; ELECTROGRAPHY; HOLOGRAPHY
- G03B—APPARATUS OR ARRANGEMENTS FOR TAKING PHOTOGRAPHS OR FOR PROJECTING OR VIEWING THEM; APPARATUS OR ARRANGEMENTS EMPLOYING ANALOGOUS TECHNIQUES USING WAVES OTHER THAN OPTICAL WAVES; ACCESSORIES THEREFOR
- G03B19/00—Cameras
Abstract
Um batente de abertura controlável inclui uma porção de passagem de luz, uma porção fixa, uma parte de acionamento e elementos roláveis. A porção de passagem de luz inclui lâminas móveis juntas em torno de uma abertura de passagem de luz. A porção fixa tem estruturas de eixo correspondentes às lâminas móveis. A parte de acionamento inclui um elemento rotativo, um ímã e uma bobina. O elemento rotativo é para acionar as lâminas móveis para girar em relação às estruturas de eixo para ajustar o tamanho da abertura de passagem de luz. O ímã está disposto no elemento rotativo. A bobina corresponde ao ímã. O ímã e a bobina são para acionar o elemento rotativo para girar em torno da abertura de passagem de luz. Os elementos roláveis estão dispostos entre a porção fixa e o elemento rotativo e dispostos em torno da abertura de passagem de luz, de modo que o elemento rotativo possa ser girado em relação à porção fixa.
Description
[0001] A presente divulgação refere-se a um batente de abertura controlável, um módulo de câmera compacta e um dispositivo eletrônico, mais particularmente a um batente de abertura controlável e um módulo de câmera compacta aplicável a um dispositivo eletrônico.
[0002] Com o desenvolvimento da tecnologia de fabricação de semicondutores, o desempenho dos sensores de imagem foi aprimorado e o tamanho do pixel foi reduzido. Portanto, apresentar alta qualidade de imagem torna-se uma das características indispensáveis de um sistema óptico nos dias de hoje. Além disso, devido às rápidas mudanças na tecnologia, os dispositivos eletrônicos equipados com sistemas ópticos estão tendendo à multifuncionalidade para várias aplicações e, portanto, os requisitos de funcionalidade para os sistemas ópticos têm aumentado.
[0003] Recentemente, os módulos de câmeras compactas são aplicados em mais e mais campos, como dispositivos portáteis (por exemplo, smartphones, câmeras de ação), realidade aumentada e dispositivos montados na cabeça de realidade virtual ou câmeras aéreas. Além disso, os hardwares dos módulos de câmera compacta são constantemente atualizados, como sensores de imagem maiores e lentes de imagem com melhor qualidade de imagem. Um sensor de imagem maior oferece melhor qualidade de imagem, mas o fundo das fotos pode ficar desfocado. Convencionalmente, os batentes de abertura controláveis podem ser usadas para ajustar o grau de desfoque do fundo e controlar a quantidade de luz incidente. No entanto, devido à limitação do tamanho, é difícil para os módulos de câmera serem equipados com paradas de abertura controláveis. Especificamente, existem alguns problemas que ocorrem quando paradas de abertura controláveis convencionais são aplicadas a módulos de câmeras compactas. Por exemplo, as lâminas de bloqueio de luz podem ser facilmente danificadas com a redução do tamanho dos módulos da câmera, o peso total pode ser muito pesado e vários requisitos de precisão (por exemplo, o tamanho e as precisões de posição da abertura de passagem de luz) não podem ser satisfeitos.
[0004] De acordo com um aspecto da presente divulgação, um batente de abertura controlável inclui uma porção de passagem de luz, uma porção fixa, uma parte de acionamento e uma pluralidade de elementos roláveis. A porção de passagem de luz inclui uma pluralidade de lâminas móveis, e as lâminas móveis juntas envolvem uma abertura de passagem de luz. A porção fixa tem uma pluralidade de estruturas de eixo respectivamente dispostas correspondendo às lâminas móveis. A parte de acionamento inclui um elemento rotativo, um primeiro ímã e uma primeira bobina. O elemento rotativo está conectado às lâminas móveis, e o elemento rotativo está configurado para acionar as lâminas móveis para girar respectivamente em relação às estruturas de eixo de modo a ajustar um tamanho da abertura de passagem de luz. O primeiro ímã está disposto no elemento rotativo. A primeira bobina está disposta correspondendo ao primeiro ímã, e a primeira bobina está localizada mais longe da abertura de passagem de luz do que o primeiro ímã para a abertura de passagem de luz. O primeiro ímã e a primeira bobina são configurados para acionar o elemento rotativo para girar em torno da abertura de passagem de luz. Os elementos roláveis estão dispostos entre a porção fixa e o elemento rotativo e dispostos em torno da abertura de passagem de luz, de modo que o elemento rotativo possa ser girado em relação à porção fixa. Além disso, quando uma distância mais longa entre o primeiro ímã e um eixo central da abertura de passagem de luz é rm, uma distância mais curta entre a primeira bobina e o eixo central é rc, e uma distância mais curta entre os elementos roláveis e o eixo central é rb, as seguintes condições são satisfeitas: 0,5 < rm/rc < 1; e 0,6 < rb/rm < 1,8.
[0005] De acordo com um outro aspecto da presente divulgação, um batente de abertura controlável inclui uma porção de passagem de luz, uma porção fixa, uma parte de acionamento e uma pluralidade de elementos roláveis. A porção de passagem de luz inclui uma pluralidade de lâminas móveis, e as lâminas móveis juntas envolvem uma abertura de passagem de luz. A porção fixa tem uma pluralidade de estruturas de eixo respectivamente disposta correspondendo às lâminas móveis. A parte de acionamento inclui um elemento rotativo, um primeiro ímã e uma primeira bobina. O elemento rotativo está conectado às lâminas móveis, e o elemento rotativo está configurado para acionar as lâminas móveis para girar respectivamente em relação às estruturas de eixo de modo a ajustar um tamanho da abertura de passagem de luz. O primeiro ímã está disposto no elemento rotativo. A primeira bobina está disposta correspondendo ao primeiro ímã, e a primeira bobina está localizada mais longe da abertura de passagem de luz do que o primeiro ímã para a abertura de passagem de luz. O primeiro ímã e a primeira bobina são configurados para acionar o elemento rotativo para girar em torno da abertura de passagem de luz. Os elementos roláveis estão dispostos entre a porção fixa e o elemento rotativo e dispostos em torno da abertura de passagem de luz, de modo que o elemento rotativo possa ser girado em relação à porção fixa. Além disso, a porção fixa inclui um elemento da estrutura, e o elemento da estrutura está em contato físico com os elementos roláveis de modo a suportar os elementos roláveis e o elemento rotativo. O elemento da estrutura inclui um componente de metal e um componente de revestimento, e o componente de metal é moldado por inserção com o componente de revestimento para juntos formar o elemento da estrutura. O componente de metal tem uma pluralidade de orifícios preenchidos, e o componente de revestimento é preenchido nos orifícios preenchidos. Os orifícios preenchidos e o primeiro ímã não se sobrepõem uns aos outros em uma direção paralela a um eixo central da abertura de passagem de luz.
[0006] De acordo com um outro aspecto da presente divulgação, um batente de abertura controlável inclui uma porção de passagem de luz, uma porção fixa, uma parte de acionamento e uma pluralidade de elementos roláveis. A porção de passagem de luz inclui uma pluralidade de lâminas móveis, e as lâminas móveis juntas envolvem uma abertura de passagem de luz. A porção fixa tem uma pluralidade de estruturas de eixo respectivamente disposta correspondendo às lâminas móveis. A parte de acionamento inclui um elemento rotativo, um primeiro ímã e uma primeira bobina. O elemento rotativo está conectado às lâminas móveis, e o elemento rotativo está configurado para acionar as lâminas móveis para girar respectivamente em relação às estruturas de eixo de modo a ajustar um tamanho da abertura de passagem de luz. O primeiro ímã está disposto no elemento rotativo. A primeira bobina está disposta correspondendo ao primeiro ímã, e a primeira bobina está localizada mais longe da abertura de passagem de luz do que o primeiro ímã para a abertura de passagem de luz. O primeiro ímã e a primeira bobina são configurados para acionar o elemento rotativo para girar em torno da abertura de passagem de luz. Os elementos roláveis estão dispostos entre a porção fixa e o elemento rotativo e dispostos em torno da abertura de passagem de luz, de modo que o elemento rotativo possa ser girado em relação à porção fixa. Além disso, a porção fixa inclui um elemento da estrutura, e o elemento da estrutura está em contato físico com os elementos roláveis de modo a suportar os elementos roláveis e o elemento rotativo. O elemento da estrutura inclui um componente de metal e um componente de revestimento, e o componente de metal é moldado por inserção com o componente de revestimento para juntos formar o elemento da estrutura. O componente de metal inclui uma porção de atração. A porção de atração é ferromagnética e disposta correspondendo ao primeiro ímã de modo a gerar uma atração magnética, e a atração magnética força o primeiro ímã e o elemento rotativo para exercer uma pressão nos elementos roláveis. O primeiro ímã inclui uma primeira superfície, uma segunda superfície e uma superfície de conexão. A primeira superfície voltada para a primeira bobina, e a segunda superfície está localizada mais perto da abertura de passagem de luz do que a primeira superfície para a abertura de passagem de luz. A superfície de conexão está conectada à primeira superfície e à segunda superfície, e a porção de atração está disposta correspondendo à superfície de conexão.
[0007] De acordo com um outro aspecto da presente divulgação, um batente de abertura controlável inclui uma porção de passagem de luz, uma porção fixa e uma parte de acionamento. A porção de passagem de luz inclui uma pluralidade de lâminas móveis, e as lâminas móveis juntas envolvem uma abertura de passagem de luz. A porção fixa tem uma pluralidade de estruturas de eixo respectivamente disposta correspondendo às lâminas móveis. A parte de acionamento inclui um elemento rotativo, um primeiro ímã, uma primeira bobina e um componente eletrônico. O elemento rotativo está conectado às lâminas móveis, e o elemento rotativo está configurado para acionar as lâminas móveis para girar respectivamente em relação às estruturas de eixo de modo a ajustar um tamanho da abertura de passagem de luz. O primeiro ímã está disposto no elemento rotativo. A primeira bobina está disposta correspondendo ao primeiro ímã, e a primeira bobina está localizada mais longe da abertura de passagem de luz do que o primeiro ímã para a abertura de passagem de luz. O primeiro ímã e a primeira bobina são configurados para acionar o elemento rotativo para girar em torno da abertura de passagem de luz. O componente eletrônico tem um circuito de detecção de posição, o componente eletrônico está disposto correspondendo ao primeiro ímã, e o componente eletrônico está localizado mais longe da abertura de passagem de luz do que o primeiro ímã para a abertura de passagem de luz. Além disso, quando uma distância mais longa entre o primeiro ímã e um eixo central da abertura de passagem de luz é rm, uma distância mais curta entre a primeira bobina e o eixo central é rc, e uma distância mais curta entre o componente eletrônico e o eixo central é rp, as seguintes condições são satisfeitas: 0,5 < rm/rc < 1; e 0,5 < rm/rp < 1.
[0008] De acordo com um outro aspecto da presente divulgação, um batente de abertura controlável inclui uma porção de passagem de luz, uma porção fixa, uma parte de acionamento e uma pluralidade de elementos roláveis. A porção de passagem de luz inclui uma pluralidade de lâminas móveis, e as lâminas móveis juntas envolvem uma abertura de passagem de luz. A porção fixa tem uma pluralidade de estruturas de eixo respectivamente disposta correspondendo às lâminas móveis. A parte de acionamento inclui um elemento rotativo, um primeiro ímã e um componente eletrônico. O elemento rotativo é rotativo em torno da abertura de passagem de luz, e o elemento rotativo está conectado às lâminas móveis. O elemento rotativo está configurado para acionar as lâminas móveis para girar respectivamente em relação às estruturas de eixo de modo a ajustar um tamanho da abertura de passagem de luz. O primeiro ímã está disposto no elemento rotativo. O componente eletrônico tem um circuito de detecção de posição. O componente eletrônico está disposto correspondendo ao primeiro ímã, e o componente eletrônico está localizado mais longe da abertura de passagem de luz do que o primeiro ímã para a abertura de passagem de luz. Os elementos roláveis estão dispostos entre a porção fixa e o elemento rotativo e dispostos em torno da abertura de passagem de luz, de modo que o elemento rotativo possa ser girado em relação à porção fixa. Além disso, quando uma distância mais longa entre o primeiro ímã e um eixo central da abertura de passagem de luz é rm, uma distância mais curta entre o componente eletrônico e o eixo central é rp, e uma distância mais curta da pluralidade de elementos roláveis e o eixo central é rb, as seguintes condições são satisfeitas: 0,5 < rm/rp < 1; e 0,6 < rb/rm < 1,8.
[0009] De acordo com um outro aspecto da presente divulgação, um módulo de câmera compacta inclui um dos batentes de abertura controláveis anteriormente mencionados, e o batente de abertura controlável está disposto em uma posição de abertura do módulo de câmera compacta. Além disso, quando uma distância focal do módulo de câmera compacta é f, e uma área de abertura da abertura de passagem de luz é a1, a seguinte condição é satisfeita: 1,19 < f/V(a1) < 11,99.
[0010] De acordo com um outro aspecto da presente divulgação, um dispositivo eletrônico inclui o módulo de câmera compacta anteriormente mencionado.
[0011] A divulgação pode ser melhor compreendida lendo a seguinte descrição detalhada das modalidades, com referência aos desenhos anexos como segue:
[0012] A Figura 1 é uma vista em perspectiva de um módulo de câmera compacta de acordo com a 1a modalidade da presente divulgação;
[0013] A Figura 2 é uma vista explodida do módulo de câmera compacta na Figura 1;
[0014] A Figura 3 é uma vista em corte de um batente de abertura controlável e um conjunto de lentes do módulo de câmera compacta na Figura 1;
[0015] A Figura 4 é uma vista lateral do batente de abertura controlável e do conjunto de lentes do módulo de câmera compacta na Figura 3;
[0016] A Figura 5 é uma vista explodida do batente de abertura controlável do módulo de câmera compacta na Figura 1;
[0017] A Figura 6 é uma outra vista explodida do batente de abertura controlável do módulo de câmera compacta na Figura 1;
[0018] A Figura 7 é uma vista explodida de uma porção de passagem de luz do batente de abertura controlável na Figura 5;
[0019] A Figura 8 é uma vista explodida de um elemento de eixo de uma porção fixa, um elemento rotativo de uma parte de acionamento e uma lâmina móvel da porção de passagem de luz na Figura 5;
[0020] A Figura 9 é uma vista em perspectiva dos elementos roláveis e do elemento da estrutura da porção fixa na Figura 5;
[0021] A Figura 10 é uma vista superior ampliada da região EL1 na Figura 9;
[0022] A Figura 11 é uma outra vista em perspectiva do elemento da estrutura da porção fixa na Figura 5;
[0023] A Figura 12 é uma vista em corte do elemento da estrutura na Figura 11;
[0024] A Figura 13 é uma vista esquemática da posição relativa de um componente de metal do elemento da estrutura da porção fixa e ímãs da parte de acionamento na Figura 5;
[0025] A Figura 14 é uma vista em perspectiva de uma placa de circuito impresso flexível, bobinas e um componente eletrônico da parte de acionamento na Figura 5;
[0026] A Figura 15 é uma vista em perspectiva e parcial de uma parte de acionamento do módulo de câmera compacta de acordo com uma outra configuração da 1a modalidade da presente divulgação;
[0027] A Figura 16 é uma vista em seção transversal do batente de abertura controlável na Figura 4;
[0028] A Figura 17 é uma vista superior do batente de abertura controlável do módulo de câmera compacta em um estado de abertura máxima de acordo com a 1a modalidade da presente divulgação;
[0029] A Figura 18 é uma vista superior do batente de abertura controlável do módulo de câmera compacta em um outro estado de abertura de acordo com a 1a modalidade da presente divulgação;
[0030] A Figura 19 é uma vista superior do batente de abertura controlável do módulo de câmera compacta em um outro estado de abertura de acordo com a 1a modalidade da presente divulgação;
[0031] A Figura 20 é uma vista em perspectiva de um módulo de câmera compacta de acordo com a 2a modalidade da presente divulgação;
[0032] A Figura 21 é uma vista em corte de um batente de abertura controlável do módulo de câmera compacta na Figura 20;
[0033] A Figura 22 é uma vista lateral do batente de abertura controlável do módulo de câmera compacta ao longo da linha 22 - 22 na Figura 21;
[0034] A Figura 23 é uma vista explodida do batente de abertura controlável do módulo de câmera compacta na Figura 20;
[0035] A Figura 24 é uma outra vista explodida do batente de abertura controlável do módulo de câmera compacta na Figura 20;
[0036] A Figura 25 é uma vista explodida de uma porção de passagem de luz do batente de abertura controlável na Figura 23;
[0037] A Figura 26 é uma vista em perspectiva dos elementos roláveis e um elemento da estrutura de uma porção fixa na Figura 23;
[0038] A Figura 27 é uma vista superior ampliada da região EL2 na Figura 26;
[0039] A Figura 28 é uma outra vista em perspectiva do elemento da estrutura da porção fixa na Figura 23;
[0040] A Figura 29 é uma vista esquemática da posição relativa de um componente de metal do elemento da estrutura da porção fixa e ímãs de uma parte de acionamento na Figura 23;
[0041] A Figura 30 é uma vista em perspectiva de uma placa de circuito impresso flexível, bobinas e um componente eletrônico da parte de acionamento na Figura 23;
[0042] A Figura 31 é uma vista em perspectiva e parcial de uma parte de acionamento e um componente de metal do módulo de câmera compacta de acordo com uma outra configuração da 2a modalidade da presente divulgação;
[0043] A Figura 32 é uma vista superior do batente de abertura controlável do módulo de câmera compacta em um estado de abertura máxima de acordo com a 2a modalidade da presente divulgação;
[0044] A Figura 33 é uma vista superior do batente de abertura controlável do módulo de câmera compacta em um outro estado de abertura de acordo com a 2a modalidade da presente divulgação;
[0045] A Figura 34 é uma vista superior do batente de abertura controlável do módulo de câmera compacta em um outro estado de abertura de acordo com a 2a modalidade da presente divulgação;
[0046] A Figura 35 é uma vista em perspectiva de um dispositivo eletrônico de acordo com a 3a modalidade da presente divulgação;
[0047] A Figura 36 é uma outra vista em perspectiva do dispositivo eletrônico na Figura 35;
[0048] A Figura 37 é um diagrama de bloco do dispositivo eletrônico na Figura 35;
[0049] A Figura 38 mostra uma imagem capturada pelo dispositivo eletrônico usando um módulo de câmera compacta grande angular na Figura 35;
[0050] A Figura 39 mostra uma imagem capturada pelo dispositivo eletrônico usando um módulo de câmera compacta tendo batente de abertura controlável na Figura 35 com um número F de 1,4;
[0051] A Figura 40 mostra uma imagem capturada pelo dispositivo eletrônico usando um módulo de câmera compacta tendo batente de abertura controlável na Figura 35 com um número F de 5,6;
[0052] A Figura 41 é uma vista esquemática de uma conexão elétrica de um controlador de acionamento, um sensor de posição e bobinas de acordo com uma modalidade da presente divulgação;
[0053] A Figura 42 é uma vista esquemática de uma conexão elétrica de um controlador de acionamento e bobinas de acordo com uma modalidade da presente divulgação; e
[0054] A Figura 43 é um diagrama de bloco de um sistema de controle de feedback do controlador de acionamento, as bobinas e um circuito de detecção de posição na Figura 41 ou Figura 42.
[0055] Na seguinte descrição detalhada, para fins de explicação, numerosos detalhes específicos são apresentados a fim de fornecer uma compreensão completa das modalidades divulgadas. Será aparente, no entanto, que uma ou mais modalidades podem ser praticadas sem esses detalhes específicos. Em outros casos, estruturas e dispositivos bem conhecidos são mostrados esquematicamente para simplificar o desenho.
[0056] A presente divulgação fornece um batente de abertura controlável. O batente de abertura controlável inclui uma porção de passagem de luz, uma porção fixa e uma parte de acionamento. A porção de passagem de luz inclui uma pluralidade de lâminas móveis, e as lâminas móveis juntas envolvem uma abertura de passagem de luz. A porção fixa tem uma pluralidade de estruturas de eixo respectivamente disposta correspondendo às lâminas móveis. A parte de acionamento inclui um elemento rotativo e um primeiro ímã. O elemento rotativo é rotativo em torno da abertura de passagem de luz e conectado às lâminas móveis, e o elemento rotativo está configurado para acionar as lâminas móveis para girar respectivamente em relação às estruturas de eixo de modo a ajustar o tamanho da abertura de passagem de luz. Além disso, o primeiro ímã está disposto no elemento rotativo de modo a evitar uma folga entre peças mecânicas, aumentando assim a precisão dimensional da abertura de passagem de luz.
[0057] A parte de acionamento ainda pode incluir uma primeira bobina disposta correspondendo ao primeiro ímã. Além disso, a primeira bobina está localizada mais longe da abertura de passagem de luz do que o primeiro ímã para a abertura de passagem de luz, de modo que a sobreposição entre os componentes possa ser reduzida, permitindo assim que os componentes sejam posicionados mais facilmente durante a montagem e reduzindo a altura do batente de abertura controlável em uma direção de um eixo central da abertura de passagem de luz. Além disso, o primeiro ímã e a primeira bobina são configurados para acionar o elemento rotativo para girar em torno da abertura de passagem de luz. Além disso, quando uma distância mais longa entre o primeiro ímã e o eixo central da abertura de passagem de luz é rm, e uma distância mais curta entre a primeira bobina e o eixo central é rc, a seguinte condição pode ser satisfeita: 0,5 d rm/rc < 1. Portanto, uma posição correspondente adequada entre o primeiro ímã e a primeira bobina é favorável para a operação da parte de acionamento. Além disso, a seguinte condição também pode ser satisfeita: 0,8 d rm/rc d 0,99. Além disso, a seguinte condição também pode ser satisfeita: 0,9 d rm/rc d 0,97. Consulte a Figura 14, que mostra uma vista esquemática de rm e rc de acordo com a 1a modalidade da presente divulgação. A referida distância mais longa entre o primeiro ímã e o eixo central pode se referir a uma distância entre um lado do primeiro ímã localizado mais distante da abertura de passagem de luz e do eixo central da abertura de passagem de luz.
[0058] O batente de abertura controlável ainda pode incluir uma pluralidade de elementos roláveis, e os elementos roláveis estão dispostos entre a porção fixa e o elemento rotativo e dispostos em torno da abertura de passagem de luz, de modo que o elemento rotativo possa ser girado em relação à porção fixa. Além disso, os elementos roláveis podem ser, por exemplo, esferas, cilindros ou pirâmides, mas a presente divulgação não se limita a eles. Além disso, os elementos roláveis podem ser feitos de materiais, como materiais de metal, cerâmica ou plástico, mas a presente divulgação não se limita a eles. Além disso, quando uma distância mais curta entre os elementos roláveis e o eixo central é rb, e a distância mais longa entre o primeiro ímã e o eixo central é rm, a seguinte condição pode ser satisfeita: 0,6 < rb/rm < 1,8. Portanto, uma posição correspondente adequada entre o primeiro ímã e os elementos roláveis é favorável para evitar a deformação do elemento rotativo causada pelo primeiro ímã. Além disso, a seguinte condição também pode ser satisfeita: 0,7 < rb/rm < 1,5. Além disso, a seguinte condição também pode ser satisfeita: 0,8 < rb/rm < 1,2. Consulte a Figura 14, que mostra uma vista esquemática de rb e rm de acordo com a 1a modalidade da presente divulgação.
[0059] A porção fixa pode incluir um elemento da estrutura em contato físico com os elementos roláveis de modo a suportar os elementos roláveis e o elemento rotativo. O elemento da estrutura pode ter um orifício de passagem disposto correspondendo à abertura de passagem de luz. Além disso, o elemento da estrutura pode incluir um componente de metal e um componente de revestimento, e o componente de metal é moldado por inserção com o componente de revestimento para juntos formar o elemento da estrutura. O componente de metal está configurado para aumentar a resistência mecânica do elemento da estrutura, de modo que o elemento de estrutura possa suportar os elementos roláveis e o elemento rotativo, e o tamanho do elemento da estrutura possa ser reduzido. O componente de metal pode ter uma pluralidade de orifícios preenchidos, e o componente de revestimento é preenchido nos orifícios preenchidos. Os orifícios preenchidos estão configurados para aumentar a precisão de moldagem do elemento da estrutura de modo a evitar desalinhamento e empenamento do componente de metal. Além disso, o componente de revestimento pode ser feito de, por exemplo, materiais plásticos ou cerâmicos, mas a presente divulgação não se limita a eles. Além disso, os orifícios preenchidos e o primeiro ímã não podem se sobrepor na direção paralela ao eixo central da abertura de passagem de luz, de modo que os orifícios preenchidos não estão correspondendo ao primeiro ímã, evitando assim influências na uniformidade do campo magnético do primeiro ímã. Além disso, os orifícios preenchidos podem ser meios orifícios ou orifícios completos. Além disso, a forma de cada um dos orifícios preenchidos pode ser circular, oval, oblonga, em forma de C ou em forma de U de acordo com os requisitos de projeto reais, e a presente divulgação não está limitada a isso. Além disso, os orifícios preenchidos podem ser, por exemplo, orifícios de passagem ou orifícios cegos.
[0060] O elemento da estrutura da porção fixa pode ter uma pluralidade de recessos, e uma parte do componente de metal é exposta pelos recessos. Portanto, é favorável para posicionar o componente de metal. Além disso, os recessos estão respectivamente dispostos correspondendo aos orifícios preenchidos do componente de metal, e os orifícios preenchidos estão respectivamente parcialmente expostos pelos recessos. Portanto, os orifícios preenchidos do componente de metal podem estar em contato com o molde de modo a aumentar a planicidade do componente de metal. Além disso, os recessos podem ser, por exemplo, orifícios de ejeção dispostos correspondendo a pinos ejetores de um molde, de modo que a força de desmoldagem possa ser aplicada no componente de metal durante o processo de desmoldagem do elemento da estrutura, reduzindo assim a deformação do elemento da estrutura. Além disso, os orifícios preenchidos podem ser dispostos correspondendo aos orifícios de ejeção de modo a reduzir o número de orifícios (por exemplo, recessos) do componente de revestimento, reduzindo assim a taxa de defeitos.
[0061] O componente de metal pode incluir uma porção de atração. A porção de atração é ferromagnética e disposta correspondendo ao primeiro ímã de modo a gerar uma atração magnética, e a atração magnética força o primeiro ímã e o elemento rotativo para exercer uma pressão nos elementos roláveis. Portanto, a vibração dos elementos roláveis e do elemento rotativo na direção paralela ao eixo central da abertura de passagem de luz pode ser reduzida de modo a estabilizar o processo de acionamento e assim, evitar o desalinhamento do elemento rotativo. Em algumas configurações, o componente de metal pode ser feito de material ferromagnético, de modo que todo o componente de metal seja ferromagnético; além disso, o componente de metal está disposto correspondendo ao primeiro ímã de modo a gerar uma atração magnética, e a atração magnética força o primeiro ímã e o elemento rotativo para exercer uma pressão nos elementos roláveis de modo a reduzir a vibração dos elementos roláveis e o elemento rotativo na direção paralela ao eixo central da abertura de passagem de luz, estabilizando assim o processo de acionamento e, portanto, evitando o desalinhamento do elemento rotativo. Além disso, a direção do campo magnético gerada pela primeira bobina é diferente da direção de atração entre o componente de metal e o primeiro ímã de modo a evitar que a pressão que mantém os elementos roláveis seja alterada durante o movimento do elemento rotativo, de modo que o elemento rotativo pode se mover de forma estável. Além disso, os orifícios preenchidos e o primeiro ímã não podem se sobrepor na direção paralela ao eixo central da abertura de passagem de luz, de modo que os orifícios preenchidos e o primeiro ímã não correspondam um ao outro, garantindo assim a uniformidade da atração magnética.
[0062] O primeiro ímã pode incluir uma primeira superfície, uma segunda superfície e uma superfície de conexão. A primeira superfície voltada para a primeira bobina, a segunda superfície está localizada mais perto da abertura de passagem de luz do que a primeira superfície para a abertura de passagem de luz, e a superfície de conexão está conectada à primeira superfície e à segunda superfície. Além disso, a porção de atração do componente de metal está disposta correspondendo à superfície de conexão. Através do arranjo do circuito magnético, a pressão exercida nos elementos roláveis pode não ser influenciada pela mudança do campo magnético da primeira bobina, estabilizando assim o processo de acionamento.
[0063] A parte de acionamento ainda pode incluir um componente eletrônico, e o componente eletrônico tem um circuito de detecção de posição configurado para obter as informações de posição do elemento rotativo. O componente eletrônico está disposto correspondendo ao primeiro ímã, e o componente eletrônico está localizado mais longe da abertura de passagem de luz do que o primeiro ímã para a abertura de passagem de luz, de modo que a sobreposição entre os componentes possa ser reduzida, permitindo assim que os componentes sejam posicionados mais facilmente durante a montagem e reduzindo a altura do batente de abertura controlável na direção do eixo central da abertura de passagem de luz. Além disso, quando a distância mais longa entre o primeiro ímã e o eixo central da abertura de passagem de luz é rm, e uma distância mais curta entre o componente eletrônico e o eixo central é rp, a seguinte condição pode ser satisfeita: 0,5 < rm/rp < 1. Portanto, uma posição correspondente adequada entre o primeiro ímã e o componente eletrônico é favorável para garantir a operação normal da parte de acionamento. Além disso, a seguinte condição também pode ser satisfeita: 0,8 < rm/rp < 0,99. Além disso, a seguinte condição também pode ser satisfeita: 0,9 < rm/rp < 0,97. Consulte a Figura 14, que mostra uma vista esquemática de rm e rp de acordo com a 1a modalidade da presente divulgação. Em algumas configurações, o componente eletrônico pode ser um controlador de acionamento, e o controlador de acionamento é conectado eletricamente à primeira bobina de modo a controlar a primeira bobina para gerar um campo magnético desejado. Portanto, o controlador de acionamento sendo disposto no batente de abertura controlável é favorável para reduzir o número de cabos necessários conectados a componentes externos, simplificando assim processo de fabricação.
[0064] A porção fixa ainda pode incluir um elemento de eixo, e o elemento de eixo tem as estruturas de eixo. O elemento de eixo e o elemento da estrutura da porção fixa são fixados um ao outro, e os elementos roláveis estão dispostos entre o elemento da estrutura e o elemento rotativo. Além disso, as estruturas de eixo e os elementos roláveis são respectivamente dispostos no elemento de eixo e no elemento da estrutura, evitando que os erros de montagem influenciem a precisão dimensional da abertura de passagem de luz.
[0065] O elemento da estrutura ainda pode incluir uma estrutura de instalação curva, e pelo menos um dos elementos roláveis é disposto na estrutura de instalação curva e móveis ao longo da estrutura de instalação curva em uma direção em torno da abertura de passagem de luz. Portanto, um grau de liberdade de movimento do elemento rotativo em torno da abertura de passagem de luz pode ser fornecido, e o movimento do elemento rotativo em uma direção perpendicular ao eixo central da abertura de passagem de luz pode ser reduzida, aumentando assim o movimento estabilização do elemento rotativo.
[0066] A porção fixa ainda pode incluir uma tampa, e as lâminas móveis são dispostas entre a tampa e o elemento rotativo. Portanto, é favorável para reduzir o desalinhamento das lâminas móveis na direção paralela ao eixo central da abertura de passagem de luz de modo a garantir a qualidade da abertura de passagem de luz. Além disso, a tampa pode incluir um orifício de posicionamento, e o orifício de posicionamento está disposto correspondendo a uma das estruturas de eixo. Portanto, é favorável que a tampa seja posicionada em uma posição específica. Em algumas configurações, a tampa pode incluir uma pluralidade de orifícios de posicionamento, e os orifícios de posicionamento são respectivamente dispostos correspondendo às estruturas de eixo. Além disso, o orifício de posicionamento pode ser, por exemplo, um orifício de passagem ou um orifício cego.
[0067] A tampa ainda pode incluir uma superfície interna voltada para as lâminas móveis. Além disso, uma rugosidade média aritmética (Ra) da superfície interna pode ser menor que 0,25 pm. Portanto, é favorável para reduzir o atrito entre a tampa e as lâminas móveis de modo a estender a vida útil do batente de abertura controlável. Além disso, a rugosidade média aritmética (Ra) da superfície interna também pode ser menor ou igual a 0,2 pm. Além disso, a rugosidade média aritmética (Ra) da superfície interna também pode ser menor ou igual a 0,17 pm.
[0068] A tampa ainda pode incluir uma superfície externa, e a superfície externa está localizada mais distante das lâminas móveis do que a superfície interna para as lâminas móveis. Além disso, uma refletividade da superfície externa é menor que uma refletividade da superfície interna. Portanto, é favorável para melhorar a eficiência da montagem de modo a evitar que a tampa seja instalada em uma direção errada, e reduzir a reflexão de luz na superfície externa de modo a garantir a aparência e evitar o brilho. Além disso, a superfície externa pode ter várias rugosidades para obter um recurso de baixa refletividade, ou a superfície externa pode ser fornecida com uma camada de baixa reflexão, camada antirreflexo ou camada de absorção de luz para obter um recurso de baixa refletividade mas a presente divulgação não se limita a isso.
[0069] O primeiro ímã pode estar em uma forma de arco, e uma direção da forma de arco corresponde a uma direção de rotação do primeiro ímã. Portanto, é favorável para reduzir a mudança da distância entre o primeiro ímã e a primeira bobina durante o movimento de modo a estabilizar o campo magnético gerado pelo primeiro ímã e pela primeira bobina.
[0070] A porção fixa ainda pode incluir uma superfície de contato superior, e as lâminas móveis são dispostas na superfície de contato superior. Além disso, uma rugosidade média aritmética (Ra) da superfície de contato superior pode ser menor ou igual a 0,25 pm. Portanto, é favorável para reduzir o atrito entre a superfície de contato superior e as lâminas móveis de modo a estender a vida útil do batente de abertura controlável. Além disso, a rugosidade média aritmética (Ra) da superfície de contato superior também pode ser menor ou igual a 0,2 pm. Além disso, a rugosidade média aritmética (Ra) da superfície de contato superior também pode ser menor ou igual a 0,17 pm.
[0071] O elemento rotativo pode incluir uma superfície de contato inferior, e as lâminas móveis são dispostas na superfície de contato inferior. Além disso, uma rugosidade média aritmética (Ra) da superfície de contato inferior pode ser menor que 0,25 pm. Portanto, é favorável para reduzir o atrito entre a superfície de contato inferior e as lâminas móveis de modo a estender a vida útil do batente de abertura controlável.
[0072] A parte de acionamento ainda pode incluir um controlador de acionamento conectado eletricamente à primeira bobina de modo a controlar a primeira bobina para gerar um campo magnético necessário. Portanto, o controlador de acionamento sendo disposto no batente de abertura controlável é favorável para reduzir o número de cabos necessários conectados aos componentes externos, simplificando assim o processo de fabricação.
[0073] O controlador de acionamento pode ter um circuito de detecção de posição configurado para obter as informações de posição do elemento rotativo. Portanto, a função de detecção de posição sendo integrada no controlador de acionamento é favorável para reduzir o número de componente eletrônico de modo a aumentar a eficiência da montagem. Além disso, a função de detecção de posição do circuito de detecção de posição pode ser obtida detectando a mudança do campo magnético, e o referido campo magnético pode ser gerado pelos ímãs, mas a presente divulgação não se limita a isso. Em outras configurações, a função de detecção de posição do circuito de detecção de posição também pode ser obtida detectando raios de luz ou sinais sonoros, e a presente divulgação não está limitada a isso.
[0074] A pluralidade de lâminas móveis pode consistir em um primeiro conjunto de lâminas e um segundo conjunto de lâminas, o primeiro conjunto de lâminas inclui algumas das lâminas móveis, e o segundo conjunto de lâminas inclui as outras lâminas móveis. Além disso, na direção paralela ao eixo central, as lâminas móveis do primeiro conjunto de lâminas não se sobrepõe umas às outras, as lâminas móveis do segundo conjunto de lâminas não se sobrepõe umas às outras, e o primeiro conjunto de lâminas e o segundo conjunto de lâminas se sobrepõe pelo menos parcialmente um ao outro. Além disso, na direção em torno da abertura de passagem de luz, as lâminas móveis do primeiro conjunto de lâminas se sobrepõem pelo menos parcialmente umas às outras, as lâminas móveis do segundo conjunto de lâminas se sobrepõem pelo menos parcialmente umas às outras, e o primeiro conjunto de lâminas e o segundo conjunto de lâminas não se sobrepõem um ao outro. Portanto, é favorável para evitar o atrito entre bordas das lâminas móveis quando as lâminas móveis se movem, de modo a evitar o desgaste das lâminas móveis, estendendo assim a vida útil das lâminas móveis.
[0075] A parte de acionamento ainda pode incluir um segundo ímã, e o segundo ímã e o primeiro ímã estão dispostos simetricamente. Além disso, a parte de acionamento ainda pode incluir uma segunda bobina, e o segundo ímã e a segunda bobina estão dispostos simetricamente ao primeiro ímã e à primeira bobina. Portanto, é favorável para equilibrar a força de modo a evitar o movimento do elemento rotativo na direção perpendicular ao eixo central, aumentando assim a estabilidade do elemento rotativo.
[0076] Quando o batente de abertura controlável está em um estado de abertura máxima, uma diferença entre uma distância mais longa entre uma periferia da abertura de passagem de luz e o eixo central da abertura de passagem de luz e uma distância mais curta entre a periferia da abertura de passagem de luz e o eixo central da abertura de passagem de luz pode ser menor que 9,8 %. Portanto, é favorável para evitar o brilho causado por uma forma irregular da abertura de passagem de luz, garantindo assim a qualidade ótica. Além disso, quando o batente de abertura controlável está no estado de abertura máxima, a diferença entre a distância mais longa e a distância mais curta entre a periferia da abertura de passagem de luz e o eixo central da abertura de passagem de luz também pode ser menor que 7,4 %. Além disso, em uma configuração onde a abertura de passagem de luz é circular quando o batente de abertura controlável está no estado de abertura máxima, distâncias entre a periferia da abertura de passagem de luz e o eixo central são as mesmas, e a referida distância entre a periferia da abertura de passagem de luz e o eixo central é um raio da abertura de passagem de luz.
[0077] A presente divulgação fornece um módulo de câmera compacta incluindo o batente de abertura controlável anteriormente mencionado, e o batente de abertura controlável está disposto em uma posição de abertura do módulo de câmera compacta. Além disso, quando uma distância focal do módulo de câmera compacta é f, e uma área de abertura da abertura de passagem de luz é a1, a seguinte condição pode ser satisfeita: 1,19 < f/V(a1) < 11,99.
[0078] A presente divulgação fornece um dispositivo eletrônico incluindo o módulo de câmera compacta anteriormente mencionado.
[0079] De acordo com a presente divulgação, os recursos e condições acima mencionados podem ser utilizados em inúmeras combinações de modo a alcançar os efeitos correspondentes.
[0080] De acordo com a descrição acima da presente divulgação, as seguintes modalidades específicas são fornecidas para explicação adicional. 1a Modalidade
[0081] A Figura 1 é uma vista em perspectiva de um módulo de câmera compacta de acordo com a 1a modalidade da presente divulgação, a Figura 2 é uma vista explodida do módulo de câmera compacta na Figura 1, a Figura 3 é uma vista em corte de um batente de abertura controlável e um conjunto de lentes do módulo de câmera compacta na Figura 1, a Figura 4 é uma vista lateral do batente de abertura controlável e do conjunto de lentes do módulo de câmera compacta na Figura 3, a Figura 5 é uma vista explodida do batente de abertura controlável do módulo de câmera compacta na Figura 1, a Figura 6 é uma outra vista explodida do batente de abertura controlável do módulo de câmera compacta na Figura 1, e Figura 7 é uma vista explodida de uma porção de passagem de luz do batente de abertura controlável na Figura 5.
[0082] Nesta modalidade, um módulo de câmera compacta 1 inclui um batente de abertura controlável 2, um conjunto de lentes LEA, uma unidade de acionamento de lentes DGU e um sensor de imagem ISU. Além disso, o batente de abertura controlável 2 está disposto em uma posição de abertura do módulo de câmera compacta 1, a unidade de acionamento de lentes DGU está configurada para acionar o conjunto de lentes LEA para se mover ao longo de um eixo óptico OA do conjunto de lentes LEA, e o sensor de imagem ISU está disposto em uma superfície da imagem IMG do conjunto de lentes LEA.
[0083] O batente de abertura controlável 2 inclui uma porção de passagem de luz 21, uma porção fixa 23, uma parte de acionamento 25 e uma porção de suporte 27.
[0084] A porção de passagem de luz 21 inclui um primeiro conjunto de lâminas 211 e um segundo conjunto de lâminas 212. O primeiro conjunto de lâminas 211 inclui três lâminas móveis ASB, e o segundo conjunto de lâminas 212 inclui três lâminas móveis ASB. As lâminas móveis ASB do primeiro conjunto de lâminas 211 e do segundo conjunto de lâminas 212 juntas envolvem uma abertura de passagem de luz 210. Além disso, o tamanho da abertura de passagem de luz 210 pode ser ajustado através da rotação das lâminas móveis ASB acionadas pela parte de acionamento 25.
[0085] Como mostrado na Figura 6 e Figura 7, em uma direção de um eixo central CA da abertura de passagem de luz 210, as lâminas móveis ASB do primeiro conjunto de lâminas 211 não se sobrepõe umas às outras, as lâminas móveis ASB do segundo conjunto de lâminas 212 não se sobrepõe umas às outras, e o primeiro conjunto de lâminas 211 e o segundo conjunto de lâminas 212 se sobrepõem pelo menos parcialmente um ao outro. Além disso, em uma direção em torno da abertura de passagem de luz 210 (por exemplo, em uma direção circunferencial do eixo central CA), as lâminas móveis ASB do primeiro conjunto de lâminas 211 se sobrepõem pelo menos parcialmente umas às outras, as lâminas móveis ASB do segundo conjunto de lâminas 212 se sobrepõem pelo menos parcialmente umas às outras, e o primeiro conjunto de lâminas 211 e o segundo conjunto de lâminas 212 do não se sobrepõem um ao outro. Na Figura 7, uma área da abertura de passagem de luz 210 é uma área de sobreposição de uma projeção de uma abertura cercada pelas lâminas móveis ASB do primeiro conjunto de lâminas 211 na direção do eixo central CA e uma projeção de uma abertura cercada pelas lâminas móveis ASB do segundo conjunto de lâminas 212 na direção do eixo central CA. Na Figura 7, a abertura de passagem de luz 210 é separada do primeiro conjunto de lâminas 211 e o segundo conjunto de lâminas 212 é ilustrado apenas para fins descritivos. A abertura de passagem de luz 210 não é um elemento real, mas um orifício permeável à luz definido pelas lâminas móveis ASB como descrito acima. Além disso, o batente de abertura controlável 2 está disposto em uma posição onde a abertura do módulo de câmera compacta 1 existe pode indicar que a abertura de passagem de luz 210 está disposta na referida posição para a abertura do módulo de câmera compacta 1. Além disso, o eixo óptico OA do conjunto de lentes LEA e o eixo central CA da abertura de passagem de luz 210 são substancialmente totalmente sobrepostos um ao outro.
[0086] A porção fixa 23 inclui um elemento de eixo 231 e um elemento da estrutura 233 que sn�o fixados um ao outro. O elemento de eixo 231 tem seis estruturas de eixo 2310, e as estruturas de eixo 2310 são respectivamente dispostas correspondendo às três lâminas móveis ASB do primeiro conjunto de lâminas 211 e as três lâminas móveis ASB do segundo conjunto de lâminas 212. O elemento da estrutura 233 tem um orifício de passagem 2330 disposto correspondendo à abertura de passagem de luz 210, de modo que o elemento da estrutura 233 possa ser encapado no conjunto de lentes LEA.
[0087] A parte de acionamento 25 inclui um elemento rotativo 251, uma placa de circuito impresso flexível 252, um primeiro ímã 253, um segundo ímã 254, uma primeira bobina 255 e uma segunda bobina 256.
[0088] O elemento rotativo 251 é rotativo em torno da abertura de passagem de luz 210 e conectado às lâminas móveis ASB, e o elemento rotativo 251 está configurado para acionar as lâminas móveis ASB para girar respectivamente em relação às estruturas de eixo 2310 de modo a ajustar o tamanho da abertura de passagem de luz 210. Em detalhe, consulte a Figura 6 e Figura 8, onde a Figura 8 é uma vista explodida de um elemento de eixo de uma porção fixa, um elemento rotativo de uma parte de acionamento e uma lâmina móvel da porção de passagem de luz na Figura 5. O primeiro conjunto de lâminas 211 e o segundo conjunto de lâminas 212 estão dispostos entre o elemento de eixo 231 e o elemento rotativo 251. A porção fixa 23 ainda inclui três primeiras superfícies de contato superior TS1 e três segundas superfícies de contato superior TS2. A primeira superfície de contato superior TS1 e a segunda superfície de contato superior TS2 estão localizadas no elemento de eixo 231 e voltadas para as lâminas móveis ASB. Existe um degrau entre a primeira superfície de contato superior TS1 e a segunda superfície de contato superior TS2, e a primeira superfície de contato superior TS1 e a segunda superfície de contato superior TS2 estão dispostas de maneira escalonada em torno do eixo central CA. O elemento rotativo 251 inclui três primeiras superfícies de contato inferior BS1, três segundas superfícies de contato inferior BS2 e seis saliências de conexão 2510. A primeira superfície de contato inferior BS1 e a segunda superfície de contato inferior BS2 voltadas para as lâminas móveis ASB, e existe um degrau entre a primeira superfície de contato inferior BS1 e a segunda superfície de contato inferior BS2. A primeira superfície de contato inferior BS1 e a segunda superfície de contato inferior BS2 estão dispostas de maneira escalonada em torno do eixo central CA. As saliências de conexão 2510 são respectivamente dispostas correspondendo às três lâminas móveis ASB do primeiro conjunto de lâminas 211 e as três lâminas móveis ASB do segundo conjunto de lâminas 212. As lâminas móveis ASB do primeiro conjunto de lâminas 211 estão dispostas entre a primeira superfície de contato superior TS1 e a primeira superfície de contato inferior BS1, e as lâminas móveis ASB do segundo conjunto de lâminas 212 estão dispostas entre a segunda superfície de contato superior TS2 e a segunda superfície de contato inferior BS2. Além disso, cada uma das lâminas móveis ASB tem uma estrutura do eixo correspondente ao orifício CH1 e uma saliência correspondente à ranhura CH2. As estruturas de eixo 2310 do elemento de eixo 231 são respectivamente dispostas através da estrutura do eixo correspondente aos orifícios CH1 das lâminas móveis ASB, de modo que as lâminas móveis ASB possam ser giradas respectivamente em torno das estruturas de eixo 2310 como eixos de rotação. As saliências de conexão 2510 do elemento rotativo 251 são respectivamente, dispostas de forma deslizante na saliência correspondente às ranhuras CH2 das lâminas móveis ASB, de modo que o elemento rotativo 251 possa acionar as lâminas móveis ASB para girar respectivamente em torno das estruturas de eixo 2310 como eixos de rotação de modo a ajustar o tamanho da abertura de passagem de luz 210.
[0089] Nesta modalidade, o número das lâminas móveis ASB é seis, mas a presente divulgação não se limita a isso. Em outras modalidades, o número de lâminas móveis pode ser, por exemplo, quatro ou oito, e os números de estruturas de eixo, saliências de conexão e superfícies de contato podem ser correspondentes.
[0090] Nesta modalidade, uma rugosidade média aritmética (Ra) de cada uma da primeira superfície de contato superior TS1 e da segunda superfície de contato superior TS2 da porção fixa 23 pode ser menor ou igual a 0,25 pm, e uma rugosidade média aritmética (Ra) de cada uma da primeira superfície de contato inferior BS1 e da segunda superfície de contato inferior BS2 do elemento rotativo 251 pode ser menor que 0,25 pm.
[0091] A placa de circuito impresso flexível 252 está disposta em torno do elemento rotativo 251. O primeiro ímã 253 e o segundo ímã 254 estão dispostos em uma parede lateral SLO do elemento rotativo 251 que se estende na direção do eixo central CA, e a primeira bobina 255 e a segunda bobina 256 estão dispostas na placa de circuito impresso flexível 252 e conectadas eletricamente à placa de circuito impresso flexível 252, melhorando assim a taxa de rendimento de montagem. A primeira bobina 255 e a segunda bobina 256 respectivamente correspondem ao primeiro ímã 253 e ao segundo ímã 254 de modo a aumentar a utilização do espaço, reduzindo assim a espessura do batente de abertura controlável 2. Além disso, a primeira bobina 255 está localizada mais longe da abertura de passagem de luz 210 do que o primeiro ímã 253 para a abertura de passagem de luz 210, e a segunda bobina 256 está localizada mais longe da abertura de passagem de luz 210 do que o segundo ímã 254 para a abertura de passagem de luz 210. O primeiro ímã 253, o segundo ímã 254, a primeira bobina 255 e a segunda bobina 256 são configurados para acionar o elemento rotativo 251 para girar em torno da abertura de passagem de luz 210. Nesta modalidade, o segundo ímã 254 e a segunda bobina 256 estão dispostos simétricos ao primeiro ímã 253 e à primeira bobina 255.
[0092] A porção de suporte 27 inclui quatro elementos roláveis 270, e os elementos roláveis 270 estão dispostos entre a porção fixa 23 e o elemento rotativo 251 e dispostos em torno da abertura de passagem de luz 210. Em detalhe, o elemento da estrutura 233 da porção fixa 23 ainda tem quatro estruturas de instalação curvas AMS, os elementos roláveis 270 são respectivamente dispostos nas estruturas de instalação curvas AMS do elemento da estrutura 233 e móveis ao longo das estruturas de instalação curvas AMS na direção em torno da abertura de passagem de luz 210, e o elemento da estrutura 233 está em contato físico com os elementos roláveis 270 de modo a suportar os elementos roláveis 270 e o elemento rotativo 251, de modo que o elemento rotativo 251 é rotativo em relação à porção fixa 23 na direção circunferencial do eixo central CA. Nesta modalidade, as estruturas de instalação curvas AMS do elemento da estrutura 233 são recessos em forma de arco, mas a presente divulgação não se limita a isso. Os elementos roláveis 270 são esferas, e são feitos de material metálico, material cerâmico ou material plástico. Nesta modalidade, as estruturas de eixo 2310 e os elementos roláveis 270 são respectivamente dispostos no elemento de eixo 231 e no elemento da estrutura 233.
[0093] Consulte a Figura 9 à Figura 13. A Figura 9 é uma vista em perspectiva dos elementos roláveis e o elemento da estrutura da porção fixa na Figura 5, a Figura 10 é uma vista superior ampliada da região EL1 na Figura 9, a Figura 11 é uma outra vista em perspectiva do elemento da estrutura da porção fixa na Figura 5, a Figura 12 é uma vista em corte do elemento da estrutura na Figura 11, e a Figura 13 é uma vista esquemática da posição relativa de um componente de metal do elemento da estrutura da porção fixa e os ímãs da parte de acionamento na Figura 5.
[0094] Nesta modalidade, o elemento da estrutura 233 inclui um componente de metal 2331 e um componente de revestimento 2332, e o componente de metal 2331 é moldado por inserção com o componente de revestimento 2332 para juntos formar o elemento da estrutura 233. O componente de metal 2331 tem uma pluralidade de orifícios preenchidos MFH, e os orifícios preenchidos MFH são orifícios completos e são orifícios de passagem circular. O componente de revestimento 2332 é, por exemplo, feito de material plástico ou material cerâmico, e o componente de revestimento 2332 é preenchido nos orifícios preenchidos MFH do componente de metal 2331.
[0095] O elemento da estrutura 233 ainda tem uma pluralidade de recessos PCG localizados no componente de revestimento 2332, e uma parte do componente de metal 2331 é exposta pelos recessos PCG. Além disso, os recessos PCG são respectivamente dispostos correspondendo aos orifícios preenchidos MFH do componente de metal 2331 de modo a reduzir o número de orifícios (por exemplo, os recessos PCG) do componente de revestimento 2332, e os orifícios preenchidos MFH são respectivamente parcialmente expostos pelos recessos PCG. Nesta modalidade, os recessos PCG são, por exemplo, orifícios de ejeção dispostos correspondendo a pinos ejetores de um molde.
[0096] O componente de metal 2331 inclui duas porções de atração MAP que são ferromagnéticas. As porções de atração MAP são respectivamente dispostas correspondendo ao primeiro ímã 253 e o segundo ímã 254 de modo a gerar uma atração magnética em uma direção DF1, e a atração magnética força o primeiro ímã 253, o segundo ímã 254 e o elemento rotativo 251 para exercer uma pressão nos elementos roláveis 270 na direção DF1 de modo a manter a posição dos elementos roláveis 270. Além disso, uma direção do campo magnético gerada pela primeira bobina 255 e pela segunda bobina 256 é diferente da direção DF1 da atração magnética entre o componente de metal 2331 e os ímãs. Especificamente, cada um do primeiro ímã 253 e do segundo ímã 254 inclui uma primeira superfície MS1, uma segunda superfície MS2 e uma superfície de conexão MS3. As primeiras superfícies MS1 respectivamente voltadas para as bobinas 255 e 256, as segundas superfícies MS2 estão localizadas mais perto da abertura de passagem de luz 210 do que as primeiras superfícies MS1 para a abertura de passagem de luz 210, e cada uma das superfícies de conexão MS3 é conectada à primeira superfície correspondente MS1 e segunda superfície MS2. Além disso, as porções de atração MAP do componente de metal 2331 respectivamente correspondem às superfícies de conexão MS3 do primeiro ímã 253 e o segundo ímã 254. Como mostrado na Figura 13, os orifícios preenchidos MFH do componente de metal 2331 não se sobrepõem com o primeiro ímã 253 e o segundo ímã 254 na direção paralela ao eixo central CA, de modo que os orifícios preenchidos MFH não correspondam aos ímãs 253 e 254. Nesta modalidade, cada um do primeiro ímã 253 e do segundo ímã 254 está em uma forma de arco, e uma direção da forma de arco corresponde a uma direção de rotação dos ímãs 253 e 254.
[0097] Consulte a Figura 14, é uma vista em perspectiva da placa de circuito impresso flexível, bobinas e componente eletrônico da parte de acionamento na Figura 5. A parte de acionamento 25 ainda inclui um primeiro componente eletrônico 257 e um segundo componente eletrônico 258. O primeiro componente eletrônico 257 é um controlador de acionamento disposto na placa de circuito impresso flexível 252 e conectado eletricamente à segunda bobina 256 e à primeira bobina 255 por meio da placa de circuito impresso flexível 252, e o primeiro componente eletrônico 257 está configurado para controlar as bobinas 255 e 256 para gerar campos magnéticos necessários. O segundo componente eletrônico 258 é um sensor de posição, e o sensor de posição inclui um circuito de detecção de posição configurado para obter as informações de posição do elemento rotativo 251. O segundo componente eletrônico 258 está disposto na placa de circuito impresso flexível 252 e conectado eletricamente ao primeiro componente eletrônico 257 (isto é, o controlador de acionamento) por meio da placa de circuito impresso flexível 252 de modo a obter controle de feedback, garantindo assim a precisão de ajuste de tamanho do batente de abertura controlável 2. A conexão elétrica e processo de controle de feedback do primeiro componente eletrônico 257, o segundo componente eletrônico 258, a segunda bobina 256 e a primeira bobina 255 nesta modalidade são ilustrados em referência à Figura 41 e Figura 43, onde a Figura 41 é uma vista esquemática de uma conexão elétrica de um controlador de acionamento, um sensor de posição e bobinas de acordo com uma modalidade da presente divulgação, e a Figura 43 é um diagrama de bloco de um sistema de controle de feedback do controlador de acionamento, as bobinas e um circuito de detecção de posição na Figura 41. Na Figura 41, um controlador de acionamento DCU e um sensor de posição PSU são dois componentes separados e conectados a um VCC de energia e GND de aterramento. O controlador de acionamento DCU é conectado eletricamente às bobinas CL de modo a controlar as bobinas CL para gerar campos magnéticos necessários. Uma extremidade de cada uma das bobinas CL é conectada ao GND de aterramento. O sensor de posição PSU tem um circuito de detecção de posição PSC configurado para obter as informações de posição de um elemento rotativo e ímãs em uma direção em torno de uma abertura de passagem de luz, e o sensor de posição PSU é conectado eletricamente ao controlador de acionamento DCU de modo a gerar sinais para o controlador de acionamento DCU de acordo com as informações de posição obtidas. Como mostrado na Figura 43, em um sistema de controle de feedback de circuito fechado, o circuito de detecção de posição PSC detecta a posição dos ímãs no elemento rotativo e realimenta o mesmo para o controlador de acionamento DCU, e portanto, o controlador de acionamento DCU pode ajustar o campo magnético gerado pelas bobinas CL de modo a ajustar a posição do elemento rotativo.
[0098] Nesta modalidade, o primeiro componente eletrônico 257 (isto é, o controlador de acionamento) é diretamente disposto na placa de circuito impresso flexível 252 e conectado eletricamente à segunda bobina 256 e a primeira bobina 255 por meio da placa de circuito impresso flexível 252, mas a presente divulgação não se limita a isso. Por exemplo, Consulte a Figura 15, que é uma vista em perspectiva e parcial de uma parte de acionamento do módulo de câmera compacta de acordo com uma outra configuração da 1a modalidade da presente divulgação. Em outras modalidades, uma parte de acionamento 25a ainda inclui uma placa de circuito impresso 259a, e a placa de circuito impresso 259a é conectada eletricamente a uma placa de circuito impresso flexível 252a. Um primeiro componente eletrônico 257a (por exemplo, um controlador de acionamento) está disposto na placa de circuito impresso 259a e conectado eletricamente a uma primeira bobina 255a e uma segunda bobina 256a por meio da placa de circuito impresso 259a e da placa de circuito impresso flexível 252a de modo a aumentar o processo de montagem.
[0099] Nesta modalidade, o segundo componente eletrônico 258 (isto é, o sensor de posição) e o primeiro ímã 253 estão dispostos correspondendo um ao outro, e o segundo componente eletrônico 258 está localizado mais longe da abertura de passagem de luz 210 do que o primeiro ímã 253 para a abertura de passagem de luz 210. Nesta modalidade, o circuito de detecção de posição detecta a mudança do campo magnético do primeiro ímã 253 para obter informações de posição de componentes.
[0100] Consulte a Figura 16, que é uma vista em seção transversal do batente de abertura controlável na Figura 4.
[0101] Quando uma distância mais longa entre o primeiro ímã 253 e o eixo central CA é rm, e uma distância mais curta entre a primeira bobina 255 e o eixo central CA é rc, as seguintes condições são satisfeitas: rm = 4,10 mm; rc = 4,22 mm; e rm/rc = 0,97. Nesta modalidade, a relação da distância entre o segundo ímã 254, a segunda bobina 256 e o eixo central CA também pode satisfazer as condições acima.
[0102] Quando uma distância mais curta entre os elementos roláveis 270 e o eixo central CA é rb, e a distância mais longa entre o primeiro ímã 253 e o eixo central CA é rm, as seguintes condições são satisfeitas: rb = 3,75 mm; rm = 4,10 mm; e rb/rm = 0,91.
[0103] Quando a distância mais longa entre o primeiro ímã 253 e o eixo central CA é rm, e uma distância mais curta entre o segundo componente eletrônico 258 e o eixo central CA é rp, as seguintes condições são satisfeitas: rm = 4,10 mm; rp = 4,37 mm; e rm/rp = 0,94.
[0104] Consulte a Figura 6 e Figura 17 à Figura 19, onde a Figura 17 é uma vista superior do batente de abertura controlável do módulo de câmera compacta em um estado de abertura máxima de acordo com a 1a modalidade da presente divulgação, a Figura 18 é uma vista superior do batente de abertura controlável do módulo de câmera compacta em um outro estado de abertura de acordo com a 1a modalidade da presente divulgação, e a Figura 19 é uma vista superior do batente de abertura controlável do módulo de câmera compacta em um outro estado de abertura de acordo com a 1a modalidade da presente divulgação.
[0105] Nesta modalidade, o tamanho da abertura de passagem de luz 210 pode ser ajustado pela parte de acionamento 25, de modo que o batente de abertura controlável 2 possa ter vários estados de abertura, e assim, o módulo de câmera compacta 1 tem diferentes números f.
[0106] Por exemplo, como mostrado na Figura 6, quando o tamanho da abertura de passagem de luz 210 deve ser ampliado, o primeiro ímã 253, o segundo ímã 254, a primeira bobina 255 e a segunda bobina 256 da parte de acionamento 25 geram juntos uma força de acionamento para acionar o elemento rotativo 251 para girar em uma direção de rotação DF2. Neste momento, os elementos roláveis 270 são acionados pelo elemento rotativo 251 para se moverem nas estruturas de instalação curvas AMS do elemento da estrutura 233 em uma direção de rolamento DF3. Portanto, o elemento rotativo 251 é rotativo em relação ao elemento da estrutura 233 da porção fixa 23. Quando o elemento rotativo 251 é girado na direção de rotação DF2, as saliências de conexão 2510 do elemento rotativo 251 acionam as lâminas móveis ASB para girar em uma direção DF4 respectivamente em torno das estruturas de eixo 2310 do elemento de eixo 231 como eixos de rotação, aumentando assim o tamanho da abertura de passagem de luz 210.
[0107] Por outro lado, quando o tamanho da abertura de passagem de luz 210 deve ser reduzido, o primeiro ímã 253, o segundo ímã 254, a primeira bobina 255 e a segunda bobina 256 da parte de acionamento 25 geram juntos uma força de acionamento para acionar o elemento rotativo 251 para girar em uma direção oposta à direção de rotação DF2, e as saliências de conexão 2510 do elemento rotativo 251 acionam as lâminas móveis ASB para girar respectivamente em torno das estruturas de eixo 2310 do elemento de eixo 231 como eixos de rotação em uma direção oposta à direção DF4, reduzindo assim o tamanho da abertura de passagem de luz 210.
[0108] A Figura 17 à Figura 19 mostram respectivamente três estados de abertura do batente de abertura controlável 2 nesta modalidade.
[0109] Como mostrado na Figura 17, quando o batente de abertura controlável 2 está em um primeiro estado de abertura, uma distância focal do módulo de câmera compacta 1 é f, e uma área de abertura da abertura de passagem de luz 210 é a1, as seguintes condições são satisfeitas: f = 6,19 mm; a1 = 15,34 mm2; e f/V(a1) = 1,58. No primeiro estado de abertura, um número f do módulo de câmera compacta 1 é fno, e a seguinte condição é satisfeita: fno = 1,4. Além disso, uma diferença entre uma distância mais longa e uma distância mais curta entre uma periferia da abertura de passagem de luz 210 e o eixo central CA é menor que 9,8 %. Nesta modalidade, o primeiro estado de abertura é o estado de abertura máxima do batente de abertura controlável 2, e a abertura de passagem de luz 210 é circular no estado de abertura máxima.
[0110] Como mostrado na Figura 18, quando o batente de abertura controlável 2 está em um segundo estado de abertura, a distância focal do módulo de câmera compacta 1 é f, e a área de abertura da abertura de passagem de luz 210 é a1, as seguintes condições são satisfeitas: f = 6,19 mm; a1 = 7,52 mm2; e f/V(a1) = 2,26. No segundo estado de abertura, o número f do módulo de câmera compacta 1 é fno, e a seguinte condição é satisfeita: fno = 2,0.
[0111] Como mostrado na Figura 19, quando o batente de abertura controlável 2 está em um terceiro estado de abertura, a distância focal do módulo de câmera compacta 1 é f, e a área de abertura da abertura de passagem de luz 210 é a1, as seguintes condições são satisfeitas: f = 6,19 mm; a1 = 3,58 mm2; e f/V(a1) = 3,27. No t erceiro estado de abertura, o número f do módulo de câmera compacta 1 é fno, e a seguinte condição é satisfeita: fno = 2,9. 2a Modalidade
[0112] A Figura 20 é uma vista em perspectiva de um módulo de câmera compacta de acordo com a 2a modalidade da presente divulgação, a Figura 21 é uma vista em corte de um batente de abertura controlável do módulo de câmera compacta na Figura 20, a Figura 22 é uma vista lateral do batente de abertura controlável do módulo de câmera compacta ao longo da linha 22 - 22 na Figura 21, a Figura 23 é uma vista explodida do batente de abertura controlável do módulo de câmera compacta na Figura 20, a Figura 24 é uma outra vista explodida do batente de abertura controlável do módulo de câmera compacta na Figura 20, e a Figura 25 é uma vista explodida de uma porção de passagem de luz do batente de abertura controlável na Figura 23.
[0113] Nesta modalidade, um módulo de câmera compacta 1b inclui um batente de abertura controlável 2b, um conjunto de lentes, uma unidade de acionamento de lentes e um sensor de imagem (não mostrado nas Figuras). Além disso, o batente de abertura controlável 2b está disposto em uma posição de abertura do módulo de câmera compacta 1b, a unidade de acionamento de lentes está configurada para acionar o conjunto de lentes para se mover ao longo de um eixo óptico do conjunto de lentes, e o sensor de imagem está disposto em uma superfície da imagem do conjunto de lentes. Além disso, o arranjo do conjunto de lentes, da unidade de acionamento de lentes e do sensor de imagem do módulo de câmera compacta 1b é o mesmo do conjunto de lentes LEA, da unidade de acionamento de lentes DGU e do sensor de imagem ISU do módulo de câmera compacta 1 como divulgado na 1a modalidade.
[0114] O batente de abertura controlável 2b inclui uma porção de passagem de luz 21b, uma porção fixa 23b, uma parte de acionamento 25b e uma porção de suporte 27b.
[0115] A porção de passagem de luz 21b inclui um primeiro conjunto de lâminas 211b e um segundo conjunto de lâminas 212b. O primeiro conjunto de lâminas 211b inclui três lâminas móveis ASB, e o segundo conjunto de lâminas 212b inclui três lâminas móveis ASB. As lâminas móveis ASB do primeiro conjunto de lâminas 211b e do segundo conjunto de lâminas 212b juntas envolvem uma abertura de passagem de luz 210b. Além disso, o tamanho da abertura de passagem de luz 210b pode ser ajustado através da rotação das lâminas móveis ASB acionadas pela parte de acionamento 25b.
[0116] Como mostrado na Figura 24 e Figura 25, em uma direção de um eixo central CA da abertura de passagem de luz 210b, as lâminas móveis ASB do primeiro conjunto de lâminas 211b não se sobrepõe umas às outras, as lâminas móveis ASB do segundo conjunto de lâminas 212b não se sobrepõe umas às outras, e o primeiro conjunto de lâminas 211b e o segundo conjunto de lâminas 212b se sobrepõem pelo menos parcialmente um ao outro. Além disso, em uma direção em torno da abertura de passagem de luz 210b (por exemplo, em uma direção circunferencial do eixo central CA), as lâminas móveis ASB do primeiro conjunto de lâminas 211b se sobrepõem pelo menos parcialmente umas às outras, as lâminas móveis ASB do segundo conjunto de lâminas 212b se sobrepõem pelo menos parcialmente umas às outras, e o primeiro conjunto de lâminas 211b e o segundo conjunto de lâminas 212b do não se sobrepõem um ao outro. Na Figura 25, uma área da abertura de passagem de luz 210b é uma área de sobreposição de uma projeção de uma abertura cercada pelas lâminas móveis ASB do primeiro conjunto de lâminas 211b na direção do eixo central CA e uma projeção de uma abertura cercada as lâminas móveis ASB do segundo conjunto de lâminas 212b na direção do eixo central CA. Na Figura 25, a abertura de passagem de luz 210b é separada do primeiro conjunto de lâminas 211b e o segundo conjunto de lâminas 212b é ilustrado apenas para fins descritivos. A abertura de passagem de luz 210b não é um elemento real, mas um orifício permeável à luz definido pelas lâminas móveis ASB como descrito acima. Além disso, o batente de abertura controlável 2b está disposto em uma posição onde a abertura do módulo de câmera compacta 1b existe pode indicar que a abertura de passagem de luz 210b está disposta na referida posição para a abertura do módulo de câmera compacta 1b. Além disso, o eixo óptico do conjunto de lentes e o eixo central CA da abertura de passagem de luz 210b são substancialmente totalmente sobrepostos um ao outro.
[0117] A porção fixa 23b inclui um elemento de eixo 231b, um elemento da estrutura 233b e uma tampa 235b que são fixados um ao outro. O elemento de eixo 231b tem seis estruturas de eixo 2310b, e as estruturas de eixo 2310b são respectivamente dispostas correspondendo às três lâminas móveis ASB do primeiro conjunto de lâminas 211b e as três lâminas móveis ASB do segundo conjunto de lâminas 212b. O elemento da estrutura 233b tem orifício de passagem 2330b disposto correspondendo à abertura de passagem de luz 210b, de modo que o elemento da estrutura 233b possa ser encapado no conjunto de lentes. A tampa 235b inclui seis orifícios de posicionamento 2350b, e os orifícios de posicionamento 2350b são respectivamente dispostos correspondendo às estruturas de eixo 2310b.
[0118] A parte de acionamento 25b inclui um elemento rotativo 251b, uma placa de circuito impresso flexível 252b, um primeiro ímã 253b, um segundo ímã 254b, uma primeira bobina 255b e uma segunda bobina 256b.
[0119] O elemento rotativo 251b é rotativo em torno da abertura de passagem de luz 210b e conectado às lâminas móveis ASB, e o elemento rotativo 251b está configurado para acionar as lâminas móveis ASB para girar respectivamente em relação às estruturas de eixo 2310b a abertura de passagem de luz 210b. Em detalhe, o primeiro conjunto de lâminas 211b e o segundo conjunto de lâminas 212b estão dispostos entre a tampa 235b e o elemento rotativo 251b. O elemento rotativo 251b inclui seis saliências de conexão 2510b, e as saliências de conexão 2510b são respectivamente dispostas correspondendo às três lâminas móveis ASB do primeiro conjunto de lâminas 211b e as três lâminas móveis ASB do segundo conjunto de lâminas 212b. Além disso, cada uma das lâminas móveis ASB tem uma estrutura do eixo correspondente ao orifício CH1 e uma saliência correspondente à ranhura CH2. As estruturas de eixo 2310b do elemento de eixo 231b são respectivamente dispostas através da estrutura do eixo correspondente aos orifícios CH1 das lâminas móveis ASB e fixadas aos orifícios de posicionamento 2350b da tampa 235b, de modo que as lâminas móveis ASB possam ser giradas respectivamente em torno das estruturas de eixo 2310b como eixos de rotação. Portanto, a tampa 235b é mantida em uma posição predeterminada e, com a colaboração da tampa 235b e o elemento rotativo 251b, as lâminas móveis ASB são móveis em uma faixa determinada. As saliências de conexão 2510b do elemento rotativo 251b são respectivamente, dispostas de forma deslizante na saliência correspondente ranhuras CH2 das lâminas móveis ASB, de modo que o elemento rotativo 251b pode acionar as lâminas móveis ASB para girar respectivamente em torno das estruturas de eixo 2310b como eixos de rotação de modo a ajustar o tamanho da abertura de passagem de luz 210b. Nesta modalidade, os orifícios de posicionamento 2350b são orifícios de passagem.
[0120] Nesta modalidade, o número das lâminas móveis ASB é seis, mas a presente divulgação não se limita a isso. Em outras modalidades, o número de lâminas móveis pode ser, por exemplo, quatro ou oito, e os números de estruturas de eixo, saliências de conexão e orifícios de posicionamento podem ser correspondentes.
[0121] Nesta modalidade, a tampa 235b ainda inclui uma superfície interna 2351b e uma superfície externa 2352b. A superfície interna 2351b voltada para as lâminas móveis ASB, e a superfície externa 2352b está localizada mais distante das lâminas móveis ASB do que a superfície interna 2351b para as lâminas móveis ASB. Além disso, uma refletividade da superfície externa 2352b é menor que uma refletividade da superfície interna 2351b. Uma rugosidade média aritmética (Ra) da superfície interna 2351b é menor que 0,25 pm.
[0122] A placa de circuito impresso flexível 252b está disposta em torno do elemento rotativo 251b. O primeiro ímã 253b e o segundo ímã 254b estão dispostos em uma parede lateral SLO do elemento rotativo 251b na direção do eixo central CA, e a primeira bobina 255b e a segunda bobina 256b estão dispostas na placa de circuito impresso flexível 252b e conectadas eletricamente à placa de circuito impresso flexível 252b, melhorando assim a taxa de rendimento de montagem. A primeira bobina 255b e a segunda bobina 256b respectivamente correspondem ao primeiro ímã 253b e ao segundo ímã 254b. Além disso, a primeira bobina 255b está localizada mais longe da abertura de passagem de luz 210b do que o primeiro ímã 253b para a abertura de passagem de luz 210b, e a segunda bobina 256b está localizada mais longe da abertura de passagem de luz 210b do que o segundo ímã 254b para a abertura de passagem de luz 210b. O primeiro ímã 253b, o segundo ímã 254b, a primeira bobina 255b e a segunda bobina 256b são configurados para acionar o elemento rotativo 251b para girar em torno da abertura de passagem de luz 210b. Nesta modalidade, o segundo ímã 254b e a segunda bobina 256b estão dispostos simétricos ao primeiro ímã 253b e à primeira bobina 255b.
[0123] A porção de suporte 27b inclui quatro elementos roláveis 270b, e os elementos roláveis 270b estão dispostos entre a porção fixa 23b e o elemento rotativo 251b e dispostos em torno da abertura de passagem de luz 210b. Em detalhe, o elemento da estrutura 233b da porção fixa 23b ainda tem quatro estruturas de instalação curvas AMS, os elementos roláveis 270b são respectivamente dispostos nas estruturas de instalação curvas AMS do elemento da estrutura 233b e móveis ao longo das estruturas de instalação curvas AMS na direção em torno da abertura de passagem de luz 210b, e o elemento da estrutura 233b está em contato físico com os elementos roláveis 270b de modo a suportar os elementos roláveis 270b e o elemento rotativo 251b, de modo que o elemento rotativo 251b é rotativo em relação à porção fixa 23b na direção circunferencial do eixo central CA. Nesta modalidade, as estruturas de instalação curvas AMS do elemento da estrutura 233b são recessos em forma de arco, mas a presente divulgação não se limita a isso. Os elementos roláveis 270b são esferas, e são feitos de material metálico, material cerâmico ou material plástico. Nesta modalidade, as estruturas de eixo 2310b e os elementos roláveis 270b são respectivamente dispostos no elemento de eixo 231b e no elemento da estrutura 233b.
[0124] Consulte a Figura 26 à Figura 29. A Figura 26 é uma vista em perspectiva dos elementos roláveis e o elemento da estrutura da porção fixa na Figura 23, a Figura 27 é uma vista superior ampliada da região EL2 na Figura 26, a Figura 28 é uma outra vista em perspectiva do elemento da estrutura da porção fixa na Figura 23, e a Figura 29 é uma vista esquemática da posição relativa de um componente de metal do elemento da estrutura da porção fixa e os ímãs da parte de acionamento na Figura 23.
[0125] Nesta modalidade, o elemento da estrutura 233b inclui um componente de metal 2331b e um componente de revestimento 2332b, e o componente de metal 2331b é moldado por inserção com o componente de revestimento 2332b para juntos formar o elemento da estrutura 233b. O componente de metal 2331b tem uma pluralidade de orifícios preenchidos MFHH, e os orifícios preenchidos MFHH são meios orifícios. O componente de revestimento 2332b é, por exemplo, feito de material plástico ou material cerâmico, e o componente de revestimento 2332b é preenchido nos orifícios preenchidos MFHH do componente de metal 2331b.
[0126] O elemento da estrutura 233b ainda tem uma pluralidade de recessos PCG localizados no componente de revestimento 2332b, e uma parte do componente de metal 2331b é exposta pelos recessos PCG de modo a posicionar o componente de metal 2331b. Além disso, os recessos PCG são respectivamente dispostos correspondendo aos orifícios preenchidos MFHH do componente de metal 2331b de modo a reduzir o número de orifícios (por exemplo, os recessos PCG) do componente de revestimento 2332b, e os orifícios preenchidos MFHH são respectivamente parcialmente exposta pelos recessos PCG. Nesta modalidade, os recessos PCG são, por exemplo, orifícios de ejeção dispostos correspondendo a pinos ejetores de um molde.
[0127] O componente de metal 2331b é ferromagnético, o componente de metal 2331b, o primeiro ímã 253b e o segundo ímã 254b geram juntos uma atração magnética em uma direção DF1, e a atração magnética força o primeiro ímã 253b, o segundo ímã 254b e o elemento rotativo 251b para exercer uma pressão nos elementos roláveis 270b na direção DF1 de modo a manter a posição dos elementos roláveis 270b. Além disso, uma direção do campo magnético gerada pela primeira bobina 255b e a segunda bobina 256b é diferente da direção DF1 da atração magnética entre o componente de metal 2331b e os ímãs. Como mostrado na Figura 29, os orifícios preenchidos MFHH do componente de metal 2331b não se sobrepõem com o primeiro ímã 253b e o segundo ímã 254b na direção paralela a eixo central CA, de modo que os orifícios preenchidos MFHH não correspondam to os ímãs 253b e 254b.
[0128] Consulte a Figura 30, que é uma vista em perspectiva da placa de circuito impresso flexível, as bobinas e um componente eletrônico da parte de acionamento na Figura 23. A parte de acionamento 25b ainda inclui um terceiro componente eletrônico 257b, e o terceiro componente eletrônico 257b é um controlador de acionamento tendo um circuito de detecção de posição, simplificando assim o arranjo de cabos. O terceiro componente eletrônico 257b está disposto na placa de circuito impresso flexível 252b e conectado eletricamente à primeira bobina 255b e a segunda bobina 256b por meio da placa de circuito impresso flexível 252b, e o terceiro componente eletrônico 257b está configurado para controlar as bobinas 255b e 256b para gerar campos magnéticos necessários. Além disso, o terceiro componente eletrônico 257b está disposto correspondendo ao primeiro ímã 253b de modo a obter as informações de posição do elemento rotativo 251b e o primeiro ímã 253b na direção em torno da abertura de passagem de luz 210b através do circuito de detecção de posição, obtendo assim o controle de feedback de modo a garantir a precisão de ajuste de tamanho do batente de abertura controlável 2b. A conexão elétrica e processo de controle de feedback do terceiro componente eletrônico 257b, a primeira bobina 255b e a segunda bobina 256b nesta modalidade são ilustrados em referência à Figura 42 e Figura 43, onde a Figura 42 é uma vista esquemática de uma conexão elétrica de um controlador de acionamento e bobinas de acordo com uma modalidade da presente divulgação, e a Figura 43 é um diagrama de bloco de um sistema de controle de feedback do controlador de acionamento, as bobinas e um circuito de detecção de posição na Figura 42. Na Figura 42, um controlador de acionamento DCU tem um circuito de detecção de posição PSC, e o controlador de acionamento DCU e o circuito de detecção de posição PSC são conectados a um VCC de energia e GND. O controlador de acionamento DCU é conectado eletricamente às bobinas CL de modo a controlar as bobinas CL para gerar campos magnéticos necessários. Uma extremidade de cada um das bobinas CL é conectada ao GND de aterramento. O circuito de detecção de posição PSC do controlador de acionamento DCU está configurado para obter as informações de posição de um elemento rotativo e ímãs em uma direção em torno de uma abertura de passagem de luz. Como mostrado na Figura 43, em um sistema de controle de feedback de circuito fechado, o circuito de detecção de posição PSC detecta a posição dos ímãs no elemento rotativo e realimenta o mesmo para o controlador de acionamento DCU, e portanto, o controlador de acionamento DCU pode ajustar o campo magnético gerado pelas bobinas CL de modo a ajustar a posição do elemento rotativo.
[0129] Nesta modalidade, o terceiro componente eletrônico 257b está disposto correspondendo ao primeiro ímã 253b, e o terceiro componente eletrônico 257b está localizado mais longe da abertura de passagem de luz 210b do que o primeiro ímã 253b para a abertura de passagem de luz 210b. Nesta modalidade, o circuito de detecção de posição detecta a mudança do campo magnético do primeiro ímã 253b para obter informações de posição de componentes.
[0130] Nesta modalidade, o número de ímãs da parte de acionamento 25b é dois, o terceiro componente eletrônico 257b está disposto correspondendo ao primeiro ímã 253b, e o componente de metal 2331b é feito de material ferromagnético de modo que todo o componente de metal 2331b é ferromagnético, mas a presente divulgação não se limita a isso. Por exemplo, consulte a Figura 31, que é uma vista em perspectiva e parcial de uma parte de acionamento e um componente de metal do módulo de câmera compacta de acordo com uma outra configuração da 2a modalidade da presente divulgação. Em outras modalidades, o número de ímãs de uma parte de acionamento 25c é quatro; isto é, a parte de acionamento 25c ainda inclui um terceiro ímã 353c e um quarto ímã 354c disposto na parede lateral de um elemento rotativo, e o terceiro ímã 353c e o quarto ímã 354c são respectivamente dispostos entre um primeiro ímã 253c e um segundo ímã 254c, de modo que o primeiro ímã 253c, o segundo ímã 254c, o terceiro ímã 353c e o quarto ímã 354c juntos envolvem o elemento rotativo. Além disso, um terceiro componente eletrônico 257c disposto em uma placa de circuito impresso flexível 252c está disposto correspondendo ao terceiro ímã 353c, e o terceiro componente eletrônico 257c está configurado para detectar a mudança do campo magnético do terceiro ímã 353c através de um circuito de detecção de posição do mesmo, de modo a obter as informações de posição do elemento rotativo e o terceiro ímã 353c em uma direção em torno da abertura de passagem de luz. Além disso, um componente de metal 2331c não é totalmente ferromagnético mas inclui duas porções de atração MAP que são ferromagnéticas em algumas de suas partes. As porções de atração MAP são respectivamente dispostas correspondendo ao terceiro ímã 353c e ao quarto ímã 354c de modo a gerar juntos uma atração magnética na direção DF1, e a atração magnética força o terceiro ímã 353c, o quarto ímã 354c e o elemento rotativo para exercer uma pressão nos elementos roláveis na direção DF1 de modo a estabilizar o processo de operação.
[0131] Quando uma distância mais curta entre o primeiro ímã 253b e o eixo central CA é rm, e uma distância mais curta entre a primeira bobina 255b e o eixo central CA é rc, as seguintes condições são satisfeitas: rm = 4,12 mm; rc = 4,31 mm; e rm/rc = 0,96. Nesta modalidade, a relação da distância entre o segundo ímã 254b, a segunda bobina 256b e o eixo central CA também pode satisfazer as condições acima.
[0132] Quando uma distância mais curta entre os elementos roláveis 270b e o eixo central CA é rb, e a distância mais longa entre o primeiro ímã 253b e o eixo central CA é rm, as seguintes condições são satisfeitas: rb = 3,75 mm; rm = 4,12 mm; e rb/rm = 0,91.
[0133] Quando a distância mais longa entre o primeiro ímã 253b e o eixo central CA é rm, e uma distância mais curta entre o terceiro componente eletrônico 257b e o eixo central CA é rp, as seguintes condições são satisfeitas: rm = 4,12 mm; rp = 4,25 mm; e rm/rp = 0,97.
[0134] Consulte a Figura 24 e Figura 32 a Figura 34, onde a Figura 32 é uma vista superior do batente de abertura controlável do módulo de câmera compacta em um estado de abertura máxima de acordo com a 2a modalidade da presente divulgação, a Figura 33 é uma vista superior do batente de abertura controlável do módulo de câmera compacta em um outro estado de abertura de acordo com a 2a modalidade da presente divulgação, e a Figura 34 é uma vista superior do batente de abertura controlável do módulo de câmera compacta em um outro estado de abertura de acordo com a 2a modalidade da presente divulgação.
[0135] Nesta modalidade, o tamanho da abertura de passagem de luz 210b pode ser ajustado pela parte de acionamento 25b, de modo que o batente de abertura controlável 2b pode ter vários estados de abertura, e assim, o módulo de câmera compacta 1b tem diferentes números f.
[0136] Por exemplo, como mostrado na Figura 24, quando o tamanho da abertura de passagem de luz 210b deve ser reduzido, o primeiro ímã 253b, o segundo ímã 254b, a primeira bobina 255b e a segunda bobina 256b da parte de acionamento 25b geram juntos uma força de acionamento para acionar o elemento rotativo 251b para girar em uma direção de rotação DF5. Neste momento, os elementos roláveis 270b são acionados pelo elemento rotativo 251b para se moverem nas estruturas de instalação curvas AMS do elemento da estrutura 233b em uma direção de rolamento DF6. Portanto, o elemento rotativo 251b é rotativo em relação ao elemento da estrutura 233b da porção fixa 23b. Quando o elemento rotativo 251b é girado na direção de rotação DF5, as saliências de conexão 2510b do elemento rotativo 251b acionam as lâminas móveis ASB para girar em uma direção DF7 respectivamente em torno das estruturas de eixo 2310b do elemento de eixo 231b como eixos de rotação, aumentando assim o tamanho da abertura de passagem de luz 210b.
[0137] Por outro lado, quando o tamanho da abertura de passagem de luz 210b deve ser ampliado, o primeiro ímã 253b, o segundo ímã 254b, a primeira bobina 255b e a segunda bobina 256b da parte de acionamento 25b geram juntos uma força de acionamento para acionar o elemento rotativo 251b para girar em uma direção oposta à direção de rotação DF5, e as saliências de conexão 2510b do elemento rotativo 251b acionam as lâminas móveis ASB para girar respectivamente em torno das estruturas de eixo 2310b do elemento de eixo 231b como eixos de rotação em uma direção oposta à direção DF7, reduzindo assim o tamanho da abertura de passagem de luz 210b.
[0138] A Figura 32 à Figura 34 mostram respectivamente três estados de abertura do batente de abertura controlável 2b nesta modalidade.
[0139] Como mostrado na Figura 32, quando o batente de abertura controlável 2b está em um primeiro estado de abertura, uma distância focal do módulo de câmera compacta 1b é f, e uma área de abertura da abertura de passagem de luz 210b é a1, as seguintes condições são satisfeitas: f = 6,19 mm; a1 = 15,34 mm2; e f/V(a1) = 1,58. No primeiro estado de abertura, um número f do módulo de câmera compacta 1b é fno, e a seguinte condição é satisfeita: fno = 1,4. Além disso, uma diferença entre uma distância mais longa e uma distância mais curta entre uma periferia da abertura de passagem de luz 210b e o eixo central CA é menor que 9,8 %. Nesta modalidade, o primeiro estado de abertura é o estado de abertura máxima do batente de abertura controlável 2b, e a abertura de passagem de luz 210b no estado de abertura máxima.
[0140] Como mostrado na Figura 33, quando o batente de abertura controlável 2b está em um segundo estado de abertura, a distância focal do módulo de câmera compacta 1b é f, e a área de abertura da abertura de passagem de luz 210b é a1, as seguintes condições são satisfeitas: f = 6,19 mm; a1 = 3,84 mm2; e f/V(a1) = 3,16. No segundo estado de abertura, o número f do módulo de câmera compacta 1b é fno, e a seguinte condição é satisfeita: fno = 2,8.
[0141] Como mostrado na Figura 34, quando o batente de abertura controlável 2b está em um terceiro estado de abertura, a distância focal do módulo de câmera compacta 1b é f, e a área de abertura da abertura de passagem de luz 210b é a1, as seguintes condições são satisfeitas: f = 6,19 mm; a1 = 0,96 mm2; e f/V(a1) = 6,32. No terceiro estado de abertura, o número f do módulo de câmera compacta 1b é fno, a seguinte condição é satisfeita: fno = 5,6. 3a Modalidade
[0142] Consulte a Figura 35 à Figura 37. A Figura 35 é uma vista em perspectiva de um dispositivo eletrônico de acordo com a 3a modalidade da presente divulgação, a Figura 36 é uma outra vista em perspectiva do dispositivo eletrônico na Figura 35, e a Figura 37 é um diagrama de bloco do dispositivo eletrônico na Figura 35.
[0143] Nesta modalidade, um dispositivo eletrônico 7 é um dispositivo móvel, como um computador, um smartphone, um dispositivo vestível inteligente, um drone de câmera, um gravador de direção e visualizador, e a presente divulgação não está limitada a isso. O dispositivo eletrônico 7 inclui um módulo de câmera compacta 70a com um batente de abertura controlável, um módulo de câmera compacta de grande angular 70b, um módulo de câmera macro foto compacta 70c, um módulo de câmera compacta 70d, um módulo de câmera ToF (time of flight) 70e, um módulo de flash 72, um módulo de assistência de foco 73, um processador de sinal de imagem, um módulo de exibição 75, um processador de software de imagem e um dispositivo de identificação biométrica 77. Além disso, o módulo de câmera compacta 70a tendo batente de abertura controlável é, por exemplo, o módulo de câmera compacta 1 conforme divulgado na 1a modalidade, mas a presente divulgação não está limitada a isso. Cada um dos módulos de câmera 70b, 70c, 70d e 70e pode ser um dos módulos de câmera compactas conforme divulgado nas modalidades acima da presente divulgação.
[0144] O módulo de câmera compacta 70a, o módulo de câmera compacta 70b e o módulo de câmera compacta 70c estão dispostos do mesmo lado do dispositivo eletrônico 7. O módulo de câmera compacta 70d, o módulo de câmera ToF 70e e o módulo de exibição 75 estão dispostos no lado oposto lateral do dispositivo eletrônico 7. O módulo de exibição 75 pode ser uma interface de usuário, de modo que o módulo de câmera 70d e o módulo de câmera 70e possam ser câmeras frontais do dispositivo eletrônico 7 para tirar selfies, mas a presente divulgação não é limitada a isso.
[0145] Nesta modalidade, o módulo de câmera compacta 7 0a, o módulo de câmera compacta 7 0b e o módulo de câmera compacta 70c têm diferentes campos de visão, de modo que o dispositivo eletrônico 7 pode ter várias taxas de ampliação para atender ao requisito de funcionalidade de zoom óptico. Por exemplo, o módulo de câmera compacta grande angular 70b tem um campo de visão relativamente grande, e a imagem capturada pelo módulo de câmera compacta grande angular 70b pode se referir a Figura 38, que mostra uma imagem capturada pelo dispositivo eletrônico 7 com um módulo de câmera compacta grande angular, e a imagem capturada como mostrada na Figura 38 inclui toda a catedral, edifícios ao redor e pessoas em frente à catedral. A imagem capturada como mostrado na Figura 38 tem um campo de visão e profundidade de visão relativamente grandes, mas geralmente tem um grau de distorção relativamente grande. A imagem capturada pelo módulo de câmera compacta 70a tendo um batente de abertura controlável com um número f relativamente pequeno pode se referir a Figura 39, e a imagem capturada pelo módulo de câmera compacta 70a tendo um batente de abertura controlável com um número f relativamente grande pode se referir a Figura 40. A Figura 39 mostra uma imagem capturada pelo dispositivo eletrônico 7 com um módulo de câmera compacta tendo um batente de abertura controlável com um número f de 1,4, a Figura 40 mostra uma imagem capturada pelo dispositivo eletrônico 7 com um módulo de câmera compacta tendo um batente de abertura controlável com um número f de 5,6, e a imagens capturadas como mostrado na Figura 39 e Figura 40 incluem pássaros voando em frente à catedral. Como mostrado na Figura 39, quando o batente de abertura controlável do módulo de câmera compacta 70a fornece uma abertura de passagem de luz relativamente grande, o sensor de imagem recebe mais luz, mas o fundo na imagem é relativamente desfocado. Como mostrado na Figura 40, quando o batente de abertura controlável do módulo de câmera compacta 70a fornece um relativamente pequeno abertura de passagem de luz, o sensor de imagem recebe menos luz, mas o fundo na imagem é relativamente claro. As imagens capturadas como mostrado na Figura 39 e Figura 40 têm um campo de visão e profundidade de visão relativamente pequenos, e o módulo de câmera compacta 70a tendo um batente de abertura controlável pode ser usado para atirar em alvos em movimento. Por exemplo, a unidade de acionamento de lentes pode acionar o conjunto de lentes para foco automático rápido e contínuo no alvo, de modo que a imagem capturada do alvo não fique borrada devido à longa distância de foco. Ao gerar imagens, o módulo de câmera compacta 70a tendo um batente de abertura controlável pode ainda realizar zoom óptico para objetos fotografados de modo a obter imagens mais nítidas. Além disso, o módulo de câmera 70e pode determinar informações de profundidade do objeto imageado. Nesta modalidade, o dispositivo eletrônico 7 inclui vários módulos de câmera 70a, 70b, 70c, 70d e 70e, mas a presente divulgação não está limitada ao número e disposição dos módulos de câmera.
[0146] Quando um usuário captura imagens de um objeto OBJ, os raios de luz convergem no módulo de câmera 70a, no módulo de câmera 7 0b ou no módulo de câmera 7 0c para gerar imagens e o módulo de flash 72 é ativado para suplemento de luz. O módulo auxiliar de foco 73 detecta a distância do objeto OBJ com imagem para obter foco automático rápido. O processador de sinal de imagem é configurado para otimizar a imagem capturada para melhorar a qualidade da imagem. O feixe de luz emitido pelo módulo auxiliar de foco 73 pode ser infravermelho convencional ou laser.
[0147] Além disso, os raios de luz podem convergir no módulo de câmera 7 0d ou no módulo de câmera 7 0e para gerar imagens. O dispositivo eletrônico 7 pode incluir uma luz de lembrete 82 que pode ser iluminada para lembrar ao usuário que o módulo de câmera 7 0d ou o módulo de câmera 7 0e está funcionando. O módulo de exibição 75 pode ser uma tela sensível ao toque ou botões físicos, como um botão de zoom 751 e um botão de liberação do obturador 752. O usuário é capaz de interagir com o módulo de exibição 75 e o processador de software de imagem tendo múltiplas funções para capturar imagens e imagem completa em processamento. A imagem processada pelo processador de software de imagem pode ser exibida no módulo de exibição 75. O usuário pode reproduzir a imagem capturada anteriormente por meio de um botão de reprodução de imagem 753 do módulo de exibição 75, pode escolher um módulo de câmera adequado para fotografar por meio de uma comutação de módulo de câmera botão 754 do módulo de exibição 75 e pode ajustar adequadamente os parâmetros de disparo de acordo com as situações de disparo atuais por meio de um botão de menu integrado 755 do módulo de exibição 75.
[0148] Além disso, o dispositivo eletrônico 7 inclui ainda uma placa de circuito 78 e uma pluralidade de componentes eletrônicos 79 dispostos na placa de circuito 78. Os módulos de câmera 70a, 70b, 70c, 70d e 70e são conectados eletricamente ao componente eletrônico 79 por meio de conectores 781 na placa de circuito 78. Os componentes eletrônicos 79 podem incluir um módulo emissor de sinal e podem transmitir imagem(s) para outro dispositivo eletrônico ou armazenamento em nuvem por meio do módulo emissor de sinal. O módulo emissor de sinal pode ser um módulo de fidelidade sem fio (WiFi), um módulo Bluetooth, um módulo infravermelho, um módulo de serviço de rede ou um módulo integrado para transmitir vários sinais mencionados acima, e a presente divulgação não está limitada a eles.
[0149] Os componentes eletrônicos 79 também podem incluir uma unidade de armazenamento, uma memória de acesso aleatório para armazenar informações de imagem, um giroscópio e um localizador de posição para facilitar a navegação ou posicionamento do dispositivo eletrônico 7. Nesta modalidade, o processador de sinal de imagem, o processador de imagem o processador de software e a memória de acesso aleatório são integrados em um único sistema de chip 74, mas a presente divulgação não está limitada a isso. Em algumas outras modalidades, os componentes eletrônicos também podem ser integrados no módulo de câmera ou também podem ser dispostos em uma das placas de circuito. Além disso, o usuário pode utilizar o dispositivo de identificação biométrica 77 para ligar e desbloquear o dispositivo eletrônico 7.
[0150] O smartphone nesta modalidade é apenas exemplificativo para mostrar o módulo de câmera compacta da presente divulgação instalado em um dispositivo eletrônico, e a presente divulgação não se limita a isso. O módulo de câmera compacta pode ser opcionalmente aplicado a sistemas ópticos com foco móvel. Além disso, o módulo de câmera compacta apresenta boa capacidade em correções de aberrações e alta qualidade de imagem e pode ser aplicado a aplicativos de captura de imagens 3D (tridimensionais), em produtos como câmeras digitais, dispositivos móveis, tablets digitais, televisores inteligentes, vigilância de rede dispositivos, câmeras de painel, câmeras de backup de veículos, dispositivos multicâmera, sistemas de reconhecimento de imagem, dispositivos de entrada de detecção de movimento, dispositivos vestíveis e outros dispositivos eletrônicos de imagem.
[0151] A descrição anterior, para fins de explicação, foi descrita com referência a modalidades específicas. Deve-se notar que a presente divulgação mostra diferentes dados das diferentes modalidades; no entanto, os dados das diferentes modalidades são obtidos a partir de experimentos. As modalidades foram escolhidas e descritas para melhor explicar os princípios da divulgação e suas aplicações práticas, para assim permitir que outras pessoas versadas na técnica utilizem melhor a divulgação e várias modalidades com várias modificações conforme são adequadas ao uso específico contemplado. As modalidades descritas acima e os desenhos anexos são exemplificativos e não pretendem ser exaustivas ou limitar o escopo da presente divulgação às formas precisas divulgadas. Muitas modificações e variações são possíveis em vista dos ensinamentos acima.
Claims (68)
- Batente de abertura controlável, caracterizado por compreender: uma porção de passagem de luz compreendendo uma pluralidade de lâminas móveis, e a pluralidade de lâminas móveis juntas em torno de uma abertura de passagem de luz; uma porção fixa tendo uma pluralidade de estruturas de eixo respectivamente dispostas correspondendo à pluralidade de lâminas móveis; uma parte de acionamento compreendendo: um elemento rotativo conectado à pluralidade de lâminas móveis, e o elemento rotativo configurado para acionar a pluralidade de lâminas móveis para girar respectivamente em relação à pluralidade de estruturas de eixo de modo a ajustar um tamanho da abertura de passagem de luz; um primeiro ímã disposto no elemento rotativo; e uma primeira bobina disposta correspondendo ao primeiro ímã, a primeira bobina localizada mais longe da abertura de passagem de luz do que o primeiro ímã para a abertura de passagem de luz, e o primeiro ímã e a primeira bobina configurados para acionar o elemento rotativo para girar em torno da abertura de passagem de luz; e uma pluralidade de elementos roláveis dispostos entre a porção fixa e o elemento rotativo e dispostos em torno da abertura de passagem de luz, de modo que o elemento rotativo possa ser girado em relação à porção fixa; em que uma distância mais longa entre o primeiro ímã e um eixo central da abertura de passagem de luz é rm, uma distância mais curta entre a primeira bobina e o eixo central é rc, uma distância mais curta entre a pluralidade de elementos roláveis e o eixo central é rb, e as seguintes condições são satisfeitas: 0,5 < rm/rc < 1; e 0,6 < rb/rm < 1,8.
- Batente de abertura controlável, de acordo com a reivindicação 1, caracterizado por a porção fixa compreender: um elemento de eixo tendo a pluralidade de estruturas de eixo; e um elemento da estrutura tendo um orifício de passagem, em que o orifício de passagem e a abertura de passagem de luz correspondem um ao outro, o elemento da estrutura e o elemento de eixo são fixados um ao outro, e a pluralidade de elementos roláveis estão dispostos entre o elemento da estrutura e o elemento rotativo.
- Batente de abertura controlável, de acordo com a reivindicação 2, caracterizado por o elemento da estrutura compreender uma estrutura de instalação curva, e um ou mais da pluralidade de elementos roláveis estarem dispostos na estrutura de instalação curva e móveis ao longo da estrutura de instalação curva em uma direção em torno da abertura de passagem de luz.
- Batente de abertura controlável, de acordo com a reivindicação 1, caracterizado por a porção fixa compreender uma tampa, a pluralidade de lâminas móveis estar disposta entre a tampa e o elemento rotativo, a tampa compreender um orifício de posicionamento, e o orifício de posicionamento estar disposto correspondendo a uma da pluralidade de estruturas de eixo.
- Batente de abertura controlável, de acordo com a reivindicação 4, caracterizado por a tampa compreender uma superfície interna voltada para a pluralidade de lâminas móveis; em que uma rugosidade média aritmética (Ra) da superfície interna é menor que 0,25 µm.
- Batente de abertura controlável, de acordo com a reivindicação 4, caracterizado por a tampa compreender uma superfície interna e uma superfície externa, a superfície interna voltada para a pluralidade de lâminas móveis, a superfície externa está localizada mais distante da pluralidade de lâminas móveis do que a superfície interna para a pluralidade de lâminas móveis, e uma refletividade da superfície externa é menor que uma refletividade da superfície interna.
- Batente de abertura controlável, de acordo com a reivindicação 1, caracterizado por o primeiro ímã estar em uma forma de arco, e uma direção da forma de arco corresponder a uma direção de rotação do primeiro ímã.
- Batente de abertura controlável, de acordo com a reivindicação 1, caracterizado por a porção fixa compreender uma superfície de contato superior, e a pluralidade de lâminas móveis estar disposta na superfície de contato superior; em que uma rugosidade média aritmética (Ra) da superfície de contato superior é menor ou igual a 0,25 µm.
- Batente de abertura controlável, de acordo com a reivindicação 1, caracterizado por o elemento rotativo compreender uma superfície de contato inferior, e a pluralidade de lâminas móveis estar disposta na superfície de contato inferior; em que uma rugosidade média aritmética (Ra) da superfície de contato inferior é menor que 0,25 µm.
- Batente de abertura controlável, de acordo com a reivindicação 1, caracterizado por a parte de acionamento compreender um controlador de acionamento conectado eletricamente à primeira bobina.
- Batente de abertura controlável, de acordo com a reivindicação 10, caracterizado por o controlador de acionamento ter um circuito de detecção de posição.
- Batente de abertura controlável, de acordo com a reivindicação 1, caracterizado por a pluralidade de lâminas móveis consistir em um primeiro conjunto de lâminas e um segundo conjunto de lâminas, o primeiro conjunto de lâminas compreende algumas da pluralidade de lâminas móveis, e o segundo conjunto de lâminas compreender outras da pluralidade de lâminas móveis; em que em uma direção paralela ao eixo central, a pluralidade de lâminas móveis do primeiro conjunto de lâminas não se sobrepõe umas às outras, a pluralidade de lâminas móveis do segundo conjunto de lâminas não se sobrepõe umas às outras, e o primeiro conjunto de lâminas e o segundo conjunto de lâminas se sobrepõe pelo menos parcialmente um ao outro; e em que em uma direção em torno da abertura de passagem de luz, a pluralidade de lâminas móveis do primeiro conjunto de lâminas se sobrepõe pelo menos parcialmente umas às outras, a pluralidade de lâminas móveis do segundo conjunto de lâminas se sobrepõe pelo menos parcialmente umas às outras, e o primeiro conjunto de lâminas e o segundo conjunto de lâminas não se sobrepõem um ao outro.
- Batente de abertura controlável, de acordo com a reivindicação 1, caracterizado por a parte de acionamento compreende um segundo ímã e uma segunda bobina, e o segundo ímã e a segunda bobina estão dispostos simetricamente ao primeiro ímã e à primeira bobina.
- Batente de abertura controlável, de acordo com a reivindicação 1, caracterizado por quando o batente de abertura controlável está em um estado de abertura máxima, uma diferença entre uma distância mais longa e uma distância mais curta entre uma periferia da abertura de passagem de luz e o eixo central é menor que 9,8 %.
- Módulo de câmera compacta, caracterizado por compreender: batente de abertura controlável, de acordo com a reivindicação 1, em que o batente de abertura controlável está disposto em uma posição de abertura do módulo de câmera compacta; em que uma distância focal do módulo de câmera compacta é f, uma área de abertura da abertura de passagem de luz é a1, e a seguinte condição é satisfeita: 1,19 ≤ f/√(a1) ≤ 11,99.
- Dispositivo eletrônico, caracterizado por compreender: o módulo de câmera compacta, de acordo com a reivindicação 15.
- Batente de abertura controlável, caracterizado por compreender: uma porção de passagem de luz compreendendo uma pluralidade de lâminas móveis, e a pluralidade de lâminas móveis juntas em torno de uma abertura de passagem de luz; uma porção fixa tendo uma pluralidade de estruturas de eixo respectivamente dispostas correspondendo à pluralidade de lâminas móveis; uma parte de acionamento compreendendo: um elemento rotativo conectado à pluralidade de lâminas móveis, e o elemento rotativo configurado para acionar a pluralidade de lâminas móveis para girar respectivamente em relação à pluralidade de estruturas de eixo de modo a ajustar um tamanho da abertura de passagem de luz; um primeiro ímã disposto no elemento rotativo; e uma primeira bobina disposta correspondendo ao primeiro ímã, a primeira bobina localizada mais longe da abertura de passagem de luz do que o primeiro ímã para a abertura de passagem de luz, e o primeiro ímã e a primeira bobina configurados para acionar o elemento rotativo para girar em torno da abertura de passagem de luz; e uma pluralidade de elementos roláveis dispostos entre a porção fixa e o elemento rotativo e dispostos em torno da abertura de passagem de luz, de modo que o elemento rotativo possa ser girado em relação à porção fixa; em que a porção fixa compreende um elemento da estrutura, o elemento da estrutura está em contato físico com a pluralidade de elementos roláveis de modo a suportar a pluralidade de elementos roláveis e o elemento rotativo, o elemento da estrutura compreende um componente de metal e um componente revestido, e o componente de metal é moldado por inserção com o componente revestido para juntos formar o elemento da estrutura; em que o componente de metal tem uma pluralidade de orifícios preenchidos, o componente revestido é preenchido na pluralidade de orifícios preenchidos, e a pluralidade de orifícios preenchidos e o primeiro ímã não se sobrepõem uns aos outros em uma direção paralela a um eixo central da abertura de passagem de luz.
- Batente de abertura controlável, de acordo com a reivindicação 17, caracterizado por a porção fixa compreender um elemento de eixo, o elemento de eixo tem uma pluralidade de estruturas de eixo, e o elemento de eixo e o elemento da estrutura estão fixados um ao outro.
- Batente de abertura controlável, de acordo com a reivindicação 17, caracterizado por a porção fixa compreender uma tampa, a pluralidade de lâminas móveis estar disposta entre a tampa e o elemento rotativo, a tampa compreender um orifício de posicionamento, e o orifício de posicionamento estar disposto correspondendo a uma da pluralidade de estruturas de eixo.
- Batente de abertura controlável, de acordo com a reivindicação 19, caracterizado por a tampa compreender uma superfície interna voltada para a pluralidade de lâminas móveis; em que uma rugosidade média aritmética (Ra) da superfície interna é menor que 0,25 µm.
- Batente de abertura controlável, de acordo com a reivindicação 19, caracterizado por a tampa compreender uma superfície interna e uma superfície externa, a superfície interna voltada para a pluralidade de lâminas móveis, a superfície externa está localizada mais distante da pluralidade de lâminas móveis do que a superfície interna para a pluralidade de lâminas móveis, e uma refletividade da superfície externa é menor que uma refletividade da superfície interna.
- Batente de abertura controlável, de acordo com a reivindicação 17, caracterizado por o primeiro ímã estar em uma forma de arco, e uma direção da forma de arco corresponder a uma direção de rotação do primeiro ímã.
- Batente de abertura controlável, de acordo com a reivindicação 17, caracterizado por a porção fixa compreender uma superfície de contato superior, e a pluralidade de lâminas móveis estar disposta na superfície de contato superior; em que uma rugosidade média aritmética (Ra) da superfície de contato superior é menor ou igual a 0,25 µm.
- Batente de abertura controlável, de acordo com a reivindicação 17, caracterizado por o elemento rotativo compreender uma superfície de contato inferior, e a pluralidade de lâminas móveis estar disposta na superfície de contato inferior; em que uma rugosidade média aritmética (Ra) da superfície de contato inferior é menor que 0,25 µm.
- Batente de abertura controlável, de acordo com a reivindicação 17, caracterizado por o elemento da estrutura compreender uma estrutura de instalação curva, e um ou mais da pluralidade de elementos roláveis estarem dispostos na estrutura de instalação curva e móveis ao longo da estrutura de instalação curva em uma direção em torno da abertura de passagem de luz.
- Batente de abertura controlável, de acordo com a reivindicação 17, caracterizado por a parte de acionamento compreender um controlador de acionamento conectado eletricamente à primeira bobina.
- Batente de abertura controlável, de acordo com a reivindicação 26, caracterizado por o controlador de acionamento ter um circuito de detecção de posição.
- Batente de abertura controlável, de acordo com a reivindicação 17, caracterizado por a pluralidade de lâminas móveis consistir em um primeiro conjunto de lâminas e um segundo conjunto de lâminas, o primeiro conjunto de lâminas compreende algumas da pluralidade de lâminas móveis, e o segundo conjunto de lâminas compreende outras da pluralidade de lâminas móveis; em que em uma direção paralela ao eixo central, a pluralidade de lâminas móveis do primeiro conjunto de lâminas não se sobrepõe umas às outras, a pluralidade de lâminas móveis do segundo conjunto de lâminas não se sobrepõe umas às outras, e o primeiro conjunto de lâminas e o segundo conjunto de lâminas se sobrepõe pelo menos parcialmente um ao outro; e em que em uma direção em torno da abertura de passagem de luz, a pluralidade de lâminas móveis do primeiro conjunto de lâminas se sobrepõe pelo menos parcialmente umas às outras, a pluralidade de lâminas móveis do segundo conjunto de lâminas se sobrepõe pelo menos parcialmente umas às outras, e o primeiro conjunto de lâminas e o segundo conjunto de lâminas não se sobrepõem um ao outro.
- Batente de abertura controlável, de acordo com a reivindicação 17, caracterizado por a parte de acionamento compreender um segundo ímã e uma segunda bobina, e o segundo ímã e a segunda bobina estão dispostos simetricamente ao primeiro ímã e à primeira bobina.
- Batente de abertura controlável, de acordo com a reivindicação 17, caracterizado por quando o batente de abertura controlável está em um estado de abertura máxima, uma diferença entre uma distância mais longa e uma distância mais curta entre uma periferia da abertura de passagem de luz e o eixo central é menor que 9,8 %.
- Batente de abertura controlável, de acordo com a reivindicação 17, caracterizado por um da pluralidade de orifícios preenchidos ser um orifício em forma de C.
- Batente de abertura controlável, de acordo com a reivindicação 17, caracterizado por o componente de metal ser ferromagnético, o componente de metal e o primeiro ímã estarem dispostos correspondendo um ao outro de modo a gerar uma atração magnética, e a atração magnética força o primeiro ímã e o elemento rotativo para exercer uma pressão na pluralidade de elementos roláveis.
- Batente de abertura controlável, de acordo com a reivindicação 17, caracterizado por o elemento da estrutura ter uma pluralidade de recessos, a pluralidade de recessos estar respectivamente disposta correspondendo à pluralidade de orifícios preenchidos, e a pluralidade de orifícios preenchidos estar respectivamente parcialmente exposta pela pluralidade de recessos.
- Módulo de câmera compacta, caracterizado por compreende: batente de abertura controlável, de acordo com a reivindicação 17, em que o batente de abertura controlável está disposto em uma posição de abertura do módulo de câmera compacta; em que uma distância focal do módulo de câmera compacta é f, uma área de abertura da abertura de passagem de luz é a1, e a seguinte condição é satisfeita: 1,19 ≤ f/√(a1) ≤ 11,99.
- Dispositivo eletrônico, caracterizado por compreender: o módulo de câmera compacta, de acordo com a reivindicação 34.
- Batente de abertura controlável, caracterizado por compreender: uma porção de passagem de luz compreendendo uma pluralidade de lâminas móveis, e a pluralidade de lâminas móveis juntas em torno de uma abertura de passagem de luz; uma porção fixa tendo uma pluralidade de estruturas de eixo respectivamente dispostas correspondendo à pluralidade de lâminas móveis; uma parte de acionamento compreendendo: um elemento rotativo conectado à pluralidade de lâminas móveis, e o elemento rotativo configurado para acionar a pluralidade de lâminas móveis para girar respectivamente em relação à pluralidade de estruturas de eixo de modo a ajustar um tamanho da abertura de passagem de luz; um primeiro ímã disposto no elemento rotativo; e uma primeira bobina disposta correspondendo ao primeiro ímã, a primeira bobina localizada mais longe da abertura de passagem de luz do que o primeiro ímã para a abertura de passagem de luz, e o primeiro ímã e a primeira bobina configurados para acionar o elemento rotativo para girar em torno da abertura de passagem de luz; e uma pluralidade de elementos roláveis dispostos entre a porção fixa e o elemento rotativo e dispostos em torno da abertura de passagem de luz, de modo que o elemento rotativo possa ser girado em relação à porção fixa; em que a porção fixa compreende um elemento da estrutura, o elemento da estrutura está em contato físico com a pluralidade de elementos roláveis de modo a suportar a pluralidade de elementos roláveis e o elemento rotativo, o elemento da estrutura compreende um componente de metal e um componente revestido, e o componente de metal é moldado por inserção com o componente revestido para juntos formar o elemento da estrutura; em que o componente de metal compreende uma porção de atração, a porção de atração é ferromagnética e disposta correspondendo ao primeiro ímã de modo a gerar uma atração magnética, e a atração magnética força o primeiro ímã e o elemento rotativo para exercer uma pressão na pluralidade de elementos roláveis; em que o primeiro ímã compreende uma primeira superfície, uma segunda superfície e uma superfície de conexão, a primeira superfície voltada para a primeira bobina, a segunda superfície está localizada mais perto da abertura de passagem de luz do que a primeira superfície para a abertura de passagem de luz, a superfície de conexão está conectada à primeira superfície e à segunda superfície, e a porção de atração está disposta correspondendo à superfície de conexão.
- Batente de abertura controlável, de acordo com a reivindicação 36, caracterizado por a porção fixa compreender um elemento de eixo tendo a pluralidade de estruturas de eixo, e o elemento de eixo e o elemento da estrutura estão fixados um ao outro.
- Batente de abertura controlável, de acordo com a reivindicação 36, caracterizado por a porção fixa compreender uma tampa, a pluralidade de lâminas móveis estar disposta entre a tampa e o elemento rotativo, a tampa compreender um orifício de posicionamento, e o orifício de posicionamento estar disposto correspondendo a uma da pluralidade de estruturas de eixo.
- Batente de abertura controlável, de acordo com a reivindicação 38, caracterizado por a tampa compreender uma superfície interna voltada para a pluralidade de lâminas móveis; em que uma rugosidade média aritmética (Ra) da superfície interna é menor que 0,25 µm.
- Batente de abertura controlável, de acordo com a reivindicação 38, caracterizado por a tampa compreender uma superfície interna e uma superfície externa, a superfície interna voltada para a pluralidade de lâminas móveis, a superfície externa está localizada mais distante da pluralidade de lâminas móveis do que a superfície interna para a pluralidade de lâminas móveis, e uma refletividade da superfície externa é menor que uma refletividade da superfície interna.
- Batente de abertura controlável, de acordo com a reivindicação 36, caracterizado por o primeiro ímã estar em uma forma de arco, e uma direção da forma de arco corresponder a uma direção de rotação do primeiro ímã.
- Batente de abertura controlável, de acordo com a reivindicação 36, caracterizado por a porção fixa compreender uma superfície de contato superior, e a pluralidade de lâminas móveis estar disposta na superfície de contato superior; em que uma rugosidade média aritmética (Ra) da superfície de contato superior é menor ou igual a 0,25 µm.
- Batente de abertura controlável, de acordo com a reivindicação 36, caracterizado por o elemento rotativo compreender uma superfície de contato inferior, e a pluralidade de lâminas móveis estar disposta na superfície de contato inferior; em que uma rugosidade média aritmética (Ra) da superfície de contato inferior é menor que 0,25 µm.
- Batente de abertura controlável, de acordo com a reivindicação 36, caracterizado por o elemento da estrutura compreende uma estrutura de instalação curva, e um ou mais da pluralidade de elementos roláveis estarem dispostos na estrutura de instalação curva e móveis ao longo da estrutura de instalação curva em uma direção em torno da abertura de passagem de luz.
- Batente de abertura controlável, de acordo com a reivindicação 36, caracterizado por a parte de acionamento compreende um controlador de acionamento conectado eletricamente à primeira bobina.
- Batente de abertura controlável, de acordo com a reivindicação 45, caracterizado por o controlador de acionamento ter um circuito de detecção de posição.
- Batente de abertura controlável, de acordo com a reivindicação 36, caracterizado por a pluralidade de lâminas móveis consistir em um primeiro conjunto de lâminas e um segundo conjunto de lâminas, o primeiro conjunto de lâminas compreender algumas da pluralidade de lâminas móveis, e o segundo conjunto de lâminas compreender outras da pluralidade de lâminas móveis; em que em uma direção paralela a um eixo central da abertura de passagem de luz, a pluralidade de lâminas móveis do primeiro conjunto de lâminas não se sobrepõe umas às outras, a pluralidade de lâminas móveis do segundo conjunto de lâminas não se sobrepõe umas às outras, e o primeiro conjunto de lâminas e o segundo conjunto de lâminas se sobrepõe pelo menos parcialmente um ao outro; e em que em uma direção em torno da abertura de passagem de luz, a pluralidade de lâminas móveis do primeiro conjunto de lâminas se sobrepõe pelo menos parcialmente umas às outras, a pluralidade de lâminas móveis do segundo conjunto de lâminas se sobrepõe pelo menos parcialmente umas às outras, e o primeiro conjunto de lâminas e o segundo conjunto de lâminas não se sobrepõem um ao outro.
- Batente de abertura controlável, de acordo com a reivindicação 36, caracterizado por a parte de acionamento compreender um segundo ímã e uma segunda bobina, e o segundo ímã e a segunda bobina estarem dispostos simetricamente ao primeiro ímã e à primeira bobina.
- Batente de abertura controlável, de acordo com a reivindicação 36, caracterizado por quando o batente de abertura controlável está em um estado de abertura máxima, uma diferença entre uma distância mais longa e uma distância mais curta entre uma periferia da abertura de passagem de luz e um eixo central da abertura de passagem de luz é menor que 9,8 %.
- Módulo de câmera compacta, caracterizado por compreender: o batente de abertura controlável, de acordo com a reivindicação 36, em que o batente de abertura controlável está disposto em uma posição de abertura do módulo de câmera compacta; em que uma distância focal do módulo de câmera compacta é f, uma área de abertura da abertura de passagem de luz é a1, e a seguinte condição é satisfeita: 1,19 ≤ f/√(a1) ≤ 11,99.
- Dispositivo eletrônico, caracterizado por compreender: o módulo de câmera compacta, de acordo com a reivindicação 50.
- Batente de abertura controlável, caracterizado por compreender: uma porção de passagem de luz compreendendo uma pluralidade de lâminas móveis, e a pluralidade de lâminas móveis juntas em torno de uma abertura de passagem de luz; uma porção fixa tendo uma pluralidade de estruturas de eixo respectivamente dispostas correspondendo à pluralidade de lâminas móveis; e uma parte de acionamento compreendendo: um elemento rotativo conectado à pluralidade de lâminas móveis, e o elemento rotativo configurado para acionar a pluralidade de lâminas móveis para girar respectivamente em relação à pluralidade de estruturas de eixo de modo a ajustar um tamanho da abertura de passagem de luz; um primeiro ímã disposto no elemento rotativo; uma primeira bobina disposta correspondendo ao primeiro ímã, a primeira bobina localizada mais longe da abertura de passagem de luz do que o primeiro ímã para a abertura de passagem de luz, e o primeiro ímã e a primeira bobina configurados para acionar o elemento rotativo para girar em torno da abertura de passagem de luz; e um componente eletrônico tendo um circuito de detecção de posição, o componente eletrônico disposto correspondendo ao primeiro ímã, e o componente eletrônico localizado mais longe da abertura de passagem de luz do que o primeiro ímã para a abertura de passagem de luz; em que uma distância mais longa entre o primeiro ímã e um eixo central da abertura de passagem de luz é rm, uma distância mais curta entre a primeira bobina e o eixo central é rc, uma distância mais curta entre o componente eletrônico e o eixo central é rp, e as seguintes condições são satisfeitas: 0,5 ≤ rm/rc < 1; e 0,5 ≤ rm/rp < 1.
- Batente de abertura controlável, de acordo com a reivindicação 52, caracterizado por compreender uma pluralidade de elementos roláveis, em que a pluralidade de elementos roláveis estão dispostos entre a porção fixa e o elemento rotativo e dispostos em torno da abertura de passagem de luz, de modo que o elemento rotativo possa ser girado em relação à porção fixa.
- Batente de abertura controlável, de acordo com a reivindicação 52, caracterizado por a porção fixa compreender uma tampa, a pluralidade de lâminas móveis estar disposta entre a tampa e o elemento rotativo, a tampa compreender um orifício de posicionamento, e o orifício de posicionamento estar disposto correspondendo a uma da pluralidade de estruturas de eixo.
- Batente de abertura controlável, de acordo com a reivindicação 52, caracterizado por o componente eletrônico ser um controlador de acionamento, e o controlador de acionamento ser conectado eletricamente à primeira bobina.
- Batente de abertura controlável, de acordo com a reivindicação 52, caracterizado por a parte de acionamento compreender um segundo ímã e uma segunda bobina, e o segundo ímã e a segunda bobina estão dispostos simetricamente ao primeiro ímã e à primeira bobina.
- Módulo de câmera compacta, caracterizado por compreender: o batente de abertura controlável, de acordo com a reivindicação 52, em que o batente de abertura controlável está disposto em uma posição de abertura do módulo de câmera compacta; em que uma distância focal do módulo de câmera compacta é f, uma área de abertura da abertura de passagem de luz é a1, e a seguinte condição é satisfeita: 1,19 ≤ f/√(a1) ≤ 11,99.
- Dispositivo eletrônico, caracterizado por compreender: o módulo de câmera compacta, de acordo com a reivindicação 57.
- Batente de abertura controlável, caracterizado por compreender: uma porção de passagem de luz compreendendo uma pluralidade de lâminas móveis, e a pluralidade de lâminas móveis juntas em torno de uma abertura de passagem de luz; uma porção fixa tendo uma pluralidade de estruturas de eixo respectivamente dispostas correspondendo à pluralidade de lâminas móveis; uma parte de acionamento compreendendo: um elemento rotativo em torno da abertura de passagem de luz, o elemento rotativo conectado à pluralidade de lâminas móveis, e o elemento rotativo configurado para acionar a pluralidade de lâminas móveis para girar respectivamente em relação à pluralidade de estruturas de eixo de modo a ajustar um tamanho da abertura de passagem de luz; um primeiro ímã disposto no elemento rotativo; e um componente eletrônico tendo um circuito de detecção de posição, o componente eletrônico disposto correspondendo ao primeiro ímã, e o componente eletrônico localizado mais longe da abertura de passagem de luz do que o primeiro ímã para a abertura de passagem de luz; e uma pluralidade de elementos roláveis dispostos entre a porção fixa e o elemento rotativo e dispostos em torno da abertura de passagem de luz, de modo que o elemento rotativo possa ser girado em relação à porção fixa; em que uma distância mais longa entre o primeiro ímã e um eixo central da abertura de passagem de luz é rm, uma distância mais curta entre o componente eletrônico e o eixo central é rp, uma distância mais curta da pluralidade de elementos roláveis e o eixo central é rb, e as seguintes condições são satisfeitas: 0,5 ≤ rm/rp < 1; e 0,6 ≤ rb/rm ≤ 1,8.
- Batente de abertura controlável, de acordo com a reivindicação 59, caracterizado por a porção fixa compreender: um elemento de eixo tendo a pluralidade de estruturas de eixo; e um elemento da estrutura tendo um orifício de passagem, em que o orifício de passagem e a abertura de passagem de luz correspondem um ao outro, o elemento da estrutura e o elemento de eixo são fixados um ao outro, e a pluralidade de elementos roláveis estão dispostos entre o elemento da estrutura e o elemento rotativo.
- Batente de abertura controlável, de acordo com a reivindicação 60, caracterizado por o elemento da estrutura compreender um componente de metal e um componente revestido, e o componente de metal é moldado por inserção com o componente revestido para juntos formar o elemento da estrutura; em que o componente de metal compreende uma porção de atração, a porção de atração é ferromagnética e disposta correspondendo ao primeiro ímã de modo a gerar uma atração magnética, e a atração magnética força o primeiro ímã e o elemento rotativo para exercer uma pressão na pluralidade de elementos roláveis.
- Batente de abertura controlável, de acordo com a reivindicação 61, caracterizado por a parte de acionamento compreende um segundo ímã, e o segundo ímã e o primeiro ímã estão dispostos simetricamente.
- Batente de abertura controlável, de acordo com a reivindicação 60, caracterizado por o elemento da estrutura compreender um componente de metal e um componente revestido, e o componente de metal é moldado por inserção com o componente revestido para juntos formar o elemento da estrutura; em que o componente de metal é ferromagnético, o componente de metal e o primeiro ímã estão dispostos correspondendo um ao outro de modo a gerar uma atração magnética, e a atração magnética força o primeiro ímã e o elemento rotativo para exercer uma pressão na pluralidade de elementos roláveis.
- Batente de abertura controlável, de acordo com a reivindicação 63, caracterizado por a parte de acionamento compreender um segundo ímã, e o segundo ímã e o primeiro ímã estão dispostos simetricamente.
- Batente de abertura controlável, de acordo com a reivindicação 60, caracterizado por o elemento da estrutura compreender uma estrutura de instalação curva, e um ou mais da pluralidade de elementos roláveis estão dispostos na estrutura de instalação curva e móveis ao longo da estrutura de instalação curva em uma direção em torno da abertura de passagem de luz.
- Batente de abertura controlável, de acordo com a reivindicação 59, caracterizado por o primeiro ímã estar em uma forma de arco, e uma direção da forma de arco corresponder a uma direção de rotação do primeiro ímã.
- Módulo de câmera compacta, caracterizado por compreender: o batente de abertura controlável, de acordo com a reivindicação 59, em que o batente de abertura controlável está disposto em uma posição de abertura do módulo de câmera compacta; em que uma distância focal do módulo de câmera compacta é f, uma área de abertura da abertura de passagem de luz é a1, e a seguinte condição é satisfeita: 1,19 ≤ f/√(a1) ≤ 11,99.
- Dispositivo eletrônico, caracterizado por compreender: o módulo de câmera compacta, de acordo com a reivindicação 67.
Applications Claiming Priority (1)
Application Number | Priority Date | Filing Date | Title |
---|---|---|---|
TW111107076 | 2022-02-25 |
Publications (1)
Publication Number | Publication Date |
---|---|
BR102023002016A2 true BR102023002016A2 (pt) | 2023-08-29 |
Family
ID=
Similar Documents
Publication | Publication Date | Title |
---|---|---|
EP3785059B1 (en) | An optical-path folding-element with an extended two degree of freedom rotation range | |
CN203745778U (zh) | 成像装置 | |
CN209765132U (zh) | 光学组件驱动机构 | |
EP4235295A1 (en) | Controllable aperture stop, compact camera module and electronic device | |
BR102023006858A2 (pt) | Lente de imagem, módulo de câmera e dispositivo eletrônico | |
BR102023008697A2 (pt) | Módulo de abertura de passagem da luz, módulo de câmera e dispositivo eletrônico | |
US20210075897A1 (en) | Triple camera device and terminal device | |
US12007619B2 (en) | Imaging lens system, image capturing unit and electronic device | |
CN219644010U (zh) | 相机模块 | |
US12013550B2 (en) | Aperture module and camera module | |
BR102023002016A2 (pt) | Batente de abertura controlável, módulo de câmera compacta e dispositivo eletrônico | |
BR102022022076A2 (pt) | Módulo de fotografar e dispositivo eletrônico | |
US20220159187A1 (en) | Actuator, image capturing unit and electronic device | |
JP2015049130A (ja) | 反射ユニット | |
BR102023016985A2 (pt) | Módulo de abertura variável, módulo de lente de captação de imagens e dispositivo eletrônico | |
BR102023011845A2 (pt) | Módulo de câmera e dispositivo eletrônico | |
JP2015179146A (ja) | 像振れ補正ユニット及び撮像装置 |