BR102022007285A2 - Aditivo para tratamento de combustíveis - Google Patents

Aditivo para tratamento de combustíveis Download PDF

Info

Publication number
BR102022007285A2
BR102022007285A2 BR102022007285-0A BR102022007285A BR102022007285A2 BR 102022007285 A2 BR102022007285 A2 BR 102022007285A2 BR 102022007285 A BR102022007285 A BR 102022007285A BR 102022007285 A2 BR102022007285 A2 BR 102022007285A2
Authority
BR
Brazil
Prior art keywords
additive
magnesium oxide
present
water
fact
Prior art date
Application number
BR102022007285-0A
Other languages
English (en)
Inventor
João Rafael Braga Guimarães
João Paulo Fernandes Guimarães
Original Assignee
Tecnosil Industria E Comercio De Produtos Quimicos Ltda
Priority date (The priority date is an assumption and is not a legal conclusion. Google has not performed a legal analysis and makes no representation as to the accuracy of the date listed.)
Filing date
Publication date
Application filed by Tecnosil Industria E Comercio De Produtos Quimicos Ltda filed Critical Tecnosil Industria E Comercio De Produtos Quimicos Ltda
Priority to BR102022007285-0A priority Critical patent/BR102022007285A2/pt
Publication of BR102022007285A2 publication Critical patent/BR102022007285A2/pt

Links

Classifications

    • CCHEMISTRY; METALLURGY
    • C10PETROLEUM, GAS OR COKE INDUSTRIES; TECHNICAL GASES CONTAINING CARBON MONOXIDE; FUELS; LUBRICANTS; PEAT
    • C10LFUELS NOT OTHERWISE PROVIDED FOR; NATURAL GAS; SYNTHETIC NATURAL GAS OBTAINED BY PROCESSES NOT COVERED BY SUBCLASSES C10G, C10K; LIQUEFIED PETROLEUM GAS; ADDING MATERIALS TO FUELS OR FIRES TO REDUCE SMOKE OR UNDESIRABLE DEPOSITS OR TO FACILITATE SOOT REMOVAL; FIRELIGHTERS
    • C10L1/00Liquid carbonaceous fuels
    • C10L1/10Liquid carbonaceous fuels containing additives
    • CCHEMISTRY; METALLURGY
    • C10PETROLEUM, GAS OR COKE INDUSTRIES; TECHNICAL GASES CONTAINING CARBON MONOXIDE; FUELS; LUBRICANTS; PEAT
    • C10LFUELS NOT OTHERWISE PROVIDED FOR; NATURAL GAS; SYNTHETIC NATURAL GAS OBTAINED BY PROCESSES NOT COVERED BY SUBCLASSES C10G, C10K; LIQUEFIED PETROLEUM GAS; ADDING MATERIALS TO FUELS OR FIRES TO REDUCE SMOKE OR UNDESIRABLE DEPOSITS OR TO FACILITATE SOOT REMOVAL; FIRELIGHTERS
    • C10L8/00Fuels not provided for in other groups of this subclass

Landscapes

  • Chemical & Material Sciences (AREA)
  • Oil, Petroleum & Natural Gas (AREA)
  • Organic Chemistry (AREA)
  • Engineering & Computer Science (AREA)
  • Chemical Kinetics & Catalysis (AREA)
  • General Chemical & Material Sciences (AREA)
  • Solid Fuels And Fuel-Associated Substances (AREA)

Abstract

aditivo para tratamento de combustíveis. os princípios construtivos e funcionalidades encontradas na presente invenção são aplicáveis ao campo dos aditivos para combustão de combustíveis, em especial, para combustíveis apresentando relevante concentração de enxofre. o aditivo podendo ser aplicado na queima de combustíveis em fornos de cimenteiras ou de siderúrgicas. a presente invenção também se aplica ao campo relativo aos processos de coqueifação, em especial, a conversão de carvão em coque para o emprego em fornos da indústria siderúrgica. aditivo para tratamento de combustíveis apresentando teores de enxofre compreendendo óxido de magnésio como soluto e, água como solvente, onde sua formulação compreende 40 a 80% de água e, 15 a 60% de óxido de magnésio.

Description

Campo da técnica
[1] A presente invenção aplica-se ao campo dos aditivos para combustão de combustíveis, em especial, para combustíveis apresentando relevante concentração de enxofre. O Aditivo podendo ser aplicado na queima de combustíveis em fornos de cimenteiras ou de siderúrgicas.
[2] A presente invenção também se aplica ao campo relativo aos processos de coqueifação, em especial, a conversão de carvão em coque para o emprego em fornos da indústria siderúrgica.
Descrição do estado-da-técnica
[3] Presentemente, existem formulações compreendendo magnésio empregadas para aumentar a eficiência energética durante queima de combustíveis compreendendo enxofre e/ou vanádio em sua constituição. Tais formulações são conhecidas especialmente por reduzir a formação de incrustações nos fornos resultantes da queima destes combustíveis. Reduzindo-se, assim, a necessidade de parada dos fornos para realização de limpeza. Ditas formulações são conhecidas também por reduzir os processos de oxidação dos fornos que utilizam tais combustíveis.
[4] A patente norte-americana US4412844, descreve um aditivo para queima de hidrocarbonetos, viscoso, compreendendo hidróxido de magnésio. O aditivo sendo solúvel em óleo. Seu emprego sendo vantajoso por capturar o vanádio e enxofre presentes no combustível durante sua combustão. E reduzir as incrustações.
[5] O pedido internacional de patente WO2018002690A1 descreve um método de dosagem para aditivos compreendendo oxido ou hidróxido de Magnésio, em função da quantidade de Vanádio e Enxofre presentes no combustível. Sua vantagem sendo a de reduzir a quantidade de incrustações nos fornos. Aquela solução, porém, não emprega apenas água como solvente.
[6] O pedido de patente brasileiro PI9707579-5 descreve um tratamento para aumentar a carbonização superficial do carvão empregando uma solução compreendendo óxido de magnésio. O Objetivo da invenção é otimizar o aproveitamento energético do carvão na indústria metalúrgica com a finalidade de substituir o uso de Coque.
[7] Apesar das soluções já presentes no estado da técnica, existe a necessidade de um aditivo que empregue apenas água como solvente.
[8] Ainda inexistente, é um aditivo que apresente água como solvente e uma vida em estoque maior que um mês.
[9] Também inexiste no estado da técnica uma formulação empregada no processo de obtenção de coque que aumente a quantidade de enxofre capturada na volatilização do carvão, e que reduza o teor de enxofre no coque resultante.
Breve descrição da invenção
[10] A presente invenção descreve uma formulação compreendendo óxido de magnésio, apresentando água com solvente e, resistência a gelificação.
[11] A presente invenção descreve um método para obtenção de aditivos compreendendo óxido de magnésio, solubilizados em água, compreendendo o uso de misturadores ultrassônicos.
Objetivos da presente invenção
[12] Um dos objetivos da presente invenção é um aditivo para queima de combustíveis apresentando relevante teor de enxofre que apresente uma formulação líquida compreendendo óxido de magnésio, que apresente água como solvente, evitando-se assim o emprego de solventes inflamáveis.
[13] Ainda objetivo da presente invenção é um aditivo para queima de combustíveis apresentando relevante teor de enxofre que apresente uma formulação líquida compreendendo óxido de magnésio, que apresente água como solvente, e que apresente uma estabilidade resistente a gelificação de ao menos 1 mês.
[14] Também objetivo da presente invenção é um método de fabricação de um aditivo para queima de combustíveis apresentando relevante teor de enxofre que apresente uma formulação líquida compreendendo óxido de magnésio, que apresente água como solvente, evitando-se assim o emprego de solventes inflamáveis.
[15] Outro objetivo da presente invenção é a obtenção de um aditivo para tratamento de carvão apresentando relevante teor de enxofre para aumento da volatilização de enxofre nos processos gasosos relativos ao processo de coqueificação.
[16] Ainda objetivo da presente invenção é um tratamento ao carvão de relevante teor de enxofre que aumente a volatilização de enxofre nos processos gasosos relativos ao processo de coqueificação
Breve descrição das figuras
[17] Figura 1: Descreve um arranjo de equipamentos empregados na obtenção do aditivo da presente invenção.
Descrição detalhada da invenção
[18] A formulação resultante da presente invenção apresenta apenas água como solvente, resultando num produto mais seguro quando comparado as formulações compreendendo solventes orgânicos inflamáveis.
[19] O emprego de água como solvente, resulta porém em formulações apresentando rápido processo de gelificação, ou seja, uma alteração nas propriedades da suspensão, em especial sua viscosidade, parâmetro importante para a aplicação.
[20] A presente invenção utiliza óxido de magnésio como soluto, apesar de não essencial ao invento, observou-se maiores tempos de estabilização quando empregado sínteres de óxido de magnésio ao invés de óxido de magnésio calcinado.
[21] Os sínteres de óxido de magnésio são tipicamente obtidos em processos que envolvem temperaturas mais altas, a partir de uma temperatura de queima acima de 1200°C. Exemplo de sínteres de oxido de magnésio aplicáveis ao invento incluem os produtos OPS 90 e DPS 83, comercializados pela indústria IBAR.
[22] Neste ponto, sem pretender delimitar o invento por nenhuma teoria, acredita-se que os sínteres de óxido de magnésio apresentaram menor reatividade com o solvente quanto comparados aos óxidos de magnésio comuns (obtidos a parti de temperaturas inferiores), portanto, alcançaram maior estabilidade na formulação. O emprego dos agentes quelantes é um ponto importante para a fórmula. Sem utilizar agente quelante o sínter magnésio se hidrata após alguns dias. E com o emprego destes produtos, observou-se uma estabilidade de 3 meses. Exemplarmente, agente quelante possível para o presente invento é qualquer ácido orgânico, tal como: ácido oxálico, ácido lático, ácido cítrico, ácido disfônico, ácido tartárico, ácido glicólico, ou misturas entre eles.
[23] Uma fórmula obtida conforme os princípios da presente invenção apresenta de 40 a 80% de água, preferencialmente cerca de 55%, de 15 a 60% de sínter de óxido de magnésio, preferencialmente cerca de 35%, de 0,1 a 2% de agente quelante.
[24] Outro ingrediente da fórmula são os ditos auxiliares de moagem, pois proporcionam um maior controle da granulometria do petcoke. Tipicamente, quanto maior o teor de enxofre, maior sua dureza, logo sua aplicação aumenta a propriedade do moinho. Exemplarmente, um auxiliar de moagem é um diol ou amina, como: triisopropanolamina, trietanolamina, etilenoglicol, dietilenoglicol e polietilenoglicol. Sua dosagem entre 1 a 10%, preferencialmente 5%.
[25] Uma fórmula obtida conforme os princípios da presente invenção pode conter ainda; dispersantes, como o lignosulfonato de sódio, naftaleno sulfonato de sódio, poliacrilato de sódio, hexametafosfato de sódio, entre 1,5 a 5%. Estabilizadores da suspensão, como: bentonitas sódicas, sepiolitas, goma guar, goma xantana e hidroxietil celulose, entre 0,001 - 1%. Biocidas e fungicidas como MIT/CMIT entre 0,1 - 0,5% e agentes anti espumantes derivados do fósforo como tributil fosfato ou copolímeros em bloco de EO/PO entre 0,1 - 0,5%.
[26] O processo de obtenção do aditivo da presente invenção consiste numa série de misturas e do emprego de equipamentos como indicado no esquema ilustrado pela Figura 1.
[27] Um aditivo objeto da presente invenção foi obtido por meio de uma misturada por bateladas em um primeiro misturador, no caso empregou-se um misturador cowles, com motor de 15 cv.
[28] A mistura foi, então, bombeada, por meio de uma primeira bomba e armazenada em um tanque, exercendo a função de “pulmão” no processo.
[29] A partir do tanque, a mistura foi bombeada para um reator ultrassónico, para tanto empregou-se uma bomba helicoidal de 3cv, até a célula de vazão do reator ultrassônico de 4000W.
[30] Trata-se de um processo contínuo, onde o produto misturado no primeiro misturador é bombeado pela bomba helicoidal com vazão controlada, ou seja, a vazão da bomba controla o tempo em que a mistura atravessa pela célula de vazão do misturador ultrassônico.
[31] Parâmetros do ultrassom foram definidos, como a potência de 3600W e frequência de 20.000Hz.
[32] Outros arranjos de equipamentos poderão ser empregados na obtenção da formulação da presente invenção, no entanto mostrou-se particularmente relevante para alcançar a estabilização da fórmula o emprego do misturador ultrassônico, de modo que outros arranjos poderão ser empregados desde que se alcance a vazão controlada na célula de vazão do misturador ultrassônico.
[33] Descrição das nomenclaturas no contexto da presente invenção:
[34] Agente quelante: componente com capacidade de complexar os íons metálicos. Muito importante no processo pois os íons metálicos quando hidratados desestabilizam a suspensão, diminuindo o shelf life.
[35] Dispersante: componente que tem o papel de fazer uma primeira dispersão no soluto, por interação eletrostática, facilita a frente o trabalho do misturador ultrassônico.
[36] Soluto: óxido magnésio é o produto que age como inibidor do enxofre e vanádio, precisamos dispersá-lo na formulação e diminuir o tamanho de suas partículas através de meios químicos (dispersantes) e físicos (misturador cowles e ultrassom).
[37] Auxiliar de moagem: Ingrediente que auxilia na moagem do petcoke - quanto mais enxofre o petcoke tem, mais duro fica. Como nosso produto é direcionado para petcokes com alto teor de enxofre, ele acaba trabalhando paralelamente na moagem do combustível.
[38] Estabilizador: desempenha um papel importante, pois aumenta a viscosidade da água não deixando o soluto sedimentar. Existe um teor ótimo para que não gelifique a formulação.
[39] Biocida: aditivo biocida para garantir a não proliferação de bactérias e fungos.
[40] Anti espumante: aditivo que auxilia principalmente no processo produtivo, onde os dispersantes e auxiliadores de moagem podem gerar espuma, o que dificulta o processo produtivo.
[41] Observou-se que a utilização do sínter magnésio em conjunto com os quelantes proporcionou um shelf life de 3 meses com a estabilidade da granulometria e viscosidade do produto. Sendo a granulometria importante para a manutenção da reatividade e a viscosidade, importantes para a aplicação.
[42] Dentre os parâmetros alcançados e mantidos pela formulação, destacam-se a viscosidade que se manteve entre 50 cSt a 160 cSt, e densidade entre 1,36 a 1,40 kg/L
[43] O aditivo objeto da presente invenção, uma vez produzido, pode ser acondicionado em IBC tanques de 1.000 litros ou carregado a granel em caminhões- tanque.
[44] Preferencialmente, é promovida uma homogeneização do aditivo antes do uso. A homogeneização é uma etapa onde. Tipicamente, homogeneização pode ser realizada por meio do emprego de um misturador mecânico ou de injeção de ar comprimido no tanque de armazenamento.
[45] O produto deve ser dosado, tipicamente emprega-se bombas pneumáticas ou bombas peristálticas, dimensionadas para alcançar a vazão necessária, tipicamente cerca de 1,5 a 2,0 litros por tonelada de petcoke, o que na prática significa vazões de 12 a 60 litros/hora.
[46] O produto é despejado diretamente sobre o coque, na esteira transportadora, no momento em que é transportado para o moinho.
[47] Tipicamente aplica-se a dosagem de 1 a 2 litros da formulação por tonelada de coque. O conteúdo da formulação será melhor distribuído ao coque na moagem, o que garantirá o funcionamento do processo.
[48] Exemplificando a formulação, informamos a lista de seus ingredientes um possível “range” de concentração de seus ingredientes, e uma concentração preferencial. Tabela 1: Composição, possíveis concentrações, concentração preferencial, e função dos componentes da fórmula
[49] Um aditivo para tratamento de combustíveis formulado conforme os princípios da presente invenção compreenderia 40 a 80% de água, preferencialmente 55% e 15 a 60% de óxido de magnésio, preferencialmente 35%. Ainda preferencialmente, o óxido de magnésio é um sínter de óxido de magnésio.
[50] Um aditivo para tratamento de combustíveis formulado conforme os princípios da presente invenção compreenderia ainda 0,15 a 3,5% de agentes quelantes, preferencialmente 3%. E 1 a 10% de auxiliar de moagem, preferencialmente 5%.
[51] Ainda preferencialmente, a formulação compreenderia 1,5 a 5% de dispersantes 0,01 a 1% de estabilizador (espessante de água), 0,1 a 0,5% de biocidas, e 0,1 a 0,5% de agente antiespumante (anti-foamer).
[52] A formulação objeto da presente invenção é misturada por ao menos um misturador ultrassônico. Preferencialmente é misturada num arranjo que compreende um misturador cowles, uma primeira bomba, um tanque reservatório, uma segunda bomba e um misturador ultrassônico de 4000W.
[53] A formulação apresentou um “shelf life” de 3 meses com a estabilidade da granulometria e viscosidade do produto.
[54] A formulação foi utilizada para aditivar o carvão mineral antes do processo de coqueifação. Como sabido, o processo de coqueifação consiste no aquecimento do carvão com a finalidade de remover umidade e gases de sua composição para convertê-lo em coque.
[55] Idealmente, o coque apresenta maior teor de carbono em comparação ao carvão vegetal e, portanto, maior poder calorífico. Ainda no processo de coqueifação, frequentemente é realizado a captura dos gases liberados resultantes do aquecimento do carvão, os gases sendo posteriormente aproveitados com fonte de combustível, de enxofre, dentre outros fins.
[56] A formulação objeto da presente invenção foi empregada para aditivar o carvão vegetal para submetê-lo ao processo de coqueifação; i.e.; a conversão de carvão vegetal em coque.
[57] Durante o processo de coqueifação de carvão, o carvão combinado com a formulação objeto da presente invenção apresentou aumento do teor de enxofre na volatilização dos gases, e o coque resultante apresentou uma redução no teor de enxofre quando comparado ao processo sem a adição da dita formulação.
[58] A redução do teor de enxofre no coque resultante é de particular vantagem para o uso do coque na indústria siderúrgica, pois o consumo de coque com menores tores de enxofre, nos fornos das siderúrgicas, reduz a contaminação do produto por enxofre. Reduzindo-se assim a necessidade de etapas adicionais para a dessulfurizar o produto.
[59] Outra vantagem no emprego da formulação na coqueifação está no aumento do teor de enxofre nos gases volatilizados.

Claims (10)

1. Aditivo para tratamento de combustíveis apresentando teores de enxofre compreendendo sínter de óxido de magnésio como soluto e, água como solvente caracterizado pelo fato de sua formulação compreender 40 a 80% de água e, 15 a 60% de sínter óxido de magnésio.
2. Aditivo conforme descrito pela reivindicação 1 caracterizado pelo fato de compreender 35% de sínter de óxido de magnésio.
3. Aditivo conforme descrito pelas reivindicações 1 ou 2 caracterizado pelo fato de compreender 55% de água.
4. Aditivo conforme descrito pelas reivindicações 1, 2 ou 3 caracterizado pelo fato de compreender ainda 0,15 a 3,5% de agentes quelantes e 1 a 10% de auxiliar de moagem.
5. Aditivo conforme descrito pelas reivindicações 1, 2 ,3 ou 4 caracterizado pelo fato de compreender ainda 1,5 a 5% de dispersantes 0,01 a 1% de estabilizador, 0,1 a 0,5% de biocidas, e 0,1 a 0,5% de agente anti-espuma.
6. Aditivo conforme descrito por qualquer das reivindicações anteriores caracterizado pelo fato de ser misturado por um arranjo que compreenda, ao menos, um misturador ultrassônico.
7. Aditivo conforme descrito pela reivindicação 6 caracterizado pelo fato de ser misturado num arranjo que compreende um misturador cowles, uma primeira bomba, um tanque reservatório, uma segunda bomba e um misturador ultrassônico de 4000W.
8. Aditivo conforme descrito por qualquer das reivindicações anteriores caracterizado pelo fato de apresentar um “shelf life” de 3 meses com a estabilidade da granulometria e viscosidade do produto.
9. Método de preparação de carvão para o processo de coqueifação compreendendo a etapa de mistura do carvão com um aditivo caracterizado pelo fato do aditivo compreender 10 a 70% de óxido de magnésio em sua composição.
10. Método de preparação de carvão para o processo de coqueifação conforme descrito pela reivindicação 9 caracterizado pelo fato do aditivo a ser misturado consistir de um aditivo conforme descrito pelas reivindicações 1 a 8.
BR102022007285-0A 2022-04-14 2022-04-14 Aditivo para tratamento de combustíveis BR102022007285A2 (pt)

Priority Applications (1)

Application Number Priority Date Filing Date Title
BR102022007285-0A BR102022007285A2 (pt) 2022-04-14 2022-04-14 Aditivo para tratamento de combustíveis

Applications Claiming Priority (1)

Application Number Priority Date Filing Date Title
BR102022007285-0A BR102022007285A2 (pt) 2022-04-14 2022-04-14 Aditivo para tratamento de combustíveis

Publications (1)

Publication Number Publication Date
BR102022007285A2 true BR102022007285A2 (pt) 2023-10-24

Family

ID=89028755

Family Applications (1)

Application Number Title Priority Date Filing Date
BR102022007285-0A BR102022007285A2 (pt) 2022-04-14 2022-04-14 Aditivo para tratamento de combustíveis

Country Status (1)

Country Link
BR (1) BR102022007285A2 (pt)

Similar Documents

Publication Publication Date Title
US20140158355A1 (en) Crosslinked synthetic polymer gel systems for hydraulic fracturing
Shivaram et al. Flow and yield stress behaviour of ultrafine Mallee biochar slurry fuels: The effect of particle size distribution and additives
CN102634328A (zh) 羧甲基羟丙基胍胶压裂液
Mofrad et al. Rapid formation of dry natural gas hydrate with high capacity and low decomposition rate using a new effective promoter
CN103074049A (zh) 一种使用原油采出污水配制的压裂液及其配制方法
CN103865514A (zh) 快速水合液体胍胶及含该液体胍胶的压裂基液
NO333669B1 (no) Slurry av manganomanganioksidpartikler og fremgangsmåte for fremstilling av slik slurry
CN104910997A (zh) 一种燃煤锅炉除焦添加剂及其制备方法
BR102022007285A2 (pt) Aditivo para tratamento de combustíveis
CN106538599A (zh) 一种稳定的亚氯酸盐组合物及其制备方法
CN102640746B (zh) 一种水悬浮剂杀菌剂及其生产工艺
US20080167204A1 (en) Process for Enhancing Fluid Hydration
EA028348B1 (ru) Низкотоксичный загуститель и способы его применения
CN102717061A (zh) 水基硬质合金混合料用石蜡基复配成型剂
Shao et al. Inorganic thixotropic gel for controlling coal spontaneous combustion through the prevention of air leakage
EP2957623A1 (en) Carbonaceous material suspension
CN106833588A (zh) 一种固硫助燃高温调剖剂及其制备方法与应用
CN103965859A (zh) 一种油井双子表面活性剂压裂液及其制备方法
CN113025299B (zh) 一种水基胍胶压裂液增效剂及其制备方法与应用
CN108863368A (zh) 开槽预焙阳极的生产工艺
CN103275688A (zh) 速溶增稠剂体系
CN105482800B (zh) 一种滑溜水压裂液
CN108485228A (zh) 一种沥青降粘剂
Dai et al. Potential of surfactant as anti-shear additive for DRA of oil
Dong et al. Theoretical and experimental study on the safety chemistry of separation of oil/water transition layer by oxidation of chlorine dioxide

Legal Events

Date Code Title Description
B03A Publication of a patent application or of a certificate of addition of invention [chapter 3.1 patent gazette]